Aviso

Filtro
  • A casca de nozes

    nozesA casca de nozes é cada vez mais conhecido como um excelente aliado para a nossa saúde. As nozes e, em especial, a sua casca são ricas em antioxidantes, especialmente vitamina
  • A acção misteriosa de Deus

    RonHá dias um antigo cristão luterano que se converteu ao catolicismo deu uma entrevista ao site ‘Why I am catholic?’ (Porque sou católico?), onde contou a sua conversão.
  • Uma experiência de Taizé

    taizeO Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil de Coimbra peregrinou, uma vez mais, de 1 a 10 de Março a Taizé.
  • Oração sem fé não tem valor

    orarDiz-nos os Actos dos Apóstolos que os primeiros cristãos eram assíduos às orações, ao ensino dos apóstolos, ao partir do pão (Missa) e à comunhão. E tudo isto fazia com que eles fossem muito unidos e se ajudassem mutuamente.
  • Os sacramentos

    sacramentosO Evangelho deste 4.º Domingo da Quaresma põe-nos perante o poder de Jesus de curar um cego de nascença. Primeiro ungiu-o com lodo e depois mandou que fosse lavar-se na piscina de Siloé. Jesus podia-o curar sem intermediários mas usa aquilo que podíamos chamar de "sinais sacramentais" – os ritos e palavras – e no fim o cego começa a ver.
  • NÃO AO MUNDANISMO ESPIRITUAL

    (Meditando a exortação Apostólica do Papa francisco – nº 4)
                                      
    “O mundanismo espiritual, que se esconde por detrás de aparências de religiosidade e até mesmo de amor à Igreja, é buscar, em vez da glória do Senhor, a glória humana e o bem-estar pessoal. É aquilo que o Senhor censurava aos fariseus:
  • VATICANO II 50 ANOS DEPOIS (78)

    A canonização de José de Anchieta, o “Canário de Coimbra”, grande humanista, missionário em Terras da Vera Cruz e defensor dos índios.
     
    Manuel Augusto Rodrigues
     
    1. A canonização do padre José de Anchieta no próximo dia 2 de Abril mediante uma “canonização equivalente” suscitou, como é natural, grande júbilo em especial nas Ilhas Canárias e no Brasil.
  • Eu creio, Senhor

    Aldo Aveiro
     
    No período quaresmal, as leituras do ano A tendem a actualizar a celebração da Morte-Ressurreição de Cristo. Esta celebração é como o tecido de fundo de todas as leituras, constituindo a melhor preparação aos “Sacramentos da iniciação cristã”.
  • A Igreja dos nãos…

    Jorge Cotovio
     
    Não tenho qualquer dúvida de que a Igreja foi perdendo adeptos e impacto na sociedade pelo facto de (sobretudo) reagir, em vez de agir.
  • Ajudar a (re)construir

    Ergue-te_Marta NevesSou cristã, procuro conhecer Deus através de Jesus Cristo e vivo todos os dias um encontro íntimo com Ele, que me torna feliz pois dá sentido à minha vida. Vivo a vida de uma forma agradecida e procuro servir Deus na co-construção do Reino.
  • Reportagem: Irmãs Adoradoras combatem a prostituição

    Ergue-te (5)A renúncia quaresmal deste ano destina-se ao projecto “ERGUE-TE”, da Fundação Madre Sacramento das Irmãs Adoradoras, que lidera em Coimbra uma Estrutura de Emprego Protegido para mulheres que abandonam a prostituição.
  • Dia do Pai no Lar de Avô

    Dia da Festa de São José, que se viveu com fé, alegria, saudades e gratidão pensando no Chefe de Família – o PAI.
  • Misericórdia de Semide abre Cantina Social

    A Santa Casa da Misericórdia de Semide vai inaugurar a 1 de Abril, uma nova valência, fruto de um protocolo com a Segurança Social, vai abranger quarenta pessoas com carências alimentares na freguesia de Semide e Rio de Vide – uma Cantina Social.
  • Unidade Pastoral de Ançã

    O Pároco continua doente, embora vá recuperando gradualmente, por graça de Deus. Mas a vida pastoral vai-se mantendo, não ao ritmo que ele lhe imprimiria em normal estado de saúde, mas da forma que é possível aos colegas que o ajudam e às catequistas que,
  • Carapinheira celebra Passos do Senhor

    Passos_CarapinheiraA centenária procissão do Senhor dos Passos, uma manifestação religiosa de grande devoção popular na comunidade da Carapinheira, vai, como habitualmente, percorrer as ruas da vila no quarto domingo da Quaresma, este ano a 30 de Março.
  • D. Virgílio visita Granja do Ulmeiro

    Bispo na GranjaO Senhor Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, no âmbito da visita pastoral que está a efectuar às comunidades paroquiais do Arciprestado do Baixo Mondego, visita a paróquia da Granja do Ulmeiro no próximo fim-de-semana.
  • Quaresma sob o olhar de Maria

    Mata Mourisca_N.ª Senhora (1)Celebrando os 60 anos da primeira visita da imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, cerca de 400 pessoas peregrinaram até Fátima no passado dia 15 de Março.
  • Vamos arregaçar as mangas e vamos evangelizar

    Pombal_Conf. Quaresmais_Jorge SantosO Vigário Episcopal para a Pastoral, na nossa Diocese, esteve em Pombal, na passada sexta-feira, para “desafiar” a comunidade do Arciprestado a ir para o terreno evangelizar.
  • Papa nomeia vítima de abusos para grupo de combate à pedofilia

    O Papa Francisco nomeou, no passado dia 22 de Março, uma vítima de abuso sexual por um membro da Igreja para fazer parte do grupo encarregado de atacar o problema da pedofilia. 
  • Revista “Fortune” elege Papa como líder mundial do ano

    A revista “Fortune” nomeou o Papa Francisco o líder mundial do ano, na listagem anual.
  • Papa pede conversão dos mafiosos

    Papa Francisco_vitimas mafiaNo dia em que se assinalou a memória das vítimas da Máfia (21 de Março), o Papa Francisco pediu, de joelhos, a conversão dos criminosos ligados à Máfia. 
  • Papa pede alegria no encontro com Jesus

    O Papa Francisco pediu aos cristãos para, neste tempo de Quaresma, não terem medo de ir ao encontro de Jesus. Na oração do Angelus, de domingo passado, o Papa falou do exemplo da Boa Samaritana. 
  • Vaticano espera milhões de peregrinos para a canonização dos Papas João Paulo II e João XXIII

    Joao Paulo II_saudarO Vaticano espera mais de cinco milhões de peregrinos para as canonizações de João Paulo II e João XXIII a 27 de Abril, primeiro domingo após a Páscoa.
  • “Temos demasiado a perder se o projecto europeu descarrilar” - afirmam bispos da União Europeia

    A Comissão dos Episcopados Católicos da União Europeia (COMECE) publicou recentemente uma declaração para as próximas eleições europeias, que vão decorrer em Maio, pedindo a participação dos cidadãos e a defesa do “projecto” comunitário. 
  • Arcebispo filipino veio a Portugal falar dos desafios reconstrução do seu país

    D. John Forrosuelo DuO arcebispo filipino D. John Forrosuelo Du concluiu, na passada segunda-feira, uma visita a Portugal, a convite da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), para agradecer a ajuda portuguesa na reconstrução do país, atingido pelo tufão Haiyan em Novembro.
  • Morreu o Patriarca da Igreja Ortodoxa Siríaca

    Inacio Zakka I IwasMorreu no passado dia 21 de Março, o Patriarca da Igreja Ortodoxa Siríaca, Inácio Zakka I Iwas. 
  • Missionários da Consolata lançam projecto para tirar crianças dos campos

    “Inspirit” é o mais recente projecto dos Missionários da Consolata para atrair colaboradores para as suas missões de assistência social. O ponto de partida é uma aldeia da Costa do Marfim, onde vão alfabetizar as crianças que não vão à escola porque têm de trabalhar. 
  • Promover a humanização no cuidar dos doentes

    Simposio-CHUCA Coordenação das Capelanias dos Hospitais de Coimbra reuniu profissionais e especialistas para um debate alargado sobre a importância de “Comunicar com Rosto”.
  • Células Paroquiais de Evangelização

    Mario St PierreA Diocese de Coimbra vai apresentar nos próximos dias 28 (padres) e 29 (leigos) de Março um sistema de células paroquiais de evangelização (CPE) com a presença do Padre Mário Saint- Pierre, teólogo e pastoralista.
  • Cáritas de Coimbra recolhe 30 mil euros na campanha nacional

    Caritas_peditorio_3A Cáritas Diocesana de Coimbra angariou no peditório nacional cerca de 30 mil euros, mais 15 por cento do que o recolhido no ano passado, sendo agora este valor canalizado para o Centro de Apoio Social da instituição.
  • Dia Diocesano dos Doentes 2014

    O Secretariado Diocesano do Movimento da Mensagem de Fátima promove no dia 5 de Abril, o sexto dia Diocesano dos Doentes, destinado a todos que já tenham participado num Retiro de Doentes, em Fátima, e que tenham feito parte das respectivas equipas de apoio.
  • VATICANO II 50 ANOS DEPOIS (77)

    A Igreja Samaritana entre o esplendor da verdade e a caridade na verdade
     
    Manuel Augusto Rodrigues
     
    1. A celebração de mais um dia da Cáritas reveste-se particular significado e importância.
  • NÃO AO PESSIMISMO ESTÉRIL

    (Meditando a Exortação Apostólica do Papa Francisco –nº 3)
     
    “A alegria do Evangelho é tal que nada e ninguém no-la poderá tirar (cf. Jo 16, 22). Os males do nosso mundo – e os da Igreja – não deveriam servir como desculpa para reduzir a nossa entrega e o nosso ardor. Vejamo-los como desafios para crescer.
  • O que é uma deusa da antiguidade?

    Fernando Perpétua
     
    Desde todos os tempos o homem sempre teve necessidade pela sua fragilidade, perante o universo, de crer e acreditar em alguma coisa para seu equilíbrio para o seu apoio.
  • Caminhada Quaresmal

    Manuel Rosário Brandão
     
    Na linha da vivência quaresmal de 20l4, que estamos a celebrar, a Diocese de Coimbra anunciou que a habitual renúncia quaresmal se destina, este ano, para ajudar o Projecto «ERGUE-TE», das Irmãs Adoradoras instaladas em Coimbra.
  • O segredo mais profundo

    Paulo Aido
     
    A Mensagem de Fátima tem seduzido milhares e milhares de pessoas no mundo inteiro.
  • A proximidade de Francisco

    Aldo Aveiro
     
    O Papa Francisco tem adoptado uma postura de proximidade a todos os que acreditam e dão testemunho da fé.
  • S. Teresa de Jesus, 500 anos depois

    Ecstasy of Saint Theresa“Determinei-me, com determinada determinação a fazer o pouquinho que estava em minhas mãos”, foi a grande decisão de uma mulher que não era de fazer as coisas a meio, nem de se entregar por metades.
  • Os nabos

    nabo598Os tubérculos de nabo são ricos em vitamina C, fibras e minerais como o potássio, sódio, cálcio e fósforo.
  • A Cozinha Económica pede ajuda

    Cozinha economicaA Associação das Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel, normalmente designada por “Cozinha Económica” funciona no edifício do Paço do Conde, na rua Terreiro do Mendonça n°.7, em Coimbra.
  • Pastor protestante converte-se ao Catolicismo

    Ulf-EkmanUm influente pastor protestante da Suécia anunciou há dias que se vai converter ao Catolicismo, juntamente com a sua mulher. 
  • Deus abençoe os pais maus

    O Dr. Carlos Hecktheuer, Médico Psiquiatra, escreveu um texto sobre a necessidade de em muitos casos dizer “não” aos filhos. Eles um dia irão compreender e agradecer. Eis parte do texto:
  • A confissão

    confissao598Todos nós aprendemos que nos devíamos confessar ao menos uma vez cada ano. Mas hoje muitos cristãos acham que não têm pecados e que, por isso, não precisam de se confessar.
  • A Água da Vida

    samaritana598Vindo de Jerusalém, Jesus parou junto a um antigo poço próximo da cidade samaritana de Sicar. E quando uma mulher veio tirar água do poço, Jesus pediu-lhe água.
  • Todos os caminhos foram dar ao Convento do Louriçal

    Lourical_adoracaoO Arciprestado de Pombal promoveu, durante uma semana sem interrupção, a Adoração Eucarística, no Convento do Louriçal.
  • Ser Igreja hoje é estar apaixonado por Cristo

    Pombal_Conf.Quaresmais_Juan AmbrosioA paixão por Cristo deve ser assumida por todos os cristãos católicos como a sua própria missão de discípulo na Terra.
  • Centro Social de Meãs assinalou bodas de prata

    C_Social_measA comunidade de Meãs do Campo esteve em festa no passado fim-de-semana, com a realização de actividades comemorativas das Bodas de Prata do Centro Social e Paroquial (CSPMC). “25 anos a servir gerações”
  • Papa deu entrevista a rádio argentina

    O Papa Francisco concedeu uma entrevista à estação «FM Bajo Flores», nos bairros pobres da capital argentina, elogiando o trabalho dos padres católicos nas chamadas ‘villas miserias’ de Buenos Aires.
  • Francisco recebeu visita dos bispos timorenses

    O Papa recebeu, na passada segunda-feira, os três bispos que compõem a Conferência Episcopal de Timor Leste, em visita “ad limina”, e desafiou-os a serem “consciência crítica da nação” e guardiões do “bem-comum”.
  • Papa visitou paróquia dos subúrbios

    O Papa visitou no passado domingo pela quinta vez uma paróquia de Roma, desta feita a de Santa Maria da Oração, na periferia norte da capital italiana.
  • Papa convida a “descer da montanha” em encontro aos mais necessitados

    O Papa desafiou no passado domingo os católicos a saber combinar uma vida de “oração”, de momentos diários de recolhimento e leitura do Evangelho, com a acção concreta em favor dos necessitados.
  • Líderes religiosos juntam-se contra a escravatura

    Representantes das religiões católica, anglicana e islâmica assinaram na passada segunda-feira, no Vaticano, um acordo para erradicar até 2020 a escravatura moderna e os maus-tratos a seres humanos.
  • “Unidos no Amor, Juntos contra a Fome” - É a Semana Nacional da Cáritas

    caritas_viseuA Semana Nacional da Cáritas decorre até ao próximo domingo, com várias iniciativas por todo o país, com destaque para o habitual peditório nacional entre hoje e sábado.
  • Bispos apelam ao voto nas eleições europeias

    Os bispos portugueses apelam ao voto nas eleições europeias, marcadas para 25 de Maio deste ano.
  • Unidade Pastoral de Tábua prepara a Primeira Comunhão

    Nordeste (1)No passado sábado dia 15 de Março, as crianças do terceiro volume de catequese de todas as paróquias da Unidade Pastoral de Tábua que se preparam para fazer a Primeira Comunhão, juntaram-se na paróquia de Vila Nova de Oliveirinha para um dia de retiro.
  • Cáritas combate desemprego

    DesempregoEstá desempregado, habilitado com carta de condução e tem a perspectiva de se tornar motorista, mesmo sem carro, para conduzir outras pessoas, com viatura própria, que não têm condições de dirigir, mas pretendem continuar a ir aos locais onde sempre foram.
  • Colégio Rainha Santa recolhe tampinhas

    A ideia partiu da Associação de Pai do Colégio Rainha Santa Isabel (APCRSI), satisfeita com o resultado da campanha de recolha de tampinhas que começou no final do ano passado e que tem duplo objectivo, de sensibilização para o meio ambiente e de solidariedade.
  • Pais vão à escola

    Escola de Pais 4Ninguém nasce ensinado. É um facto. Ser pai ou mãe, por vezes, não é tarefa fácil, mas se porventura puderem partilhar dúvidas, angústias, problemas ou soluções entre si é ima grande conquista.
  • Visitas oferecem um outro olhar sobre Coimbra

    Igreja Santo Antonio 3A Câmara Municipal iniciou na passada semana mais uma edição de visitas guiadas pelo concelho, dando a Conhecer, até Outubro, aspectos histórico-culturais, socio-económicos, naturais, literários, etnográficos e até toponímica da cidade,
  • Um albergue para peregrinos no mosteiro de Santa Clara

    Convento Santa-Clara-aNova_ Albergue (1)A Confraria Rainha Santa Isabel inaugurou no passado sábado, em Coimbra, um albergue que pode alojar até 14 peregrinos e, apesar de estar focado nos peregrinos do Caminho de Santiago de Compostela, também está ao “dispor” dos de Fátima.
  • Vicentinos da diocese desejam preservar espírito jovem

    Vicentinos_CoimbraFoi num espírito de salutar convívio eclesial que cerca de uma centena de vicentinos oriundos das quatro regiões pastorais da Diocese de Coimbra se reuniu, no Instituto “Justiça e Paz”, para a sua habitual Assembleia da Quaresma.
  • Formação de células de evangelização

    Mario St PierreVai ter lugar na paróquia de S. João Baptista, em Coimbra, nos dias 28 de Março (para padres) e 29 (para leigos), um encontro com o Padre Mário Saint-Pierre, do Québec, um especialista no Documento da Aparecida, cuja ideia chave, o Papa Francisco utiliza na sua exortação apostólica Evangelii Gaudium.
  • Morreu D. José Policarpo, Patriarca Emérito der Lisboa

    D. Jose Policarpo 4O cardeal Patriarca Emérito de Lisboa, D. José Policarpo morreu no passado dia 12 de Março com 78 anos, na sequência de uma operação a um aneurisma na aorta.
  • O que será no amor?

    Fernando Perpétua
     
    Muito se tem escrito e muito mais se tem falado acerca do amor.
  • VATICANO II 50 ANOS DEPOIS (76)

    Reformas da Igreja ao serviço da evangelização
     
    Manuel Augusto Rodrigues
     
    1. A actuação de Bergoglio a quem alguns chamam o Papa da revolução ou viragem da Igreja tem sido objecto de análises e críticas provenientes de diversos ângulos.
  • ENCONTRO PESSOAL COM CRISTO

    (meditando a Exortação Apostólica do Papa Francisco – nº2)
     
    “Convido todo o cristão, em qualquer lugar e situação em que se encontre, a renovar hoje mesmo o seu encontro pessoal com Jesus Cristo ou, pelo menos, a tomar a decisão de se deixar encontrar por Ele, de O procurar dia a dia sem cessar.
  • A Transfiguração do Senhor

    transfiguracaoO Evangelho da Missa de hoje fala-nos da Transfiguração do Senhor. Jesus tinha falado antes aos discípulos da Sua paixão e morte e eles teriam ficado desanimados e frustrados ao verem no que daria a sua aposta em seguir o Mestre.
  • As provocações de Francisco

    Jorge Cotovio
     
    Papa em AssisFrancisco está constantemente a provocar-nos, a inquietar-nos. Tem sido um ano sem descanso! Cada vez que abre a boca ou escreve umas linhas, desafia-nos, inquieta-nos.
  • Beringela e limão

    beringela-limaoA água de beringela e limão é conhecida como “água milagrosa”, pois quem bebe essa água garante que, além da rápida perda de peso, obtêm-se mais saúde e boa disposição.
  • Papa Francisco: um ano de pontificado marcado pela proximidade

    Papa Francisco_sorridenteFaz hoje (dia 13 de Março) um ano, que o Papa Francisco iniciou o seu pontificado, com o sonho de “uma Igreja pobre e para os pobres”, inspirado em São Francisco de Assis.
  • Juan Ambrósio abre Conferências Quaresmais

    Juan Ambrosio2O professor de Teologia, Juan Ambrósio, é o primeiro convidado das Conferências Quaresmais de Pombal. O ciclo de conferências, sob o tema “Comunidade de discípulos para o anúncio do Evangelho, como caminho de encontro pessoal com Cristo, único Salvador, e com a sua Igreja” começa sexta-feira, pelas 21h00, no auditório da Biblioteca Municipal de Pombal.
  • D. Virgílio Antunes abre jornadas quaresmais de Soure

    Alargadas ao Arciprestado do Baixo Mondego, as Jornadas Quaresmais de Soure realizam-se nos dias 14 e 28 de Março e 4 de Abril, tendo como fonte inspiradora a primeira exortação apostólica do Papa Francisco, “Evangelli Gaudium”.
  • Visita pastoral continua no Baixo Mondego

    Virgilio_SoureD. Virgílio Antunes estará, no âmbito do seu múnus episcopal, de 14 a 16 e 21 a 23 de Março, no arciprestado do Baixo Mondego, em visita pastoral às comunidades de Gesteira, Tapéus e Soure, confiadas ao P. José Cunha.
  • Escuteiros de Figueira de Lorvão comemoram dez anos de existência

    Escuteiros Fig. Lorvao (2)O Agrupamento 1316 de Figueira de Lorvão, do Corpo Nacional de Escutas, celebrou no passado fim-de-semana de 1 e 2 de Março o seu 10º Aniversário. A festa decorreu em Figueira de Lorvão e juntou os actuais escuteiros, antigos elementos, pais e amigos e mais de 350 pessoas que se quiseram associar ao momento!
  • Retiro para casais na Casa Santa Zita

    Em parceria com o Instituto Secular das Cooperadoras da Família e o Movimento por um Lar Cristão (MLC), o Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar vai promover no próximo dia 30 de Março, um retiro para casais da diocese, para melhor vivência da Quaresma.
  • Tempo de oração para a Quaresma

    O Centro Académico de Santo António (CASA) propôs aos jovens universitários um tempo de oração quaresmal diário.
  • No Dia da Universidade de Coimbra

    Universidade-TorreBispo de Coimbra apela à construção de um mundo mais justo e unido
     
    D. Virgílio Antunes pediu à Universidade de Coimbra que promova um “amadurecimento cultural” capaz de contrariar “assimetrias, divisões, atentados à liberdade e ao respeito pelo ser humano” e conduza à “justiça e à paz”.
  • D. Virgílio lamenta a indiferença perante o pecado

    Virgilio_cinzas(1)O Bispo de Coimbra lembrou durante a celebração de Quarta-feira de Cinzas que a Quaresma é um “tempo forte de conversão” e abordou as dificuldades atuais da sociedade, em torno da confissão e do perdão.
  • Centro de Acolhimento João Paulo II não consegue dar respostas aos pedidos de ajuda

    Centro JP II (1)São cada vez mais os pedidos que chegam ao Centro de Acolhimento João Paulo II, onde a instituição já não tem capacidade de resposta à quantidade de pedidos de ajuda de famílias em dificuldade.
  • Cáritas anima zona da Solum com desfile carnavalesco

    Carnaval_caritasA Cáritas Diocesana de Coimbra realizou na passada semana um desfile de Carnaval que levou até à zona da Solum, junto ao Centro Comercial Dolce Vita, cerca de um milhar de participantes, entre crianças e jovens dos Centros de Actividades de Tempos Livres (CATL) da instituição.
  • Santuário de Fátima promoveu reflexão sobre o pecado

    O Santuário de Fátima promoveu no passado domingo uma reflexão à volta da realidade do pecado, com a teóloga Teresa Messias, inserida no ciclo de conferências intitulado “Envolvidos no amor de Deus pelo mundo”.
  • Aveiro homenageia D. António Francisco dos Santos

    As comunidades católicas de Aveiro realizaram no passado domingo uma celebração de acção de graças pelo ministério episcopal de D. António Francisco dos Santos, que vai iniciar uma nova etapa ao serviço da Diocese do Porto.
  • Comissão Nacional Justiça e Paz alerta para “cultura económica” sem dimensão humana

    A Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP) publicou hoje a sua mensagem para a Quaresma 2014, na qual alerta para a difusão de uma “cultura económica” e um “discurso político” sem “dimensão humana”.
  • Síria: Extremistas islâmicos impõem severas condições aos Cristãos

    Siria_3Entre a espada e a parede
     
    Os cristãos que ainda vivem na cidade de Raqqa têm de pagar um imposto, em ouro, aos radicais islâmicos que controlam a cidade, não podem exibir quaisquer símbolos religiosos ou rezar em público. Nem os sinos se podem voltar a fazer ouvir.
  • D. Walter Kasper lança livro “O Evangelho da Família”

    Cardeal KasperO cardeal Walter Kasper, que introduziu os trabalhos do consistório de 21 e 22 de Fevereiro, apresentou no início desta semana, na Itália a obra ‘O Evangelho da Família’, na qual explica, entre outras, as propostas sobre a pastoral dos divorciados.
  • Papa emérito recorda João Paulo II em véspera da sua canonização

    Bento XVI e Joao Paulo II (2)O Papa emérito Bento XVI concedeu a sua primeira entrevista após ter renunciado ao pontificado, em Fevereiro de 2013, para recordar o seu predecessor, João Paulo II que vai ser canonizado a 27 de Abril.
  • Papa destaca a importância da renúncia Quaresmal

    Francisco_roxoNa missa de Quarta-feira de Cinzas, o Papa Francisco alertou para o risco de “esquecer” os sofrimentos dos outros.
  • Vaticano assinala pontificado do Papa Francisco com um livro digital

    O Vaticano publicou um livro digital, com 36 fotos e citações de Francisco, para assinalar o primeiro aniversário de pontificado do Papa argentino.
  • Papa alerta para a indiferença dos católicos face à pobreza

    O Papa Francisco disse, no passado dia 5 de Março, no Vaticano que a humanidade se habituou a situações de miséria ou sofrimento humano e questionou os católicos sobre a “indiferença” da sociedade face a Deus.
  • Papa desafia padres a estarem ao lado das pessoas

    O Papa Francisco encontrou-se no passado dia 6 de Março, no Vaticano, com o clero de Roma, a quem desafiou a estarem perto das pessoas com uma atitude de “misericórdia” e de perdão.
  • Tanzânia: Será este o novo alvo dos radicais islâmicos?

    Tanzania_D. ZanzibarDias de medo em Zanzibar
    Ataques com motivação religiosa começam a ser cada vez mais frequentes na Tanzânia, especialmente no arquipélago de Zanzibar, onde um grupo terrorista quer implantar um Estado islâmico. Alvo principal das ameaças: a comunidade cristã.
  • Eu sei muito bem quem ela é!

    Uma das coisas que nos é pedida todo o ano, mas sobretudo na Quaresma, é que façamos obras de caridade. E  a caridade deve começar em casa.
  • Carta do Papa às famílias

    Papa Francisco_escreverFoi há dias tornada pública uma Carta do Papa às famílias do mundo inteiro, para lhes falar do próximo Sínodo extraordinário dos Bispos que terá por tema “os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização” e pedir-lhes oração para o seu bom êxito.
  • Tentações e conversão

    tentacoesO tempo de Quaresma iniciou-se com a Quarta-Feira de cinzas, em que a Igreja nos recorda a nossa fragilidade humana. “Lembra-te, ó homem que és pó”.
  • A ALEGRIA DO EVANGELHO

    (meditando o texto da Exortação Apostólica do Papa Francisco – nº 1)
     
    “A ALEGRIA DO EVANGELHO enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Quantos se deixam salvar por Ele são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo, renasce sem cessar a alegria.
  • VATICANO II 50 ANOS DEPOIS (75)

    De Trento à actualidade: os bispos Bartolomeu dos Mártires e Óscar Romero
     
    Manuel Augusto Rodrigues
     
    1. A efeméride do centenário do nascimento do Beato D. Frei Bartolomeu dos Mártires (1514-1590) vai ser celebrada este ano com a realização de vários actos.
  • Eco do Dia dos Namorados

    Manuel do Rosário Brandão
     
    A Paróquia de S. João Baptista organizou um jantar exclusivamente para casais no chamado dia dos namorados. Minha esposa e eu marcámos presença, à semelhança do que já aconteceu no ano passado. Já instalados no local, tive a tentação de imaginar que dada a nossa idade, quase cinquenta e oito anos de casados, já tínhamos idade para ter juízo.
  • Entre o papel e o digital

    Aldo Aveiro
     
    A missão da Igreja é evangelizar o mundo, é levar a Boa Nova de Jesus Cristo a todos os confins da terra, porque “a Igreja é a coluna e o fundamento da verdade”(1Tm 3,15) e “Deus quer que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade”(1 Tm 2,4).
  • Francisco e a cultura do encontro

    Luís Subtil
     
    Há um ano atrás, a Igreja Católica vivia um misto de reflexão e expetativa. Reflexão porque ainda se meditava sobre o gesto de Bento XVI, anunciado em pleno Dia do Doente (11 de fevereiro), num período que não fazia esperar tal iniciativa que deixou muitos surpreendidos para não dizer atónitos.
  • O Ginkgo (2)

    ginkgo2O Ginkgo biloba encontra-se à venda nas farmácias e é óptimo para combater o frio dos pés e mãos, pois melhora a circulação sanguínea.
  • D. Virgílio prossegue visita pastoral pelo Baixo Mondego

    D.Virgilio_visita_pastoralO Bispo de Coimbra prossegue, no âmbito do seu múnus episcopal, as visitas pastorais à “porção do povo de Deus” que lhe foi confiada. Continuando por terras do arciprestado do Baixo Mondego, D. Virgílio estará, de 14 a 16 e 21 a 23 de Março, com as comunidades de Gesteira, Tapéus e Soure, confiadas ao P. José Cunha.
  • Jornadas Quaresmais em Soure

    Virgilio_Soure“Evangelli Gaudium”, a primeira exortação apostólica do Papa Francisco, é a fonte das reflexões que vão ser apresentadas nas jornadas quaresmais de Soure, alargadas ao Arciprestado do Baixo Mondego, nos dias 14 e 28 de Março e 4 de Abril.
  • Homenagem a D. Eurico Dias Nogueira promovida pelo CADC

    D. Eurico Dias Nogueira 3Promovida pelo CADC (Centro Académico de Democracia Cristã), realizou-se no dia 21 de Fevereiro, uma homenagem a D. Eurico Dias Nogueira, arcebispo emérito de Braga.
  • Inquéritos revelam necessidade anunciar o Evangelho da família

    O Vaticano revelou que já foi feita uma versão preliminar do documento que resume as respostas às questões do inquérito sobre a evangelização no contexto das famílias.
  • Papa pede para não condenar casais que se divorciam

    O Papa Francisco destacou, no passado dia 28 de Fevereiro, a importância de “acompanhar” e “não condenar” os casais separados ou divorciados.
  • Papa nomeia secretário pessoal para a nova estrutura coordenadora da administração financeira

    D. Alfred Xuereb (1)O Papa nomeou, na passada segunda-feira, o seu secretário pessoal, D. Alfred Xuereb, como secretário-geral da nova Secretaria para a Economia, presidida pelo cardeal australiano D. George Pell.
  • Papa fala da Providência divina e na necessidade de confiar em Deus

    “Pensando nas muitas pessoas que vivem em condições precárias, ou mesmo na miséria que ofende a sua dignidade, estas palavras de Jesus poderiam parecer abstrata, ilusórias.
  • Papa Francisco apela à paz na Ucrânia

    O Papa Francisco apelou, no passado domingo, à paz na Ucrânia e pediu que a comunidade internacional ajude a resolver uma “situação delicada”, para a qual solicitou a oração de todos os católicos.
  • Papa traça perfil dos bispos

    Papa_bisposO Papa Francisco presidiu, no passado dia 27 de Fevereiro, no Vaticano, à reunião da Congregação para os Bispos, organismo da Cúria Romana, e disse que quer ver “pastores” que respondam às necessidades das dioceses.
  • Papa escreveu às famílias sobre o próximo Sínodo dos Bispos

    Francisco_familias_baloes_lusa“Queridas famílias, apresento-me à porta da vossa casa para vos falar de um acontecimento”. O Papa escreveu às famílias do mundo inteiro para lhes falar do Sínodo dos Bispos marcado para Outubro.
  • Uma semana de adoração no Convento do Louriçal

    Lourical_adoracaoAs doze paróquias do Arciprestado de Pombal “uniram-se” numa acção inédita: uma semana sem interrupção de Adoração Eucarística no Convento do Louriçal.
  • Cáritas apresenta projecto para acabar com o desemprego

    A Cáritas Portuguesa vai apresentar no dia 12 de Março em Coimbra um projecto orientado para o combate ao desemprego, através “da criação de micro negócios e actividades por conta própria”.
  • Bispo de Coimbra convida a apoiar projecto das mulheres que abandonam prostituição

    Ergue-te (3)A renúncia quaresmal dos católicos da Diocese de Coimbra vai apoiar este ano o ‘Projecto Ergue-te’, da Fundação Madre Sacramento das Irmãs Adoradoras, que lidera uma estrutura de emprego protegido para mulheres que abandonam a prostituição.
  • Encontro dos Secretariados Paroquiais do Movimento da Mensagem de Fátima

    Encontro Secretariados MMFTeve lugar mais um Encontro no passado dia 22 de Fevereiro de 2014.
  • Cursos de Cristandade na Diocese de Coimbra

    Curso Cristandade (3)O Secretariado Diocesano de Coimbra dos Cursos de Cristandade, levou a efeito um Curso de homens e outro de senhoras, em finais de Fevereiro último, cujos encerramentos tiveram lugar no Salão de S. Tomas, no Seminário Maior, sendo o último presidido pelo Senhor D. Virgílio Antunes.
  • Paróquias preparam as celebrações dos Passos do Senhor

    Carapinheira_Via SacraNo Arciprestado do Baixo Mondego, as comunidades paroquiais de Carapinheira, Tentúgal e Montemor, mantendo a tradição, celebram o Senhor dos Passos, festividade quaresmal de preparação para a celebração da Páscoa.