Aviso

Filtro
  • O Ano da Vida Consagrada

    ano_vida_consagrada_logoO Papa Francisco proclamou o ano de 2015 como o Ano da Vida Consagrada, com início no primeiro domingo do Advento (30 de Novembro).
  • Conselho de Presbíteros

    Conselho PresbiteralNos dias 18 e 19 deste mês reuniu o conselho de Presbíteros da Diocese na casa de Retiros de Penacova. Três questões principais estavam agendadas para reflexão e ponderação do Conselho
  • Levar a todos o Evangelho da vida…

    Jorge Cotovio
     
    Vida nascenteO calendário litúrgico suscita coisas curiosas: há mais ou menos um mês falávamos da morte; agora, com a proximidade do Natal, falamos da Vida (nascente)…
  • Coimbra recebeu Encontro Nacional dos Institutos Seculares

    CNISP (1)Decorreu com muita alegria e dinamismo o Encontro Nacional dos Institutos Seculares, realizado em Coimbra, no dia 22 deste mês de Novembro, organizado pela CNISP (Conferência Nacional dos Institutos Seculares de Portugal). Estiveram presentes 70 membros de 13 institutos.
  • Coimbra realizou colóquio de Teologias Feministas em Lisboa

    Anne-Marie Pelletier“Francisco, vai e reconstrói a minha Igreja que está em ruínas” foi este o tema do IV Colóquio de Teologias Feministas, organizado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, nas suas instalações de Lisboa, que decorreu nos dias 14 e 15 de Novembro.
  • Alpha: um caminho de encontro com Deus!

    Alpha Poiares e S. J. BaptistaA paróquia de Poiares decidiu responder ao apelo do nosso Papa Francisco, e tornar-se “Igreja em saída”.
  • ANO DA VIDA CONSAGRADA

    HumbertoHomens e mulheres capazes de despertar o mundo
     
    De 30 de Novembro a 2 de Fevereiro de 2016, a Igreja  vive o Ano da Vida Consagrada, convocado pelo Papa Francisco, para quem “os religiosos devem ser homens e mulheres capazes de despertar o mundo”.
  • Francisco canonizou religiosos da Índia e da Itália

    Francisco canonizou religiosos da India e da Italia- Foram exemplo de amor a Deus e ao próximo
     
    O Papa Francisco presidiu no passado Domingo no Vaticano à canonização de seis religiosos, novos santos da Igreja, que apresentou como exemplos de amor a Deus e ao próximo que devem inspirar os católicos a superar os interesses “terrenos”.
  • Igreja tem de ser pobre para manter-se fiel à sua missão, diz o Papa

     O Papa disse no passado dia 24 de Novembro que a Igreja tem de ser pobre para manter-se “fiel” à sua missão de dedicação a Deus e ao próximo.
  • Papa nomeia cardeal africano como prefeito da Congregação para o Culto Divino

    Cardeal-Robert-SarahO Papa nomeou como prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos o cardeal Robert Sarah, até agora presidente do Conselho Pontifício ‘Cor Unum’, sucedendo ao cardeal Antonio Cañizares, actual arcebispo de Valência.
  • Ordenado novo Bispo Coadjutor de Beja

    Foi ordenado no passado Domingo o novo Bispo Coadjutor de Beja. A cerimónia decorreu no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, diocese onde era até agora sacerdote, e foi presidida pelo Patriarca D. Manuel Clemente.
  • Apresentação da conclusão da edição da Obra Completa do Padre António Vieira em 30 volumes

    Obra Compl. Padre Antonio VieiraA edição das obras completas do padre António Vieira vai ser apresentada no dia 3 de Dezembro, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa, concluindo a publicação, em 30 volumes, dos escritos do jesuíta português.
  • Fé e oração no mundo digital

    Click To Pray (2)O Apostolado de Oração promoveu no dia 21 de Novembro umas Jornadas Práticas sobre Comunicação Digital com três “especialistas internacionais” que explicaram “as chaves da Nova Evangelização” à luz das últimas tendências e inovações do mundo digital.
  • MOV´it – Mosteiro de Oração Vocacional Itinerante

    MovitO Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações (SDPV) pretende unir os cristãos de todas as idades na oração pelas vocações em comunhão com o Santuário Vocacional da Diocese, a igreja de São Tiago (Coimbra).
  • Encontro de Advento das Equipas de Nossa Senhora

    Vai ter lugar no dia 6 de Dezembro, a partir das 16,30 horas, no auditório do Instituto Universitário Justiça e Paz (IUJP) o Encontro de Advento do movimento das Equipas de Nossa Senhora.
  • Vigília de Oração pela Vida

    A Diocese de Coimbra assinala no próximo dia 29 de Novembro, na Sé Nova, pelas 21 horas, uma Vigília de Oração pela Vida dos nascituros.
  • Fátima recorda primeira Guerra Mundial

    I Guerra MundialO Santuário de Fátima vai contar com uma exposição que pretende ser um alerta contra a guerra. “Neste vale de Lágrimas” evoca dois períodos importantes da história do país e do mundo: a República e a Primeira Guerra Mundial e ficará patente até final de Outubro de 2015.
  • VOCAÇÕES SACERDOTAIS

    Virgilio_acolhimentoD. Virgílio Antunes pede mudança de atitude
     
    Na homilia da Vigília de Oração pela Vocações Sacerdotais, na Sé Nova, no dia 13 de novembro, D. Virgílio Antunes denunciou uma diocese de Coimbra que “ainda não está a viver um dinamismo profundo, envolvente, no que diz respeito às vocações sacerdotais:
  • XVI FÓRUM ECUMÉNICO JOVEM EM COIMBRA

    FEJ14Está na hora… de ser Cristão
     
    ´Para tudo há um momento e um tempo’ (Ecl 3,1-8) foi o tema que reuniu cerca de 300 jovens no Seminário Dehoniano em Coimbra, a 15 de Novembro.
  • Viagens do Papa Francisco

    Francisco-malaO Papa Francisco anunciou no início desta semana que vai deslocar-se aos Estados Unidos no próximo ano. Será a sua primeira viagem como chefe da Igreja Católica ao país.
  • Francisco rejeita aborto e eutanásia

    Francisco_tristeO Papa disse, no passado sábado, no Vaticano que o aborto, a eutanásia e a “produção” de filhos mostram uma “falsa compaixão” que põe em causa a dignidade da pessoa, pedindo que nenhum ser humana seja uma “cobaia”.
  • Papa manda instalar duches na praça de S. Pedro para os sem-abrigo

    vatic21O Papa Francisco mandou instalar três duches no interior das casas de banho, que existem por baixo das colunas da basílica de S. Pedro, para que os sem-abrigo da região do Vaticano possam lavar-se e trocar de roupa.
  • Francisco quer bispos humildes e colaboradores com o povo

    Papa_bisposO Papa Francisco não quer pastores autoritários, vaidosos nem arrogantes, mas humildes e colaboradores com o seu povo. Na audiência geral do dia 12 de Novembro, em Roma, o Papa dedicou, pela segunda semana consecutiva, a sua catequese a este assunto. 
  • Astrónomo jesuíta vence medalha Carl Sagan

    Guy-Consolmagno-2O jesuíta americano Guy Consolmagno venceu a medalha Carl Sagan, atribuída pela Divisão de Ciências Planetárias da Sociedade Astronómica Americana.
  • Eugénio Fonseca inicia novo mandato com alertas para consequências do desemprego

    Eugenio FonsecaO presidente da Cáritas Portuguesa alertou na passada semana, em Fátima, no Conselho Geral com alerta contra o discurso de recuperação económica que ignora as consequências da crise e do desemprego.
  • Padre Vítor Coutinho é o novo vice-reitor do Santuário de Fátima

    Vitor CoutinhoO bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, nomeou no passado dia 13 de Novembro um novo vice-reitor do Santuário de Fátima. O padre Vítor Coutinho, que desde Setembro era capelão do Santuário, entra imediatamente em funções e auxiliará o actual reitor, padre Carlos Cabecinhas. 
  • ERGUE-TE

    Ergue-te_LançamentoA Estrutura de Emprego Protegido (EEP) da Equipa ERGUE-TE (Fundação Madre Sacramento das Irmãs Adoradoras), em parceria com o CEARTE, criou um novo produto de marca 'ergue-te': uma manufactura de excelência, de grande utilidade, com matéria-prima portuguesa, produzida por mulheres em percurso de inclusão social.
  • RETIRO DE ADVENTO 2014

    Casa Retiros de PenacovaA Diocese de Coimbra vai realizar um retiro de silêncio de 5 a 7 de Dezembro, na Casa de Retiros de Penacova.
  • Bispos reflectem sobre o Sínodo

    D. Manuel Clemente admite que a Igreja está disponível para conciliar a tradição católica com as respostas a dar relativamente a casos como os casamentos que terminam em divórcio. 
  • José Carlos Seabra Pereira é novo director do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura

    Jose Carlos Seabra Pereira (1)José Carlos Seabra Pereira, professor associado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, é o novo director do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC), sucedendo a José Tolentino Mendonça.
  • Retiro de Doentes em Fátima

    Retiro de Doentes (3)Decorreu, em Fátima, de 10 a 13 de Novembro de 2014, mais um Retiro para Doentes da Diocese de Coimbra.
  • Cáritas de Coimbra associa-se à Campanha 10 Milhões de Estrelas

    Cartaz_estrelasA Cáritas Diocesana de Coimbra associa-se à Cáritas Portuguesa que lança mais uma vez a Operação 10 Milhões de Estrelas – Um gesto pela paz, sendo este o 12º aniversário de uma campanha que tem vindo a crescer de ano para ano.

  • Reitor do seminário acalenta o sonho de Coimbra voltar a formar sacerdotes

    Seminario_Subsidios_ Aurelio Campos (5)A Semana dos Seminários na Diocese de Coimbra não podia ter começado da melhor forma. O Salão de S. Tomás encheu, no passado domingo à tarde, de antigos alunos, professores, funcionários e amigos para a apresentação do livro de Monsenhor Aurélio Campos “Seminário de Coimbra – Subsídios para a sua História”,
  • Papa pediu aos escuteiros para “eliminar o desperdício”

    Papa_lenco_EscuteitoO Papa Francisco pediu no dia 8 de Novembro aos escuteiros adultos católicos de Itália que contribuam para “eliminar o desperdício”, oferecendo produtos “ainda utilizáveis” a quem precisa.
  • Papa nomeia Cardeal Burke para a Ordem de Malta

    Cardeal BurkeO Papa nomeou, no passado dia 7 de Novembro, o cardeal americano Raymond Burke para o cargo de patrono da Ordem de Malta.  O cardeal Burke abandona assim o cargo de prefeito da Assinatura Apostólica, o supremo tribunal da Igreja.
  • O Papa que conquista ateus e agnósticos

    Após elogios ao líder do Vaticano, que chamou de “herói” e “um santo”, Elton John junta-se ao extenso leque de admiradores do Papa argentino, muitos deles improváveis.
  • “Click to pray”

    Click to prayO Apostolado da Oração vai lançar uma nova App que ajuda a rezar. Click to pray é uma app móvel disponível em Android e IOS e no site www.clicktopray.org, que fornece, em três momentos do dia, propostas de oração simples e breves, para além de convidar os seus utilizadores a fazerem parte de uma rede social de oração. Propostas que criam uma novidade em cada dia, contando que “cada dia é diferente”! 
  • Primeira Bíblia para crianças

    passa-a-palavra-a-tua-primeira-bibliaMaria Teresa Maia Gonzalez apresentou, há dias, o livro “Passa a palavra – A tua primeira Bíblia”, onde “reconta” alguns episódios da Bíblia com linguagem para crianças a partir dos oito anos, acompanhados por ilustrações de Raquel Pinheiro.
  • Irmãs Carmelitas Descalças gravam CD com músicas de Natal

    As Carmelitas Descalças, do Carmelo de São José, em Fátima, editaram um CD de Natal intitulado “Quem vistes, Pastores? | Os nossos Cânticos ao Menino Jesus”, com 24 cânticos e um livro com as letras das músicas.