Aviso

Filtro
  • Jesuítas promovem grande encontro de jovens em Cernache

    Colegio_cernacheOs jesuítas organizam de 4 a 6 de Setembro, em Cernache, mais um grande encontro de juventude intitulado AFTERSUN (significa: depois do sol – regresso à vida normal).
  • Turismo: Coimbra, a cidade da Rainha Santa de Portugal

    Rainha Santa 3O presidente da Mesa da Confraria da Rainha Santa Isabel destacou algumas iniciativas que estão a preparar dedicada à rainha de Portugal que assume particular importância na Diocese de Coimbra e no contexto do turismo religioso.
  • Santuário de Fátima mobiliza escolas católicas na celebração do centenário

    Maria_arteO reitor do Santuário de Fátima revelou que a partir de Setembro tem lugar o concurso “Pela arte até Maria”, destinado a “todas as escolas católicas”, no contexto do centenário das Aparições de Nossa Senhora assinaladas em 2017.
  • Papa nomeou novo bispo para Diocese de Setúbal

    D. Jose Ornelas CarvalhoO Papa nomeou no dia 24 de Agosto como bispo da Diocese de Setúbal D. José Ornelas Carvalho, antigo superior geral dos Dehonianos, de 61 anos, que sucede a D. Gilberto Reis, após este ter renunciado por motivos de idade.
  • Novo postulador para a causa da beatificação da Irmã Lúcia visitou este mês o Carmelo

    Romano Gambalunga_postuladorO novo postulador para a causa da beatificação da Irmã Lúcia, Padre Romano Gambalunga, visitou este mês o Carmelo de Santa Teresa, para se inteirar da fase diocesana do processo e conhecer os lugares onde viveu a última vidente de Fátima.
  • Convite para um tempo de oração

    AdoracaoConsciente da falta de vocações que atingem a nossa diocese, entendeu o Bispo de Coimbra de promover um tempo de oração pelas vocações sacerdotais e religiosas na igreja de São Tiago, todos os dias, das 08h00 às 20h00.
  • Não vale nada estares a rezar!...

    O homem estava radiante. Tinha conseguido o que já vinha tentando há uns tempos. Encontrou-me e teve de desabafar a alegria que lhe ia na alma.
  • População de Santana rejubila por jovem padre da terra

    RicardoMonteiroA freguesia de Santana, concelho da Figueira da Foz, rejubilou no passado dia 15 de Agosto pela missa nova do Padre Ricardo Monteiro.
  • Um Papa humilde

    Francisco-malaUma fotografia, no Facebook, do Papa a subir para o avião que o levaria ao Brasil mostra um seu sapato já muito gasto. E não foi preciso muito tempo para que essa foto corresse mundo, partilhada por inúmeras pessoas. O mesmo aconteceu com a sua mala já muito coçada!
  • Um ano «franciscano»…

    Jorge Cotovio

    Perante uma tão grande adesão do Povo de Deus ao Papa Francisco, questiono-me de que forma o seu testemunho de vida, a sua pregação, o seu estilo, as suas recomendações vão influenciar o novo ano pastoral nas nossas comunidades.
  • Onde as extremas das terras são sebes vivas de hortênsias floridas

    Fernando Perpétua

    Os Açores não é só um lugar multifacetado como a sua formação geológica mostra-nos as raízes da sua origem para o melhor estudo e compreensão da história da Terra.
  • Olá, sou o Papa Francisco

    Aldo Aveiro
     
    O Papa Francisco continua a surpreender com as suas atitudes humildes e próximas do povo.
  • Santiago da Guarda: Caminhada pelo Voluntariado

    Voluntariado_Santiago da GuardaÀ semelhança dos anos anteriores, a paróquia de Santiago da Guarda promove no dia 15 de Setembro uma jornada pelo voluntariado, a fim se sensibilizar toda a comunidade para a necessidade de se darem um pouco mais aos outros.
  • Condeixa: Juan Ambrósio nos Cursos de Preparação para o Matrimónio

    Juan AmbrosioA equipa responsável pelos Cursos de Preparação para o Matrimónio (CPM´s) de Condeixa convidou o Dr. Juan Ambrósio para uma palestra a realizar no dia 29 de Setembro, nos Silvais, no auditório da Casa Saúde Rainha Santa Isabel – Condeixa). O tema abordado pelo conferencista é “Viver em Família; experiência de amor, de cuidado e de Fé”.
  • Casal de Coimbra nomeado responsável pelo movimento das Equipas de Nossa Senhora

    Equipas N.ª Senhora_logoO casal Margarida e João Paulo Mendes e o Padre Carlos Delgado vão assumir a supra-região nos próximos cinco anos, ou seja, serão os responsáveis pelo movimento das Equipas de Nossa Senhora em Portugal.
  • À Sombra do Castanheiro (1 de Setembro de 2013)

    – Eu ando um bocado desanimado com esta questão dos incêndios florestais, Tio Ambrósio!
  • Alimentos saudáveis

    A alimentação portuguesa tradicional é bastante saudável, porque tem muitos vegetais e legumes e poucas gorduras. É o que ainda hoje acontece com a maioria das sopas, que devem sempre fazer parte das refeições.
  • Início das aulas de Religião e Moral em risco

    Alfredo Dionisio- Cónego Alfredo Dionísio teme pela colocação dos professores

    Milhares de alunos podem ficar sem professor de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) durante várias semanas.
  • Início das aulas da Escola Diocesana de Música Sacra

    As actividades da Escola Diocesana de Música Sacra iniciam-se a 14 de Setembro, pelas 15 horas, no Seminário Mair de Coimbra, com a realização dos testes de admissão dos novos candidatos, e com a abertura solene das aulas a 21 de Setembro.
  • Diocese de Coimbra abre Escola de Teologia e Ministérios

    Seminario - Fachada 1Um dos grandes objectivos do próximo ano pastoral da Diocese de Coimbra é a constituição de itinerários de formação básico de teologia para leigos e cursos para os diversos ministérios litúrgicos, naquilo que D. Virgílio Antunes denomina de Escola de Teologia e Ministérios da Diocese de Coimbra.
  • Papa Francisco enviou bênção para Bragança

    O Papa Francisco enviou uma bênção com indulgência plenária para a diocese de Bragança-Miranda. A bênção papal foi enviada por ocasião das cerimónias da padroeira de Bragança, Nossa Senhora das Graças. A celebração do dia da padroeira da cidade de Bragança, teve lugar no dia 22 de Agosto, e foi presidida por D. Manuel Monteiro de Castro, o cardeal português que ocupa actualmente o cargo de penitenciário-mor da Santa Sé. 
  • Bento XVI elogia “carisma” do seu sucessor

    O Papa emérito revelou, de acordo com informação avançada pela agência católica Zenit, que quanto mais observa o “carisma” do Papa Francisco, mais compreende que a sua decisão de resignar foi a vontade de Deus.
  • Papa, peregrino de Assis

    O Papa vai visitar a pé, como um simples peregrino, a cidade onde nasceu e morreu São Francisco de Assis. A viagem está marcada para 4 de Outubro, dia em que Igreja celebra liturgicamente a festa deste santo. O Papa desloca-se a Assis, região da Úmbria, no centro da Itália, para homenagear a cidade onde São Francisco de Assis nasceu e fundou uma ordem religiosa. O Papa pretende visitar a cidade do padroeiro de Itália, que o inspirou na escolha do nome para o Pontificado. Vai fazê-lo “a pé, como um simples peregrino”, divulgou a Rádio Vaticano. 
  • Papa pode ser candidato a prémio europeu para a Liberdade de Pensamento

    Dois eurodeputados do Partido Popular Europeu (PPE) querem apresentar o Papa Francisco como candidato ao Prémio Sakharov.
  • Papa prepara nova encíclica

    “Beatos os pobres” é a nova encíclica em que o Papa  está a trabalhar, um texto centrado na temática da pobreza.
  • Papa pede à comunidade internacional para se empenhar na ajuda à Síria

    O Papa Francisco apelou no passado Domingo ao empenho da comunidade internacional para ajudar a Síria, manifestando “grande sofrimento e preocupação” com a situação de guerra e violência que se vive no país.
  • Bispo português morreu aos 90 anos, em Moçambique

    Luis GonzagaO bispo D. Luís Gonzaga Ferreira da Silva, jesuíta de 90 anos, faleceu no dia 8 de Agosto, em Moçambique.
  • Imagem de Nossa Senhora de Fátima viaja para Roma a pedido do Papa

    A imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, que é venerada na Capelinha das Aparições, vai estar em Roma a 12 e 13 de Outubro na Jornada Mariana, promovida pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.
  • Arcebispo do Luxemburgo pede aos portugueses para manterem a “alma” quando emigram

    Peregrinacao do Migrante1O arcebispo do Luxemburgo pediu no passado dia 13 de Agosto aos emigrantes portugueses para manterem a sua “alma”, mesmo nas situações de dificuldade.
  • Mensagem de Fátima proporciona retiro para cem doentes

    Retiro de doentesO Secretariado Diocesano do Movimento da Mensagem de Fátima levou a cabo, na Casa de Nossa Senhora das Dores, no Santuário de Fátima, entre os dias 1 e 4 de Agosto, um retiro de doentes.
  • Bispo de Coimbra quer cristãos mais activos e dinâmicos com “palavra esclarecida e firme”

    Bispo no Brasil (2)“Portugal está cheio de preconceitos em relação à fé”, considera D. Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra, animado pelo espírito vivido no Brasil, depois da Jornada Mundial da Juventude e de uma semana de missão, em Chapadinha.
  • Seixo homenageou D. Manuel Pelino

    Manuel PelinoNo dia 25 de Agosto, a comunidade de São João Baptista do Seixo homenageou o seu antigo pároco, Pe. Manuel Pelino Domingues, actual bispo de Santarém. Este tributo está inserido num conjunto de iniciativas que pretendem comemorar o seu Jubileu Episcopal (1988-2013).
  • Meãs do Campo celebrou São Sebastião

    Festa MeasNo dia 25 de Agosto, a festa do padroeiro da paróquia de Meãs do Campo atingiu o ponto alto com a celebração da Eucaristia e procissão, em louvor de São Sebastião.
  • Colónia de Férias para seniores em Quiaios

    A Cáritas Diocesana de Coimbra organizou a ‘Colónias de Férias Sénior’, nas instalações do projecto social ComVida Quiaios, entre a serra e a praia, com várias actividades de lazer e formação.
  • Maiorca despediu-se do Padre Pedro Hoka

    Decorreram no dia 18 de Agosto as cerimónias de despedida do Padre Pedro Hoka, que durante seis anos foi o responsável pela comunidade na paróquia de S. Salvador de Maiorca, sendo que este sacerdote foi substituído pelo Padre João Baptista.
  • Milhares de romeiros no Santuário do Divino Senhor da Serra

    O Santuário do Divino Senhor da Serra, concelho de Miranda do Corvo, contou com a presença de milhares de pessoas naquela que é uma das romarias mais antigas e famosas do centro do país. A romaria ao Divino Senhor da Serra teve início no dia 15 e terminou no dia 22 de Agosto.
  • Juventude Operária Católica lança campanha contra o desemprego

    JOCA Juventude Operária Católica (JOC) reuniu-se na segunda semana de Agosto, na Figueira da Foz, em XIX Assembleia Nacional e definiu como prioridades e objectivos para a sua actividade, para o próximo triénio, a luta contra o desemprego e formação dos jovens.
  • Mil e quinhentos escuteiros reunidos na Guia

    JambeirasCerca de mil e quinhentos escuteiros da Região de Coimbra realizaram de 3 a 9 de Agosto, o Jambeiras (Acampamento Regional que congrega agrupamentos de toda a diocese de Coimbra), que teve lugar na Guia, concelho de Pombal.
  • Bordalo: capela do Sagrado Coração de Jesus vai ser restaurada

    Bordalo.CapelaA Capela do Sagrado Coração de Jesus, no lugar de Bordalo, da freguesia de Santa Clara vai entrar no próximo mês de Setembro em obras. A Câmara Municipal de Coimbra vai contribuir com dez mil euros que ajudarão a solucionar os problemas de infiltrações e de fendas.
  • Cáritas Diocesana procura padrinhos para estudantes dos Bairros da Rosa e Ingote

    A Cáritas Diocesana de Coimbra, com o projecto ‘Sementes do Saber’, procura padrinhos que ajudem jovens estudantes, de bairros de realojamento social, a comprar os manuais escolares para o próximo ano lectivo.
  • Nova igreja nasce no Ingote

    As obras da futura igreja de S. Pedro do Planalto do Ingote deverão arrancar em breve. A garantia foi deixada pelo presidente da Câmara Municipal de Coimbra, João Paulo Barbosa de Melo, numa festa surpresa que marcou a despedida do Padre Fernando Gonçalves, depois de nove anos de dedicação à comunidade religiosa do Planalto do Ingote, da Reitoria de Nossa Senhora de Fátima de Coselhas.
  • À sombra do castanheiro (02 de Setembro de 2012)

    - Mais vale tarde que nunca, Carlos! Eu até andava desconfiado se tu não trazias aí alguma pedra no sapato por alguma coisa que eu te tivesse dito…
  • A hortelã

    Erva aromática igualmente reconhecida pelo seu perfume refrescante é utilizada nas mais diversas preparações: saladas, legumes, sopas, ervilhas, chá gelado, sorvete de limão, etc..
    Para além disso, todas as hortelãs encerram em suas folhas vitaminas A, B e C. e minerais (cálcio, fósforo, ferro e potássio).
  • Góis: Cáritas de Coimbra promove campanha para equipar o novo Lar do Cadafaz

    A Cáritas Diocesana de Coimbra anunciou o lançamento de uma campanha destinada a envolver as comunidades locais na angariação de verbas para equipamentos e bens da nova unidade residencial de idosos do Cadafaz, no concelho de Góis.
  • Semana Pastoral do Clero

    A reunião dos sacerdotes e diáconos que costumava ser na Praia de Mira, este ano, será no Seminário Maior de Coimbra, a começar às 9.30h do dia 17 de Setembro, segunda-feira, e a terminar pelas 17 horas do dia 20 de Setembro, quinta-feira.
  • O exemplo

    Observando atentamente o mundo, verificamos que a falta de ética é uma doença grave dos nossos tempos. As fraudes, a corrupção, as imoralidades pululam assustadoramente.
    A primeira escola da ética tem de ser a família. Aí se ensina pelo exemplo, aí se aprende pelo comportamento dos pais e dos outros adultos.
  • Sínodo dos Bispos

    “É necessário procurar novos métodos e novas formas expressivas para transmitir ao homem contemporâneo a perene verdade de Jesus Cristo, sempre novo, fonte de toda a novidade”, indica o texto preparatório para o próximo Sínodo, que vai decorrer de 7 a 28 de Outubro, sobre o tema “A nova evangelização para a transmissão da fé cristã”.
  • Ser pároco hoje

    Quem leu com atenção as nomeações de novos párocos, publicadas no último “Amigo”, viu que muitos destes ficaram sobrecarregados com muitas freguesias à sua conta. É a crise de vocações sacerdotais que já se está a manifestar em grande!
  • NEM SÓ DE PÃO… (9 de Setembro de 2012)

    Os primeiros e os últimos
     
    Na primeira leitura ouvimos como Isaías anunciava a próxima vinda de Deus que traria a salvação aos homens.
  • Sé Nova em Domingo de Verão

    Mário Nunes
           
    A simpatia do Luís permitiu que estacionássemos o carro em frente da Catedral, junto das escadas que conduzem ao templo. Na porta da entrada, como habitualmente, há sempre, alguém, a estender a mão à caridade, normalmente estrangeiro. E, o cenário repetiu-se.
  • Crer na Fé

    Jorge Cotovio
     
    Ainda bem que vamos iniciar dentro em breve um Ano da Fé. Há muito que precisávamos dele! E não estou a referir-me só aos de fora; sobretudo os de dentro – os que consagram, os que juram votos de pobreza, castidade e obediência, os leigos que servem a Igreja em diferentes ministérios e estruturas, ou os que regularmente participam na missa e até comungam – necessitam urgentemente de rever a sua relação afetiva com Deus. Reside aqui o busílis da questão.
  • Vaticano pede união para evitar crise alimentar

    A Santa Sé quer que as maiores economias mundiais se unam para evitar uma nova crise alimentar. O recado é do observador permanente do Vaticano junto das organizações das Nações Unidas, em Genebra, a propósito da cimeira do G20 que vai ter lugar a 27 deste mês. D. Silvano Maria Tomasi considera que é necessário criar equilíbrios entre a defesa do meio ambiente e a prioridade pela alimentação, ligada à vida humana.
  • China: a Igreja perseguida é exemplo de fidelidade ao Papa

    Thaddeus Ma DaqinSer Cristão na China é, nos dias de hoje, um acto de coragem. O caso do Bispo Ma Daqin, desaparecido desde 7 de Julho, quando renunciou publicamente à Associação Patriótica, controlada por Pequim, assumindo a sua total fidelidade a Roma, é só mais um episódio de uma longa história de violência – e de generosidade – que o mundo parece querer ignorar. Vamos ajudar estes cristãos?
  • Semana Bíblica Nacional dedicada aos “Desafios da nova evangelização”

    A 35ª Semana Bíblica Nacional que iniciou-se no passado Domingo, em Fátima, é dedicada aos “Desafios da nova evangelização”, o tema central do Sínodo dos Bispos, agendado para Outubro, no Vaticano.
  • Investigadores da Universidade de Coimbra descobrem novo mecanismo responsável pela origem da doença de parkinson

    Uma equipa de investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (UC), liderada por Sandra Morais Cardoso, identificou um novo mecanismo responsável pela origem da Doença de Parkinson, contrariando algumas das últimas teses científicas sobre as causas de uma das patologias neuro-degenerativas mais comuns que afecta, segundo os últimos dados, mais de quatro milhões de pessoas em todo o mundo, informa a Universidade.
  • Bodas de Ouro Sacerdotais

    No passado dia 15 de Agosto, seis padres da Diocese de Coimbra celebraram as suas bodas de ouro sacerdotais. Foram ordenados na Sé Nova de Coimbra, a 15 de Agosto de 1962, pelo Bispo D. Ernesto Sena de Oliveira.
  • Escola Diocesana de Música Sacra: início do novo ano escolar

    A Escola Diocesana de Música Sacra vai iniciar o novo ano lectivo no próximo dia 15 de Setembro, às 15 horas, no Seminário Maior de Coimbra, com os testes de admissão dos novos candidatos propostos pelas paróquias ou comunidades religiosas.
  • Aulas de iniciação à informática para idosos

    O Centro de Acolhimento João Paulo II vai administrar nas suas instalações (Rua dos Combatentes da Grande Guerra, Coimbra) a partir de 1 de Outubro um curso de iniciação à informática dirigida essencialmente à população idosa.
  • Lisboa recebe Conferências Alpha

    Alpha_logoLisboa recebe a 20 e 21 de Outubro uma Conferência Alpha, destinada a leigos mandatados pelos párocos para criarem um itinerário formativo que faça o primeiro anúncio da fé cristã a pessoas afastadas da Igreja.
  • Santiago da Guarda: Rádio Vida Nova promove almoço-convívio

    Logotipo_VidaNovaFMNo ano em que se assinalam os vinte e cinco anos de existência da Rádio Vida Nova, CRL, com sede em Santiago da Guarda – Ansião e frequência em 105.5 FM, na região Centro, e em www.radiovidanova.pt, para o país e para o mundo, esta estação radiofónica agendou algumas iniciativas comemorativas.
  • Fátima: igreja da Santíssima Trindade recebe título de basílica

    O Santuário de Fátima assinalou, no passado Domingo, a atribuição do título de basílica à igreja da Santíssima Trindade durante a missa das 15h00, presidida pelo bispo da diocese, D. António Marto.
  • Almagreira: Bispo de Coimbra inaugura salão paroquial

    Almagreira.Centro PastoralA paróquia de Almagreira dispõe, desde o dia 19 de Agosto, de um salão paroquial renovado. A bênção e inauguração desta infra-estrutura foi presidida por D. Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra, e contou com a presença do presidente da Câmara de Pombal, Narciso Mota, e do presidente da Freguesia de Almagreira, Fernando Matias, bem como de inúmeros almagreirenses que se associaram a este momento festivo de “devolução” de um espaço ímpar.
  • Mais de mil famílias aguardam por uma casa

    Há cada vez mais famílias a recorrerem à Câmara Municipal para ter uma casa. O número de pedidos que deram entrada no Departamento e Habitação em 2011 é sensivelmente o dobro do registado em 2010 e Francisco Queirós, responsável por este pelouro acredita que só não há um crescimento maior porque as pessoas sabem que a autarquia não tem capacidade para lhes responder.
  • Primeiro número de revista para cegos é lançado em Setembro

    A Biblioteca Municipal de Coimbra (BMC) inicia, em Setembro, a edição de uma revista mensal gratuita destinada sobretudo a cegos, que será publicada em três formatos – digital, braille e áudio.
  • Distrito de Coimbra tem quase 26 mil desempregados

    A União dos Sindicatos de Coimbra (USC/CGTP-IN) considerou que os dados do desemprego relativos a Junho “vêm confirmar o aumento descontrolado” deste flagelo no distrito, com 25.931 cidadãos sem trabalho.
  • Bombeiros voluntários pedem dinheiro ao banco para pagar a funcionários

    As dificuldades financeiras dos Bombeiros Voluntários de Coimbra, agravadas com o aumento dos encargos e diminuição dos apoios, forçaram este mês a instituição a contrair um empréstimo bancário para pagar os salários aos seus oito funcionários.
  • Personalidades juntam-se para intervir em casos de catástrofe

    Cidadãos de várias sensibilidades políticas e elementos da Igreja juntaram-se, em Coimbra, numa associação que aspira a ser uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), para desenvolver uma arquitetura social no mundo, em particular em cenários de catástrofe.
  • Cáritas de Coimbra recruta padrinhos para crianças e jovens de famílias com baixos rendimentos

    A Cáritas Diocesana de Coimbra está a recrutar padrinhos que queiram adquirir manuais escolares para crianças e jovens utentes do Centro Comunitário S. José, no Bairro da Rosa, visando continuar a promover o seu sucesso escolar.
  • NEM SÓ DE PÃO… (11 DE SETEMBRO DE 2011)

    Assim como nós perdoamos
  • DOMINGO XXIV DO TEMPO COMUM (11 DE SETEMBRO DE 2011)

    A Palavra de Deus
  • Concentrar os pontos fortes

    Aldo1

    . Aldo Aveiro


    Numa humilde carpintaria houve, certo dia, uma estranha assembleia. Foi uma reunião de ferramentas para acertar, na igualdade, as suas diferenças. Por iniciativa própria, um martelo propôs-se presidir, mas os participantes não consentiram:
  • Solidariedade Cívica em Portugal. Uma utopia ou uma pista nova a considerar?

    Joao Evangelista R. Jorge

    . João Evangelista Ribeiro Jorge




    Portugal sensível e solidário com todos os povos vítimas de tragédias e fomes, está a contas com uma grave crise e está mais pobre com muita pobreza envergonhada. Recorreu aos poderosos que confirmaram o diagnóstico e prescreveram uma rigorosa e penosa dieta. Só num horizonte dilatado e com o sacrifício das novas gerações poderá chegar um tempo novo de regresso à normalidade.
  • A mitra e o cabido da Sé de Coimbra nos alvores da independência de Portugal

    . Manuel Augusto Rodrigues



    Depois da Reconquista cristã de Coimbra em 1064 por Fernando Magno, vários foram os factos determinantes da afirmação da Cidade do Mondego até à independência de Portugal.
  • Legião de Maria assinala 90.º aniversário

    Legiao de MariaUma Eucaristia de Acção de Graças, presidida por D. Virgílio Antunes, na Sé Nova, no dia 18 de Setembro, às 17h00, assinala o 90.º aniversário da Legião de Maria.
  • Penacova: apresentação de novo pároco

    O Padre Laudo Corrêa, da Diocese de Botucatu - Brasil, e a colaborar na Diocese de Coimbra, vai assumir a paroquialidade de Carvalho, Friúmes e Penacova no próximo Domingo, dia 4 de Setembro.
  • Arciprestado de Alfarelos/Soure: Apresentação do novo pároco

    Afonso Makiadi dos Santos

    O Padre Makiadi dos Santos, que colaborava com o Padre Simão Vicente em Sebal Grande, foi apresentado, no passado Domingo, como novo pastor das comunidades cristãs de Alfarelos, Brunhós, Granja do Ulmeiro e Vila Nova de Anços, pelo Vigário-geral da Diocese, Monsenhor Manuel Leal Pedrosa, na Eucaristia celebrada na Matriz de Granja do Ulmeiro.
  • Buarcos: festas da Senhora da Encarnação assinalam data histórica

    As festas da Senhora da Encarnação de Buarcos, de 7 a 11 de Setembro, assinalam o primeiro centenário da demolição da igreja de Santa Cruz de Redondos, onde actualmente se encontra a Escola do 1.º Ciclo do Castelo.
  • Jorge Cotovio deixa o Núcleo de Escolas Católicas

    Jorge Cotovio 2

    Jorge Cotovio vai deixar de ser coordenador do Núcleo de Escolas Católicas (NEC) da Diocese de Coimbra, a partir de 1 de Setembro, para assumir o cargo de director pedagógico do Colégio Conciliar de Maria Imaculada, na Cruz da Areia, em Leiria. Docente do Colégio de São Teotónio há cerca de 20 anos, surge neste “novo desafio” na sequência de um “vazio” directivo que surgiu com a transferência da directora do colégio de Leiria para outra instituição do ensino.
  • Faleceu Fernando Castro, fundador da Promundo

    Fernando Castro, 56 anos, coordenador da Associação Promundo e professor na Escola Secundária Avelar Brotero, faleceu no passado dia 25 de Agosto, na Guiné Bissau, precisamente quando participava numa missão humanitária naquele país onde a associação juvenil de Coimbra tem desenvolvido, ao longo da sua existência, vários projectos de cooperação internacional. Morreu, portanto, a cumprir que sempre foi o lema da sua vida: ajudar os mais necessitados.

  • As (minhas) notas da semana

    1. As Jornadas Mundiais da Juventude, coma presença do Papa em Madrid, evidenciaram vários aspectos contrastantes sobre o modo como vivem, como pensam e como organizam as sociedades do mundo ocidental, mormente a sociedade europeia.

  • Universidade de Coimbra aumenta preço das residências para bolseiros

    O preço do alojamento para bolseiros nas residências dos Serviços de Acção Social na Universidade de Coimbra (SASUC) vai subir de 63,90 para 72,75 euros, já no próximo ano lectivo.

  • Portugueses vão pagar mais 11 euros por mês em gás e electricidade

    O aumento do IVA na electricidade e no gás, anunciado pelo Governo para Setembro, levará a um aumento de 11 euros por mês em facturas médias mensais de 45 e 25 euros respectivamente.

  • Bento XVI canta Ave Maria de Fátima

    Antes de partir para Madrid, para presidir às Jornadas Mundiais da Juventude, Bento XVI cantou o refrão do Avé de Fátima e pediu aos fiéis que dêem tempo a Deus, durante a audiência geral realizada na manhã do dia 17 de Agosto, na residência de férias pontifícia de Castel Gandolfo, próximo de Roma.

  • Não dar Férias a Deus

    Meses de verão, habitualmente tempo mais reservado para férias, para o merecido descanso, para um tempo privilegiado de repouso, de pausa. Infelizmente nem todos podem gozar deste tempo de férias, mas é um direito que a todos pertence. Quem trabalha um ano inteiro devia poder descansar e gozar umas férias dignas e sérias, com repouso e sossego, com algum tempo de lazer mais forte e mais alegre.

  • Quero estar dentro a empurrar as margens

    Nuno Santos

    Chegou-me por um amigo a expressão que o Teólogo Juan Ambrósio terá usado: «eu estou dentro a empurrar as fronteiras». Gosto. Sinceramente, parece-me oportuno o sentido que esta frase pode ter e o alcance que nos pode fazer percorrer.

  • Coimbra faz memória do Beato João Paulo II

    O Beato João Paulo II, elevado à honra dos altares, pelo seu sucessor Bento XVI, no passado dia 1 de Maio, passa a ter a sua memória litúrgica a 22 de Outubro, data da sua solene tomada de posse como Bispo de Roma.

  • Centro Social e Paroquial de Sarzedo promove almoço de convívio

    O Centro Social e Paroquial de Sarzedo realizou o seu habitual almoço, convívio que é habitual por esta altura do ano, desde que inaugurou a valência de lar, há três anos.

    “Por esta altura, muitos sarzedenses vêm de férias, alguns que estão em Lisboa, outros emigrantes e juntam-se sempre aqui muita gente”, explicou Antonino Bicho, dirigente do Centro Social e Paroquial, acrescentando que costumam ter cerca de 250 pessoas nestes convívios.

  • Campo de Férias do Serviço Pastoral do Ensino Superior

    De 27 a 31 de Julho, o SPES Coimbra (Serviço Pastoral do Ensino Superior) “arregaçou as mangas” para dar vida a mais um desafio – o último deste ano lectivo de 2010/2011. Acampados em Pessegueiro, Pampilhosa da Serra, foram 28 os estudantes (universitários e do 12º/ensino secundário) que aceitaram ajudar na (re)construção de Babel (Gn 11, 1-9).

  • Conferência Nacional Alpha

    “Unidos para transformar” é a expressão que inspirou o lema da Conferência Nacional Alpha - que se realiza no Centro Pastoral de Cantanhede, de 21 a 23 de Outubro de 2011.

    Organizado pelo Secretariado Nacional dos Cursos Alpha, a conferência do dia 21 destina-se só a padres. Pretende-se mostrar aos pastores das comunidades o desafio que é o percurso Alpha na linha da Nova Evangelização.

  • Início do novo ano escolar da Escola Diocesana de Música Sacra

    A Escola Diocesana de Música Sacra de Coimbra (EDMS) inicia o ano lectivo 2011/2012 a 10 de Setembro de 2011, com a realização dos testes de admissão dos novos candidatos, e cuja abertura solene das aulas está agendada para o dia 17, às 14h30, no Seminário de Coimbra. No final deste mês de Agosto termina o prazo normal das inscrições.

  • Encontro de antigos seminaristas

    Como vem sendo habitual, os antigos alunos do Seminário da Figueira da Foz voltam a juntar-se numa jornada de convívio. Este ano o encontro é no Seminário da Figueira, iniciando um vasto programa comemorativo dos “75 anos da existência do Seminário da Figueira da Foz”.

  • Papa pede "missionários de Cristo" a cerca de dois milhões de jovens de todo o mundo

    FOTO 1Madrid acolheu Jornadas Mundiais de Juventude de 16 a 21 de Agosto

    Bento XVI convidou os jovens presentes nas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), que decorreram de 16 a 21 de Agosto, em Madrid, a serem discípulos e missionários de Cristo.

  • Oliveira do Hospital: jovens deixam-se surpreender no "Acaférias"

    FOTO 8O “Acaférias” é o acampamento de Jovens das paróquias da unidade pastoral “Oliveira Norte”, um total de oito paróquias que engloba toda a zona norte do concelho de Oliveira do Hospital (do Mondego até à Estrada da Beira). O projecto “Acaférias” começou em 2001, por iniciativa do Padre Luís Costa, pelo que esta foi a 11ª edição deste campo de férias.

  • Coimbra adere ao Dia Europeu Sem Carros

    Dia Sem carroEntre 16 e 22 de Setembro, Coimbra adere à Semana Europeia da Mobilidade “Na Cidade Sem o Meu Carro!”, assim como participa, no dia 22, no Dia Europeu Sem Carros, iniciativas coordenadas, a nível nacional, pela Agência Portuguesa do Ambiente. Em 2011, contrariando as edições anteriores em que as vias encerradas ao trânsito se sitiavam na Baixa, a autarquia propõe alternativas.

Informação adicional