Aviso

Filtro
  • Concerto Pascal na Igreja Matriz

    No dia 3 de Maio, Sábado, às 21h30 na Igreja matriz de Avô o CHORAL POLIPHÓNICO DO ALVA dará um concerto pascal.
  • Boas Festas no Lar

    Visita Pascal ao LarDomingo de Páscoa! Dia de Aleluias e de alegria no coração das pessoas. Um pouco de sofrimento psicológico…longe das suas casinhas que tantas vezes abriram ao Senhor neste dia.
  • Páscoa Alegre e Feliz

    Cristo Ressuscitado - Avo (1)A saudação pascal, como outras, é um costume e tradição que, embora se insista na frase de que, “A tradição já não é o que era!”,  as pessoas, razão da nossa existência, personificam a verdadeira tradição, em vidas mais ou menos longas e repletas de vivências e ensinamentos!
  • Centro Paroquial de Solidariedade de Alvares: 32 anos ao serviço da comunidade

    Lar S.MateusO Centro Paroquial de Solidariedade Social da Freguesia de Alvares é uma IPSS, erecta canonicamente por Decreto Diocesano de Coimbra, registada na Direcção Geral de Acção Social, com Estatutos e regulamentos próprios aprovados.
  • Concerto de Páscoa na Granja do Ulmeiro

    Concerto_igreja do UlmeiroNo próximo domingo, 4 de Maio, a Igreja Paroquial da Granja do Ulmeiro, arciprestado do Baixo Mondego, recebe, a partir das 18h00, um “Concerto de Páscoa”.
  • “Cantata a Maria” em Arazede

    CantataA Igreja Paroquial de Nossa Senhora do Pranto de Arazede, arciprestado do Baixo Mondego, acolhe, no próximo dia 3 de Maio, pelas 21h30, a “Cantata a Maria”, numa iniciativa do Grupo “Alfa Jovem”.
  • Visita Pascal cumpre a tradição

    Visita Pascal (2)A cerimónia anual da “bênção da casa ou da família” é uma tradição católica muito antiga e bem arreigada nas comunidades paroquiais no atual arciprestado do Baixo Mondego, rito que se realiza no domingo de Páscoa, segunda-feira de Páscoa e domingo de Pascoela.
  • Jovens “encontram-se” com Cristo Ressuscitado

    Verbum DeiMais de uma centena e meia de jovens e duas dezenas de animadores “encontraram-se” com Cristo Ressuscitado. O “encontro” foi tão forte que os jovens transpiram “alegria”.
  • A Páscoa em Ançã e S. João do Campo

    Pascoa_AncaPalavras mais ouvidas em todas as Pascoas: Aleluia...Feliz Páscoa! Tudo muito belo, mas só o é se, cá por dentro, corresponder ao que afirmamos.
  • D. Virgílio e jovens missionários de Coimbra estiveram presentes na canonização

    Jovens missionários “João Paulo II”, da Diocese de Coimbra, acompanhado pelo nosso Bispo D. Virgílio Antunes, esteve presente no Vaticano para acompanhar a canonização da figura “inspiradora” que deu nome e impulso às suas actividades.
  • Papa elogia “homens corajosos”

    canonizacao 4O Papa Francisco evocou, no passado domingo, no Vaticano a determinação perante as “tragédias” do século XX dos dois novos santos da Igreja Católica, João Paulo II e João XXIII, que canonizou durante uma Missa na Praça de São Pedro.
  • João XXIII e João Paulo II, novos santos

    canonizacao 2O Papa Francisco canonizou no passado domingo os Papas João Paulo II e João XXIII, última etapa no reconhecimento como santo na Igreja Católica, gesto sublinhado por palmas da multidão presente no Vaticano.
  • Novos Bispos auxiliares para Braga e Porto

    D. Jose TraquinaO Papa Francisco nomeou, no passado dia 17 de Abril, dois novos bispos D. Senra_Coelhopara Portugal. O Cónego Francisco José Senra Coelho, da arquidiocese de Évora, foi nomeado bispo auxiliar de Braga, enquanto o Cónego José Augusto Traquina Maria, do Patriarcado de Lisboa, foi nomeado bispo auxiliar de Lisboa.
  • Trabalhadores cristãos denunciam «precariedade laboral e familiar»

    O Movimento Mundial de Trabalhadores Cristãos (MMTC) divulga uma mensagem para o 1.º de Maio deste ano, dia internacional dos trabalhadores, onde denuncia a “precariedade laboral e familiar”.
  • Capelães prisionais ibéricos reúnem-se em Fátima

    Realiza-se no próximo dia 1 a 4 de Maio o primeiro Congresso Ibérico da Pastoral Prisional. 
  • Santuário de Fátima acolhe pessoas com deficiência

    O Serviço de Doentes do Santuário de Fátima (SEDO) vai oferecer, no mês de Agosto, uma semana de repouso a pais que tenham filhos com deficiência acolhendo-os.
  • Peregrinação à Terra Santa

    O Arciprestado do Nordeste está a organizar uma peregrinação a Israel de 24 de Julho a 1 de Agosto de 2014. Para se inscrever ou saber mais informações, contacte o Sr. Manuel Fernandes: 96 6478183.
  • ENCONTRO COM O AMOR DE JESUS

    Meditação sobre a Exortação “Alegria do Evangelho - 7
     
    «A primeira motivação para evangelizar é o amor que recebemos de Jesus, aquela experiência de sermos salvos por Ele que nos impele a amá-Lo cada vez mais.
  • Palavras que não se conjugam com «Ressurreição»

    Nuno Santos
     
    A primeira e a mais evidente é «PESSIMISMO». Não só o pessimismo não se conjuga com a ressurreição como devemos desconfiar das pessoas pessimistas.
  • A Festa das festas

    Aldo Aveiro
     
    Para os cristãos, a Páscoa não é simplesmente uma festa entre outras festas litúrgicas. Páscoa é a “Festa das festas”, a “Solenidade das solenidades”.
  • Lúcia de Jesus: uma Carmelita no Coração Imaculado de Maria

    Ir. Ângela de Fátima Coelho, asm(*)
     
    Nas palavras do poeta Daniel Faria há os que nascem para escolher e os que nascem para serem escolhidos. Lúcia de Jesus estaria entre os últimos.
  • VATICANO II 50 ANOS DEPOIS (81)

    - “FACE DE CRISTO, FACE DO HOMEM” - A PÁSCOA DO RESSUSCITADO

     Manuel Augusto Rodrigues

    1. A Semana Santa encerra em si a história da salvação, desde a criação à escatologia final.
  • Pela Unidade Pastoral de Tábua

    Nordeste_Bençao dos Ramos (1)Domingo de Ramos
    Neste domingo, as paróquias da Unidade Pastoral de Tábua celebraram o Domingo de Ramos.
  • Pelo Piódão

    Nordeste-escuteiros no PiodaoEscuteiros entre nós
    Entre nós estiveram os Escuteiros de Carnide e de Albergaria dos Doze, do concelho de Pombal, que durante dois dias exploraram e viveram as belas aventuras desta zona serrana. No domingo participaram e viveram com fé e alegria a Liturgia Eucarística.
  • Pela vila de Cova Alva

    Nordeste_Teto  da Igreja de Vila Cova de Alva (1)Restauro da Igreja Matriz
    Já temos a nossa linda Igreja ao serviço da comunidade cristã desta freguesia. Todo o seu exterior e grande parte do interior sofreu reparações, encontrando-se agora um templo acolhedor e belo.
  • Pela vila de Coja

    Nordeste_Via Sacra de Coja (1)Via Sacra
     No domingo da Paixão às 16h. a vila de Coja foi palco duma VIA SACRA que saiu da capela da Senhora da Ribeira em direção à Igreja Matriz. Centenas de pessoas  participaram neste acontecimento de fé.
  • Via-Sacra Jovem em Arazede

    Via Sacra_Arazede (Arquivo)O Movimento “a-Jovem” de Arazede, arciprestado do Baixo Mondego, vai promover mais uma iniciativa, desta vez destinada a assinalar o espírito da quadra Pascal.
  • Bons amigos

    Rodolfo Leite
     
    Desde de sempre, entre a vida e a morte trava-se uma «luta» interminável! Ela trava-se no mundo, na mente e no coração de cada pessoa…
  • A HIPERPÁSCOA BULLDOZER

    Martinho Soares
     
    A medida parece inocente e inócua. Não levanta ondas nem gera contestação. No entanto, de todas as ofensas que se podem fazer ao catolicismo, à cultura nacional e à própria dignidade humana esta é das mais cruéis e perversas:
  • Papa recusa “cristianismo sem cruz”

    O Papa Francisco afirmou, há dias, no Vaticano que “não existe um Cristianismo sem cruz” e destacou a necessidade de uma referência constante a Jesus Cristo na vida de fé.
  • Francisco iniciou ciclo de catequeses dedicado ao Espírito Santo

    O Papa Francisco convidou os católicos a ver o mundo com os “olhos de Deus”, no início de um novo ciclo de catequeses, dedicado aos “dons” do Espírito Santo.
  • Papa decide manter “Banco do Vaticano”

    O Papa Francisco aprovou uma proposta para a manutenção em funcionamento do Instituto para as Obras Religiosas (IOR), conhecido como Banco do vaticano, cujo futuro tem estado em equação.
  • Papa escreve aos jovens

    Francisco e jovensO Papa Francisco incitou os jovens a rejeitar as “ofertas de baixo preço” e a preferir rumar “à verdadeira felicidade” em Jesus Cristo, na mensagem para o Dia Mundial da Juventude que se celebrou no passado domingo.
  • ACEGE diz que salário mínimo é insuficiente

    Antonio Pinto Leite 2presidente da Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE) afirmou que o actual salário mínimo nacional em Portugal é baixo e “não sabe como se vive com 485 euros”.
  • Mons. João Gonçalves Gaspar eleito administrador da diocese de Aveiro

    O Colégio de Consultores da Diocese de Aveiro elegeu, no passado dia 7 de Abril, o monsenhor João Gonçalves Gaspar como administrador diocesano, depois de D. António Francisco dos Santos ter tomado posse como bispo do Porto.
  • Bispo das Forças Armadas promete atenção à realidade na sua tomada de posse

    D. Manuel Linda 1Ao tomar posse do cargo de capelão-chefe da Igreja Católica, o novo bispo das Forças Armadas e de Segurança disse que vai estar atento à realidade do sector, fazendo o seu “caminho próprio”, pregando a “mesma fé” de forma atenta à realidade, numa “grande estrutura” que continua a assegurar os valores indispensáveis da “segurança e a paz”.
  • Interior da Basílica de Fátima vai para obras

    Santuario (3)Começam a 14 de Maio as obras na Basílica do Rosário, em Fátima, mas apenas o interior vai ser alvo de requalificação.
  • Encontro regional de Exploradores com forte adesão

    Exploradores-mira (2)Também, na Praia de Mira, a Junta Regional de Coimbra do Corpo Nacional de Escutas juntou mais de quinhentos exploradores/moços e dirigentes de vinte e oito agrupamentos da diocese.
  • Dia Diocesano da Juventude comemorado nas Regiões Pastorais

    Exploradores_miraO Dia Mundial da Juventude que se celebra sempre no Domingo de Ramos, comemorou-se este ano a nível das regiões pastorais da Diocese, por iniciativa do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil.
  • Creche e Jardim de Infância da Cáritas de Coimbra

    Estão abertas as inscrições para Creche e Jardim de Infância da Cáritas Diocesana de Coimbra.
  • Encontro Diocesano de doentes do Movimento da Mensagem de Fátima

    doentes do MMFRealizou-se no dia 6 de Abril, como foi anunciado, no salão polivalente da igreja de S. José, em Coimbra, o sexto Encontro Diocesano de Doentes promovido pelo Movimento da Mensagem de Fátima.
  • 928 Anos do Cabido da Catedral de Coimbra

    Se Velha 9O cabido da Catedral é uma entidade canónica com personalidade jurídica própria criada para promover na igreja Catedral um culto mais solene e é também um órgão de administração eclesiástica diocesana.
  • A cruz

    Jesus na CruzEstou perante um dos símbolos que mais tem mexido comigo nas últimas décadas. Digamos que é um símbolo especial, estranho, contraditório e tantas vezes polémico.
  • A Via-sacra da Vida

    Aldo Aveiro
     
    No tempo quaresmal, a Igreja procura que a dinâmica baptismal (morte para a vida) seja vivida com profundidade. Por isso, “viver a quaresma” significa confirmar, em cada um de nós, a presença de Deus na caminhada diária: na oração, no trabalho, na comunidade.
  • O salmo do Domingo de Ramos

    Fernando Perpétua
     
    Ao escutarmos ou lermos de uma forma linear, digamos a frio, sem o sentir devido, o Salmo do Domingo de Ramos, o último Domingo da Quaresma, com o qual se inicia a Semana Santa,
  • VATICANO II 50 ANOS DEPOIS (80)

    Bom SamaritanoO Papa Francisco na fidelidade à consciência eclesial do Concílio meditado à do Evangelho e dos sinais do tempo
     
    Manuel Augusto Rodrigues
     
    1. A um ano de distância da eleição do Papa Bergoglio, analistas, observadores de diversos quadrantes, os fiéis do Povo de Deus e o público em geral têm-se multiplicado na avaliação do seu pontificado.
  • RENOVADO IMPULSO MISSIONÁRIO

    Meditação do texto da “Alegria do Evangelho” – nº. 6
     
    «Evangelizador com espírito quer dizer evangelizadores que rezam e trabalham.
  • Faleceu o Dr. Jorge Biscaia

    Jorge Biscaia1Faleceu, no passado dia 8 de Abril, o Dr. Jorge Alberto Biscaia da Silva Pinto, antigo colaborador do “Correio”. Médico pediatra, Jorge Biscaia foi igualmente um dos pioneiros da bioética em Portugal, tendo criado em 1988, a primeira instituição portuguesa neste domínio, o Centro de Estudos de Bioética.
  • À Sombra do Castanheiro (13 de Abril de 2014)

    - O Tio Ambrósio havia de deixar-me cortar ali um dos ramos mais viçosos do loureiro do seu quintal…
  • O agrião e o cancro

    agriaoInvestigadores portugueses estão a estudar as vantagens fortificantes e antioxidantes do agrião de água nos doentes com cancro, tornando as células saudáveis mais resistentes e abrandando o crescimento das malignas, disse uma das autoras do estudo, Paula Ravasco.
  • Da cruz à glória!

    Cruz2Um relatório sobre intolerância religiosa divulgado há tempos pela Fundação para a Análise e Estudos Sociais (FAES) apresentou um dado alarmante: mais de 20 cristãos morrem diariamente vítimas de perseguição por outros grupos religiosos.
  • Padre Anchieta foi estudante em Coimbra

    Anchieta2Foi publicado no passado dia 3 de Abril, o decreto que proclama santo o padre Anchieta. O jesuíta nascido em Espanha foi aluno da Universidade de Coimbra e fundador da cidade de São Paulo, no Brasil, no século XVI. 
  • Vem aí o Fátima Jovem 2014

    Vai realizar-se nos dias 3 e 4 de Maio, em Fátima, um grande encontro nacional de jovens.
  • Abertas as inscrições para o Campo de Férias do SDPJ

    O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil de Coimbra tem vindo a promover desde há dois anos a esta parte esta actividade para jovens dos 15 aos 18 anos.
  • O memorial da Páscoa de Cristo

    eucaristiaSabemos todos que Jesus na Sua última Ceia instituiu a Eucaristia, dando a comer aos seus discípulos o Seu Corpo e a beber do cálice do Seu Sangue.
  • Sentido da Páscoa

    ressurreicaoLeio nos jornais que uma norte-americana de 74 anos, encarcerada durante 32 anos por um crime que não cometeu, acaba de ser libertada, pois provou-se que não tinha nada a ver com o crime que a tinha levado à condenação.
  • Miranda do Corvo celebrou os Passos

    Miranda_Senhor dos PassosNo V Domingo da Quaresma, de dois em dois anos, Miranda do Corvo organiza e celebra a Procissão do Senhor dos Passos. Em terras do Centro é das mais concorridas e bem estruturadas.
  • A corresponsabilidade…segundo D. Virgílio do Nascimento Antunes

    Pombal_Conf- Quaresmal (2)Um dos mais notáveis ensinamentos do Concílio Vaticano II consistiu em propor e desenvolver a teologia relativa à Igreja, Povo de Deus, constituído por muitos membros, a viver a fé em Comunhão com Cristo e uns com os outros,
  • Via-sacra entre as comunidades

    Baixo Mondego_Via Sacra JovemAs oito comunidades cristãs confiadas aos padres do Instituto Missionário do Preciosíssimo Sangue, José Luís Ferreira e António Domingues, voltam a unir-se nesta Quaresma 2014,
  • Comunidades de S. João do Campo e Ançã

    S. Joao e Anca_festa da palavraApesar das enfermidades dos pastores que servem estas comunidades, a vida cristã continua. Pe. Joel, estimado e precioso colaborador das mesmas, recentemente operado,
  • Peregrinação de antigos militares do ultramar

    Foi-nos pedido que fosse divulgada a peregrinação dos militares que cumpriram serviço militar no ultramar.
  • Encontro de animadores de catequese de adultos

    O Serviço de Catequese de Adultos, do Secretariado Diocesano de Evangelização e Catequese promoveu no passado domingo, pelas 15 horas, no Seminário Maior de Coimbra,
  • Retiro Quaresmal de casais

    Retiro QuaresmalEm sintonia com o plano pastoral da Diocese de Coimbra e com o objectivo de proporcionar um encontro interpessoal com Jesus Cristo, teve lugar no passado dia 30 de Março,
  • Luso acolheu encontro regional de Guias de Bando

    Encontro regional de guias- “Não avalies um herói pelo tamanho da sua capa”
     
    Oitenta crianças dos 6 aos 10 anos, lobitos da região de Coimbra do Corpo Nacional de Escutas - Escutismo Católico Português, participaram no passado fim-de-semana, 5 e 6 de Abril, na vila de Luso, no concelho da Mealhada, na primeira edição do “ERGue-te! - Encontro Regional de Guias de Bando”.
  • “Os pobres não podem esperar”, afirma o novo Bispo do Porto ao entrar na Diocese

    Antonio Francisco dos Santos_Entrada na Se (8)Na sua primeira homilia, no passado domingo, o novo Bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, lembrou que há necessidades que não podem esperar como a alimentação, a saúde, a habitação e os recursos mínimos.
  • D. António Marto pede política amiga da família

    O bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, pediu no passado domingo, aos políticos portugueses que promovam medidas que respondam às necessidades das famílias “em todas as dimensões”.
  • Apresentada plataforma “Dar e Receber”

    A Cáritas Portuguesa vai implementar ao longo deste ano uma “plataforma de partilha de bens doados”, um projecto que pretende reforçar o leque de valências destinadas a ajudar as populações mais atingidas pela crise.
  • Índia: A história improvável da carmelita Christine Kapadia

    Cristaos na India (1)- Conhecer Deus numa pastelaria
     
    Christine Kapadia tem 35 anos, olhar doce e sorriso franco. É uma rapariga normal. Tal como 90 por cento dos 60 milhões de habitantes deste estado indiano, Christine nasceu em Gujarat, na Índia, numa família de forte tradição hindu. Mas, com ela, tudo isso mudou…
  • II Concílio do Vaticano: Um cardeal que investigou com livros proibidos

    Cardeal Saraiva Martins 1O cardeal português José Saraiva Martins estava na capital italiana no decorrer dos trabalhos conciliares (1962-65) e conseguiu assistir às discussões desta assembleia magna nos últimos três dias, “embora não tivesse qualquer direito a isso”, mas pediu autorização a monsenhor Pericle Felici, o futuro cardeal, que era secretário-geral do Concílio.
  • Papa convida crentes e não crentes a lutarem por uma sociedade centrada no Homem

    Francisco_roxoO Papa Francisco convidou crentes e não crentes a um compromisso conjunto pela construção de um mundo em que cada ser humano esteja no centro, em vez do “poder” ou do “dinheiro”, numa entrevista a jovens belgas.
  • Papa pede oração pelas famílias em dificuldade

    Papa Francisco_OrandoO Papa Francisco apelou à oração pelas famílias em dificuldade, no passado dia 2 de Abril, no Vaticano, encerrando desta forma, o ciclo de catequeses sobre os sacramentos com uma reflexão dedicada ao matrimónio.
  • Papa Francisco recebe Rainha de Inglaterra

    Papa Francisco e Rainha Isabel IIO Papa Francisco recebeu, na passada sexta-feira à tarde, tarde a rainha Isabel II e o seu marido, Duque de Edimburgo. 

  • Papa oferece Evangelho de bolso

    evangelho bolso-vaticanoDepois da oração do Ângelus, no passado domingo, na Praça de São Pedro, no Vaticano, o Papa anunciou a prometida distribuição aos peregrinos de um Evangelho de bolso.
  • Papa Francisco vai visitar cidade símbolo da Máfia

    O Papa Francisco vai visitar a 21 de Junho a cidade de Cassano, na região da Calábria, sul da Itália, local visto como um símbolo da Mafia, anunciou este sábado o Vaticano.
  • VATICANO II 50 ANOS DEPOIS (79)

    Dialética da liberdade cristã e lógica da necessidade à margem de Deus
     
    Manuel Augusto Rodrigues
     
    K. Adenauer1. A Boa Nova do Vaticano II proclamada à Igreja e ao mundo graças à inspiração de João XXIII e ao empenho de Paulo VI, secundados pelos pontífices seguintes e pelo povo de Deus em geral, foi sendo assimilada e adquirindo novos contornos.
  • A diferença entre miséria e pobreza

    Nuno Santos
     
    miseriaPobreza e miséria serão a mesma coisa ou, pelo menos, terão alguma coisa em comum? O que é ser pobre? Será importante distinguir entre miséria e pobreza?
  • A Igreja do Sim

    Paula Marques
     
    Igreja do Sim“A César o que é de César e a Deus o que é de Deus” (Lc 20, 25-26). Lembrei-me desta passagem bíblica a propósito de uma multa por excesso de velocidade.
  • Células Paroquiais: um novo método de evangelização

    Mario Saint Pierre (2)Apesar das Células Paroquiais de Evangelização não terem tido tanto sucesso nalguns países da Europa, ao contrário da China, onde já houve mais de 400 mil conversões, o Padre Mário Saint Pierre acredita na eficácia deste instrumento como forma de renovação de toda a Igreja.
  • A vinca

    vinca«As propriedades antioxidantes descobertas por uma equipa de investigadores portugueses e espanhóis numa vulgar planta de jardim, já conhecida pelos compostos anticancerígenos,
  • À Sombra do Castanheiro (6 de Abril de 2014)

    - Eu quase tenho a certeza de que o Tio Ambrósio vai aceitar a minha sugestão. Minha, do Acácio e até do Liberato!
  • Um amigo é um tesouro

    Há tempos encontrei uma moça já formada há uns anos e que tinha sido minha aluna. Quis saber várias coisas da sua vida, pois havia sido muito boa aluna,
  • Acordo contra o tráfico

    A Igreja Católica, a Igreja da Inglaterra e a Universidade Al Azhar, sede da academia muçulmana sunita no Cairo, juntaram-se numa iniciativa inter-religiosa e assinaram um acordo que prevê a erradicação do tráfico e da escravidão até 2020.
  • Fé e conduta moral

    feA pergunta já é antiga e as opiniões dividem-se. Talvez que o que se passa hoje ajude a uma resposta mais abalizada. A pergunta é a seguinte: “A crença em Deus é essencial à moralidade?”.
  • Tempo de renascer

    renascerNeste Domingo, o Evangelho narra a ressurreição de Lázaro. Este milagre suscita a admiração de toda a gente. Como pode Jesus dar vida a quem está morto?!
  • D. Virgílio Antunes confirma na fé

    Bispo_Granja_UlmeiroA visita pastoral de D. Virgílio Antunes, bispo de Coimbra, às comunidades cristãs de Alfarelos, Brunhós, Granja do Ulmeiro e Vila Nova de Anços, no arciprestado do Baixo Mondego, confiadas ao padre Afonso Makiadi dos Santos, culminou, domingo, com a celebração da Eucaristia e administração do sacramento da Crisma
  • Paróquias de Luso e Pampilhosa promovem via-sacra no Buçaco

    via sacra_Bussaco2No próximo Domingo, dia 6 de Abril, a Unidade Pastoral da Mealhada (Paróquias de Barcouço, Casal Comba, Luso, Mealhada, Pampilhosa, Vacariça e Ventosa do Bairro) vai realizar a habitual VIA-SACRA, no Buçaco. O horário é o seguinte:
  • Miranda do Corvo volta a celebrar os Passos do Senhor

    Miranda. Via Sacra de Nunes PereiraÉ já esta semana, de 3 a 6 de Abril, que Miranda do Corvo renova a tradição dos Passos do Senhor. A capela dos Passos, no alto do Calvário, testemunha a continuidade duma solenidade, transmitida de geração em geração, que anima a vida da comunidade cristã local, sensibiliza mesmo os mais indiferentes, e faz deslocar a Miranda inclusive forasteiros doutras regiões.
  • O encontro com Cristo

    Maria Angeles de los RiosA comunidade do Arciprestado de Pombal continua a sua caminhada quaresmal, com conferências que nos convidam a reflectir sobre a nossa vida enquanto cristãos comprometidos, que vivem em comunidade, predispostos a anunciar o Evangelho.
  • O ANÚNCIO DO EVANGELHO

    (meditação de textos da Exortação “A alegria do Evangelho - 5)
     
    “A evangelização é dever da Igreja. Este sujeito da evangelização, porém, é mais do que uma instituição orgânica e hierárquica;
  • O que a vida é…

    Manuel do Rosário Brandão
     
    Bento XVI_Malta 10Vai decorrido pouco mais de um ano, após o momento em que Bento XVI renunciou ao cargo, momento aproveitado por uma pessoa que apenas conheço pelos seus escritos e em que ele próprio se intitula de ateu e que logo se apressou a tentar denegrir a Igreja Católica.
  • Papa reúne-se com jovens deficientes e refugiados sírios

    Franco_doentesVai decorrer entre 24 e 26 de Maio, a visita do papa Francisco á Terra Santa que inclui passagens por Amã, Belém, Telavive e Jerusalém, além de um encontro com refugiados da Síria e jovens deficientes junto ao rio Jordão, o local de baptismo de Jesus.
  • Papa aceita a renúncia do bispo alemão despesista

    D. Franz-Peter Tebartz-van ElstO Papa Francisco aceitou a renúncia ao cargo do bispo de Limburgo (Alemanha), D. Franz-Peter Tebartz-van Elst, envolto em polémico por causa dos gastos com a nova residência episcopal.
  • Papa pede santificação de bispos e padres

    Francisco e PadresO Papa Francisco pediu, no passado dia 27 de Março, no Vaticano as orações de todos os católicos pela “santificação” de bispos e padres, para que estes reforcem a sua vida espiritual e evitem a “mediocridade”.
  • Papa Francisco recebe Barack Obama

    Francisco e ObamaTerminou sem discursos, mas cheio de sorrisos, o encontro entre o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o Papa Francisco, no Vaticano, no passado dia 27 de Março. 
  • Confessionário não é “tribunal de condenação”, diz o Papa

    Francisco_confissaoO Papa Francisco disse, na passada sexta-feira, no Vaticano que os padres devem ter uma atitude de “misericórdia” perante as pessoas que se vão confessar e pediu que evitem fazer do confessionário um “tribunal”.
  • Vida e obra da irmã Lúcia devem ser mais reconhecidas

    Irma_luciaO director do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima disse na semana passada que a dimensão da vida e obra da irmã Lúcia “é comparável à das grandes mulheres da História”, lamentando a falta de “reconhecimento”.
  • Retiro dos adolescentes do 6º volume da Unidade Pastoral de Tábua

    Retiro de adolescentesNo passado sábado dia 29 de Março, juntaram-se em retiro, na paróquia de Candosa, todos os adolescentes do 6º volume da catequese de todas as paróquias da Unidade Pastoral de Tábua.
  • Escuteiros de Midões fazem promessas

    Escuteiros midoes_agrup. 1No passado sábado dia 29 de Março, os escuteiros da paróquia de Midões realizaram as promessas de mais 7 Lobitos, 12 Exploradores, 8 Pioneiros e 1 Caminheira.
  • Festa do Pai Nosso em Portela de Tentúgal

    Portela_Festa do Pai NossoFoi na Comunidade, da Portela de Tentúgal, que no passado dia 16 de Março, as crianças do 2º ano de Catequese, tiveram a festa do Pai Nosso na Eucaristia Dominical.
  • Casais da Portela (Tentúgal) fizeram retiro de três dias

    Tentugal_familiasQuinze casais da paróquia de Tentúgal realizaram um retiro de 21 a 23 de Março, na Casa do Povo daquela localidade sob a orientação do Padre Elcio.
  • Dia Diocesano do Doente 2014

    Doentes5No próximo dia 5 de Abril, será celebrado o 6º Dia Diocesano dos Doentes. Este dia, é promovido pelo Secretariado Diocesano do Movimento da Mensagem de Fátima e decorrerá no Salão Polivalente da Igreja de São José, em Coimbra.
  • Alunos de Educação Moral e Religiosa enchem o Pavilhão de Alvaiázere

    Encontro de EMRC_Alvaiazere (3)- O tema do encontro foi “Pelos caminhos de Francisco”, centrado na figura do Papa
     
    No âmbito da Semana da Disciplina realizou-se em Alvaiázere o VII Encontro de Alunos de EMRC, tendo este ano como destinatários os alunos do 2º ciclo.
  • Dia da Cáritas nas paróquias da Diocese

    Dia caritas-seixoA Cáritas Diocesana de Coimbra celebrou este ano o seu Dia Cáritas (23 de Março) com a presença de colaboradores nas comunidades paroquiais que se disponibilizaram para receber o seu testemunho.
  • Peregrinação Diocesana a Fátima 2014

    Santuario Fatima2Como consta do programa da Diocese iremos ter a Peregrinação Diocesana a Fátima a 28 de Junho. Deixamos aqui já um programa para facilitar o eventual aluguer de autocarros.
  • Nigéria: Milícia islâmica quer impor a ‘sharia’ no país

    Nigeria 4- “Nós estamos a morrer”
     
    A milícia islâmica Boko Haram pretende impor a sharia no norte da Nigéria. Desde 2009 já se contabilizaram milhares de mortos. Os cristãos são o alvo principal. O mundo parece ignorar esta chacina.