Aviso

Filtro
  • Mensagem para as comunicações sociais dedicada à família

    A “família é o primeiro lugar onde se aprende a comunicar”. É o que sublinha a mensagem do Papa para o próximo Dia das Comunicações Sociais, que este ano se assinala a 17 de Maio. 
  • Falta de fé pode levar a declaração de nulidade do Matrimónio

    O Papa alertou no passado dia 23 de Janeiro para a necessidade de ponderar a ligação entre a falta de fé e nulidade do Matrimónio católico, durante o encontro de abertura do ano judicial do Tribunal da Rota Romana.
  • Francisco encerra Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

    Papa presidiu, no dia 25 de Janeiro, em Roma a uma celebração de oração para encerrar a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, na qual recordou o “ecumenismo de sangue” dos que são perseguidos pela sua fé em Jesus.
  • Papa Francisco avisa: “Cardinalato não é um prémio”

    O Papa Francisco tornou pública há dias uma carta aberta aos 20 homens que vão ser elevados ao cardinalato no próximo dia 14 de Fevereiro, entre os quais se inclui D. Manuel Clemente, o Patriarca de Lisboa.
  • Papa Francisco valoriza o papel da mulher na transmissão da fé

    O Papa Francisco afirmou na passada segunda-feira na homilia da missa na capela da Casa de Santa Marta que a fé “não é negociável” de acordo com as oportunidades e que são as mulheres que a transmitem.
  • Jornadas de Formação Permanente da Diocese de Coimbra

    Jornadas Fomacao (2)Realizou-se entre os dias 20 e 22 de Janeiro, no Seminário Maior, as Jornadas de Formação Pastoral da Diocese de Coimbra. Estas Jornadas, que tiveram como tema “Ide e fazei discípulos”, reuniram cerca de 150 pessoas, entre padres, consagrados e leigos que, durante estes dias reflectiram sobre a missão da Igreja e o mandato missionário que receberam de Jesus.
  • Caminhar e namorar no Dia de S. Valentim

    Namoro3Numa organização conjunta da Pastoral Juvenil (SDPU e SDPJ) e da Pastoral Familiar (SDPF), vai levar-se a efeito,  no serão do dia 13 de Fevereiro, uma iniciativa para casais de namorados intitulada «e-namorados, caminhar & namorar».
  • Bênção das Crianças na Sé Nova

    Bencao das CriancasNo próximo dia 1 de Fevereiro, véspera da Festa da Apresentação do Menino no Templo, o Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar promove uma cerimónia da bênção das crianças no decorrer da missa das 11 horas, na Sé Nova.
  • Retiro de Quaresma: inscrições abertas!

    Quaresma_retiroA Diocese de Coimbra propõe a todos os cristãos dos diferentes grupos, paróquias, movimentos e comunidades um retiro de silêncio entre os dias 20 e 22 de Fevereiro. Este retiro será orientado pelo Pe. Humberto Martins, do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos), da comunidade de Coimbra.
  • Oficinas de Oração e Vida na Diocese

    OficinasCom caracter de escola de oração, onde se apende e aprofunda a arte de orar, as Oficinas de Oração e Vida são um eficaz programa da Nova Evangelização.
  • Seis milhões de Filipinos no adeus ao Papa

    Papa Francisco_Filipinas (1)É a segunda viagem do Papa Francisco à Ásia em menos de seis meses. Depois da Coreia do Sul em Agosto do ano passado, foi agora a vez do Sri Lanka (de 12 a 15 de Janeiro) e depois das Filipinas (de 15 a 19 de Janeiro) de receberem a visita do sucessor de Pedro.
  • Sessão promovida pela Pastoral das Vocações

    Matrimonio ginasio para amarMatrimónio: ginásio para amar?!
    O casal Rita e Pedro Gomes participou na última sessão de “Terças Com”, promovido pelo Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações e que teve lugar no Instituto Universitário Justiça e Paz.
  • Formação para catequistas

    Catequese AdolescenciaO Secretariado Diocesano de Evangelização e Catequese encontra-se empenhado num trabalho de reflexão que neste ano pastoral tem por objectivo “repensar a forma como se transmite a fé aos adolescentes”.
  • Carmelo de Santa Teresa recorda os dez anos da morte da Irmã Lúcia

    cartaz_ir.luciaO Carmelo de Santa Teresa, Coimbra, vai realizar, dia 13 de Fevereiro, um programa evocativo no 10º aniversário do falecimento da Irmã Lúcia.
  • Movimento da Mensagem propõe Dia de Reflexão

    AnjoO Secretariado Diocesano do Movimento da Mensagem de Fátima vai levar a efeito no próximo dia 14 de Fevereiro, um Dia de Reflexão, sobre o tema da Eucaristia, que terá lugar no cineteatro do Colégio de São Teotónio e será orientado pelo jesuíta Padre Dário Pedroso.
  • Papa Francisco leva mensagem de esperança ao Sri Lanka e às Filipinas

    Papa Francisco Sri Lanka (2)O Papa Francisco realizou esta semana uma viagem pastoral ao Sri Lanka e às Filipinas. Ao Sri Lanka apelou à reconciliação num país devastado pela guerra civil, para que todos se empenhem na sua “reconstrução”. Nas Filipinas levou uma mensagem de esperança, num país devastado por catástrofes naturais.
  • Paróquia de S. João Baptista: Conferencia sobre Doutrina Social da Igreja

    Virgilio Neves 1A paróquia de S. João Baptista, organiza uma sessão aberta sobre Doutrina Social da Igreja, no dia 20 de Janeiro, pelas 21h30h na igreja.
  • Papa condena atentados no jornal “Charlie Hebdo”

    O Papa Francisco expressou a sua “mais firme condenação pelo horrível atentado” que atingiu a redacção do jornal “Charlie Hebdo”, provocando 12 mortes, disse o director da Sala de Imprensa da Santa Sé.
  • “Preocupação com os pobres não é comunismo”, diz o Papa

    “Preocupar-se com os pobres não é comunismo” e “o Evangelho não condena os ricos, mas sim a idolatria da riqueza”. Os esclarecimentos são do Papa Francisco em mais uma entrevista, desta vez em forma de livro, que será publicado em Itália na próxima semana.
  • Papa Francisco batiza 33 crianças na Capela Sistina e deixa conselhos a pais e padrinhos

    O Papa Francisco recordou, no passado domingo, no Vaticano as mães que vivem o drama da fome, com os seus filhos, apelando à solidariedade da sociedade.
  • Sessão de cinema comentado por Frei Bento Domingues

    Frei-Bento1O grupo Tecer a Espiritualidade com Arte e Reflexão (TEAR) a Comunidade de Acolhimento Cristão João XXIII propõem o segundo Ciclo de Cinema e Espiritualidade.
  • Adoração na igreja de S. Tiago assinala dois anos

    S. Tiago. CoimbraTeve lugar, no passado dia 8 de Janeiro pelas 21h30, na igreja de S. Tiago, uma celebração eucarística de acção de graças que pretendeu assinalar o segundo aniversário daquele que é definido pelo Bispo de Coimbra como o “Santuário pelas Vocações da Diocese de Coimbra”.
  • Endividamento das famílias analisado pela ACEGE

    Joao Gil PedreiraO núcleo da Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE) de Coimbra vai promover no próximo dia 22 de Janeiro, pelas 20 horas, nas instalações da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, um jantar/debate sobre o tema “Endividamento das Famílias Portuguesas – Análises e Soluções”, com a presença do Dr. João Gil Pedreira, economista, fundador e presidente da empresa de Aconselhamento Bridges Advisors. 
  • Pastoral Juvenil promove Oração de Taizé

    taize1O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil de Coimbra promove um momento de oração de Taizé, no dia 27 de Janeiro, às 21 horas, no Instituto Justiça e Paz.
  • Curso Bíblico no Instituto Universitário Justiça e Paz

    Rui SantiagoNa sequência do Curso Bíblico do ano passado, o Justiça e Paz propõe uma releitura dos quatro evangelhos para a partir deles, conhecer “O Tal de Nazaré”.
  • Jovens em missão por Coimbra

    Servidores do Evangelho em missaoEntre 17 e 21 de Dezembro, as Missionárias Servidores do Evangelho e um grupo de adolescentes e jovens, viveram um tempo de Missão.
  • Há 50 anos no Luxemburgo

    A. Borges de Carvalho
     
    Tinha escrito esta crónica para a Semana dos Seminários em homenagem a um “seminarista” que repentinamente nos deixou e que eu não pude acompanhar como tanto desejava: o Carlos Bernardino.
  • ANO NOVO VIDA NOVA

    Manuel do Rosário Brandão
     
    Aforismo tão conhecido e tão pouco meditado, levou alguém, nestes dias, a escrever em jeito de interrogação: «Ano Novo Vida Nova! Mas será que realmente temos a coragem e a vontade de modificar alguma coisa na nossa vida,
  • Pastoral Juvenil promove Peregrinação Diocesana a Taizé

    Taize1O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil proporciona novamente, aos jovens da Diocese, uma Peregrinação rumo à Comunidade de Taizé, no sul de França.
  • Casa do Gaiato de Miranda do Corvo comemora 75 anos

    Casa Gaiato_MirandaA Casa do Gaiato de Miranda do Corvo, obra fundada pelo Padre Américo comemora este ano as suas bodas de diamante.
  • Próximas actividades do Secretariado Diocesano de Evangelização e Catequese

    Nos dias 6, 8, 13, 15, 20 e 22 de Janeiro realiza-se um Curso de Iniciação no Arciprestado de Pombal, em Almagreira;
  • Jornadas de Formação Permanente 2015

    Realizam-se de 20 a 22 de Janeiro, no Seminário Maior de Coimbra, as habituais Jornadas de Formação Permanente e, agora abertas aos leigos sob o tema “Ide e fazei discípulos”.
  • Bispo de Coimbra celebrou o Natal com a ERGUE-TE

    Ergue-Te“Consolai o Meu Povo”, foi dando ênfase a estas palavras que D. Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra, celebrou a Eucaristia, na festa de Natal, da equipa de intervenção social, ERGUE-TE.

  • Na sua homilia da primeira missa do novo ano

    D.Virgilio_visita_pastoralBispo de Coimbra aponta “falta de sentido de Deus”
    como “obstáculo à paz”
     
    O Bispo de Coimbra assinalou o novo ano com críticas a uma cultura actual que desvaloriza não só a dimensão humana mas também a espiritual, e que por isso nunca atinge plenamente a paz.
  • Fronteiras das dioceses de Coimbra e do Porto delineadas há 900 anos

    Associacao Figueiredo de ReyA associação Figueiredo de Rey, no concelho de Oliveira de Azeméis, assinalou no dia 30 de Dezembro, os 900 anos de uma cimeira católica que esteve na base da delimitação dos territórios das Diocese do Porto e de Coimbra.