Aviso

Outros

O DIREITO CANÓNICO NA VIDA DA IGREJA DIOCESANA: Vigários Episcopais e Arciprestes

Porque a Diocese de Coimbra está numa dinâmica de restruturação das unidades pastorais e arciprestados, em que irão ser delegadas funções episcopais, quer no Vigário geral, quer no Vigário episcopal,

Continuar...

TURISMO E SUSTENTABILIDADE ENERGÉTICA

TURISMO E SUSTENTABILIDADE ENERGÉTICA
 
“Deus viu o que tinha feito: e era tudo muito bom” (Gn. 1, 31)
 
O Conselho Pontifício para Pastoral dos Migrantes e Itinerantes propôs, para o Dia Mundial do Turismo, que se celebra no próximo dia 27, do corrente mês, a mensagem Turismo e sustentabilidade energética: propulsores do desenvolvimento sustentável.

Continuar...

Conclusões dos trabalhos de estudo e reflexão dos catequistas da Diocese de Coimbra

«Caridade: fonte, tarefa e meta da Catequese»
 
Ao longo deste «ano pastoral» de 2011-2012, os catequistas da Diocese de Coimbra viveram marcados pelo tema: «Caridade: fonte, tarefa e meta da Catequese».

Continuar...

Natal - Estímulo para uma Cidadania plena

1. Se o Natal existe tal como o temos, é porque este modelo de celebração responde a algum tipo de necessidades humanas. Ora, pesem todas as teorias, e são muitas, necessidades basicamente necessidades, sem cuja satisfação não podemos sequer subsistir, só há duas: de pão e de afecto.

Continuar...

O Catolicismo português de ontem para amanhã

Conferência na Fundação Inês de Castro, Quinta das Lágrimas, Coimbra, 28 de Outubro de 2011

1. O catolicismo – ramo maioritário do cristianismo em Portugal – apresenta-se entre nós como instituição, como cultura e como proposta. Em qualquer destes pontos enfrenta grandes desafios, de ontem para amanhã. Como instituição, o individualismo (enquanto individualização); como cultura, o imediatismo (do “penso logo existo” ao “sinto logo existo”); como proposta, o tolerantismo (precisamente como não proposta).

Continuar...

Informação adicional