Aviso

Filtro
  • Colóquio Europeu de Paróquias: as razões de ser da diaconia da Igreja

    Igreja S. Jose 3O último Colóquio Europeu de Paróquias que se realizou em Lisieux (França), de 5 a 9 de Julho, levou os participantes a reflectirem sobre a importância do espírito de serviço na Igreja.
  • Jovens de Coimbra desenvolvem “Roteiro Monástico de Santo António”

    roteiro_santo_antonioUm grupo de jovens formados em História, História da Arte e Turismo decidiu criar dois roteiros monásticos, um dedicado à cidade de Coimbra e outro internacional dedicado a Santo António, com viagem agendada para Setembro.
  • Bispos portugueses dedicam congresso eucarístico à temática da misericórdia

    CEP 18Os bispos portugueses vão dedicar em 2016 um congresso eucarístico nacional à temática da misericórdia, no Santuário de Fátima, e desafiar as comunidades cristãs a promoverem “sinais concretos” da sua fé em Cristo.
  • Espiritanos reelegem P. Tony Neves como superior provincial

    Tony_NevesOs Missionários do Espírito Santo, reunidos em Conselho Provincial Alargado (CPA) reelegerem o Padre Tony Neves como Superior Provincial para um novo período de três anos.
  • Encontro Nacional de Liturgia debate importância da tecnologia na celebração da fé

    O 41.º Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica, entre os dias 27 e 31 de Julho no Santuário de Fátima, vai ser dedicado à temática da “comunicação na liturgia”, com especial enfoque nas novas tecnologias.
  • Santuário de Fátima assinala o “Dia dos Avós”

    DiaAvos2012O Santuário de Fátima vai preparar um programa especial para o Dia dos Avós, na festa litúrgica de São Joaquim e Santa Ana, a 26 de Julho.
  • Sé Nova rejubila com a ordenação de três novos sacerdotes jesuítas

    Sacerdotes jesuitas (1)O Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, presidiu no dia 11 de Julho, na Sé Nova, à ordenação de três novos sacerdotes jesuítas.
  • Na Peregrinação aniversaria dos dias 12 e 13 de Julho

    D. Antonino Dias_fatimaD. Antonino Dias aponta a santidade como desafio para todos os cristãos
     
    O Bispo de Portalegre-Castelo Branco presidiu às celebrações da peregrinação internacional aniversaria dos dias 12 e 13 de Julho, em Fátima, sublinhando “a santidade como um desafio para todos” os cristãos.
  • Jornadas Nacionais de Comunicação Social em Fátima

    Papa e FamiliaComunicação e Família em debate
     
    As Jornadas Nacionais de Comunicação Social vão decorrer em Fátima nos dias 24 e 25 de Setembro e têm este ano por tema “Comunicação e Família: Partilha de afectos”, encerrando com uma conferência de D. Manuel Clemente.
  • Entrevista ao presidente da Obra Nacional do Turismo

    Carlos Godinho e Diogo Ribas (1)“Muito temos insistido para que se abram as portas das nossas Igrejas”
     
    O Padre Carlos Godinho, pároco do Luso e Pampilhosa, acabou de iniciar o seu segundo mandato à frente da Obra Nacional do Turismo.
  • Liga Operária Católica realizou encontro nacional em Coimbra

    LOC (1)A LOC/MTC – Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos – realizou no dia 5 de Julho, em Coimbra, um encontro nacional que pretendeu encerrar um ano de reflexão sobre o tema «Sociedade Justa e Sustentável».
  • Faleceu Maria Barroso

    Maria_barrosoPadre Vítor Feytor Pinto destaca como mulher de fé
     
    Maria Barroso morreu na madrugada do dia 7 de Julho, aos 90 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, onde estava internada após uma queda na sua casa.
  • Debate “pobre” no Parlamento envia Iniciativa Legislativa de Cidadãos para a especialidade

    Pelo Direito a NascerA Comissão Representativa de Subscritores da Iniciativa Legislativa de Cidadãos (ILC) “Pelo Direito a Nascer” afirmou em comunicado que o debate parlamentar realizado a 3 de Julho sobre a proposta que reuniu 48 mil assinaturas foi “pobre” e insultuosa.
  • VATICANO II 50 ANOS DEPOIS (49)

    O CONCÍLIO NA PALAVRA DO PAPA DURANTE A SUA VISITA AO BRASIL
     
    Manuel Augusto Rodrigues

    1. A recente viagem do Papa Francisco ao Brasil foi o acontecimento marcante da vida da Igreja nos últimos dias.
  • Dia Nelson Mandela

     
    Paula Cristina F. C. Marques*
    (Mestre em Ciências da Educação)

    No passado dia 18 de Julho de 2013, o mundo inteiro celebrou os 95 anos de Nelson Mandela. Uma vida dedicada ao seu país e ao mundo, porque é disso que se trata, merece uma sincera homenagem
  • Amor resgata alegria e fé

    Aldo Aveiro

    O Papa Francisco conquista o mundo com a sua simplicidade, com palavras profundas e uma mensagem agitadora assente no amor ao próximo. 
  • Porque os jovens procuram o esoterismo

    Fernando Perpétua

    Quando nascemos já trazemos gravado nas nossas entranhas a origem da nossa “cepa”, os nossos genes, a mais simples unidade da nossa vida. Depois, somos sempre credores do berço dos nossos pais.
  • Papa quer jovens mais evangelizadores

    JMJ_Brasil (7)O Papa Francisco encerrou, no passado Domingo, a Jornada Mundial da Juventude, com uma missa na praia de Copacabana onde participaram mais de três milhões de pessoas.
  • Recuperada arte sacra roubada na Andaluzia e em Portugal

    A Policia Nacional de Espanha anunciou na passada segunda-feira ter recuperado mais de 50 peças de arte sacra furtadas desde 2006 em templos daquela região espanhola mas também em Portugal, descritas como de “valor incalculável”.
  • João Paulo II pode ser canonizado em Abril de 2014

    Joao Paulo II (1)A canonização de João Paulo II pode vir a ter lugar apenas no dia 27 de Abril de 2014, informou o Papa Francisco, numa sessão de perguntas e respostas com jornalistas, a bordo do avião papal no regresso do Brasil, após ter presidido às Jornadas Mundiais da Juventude.
  • José Dias: Um cristão que incarnou os documentos conciliares

    Luís Filipe Santos

    Quando já passaram 50 anos sobre o II Concílio do Vaticano “é entristecedor verificar que ainda há tanta gente que tem na sua cabeça uma imagem de Igreja piramidal”, escreveu José Dias da Silva (1942-2013), num blogue onde colocava as suas ideias centradas na fidelidade ao Evangelho.
  • Escola Paroquial de Pais

    Escola de Pais_livroO Secretariado Diocesano da Evangelização e Catequese (SDEC) promoveu, no passado dia 13, uma reunião para Coordenadores de Catequese e catequistas da Diocese, no Seminário Maior de Coimbra, com os objetivos de preparar o novo Ano Pastoral, refletir sobre a missão do catequista em ordem ao seu desempenho e lançar o projeto “Escola Paroquial de Pais”, a implementar nas paróquias.
  • Um rol de sugestões para se promover a família

    Catequese familiarNo meio de uma crise que atravessa as estruturas societárias e a própria Igreja, há (muitos) sinais de esperança que nos levam a crer que este Deus não abandona o seu Povo. Pelo contrário.
  • Escuteiros de Condeixa com cinco novos dirigentes

    O Agrupamento 1035 de Condeixa-a-Nova do Corpo Nacional de Escutas (CNE) esteve recentemente em festa com a investidura de cinco novos dirigentes: Helena, Constança, André, Sandra e Gonçalo. A Junta Regional de Coimbra congratulou-se por este acto que enriquece o movimento.
  • Romeiros do Divino Senhor da Serra retribuem visita aos romeiros da Carregosa

    No âmbito das comemorações do falecimento do senhor D. Manuel Correia de Bastos Pina, a Câmara Municipal de Miranda do Corvo, a Junta de freguesia de Semide e a Ordem do Romeiro do Divino Senhor da Serra juntaram-se para retribuir a visita que um grupo de romeiros da Carregosa (concelho de Oliveira de Azeméis),
  • Penela realiza Campos da Catequese

    Penela_campos catequese1As paróquias e Penela realizam uma vez os “Campos da Catequese”. Este ano, cerca de 70 participantes, entre os quais animadores e o respectivo pároco encontram-se na praia da Torreira, em Aveiro.
  • Maria… a “mãe e a mestra” venerada nas Festas do Bodo

    Pombal_procissao bodoMaria, “mãe de Cristo, esposa e filha de Deus”.
    Maria, personificada na imagem de Nossa Senhora do Cardal, centralizou as atenções da comunidade de Pombal, que, no último fim-de-semana, dedicou as festas à “mãe e mestra” de toda a comunidade católica.
  • Pároco de Santiago de Litém comemorou 50 anos de Sacerdócio

    Mario Marques Mendes“Há 50 anos, a esta mesma hora, na Sé Nova de Coimbra, respondi ao chamamento do meu nome. E disse: Aqui estou Senhor!”. Foi com emoção que o padre Mário Marques Mendes, actual pároco de Santiago de Litém, concelho de Pombal, recordou o dia em que foi ordenado sacerdote.
  • Retábulo do Séc. XVII ameaça cair na igreja da Rainha Santa

    A Câmara Municipal de Coimbra, através do gabinete da Protecção Civil, criou no passado dia 26 de Julho, um perímetro de segurança no altar da igreja da Rainha Santa Isabel, do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, uma vez que o retábulo de S. João de Capistrano está em risco de cair.
  • Revestimento da capela do Instituto Missionário do Sagrado Coração de Jesus continua a cair

    Instituto Sagrado CoracaoA comunidade do Instituto Missionário do Sagrado Coração de Jesus, dos Dehonianos, continua a assistir a queda constante da tijoleira que reveste a capela.
  • Alfarelos festeja Nossa Senhora do Rosário

    A comunidade da vila de Alfarelos vai viver, de 19 a 21 de Julho, um fim-de-semana diferente, bem ao gosto popular, onde o convívio e a animação se juntam ao culto religioso, em honra de Nossa Senhora do Rosário.
  • Testemunhar e anunciar a Palavra

     
    Aldo Aveiro
     
    A Palavra de Deus, que nos chega através da Bíblia, é, inegavelmente a bússola, o guia da humanidade.
  • À Sombra do Castanheiro (28 de Julho de 2013)

    – Cada vez me sinto mais baralhado no meio de tudo isto que vai acontecendo à nossa volta, Tio Ambrósio! Ninguém se entende!
  • Nomeações para o Ano Pastoral 2013-2014

    - P. José da Cunha Ferreira, pároco de Tapéus.
  • As ameixas

    ameixasA sumarenta polpa das ameixas é, essencialmente, composta por água e hidratos de carbono. Contém praticamente todas as vitaminas do grupo B, o que permite fortalecer os nervos, o metabolismo e reforça a agilidade mental.
  • Missa do 30.º Dia por D. João Alves

    Celebra-se no próximo dia 28 de Julho, pelas 19 horas, na Sé Nova, a missa do 30º dia por alma do Senhor D. João Alves, Bispo Emérito de Coimbra, da iniciativa do cabido.
  • Fez tudo para ajudar marginais

    padre-sergioO padre Sergio Gutiérrez Benítez é muito conhecido no México e com razão. Ele fundou uma obra assistencial para crianças órfãs ou desamparadas e chegou a ter 250 crianças a seu cargo.
  • O Papa e os jovens

    jovensEste Domingo, dia 28 de julho, terá terminado mais uma Jornada Mundial da Juventude, desta vez no Rio de Janeiro – Brasil. E espera-se que cerca de dois milhões de pessoas, sobretudo jovens, se tenham reunido para escutar o Papa.
  • O valor da oração (2)

    oracao2A liturgia da Palavra deste Domingo, dia 28, fala-nos do valor da oração. E vem a propósito referir um Estudo, que há dias foi publicado nos Estados Unidos, interpelando ateus, agnósticos e pessoas desligadas de qualquer igreja ou religião sobre a sua prática de oração.
  • Dia de folga para o Papa no Rio. JMJ começa em Copacabana

    A passada terça-feira foi dia de descanso para o Papa. Serviu para o Papa Francisco recuperar da longa viagem que o levou de Roma ao Rio de Janeiro.
  • Na chegada ao Brasil…

    O Papa foi recebido na passada segunda-feira na pista da base aérea do Galeão pela presidente brasileira Dilma Rousseff. Trocaram cumprimentos e algumas palavras de ocasião, por entre sorrisos, num clima descontraído e de boa disposição.
  • Dilma Rousseff propõe coligação internacional para combater a fome e a pobreza

    Francisco_Brasil2A presidente do Brasil propôs, na recepção ao Papa Francisco, a criação de uma coligação internacional de combate à fome e à pobreza.
  • “Não tenho ouro nem prata, mas trago o que mais precioso me foi dado: Jesus Cristo”

    Francisco_Brasil4- afirmou o Papa na sua chegada ao Brasil

    No seu primeiro discurso oficial de visita ao Rio de Janeiro (Brasil) por causa das Jornadas Mundiais da Juventude, o Papa Francisco afirmou que “a juventude é a janela pela qual o futuro entra no mundo”.
  • Cardeal Seán O´Malley vai estar no Encontro da Pastoral Social em Fátima

    O Arcebispo de Boston, Cardeal Sean O'Malley, vai marcar presença em Fátima no encontro da Pastoral Social, que este ano tem como tema “Testemunhar a caridade no Ano da Fé”. O cardeal americano, que faz parte do grupo de consultores que está a ajudar o Papa a reformar a Curia Romana, fará a conferência de encerramento do encontro.
  • Inventariação de arte sacra começa em Setembro

    O Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja entende que a inventariação da arte sacra pode ser uma arma de combate ao flagelo e, por isso, arranca em Setembro o trabalho de inventariação nos templos religiosos em algumas dioceses do país.
  • Ajuda à Igreja que Sofre recolheu 90 milhões de euros para 5600 projetos em 140 países

    A fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) recolheu quase 90,8 milhões de euros de donativos em 2012, montante que permitiu apoiar cerca de 5 mil projectos em 140 países.
  • Bispo de Aveiro propõe pastoral de verão

    O bispo de Aveiro dirigiu uma mensagem à diocese para propor uma presença das comunidades católicas nas “zonas balneares de referência” do território, durante os meses de verão, com uma «Tenda de Deus».
  • Santuário propõe semana de férias para famílias com filhos portadores de deficiência

    O Santuário de Fátima vai promover durante todo o mês de Agosto e início de Setembro um campo de férias gratuito para famílias com crianças, jovens e adultos portadores de deficiência.
  • Bispo de Coimbra destaca Santuário de Fátima enquanto polo de encontro com Deus

    Peregrinacao_Mensagem_Fatima (8)O Bispo de Coimbra destacou no passado Domingo a importância do Santuário de Fátima enquanto ponto de encontro com Deus e símbolo de uma Igreja Católica atenta e activa perante as dificuldades dos homens.
  • Centro Social Paroquial de Coja comemorou S. António com sardinhada

    O Centro Social Paroquial de Coja celebrou o Santo António com um almoço convívio realizado no adro da igreja matriz de Coja.
  • Peregrinação a Fátima dos idosos do Centro Paroquial de Coja

    Foi já no passado dia 20 de Junho que os «Jovens idosos» do Centro Social Paroquial de Coja saíram em peregrinação para o Santuário de Fátima. Era um grupo de cerca de 30 pessoas, muito animado e bem disposto.
  • Festas dos padroeiros

    E preparamos com entusiasmo, as festas dos Padroeiros das Paróquias e Capelas numa média, em Agosto, de duas festas por fim-de-semana.
  • Igreja Paroquial de Mata Mourisca

    Também a igreja Paroquial de Mata Mourisca foi valorizada com a aquisição de uma nova base - candelabro do Círio Pascal, peça adquirida num antiquário e devidamente restaurada, que com o douramento do Altar, o Ambão e a Cruz ficou assim mais uniformizado - foi colocado também um belo vitral com a imagem do Sagrado Coração de Jesus, na rosácea frontal da Igreja. 
  • Capela de S. Jorge no Seixo da Guia

    Pombal_Capela S. Jorge_GuiaA Capela onde se venera S. Jorge e Nossa Senhora da Memória no Seixo da Guia,- terra do Senhor Padre António Calixto - recebeu ultimamente uma intervenção de restauro.
  • Bodo… a festa do Povo

    Pombal_Festas do Bodo_sem dataA tradicional Procissão das Velas marca o início das cerimónias religiosas alusivas às Festas do Bodo.
  • Cónego João Veríssimo celebra jubileu sacerdotal

    Joao VerisimoO Cónego João Veríssimo, pároco de S. Julião, celebra no próximo dia 28 de Julho o seu “Jubileu Sacerdotal” correspondentes aos cinquenta anos da sua ordenação como sacerdote, tendo os últimos vinte anos sido dedicados à paróquia e à comunidade figueirense.
  • Padre Daniel Mateus comemora 50 anos de sacerdócio

    Daniel MateusO Padre Daniel Ferreira Mateus celebra no próximo dia 28 de Julho 50 anos da sua ordenação como sacerdote, 19 dos quais dedicados à paróquia de São Salvador, em Miranda do Corvo, razão pela qual se espera um almoço comemorativo.
  • Capela do Bordalo vai ter cobertura reparada

    A Paróquia de Santa Clara solicitou em Março deste ano, à Câmara Municipal de Coimbra, apoio monetário para a reparação da Capela do Sagrado Coração de Jesus, também conhecida como capela nova do Bordalo.
  • Fé e compromisso

    Jorge Cotovio

    Basta este título para nos lembrarmos do Zé Dias. Para nos lembrarmos do seu testemunho de vida, talhado nesta constante tensão entre a fé e as obras, entre a contemplação e o trabalho, entre a pregação e o testemunho, entre a Maria e a Marta do Evangelho do domingo passado.
  • A Páscoa de José Dias

    Carlos Paiva*
    (Membro da Comissão Diocesana Justiça e Paz)

    Sabíamos que um dia teria de acontecer e que nunca estaríamos preparados para o momento da Páscoa do nosso querido companheiro e amigo José Dias. Hoje, dia 15 de Julho de 2013, data em que estas linhas começavam a ser escritas, tivemos a notícia. Gostaríamos de conseguir encontrar as palavras de consolo para a Fátima, que conjugou com ele a vida, para a Renata e David, frutos do seu encontro de amor bem como para a mãe e irmãos. Também gostaríamos de ser capazes de consolar todos os amigos e de nos consolar a nós mesmos.
    O José Dias deixa-nos imensa saudade da sua amizade envolvente, do seu carácter indomável, da sua humildade cativante, do seu profundo e abrangente conhecimento científico e da inovadora sabedoria.
    O José Dias cria-nos uma enorme perplexidade quanto a sermos capazes de dar continuidade à sua herança relacionada com o estudo e divulgação do pensamento social da Igreja.
    O José Dias responsabiliza-nos e impele-nos ao compromisso eclesial com empenhamento individual e comunitário à luz do seu exemplo de amor à Igreja, criticamente construtivo.
    O José Dias recorda-nos, permanentemente, a radicalidade do Evangelho e que toda a acção da Igreja se faz “em nome de Jesus Cristo”, como quis significar com o título que deu ao seu livro para formação básica em Doutrina Social da Igreja (DSI).
    O José Dias demonstra-nos como a substância do saber e do compromisso real se sobrepõem aos títulos académicos.
    O José Dias ajuda-nos a perceber o verdadeiro alcance e sentido de qualquer “acidente de percurso” (como ele chamou à sua doença) na nossa caminhada para a plenitude do Reino de Deus, à semelhança de Job.
    O José Dias ensina-nos a louvar a Deus por todas as coisas boas que nos dá ao longo da nossa vida e a pedir, em vez da cura, capacidade para aceitar a Sua vontade.
    O José Dias mostra-nos como e quando nos devemos recolher e guardar (“encostar às boxes” como ele dizia), sem capitulação, mas compreendendo a nossa finitude.
    O José Dias combateu o bom combate, percorreu o seu caminho e guardou a fé, foi consequente e coerente no compromisso familiar e na actividade social e eclesial.
    O José Dias é e continuará sempre a ser uma lição de vida para todos os que tiveram o privilégio de o ter como amigo ou de ter privado com ele, mesmo que por breve momento.
    O José Dias é o irmão que parte, mas fica connosco para sempre.
    Os membros da Comissão Diocesana Justiça e Paz (CDJP) partilham, cada um a seu modo, estas certezas e emoções, sentem a perda do seu expoente e impulsionador, mas esperam, a par da Diocese de Coimbra, dar continuidade ao trabalho encetado.
  • A herança de um amigo

    A. Borges de Carvalho

    O tempo correu o reposteiro e lá ficámos todos a olhar uns para os outros diante do seu corpo inerte e sereno. Morreu o dr. Zé Dias da Silva.
  • A crise

    Manuel do Rosário Brandão

    A chamada crise económica que nos assola, mas que em meu entender ela é especialmente de valores, de onde jorram as outras crises, merece da minha parte alguns reparos. Não, não tenhais receio que surja mais um comentador.
  • Não quero uma Igreja tranquila

    Nuno Santos

    Há pessoas e vidas que incomodam. Há coerências que revelam a minha incoerência e exigem verticalidade ao mundo. Dou graças por esses homens e por essa mulheres que me ‘encaminham’.
  • VATICANO II 50 ANOS DEPOIS (48)

    LEIGOS PELA JUSTIÇA E PELA PAZ

    Manuel Augusto Rodrigues

    1. A travessia terrena do nosso Amigo Zé Dias chegou ao fim. Mudou de morada, deixando de pertencer ao convívio da sua família e dos seus amigos e admiradores que manterão sempre viva a sua memória.
  • Encíclica é “útil” para quem não tem fé

    O Papa Francisco disse, há dias, no Vaticano esperar que a sua primeira encíclica, «Lumen fidei» (Luz da fé), possa ser “útil” também para quem não tem fé.
  • Papa cria comissão pontifícia para arrumar melhor “a casa”

    O Papa Francisco quer arrumar a “casa”, mas precisa de saber o que lá existe e como está a funcionar. Por isso, nomeou uma comissão pontifícia destinada a organizar a estrutura económico-administrativa do Vaticano.
  • Papa Francisco não vai perdoar os pecados pelo twitter

    O padre Francisco Senra Coelho, professor do Instituto Superior de Teologia de Évora admite que a vontade que muitos têm em ver novidade em tudo o que Papa faz pode ter conduzido a uma má interpretação do Decreto que concede a indulgência plenária aos participantes nas Jornadas do Rio de Janeiro, e aos que acompanham o encontro à distância, através da rádio, televisão e dos novos meios de comunicação.
  • Faltam mais de 170 bispos à Igreja Católica

    O  Papa Francisco já nomeou, desde que foi eleito, em Março, dezenas de bispos, mas há cerca de 170 dioceses, ou equivalente, que estão sem prelado.
  • Mensagem do Papa Francisco para o Dia Pela Vida

    Francisco3“Até os mais fracos, os mais vulneráveis, os doentes, os idosos, os nascituros e os pobres são obras-primas de Deus, criados na sua imagem, destinados à vida eterna e merecedores da maior reverência e respeito”, escreveu o Papa Francisco, numa mensagem de apoio ao Dia Pela Vida, celebrada pela Igreja de Inglaterra e País de Gales, no próximo dia 28 de Julho.
  • Escuteiros em Coja

    Nordeste_Escuteiros de Santa Maria da Feira (1)Esteve acampado em Coja na primeira quinzena de Julho o grupo de Escuteiros de São Pedro de Estoril que apreciou esta vila e as belezas do rio Alva, assim como o acolhimento que lhes foi dispensado. Ficaram instalados no edifício do Campo de Aviação.
  • Passeio das Paróquias

    Nordeste_Passeio a FatimaNo sábado, dia 6 de Julho cerca de 400 pessoas, em sete autocarros e em carros particulares, vindas de Coja, Cerdeira, Benfeita, Moura da Serra, Cepos, Teixeira, Folques, Piódão, Barril de Alva, Vila Cova de Alva e de Arganil encerraram o ano de actividades pastorais com um magnífico passeio.
  • Missão e testemunho das Irmãs de S. José de Cluny em Tábua

    Nordeste_irmas de ClunyAo recordar neste ano da fé tantos agentes da Evangelização, temos a alegria de encontrar entre eles as nossas Irmãs que deram o melhor de si mesmas para anunciar Jesus Cristo.
  • À sombra do Castanheiro (21 de Julho de 2013)

    – O Tio Ambrósio este ano não vai passar uns dias de férias a Milheirais de Baixo? Pode ir descansado que eu rego-lhe o quintal e trato-lhe dos galinácios que tem na capoeira…
  • Encontro das Equipas da Pastoral Familiar da Região Pastoral Sul

    No próximo dia 19 de Julho, pelas 21h e 30 minutos, no Centro Pastoral de Chão de Couce, o Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar vai promover um encontro de Equipas Paroquiais da Família da Região Pastoral Sul,
  • Peregrinação Nacional da Mensagem de Fátima

    No fim-de-semana de 20 e 21 de Julho, o Movimento da Mensagem de Fátima (MMF) realiza a sua peregrinação nacional anual ao Santuário de Fátima. Preside à peregrinação o Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes.
  • Peregrinação a Fátima de Idosos

    O Secretariado Diocesano de Coimbra do Movimento da Mensagem de Fátima vai levar a efeito nos dias 22 e 23 de Outubro, uma peregrinação de idosos a Fátima.
  • Colónia de Férias para sénior em Quiaios

    A Cáritas Diocesana de Coimbra, iniciou no passado dia 8 de Julho, as Colónias de Férias Sénior, no seu equipamento ComVida Quiaios.
  • Alho e alergias

    alhoO alho é o remédio preferido dos adeptos da medicina natural. Há cerca de 5 mil anos é usado medicinalmente, sendo considerado uma das plantas medicinais mais versáteis e eficazes.
  • Mártir da Fé e da Esperança

    VanThuanConcluiu-se no passado dia 5 deste mês, após pouco mais de dois anos e meio, a fase diocesana do Processo de Beatificação que investiga sobre a vida,
  • O Movimento Schoenstatt

    rostosExistem em Portugal quatro santuários deste Movimento Mariano: Lisboa, Aveiro, Porto e Braga (no mundo são cerca de 200), todas réplicas do Santuário original que existe em Schoenstatt na Alemanha,
  • Dia dos avós – atenção aos idosos

    avosA 26 de Julho comemora-se o Dia dos Avós, por este ser o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.
  • Aumenta o número de voluntários missionários

    missoesNos últimos anos tem vindo a aumentar o número de jovens portugueses que partem para outros países, oferecendo o seu tempo de férias ao serviço de projectos de voluntariado missionário, que ajudam algumas das populações mais pobres do mundo.
  • O valor da oração

    oracaoUm Estudo feito nos Estados Unidos, interpelando ateus, agnósticos e pessoas desligadas de qualquer igreja ou religião, revelou que uma parte dessas pessoas reza, mantendo uma rotina de preces e orações.
  • Dois novos padres para a Diocese de S. Tiago

    celebracao da ordenacaoFormados no Seminário de Coimbra, o Alexandre e o Elias foram ordenados sacerdotes no dia 7 de Julho, pelo Bispo de S. Tiago, D. Arlindo Furtado,
  • Carta (quase) aberta para um grande amigo

    Jose Dias 2Caro Zé,

    A última vez que nos vimos e, já por falta de forças da tua parte, pouco dissemos, foi na terça-feira, dia 9, quando te bati à porta, depois de ter passado pela tua mãe, para saber como estavas e, sobretudo, para te levar a Sagrada Comunhão.
  • José Dias da Silva: faleceu um cristão de corpo inteiro

    Ze DiasNo dia 15 de Julho, depois de um longo calvário de sofrimento de mais de seis anos, faleceu, em Coimbra, o Dr. José Dias da Silva que durante décadas foi um dos principais pontos de referência dos cristãos leigos da diocese e mesmo do país.
  • Vaticano II 50 anos depois (47)

    EVANGELIZAÇÃO “AD INTRA” E EVANGELIZAÇÃO “AD EXTRA”
     
    Manuel Augusto Rodrigues
     
    1. A evangelização no interior da Igreja, ou seja, da sua hierarquia, não se pode separar da evangelização exterior, desde logo porque esta última carece de credibilidade se a primeira falha.
  • Papa pede orações para os jovens que partem para as Jornadas

    O Papa Francisco dirigiu no passado Domingo uma mensagem para os jovens que estão de partida para o Brasil, para as Jornadas Mundiais da Juventude, que decorrem de 23 a 28 deste mês.
  • Vaticano congela bens de prelado detido por corrupção

    O Vaticano anunciou que mandou congelar os bens do monsenhor Nunzio Scarano, o alto responsável da Igreja italiana detido na semana passada, em Roma, no âmbito da investigação das autoridades ao Instituto das Obras Religiosas (IOR), normalmente chamado Banco do Vaticano.
  • Papa manda tirar estátua feita em sua homenagem

    O Papa Francisco mandou retirar uma estátua feita em sua homenagem e que tinha sido colocada em Buenos Aires. A obra, criada por Fernando Pugliese, não chegou a estar exposta sequer 10 dias na catedral da cidade argentina.
  • Alemanha cria homenagem a vítimas de eutanásia nazi

    A Alemanha vai edificar um monumento de homenagem às centenas de milhares de pessoas que morreram às mãos da campanha de eutanásia do regime nazi.
  • Mosteiro de clausura anuncia no Facebook novo abade

    Os monges beneditinos de Singeverga observam uma vida de oração e clausura, mas mantêm algum contacto com o mundo exterior, como ficou patente na forma como foi revelada a eleição, através da página de Facebook do mosteiro.
  • D. Manuel Clemente: “Apenas com austeridade não vamos a lado nenhum”

    A saída para a crise que assola Portugal não pode passar apenas por políticas de austeridade e cortes, defende o novo Patriarca de Lisboa, em entrevista à RTP.
  • Bispo de Tuy pede aos peregrinos de Fátima para serem portadores da esperança

    O Bispo de Tuy-Vigo, D. Luis Quinteiro Fiúza, pediu no passado Sábado aos peregrinos de Fátima que sejam portadores da esperança num mundo em crise.
  • Festival Jota: Padre João Paulo Vaz anuncia Jesus através da música

    Joao Paulo Vaz4 Padre João Paulo Vaz dedica-se à composição de músicas de inspiração cristã, desde 1986, e na nova edição do Festival Jota pretende anunciar a riqueza humana “de Deus em cada um”.
  • Reuniu o Conselho Pastoral Diocesano

    No passado dia 13 de Julho reuniu pela primeira vez o novo Conselho Pastoral Diocesano (CPD), presidido pelo Senhor D. Virgílio do Nascimento Antunes.
  • Aumenta número de voluntários em missão

    Mais de 400 jovens e adultos vão realizar este ano projectos de voluntariado missionário em países em desenvolvimento e 1073 em Portugal, revelou a Fundação Fé e Cooperação (FEC), da Igreja Católica, em comunicado enviado à nossa redacção.
  • Jovens de Coimbra partem em missão para o Nordeste do Brasil

    Missionarios JP II (8)Seis jovens pertencentes ao Grupo Missionário João Paulo II partem, no próximo dia 25 de Julho, para uma missão ao nordeste do Brasil.
  • Casa da Família Simões Pereira foi doada à paróquia de Meruge

    No dia 7 de Julho, pelas 16 horas, foram «abertas» as portas da casa da família Simões Saraiva Pereira, à população da freguesia de Meruge, a convite do pároco António Loureiro.
  • Colónia de Férias na Figueira da Foz

    Coja_Colonia de FeriasO Centro Social e Paroquial de Coja este ano decidiu fazer a Colónia de Férias na linda e bela cidade da Figueira da Foz, nas belíssimas instalações do antigo Seminário da Imaculada Conceição de 6 a 13 de Julho.
  • Ministros Extraordinários da Comunhão em Passeio Convívio

    Finalizando o ano pastoral, depois de três dias de formação ao longo do ano, um grupo de Ministros Extraordinários da Comunhão do Arciprestado de Pombal, realizaram neste fim-de-semana passado um passeio convívio por terras de Braga.
  • Projecto: Férias na Praia

    Mata Mourisca_ferias PraiaOrganizado pelos três Centros Sociais, estão a decorrer nestas duas semanas, as férias na Praia do Osso da Baleia - a Praia Dourada de Pombal.
  • Concerto solidário a favor da Paróquia enche Praça Marquês de Pombal

    Pombal_concerto solidario6“Deus é grande e misericordioso!” As palavras são de Carla Longo, presidente da direcção da Filarmónica Artística Pombalense, a entidade organizadora do Concerto Solidário a favor das obras de reabilitação do Salão e Residência Paroquial de Pombal.
  • Encontro de adolescentes

    Coimbra.Encontro Adolescentes 2“Ser Mais, seguindo as pegadas de…” este foi o desafio lançado pela Comunidade Missionária Servidores do Evangelho da Misericórdia de Deus a um grupo de adolescentes de diferentes dioceses: Coimbra, Leiria, Porto e Viseu.
  • Cáritas de Coimbra comemorou os Santos Populares

    Caritas_marchas popularesNo dia 14 de Junho, mulheres e crianças da Comunidade de Inserção Renascer e alguns agregados autonomizados criaram um arraial popular numa tarde de sol, onde o cheiro e sabor da sardinha e dos pimentos assados fizeram parte da festa.
  • Passeio BTT Solidário

    Caritas_passeio btt solidarioA Cáritas Diocesana de Coimbra em parceria com a Roda Pedaleira - Associação de Ciclismo de Centro, promoveu no dia 7 de Julho, o 1º Passeio BTT Solidário Cáritas Coimbra/Roda Pedaleira.
  • Fundo Solidário para estudantes carenciados

    Justica e Paz 2A Integrar e o Projecto Fundo Solidário do Instituto Justiça e Paz (IUJP) assinaram no passado dia 10 de Julho um protocolo que vai permitir aos estudantes universitários carenciados beneficiarem diariamente de uma refeição gratuita no Serviço de Alimentação Solidária daquela associação.
  • Paróquia S. José: nova unidade móvel apoia sem-abrigo e seniores em risco

    O Centro de Acolhimento João Paulo II adquiriu recentemente uma unidade móvel de intervenção directa para apoiar pessoas em situação de risco, população sem-abrigo ou seniores carenciados.
  • Faleceu Dr. Zé Dias

    Jose Dias 2Faleceu no passado dia 15 de Julho, ao início da tarde, um dos grandes colaboradores do “Correio de Coimbra”, Dr. José Dias. A sua vida foi para nós um dom, um exemplo de entrega ao serviço da Igreja e ao serviço do próximo.
  • Quem se envergonhar de mim...

    Li há tempos na internet um episódio sobre o terço que um sargento segurava nas mãos enquanto perguntava aos homens alinhados no batalhão:
  • Paróquia de S. José: um exemplo no apoio aos mais carenciados

    S.Jose_80 anosForam ricas as celebrações dos cinquenta anos da Igreja de S. José e dos oitenta anos da criação da Paróquia. Durante todo o ano, tiveram como lema “Somos uma Igreja de Pedras Vivas”.
  • Encíclica “A luz da Fé”

    Francisco_Ordenacao_padres (7)“Lumen Fidei” - A luz da Fé, é o título da primeira Encíclica do Papa Francisco que acaba de ser publicada.
  • Liberdade religiosa

    liberdadeOs atentados contra a liberdade religiosa preocupam as igrejas cristãs. Por isso, a Igreja Católica tem organizado um conjunto de conferências, testemunhos e exposições em várias cidades europeias sobre a situação dos cristãos perseguidos no mundo por causa da sua fé.
  • A Eucaristia Dominical nos Pereiros/Castelo Viegas

    Fernando Perpétua

    Neste mistério celebrado que é a doação que Jesus Cristo fez a si próprio sabemos que cada participante vive e sente a Santa Eucaristia segundo o seu estado de espírito; a sua fé.
  • Mário Nunes, um cristão assumido

    Manuel do Rosário Brandão

    Sobre a morte inesperada do Dr. Mário Nunes, apreciei tudo o que se escreveu sobre ele e foi muito.
  • VATICANO II 50 ANOS DEPOIS (46)

    A LUZ DA FÉ EM LAMPEDUSA CONTRA A GLOBALIZAÇÃO DA INDIFERENÇA
     
    Manuel Augusto Rodrigues

    1. A primeira saída do Papa Francisco para fora de Roma foi a emblemática deslocação a Lampedusa, minúscula ilha italiana do Mediterrâneo e que é «a porta da Europa meridional».
  • Papa pensa visitar Turquia, África e Ásia em 2014

    O Papa Francisco poderá estar a preparar viagens a África e à América do Sul já para o ano de 2014.
  • Papa Francisco nomeia nova direcção para Banco do Vaticano

    Há uma nova direcção para o Instituto para as Obras da Religião, conhecido também como o Banco do Vaticano (IOR). É a terceira mexida que o Papa Francisco faz nesta instituição.
  • “Evangelização faz-se de joelhos”, diz o Papa Francisco

    O Papa Francisco deixou no passado sábado um apelo à oração e explicou que as pessoas que respondem ao apelo de Deus fazem-no porque são “escolhidos” e “mandados” por Deus.
  • Não se deve ter medo de mudar estruturas da Igreja, diz o Papa Francisco

    O Papa Francisco considera que os católicos não devem ter medo de renovar as estruturas da Igreja.
  • Reconhecidas “virtudes heróicas” de freira portuguesa

    O Vaticano reconheceu, no passado dia 5 de Julho, as “virtudes heróicas” da portuguesa Maria Isabel Picão Caldeira Carneiro.
  • Encontro sobre a esperança cristã

    Vai realizar-se no próximo dia 20 de Julho, na Casa de Repouso de Penacova, um encontro com o tema da “Esperança Cristã”.
  • Festa das Famílias em Tábua

    Tabua_festa das familias1Uma festa cheia de calor humano

    Pelo quarto ano consecutivo, a Unidade Pastoral de Tábua organizou a sua Festa das Famílias, este ano em redor do tema “A Fé: a alegria na vida e no coração de um Povo”.
  • Amieiro festeja S. Tiago

    A comunidade do Amieiro, na freguesia de Arazede, vai festejar S. Tiago, titular da Capela do lugar, nos dias 14, 19, 20 e 21 de Julho, com manifestações religiosas e populares.
  • Meco exalta Senhor dos Aflitos

    Actos litúrgicos e momentos de convívio e de animação vão entusiasmar a comunidade do Meco, freguesia de Arazede. Em causa está a festividade que exalta o Senhor dos Aflitos, titular da capelania local.
  • Zambujeiro honrou S. Tomé

    Na freguesia de Arazede, a comunidade cristã da aldeia do Zambujeiro, festejou S. Tomé, o patrono da capela do lugar, com “fé e devoção”.
  • S. Martinho de Árvore celebrou Senhora do Rosário

    S.Martinho_Arvore_Carmo1A comunidade cristã da paróquia de S. Martinho de Árvore, concelho de Coimbra, arciprestado do Baixo Mondego, celebrou Nossa Senhora do Rosário, com “júbilo, fé e devoção”, cujos actos litúrgicos atingiram o ponto alto, domingo, com a celebração da eucaristia e procissão, actos presididos pelo Pe. Lucas Pio.
  • Senhora do Carmo venerada na vila de Tentúgal

    Momentos de fé e devoção, com pontos altos nas celebrações eucarísticas e soleníssimas procissões marcam a festividade religiosa em honra de Nossa Senhora do Carmo, na comunidade de Tentúgal, arciprestado do Baixo Mondego que arrancou dia 7 e se estende até dia 17 de Julho.
  • Seixo acolheu novo Pároco

    FabioA igreja matriz da paróquia de São João Baptista de Seixo, concelho de Montemor-o-Velho, arciprestado do Baixo Mondego, encheu-se de fiéis, dia 7, para acolherem o novo pároco, Pe. Fábio Muniz.
  • 24.º aniversário da paróquia de S. José da Ilha

    Ilha_aniversario paroquiaA Paróquia de S. José da Ilha fez festa no seu 24ºaniversário assim como o 21º Aniversário do Centro Social Paroquial.
  • Instituição de Santiago de Litém em festa

    O centro de dia João Costa da Fonseca de Santiago de Litém completou recentemente mais um aniversário ao serviço da comunidade local.
  • Comunidade repetiu 40 horas de adoração ao Santíssimo Sacramento

    Pombal_40 horas de adoracao “Que este tempo de adoração ajude a sarar as feridas que as nossas acções e pecados diários provocam em Vós, Senhor”.
  • Festa da Unidade reúne paróquias de Carvalho, Friúmes e Penacova

    O dia 30 de Junho de 2013 vai ficar marcado na história das nossas Paróquias de Carvalho, Friúmes e Penacova.
  • Festas da Rainha Santa

    Festas Rainha Santa_Eucaristia1- Coimbra rejubila pela qualificação de Património Mundial da Unesco

    O Dia da Cidade e da Rainha Santa Isabel, em Coimbra, começou com as cerimónias religiosas, com a missa solene presidida na igreja do Convento de Santa Clara-a-Nova pelo padre António Sousa onde participaram muitos irmãos e devotos da Rainha Santa Isabel.
  • Um grito em Lampedusa contra a “globalização da indiferença”

    Francisco_lampedusa1Foi um grito contra a “globalização da indiferença”. Nesta manhã de segunda-feira, a primeira viagem do Papa Francisco fora de Roma foi, significativamente, à ilha italiana de Lampedusa, situada a 115 quilómetros da costa africana da Tunísia.
  • D. Manuel Clemente tomou posse do Patriarcado de Lisboa

    D. Manuel Clement_patriarcaNuma celebração que durou cerca de 90 minutos, o antigo bispo do Porto foi recebido pelo cabido da Sé de Lisboa e celebrou, na principal Igreja de Lisboa, a hora intermédia da liturgia das horas.
  • À Sombra do Castanheiro (07 de Julho de 2013)

    – Hoje venho só assim ao fim da tarde, porque está aí um dia de calor que é demais. Vossemecê é que tem sorte como poucos, Tio Ambrósio! Além do castanheiro, que está um portento, tem logo ali á beira uma bica de água que, ao que parece, é das mais puras e frescas de toda a freguesia.
  • Os ovos

    ovosOs ovos de qualquer ave são muito nutritivos, pelo facto de conterem todos os elementos necessários para formar um novo organismo animal.
  • A generosidade de uma criança

    alexA tendência natural das pessoas é serem egoístas. E se não forem educadas a repartir com os outros, isso poderá ser um problema futuro na relação com os demais.
  • Deus conta contigo

    messeO Evangelho de hoje diz-nos que Jesus convidou 72 dos seus discípulos a irem dois a dois à sua frente, a todas as cidades e lugares aonde Ele havia de ir. E dizia-lhes: «A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi ao dono da seara que mande trabalhadores para a sua seara.
  • VATICANO II 50 ANOS DEPOIS (45)

    A LIBERDADE RELIGIOSA NA SEGUNDA GLOBALIZAÇÃO
     
    Manuel Augusto Rodrigues
     
    1. A declaração “Dignitatis humanae” promulgada a 7 de Dezembro de 1965 representou um momento importante da história do Vaticano II, sendo mesmo considerada por alguns como um texto revolucionário no contexto da história eclesiástica e civilizacional.
  • A vivência da utopia na política

    Fernando Perpétua

    A política moderna é um capítulo da história que se configura na ditadura da pseudociência do capitalismo.
  • No Ano da Fé

    Manuel Rosário Brandão

    Em plena celebração do Ano da Fé, da feliz iniciativa de Bento XVI e que a recente peregrinação da Diocese de Coimbra a Fátima, foi sinal eloquente, também eu me propus escrever algo sobre o evento, tal é o conceito que tenho da fé Cristã na vida das pessoas.
  • Comissão de inquérito para “Banco do Vaticano”

    O Papa Francisco criou uma comissão de inquérito para o Instituto para as Obras de Religião (IOR), o chamado “Banco do Vaticano”.
  • Papa quer cristãos de acção e alegres

    O Papa Francisco pediu, no passado dia 27 de Junho, no Vaticano que os cristãos sejam pessoas de “acção”, com alegria, e alertou para a tentação de construir um Cristianismo sem Jesus.
  • Primeira encíclica do Papa Francisco vai ser apresentada amanhã

    A primeira encíclica do Papa Francisco, denominada «Lumen fidei» (Luz da Fé), vai ser apresentada amanhã, sexta-feira, no Vaticano.
  • Na Igreja somos todos iguais, afirma o Papa Francisco

    Não há cristãos de primeira nem de segunda na Igreja, são todos iguais, afirmou o Papa Francisco no passado dia 26 de Junho, durante a audiência geral das quartas-feiras, no Vaticano.
  • Papa apela à “escuta da verdade e do bem” através da consciência

    O Papa Francisco apelou no passado domingo, na oração do Angelus na Praça de São Pedro, em Roma, a que se esteja mais atento à “escuta da verdade” e “do bem”, e lembrou “um exemplo maravilhoso de como é esta relação com Deus através da consciência: o Papa Bento XVI”.
  • Igreja angolana preocupada com seca que afecta 800 mil pessoas

    A Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) está preocupada com a situação da seca que afecta cerca de 800 mil pessoas no sul do país e deu início a uma “Campanha de Solidariedade”.
  • Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica

    O 39.º Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica, entre 22 e 26 de Julho, em Fátima, vai permitir aos agentes do sector aprofundarem o alcance das reformas introduzidas há 50 anos pelo Concílio Vaticano II.
  • D. José Policarpo despede-se da sua diocese

    D. José Policarpo falou da sua visão conjunta à de D. Manuel Clemente, novo Patriarca, na homilia da missa da sua última celebração pública, uma cerimónia que contou com a ordenação de seis novos padres, no Mosteiro dos Jerónimos. Agora, diz, fica inteiramente à disposição do Papa Francisco.
  • D. Manuel Clemente recebe insígnia de honra das mãos do Papa

    O novo Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, recebeu no passado sábado o pálio, insígnia litúrgica de honra e jurisdição da Igreja Católica, numa cerimónia presidida pelo Papa Francisco, na Basílica de São Pedro, em Roma.
  • O meu testemunho

    Conheci muito de perto o Senhor D. João Alves, uma vez que o acompanhei, como Vigário Geral, durante todo o tempo do seu ministério episcopal, na diocese de Coimbra.
  • O Bispo da renovação conciliar

    Falar do Bispo de Coimbra, que, após longa e crucificante doença, nos deixou, não é fácil, já porque dele muito há a dizer, e outros o farão, já porque era um bispo especial pela cultura, pela sensibilidade humana e espiritual, que muito amou a Diocese de Coimbra e sempre estimei com respeito e muita amizade.
  • Um bispo com larga visão pastoral

    Mil novecentos e setenta e cinco foi um ano de especial significado para o nosso País, e igualmente para Coimbra dada a importância que teve a Cidade Universitária no “Verão Quente”.
  • Como vai a colmeia?

    Esta era a pergunta típica do Senhor Dom João Alves, quando nos encontrávamos.
  • Condolências do Papa Francisco

    Excmo Revmo Dom Virgílio do Nascimento Antunes
    Bispo de Coimbra / Portugal
  • D. João Lavrador apresenta obra de Jorge Cotovio sobre o contributo das Escolas Católicas nas décadas de 50, 60 e 70 do séc. XX

    Livro Jorge CotovioDepois das apresentações em Coimbra, Lisboa e Leiria, o livro de Jorge Cotovio, «O Ensino Privado nas décadas de 50, 60 e 70 do séc. XX – o contributo das Escolas Católicas», vai ser apresentado no Porto, no próximo dia 4 de Julho, pelas 18 horas e 30 minutos, no auditório do Colégio de Nossa Senhora da Paz.
  • Coimbra comemora hoje o Dia da Cidade e da Rainha Santa Isabel

    Rainha Santa 1A missa solene será presidida pelo Vigário Geral da Diocese (em representação do Senhor Bispo de Coimbra), Monsenhor Leal Pedrosa, na igreja do Convento de Santa Clara-a-Nova, às 11 horas.
  • Mário Nunes (1938-2013)

    Só as múltiplas actividades solidárias, culturais, cívicas e outras, que o Dr. Mário Nunes desenvolveu, com dedicação e pundonor, em Coimbra, sobretudo nos últimos 25 anos, são a justa salvaguarda da memória de uma figura de invulgar capacidade de trabalho e dinamismo.
  • Faleceu Mário Nunes, actual colaborador e antigo chefe de redacção do “Correio”

    Mario NunesAinda não estávamos refeitos da morte de D. João Alves, quando fomos surpreendidos com a morte do Dr. Mário Nunes, antigo chefe de redacção deste jornal e actual colaborador.
  • Um apelo à adoração pelas vocações na igreja de S. Tiago

    S. Tiago. Coimbra- Uma Igreja que reza muito será muito fecunda
     
    Há seis meses que, das 8 da manhã às 20h, nos sete dias da semana, se reza pelas vocações, numa sucessão ininterrupta. Em cada dia, uma média de 150 a 200 pessoas, passam por S. Tiago para adorar o Senhor. Mas há falta de voluntários que assegurem cada hora. Os adoradores lamentam-se que se fale tão pouco nas paróquias desta graça que muitos cristãos de Coimbra não conhecem ainda. Daí esta reflexão sobre a oração e o apelo que é feito.
  • Servidores do Evangelho em festa

    Servidores do Evangelho 6A Comunidade Missionária Servidores do Evangelho da Misericórdia de Deus esteve em festa no passado dia 8 de Junho com a celebração das promessas definitivas de Maria de Fátima Pinho, missionária portuguesa, natural de Aveiro, na Catedral St. Charles Lwanga, Dapaong, Togo.
  • Sacramento do Crisma na paróquia do Seixo

    Seixo_crismaOito adolescentes e oito adultos foram “confirmados na fé” pelo cón. Aníbal Castelhano, Vigário Episcopal para a Região Pastoral da Beira Mar, no passado dia 30 de Junho, na igreja paroquial de Seixo, arciprestado do Baixo Mondego, cerimónia integrada na Eucaristia Paroquial, concelebrada pelo Pe. José Dias Tumoma.
  • Paróquia do Seixo acolhe novo pároco

    Fabio Muniz 2No próximo domingo, a comunidade cristã de Seixo, arciprestado do Baixo Mondego, vai acolher o novo pároco. Trata-se do Pe. Fábio Muniz, da “Comunidade Jesus Salvador” sedeada em Meãs do Campo, e que actualmente é pároco da freguesia de Arazede.
  • Vigília Eucarística na Paróquia de São Silvestre

    S. Silvestre_Adoracao EucaristicaOrganizada pela Confraria do Santíssimo Sacramento, realizou-se uma Vigília Eucarística de 24 horas, que terminou no domingo com a celebração da Eucaristia, uma curta Procissão Eucarística e a Bênção do Santíssimo Sacramento, actos presididos pelo Pe. Lucas Pio.
  • Comunidade de Gordos celebrou S. Pedro

    Alfarelos_S.Pedro_GordosNa freguesia de Arazede, a comunidade cristã da aldeia de Gordos festejou, com “fé e devoção” o patrono da capela do lugar, S. Pedro. Os actos litúrgicos atingiram o ponto alto, domingo, com a celebração da eucaristia e procissão, presididos pelo Pe. Fábio Muniz.
  • Alfarelos: Casal do Redinho festejou S. Pedro

    Casal do Redinho _S. PedroA devoção a S. Pedro, titular da Capela do Casal do Redinho, paróquia de Alfarelos, proporcionou à comunidade cristã do lugar uma animada festividade popular.
  • Festa do padroeiro

    Ainda bem que, na Corte Celeste, não há lugar para desentendimentos entre aqueles que são plenamente felizes junto de Deus, e, assim, porque o dia do Padroeiro, 24 de Junho,
  • Paróquia de S. João do Campo reveste mais sete Acólitos

    S. Joao_acolitosA Paróquia dispunha já de um grupo razoável de Acólitos, a gozarem de simpatia generalizada na Comunidade que integram e convidados, frequentemente, a prestarem os seus apreciados serviços, quer a nível do Arciprestado como no dia da Igreja Diocesana,
  • Santorum inaugura capela mortuária

    Pombal_bencao da capela mortuariaO Presidente da Câmara de Pombal, Narciso Mota, inaugurou, no domingo passado, a Capela Mortuária de Santorum.
  • Bodas de Ouro do padre António Correia Lopes de Sousa

    No dia 28 de Julho faz precisamente 50 anos que o Padre António Correia Lopes de Sousa foi ordenado sacerdote na Sé de Coimbra.
  • Festa de São Pedro em Avô

    Avo_S. Pedro1Nos dias 28, 29 e 30 de Junho realizou-se a festa em honra de São Pedro, na ermida do século XIV-XV que fica entre Anseriz e Avô e que era chamada na Idade Média «São Pedro de entre as vinhas».
  • Tábua: Requalificação da zona envolvente da capela de São Sebastião

    Nordeste_Tabua1No passado dia 23 de Junho, véspera do dia de São João, os lugares do lado poente da Vila de Tábua (S. Sebastião, Fundo de Vila, Pedra da Sé, Quintas das Covas, Quintela, Boiço, Milagres e Silhada) celebraram o patrono da sua capela, São Sebastião. O dia começou com a celebração da habitual eucaristia, que este ano por ser domingo foi celebrada na igreja matriz.
  • Faleceu D. João Alves, Bispo Emérito de Coimbra

    D. Joao Alves 25O Bispo Emérito de Coimbra, D. João Alves faleceu no Centro Hospital e Universitário de Coimbra (CHUC), no passado dia 28 de Junho, vítima de doença prolongada, aos 87 anos de idade.
  • Biografia de D. João Alves

    Nasceu a 13 de dezembro de 1925, na paróquia de São Salvador, concelho de Torres Novas, distrito de Santarém.
  • Reacções à morte de D. João Alves

    D. Virgílio Antunes: “D. João Alves foi um grande homem da Igreja e um grande Bispo”
    O actual Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, recorda o seu antecessor, D. João Alves como um homem da renovação da Igreja. “O senhor D. João Alves foi um grande homem da Igreja, e foi um grande Bispo”, começa por lembrar.
    “Concretamente”, refere D. Virgílio Antunes, “na diocese de Coimbra, onde permaneceu mais de duas décadas, num período por um lado difícil por ser aquele período pós-revolução de Abril, em que havia alguma perturbação a vários níveis, e por ter bebido em grande profundidade daquele espírito de renovação da Igreja”.
    “Teve a capacidade, de facto, de implementar esse espírito na diocese de Coimbra”, considera o actual Bispo da cidade, “graças ao seu perfil intelectual, à sua grande capacidade de diálogo, de compreender os problemas e de agarrar nas situações”.
    Aquele foi um período em que se produziu muito, lembra ainda D. Virgílio Antunes; documentos, reflexão ao nível “social, pastoral e eclesial”.
    “Foi um homem não só das dioceses em Coimbra, como da Igreja em Portugal”, conclui o prelado.
     
    Padre Manuel Morujão: “Era um promotor de consensos e de unidade”
    D. João Alves foi presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) entre 1993 e 1999 e foi depois responsável, durante seis anos, pela Comissão Episcopal das Comunicações Sociais.
    O actual porta-voz da CEP recorda o bispo emérito de Coimbra como um homem ponderado, que gostava do consenso. “Pois é com saudade e afecto que recordo D. João Alves.”
    “Era um promotor de consensos, de unidade, com grande equilíbrio e ao mesmo tempo também com grande determinação. Era uma personalidade muito rica pela sua ponderação, visão aberta da Igreja e do mundo”, considerou o padre Manuel Morujão, em declarações a partir de Varsóvia, na Polónia, onde participa no encontro anual dos secretários das Conferências Episcopais da Europa.
     
    Manuel Machado: D. João Alves sempre disponível para encontrar soluções
    O antigo presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado lembra que enquanto autarca contactou diversas vezes com D. João Alves. Manuel Machado elogia a sua capacidade e empenho em ajudar a resolver os problemas da cidade e lamenta, por isso, a sua morte. “É uma triste notícia, D. João Alves foi Bispo de Coimbra enquanto eu fui presidente da Câmara de Coimbra, uma pessoa que sempre tratou com muita servilidade e disponibilidade para ajudar a encontrar soluções para os graves problemas com que a cidade se debatia.” “Não apenas no âmbito da solidariedade social, onde ele se empenhou, mas desenvolver projectos de interesse comum, de cariz carismático notável, como a recuperação do Convento de Santa Clara a Velha, sempre contei com apoio e estímulo para que aquela obra se realizasse, e é hoje uma obra notável”, aponta o antigo autarca.

    Barbosa de Melo: “pessoa de convicções vigorosas e muito determinada”
    O presidente da Câmara Municipal de Coimbra descreveu, por sua vez, o bispo emérito, como uma pessoa de “convicções vigorosas” que soube ultrapassar as dificuldades. “Pessoa de convicções vigorosas e muito determinada, D. João Alves deixou uma marca forte na Igreja de Coimbra”, destacou João Paulo Barbosa de Melo, a respeito do prelado que esteve à frente da diocese local entre 1976 e 2001.

    Presidente da República homenageou um dos “mais insignes” bispos da Igreja Católica no país
    O falecimento do prelado tinha sido assinalado no dia da sua morte pelo presidente da República Portuguesa, que enviou uma mensagem de condolências e homenageou um dos “mais insignes” bispos da Igreja Católica no país. “Na Diocese de Coimbra, que dirigiu durante duas décadas, na Conferência Episcopal Portuguesa, que liderou de 1993 a 1999, e na Comissão Paritária instituída pela Concordata celebrada com Portugal em 2004, deu constantes demonstrações da sua cultura humanista, do seu sentido de serviço aos outros e da sua sensibilidade social”, referiu Aníbal Cavaco Silva, em texto divulgado pela Presidência. 
  • As ginjas

    O consumo de ginjas poderá reduzir os níveis de colesterol e açúcar no sangue e o armazenamento de gordura no fígado, prevenindo o desenvolvimento de doenças do foro cardíaco e diabetes, de acordo com um estudo há dias divulgado.
  • Feticídio feminino

    Em países como a Índia e a China, é comum casais decidirem interromper gravidezes quando sabem que vão ter raparigas. Os números são claros: em Gurgaon, segundo o recenseamento de 2011, há 117 homens por cada 100 mulheres, o que representa um desvio da tendência natural.
  • Festas religiosas

    O bispo de Beja apelou aos responsáveis das comissões de festas religiosas e populares para pouparem nos festejos, devido à crise, e não colaborarem com ilegalidades no pagamento de impostos sobre os respectivos movimentos financeiros.
  • Claro que acredito! E você não?!

    Veio ter comigo para pedir um certificado de crisma para ser madrinha.
    – Há tempos que não te vejo!... – disse-lhe.
  • O livro mais traduzido

    bibliaA Bíblia é o livro mais traduzido do mundo. A primeira tradução da Bíblia hebraica foi para o grego, a Septuaginta (tradução dos Setenta), que mais tarde se tornou o texto adaptado pela Igreja nascente. Esta tradução foi feita alguns anos antes de Cristo. Tratava-se só do Antigo Testamento.
  • Em férias

    feriasChegou o tempo de férias para os responsáveis da redacção, composição, impressão e expedição de “O Amigo do Povo”. Está a chegar o mês de Agosto, o mês tradicional para esse tempo de repouso.
  • NEM SÓ DE PÃO… (05 de Agosto de 2012)

    Alimento para a vida

    A liturgia da Palavra deste Domingo continua a catequese sobre a Eucaristia.
  • DOMINGO XVIII DO TEMPO COMUM (05 de Agosto de 2012)

    A Palavra de Deus
  • Ramadão de espiritualidade e reflexão, o diálogo inter-religioso e a fome em África

    Manuel Augusto Rodrigues
     
    O Ramadão (“Saum” ou “Siyam”) é nono mês do calendário islâmico (lunar), dedicado ao jejum, ao recolhimento, à meditação e à penitência. Começou no mundo inteiro para mais de um bilião de crentes no ano 1433 da Égira na passada noite de sexta para sábado.
  • “Ir à Igreja não faz um Cristão”

    Aldo Aveiro
     
    Muitas são as vezes que se ouve dizer: “Ir à Igreja não faz um Cristão”. Concordo com esta afirmação, apesar de reconhecer que poderá ser “meio caminho andado (…)”.
  • D. Albino Cleto – Testemunho

    João Evangelista R. Jorge
     
    Para memória da sua elevada estatura moral e bom desempenho do seu munus episcopal, sinto-me motivado a escrever este modesto testemunho que se apoia apenas num relacionamento ministerial ao serviço da Igreja de Coimbra.
  • Gerrit Komrij amortalhado numa carreta

    A. Borges de Carvalho
     
    Há-de haver 30 anos um homem deixou os diques da Holanda que muito amava e parte para terras lusas. Amante das montanhas deixou-se encantar pelas gentes de Trás os Montes. Instalou-se numa casa senhorial e tentou perceber a história daquele espaço e das terras adjacentes.
  • Partícula de Deus

    Nuno Santos
     
    Não sou físico e percebo pouco de Busões. Mas sei que recentemente foi noticiado que terá sido descoberto o Busão de Higgs. A descoberta, de 4 de Julho deste ano, foi feita com auxílio do LHC, no CERN.
  • Fé e Compromisso - O estrago da nação

    José Dias da Silva
     
    Enchi-me de coragem e dispus-me a ver o debate sobre o Estado da Nação.
  • Rio de Janeiro espera mais de dois milhões de jovens para ouvir o Papa

    Falta precisamente um ano para a Jornada Mundial da Juventude, que vai decorrer entre 23 e 28 de Julho. Bento XVI vai falar aos jovens na mítica praia carioca e são já 30 mil os voluntários inscritos.
  • Universidade no Peru perde títulos de “Católica” e “Pontifícia”

    Documento da Santa Sé revela desagrado com o episcopado do Peru. Reitoria da universidade insiste no direito a usar ambos os títulos que lhe foram agora retirados.
  • “Se querem ajudar a Síria, resolvam o conflito israelo-palestiniano”

    “Esse conflito é a base e a causa primordial da maioria dos infortúnios, crises e guerras no mundo árabe”, escreve o Patriarca católico da Síria. Gregorios Laham III rejeita ainda que exista qualquer conflito entre cristãos e muçulmanos na Síria.
  • Curso em Roma sobre o Santo Sudário

    Vai abrir em Roma um curso sobre o Santo Sudário. 
  • Um livro sobre Mozart feito por teólogos, mas escrito para todos

    Bento XVI, Hans Urs von Balthasar e Karl Barth são três dos principais teólogos do século XX e aqui dedicam-se a uma paixão comum - Mozart.
  • Jovens são cada vez mais os menos religiosos

     
    Sociólogo estudou a religiosidade dos universitários. Médicos e engenheiros civis são os mais católicos, biologia e relações internacionais têm mais ateus.
  • Acampamento Nacional de Escuteiros reúne 17 mil participantes

    Sob o tema “Escuteirar – Educar para a vida”, o CNE – Corpo Nacional de Escutas reunirá cerca de 17 mil escuteiros, de 4 a 10 de Agosto, naquele que será o acampamento com mais escuteiros na história do escutismo português.
  • Ordenados primeiros diáconos permanentes da diocese de Viseu

    Os primeiros dez diáconos permanentes da diocese de Viseu foram ordenados, no passado domingo, na Sé Catedral da cidade. Os novos membros do ministério do diaconado podem vir no futuro a assumir paróquias.
  • Igreja quer alargar pastoral prisional

    O coordenador nacional da Pastoral Penitenciária diz que os capelães prisionais em Portugal ainda “estão muito voltados para dentro da prisão”.
  • Papa pede aos casais diálogo para evitar divórcios

    O diálogo entre marido e mulher é fundamental para evitar incompreensões e até mesmo o divórcio.
  • Encontro internacional do Movimento das Equipas de Nossa Senhora elege casal português

    Maria Berta e José Moura Soares serão responsáveis internacionais do Movimento das Equipas de Nossa Senhora (ENS) nos próximos seis anos. Duzentos portugueses participam na reunião de Brasília.
  • Nova postuladora da causa de canonização de Francisco e Jacinta é formada em medicina

    Angela_coelhoFormação em medicina dá a Ângela Coelho uma vantagem na filtragem dos relatos de milagres atribuídos aos pastorinhos.
  • D. Jorge Ortiga critica resposta dos políticos à crise

    Jorge OrtigaArcebispo de Braga reconhece as dificuldades que os jovens enfrentam, nomeadamente o desemprego, mas desafia-os a não se deixar derrotar e a ajudar o próximo.
  • D. Januário: “Este Governo é profundamente corrupto”

    Januario Torgal 4Bispo das Forças Armadas diz que os membros do governo de Sócrates eram uns "anjinhos" em comparação com estes "diabinhos negros".
  • Universidade Católica tem nova reitora

    Maria da Gloria GarciaA jurista Maria da Glória Garcia foi escolhida para o cargo de reitora da Universidade Católica Portuguesa (UCP).
  • Nomeações do Bispo de Coimbra

    Por mandato do Senhor Bispo de Coimbra, D. Virgílio do Nascimento Antunes, são tornadas públicas as seguintes nomeações:
  • Peregrinação a Tui, Pontevedra e Santiago de Compostela

    Está marcada para 5, 6 e 7 de Outubro de 2012 mais uma Peregrinação a Espanha.
  • Peregrinação/Retiro de Idosos – Outubro de 2012

    Nos próximos dias 9 e 10 de Outubro teremos uma peregrinação de idosos.
  • Seminaristas de Coimbra colaboram com o Santuário no acolhimento aos peregrinos

    O Santuário de Fátima acolhe até final de Agosto 30 alunos de diversos seminários portugueses, repartidos por três grupos, com o objetivo de lhes proporcionar “um momento de conhecimento mais próximo dos lugares e das atividades” da instituição. Segundo a sala de imprensa do santuário, a iniciativa “pretende também sensibilizar para a importância e para a atualidade da Mensagem de Fátima”. Cada seminarista estará duas semanas na Cova da Iria (Diocese de Leiria-Fátima, Distrito de Santarém) e vai participar em atividades da instituição, “em especial na dinamização de programas de acolhimento aos peregrinos e visitantes e no apoio em algumas celebrações oficiais”.
    “Em termos de acolhimento, os seminaristas orientarão, de segunda-feira a sábado, um conjunto de visitas-guiadas”, acrescenta o Santuário de Fátima, em comunicado enviado à nossa redacção.
  • Viagem a Taizé

    A viagem à Comunidade Ecuménica de Taizé organizada de 17 a 27 de Agosto em parceria pelo Arciprestado de Soure e pela Paróquia de S. José ainda têm alguns lugares disponíveis para os Interessados.
  • Vaticano saúda sinais de abertura de lefebvrianos

    O Vaticano saudou os sinais de abertura manifestados pela Fraternidade Sacerdotal São Pio X (FSSPX), fundada por D. Marcel Lefèbvre (1905-1991), para uma regularização da sua situação canónica. A sala de imprensa da Santa Sé emitiu um comunicado em que comenta a declaração surgida no final do capítulo geral da FSSPX, sobre a “possível normalização canónica da relação entre a referida fraternidade e a Santa Sé”. “Apesar desta declaração ter sido tornada pública, continua a ser, acima de tudo, um documento interno para o estudo e a discussão entre os membros da fraternidade”, assinala o Vaticano. A nota de imprensa diz que a Santa Sé “continua à espera da anunciada comunicação oficial por parte da Fraternidade Sacerdotal para a continuação do diálogo”. A Congregação para a Doutrina da Fé (CDF) propôs à Fraternidade Sacerdotal São Pio X (FSSPX) a criação de uma prelatura pessoal, estrutura que permitiria o “reconhecimento canónico” da FSSPX, sendo considerada pelo Vaticano como o “instrumento mais adaptado” para este propósito. Entre as questões que separam as duas partes destacam-se a aceitação do Concílio Vaticano II (1962-1965) e do magistério pós-conciliar dos Papas em matérias como as celebrações litúrgicas, o ecumenismo ou a liberdade religiosa. 
  • Papa vai entregar segundo “nobel” da Teologia em Outubro

    Bento XVI vai entregar em outubro o segundo “nobel” da Teologia, o 'Prémio Ratzinger', que lhe é dedicado. A iniciativa vai decorrer durante o próximo Sínodo dos Bispos, que vai decorrer no Vaticano, estando marcada para o dia 20 de Outubro. Segundo a última edição do 'Osservatore Romano', o prémio vai distinguir “dois eminentes estudiosos”. “A fundação vaticana Joseph Ratzinger-Bento XVI pretende expressar de modo simples e concreto o seu 'obrigado' a quem, na escuridão do tempo presente, se desdobra para fazer brilhar o esplendor da verdade, em comunhão profunda com o Santo Padre”, refere o presidente da instituição, monsenhor Giuseppe Antonio Scotti.
  • Vaticano tem de fazer mais pela transparência financeira

    O relatório do Conselho da Europa, divulgado na passada semana, conclui que o Vaticano tem de fazer mais pela transparência financeira. A Santa Sé regista melhorias num curto espaço de tempo, considera o organismo europeu, mas tem de fazer reformas ainda mais profundas para poder alcançar os critérios internacionais. O documento elaborado por peritos do Conselho da Europa, onde o Vaticano tem o estatuto de observador há mais de 40 anos, deu nota negativa em sete dos 16 aspectos avaliados, tendo sido feitas recomendações noutros nove. 
  • Papa chocado com massacre de Denver

    Bento XVI manifestou-se no passado Domingo “profundamente chocado” com o massacre que deixou 12 mortos e 58 feridos na cidade norte-americana de Denver, lamentando o ato de “violência sem sentido”. O Papa referia-se ao episódio do passado dia 19 de Julho, quando um homem irrompeu numa sala de cinema e disparou sobre os presentes.
  • Bento XVI sublinha importância de quem trabalha pela paz

    “Bem-aventurados os pacificadores” é o tema escolhido por Bento XVI para o próximo dia mundial da paz que se assinala a 1 de Janeiro de 2013.  O Vaticano anunciou que a Mensagem que o Papa deverá escrever para esta ocasião, terá em conta a paz interior de cada homem e a paz exterior – quer no que toca às relações entre Estados, quer aos direitos fundamentais da liberdade de consciência, liberdade de expressão e liberdade religiosa.
  • Vaticano condena novas alegações no caso “Vatileaks”

    A Secretaria de Estado do Vaticano reprovou na passada segunda-feira firmemente as recentes notícias sobre o alegado envolvimento de três colaboradores de Bento XVI no caso de fuga de informação e de documentos. Estas notícias envolvem Ingrid Stampa, antiga governanta do Papa; o italiano Cardeal Paolo Sardi, ex-colaborador da Câmara Apostólica; e o bispo alemão Josef Clemens, ex-secretário pessoal de Ratzinger, antes de este ter sido eleito Papa em 2005. A nota oficial do Vaticano critica estas insinuações, que “não estão fundadas em argumentos objectivos e são gravemente lesivas da honorabilidade das pessoas em causa”.
  • Papa espera que Jogos Olímpicos possam promover a paz no mundo

    A poucos dias do arranque dos Jogos Olímpicos de Londres, o Papa saudou no passado Domingo os organizadores, atletas e espectadores. Bento XVI diz esperar que os Jogos possam promover a paz e a reconciliação no mundo. “Dentro de poucos dias terá início em Londres a XXX edição dos Jogos Olímpicos. As Olimpíadas são o maior evento desportivo a nível mundial, em que participam atletas de muitas nações e, como tal, também reveste um forte valor simbólico”, lembrou o Papa, na oração do Angelus, em Castel Gandolfo (residência de férias), arredores de Roma. Por isso, diz Bento XVI, a “Igreja Católica encara estes jogos com particular simpatia e atenção. Rezemos para que, segundo a vontade de Deus, os Jogos de Londres sejam uma verdadeira experiência de fraternidade entre os povos da Terra”.
  • Estradas de Portugal com lucro de 144 milhões em 2011

    A Estradas de Portugal (EP) fechou o ano de 2011 com um lucro de 144 milhões de euros, o que representa uma subida de 40% em comparação com o resultado líquidos de 103 milhões de euros, registado no ano anterior. 
  • Professores sem turma vão ajudar a combater abandono escolar

    O ministro da Educação acredita que vai haver trabalho para todos os professores que fazem parte dos quadros das escolas, mas que não têm turmas atribuídas. Nuno Crato anunciou a possibilidade de estes docentes serem colocados em actividades de prevenção do abandono escolar.  
  • Comissão técnica defende fecho de dez serviços de urgência

    Uma comissão técnica nomeada pelo Ministério da Saúde propõe, num relatório agora divulgado, o fecho de dez serviços de urgência. Há uma série de hospitais que tinham urgências básicas e que podem ficar sem nada. São os casos de Oliveira de Azeméis, Valongo, Fafe, Serpa, Lagos, Loulé, Montemor-o-Novo, Montijo, Peniche e Tomar. Em vez dos actuais 83 serviços de urgência, o grupo de peritos sugere que fiquem 73 e garante que a esmagadora maioria da população fica a menos de uma hora de um dos pontos da rede.
  • Gasolina e gasóleo sobem mais três cêntimos

    O preço do gasóleo e da gasolina registou esta semana uma subida de três cêntimos, reflectindo as cotações médias dos dois combustíveis nos mercados internacionais.
  • Morreu José Hermano Saraiva

    O historiador José Hermano Saraiva, que o secretário de Estado da Cultura definiu como “um grande comunicador e divulgador da História e da Cultura de Portugal”, morreu no passado dia 20 de Julho, com 92 anos, na sua casa, em Palmela. Nascido em Leiria, no dia 3 de Outubro de 1917, José Hermano Saraiva notabilizou-se nas quatro últimas décadas através de programas televisivos sobre História. Licenciado em Histórico-Filosóficas (1941) e em Ciências Jurídicas (1942), exerceu advocacia e foi professor do ensino secundário, deputado à Assembleia Nacional, procurador às Cortes, e ministro da Educação. A colaboração com a RTP começou em 1971 com o programa “Horizontes da Memória”. Foi ainda autor e apresentador de “Gente de Paz”, “O Tempo e a Alma”, “Histórias que o Tempo apagou”, e “A Alma e a Gente”. Um dos seus livros mais conhecidos é a “História concisa de Portugal”, já na 25.ª edição, com um total de cerca de 180 mil exemplares vendidos. O Presidente da República agraciou-o no último 10 de Junho com a Grã Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.
  • Despedimento colectivo quase duplicou em meio ano

    No primeiro semestre deste ano, 478 empresas recorreram ao despedimento colectivo, eliminando 4.191 postos de trabalho, um aumento de 92,3% face ao período homólogo, segundo a Direcção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT).
  • Banca diminui concessão de crédito

    O crédito concedido pela banca portuguesa às empresas reduziu-se em Maio para o valor mais baixo desde Outubro de 2008, mas mesmo assim o crédito mal-parado bateu um recorde, segundo dados divulgados pelo Banco de Portugal.
  • Ensino profissional com mais 50% de vagas

    O Governo anunciou um aumento de quase 50% do número de vagas para os jovens que seguem as vias profissionais do ensino secundário, pretendendo passar dos actuais 18.000 alunos para 30.000, no próximo ano lectivo.
  • Para deduzir 250 euros têm que se gastar 26

    O Ministério das Finanças não divulga qual será a despesa fiscal implícita na dedução de 5% do IVA anunciada pelo Governo, mas é provável que o impacto orçamental desta medida seja muito reduzido. Teoricamente, a dedução de 5% do IVA em despesas com certos serviços poderia ser significativo. Mais de quatro milhões de contribuintes declaram IRS; se todos apresentassem facturas equivalentes ao tecto máximo de 250 euros, isso significaria uma despesa fiscal para o Estado acima de mil milhões de euros.
  • Assaltos a bancos aumentaram

    Os assaltos a bancos e instituições de crédito aumentaram 63,6 por cento nos primeiros quatro meses deste ano, período em que os roubos a residências cresceram também 40,9%, segundo dados oficiais divulgados.
  • Faleceu Helena Cidade Moura

    Helena Cidade Moura, responsável pela maior campanha de alfabetização organizada em Portugal no pós-25 de Abril, faleceu no passado dia 20 de Julho, aos 88 anos. Helena Cidade Moira acompanhou mais de 400 cursos de alfabetização e foi deputada à Assembleia da República na I, II e III legislaturas. Foi dirigente do Movimento Democrático Português – Comissão Democrática Eleitoral (MDP/CDE), uma das mais importantes organizações políticas da oposição democrática ao regime do Estado Novo e que depois do 25 de Abril se constituiu como partido político. Publicou ainda várias obras, entre as quais o “Manual de Alfabetização”, em 1979.
  • Incêndios no Algarve e na Madeira semeiam o pânico

    O incêndio que tem lavrado desde do passado dia 18 de Julho no Algarve foi dominado no passado sábado à tarde. O passado fim-de-semana foi bem complicado para a maioria das corporações de bombeiros do país pois as chamas continuaram o seu caminho de destruição na Madeira e em Abrantes onde morreu uma bombeira num desastre de viação. O fogo no Algarve não deu tréguas a mais de mil operacionais que se encontravam no centro das operações. Na Madeira, os incêndios nos concelhos de Porto Moniz e Santa Cruz foram aqueles que mais preocuparam o serviço regional da Madeira da Protecção Civil. Segundo o responsável da Protecção Civil da Madeira, Luís Neri, a população deu conta do lançamento de “very lights” no concelho de Santa Cruz, onde o comandante dos bombeiros municipais revelou ter encontrado algumas tochas em Casais de Além, freguesia da Camacha, o que para o Governo da Madeira reforça a suspeita de “mão criminosa” nos fogos.
  • Cantanhede: Associações culturais receberam subsídios da Câmara

    Um montante global de 49.106,33 euros é quanto a Câmara Municipal de Cantanhede destina este ano para apoiar financeiramente as associações culturais do concelho.
  • Poiares: Cantina social vai fornecer refeições gratuitas

    A Associação de Desenvolvimento Integrado de Poiares (ADIP), que vai acolher uma cantina social no âmbito do Programa de Emergência Alimentar, revelou que as refeições para os beneficiários vão ser totalmente gratuitas.

  • Metro Mondego vai demolir dois armazéns em ruínas na Baixa

    Por razões de segurança, a Metro Mondego vai avançar com a demolição de dois armazéns devolutos na Baixa de Coimbra. A obra foi hoje consignada.
  • Campanha apela à doação de órgãos em vida

    Para contrariar a tendência de queda no número de transplantes realizados em Portugal desde 2010, a Sociedade Portuguesa de Transplantação lançou no passado dia 20 de Julho a campanha “Doar um rim faz bem ao coração”, que pretende esclarecer a população sobre a importância da doação de órgãos em vida.
  • Dádivas de sangue com descida acentuada na região Centro

    A dádiva de sangue está a diminuir em Portugal, registando-se uma descida mais acentuada na região Centro, com um défice de 15% quando se comparam os resultados de Junho de 2012 com o período homólogo de 2011.
  • ARSC concentra os seus serviços no edifício sede

    A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) concentrou esta semana todos os seus serviços no edifício sede, situado na Alameda Júlio Henriques, próximo do Jardim Botânico, com “vantagens a nível de rentabilização de meios e optimização de recursos”, e também “diminuição de custos com instalações e deslocações”.
  • Trabalhadores de empresas falidas em Coimbra reclamam 44,5 milhões de euros

    Cerca de 3.500 trabalhadores de 60 empresas que faliram no distrito de Coimbra têm a receber créditos de perto de 44,5 milhões de euros, segundo a União dos Sindicatos (USC/CGTP-IN).

  • Investigador de Coimbra apresenta nova interpretação dos painéis de S. Vicente

    paineis-sao-vicenteO historiador João de Castro Nunes defendeu no passado dia 19 de Julho, em Coimbra, uma nova interpretação dos painéis de S. Vicente, questionando o que já foi dito e as polémicas à volta deste conjunto pictórico do século XV.
  • Estudo recomenda maior visibilidade da Enfermagem nos órgãos de comunicação social

    Enfermeiro Rodrigo CardosoUm estudo de mestrado defendido na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) aponta para a baixa representatividade dos enfermeiros nas notícias de saúde, com estes profissionais a ocuparem o sexto lugar nas fontes de informação – em primeiro lugar surgem os médicos, logo seguidos dos políticos, depois os investigadores, os gestores e administradores – e o discurso a centrar-se muito na crise económica e nos cortes financeiros no sector. A amostra do estudo, do enfermeiro Rodrigo José Martins Cardoso (foto em anexo), consistiu num total de 1271 artigos em formato escrito e publicados “online”, recolhidos de nove órgãos de comunicação social com sítio na Internet (946 artigos) e da resenha de Imprensa da Ordem dos Enfermeiros (325 notícias). As notícias reportam-se a um período de 30 dias e foram recolhidas, em semanas alternadas, entre outubro e novembro de 2011.
  • Alunos de Arquitectura da Vasco da Gama mudam para escola pública

    A Escola Universitária Vasco da Gama já não vai leccionar o curso de Arquitectura no próximo ano lectivo. A extinção deste mestrado integrado surge após a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior não ter acreditado o curso na sequência de um relatório da Comissão de Avaliação Externa das instituições do ensino superior.
  • Jovens europeus estudam transportes amigos do ambiente

    São estudantes universitários de engenharia e de outras áreas tecnológicas, vêm de 19 países diferentes (da Espanha, França ou Grécia à Macedónia, Polónia, Roménia ou Rússia) e durante 10 dias vão ter aulas, assistir a palestras, visitar laboratórios e unidades de investigação na Universidade de Coimbra. Numa altura em que se debate o impacto do uso de automóveis nas grandes cidades e analisam sistemas de mobilidade mais amigos do ambiente, o tema não podia ser mais apelativo: a sustentabilidade energética aplicada aos transportes.
  • PSP vai ter novo comandante

    O Intendente Francisco Pedro Teles deverá assumir o comando da PSP de Coimbra em Setembro, ocupando o lugar de Paulo Jorge Sampaio que ali besta há três anos. Francisco Pedro Teles é actualmente segundo comandante da PSP do Porto, onde, é curiosamente, o comandante é Pinto Vieira que já liderou o Comando de Coimbra. Com 45 anos, o futuro comandante da PSP de Coimbra é licenciado em Ciências Policiais pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, fez o Curso de Direcção e Estratégia Policial (ISCPSI) em 2007, onde apresentou a tese “A PSP e o Interesse Nacional num mundo global”.
  • Bombeiros ameaçam paralisar transportes de doentes não urgentes

    As associações de bombeiros admitem paralisar o transporte de doentes não urgentes se o Governo não alterar as novas regras do serviço. O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Soares, afirmou à agência Lusa, durante o congresso extraordinário da Liga dos Bombeiros Portugueses, que se realizou no passado sábado, nas Calda da Rainha, que os 500 responsáveis por corporações de bombeiros “aprovaram e agendaram para 18 de Agosto uma concentração de viaturas no Porto, Coimbra, Lisboa e Faro”, com intuito de protestar contra as novas regras do transporte de doentes não urgentes.
  • Aeródromo aberto à noite a partir de Setembro

    O Aeródromo Municipal de Bissaya Barreto (AMBB), em Antanhol, disporá de “condições para operar durante a noite” a partir de Setembro deste ano, revelou o presidente da Câmara, João Paulo Barbosa de Melo. A possibilidade daquela infra-estrutura estar aberta ao tráfego aéreo também à noite resulta de “série de investimentos” que ali têm vindo a ser efectuados nesse sentido e “já só está dependente de alguns detalhes”, sublinhou o autarca à agência Lusa no final de uma visita ao aeródromo.
  • Pedro Saraiva preocupado com o desemprego na região

    O novo presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Pedro Saraiva, que assumiu funções na passada semana, afirma estar “particularmente preocupado com o desemprego” na região.
  • Jaime Ramos quer criar movimento cívico

    Jaime Ramos, antigo deputado, quer mobilizar a massa crítica de Coimbra para criar um movimento cívico “que mude o regime e salve a democracia”. O primeiro passo foi dado na passada segunda-feira à noite, no hotel D. Luís, nume encontro que reuniu diversas individualidades do distrito. Segundo o médico, “é preciso afrontar poderes para que não seja meia dúzia a impor o nosso futuro” e, analisa, “não serão os extremos, de direita ou de esquerda, que poderão salvar e melhorar a democracia”.
  • DOMINGO XVII DO TEMPO COMUM (29 de Julho de 2012)

    Entrada
        – Como é admirável, Senhor.................. NCT 257/CEC II 114
        – Deus amou de tal modo o mundo....................... CEC II 34
        – Exulta de alegria................................................ NCT 740
  • À sombra do castanheiro (22 de Julho de 2012)

    – Então o teu cunhado Acácio já deu alguma notícia do que viu lá por Moscovo e outras cidades da Rússia?
  • Vinho e saúde

    Lemos há tempos que em Espanha há uma lei que proíbe toda a publicidade ao álcool, incluindo o tomar um copo de vinho por dia.
  • Poupança dos portugueses

    A poupança das famílias atingiu os 117 por cento do PIB em junho passado, que é o valor mais elevado pelo menos desde 2000, data em que se iniciou a série do indicador de poupança da APFIPP/Universidade Católica.
  • Perspectivas de melhoria

    A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) volta a perspectivar uma melhoria na tendência de crescimento da economia portuguesa nos próximos meses, de acordo com indicadores há dias divulgados.
  • Homenagem aos avós

    Dia_dos_avosNo Dia dos Avós, netos e filhos homenageiam os seus avós, de forma a agradecer o apoio e dedicação destes à família e mostrar o quanto são importantes para os seus familiares. A data escolhida para a celebração do Dia dos Avós é o dia 26 de Julho, por este ser o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.
  • Ovelhas sem pastor

    Bom PastorHá dias alguém lamentava o abandono a que são votados tantos animais, largados ao “deus-dará” pelas ruas das nossas vilas e aldeias. E com razão. Mas pior ainda quando os próprios seres humanos são abandonados ao seu destino infeliz sem ninguém que lhes dê uma mão.
  • NEM SÓ DE PÃO… (29 de Julho de 2012)

    Um Pão vivo para saciar a nossa fome
     
    Como o seu mestre Elias tinha multiplicado a farinha na panela da viúva de Sarepta (1 R. 17,1-15), também Eliseu realizara uma multiplicação dos pães. Os profetas gozam desse poder para darem à Palavra de Deus que proclamam a autoridade necessária. Tudo é feito «segundo a Palavra do Senhor».
  • DOMINGO XVII DO TEMPO COMUM (29 de Julho de 2012)

    A Palavra de Deus
  • D. João da Silva Campos Neves homenageado pela diocese de Lamego

    Manuel Augusto Rodrigues
     
    Cepos vai celebrar no dia 23 um momento especial que ficará indelevelmente gravado nos seus anais. A diocese de Lamego vai ali prestar uma significativa homenagem ao seu antigo bispo, D. João da Silva Campos Neves, no âmbito da comemoração do 50.º aniversário da inauguração do Seminário Maior de Lamego, erigido graças ao seu dinamismo e inaugurado com grande luzimento a 16 de Setembro de 1961.
  • D. Albino: um sinal da presença de Deus

     
    Manuel Leal Pedrosa*
     
    “Vai, que hás - de ser profeta do meu povo de Israel” (Livro de Amós 7, 12)
     
    Deus continua a falar-nos através dos novos profetas e santos. Creio que ultimamente nos falou também através do testemunho de vida de D. Albino.
  • João Evangelista, guardião da Sé Velha

    Mário Nunes
     
    Nas nossas alternadas andanças pelos templos de Coimbra para participarmos na missa dominical, estivemos este passado domingo na majestosa, imponente e histórica Sé Velha, a vetusta e esplendorosa Catedral da Diocese de Coimbra.
  • A FÉ (nova Evangelização)

    João Evangelista R. Jorge
     
    Sob esta expressão cabe uma enorme variante de conceitos e de atitudes, verdadeiros ou supostos, racionais ou intuitivos, humanos ou divinos, isto é, quando falamos de Fé podemos confundir-nos facilmente. Sendo a Fé o valor chave de qualquer religião, não é, contudo, o mais reconhecido e clarificado, (a avaliar pelas respostas tanto dos descrentes como dos crentes a esta pergunta: “O que é a Fé?”).
  • Família e vocações

    Jorge Cotovio

    Por estas alturas as paróquias e outras estruturas eclesiais devem estar a planear o próximo ano. Nesta programação, oxalá os párocos, diáconos e leigos se encham de fé e contemplem algumas ações em prol da família.
  • Paróquia de São José comemora 80 anos

    S.Jose_80 anosA comunidade paroquial de S. José, em Coimbra, comemorou, no passado dia 15 de Julho, os oitenta anos da criação da paróquia com uma missa solene presidida pelo Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes. Recorde-se que a 19 de Março deste ano também comemorou as Bodas de Ouro da Sagração da Igreja.
  • D. Virgílio: “As paróquias precisam de se organizar para corresponder a sua missão profética”

    Virgilio_multidaoO Bispo de Coimbra defendeu no passado Domingo a necessidade de um maior dinamismo por parte das paróquias católicas para fazer face ao “grande vazio profético” que diz existir na sociedade actual.
  • Diocese de Coimbra prepara-se para ter menos arciprestados

    Virgilio_ecclesiaÀ margem das comemorações solenes dos 80 anos da paróquia de S. José, o bispo de Coimbra revelou que a diocese vai ter menos arciprestados, estruturas que segundo o seu parecer estavam “desfasadas” das mudanças demográficas ocorridas na região.
  • Jovens partem em missão para o Brasil

    Virgilio_JPIIA igreja paroquial de Almagreira recebeu no passado sábado, pelo segundo ano consecutivo, a celebração do envio do Grupo Missionário João Paulo II, numa eucaristia presidida pelo Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes.
  • “Crise da Democracia” preocupa Bento XVI

    Bento XVI vai apresentar uma “reflexão ética” sobre a construção da paz a nível mundial com atenção particular à “preocupante crise da democracia” que se vive em vários países, anunciou o Vaticano. O tema vai estar presente na mensagem do Papa para o 46.º Dia Mundial da Paz, a celebrar em 1 de Janeiro de 2013, com o título “Bem-aventurados os construtores da paz”. A mensagem anual, refere um comunicado divulgado pela sala de imprensa da Santa Sé, quer “encorajar todos a sentirem-se responsáveis em relação à construção da paz, no complexo contexto actual”.
  • Papa pede aos católicos que visitem quem está sozinho

    Bento XVI pediu no passado Domingo aos católicos que se encontram de férias que visitem os que “sofrem da solidão e abandono” e lhes ofereçam a sua presença durante esse tempo de descanso. O Papa falava aos peregrinos reunidos no palácio de Castel Gandolfo, residência pontifícia nos arredores de Roma, para a recitação do Angelus, lembrando as pessoas que “estão na rua, no seu apartamento, em estabelecimentos hospitalares ou em lares”, sem terem quem as acompanhe. 
  • Religiões nos Jogos Olímpicos 2012

    jogos_olimpicos_londresOrganização londrina anuncia serviços de capelania para os seus mais de 200 mil membros e voluntários, bem como para 20 mil profissionais da comunicação. 
  • Durão Barroso preocupado com perseguições a minorias religiosas

    Durao_lideres religiososO presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, manifestou-se no passado dia 12 de Julho preocupado com a perseguição a minorias religiosas e reiterou que a União Europeia condena todos os actos desta natureza, no final de um encontro com líderes religiosos, hoje em Bruxelas.
  • Jesus é a resposta em tempo de incertezas, diz D. Nuno Brás

    Nuno Bras_FatimaNum tempo de dúvidas e incertezas a resposta é Jesus Cristo. A ideia foi deixada em Fátima por D. Nuno Brás que presidiu a peregrinação de Julho.
  • Movimento da Mensagem de Fátima em peregrinação

    Mensagem de Fatima_peregrinacaoO Movimento da Mensagem de Fátima (MMF), associação canónica com estatutos aprovados pela Conferência Episcopal Portuguesa com a missão de dar a conhecer, a viver e a difundir a mensagem de Fátima, realizou no passado fim-de-semana a sua peregrinação à Cova da Iria.
  • Igreja vai lançar carta de sensibilização

    A iniciativa é da recém-criada Obra Nacional da Pastoral do Turismo (ONPT), que pretende “iluminar a pastoral do turismo com a Palavra de Deus e promover o turismo à luz da Doutrina Social da Igreja”.
  • Professores contestam eliminação de horários

    A Federação Nacional dos Professores (FENPROF) considerou que “a situação nas escolas é gravíssima e muito preocupante” devido à eliminação de horários, que vai deixar milhares de professores, contratados e efectivos, sem colocação.
  • Excursão de Tabuaço termina em tragédia

    Um autocarro da Câmara Municipal de Tabuaço, com cerca de 20 pessoas, despistou-se no passado Domingo, na estrada entre Vidago e Boticas, no concelho de Chaves, provocando um morto, oito feridos graves e dez ligeiros. Não se sabe ao certo as razões deste acidente, mas segundo alguns testemunhos recolhidas no local, o autocarro seguia a uma velocidade normal, o motorista ia a conversar com algumas pessoas, podendo ter sido fatal para a sua distracção levando ao despiste da viatura, caindo numa ravina com cerca de 40 metros. O bispo de Lamego manifestou a sua solidariedade com as vítimas do despiste.
  • Beneficiário do RSI devem compensar apoio

    O ministro Solidariedade e Segurança Social, Pedro Mota Soares, anunciou que os beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) vão passar a ser obrigados a procurar trabalho, fazer formação profissional e desempenhar tarefas úteis à sociedade. “O Rendimento Social de Inserção é um direito, mas também tem de atribuir deveres”, afirmou aos jornalistas, no final de uma inauguração de uma creche e centro de dia de Vilar Seco (Nelas).
  • Estado gasta este ano 508 milhões com a RTP

    O ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares disse que o esforço financeiro do Estado com a RTP totaliza os 508 milhões de euros em 2012, o que justifica a necessidade da reformulação do grupo.
  • Famílias combatem a crise recorrendo ao trabalho infantil

    O comissário do Conselho da Europa para os direitos humanos alertou que há crianças portuguesas a emigrar para trabalhar por causa da crise e famílias a retirar idosos das instituições para beneficiar das suas reformas.
  • Governo cancela descontos para os passes escolares

    Os estudantes entre os 4 e os 23 anos vão perder no início do próximo ano lectivo a redução de 25% no valor dos passes, passando o desconto a ser feito de acordo com os rendimentos do agregado familiar.
  • Gasolina e gasóleo voltam a subir

    O preço do gasóleo e da gasolina voltou a subir esta semana entre um e dois cêntimos, reflectindo as cotações médias dos dois combustíveis nos mercados internacionais.
  • Paco Bandeira condenado por violência doméstica

    O cantor português Paco Bandeira foi condenado a três anos e quatro meses de prisão, com pena suspensa, por violência doméstica sobre a ex-mulher Maria Roseta Ferreira, tendo sido absolvido do crime de maus tratos à filha menor.
  • Farmácias sem dinheiro para repor medicamentos

    Mais de 1.100 farmácias têm actualmente os fornecimentos suspensos e a situação económica é de tal forma insustentável que não permite cobrir os custos fixos na maioria destes estabelecimentos, segundo um estudo recentemente apresentado.
  • Revalidação da carta obrigatória aos 30 anos

    Os condutores de veículos ligeiros vão passar a revalidar a carta de condução aos 30 anos e os motoristas de pesados passam a fazê-lo aos 25 anos, segundo as novas regras que entram em vigor a 2 de Janeiro de 2013. Segundo o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT), os condutores de automóveis ligeiros e de motas vão ter de revalidar o título de dez em dez anos até aos 60 anos de idade, passando o tempo a ser encurtado para cinco anos e, depois, para dois anos a partir dos 70 anos de idade. Para os motoristas de pesados os prazos de revalidação são sempre de cinco em cinco anos até aos 65 anos de idade, sendo esta a idade limite para conduzir este tipo de veículos. O exame médico e psicológico mantém-se obrigatório para a revalidação da carta a partir dos 50 anos para as categorias de ciclomotores, motociclos e ligeiros, enquanto para as restantes categorias é partir dos 25 anos.
  • Igreja precisa dos artistas

    O presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais afirmou no passado dia 11 de Julho, em Lisboa, que a Igreja em Portugal precisa do “contributo dos artistas” e das suas realizações “de sentido e de beleza”. “Sem os artistas a expressão do mistério de Deus seria mais pobre, e o homem seria um estrangeiro de si mesmo; sem os artistas a Igreja ver-se-ia privada de uma linguagem expressiva, para muitos a única linguagem ainda inteligível”, frisou D. Pio Alves na sessão de entrega do Prémio 'Árvore da Vida' 2012 ao arquiteto Nuno Teotónio Pereira.
  • Portugal “não consegue suportar mais medidas de austeridade”, alerta presidente da Cáritas

    O presidente da Cáritas considera que não há espaço para aumentar a carga fiscal sobre os portugueses e que o acordo com a troika deve ser revisto no sentido de alargar o prazo de pagamento da dívida pública. “O nosso povo já não consegue suportar mais medidas de austeridade”, frisou Eugénio Fonseca em declarações à Agência Ecclesia, acrescentando que a população, “por muito boa vontade que tenha para ajudar o país a superar a situação gravíssima em que se encontra, já deixou de ter condições para o fazer porque a sua vida atingiu o limite do que é razoável”.
  • Incêndios regressaram com o calor

    Com a chegada do calor, regressam como é habitual para esta época, os incêndios florestais.
  • Miranda: “Ai que Vida” comemoram 15 anos de existência com lançamento de novo cd

    Ai que vidaNa noite em que comemoraram o 15.º aniversário, o grupo de fados “Ai que Vida”, constituído pelo Padre João Paulo Vaz, seu irmão Henrique Vaz, o seu cunhado Armando Jesus e o João Marques, lançaram o segundo Álbum, intitulado “Naturalmente”.
  • Mouronho (Tábua): Casa do Povo endividada em cem mil euros

    A Casa do Povo de Mouronho que tem em funcionamento as valências de creche, apoio domiciliário e centro de dia, realizou recentemente um almoço solidário, no campo de futebol daquela localidade.
  • Castanheira de Pera: Paróquia promove Feira Medieval

    O Centro Paroquial de Solidariedade Social de Castanheira de Pera promove, no dia 21 de Julho, mais uma edição da Feira Medieval. Um evento que se realiza pena nona vez e tem a colaboração de instituições e associações locais, como a Câmara Municipal e a Prazilândia.
  • Montemor: Bombeiros Voluntários estão em falência iminente

    Os Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho, um pouco como todas as instituições em Portugal, vivem dias de aperto financeiro. Com um passivo na ordem dos 200 mil euros, a corporação de Montemor não possui meios para fazer face às despesas quotidianas, incluindo para os salários dos funcionários.
  • Tábua: visitas à arte sacra do concelho

    A primeira experiência teve lugar há dois anos com os utentes do Centro de Dia da Casa do Povo de Espariz. Os utentes ficaram de tal forma “maravilhados” com a iniciativa que fizeram logo “pressão”, no sentido de levar a direcção a “repor” o programa de visitas à arte sacra do concelho de Tábua. O périplo já começou e vai contemplar as 15 freguesias daquela vila.
  • Encerrados em Coimbra 281 serviços públicos nos últimos 12 anos

    Mais de quatro mil serviços públicos encerraram desde 2000 em Portugal e os distritos de Viseu e de Vila Real foram os que mais perderam escolas e correios, por exemplo, segundo dados recentemente divulgados pela agência Lusa.
  • Coimbra é capital europeia da ginástica

    EurogymCoimbra é esta  semana a capital europeia da ginástica. Cerca de quatro mil jovens, entre os 12 e os 18 anos, provenientes de 23 países participam na oitava edição do Eurogym, festival jovem de ginástica.
  • Promundo regressa à Guiné um ano após a morte de Fernando Castro

    Quatro membros da Promundo partem dia 27 numa missão para manter vivo o sonho do coordenador da associação
  • Irmãs Adoradoras adquiriam unidade móvel para a sua missão

    Virgilio_ERGUE_TEA Equipa de Intervenção Social “ERGUE-TE”, que pertence à Fundação Madre Sacramento das Irmãs Adoradoras, e desenvolve a sua acção junto de pessoas, nomeadamente mulheres, em contexto de prostituição, promovendo a participação activa da pessoa e sua família na melhoria das condições de vida e na construção de projectos de vida alternativos contou há dias com a presença de D. Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra, que presidiu à bênção da nova unidade móvel.
  • Cáritas de Coimbra pretende tornar as IPSS´s mais competitivas

    “A importância da marca nas instituições do terceiro sector” esteve em debate na passada semana numa conferência organizada pela Caritas Diocesana de Coimbra, em parceria com o ISCTE-IUL (Conferências Fora de Portas).
  • Faculdade de Letras factura mais de um milhão de euros em serviços externos

    A Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) “factura mais de um milhão de euros, por ano, na prestação de serviços especializados, em diversas áreas”, revelou o director da instituição, Carlos Ascenso André. “Atenta à realidade que a envolve, isto é, às tendências e necessidades do mercado”, a FLUC “tem apostado nessas tendências” e já é a segunda faculdade da Universidade de Coimbra (UC) que “mais receitas próprias gera em prestação de serviços ao exterior”, sublinhou, à agência Lusa, aquele responsável.
  • Conselho de administração do IPO de Coimbra tomou posse

    Tomou posse, no passado dia 12 de Julho de o conselho de administração do IPO de Coimbra. No auditório deste instituto, o secretário de Estado da Saúde, Manuel Teixeira, conferiu posse a Manuel António Silva (reconduzido no cargo de presidente), Paula Cristina Silva Dias Sanches Pinto Alves, Maria da Soledade Correia Neves e Carlos Manuel Gregório dos Santos (vogais). Perante o olhar atento de muitos médicos e enfermeiros presentes na cerimónia, Manuel Teixeira realçou “o trabalho de excelência” que o IPO de Coimbra tem vindo a desenvolver, com uma situação financeira estável.  “Se todas as instituições fossem como o IPO de Coimbra não haveria dor de cabeça na administração central do ministério da saúde”, salientou.
  • Obra de Martins Nunes reverte para o Serviço de Anestesiologia

    O livro “Essência da Vida & Dignidade Humana – Anestesia e Civilização”, coordenado por José Martins Nunes, presidente do Conselho de Admnistração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) foi recentemente apresentado no auditório do Conservatório de Música. A obra, cuja receita, reverterá para o Serviço de Anestesiologia dos CHUC, foi apresentada por Laborinho Lúcio. A sessão contou ainda com a participação de Clarinda Loureiro, directora do Serviço de Anestesiologia, o bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva e dois co-autores da obra, Paulo Peixoto e Vítor Coutinho. Este livro, editada pela Minerva-Coimbra, que ao longo das suas páginas fala de dor, ética, mas também de dignidade, o respeito e a dedicação, tem ainda o prefácio assinado por Fernando Leal da Costa, secretário de Estado Adjunto do ministro da Saúde.
  • José Miguel Nora eleito vogal da Comissão Executiva da Liga de Futebol

    O jovem jurista conimbricense José Sampaio e Nora, filho do também jurista José Joaquim Sampaio e Nora, vice-presidente do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol foi recentemente nomeado, por unanimidade, para se juntar a Mário Figueiredo e a Andreia Vale na Comissão Executiva da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.
  • Universidade de Coimbra cria primeira “scooter” eléctrica

    Investigadores do Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra (ISR/UC) desenvolveram a primeira “scooter” portuguesa totalmente eléctrica que, através de tecnologia inovadora, permite configurar o sistema de propulsão ao gosto de cada utilizador.
  • Pedro Saraiva assumiu a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro

    Pedro Saraiva tomou posse no início desta semana da presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) na sequência do convite do Governo de Passos Coelho. Pedro Saraiva, deputado pelo PSD na Assembleia da República, é professor universitário, com licenciatura e doutoramento em Engenharia Química e já presidiu à CCDRC entre 2004-2005. Consultor da Presidência da República para o Ensino Superior, já foi vice-reitor da Universidade de Coimbra (2007-2009). Com a saída de Pedro Saraiva da Assembleia da República, segue para o Parlamento a figueirense Ana Oliveira, 28 anos, psicóloga, que era a sexta da lista do PSD no círculo de Coimbra.
  • Águas de Coimbra vence prémio nacional de satisfação do cliente

    A Águas de Coimbra venceu o galardão da 13.ª edição do estudo ECS Portugal, que avaliou empresas com maiores índices de satisfação junto dos seus clientes no ano de 2011 em cada sector de actividade da economia.
  • Greve dos médicos classificada como “protesto histórico”

    O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos considerou que a greve dos clínicos teve um impacto superior ao de 1989, num outro “protesto histórico” que também teve apoio deste organismo. Foram muitos os doentes que viram as suas consultas canceladas nos Hospitais da Universidade de Coimbra devido à greve dos médicos. Os sindicatos reclamam a defesa da qualidade do exercício da profissão médica e da sua formação contínua e recusam as múltiplas e graves medidas governamentais de restrição no acesso aos cuidados de saúde para um número crescente de cidadãos.
  • Duarte Nuno Vieira foi reeleito para novo mandato no Conselho Europeu de Medicina Legal

    Duarte Nuno Vieira, presidente do Instituto de Medicina Legal e Ciências Forenses, com sede em Coimbra, vai cumprir o segundo mandato de três anos como presidente do Conselho Europeu de Medicina Legal. O professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra foi reeleito na 13.ª Assembleia Geral daquele órgão realizada em Istambul, na Turquia, no passado dia 6 de Julho.
  • Ensino Superior público mantém em Coimbra número de vagas

    Em Coimbra, o número de vagas no ensino superior público, no ano lectivo de 2012/2013, será exactamente igual ao da primeira fase de candidaturas do ano passado. A Universidade de Coimbra, tal como no ano anterior, disponibiliza 3189 lugares para novos alunos, enquanto que no Instituto Politécnico repete-se o número de 1976, mantendo-se igualmente as 320 vagas da Escola Superior de Enfermagem. Tal como aconteceu no ano passado, a candidatura à primeira fase é feita pela Internet, em http://www.dges.mctes.pt
  • O pistache

    Este nobre alimento da Síria foi introduzido na Europa no século I. A partir daí o seu cultivo disseminou-se para outros países do Mediterrâneo.
  • Grupo missionário de partida para o Brasil

    À semelhança dos últimos dois anos, a paróquia de Almagreira vai receber, no próximo dia 14 de Julho (Sábado), a celebração do envio do Grupo Missionário João Paulo II, numa eucaristia a ser celebrada às 19 horas e presidida pelo Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes.
  • Deixar de fumar

    Os portugueses podem poupar 126 euros por mês se deixarem de fumar, concluiu a Linha SOS - Deixar de Fumar, que lançou há dias uma campanha para sensibilizar para os benefícios de largar um vício prejudicial para a saúde e carteira.
  • Sair com outros casais

    Uma pesquisa realizada na Universidade de Maryland aponta o segredo para uma longa e tranquila relação: sair com outros casais.
  • Porquê isto a mim?

    Todos os que lidam com pessoas sabem das dificuldades que há em perdoar ofensas, sobretudo quando estas são graves. Vale pois a pena trazer para aqui o testemunho verídico de uma mulher que inspirou o filme «A última caminhada».
  • Apoio aos débeis

    As crises atingem dum modo especial os mais débeis, que são os que estão dependentes: crianças e idosos.
  • À sombra do Castanheiro (15 de Julho de 2012)

    - Parece que vais de viagem, Carlos!
  • DOMINGO XVI DO TEMPO COMUM (22 de Julho de 2012)

    Entrada
       – Deus vem em meu auxilio..................... CEC II 81
       – Sede a rocha.............................................. CEC II 33
       – Eu confio, Senhor.................................... CEC II 39
  • NEM SÓ DE PÃO… (22 de Julho de 2012)

    Como ovelhas sem pastor
     
    Na primeira leitura, o Senhor através do profeta Jeremias, acusa os dirigentes de Israel de falsos pastores que conduzem o Seu povo para a catástrofe (do Exílio). Perante a infidelidade destes «pastores», Deus mesmo vai tomar conta das suas «ovelhas» e vai suscitar no meio do Seu povo um Pastor autêntico e fiel: o Messias.
  • DOMINGO XVI DO TEMPO COMUM (22 de Julho de 2012)

     
    A Palavra de Deus
  • Fé e Compromisso - Jesus veio para que todos sejam felizes

    José Dias da Silva
     
    Como referi, na última crónica, se não conhecermos bem Jesus de Nazaré não poderemos ser bons cristãos nem, portanto, dar convincente testemunho do conteúdo da mensagem cristã.
  • Juntos pela Europa (Rosário Brandão)

    Manuel do Rosário Brandão
     
    Quando recentemente li um artigo com este título, inserto na revista PEREGRINO, do Movimento dos Cursos de Cristandade, senti-me duplamente surpreendido. A primeira surpresa é que este título não me era estranho mas, do alcance do objectivo em causa, nada sabia e, por isso, me senti humilhado, pela minha falta de informação.
  • Vencer a hipocrisia com valores éticos e morais

    Aldo Aveiro
     
    A hipocrisia, um dos maiores defeitos humanos, parece ser “uma afeção irrecuperável”, pela incrível “epidemia” que está a ser impregnada na sociedade. Quem a motiva e alastra não usa de carácter. Aliás dá corpo a um fingimento extremo e grau avançado de crueldade.
  • CONCÍLIO VATICANO II – 50 ANOS DEPOIS (5)

    Manuel Augusto Rodrigues
     
    Há quem fale de 40 anos depois do Vaticano II tomando como ponto de referência 1970, tendo em consideração a aplicação do Vaticano II e suas consequência, como também há quem prefira falar de 50 anos pensando na data do seu início em 1962, enquanto outros preferem não fixar um ano determinado, tendo em conta que houve uma pré-história que remonta a uma época mais remota e que também é “lato sensu” Vaticano II.
  • Missa do 30. Dia de D. Albino Cleto

    Albino CletoO Cabido da Sé de Coimbra anuncia que no dia 15 de Julho (Domingo), às 19 horas, na Sé Nova, será celebrada a missa do 30.º dia do falecimento do senhor D. Albino Cleto e convida toda a diocese para nela participar.
  • Comemorações solenes dos 80 anos da Paróquia de São José

    S. Jose- IgrejaIntegrado nas comemorações dos 80 anos da Paróquia de São José, vai realizar-se a 14 de Julho, pelas 21,30 horas, um grande concerto oferecido pela Orquestra Clássica do Centro.
  • Agrupamento de Escuteiros na Cordinha

    Na sequência do projecto de um Agrupamento de Escuteiros na Cordinha vai decorrer no próximo dia 24 de Julho uma reunião entre os futuros dirigentes, na qual se fará o ponto da situação e se começará a preparar o próximo ano pastoral.
  • Curso de Agentes de Pastoral Social

    Está a decorrer a fase de inscrição no Curso de Agentes de Pastoral Social, que a Cáritas Diocesana de Coimbra promove de Setembro de 2012 a Junho de 2013, com formação durante um sábado por mês.
  • Abertas as inscrições para a Escola Diocesana de Música Sacra

    A Escola Diocesana de Música Sacra (EDMS) informa que as inscrições para o ano lectivo de 2012/2013 tiveram início em Junho, decorrendo até 31 de Agosto.
  • Igreja assinalou Dia do Mar

    A agitação do mar, os ataques dos piratas e as insuficientes condições laborais enfrentadas pelos profissionais marítimos constituem alguns dos aspectos referidos na mensagem alusiva à Jornada do Mar, que a Igreja Católica assinalou no passado domingo.
  • Jesus é o “maior milagre do universo”

    Bento XVI disse no passado dia 8 de Julho que Jesus é “o maior milagre do universo” que a humanidade deixa de reconhecer por procurar sempre “outros sinais, outros prodígios”. O Papa falava antes da recitação do Angelus, a que presidiu na residência pontifícia de verão em Castel Gandolfo, arredores de Roma. Segundo Bento XVI, em Jesus de Nazaré surge “a transparência de Deus”, feito carne, mostrando “o amor de Deus concentrado num coração humano, num rosto de homem”.
  • China prepara ordenação de bispo sem aprovação do Papa

    A China prepara-se para ordenar um novo bispo para a diocese de Harbin, na China, contra a vontade do Vaticano. A ordenação do padre Joseph Yue Fusheng estava originalmente planeada para o dia 29 de Junho, mas teve de ser adiada. Observadores da situação religiosa na China, citados pela AsiaNews, desconfiam que o Governo está a ter dificuldades em avançar com a cerimónia por falta de colaboração de bispos, padres e fiéis. O Vaticano já emitiu uma nota a informar que o padre Fusheng não tem autorização papal para ser ordenado, pelo que incorre em excomunhão automática caso avance com a cerimónia marcada para sexta-feira. O mesmo se aplica a qualquer bispo que aceite participar na celebração para o consagrar. A China alega que a insistência por parte do Vaticano de nomear bispos para as dioceses chinesas é uma ingerência na política interna do país, algo que o Igreja refuta, defendendo que se trata de uma questão de liberdade religiosa.A China prepara-se para ordenar um novo bispo para a diocese de Harbin, na China, contra a vontade do Vaticano. A ordenação do padre Joseph Yue Fusheng estava originalmente planeada para o dia 29 de Junho, mas teve de ser adiada. Observadores da situação religiosa na China, citados pela AsiaNews, desconfiam que o Governo está a ter dificuldades em avançar com a cerimónia por falta de colaboração de bispos, padres e fiéis. O Vaticano já emitiu uma nota a informar que o padre Fusheng não tem autorização papal para ser ordenado, pelo que incorre em excomunhão automática caso avance com a cerimónia marcada para sexta-feira. O mesmo se aplica a qualquer bispo que aceite participar na celebração para o consagrar. A China alega que a insistência por parte do Vaticano de nomear bispos para as dioceses chinesas é uma ingerência na política interna do país, algo que o Igreja refuta, defendendo que se trata de uma questão de liberdade religiosa.

  • Papa convida a rezar para que “todos tenham trabalho”

    Bento XVI convidou os católicos de todo o mundo a rezarem durante o mês de Julho pelos que procuram emprego. “Para que todos tenham trabalho e o possam realizar em condições de estabilidade e segurança”, pede o Papa na sua “intenção geral” mensal. O tema foi abordado por várias vezes, ao longo do atual pontificado, a última das quais a 22 de Junho, durante um encontro com os participantes na assembleia da Confederação Nacional dos Produtores Agrícolas “Coldiretti”, da Itália. Nessa intervenção, Bento XVI aludiu aos “valores que fazem da atividade de trabalho um instrumento precioso para a realização de uma convivência mais justa e humana”.
  • Bento XVI vai encontrar-se com jovens e com líderes inter-religiosos em Beirute

    O Vaticano publicou na passada semana o programa oficial da viagem que Bento XVI vai realizar ao Líbano entre 14 a 16 de Setembro. A visita tem início no aeroporto internacional de Beirute, onde o Papa vai pronunciar o seu primeiro discurso. Bento XVI segue depois para Harissa, para assinar a exortação apostólica pós-sinodal para o Médio Oriente, documento conclusivo do sínodo especial dos bispos daquela região, realizado em Outubro de 2010, no Vaticano. No dia 15 está prevista uma visita de cortesia aos líderes políticos do Líbano a que se segue um encontro com os chefes das comunidades religiosas muçulmanas e outro com os membros do Governo, das instituições da República e representantes do mundo da cultura. O papa terá ainda um encontro com jovens e encerra a visita no dia 16 com uma missa no centro da capital libanesa onde deverá fazer a entrega da exortação apostólica pós-sinodal. Antes do regresso a Roma, o Papa participa ainda num encontro ecuménico no Patriarcado Siro-católico de Charfet.
  • Papa reafirma confiança no Cardeal Bertone

    Bento XVI reafirmou no passado dia 4 de Julho a confiança no seu secretário de Estado, numa carta divulgada pelo Vaticano, e lamentou as “críticas injustas” que diz terem sido dirigidas ao cardeal Tarcisio Bertone. “Tendo notado com amargura as críticas injustas que se fizeram contra a sua pessoa, quero renovar a afirmação da minha confiança pessoal”, refere o Papa, na missiva em que evoca a carta de Janeiro de 2010 em que confirmava a manutenção no cargo do cardeal Bertone, já após este ter completado os 75 anos previstos como limite pelo Direito Canónico. A carta, datada de 2 de Julho, foi escrita antes da partida de Bento XVI para o período de férias em Castel Gandolfo, nos arredores de Roma. O secretário de Estado do Vaticano, de 77 anos, foi colaborador do então cardeal Joseph Ratzinger na Congregação para a Doutrina da Fé. 
  • Santa Sé revela prejuízos de 15 milhões de euros

    A Santa Sé revelou no passado dia 5 de Julho que as suas contas de 2011 registaram um resultado negativo de 14,8 milhões de euros, enquanto o Estado da Cidade do Vaticano teve um lucro de 21 milhões.
  • Cinco anos depois, Summorum Pontificum é letra morta em Portugal

    Fez no dia 7 de Julho cinco anos que Bento XVI publicou o motu próprio Summorum Pontificum, no qual liberalizou o uso da missa gregoriana, muitas vezes referida como missa tridentina.
  • D. Jorge Ortiga pede coragem ao Parlamento para rever lei do aborto

    Liberalização do aborto “não resolveu problema absolutamente nenhum”, diz o arcebispo de Braga.
  • Padres da Diocese da Guarda “devem preocupar-se menos” com questões materiais

    “Apelo tem a ver com o povo dizer aos seus padres ‘Não se preocupem com os recursos materiais, que não vos hão-de faltar’”, explica bispo da Guarda.
  • Padres de Braga campeões de futsal

    A diocese de Braga é a nova campeã nacional de futsal de padre católicos, um torneio que envolveu este ano 12 equipas oriundas de todo o país.
  • Estatutos da nova Obra Nacional da Pastoral do Turismo já foram elaborados

    Os estatutos da Obra Nacional da Pastoral do Turismo (ONPT) já foram elaborados e foram aprovados na passada segunda-feira, na reunião dos elementos deste sector da pastoral, revelou o director da instituição.
  • Risco de exposição à malária vai aumentar em Portugal

    O presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) afirma que o aumento previsível da temperatura vai potenciar, em Portugal, o risco de exposição à malária. Segundo Nuno Lacasta, a ameaça de surtos de doenças vectoriais, como é o caso da malária, deve-se ao aumento previsível da temperatura e que, “mais do que amedrontar as pessoas”, estes alertas servem “para esclarecer e frisar a necessidade estudar e adotar medidas preventivas.
  • Passos Coelho quer transformação estrutural do país mais rápida

    O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho afirmou na passada sexta-feira, na Figueira da Foz, que a agenda de transformação estrutural do país precisa de ser acelerada. ”A agenda de transformação estrutural não pode perder tempo, precisa até de ser acelerada”, disse Passos Coelho, ao discursar na sessão do 25.º aniversário da empresa vidreira Verallia. Passos Coelho reiterou a determinação do Governo em “controlar” o défice das contas públicas e em tomar “todas as medidas que são necessárias para garantir” que as metas de consolidação orçamental “devam ser atingidas”.
  • Governo vai consultar “troika” sobre alternativas ao corte dos subsídios

    O Ministério das Finanças anunciou que vai consultar os parceiros internacionais na elaboração de medidas alternativas ao corte de subsídios, reafirmando a sua determinação em cumprir o programa de ajustamento, após a decisão do Tribunal Constitucional”.
  • Gasóleo e gasolina sobem três cêntimos

    O preço do gasóleo e da gasolina subiu esta semana três cêntimos, reflectindo as cotações médias dos dois combustíveis nos mercados internacionais.
  • Contratados mil médicos até ao final do ano

    O ministro da Saúde garantiu que até ao final do ano serão contratados cerca de mil médicos para os quadros dos hospitais e centros de saúde, reduzindo em mais de meio milhão o número de horas em, prestação de serviços.
  • SNS aumenta dívida a fornecedores

    As dívidas a fornecedores por parte das instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS), integradas nas administrações públicas – as que contam para o défice – aumentaram 9,6 milhões de euros em 2011, ascendendo a 848,4 milhões de euros.
  • Tribunal “chumbou” cortes nos subsídios de Férias e de Natal

    O Tribunal Constitucional declarou a inconstitucionalidade da suspensão do pagamento dos subsídios de férias ou de Natal a funcionários públicos ou aposentados, mas determina que os efeitos desta decisão não tenham efeitos já para este ano.
  • Médicos pagos a dois ou três euros por hora

    O bastonário da Ordem dos Médicos denunciou que o concurso em vigor para aquisição de serviços médicos permite que os clínicos sejam contratados por dois ou três euros à hora, uma vez que não tem limite mínimo.
  • Universidade Católica pede dinheiro a particulares e empresas para travar abandono de alunos com talento

    A Universidade Católica do Porto está a pedir a particulares e empresas para financiarem alunos de mérito com dificuldades financeiras, visando impedir o abandono do curso devido à impossibilidade de pagarem as propinas. 
  • Coordenador da pastoral da saúde pede “generosidade” na dádiva de sangue

    O coordenador da Comissão Nacional da Pastoral da Saúde (CNPS), da Igreja Católica, apelou aos cristãos para que se mobilizem “com generosidade” para a dádiva de sangue, numa altura em que as reservas nos hospitais começam a escassear. 
  • Comissão Nacional Justiça e Paz defende equidade na distribuição de sacrifícios

    O presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP) considerou que a decisão do Tribunal Constitucional (TC) sobre a suspensão dos subsídios de férias e de Natal está na linha das preocupações da instituição católica. Alfredo Bruto da Costa referiu à agência Ecclesia que “os sacrifícios que a crise atual exige devem ser distribuídos de forma equitativa”.
  • Figueira da Foz: cerca de quatro toneladas de carapau imaturo apreendidas

    Cerca de quatro toneladas de carapau imaturo, algum com apenas cinco centímetros, foram apreendidas no dia 5 de Julho, na Figueira da Foz, tendo como valor comercial perto de 20 mil euros.
  • Penacova: município decide anular as festas co concelho

    As interpretações ainda oferecem muitas dúvidas, mas Humberto Oliveira, economista de formação, fez a sua leitura e não quer correr riscos.
  • Mortágua: autarca contra retirada da ambulância do INEM

    “Inaceitável e inqualificável”. É desta forma que Afonso Abrantes, presidente da Câmara Municipal de Mortágua, qualifica a decisão do Ministério da Saúde de retirar o Serviço de Suporte Básico de Vida, assegurado pela ambulância do INEM, do concelho de Mortágua.
  • Buarcos: Santa Maia distinguido pela Cruz Vermelha

    santana maiaCarlos Alberto Santana Maia foi homenageado no passado dia 4 de Julho pela Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), com a Medalha de Benemerência pelos “altos e relevantes serviços prestados à instituição”.
  • Cadeia de Esperança abre unidade em S. Tomé

    A organização não governamental (ONG) Cadeia de Esperança, fundada em Outubro de 2000 pelos médicos Manuel Antunes e Leitão Marques, inaugurou, no passado dia 10 de Julho, uma unidade de cardiologia no Hospital Ayres Meneses, em S. Tomé e Príncipe.
  • Descoberta de maciço rochoso na Torre de Anto surpreende especialistas

    Torre d'Anto (2)As obras que, desde Maio, decorrem na Torre de Anto, em Coimbra, revelaram que a estrutura assenta sobre um maciço rochoso, o que surpreendeu os especialistas e pode explicar a sua resistência no cerco à cidade, que aconteceu no século XII.
  • Carlos Fiolhais sublinha a importância da descoberta de nova partícula

    Carlos Fiolhais, professor de Física da Universidade de Coimbra, afirmou que o anúncio da descoberta de uma nova partícula marca “um grande dia para a Ciência”, mais perto de descobrir como funciona, mas sem meter Deus ao barulho.
  • No Dia da Cidade

    Dia da Cidade 2012 (2)Barbosa de Melo apela à unidade
     
    O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, João Paulo Barbosa de Melo, exortou à união dos portugueses e de todas as regiões do país para que se resista à maré centralista. O autarca falou, ao final da tarde, no Parque Manuel Braga, durante a sessão solene do Dia da Cidade, comemorado a 4 de Julho.
  • Bispo de Coimbra apresenta Rainha Santa como modelo de vida em comunhão com Cristo

    Ratificao“A presença da imagem da Rainha Santa é um convite para aprender e manter a fé e a esperança que ela teve sempre ao longo da vida”. A afirmação é do Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes na missa que antecedeu à procissão de regresso da imagem da Rainha Santa Isabel ao Convento de Santa Clara-a-Nova.
  • Milhares de fiéis em Santa Cruz para venerarem a imagem da Rainha Santa

    Rainha Santa Isabel1Foram muitos os devotos da Rainha Santa que de 5 a 8 de Julho, veneraram a imagem em Santa Cruz
  • Denúncias de salários em atraso, desemprego e fome marcaram saudação à imagem da Rainha Santa

    procissao noitePromessas por cumprir por parte de governantes, salários em atraso, desemprego, fome, despejos e pobreza foram algumas das denúncias feitas durante a saudação à imagem da Rainha Santa Isabel proferida pelo Padre A. Jesus Ramos.

  • Filas “ininterruptas” para ver a relíquia da Rainha Santa Isabel

     
    Rainha santa 04-07-2012 (3)Entre 600/700 pessoas por hora têm visitado a relíquia da mão da Rainha Santa Isabel numa manifestação de fé autêntica. Dado o número de peregrinos estrangeiros, nomeadamente espanhóis, o presidente da Confraria da Rainha Santa Isabel teve que abrir o túmulo no dia 8 de Julho, a seguir à procissão, para que os fiéis pudessem venerar a relíquia. No dia seguinte (o último dia da exposição), registou-se uma afluência fora de comum, com filas intermináveis de gente…
  • Francisco Patrício sagrou-se campeão mundial no Ballet

    Começou aos três anos no ballet, representou a Academia de dança do Colégio de S. José e terminou agora a ligação ao Centro Norton de Matos com um título mundial. Francisco Patrício esteve em plena evidência no Dance World Cup 2012, na Áustria, arrebatando o título mundial com a performance no solo ballet clássico. Segue-se agora a Escola de Dança do Conservatório Nacional. Francisco tem dois irmãos que jogam râguebi na Agrária, sendo que Célia Patrício é campeã nacional de seniores femininos.
  • Álvaro Seco defende prioridade do metro para a zona urbana

    O vereador da Câmara Municipal de Coimbra Álvaro Maia Seco defendeu a implantação prioritária do metropolitano ligeiro de superfície entre as ligações ferroviárias de Coimbra A e coimbra B, como sinal às populações de que o projecto avançará.
  • Regina Pimentel é directora da Delegação Regional do INEM

    A assistente graduada de Clínica Geral Regina Filomena Mesquita Pimentel é a directora da Delegação Regional do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), tendo a nomeação sido publicada no Diário da República.
  • “Cristo Jacente” recuperado e exposto no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha

    A escultura “Cristo Jacente”, uma obra do século XVI que faz parte do espólio do Museu Nacional Machado de Castro, está desde da semana passada exposta no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha. A escultura polícroma, segundo explicou Artur Côrte-Real, coordenador da Equipa de Projecto do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, ainda não tinha integrado a exposição “Freiras e Donas de Santa Clara: arqueologia da clausura” por motivo de ter sido submetida a um complexo restauro.
  • Metro Mondego elege nova administração no próximo dia 27 de Julho

    A sociedade Metro Mondego, que ficou sem administradores executivos e não executivos, vai reunir em assembleia-geral a 27 de Julho, para resolver o vazio administrativo. Nos últimos dias, vários elementos pediram demissão: António Simões, Vassalo Abreu e João Rebelo.
  • Aluno de Engenharia detido por tráfico de cocaína

    Um aluno finalista do curso de Engenharia Mecânica foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) de Coimbra por suspeita do crime de tráfico de cocaína. Trata-se de um estudante estrangeiro, de 26 anos e considerado um aluno “razoável”. Nas buscas efectuadas à sua residência foram apreendidos cerca de mil doses de cocaína (que representa mais de dez mil euros), bem como uma balança de precisão (usada para preparação das doses individuais), e 1.300 euros, dinheiro que pode resultar da última venda.
  • Estudantes queixam-se ao provedor de Justiça sobre os critérios de atribuição de bolsas

    Os estudantes do ensino superior vão queixar-se ao provedor de Justiça sobre os critérios de atribuição de bolsas de estudo, que consideram “injustos, imorais e ilegais”, afirmou o presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC), Ricardo Morgado.
  • Autarquia reforça apoio aos bombeiros

    As corporações dos Bombeiros Voluntários de Coimbra e Brasfemes foram recentemente contemplados pela Câmara Municipal de Coimbra, a “título excepcional”, com uma verba de 30 mil euros (15 mil para cada uma) destinada exclusivamente à aquisição de equipamentos de protecção individual.
  • Norberto Pires abandona Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro

    Ao fim de cinco meses, Norberto Pires deixou a presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro (CCDRC) após um desentendimento com a ministra do Ambiente, Assunção Cristas por causa dos cortes que estavam a ser feitos na reprogramação do QREN. O deputado do PSD pelo círculo de Coimbra, Pedro Saraiva deverá entretanto suceder a Norberto Pires.
  • SERMAIS.org comemora cinco anos

    A associação solidária “SERMAIS.org” (Portal Solidário), teve o seu lançamento na cidade de Coimbra a 4 de Julho de 2007. Esta data foi escolhida por ocasião das Festas da Rainha Santa Isabel, eleita como patrona e inspiradora da acção social produzida na cidade.
  • Saudação à Rainha Santa

    Rainha Santa 2D. Isabel de Portugal!
    Rainha Santa!
     
    Está o povo de Coimbra todo reunido aos pés da sua Rainha, aqui na praça maior da Cidade, de olhos postos na beleza recolhida da vossa imagem de santa e excelsa padroeira, que vem até nós para, de novo, e seguindo os preceitos do Evangelho, que assumistes como norma fundamental da vossa caminhada terrena, cumprir as obras de misericórdia, tanto as que se referem ao corpo, como as que dizem respeito ao espírito, igualmente importantes, porque hoje, como sempre, não vive o homem apenas de pão, mas de toda a palavra que nos chega da parte de Deus, pronunciada tantas vezes pela boca dos profetas que Ele nos envia em cada época da história.
  • Rainha Santa Isabel foi exemplo da intervenção dos cristãos no progresso e na paz

    Rainha santa 04-07-2012 (1)O Bispo de Coimbra presidiu no passado dia 4 de Julho, pela primeira vez, à missa que evoca a padroeira da cidade, a Rainha Santa Isabel de Portugal, de quem recordou a ação em favor dos pobres.
  • DOMINGO XV DO TEMPO COMUM (15 de Julho de 2012)

    Entrada
       – Eu venho, Senhor............................... CEC II 75-77
       – Dai a paz, Senhor.................................... CEC II 111
       – Servi o Senhor com alegria..................... NCT 228
  • Carne vermelha

    Cerca de 35 mil mulheres foram acompanhadas durante sete anos por especialistas da Universidade britânica de Leeds. E do estudo concluiu-se que as mulheres que consumiam cerca de 60 gramas de carne de porco ou vaca por dia tinham 56 por cento mais risco de contrair cancro da mama do que as que não comiam carne.
  • Ano lectivo 2012/2013

    As aulas no próximo ano lectivo deverão começar entre 10 e 14 de Setembro e, no caso dos alunos do 4º ano que venham a precisar de um apoio ao estudo extraordinário, poderão prolongar-se até 5 de Julho.
  • Gel de banho

    Um estudante sul-africano inventou um gel de banho que dispensa o uso de água. O referido gel desenvolvido por Ludwick Marishane, de 22 anos, permite tomar um “banho seco” e já lhe valeu um prémio.
  • A esmola não ajuda, mata!

    sem abrigoIHoje apresentamos o testemunho de um homem que viveu na rua mais de 20 anos e desde 1991 ajuda os seus ex-colegas a sair desse inferno.
  • À sombra do castanheiro (8 de Julho de 2012)

    – Venha daí connosco, Tio Ambrósio!
    – Com este calor, não me apetece muito abandonar aqui a sombra refrescante do meu castanheiro. Mas tudo depende do lugar e do motivo do convite…
  • Falta de filhos

    amigosPortugal é um dos países mais envelhecidos do mundo e as medidas de incentivo à natalidade são muito poucas e não têm funcionado.
  • D. Virgílio reuniu com Movimentos, Secretariados e Associações da Diocese

    Cerca de 60 pessoas, em representação dos movimentos, secretariados, comissões e serviços da Diocese de Coimbra, participaram numa reunião de trabalho presidida pelo Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, para apresentarem o plano anual de atividades e conhecerem o novo Vigário Episcopal para a Pastoral, padre Jorge Santos.
  • Ilha (Pombal): Bênção e inauguração de lar de idosos

    Inaug. lar Ilha (6)No passado dia 1 de Julho, o Bispo de Coimbra presidiu à cerimónia da bênção e inauguração de um lar, na freguesia da Ilha, um equipamento social que vai acolher cerca de quatro dezenas de idosos daquelas três freguesias do arciprestado e concelho de Pombal.
  • NEM SÓ DE PÃO… (15 de Julho de 2012)

    Enviados em nome do Senhor
     
    Na primeira leitura, o profeta Amós é-nos apresentado denunciando os erros e injustiças praticados no Reino do Norte. Por isso queriam calar a sua voz.
  • DOMINGO XV DO TEMPO COMUM (15 de Julho de 2012)

     
    A Palavra de Deus
  • O altar…

    Jorge Cotovio
     
    Conheci a Ir. Fátima há perto de um ano. Era somente uma das muitas centenas de franciscanas hospitaleiras espalhadas pelo país e estrangeiro. De estatura pequena, sorridente, nunca a vi senão na cozinha, e sempre com o seu hábito de religiosa.
  • Cristão na Síria

    “Não somos estrangeiros. É o nosso país”
     
    O arcebispo Farès Maakaroun, responsável pelos católicos greco-melquitas no Brasil, esteve recentemente no Líbano onde participou no santo sínodo daquela igreja católica de rito Bizantino, que tem a sua sede na Síria.
  • Tribunal alemão proíbe circuncisão por razões religiosas

    Um tribunal distrital de Colónia, na Alemanha, decidiu na passada semana que a circuncisão, por razões não-médicas, deve ser proibida.
  • Igreja da Natividade é Património da Humanidade

    Igreja da NatividadeConhecido como o lugar em que Jesus nasceu, a construção do templo data da altura do imperador romano Constantino, no século IV.
  • Diálogo com os tradicionalistas

    “O Papa quer a reconciliação, é esse o seu trabalho”
     
    O processo de reconciliação com os tradicionalistas da Sociedade de São Pio X (SSPX) tem o total apoio do Papa. Quem o diz é o arcebispo Di Noia, recém-nomeado vice-presidente da Comissão Ecclesia Dei, que lida precisamente com os vários grupos de tendência tradicionalistas dentro e fora da Igreja Católica.
  • Papa nomeia novo prefeito para a Congregação para a Doutrina da Fé

    Gerhard Ludwig MullerBento XVI nomeou na passada segunda-feira como prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé (CDF) o bispo de Ratisbona, na Alemanha, monsenhor Gerhard Ludwig Müller, de 64 anos, que sucede no cargo ao cardeal William Levada. O prelado alemão, elevado à categoria de arcebispo pelo Papa, assume também a presidência da Comissão Pontifícia ‘Ecclesia Dei’, da Comissão Pontifícia Bíblica e da Comissão Teológica Internacional. O cardeal Levada, de 76 anos, renunciou aos cargos por ter atingido o limite de idade imposto pelo Direito Canónico, anunciou a sala de imprensa da Santa Sé. A Constituição Apostólica ‘Pastor bonus’, de João Paulo II, define que a CDF deve “promover e tutelar a doutrina sobre a fé e os costumes em todo o mundo católico”. 
  • Bento XVI saúda os que vão de férias pedindo que não esqueçam quem sofre

    Bento XVI pede tempo para Deus e para quem sofre. Durante o Angelus do passado Domingo na Praça de São Pedro, o Papa saudou os que iniciam agora as suas férias, considerando que é uma ocasião para um merecido descanso, mas sem esquecer Deus e os mais necessitados. As palavras do Papa foram dirigidas também aos profissionais de saúde e aos que dão assistência religiosa aos doentes. “Jesus, que está atento ao sofrimento humano, pensa também em todos os que ajudam os doentes a transportar a sua cruz, em particular os médicos, os profissionais de saúde e os que prestam assistência religiosa durante o tratamento. São ‘reservas de amor’ que trazem serenidade e esperança a todos os que sofrem,” disse o Papa. “São seres humanos que necessitam efectivamente de humanidade e da atenção de todos.” Depois do Angelus, Bento XVI dirigiu-se aos fiéis em várias línguas. Na saudação aos peregrinos de língua portuguesa, o Papa pediu que deixem “Cristo tomar posse das suas vidas para serem cada vez mais vida e presença de Cristo”.
  • Padre anti-máfia foi declarado mártir

    O Papa declarou no passado dia 28 de Junho que o padre Pino Puglisi, assassinado em 1993, foi morto por “ódio à fé”. A decisão faz do sacerdote mártir e possibilita a sua elevação ao estatuto de beato sem que seja necessário a verificação de um milagre por sua intercessão. Pino Puglisi dedicou-se a denunciar a Máfia durante as suas homilias e acabou por pagar esse facto com a vida, tendo sido assassinado por mafiosos à porta da sua casa, no dia em que completava 56 anos de idade.
  • Papa pediu aos arcebispos metropolitas para serem exemplo de espiritualidade e unidade

    Bento XVI pediu no passado sábado aos arcebispos metropolitas que no regresso às suas dioceses sejam exemplo de “intensa espiritualidade” e “autêntica unidade evangélica”. “Levem para as vossas comunidade a experiência da intensa espiritualidade e autêntica unidade evangélica destes dias, para que isso toque os corações dos crentes e toda a sociedade, deixando vestígios de bem”, referiu o Papa numa audiência aos 43 arcebispos metropolitas que receberam o pálio. Na sala Paulo VI, o Papa referiu ser seu desejo prolongar a comunhão ecclesial vivida no dia anterior, na celebração onde se fez memória dos apóstolos São Pedro e São Paulo.
  • D. Manuel Pelino pede aos seus padres que renunciem a “carreira eclesiástica”

    D. Manuel Pelino 2O bispo de Santarém, D. Manuel Pelino, pediu aos seus padres que renunciem a uma “visão de carreira eclesiástica” e de acesso a “lugares de poder” e ajudem a dar continuidade à missão de “serviço humilde”.
  • D. António Couto defende grupos de evangelização por áreas profissionais

    D. Antonio CoutoA Igreja Católica deve preparar equipas para anunciar a sua mensagem segundo a profissão dos destinatários, considera o Bispo de Lamego, D. António Couto, que passado sábado falou aos participantes do Conselho Nacional da Acção Católica Rural.
  • Simpósio nacional quer refletir sobre o mistério e a fé

    A cantora Teresa Salgueiro, ex-vocalista do grupo Madredeus, vai actuar no 7.º Simpósio Nacional do Clero, agendado para Setembro, em Fátima, que tem com o tema “O Padre, Homem de Fé — do Mistério ao Ministério”.
  • Dezassete mil pessoas já foram ver exposição sobre o primeiro santo português

    A exposição do primeiro santo português, São Teotónio, está a atrair os olhares de muitos viseenses e turistas. A exposição já foi vista por 17 mil pessoas.
  • Jovens têm espaço próprio em Fátima

    O convite é lançado aos jovens que se desloquem ao santuário de Fátima: Entrem na vossa casa, a Casa do Jovem!
  • SOLENIDADE DA RAINHA SANTA ISABEL DE PORTUGAL

    COIMBRA, SANTA CLARA-A-NOVA, 2012
     
    Caríssimos irmãos!

    “São rosas, Senhor!” Expressão carinhosa, saída dos lábios de um povo devoto, que encerra em si os traços da vida da Rainha Santa Isabel. “Levava pão aos pobres!”, continua a piedosa tradição que atravessou as gerações e chegou até nós, devotos, conimbricenses e portugueses.
  • Mais de 50% dos desempregados não recebe qualquer subsídio

    O número de pessoas a receber prestações de desemprego ultrapassava 375 mil em Maio, o que representa 46% do total de desempregados contabilizados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE)O número de pessoas a receber prestações de desemprego ultrapassava 375 mil em Maio, o que representa 46% do total de desempregados contabilizados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

  • Inspecção detecta indícios de baixas fraudulentas

    Uma acção conjunta das inspecções da Saúde e da Segurança Social que verificou atestados médicos em seis distritos identificou “fortes indícios” de emissão de certificados sem prova de contacto clínico, o que pode configurar infracções disciplinares. De acordo com o relatório da Inspecção-Geral das Actividades em Saúde (IGAS) de 2011, nesse ano e no anterior realizou-se uma acção conjunta deste organismo com a Inspecção-Geral do Ministério da Solidariedade e Segurança Social sobre os sistemas de certificação da incapacidade temporária e de atribuição de subsídio de doença.
  • Plataforma disponibiliza dados de saúde dos utentes

    A Plataforma de Dados de Saúde, que funcionará como registo nacional e permitirá aos profissionais de saúde o acesso à informação clínica relevante dos utentes em qualquer ponto do país, vai entrar em funcionamento a 6 de Julho. A inauguração da primeira fase do sistema, integra o programa de uma conferência internacional sobre arquitecturas de partilha de informação na área da saúde – eHISA, que tem como objectivo reunir um conjunto internacional de investigadores e profissionais no campo da saúde e a partilha de conhecimento e experiências na implementação de plataformas nacionais electrónicas.
  • Restauração pode perder 64 mil empregos este ano

    A restauração poderá perder 64 mil empregos até ao final do ano, disse o secretário-geral da associação do sector, José Manuel Esteves. “Segundo o INE, houve 15.900 postos de trabalho perdidos no primeiro trimestre. Em termos homólogos, foram menos 33 mil empregos, Projectando para o total, vamos ter mais 64 mil (novos) desempregados”, disse o secretário-geral da Associação da Hotelaria e Restauração, numa reunião com deputados da comissão do Orçamento e Finanças.
  • Duas dezenas de directores de escolas criticam medidas tomadas antes da legislação

    Duas dezenas de directores de escolas de Coimbra e municípios vizinhos criticaram no passado dia 26 de Junho o Ministério da Educação por tomar decisões antes da publicação de nova legislação, e de esvaziar o exercício da autonomia e das funções de direcção dos estabelecimentos. Durante uma manifestação de professores da Escola Secundária Jaime Cortesão, os profissionais expressaram o seu desagrado pela postura do governo, por surgir “num período crítico da vida das escolas”, com a realização dos exames, a criação dos mega agrupamentos e a preparação do próximo ano lectivo. Afirmam que o ministério tem vindo a tomar decisões antes da publicação do decreto-lei que definirá as futuras matrizes curriculares e “a proceder à alteração e apresentação tardia de diplomas, com falta de regulamentação e com articulados de interpretação duvidosa”.
  • Miguel Macedo vai reforçar orçamento para aquisição de viaturas da PSP

    O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, afirmou no passado dia 26 de Junho, em Coimbra, que em breve vão ser visíveis as melhorias nas instalações da PSP e que este ano conta reforçar o orçamento para aquisição de viaturas e equipamentos. Miguel Macedo, que reuniu com os comandantes da PSP da região Centro, recordou que em Dezembro de 2011 foram disponibilizados sete milhões de euros para viaturas e equipamentos, mas os pesados procedimentos administrativos ainda não permitiram concretizar as aquisições. A reunião que decorreu no edifício do extinto Governo Civil de Coimbra, serviu também para o ministro da Administração Interna tomar conhecimento dos resultados operacionais da PSP nos primeiros meses deste ano.O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, afirmou no passado dia 26 de Junho, em Coimbra, que em breve vão ser visíveis as melhorias nas instalações da PSP e que este ano conta reforçar o orçamento para aquisição de viaturas e equipamentos. Miguel Macedo, que reuniu com os comandantes da PSP da região Centro, recordou que em Dezembro de 2011 foram disponibilizados sete milhões de euros para viaturas e equipamentos, mas os pesados procedimentos administrativos ainda não permitiram concretizar as aquisições. A reunião que decorreu no edifício do extinto Governo Civil de Coimbra, serviu também para o ministro da Administração Interna tomar conhecimento dos resultados operacionais da PSP nos primeiros meses deste ano.

  • Novas regras dos subsídios de maternidade e doença em vigor

    As novas regras de atribuição de prestações do sistema de segurança social, nomeadamente o Rendimento Social de Inserção ou os subsídios de maternidade, paternidade e adoção, entraram esta semana em vigor. Com os novos regimes jurídicos das prestações sociais, todas as pessoas que tenham mais de 25 mil euros em depósitos bancários ficam de fora do Rendimento Social de Inserção (RSI).
  • Novos contratos pagam menos de 4 €/hora a enfermeiros

    Os enfermeiros que começaram, esta semana, a trabalhar nos Centros de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo vão receber menos de quatro euros por hora. A informação, avança pelo “Diário de Notícias”, foi confirmada pelo Sindicato dos Enfermeiros. Feitas as contas cada profissional, após os descontos, pode receber 300 euros de salário. Foram cerca de 100 profissionais contratados através de empresas de prestação de serviços, que venceram o concurso lançado pela Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo.
  • Bispo do Porto elogia resposta solidária dos portugueses

    O Bispo do Porto destacou num encontro promovido pelo núcleo do Porto da Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE), a resposta solidária dos portugueses em tempo de crise, que chega mesmo a ultrapassar as expectativas. “As instituições, sobretudo as de solidariedade social e as particulares, vivem de algo que nos garante, até certo ponto, que é a boa vontade das pessoas. Nós, portugueses, temos manifestado, em geral, uma grande boa vontade para ajudar”, afirma D. Manuel Clemente.
  • Oliveira do Hospital: encerramento da catequese

    Este ano o encerramento da catequese contou com a presença das crianças, familiares e catequistas de Oliveira e S. Paio de Gramaços Teve lugar no Santuário da Senhora dos Milagres. Jogos, magias, almoço partilhado, missa campal.
  • Lorvão: pacientes do hospital já começaram a ser transferidos

    Os cerca de 80 doentes do Hospital de Lorvão, em Penacova, que será encerrado em breve, começaram esta semana a serem transferidos, informou o director do serviço de psiquiatria do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
  • Marinha das Ondas: fuga de amoníaco na Lusiaves provocou 29 feridos

    Os trabalhadores da Lusiaves (centro de abate de frangos) não ganharam para o susto. Uma fuga de amoníaco registada no passado dia 29 de Junho num depósito exterior da empresa, situada na freguesia da Marinha das Ondas levou à evacuação dos 287 funcionários que se encontravam a laborar na empresa e ao estabelecimento de um perímetro de segurança.
  • Montemor: Casal Raposo recupera capela

    A comunidade de Casal Raposo, da paróquia de Montemor-o-Velho, venerou o padroeiro da localidade, em que o momento alto das festividades foi a inauguração das obras da capela de Santo António.
  • Campo de Férias para jovens com inscrições abertas

    O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ) vai promover um Campo de Férias para os jovens da Diocese de Coimbra. Este campo destina-se a jovens dos 15 aos 18 anos e vai decorrer de 23 a 29 de Julho, em Alge (Figueiró dos Vinhos).
  • D. Virgílio Antunes preside à celebração do envio a 14 de Julho próximo

    JPIIGrupo Missionário João Paulo II parte para o Brasil
     
    À semelhança dos últimos dois anos, a paróquia de Almagreira vai receber, no próximo dia 14 de Julho (Sábado), a celebração do envio do Grupo Missionário João Paulo II, numa eucaristia a ser celebrada às 19 horas e presidida pelo Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes. Depois da celebração, segue-se um jantar partilhado aberto à toda a comunidade.
  • Almaça recebeu encontro de peregrinos de Fátima

    encontro_peregrinosCom a presença do presidente do Movimento Nacional da Mensagem de Fátima, realizou-se no passado dia 1 de Julho, o primeiro encontro Diocesano do Peregrino de Fátima.
  • Ansião recebe curso “Oficinas de Oração” em Setembro

    Terminado o Curso “Oficinas de Oração” em Alvaiázere, chegou a vez de o promover em Ansião. Assim, a 12 de Setembro próximo vai iniciar-se nesta paróquia este novo método de evangelização.
  • Bispo de Coimbra preside à missa solene dos 80 anos da Paróquia de S. José

    S. Jose- IgrejaO Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes preside à celebração eucarística dos 80 anos da Paróquia de S. José, no próximo dia 15 de Julho, às 12 horas. De seguida será inaugurado uma placa comemorativa a assinalar a efemeridade.
  • Centenas de fiéis já visitaram a mão da Rainha Santa

    A igreja do Convento de Santa Clara-a-Nova, tem recebido centenas de fiéis de todo o país para visitar o túmulo da Rainha Santa. Há 12 anos que a mão da padroeira não era exposta aos olhares do público.
  • Alojamento a estudantes em troca de apoio a idosos

    A vontade de ajudar e de ser ajudado mobilizou estudantes e idosos de Coimbra numa nova solidariedade inter-geracional, que a Associação Académica vê como feliz entre-ajuda em tempos de crise.
  • Governo cancela apoios ao município de Coimbra para habitação social

    O município de Coimbra revelou no passado dia 28 de Junho que a decisão do Governo de cancelar os programas de financiamento à habitação social põe em causa investimentos da ordem dos 20 milhões de euros, uma parte já adjudicada a empresas.
  • Basófias voltou a encalhar por causa da falta do assoreamento do rio

    Uma avaria no Basófias obrigou à intervenção dos Bombeiros Sapadores de Coimbra que tiveram de retirar os passageiros do barco em segurança para terra. O barco ficou imobilizado junto ao Pavilhão Centro de Portugal, no Parque Verde do Mondego.
  • Presidente do Clube de Empresários acusado de fraudo na atribuição de subsídio

    António Henriques, presidente do Clube de Empresários de Coimbra foi recentemente acusado, pelo Ministério Público, enquanto administrador do Grupo CH - Consulting, de co-autoria de fraude na obtenção de subsídio. O crime imputado ao arguido terá sido praticado em 2006 e 2007, Henriques sucedeu a Pedro Vaz Serra, em 2011, na liderança do Clube.
  • Manuel Lopes Porto desafiado a demitir-se de líder da Assembleia Municipal

    Manuel Lopes Porto foi desafiado a demitir-se de presidente da Assembleia Municipal de Coimbra por ter aceitado o convite do PSD e CDS para liderar a unidade Técnica de Reorganização Administrativa do Território. Tal função, segundo alguns deputados municipais, colide com o deliberado pelo órgão autárquico de Coimbra, que em Dezembro aprovou uma moção, sem votos contra, de rejeição de fusão ou extinção de freguesias.
  • Morreu José Varandas

    Faleceu no dia 29 de Junho, de morte súbita aos 63 anos de idade, José Varandas, antigo presidente e atleta da Secção de Râguebi da Associação Académica de Coimbra e militante do PS de Penacova há mais de 30 anos, de onde era natural. Engenheiro de profissão, recentemente aposentado, José Augusto Varandas Martins da Silva, que também foi um dos fundadores Rugby Clube de Coimbra, exerceu funções na Junta Autónoma das Estradas, e foi director do Departamento de Instalações e Equipamentos da ARSC, I.P, estando ligado à obra do novo hospital Pediátrico de Coimbra.
  • UC lança concurso para descobrir logótipo de candidatura à UNESCO

    A Universidade de Coimbra (UC) abriu um concurso para a criação do logótipo oficial da candidatura da instituição a Património da Humanidade pela UNESCO. O símbolo a escolher será utilizado nas diversas campanhas de divulgação e promoção da candidatura, oficializada em Janeiro deste ano. O vencedor receberá um prémio de dois mil euros. Os trabalhos terão de ser enviados para a Reitoria da Universidade de Coimbra até 20 de Julho. O regulamento está disponível em http://www.uc.pt/unesco/concurso_logotipo.
  • A Acreditar faz lembranças de casamentos

    Em troca de um donativo, a Acreditar (Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro) fornece um cartão para oferecer a cada convidado, com um texto à sua escolha, informando-os de que em lugar da lembrança podem optar por um donativo à associação. Os noivos também podem escolher alguns brindes que a Acreditar tem à disposição, consultando no site: www.acreditar.org.pt ou directamente nas suas instalações: Rua Camilo Pessanha, n.º 2 (junto ao novo Hospital Pediátrico). Tel. 239 482027. E-mail: a.acreditar_coimbra@sapo.pt
  • Centro de Acolhimento João Paulo II cria bolsa de livros escolares

    O Centro de Acolhimento João Paulo II está a proceder à recolha de manuais escolares dos últimos dois anos escolares (actualizados) das mais diversas disciplinas e anos escolares, desde o primeiro ano do primeiro ciclo até ao 12.º ano. Esta acção serve para facilitar o acesso por parte das famílias/utentes aos manuais escolares que todos os anos são solicitados pelas escolas, dados os custos que lhes estão associados.

Informação adicional