Aviso

Filtro
  • Na Assembleia Diocesana de Catequistas

    Assembleia Diocesana de Catequistas 2015 (12)Juan Ambrósio: «A Misericórdia tem
    que ser o talante do cristão»
     
    “A marca do cristão tem que ser a misericórdia”. A afirmação é do Dr. Juan Ambrósio perante 220 catequistas reunidos em assembleia diocesana, no passado sábado, no cine-teatro do Colégio de São Teotónio.
  • Foi bispo de Coimbra

    D. Manuel Luis Coelho da SilvaHomenagem a D. Manuel Luís Coelho da Silva

    A Paróquia de S. Miguel de Bustelo (Penafiel), diocese do Porto, celebra o centenário da ordenação episcopal de D. Manuel Luís Coelho da Silva, que foi Bispo de Coimbra, e que nasceu precisamente em Bustelo, em 1859.
  • Pastoral Universitária inicia ano letivo com receção ao caloiro

    Rececao ao Caloiro (3)O Secretariado Diocesano da Pastoral Universitária (SDPU) iniciou o ano letivo com a receção aos caloiros.
  • Jornadas Nacionais de Comunicação Social debatem “Comunicação e Família”

    Jornadas de Comunicacao Social2015As Jornadas Nacionais de Comunicação Social vão decorrer em Fátima nos dias 24 e 25 de Setembro e têm este ano por tema “Comunicação e Família: Partilha de afetos”, encerrando com uma conferência de D. Manuel Clemente.
  • Visita da Imagem Peregrina à Diocese de Coimbra

    Carlos Cabecinhas2A celebração do Centenário das Aparições de Fátima é um «tempo favorável» que o Senhor nos concede viver, para revitalizar a nossa fé,
  • Fátima: visitada pela misericórdia

    Imagem Peregrina2Da aridez da Cova da Iria irrompe, para um mundo em guerra, uma palavra de esperança no Coração de Deus que se diz Misericórdia.
  • Fátima: Graça e Misericórdia

    Imagem Peregrina1O acontecimento Fátima nasce da compaixão de Deus. É o olhar compassivo de Deus sobre a multidão humana, cansada e oprimida, sem haver quem reze por ela.
  • Reitor do Santuário de Fátima: «Redescobrir pelas mãos de Maria o lugar de Deus na vida dos crentes»

    Carlos Cabecinhas1Aproveitando a entrevista do Correio de Coimbra, o Reitor do Santuário de Fátima, Pe. Carlos Cabecinhas, deixa-nos uma breve mensagem: “Espero que a Visita da Imagem Peregrina à Diocese de Coimbra seja frutuosa, não apenas pela capacidade de envolver e atrair as pessoas, mas também como desafio a ir mais além na descoberta da centralidade de Deus na vida das pessoas.
  • A gota

    gotaA gota é uma doença provocada por um excesso de ácido úrico no sangue e que se manifesta por inflamação das articulações devido ao depósito deste nas articulações, em vários tecidos e cartilagens, provocando crises artríticas extremamente dolorosas.
  • O bem que pode fazer uma pessoa

    Angelique NamaikaA Agência Fides informou há dias que a Irmã Religiosa Angélique Namaika vai receber este ano o prémio Nansen para os refugiados.
  • De novo a catequese

    catequeseComeça hoje a Semana da Educação Cristã e estão a começar também as catequeses paroquiais. Como todos sabemos, a catequese é o anúncio do Evangelho nas suas diversas vertentes.
  • Convívio Fraterno de 24 a 27 de Outubro

    Estão abertas as inscrições para o próximo Convívio Fraterno da Diocese de Coimbra de 24 a 27 de Outubro.
  • Porta da Fé no Instituto Justiça e Paz

    O Instituto Universitário Justiça e Paz criou o projecto “A Porta da Fé” para dar resposta à necessidade de aprofundamento e formação da fé, uma parte fundamental e histórica na missão desta instituição universitária.
  • Abertura do Ano Pastoral

    Tem surgido muita confusão com a informação sobre a abertura do ano pastoral à qual estamos alheios.
  • Irmãs carmelitas apresentam caminho sob olhar de Maria

    CarmelitasVai ser apresentado a 5 de Outubro, a partir das 16 horas, no Carmelo de Santa Teresa, em Coimbra, a biografia da Irmã Lúcia. No decorrer do processo da sua beatificação, as irmãs (autoras) desta obra, após uma exaustiva análise dos escritos pessoais da última vidente de Fátima, revelam pormenores, até agora desconhecidos do público em geral, da sua vida comunitária e espiritual ao longo de 57 anos no Carmelo de Coimbra. Numa troca de correspondência com o jornalista Miguel Cotrim, a comunidade carmelita explica o sentido desta obra…
  • CONCÍLIO VATICANO II 50 ANOS DEPOIS (53)

    BERGOGLIO CONVIDA A RELER OS TEXTOS CONCILIARES E A UMA SINTONIZAÇÃO DO EVANGELHO COM O NOSSO TEMPO
     
    Manuel Augusto Rodrigues
     
    1. A recente entrevista dada pelo Papa Bergoglio ao director da revista “La Civiltà Cattolica”, o padre jesuíta Antonio Spadaro, resultou de três encontros, ao todo seis horas de diálogo.
  • Um povo triste…

    Jorge Cotovio
     
    Não era de estranhar. Sempre fomos um país melancólico. Mesmo quando fomos mais ou menos ricos (?), no el dorado das décadas de 1990 e 2000, andávamos revoltados
  • Ainda alguém morre pela fé?

    Nuno Santos

    Há palavras e expressões que parecem que vão desaparecendo do dicionário do quotidiano, sobretudo na Europa: perseguição religiosa, mártir da fé, descriminação religiosa… Mas na verdade estas expressões continuam a denunciar realidades, mais ou menos visíveis – inclusive neste ‘velho continente’.
  • Papa Francisco destaca importância da comunicação para a Igreja

    Aldo Aveiro

    “A rede e a Igreja” foi o tema da Plenária do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais (PCCS) que terminou no dia 21, com uma catequese do Papa Francisco.
  • A entrevista do Papa por temas

    Papa Francisco_OrandoA grande entrevista do Papa a dezenas de jornais jesuítas aborda uma grande variedade de temas, ao longo de cerca de vinte páginas. Fique aqui com algumas das citações mais importantes, organizadas por temas.
  • D. Manuel Monteiro de Castro resigna ao tribunal da Cúria

    O Cardeal D. Manuel Monteiro de Castro resignou ao cargo por limite de idade. O português presidia a um dos três tribunais da Cúria Romana desde Janeiro de 2012.
  • Papa critica bispos que viajam muito

    O Papa Francisco denunciou o escândalo que são “os bispos de aeroporto”, prelados que a invés de estarem junto dos fiéis, passam o tempo em viagem, de uma aeroporto para outro. “Residir (numa diocese) não é apenas necessário para ter um aboa organização, mas tem uma raiz teológica. Estais, casados com a vossa comunidade, profundamente ligados a ela. Peço-vos que permaneçam entre o vosso povo.
  • Igreja não deve estar demasiado preocupada em atrair os jovens

    A Igreja deve ser autêntica e não estar demasiado preocupada em atrair os jovens. É um dos apelos saídos das jornadas nacionais da pastoral juvenil, que se realizaram no passado fim-de-semana, em Fátima.
  • Presidente de Timor-Leste foi a Fátima rezar pelo seu país

    Matan RuakDe visita a Portugal, o presidente de Timor-Leste foi no passado sábado ao Santuário de Fátima, onde rezou pelo seu país.
  • No encerramento das jornadas do Clero

    D. Virgilio_Jornadas Clero(11)Bispo de Coimbra pede um forte empenho no anúncio do evangelho

    A Diocese de Coimbra vai centrar no próximo triénio (2013-2016), toda a sua acção pastoral, em quatro objectivos fundamentais para revitalizar o anúncio da fé cristã e o envio de crentes:

    - Proporcionar o encontro pessoal com Cristo através do primeiro anúncio;
    - Criar dinamismo de discipulado missionário nos membros da comunidade cristã;
    - Criar nos cristãos o “sentido de pertença” eclesial;
    - Fomentar a co-responsabilidade pastoral nas Unidades Pastorais;
  • Equipas de Nossa Senhora: morreu o Professor Doutor Anselmo Carvalhas

    Anselmo Carvalhas, antigo professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) e antigo director do Serviço de Anestesiologia das Hospitais da Universidade de Coimbra, faleceu no dia 18 de Setembro com 87 anos.
  • Cáritas: material escolar recolhido supera expectativas

    A Cáritas Diocesana de Coimbra congratulou-se com o resultado do material escolar recolhido no âmbito de uma campanha de solidariedade efectuada nas lojas do Continente da Lousã e de Cantanhede que irá beneficiar dezenas de crianças e jovens cujas famílias enfrentam grandes dificuldades financeiras.
  • Ordem Terceira quer recuperar Igreja do Carmo

    A recuperação da Igreja do Carmo, na rua da Sofia, é uma das prioridades da requalificação de património de Coimbra, como está patente nas Jornadas Europeias do Património que decorreram na sede da Ordem Terceira da Penitência de São Francisco.
  • Paroquianos de Nossa Senhora de Lurdes homenageiam Padre Carlos Delgado

    Carlos Delgado_Despedida Sª LurdesAs mudanças são sempre difíceis e não o é menos a saída de um Pároco dum local onde deixou marcas.
  • Tomada de posse do pároco de Nossa Senhora de Lurdes (Montes Claros)

    Dehonianos_Pe. FelizRealizou-se no passado Domingo, às 11 horas, a tomada de posse do novo pároco de Montes Claros, Padre Feliz Vieira Pires, da Congregação Missionária do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos), que esteve anteriormente em Castro Marim, no Algarve.
  • Encontro em Coja do grupo que foi à Itália

    Coja-Encontro ItaliaO Arciprestado do Nordeste (concelhos de Arganil, Góis, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra e Tábua) para celebrar o Ano da Fé organizou uma peregrinação à Itália em Julho último, juntando 34 pessoas vindas de diversos pontos da Diocese de Coimbra - Coja, Arganil, Tábua, Anadia, Penela, Ansião e Alvaiázere e até do Porto.
  • Equipa de Casais em visita à Pampilhosa da Serra

    Não há dúvida de que S. João do Campo descobriu as belezas do alto concelho de Pampilhosa da Serra.
  • Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar

    O convite já tem quase um ano, mas só agora vai ser possível deslocar a S. João do Campo alguns elementos do Secretariado Diocesano que irá reunir com a Equipa local para descortinar metas, apontar caminhos, fazer sugestões, acrescentar experiências e pôr em sintonia com os programas da Diocese para maior eficácia de acção concertada.
  • Cursos Alpha

    O grupo vai aumentando e outros elementos se agregaram há poucos dias.
  • Apresentação das catequistas

    Vai ser num domingo próximo. As dezoito catequistas responsáveis pelos grupos de catequese do 1º ano ao Crisma, vão fazer a sua apresentação à Comunidade e renovar o seu compromisso de colaborar neste serviço eclesial.
  • Ecos de Taizé chegam à S. João do Campo

    Já havia quem tivesse ido. Agora houve novos empenhamentos na ida, promoveram-se as garantias de financiamento, contactaram-se responsáveis com experiências anteriores, estimulou-se o interesse de quem desejava ir, e a experiência começou.
  • Comunidade festejou o primeiro ano do pároco em Pombal

    Pombal_JPauloA comunidade paroquial de Pombal festejou, no Domingo passado, o primeiro aniversário do padre João Paulo Vaz à frente dos destinos desta paróquia.
  • Catequistas enviados a Evangelizar

    Pombal_CatequistasOs cerca de 160 catequistas da Paróquia de Pombal receberam solenemente a missão de acompanhar e ajudar ao crescimento na maturidade cristã as crianças, adolescentes e jovens da Paróquia, com a catequese.
  • A doença do século

    stressO “stress” é cada vez mais a doença do século. As corridas diárias, as dificuldades no emprego, as humilhações, as frustrações,
  • Pede esmola para ajudar os outros

    mendigoDobri Dobrev foi ferido durante a Segunda Guerra Mundial – 1939 a 1945 – e ficou sem poder ouvir.
  • Doentes fazem retiro em Fátima

    rostos2A Diocese de Coimbra levou no início do mês de Agosto cerca de 99 doentes a fazer o retiro de doentes do Movimento da Mensagem de Fátima.
  • A pobreza em Portugal

    pobreza3No final da reunião do Conselho Permanente da CEP que teve lugar em Fátima, na semana passada,  o padre Manuel Morujão declarou que os bispos portugueses estão a preparar uma Mensagem sobre o emprego e a crise que se vive em Portugal.
  • Jesus e o dinheiro

    dinheiroA primeira leitura e o Evangelho da Missa de hoje ajudam-nos a reflectir sobre o bom uso do dinheiro e dos outros bens materiais.
  • À Sombra do Castanheiro (22 de Setembro de 2013)

    - Santas tardes, Tio Ambrósio!
    - Vem com Deus, Carlos! Tu ainda não me disseste nada sobre o modo como está a correr a vindima. Como estamos de amostra?
  • Padre Élcio Roberto despediu-se da Diocese de Coimbra - ACTUALIZADA

    ElcioO Pe. Élcio Roberto, prior responsável da Missão do Instituto Missionário Servos de Jesus Salvador, na diocese de Coimbra, regressou à sua diocese no Brasil, evidenciando alegria e entusiasmo pela “experiência vivida em Portugal”
  • CONCÍLIO VATICANO II 50 ANOS DEPOIS (52)

    UMA CARTA DO PAPA FRANCISCO DIRIGIDA A QUEM NÃO ACREDITA
     
    Manuel Augusto Rodrigues 
     
    1. A carta altamente cordial do Papa Francisco dirigida ao famoso jornalista ateu Eugenio Scalfari, publicada no jornal “La Repubblica” de Roma do passado dia 11, sob o título “O Papa: a minha carta a quem não acredita.
  • A lógica do serviço

    Aldo Aveiro

    Nesta primeira quinzena de Setembro, em dois distintos momentos, o Papa Francisco, caracterizou a “lógica do serviço”, como meio de atingir a glória do Reino.
  • Coisas da vida

    Manuel do Rosário Brandão
     
    Foi no início deste Setembro ainda áspero que, acompanhado de minha esposa, assisti a uma palestra nesta cidade, cujo tema era a família. Esta atividade, era destinada especialmente a professores, mas aberta ao público em geral.
  • Início das aulas na Escola de Teologia e Ministérios da Diocese de Coimbra

    Seminario - relogioO Plano Pastoral da Diocese apresenta-nos, com muita clareza, os quatro objetivos fundamentais que pretende atingir no triénio 2013-2016. Inscritos na missão da própria Igreja, são uma concretização de quanto sentimos ser necessário na Diocese, depois de termos feito uma alargada reflexão durante o ano passado.
  • O que não se assume não existe

    Fernando Perpétua

    A nossa classe política nunca assumiu que foram os causadores da nossa pobreza, da nossa miséria. Nunca pensaram tirarem aos ricos para darem aos pobres.
  • Renault 4L oferecida ao Papa

    O novo “Papa móvel” é uma Renault 4L de 1985 oferecido ao Sumo Pontífice por D. Renzo Zocca, padre de Verona de 70 anos.
  • Mosteiros e Conventos devem servir para acolher os mais necessitados

    Numa visita ao Centro de Assistência a Refugiados, em Roma, o Papa Francisco lançou um apelo a religiosos e religiosas: “Os mosteiros e os conventos não servem para ganhar dinheiro. Devem, isso sim, acolher os mais necessitados, neste caso os refugiados”.
  • Saber a data do Baptismo é um dever

    “Quem sabe em que data foi baptizado?” – perguntou o Papa ao retomar no dia 11 de Setembro as suas catequeses sobre o Ano da Fé.
  • Cardeal O’Malley a postos para a reforma da Cúria

    O cardeal Sean O’Malley, arcebispo de Boston é um dos oito cardeais que o Papa Francisco escolheu para o ajudar na reforma da Cúria e do governo da Igreja Universal. Há dias, em Fátima, onde participou no Encontro da Pastoral Social, o prelado falou da responsabilidade que o Papa lhe confiou.
  • “A pastoral penitenciaria não é ter um capelão na cadeia”

    O coordenador da pastoral penitenciária, o Padre João Gonçalves, considera que a pastoral não pode ser, apenas, ter um capelão na cadeia.
  • Encontro da Pastoral Social, em Fátima, apela a um maior empenho na caridade

    De Fátima chega um apelo: é preciso que os cristãos se envolvam mais na caridade. Na conclusão do encontro da 28ª edição da Pastoral Social, que se realizou de 10 a 12 de Setembro, o padre José Manuel Pereira pede maior envolvimento na prática do bem comum.
  • Cónego Emanuel Silva nomeado vice-reitor do Santuário de Fátima

    O Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, nomeou o cónego Emanuel Silva como vice-reitor do Santuário de Fátima.
  • Autárquicas: Bispos apelam ao voto

    O conselho permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) apela à responsabilidade cívica e ao voto das populações nas eleições autárquicas de 29 de Setembro. 
  • Semana Nacional da Educação Cristã centrada na transmissão da fé

    A Semana Nacional da Educação Cristã – 2013 vai decorrer entre 29 de Setembro e 6 de Outubro, centrada nas temáticas da transmissão da fé e na solidariedade.
  • Na Peregrinação Nacional dos Convívios Fraternos

    Virgilio_Convivios FraternosBispo de Coimbra apela
    ao reencontro com Deus e os homens

    D. Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra, presidiu à peregrinação nacional a Fátima dos jovens do movimento Convívios Fraternos, no passado Domingo, e pediu-lhes que sejam “portadores da alegria de Cristo para outros jovens”.
  • Jovens de Coimbra regressam de missão do Brasil

    JP2 2013Cinco elementos do Grupo Missionário João Paulo II, da Diocese de Coimbra, regressaram de um mês de missão, em Chapadinha, Brasil, comprometidos com toda a Igreja e com o desafio de contagiar outros para a missão.
  • Padre Luís Miranda nomeado vice-reitor do Colégio Português

    Luis Miranda_JPIIO presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. Manuel Clemente, nomeou o padre Luís Manuel Gonçalves Miranda, da Diocese de Coimbra, vice-reitor do Pontifício Colégio Português, em Roma, segundo a informação da CEP em comunicado enviado à redacção do nosso jornal.
  • Exercícios Espirituais

    Os Exercícios Espirituais na Vida Corrente são uma experiência muito forte e gratificante que, habitualmente, provoca um impulso grande na vida espiritual dos participantes.
  • Um Dia de Deserto... últimas inscrições

    O Movimento da Mensagem de Fátima, ciente da missão que lhe foi confiada pelos Bispos portugueses, decidiu propor, aos mensageiros e a todos os interessados, “Dias de Deserto”, que são dias recheados de momentos de reflexão sobre a palavra de Deus à luz da Mensagem de Fátima.
  • Centro de Aconselhamento Familiar

    O Centro de Aconselhamento Familiar é um espaço gratuito de acolhimento que está a funcionar desde 31 de Janeiro de 1999 e que procura ajudar as pessoas que vivem situações familiares problemáticas ou conflituosas.
  • Escola de Teologia e Ministérios

    Neste novo Ano Pastoral, a Diocese de Coimbra dá início à nova Escola de Teologia e Ministérios. Esta nova escola procura ser a resposta da Diocese à necessidade de oferecer à comunidade diocesana uma proposta de formação estruturada e sistematizada.
  • Cursos na Casa de Santa Zita

    Estão abertas as inscrições, durante o mês de Setembro, para os seguintes cursos: Bordados; Corte e Confecção e Guitarra. As inscrições podem ser feitas presencialmente na R. Gil Vicente, 2 ou por telef. 239 708 130, telem. 925 299 076, ou e-mail: coimbra@osz.pt As aulas iniciam-se no dia 7 de Outubro.
  • Liceia venera S. Miguel

    A população da freguesia de Liceia, no arciprestado do Baixo Mondego, vai estar em festa, de 20 a 29 de Setembro, venerando S. Miguel.
  • Coja: Caminhada até Santa Eufémia

    Coja_caminhada (4)As paróquias do Alto Concelho de Arganil continuam com as sãs caminhadas até aos Santuários da região: Senhora das Preces, Mont´Alto e agora Santa Eufémia, na freguesia de Mouronho, concelho de Tábua. Saída às 7 horas do adro da Igreja de Coja e chegada às 10 horas ao Santuário com 15 quilómetros feitos por caminhos antigos e de romeiros.
  • Mosteiro de Semide será recuperado até 2015

    Oito projectos de recuperação de património, três dos quais inseridos no programa Rota das Catedrais, vão ser lançados no próximo ano, na Região Centro, anunciou a Secretaria de Estado da Cultura.
  • Jornal “O Varzeense” distinguido coma medalha de Ouro do município de Góis

    O jornal “O Varzeense”, quinzenário da paróquia de Vila Nova do Ceira e o único periódico existente no concelho de Góis foi galardoado com a maior distinção do município – Grau Ouro.
  • Irmã Lúcia foi uma das figuras mais marcantes da história contemporânea

    Inaug. Estatua_Irma_Lucia (6)D. Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra, presidiu, no passado dia 13 de Setembro, à inauguração de uma estátua dedicada à Irmã Lúcia, que viveu no Carmelo de Santa Teresa ao longo de 57 anos.
  • CONCÍLIO VATICANO II 50 ANOS DEPOIS (51)

    ROBERT SCHUMAN, UM DOS “PAIS DA EUROPA” E PROFETA DA PAZ E DE UMA COMUNIDADE INTERNACIONAL
     
    Manuel Augusto Rodrigues

    1. A celebração, no passado dia 7, da vigília de oração pela paz presidida pelo Papa Francisco ficará para a história como um acontecimento de alto significado para a vida da Igreja e da sociedade em geral.
  • Propriedades…

    Jorge Cotovio
     
    Uma Igreja «pobre» não pode ter propriedades. É claro, para ser realista, pelo menos direi que não pode ter muitas propriedades. Falo, naturalmente, de património.
  • Um grito pela paz na Síria

    irmasEm 2005, seguindo as pisadas de um grupo de monges que, em 1997, tinham sido martirizados na Argélia, um grupo de freiras trapistas viajou até Aleppo, na Síria, para fundar uma comunidade e prestar assistência aos cristãos e muçulmanos que ali se encontravam.
  • À Sombra do Castanheiro (15 de Setembro de 2013)

    - Daqui a pouco temos aí as eleições autárquicas…
  • O mangostão

    mangostaoFruto original da Tailândia, com o tamanho de uma tangerina, o mangostão tem cor púrpura e uma casca espessa, semelhante a uma romã.
  • Homem constrói catedral

    catedralChama-se Justo Gallego Martínez, tem 87 anos, e desde 1961 está a construir uma Catedral em Mejorada del Campo, uma pequena cidade na região metropolitana de Madrid.
  • Campanha de recolha de bens

    A Cáritas Diocesana de Coimbra angariou 1800 produtos, no valor de quase de 1.500 euros, na Campanha de Recolha de Bens, realizada no hipermercado Jumbo, no Dolce Vita Coimbra.
  • Aulas de Informática

    Encontram-se abertas as inscrições para as aulas de iniciação à informática para seniores no Centro de Acolhimento João Paulo II.
  • Jovens em Encontro Europeu

    TaizeUm grupo de jovens que participou numa peregrinação a Taizé (16 a 26 de Agosto), encontra-se agora a preparar a sua participação no Encontro Europeu que este ano se realizará em Estrasburgo, entre 28 de Dezembro e 1 de Janeiro de 2014.
  • O Despertar Religioso

    O Secretariado Diocesano de Evangelização e Catequese informa a realização de uma acção de formação em quatro sessões, para o Despertar religioso das crianças dos 0 aos 6 anos de idade.
  • Escola Paroquial de Pais

    paisO Secretariado Diocesano de Evangelização e Catequese da Diocese de Coimbra pretende neste ano pastoral lançar nas nossas comunidades paroquiais o projecto “Escola Paroquial de Pais”.
  • Os santos falam de oração

    oracao3Quem não pede não recebe. — Sta. Teresa.
  • Início de novo ano escolar

    escolaCerca de um milhão e meio de jovens e crianças vão começar mais um ano escolar. Pelo número de alunos, vê-se que o regresso às aulas tem a ver directamente com grande parte dos portugueses: alunos, famílias, pessoal docente e não docente, etc..
  • As discotecas e o que lá se passa

    Fernando Perpétua

    Na segunda-feira, dia 29/7/2013, pelas 06H30, quando me dirigia para a Praça do Terreiro do Paço começou a ouvir-se, pouco além do Cais de Sodré, aquilo a que normalmente os jovens apelidam de “curtir um som” que de sons agradáveis ao ouvido não tem nada.
  • Amor e Misericórdia

    Aldo Aveiro
     
    O tema fundamental da liturgia deste domingo centra-se no Amor e Misericórdia de Deus para com o Seu povo. Ensina e põe em relevo que Deus ama o homem, infinita e incondicionalmente e que nem o pecado nos afasta do Pai, pois está sempre de braços abertos para conceder a Sua justiça, traduzida na misericórdia, ternura e bondade.
  • Papa convence mulher a não abortar e oferece-se para ser padrinho

    Foi o desespero que levou Anna Romano a escrever ao Papa. A mulher, italiana, encontrava-se grávida do seu amante, um homem casado, e este já lhe tinha deixado claro que não iria ajudar a criar o bebé, tentando convencê-la a abortar.
  • Crianças vão desenhar a família para o Papa

    Um concurso lançado pelo Conselho Pontifício para a Família (CPF) vai possibilitar a crianças de todo o mundo que apresentem a sua família ao Papa.
  • Papa pede “que acabe o barulho das armas” na Síria

    “A violência e a guerra só trazem morte; são linguagem de morte”. As palavras do Papa Francisco ecoaram na Praça de São Pedro repleta de fiéis e de vários líderes religiosos não católicos, incluindo muçulmanos.
  • Cardeal Húngaro pede à União Europeia que conserve a sua alma

    O presidente do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) considera que a União Europeia só terá futuro se conservar a matriz cristã que esteve na sua origem e respeitar a identidade cultural dos estados-membros.
  • Jornadas da Comunicação Social em Fátima

    As Jornadas Nacionais de Comunicação Social, agendadas para os dias 3 e 4 de Outubro, em Fátima, analisam este ano o tema «Comunicar no ambiente digital», contando com a presença do Padre António Spadaro.
  • Jornadas Missionárias lançam apelo à revitalização do anúncio do Evangelho

    As Jornadas Missionárias realizam-se, em Fátima, com o tema «Missão @dgentes — Ide e anunciai!» e lançam um apelo à “revitalização do anúncio do Evangelho”.
  • Carmelo de Coimbra publica biografia completa da Irmã Lúcia

    Biografia Ir. LuciaUm caminho sob o olhar de Maria é o título da obra que apresenta a biografia completa da Irmã Lúcia, uma das videntes de Nossa Senhora na Cova da Iria, Fátima.
  • Taizé propõe caminho para uma nova solidariedade

    Jovens em TaizeA comunidade ecuménica de Taizé (Borgonha, França) propõe, desde 2012, uma reflexão sobre uma nova solidariedade. Este ano a confiança em Deus e nos outros e a esperança num mundo melhor foram os temas que guiaram a semana de cerca de 120 peregrinos, que partiram de Coimbra e Lisboa no dia 16 de Agosto.
  • 50 anos ao serviço do Senhor… no Louriçal

    Ir. Mª ConceicaoA Irmã Maria da Conceição completou, recentemente, 50 anos ao serviço do Senhor no Mosteiro do Santíssimo Sacramento, no Louriçal. A cerimónia de renovação das promessas realizou-se no domingo passado, dia em que a Igreja Católica celebrou o nascimento de Maria.
  • Quiaios homenageou padre Manuel da Silva

    Manuel da Silva_livroO livro de Eurico Silva sobre “Padre Manuel da Silva, o homem e o sacerdote” foi o “mote” para a Filarmónica Quiaense e o Quiaios Clube homenagearem o padre Manuel da Silva, com a entrega de duas placas em prata, comemorativas dos seus sessenta anos de sacerdócio.
  • CUMN promove peregrinação à Senhora do Círculo

    Santuario_CirculoUm grupo de amigos do Círculo de Loyola e do CUMN – Centro Universitário Manuel da Nóbrega, situado na Couraça de Lisboa, em Coimbra, está a preparar a tradicional peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora do Círculo (Condeixa).
  • Aulas de Informática no Centro de Acolhimento João Paulo II

    Encontram-se abertas as inscrições para as aulas de iniciação à informática para seniores no Centro de Acolhimento João Paulo II.
  • Santiago de Litém festeja nascimento de Maria

    Santiago Litem_festa MariaO nascimento de Maria, mãe de Jesus, é a antecipação da aurora do dia da salvação. Conscientes deste facto maravilhoso, os cristãos habituaram-se a celebrar a data, assinalada a 8 de Setembro, com uma grande festa dedicada a Nossa Senhora.
  • Lar de Almalaguês inaugurado em Novembro

    O Lar do Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Almalaguês deverá começar a receber os seus primeiros utentes a partir do mês de Novembro.
  • O ananás

    ananasCientistas australianos anunciaram a descoberta de um poderoso agente anti-canceroso nas moléculas do ananás, o que poderá levar à criação de um novo medicamento contra a doença.
  • Famosa converte-se ao catolicismo

    lauraA conversão de Laura Keynes não dirá grande coisa aos nossos leitores. Todos os dias há gente que se converte.
  • Um Padre bombeiro

    bombeiroOs incêndios deste Verão não têm dado tréguas aos bombeiros. As populações atingidas por esta calamidade estão desoladas pelo prejuízo incalculável que em muitos casos têm mão criminosa.
  • Encontro Nacional dos Convívios Fraternos

    O Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes vai presidir nos dias 14 e 15 de Setembro ao Encontro Nacional dos Convívios Fraternos que tem lugar habitualmente em Fátima.
  • Jornadas Pastorais do Clero

    Seminario - Fachada 2Realizam-se nos dias 17 e 18 de Setembro, no Seminário Maior de Coimbra, as Jornadas de Pastoral do Clero.
  • Novo acólito

    Andre SequeiraNo dia 11 de Agosto, o estagiário André Filipe Sequeira da Silva, natural da Paróquia da Pocariça, foi instituído no ministério de Acólito.
  • Dia Mundial das Missões 2013

    missoes2Como é habitual os Papas fazerem já há muitas dezenas de anos, o actual Chefe da Igreja publicou uma Mensagem para o Dia Mundial das Missões, que será celebrado em 20 de Outubro próximo.
  • Facilitismo ou renúncia?

    arvoresO Evangelho deste Domingo exorta-nos a pôr Deus em primeiro lugar. “Se alguém vem ter comigo, e não Me preferir ao pai, à mãe, à esposa, aos filhos, aos irmãos, às irmãs e até à própria vida, não pode ser meu discípulo”.
  • À Sombra do Castanheiro (8 de Setembro de 2013)

    - O Tio Ambrósio, se quiser, pode esclarecer-me um assunto.
    - Se eu souber, Carlos, é com todo o gosto e satisfação!
  • Papa convoca vigília de jejum e oração pela paz na Síria

    Papa Francisco_OrandoO Papa Francisco apelou a todos os “irmãos cristãos, não católicos, os que pertencem a outras religiões e os homens de boa vontade” para que participem na vigília de jejum e oração pela paz no mundo e sobretudo na Síria, no próximo sábado, dia 7 de Setembro.
  • Jornalista Mário Martins apresenta tese de mestrado sobre o Cónego Urbano Duarte

     
    Mario MartinsO jornalista Mário Martins vai fazer prova pública de mestrado sobre o Cónego Urbano Duarte, antigo director do nosso jornal, no próximo dia 12 de Setembro, pelas 9 horas, no auditório da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
  • CONCÍLIO VATICANO II 50 ANOS DEPOIS (50)

    Agostinho e o tema da fé na “Lumen Fidei” e a renovação da Igreja do Papa Francisco
     
    Manuel Augusto Rodrigues

    1. A memória de Agostinho, padroeiro da diocese de Coimbra, evocada todos os anos a 28 de Agosto, era outrora celebrada com um acto litúrgico comemorativo.
  • Inverno demográfico

    Miguel Cotrim

    Há dias o gabinete do ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, que tem o pelouro das questões relacionadas com a família, afirmou que “as famílias precisam de mais tempo para os filhos, necessitam de sair mais cedo dos empregos para na chegada a casa, terem oportunidades de partilha de refeições, de experiências diárias e usufruírem de relações mais calmas e conscientes”.
  • Vamos rezar pelo nosso Papa

     
    Fernando Perpétua

    Nas despedidas ou quando deixa alguém, SUA SANTIDADE, nunca se esquece de pedir “REZEM OU REZA POR MIM.
  • Humildade e sabedoria

    Aldo Aveiro
     
    Com o ensinamento do passado Domingo, Jesus deu uma lição exemplar, ao advertir os homens para não elegerem um lugar de destaque. “Quando fores convidado para um banquete nupcial, não tomes o primeiro lugar.”
  • Pietro Parolin é o novo secretário de Estado do Vaticano

    Pietro ParolinÉ uma decisão há muito aguardada. Desde a eleição do Papa Francisco se esperava a nomeação do novo secretário de Estado, cargo semelhante a primeiro-ministro do Vaticano.
  • Bispo de Viseu defende educação e formação sobre a floresta

    D. Ilidio 1A educação e a formação “são o caminho para evitar” os incêndios e as suas trágicas consequências. O Bispo de Viseu emitiu recentemente uma nota a mostrar preocupação com os fogos que atravessam o país e também vários concelhos da sua diocese.
  • Benfeita: Acampamento organizado pela Pastoral Juvenil foi “altamente”

    SDPJ_Acampamento feriasEsta foi uma semana cheia de emoções. Tudo começou na segunda-feira, dia 29 de Julho. Este foi o dia da montagem de campo e do primeiro contato entre animadores e participantes.
  • Instituto Salvista reforça missão

    Missionarios Servos de Jesus SalvadorA missão do Instituto Missionário Servos de Jesus Salvador em Portugal está sedeada em Meãs do Campo, no actual arciprestado do Baixo Mondego, diocese de Coimbra.
  • Casa de Repouso de Penacova transforma-se em casa de retiros

    Casa Retiros de PenacovaA Diocese de Coimbra acaba de reabrir a Casa de Repouso de Penacova, agora, com uma nova designação Casa Diocesana de Retiros de Penacova.
  • Acampamento de Férias de Ferreira do Zêzere com meia centena de participantes

    Arciprestado de Chao de Couce_ Acamp.FeriasEm contexto de Ano da Fé, o Campo de Férias da Unidade Pastoral de Ferreira do Zêzere deste ano tomou por tema «Na fé está a salvação». Tendo como texto base o relato da cura do cego Bartimeu (Mc. 10, 46-52), e partindo de histórias e contos infantis, procurámos ao longo do Campo aprofundar a atitude de fé e seus conteúdos.
  • Formação de adultos na paróquia de Pombal

    Arciprestado de Pombal_formacao_adultosA Paróquia de Pombal irá, uma vez mais, apostar na formação dos adultos. A referida catequese deverá começar no próximo mês de Outubro e realiza-se semanalmente às quartas-feiras, entre as 21h00 e as 22h30.
  • Condeixa: CPM procura sensibilizar para uma melhor vivência em família

    O auditório da Casa de Saúde Rainha Santa Isabel, em Condeixa-a-Nova, vai receber no dia 29 de Setembro, pelas 15 horas, o Dr. Juan Ambrósio, para uma abordagem sempre actual nos dias de hoje que é “Viver em Família”.
  • Câmara de Coimbra financia quase totalidade da igreja do Ingote

    A Câmara Municipal de Coimbra vai comparticipar a construção da Igreja de S. Pedro do Planalto do Ingote com 65 mil euros, um valor que representa perto da totalidade do investimento necessário à instalação em módulos.
  • Oliveira do Hospital: Festa em honra de Santa Ana

    Santa AnaNo primeiro Domingo de Agosto realizou-se em Oliveira do Hospital a habitual festa em honra de Santa Ana, Padroeira da Irmandade. Festa, que segundo o compromisso de 1715 sempre se realizou no dia 26 de Julho, data em que o Papa Gregório XV a instituiu em 1662.
  • Tentúgal: Misericórdia abre Clínica Social

    Foi inaugurada ontem, dia 26 de Setembro, uma nova valência da Santa Casa da Misericórdia, Trata-se de uma clínica social, cujo o objectivo, é garantir atendimento psicoterapêutico a pessoas que não Têm capacidade financeira para garantir um tratamento particular.
  • DOMINGO XXVII DO TEMPO COMUM (7 de Outubro de 2012)

    Entrada
    – Vossos corações escultem....................... CEC II 133
    – Alegre-se o coração.................................. .CEC II 134
    – Louvai o Senhor......................................... CEC II 63
  • A celulite

    A celulite é quase sempre um problema feminino. As células que compõem o tecido adiposo aumentam de tamanho e formam pequenas bolas, à maneira de casca de laranja. Com o tempo ocorrem alterações da circulação e aumenta o tecido fibroso.
  • Idosos do Japão

    O número de idosos com mais de uma centena de anos ultrapassou pela primeira vez na história do Japão as 50 mil pessoas, indicam dados oficiais divulgados pelo Ministério da Saúde nipónico.
  • Universidade Católica

    A Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica é a quarta escola com mais taxa de empregabilidade dos alunos de mestrado, de acordo com o jornal Financial Times.
  • Eu sei quem ela é...

    Nem sempre os doentes e idosos são tratados com o devido carinho, às vezes mesmo pelos membros da sua família.
  • À Sombra do Castanheiro (30 de Setembro de 2012)

    – Senta-te aqui, Carlos! As castanhas ainda não são muitas, mas os ouriços já começam a rir-se, o que é sinal de que o fruto já está maduro.
  • No Dia Mundial do Turismo

    Lousa3Igreja apela à protecção do ambiente
     
    A Igreja Católica em Portugal quer que Governo e industriais hoteleiros desenvolvam mais medidas de protecção do ambiente para proteger a natureza e aumentar os rendimentos do turismo.
  • NEM SÓ DE PÃO… (7 de Outubro de 2012)

    Um amor humano que se revela
     
    É este quadro em que se move a liturgia deste domingo. Não podia ser mais actual, num tempo de divórcios e rupturas, mas também cheio de sede de amor e felicidade.
  • Comparar o incomparável

    Aldo Aveiro
     
    Suscita-me alguma frustração e, quiçá, alguma inquietude e indignação, quando medito e pondero sobre o “sistema” organizativo dos seres humanos, ditos racionais, comparativamente a seres inferiores como, por exemplo, as formigas.
  • CONCÍLIO VATICANO II – 50 ANOS DEPOIS (9)

    Manuel Augusto Rodrigues
     
    1. A efeméride do 50.º aniversário do Vaticano II que continua a suscitar as atenções de muitos pode correr o risco de conduzir a análises de índole meramente passadista ou teórica, esquecendo o fundamento de tudo que é a Palavra de Deus ao serviço do Homem.
  • O que está ao nosso alcance?!

    Nuno Santos
     
    Voltei aos autocarros. Entrar na paragem certa. Sair na indicada. Esperar pelos autocarros atrasados. Mapa na mão. Passe no bolso. Rotinas diárias. Muitas pessoas a entrar e a sair. Uma vida cruzada, (des)encontrada e (in)diferente… cheia de rostos, de sorrisos e de olhares.
  • Papa critica orgulho humano, “o ponto-chave” da diferença com Deus

    O Papa criticou no passado domingo o orgulho humano, que, segundo diz, exige constante vigilância e purificação. “Um ponto-chave em que o homem é diferente de Deus é o orgulho: em Deus não há orgulho, porque ele é plenitude total e tende permanentemente a amar e a dar vida.
  • Bento XVI diz que a Igreja Católica deve recuperar “o entusiasmo de comunicar” o Evangelho

    Bento XVI quer que o Ano da Fé, que começa dia 11 de Outubro, seja pautado por uma aposta decidida da Igreja Católica num maior envolvimento das comunidades católicas no anúncio do Evangelho.
  • Ensino privado preparado para cooperar mais com o Estado

    O secretário-geral da Associação Portuguesa das Escolas Católicas (APEC) diz que o ensino privado em Portugal está preparado para cooperar mais com o Estado, numa altura de escassos recursos económicos.
  • Semana Nacional da Educação Cristã privilegia reforço da fé

    A Igreja Católica em Portugal vai assinalar entre 29 de Setembro e 7 de Outubro a Semana Nacional da Educação Cristã e desafiar professores e catequistas a privilegiarem a consolidação da fé no meio das comunidades.
  • Bispo de Bissau pede medicamentos contra SIDA e tuberculose

    O bispo de Bissau, D. José Câmnate, pediu o envio de medicamentos contra a SIDA e tuberculose, tendo também solicitado um técnico para avaliar a situação sanitária no país, revela o blogue da diocese guineense.
  • Aprofundar “pastoral da comunicação”

    As Jornadas Nacionais de Comunicação Social, que a Igreja Católica promove nos dias 27 e 28 de setembro, pretendem contribuir para a afirmação definitiva dos media religiosos enquanto verdadeiros veículos de comunhão e evangelização.
  • D. Joaquim Mendes apresenta “Vaticano II - 50 anos, 50 olhares”

    D. JoaquimO Concílio Vaticano II foi “uma lufada de ar fresco” e de grande abertura da igreja ao mundo lançada pelo Papa João XXIII.
  • Crise aproxima portugueses da Igreja

    A crise parece estar a aproximar as famílias portuguesas da Igreja, diz o padre Manuel Nóbrega, da congregação da Missão Vicentina, que no passado fim-de-semana organizou o Encontro Nacional das instituições ligadas a S. Vicente de Paulo.
  • Dívida dos municípios diminuiu 500 milhões

    A dívida dos municípios à banca diminuiu 500 milhões de euros nos últimos 14 meses, passando de 5.400 para 4.900 milhões de euros, revelou fonte do gabinete do ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares.
  • Preços da gasolina e do gasóleo voltam a descer

    O preço dos combustíveis volta a descer na próxima semana em média três cêntimos por litro, com a gasolina a registar uma queda mais acentuada, reflectindo as cotações nos mercados internacionais.
  • Dadores de sangue pedem revogação da isenção nas taxas moderadoras

    As associações de dadores de sangue que representam um universo de setenta mil voluntários decidiram fazer um pedido ao Governo de revogação do fim da isenção total no pagamento de taxas moderadoras.
  • Cáritas Portuguesa teme agravamento da crise

    O presidente da Cáritas Portuguesa considera que a crise que o país se encontra a viver exige uma “cooperação reforçada” para fazer face à persistência e aumento dos casos de “carência grave”. “Tornou-se evidente, há muito, que é gravíssima a crise em que vivemos e não existem motivos para admitirmos que ela vai abrandar no curto prazo”, refere Eugénio Fonseca, num artigo de opinião publicado esta semana no Semanário Agência Ecclesia.
  • Liga Operária Católica alerta para “desastre social”

    A Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC) alertou na passada segunda-feira em comunicado para o “desastre social” que Portugal pode viver se o Governo mantiver as suas opções para o Orçamento de Estado de 2013. “A LOC/MTC continua a levantar a sua voz contra o efeito devastador que a desvalorização do trabalho e do salário exercem na despromoção da dignificação dos trabalhadores, com graves consequências para as suas famílias”, assinala o documento, enviado à nossa redacção.
  • Igreja apela a apoio para emigrantes

    A Igreja está a incentivar os portugueses residentes no estrangeiro a receberem e apoiarem os novos emigrantes, de forma a suavizar os impactos da emigração, que atinge valores comparáveis aos anos 60. O objectivo é criar uma espécie de “famílias de acolhimento” que está já a ser criado na Suíça, refere o director da Obra Católica Portuguesa das Migrações.
  • Cavaco Silva alerta que é preciso “ouvir o país”

    O Presidente da República, Cavaco Silva, disse, que é preciso “ouvir o país”, a propósito das manifestações, em várias cidades, mas alertou que nenhuma das “medidas muito duras” anunciadas pelo Governo foi ainda aprovada.
  • Hospitais transferidos para as misericórdias

    O “Jornal de Notícias” referiu na sua edição de sábado que cinco hospitais nacionalizados após o 25 de Abril serão devolvidos às misericórdias no próximo ano, sendo os primeiros a transferir os de Vila do Conde e Póvoa do Varzim. “O nosso objectivo é tratar das pessoas”. Só aceitaremos os hospitais se estivermos convencidos, na avaliação caso a caso, que as vamos tratar melhor”, afirmou Manuel Lemos, presidente da União das Misericórdias.
  • Bispo de Coimbra apresenta propostas para a celebração do Ano da Fé

    Virgilio 07Na sua Carta Pastoral sobre o Ano da Fé, D. Virgílio Antunes, define a estratégia para combater o que diz ser o escasso conhecimento do cristianismo por parte da generalidade dos fiéis.
  • Diocese de Coimbra prepara reestruturação das Regiões Pastorais

    Idalino SimoesO modelo do passado, para cada paróquia, um pároco, não é possível nos dias de hoje. É preciso prever a agregação das paróquias que tenham a marca da estabilidade e deem garantias de futuro a um trabalho que já está em curso.
  • Ano da Fé em Coimbra recheado de actividades

    Jorge SantosO Padre Jorge Santos, vigário episcopal para a pastoral, apresentou no último dia das Jornadas Pastorais do Clero, o programa diocesano para o Ano da Fé.
  • Almagreira prepara-se para receber prova de BTT

    A Associação Juvenil de Almagreira – Horizonte, leva a cabo, no próximo dia 4 de Novembro, o quinto raid BTT “Terras de Almagra”.
  • Soure acolhe Festival Diocesano da Canção Religiosa

    O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ) vai levar a efeito no próximo dia 27 de Outubro, o XVII Festival Diocesano da Canção Religiosa a ter lugar no pavilhão gimnodesportivo de Soure.
  • Lousã: Junta de Freguesia apoia famílias carenciadas

    A reparação de telhados, interiores e canalizações, entre outras intervenções têm sido levadas a cabo pela Junta de Freguesia da Lousã “em residências de famílias carenciadas” do concelho, no âmbito do projecto “Abrigar o Futuro”.
  • Cantanhede: cantinas sociais abrem em Outubro

    Um dos projectos para garantir o apoio a famílias carenciadas diz respeito às Cantinas Sociais que, no âmbito do Programa de Emergência Social, visam assegurar alimentação condigna a sectores da população que evidenciam necessidades, situação que tem vindo a acentuar-se por efeito da grave crise económica que o país atravessa.
  • Na tomada de posse da nova direcção do Instituto Justiça e Paz

    Virgilio_Paulo SimoesBispo de Coimbra desafia agentes da Pastoral Universitária a saírem para a rua
     
    O início das actividades da Pastoral Universitária foi assinalado no passado dia 19 de Setembro com uma missa presidida por D. Virgílio Antunes, onde deu posse à nova direcção do Instituto Justiça e Paz, constituída pelo Padre Paulo Simões, Diácono Luís Henrique Loulé, Dr. João Bento, Eng. João Rebelo e a Drª Maria da Graça Campos.
  • Na abertura Solene das aulas na Universidade de Coimbra

    Joao Garbriel. Reitor da ucReitor apresenta propostas para resolução da crise
     
    Foi com palavras de optimismo mas também de alguma preocupação em relação à situação que o país atravessa que o reitor da Universidade de Coimbra se dirigiu, no passado dia 19 de Setembro, à comunidade académica na sessão de abertura solene das aulas do ano letivo 2012/2013 que contou com a presença de D. Virgílio Antunes.
  • Coimbra evoca Jornadas Europeias do Património

    Coimbra_alta7A Câmara de Coimbra evoca de 28 a 30 de Setembro as Jornadas Europeias do Património 2012 com três visitas guiadas.
  • Crise faz aumentar o consumo do álcool e da droga

    Os casos de alcoolismo estão a ser potenciados pela crise. O desemprego e a mudança da condição social estão a levar mais portugueses à droga e ao álcool.
  • Campanha da Cáritas angariou três mil bens alimentares

    Caritas.campanhaOs utentes do Centro de Apoio Social (CAS) da Cáritas Diocesana de Coimbra vão poder beneficiar dos cerca de três mil géneros alimentares e produtos de higiene que foram, no passado sábado recolhidos junto ao hipermercado Jumbo (Centro Comercial Dolce Vita).
  • Confraria da Rainha Santa retira imagem do altar por precaução

    Rainha Santa Isabel1A Confraria da Rainha Santa de Coimbra retirou a imagem da santa da capela-mor da igreja do mosteiro de Santa Clara-a-Nova para evitar que seja atacada por insectos.
  • Curso de Iniciação às Técnicas de Restauro do Livro

    A Confraria da Rainha Santa Isabel e o Centro de Formação Profissional (CEARTE) vão promover durante o mês de Outubro um curso gratuito de Iniciação às Técnicas de Restauro do Livro, a ter lugar nas instalações da Confraria. O curso decorre de 1 a 31 de Outubro, segundas e quartas-feiras das 16 às 20 horas e a formadora é a Doutora Maria do Céu Ferreira.
  • Sem-abrigo inundaram a Baixa com origamis

    O Dia Internacional da Paz foi assinalado no passado dia 21 de Setembro, em Coimbra, com a colocação de quatro mil pássaros em origami que decoraram a ponte Pedro e Inês, no Parque Verde, bem como outras instalações artísticas na Baixa da cidade. Esta acção que foi da iniciativa da divisão de desenvolvimento social e família da Câmara de Coimbra pretendeu envolver pessoas em situação de exclusão social.
  • Oito mil contribuintes notificados para pagamento do selo

    Foram notificados cerca de oito mil contribuintes de Coimbra para o pagamento do Imposto Único de Circulação Automóvel (IUC). O imposto devido reporta a 2008, ano de entrada em vigor do IUC e, consequentemente, de mudança no processo de compra do “selo”, em que muitos contribuintes não terão pago.
  • Coimbra vai ter mais 70 passadeiras para cegos

    A Câmara Municipal de Coimbra lançou o concurso para a construção de 70 passadeiras com piso pododátil destinado a facilitar a vida aos invisuais. O preço de base do concurso é de 148 mil euros e o prazo e a empreitada é de 150 dias.
  • Universidade recebe 1500 estudantes estrangeiros

    Realizou-se ontem no auditório da Universidade de Coimbra, uma sessão de boas vindas aos mais de 1500 estudantes estrangeiros, oriundos de mais de 80 países, acabados de chegar a esta instituição ao abrigo de diversos programas de mobilidade estudantil, principalmente Erasmus.
  • Marcelo Rebelo de Sousa profere palestra na Faculdade de Letras

    O conhecido comentador político Marcelo Rebelo de Sousa vai proferir uma palestra intitulada “A Comunicação Social em Mudança: Portugal 2012”, na sessão de abertura da licenciatura de Jornalismo e do mestrado em Comunicação e Jornalismo da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), dia 1 de Outubro, às 15 horas, no Anfiteatro II.
  • Morreu Luiz Goes

    Luiz Fernando de Sousa Pires de Goes, 79 anos, médico estomatologista de profissão: cantor; poeta e compositor por paixão faleceu no passado dia 18 de Setembro, numa unidades de cuidados paliativos, na freguesia de Encarnação, no concelho de Mafra, onde se encontrava desde Maio deste ano (desde que o seu estado de saúde se agravou). Longe da sua Coimbra, onde nasceu a 5 de Janeiro de 1933, na Rua dos Combatentes. Foi “uma das principais referências” da Canção de Coimbra. O seu funeral realizou-se no dia 19 de Setembro, com missa de corpo presente na igreja de Santa Cruz, de onde seguiu em cortejo fúnebre para o jazigo no cemitério da Conchada.
  • Antiga directora do Serviço de Endocrinologia dos HUC foi homenageada

    A antiga directora do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo dos Hospitais da Universidade de Coimbra, Manuela Carvalheiro, foi homenageada no passado dia 21 de Setembro por aquele serviço, num jantar que teve lugar no Museu Nacional Machado de Castro. A Professora Manuela Carvalheiro, que se aposentou no dia 31 de Julho, dirigiu o Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo dos HUC desde 2001. 
  • Personalidades de Coimbra tornam-se Confrades da Cerveja

    A cerveja, uma das mais antigas bebidas da história, reuniu no passado dia 21 de Setembro, muitos apreciadores e motivou a entronização de vários confrades com ligações a Coimbra, cidade dom “conhecida tradição cervejeira”. O cantor André Sardet; o professor e cientistas Carlos Fiolhais; o advogado José Miguel Júdice; o constitucionalista Gomes Canotilho; o presidente da Direcção-Geral da Associação Académica, Ricardo Morgado; o presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado; o presidente da Câmara de Cantanhede, João Moura e o empresário e proprietário da Cerveja Praxis, Arnaldo Baptista são os novos membros da Confraria da Cerveja, depois de ter recebido as insígnias e sido benzidos pelo Padre Pedro, também ele confrade, numa cerimónia que teve lugar nos Salão Nobre da Câmara Municipal de Coimbra. 
  • Não serão os mesmos?

    Manuel do Rosário Brandão
     
    Vimos assistindo com frequência a que, algumas pessoas, verbalmente ou por escrito, vêm publicamente classificando de «roubos» os cortes em subsídios ou outros proventos, no contexto da situação económica actual, a que dedicaremos estas despretensiosas linhas.
  • Portugal, país de idosos?

    Mário Nunes
     
    As estatísticas nacionais respeitantes aos escalões etários da população portuguesa e referentes aos primeiros seis meses deste ano, mostram que nasceram menos 4009 crianças, relacionando esse período com o de 2011.
  • Perdoar é um dom cristão

    Aldo Aveiro
     
    Para assumir a plenitude de uma vivência cristã é preciso seguir a doutrina de Cristo, procurar imitar os seus exemplos, viver em harmonia consigo e com os outros, tornando-se, pois, necessário “cultivar” a virtude de perdoar.
  • Correr riscos

    Jorge Cotovio
     
    Por estas alturas são habituais as mudanças de párocos. Alguns estão tão pouco tempo nas paróquias que mal as chegam a conhecer.
  • CONCÍLIO VATICANO II – 50 ANOS DEPOIS (8)

    Manuel Augusto Rodrigues
     
    1. A mensagem “Gaudet Mater Ecclesia” do Papa Beato João XXII na abertura do Concílio em todos causou viva esperança, optimismo e, porque não dizê-lo, incontida surpresa.
  • NEM SÓ DE PÃO…(30 de Setembro de 2012)

    “Quem não é contra nós…”
     
    A acção de Deus respeita, descobre e valoriza tudo quanto de bom há no mundo, porque tudo tem origem no mesmo Espírito.
  • À Sombra do Castanheiro (23 de Setembro de 2012)

     Há dias fiquei assustado, Tio Ambrósio! Mal entrei na loja do Sanguessuga, oiço-o a gritar lá do fundo, com aquele vozeirão que a gente lhe conhece: “Ó Carlos! Ainda bem que aí vens e me vais servir de testemunha! Fui roubado!”.
  • A framboesa

    Há tempos, uma equipa de cientistas americanos da Universidade de Clemson anunciou ao mundo ter descoberto que a aplicação directa de extratos de framboesa em células cancerígenas do estômago, cólon ou mama resultava na sua destruição.
  • Desumanidades dos países evoluídos e progressistas

    A notícia surpreendeu-me e abanou-me por dentro. Titula-se assim “Idosos fogem da Holanda com medo da eutanásia”.
  • Uma âncora para se agarrar

    Perda de alguem“Uma criança de 6 anos, vítima de atropelamento, faleceu ontem...” “O carro onde seguiam cinco jovens, pelas 3 horas da madrugada, foi embater contra uma árvore, tendo dois deles ficado imediatamente cadáveres....”
  • Ir ou não ir à igreja

    missa tvMuitas pessoas perguntam-se: porquê ir à igreja se podemos assistir à Missa pela televisão ou pela internet. A Igreja desde sempre valorizou a presença dos cristãos nos actos de culto, seguindo o dito de Jesus: “Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, Eu estarei no meio deles.”
  • Bento XVI deixa apelos à paz no Líbano

    Bento XVI_LibanoBento XVI numa visita de três dias ao Líbano, de 14 a 16 de Setembro, deixou várias mensagens para a construção da paz no Médio Oriente.
  • Cónego Emanuel Silva é o novo director do Serviço de Pastoral Litúrgica do Santuário de Fátima

    O reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, anunciou, num comunicado enviado à Agência Ecclesia que o sacerdote da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, Cónego Emanuel Silva que foi nomeado, recentemente, um dos capelães deste santuário mariano passa “a assumir também as funções de director do Serviço de Pastoral Litúrgica”.
  • Paróquia de Santiago da Guarda promove voluntariado

    O grupo de Voluntariado “Dá-te +” da paróquia de Santiago da Guarda promoveu no passado dia 16 de Setembro uma caminhada que culminou com a celebração eucarística na igreja paroquial daquela localidade, dando início às suas actividades que se irão desenrolar ao longo de todo o ano pastoral.
  • Paróquia de Santiago da Guarda vai ter o Alpha Jovem

    A paróquia de Santiago da Guarda vai proporcionar este ano pastoral um curso Alpha dirigido aos jovens que concluíram o décimo volume da catequese a adquirirem uma melhor preparação para receberem o sacramento do Crisma.
  • Movimento da Mensagem de Fátima: Peregrinação a Tuy, Pontevedra e Santiago de Compostela

    Como já anunciámos, está marcado para os dias 5, 6 e 7 de Outubro de 2012 mais uma peregrinação a Espanha.
  • Cerca de meia centena de cristãos iniciam curso de formação para agentes de pastoral social

    Iniciou no passado sábado um curso de formação para agentes de pastoral social. Este curso promovido pela Cáritas Diocesana tem como objectivos dinamizar a pastoral social na diocese de Coimbra; formar e qualificar os agentes de pastoral social e aprofundar a ministerialidade dos agentes da Pastoral Social.
  • Cáritas angariou 43 padrinhos solidários

    A Cáritas Diocesana de Coimbra revelou ter conseguido “recrutar” 43 padrinhos solidários para crianças e jovens dos bairros camarários da Rosa e Ingote, no âmbito do projecto Sementes do Saber.
  • Abertura do Ano da Pastoral Universitária

    Realiza-se hoje, dia 19 de Setembro, pelas 19,30 horas, a celebração do início de ano das actividades do Instituto Universitário Justiça e Paz.
  • Missionários da Consolata ao serviço da Diocese de Coimbra

    A congregação dos Missionários da Consolata criou recentemente uma comunidade na Diocese de Coimbra, com três padres. 
  • Mortágua: autarquia reduz impostos para ajudar famílias

    A Câmara Municipal de Mortágua vai reduzir impostos e taxas municipais a aplicar no próximo ano, de forma a ajudar as famílias a enfrentarem as medidas de austeridade anunciadas pelo Governo.
  • Figueira: apreensão de pescado

    A Polícia Marítima da Figueira da Foz interceptou no passado dia 14 de Setembro um arrastão de pesca que utilizava um dispositivo ilegal para reduzir a malhagem, vulgarmente designado por “camisa”.
  • Taveiro: Rota das Tabernas visitou “A Tasquinha do Abílio”

    A Rota das Tabernas de Coimbra deslocou-se desta vez à freguesia de Taveiro, mais concretamente à “Tasquinha do Abílio”.
  • Arganil: morreu bombeira no combate às chamas

    Patrícia Abreu, 24 anos, voluntária nos Bombeiros Voluntários de Coja há cerca de cinco anos, faleceu no combate às chamas em mais um incêndio que se registou no passado sábado em Arganil.
  • Coimbra: fogo assustou moradores do Bairro de S. Miguel

    Os residentes no Bairro de S. Miguel, na freguesia de Eiras, passaram no passado sábado, por momentos de preocupação, com as chamas a irromperem, em mato, nas imediações das casas da urbanização Ar e Sol (nas traseiras dos prédios situados à esquerda de quem sibe a rua da Liberdade, de S. Miguel para o Ingote).
  • Cernache: cinco bombeiros feridos em acidente

    Registou-se no passado sábado um incêndio em Cernache que chegou a ter quatro frentes activas. O fogo foi combatido por cerca de 250 bombeiros, tendo sido mobilizados quatro helicópteros e dois aviões bombardeiros numa altura de intenso calor. As localidades que foram atingidas foram: Vila Pouca, Avenal e Malga.
  • Universidade reabilita residências com o envolvimento de estudantes

    Residencia UniversitariaOs Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC) divulgaram que começou no passado mês de Agosto, a reabilitação parcial de residências universitárias com o envolvimento de alguns “estudantes carenciados”.
  • Universidade de Coimbra é a melhor de Portugal

    Universidade-TorreO ranking da Quacquarelli Symonds Limited – University World Rankings (QS), divulgado na passada semana, considerou mais uma vez a Universidade de Coimbra (UC) como a melhor universidade nacional, colocando-a na 385ª posição a nível mundial. “Face a 2011, verifica-se uma subida de nove posições” nesta tabela, esclarece a UC em comunicado.
  • Caminhada solidária em Coimbra alerta para problemática do pé diabético

    Mais de uma centena de pessoas são esperadas numa “caminhada solidária”, que se realiza no próximo sábado, em Coimbra, visando sensibilizar para a problemática do pé diabético e para os benefícios do exercício físico e dos estilos de vida saudáveis.
  • Fernão de Magalhães terá vias BUS até à Casa do Sal

    Av. Fernao MagalhaesA Avenida Fernão de Magalhães, entre a Auto-Industrial e a Casa do Sal, vai passar a ter corredores BUS, para aumentar a velocidade de circulação dos transportes públicos e diminuir os custos de exploração dos SMTUC, que identificaram este como um “ponto negro” da circulação dos transportes públicos em rede.
  • Encontros mágicos em Coimbra


    A cidade de Coimbra acolhe a 16ª edição do Festival Internacional de Magia, que se realiza de 18 a 23 de Setembro, com a participação de 11 mágicos de seis nacionalidades.
  • Coimbra avança com colheita de fígado em dadores vivos para transplante

    HUC 7O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) vai retomar no próximo ano a colheita de fígado em dadores vivos para transplante, assumindo uma especialidade que atualmente não é praticada em Portugal, revelou o presidente daquela unidade.
  • Norberto Pires abandona lugares de Conselheiro de Estado

    O antigo presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, Norberto Pires, abandonou os lugares de conselheiro do Governo que ocupava no Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia e do Conselho Nacional de Empreendedorismo e Inovação. A decisão foi anunciada via Facebook, tendo o professor da Universidade de Coimbra justificado a sua posição “por imperativo de consciência e de dever”.
  • Casa Cor-de-Rosa com actividades dirigidas à população mais idosa

    A Casa Cor-de-Rosa, do Centro Sócio-Cultural de Nossa Senhora de Lurdes, em Coimbra, tem inscrições abertas para o Clube Sénior, desde do dia 17 de Setembro, com diversas actividades lúdicas e culturais. Durante o ano, o Clube Sénior proporcionará ginástica, hidroginástica, intervenção físico-funcional no domicílio, danças de salão, informática, atelier de desenho e pintura, linhas e bordados, passeios mensais, step, introdução às técnicas de edição de imagem digital e introdução às técnicas de pintura. As inscrições poderão ser efectuadas na secretaria do Centro, na rua de António José de Almeida, n.º 159, em Coimbra, das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 17h00.
  • Cáritas dá formação a chefias de instituições de solidariedade

    Formar os recursos humanos das instituições de solidariedade, sobretudo aqueles que lideram os vários grupos ligados à Cáritas é o grande objectivo da iniciativa que vem confirmar “a necessidade das instituições do terceiro sector serem geridas como empresas para garantir a sua sustentabilidade e o maior financiamento”, realça Benedita Palmeira, coordenadora da equipa de formação do ciclo Lideres Sociais que teve início em Abril deste ano e termina em Janeiro do próximo ano. A Cáritas acolheu no passado dia 12 de Setembro, nas suas instalações (Areeiro), a sessão “+ Liderança estratégica – coaching e inteligência emocional”. O ciclo prossegue em Novembro com a sessão sobre “+ Financiamento: projectos e estratégias inovadoras”. 
  • Misericórdia de Coimbra comemorou 512 anos

    A Santa Casa da Misericórdia assinalou no passado dia 12 de Setembro o seu 512.º aniversário com uma missa de acção de graças, presidida por monsenhor João Evangelista Ribeiro Jorge. Fundada em 1500, sob égide da Rainha Santa D. Leonor, a Santa Casa da Misericórdia de Coimbra é uma instituição que diariamente procura soluções para os mais necessitados. O pároco da Sé Velha recordou o papel desta instituição, deixando uma palavra de gratidão a todos os irmãos e colaboradores que ajudaram a manter esta instituição de pé até aos dias de hoje.
  • Adjunto do presidente da Câmara demite-se após “ofensa” no Facebook

    O adjunto do presidente da Câmara de Coimbra, João Francisco Campos, apresentou a demissão do cargo que ocupava há cerca de ano e meio na sequência de um comentário que colocou há poucos dias na sua página do Facebook. No dito comentário, depois de recordar momentos em que alertas feitos pelo PSD foram desvalorizados e até criticados pelos eleitores (dá o exemplo de Manuela Ferreira Leite), João Francisco Campos termina a frase: «Agora esse mesmo Povo, ou parte dele, queixa-se que afinal o Rei vai nu. Vão p´ró carvalho.»
  • Jovens enfermeiros emigram para “fugir” ao desemprego

    A maioria dos enfermeiros recém licenciados está a solicitar à secção regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros (OE) os formulários necessários para poder emigrar. Em Julho e Agosto entraram cerca de 460 novos profissionais na SRC-OE e destes, “largas dezenas” já solicitaram permissão para poderem exercer a profissão no estrangeiro. A garantia é da presidente da SRC, que falou aos jornalistas antes da cerimónia de vinculação à profissão de cerca de 130 novos enfermeiros da Região Centro. Isabel Oliveira lamenta que as dificuldades do mercado e o tempo de espera por emprego obriguem os novos enfermeiros a emigrarem, sobretudo quando há défice destes profissionais em Portugal.
  • Pedro Dias substituído na Biblioteca Nacional

    Pedro DiasO director geral da Biblioteca Nacional, Pedro Dias, foi substituído “a seu pedido” pela subdirectora da instituição, Maria Inês Cordeiro, anunciou a Secretaria de Estado da Cultura. António Pedro Dias, 61 anos, professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tinha sido nomeado director geral da Biblioteca Nacional em Junho de 2011. Foi director do Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo entre 2004 e 2005 e dirigiu o Instituto de História da Arte da Universidade de Coimbra e o Museu Nacional Machado de Castro.
  • Gomes Canotilho aconselha Governo a repensar decisão sobre a TSU

    Gomes Canotilho 3A redução da taxa social única (TSU) para os empregadores “divide os portugueses” e deve ser corrigida pelo Governo, defendeu há dias o constitucionalista Gomes Canotilho. Se esta decisão do Governo, anunciada há uma semana pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, “está a ser rejeitada pelos portugueses, há que a repensar”, declarou José Joaquim Gomes Canotilho aos jornalistas. “Há uma rejeição da sociedade civil”, tanto das organizações sindicais, como patronais, disse, para considerar que a redução da TSU para os empregadores, compensada pelo agravamento das contribuições dos trabalhadores para a Segurança Social, “não tem efeitos razoáveis” para as empresas. Na sua opinião, esta questão dever ser resolvida pelo próprio Governo, “que a deve repensar”, não sendo necessário a sua apreciação pelo Tribunal Constitucional, por ser uma “questão de sensatez”.
  • À sombra do castanheiro (16 de Setembro de 2012)

    - Afinal, Carlos, da última vez que aqui vieste, não chegaste a dizer-me qual era a boa notícia que tinhas para me dar. Com aquela história do roubo da batatas do Francisco Rebocho, quando me vou a lembrar do assunto já tu ias a milhas…
  • Simpatia leva à Fé

    Sacerdote MilitarA notícia é da Aci Digital. O Padre Francisco Muñoz, capelão da Brigada Paraquedista espanhola destacada no Afeganistão, vai celebrar 35 baptismos com as respectivas primeiras comunhões e crismas nos próximos meses entre os militares espanhóis.
  • A água, um bem escasso

    agua 09Com o tema “Segurança Hídrica e Alimentar”, decorreu de 27 a 31 de Agosto, na Suécia, a Semana Mundial da Água 2012 com o objectivo de consciencializar as pessoas e as nações para a importância deste recurso em muitos lados já escasso.
  • Violência doméstica

    violencia domesticaEstou a escrever este artigo motivado proximamente pela onda de mortes de mulheres provocadas pelos respectivos maridos, alguns deles já separados há bastante tempo. Este ano já são 30 - 22 mulheres e 8 homens - , quatro delas há dias.
  • Paróquia de S. José: concerto musical

    No dia 15 de Setembro, pelas 21,30 horas, a igreja de S. José, em Coimbra recebe um concerto musical onde actuarão o Coro dos Antigos Orfeonistas de Coimbra e o Coro de D. Pedro de Cristo.
  • Movimento Católico de Estudantes reuniu-se na Figueira da Foz

    O Movimento Católico de Estudantes (MCE) reuniu-se nos dias 1 e 2 de Setembro em Conselho Nacional na Figueira da Foz onde definiram os objectivos para o próximo ano e onde elegeram o novo executivo nacional.
  • Padre António Loureiro na Rádio Boa Nova

    No próximo Domingo, o Padre António Loureiro que toma posse às 15 horas da paróquia de Oliveira do Hospital, vai ser o convidado especial de Armando Melo nas “Conversas em Rede”, na Rádio Boa Nova (100.2 FM). O programa vai passar no Domingo, dia 16 às 10 horas e repete no dia seguinte às 19 horas. 
  • Actividades das Oficinas de Oração e Vida

    O Papa Bento XVI, na sua Carta Apostólica, intitulada Porta Fidei – A porta da Fé, proclama a celebração do “Ano da Fé, com início no dia 11 de Outubro de 2012 e a terminar no dia 24 de Novembro de 2013.
  • Tomadas de posse dos novos párocos

    O padre Pedro Carlos Lopes Miranda iniciou, no passado Domingo, o seu ministério pastoral ao serviço das paróquias de Sazes e Figueira de Lorvão. D. Virgílio Antunes presidiu às tomadas de posse.
  • DOMINGO XXV DO TEMPO COMUM (23 de Setembro de 2012)

    Entrada
       – Quero a salvação do meu povo................... CEC II 117
       – Eu darei ao meu povo a salvação............... CEC II 119
       – Como é admirável, Senhor.......................... CEC II 114
  • O arroz

    Há milhares de anos o arroz é o alimento básico de mais da metade da população do mundo.
  • Certidões de óbito na Net

    Os médicos deverão começar a substituir o registo em papel das certidões de óbito por inscrições numa plataforma da Internet, a partir deste mês, o que permitirá um rápido e permanente acompanhamento dos óbitos e suas causas.
  • Missionários leigos

    O voluntariado internacional de inspiração cristã registou em 2012 um aumento de 40% face ao ano anterior, revelou a Fundação Fé e Cooperação (FEC), ligada à Igreja Católica.
  • NEM SÓ DE PÃO… (23 de Setembro de 2012)

    “Quem for o primeiro seja o Servo de todos”

    As grandes realidades do mundo, do homem e da história não se compreendem em toda a sua dimensão só pelos critérios humanos. Menos ainda quando os critérios dos homens entram em conflito com os critérios de Deus.
    A celebração da Eucaristia leva cada homem a encontrar o seu lugar na família dos filhos de Deus e na sociedade.
    A Palavra de Deus apresenta-nos hoje a humanidade como caminho da verdade; o serviço como concretização única da mesma.
  • O CONCÍLIO VATICANO II - 50 ANOS DEPOIS (7)

    Manuel Augusto Rodrigues

    1. O período preparatório do Vaticano II entre 1959 e 1962 foi fértil em eventos que aqui não podemos desenvolver em pormenor. Lembramos as edições de livros e artigos, os encontros, debates, etc.
  • Cursos de Formação Familiar na Casa de Santa Zita

    A Obra de Santa Zita, em Coimbra, tem abertas as inscrições durante o mês de Setembro para os seguintes cursos: Bordados; Cortes e Confecção; Artes Decorativas; Informática e Guitarra.
    As inscrições podem ser feitas pessoalmente na Rua Gil Vicente, 2 ou através dos telefones: 239 708130; 92 5299076 ou por e-mail: oszcoimbra@sapo.pt
  • Ano da Fé

    Ano FeBento XVI desafia os cristãos a fazerem do Ano da Fé, com início marcado para 11 de Outubro, uma ocasião de comunhão e de crescimento numa entrega inabalável a Deus, à imagem de Maria.
  • Os libaneses não podem resignar-se à violência

    Libaneses2O apelo foi lançado no passado Domingo pelo Papa, no final da oração do Ângelus, em Castel Gandolfo.
    Bento XVI disse não esquecer o sofrimento das populações, a poucos dias de iniciar uma visita pastoral ao Líbano.
  • Cazaquistão tem a primeira catedral em honra de Virgem de Fátima

    catedral_cazaquistaoA primeira catedral do mundo em honra de Nossa Senhora de Fátima foi construída no Cazaquistão e foi consagrada no passado Domingo numa celebração presidida pelo cardeal Ângelo Sodano, enviado do Papa Bento XVI.
  • Casamento católico tem diminuído

    Segundo o coordenador do encontro promovido pela Associação Portuguesa de Canonistas, o matrimónio canónico “tem diminuído, em virtude da legislação civil permitir com muita facilidade e de conceder direitos às pessoas que vivem em união de facto”.
  • Bispos criticam novos cortes

    As novas medidas de austeridade anunciadas por Pedro passos Coelho continuam a gerar um coro de críticas de todos os quadrantes da sociedade. Os bispos portugueses não têm estado indiferentes ao problema.
  • Igrejas e a “agenda” das “ideologias”

    Bispos em TimorOs participantes no 10.º encontro das Conferências Episcopais de países de língua oficial portuguesa, que decorreu em Díli de 6 a 10 de Setembro, denunciam a crescente influência de concepções que se opõem à doutrina da Igreja Católica.
  • Patriarca pede a padres para não se afastarem dos ensinamentos da Igreja

    Cardeal PatriarcaO Cardeal Patriarca de Lisboa disse no passado dia 7 de Setembro, em Fátima que os padres devem professar a fé da Igreja com “fidelidade”, evitando leituras pessoais que contestem ou contrariem a doutrina católica.
  • No encerramento do Simpósio do Clero

    Simposio_CleroD. Virgílio apela a uma pastoral da fé

    O Bispo de Coimbra espera que o Ano da Fé, proclamado pelo Papa, que se inicia em Outubro deste ano, tenha nos sacerdotes “protagonistas” de eleição para “despertar” a sociedade.
  • Figueira da Foz: encerramento de empresa têxtil deixa 130 no desemprego

    A empresa têxtil Unitefi, na Figueira da Foz, vai fechar portas nos próximos dias atirando 130 trabalhadores para o desemprego.
  • Ansião: Câmara corta água às freguesias um dia por semana

    A Câmara de Ansião iniciou esta semana um corte no abastecimento de água que durará 24 horas por semana em cada uma das freguesias do concelho.
  • Primeira fábrica nacional de nanomateriais inaugurada em Coimbra

    Cavaco_CoimbraIParque2A primeira unidade de fabrico de nanomateriais de Portugal, a Innovnano, foi inaugurada no dia 7 de Setembro, em Coimbra, pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.
  • Câmara de Coimbra promove rede de instituições para projectos intergeracionais

    A Câmara Municipal de Coimbra juntou-se a instituições públicas e privadas na criação de uma rede para o desenvolvimento de projectos que promovam a solidariedade intergeracional.
  • Marcelo Rebelo de Sousa apresenta livro de Jorge Cotovio

    Livro Jorge CotovioNuma iniciativa conjunta da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé e da Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC), vai realizar-se a sessão de apresentação do livro “O Ensino Privado nas Décadas de 50, 60 e 70 do Século XX - O Contributo das Escolas Católicas”, de Jorge Cotovio, no próximo dia 18 de Setembro, pelas 19h30, em Lisboa, no Colégio S. João de Brito.
  • Jovem de Coimbra partiu em missão para Angola

    Barbara LeitaoBárbara Leitão, natural de Coimbra partiu esta semana para o Uíge (Angola) em missão de voluntariado.
  • Na abertura do ano lectivo do Colégio Rainha Santa Isabel

    Colegio Rainha SantaJoão César das Neves alerta os professores católicos para a vivência da fé

    O professor João César das Neves proferiu, na parte da manhã do dia 7, uma conferência sobre o que distingue um professor católico.
  • Colégio de S. José apresenta-se renovado

    Colegio S. JoseO Colégio de S. José abriu portas para o início do novo ano lectivo. Após ter sido anunciado, em Maio, o seu encerramento, o estabelecimento de ensino orientado pelas irmãs Doroteias “abraçou um conjunto de mudanças que lhe vão permitir continuar a contribuir para a formação das crianças e jovens de Coimbra”, lê-se numa nota enviada à Imprensa.
  • Banco dos Livros já recebeu mais de 500 famílias

    Já passaram mais de 500 famílias pelo Banco de Livros Escolares, para entregar manuais antigos e procurar novos, transformando num êxito, também em Coimbra, este projecto que nasceu no Porto e agora está espalhado um pouco por todo o país.
  • Autarquia de Coimbra presta tributo a José Afonso

    Coimbra presta este mês um tributo a José Afonso. Promovido pela autarquia, O Festival José Afonso decorre de 27 a 29 em três espaços da cidade: Centro Cultural D. Dinis, Conservatório de Música e Teatro Académico Gil Vicente, e vai homenagear um dos mais brilhantes nomes da música portuguesa de intervenção social e política.
  • Luís de Matos regressa com a magia nas ruas de Coimbra

    O 16.ª Festival Internacional de Magia de Coimbra realiza-se entre 18 e 23 de Setembro, trazendo à cidade artistas de renome internacional.
  • Abertura Solene das aulas na Universidade

    O antigo reitor Fernando Rebelo deverá falar sobre Geografia e Riscos Naturais na oração de sapiência proferida na abertura solene das aulas na Universidade de Coimbra, marcada para o dia 19 de Setembro, às 10,30 horas. A cerimónia que assinala o início do ano lectivo terá ainda intervenções do reitor João Gabriel Silva e do presidente da Associação Académica.
  • Emprego e acção social preocupam estudantes

    O emprego, a acção social e o financiamento do ensino superior são pontos em destaque nas conclusões do Encontro Nacional de Direcções Associativas (ENDA) que teve lugar no passado sábado, em Coimbra.
  • Escritora de Coimbra ganha prémio Bocage

    A escritora Maria de Fátima Bica, natural de Mira e a residir em Coimbra, foi a vencedora do Prémio Literário Bocage 2012, de Setúbal, na modalidade de “Conto”.
  • Pré-aviso de greve para a hotelaria

    O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Centro emitiu um pré-aviso de greve a partir das 24 horas do dia 5 de Outubro. Por tempo indeterminado, ao trabalho em dia feriado, ao trabalho em dia de descanso semanal complementar e ao trabalho suplementar.
  • Centenas de crianças vão decorar montras de lojas encerradas na Baixa

    Mais de duas centenas de crianças vão ajudar a decorar as montras das lojas que se encontram encerradas na Baixa de Coimbra. Esta iniciativa integra-se no projecto de divulgação de candidatura da Universidade de Coimbra a Património Mundial da UNESCO, que aproxima a Baixa à Universidade.
  • Álvaro Seco critica Governo por adiar nomeação de administrador do PSD para Metro Mondego

    O vereador da Câmara de Coimbra Álvaro Seco criticou na passada segunda-feira o Governo por não ter nomeado ainda o presidente da Metro Mondego (MM), considerando que o administrador em funções João Rebelo não deveria aceitar a liderança da empresa. Com o adiamento por duas vezes, desde Julho, da escolha da nova administração, João Rebelo “vai ficar desautorizado em cada dia que passa”, disse Álvaro Seco, antigo presidente da empresa, frisando que cabe ao accionista Estado indicar o novo presidente.
  • Câmara aprova redução de uma centésima no IMI

    A redução de uma centésima no Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) foi aprovada na passada segunda-feira, pelo executivo camarário, com os votos contra do comunista Francisco Queirós e dos socialistas António Vilhena e João Pedro Trovão, que pretendiam uma redução mais significativa.
  • Jantar de angariação de fundos para as obras do Mosteiro Rainha Santa Isabel

    A Confraria da Rainha Santa Isabel e a Confraria dos Sabores de Coimbra organizam amanhã à noite um jantar de angariação de fundos, cujos lucros reverterão para as obras do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova.
  • Investigadores da Universidade de Coimbra criam novo sistema de monitorização cardíaca

    Um grupo de dez investigadores da Universidade de Coimbra desenvolveu uma tecnologia para a terceira geração de sistemas de monitorização remota de doentes cardíacos, cujos os testes em pacientes revelaram resultados “muito promissores”, anunciou a instituição. O investigador Paulo de Carvalho explicou que a tecnologia desenvolvida permite “diariamente ao médico controlar a actividade do coração e das artérias e detectar disfunções cardíacas e ajustar a medicação do seu paciente, sem que este chegue ao hospital”.
  • Médico de Coimbra nos EUA a investigar o mapa cerebral

    Um médico de Coimbra vai para o maior centro mundial de estudo do cérebro, nos EUA, estudar ligações entre neurónios e informações genéticas, para perceber o medicamento adequado a cada paciente com surto psicótico, e as possibilidades de prevenir a doença. O psiquiatra Tiago Reis Marques é o primeiro português a ganhar a bolsa para a investigação do mapa cerebral por jovens do NARSAD (Aliança nacional de pesquisa sobre esquizofrenia e depressão), em Los Angeles.
  • Investigador de Coimbra criou gel para tratar feridas crónicas

    Um investigador de Coimbra criou um gel “inovador” com células estaminais para o tratamento de feridas crónicas, mas para a aplicação desta terapêutica é preciso encontrar células criopreservadas compatíveis com o doente e que possam ser doadas. A empresa Crioestaminal, que financiou em cerca de 300 mil euros a investigação, apresentou esta semana, o que apelidou como um “gel revolucionário com células estaminais do cordão umbilical para o tratamento de feridas crónicas”. Segundo o cientista Lino Ferreira, o gel deverá ser especialmente aplicado em pessoas diabéticas com úlceras nos pés que já não cicatrizam.
  • Corte de turmas leva à demissão do director do Colégio de S. Teotónio

    Manuel Carvalheiro9O secretário de Estado da Educação e da Administração Escolar, João Casanova de Almeida, reafirmou o corte de associação a três colégios particulares de Coimbra, todos católicos. Uma posição que os responsáveis máximos daquelas escolas rejeitam e que levou, já, o director do S. Teotónio a pedir a demissão.
  • À sombra do castanheiro (09 de Setembro de 2012)

    - Tenho uma boa notícia para lhe dar, Tio Ambrósio!
  • A cerveja faz barriga?

    Um grupo de estudiosos britânicos e checos realizou um estudo que abrangeu mais de 2.000 amantes da cerveja checos (de acordo com as estatísticas, a República Checa tem o maior consumo per capita anual de cerveja) e concluiu que não há ligação entre a quantidade de cerveja consumida e os volumes da cintura dos participantes.
  • Missionários Combonianos deixaram Coimbra

    A partir de 1 de Setembro, os Missionários Combonianos residentes em Coimbra, passaram a viver numa pequena comunidade em Calvão, Aveiro.
  • Novas estruturas diocesanas

    D. Virgílio Antunes tornou público que vai haver uma “diminuição do número de arciprestados” decorrente, entre outros factores, da acentuada redução de habitantes e sacerdotes em determinadas áreas da diocese.
  • A obesidade

    Investigadores usaram uma tribo de caçadores da Tanzânia para perceber a obesidade e concluíram que “a grande razão pela qual os ocidentais estão a ficar gordos é porque comem demasiado – não tanto porque se exercitam de menos”.
  • Menos divórcios

    Não foi a primeira vez que se assistiu a uma redução do número de divórcios em Portugal, mas uma queda tão abrupta como a registada em 2011 nunca acontecera antes.
  • Que exemplo magnífico!

    Aqui e ali há lamentos de que muitas pessoas deixam a celebração da Eucaristia, sobretudo nas férias. E as igrejas ressentem-se dessas faltas.
  • Crianças com peso a mais

    criancas obesasMais de 18% das crianças portuguesas, dos 5 aos 15 anos, têm excesso de peso ou são obesas. É um dos alertas lançados pelo estudo promovido pelo CNAM - Centro de Nutrição e Alimentação Mimosa, programa pedagógico com cerca de 15 anos que chega, por ano, a mais de 120 mil crianças e professores do 1.° ciclo do ensino básico e pré-escolar.
  • De novo a escola

    Escola_entradaEstamos nas vésperas do início das aulas (de 10 a 14 de Setembro), por isso vamos reflectir nos problemas da educação escolar.
  • NEM SÓ DE PÃO… (16 de Setembro de 2012)

    A fé precisa de Obras
     
    No terceiro dos quatro poemas do Servo Sofredor são-nos apresentados os insultos a que é sujeito durante a sua missão e a confiança que alimenta de que Deus o salvará.
  • O Vaticano II 50 anos depois (6) - Evocação do Cardeal Carlo Maria Martini

    Manuel Augusto Rodrigues
     
    Quando preparávamos este texto fomos colhidos pela notícia do falecimento na passada 6.ª feira, com 85 anos, do cardeal jesuíta Carlo Maria Martini, um dos expoentes maiores da história da Igreja recente e que muito contribuiu para a aplicação do espírito do Vaticano II.
  • Morreu o Cardeal Carlo Maria Martini, Arcebispo Emérito de Milão

    MartiniO cardeal Carlo Maria Martini, arcebispo emérito de Milão, eminente intelectual e especialista da Bíblia, que durante anos foi apontado como um dos nomes fortes para ser eleito Papa e suceder a João Paulo II, morreu no passado dia 31 de Agosto, em Milão.
  • Bento XVI redigiu mensagem por ocasião dos 450 anos da reforma carmelita

    Bento XVI redigiu recentemente uma mensagem por ocasião dos 450 anos da reforma da Ordem Carmelita, com a fundação do Mosteiro de São José, em Ávila, Espanha, a 24 de Agosto de 1562.
  • Bento XVI foi o primeiro a inscrever-se nas Jornadas Mundiais da Juventude

    Bento XVI é o primeiro inscrito na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que vai decorrer em 2013 na cidade brasileira do Rio de Janeiro, revelou a organização do evento, que espera a participação de 2 milhões de pessoas. As inscrições dos peregrinos podem ser feitas num dos sete idiomas (português, alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e polaco) disponíveis no site oficial da JMJ (www.rio2013.com). Os actos centrais daquela que é considerada a maior iniciativa da Igreja Católica no âmbito juvenil vão decorrer na Praia de Copacabana e na Base Aérea de Santa Cruz, de 23 a 28 de Julho de 2013.
  • Vaticano defende uma “boa governação” ao acesso da água

    O Vaticano defendeu a necessidade de uma “boa governação” mundial no que diz respeito ao acesso à água, questão que considera essencial para o futuro de um “mundo globalizado”. A posição é assumida por Tebaldo Vinciguerra, membro do Conselho Pontifício Justiça e Paz, da Santa Sé, num artigo publicado no jornal L'Osservatore Romano, a respeito da Semana Mundial da Água que se realizou na passada semana em Estocolmo, capital da Suécia.
  • Bento XVI pede honestidade e integridade aos políticos

    Bento XVI convidou os católicos de todo o mundo a rezarem durante o mês de Setembro pelos políticos, pedindo que estes desempenhem as suas funções com “honestidade”. “Para que os políticos ajam com honestidade, integridade e amor à verdade”, apela o Papa na sua 'intenção geral' mensal, divulgada pela Rádio Vaticano. Ao longo do ano, Bento XVI apresenta 24 “intenções de oração”, uma geral e outra missionária por cada mês.
  • Papa pede aos cristãos para permanecerem fiéis à sua fé

    O Papa alertou no passado domingo os cristãos para o perigo da religião se resumir a gestos que não correspondam às suas convicções e opções de vida. Palavras de Bento XVI na oração do Ângelus, que proferiu no passado Domingo a partir da sua residência de férias em Castel Gandolfo.
  • Bispo auxiliar do Porto vai levar tema da crise à peregrinação anual de Setembro

    D. Pio Alves, bispo auxiliar do Porto, vai presidir este ano à peregrinação internacional de Setembro (12 e 13) no Santuário de Fátima e promete levar uma mensagem aos que sofrem com a actual crise económica.
  • Encontro nacional de docentes e investigadores

    O Serviço de Pastoral do Ensino Superior, da Igreja Católica, vai realizar o Encontro Nacional de Docentes e Investigadores a 20 de Outubro, em Fátima. O objectivo da iniciativa é “fortalecer e reforçar a missão de ser cristão no Ensino Superior”, refere o programa enviado à nossa redacção.
  • Proposta católica em “mundo fragmentário”

    D. Manuel Clemente5O Bispo do Porto e vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) considera que a proposta da Igreja Católica tem de assumir um papel central na “reconstrução” do mundo actual, que considera “fragmentário e dissonante”.
  • Unidades pastorais arrancam em Bragança-Miranda

    D. Jose CordeiroParóquias vão partilhar recursos humanos e potencialidades, nomeadamente nas áreas da catequese, liturgia e caridade.
  • Leitura da Bíblia sem nenhuma preparação pode ser perigoso

    bibliaA compreensão à letra da Bíblia, por opção ou falta de conhecimentos, implica riscos para os seus leitores, adverte o frei Manuel Arantes, do Secretariado Nacional de Dinamização Bíblica (SNDB), da Igreja Católica.
  • Padres não vão chegar para as encomendas se não houver maior participação do laicado

    Conego Emanuel 6Os padres católicos em Portugal não chegarão para as solicitações e atingirão o limite das suas capacidades se os leigos não participarem mais na vida da Igreja, afirmou o secretário da comissão episcopal responsável pelas vocações.
  • Semana Pastoral do Clero

    Clero_MiraA reunião dos sacerdotes e diáconos que costumava ser na Praia de Mira, este ano, será no Seminário Maior de Coimbra, a começar às 9.30h do dia 17 de Setembro, segunda-feira, e a terminar pelas 17 horas do dia 20 de Setembro, quinta-feira.
  • Cáritas de Coimbra lança campanha “Empresas Solidárias”

    Com o mote “Quer ser Empresa Madrinha Cáritas?” a Cáritas de Coimbra reforça o seu papel ao envolvimento da sociedade civil na resposta aos mais carenciados.
  • Coimbra presente no Encontro Nacional dos Convívios Fraternos

    A Diocese de Coimbra vai estar presente no Encontro Nacional dos Convívios Fraternos que tem lugar no próximo fim-de-semana, em Fátima.
  • Antigos alunos do Seminário reúnem-se na Figueira da Foz

    Como é costume de há uns anos para cá, no segundo Sábado do mês de Setembro, vão reunir-se no Seminário da Figueira da Foz, os Antigos alunos da Diocese de Coimbra.
  • No encerramento do jubileu dos mil e cem anos da igreja de Lourosa

    Lourosa6Bispo de Coimbra pede especial
    cuidado na sua requalificação

    Enaltecendo o esforço de todos os que se empenharam no êxito destas comemorações, o Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, deixou no passado Domingo, em Lourosa, um alerta à todas as entidades com responsabilidades nos arranjos que vierem a ser feitos, quer no interior, quer no exterior, sejam realizados de modo a não “tirarem o seu encanto e a sua beleza”. 


  • Mortágua: autarquia aposta na educação das crianças do concelho

    A Câmara Municipal de Mortágua vai investir, no próximo ano lectivo, mais de 150 mil euros em apoios socio-educativos, nomeadamente, refeições, manuais e outro material escolar, por considerar a educação das crianças uma prioridade.
  • Montemor: município distribui manuais escolares pelas famílias mais carenciadas

    O município de Montemor-o-Velho vai desenvolver, no ano lectivo 2012/2013, um Banco de Manuais escolares que visa apoiar a população mais carenciada, e não só, na obtenção destes materiais gratuitamente.
  • Góis: entrega de apoios aos estudantes do concelho

    A Câmara Municipal de Góis realizou na passada segunda-feira a cerimónia de entrega de apoios a estudantes do ensino secundário, técnico-profissional e superior, residentes no concelho.
  • Pocariça (Cantanhede): Junta de Freguesia acolhe exposição dos Leigos para o Desenvolvimento

    Leigos para o DesenvolvimentoEncontra-se patente até ao próximo dia 15 de Setembro, na sede da Junta de Freguesia da Pocariça (Cantanhede), a exposição “Estamos Juntos” da associação católica “Leigos para o Desenvolvimento”.
  • Buarcos: Festa da Senhora da Encarnação

    A vila piscatória de Buarcos, concelho da Figueira da Foz, revestiu-se esta semana de brilho para venerar a sua padroeira: Nossa Senhora da Encarnação. O último dia dos festejos é assinalado no próximo Domingo, pelas 16 horas, com uma missa campal presidida pelo Padre Carlos de Noronha, seguida da tradicional procissão pelas ruas de Buarcos.
  • Bispo de Leiria escreve nota de solidariedade às vítimas do incêndio

    O bispo de Leiria-Fátima publicou uma mensagem de solidariedade às vítimas do incêndio que lavrou em Ourém e que provocou um morto, manifestando a sua “preocupação” perante o que classifica como “calamidade”.
  • Inferno regressa à região Centro

    Os vários incêndios que se fizeram (ou ainda fazem) sentir esta semana na Região Centro não tem dado descanso aos bombeiros e às populações. Ourém, Santarém, Águeda, Montemor-o-Velho e Pampilhosa da Serra já foram extintos.
  • Mercado Municipal D. Pedro V corre o risco de encerrar

    Mercado MunicipalO Mercado Municipal D. Pedro V precisa de cativar clientes mais jovens, adaptando a oferta, acolhendo novos serviços e potenciando, através de uma forte campanha de divulgação que chegue a toda a cidade, todas as qualidades que lhe são encontradas.
  • Circulação na ponte-açude e acesso ao IC2 com novos condicionamentos

    Ponte do Acude 15O tráfego rodoviário na ponte-açude de Coimbra sofreu esta semana novos condicionamentos, revelou a Estradas de Portugal (EP). Durante nove semanas (a contar do dia 3 de Setembro), aquela travessia sobre o rio Mondego e os viadutos de acesso ao IC2 têm velocidade de circulação limitada a 50 quilómetros por hora.
  • Morreu o antigo segundo comandante-geral da GNR Augusto Monteiro Valente

    O antigo segundo comandante-geral da GNR Augusto Monteiro Valente morreu no passado dia 3 de Setembro, aos 68 anos. Uma das fontes disse que Monteiro Valente, major-general do Exército na reserva e “militar de Abril” que integrou o Grupo dos Nove, de Ernesto Melo Antunes, foi encontrado morto em sua casa, próximo do Estádio Cidade de Coimbra, ao início da noite, em “circunstâncias trágicas” ainda por esclarecer.
  • Cavaco Silva visita primeira fábrica de nanomateriais

    A primeira fábrica de nanotecnologia em Portugal, instalada no Coimbra iParque, vai ser apresentada durante uma visita oficial do Presidente da República, Cavaco Silva, agendada para amanhã, dia 7 de Setembro, às 10h30.
  • Tradições Académicas criam Conselho Nacional

    No Sábado, dia 8 de Setembro, a Universidade de Coimbra acolhe a apresentação pública do Conselho Nacional de Tradições Académicas (CNTA), que se realiza na Via Latina, Pátio das Escolas da Universidade de Coimbra, às 15 horas.
  • Jovens promovem espectáculo solidário no Planalto do Ingote

    Um grupo de oito jovens dos bairros do Ingote, Rosa e Comunidade de S. Francisco de Assis está a organizar, com a colaboração do projecto Trampolim, um evento cultural e artístico que promete animar o Planalto do Ingote no próximo dia 22 de Setembro. Música, dança e outras artes compõem um programa dirigido a toda a cidade.
  • Motoristas dos SMTUC podem ir “para a luta” contra alteração do local de rendição

    Os trabalhadores dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) decidiram realizar mais dois plenários este mês para pressionar a administração a rever a decisão de alterar o local de rendição dos motoristas. Segundo Luís Coimbra, a administração decidiu que a partir do próximo dia 16 a rendição passaria a ser feita nas zonas do Arnado e Praça da República, e não na Portagem, onde os autocarros passam, e funciona a sala dos motoristas, e onde estes trabalhadores aguardam a entrada ao serviço e tomam refeições. 
  • PSP reforça policiamento no Terreiro da Erva

    A Polícia de Segurança Pública reforçou o policiamento no Terreiro da Erva. A decisão surge após alguns episódios de violência registados naquela zona, mas também devido ao sentimento de insegurança manifestado por quem trabalha e frequenta aquele local. Aquela zona está associada ao tráfico e consumo de estupefacientes e a Cáritas Diocesana de Coimbra tem ali a funcionar um Gabinete de Apoio ao Toxicodependente.
  • Duas escolas de Coimbra parceiras na formação em turismo

    O Curso de pós-graduação em Gestão Turística e Hotelaria, que funciona este ano pela segunda vez, numa parceria entre a Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) e a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (EHTC), está a receber candidaturas até 21 de Setembro. Atendendo que turismo é um dos sectores em crescimento em Portugal, os responsáveis de ambas as escolas acreditam que esta pós-graduação vai voltar a registar uma elevada procura.
  • Jovem de dezassete anos morre nas águas do Mondego

    Um jovem brasileiro de 17 anos, residente em Ega (Condeixa) morreu afogado, junto à Ponte Pedonal, no passado sábado. Um convívio entre família e amigos, terminou, irreparavelmente, em tragédia. Apesar da pacatez das correntes do rio, nada fazia prever este cenário. O plano de água é muito grande, o lixo acumulado no fundo do rio e o facto de não saber muito bem nada, fizeram com que o jovem tenha entrado em pânico, acabando por se afogar. O corpo só foi resgatado no domingo.
     
  • Falso peditório em nome da Acreditar

    Fomos recentemente alertados para a existência de um falso peditório em nome da Acreditar (Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro), na Palheira. Há registo de dois homens, de porta a porta, pedindo dinheiro (e apresentando livro de recibos) para aquela associação. A  Acreditar não faz este tipo de peditório.
  • Professor pedala para aumentar o conforto das crianças doentes

    Prestes a concluir uma volta a Portugal em bicicleta a favor da Casa da Acreditar, António Girão, professor de Língua Portuguesa, anda agora à procura de um hipermercado ou centro comercial em Coimbra que lhe permita efectuar, “lá para Dezembro”, mil quilómetros num tapete rolante. Naturalmente, “de bicicleta”, o que levará, pelas suas contas, “quatro ou cinco dias”.
  • João Rebelo deve ser o novo presidente da Metro Mondego

    A assembleia-geral da sociedade Metro Mondego (MM) foi novamente suspensa, aguardando o parecer obrigatório de uma comissão sobre os novos órgãos sociais da empresa. João Rebelo deverá vir a sua nomeação confirmada à frente dos destinos da Metro Mondego.

  • Zulmira Gonçalves é a nova directora do Museu de Aveiro

    A directora regional de Cultura do Centro, Celeste Amaro entronizou recentemente Zulmira Gonçalves à frente dos destinos do Museu de Aveiro. A nomeação de Zulmira, quadro da Câmara de Coimbra gerou alguma polémica nas redes sociais, pelo facto de a nova responsável ficar também com a supervisão da equipa de projecto do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha. Celeste Amarão garantiu que a nova directora do Museu de Aveiro ficará a tempo inteiro.
  • Polybio Serra e Silva de luto

    Polybio Serra e Silva, presidente da Delegação do Centro da Fundação Portuguesa de Cardiologia, está de luto pelo falecimento de um filho, ocorrido, no passado dia 29 de Agosto, em Coimbra, devido a doença. Rui Miguel, 50 anos de idade, era pai de Pedro Afonso e irmão de Pedro Emanuel Serra e Silva e de Cláudia Cristina. O seu funeral realizou-se no dia 31 de Agosto com missa de corpo presente na igreja de Nossa Senhora de Lourdes (Montes Claros), de onde seguiu para o Cemitério Oriental da Figueira da Foz. Polybio Serra e Silva é catedrático jubilado de Medicina, continuando a desenvolver ampla actividade em prol da educação para a saúde.
  • Arsélio Pato de Carvalho é provedor dos bolseiros

    Arsélio Pato de Carvalho foi nomeado pelo Ministério da Educação para as funções de provedor do bolseiro, contempladas no novo estatuto do bolseiro de investigação científica. O provedor é escolhido de “reconhecido mérito científico” para exercer o cargo, não remunerado, por um período de três anos. Será responsável por defender “os direitos e legítimos interesses” dos bolseiros de investigação científica, afirma o ministério em comunicado.
  • POSSÍVEIS CAMINHOS PARA UMA NOVA PASTORAL

     

    1. INTRODUÇÃO
     
    Neste meu primeiro encontro convosco, o clero da diocese de Coimbra, desejo saudar-vos com afecto. Agradeço as manifestações de alegria e estima que tenho recebido da vossa parte e da parte de muitos religiosos e leigos de toda a Diocese. Peço a Deus que me ajude a uma configuração cada vez maior com Cristo, na missão de Pastor da Sua Igreja, que é esta diocese de Coimbra. Também vós, com certeza, lho pedis juntamente com as comunidades paroquiais a que presidis.
  • A cerveja

    Especialistas de vários países da Europa apresentaram estudos recentes, que demonstram os benefícios do consumo da cerveja para a saúde. O seu consumo moderado previne doenças cardiovasculares, reduz o risco de enfarte e melhora a resposta imunológica contra infecções e alergias.

  • Cresce o número de cristãos na China

    Cristaos_ChinaApós a guerra civil chinesa, os comunistas começaram a impor profundas reformas: colectivização das terras, controle estatal da economia, etc., etc.. Também no aspecto religioso o governo quer controlar tudo e, se possível, fazer desaparecer os diversos cultos religiosos.

  • As redes sociais

    Marcelo-rossi“A Igreja tem que entender que ela tem que entrar nas redes sociais, este é o meu objectivo principal: tocar o jovem. Eles têm muita informação e pouca formação…
    Como lidar com tanta informação? Este é o meu trabalho, evangelizar”, diz o padre católico Marcelo Rossi.

  • O Brasil e a fé em Deus

    Num estudo feito em 23 países, chegou-se à conclusão que o Brasil é o terceiro país em que mais se acredita em “Deus ou em um ser supremo”.

  • Semana de Educação Cristã

    A Semana Nacional de Educação Cristã, a decorrer de 2 a 9 de Outubro, terá como tema mobilizador «Educação Cristã e família».

  • A riqueza das crianças

    criancas“É uma tristeza. Na minha terra não há uma única criança” – dizia-me há dias um antigo paroquiano. E uma jovem de 17 anos, dizia-me há tempos que era a única rapariga nova em toda a sua freguesia.

  • Centro paroquial de Almalaguês acredita no futuro

    Amanhã, dia 30, pelas 16h00, na sede do centro Paroquial de Bem Estar Social de Almalaguês, na presença das autoridades da Diocese e do concelho de Coimbra, vai proceder-se à consignação da obra de construção de um Lar para Idosos, já adjudicada à empresa Canas-Eletro-Montagens, SA (Paião - Figueira da Foz), pelo valor de 980 mil euros.

  • Domingo XXVIII do Tempo Comum (09 de Outubro de 2011)

    Entrada
    Ao Deus do Universo ........................................ NCT 280
    Alegre-se o Coração ........................................ CEC II 134
    Exulta de Alegria .............................................. NCT 740

  • À SOMBRA DO CASTANHEIRO (2 de Outubro de 2011)

    - O Liberato, que é uma espécie de secretário de Estado da Cultura do Cabeço, disse-me, um dia destes, que o próximo ano vai ser farto em comemorações jubilares, sobre pessoas e locais importantes no que ao nosso passado diz respeito.

  • NEM SÓ DE PÃO… (9 de Outubro de 2011)

    Convidai-os a todos
     
    O Domingo de hoje recorda algo de essencial: o Baptismo que nos entronca na Igreja, não tem uma eficácia automática, mecânica. Por si só não garante a salvação. Se não se personaliza a fé, se não há um compromisso sério de vida cristã, seremos expulsos do banquete.
  • Domingo XXVIII do Tempo Comum (09 de Outubro de 2011)

    A PALAVRA DE DEUS

  • SÍNTESE TEOLÓGICA DA MENSAGEM DE FÁTIMA

    As mensagens do Anjo em 1916 e, depois, as da Virgem Maria em 1917, são uma síntese da nossa fé, uma síntese daquilo que o Evangelho e a Tradição da Igreja nos ensinam. Palavra por palavra, oração atrás de oração, ensinamento após ensinamento, as mensagens centram-nos no essencial da fé, são um catecismo resumido.

  • As noites escuras de Coimbra

    Joao Evangelista R. Jorge




    . João Evangelista R. Jorge

    Já lá vai o tempo que as noites de Coimbra brilhavam com o luar, as serenatas e a poesia da vida. Agora, (não é por saudosismo puro que o afirmo) não é assim.

  • Fé e Compromisso - PRECISAMOS DE UMA SOCIEDADE INJUSTA

    Jose Dias



    . José Dias da Silva

     

    A vida é bela. Mesmo quando embrulhada em muitas dificuldades e problemas, vale a pena viver. Todas as épocas tiveram razões para dizer mal da vida que lhes era dado viver.
  • Papa provoca “banhos” de multidão na Alemanha

    Bento XVI_AlemanhaBento XVI realizou de 22 a 25 de Setembro a sua terceira visita à Alemanha com passagens por Berlim, Erfurt e Friburgo, sob o lema “Onde há Deus, há futuro”. Esta viagem foi a primeira com estatuto de visita de Estado, marcada por vários apelos à união entre católicos e ao respeito pela dimensão pública da religião. Em todos os encontros, o Papa provocou autênticos “banhos” de multidão apesar das diversas manifestações contra a sua visita.

  • Pedidos de ajuda aumentam no arquipélago dos Açores, afirma bispo diocesano

    O bispo de Angra afirmou há dias que os pedidos de ajuda das famílias à Igreja Católica têm aumentado nos Açores. “Há mais gente que está em dificuldade, aumentou bastante aquilo a que chamamos pobreza envergonhada, pessoas que estão com dificuldades para pagar os empréstimos contraídos para a casa, ou outras aquisições”, referiu D. António Sousa Braga, em entrevista à Renascença.

  • Fátima: Arcebispo de Moscovo na peregrinação de Outubro

    O arcebispo de Moscovo vai presidir à peregrinação internacional aniversária de Outubro, dias 12 e 13, no santuário de Fátima.

  • Escuteiros analisam exercício do voluntariado

    O Corpo Nacional de Escutas - Escutismo Católico Português está a promover um debate, na sociedade portuguesa, sobre aspectos que afectam o exercício do voluntariado em Portugal.

  • Igreja defende reforço de apoios ao emprego e justiça social

    O Conselho Nacional de Pastoral Operária defendeu, no passado domingo em Coimbra, o reforço das medidas de apoio a novos projectos criadores de emprego e a uma efectiva justiça social, num encontro que reflectiu a preocupação com a situação laboral e familiar no país.

  • NOVOS PÁROCOS (2)

    Jose Carvalho & Pedro LuisCastanheira e Coentral
    No passado Domingo, dia 18 de Setembro, o Padre José Lopes de Carvalho assumiu a paroquialidade de Castanheira de Pêra e Coentral.
  • A propósito do Congresso do ISET, a 22 de Outubro, O Correio ouviu o director do Instituto

    A. Jesus Ramos 1“João Paulo II é um dos grandes pontos de referência para os cristãos do século XXI”
    - Afirmou ao nosso jornal o Padre Jesus Ramos
    Vai decorrer, a 22 de Outubro, no Salão de S. Tomás (Seminário) um congresso sobre a figura e o pontificado do Beato João Paulo II. A esse propósito, o “Correio” fez uma pequena entrevista ao director do ISET, Padre Jesus Ramos que nos afirmou que este Papa, “com as suas viagens, com a sua energia apostólica e com o seu carisma no contacto com os jovens, marcou profundamente a Igreja e o mundo deste período deste período de passagem do segundo para o terceiro milénio”.
  • Assembleia Diocesana do Renovamento Carismático Católico

    “O que vimos e ouvimos isso vos anunciamos!” é o tema principal da reflexão a realizar no próximo dia 5 de Outubro, na Paróquia de Nossa Senhora de Lurdes, em Coimbra, integrado na 25.ª Assembleia Diocesana do Renovamento Carismático Católico.

  • Conferência “Educar o Carácter, Educar para Amar”

    Maria Luísa e Juan Francisco Vélez vão estar em Portugal de 2 a 5 de Outubro a convite da Associação Família e Sociedade (AFS) para apresentarem o programa, do qual são fundadores, “Protege o teu coração”, um programa de Educação Sexual para pais, educadores, adolescentes e jovens. Este casal de colombianos vai estar em Coimbra no dia 5 de Outubro, pelas 21,15 horas, no auditório do Instituto Justiça e Paz para apresentarem a conferência subordinada ao tema “Educar o Carácter, Educar para Amar”.
  • Paróquia de Cantanhede organiza passeio convívio

    A paróquia de Cantanhede organiza, dia 5 de Outubro, entre as 9 e as 18 horas, o tradicional Passeio da Comunidade. A iniciativa pretende ser um tempo informal de encontro e convívio, no intuito de fortalecer os laços de comunhão fraterna, que são a identidade desta paróquia, sempre, em construção e aperfeiçoamento. Este ano, são quatro, as modalidades de participação.

  • Livro dá a conhecer história do Santuário do Divino Senhor da Serra

    Foi lançado no dia 15 de Agosto o livro “Santuário do Divino Senhor da Serra – História, Devoção e Espiritualidade”, no âmbito da secular romaria que ali decorreu entre os dias 15 e 23 do mês passado.

  • Confraria da Rainha Santa Isabel abre concurso para novos confrades

    O presidente da Mesa Administrativa da Confraria da Rainha Santa Isabel faz saber que autorizou a abertura de concurso para o provimento de 40 vagas de confrades.

  • Equipa Pastoral de Santa Clara inicia novo Percurso Ela e Ele

    A equipa da Pastoral Familiar de Santa Clara realiza o terceiro Percurso Ela e Ele, que vai decorrer aos sábados, no Salão da igreja do Bordalo.

  • Escuteiros de Ceira: carros de rolamentos voltam à estrada

    RaliMadeiraFerro_foto1O Agrupamento 309 do Corpo Nacional de Escutas de Ceira volta a organizar a tradicional corrida de carros de rolamentos que terá lugar no próximo dia 9 de Outubro.

  • Governo destina 44 milhões de euros a bolsas de estudo

    O Governo vai destinar 44 milhões de euros do Orçamento de Estado para as bolsas de estudo do ensino superior e conta com os fundos europeus para tentar manter os 130 milhões gastos no ano passado.
  • Faleceu o pintor Júlio Resende

    O pintor Júlio Resende morreu no passado dia 21 de Setembro, na sua casa, em Valbom (Gondomar), aos 93 anos.  Com obra pictórica de relevo, é descrito como um dos pintores portugueses em cuja forma de criar melhor reflecte a transição entre o figurativo e o abstracto. Professor, a partir da década de 60 [séc. XX], na Escola Superior de Belas-Artes do Porto, soube transmitir esse legado e experiência artística àqueles que tiveram o privilégio de ser seus alunos. Ao longo da sua vida, Júlio Resende recebeu inúmeras distinções, de entre as mais significativas, o prémio nacional de pintura da Academia de Belas-Artes, os prémios Armando de Basto e de Sousa Cardoso e o prémio especial da Bienal de Arte de S. Paulo.
  • Madeira: Descoberta nova dívida de 220 milhões de euros

    O buraco financeiro da Madeira poderá ser superior ao inicialmente previsto, depois de descoberta uma nova dívida de 220 milhões de euros. O valor corresponderá a um empréstimo recentemente contraído pela Empresa de Electricidade que o Governo madeirense desviou para pagar despesas de funcionamento.
  • Governo propõe congelamento dos salários para 2012

    O Governo propôs aos sindicatos da administração pública a manutenção para 2012 dos níveis salariais mensais praticados em 2011, o que inclui os cortes salariais de Janeiro.
  • Durão Barroso garante que nenhum país irá abandonar moeda única

    O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, disse em entrevista da cadeia de televisão CNN que nenhum Estado membro da zona Euro vai abandonar a moeda única. “O problema não é tanto o euro enquanto divisa, o problema é, temos que admitir e nós não estamos complacentes sobre isso – as diferentes posições fiscais e os diferentes níveis de competitividade entre alguns membros da união monetária”, afirmou Durão Barroso.
  • Vítor Gaspar avisa que maiores dificuldades estão ainda para vir

    As maiores dificuldades estão para vir no que respeita ao programa de ajustamento económico, disse Vítor Gaspar. Numa conferência à margem da reunião anual do Fundo Monetário Internacional (FMI), o ministro das Finanças sublinhou o consenso político que existe no nosso país quanto à execução das medidas, mas explicou que esse é um trabalho em desenvolvimento.
  • Alberto João Jardim fala em independência para a Madeira

    O presidente do PSD-Madeira, Alberto João Jardim, afirmou que se o Estado português olha a Madeira e o Continente como “dois países”, então que dê a independência ao arquipélago madeirense. Alberto João Jardim atribuiu o “barulho à volta da dívida” da Madeira alegadamente ao facto de “eles” (Continente) quererem “que nós não tivéssemos dívida, para ajudá-los a pagar a dívida deles, que é muito mais grave que a nossa, e queriam também que nós ficássemos sozinhos a aguentar os nossos problemas”.
  • Algarve: praias afectadas por alga só devem reabrir na próxima semana

    As onze praias algarvias afectadas por uma micro alga com riscos para a saúde pública só deverão reabrir para banhos na próxima semana, disse à lusa fonte da Administração da Região Hidrográfica do Algarve. A micro alga em causa, originária do Mar Mediterrâneo e detectada na água de onze praias dos concelhos de Lagos e Vila do Bispo, pode causar problemas respiratórios, conjuntivites e dermatites.
  • Ordem dos Advogados vai avançar com acções judiciais contra o Estado

    O bastonário da Ordem dos Advogados anunciou que vai avançar com “acções judiciais contra o Estado” e que “não vai perdoar nem um centavo dos juros da dívida (cerca de 30 milhões de euros) que o Estado tem para com os advogados oficiosos”.
  • Crédito à habitação está cada vez mais caro

    A taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação fixou-se e, 2,523% em Agosto, aumentando 0,093 pontos percentuais relativamente a Julho, anunciou o INE. A prestação média vencida situou-se em 275 euros, mais quatro euros que o observado no mês anterior.
  • Segurança Social: notificadas 31 mil empresas que retiveram contribuições

    A Segurança Social (SS) está a notificar mais de 31 mil empresas que retiveram as contribuições dos seus trabalhadores e não as entregaram ao Estado, incorrendo no risco de crime de abuso de confiança.
  • Mais de 285 mil pessoas recebem subsídio de desemprego

    São números, mas por detrás há um rosto, uma pessoa. Mais 14.906 pessoas começaram a receber subsídio de desemprego, no mês de Agosto. Os números do Instituto Nacional de Estatística revelam que o número de desempregados inscritos nos centros de emprego subiu 1.8 por cento em relação ao mês anterior. Encontravam-se inscritos nos centros de emprego do continente e regiões autónomas 533.372 desempregados, 86 por cento do total de pedidos de emprego, 620.445.
  • Patriarca de Lisboa apela a mobilização dos portugueses para combater a crise

    O cardeal-patriarca de Lisboa apelou a uma mobilização nacional para a “solidariedade e a unidade”, tendo em vista uma solução para o “problema” da crise. Numa entrevista ao Jornal de Notícias (JN), D. José Policarpo aludiu à necessidade de “cumprir” os acordos assumidos com a “troika” (Banco Central Europeu, Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional), cabendo ao executivo nacional “escolher aquelas [medidas] que vão mais ao encontro da pessoa humana”. “Era extremamente importante que as soluções encontradas não castigassem demasiadamente as classes mais aflitas”, assinala.
  • Penacova: autarquia não abdica das receitas de IRS

    A Câmara Municipal de Penacova decidiu não abdicar, em 2012, a favor dos munícipes, de parte do valor do IRS a que tem direito, ao invés do que foi praticado nos dois anos anteriores.

  • Jovens promovem cordão humano pelo Ramal da Lousã

    No próximo sábado, o Ramal da Lousã volta a estar no centro das atenções, desta vez com um protesto pacífico contra o arrastar das obras do Sistema de Mobilidade do Mondego, desencadeado por um grupo de ex-alunos da Escola Profissional da Lousã.

  • Verride: Cruz Vermelha inaugura nova sede

    Verride_sede Cruz vemelhaA Delegação de Verride da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) inaugurou, dia 24 de Setembro, a sua nova sede, nas instalações da antiga escola primária, cedidas pela Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, em regime de comodato.

  • Vila Verde comemora o Dia da Freguesia

    No Dia da Freguesia, assinalado no passado domingo, o pároco de Vila Verde, Padre António Matos falou deste dia especial para a importância da vida porque “quem não vive para sorrir, não sorri para viver”, salientou na missa a que presidiu na igreja de Nossa Senhora da Graça. Esta cerimónia serviu para lembrar o trabalho dos autarcas “pelas melhores condições que nos proporcionam e para que Deus lhes dê forças para trabalharem por esta terra”, disse, evocando a memória de todos os que partiram.

  • Reclusos vão trabalhar nas Ruínas de Conímbriga

    Dois reclusos vão, dentro em breve, começar a trabalhar em Conímbriga, dando um contributo sólido e necessário na protecção, manutenção e limpeza do espaço.

  • Caminho de Santiago com nova sinalética na Região Centro

    Caminho S_TiagoA instalação de sinalética definitiva no Caminho de Santiago na Região Centro vai avançar até ao final do ano em alguns conselhos, revelou há dias o vice-presidente da Associação de Peregrinos Via Lusitana.

  • Coimbra perde metade das suas freguesias

    Junta de Se NovaAs Juntas de Freguesia de Sé Nova (na foto), Almedina, S. Bartolomeu, Santa Cruz e Santa Clara têm os seus dias contados. A reforma provoca uma razia total nas freguesias de Coimbra.

  • Governo propõe menos freguesias e nova lei das finanças locais

    O Documento Verde da Administração Local divulgado no início desta semana impõe a redução do número de freguesias e de empresas municipais, prevendo também a revisão do modelo de financiamento e incentivos à agregação de municípios.
  • Areia do Mondego faz parar o Basófias

    BasofiasO barco turístico tem sido uma vítima do assoreamento e este ano já encalhou sete vezes, A areia provocou agora mais um estrago e o Basófias terá de parar entre quatro a seis meses, até que seja concluída a substituição do “jet”.

  • Hospitais de Bissau recebem material do antigo hospital pediátrico

    Uma ONG portuguesa entregou em Bissau, para quatro unidades hospitalares do interior do país, material pediátrico avaliado em cinco milhões de euros, proveniente do antigo Hospital Pediátrico de Coimbra. Camas, incubadoras, quadros, armários e brinquedos, entre outros estão num armazém em Bissau e serão levados para as regiões de Catió, Bafatá, Buba e Oio.

  • Demolidas habitações usadas para a prática da toxicodependência

    As casas da rua General Martins de Carvalho, junto ao Estádio de Coimbra, começaram no passado dia 20 de Setembro a ser demolidas, depois da Câmara de Coimbra ter intimidado o proprietário dos 15 imóveis para o perigo para a saúde pública, decorrente da presença de lixos tóxicos, seringas e agulhas, dos toxicodependentes que, entretanto, passaram a utilizar abusivamente o espaço.

  • A ACM reinicia as suas actividades

    A ACM, Associação Cristã da Mocidade abriu já as inscrições para o início das muitas actividades previstas para o ano escolar de 2011-2012. Estão em pleno funcionamento as aulas de Ballet, Aikido, Kendo, Karaté, Judo, Ginástica Rítmica e Acrobática e Ginástica de Manutenção - Homens, Ténis de Mesa.

  • Centro João Paulo II promove 24 horas pela inclusão social

    É a pensar nos momentos de lazer e cultura que se vão proporcionar aos grupos socialmente excluídos e na aquisição de uma nova viatura, que vai servir esse mesmo público-alvo, que o Centro de Acolhimento João Paulo II promove, a 12 de Outubro, o evento “24 Horas pela Inclusão Social”.

  • Obras na Sé Velha paradas por causa da insolvência da empresa

    Se Velha_ObrasO acesso aos claustros da Sé Velha está indisponível desde do início deste ano civil. Tudo porque a empresa responsável pelas obras de conservação e restauro: Mil – Gabinete Técnico de engenharia, Lda., pediu insolvência e, como tal, o tribunal não permite o acesso de pessoas à zona que estava a ser intervencionada.

  • Prédio da Rua Alexandre Herculano vai ser reconvertido em hotel

    Um hotel de charme vai ser construído nos números 18 a 24 da Rua Alexandre Herculano. Com 46 camas, distribuídas por 20 quartos duplos (um dos quais adaptado a pessoas com mobilidade condicionada) e três suites, o “Hotel Ibn Arrik”, de quatro estrelas, vai nascer da requalificação de um imóvel situado na artéria que liga a Praça João Paulo II à Praça da República, no lado contrário ao edifício sede da Associação Cristã da Mocidade (ACM). O estacionamento, todo previsto em cave, contempla 11 lugares, sendo um destinado a pessoas com deficiência ou mobilidade condicionada.

  • António Damásio aconselha a não personalizar a crise somente em Portugal

    António Damásio, doutor honoris causa pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra considerou que não se deve “personalizar o problema” da crise económica e financeira “de uma forma tão aguda” no nosso país e aconselha a comunicação social a “não falar constantemente no problema de Portugal”. “Não há problemas só de Portugal, há problemas de conjunturas políticas muito maiores. É preciso vê-los de uma forma mais aberta”, afirmou o neurocientista português, depois de ter recebido o grau académico.
  • Universidade deu as boas vindas aos estudantes estrangeiros

    Universidade-TorreA Universidade de Coimbra (UC) deu as boas vindas a 942 estudantes estrangeiros, provenientes de 42 países diferentes, que irão estudar, durante o primeiro semestre deste ano lectivo nas várias faculdades da UC. A cerimónia decorreu no passado dia 21 de Setembro e praticamente encheu o auditório da Reitoria de jovens de várias nacionalidades que irão, durante os próximos meses, desfrutar da vida académica e viver as tradições da cidade.
  • Arnaut aplaude redução de desperdícios na saúde

    Arnaut 4O fundador do Serviço Nacional de Saúde (SNS), António Arnaut, congratulou-se com a redução do défice do sector, mas alertou que os cortes na despesa não podem comprometer a qualidade e a universalidade do SNS.
  • Mário Frota é Cidadão Honorário da Paraíba

    Mário Frota, fundador e primeiro presidente da Associação Internacional de Direito do Consumo, que cooperou activamente com a Comissão do Código de Defesa do Consumidor do Brasil, foi agraciado com o título, atribuído pela Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba.
  • Virgílio Caseiro regressa à Orquestra Clássica do Centro como maestro emérito

    virgilio caseiroUm ano depois da sua saída, Virgílio Caseiro regressa à casa que ajudou, há uma década, a construir. O maestro volta à Orquestra Clássica do Centro (OCC), não como titular, porque essa função pertence agora a Artur Pinho Maria, mas com o título de maestro emérito. Assim, aprovaram os sócios, por unanimidade, na última assembleia-geral.
  • Surdos querem ser ouvidos pela sociedade

    Cinco centenas de surdos juntaram-se no passado dia 25 de Setembro, em Coimbra, para uma marcha e convívio, onde procuraram chamar a atenção para as muitas barreiras com que os cidadãos portadores deste tipo de deficiência se depararam diariamente. Pedro Costa, vice-presidente da Federação Portuguesa das Associações de Surdos (FPAS), destacou que são principalmente ao nível da acessibilidade e da comunicação as dificuldades que os surdos enfrentam.
  • José Niza morre aos 73 anos

    O poeta compositor e produtor discográfico José Niza faleceu no dia 23 de Setembro aos 73 anos, foi autor de “E depois do adeus”, canção que viria a ser a primeira senha da revolução de 25 de Abril de 1974. José Manuel Niza Antunes Mendes nasceu em 1939, em Lisboa, mas passou a infância em Santarém, de onde saiu aos 17 anos para ir estudar Medicina e Psiquiatria em Coimbra, cidade onde se iniciaria na música, através do fado. Foi em Coimbra que conheceu José Afonso, Adriano Correia de Oliveira e Rui Pato e, em 1961, juntamente com José Cid, Daniel Proença de Carvalho, Rui Ressurreição e Joaquim Caixeiro fundou o Clube de Jazz do Orfeu.
  • Gomes Canotilho dá a sua última aula a 19 de Outubro

    Gomes Canotilho 3José Gomes Canotilho, Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, constitucionalista e Conselheiro de Estado tem a sua última aula marcada para o próximo dia 19 de Outubro, um momento que assinalará a sua recente jubilação.

  • DOMINGO XXVII DO TEMPO COMUM (02 DE OUTUBRO DE 2011)

    Entrada
        Cantai ao Senhor um cântico novo ................ CEC II 15-16/NCT 34                              
      Servi o Senhor com alegria ......................................................... NCT 228
        Povos todos vinde com júbilo ................................................ CEC II 65

  • Falta de chamada ou de resposta?

    O Evangelho de hoje reproduz a parábola de Jesus sobre a resposta dos filhos que são convidados a trabalhar na vinha.

  • Consequências da crise

    O tema esteve em debate no Encontro Nacional da Pastoral Social, em Fátima, sendo o desemprego e o sobreendividamento apontados como as principais causas do “claro” aumento dos casos de fome em Portugal.

  • Tempo a mais na creche

    Muitas crianças passam demasiadas horas nas creches e os especialistas acham que isso as pode prejudicar.

  • Os bispos e a pastoral social

    Aproveitando a realização do 27.ª Encontro da Pastoral Social, a Comissão Episcopal de Pastoral Social (CEPS), organismo da Igreja Católica em Portugal, lançou há dias um conjunto de “indicações práticas”, apelando à criação de “serviços paroquiais de acção social” em todo o país.

  • À sombra do castanheiro (25 de Setembro de 2011)

    – Ó Tio Ambrósio! Isto não há volta a dar-lhe...
    – Não costumas vir assim tão desanimado, Carlos! Indignado com a situação que vivemos, sim! Mas o desânimo não deve caber na atitude de qualquer homem que se preze, e sobretudo na vida de um cristão.

  • Teologia da cruz

    Cruz1À teologia da prosperidade opõe-se a teologia da cruz. Jesus nunca procurou a riqueza nem sequer cedeu à tentação de fugir do sofrimento. Ainda há poucos domingos líamos o episódio em que Jesus chama satanás a Pedro porque queria impedi-lo de seguir para Jerusalém, onde Ele próprio dizia que iria ser morto.

  • NEM SÓ DE PÃO… (2 de Outubro de 2011)

    Uma história de amor não correspondido

    Ao reunir-nos, neste 27. ° Domingo, tomamos consciência de que somos templo em que Deus habita. A Igreja é a grande família reunida na casa do Pai. Viemos porque Deus Pai nos quer falar, Jesus Cristo quer oferecer-Se por nós e connosco, o Espírito Santo quer construir-nos como casa firme.

  • DOMINGO XXVII DO TEMPO COMUM (2 de Outubro de 2011)

    A PALAVRA DE DEUS

  • DE TUDO OFERECEI SACRIFÍCIOS

    Pedir aos Pastorinhos, como fez o Anjo em Fátima, acrianças pequenas e ainda sem grande entendimento dos mistérios da fé, que de “tudo” oferecessem sacrifícios, pode-nos parecer algo de exagerado. Contudo o Céu nunca se engana nas mensagens que faz chegar até nós.

  • As (minhas) notas da semana 22.09.11

    A. Jesus Ramos 1




    . A. Jesus Ramos
    1. Depois de setenta e seis anos de presença activa e de sacrificado serviço, sempre prestado com alegria e com espírito de quem cumpre uma missão, as Irmãs do Amor de Deus deixaram o Seminário de Coimbra.

  • A Igreja e a acção pastoral

    Mario Nunes




    . Mário Nunes

    Ao ler no nosso “Correio” os principais pontos críticos que o Bispo do Porto, D. Manuel Clemente enunciou para minorar a “crise” que abala, nalguns sectores, a Igreja, ficámos cientes que muitos dos aspectos focados e registados no documento de trabalho da Conferência Episcopal e resultante da reunião da 34ª. Semana Bíblica Nacional, são pertinentes, oportunos e constroem um programa de renovação da acção pastoral da Igreja em Portugal, que, no nosso entendimento, é indispensável e peca por tardio.

  • A reforma na compreensão católica rural

    Manuel Augusto Rodrigues





    . Manuel Augusto Rodrigues

    A próxima visita do papa Bento XVI à sua pátria que é também a pátria da Reforma tem dado o ensejo para o aparecimento de estudos sobre o tema do ecumenismo e do seu papel na actualidade, não só no campo teológico como também noutros domínios, e tem proporcionado ao mesmo tempo uma reflexão acerca do sentido do factor religioso numa fase histórica imbuída de indiferentismo e laicidade, ao lado de um acentuado interesse pelo diálogo de religiões, culturas e civilizações e pela busca de uma espiritualidade que responda aos anseios humanos.

  • Dar esperança, em tempo de crise

    Jorge Cotovio 2



    . Jorge Cotovio

     

    Vivemos tempos difíceis. A família, como célula base da sociedade, é imediatamente afectada por esta crise generalizada e que promete perdurar. Neste contexto, exige-se um novo paradigma, uma nova forma de estar e de nos relacionarmos.

  • “Buarcos possui a primeira imagem do Beato João Paulo II”. Rectificação

    Ex.mos Senhor Director,
    Tendo lido no site da Amicor a notícia referente à compra da imagem do Beato João Paulo II e verificando nela algumas imprecisões, que correm o risco de ferir a verdade que presidiu a esta iniciativa, queremos, enquanto responsáveis da Paróquia de Buarcos, esclarecer o seguinte:
  • NOVOS PÁROCOS

    Armando_1Tomada de posse em Rio de Vide
    No passado Domingo, dia 18 de Setembro, o Padre Armando Olívio Duarte acumulou a paroquialidade de Rio de Vide, continuando a acompanhar pastoralmente as comunidades de Vila Nova e de Miranda do Corvo e mantendo a direcção do Secretariado Diocesano das Comunicações Sociais.
  • D. Virgílio Antunes em peregrinação ao túmulo dos apóstolos

    Dom Virgilio + PapaO Papa recebeu, na passada semana, no Vaticano um grupo de prelados, nomeados nos últimos meses, onde esteve também o nosso Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, num encontro anual que se repete há uma década por iniciativa da Congregação para os Bispos, da Santa Sé.
  • Comemoração do 90.º aniversário da Legião de Maria

    Legiao de Maria (4)A Sé de Coimbra encheu-se no passado domingo, dia 18 de Setembro, para a missa de acção de graças dos 90 anos da fundação da Legião de Maria.

  • Abertura solene das aulas da EDMS

     EDMS (1)Após merecidas férias, em 17 de Setembro, a Escola Diocesana de Música Sacra retomou as actividades, no seu XXI ano de vida. Dos cerca de 50 alunos, 13 iniciam agora o primeiro ano.
  • Encontro de professores de EMRC

    Encontro Prof. EMRC (5)Cerca de 50 responsáveis pela disciplina de Educação Moral Religiosa Católica (EMRC) nas escolas da Diocese de Coimbra reuniram-se no passado sábado, no Instituto Justiça e Paz, em Coimbra, no primeiro encontro do ano lectivo, que agora se iniciou.

  • Oficinas de Oração e Vida

    Nunca é demais repetir: as Oficinas de Oração e vida são uma experiência divina e humana em que se ensina a orar de uma maneira ordenada e sistemática.

  • CNE: Acampamento do Agrupamento 382

    Seixo de Mira foi o local escolhido pelos escuteiros de Cantanhede para a realização do acampamento de Agrupamento, que irá decorrer entre os dias 23 e 25 de Setembro.
  • Cursos Alpha em Coimbra e Cantanhede

    Já estão abertas as inscrições para o 5.º Curso Alpha, promovido pela Paróquia de Santa Clara, a iniciar em Fevereiro do próximo. Entretanto iniciou-se na sexta-feira passada o 4.º Curso a decorrer no Salão Polivalente do Bordalo.  A paróquia de S. João Baptista, Coimbra, inicia também o próximo curso a 30 de Setembro.

  • Cantanhede recebe encontro dos participantes das Jornadas Mundiais da Juventude

    O auditório do Centro Paroquial de São Pedro, em Cantanhede, foi o local escolhido pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ) para a realização do I Encontro Pós-Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ).
  • Bento XVI espera que as suas palavras não sejam efémeras

    Bento XVI comoveu-se no passado dia 15 de Setembro ao visitar uma exposição com 600 livros da sua autoria, incluindo edições originais e traduções, tendo na ocasião manifestado o desejo de que o seu pensamento não seja efémero. “Comove-me e inquieta-me um pouco ver quantos livros escrevi. Espero que as palavras que contêm não se limitem apenas a ir e vir mas que possam ajudar homens e mulheres a encontrar o seu caminho”, disse o Papa, citado pelo Serviço de Informação do Vaticano.
  • Jardins reabertos aos turistas

    Os jardins do Vaticano vão voltar a receber turistas, num miniautocarro, numa iniciativa da Obra Romana de Peregrinações, instituição ligada à Santa Sé. Um pequeno veículo amarelo de 28 lugares, a gás e pouco poluente, percorrerá os jardins que representam um terço dos 44 hectares da Cidade-Estado, onde Bento XVI costuma passear à tarde. Vários locais são consagrados à Virgem Maria, incluindo uma representação de Nossa Senhora de Fátima. O itinerário, de uma hora, inclui comentários em italiano, inglês, francês, espanhol e alemão. Mais informações podem ser obtidas no site da Obra Romana de Peregrinações.
  • Secretário de Estado pede coerência aos católicos

    O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, destacou no passado domingo na cidade italiana de Verona o papel específico dos leigos e pediu-lhes que ajam em conformidade com a Doutrina Social da Igreja. O prelado italiano, citado pela Rádio Vaticano, salientou “a importância para os leigos cristãos de serem testemunhos de uma coerência” entre a “vida espiritual que praticam e os comportamentos”, atitude que contribui para “melhorar a sociedade” e “dar exemplo de credibilidade”. O responsável, que concluiu um encontro de três dias dedicado à Doutrina Social da Igreja, acentuou que este conjunto de princípios “contém em si e transmite uma espiritualidade portadora de uma mensagem de renovamento da sociedade e do mundo”.
  • Bento XVI e David Cameron assinalam primeiro aniversário da visita papal

    O Papa Bento XVI e o primeiro-ministro britânico, David Cameron, assinalaram com a publicação de mensagens o primeiro aniversário da viagem pontifício ao Reino Unido, que decorreu entre 16 e 19 de Setembro do ano passado. “Dar testemunho da verdade do Evangelho que liberta as mentes e ilumina os esforços para viver sabiamente e bem, na sociedade” é o convite deixado na mensagem papal, enviada através do secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone. O primeiro-ministro diz-se “profundamente orgulhoso do enorme contributo que as pessoas de fé dão à sociedade”, assegurando ainda que existe uma colaboração cada vez maior entre o Reino Unido e a Santa Sé, tendo em vista o “bem comum”.
  • Papa “muito feliz” por regressar à Alemanha

    Bento XVI enviou uma mensagem ao povo alemão, transmitida no passado sábado à noite pela televisão pública germânica ARD, confessando-se “muito feliz” com a terceira visita ao seu país natal, que vai decorrer de quinta-feira a domingo. Na sua intervenção, divulgada também pelo site oficial do Vaticano, o Papa diz que não quer fazer “turismo religioso” ou promover um “show”, nesta viagem de quatro dias, mas promover o desejo de “voltar a ver Deus” para que os católicos ofereçam ao mundo “uma luz de esperança, que é luz que vem de Deus e ajuda a viver”. 
  • Bento XVI pede liberdade e diálogo inter-religioso

    Bento XVI apelou no passado dia 19 de Setembro ao diálogo e ao respeito entre os fiéis das várias religiões, na Índia, sublinhando a “dignidade de cada e todo ser humano”. Perante um grupo de bispos católicos indianos, em visita ao palácio apostólico de Castel Gandolfo, arredores de Roma, o Papa deixou votos de que a Igreja “promova o bem-estar da sociedade” com uma “atenção continuada à promoção dos direitos básicos — direitos partilhados por toda a humanidade”.
  • Papa recebeu astronautas da estação espacial internacional

    Bento XVI recebeu na passada segunda-feira, em Castel Gandolfo, arredores de Roma, um grupo de astronautas da estação espacial internacional (ISS, sigla em inglês). O Papa já tinha dialogado com estas oito pessoas no último 21 de Maio, quando elas ainda estavam em órbita.
  • Bento XVI pede aos pais para acompanharem de perto as crianças

    Bento XVI pediu no passado dia 18 de Setembro que “cada criança” do mundo tenha o direito a “receber a educação a que tem direito”. Num encontro com peregrinos, no palácio apostólico de Castel Gandolfo, arredores de Roma, o Papa disse que “os anos de escola são muito importantes”, permitindo “ampliar o campo dos conhecimentos” e aprender a conviver com os outros. Aos pais, Bento XVI deixou o convite de acompanharem de perto as crianças, ajudando-as a fazer “boas escolhas”. “A família e as escolas, eis o bom terreno no qual se forma a humanidade de amanhã”, prosseguiu.
  • Igreja preocupada com dificuldades colocadas às famílias

    A Comissão Episcopal da Educação Cristã (CEEC) publicou no passado dia 16 de Setembro uma “nota pastoral” em que manifesta a sua preocupação com as “dificuldades” que se colocam às famílias, incluindo “leis civis” que não as respeitam, antes as “agridem”. “Se este processo não for contrariado, a família vai-se tornando, pouco a pouco, uma instituição frágil, desagregada e socialmente irrelevante”, pode ler-se.

  • Segundo a nova associação de antigos alunos dos seminários portugueses

    Mais de 100 mil jovens foram seminaristas no século XX

    O presidente da União das Associações de Antigos Alunos dos Seminários Portugueses (UAAASP), constituída no passado sábado em Leiria, estima em mais de 100 mil o número de rapazes que passaram por aquelas instituições durante o século XX. “Terão passado pelos seminários, ao longo do século XX, mais de 100 mil adolescentes e jovens, e desses ordenaram-se 10% de diocesanos e 5% de religiosos”, disse à Agência Ecclesia o padre Armindo Janeiro, da diocese de Leiria-Fátima, que se fundamenta num inquérito àquelas estruturas católicas formadoras de padres.
    O sacerdote espera que o novo organismo, criado no seguimento do primeiro Congresso de Antigos Alunos dos Seminários realizado em Abril de 2009, se torne um “espaço de diálogo, reflexão e partilha” para pessoas “em quem a Igreja investiu muito e deu o melhor de si mesmo”.

  • D. Carlos Azevedo pede intervenção dos cristãos perante as dificuldades do país

    D. Carlos Azevedo 1O presidente da Comissão Episcopal de Pastoral Social (CEPS), organismo da Igreja Católica em Portugal, apelou no passado dia 15 de Setembro, em Fátima, ao desenvolvimento de “formas de economia solidária” para fugir ao “espartilho fatalista dos mercados”.

  • D. Manuel Linda critica a exploração laboral

    D. Manuel Linda,
    bispo auxiliar de Braga criticou no passado Domingo , aqueles que se aproveitam das situações de crise para “espezinhar o pobre”, dando como exemplos a prática de “salários de miséria” e a “exploração” do trabalhador.
  • Voluntários querem mais apoio por parte do Governo

    MissionariosOs 400 participantes nas Jornadas Missionárias da Igreja Católica, realizadas entre 16 e 18 de Setembro em Fátima, querem que o Governo dê mais apoios ao voluntariado, tendo apresentado algumas sugestões nesse sentido.

  • Cristãos devem estar nos sindicatos, diz Liga Operária Católica

    Os cristãos devem marcar presença no sindicalismo para combater a eliminação sucessiva dos direitos dos trabalhadores, causada pelo avanço de “políticas neoliberais e economicistas” imbuídas de “desumanidade”, considera a presidente da Liga Operária Católica.

  • Governo acaba com três direcções regionais em Coimbra

    O primeiro-ministro anunciou no passado dia 15 de Setembro as reduções de estruturas e cargos de dirigentes na Administração Central. No dia 16 foi a vez do Conselho de Ministros aprovar os cortes para fazer diminuir os encargos do Estado.

  • Ministério da Educação suspende o Magalhães

    A entrega de computadores Magalhães está suspensa até nova indicação do Ministério da Educação. O presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais confirmou que foi informado pelas direcções regionais de Educação de que não estão autorizadas novas inscrições no programa e-Escolinhas.
  • Portugal e Angola facilitam vistos de trabalho

    Os portugueses que pretendam ir trabalhar para Angola poderão obter um visto no prazo de 30 dias e por um período de três anos, segundo um acordo assinado entre os dois países.
  • Empresários ambicionam pagar a tempo e horas

    Cerca de 750 empresários e gestores apresentaram, no dia 13 de Setembro, em Lisboa, um programa de combate à crise que prevê, entre outras medidas, o compromisso de pagar a tempo e horas entre empresas. A ACEGE (Associação Cristã de Empresários e Gestores), em colaboração com a CIP, IAPMEI e APIFARMA, lidera o programa AconteSer, um instrumento de gestão que, segundo António Pinto Leite, presidente da instituição, “pretende ajudar os gestores e empresários portugueses a combater a crise”. Os pagamentos pontuais a fornecedores, um compromisso com o projecto de vida dos colaboradores e um compromisso com a família e a sociedade são os três vectores fundamentais do programa que será apresentado entre os dias 24 e 28 de Outubro a nível nacional.
  • “Troika” impõe genéricos mais baratos

    Os preços dos medicamentos genéricos vão baixar para metade do valor do mesmo medicamento de marca e não apenas 40 por cento como anteriormente acordado, revela uma actualização do memorando da “troika” recentemente divulgado pelo Ministério das Finanças.
  • Famílias com menos recursos têm desconto na luz e no gás

    As famílias com baixos rendimentos, desempregados em final de subsídio e reformados por invalidez vão ter descontos na factura da electricidade e do gás natural. A redução de seis por cento na luz e de dois por cento no gás consta do “Programa de Emergência Social”.
  • Transportes vão voltar a aumentar no próximo ano

    Apesar do recente aumento médio de 15% nas tarifas, o Governo planeia subir os preços nos transportes públicos no próximo ano. Passado um mês da entrada em vigor das novas tarifas, o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, terá prometido à “troika” uma nova subida nos preços do sector, visando o equilíbrio das contas das empresas de transportes públicos.

     

  • Governo vai eliminar 1.712 cargos dirigentes no Estado

    O primeiro-ministro revelou há dias, ao abrir o debate quinzenal na Assembleia da República, que “vão ser extintas cerca de 162 entidades no âmbito da Administração Central, serão criadas novas 25 através de fusões de entidades existentes, e isso dá um saldo líquido de cerca de 137 entidades que serão extintas e que beneficiarão a Administração Central para futuro de uma estrutura mais leve que pese menos aos bolsos dos contribuintes”.
  • Estradas de Portugal em risco de insustentabilidade financeira a partir de 2014

    A Estradas de Portugal deverá enfrentar “sérias dificuldades” em financiar-se em 2013, correndo o risco de insustentabilidade financeira a partir de 2014, segundo um relatório da Inspecção-Geral das Finanças.
  • Rastreios e consultas em ópticas podem ser perigosos

    A presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) alertou há dias para os riscos da realização de rastreios e consultas em ópticas, lembrando que os profissionais que trabalham nas lojas não são médicos nem estão habilitados a receitar
  • Franceses interessados nas privatizações portuguesas

    O primeiro-ministro afirmou em Paris que “há muito interesse francês no processo das privatizações” em Portugal, após um encontro com o Presidente francês, Nicolas Sarkosy.

  • Ministro anuncia “alterações profundas” para a Economia

    O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, disse no Rio de Janeiro, perante empresários dos dois países, que o Governo português lançará nas próximas semanas “alterações profundas” para tornar o país mais empreendedor e inovador, “ao nível de capital de riscos, ao nível da atracção e agilização do investimento, ao nível da reestruturação de empresas, ao nível laboral e ao nível das políticas de emprego.
  • Há 93 mil desempregados no sector da construção

    Quase 93 mil trabalhadores do sector da construção estavam desempregados no final do segundo trimestre deste ano, o que corresponde a cerca de 14 por cento do número total de portugueses sem emprego.

  • Descoberto “buraco” nas contas da Madeira

    O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) e o Banco de Portugal (BdP) acusaram a Administração Regional da Madeira de ter omitido informação relativa às suas contas públicas e por essa razão concluíram que o défice orçamental de Portugal de 2008, 2009 e 2010 terá se revisto em alta. Em causa estão encargos que não foram registados e Acordos para Regularização de Dívidas que não foram reportados às duas entidades responsáveis por apurar as contas nacionais. O INE e o BdP dizem que após diligências terão chegado informações entre final de Agosto e principio deste mês que dão conta de Acordos de Regularização de Dívidas celebrados em 2010, com um valor aproximadamente de 571 milhões de euros, dos quais não tinham conhecimento, mais 290 milhões de euros de juros de mora “que também não foram comunicados às autoridades estatísticas”. Já para este ano, mais 11 milhões destes acordos respeitantes a dívida contraídas desde 2005 e juros de mora no primeiro semestre de 32 milhões de euros não foram reportados. O défice orçamental de Portugal de 2008, 2009 e 2010 terá assim de ser revisto ao “buraco” nas contas da Madeira descoberto apenas nas últimas semanas.
  • Governo quer arrecadar 7 mil milhões de euros com privatizações até 2013

    As privatizações de empresas públicas devem render pelo menos 7 mil milhões de euros até ao final de 2012, anunciou, na passada segunda-feira, o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho em entrevista publicada no jornal francês Figaro. O programa de privatizações faz parte do acordo assinado em Maio com a “troika” em troca do empréstimo de 78 mil milhões de euros. Passos Coelho adiantou que o programa de privatizações abrange empresas públicas de electricidade, gás e petróleo como a Galp, a companhia aérea TAP, o gestor do aeroporto Ana, a empresa ferroviária Refer e o primeiro canal da televisão pública RTP.
  • Figueira da Foz: Chefe Luís Lavrador apresenta “Ao Sabor da Bíblia” no casino

    D. João Lavrador, bispo auxiliar de Lisboa, apresentou recentemente no Casino da Figueira da Foz, o livro “Ao Sabor da Bíblia”, da autoria do seu irmão, o Chefe Luís Lavrador, um trabalho que teve como “base” a tese de mestrado defendida pelo autor na Universidade de Coimbra que lhe mereceu 19 valores.

  • Mira: movimento de cidadãos pretende a reabertura do ramal ferroviário Pampilhosa-Figueira da Foz

    O Projecto Cultura e Cidadania vai, a 23 de Setembro, pelas 21H15, no Café Aliança, em Mira levar a efeito uma sessão sobre a necessidade urgente da reabertura do ramal ferroviário que liga a Pampilhosa à Figueira da Foz.

  • S. Miguel de Poiares: DREC recua na decisão de reduzir o número de turmas

    A Direcção Regional de Educação do Centro (DREC) recuou na decisão de reduzir o número de turmas da Escola Básica de São Miguel de Poiares, em Vila Nova de Poiares, de quatro para três, mantendo assim, o habitual funcionamento de uma turma por ano de ensino, para os quatro anos do I.º Ciclo.

  • Mealhada: Câmara aprova programa de apoio habitacional

    Mealhada. Cam. MunO objectivo é “alargar a política de habituação social a uma política de habitação”, de forma a contribuir para “dignificar as condições de vida das pessoas e famílias com menores recursos do concelho”. Falamos de um programa de apoio habitacional a estratos economicamente carenciados, aprovado pela Câmara Municipal da Mealhada.

  • Piódão: autarca preocupado com custo da Televisão Digital Terrestre

    O presidente da Junta de Freguesia do Piódão, José Lopes, teme que muitos habitantes fiquem sem acesso à televisão devido aos “elevados custos” da introdução da Televisão Digital Terrestre (TDT).

  • Lousã: inaugurada a nova Unidade de Saúde Familiar

    O presidente da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), João Pimentel inaugurou no dia 16 de Setembro, a nova Unidade de Saúde Familiar (USF) Trevim Sol, no Centro de Saúde da Lousã, assinalando que este é o modelo que “mais se adapta à nossa estrutura geográfica”.

  • Góis: Câmara Municipal mantém taxas e impostos

    Gois (3)

    Vereadores do PS e do PSD votaram em sintonia total, aprovando, por unanimidade, os valores das taxas e impostos, para o próximo ano, que compete à autarquia fixar, nomeadamente IRS, IMI e derrama. Uma deliberação que temem em linha de conta as reais dificuldades da actual conjuntura nacional, à qual o concelho de Góis não se furta, e que pretende, também construir uma forma de apoiar os munícipes que ali têm o seu domicílio fiscal.

  • Pedidos de ajuda à Câmara de Coimbra triplicaram

    A Câmara Municipal de Coimbra recebeu três vezes mais pedidos de ajuda no primeiro semestre do ano, em relação ao período homólogo do ano passado. Segundo João Carlos Gaspar, director do Departamento da Educação e Acção Social e Família, a autarquia respondeu, através do projecto Ubaú, a 205 pedidos.

  • Inscrições abertas para a Orquestra Juvenil do Centro

    Estão abertas até ao final do mês de Setembro as inscrições para integrar a Orquestra Juvenil do Centro. O projecto musical destina-se a jovens com idades a partir dos 14 anos.

  • Conferência Ibero-americana de Enfermagem reúne 1700 participantes em Coimbra

    Coimbra acolhe pela primeira vez a conferência da associação de escolas de Enfermagem ibero-americanas.

  • Universidade de Coimbra é a melhor a nível nacional

    Universidade e BandeiraA Universidade de Coimbra (UC) é a melhor portuguesa no “QS World Universityu Rankings® 2011”, classificando-se a meio de uma tabela das 700 instituições mais prestigiadas do mundo, que é liderada pela Cambridge, no Reino Unido.

  • Reitor da Universidade de Coimbra pede ao Estado para não atrapalhar

    João Gabriel Silva, reitor da Universidade de Coimbra procura outras fontes de financiamento face ao cortes de 8,5 por cento nas transferências do Orçamento de Estado. No caso da Universidade de Coimbra estão em jogo sete milhões de euros a menos para 2012. A abertura solene das aulas na Universidade de Coimbra ficou marcada, mais uma vez, por críticas ao Governo. Trata-se, segundo o reitor, de um corte “muito duro”. “É uma dor intensa: ficamos no absoluto limite da capacidade para funcionar”, lamenta. João Gabriel Silva voltou a recordar que há muito que a instituição deixou de viver só do Orçamento de Estado. “Em 2012, o Estado transferir-nos-á 80 milhões de euros, mas os nossos custos com o pessoal são de 98 milhões”, afirma Gabriel Silva. A solução, garante, não passará por um “aumento generalizado de propinas”, mas através de candidaturas de projectos de investigação e desenvolvimento, da prestação de serviços de consultoria e serviços especializados ou através de mais formação avançada.
  • Faculdade de Direito quer atrair mais alunos

    A nova directora da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Anabela Rodrigues propôs na sua tomada de posse a captação de novos alunos e uma aposta na investigação como forma de ultrapassar as dificuldades financeiras da instituição. Com sete milhões de euros a menos no orçamento da Universidade de Coimbra, Anabela Rodrigues diz-se “consciente” das dificuldades que irão também afectar a Faculdade de Direito. Atrair novos alunos, implica para a nova directora, a “internacionalização” e a “atractividade de alunos estrangeiros”, que assume como sendo uma prioridade no mandato que agora inicia. Prioridade é também para Anabela Rodrigues, uma aposta na investigação, proporcionando a todos (docentes, mestrandos, doutorandos) melhores condições para exercerem o seu trabalho.
     
  • Manifestação pública contra a co-incineração

    O Grupo de Cidadãos de Coimbra que luta contra a co-incineração promove no próximo dia 28 de Setembro, na Praça da República, uma manifestação contra este método de queima de resíduos. O protesto, segundo o advogado Castanheira Barros, está marcado para as 18 horas, e serão convidadas a participar as duas Associações de Defesa da Arrábida e do Estuário do Sado e a Associação de Defesa do Ambiente de Souselas, entre outros. Castanheira Neves anunciou também a realização de um colóquio sobre a co-incineração para “alertar os mais jovens para este problema de saúde pública e ambiental”. O evento terá lugar no mesmo dia, após a concentração na Praça da República, no auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra.
  • Álvaro Maia Seco critica o desinteresse do Governo para Coimbra

    Álvaro Maia Seco, independente, eleito pelo PS nas Autárquicas de 2009, não deixou passar em claro a discriminação a que Coimbra tem sido sujeita em matéria de investimentos. Além da indefinição acerca do IC3, sobretudo a ligação entre Almalaguês e o Botão, o vereador do PS assumiu não se lembrar “de nada que fique de pé em Coimbra” no que respeita a investimentos da Administração Central. E deu como exemplos: a nova travessia sobre o rio Mondego, auto-estrada para Viseu, novo tribunal, desassoreamento do rio, estabilização dos paredões do rio e cortes no ensino e na saúde.
  • João Orvalho reconhece falhas na distribuição alimentar nas escolas de Coimbra

    O início do ano escolar não começou da melhor formar para grande parte dos alunos do concelho de Coimbra. Os alunos tiveram de esperar pela comida no prato, o que é “inaceitável”, diz o vereador do PS, logo no primeiro dia de aulas e no primeiro dia em que a Gertal forneceu as refeições. O vereador da Educação, João Orvalho, admitiu algumas falhas na distribuição alimentar por parte da empresa internacional que fornece as refeições, não só no centro escolar da Solum, mas como noutras escolas do concelho.
  • António Arnault: “cortes vão pôr à prova ministro da Saúde

    O ministro da Saúde “vai ser posto à prova” quando fizer os cortes orçamentais na área da Saúde e actualizar as taxas moderadoras, afirmou António Arnault, no colóquio que assinalou os 32 anos do Sistema Nacional de Saúde (SNS). O fundador do SNS espera que, nessa altura, o Presidente da República “esteja atento” e “não cometa um erro contra a democracia”.

  • Pedro Pita cessou funções de director regional de Cultura

    António Pedro Pita terminou, ao fim de seis anos, as funções de director regional de Cultura do Centro, tendo retomado a actividade de docente na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Docente de Filosofia da FLUC e coordenador científico do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX – CEIS-20, António Pedro Pita considera que durante o seu mandato ocorreu uma “mudança significativa” das competências antigas delegações de Cultura. Em 2007, estas delegações passaram a direcções regionais de Cultura ao abrigo do Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado (PRACE), tendo sido Pedro Pita o primeiro director do Centro, após ter assumido em 2005 o lugar de delegado do Ministério da Cultura.
  • Honoris causa para António Damásio

    O neurocientista António Damásio recebeu ontem, dia 21 de Setembro, o título de doutor honoris causa pela Universidade de Coimbra (UC), em reconhecimento da sua carreira científica. Segundo uma nota de imprensa “a UC reconhece o contributo inexcedível de António Damásio para o avanço da investigação e da docência na área da Neuropsicologia, especialmente na análise e compreensão dos processos neuropsicológicos de funções e os processos da tomada de decisão”.
  • DOMINGO XXVI DO TEMPO COMUM (25 DE SETEMBRO DE 2011)

    Entrada

       Tudo quanto nos confiastes ........................... CEC II 123          
       Salvai, Senhor, Vosso povo ............................. CEC II 57
       Chegue até Vós, Senhor ................ NCT 213/CEC II 142

  • Estado não comparticipa 20 mil vagas criadas em creches

    A maioria das 20 mil novas vagas em creches serão em IPSS e o Governo não as comparticipa. Ou seja, os pais poderão ter que pagar o custo total. Algumas instituições estatais passam para o sector social, mas também sem garantia de apoio financeiro. A ideia, garante o Executivo, é maximizar o espaço das instituições e não deixar crianças na rua. Os parceiros do sector social aplaudem. Aliás, não só aplaudem como foram eles que o propuseram. Levanta-se, porém, uma questão: se era só uma questão de espaço, por que não se fez isto antes? “Porque o Governo só permitia que entrasse o número de crianças que podia comparticipar. Se uma instituição tivesse lugar para 30 crianças, mas o Estado só pudesse comparticipar 15, só entravam 15”, explica o Padre Lino Maia, presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade Social.
  • Universidades “depauperadas” perderam cem milhões em seis anos

    O presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas alertou, na passada segunda-feira, que as instituições estão a ficar “depauperadas”, perdendo cem milhões de euros em financiamento nos últimos seis anos, e precisam de autonomia para gerir as suas receitas.
  • Gastronomia portuguesa: Leitão da Bairrada entre as “Sete maravilhas”

    O leitão da Bairrada foi proclamado, no passado sábado, como uma das “Sete maravilhas” da gastronomia portuguesa. As outras seis são a alheia de Mirandela, o queijo da serra da Estrela, caldo verde, arroz de marisco, sardinha assada e pastel de Belém.
  • Um terço dos hospitais EPE em falência técnica

    O ministro da Saúde dramatizou a situação dos hospitais públicos, afirmando que um terço dos hospitais EPE está em falência técnica e que têm um défice estimado em 300 milhões de euros em 2011. Paulo Macedo falava na comissão parlamentar de Saúde, na sua primeira audição obrigatória. Falando na redução de despesas, Paulo Macedo anunciou ainda que reduzirá em 30 por cento os cargos de dirigentes do SNS e previu uma poupança de cem milhões de euros só ao nível dos prestadores de saúde privados.
  • Subsídio de Natal: filhos dão desconto de 12 euros na cobrança de imposto

    Os trabalhadores vão poder deduzir cerca de 12 euros por cada filho ao imposto extraordinário sobre o subsídio de Natal aplicável aos rendimentos de 2011, segundo a legislação recentemente publicada em Diário da República.
  • Bens pessoais como garantia para pagar salários a bombeiros

    O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), Duarte Caldeira, alertou que há dirigentes das associações de bombeiros que estão a pedir empréstimos à banca e a dar como garantia os seus bens pessoais para pagar salários.

  • Frente Sindical aceita congelamento dos salários em 2012

    A Frente Sindical, que integra o Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE), não vai propor aumentos salariais para 2012. Mas, em contrapartida, quer que futuras actualizações tenham como base a tabela de 2010 e não aquela que resulta da aplicação dos cortes nos vencimentos, definidos no Orçamento de Estado.
  • Custo do pão pode aumentar com subida do preço dos cereais

    O secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque, admitiu a possibilidade de um aumento do custo do pão, consequência do preço dos cereais que disparou 76 por cento no último ano e deve continuar a subir.
  • Estado deixa de comparticipar pílula e três vacinas

    O Estado vai deixar de comparticipar pílulas anticoncepcionais e três vacinas vendidas nas farmácias (cancro do colo do útero, hepatite B e contra a estirpe do tipo B do vírus da gripe). O objectivo da medida é arrecadar 19 milhões para os cofres do Estado.

  • PS: Maria de Belém sucede a Almeida Santos na presidência do partido

    Os delegados ao XVIII Congresso Nacional do PS elegeram no passado dia 9 de Setembro a antiga ministra da Saúde Maria de Belém para o cargo de presidente do partido substituindo Almeida Santos, que ocupava este lugar desde 1992.
  • Três formandos expulsos da Escola de Polícia por falsificação do certificado de habilitações

    Três formandos da Escola Prática de Polícia (EPP) foram expulsos pela falsificação do certificado de habilitações literárias, de acordo com um despacho do director nacional da PSP. A EPP vai enviar ainda o processo para o Ministério Público, no qual exige ser ressarcida de todo o dinheiro gasto com os alunos em alimentação, fardamento e ordenados pagos durante a formação. Além das despesas, os alunos terão de responder perante a Justiça, onde vão ser acusados do crime de falsificação de documentos.

  • Miguel Macedo diz que a segurança de pessoas e bens é prioridade do Governo

    O ministro da Administração Interna assegurou na semana passada que o combate à criminalidade não vai abrandar apesar dos “apertos orçamentais” e reconheceu que o aumento da preocupação dos portugueses com a segurança é legítimo.

  • Passos Coelho desafia escolas a fazerem bem com menos dinheiro

    Pedro Passos Coelho reiterou que nos próximos anos tem de haver cortes na Educação, na Saúde e na Segurança Social, nalguns casos “por moralização, por imperativo ético”, porque “não se pode esbanjar em alguns lugares quando a falta dinheiro para a Acção Social Escolar”.

  • Valor das rendas deverá aumentar 3,19 por cento

    O valor das rendas deverá aumentar 3,19 por cento em 2012, após o valor da inflação nos 12 meses terminados em Agosto retirando os preços da habitação, que serve de base a esta actualização, se ter fixado neste valor.
  • Economia portuguesa vai continuar em queda

    Portugal verá nos próximos meses a economia acentuar a queda actual, indicou a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), que divulgou os indicadores compósitos que, no caso português, não estavam tão baixos desde Outubro de 2009.v
  • DESÍGNIOS DE MISERICÓRDIA

    Deus, que é Amor, é sempre amor misericordioso. A misericórdia implica sempre ternura e carinho, como nos ensinou João Paulo II. Esse amor misericordiosos está centrado em nós, repassa a nossa vida e a do mundo, com desígnios de misericórdia. O Anjo diz isso mesmo aos Pastorinhos em Fátima: «Deus tem sobre vós desígnios de misericórdia», desígnios em que esse amor louco e apaixonado os vai repassar de ternura e de compaixão, os vai escolher para uma missão grandiosa, os vai fazer crescer no amor e fazer deles modelos de vida cristã, de santidade.
  • NEM SÓ DE PÃO… (25 DE SETEMBRO DE 2011)

    Trabalhar no Reino de Deus
    Não há nada mais importante na vida do homem do que a descoberta da vontade de Deus, o reconhecimento do seu plano de salvação para todos e cada um de nós, depois a capacidade de a realizarmos. Reunidos para celebrar a Eucaristia, sabemos que Deus, nosso Pai, nos revela a sua vontade e ao mesmo tempo nos dispõe, na simplicidude e alegria, para a concretizar na vida.
  • DOMINGO XXVI DO TEMPO COMUM (25 DE SETEMBRO DE 2011)

    A Palavra de Deus

  • Fé e Compromisso - Fora do prazo de validade

    . José Dias da Silva

    Coube-nos viver uma situação económico-financeira que nos vai exigir um enorme esforço individual e colectivo e pôr à prova a nossa solidariedade e criatividade, que os tempos de vacas mais ou menos gordas nos foram abafando. A fartura, mesmo em pequena escala, é sempre um risco de desumanização: valorizamos o supérfluo, esquecemos o essencial, absolutizamos o estatuto social, futilizamos a vida, mercantilizamos a pessoa, desdignificamos o trabalho, deificamos o dinheiro, real ou virtual.

  • A dimensão ecuménica da próxima viagem de Bento XVI à Alemanha

    Manuel Augusto Rodrigues




    . Manuel Augusto Rodrigues


    De 22 a 25 deste mês o Papa visitará a Alemanha pela terceira vez, tendo agora escolhido como lema “Onde está Deus, há futuro”.

  • Fronteiras que se desgastam

    A. Borges de Carvalho



    . A. Borges de Carvalho


    Os guardiães do templo andam por aí a saltitar de contentamento porque um ilustre purpurado da nossa igreja foi chamado a Roma (quem o teria chamado?!) para se desmascarar do que escreveu: não tardará que as mulheres sejam chamadas ao sacerdócio.

  • Legião de Maria assinala 90º aniversário (III)

    “O CARISMA DE FRANK DUFF E A LEGIÃO DE MARIA”

    Este aniversário representa um ano de graça, pelo menos, para todos os legionários. Para concentrar a nossa atenção e esforços, ao longo deste ano, o Concilium propôs o tema: “O Carisma de Frank Duff e a Legião de Maria”. O Fundador da Legião de Maria, o Servo de Deus Frank Duff, foi dotado com um carisma, isto é, com graças extraordinárias do Espírito Santo, para usar a favor dos outros. E Frank pôs estes dons a render, fundando e guiando a Legião de Maria.

  • Família de “O Amigo”

    No passado dia 25 de Agosto, faleceu José de Oliveira da Costa, nosso assinante e colector em Salreu (Estarreja), onde vivia.
    Em 21 de Julho foi-lhe detectada a doença no pâncreas, que depressa lhe tirou a vida.
    Os nossos pêsames a todos os familiares.
  • Retiro para maiores de 65 anos

    A Equipa Diocesana da Mensagem de Fátima está a promover um Retiro que terá lugar no Santuário de Fátima nos dias 27 e 28 de Setembro. Este Retiro destina-se a pessoas com 65 anos ou mais, tenham ou não frequentado Retiros de Doentes.

  • Condenada por ser cristã

    Asia Bibi1No passado dia 7 de Setembro, foi apresentada na livraria Aletheia de Lisboa a tradução portuguesa do livro de Anne-Isabelle Tollet, repórter do canal televisivo francês France 24, em que a autora conta a história verídica de Asia Bibi, Com o título “Blasfémia - Condenada à morte por um copo de água”, a obra relata a odisseia daquela mulher do Paquistão.

  • À sombra do castanheiro (18 de Setembro de 2011)

    – Eu não sei se tu te recordas de, aqui há uns dois ou três anos atrás, quando tu me falavas de crise para a direita e de crise para a esquerda, eu te dizer que isto ainda não tinha batido no fundo do poço.
    – E parecia mesmo que tinha, Tio Ambrósio!

  • Deus e a riqueza

    Há dias tive uma conversa com uma pessoa em que, entre outras coisas, ela me disse que Deus quer que todos tenhamos tudo o que há de bom: saúde, dinheiro, felicidade plena. E tudo já neste mundo.

  • Papa apela a noivos para não “queimarem etapas” no amor

    Bento XVI aconselhou, no passado domingo, os futuros casais a não “queimarem etapas” no seu amor, durante um encontro na cidade italiana de Ancona com cerca de 500 casais de “jovens noivos”.

  • Jornadas da Comunicação Social realizam-se em Setembro

    As Jornadas da Comunicação Social, promovidas pelo Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, em Fátima, entre 29 e 30 de Setembro, têm como tema “Era digital: revolução na cultura e na sociedade”.

  • D. Manuel Pelino e D. Virgílio Antunes na Conferência Nacional Alpha

    A Conferência Nacional Alpha realiza este ano um dia especial para padres, na sexta-feira, dia 21 de Outubro e continua depois a formação para todos, solicitando a participação dos padres que puderem permanecer e equipas de leigos que enviarem para a formação, no sábado e no domingo, 22 e 23 de Outubro.

  • Arganil distingue Padre António Dinis com medalha de Ouro

    As comemorações do Dia do Município de Arganil, presididas pelo secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, João Casanova de Almeida, incluíram a celebração de contratos programa com 11 juntas de freguesia, (Anseriz, Benfeita, Celavisa, Cerdeira, Coja, Pomares, Pombeiro da Beira, São Martinho da Cortiça, Sarzedo, Secarias e Teixeira) e a atribuição da Medalha de Ouro do concelho ao Padre António Dinis.

  • Santiago da Guarda e Degracias têm novo pároco

    Fernando Carvalho

    No passado Domingo, dia 11 de Setembro, o Padre Fernando Rodrigues de Carvalho assumiu a paroquialidade de Santiago da Guarda.
  • Carapinheira: Centro Social e Paroquial promove encontro de pais

    “Os pais também vão à escola” é o tema de um encontro promovido pelo Centro Social Paroquial da Carapinheira, no âmbito do curso EFA NS de Técnico/a de Acção Educativa, a realizar dia 17, no Pavilhão Multiusos da Carapinheira.
    O encontro, que decorrerá entre as 15h00 e as 18h00, surge no âmbito do Projecto Integrado de Formação – PIF, teve como entidade formadora ‘KnowHow - Consultores, Lda’ e visa assinalar o término do percurso formativo, pautado pelo empenho e dedicação, que teve a duração de quase dois anos e meio.
    A abertura do encontro conta com as intervenções do representante do Centro Social e Paroquial da Carapinheira e da entidade formadora que irão explicar os objectivos e frutos desta acção de formação, seguindo-se um ciclo de comunicações.
  • Pombal: secretário de Estado realça cooperação do Poder Local nas respostas sociais

     O secretário de Estado da Segurança Social e da Solidariedade enalteceu no passado dia 10 de Setembro, em Pombal, a “cooperação activa” do Poder Local que tem “tornado efectiva a resposta social que temos dados permanentemente no país”.

  • Lousã: Serviços da ARCIL têm certificado de qualidade

    A ARCIL, Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã, obteve recentemente a certificação da qualidade, no âmbito da norma EQUASS (European Quality in Social Services), nível ASSURANCE, que, esclarece a instituição em nota, “corresponde a um sistema de garantia e controlo da qualidade que permite às organizações encetarem um processo de certificação externo, de reconhecimento a nível europeu”. Tal significa que a ARCIL passa a atestar “a qualidade dos seus serviços junto de clientes e partes interessadas, incentivando-as com a qualidade e a melhoria contínua”. De acordo com a instituição, a certificação resulta de “um intenso e prolongado trabalho de adaptação a normas e procedimentos rigorosos” o que, n a óptica da IPSS, “contribui para a valorização da qualidade dos serviços, sendo este certificado a demonstração dessa qualidade”.
  • Miranda do Corvo: Junta de Freguesia quer criar horta comunitária

    A Junta de Freguesia de Miranda do Corvo está à procura de terrenos para criar uma horta comunitária. A intenção é proporcionar às famílias a possibilidade de produzirem alguns produtos, aliviando desta forma as despesas com a alimentação no supermercado.

  • Praia de Mira: Deputados questionam ministra da Agricultura sobre destruição de dunas

    Praia de dunas1

    Os deputados do PSD Nuno Encarnação, José Manuel Canavarro, Pedro Saraiva, Nilz a Sena, Maurício Marques (eleitos pelo círculo de Coimbra ), Carlos Abreu Amorim e António Leitão Amaro pediram no passado dia 8 de Setembro esclarecimentos à ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, Assunção Cristas, sobre a destruição do cordão dunar da Praia de Mira.
  • Encontros Mágicos vão espalhar ilusões pela cidade de Coimbra

    Durante uma semana, a cidade de Coimbra vai transformar-se num imenso palco de magia. Os Encontros Mágicos, que cumprem este ano a sua 15.ª edição, vão realizar-se de até ao dia 18 de Setembro e contam com a presença de nove mágicos oriundos de cinco países.

  • Exposição “Mercadoria Humana” patente no Atrium Solum

    Dedicada ao tema do tráfico de seres humanos, a exposição itinerante de artes plásticas “Mercadoria Humana” pode ser visitada no centro comercial Atrium Solum, até ao dia 18 de Setembro.
  • Universidade de Coimbra inaugura cantina dedicada a pizzas e pastas

    “Monumentais – Pizzas e pastas académicas” é o novo restaurante dos Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra que foi hoje (dia 12) inaugurado e representa uma oferta alternativa à refeição tradicional, assim como a possibilidade de os estudantes comerem fora de horas.

  • ISCAC aposta em especialização em Gestão de Unidades de Saúde

    O Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC)/ Business School apresentou no passado dia 8 de Setembro a primeira edição do Curso de Especialização em Gestão de Unidades de Saúde. O curso resulta de uma parceria com os Agrupamentos de Centros de Saúde do Baixo Mondego e inicia em Outubro em horário pós-laboral.

  • Alunos estrangeiros fazem estágio nos HUC

    Os serviços dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) vão receber estudantes de medicina estrangeiros para realizarem estágios clínicos de curta duração.

  • Hospitais da Universidade de Coimbra têm nova unidade de cuidados cirúrgicos intermédios

    HUC 7Os Hospitais da Universidade de Coimbra concentraram os cuidados diferenciados para doentes cirúrgicos, até aqui dispersos por três pisos, numa nova Unidade de Cuidados Cirúrgicos Intermédios (UCCI).

  • Tribunal administrativo viabiliza co-incineração em Souselas

    O Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Coimbra decidiu viabilizar a co-incineração em Souselas, não acolhendo a contestação de um grupo de cidadãos à queima de resíduos industriais perigosos (RIP) na cimenteira local, revelou há dias o advogado Castanheira Barros.

  • Câmara de Coimbra pede audiência ao Governo por causa da suspensão do IC3

    O presidente da Câmara de Coimbra anunciou, no passado dia 8 de Setembro, em conferência de Imprensa, que pediu com “carácter de urgência” uma reunião com o ministro da Economia para esclarecer uma notícia dando conta que o Governo irá suspender a construção do último troço do IC3, entre Almalaguês e o Botão (ligação ao IP3), no âmbito da subconcessão do Pinhal Interior.

  • Ministros aprovam a extinção dos governos civis e dão os primeiros passos para a redução de freguesias

    O Conselho de Ministros aprovou, no passado dia 8 de Setembro, a extinção dos governos civis, com a transferência de competências e a liquidação do património, assim como as linhas gerais da reforma da Administração Local Autárquica, que vai reduzir o número de freguesias e possibilitar a junção de municípios.
  • Vereador alerta para fecho de mais quatro estações dos Correios

     O vereador da Câmara de Coimbra Francisco Queirós (CDU) alertou, na passada segunda-feira, para o encerramento de mais quatro estações dos Correios, as de Cernache, Taveiro e Ceira e a dos HUC, depois do fecho das de Santa Clara, Mercado de D. Pedro V e Universidade. “Exige-se uma tomada de posição urgente e firme” da autarquia “na defesa do serviço público de correio”, assinalou o edil.

     

  • Priscila Fernandes vence prémio EDP Novos Artistas

    Priscila Fernandes, de 30 anos, natural de Coimbra, venceu a 9 edição do Prémio EDP Novos Artistas, no valor de 10.500 euros. O prémio, dado a conhecer em Lisboa, distingue artistas em início de carreira com propostas criativas originais e inovadoras. A artista, a viver actualmente em Roterdão, é licenciada em Pintura no National College of Art and Design, em Dublin, e fez o mestrado em Belas Artes no Piet Zwart Institute, Willem de Kooning Academy da Universidade de Roterdão.
  • Instituto Pedro Nunes volta a ser distinguido

    O European Business & Innovation Centres Network atribuiu ao Instituto Pedro Nunes (IPN) o selo de qualidade como centro de apoio à criação de empresas, anunciou a Universidade de Coimbra. “O selo de qualidade BIC – Business Innovation Centre outorga o reconhecimento do IPN como centro de inovação, de acordo com os parâmetros de qualidade definidos por aquela entidade europeia”, explicou Carlos Cerqueira, responsável do Departamento de Valorização do Conhecimento e Inovação.
  • Câmara Municipal com nova frota de automóveis

    A Câmara Municipal de Coimbra tem uma nova frota de automóveis, composta agora por três peugeot, com matrícula de Julho deste ano, que costumam estar estacionados no parque subterrâneo do Mercado D. Pedro V. Uma situação que causou estranheza, correndo o boato que as viaturas estariam a ser escondidas, uma vez que nunca mais foram vistas nos lugares da autarquia, junto aos Paços do Concelho.
  • Utentes contra aumento dos transportes em Coimbra

    A Comissão de Utentes dos Transportes Públicos de Coimbra deliberou “repudiar todos os aumentos dos transportes públicos”. Na tribuna pública de protesto, que teve lugar no passado dia 8 de Setembro à tarde, no Largo da Portagem, e que contou com a presença de dezenas de elementos da Comissão, a moção “Não ao aumento dos transportes” foi aprovada, com os utilizadores dos transportes públicos a exigirem, “da Câmara Municipal de Coimbra e da Assembleia Municipal, a manutenção dos preços dos bilhetes e passes em vigor”.
  • Colaboradores da Águas de Coimbra pintaram muro na Quinta da Conraria

    Cerca de 40 trabalhadores da empresa Águas de Coimbra voluntariaram-se no passado sábado para pintarem o muro da Quinta da Conraria da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC). “Um gesto simbólico”, para Marcelo Nuno, presidente do Conselho de Administração da Águas de Coimbra, que espera que sirva de exemplo para a sociedade. O objectivo é fomentar o espírito de equipa e entreajuda e deixar obra feita.
  • Psiquiatra de Coimbra critica manchetes com mortes e violência

    O psiquiatra Carlos Braz Saraiva defendeu no passado sábado que a comunicação social tem um papel importante a desempenhar na prevenção do suicídio, lamentando que alguns jornais continuem a fazer manchetes com homicídios e outras formas de violência.
  • Moradores criticam falta de passeios no acesso à escola de Taveiro

    Moradores das ruas Vladimiro dos Santos e João Ferreira Leite, em Taveiro, criticaram esta semana “a inércia” das autarquias locais (junta de freguesia e Câmara Municipal de Coimbra) em relação ao arranjo destas artérias.

  • Ligas de Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra e dos Covões assinalam o 32.º aniversário do Serviço Nacional de Saúde

    A Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra (LAHUC) e a Liga dos Amigos do Hospital dos Covões (LAHC) celebram hoje, dia 15 de Setembro, o 32.º aniversário do Sistema nacional de Saúde (SNS) com um colóquio/reflexão, que irá decorrer no Pavilhão Centro Portugal, no Parque Verde do Mondego. De acordo com a organização do colóquio, na sessão, estão previstas as intervenções do bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, Jacinto Oliveira, vice-presidente do Conselho Directivo da Ordem dos Enfermeiros, em representação da bastonária; António Arnault, o “pai” do SNS; Isabel de Carvalho Garcia, presidente da LAHUC; e Antonino Antunes, em representação da LAHC.
  • DOMINGO XXV DO TEMPO COMUM (18 DE SETEMBRO DE 2011)

    Entrada
        Eu sou a salvação do meu povo ................................. CEC II 117/118
        Eu darei ao Meu povo a Salvação ..................................... CEC II 119
        Como é admirável, Senhor ................................. NCT 257/CEC II 114

  • Padre João Paulo Vaz lança “Palavra(s) em Tempo de Ruído”

    Joao Paulo Vaz em concertoSecretariado Diocesano da Catequese pediu colaboração do sacerdote para criar mais uma ferramenta na evangelização

    O desafio foi lançado pelo Secretariado Diocesano da Catequese, que pediu ao padre João Paulo Vaz a criação de um CD e de um livro que abordasse “as várias dimensões da Palavra, a partir do Evangelho, num tempo de tantas adversidades”.
  • Padre Fernando Carvalho toma posse das paróquias de Santiago da Guarda e Degracias

    O Padre Fernando Rodrigues de Carvalho vai assumir, no próximo domingo, 11 de Setembro, a paroquialidade de Santiago da Guarda e Degracias, acumulando a capelania de Sabugueiro.
  • PROGRAMA DE ACÇÃO PASTORAL

    Com a chegada de um novo Bispo, há que definir objectivos e estratégias de acção pastoral e este ano vai ser dedicado à sua elaboração. A vida da Diocese continua, por isso, dentro do seu ritmo normal, mas D. Virgílio espera que haja um forte empenho de todos na reflexão acerca do modo como estamos a ser Igreja e das linhas mestras que hão-de orientar a nossa acção no futuro próximo.
  • Novo ano escolar

    Quando este número de «O Amigo do Povo» chegar às mãos dos nossos leitores, já cerca de um milhão e meio de jovens e crianças terá iniciado mais um ano escolar. Pelo número de alunos, vê-se que o regresso às aulas tem a ver directamente com grande parte dos portugueses: alunos, famílias, pessoal docente e não docente, etc..

  • Paróquia de S. José prepara bodas de ouro da sagração da igreja

    Igreja S. Jose 03

    A comunidade paroquial de S. José pretende celebrar condignamente as Bodas de Ouro da sagração da igreja (19 de Março de 2012) bem como os 80 anos da criação da paróquia (16 de Julho de 2012). Para isso, o Padre João Castelhano pretende reunir o maior número possível de fiéis nos dias 17 e 18 de Setembro, na Casa da Sagrada Família, em Mira, para que possam reflectir sobre o tema: “Construir a Igreja de «Pedras Vivas» em S. José”. Além do Conselho Pastoral, são convidadas a participar no encontro/convívio todas as pessoas que integram grupos ou movimentos paroquiais e ainda todos aqueles que se interessam pela vitalidade da paróquia. É preciso inscrição prévia, que deve ser feita no cartório da paróquia.
  • Etty Hillesum, uma vida transformada

    Etty Hillesum, uma vida transformada

    Em boa hora, as Edições Paulinas oferecem-nos a tradução de um livro maravilhoso que relata o percurso biográfico e espiritual de uma pessoa que vale a pena conhecer: Etty Hillesum, uma jovem judia morta no campo de concentração de Auschwitz a 30 de Novembro de 1943.
    O livro abre-se com um prefácio de José Tolentino Mendonça que, com lucidez, ajuda o leitor a colocar-se na atitude certa para penetrar no tesouro da vida desta jovem e descobrir, afinal, que é Deus o “parteiro” da nossa vida, através de caminhos imprevisíveis e imprevistos.
  • Livrou o meu filho da droga

    S. Jose

    “Quero agradecer a S. José. Ele livrou o meu filho da droga” – conta-nos um leitor através da internet.
    “O meu filho era bom estudante, mas as más companhias desviaram-no. Deixou de ir à Missa e de rezar.

  • Declaração conjunta

    A Igreja Católica e a Federação Luterana Mundial estão a preparar uma declaração comum sobre a Reforma Protestante em vista do 500º aniversário das 95 teses de Martinho Lutero, que ocorrerá em 2017.

  • Vitalidade da Igreja

    O prémio Nobel da Literatura Mario Vargas Llosa considera que a Jornada Mundial da Juventude deste ano mostrou ao mundo uma Igreja Católica “forte” e cheia de “vitalidade”, apesar das “tempestades” que a ameaçam.

  • À sombra do castanheiro (11 de Setembro)

    – Como vão por aí as vindimas, Carlos?

  • Voluntariado Missionário

    Mais de 1130 jovens e adultos realizaram este ano projectos de voluntariado missionário em países em desenvolvimento e em Portugal e cerca de metade disponibilizou as férias para esse efeito.

  • ARS Centro nega aumento de efectivos

    O Conselho Directivo da Administração Regional de Saúde (ARS Centro) negou que tenha havido aumento de efectivos na instituição, sublinhando que os contratos que foram objecto de notícia num diário da cidade “não representam aumento de encargos e foram desencadeados no ano de 2009”. Segundo a notícia publicada dava conta de vários contratos de trabalho por tempo indeterminado para o mapa de pessoal da ARS Centro, ou homologação de listas de concurso, num total de mais de 120 postos profissionais.
  • Rui Antunes acata decisão do Governo e mantém Escola Superior de Oliveira do Hospital a funcionar

    O Conselho de Gestão do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) decidiu “acatar a decisão” do secretário de Estado do Ensino Superior, João Queiró, que determinou o funcionamento, no ano lectivo 2011/2012, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH), não permitindo, assim, que a proposta do Conselho de Gestão do IPC para “a transferência dos actuais cursos da ESTGOH para as escolas do IPC sedeadas em Coimbra ainda este ano lectivo” possa ser concretizada.
  • Mário Frota foi homenageado no Brasil

    Mário Frota foi homenageado em Brasília, no Brasil, pelo seu papel na construção e promulgação do código brasileiro de defesa do consumidor. Presidente da Associação Portuguesa de Direito do Consumo e primeiro presidente da Associação Internacional de direito do Consumo, com sede em Coimbra, Mário Frota viu na capital brasileira ser destacado o seu papel no estreitamento das relações entre as comunidades jurídicas de Portugal e do Brasil e pela difusão da cultura jurídica pelo mundo.
  • Associação Nacional dos Engenheiros comemora último aniversário em Coimbra

    Coimbra foi a cidade escolhida para comemorar o 12.º e (último) aniversário da Associação Nacional dos Engenheiros Técnicos. O último porque a extinta associação passou a ser designada por Ordem dos Engenheiros Técnicos (OET). Luís Almeida, presidente da Secção Regional do Centro, explica que a mudança de designação, entretanto aprovada por maioria na Assembleia da República, era uma vontade antiga e representa uma mais-valia no reconhecimento dos profissionais formados pós-Bolonha. Segundo o dirigente, uma das maiores preocupações da associação passa pela introdução dos jovens licenciados no mercado de trabalho.
  • Vigilantes dos HUC ameaçam com greve

    Os vigilantes que efectuam serviço nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) estão a ponderar paralisar, se, até ao final do mês de Setembro, a ASF – empresa através da qual prestam serviço – não regularizar a situação. Os trabalhadores queixam-se que trabalham 12 horas diárias e que não receberam subsídios de Natal e de férias. A administração da empresa de segurança nega situações por regularizar.
  • Socialistas pedem demissão do Conselho de Administração dos SMTUC

    A queda do Conselho de Administração (CA) dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) foi reclamada, na última reunião do executivo, realizada a 31 de Agosto, por autarcas do PS, tendo os gestores alegado cumprimento do dever. Os administradores dos SMTUC compareceram perante os membros da Câmara Municipal de Coimbra na sequência de frequentes interpelações dos vereadores socialistas a propósito de um desfalque alegadamente cometido por um trabalhador, estimado em cerca de 200 000 euros.
  • Barbosa de Melo admite dissolução da empresa municipal de turismo

    O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, João Paulo Barbosa de Melo não se descarta da dissolução da empresa municipal de turismo. A ocorrência de tal cenário prende-se com medidas tomadas pelo Governo, encaradas como susceptíveis de implicarem o desaparecimento de dezenas de tais sociedades. Em caso de dissolução da referida empresa municipal, as suas atribuições serão devolvidas a uma divisão camarária, como a que existiu até há poucos anos.
  • Ministro da Saúde diz que Coimbra é prioridade na reorganização da oferta hospitalar

     O ministro da Saúde afirmou no passado dia 1 de Setembro que Coimbra e Lisboa são “prioridades” na reorganização da oferta hospitalar, devido à “sobreposição clara” de serviços, e admitiu que os cortes no sector podem afectar a quantidade, mas não a qualidade dos serviços prestados. Em entrevista ao Jornal da Noite da TVI, o ministro Paulo Macedo afirmou que os cortes de 11 por cento na saúde, previstos para o próximo ano, não terão efeitos sobre a qualidade dos serviços, admitindo que poderão reflectir-se “na questão dos horários ou na quantidade de urgências”. Questionado sobre se está previsto o fecho de urgências, Paulo Macedo respondeu que “O Governo estará atento a isso”, afirmando que foi encomendado um estudo “sobre uma carta hospitalar”.
  • Movimento da Mensagem de Fátima organiza peregrinação a Santiago de Compostela

    O Movimento da Mensagem de Fátima vai realizar nos dias 30 de Setembro, 1 e 2 de Outubro mais uma peregrinação a Espanha. O programa assenta numa linha de oração e aprofundamento da Mensagem de Fátima. Além da Eucaristia diária e rosário meditado em cada dia, haverá tempo de oração e reflexão na capela de Tui onde se deu a aparição da Santíssima Trindade. Programa semelhante será na capela da Casa de Pontevedra onde foi pedida a devoção ao Imaculado Coração de Maria. Segue-se uma visita a Santiago de Compostela. Para mais informações ou inscrições devem contactar a Imã Albertina Cordeiro – 962329725 ou 931191629, de preferência após as 18 horas; albertinacorde@hotmail.com
  • Centro de Acolhimento João Paulo II

    O Centro de Acolhimento João Paulo II da Conferência Vicentina de S. José, em Coimbra, está a levar a efeito uma campanha de solidariedade para responder à pobreza que tem vindo a aumentar na paróquia. Os pedidos de apoio que chegam àquela instituição são de vários níveis: rendas de casa em atraso; apoio para alimentação e vestuário; apoios domiciliários; pedidos de manuais escolares, material escolar e propinas… Os responsáveis pelo Centro de Acolhimento João Paulo II disponibilizaram o NIB – 003501850002064033094 para que as pessoas de boa vontade possam contribuir com algumas migalhas…
  • TEMPLOS DA TRINDADE

    O Santuário de Fátima, ao longo deste ano pastoral, convida-nos sem cessar a ouvir a palavra do Anjo e a aprender com Ele a louvar a Santíssima Trindade. “Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, adoro-Vos profundamente”. Se louvar é uma atitude difícil na vida cristã, pois exige um coração pobre e humilde, que nos ajude a esquecer de nós e dos nossos problemas e centrar em Deus, na Trindade, no amor uno e trino, nosso louvor, este, feito com reverência e amor, deve ser mais frequente na nossa vida.

  • NEM SÓ DE PÃO… (18 DE SETEMBRO DE 2011)

    Os primeiros serão os últimos

    A Palavra de Deus é sempre para nós um apelo e um anúncio de vida nova. Deus não desiste de intervir, de nos abrir horizontes, de irromper nos caminhos dos homens. Deus não se limita a ser resposta às nossas perguntas, às nossas dúvidas, aos nossos medos.

  • DOMINGO XXV DO TEMPO COMUM (18 DE SETEMBRO DE 2011)

    A Palavra de Deus
  • Cuidados de saúde primários: 3 velocidades?

    A recente reconfiguração dos Cuidados de Saúde Primários fez emergir no léxico português um emaranhado de siglas que muitos têm ainda alguma dificuldade em interpretar. Os Centros de Saúde foram “substituídos” por um conjunto de unidades funcionais cuja missão é garantir a prestação de cuidados de saúde primários à população de uma determinada área geográfica.

  • Silêncio: mataram as aves

    . Mário NunesMario Nunes


    No recanto do lugar que escolhemos na nossa casa da Vila do Espinhal para escritório pessoal, colhe-se, através da janela, uma paisagem magnífica que se expande na lonjura do horizonte. Em primeiro plano uma laranjeira com dois séculos convida os pássaros a repousar, enquanto as outras árvores que fecundam o terreno, designado de quintal, recebem outras aves que ali fazem os ninhos.

  • Uma vida que não morre

    .Jorge Cotovio

     

    O Fernando Castro morreu. Esta certeza ainda parece pouco consistente dentro de mim, dentro de nós. Como é possível suceder isto a uma pessoa que transpirava projectos e sonhos por todos os poros do corpo, a uma pessoa que marcava, convertia, contagiava tudo à sua volta?
  • Legião de Maria assinala 90º aniversário

    - Apresentação. Alguns dados biográficos do Movimento e do FundFrank Duffador
    A Legião de Maria é uma associação de fiéis que, em comunhão com a hierarquia, procura dar o seu contributo para a Evangelização. A ela pertencem leigos assistidos por um sacerdote (Director Espiritual), sempre que possível. Tem por fim a santificação pessoal mas esta não se pode alcançar sem um compromisso de ajuda às outras pessoas.
  • Papa apela à “união” de todo o cristão

    Bento XVI apelou no passado dia 5 de Setembro à “união” de todos os cristãos, “católicos e ortodoxos”, de forma a combaterem os efeitos de “uma secularização capaz de empobrecer o ser humano na sua dimensão mais profunda”. De acordo com a sala de imprensa do Vaticano, a mensagem do Papa foi transmitida ao presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, cardeal Kurt Koch, por ocasião do encerramento do 12º Simpósio Inter-cristão, que decorreu em Salónica, na Grécia. Indo ao encontro do tema do encontro, “o testemunho da Igreja no Mundo Contemporâneo”, Bento XVI citou o Papa Paulo VI sublinhando que, enquanto “evangelizadores”, os cristãos “não podem passar a imagem de homens divididos e separados por litígios que nada edificam”. No actual contexto social, económico e cultural, “proclamar o ministério salvífico da morte e ressurreição de Cristo” implica a participação de “pessoas amadurecidas na fé, capazes de se encontrarem para além das tensões, graças à procura comum, sincera e desinteressada da verdade”, continuou Bento XVI. Recordou ainda que “o conhecimento recíproco de tradições e a amizade sincera” podem “favorecer a causa da unidade dos cristãos”. Este ano, o 12º Simpósio ecuménico foi promovido pelo Instituto Franciscano de Espiritualidade da Unersidade Pontifícia Antonianum e pelo Departamento de Teologia Ortodoxa da Universidade de Aristóteles, em Salónica. Salientando que foi naquela cidade que São Paulo proclamou em primeiro lugar o Evangelho, o Papa pediu a todos os participantes para que “animados pelo mesmo zelo apostólico”, possam levar Cristo de forma “renovada” ao mundo contemporâneo.
  • Jornal do Vaticano diz que economia está à “beira do precipício” e noticia terceiro pacote de ajuda a Portugal

    O jornal do Vaticano, L'Osservatore Romano, refere na edição de 6 de Setembro que a economia está “à beira do precipício” e que a compra de divida soberana realizada nas últimas semanas pelo Banco Central Europeu (BCE) prenuncia mais complicações. “Segundo os analistas do Barclays, na semana passada o BCE teria aumentado para 15 mil milhões de euros as aquisições de títulos de estados dos países da União Europeia em dificuldade”, quantia que se junta aos 6,65 mil milhões da semana precedente, “sinal que uma nova tempestade está a chegar”. No artigo de primeira página, intitulado “À beira do precipício”, o jornal refere que “a crise económica está a entrar numa nova fase”, perante a probabilidade de uma “recessão global” que atingirá “uma vez mais as populações mais débeis”. O semanário informa também que a União Europeia autorizou o pagamento da terceira parte da ajuda ao Governo de Portugal, no seguimento do cumprimento das medidas de austeridade impostas pelos financiadores. Para o Executivo de Bruxelas a aplicação dos programas de recuperação está no bom caminho, segundo os relatórios da troika da União Europeia, BCE e Fundo Monetário Internacional (FMI), acrescenta o Osservatore Romano. O novo pacote, “esperado por Lisboa entre o fim de Setembro e Outubro totaliza 11.5 mil milhões de euros, dos quais 7.6 cedidos pela União Europeia e 3.9 pelo FMI”, indica o jornal da Santa Sé, acrescentando que a ajuda destas entidades vai chegar aos 78 mil milhões de euros.
  • Estado da Cidade do Vaticano vai ter novo responsável

    O Papa nomeou o arcebispo italiano D. Giuseppe Bertello para presidente da Comissão Pontifícia para o Estado da Cidade do Vaticano e responsável máximo do Governo do território, anunciou hoje a Sala de Imprensa da Santa Sé. O actual detentor daqueles cargos, o cardeal transalpino Giovanni Lajolo, apresentou a demissão a Bento XVI depois de completar 75 anos, seguindo os procedimentos previstos do código jurídico da Igreja Católica.
  • Sem missa não há “verdadeiros cristãos”, diz o Papa

    Bento XVI salientou as implicações espirituais e caritativas da missa nas cartas de nomeação dos seus enviados às celebrações dos 600 anos do milagre de Ludbreg, na Croácia, e ao congresso eucarístico italiano que vai decorrer em Ancona. “Sem a Eucaristia não podemos ser verdadeiros cristãos e a própria Igreja não pode construir-se para a salvação do homem”, escreveu o Papa no documento de nomeação do cardeal eslovaco Josef Tomko como seu delegado nas comemorações que assinalaram o sexto centenário do milagre. A 4 de Setembro de 1411 um padre que presidia à eucaristia questionou em silêncio se Cristo estaria presente no pão e no vinho com que celebrava a missa, e logo após as palavras de consagração o conteúdo do cálice que tinha entre mãos transformou-se em sangue.
  • A Arte é “porta aberta para o infinito”, diz Bento XVI

    O Papa destacou no passado dia 31 de Agosto a importância da arte nas emoções e na espiritualidade, tendo salientado que ela “é como uma porta aberta para o infinito, rumo a uma beleza e uma verdade que vão para além do quotidiano”. “Uma obra de arte é o fruto da capacidade criativa do ser humano, que se interroga diante da realidade visível, procura desvelar o sentido profundo e comunicá-lo através da linguagem das formas, das cores, dos sons”, afirmou Bento XVI. Na audiência semanal concedida aos peregrinos reunidos no exterior da residência pontifícia de Castel Gandolfo, próximo de Roma, o Papa sublinhou o poder de expressões artísticas como a escultura, pintura, poesia e música para despertar uma “emoção íntima” e “uma sensação de alegria”. Perante as obras de arte cada pessoa percebe que diante de si não está “apenas matéria, um fragmento de mármore ou de bronze, uma tela pintada, um conjunto de letras ou um amontoado de sons, mas qualquer coisa de maior, qualquer coisa que fala, capaz de tocar o coração, de comunicar uma mensagem, de elevar a alma”, referiu.
  • Casa de Repouso de Penacova

    Penacova_vista sobre o rio

    A Diocese de Coimbra coloca a Casa de Repouso de Penacova à disposição dos agentes da pastoral – sacerdotes, religiosos(as), e leigos mais responsabilizados bem como a todos quantos procuram para descanso num ambiente repousante e saudável.

  • A Bíblia no telemóvel

    Realizou-se no dia 30 de Agosto de 2011, às 16,30, a apresentação do “Bíblia Comigo”, um projecto desenvolvido pelos Franciscanos Capuchinhos, que permite aceder gratuitamente à Bíblia Sagrada – edição da difusora Bíblica – através dos mais modernos meios de comunicação social, tais como o telemóvel, o computador ou o tablet PC, para que, onde quer que cada um se encontre, possa fazer da Palavra de Deus a fonte de oração e alimento diário da sua fé.

  • Novo bispo de Bragança vai jogar à bola com os fiéis

    O novo bispo da diocese de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, vai jogar futebol com os seus fiéis, naquela que será uma das suas primeiras actividades depois da tomada de posse, marcada para o próximo dia 2 de Outubro.
  • D. Manuel Clemente apresenta soluções para a “crise” da Igreja

    O bispo do Porto considera que há 19 “pontos críticos” da Igreja Católica em Portugal, a começar pelo “divórcio entre fé e vida”, a perda do “ardor evangelizador” e a “falência” dos modelos de iniciação cristã, segundo revela esta semana a Agência Ecclesia.
  • Pobreza aumenta entre os mais jovens e empregados

    O número de novos pedidos de ajuda que chegam às Instituições Particulares de Solidariedade Social, Misericórdias ou Cáritas continua a aumentar e a pobreza deixou de ser só entre os mais idosos: afecta também mais novos e empregados.
  • Movimento de Utentes do SNS promete endurecer luta

    O porta-voz do Movimento de Utentes do Serviço Nacional de Saúde disse estar descontente com o aumento dos cortes na saúde e prometeu endurecer a luta pelo direito a uma saúde de qualidade.
  • Governo quer poupar 20 milhões de euros na Segurança Social

    O ministro da Solidariedade e Segurança Social, Pedro Mota Soares, afirmou, no passado domingo, em Famões, concelho de Odivelas, que pretende poupar 20 milhões de euros em despesa de administração desta tutela no próximo Orçamento do Estado, em 2012. Pedro Mota Soares recordou que, além do corte de 18 dirigentes distritais adjuntos da Segurança Social, vai ainda “reduzir 25 por cento nas chefias a nível distrital e nacional”, na sua opinião, “um corte muito significativo”.
  • Mais de 37 mil professores sem colocação

    A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) estimou que “mais de 37 mil” professores fiquem sem emprego este ano lectivo, uma “situação dramática” que resulta duma primeira análise às listas de colocações publicadas pelo Ministério da Educação.
  • Montemor: momentos culturais assinalam feriado municipal

    O feriado municipal de Montemor-o-Velho, dia 8 de Setembro, vai ser assinalado com um conjunMontemor_Casteloto de actividades culturais. Além da sessão solene comemorativa do evento, o programa integra a inauguração da exposição “O Dinheiro no Tempo de Fernão Mendes Pinto”, que surge no âmbito das comemorações dos 500 anos de Fernão Mendes Pinto, que começaram a 8 de Setembro de 2009 e terminam a 31 de Dezembro de 2011.

  • Carapinheira: Centro Social e Paroquial formou técnicos de acção educativa

    “Os pais também vão à escola” é o tema de um encontro promovido pelo Centro Social Paroquial da Carapinheira, no âmbito do curso EFA NS de Técnico/a de Acção Educativa, a realizar dia 17, no Pavilhão Multiusos da Carapinheira.
  • Apresentação de novos párocos

    Pedro Pedro

    No Domingo, dia 4 de Setembro, tiveram lugar cerimónias de apresentação de novos párocos. O Padre Laudo Corrêa assumiu a paroquialidade de Carvalho, Friúmes e Penacova, e o Padre Pedro Manuel Quintas Franco Nunes Pedro, actual pároco de Ceira, acumulou a paroquialidade em Semide e Foz de Arouce.
    A apresentação do Padre Laudo às três comunidades cristãs realizou-se na celebração eucarística, na Matriz de Penacova, pelo Vigário Episcopal da Região Centro, Cónego Sertório Martins.
  • Vidual de Cima: Padre António Antunes Brito celebrou Bodas de Ouro sacerdotais

    Antonio Antunes BritoEm 15 de Agosto de 1961, na Sé Nova de Coimbra e perante então Bispo da diocese, o Padre António Antunes de Brito, conjuntamente com mais três colegas (António de Sousa, João Creoulo Prior, André Gaspar de Almeida Freire), assumia o compromisso solene de, como presbítero, servir a Igreja.

  • Arganil: município atribui medalha de Ouro ao Padre Dr. António Dinis

    Antonio DinisA Câmara Municipal de Arganil vai atribuir amanhã, dia 7 de Setembro, na sessão comemorativa do Dia do Concelho, o mais alto galardão do município: a Medalha de Ouro ao Padre Dr. António Dinis.

  • Luso: requalificação urbana vai custar dois milhões de euros

    Luso 15

    O centro da vila do Luso vai ser alvo de um projecto de requalificação, promovido pela autarquia da Mealhada, que visa transformar a estância termal num local moderno e atractivo para o turismo, anunciou fonte camarária. O projecto de requalificação do Luso está orçado em dois milhões de euros e a primeira fase tem conclusão prevista para Julho de 2012.
  • Montemor: bombeiros fazem peditório para pagar despesas

    A direcção dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho vai promover um peditório junto da população e empresas do concelho para financiar gastos com combustíveis e despesas correntes, disse fonte da corporação.

  • Tocha: enfermeiros do Hospital Rovisco Pais “convidados” a passar para recibos verdes

    Enfermeiros, fisioterapeutas e assistentes operacionais do Centro de Medicina e Reabilitação da Região Centro – Hospital Rovisco Pais, na Tocha, estão indignados e, ao mesmo tempo, receosos de perderem os seus postos de trabalho.

  • Mundial de Futsal: Apuramento decide-se em Coimbra

    O apuramento da Selecção de Portugal para a fase final do Campeonato Mundial de Futsal (em 2012, na Tailândia) joga-se em Coimbra, entre os dias 11 e 18 Dezembro de 2011.
  • Coimbra recebe primeira pós-graduação em Psiquiatria Forense

    O Serviço de Psiquiatria dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), em colaboração com o Instituto Nacional de Medicina Legal (INML), vai promover, a partir de 9 de Setembro, a I Pós-graduação em Psiquiatria e Psicologia Forense.
  • Ministro extingue Direcção Regional de Educação do Centro

    Nuno Crato

    O Ministério da Educação e Ciência extinguiu a Direcção Regional do Centro (DREC), assim como as restantes entidades congéneres nacionais, pretendo substitui-las por “estruturas simplificadas”, no âmbito do processo de reestruturação e simplificação administrativa, que a tutela está a iniciar e que se prevê que esteja concluído até ao final de 2012.
  • Arquivo da Universidade vai elaborar genealogias

    O Arquivo da Universidade de Coimbra vai passar a disponibilizar um serviço que possibilitará aos interessados verem elaborada uma genealogia da sua família.

  • CEFA pondera despedir dezena de trabalhadores

    A Fundação CEFA, Estudos e Formação Autárquica, está a ponderar prescindir de uma dezena de trabalhadores. Criado há 30 anos, em Coimbra, o Centro de Estudos e Formação Autárquica tinha o estatuto de instituto público antes de, recentemente, ser convertido em fundação.

  • Escola católica aposta na formação pedagógica e teológica

    - Colégio da Rainha Santa Isabel é um exemplo a nível nacioColegio Rainha Santanal
    As instituições de ensino católicas devem centrar-se na formação pedagógica e teológica, considera o especialista em educação Óscar Alonso, orador de um encontro realizado  2 e 3 de Setembro em Coimbra.

  • Portugal dos Pequenitos diversifica oferta cultural

    Espectáculos de magia, workshops de ilusionismo, contos mágicos, modelagem de balões, ateliers temáticos e cursos de ilusionismo. Entre 1 e 15 de Setembro, o Portugal dos Pequenitos torna-se ainda mais um “Lugar Mágico”, pela mão de Luís Rodrigues.

  • Aluna apresenta queixa na polícia contra a Universidade de Coimbra

    Uma estudante do doutoramento em Turismo, Lazer e Cultura, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), decidiu apresentar, no dia 26 de Agosto, uma queixa-crime de burla contra a instituição de ensino superior numa esquadra de polícia do Porto, cidade onde reside. A aluna sente-se enganada pela universidade, que garante não estar a cumprir “nem o Despacho n.º 8843/2008, de 26 de Março, relativamente ao Plano de Estudos do Doutoramento em Turismo, Lazer e Cultura, nem o Calendário Escolar 2010/2011 da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra”. Isto porque, depois de ter pago 1.778,76 euros em propinas pelo primeiro ano de doutoramento, a estudante garante que a FLUC não chegou a leccionar duas unidades curriculares e cerca de 30 por cento das aulas de outras quatro unidades curriculares que estão descritas no plano de estudos.
  • Chineses vêm para Coimbra aprender Português

    72 estudantes chineses vão aprender Português, na Universidade de Coimbra, no próximo ano. Na China, entretanto, são já 23 as escolas superiores com licenciaturas em Português. O maior país do mundo absorveu Macau, há uma década, mas é cada vez mais lusófono. Há dias, em Pequim, Carlos André foi surpreendido, em plena visita à Universidade de Estudos Estrangeiros da capital chinesa. Ali funciona, justamente há meio século, um dos 23 cursos de licenciatura em Português, leccionados em outras tantas universidades do maior país do mundo. “Nós, em Portugal, andamos distraídos e não damos conta do enorme empenhamento que a China deposita na aprendizagem do Português”, referiu.

Informação adicional