Aviso

Filtro
  • "Correio" apresenta dossier sobre o Sacramento do Crisma

    Crisma na SeSó no domingo passado crismaram-se 542 pessoas na Diocese de Coimbra. O Bispo de Coimbra presidiu à duas celebrações na Sé Nova, uma no sábado à tarde e outra no domingo de manhã só para as paróquias da cidade, e na parte da tarde ainda se deslocou à paróquia de Pombal onde administrou o Sacramento a 107 jovens.
  • Apresentado o segundo volume do percurso para a Catequese de Adultos

    Catequese de adultosDiocese de Coimbra (continua) a apostar na formação
     
    O Secretariado Diocesano da Coordenação Pastoral acaba de editar o segundo volume do livro “Catequese de Adultos de inspiração catecumenal”.
  • Encerramento do Ano Lectivo na Escola Diocesana de Música Sacra

    EDMS (2)Sábado, 23 de Maio. Foi este o dia escolhido. As actividades de encerramento tiveram início em Conímbriga com uma visita ao Museu e às ruínas da antiga cidade romana, gentilmente orientada pelo próprio Conservador do Museu, Sr. Dr. Miguel Pessoa.
  • Vigário para a Pastoral em entrevista ao "Correio"

    Jorge Santos 9Vamos manifestar a nossa alegria 
    por sermos cristãos na Igreja de Coimbra
     
    Num momento em que se aproxima a celebração do Dia da Igreja Diocesana (31 de maio), o Correio de Coimbra,
  • Famílias da Diocese comemoram o dom da vida em Penela

    Festa das Familias em PenelaO Vigário Geral da Diocese de Coimbra destacou na sua homilia da Festa das Famílias, que se realizou no passado domingo, no Pavilhão Multiusos de Penela, os dons da vida, baseados na sabedoria divina.
  • Ao terminar a Semana da Vida

    Bencao das CriancasSé Nova encheu para a Bênção das Grávidas
     
    Realizou-se no passado sábado, dia 16 de maio, na Sé Nova, uma celebração eucarística que teve como particularidade assinalar a Semana da Vida com a bênção de doze grávidas e o sacramento do baptismo de duas irmãs – a Beatriz e a Leonor.
  • Cáritas de Coimbra é parceira em projeto internacional de robótica direcionada a idosos

    A Cáritas Diocesana de Coimbra tem vindo a apostar na experimentação de novas tecnologias de apoio aos idosos, que melhorem a sua qualidade de vida e fomentem o envelhecimento ativo.
  • D. João Lavrador proferiu conferência sobre a família

    D. Joao LavradorNo âmbito do seu vasto leque de actividades direcionadas para a comunidade e pretendendo assinalar o Dia Internacional da Família, o Rotary Club de Ansião promoveu a 15 de Maio, data em que se celebra anualmente a efeméride, uma conferência.
  • Ferreira do Zêzere acolhe encontro de jovens da região Sul

    O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil da Diocese de Coimbra (SDPJ), na sequência das várias actividades que apresenta para a Diocese, irá levar a cabo o último “Reforça-Te” do Ano Pastoral 2014-2015, no próximo dia 23 de Maio em Ferreira do Zêzere.
  • Pastoral da Cultura reflecte sobre a Família

    O Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC) vai promover, no dia 29 de Maio em Fátima, uma jornada do sector dedicada ao tema “Tempo de Cultura, Tempo de Família”.
  • A alcachofra

    alcachofraServida quente ou fria, a flor de alcachofra, além de ser uma iguaria, é também um vegetal nutritivo com baixas calorias. Na realidade, as partes comestíveis são o miolo e a parte macia e polpuda, na base do vegetal.
  • Amor a toda a prova

    chrisA história que apresento hoje tornou-se conhecida em 2011, quando Chris Medina concorreu ao “American Idol”, programa de revelação de novos cantores nos Estados Unidos.
  • À sombra do castanheiro (02 de Junho de 2013)

     
    – Assim gosto de te ver, Carlos! De calça vincada, colete e gravata…vais para alguma festa!
  • O Corpo de Deus

    eucaristia3A instituição da Eucaristia é celebrada na Quinta-feira Santa mas a celebração da morte de Jesus ensombra esta Solenidade.
  • Agora meus olhos te vêem

    Aldo Aveiro

    Os puros de coração, que ousam viverem uma vida íntegra num relacionamento sincero e obediente à Palavra do Pai e com os irmãos, são verdadeiramente felizes.
  • VATICANO II 50 ANOS DEPOIS (40)

    1. O DECRETO “AD GENTES” E A IGREJA EM ÁFRICA

    Manuel Augusto Rodrigues

    1. “Ad gentes”, autêntica pedra milenar na história da teologia do anúncio da Palavra, é a referência especial sobre a evangelização da época moderna.
  • Precisamos de celebrar o Ano da Esperança

    Nuno Santos
     
    Os dias são de dificuldade e de preocupação. É verdade que não é fácil ver muitas notícias boas e frequentemente parece não haver razões para sorrir.
  • Papa critica “fiscais da fé” que fecham portas da Igreja

    O Papa criticou, no passado dia 25 de Maio, no Vaticano, o que denominou de “fiscais da fé” que fecham as portas da Igreja e afastam as pessoas, dando como exemplo os casos de mulheres solteiras que querem batizar um filho.
  • Políticos e economistas vão falar aos bispos sobre Doutrina Social da Igreja

    Jaime Gama, António Barreto e João Salgueiro vão falar aos bispos portugueses, de 17 a 19 de Junho, sobre a organização da sociedade à luz da Doutrina Social da Igreja. Para além destes conferencistas, as jornadas pastorais do episcopado, a realizar em Fátima, têm também como intervenientes D. José Policarpo, Manuel Braga da Cruz, João Carlos Espada, Rui Ramos e D. Mário Toso, informa um comunicado enviado, à nossa redacção pelo Secretariado Geral da Conferência Episcopal Portuguesa.
    Para além dos bispos, os vigários gerais das dioceses também marcam presença nestas jornadas de estudo onde vão estar em debate a “emergência do Estado moderno e a doutrina social da Igreja” e a “evolução da sociedade portuguesa no campo da economia nas últimas décadas”, lê-se na nota. 
  • A Fé na Vida e no Coração de um Povo da Nordeste

    Nordeste_Dia da Igreja Diocesana (3)O Dia da Igreja Diocesana foi vivido intensamente no Arciprestado Nordeste, reunindo em Arganil cerca de um milhar de cristãos oriundos de todos os cantos da região, Oliveira do Hospital, Tábua, Arganil, Góis e Pampilhosa da Serra.
  • Cerca de duas mil pessoas no Arciprestado do Baixo Mondego

    Baixo Mondego_Dia_DiocesanoCerca de duas mil pessoas, oriundas das paróquias do Arciprestado do Baixo Mondego, participaram na celebração do Dia da Igreja Diocesana, inspirada no tema “Pela fé somos testemunhas do Ressuscitado” (PF,15), no Parque de Campismo de Montemor-o-Velho.
  • Arciprestado de Pombal “unido” no dia da Igreja Diocesana

    Pombal_Dia da Igreja Diocesana 9A alegria e a fé invadiram a zona desportiva da cidade de Pombal, com a Jornada Arciprestal no Dia da Igreja Diocesana.
  • Arciprestado de Coimbra Sul na descoberta dos itinerários da vida cristã no Dia da Igreja Diocesana

    Coimbra Sul_1Com a maioria das Paróquias presentes o Arciprestado de Coimbra Sul reuniu na Quinta dos Padres Jesuítas, em Cernache.
  • Bispo de Coimbra contra a Pastoral de manutenção

    Coimbra Urbana_Dia da Igreja DiocesanaNo Dia da Igreja diocesana que, este ano e pela primeira, se comemorou pelos arciprestados, o Bispo de Coimbra criticou a pastoral passiva ou de manutenção existente nas comunidades.
  • Profissão de Fé

    Figueira da Foz_Profissao Fe (2)Foi sem dúvida um fim-de-semana especial, após a celebração do Crisma, a nossa Igreja acolheu os grupos do 6º ano, no dia 19 de Maio, para a celebração da Profissão de Fé.
  • Crisma na paróquia S. Julião

    Figueira da Foz_Crisma1No fim-de-semana de Pentecostes, recebemos duas celebrações muito importantes para a Catequese, sendo uma delas o Crisma, que se realizou no dia 18 de Maio na Eucaristia das 19 horas.
  • Convento do Louriçal… uma “pérola” da Diocese de Coimbra

    Lourical_Bispo3“Na Diocese de Coimbra existem duas pérolas… uma dessas instituições encontra-se aqui na Vila do Louriçal”. Foi nestes termos que D. Virgílio do Nascimento Antunes, Bispo da Diocese de Coimbra, classificou os dois conventos de clausura existentes na Diocese: Convento das Carmelitas em Coimbra e o Convento das Clarissas no Louriçal, concelho de Pombal.
  • Oficinas de Oração e Vida reuniram os grupos de Condeixa e S. Martinho do Bispo

    Coimbra Sul_oficinas_3Terminaram no passado Sábado as Oficinas de Oração e Vida para os grupos de Condeixa e S. Martinho do Bispo.
  • Os primeiros passos da catequese familiar na paróquia de S. João Baptista

    O primeiro passo é sempre difícil. Mas, como uma criança que dá os primeiros passos nos pode ensinar, a aventura de aprender a caminhar desperta um desejo incontido de descobrir coisas novas e continuar, ir cada vez mais longe.
  • Catequese Familiar na Paróquia de S. João Baptista

    É preciso encetar caminhos novos quando aquele que conhecemos já não conduz à meta desejada.
  • Família Cáritas Diocesana em convívio

    A Cáritas Diocesana de Coimbra promoveu “Um dia à Beira-Mar”, encontro dos colaboradores Cáritas e suas famílias.
  • Padre João Castelhano homenageado no seu 80.º aniversário

    Joao Castelhano13Foram muitos os amigos que manifestaram sinais de gratidão pelo 80.º aniversário do Cónego João Castelhano, pároco de S. José, em Coimbra, desde 1974.
  • Na bênção das pastas: Bispo de Coimbra desafia estudantes a contribuírem para um mundo melhor

    Coimbra_bencao_pastas_2013Perante a actual conjuntura económica e a falta de perspectivas de emprego, o Bispo de Coimbra desafiou os finalistas do ensino superior a marcar a diferença numa sociedade dominada por “contravalores”.
  • Padre Adriano Santo vai ser homenageado em Penela

    Adriano Santo 3O cónego Adriano Santo, antigo administrador deste jornal, vai ser homenageado em Penela, no próximo dia a 8 de Junho, durante um almoço, por iniciativa do Jornal Região do Castelo.
  • Tão pouco tempo são 40 anos (corrigido)

    Mário Martins

    Quase num instantinho, completam-se amanhã (dia 24 de Maio) 40 anos sobre o meu primeiro texto no “Correio de Coimbra”, o princípio de uma existência dedicada ao Jornalismo, profissão-paixão companheira de toda a vida, mesmo naqueles 13 anos em que também fui professor.
  • Púrpura Bacca

    purpuraA Púrpura Bacca é uma substância presente em alguns produtos dietéticos que está causando furor entre as pessoas que querem perder peso porque asseguram que os seus resultados são assombrosos.
  • Dar uma mãozinha

    accao de graçaNos Estados Unidos há uma celebração anual chamada Dia de Ac­ção de Graças, em que as pessoas são convidadas a agradecer a Deus todos os dons concedidos.
  • Retrato completo das famílias portuguesas

    Familia4O Instituto Nacional de Estatística (INE) publicou um retrato de como são as famílias em Portugal e que riscos económicos enfrentam:
  • À Sombra do Castanheiro (26 de Maio de 2013)

    – Santas tardes nos dê Deus, Tio Ambrósio!
    – E que Ele sempre seja louvado, Carlos! Aqui e em toda a parte! Porque, como dizem as Escrituras, a Ele é devido o louvor, a honra e a glória para sempre!
  • A Santíssima Trindade

    trindadeNeste dia 26 de Maio, a Igreja celebra a Festa da Santíssima Trindade, isto é, de um único Deus em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
  • A Igreja cresce

    igrejaO Anuário Estatístico da Igreja, há poucos dias apresentado ao Papa, revela que em 2011 o número de católicos passou de 1196 para 1214 milhões, o que representa um aumento de 1,5% num ano.
  • Peregrinação ao túmulo dos Apóstolos Pedro e Paulo no Ano da Fé

    Vaticano 4A paróquia de Nª Srª de Lurdes, em Coimbra, neste Ano da Fé, organizou, com o acompanhamento do nosso Bispo D. Virgílio Antunes, uma peregrinação ao túmulo dos Apóstolos Pedro e Paulo, passando também por Assis, Viterbo e Nápoles, nos dias 22 a 29 de Agosto de 2013.
  • Peregrinação a Taizé

    TaizeO Grupo de Taizé da paróquia de S. José, em Coimbra, vai levar a efeito de 16 a 26 de Agosto uma peregrinação de Jovens a Taizé. O objectivo, segundo os promotores, é participarem num encontro internacional que todos os anos se realiza por esta altura.
  • Pastoral Juvenil realiza Campo de Férias

    O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ) de Coimbra vai levar a efeito mais um Campo de Férias de 29 de Julho até ao dia 4 de Agosto, em Benfeita, Côja, concelho de Arganil.
  • Um Dia de Deserto

    A Equipa Diocesana de Coimbra do Movimento da Mensagem de Fátima (MMF) irá disponibilizar no próximo dia 6 de Julho de 2013, autocarros, caso haja inscrições suficientes para o efeito.
  • Retiro para doentes e deficientes físicos em Fátima 2013

    O Santuário de Fátima, em colaboração com o Movimento da Mensagem de Fátima, promove o próximo retiro deste ano de 1 a 4 de Agosto.
  • Dia da Igreja Diocesana 2013

    Grande EncontroO Dia da Igreja Diocesana que se celebra hoje, Dia da Santíssima Trindade, é comemorado em cada um dos dez novos arciprestados.
  • Família, para que te quero?

    Familia2Integrada na Semana da Vida e nas comemorações do Dia Internacional da Família, realizou-se há dias, na Casa de chá do Jardim da Sereia, em Coimbra, uma sessão intitulada Família, para que te quero?, orientada pela Doutora Filomena Gaspar, colaboradora do Centro de Aconselhamento Familiar (CAF) e professora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (e palestrante muito aplaudida nas Jornadas de Teologia do ISET, de 2011).
  • Bispo de Coimbra preside no próximo fim-de-semana à Bênção das Pastas

    pastas (29)A Bênção das Pastas é considerado um dos pontos altos dos festejos académicos e consiste numa celebração eucarística para os estudantes finalistas, que tem como objectivo assinalar o final do curso e abençoar o seu futuro profissional.
  • Faleceu o Padre João Ventura Pinho

    Joao PinhoFaleceu, ontem, dia 20 de Maio, vítima de doença prolongada, no Hospital Universitário de Coimbra, o Padre João Baptista de Jesus Ventura Pinho que foi, até há poucos anos, pároco de Cordinhã. O seu funeral, que será presidido pelo senhor D. Virgílio, realiza-se amanhã, dia 22, pelas 17 horas, depois de Missa de Corpo Presente, na sua terra natal, Seixo de Mira.
  • VATICANO II 50 ANOS DEPOIS (39)

    A Igreja e a sua vocação missionária
     
    Manuel Augusto Rodrigues

    1. As missões a que o Vaticano II dedicou o decreto “Ad gentes” sempre ocuparam um lugar importante na história do cristianismo.
  • Santíssima Trindade dá sentido à Fé

    Aldo Aveiro
     
    A Igreja universal celebra, no próximo domingo, o dia da Santíssima Trindade, mistério central da fé e da vida cristã.
  • A força da natureza

    Fernando Perpétua

    Na junção de todas as partes do nosso corpo que formam a nossa configuração e na maneira como se compõem e crescem os diferentes órgãos e nos dão o aspecto humano,
  • Católicos e budistas unidos em defesa da vida

    O Vaticano publicou, na passada segunda-feira, a declaração final do quarto colóquio budista-cristão, dedicado aos temas da paz, sublinhando a importância do compromisso conjunto em defesa da vida.
  • Papa Francisco quer evangelizadores alegres

    O Papa Francisco afirmou, no dia 17 de Maio, no Vaticano, que os católicos devem ser missionários da alegria num mundo marcado pela “angústia”.
  • Papa recebe chanceler alemã

    O Papa Francisco recebeu, no passado dia 18 de Maio, no Vaticano, a chanceler alemã, Ângela Merkel, numa audiência privada.
  • Santo Padre apela ao fim dos mexericos e invejas

    O Papa Francisco afirmou, no passado dia 18 de Maio, que o cristão deve vencer a tentação de se envolver na vida dos outros, na presença de líderes do Caminho Neocatecumenal e de Comunhão e Libertação. Na missa celebrada na capela da Casa Santa Marta, o Papa Francisco destacou que os mexericos e invejas fazem muito mal à comunidade cristã e que não se pode “dizer somente a metade que nos convém”.
  • Papa revela que o mundo assiste a uma crise do Homem

    O Papa Francisco lembrou, no sábado passado que, mais do que uma crise económica, o mundo assiste a uma crise do Homem.
  • Santo Padre pede abertura à “novidade” de Deus

    O Papa Francisco desafiou, no passado Domingo, Dia de Pentecostes, a sociedade contemporânea a abrir-se à “novidade” de Deus que a transforma e alertou para os riscos de haver grupos fechados em “estruturas caducas” dentro da Igreja Católica.
  • Instituto Superior de Teologia de Viseu vai fechar

    O Instituto Superior de Teologia de Viseu, que dá actualmente formação a menos de 30 seminaristas, vai fechar no final deste ano lectivo, uma situação que está a preocupar o bispo da diocese, D. Ilídio Leandro.
  • Diocese de Leira-Fátima lança novo jornal

    A Diocese de Leiria-Fátima vai publicar um novo semanário a partir do dia 30 deste mês intitulado «Presente», com o objectivo de ser “veículo da informação e formação” da Igreja na região, afirma D. António Marto, bispo da diocese de Leiria-Fátima.
  • Encontro Nacional da Pastoral da Saúde

    O XXV Encontro Nacional da Pastoral da Saúde vai decorrer entre os dias 28 a 31 de Maio, em Fátima, para analisar o tema «A Arte de Cuidar».
  • Santuário oferece semana de férias para pais de pessoas com deficiência

    O Santuário de Fátima promove de novo este ano uma iniciativa solidária que permite aos pais deixá-los aos cuidados da instituição, durante uma semana.
  • Falta carne e peixe na mesa de mais de 320 mil famílias

    Os mais recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que mais de 320 mil famílias não têm capacidade para fazer uma refeição de carne e peixe de dois em dois dias.
  • D. José Policarpo pede aos jovens finalistas que não percam a esperança

    A Praça do Comércio, em Lisboa, encheu-se, no sábado passado, de jovens finalistas. D. José Policarpo presidiu à sua última bênção das pastas.
  • Parlamento aprova co-adopção por casais homossexuais

    O Parlamento português aprovou a co-adopção de crianças por casais homossexuais, por uma magra vantagem, num cenário inesperado. Portugal é o quinto país a fazê-lo, depois de Áustria, Finlândia, Alemanha e Israel.
  • Cáritas de Coimbra vai continuar a apostar no apoio aos peregrinos de Fátima

    Peregrinos.apoio8A Cáritas Diocesana de Coimbra garantiu no início desta semana que o centro regional de apoio aos peregrinos de Fátima vai continuar a merecer uma aposta forte da parte da instituição católica, em parceria com outros agentes locais.
  • Crise aumenta roubos de arte sacra em igrejas

    A crise económica fez aumentar o roubo de arte sacra nas igrejas portuguesas para venda no estrangeiro a preços “low coast”, admitiu o responsável da Polícia Judiciária (PJ) pela área de bens culturais e obras de arte.
  • Cidade rejubila com três centenas de crismados

    Crismandos na  Se NovaNo passado Domingo, dia 19 de Maio, as paróquias da cidade viveram um dia grande da sua vida espiritual, com a administração do Sacramento da Confirmação ou o Crisma a cerca de três centenas de jovens e adultos provenientes das seguintes paróquias: Santa Cruz; S. Bartolomeu; Nossa Senhora de Lurdes; Santo António dos Olivais; S. José; S. João Baptista; Santa Clara; Sé Nova e é Velha.
  • Adoração ao Santíssimo Sacramento sem interrupção ao longo de 40 horas

    Pombal_40 horas de adoracaoA comunidade paroquial de Pombal repetiu a proeza das duas primeiras edições das 40 Horas de Adoração ao Santíssimo Sacramento deste ano. Durante este período, sem interrupção, a comunidade, reunida em grupos, fez companhia e oração ao Santíssimo Sacramento.
  • Crismados desafiados a serem presença do Espírito Santo

    Pombal.crismasTrinta e cinco de jovens e adultos da Paróquia de Pombal receberam, no sábado passado, durante a Vigília de Pentecostes, o Sacramento do Crisma.
  • Primeira Comunhão e Profissão de Fé em Santo Varão

    santo_varao.comunhoesNo passado Domingo, solenidade de Pentecostes, a comunidade paroquial de São Martinho de Santo Varão, no arciprestado Coimbra-Sul, viveu momentos de fé e de esperança, com a festa da 1.ª Comunhão e da Profissão de Fé.
  • Dia da Igreja Diocesana

    Montemor_CasteloManifestações de fé, esperança, amor, partilha e fraternidade vão inspirar a celebração do “Dia da Igreja Diocesana”, no próximo domingo, dia em que a Igreja exalta a solenidade da Santíssima Trindade.
  • Vila Nova da Barca venera Nossa Senhora da Rosa

    Vila Nova_Barca_N.Sra. RosaNo último Domingo de Maio, numa tradição de longa data, a comunidade de Vila Nova da Barca venera Nossa Senhora da Rosa, tendo como centro as cerimónias religiosas.
  • Nossa Senhora da Graça celebrada na capelania do Tojeiro

    A comunidade católica de Arazede está em festa, no lugar do Tojeiro, venerando Nossa Senhora da Graça, titular da capela do lugar.
  • Granja do Ulmeiro celebra solenidade do Corpo de Cristo

    A paróquia de S. Gabriel Arcanjo da Granja do Ulmeiro celebra, com grande júbilo e devoção, a solenidade de ‘Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo’, no dia 2 de Junho.
  • Matriz de Arazede acolheu “Cantata a Maria”

    A Igreja Paroquial de Nossa Senhora do Pranto de Arazede acolheu, no dia 18 de Maio, a “Cantata a Maria”.
  • Carapinheira exaltou Divino Espírito Santo

    Boleta5A comunidade da Carapinheira, no lugar de Bolêta, esteve em festa, com a glorificação do Divino Espírito Santo.
  • Mortágua: Peregrinação ao Santuário de Cristo-Rei

    Mortagua.CristoRei“Peregrinar, é caminhar em direcção a Deus”. Com este propósito, um grupo de peregrinos vindos de várias localidades, Coval, Vale de Açores, Barril, Freixo, Moitinhal, Monte de Lobos, Vila Meã, Sobral, mas outros de mais longe, como Espinho, Sula, Anta ou Pinheiro de Ázere, juntámo-nos e no feriado do 1.º de Maio, e partimos bem cedinho, rumo ao Santuário de Cristo-Rei, em Almada.
  • Reunião do Conselho Pastoral Arciprestal

    Nordeste_ConsArci6Reuniu pela primeira vez o Conselho Pastoral do Arciprestado Nordeste, no dia 11 de Maio, no Centro Pastoral de Arganil.
  • Paróquia de Oliveira do Hospital, unida pela fé, reza o terço em honra de Nossa Senhora de Fátima

    Oliveira_Hospital_tercoTendo como cenário o Estádio Municipal de Oliveira do Hospital, no passado dia 11 de Maio, centenas de crianças da catequese e jovens, acompanhados pelos pais, familiares e grande número de pessoas anónimas, uniram-se num mesmo sentimento “por intercecção de Maria, estar mais próximo de Deus através da oração”.
  • Oliveira do Hospital: Terceiro Encontro da Semana da Liturgia

    No terceiro encontro a cargo de Senhor Pe. Rodolfo Leite o tema tratado foi «O Sacramento da Reconciliação para hoje – Visão pastoral».
  • Tábua celebra o Senhor dos Milagres 2013

    Tabua9Todos os anos, no domingo de Pentecostes, a paróquia de Tábua celebra o Senhor dos Milagres.
  • D. Manuel Clemente é o novo Patriarca de Lisboa

    D. Manuel Clemente 15A Santa Sé anunciou, no passado sábado, que D. Manuel Clemente, actual Bispo do Porto, será o novo Patriarca de Lisboa, em substituição de D. José Policarpo, que abandona o cargo dois anos depois de ter entregue o seu pedido de resignação ao Papa.
  • O agrião

    agriaoO agrião é rico em vitamina A e C, em ferro, iodo e fósforo. Contém também caroteno, luteína e vitamina do complexo B para tratamento de doenças do sistema nervoso, e vários minerais.
  • Gestos que impressionam

    Francisco_GuardaO Papa Francisco continua a “encantar” o Mundo. Há dias saía de manhãzinha do seu apartamento na Casa de Santa Marta, onde continua a morar, quando viu no corredor e bem na frente da porta do seu apartamento um guarda suíço:
  • Há sete anos a prestar apoio aos peregrinos

    MariaLurdesMuitos têm sido os peregrinos a beneficiarem do auxílio do grupo que, há sete anos, presta apoio na sede da Associação Cultural e Recreativa de Marcos dos Pereiros, freguesia de Assafarge.
  • À Sombra do Castanheiro (19 de Maio de 2013)

    – Santas tardes, Tio Ambrósio!
  • Celebração do Corpo de Deus

    eucaristiaO Sr. D. Virgílio, Bispo de Coimbra, publicou uma Notas Pastoral onde convida a Diocese a renovar o entusiasmo na celebração do Corpo de Deus que, escreve, «constitui o ponto alto desse mistério de fé e de amor, pois nela se reúne a Igreja, Povo de Deus, que vai ao encontro das fontes da salvação, Cristo morto e ressuscitado».
  • O Pentecostes

    pentecostes_4Os judeus tinham uma festa chamada de Pentecostes, que se celebrava 50 dias após a Páscoa. Nesta festa, recordavam o dia em que Moisés subiu ao monte Sinai e recebeu as tábuas da Lei, contendo os Mandamentos dados por Deus ao povo de Israel.
  • VATICANO II 50 ANOS DEPOIS (38)

    A FAMÍLIA COMO “IGREJA DOMÉSTICA” E FUNDAMENTO DA SOCIEDADE À LUZ DA “GAUDIUM ET SPES”
     
    Manuel Augusto Rodrigues

    1. A família não podia ser esquecida pelo Vaticano II, sendo a constituição “Gaudium et spes” o documento por excelência a incluí-la na parte II sobre alguns problemas mais urgentes (c. I, n. 47-52).
  • A última oportunidade

    Mário Nunes

    O domingo é dia obrigatório, por vontade e não por tradição, de assistirmos à missa.
  • A religião dos “nãos”

    Adriano Santo  

    Os transportes públicos facilitam-nos o encontro com as mais diversas gentes, dando aso a curiosos diálogos.
  • A Igreja de Coimbra aposta nas comunicações sociais?

    Armando Duarte
     
    Tem todo o sentido fazer esta interrogação, quando a Igreja celebrou mais um Dia Mundial, criado pelo Vaticano II há cinquenta anos.
  • Deus no trabalho

    João Carlos Relvão Caetano

    Na Paróquia de S. João Baptista, em Coimbra, realizou-se um curso pioneiro em Portugal, denominado “Deus no trabalho”, baseado na experiência iniciada em Inglaterra a partir do livro, com o mesmo nome, de Ken Costa.
  • Uma Igreja servidora

    Aldo Aveiro
     
    A humanidade atravessa, actualmente, momentos de instabilidade social, devido à insensibilidade, indiferença, falta de amor e fraternidade, a todos os níveis da dimensão humana.
  • Papa no Brasil de 22 a 28 de Julho

    O Papa vai visitar o Brasil de 22 a 28 de Julho, com passagens pelo Rio de Janeiro e o Santuário de Aparecida, no interior do Estado de São Paulo, anunciou o Vaticano. Francisco vai visitar um hospital, encontrar-se com presos, passar por uma favela e confessar alguns participantes na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), num programa que prevê 15 intervenções.
  • Papa convida a evangelizar em diálogo com todos

    O Papa Francisco convidou, no passado dia 8 de Maio, os católicos a anunciarem a sua fé em diálogo com todos, construindo “pontes” em vez de “muros”.
  • Francisco critica carreirismo na Igreja e pede religiosas com atitude de “mãe”

    O Papa Francisco alertou no passado dia 8 de Maio, no Vaticano, para o “dano” provocado à Igreja pelo carreirismo de alguns dos seus membros e pediu às religiosas que tenham o espírito de “mãe”.
  • Papa e líder da Igreja Ortodoxa do Egito juntos pela unidade e pela paz

    O Papa Francisco e o patriarca ortodoxo copta do Egito, Tawadros II, reforçaram no passado dia 10 de Maio, no Vaticano, o seu empenho na consolidação de um caminho de colaboração iniciado pelas duas Igrejas cristãs há 40 anos.
  • Francisco diz que vidas dos santos devem interpelar todos os cristãos

    O Papa Francisco canonizou, no passado Domingo, duas religiosas da América Latina e vários mártires italianos.
  • Papa pede respeito pela vida “desde o momento da sua concepção”

    O Papa Francisco apelou no passado dia 12 de Maio, no Vaticano, à defesa da vida humana desde “a sua concepção” e manifestou o seu apoio à petição europeia ‘Um de Nós’, pelo fim do financiamento de acções que destruam embriões humanos.
  • Católicos são mais de 1200 milhões

    Fatima.Peregerinos1O Vaticano apresentou, na passada segunda-feira, a nova edição do Anuário Estatístico da Igreja, revelando que em 2011 o número de católicos passou de 1196 para 1214 milhões, o que representa um aumento de 1,5% num ano.
  • Pontificado de Francisco consagrado a Nossa Senhora de Fátima

    Fatima_Policarpo.Consagracao(2)As celebrações dos dias 12 e 13 de Maio, em Fátima, foram este ano, presididas pelo arcebispo do Rio de Janeiro, D. Orani Tempesta que consagrou as Jornadas Mundiais da Juventude a Nossa Senhora de Fátima.
  • Missas em linguagem gestual no Santuário de Fátima

    O Santuário de Fátima vai iniciar no próximo Domingo, dia da Peregrinação Nacional de Surdos, um projecto que permitirá a pessoas com limitações auditivas acompanharem as cerimónias religiosas que têm lugar na Cova da Iria.
  • Santuário de Fátima cria lenço oficial do Adeus

    O Santuário de Fátima está a apostar na criação de uma linha de produtos para ajudar as pessoas a viverem da melhor maneira a sua fé e devoção a Maria, entre os quais um “lenço oficial do Adeus”.
  • Arcebispo de Évora alerta para os aumentos de pedidos de ajuda

    Jose AlvesO arcebispo de Évora disse, no passado dia 7 de Maio, que o Interior de Portugal está a viver uma situação “crítica” e alertou para o aumento dos pedidos de ajuda que chegam às instituições católicas de solidariedade.
  • D. António Marto exorta líderes europeus a pensarem nas pessoas

    O Bispo de Leiria-Fatima critica a falta de justiça social na Europa. Questionado pelos jornalistas na conferência de imprensa de abertura da peregrinação de Maio, D. António Marto disse que as instâncias europeias não podem apenas pensar nos números, têm de pensar mais nas pessoas.
  • Bênção das grávidas: Cónego Sertório apresenta a vida como o maior e o mais precioso dos dons

    Bencao_GravidasA Diocese de Coimbra, através do Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar (SDPF), assinalou a Semana da Vida que decorre de 12 a 19 de Maio em todo o mundo, com uma celebração eucarística com Bênção das Grávidas,
  • Galizes: Visita às obras do Novo Lar de Nossa Senhora da Visitação

    Nordeste_galizes 4o âmbito do Dia Aberto à Comunidade, a Santa Casa da Misericórdia de Galizes realizou uma visita às obras do Novo Lar de Nossa Senhora da Visitação, com a participação de Irmãos, Órgãos Sociais, Executivo Municipal, autarcas das freguesias envolventes e outros parceiros institucionais da Santa Casa.
    João Artur
  • Santa Casa da Misericórdia de Galizes em caminhada pela causa Acreditar

    No passado dia 5 de Maio, a Santa Casa da Misericórdia, realizou uma Caminhada, denominada de Rota do Castelo, entre Galizes e Avô.
  • Festa da Espiga em Oliveira do Hospital

    Nordeste_Espiga OHNo dia 10 de Maio as Instituições de Solidariedade Social do concelho de Oliveira do Hospital reuniram-se no belo parque do Senhor das Almas para viver a tradição da Espiga de Quinta-feira da Ascensão.
  • Festa da Espiga em Tábua

    O Dia da Espiga coincide com a quinta feira da Ascensão do Senhor ao céu. Quarenta dias depois da ressurreição, Jesus apareceu pela última vez aos seus discípulos em Jerusalém e levou-os ao Monte das Oliveiras.
  • Escuteiros de Cantanhede assinalam 40 anos de actividade

    Cantanhede_40 anos_EscutasNo dia 5 de Maio teve lugar a comemoração dos 40 anos do Agrupamento 382 de Cantanhede.
  • Alpha Jovem promove “Cantata a Maria” em Arazede

    A Igreja Paroquial de Nossa Senhora do Pranto de Arazede, em Montemor-o-Velho, acolhe, no próximo dia 18 de Maio, pelas 21h30, a “Cantata a Maria”.
  • Santiago da Guarda avança com Centro Social Paroquial

    O Bispo de Coimbra presidiu, no passado Domingo, à cerimónia de bênção da primeira pedra do futuro Centro Social e Paroquial de Santiago da Guarda.
  • D. Virgílio associa-se a evento a favor do Convento do Louriçal

    O Bispo da Diocese de Coimbra, D. Virgílio do Nascimento Antunes, desloca-se no próximo dia 25 de Maio ao Louriçal para participar numa iniciativa que marca também a primeira “união” dos dois clubes de serviços existentes em Pombal – Lions e Rotary:
  • 40 horas de adoração ao Santíssimo regressa ao Cardal

    Pombal_40 horas de adoracaoA comunidade de Pombal é convidada a repetir a experiência das 40 horas de Adoração ao Santíssimo Sacramento, amanhã, na Igreja do Cardal.
  • Encontro dos Padres do Arciprestado

    Padres_Coimbra_UrbanaNo dia 9 de Maio, como habitualmente acontece cada segunda quinta-feira do mês, na sala anexa à Casa do Clero, os párocos de Coimbra Urbana reuniram-se. Entre os temas tratados destaca-se a celebração do Dia da Igreja Diocesana, este ano a nível arciprestal; a peregrinação diocesana a Fátima, no dia 22 de Junho.
  • No Carmelo de Coimbra: Peça teatral recorda Irmã Lúcia

    Irma Lucia_actrizA actriz Maria José Paschoal vai estar, no próximo dia 18 de Maio, no memorial de Santa Teresa, em Coimbra, para interpretar a última vidente das Aparições de Fátima na peça “Irmã Lúcia – uma oração”.
  • Cáritas promove feira sem regras para ajudar desempregados

    A Cáritas Diocesana de Coimbra e a Comissão Social da Freguesia de Eiras promoveram no passado domingo a “Primeira Feira Sem Regras”, certame que permitiu “mostrar e divulgar” trabalhos de pessoas em situação de risco ou exclusão social.
  • Uma primavera de esperança

    É difícil imaginar o mundo sem elas. Fidel Castro disse numa entrevista que o comunismo falhou por que não conseguiu tê-las do seu lado.
  • O direito ao trabalho

    «A taxa de desemprego, em Portugal, nunca foi tão elevada como é hoje. Mesmo que a referência sejam os valores fixados oficialmente e que revelam uma percentagem acima dos 17%.
  • Dá mais vida à tua vida

    vidaA Igreja celebra de 12 a 19 de maio a Semana da Vida.
    Esta Semana é uma oportunidade e um desafio para cada pessoa, grupo ou família, pensar em melhorar a qualidade de vida, sua e dos outros, nos âmbitos pessoal, profissional e comunitário, inspirando-se nos autênticos valores humanos e cristãos.
  • As redes sociais

    redesNeste dia da Ascensão,  12 de Maio, a Igreja celebra o Dia das Comunicações Sociais.
    Actualmente o grande meio de comunicação é a internet. Hoje lemos os jornais, ouvimos rádio e vemos televisão sem qualquer problema, se estivermos ligados à internet.
  • VATICANO II 50 ANOS DEPOIS (37)

    COLEGIALIDADE DOS BISPOS, PRIMADO DO PAPA E REFORMA DA CÚRIA EM HÉLDER CÂMARA E CONGAR

    Manuel Augusto Rodrigues

    1. A questão em epígrafe foi objecto de longos debates durante o Vaticano II, dentro e fora da aula conciliar. Hélder Câmara nas suas cartas conciliares à família de São Joaquim do Rio de Janeiro aborda o assunto com bastante pormenor a propósito do esquema sobre a Igreja do qual resultaria a “Lumen gentium”. Câmara, conhecido por Bispinho, que muito admirava o teólogo dominicano francês Yves Congar, refere-se, por exemplo, ao livro que este padre e Dupuy dirigiram, “O episcopado e a Igreja universal”. O segundo autor explica na introdução os cinco capítulos da obra: o episcopado na sua relação com Cristo, com os apóstolos, com o povo de Deus, com o Papa e, a terminar, investigação sobre a teologia do episcopado. Dupuy fala da colegialidade dos bispos e da responsabilidade de cada um no contexto de toda a Igreja. Dos testemunhos dos colaboradores do livro mencionamos alguns de Congar que tratam, à luz da tradição, a hierarquia como serviço – o bispo deve praeesse (presidir) e prodesse (servir) -, como dizia Agostinho: «O que é bispo se procura quae sua sunt não é um verdadeiro bispo». O mesmo Congar escreve sobre o ministério do bispo no seio da Igreja universal, desenvolvendo os períodos de tensão que surgiram ao longo da história, nomeadamente com o feudalismo. A difícil conciliação do poder espiritual com o temporal foi uma constante. No séc. XVIII, com o episcopalismo e o regalismo impôs-se a supremacia do poder civil sobre a Igreja. Outros livros de Congar que Hélder cita amiúde são  “Verdadeira e falsa reforma da Igreja”, “Normas para uma teologia do laicado”, “Cristãos em diálogo” e “Tradição e tradições”.
    O empenho de Câmara pelos temas conciliares está bem patente nos muitos contactos e na leitura dos trabalhos de vários cardeais, bispos, teólogos, sociólogos, filósofos, observadores, etc. Além de Congar, encontramos  Calvez, Chenu, Colombo, De Chardin, De Lubac, Dossetti, Döpfner, Etchegaray, Frings, Garrone, Gauthier, Guitton, Illich, Küng, Larraín, Lebret, Lercaro, Maritain, Moeller, Mounier, Pavan, Rahner, Rossi, Schutz, Suenens, Toniolo, Tucci, von Balthasar, etc. As reuniões com bispos da América Latina eram uma constante e as suas entrevistas eram frequentes com jornalistas como Fesquet, von Galli, Tucci e muitos mais. Os testemunhos de Câmara ficam para a história, mas são principalmente um instrumento de reflexão e de acção. Como profeta na sua visão crente do mundo e da Igreja idealizou esta com arrojo e convicção. A colegialidade episcopal e o primado do Papa, a que está subjacente uma nova visão da Cúria romana, mereceram-lhe particular atenção, bem escudado em Congar e outros autores. 

    2. Bastante grande é a expectativa relativamente ao trabalho dos oito cardeais conselheiros que irão ajudar o Papa Francisco na reforma da Cúria. A missão evangelizadora da Igreja tem ao seu serviço a Cúria com um grande número de organismos: a Secretaria de Estado, as Congregações, os Pontifícios Conselhos, Comissões, Comités, Academias, Tribunais, vários Ofícios e a participação em organismos internacionais. Algumas das críticas prendem-se com o carreirismo, o peso burocrático, a prepotência e o desconhecimento das realidades concretas da Igreja universal. A reforma de Francisco não deixará de alargar-se ao Colégio cardinalício, ao Estado do Vaticano, à Casa Pontifícia e aos vários organismos e estruturas da Santa Sé.
    A Cúria Roma conheceu o apogeu durante a época de exercício de poder temporal que terminou no século XIX, com a unificação de Itália e a extinção dos Estados Pontifícios, formalmente concluídas em 1929 com os Tratados de Latrão. Mas desde há muito que se reconhece que carece de uma profunda reforma em ordem a facilitar o trabalho apostólico. No séc. XX, houve várias tentativas de revisão, desde Pio X passando por Paulo VI até João Paulo II, todas elas procurando corresponder ao trabalho dos teólogos, em que Congar ocupou lugar de relevo. Em 1931, um autor anónimo, mas que tudo leva a crer ter sido o cardeal holandês van Rossum elaborou um importante projecto de reforma. Seria uma Cúria com «mais representação e mais colegialidade», «com mais diálogo e em sentido bidireccional numa organização moderna e eficiente», uma Cúria com plena «revalorização do munus episcopal» e «sobretudo com menos italianos».
     
    3. Com o livro da autoria de Bento XVI (Joseph Ratzinger) e Karl Rahner, “Episcopado e primado”, podemos apreciar dados importantes sobre o nexo entre ambos. Depois da proclamação da infalibilidade papal no Concílio Vaticano I, antes e durante o Vaticano II desenvolveu-se mais intensamente a reflexão teológica sobre o ministério episcopal na Igreja e sobre a relação entre os Bispos e o Papa, entre o episcopado e o primado. No primeiro contributo, episcopado e primado, Rahner aborda o problema partindo da essência da Igreja e da relação que existe entre a Igreja universal e as Igrejas locais, que se baseia na comunidade eucarística e não numa pura circunscrição administrativa. Ratzinger sobre primado, episcopado e “successio apostólica” amplia e completa tal visão  procurando entender a correlação entre primado e episcopado em função da pregação da Palavra, presente e viva na sucessão apostólica. Sobre o “ius divinum” do episcopado, Rahner aborda ainda o problema da relação entre cada bispo e o episcopado em geral, fundamentando-se na relação do último com o colégio apostólico, extraindo depois consequências para a actuação concreta da colegialidade. Finalmente Ratzinger (a colegialidade episcopal do ponto de vista teológico) examina e comenta com precisão de pensamento e rica erudição histórica a posição do Vaticano II sobre a colegialidade, como resulta da “Lumen gentium” e da Nota praevia incluída por Paulo VI.

    4. Do vol. XII dos “Opera omnia” de Bento XVI (Ratzinger), colhemos elementos preciosos que ajudam a compreender que a colegialidade não põe em risco a sobrevivência do primado do bispo de Roma como pensam alguns que falam de demolição do papado. Diz Papa emérito: «Que função pode ainda ser atribuída a este primado? Tais perguntas, com efeito, foram objecto no Concílio de duros debates, por vezes violentos, contra a doutrina do carácter colegial do ministério episcopal… Com base em tudo o que foi elaborado nas discussões conciliares e à volta do Concílio, é possível dar aqui brevemente a resposta»: a doutrina da colegialidade dos bispos não elimina o primado. Que não pode ser entendido com base no modelo da monarquia absoluta, como se o Papa fosse o monarca absoluto de uma Igreja do tipo de um Estado sobrenatural com uma estrutura centralizadora». Ratzinger diz que a “Sedes romana” deve ser vista como centro da unidade da fé e da comunhão. O Senhor, ao lado e juntamente com a missão dos Doze, «criou o particular dever do ofício da rocha, que ao sinal escatológico dos Doze acrescenta o outro sinal da rocha…». Nessa rede de comunhão está a Palavra do Senhor, fundamento da «communio ecclesiarum».

    5. Encontramos no mesmo volume dos “Opera omnia” de Ratzinger um capítulo intitulado “A ideia de um Conselho episcopal está perfeitamente na linha da antiga tradição da Igreja”. Em 1982, escrevia que nos devemos lembrar que mesmo a tradição monástica atribuiu sempre grande importância ao “Capítulo”. Esse tipo de “Conselhos ” deve adequar-se às condições da cada época. O futuro Papa iniciava assim aquele prefácio: «Há algum tempo um amigo teólogo disse-me, com a veia sarcástica que o caracteriza, que os bispos de hoje são só burocratas com a mitra na cabeça. Que isto é um exagero, até o meu amigo o admitiria certamente; mas, mesmo no exagero, chega-se a tomar consciência de uma verdade ameaçadora, como por vezes sucede quando a seriedade de um momento histórico vem ao de cima da forma mais aguda daquilo que parece ser apenas uma brincadeira». Ratzinger fala dos deveres administrativos dos bispos que podem tornar-se um enredo em que ficam envolvidos e prisioneiros.
    Denuncia o risco da «dissolução da responsabilidade pessoal do bispo no anonimato de decisões colectivas, que na história não tem precedentes». Os Conselhos são organismos colectivos que ajudam a tomar decisões e fazem parte da tradição da Igreja. No Conselho há um diálogo entre duas liberdades, mas quem recebe o conselho tem a responsabilidade moral de decidir. Não se transforma a decisão pessoal numa resolução colectiva, mas legitima o que é pessoal. Explica o significado da tradicional definição de «episcopado monárquico»: é «parte imprescindível e inalienável da estrutura constitucional da Igreja e nele reside a responsabilidade última. A instituição não se apresenta como um colectivo amorfo, mas através de uma pessoa que garante a unidade. Este personalismo pertence ao coração do personalismo cristão e não pode ser hoje cancelado nem diminuído».
    O futuro Papa referia-se ao Conselho do bispo e às relações entre cada bispo e a conferência episcopal. Mas é possível também aplicar as suas palavras à decisão do Papa Francisco de nomear um grupo de oito cardeais para o ajudarem no governo da Igreja e na reforma da Cúria. Bergoglio escolheu-os pessoalmente, no seio do colégio cardinalício, sem criar um novo organismo ou uma nova estrutura. Aguarda-se a concretização de certas ideias amadurecidas por muitos como Câmara e Congar para bem da evangelização.  
  • Hoje o amor é de plástico ou descartável?

    Fernando Perpétua

    Uma pessoa por quem tenho grande estima e consideração e de rara sensibilidade, como facilmente se pode verificar, comunicou-me, ocasionalmente, o seu sentir relativamente à futilidade da convivência amorosa, de agora, como “ relações “plásticas” do come e deita fora”.
  • O ardor da fé celebra o Dia da Igreja Diocesana

    Aldo Aveiro

    Hoje, é o dia Ascensão do Senhor, cuja solenidade a Igreja celebra no próximo domingo.
  • E os divorciados que voltaram a casar?

    Face ao aumento da dissolução de casamentos, um dos problemas que se coloca à Igreja é a situação dos católicos divorciados que voltam a casar («recasados»).
  • Quem puder entender que entenda…

    A. Borges de Carvalho

    Dois Quadros que nos retemperam os desânimos! Dois Calvários que nos falam de Ressurreição!
  • Dar mais vida à nossa vida

    Jorge Cotovio

    É mais ou menos este o lema da Semana da Vida que estamos prestes a celebrar. No cartaz que a Comissão Episcopal elaborou, vemos retratos desta vida carregados de «vida» (e de esperança): um feto; crianças a brincar; casais novos e velhos sorridentes;
  • Papa alerta para “trabalho que escraviza”

    O Papa Francisco assinalou no Vaticano a celebração do 1º de Maio, alertando para o “trabalho escravo” no mundo e pedindo um novo “ímpeto” dos responsáveis políticos para a criação de emprego.
  • Francisco elogia manifestações populares

    O Papa Francisco elogiou, no passado dia 5 de Maio, no Vaticano as manifestações populares da fé num encontro com dezenas de milhares de membros de irmandades e confrarias católicas inserido no Ano da Fé (Outubro de 2012-Novembro de 2013).
  • Papa pede Igreja com discurso do “sim”

    O Papa Francisco apelou no Vaticano à construção de comunidades católicas marcadas por um discurso do “sim”, sem falsos puritanismos e de portas abertas. “Peçamos ao Senhor que o Espírito Santo nos assista sempre para nos tornarmos comunidade de amor, de amor a Jesus que nos amou tanto, comunidade de sim, que cumpre os mandamentos, comunidade de portas abertas”, disse, na homilia da missa a que presidiu na capela da Casa de Santa Marta.
  • Francisco saúda 35 novos guardas suíços

    Francisco saudou no passado dia 6 de Maio, no Vaticano, os 35 novos recrutas da Guarda Suíça que prestaram o seu juramento, no dia que evoca a morte de 147 soldados helvéticos em defesa do Papa em 1527, durante o saque de Roma.
  • Papa lamenta cristãos sem coragem

    O Papa Francisco afirmou no passado dia 3 de Maio, no Vaticano, que a Igreja Católica “tem de ser corajosa” e criticou os cristãos “mornos”.
  • Francisco recorda perseguições contra cristãos

    Papa alertou, no passado dia 4 de Maio, no Vaticano, para as perseguições de que muitos cristãos ainda são vítimas, admitindo que a fé implica que se enfrente o “ódio do mundo”.
  • Papa convida famílias à recitação do rosário

    O Papa Francisco publicou no dia 3 de Maio uma nova mensagem na sua conta da rede social Twitter para convidar as famílias à recitação da oração do rosário.
  • Cardeal Seán O’Malley fala nas reformas da Cúria Romana

    Sean O'Malley - cardeal de BostonA comissão criada pelo Papa Francisco para sugerir reformas para a Cúria Romana já está a trabalhar, apesar de a primeira reunião com os oito cardeais estar agendada apenas para Outubro.
  • Bispo do porto pede aos jovens para se empenharem na construção de um novo futuro

    O Bispo do Porto apelou no passado domingo ao empenho dos jovens na construção de um novo “futuro”, perante a atual crise, durante a celebração da bênção das pastas, na Avenida dos Aliados.
  • Misericórdias em apuros com as dívidas aos lares

    Aumentam todos os dias as famílias que deixam de pagar o lar do seu idoso. É um dos maiores problemas das misericórdias portuguesas que acabam, muitas vezes, a assumir a despesa. A situação é de limite.
  • Exposição sobre Sagrado Coração de Maria pode ser vista em todo o mundo

    Marco DanielA exposição temporária que o Santuário de Fátima mostra na Basílica da Santíssima Trindade vai poder ser visitada de forma virtual, em qualquer ponto do globo, a partir de Maio. O projecto “Ser, o Segredo do Coração” está a ser ultimado e visa divulgar o património relacionado com as aparições de Nossa Senhora.
  • Bispo de Bragança-Miranda chocado com o desprezo aos idosos

    D. Jose CordeiroO Bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, diz, numa carta dirigida aos idosos da Diocese, que o chocam “as manifestações de desprezo de idosos,
  • Convívio Fraterno 1214

    Convivio FraternoComo tínhamos anunciado, realizou-se de 24 a 27 de Abril, na Casa ConVida, em Quiaios, o Convívio Fraterno n.º 1214.
  • Jornada de Formação Catequética do Clero de Coimbra

    Jornada Catequetica1Foram 34 Padres e um Diácono Permanente os que responderam ao convite do Secretariado Diocesano de Evangelização e Catequese (SDEC) no passado dia 29 de Abril para uma Jornada de Formação Catequética.
  • Sessão: «Família, para que te quero?»

    Integrada na Semana da Vida e nas comemorações do Dia Internacional da Família, vai realizar-se no próximo dia 17 de Maio, pelas 21 horas e 30 minutos, na Casa de Chá do Jardim da Sereia, uma sessão intitulada Família, para que te quero?, orientada pela Doutora Filomena Gaspar, colaboradora do Centro de Aconselhamento Familiar (CAF)
  • Dia da espiga em Oliveira do Hospital

    Como vem sendo hábito todos os anos, na Quinta-feira da Ascensão, os residentes nos lares deste concelho celebram o “Dia da Espiga”. Este ano o local escolhido foi o Senhor das Almas, na freguesia de Nogueira do Cravo. O tema escolhido foi: «Cidadão em movimento». Programa: 11h30 – Eucaristia campal, presidida pelos sacerdotes da Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital. Seguir-se-á o almoço-piquenique, tarde musical e recreativa.
  • Semana da Liturgia dias 17, 18 e 26 de Abril

    Há já alguns anos que nesta Região Pastoral se realizam semanas litúrgicas destinadas a todos os agentes da pastoral mais empenhados na missão (catequistas, leitores, ministérios extraordinários grupos socio caritativos...)
  • Arganil: Dia da Mãe no Santuário do Mont´Alto

    Nordeste_Dia da Mae_Santuario do MontAltoA unidade pastoral de Coja e Arganil quiseram viver o Dia da Mãe este ano duma maneira especial: fazer uma caminhada de madrugada de Coja-Folques-Santuário do Mont´Alto em Arganil, na distância de 14Kms.
  • Reunião do Arciprestado Nordeste em Coja

    Arciprestado Nordeste em ReuniaoNo dia de Santa Cruz, 3 de Maio, reuniram-se os sacerdotes e diáconos deste Arciprestado.
  • Pombal prepara festa da Igreja Diocesana

    A zona desportiva da cidade de Pombal será palco de um grande acontecimento para o Arciprestado de Pombal: a Jornada Arciprestal comemorativa do Dia da Igreja Diocesana.
  • Cânticos africanos “encantam” Carriço

    Pombal_ofertorio carricoUm grupo de antigos alunos do padre Artur Silva, pároco do Carriço, naturais de Angola, “encantaram” a comunidade local com os seus cânticos africanos.
  • Escuteiros marítimos comemoram 20 anos

    Escuteiros maritimosNo dia 25 de Abril o agrupamento 235 celebrou 20 anos da sua passagem a escuteiros marítimos. 20 anos em que as actividades náuticas norteiam a vida escutista dos jovens escuteiros permitindo que eles cresçam para se tornarem Homens e Mulheres na nossa sociedade.
  • Renovamento Carismático reúne três centenas de fiéis em assembleia diocesana

    Carismaticos_Meas“Felizes os que acreditam” foi o grande tema inspirador do ensinamento proclamado pelo Padre Élcio Roberto dos Santos, na XXVI Assembleia Diocesana do Renovamento Carismático, realizada no dia 1 de Maio.
  • Festival das Sopas de Figueira de Lorvão reúne mais de 800 pessoas

    Figueira_lorvao_festival_sopasRealizou-se no dia 27 de Abril, o 1º Festival das Sopas de Figueira de Lorvão, organizado pelos escuteiros do Agrupamento 1316 – Figueira de Lorvão, na Sede da Associação da localidade.
  • Passeio à Serra

    Outro dia marcante para as catequistas será o próximo dia 25, com uma visita ao extremo da Diocese, no concelho de Pampilhosa da Serra.
  • Peregrinação

    Acolitos.S.Joao do CampoO entusiasmo era grande, e por isso se elaboraram, previamente, cartazes adequados, se motivaram elementos, se cuidaram transportes, se branquearam, ainda mais, as túnicas já brancas, se pensou em farnéis, se sonhou com o evento.
  • S. João do Campo: uma paróquia em movimento

    Ainda ecoavam os ecos do último Domingo de Abril, com a festa catequética da entrega do Credo neste Ano da Fé, com o almoço do Grupo Coral organizado para descontrair, fortalecer amizades e partilhar alegria bem necessária nestes tempos conturbados que vivemos, com a reunião promovida por um grupo de casais novos a proporcionar a toda a comunidade cristã reflexão sobre um dos quinze temas sugeridos para este ano, quando se deu início ao mês de Maio, marcado, logo no primeiro dia, pela Peregrinação Nacional de Acólitos a Fátima.
  • Famílias numerosas em visita ao Mosteiro de Santa Clara-a-Velha

    A delegação de Coimbra da Associação das Famílias Numerosas promoveu no passado Domingo uma visita ao Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, reunindo cerca de 60 pessoas entre pais, filhos, avós e netos.
  • Professor jubilado da Faculdade de Economia lança livro sobre o cristianismo

    José Veiga Torres é autor do livro “Ser cristão? Porquê? Para quê?” e foi recentemente apresentado no auditório da editora Lápis de Memórias, na Avenida Fernão de Magalhães.
  • Colégio de São Teotónio comemora bodas de ouro

    S. Teotonio_Conf.ImprensaO Colégio de São Teotónio, em Coimbra, vai comemorar no próximo ano lectivo as suas bodas de ouro.
  • Dia da mãe

    maeEste Domingo celebra-se o dia da mãe que foi introduzido oficialmente nos Estados Unidos da América em 1914.

  • “Felizes os que acreditam!”

    XXI Assembleia Diocesana do Renovamento Carismático
    A paróquia de São Sebastião das Meãs acolheu, ontem, 1 de Maio, a 26.ª Assembleia Diocesana do Renovamento Carismático inspirado no tema “Felizes os que acreditam!”
  • O abacate

    abacateO abacate é altamente nutritivo, pois possui um elevado teor de matérias gordas. Fornece, também, uma dose considerável de vitaminas C, B2 e E. É ainda rico em cálcio, enxofre, fósforo, magnésio, potássio, ácido fólico e iotina.
  • Primeiro pai e depois actor

    Andy GarciaAndy Garcia é o nome artístico de Andrés Arturo García Menéndez. Nascido em Havana, Cuba, foi levado pela família para os Estados Unidos, onde fez a sua formação escolar e profissional, tendo-se tornado actor de mérito reconhecido.
  • Irmã Maria Martinha acompanha o fenómeno da prostituição em Coimbra

    Irma MartinhoEla é conhecida por Irmã Martinha, e é quem lidera a equipa ERGUE-TE, que tem por missão melhorar as condições de vida, promovendo a dignificação e combatendo a discriminação da pessoa humana – especialmente a mulher em contexto de prostituição.
  • Canonização do Papa João Paulo II

    joaopauloIIA comissão médica da Congregação para as Causas dos Santos aprovou como milagre uma cura duma senhora por intercessão de Karol Wojtyla, que assim pode ser proclamado santo ainda este ano.
  • Chamar ou não chamar pai

    Numa denúncia ao comportamento arrogante e vaidoso dos escribas e doutores da Lei, Jesus diz: “E na terra a ninguém chameis  pai, porque um só é o vosso pai, Aquele que está nos céus.” (Mateus 23,9).
  • À Sombra do Castanheiro (05 de Maio de 2013)

    – Torno a ser eu, Tio Ambrósio!
    – Vem com Deus, Liberato! Pensei que vinhas na companhia do Carlos! Que é feito dele?
  • Arte e música na Casa da Sagrada Família

    O Movimento de Espiritualidade da Sagrada Família vai ter patente nas suas instalações, na Casa da Sagrada Família, em Coimbra, uma exposição sobre o tema “A Beleza de Deus na Arte e nos Jovens”. A exposição irá ser inaugurada no dia 11 de Maio, pelas 21 horas, onde serão declamados alguns poemas e haverá lugar para uma pequena audição de jovens pianistas. Haverá ainda serviço de mesas com café, chá e bolos.
  • Semana da Vida e bênção das grávidas

    A Semana da Vida celebra-se este ano de 12 a 19 de Maio, sob o lema «DÁ + VIDA À VIDA». Para assinalar o seu início, o Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar propõe que cada comunidade realize uma cerimónia de bênção das grávidas na Eucaristia do dia 12 de maio.
  • O amor na Bíblia

    Fernando Perpétua

    Se os Salmos são as páginas mais maravilhosas da nossa literatura os versos de amor do livro Cântico dos Cânticos (117 versículos) são o apogeu de um querer, de uma vontade indómita de amar, em reciprocidade subjectiva, entre um homem e uma mulher.
  • Maio culmina com Pentecostes e celebra Santíssima Trindade

    Aldo Aveiro

    O mês de Maio continua a ser pródigo para os crentes, porquanto a liturgia é especialmente motivadora para o assumir de uma vida plena, através da reflexão, da oração, da partilha, da justiça e do Amor. É que continuamos a celebrar o tempo pascal até Pentecostes, e, no domingo seguinte, a solenidade da Santíssima Trindade.
  • Papa emérito regressa ao Vaticano

    Bento XVI regressou ontem, dia 1 de Maio, ao Vaticano. O Papa emérito passa a viver no Mosteiro “Mater Ecclesiae”, um edifício situado nos jardins do Vaticano a poucas centenas de metros da casa Santa Marta, onde vive o Papa Francisco.
  • Papa critica burocracia na Igreja católica

    O papa Francisco criticou, no passado dia 25 de Abril, as numerosas e burocráticas organizações que existem na Igreja católica, durante uma missa celebrada perante os funcionários do Instituto para as Obras Religiosas, o banco do Vaticano.
  • Papa pede a jovens para não terem medo de “sonhar em grande”

    O Papa Francisco exortou há dias os jovens a não ter medo de usar os talentos que Deus lhes deu e a “sonhar em grande”.
  • Processo de beatificação de Óscar Romero foi reaberto

    Oscar RomeroO Papa Francisco desbloqueou o processo de beatificação do antigo arcebispo de San Salvador Oscar Arnulfo Romero, assassinado em 1980.
  • Francisco desafia jovens a terem coragem de permanecer no caminho da fé

    O Papa convidou os jovens que no passado Domingo receberam o sacramento do crisma a permanecer no caminho da fé. Na Praça de São Pedro, em Roma, Francisco desafiou os presentes a seguirem contra a corrente e sem medo das dificuldades.
  • Vaticano mantém posição sobre os recasados

    O Conselho Pontifício para a Família, organismo da Santa Sé, desmentiu estar a preparar um novo documento sobre os «divorciados recasados» que admitiria, segundo a imprensa, a possibilidade destes comungarem.
  • Igreja critica condições das prisões

    O coordenador da Pastoral Penitenciária da Igreja Católica criticou as condições de algumas prisões portuguesas, após a divulgação de um relatório do Conselho da Europa sobre a visita efectuada em 2012 a cadeias, esquadras e centros de detenção.
  • Centenas participaram em missa às escuras de Fátima

    Cerca de 400 pessoas estiveram presentes no passado sábado na Igreja Matriz de Fátima onde assistiram a uma missa às escuras, uma iniciativa que teve como objectivo dar a conhecer como se vive sem ver.
  • Bispo de Angra vai pedir coadjutor

    Antonio Sousa BragaO bispo de Angra, D. António de Sousa Braga, vai pedir um bispo coadjutor para a diocese, onde se encontra desde 1996. A informação foi avançada pelo próprio prelado à agência Ecclesia.
  • Presidente da República condecorou Mons. José Bettencourt

    O presidente da República Portuguesa condecorou na passada segunda-feira o chefe de protocolo da Secretaria de Estado do Vaticano, monsenhor José Avelino Bettencourt, sacerdote luso-canadiano, com a comenda da Ordem Militar de Cristo.
  • Irmão Mário Félix vai ser próximo beato da arquidiocese de Braga

    O religioso português Mário Félix, fuzilado durante a Guerra Civil de Espanha, vai ser beatificado em Outubro, revelou a Arquidiocese de Braga, onde nasceu.
  • Rota das Catedrais ameaçada por falta de financiamento

    O projeto “Rota das Catedrais”, que prevê a recuperação e promoção de 25 monumentos religiosos espalhados pelo país, através de uma parceria entre a Igreja Católica e o Estado, não está a evoluir conforme o previsto.
  • Arquivamento de denúncias de pedofilia liberta sacerdotes de “graves acusações”

    O arquivamento pelo Ministério Público (MP) de denúncias sobre alegados casos de pedofilia na Igreja Católica “liberta” as instituições e os sacerdotes visados “de graves acusações”, afirmou o porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP). 
  • Padres dispensados do ministério querem voltar a celebrar a Eucaristia

    Os sacerdotes portugueses dispensados do ministério, ligados ao movimento Fraternitas, estiveram reunidos em Fátima para debaterem o seu papel dentro da Igreja Católica e querem levar esta questão ao Papa Francisco.
  • Missionários estreiam no Cacém curso que ensina a perdoar

    Os Missionários da Consolata iniciam no Cacém, Sintra, a partir de Maio, um curso que consideram inédito na Europa e que “ensina a perdoar”, disse à agência Lusa o coordenador do programa a nível nacional.
  • O Curso Alpha como instrumento de sucesso na evangelização das comunidades

    Casal Celio e ElizabeteComo anunciamos na semana passada, a paróquia de Santa Clara, em Coimbra, encerrou o seu sétimo Curso Alpha com uma missa na capela do Bordalo, presidida pelo Pe. António Sousa e um convívio onde se destacaram alguns testemunhos e vivências espirituais de quem frequentou pela primeira vez as onze sessões e redescobriu Jesus Cristo e a beleza de pertencer à Igreja como baptizados e filhos de Deus.
  • Reunido com os secretariados, movimentos e associações

    Encontro Secretariadi_Movimentos (5)Bispo de Coimbra diz que é “tempo de deitarmos mãos à obra”!
     
    Com o intuito de programar o novo ano pastoral, ano da fé, D. Virgílio Antunes convocou todos os movimentos, secretariados, comissões e serviços diocesanos para um primeiro encontro que teve lugar no passado dia 29 de Maio, no Seminário Maior de Coimbra.
  • O iogurte

    A maior parte das pessoas que sofrem de intolerância ao leite podem ingerir iogurte. Devido à transformação da lactose em ácido láctico, a presença deste açúcar no iogurte é mínima.
  • Vendia bebés mortos

    A polícia da Tailândia prendeu há dias um cidadão britânico que transportava os corpos de seis bebés dentro de malas. Chow Hok Kuen, de 28 anos, nascido em Hong Kong e cujos pais são de Taiwan, foi preso na Chinatown de Bangcoc. As autoridades acreditam que ele tentava contrabandear os cadáveres para Taiwan, para serem usados em ritual de magia negra.
  • Satisfação com a vida

    Os portugueses são dos menos satisfeitos com a vida entre os países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico). Também estão mais solitários, num país onde há mais desigualdade entre ricos e pobres do que a média.
  • Ter fé é também agradecer (2)

    Tinha estado comigo havia poucos dias. Estava à espera do primeiro filho. Agora vi-a já a sair da Missa. Que teria acontecido?
  • Dia da Igreja Diocesana

    Seminario - Fachada 2Neste Domingo, Solenidade da Santíssima Trindade, celebra-se o Dia da Igreja Diocesana, este ano assinalado por um Encontro da Juventude em Coimbra, nos dias 2 e 3 de Junho.
  • À sombra do castanheiro (03 de Junho de 2012)

    – O Tio Ambrósio, um dia destes, tem de sair aqui do seu casulo e ir comigo por aí fora, visitar os muitos amigos que o querem ver um pouco por toda a parte. Vossemecê já pensou, por exemplo em ir passar uma tarde de domingo a Vale de Abelhas?

  • Relação com Deus

    Hoje vou destacar as palavras que o Santo Padre dirigiu aos Bispos italianos, num encontro do passado dia 24 de Maio.
  • O inconsequente e incrível “lavar as mãos”

    Aldo Aveiro
     
    A dimensão humana expressa-se na atitude natural como “qualquer pessoa” mostra relacionar-se com os demais. Isto é, como é manifestada a sua disponibilidade para o acolhimento e o desprendimento para com os fragilizados ou angustiados de “uma vida sem sentido”.
  • Fé e Compromisso - ANO PASTORAL CENTRADO NA FÉ

    José Dias da Silva
     
    O próximo ano pastoral certamente já está a ser preparado para o Ano da Fé, que por decisão do Papa terá início a 11 de Outubro, no cinquentenário da abertura do Concílio Vaticano II.
  • Reunião do Conselho de Presbíteros da Diocese de Coimbra

    Nos dias 17 e 18 de Maio reuniu, na casa de Repouso de Penacova o Conselho de Presbíteros da Diocese de Coimbra.
  • Crismas na cidade de Coimbra

    A Sé de Coimbra, no passado Domingo dia 26 de Maio, foi pequena para acolher os centenas de jovens que celebraram o sacramento do Crisma, bem como as centenas de familiares, amigos e padrinhos.
  • Bispo de Coimbra pretende que o Dia da Igreja Diocesana seja celebrado com a presença de muitos jovens

    Nos próximos dias 2 e 3 de Junho realiza-se, no Seminário Maior de Coimbra, o Dia da Igreja Diocesana e o terceiro Grande Encontro Diocesano dos Jovens.
  • Oficinas de Oração e Vida no caminho da nova evangelização

    Esta nova evangelização continua no caminho traçado há longos anos respondendo ao chamamento feito por Deus aos leigos para irem ao encontro de outros leigos.
  • Centro de Acolhimento JP II

    Feira de Oportunidades
    O Centro de Acolhimento João Paulo II vai realizar de 3 a 28 de Junho, no Salão Polivalente da igreja de S. José, uma Feira de Oportunidades. À semelhança das anteriores, esta feira tem uma grande variedade de artigos para venda, de modo a que a verba angariada seja para a aquisição de alimentos, bem como ter um fundo económico para apoiar estas situações que diariamente chegam aquela instituição.
    Segundo os responsáveis pelo Centro são muitos os que recorrem aquela instituição solicitando ajuda alimentar, apoio para a renda de casa, entre outros…

    Aulas de Internet e de Hidroginástica
    O Centro de Acolhimento também está a promover aulas de Internet para pessoas séniores e pessoas que estejam no inactivo, as quais ministradas às 2.ª e 5.ª feiras, das 14 às 16 horas, na Rua do Brasil, 182.
    Em parceria com o Holmes Place Coimbra está, também, a promover aulas de hidroginástica para seniores e todos os que estejam interessados em cuidar da sua saúde. As aulas d ehidroginástica decorrerão às 3.ª e &.ª feiras, às 20,30 horas, no ginásio Holmes Place, junto ao estádio Cidade de Coimbra.
    Os interessados poderão contactar os responsáveis através do 239404483 / 239 718001 / Telem. 927816920 / 962146365 / E-mail: geral@cajp2cbr.org.
  • Reunião de casais em Soure

    Realizou-se recentemente, em Soure, uma reunião com o grupo organizador da Festa das Famílias, contando com a presença do Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar.
  • Pe. João Paulo Vaz vence Prémio “Kerygma”

    O Padre João Paulo Vaz alcançou o primeiro lugar nos “Prémios Kerygma” 2011, na categoria de melhor canção, com o tema “Só Tu Senhor Te dás todo!” e de melhor álbum, com o CD “Palavra(s) em tempo de ruído”.
  • Santiago da Guarda: nasceu novo projecto de voluntariado

    Foi fundado a 24 de Abril, em Santiago da Guarda, o grupo de Voluntariado “DÁ-TE +”. Este grupo nasceu depois de várias reflexões sobre o estado social da comunidade de Santiago da Guarda e devido ao facto de se ter constatado que existe potencial humano disposto a dar-se em prol dos demais de forma totalmente gratuita.
  • Paróquia de S. João Baptista: missa às escuras alerta para problemas dos invisuais

    A paróquia de São João Baptista, em Coimbra, celebrou no passado Domingo, uma missa às escuras.

  • D. Virgílio em encontro com padres e jornalistas

     

    Encontro SDCSRealizou-se no passado dia 24 de Maio, no Seminário Maior, uma jornada a propósito do Dia Mundial das Comunicações Sociais, com a apresentação da nova equipa do Secretariado Diocesano,
  • A Escola Diocesana de Música Sacra concede diploma a 16 finalistas

    EDMC_LorvaoA EDMS encerrou mais um ano lectivo, em 26 de Maio pp, com várias actividades que ocuparam todo o dia, fora de Coimbra. A parte da manhã decorreu em Lorvão.
  • Bento XVI diz que é impossível evangelizar sem “profunda experiência de Deus”

    Bento XVI frisou no passado dia 24 de Maio, no Vaticano, que a transmissão do cristianismo é impossível se os católicos não voltarem “a uma profunda experiência de Deus”, que para o Papa é a primeira condição para o sucesso da evangelização. “Num tempo no qual Deus se tornou para muitos o grande desconhecido e Jesus simplesmente um grande personagem do passado, não se poderá relançar a ação missionária sem uma renovação da qualidade da nossa fé e da nossa oração”, sublinhou numa intervenção aos bispos da Conferência Episcopal Italiana. O discurso sobre Deus, quando não encontra “indiferença” ou “recusa”, é “relegado para o âmbito subjetivo, reduzido a facto íntimo e privado, marginalizado da consciência pública”, revelando que o ser humano vive com a pretensão de ter uma “identidade completa simplesmente em si mesmo”, disse Bento XVI na alocução publicada pela Sala de Imprensa da Santa Sé. O Papa também se centrou na diminuição da prática religiosa entre os católicos, “visível na participação na liturgia eucarística e, ainda mais, no Sacramento da Penitência [confissão]”: “Muitos batizados perderam identidade e pertença: não conhecem os conteúdos essenciais da fé ou pensam poder cultivá-la prescindindo da mediação eclesial”.
  • Papa assinalou 40º aniversário do Renovamento Carismático Católico

    Bento XVI assinalou no passado dia 26 de Maio o 40º aniversário do Renovamento Carismático Católico (RCC) em Itália, desafiando os participantes a permanecerem fiéis a Deus e incansáveis na oração. Durante uma celebração eucarística na Praça de São Pedro, que segundo os serviços de informação do Vaticano contou com a presença de cerca de 30 mil pessoas, o Papa pediu aos representantes do movimento que “nunca se cansem de olhar para o céu”, porque “o mundo precisa muito de oração”. “Ajudem os homens e mulheres que se sentem atraídos por Deus, louvem sempre o Senhor a cada novo dia, sejam a alegria de todos os cristãos", exortou Bento XVI, durante a missa celebrada pelo presidente da Conferência Episcopal Italiana, cardeal Angelo Bagnasco.
  • Mordomo do Papa detido por posse ilegal de documentos

    Foi detido no passado dia 25 de Maio, no Vaticano, um homem que estava em posse de documentos confidenciais. A Santa Sé confirma que o detido, Paolo Gabriele, é um mordomo dos aposentos do Papa, que, por isso, teria acesso a documentos privados. Paolo Gabriele é um homem do círculo mais restrito do Papa e estava ao serviço do Apartamento Pontifício desde 2006. Foi apanhado e detido por posse ilícita de documentos reservados, escondidos no apartamento onde vive com a sua família. A polémica prolonga-se desde o início do ano, com várias fugas de documentos secretos e cartas confidenciais publicadas na comunicação social. Trata-se de documentos reservados que envolvem o Papa e os seus mais directos colaboradores, um manancial tão polémico como foi o “Wikileaks” e que já mereceu a alcunha de “Vatileaks”. Para resolver a situação, Bento XVI já tinha convocado uma reunião no Vaticano, com a nomeação de um grupo de cardeais para apurar de onde vinha a repetida fuga de documentos. Na semana passada semana deu-se um novo golpe, com um livro que publica mais um conjunto de cartas e faxes secretos dirigidos ao Papa.
  • Presidente do Banco do Vaticano demitido

    O presidente do banco do Vaticano foi demitido. Gotti Tedeschi (na foto) abandonou, no passado dia 24 de Maio, a presidência do Instituto para as Obras de Religião (IOR) após uma moção de desconfiança do conselho de administração do próprio Instituto. Um comunicado do Vaticano refere que, “ultimamente, as relações entre os administradores e o presidente se foram deteriorando” e que, “em breve, será nomeado um novo presidente para desencadear relações amplas e eficazes entre o IOR e a comunidade financeira, com base no respeito pelas regras bancárias internacionalmente aceites”.  O presidente agora deposto tinha sido nomeado em 2009, após decisão de Bento XVI em adaptar o Banco do Vaticano às regras da transparência financeira.
  • Papa lembra que o Homem não é Deus

    Bento XVI destacou no passado Domingo a necessidade de maior entendimento entre os homens, num mundo cada vez mais marcado pelo egoísmo e pela agressividade. Na homilia da missa do Pentecostes, na Basílica de São Pedro, o Papa falou da manipulação genética, que, apesar de dar ao Homem a capacidade de manipular a natureza não o torna Deus. “Com o progresso da ciência e da técnica, alcançámos o poder de dominar forças da natureza, de manipular os elementos, de fabricar seres vivos, incluindo quase o ser humano”, começou por dizer Bento XVI. Neste contexto, sublinhou o Papa, “rezar a Deus parece que está ultrapassado, que é inútil, porque nós próprios podemos construir e realizar tudo aquilo que queremos”. “Só que não nos damos conta que, no fundo, estamos a reviver a mesma experiência da Torre de Babel”, alertou Bento XVI. Já na oração do Regina Coeli, o Papa anunciou que no próximo Sínodo dos Bispos, em Outubro, vão ser proclamados dois novos doutores da Igreja, São João D’Ávila e Hildegarda de Bingen.
  • Bispo de Santarém defende educação católica nas escolas

    O bispo de Santarém defendeu recentemente a matrícula na disciplina de Educação Moral e Religiosa (EMRC) como uma forma de abrir os mais novos a Deus, à família e ao próximo.
  • Bispo de Angra do Heroísmo vai ordenar sete padres

    O bispo de Angra, D. António Sousa Braga, anunciou que espera ordenar sete padres em Junho e Julho, seis para o serviço da diocese sediada na Ilha Terceira e um pertencente aos franciscanos.
  • Por quem os sinos não dobram

    O furto de metais pode deixar aldeias sem ouvir tocar o sino da igreja. Em Peniche, a paróquia retirou um sino secular da torre da igreja, de onde ia sendo furtado a 20 metros de altura, e colocou-o no museu.
  • Despedir para obter mais lucro é pecado, avisa missionário

    Exemplo começa em casa, missionários da Consolata têm 80 a 90 funcionários e não despedem ninguém, apesar da crise.
  • Cáritas Portuguesa recebe donativo de 750 mil euros de instituição bancária

    A Cáritas Portuguesa vai receber ao longo dos próximos três anos um donativo de 750 mil euros por parte do Banco Espírito Santo (BES). O protocolo pretende responder ao “aumento de pedidos de apoio que a instituição de solidariedade católica tem registado nos últimos meses (+41% face a 2010)”, explica uma nota de imprensa enviada à nossa redacção.
  • Nova linha de 500 milhões para financiar empresas

    O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, anunciou que o Governo vai disponibilizar um novo empréstimo do BEI (Banco Europeu de Investimento), no valor de 500 milhões de euros, para executar investimentos do QREN.
  • Fiscalização encerrou 21 lares de idosos

    Vinte e um lares de idosos foram encerrados nos primeiros quatro meses do ano, na sequência de 125 acções de fiscalização realizadas a estes equipamentos, segundo dados do Instituto de Segurança Social (ISS). Os dados do ISSS indicam que em 2011 foram encerrados 109 lares, três vezes mais do que em 2010.
     
  • Portugal com a terceira maior subida europeia nos preços domésticos de electricidade

    Portugal registou entre a segunda metade de 2010 e igual período de 2011 a terceira maior subida na União Europeia (EU) em matéria de preços de electricidade domésticos, revelou o Eurostat.
  • Cerca de 40% das famílias portuguesas estão endividadas

    Quase 40% das famílias portuguesas estão endividadas e 25% têm hipotecas sobre a casa, revela o Inquérito à situação Financeira das Famílias (ISFF) realizado em 2010 pelo Banco Nacional de Estatística.
  • Casais desempregados aumentaram mais de 70% num ano

    O número de casais em que ambos os conjugues estão registados como desempregados atingiu em Abril um máximo histórico, tendo aumentando 70,6% face ao período homólogo de 2011, revelou o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).
  • Mais autonomia para as escolas

    O ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, anunciou uma alteração do regime jurídico da gestão dos estabelecimentos públicos de ensino que afirmou ter como objectivo “dar mais autonomia às escolas”. Nuno Carto apontou o reforço “da legitimidade e o papel do director da escola” como outro dos pontos principais desta alteração do regime jurídico de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário.
  • INEM vai apresentar queixa contra autor de chamada falsa

    O INEM vai apresentar queixa às autoridades contra uma das chamadas falsas recebidas no ano passado, que ultrapassaram as 21 mil e obrigaram à saída desnecessária de 7.634 ambulâncias. Em comunicado, o INEM dá conta de que os Centros de Orientação de Doentes Urgentes receberam diariamente, a nível nacional, 59 chamadas falsas e activaram 21 ambulâncias para situações falsas.
  • Bombeiros voluntários com mais benefícios sociais

    O ministro da Administração Interna, Miguem Macedo, anunciou a aprovação de um conjunto de incentivos aos bombeiros voluntários, alargando a protecção social nas áreas da educação e saúde. Os incentivos foram aprovados em Conselho de Ministros qie introduziu uma alteração ao regime jurídico aplicável aos bombeiros portugueses no território continental, procedendo-se a reajustamentos no sentido de uma “mais eficaz protecção social e da harmonização de carreiras dos bombeiros”.
  • Dia 31 de Maio: Dia do Não Fumador

    TabacoFumadores vão ter mais proibições em espaços públicos
     
    Os fumadores portugueses vão estar sujeitos a mais restrições em espaços públicos, nomeadamente nos estabelecimentos de restauração.
  • Oito institutos politécnicos da região Centro acordam partilha de professores

    A Politécnica – Associação dos Institutos Politécnicos do Centro formalizou no passado dia 23 de Maio um protocolo que permite a partilha de recursos, nomeadamente o intercâmbio de pessoal docente e não docente entre oito politécnicos.
  • Costa portuguesa perdeu 55 por cento de sardinha nos últimos dez anos

    SardinhaA quantidade de sardinha diminuiu mais de 50 por cento na costa portuguesa nos últimos dez anos, sendo o Centro uma das zonas mais afetadas.
  • Liga Contra o Cancro reclama mais rastreios nacionais

    O presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro defendeu a realização, em todo o território nacional, de rastreios para combater a mortalidade das doenças oncológicas da mama, colorrectal e do colo do útero.
  • Campanha Alimentar Contra a Fome superou a do ano passado

    Os Bancos Alimentares Contra a Fome recolheram no passado fim-de-semana um total de 2644 toneladas de géneros alimentares na campanha realizada em 1655 superfícies comerciais de todo o País.
  • Portugal dos Pequenitos comemora 72 anos

    Portugal dos PequenitosA partir de amanhã, dia 1 de Junho, o Portugal dos Pequenitos promete muita animação e magia na “Festa da Criança” que se irá prolongar nos próximos dez dias.
  • Feira medieval vai fazer Coimbra viajar no tempo

    Feira Medieval_apresentacaoA 21.ª reconstituição da Feira Medieval de Coimbra vai realizar-se, uma vez mais, no largo da Sé Velha no próximo dia 9 de Junho.
  • Via Verde com assistência técnica em Coimbra

    A Via Verde Portugal iniciou a prestação do serviço de assistência técnica a identificadores na cidade de Coimbra.
  • Universidade de Coimbra lança manual digital de Matemática gratuito

    Uma equipa de matemáticos da Universidade de Coimbra (UC) desenvolveu um manual da disciplina de Matemática A do 12.º ano, gratuito e em formato digital, com o objetivo de reduzir os custos dos estudantes face à crise.
  • Câmara de Coimbra regista mais de mil pedidos de habitação

    Montes Claros (4)A Câmara Municipal de Coimbra tem, actualmente, “cerca de mil pedidos de habitação social e 137 famílias estão enquadradas em situação de urgência”, revelou o vereador da Habitação, à margem do encontro sobre Projecto Mediador Municipal, que apoia famílias de etnia cigana.
  • Famílias ciganas realojadas valorizam mais o papel da escola

    O aumento da frequência escolar das crianças, a redução dos casamentos precoces e a disponibilidade para exercer outras profissões que não a tradicional venda ambulante são alguns dos ganhos obtidos com a atribuição de habitação dispersa pela malha urbana de Coimbra a famílias de etnia cigana.
  • Centro de Alojamento Temporário “Farol” já ajudou centenas de sem-abrigo e toxicodepen

    O “Farol”, Centro de Alojamento Temporário da Cáritas Diocesana de Coimbra, comemorou no passado dia 24 de Maio, sete anos de existência com uma missa na igreja de Santo António dos Olivais na parte da manhã e diversos momentos recreativos e culturais na parte da tarde, na sua sede.
  • Movimento de utentes contra o encerramento das urgências dos Covões

    O Movimento de Utentes dos Serviços Públicos avisa que o encerramento das urgências nocturnas no Hospital dos Covões, em Coimbra, vai reduzir a qualidade na prestação de cuidados de Saúde.
  • Carlos Santos nomeado director de nova unidade de Cirurgia do Ambulatório

    Hospital Covoes 3Carlos Magalhães Santos foi nomeado director da nova Unidade de Cirurgia do Ambulatório do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), que entrará em funcionamento no dia 11 de Junho, no pólo dos Covões.
  • José Reis diz que adoptar mais austeridade “só agrava mais a situação”

    O director da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), José Reis, afirmou que adoptar mais medidas de austeridade para cumprir as metas orçamentais, como defende a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), só vai agravar a recessão. “A minha convicção é que a austeridade costuma ser a causa da recessão e não a sua cura”, disse à agência Lusa o professor catedrático da FEUC e investigador do Centro de Estudos Sociais.
  • Brigada de Intervenção celebra “Dia da Unidade” a 1 de Junho

    Com o comando em Coimbra, a Brigada de Intervenção (BrigInt) comemora, a 1 de Junho, o “Dia da Unidade”, com a cerimónia militar a ser presidida pelo general Pina Monteiro, Chefe do Estado Maior do Exército.
  • Câmara ausculta operadores e clientes para melhorar Mercado D. Pedro V

    A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) está a elaborar um inquérito, dirigido a operadores e utilizadores do Mercado D. Pedro V, mas também à população em geral, para perceber quais são as expectativas e as necessidades daquele espaço comercial de Coimbra. A CMC pretende revitalizar aquele espaço de forma a ir ao encontro das necessidades dos consumidores.
  • Câmara de Coimbra nomeia Clara Almeida Santos para Conselheira Local para a Igualdade

    Clara Almeida Santos, professora auxiliar da Faculdade de Letras e vice-reitora da Universidade de Coimbra, foi nomeada Conselheira Local para a Igualdade. A proposta feita pela vereadora Maria João Castelo Branco foi ratificada pelo presidente João Paulo Barbosa de Melo. No despacho pode ler-se que “considerando o perfil e percurso pessoal, profissional académico” de clara Almeida Santos, a autarquia de Coimbra entendeu que “se adequa ao cargo e função, pelo seu conhecimento e experiência da realidade local nas matérias de igualdade e combate à discriminação”, destacando “a sua dissertação de Mestrado em Comunicação e Jornalismo, que versou sobre “Imagens de Mulheres Imigrantes na Imprensa portuguesa”.
  • HUC vão testar certificados informatizados de óbito

    A partir de Setembro vão ser testados, nos Hospitais da Universidade de Coimbra, os certificados de óbito informatizados, que deverão depois ser alargados a todo o território nacional, anunciou o director nacional do plano de saúde mental.
  • José Cunha-Vaz foi distinguido pela Sociedade Italiana de Oftalmologia

    José Cunha-Vaz, professor catedrático emérito de Oftalmologia da Universidade de Coimbra e presidente do Conselho de Administração da AIBILI – Associação para a Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem, recebeu no passado dia 24 de Maio a medalha Gian Battista Bietti da Sociedade Italiana de Oftalmologia. Considerada a mais elevada distinção desta sociedade, foi a primeira vez que esta medalha foi atribuída a um europeu, depois de Roberto Sampaolesi (Argentina), Jackson Coleman, Walker Stark, Stanley Chang, Lawrence Yannuzzi e Donald D´Amico, todos dos Estados Unidos.
  • Reclusos do Estabelecimento Prisional de Coimbra vão colaborar com a Câmara

    Dez reclusos do Estabelecimento Prisional de Coimbra (EPC) começaram esta semana a darem o seu contributo diário em diferentes áreas do município, como jardins públicos, cemitério da Conchada, Canil Municipal e ainda em pequenas obras do Departamento do Ambiente e Qualidade de Vida. Esta oportunidade foi firmada num protocolo assinado entre a Câmara e a Direcção-Geral dos Serviços Prisionais, que visa promover a integração na sociedade de cidadãos que se encontram a cumprir pena nos estabelecimentos prisionais.
  • Alunos do Colégio dos Órfãos aprenderam a cozinhar

    Os jovens do Colégio de S. Caetano, Lar de Infância e Juventude da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra passaram as últimas semanas a aprender a cozinhar, com a ajuda de alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra. No final de oito sessões do projecto “Cozinha para a Vida”, os utentes daquela instituição apreenderam competências básicas, “com vista à sua autonomia e independência alimentar no dia-a-dia, de forma saudável e com custos baixos”, adianta Rosaria Pinto, directora técnica do colégio, numa nota de imprensa.
  • Faleceu Armindo Rebelo, antigo director da Urgência dos HUC

    Armindo Rebelo, director do Serviço de Urgência dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), entre 2004 e 2007, faleceu no passado dia 23 de Maio, aos 64 anos, vítima de doença prolongada.O médico-chefe do Serviço de Medicina Intensiva dos HUC já estava aposentado. Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Armindo Rebelo faleceu em Gouveia, onde residia. O seu funeral realizou no dia 24 de Maio na igreja de Nossa Senhora de Lourdes, com missa de corpo presente, de onde seguiu para o jazigo no cemitério da Conchada.
  • Domingo da Santíssima Trindade (03 de Junho de 2012)

    A Palavra de Deus
  • As (minhas) notas da semana (24.05.12)

    1. Coimbra viveu uma tarde uma noite de domingo de euforia desportiva.
  • CONCÍLIO VATICANO II – 40 ANOS DEPOIS (3)

    Manuel Augusto Rodrigues
     
    À luz do livro de Roberto de Mattei referido anteriormente, lembramos ainda a encíclica “Pascendi” e o decreto “Lamentabili” (1907), nos quais Pio X condenou a distinção entre a exegese teológica e a exegese científico-crítica.
  • A nobre e sublime missão de comunicar

    Aldo Aveiro
     
    Num mundo globalizado e em constante mutação, grande parte dos problemas que existem no seio das famílias, na comunidade, no grupo de amigos, no local de trabalho, (…), resulta, na maioria dos casos, de dificuldades de comunicação. Com a implícita voracidade do tempo, temos “demasiada” pressa quando estamos - comunicamos - com as outras pessoas. Parece-nos que comunicar com os outros é desperdiçar tempo. Assim, nem ensinamos nem aprendemos a conhecê-los verdadeiramente.
  • Festas da família. E depois?

    Jorge Cotovio
     
    O Dia Internacional da Família e a Semana da Vida estão a ser pretexto para, em muitas dioceses, se realizarem festas dedicadas à família. Coimbra não foge à regra. Melhor, desde há dezoito anos consecutivos, foi construindo e espalhando a regra.
  • O contributo de cada um de nós

     

    A vida acontece entre a palavra e o silêncio que conjugam os nossos dias, entre a luz e a escuridão que acontecem nos nossos horizontes. Vivemos numa galáxia, num pequeno planeta do enorme sistema solar. Somos um povo lutador, habituado aos ‘sacrifícios’, somos de um país pequeno que sempre procurou outros ‘mundos’…
  • O Éden dos Franciscanos na Avenida Dias da Silva

    Mário Nunes
     
    Periodicamente, assistimos à missa dominical na igreja dos Franciscanos na Avenida Dias da Silva, um ponto da escala religiosa que efectuamos no trajecto de alternância para participarmos no ofício divino nos diversos templos de Coimbra, embora mais amiúde, na igreja de São José.
  • Papa pede respeito pelo descanso dominical

    Bento XVI apelou no passado dia 16 de Maio no Vaticano ao respeito pelo Domingo como “dia de descanso”, pedindo atenção às necessidades das famílias na sua relação com o mundo do trabalho. O Papa falava perante milhares de peregrinos reunidos na Praça de São Pedro, para a audiência pública desta semana, evocando a celebração, do Dia Internacional das Famílias (15 de Maio), promovida pela ONU e dedicada este ano ao “equilíbrio entre duas questões estreitamente ligadas: a família e o trabalho”. “Este último não deveria colocar obstáculos à família, mas, pelo contrário, sustentá-la e uni-la, ajudá-la à abrir-se à vida e a entrar em relação com a sociedade e com a Igreja”, disse. Bento XVI pediu, neste contexto, que “o Domingo, dia do Senhor e Páscoa da semana, seja dia de descanso e ocasião para reforçar os laços familiares”.
  • Bento XVI desafia bispos a potenciarem “o património rico, de fé e cultura” dos emigrantes

    Bento XVI desafiou no passado dia 18 de Maio, no Vaticano, a Igreja Católica dos Estados Unidos da América a aproveitar e potenciar a riqueza dos emigrantes católicos que todos os anos chegam àquele território. Em discurso ao último grupo de bispos norte-americanos enviados a Roma por ocasião da tradicional visita apostólica ad limina, o Papa realçou a necessidade de “abraçar, cultivar e incorporar o património rico, de fé e cultura”, que os “inúmeros grupos de emigrantes” transportam para os EUA.
  • Papa assinala Dia Mundial das Comunicações Sociais

    Bento XVI assinalou no passado Domingo, no Vaticano, a celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais, pedindo “respeito recíproco” no universo dos media. “Convido todos a rezar para que a comunicação, em todas as suas formas, sirva sempre para instaurar com o próximo um diálogo autêntico, fundado no respeito recíproco, na escuta e na partilha”, disse o Papa, perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro para a recitação do Regina Caeli. A data é este ano dedicada ao tema Silêncio e Palavra: caminho de evangelização.
  • Novo arcebispo de Malanje (Angola)

    Bento XVI nomeou, no passado dia 19 de Maio, D. Benedito Roberto, arcebispo de Malanje (Angola) e o padre Zeferino Zeca Martins, Bispo auxiliar de Luanda. D. Benedito Roberto que era bispo de Sumbe sucede a D. Luis Maria Pérez de Onraita Aguirre, de 79 anos, que era titular da diocese de Malanje desde 1998 e cuja resignação por motivos de idade só agora foi aceite pelo Papa, anuncia o site da Rádio Vaticano O novo arcebispo de Malanje tem 65 anos, natural de Sumbe, da congregação dos Missionários do Espírito Santo, foi ordenado padre em 1981 e sagrado bispo em 1996. Bento XVI nomeou também bispo auxiliar de Luanda, o padre Zeferino Zeca Martins, dos Missionários do Verbo Divino, de 46 anos, ordenado padre em 1995. Era o Superior Provincial da sua congregação em Angola e professor de Direito na Universidade Católica de Luanda.
  • Há menos missionários portugueses no mundo

    Em contrapartida o número de leigos a partir em missão tem aumentado e já se aproximam das três centenas
  • D. Manuel Clemente pede a toda a sociedade empenho na saída da crise

    O prelado lembrou o papel pedagógico que deve ser assumido pelos partidos e a participação decisiva da sociedade na resolução dos problemas do país.
  • Santuário de Fátima promove simpósio para “recentrar” cristãos na humanidade e na fé

    O simpósio “Quereis oferecer-vos a Deus?” que o Santuário de Fátima marcou para Junho, para preparar o Centenário das Aparições, vai dar aos cristãos a hipótese de se reencontrarem humana e espiritualmente, diz o padre José Frazão Correia.
  • “O frigorífico começa a ficar vazio”, alerta arcebispo de Braga a propósito do desemprego

    O arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, alertou no passado Domingo para as consequências económicas e sociais do desemprego, fenómeno que “não para de aumentar” e que “assombra” as famílias portuguesas.
  • Testemunho de uma jovem na experiência das Oficinas de Oração

    Foi com especial alegria, dentro do espírito da alegria cristã da Ascenção de Cristo Ressuscitado, que na Paróquia de Eiras, em Coimbra, conclui-se o encerramento de uma Oficina de Oração e Vida, no meio da sua comunidade paroquial, com testemunhos vivos de dois Oficinistas.
  • D. Virgílio Antunes recorda a mensagem do Papa a propósito do Dia Mundial das Comunicações Sociais

    No dia em que a Igreja assinalou o Dia Mundial das Comunicações Sociais, D. Virgílio Antunes recordou a mensagem de Bento XVI para a ocasião, sobre a importância da palavra e do silêncio na transmissão da fé cristã.
  • Bispo de Coimbra apela à reevangelização das famílias

    Festa das Familias 3Perante cerca de centenas de famílias, D. Virgílio Antunes referiu-se à Família como “um pequeno santuário do amor humano, expressão do amor divino e lugar da oferta do sacrifício quotidiano da vida”. Aos microfones da Rádio Renascença, fez, ainda, um forte apelo à reevangelização das Famílias e à revitalização de todos os meios da pastoral familiar existentes na diocese…
  • Igreja quer incentivos à integração dos jovens no mercado laboral

    - “Preocupa-me ver países a investir nas classes jovens e o nosso país sem nenhuma capacidade de investimento e de retenção ou de futuro para os jovens universitários”, afirma o padre Nuno Santos.
  • Desempregados inscritos nos centros de emprego aumentaram mais de 20 por cento

    O número de desempregados inscritos nos centros de emprego em Abril aumentou 21% em relação ao mesmo mês do ano passado. São agora quase 656 mil. No entanto, regista-se um ligeiro decréscimo – 0,8% - em relação a Março deste ano. No último ano, o aumento do desemprego apanhou trabalhadores de ambos os sexos, mas sobretudo os homens, mais 26,5%. Em termos etários, os mais sacrificados são os jovens, 28,7% do total, e sobretudo quem tem o ensino superior: quase 38% dos desempregados inscritos têm este nível académico, outros 34, o ensino secundário.
  • Crise leva famílias a dividir casas arrendadas

    Há famílias portuguesas a partilhar casas arrendadas em Lisboa e no Porto que não o admitem por vergonha. O alerta é do presidente da Associação dos Profissionais de Empresas de Mediação Imobiliárias (APEMIP). A situação é justificada pela procura estar a aumentar e a oferta se manter no mercado de arrendamento, fazendo com que os preços não baixem. Outro fenómeno com cerca de um ano são jovens a casar e a continuar em casa dos pais perante a falta de dinheiro para se mudarem.
  • Mais de 190 pessoas morreram nas estradas desde Janeiro

    Desde o início do ano, 193 pessoas morreram nas estradas portuguesas, menos 50 do que em igual período de 2011, em que se registaram 244 vítimas, informou a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR). Entre 1 de Janeiro e 15 de Maio de 2012, o período analisado, foram contabilizados 678 feridos graves, contra 813 no ano passado.

  • Acumular subsídio com salário pode abranger 50 mil desempregados

    O ministro da Solidariedade e Segurança Social admitiu no passado dia 18 de Maio que a possibilidade de acumular parte do subsídio do desemprego com oferta de trabalho que pague abaixo dessa prestação pode entrar em vigor a 1 de Junho. Mota Soares falava no final da reunião de concertação social, salientando que ainda vai recolher alguns contributos dos parceiros sociais a propósito deste tema. Já o secretário de Estado do Emprego, Pedro Martins, disse que a medida poderá abranger um universo potencial de cerca de 50 mil desempregados.
  • Conselho da Redacção do Público denuncia ameaças de Miguel Relvas

    O Conselho de Redacção do Público denunciou que o ministro dos Assuntos Parlamentares ameaçou com um “blackout” governamental sobre o jornal e a divulgação pública de dados pessoais de uma jornalista, por causa de uma notícia, que não foi publicada. A denúncia, divulgada em comunicado, surgiu depois de a jornalista visada, Maria José Oliveira, ter pedido ao Conselho de Redacção que “analisasse uma série de episódios ocorridos no dia 16 de Maio”, em que o ministro “queixou-se ao jornal de estar a ser perseguido, ameaçando a jornalista e o Público se fosse publicada uma determinada notícia”. A notícia, que pretendia evidenciar “as incongruências” das declarações de Miguel Relvas, no dia 15 de Maio, no Parlamento, sobre o caso das Secretas, não foi publicada, justificando a direcção do diário, numa nota, que “não havia matéria publicável”, tendo a decisão sido tomada antes de conhecer as ameaças do ministro.
  • Duarte Lima foi para casa com pulseira electrónica

    O ex-deputado do PSD Duarte de Lima saiu no passadod ia 18 de Maio do estabelecimento prisional anexo à Polícia Judiciária, onde estava em prisão preventiva, e foi transportado para casa, onde ficou em prisão domiciliária, com pulseira electrónica.
  • Desmantelada a maior rede de evasão fiscal e de lavagem de dinheiro em Portugal

    O Ministério Público desmantelou a maior rede de evasão fiscal e de lavagem de dinheiro detectada em Portugal. A notícia vem na última edição do semanário “Sol”, que fala numa fraude que pode atingir mil milhões de euros. Três sócios de uma empresa suíça foram detidos, assim como um intermediário português. Oficialmente esta rede geria fortunas, mas - segundo escreve o semanário - agenciava clientes para bancos da Suíça e actuava como testa de ferro, criando empresas “offshore”, onde era colocado o capital, em manobras de fuga ao fisco e branqueamento de dinheiro. Da lista de clientes constavam empresários, advogados e alguns políticos portugueses, como Duarte Lima. Terá sido através desta rede que o ex-deputado fez circular os dez milhões de burla ao BPN. É aliás pela suspeita deste crime que está detido. O jornal indica também que um dos chefes desta rede terá transferido os cinco milhões da conta de Rosalina Ribeiro para a conta de Duarte Lima. A operação que levou ao desmantelamento desta rede foi conduzida pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal e levada a cabo pela Inspecção Tributária de Braga e do Porto.
  • Penacova poderá manter tribunal em funcionamento

    Penacova poderá vir a manter o tribunal em funcionamento, contrariando, assim, a proposta inicial de alteração do mapa judiciário apresentado pelo Governo, que incluía o município nos seis do distrito de Coimbra que deixariam de ser comarca.
  • Nova ponte pedonal da Praia Fluvial de Palheiros/Zorro inaugurada a 30 de Junho

    A nova ponte pedonal da Praia Fluvial da Praia Fluvial Palheiros/Zorro ainda não começou a ser construída, mas já tem data de inauguração prevista: 30 de Junho, dia em que será hasteada a Bandeira Azul com que a praia foi galardoada, pela primeira vez, no passado dia 4 de Maio.
  • Pombal: misericórdia “troca” Cuidados Continuados por lar de idosos

    Devido à falta de apoio do Governo, a Misericórdia de Pombal desistiu da construção da Unidade de Cuidados Continuados e vai avançar com um novo lar de idosos.
  • Mosteiro de Santa Clara-a-Nova ameaça ruir

    Convento Santa Clara_ClaustrosO presidente da Confraria da Rainha Santa Isabel (CRSI), António Ribeiro Rebelo, manifesta-se “muito preocupado com o estado calamitoso” do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, em Coimbra, cuja cobertura de duas alas dos claustros superiores ameaça ruir.
  • Feira do Livro e do Artesanato promete ser um sucesso

    Maria Azevedo 2É inaugurada na próxima sexta-feira, dia 25 de Maio, pelas 18 horas, no Parque Verde do Mondego a Feira do Livro de Coimbra. Paralelamente inicia-se ao lado, no Parque Manuel Braga, a Feira do Artesanato. Um “casamento que se prevê frutífero com bom tempo e bom público” destaca Joaquim Correia, Chefe de Divisão do Departamento de Cultura da Câmara Municipal de Coimbra.
  • Académica vence a Taça e traz euforia a Coimbra

    AcademicaA Académica, setenta e três anos depois da Histórica façanha de vencer a primeira edição da Taça de Portugal (Junho de 1939), voltou a ganhar o cobiçado troféu, no passado domingo, no Jamor, ao derrotar o Sporting por um golo sem resposta.
  • Orquestra Clássica do Centro em concerto no Convento de Sant'Ana

    Com direcção do maestro David Lloyd, a Orquestra Clássica do Centro apresenta-se para um concerto no Convento de Sant'Ana, a 30 de Maio, pelas 21h30.
  • Coimbra recebe primeiro centro do país para traumatizados graves

    Os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) contam, desde o início desta semana, com um centro de trauma de nível 1. É a primeira unidade deste género em todo o país. A estrutura, especialmente vocacionada para o tratamento de doentes traumatizados graves, vai servir toda a zona Centro do país.
  • Investigadores abrem caminho à diminuição de doenças cardíacas

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra identificou uma proteína que pode estar na origem de várias doenças cardíacas.
  • IPO e Liga Contra o Cancro distinguem voluntários

    Em qualquer hospital, o voluntariado cumpre uma missão fundamental de acolhimento ao doente. Numa unidade especialmente vocacionada para as doenças oncológicas, esta missão é exponenciada.
  • Primeiro transplante hepático realizado no Pediátrico

    Emanuel Furtado2A equipa da Unidade de Transplantação Hepática Pediátrica e de Adultos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), coordenada por Emanuel Furtado, realizou no passado dia 19 de Maio o primeiro transplante de fígado a uma criança no bloco operatório do Hospital Pediátrico.
  • Tribunal da Relação condena médicos de Coimbra por corrupção

    Uma pena de três anos de prisão, suspensa por igual período. Foi esta a pena aplicada pelo Tribunal da Relação de Coimbra a dois médicos (um terceiro clínico que também foi julgado faleceu no ano passado) que tinha sido absolvido, em primeira instância, pela prática de crimes de corrupção. Inconformado com a total absolvição, o Ministério Público apresentou recurso que foi deferido na passada semana pelos juízes conselheiros.
  • Aluno da Escola de Hotelaria é campeão nacional na área da pastelaria

    Diogo André, aluno do Curso de Gestão e Produção de Cozinha da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra conquistou uma medalha de ouro no Campeonato Nacional das Profissões (Skills Portugal 2012), na área profissional de pastelaria.
  • Universidade timorense assina com Coimbra acordo para desenvolver o tétum

    A Universidade de Coimbra e a Universidade Nacional de Timor-Leste assinaram no passado dia 18 de Maio um acordo de cooperação para desenvolvimento do tétum, que é também língua oficial daquele país. Segundo o acordo, as suas universidades vão colaborar no sector da linguística, para dar assessoria ao desenvolvimento do dialeto tétum, nomeadamente ao nível da ortografia.
  • Pioneira do jurássico em Portugal doa espólio à Universidade de Coimbra

    A professora universitária francesa Christiane Ruget-Perrot, pioneira nos estudos geológicos do jurássico em Portugal, decidiu doar o seu espólio de vários milhares de exemplares à Universidade de Coimbra (UC). O espólio da docente, agora jubilada, contém milhares de livros e peças, que vão ser inventariados e incluídos na biblioteca do Departamento de Ciência das Terra. A colecção ficará depois disponível a todos os alunos e investigadores que queiram saber mais sobre micropaleontologia.
  • Marcos Barbosa eleito presidente da Sociedade de Neurocirurgia

    Marcos Barbosa, director do Serviço de Neurocirurgia dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) e professor da Faculdade de Medicina, foi eleito presidente da Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia no biénio 2013-2014, informou o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
  • Luís Amado vai falar dos desafios da internacionalização para as empresas portuguesas

    O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros e actual presidente do Conselho de Administração do Banif, Luís Amado, estará amanhã, dia 25 de Maio em Coimbra para ser o terceiro orador convidado do ciclo de conferências “Há luz ao Fundo do Túnel”, uma iniciativa promovida pelo Clube MBA da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. “Desafios da Internacionalização e das Empresas Portuguesas” é o tema da conferência marcada para as 21,30 horas, na Quinta das Lágrimas.
  • Paulo Rangel diz que saída da Grécia do euro teria “consequências devastadoras”

    O eurodeputado Paulo Rangel sustentou no passado sábado, em Coimbra, que a saída da Grécia da Zona Euro teria consequências devastadoras para a economia de vários estados europeus, da União Europeia (UE). A saída da Grécia da moeda única europeia “será sempre uma solução má” e terá ainda consequências negativas para o clima de confiança entre os estados membros da UE. O deputado europeu social-democrata falava aos jornalistas antes de intervir na primeira sessão “6.ª Universidade Europa”, que decorreu ao longo de todo o fim-de-semana em Coimbra. Paulo Rangel não assegura que a saída da Grécia da moeda única levaria à desagregação da Zona Euro, “mas levará, com certeza, a Zona Euro a passar por dificuldades como até agora ainda não passou, apesar de já serem muitas”.
  • Artur Corte-Real deixa Mosteiro de Santa Clara-a-Velha

    Artur Corte-Real vai deixar de coordenar o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e passará a director de serviço da Direcção Regional da Cultura do Centro, responsável pela área dos museus. “É a pessoa mais indicada para trabalhar com outros museus e p^-los a dar algum dinheiro”, justifica Celeste Amaro, anunciando que a nomeação de Corte-Real surge no âmbito da nova lei orgânica das direcções regionais da Cultura, que deverá ser publicada ainda esta semana.
  • Ordem dos Enfermeiros preocupada com Urgências

    O encerramento nocturno do serviço de urgência do Hospital Geral do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) está a preocupar a Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros que “prevê a ocorrência de no serviço de urgência dos Hospitais da Universidade nos períodos de maior procura”. Segundo uma nota de Imprensa da Secção Regional da Ordem, “não está em causa a necessidade de rentabilizar os recursos existentes, mas sim a excelência de estruturas que respondam às necessidades da população em matéria de cuidados de urgência/emergência. Num serviço de urgência nunca é possível prever a afluência futura, por isso devem estar devidamente acautelados para responder aos picos de procura”.
  • Bastonário da Ordem dos Médicos receia rupturas nas urgências dos HUC

    O bastonário da Ordem dos Médicos criticou o encerramento nocturno da urgência do Hospital dos Covões, antecipando a ocorrência de rupturas nos Hospitais da Universidade (HUC) nos períodos de maior procura deste serviço. Recorde-se que a urgência do Hospital Geral (Covões) do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) vai fechar, a partir do dia 28 de Maio, no período entre as 20 d as 9 horas, com os respectivos utentes a serem encaminhados para o serviço de urgência dos Hospitais da Universidade de Coimbra.
  • Carlos Robalo Cordeiro é o director clínico do novo hospital privado

    Carlos Robalo Cordeiro, professor da Faculdade de Medicina, é o director clínico da IdealMed, novo hospital privado, situado em Coselhas, junto à circular externa e que entrou em funcionamento no passado dia 17 de Maio. O director clínico vai dirigir nos primeiros dias cerca de 300 colaboradores, mas que rapidamente deverá chegar ao meio milhar de postos de trabalho quando entrar em velocidade de cruzeiro. O novo hospital possui cinco blocos operatórios, 43 especialidades médicas, 52 camas de internamento, 148 médicos…
  • Bispo de Coimbra: “Estou de alma e coração neste projecto”

    Grande_Encontro_Conf.ImprensaNum encontro com jornalistas no Seminário Maior de Coimbra, D. Virgílio Antunes afirmou que está “de alma e coração neste projecto”.
  • Terceiro Grande Encontro dos Jovens da Diocese de Coimbra

    Jovens de toda a diocese celebram a vida em Cristo
     
    Nos próximos dias 2 e 3 de Junho, a Diocese de Coimbra estará em festa. Depois de Cernache 2004 e Luso 2008, a cidade de Coimbra acolhe, em 2012, o 3º Grande Encontro dos Jovens, que marca, também, as celebrações do Dia da Igreja Diocesana.
  • Festa Diocesana das Famílias em Soure sobre a sombra do desemprego

    Jose Cunha Ferreira (2)“Chegou a hora de arregaçarmos as mangas” – afirmou o padre José da Cunha Ferreira.

     
    Soure acolhe, no próximo Domingo, a 18.ª Festa das Famílias da Diocese de Coimbra. Como é hábito, este evento procura congregar à volta do nosso Pastor, famílias de toda a diocese, precisamente no dia em que termina a Semana da Vida. Em entrevista à Amicor Online o pároco de Soure, Pe, José da Cunha Ferreira mostrou-se apreensivo com o aumento do desemprego que já atinge muitas famílias da diocese…
  • Nova unidade hospitalar abriu ontem em Coselhas

    A Ideal Med – Unidade Hospitalar de Coimbra foi inaugurada ontem, dia 16 de Maio. Considerada pelos promotores como “a maior unidade de saúde privada da região Centro”, aquela unidade, instalada em Coselhas, junto à Circular Externa, começa hoje a sua actividade com 43 valências clínicas a funcionar de forma integrada.
  • DOMINGO DE PENTECOSTES (27 de Maio de 2012)

    Entrada
       – O Amor de Deus foi derramado......... C.E.C.I. 159
       – O Espírito do Senhor.. C.E.C.I. 166 – C.E.C.I. 164
       – O Espírito do Senhor........................... C.E.C.I. 168
  • ASCENSÃO DO SENHOR (20 de Maio de 2012)

    Entrada
       – Homens da Galileia (festivo)....................CEC I 153-154
       – Aclamai Jesus Cristo............................... NCT 178
       – Exulta de alegria......................................NCT 225
  • O zimbro

    Esta planta é da família dos cedros. Suas folhas, (como as do pinheiro), são pontiagudas, suas flores, verde-amareladas, e os frutos, de sabor entre o adocicado e o amargo, são redondos e escuros em formato de bagas carnosas que nascem verdes, e quando amadurecem (após três anos), tornam-se pretas, as quais possuem em seu interior três sementes extremamente aromáticas e de sabor marcante.
  • Religião e tensão arterial

    Um estudo de larga escala conduzido no condado de Nord-Trøndelag, na Noruega, e liderado por estudiosos da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU), descobriu uma relação clara entre o tempo gasto na igreja e a queda da tensão arterial em homens e mulheres. Noutras palavras, aqueles que eram religiosamente activos eram mais saudáveis dos que os não religiosos.
  • Primavera contra cristãos

    A “Primavera Árabe” é sobretudo um movimento político e religioso para instaurar o poder do Islão nos países com maioria muçulmana mas até aqui abertos a outras religiões.
  • Uma forma diferente de comemorar os anos

    rainha de InglaterraIsabel II, rainha de Inglaterra, nasceu a 21 de abril de 1926, mas o seu aniversário será celebrado oficialmente em junho, quando o clima é mais ameno. Este ano a celebração será a 16 de junho com o tradicional desfile militar.
  • À sombra do castanheiro (20 de Maio de 2012)

    – Hoje vens sozinho, Carlos!
  • Encontro Mundial das Famílias

    De 30 de Maio a 3 de Junho de 2012, terá lugar em Milão, norte da Itália, o VII Encontro Mundial das Famílias.
  • Cuidar dos filhos

    pai_filhoAlguns meios de comunicação trouxeram-nos a notícia. Uma filha entrou com uma acção na justiça contra o pai e agora irá receber uma indemnização de 200.000 reais (79.590 euros) por abandono afectivo.
  • Assembleia Diocesana do Clero

    Vai realizar-se no dia 15 de Junho, das 10 às 16,30 horas, ainda em local a designar, a Assembleia Diocesana do Clero.
  • Dia da Igreja Diocesana comemorada com grande Encontro de Jovens

     

    Grande Encontro2Nos dias 2 e 3 de Junho celebra-se o Dia da Igreja Diocesana, este ano dedicado aos jovens e organizado pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ). Para dar a conhecer todo o programa que está a ser preparado, o Bispo de Coimbra e o SDPJ re alizam,no próximo, dia 18 de Maio, pelas 18 horas, no Seminário Maior, uma conferência de imprensa.
  • Coimbra assinala Dia Mundial das Comunicações Sociais

    O Secretariado Diocesano das Comunicações Sociais vai levar a efeito no próximo dia 24 de Maio, pelas 15 horas, no Seminário Maior de Coimbra, uma jornada para assinalar o Dia Mundial das Comunicações Sociais.
  • Festa da Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital Norte

    Vai ter lugar, no próximo dia 10 de Junho, pelas 14,30 horas, no quartel dos Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira, a Festa da Unidade de Oliveira Norte.
  • 17 a 27 de Agosto

    TaizeJovens de Coimbra a Caminho de Taizé
     
    Taizé, a comunidade ecuménica da Borgonha (França) surge mais uma vez no horizonte dos jovens de Coimbra este verão. Após um interregno de 4 anos a união de esforços e parcerias lança uma proposta de peregrinação em Agosto.
  • Acção de sensibilização para futuros voluntários da Casa Cor-de-Rosa

    Realiza-se no próximo dia 31 de Maio, das 9 às 16,30 horas, no Centro Sócio-Cultural de Nossa Senhora de Lurdes, na Rua António José de Almeida, em Coimbra, uma acção de sensibilização para futuros voluntários.
  • NEM SÓ DE PÃO… (27 de Maio de 2012)

    O Espírito que dá vida
     
    Com a celebração do Pentecostes encerra-se o Tempo Pascal. Pentecostes significa 50 dias após a Páscoa.
  • DOMINGO DE PENTECOSTES (27 de Maio de 2012)

     A Palavra de Deus

  • Amimar um renovado espírito de missão e de evangelização

    Aldo Aveiro
     
    Num mundo conturbado, uma das piores lutas a vencer é aquela que travamos, dia a dia, contra a hipocrisia e a mediocridade de certos cidadãos que, ao contrário do que imaginam, não passam de meros mortais, incapazes de imprimir a marca “da verdade e do amor” nas diferentes comunidades.
  • Fé e Compromisso - DE VIZINHOS A IRMÃOS

    José Dias da Silva
     
    É muito actual o tema da Mensagem de Bento XVI para o Dia mundial das comunicações sociais: “silêncio e palavra”. Hoje a palavra não dá espaço ao silêncio, o que condiciona o nosso estilo de vida.
  • Comunicado do Secretariado da Pastoral Familiar da Diocese de Coimbra a propósito do Dia Internacional da Família

    «O equilíbrio entre o trabalho e a família»
     
    Criado em 1994 por proposta da Organização das Nações Unidas (ONU), o «Dia Internacional da Família» é uma forma de reconhecer o papel da família no seio da sociedade e de promover a adoção de medidas, quer a nível nacional quer internacional, com o propósito de melhorar a situação da instituição familiar.
  • Festa das Famílias: Mensagem do Pároco de Soure‏

    É com muita alegria que tenho o prazer de convidar todas as famílias cristãs da Diocese de Coimbra a participarem na Festa das Famílias 2011/2012, que este ano se realizará no Arciprestado de Soure, mais concretamente na vila de Soure, no dia 20 de Maio deste presente ano.
  • Fundador do Escutismo Católico a caminho da beatificação

    Jacques SevinBento XVI aprovou no passado dia 10 de Maio a publicação do decreto que reconhece as “virtudes heroicas” do padre francês Jacques Sévin, responsável pela integração do movimento escutista no meio católico.
  • «Átrio dos Gentios» chega a Portugal

    O neurocientista português António Damásio e o cardeal italiano D. Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício para a Cultura (CPC), vão reunir-se em Guimarães para um encontro de diálogo entre crentes e não crentes na Arquidiocese de Braga. A iniciativa integra o projeto 'Átrio dos Gentios', promovido pelo CPC, e vai decorrer entre 16 e 17 de Novembro, com início em Guimarães e final em Braga, cidades que em 2012 são as capitais europeias da Cultura e da Juventude.
  • Vaticano condena atentados na Síria

    O Vaticano condenou no passado dia 11 de Maio os atentados que provocaram 55 mortes e 372 feridos em Damasco, capital da Síria, pedindo um “compromisso conjunto e decidido da comunidade internacional” para acabar com a violência. “Perante os trágicos atentados que ensanguentaram as ruas de Damasco, não é possível deixar de exprimir uma firme condenação e a comovida proximidade do Santo Padre e da comunidade católica às famílias das vítimas”, declara o padre Federico Lombardi, director da sala de imprensa da Santa Sé.
  • Bento XVI pede aos jovens coragem para arriscar

    O Papa Bento XVI deixou um apelo aos jovens para que tenham coragem de arriscar e que encontrem motivações sólidas para servir os outros. Bento XVI falava à população da cidade italiana de Santo Sepulcro, na Toscânia, onde esteve no passado Domingo de visita. “Dirijo aos jovens o convite para pensarem grande: tenham a coragem de arriscar, estejam prontos a dar um novo sabor a toda a sociedade civil, com o sal da honestidade e do altruísmo desinteressado. É necessário reencontrar motivações sólidas para servir o bem dos cidadãos”.
  • Papa abre caminho a beatificação de sacerdote brasileiro filho de escrava

    Bento XVI aprovou no dia 10 de Maio a publicação do decreto que reconhece as “virtudes heroicas” do Padre brasileiro Francisco de Paula Victor (1827-1905), filho de uma escrava, conhecido pela sua acção junto dos mais desfavorecidos. Esta é uma etapa do processo que leva à proclamação de um fiel católico como beato, e permite que, após o reconhecimento de um milagre atribuído à intercessão do sacerdote, tenha lugar a sua beatificação, penúltima etapa para a declaração da santidade.
  • Bento XVI pede aos padres para terem “austeridade de vida”

    O Papa pediu no passado dia 10 de Maio “austeridade de vida” aos padres que frequentam o Pontifício Colégio Espanhol São José, em Roma, e sublinhou que a formação dos sacerdotes “é sempre uma das maiores prioridades de Igreja”. Bento XVI recebeu em audiência no Vaticano os alunos da instituição que este ano celebra os 50 anos, no dia em que a liturgia católica assinala a memória de São João de Ávila (1500-1569), padroeiro do clero secular (diocesano) espanhol, revelou a Sala de Imprensa da Santa Sé.
  • Cardeal Dolan: “Apoio de Obama ao casamento homossexual é profundamente triste”

    O presidente da Conferência Episcopal dos Estados Unidos, Cardeal Dolan, lamenta a posição que alarga o fosso entre Obama e a Igreja Católica…
  • Morreu o Padre Pierre Babin

    Pierre_Babin2O fundador do Centro de Pesquisa e Comunicação da Educação, CREC e criador do “Via Simbólica”, Pierre Babin morreu no passado dia 9 de Maio. Ele será recordado como um homem de fé e de virtude comunicativa.
  • Adolescentes com dificuldades na integração cristã

    Um inquérito com 3600 respostas que permitem perceber, por exemplo, que nos países francófonos, há adolescentes com problemas de integração na escola por causa da sua fé
  • Semana da Vida quer mudar valores da sociedade

    criancasDe 13 a 20 de Maio, celebra-se a Semana da Vida, uma iniciativa que decorre do apelo lançado em 1991 pelo Papa João Paulo II na Encíclica “O Evangelho da Vida” e que pretende que todos possamos ter um compromisso sério com a vida no dia-a-dia.
  • D. Pio Alves apresenta a mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais

    D. Pio Alves lembrou a importância da mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, que se comemora a 20 de Maio.
  • Instituições de Solidariedade Social de Bragança têm de dispensar funcionários por causa da cris

    O Bispo da Diocese Bragança-Miranda admite que há, na sua diocese, instituições sociais ligadas à Igreja que vão dispensar pessoal.
  • Padre Carlos Godinho preside à Obra Nacional da Pastoral do Turismo

    Carlos Godinho 3A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) anunciou no passado dia 8 de Maio, em Fátima, a nomeação da direcção para a nova Obra Nacional da Pastoral do Turismo.
  • Perante milhares de fiéis no Santuário de Fátima

    Cardeal Ravasi 9Cardeal Ravasi pede que “sujem as mãos” na ajuda ao próximo
     
    Num momento de crise, o presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, cardeal Gianfranco Ravasi, apelou, na manhã do dia 13 de Maio, em Fátima, aos milhares de fiéis presentes que “sujem as mãos” na ajuda aos “miseráveis da terra”.
  • Bispos portugueses querem plano nacional para nova evangelização

    Os bispos portugueses decidiram criar uma nova estrutura que, no âmbito da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização, irá analisar os resultados do recente inquérito sobre identidades religiosas em Portugal e propor soluções à Igreja, antes da próxima Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), marcada para Novembro.
  • Santa Sé e Governo acordam fim de feriados

    A Santa Sé e o Governo português chegaram a um acordo para a eliminação dos feriados do Corpo de Deus e de Todos os Santos “durante os próximos cinco anos”, a partir 2013.
  • Penela quer interdição de pesca em ribeira para proteger trutas criadas em viveiro

    A Câmara de Penela quer que a Autoridade Florestal Nacional (AFN) interdite a pesca na Ribeira da Azenha, na freguesia do Espinhal, para proteger as cerca de 500 trutas lançadas nas águas há duas semanas.
  • Pampilhosa da Serra: falta de emprego afasta jovens licenciados

    A falta de emprego na Pampilhosa da Serra afasta do concelho os jovens que dali saem para o ensino superior e não regressam terminado o curso, disse o presidente da Câmara.
  • Pombeiro da Beira inaugura mostra de Arte Sacra na igreja matriz

    Pombeiro da Beira_igreja matrizA inauguração da Mostra Museológica da igreja matriz de Pombeiro da Beira e a assinatura do contrato de adjudicação da empreitada para a requalificação dos espaços exteriores do Santuário de Santa Quitéria foram os pontos altos da Feira de Maio da freguesia de Pombeiro da Beira que se assinalou no passado sábado.
  • Juntos pela Europa em Coimbra

    Juntos pela Europa1
    Coimbra foi um adas cinco cidades portuguesas que se associou, no passado sábado, à jornada “Juntos pela Europa”, de forma a alertar os políticos para a importância de preservar a identidade cristã do Velho Continente. Foram vários os movimentos da diocese que se juntaram no Parque Verde, em Coimbra para assinalar este momento.
  • Rota das Carmelitas a partir de Coimbra deve ficar pronta nos próximos meses

    Os peregrinos de Fátima vão dispor, dentro de alguns meses, de uma rota assinalada a partir do Convento das Carmelitas, em Coimbra, onde viveu a última vidente de Fátima, a Irmã Lúcia.
  • Universidade de Coimbra acolheu o I Congresso de Geociências da CPLP

    Portugal continua a ser um grande desafio à prospecção de petróleo
     
    Representantes de empresas petrolíferas do Brasil e dos EUA classificaram na passada segunda-feira Portugal como um dos grandes desafios para a prospecção de petróleo, ao ponto de se continuar a investir na pesquisa sem haver um único barril explorado.
  • Coimbra cria centro de trauma grave para toda a região

    Um centro de trauma de referência para toda a região Centro vai ser criado no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), a partir da próxima segunda-feira.
  • Urgências dos Covões vão fechar à noite a partir do final do mês

    Hospital_CovoesO serviço de urgência do Hospital dos Covões vai deixar de estar aberto aos utentes entre as 20 e as 9 horas, a partir do dia 28 de Maio.
  • Reabertura total do Museu Machado de Castro terá impacto internacional

    Museu Nacional Machado de Castro (81)A reabertura em pleno, em breve, do Museu Nacional Machado de Castro (MNMC), alvo de um profundo projecto de requalificação e ampliação, vai ter “um impacto muito grande” a nível nacional e internacional, prevê a sua directora.
  • ‘A Última Ceia’, de Hodart exposto ao público no Museu Machado de Castro

    Museu Machado de Castro_HodartA ‘A Última Ceia’, de Hodart, “obra incontornável na história da escultura portuguesa”, é um dos tesouros a exibir no renovado Museu Nacional Machado de Castro (MNMC), sendo apresentado também o restauro a que foi sujeita.
  • Professores reformados da Universidade criam “Loja dos Saberes”

    Um grupo de professores da Universidade de Coimbra (UC) decidiu criar a “Loja dos Saberes”, para transmitir conhecimentos e experiências a outras gerações, incluindo desempregados, que podem assim adquirir novas qualificações.
  • Exploratório: novo edifício estará concluído em Janeiro do próximo ano

    As obras da segunda fase do projecto do novo Exploratrório Infante D. Henrique – Centro Ciência Viva de Coimbra deverão estar, segundo Vítor Gil, presidente da Direcção, concluídas em “Janeiro do próximo ano”, estando a abertura ao público prevista para “início do próximo ano lectivo, em Setembro ou na segunda semana de Outubro”. “Os prazos de construção estão a ser cumpridos”, garantiu Vítor Gil, professor jubilado de Química da Universidade de Coimbra, que logo fez notar que o actual espaço de exposição é “assumidamente pequeno”. Contudo, “vai aumentar significativamente”, duplicando a área de exposição com a construção deste segundo edifício em curso no Parque Verde do Mondego.
  • Universidade cria centro de acolhimento para investigadores visitantes

    A Universidade de Coimbra (UC) anunciou a criação de um centro de acolhimento para os investigadores que todos os anos de deslocam dos seus países para colaborar nas 40 unidades de produção de ciência que possui. “Welcome Centre for Visiting Researchers” tem como missão prestar auxílio nas mais diversas questões práticas que surgem a um investigador quando muda de país, nomeadamente de alojamento, inscrição na segurança social, procura de escola para os filhos, ou nas formalidades legais (vistos, autorizações de residência), entre outras, explica a instituição.
  • Primavera Global juntou cerca de 70 activistas em Coimbra

    A manifestação da iniciativa “Primavera Global” juntou no passado sábado, cerca de 70 activistas do movimento “indignados”, que desfilaram durante cerca de uma hora entre a Praça da República e a Baixa da cidade. O protesto levou os manifestantes pela Avenida Sá da Bandeira, ao início da qual se geraram alguns momentos de tensão, com os activistas a acabarem por ocupar as três faixas de rodagem descendentes, ao contrário de que estava previsto, segundo a PSP.
  • “Sector das exportações tem reagido com uma força surpreendente”, afirmou Poul Thomsen

    O dirigente do departamento europeu do Fundo Monetário Internacional (FMI), Poul Thomsen, afirmou no passado dia 11 de Maio, em Coimbra que as exportações portuguesas têm “reagido com uma força surpreendente” ao programa de ajustamento financeiro, mais do que o esperado. O dinamarquês que chefiou a missão do FMI em Portugal na negociação da ajuda financeira ao país, afirmou ainda que passado um ano da implementação do programa, há “sinais muito encorajadores” na economia portuguesa. Poul Thomsen que falava numa conferência, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra reconheceu que aquilo que está a acontecer menos bem do que áquilo que era esperado, é o aumento no desemprego.
  • Aspirantes a escritores inspiram-se em hotel onde Sá-Carneiro morou

    A obra de Mário de Sá-Carneiro vai ser evocada em Coimbra, no dia 19 de Maio (data do seu nascimento), no hotel onde residiu há 100 anos, quando estudava na universidade, antes de partir para Paris. Protagonista do primeiro grupo modernista em Portugal, Mário de Sá-Carneiro será relembrado no Hotel Avenida, através de uma tertúlia noturna e de um recital, em que participa o ator João Grosso. A iniciativa é da responsabilidade da editora Alma Azul, que pretende evidenciar a dimensão literária de Sá-Carneiro. A evocação do escritor será feita no âmbito de uma residência de escrita dedicada ao conto, com a escritora Maria Manuel Viana, a decorrer até dia 20. Nela participa uma dezena de jovens escritores que irão integrar uma antologia a publicar pela Alma Azul, no final do ano.
  • Colégio de S. José com nova directora

    O Colégio de S. José passou a ser dirigido por Maria Isabel Fragoso Valente Pires, sua antiga aluna e com um “vasto currículo na concepção e gestão de projectos educativos”, que é o nome proposto pela Congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena para marcar o que chamam “uma nova era na história da instituição”, depois de várias semanas de incertezas, que culminaram com um recuo na decisão de entregar o colégio a uma nova entidade e transformá-lo numa escola bilingue. Uma decisão tomada, entre outras razões, (entre as quais as dúvidas em relação ao projecto pedagógico) por se ter percebido, segundo apurámos, que as pessoas que iriam gerir o colégio teriam ligações a uma seita religiosa, o que representaria uma mudança de orientação religiosa da instituição, ligada à Igreja Católica.
  • Carlos Encarnação assume presidência da Comissão para as obras do Metro Mondego

    O Governo nomeou, no passado dia 10 de Maio, o antigo presidente da Câmara de Coimbra, Carlos Encarnação, para presidir à comissão interministerial encarregue da reprogramação das obras do Metro Mondego. A suspensão das obras foi decidida pelo antigo Governo socialista, um dos motivos que levou Carlos Encarnação a renunciar ao cargo autárquico em Dezembro de 2010. “Não pode uma obra pública demorar o tempo que esta está a demorar e não pode ser analisada com superficialidade. A obra justifica-se de acordo com o sentido complexo da intervenção, não é apenas uma questão que se foque na linha da Lousã, é uma outra solução de mobilidade mais vasta para Coimbra”, defendeu o responsável. A nomeação de Carlos Encarnação foi bem recebida pelas autarquias defensoras do projecto que aguardam há várias semanas por uma reunião com o Governo. O encontro vai servir para perceberem a nova calendarização do Metro Mondego.
  • D. Virgílio Antunes e Faria e Costa num diálogo entre a fé e a razão

    D. Virgilio e Faria e CostaDe um lado a fé e do outro a razão. Estão lançados os dados para o espaço de debate dos “Diálogos de Coimbra” a ter lugar na Biblioteca Joanina. Deus, ciência, Cultura, Fé, Pessoa e Sociedade são alguns dos temas que vão estar em cima da mesa.
  • NEM SÓ DE PÃO… (20 de Maio de 2012)

    Ide por todo o mundo
     
    O Evangelho de Marcos apresenta-nos o papel dos discípulos no mundo, após a partida de Jesus ao encontro do Pai.
  • ASCENSÃO DO SENHOR (20 de Maio de 2012)

     A Palavra de Deus

  • Bíblias de Sefarad na Biblioteca Nacional de Espanha

    Manuel Augusto Rodrigues
     
    Está patente em Madrid uma notável exposição de alto valor e significado que merece uma visita cuidada. Subordinada ao tema “Bíblias de Sefarad: las vidas cruzadas del texto y sus lectores” conduz-nos à Idade Média em que a presença os descendentes de Abraão, longe da sua terra, se encontravam dispersos por muitas partes. A Península Ibérica foi um dos espaços mais marcantes da diáspora que aqui deixou um enorme contributo nos domínios do saber, das ciências e da economia.
  • “(...) e o vosso fruto permaneça”

    Aldo Aveiro
     
    A fragilidade da vida é, a par da sua também grandiosidade, na atualidade, por demais evidente. Hoje estamos. Amanhã não sabemos.
  • Insensibilidade de alguns gera austeridade e pobreza a milhões

    Mário Nunes
     
    A escalada asfixiante e de angustiante dramatismo com a pobreza e a miséria a aumentarem, estende-se a todo o país.
  • Conferência sobre energia e o ambiente no Justiça e Paz

    O Centro Académico de Democracia Cristã (CADC) realizana próxima quinta-feira à noite, na sua sede, uma conferência sobre “energia e ambiente” com a participação do Prof. Dr. Lemos de Sousa, da Universidade Fernando Pessoa. A iniciativa começa pelas 20,15 horas com jantar.
  • Encontro do Pré-Seminário

    Como é do conhecimento geral, desde há bastantes anos não há um Seminário para preparar rapazes para um dia mais tarde fazerem o Curso próprio para serem padres.
  • Grupo Missionário João Paulo II

    O Grupo Missionário João Paulo II, projecto Missionário da Diocese de Coimbra, desenvolve desde 2010 na Paróquia de Nossa Senhora das Dores, na cidade de Chapadinha (Nordeste do Brasil), um projecto solidário chamado “Caras Limpas”.
    O que é o “projecto Caras Limpas”?
  • Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações lança concurso através do Facebook

    “O que é para ti a vocação cristã?” é o desafio do Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações lançado recentemente através do Facebook.
  • Bispo de Coimbra cria o Secretariado da Coordenação Pastoral

    Tendo em conta a necessidade de coordenar a acção pastoral diocesana e ouvido o parecer favorável do Conselho Presbiteral, D. Virgílio Antunes criou na Diocese de Coimbra o Secretariado de Coordenação Pastoral.
  • Tradicionalistas “não puderam recusar proposta de Bento XVI”

    À medida que aumenta a probabilidade de um acordo entre a Sociedade de São Pio X e o Vaticano, cresce também a oposição de alguns elementos da Igreja.
  • Papa critica homem “rico de meios, mas não de fins”

    O Papa diz que o homem tem cada vez mais meios e, por outro lado, está cada vez mais pobre do ponto de vista ético. Bento XVI discursava no passado dia 3 de Maio, na famosa Clínica Gemelli, em Roma, na cerimónia dos  50 anos daquela instituição. “Rico de meios, mas não de fins, o homem do nosso tempo vive frequentemente condicionado pelo reducionismo e pelo relativismo que levam à perda do significado das coisas”, declarou o Sumo Pontífice. Praticamente esmagado pela eficácia técnica, prosseguiu o Papa, “o homem esquece o horizonte fundamental da busca de sentido, considerando mesmo irrelevante a dimensão transcendente”. Bento XVI alerta que “uma mentalidade fundamentalmente tecno-prática gera um perigoso desequilíbrio entre o que é tecnicamente possível e o que é moralmente bom, com consequências imprevisíveis”. “É importante que a cultura redescubra e recupere o vigor do significado e o dinamismo da transcendência”, desafia o Papa.
  • Igreja e Estado reforçam aposta na defesa do património

    Igreja e Estado dão mais um passo para a inventariação, preservação e promoção do património religioso, com a assinatura de um acordo de colaboração entre o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana e a Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais da Igreja.
  • Património de Portugal está desaproveitado por causa do Estado, diz responsável da Igreja

    O turismo português está a ser prejudicado porque parte do património que pertenceu à Igreja Católica e foi tomado pelo Estado está em mau estado, considera o secretário da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana.
  • Igreja deve ser aliada dos serviços de saúde

    Muitos deixaram de dar sangue porque se sentiam no direito de receber uma isenção, mas um cristão a dádiva deve ser gratuita, diz o padre Vitor Feytor Pinto
  • Santuário de Fátima encheu-se de cores da juventude

    Fatima Jovem 1Cerca de três mil jovens despediram-se no passado Domingo do Santuário de Fátima depois de “dois dias marcantes de oração, formação e festa”, adianta o site do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil.
  • Santuário estreia em setembro licenciatura em Ciências Religiosas

    Um curso em Ciências Religiosas começará a ser leccionado a partir de setembro em Fátima, com a duração de três anos e conferindo o grau de licenciatura, anunciou o Santuário.
  • Compra e venda de ouro com duas novas lojas por dia

    O negócio de compra e venda de ouro continua a crescer em Portugal e, no primeiro trimestre deste ano, abriram, em média, duas novas lojas por dia, segundo dados do relatório do grupo de trabalho da Assembleia da República.
  • Brasileiros querem manter Cimpor em Portugal

    A Cimpor vai manter a sua marca, assim como a sua sede e o centro de decisão, em Portugal, mesmo após a compra da totalidade da cimenteira pela brasileira Camargo Corrêa, garantiu a empresa em comunicado.
  • Processos pendentes em tribunal aumentaram em 2011 e ultrapassaram os 1,7 milhões

    O número de processos pendentes nos tribunais judiciais de primeira instância cresceu 2,2% em 2011 e a 31 de dezembro desse ano ultrapassava os 1,7 milhões, segundo dados do Ministério da Justiça.
  • Idosos estão mais cultos, saudáveis e ativos

    Os idosos portugueses estão mais cultos, saudáveis e ativos e nos últimos 12 anos quase duplicou o número dos que afirmam saber ler, indica um estudo da Rede de Universidades da Terceira Idade. Luís Jacob, presidente da RUTIS - Associação Rede de Universidades da Terceira Idade e professor de gerontologia, realizou uma análise sobre os idosos enquanto consumidores de cultura e lazer, tendo observado “alterações significativas” nos últimos anos.
  • Jovens portugueses com melhor alimentação e menos exercício físico

    Os adolescentes portugueses são os que mais tomam o pequeno-almoço, mais fruta consomem e menos fumam. Os indicadores mostram que praticam pouco exercício físico e apresentam mais excesso de peso, de acordo com um estudo publicado no passado dia 2 de Maio. O estudo internacional da Organização Mundial da Saúde inclui vários indicadores dos jovens adolescentes relativos a lesões, saúde oral, violência, relação com família, bem-estar ou amigos.
  • Dívida do SNS aos fornecedores aumentou 700 milhões

    A dívida do Serviço Nacional de Saúde aos fornecedores aumentou 700 milhões de euros no último ano, revelou o presidente da Administração Central do Sistema de Saúde.
  • Aprovado regime de recrutamento de professores

    O Conselho de Ministros aprovou no dia 3 de Maio o novo regime de recrutamento de professores do ensino básico e secundário. O diploma foi apresentado pela tutela como uma forma de agilizar a substituição de professores na escola, uma vez que, em caso de baixa ou falta de um professor, este pode ser substituído por um docente contratado que tenha horário incompleto. A proposta pressupõe ainda que os professores de colégios privados, com contrato de associação, possam ser equiparados aos professores do ensino público para efeitos de recrutamento.
  • Extinção deve atingir metade das empresas municipais

    Cerca de 200 empresas municipais, metade das que existem actualmente, deverão ser extintas até ao final do ano, porque não cabem nos novos critérios para o sector empresarial local recentemente aprovado pelo Governo. As assembleias municipais têm seis meses após a promulgação da lei pelo Presidente da República para adoptar os critérios agora aprovados.
  • Instituições não receberam donativos de IRS de 2010

    As instituições de solidariedade social queixam-se de ainda não terem recebido as verbas doadas pelos portugueses na declaração de IRS relativa a 2010, valor que consideram fundamental para continuar os projectos de apoio à população.
  • Portugal combate pouco casos de corrupção

    O combate à corrupção em Portugal apresenta “resultados mais baixos do que seria de esperar para um país desenvolvido”, considera um relatório de uma organização não-governamental que foi apresentado na passada segunda-feira.
  • Presidente da ACP processa governantes de Sócrates

    O presidente do Automóvel Clube de Portugal (ACP), Carlos Barbosa, disse à agência Lusa que o objectivo do processo contra três antigos governantes por alegada má gestão nas SCUT “é chegar à verdade”. De acordo com a notícia avançada pelo jornal “i” e pelo “Expresso”, o ACP entregou uma participação criminal no Departamento de Investigação e Acção penal (DIAP) contra Mário Lino, Paulo Campos e António Mendonça por alegada gestão danosa nas negociações dos contratos das SCUT.
  • Abortos aumentaram em 2011

    A Direção-Geral da Saúde revelou no dia 4 de Maio que em 2011 houve mais 242 mulheres a interromperem voluntariamente a gravidez do que no ano anterior e que o número total de abortos foi de quase 20 300. Os dados agora divulgados mostram que é entre os 20 e os 24 anos que se realizam mais abortos, seguindo-se o grupo etário entre os 25 e os 29. A maioria (74,1%) das mulheres nunca tinham realizado um aborto. A presidente da Federação Portuguesa para a Vida, Isilda Pegado, não se mostra surpreendida com o aumento do número de abortos, mas chama, sobretudo, a atenção para a necessidade de rever a legislação.
     
  • Santa Casa da Misericórdia de Lisboa sinalizou 222 idosos em risco

    O programa Inter-Gerações, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), sinalizou 222 casos de idosos em risco após dois meses no terreno, revelou a instituição em comunicado enviado à Agência Ecclesia. “Problemas de saúde graves, solidão, falta de apoio para as tarefas do dia-a-dia e de condições e segurança do local de residência são os principais problemas encontrados”, refere a SMCL.
  • Peditório nacional da Cáritas recolheu cerca de 300 mil euros

    A Cáritas Portuguesa recolheu cerca de 300 mil euros no seu peditório nacional de 2012, que decorreu entre 8 e 11 de Março, um aumento de mais de 25% face a 2011, revelou a instituição em comunicado de imprensa. O montante angariado “irá reverter a favor das diferentes iniciativas sociais desenvolvidas pelas Cáritas Diocesanas de todo o país”, refere ainda nota da organização católica para a solidariedade enviado à nossa redacção. O peditório público nacional foi realizado no âmbito da Semana Nacional da Cáritas, que teve este ano como tema “Edificar o bem comum — tarefa de todos e de cada um”.
  • Soure: utente do Lar da Misericórdia comemorou cem anos de vida

    José Pimentel, utente do Lar da Misericórdia de Soure reuniu a 4 de Maio amigos e familiares para comemorar o seu centenário.
  • Pampilhosa da Serra: abriu o novo lar da misericórdia

    O novo lar da Santa Casa da Misericórdia da Pampilhosa da Serra abriu no passado dia 2 de Maio. A nova infra-estrutura apresenta-se como uma “residencial sénior” e possui capacidade para 27 utentes.
  • Cantanhede: Escola solidária com Comunidade Francisco Assis

    A Escola Técnico-Profissional de Cantanhede ofereceu 132 litros de leite à Comunidade Juvenil Francisco de Assis, de Coimbra.
  • Cantanhede: campo escola dos escuteiros assaltado pela quarta vez

    O Campo Escola “Fonte D. Pedro” do Agrupamento de Escuteiros 382 de Cantanhede esteve, mais uma vez, na “mira” dos ladrões.
  • Festa da doçaria regional e conventual em 16 municípios do Centro

    Dezoito iniciativas em torno da doçaria regional e conventual em 16 municípios do Centro de Portugal integram a terceira edição do cartaz regional “Doce Centro”, que começa a 19 de Maio, em Tentúgal, e se prolonga até Dezembro.
  • Paul de Arzila vive dias de agonia

    A Junta de Freguesia de Arzila alerta para “o estado de agonia” em que se encontra o Paul, uma zona húmida que faz parte da Rede Natura 2000.
  • Praia fluvial de Coimbra conquista Bandeira Azul

    Portugal tem este ano 275 praias com Bandeira Azul, mais quatro do que em 2011, revelou a associação que atribui esta distinção de qualidade das zonas balneares.
  • Baixa de Coimbra recebe no próximo sábado a Festa da Flor

    Festa das Flores -R. Visconde da LuzCerca de quatro dezenas de pessoas, participam na Festa da Flor e da Planta, que se realiza no sábado em várias artérias da Baixa de Coimbra.
  • Coimbra está na rota dos peregrinos de Fátima

    Peregrinos_pesO presidente da Câmara Municipal de Coimbra efectuou no passado dia 8 de Maio, uma visita às equipas de apoio dos peregrinos de Fátima, situado na Pedrulha, junto à escola do primeiro ciclo do ensino básico.
  • Pastoral Universitária denuncia excessos da Queima

    Cortejo_Queima2012 (3)O Assistente Nacional da Pastoral Universitária acaba de denunciar os “excessos” das semanas académicas. Segundo uma nota assinada pelo Padre Nuno Santos “preocupa-nos os desperdícios humanos, económicos e sociais associados a muitas praxes e semanas académicas”.
  • Câmara de Coimbra limita ruído nas noites da Queima

    A organização da Queima das Fitas de Coimbra foi obrigada a reduzir o ruído nas noites dos concertos, podendo ser punida com uma coima de 15 mil euros caso não respeite esta imposição.
  • Queima das Fitas: Estudantes encheram as ruas de Coimbra

    Cortejo_Queima2012 (8)Os estudantes da Universidade e dos politécnicos realizaram, uma vez mais, no passado domingo, desde da Alta até à Baixa, o tradicional cortejo da Queima das Fitas, onde não faltaram, como sempre a irreverência juvenil (próprio da idade) e dos exageros no consumo de álcool.
  • Degradação das residências universitárias preocupa Universidade

    Republica (6)A Universidade de Coimbra (UC) está a fazer um “levantamento exaustivo” do estado de conservação das 14 residências estudantis, onde alguns dos quartos têm condições de habitabilidade que preocupam a nova administradora dos serviços de Acção Social.
  • Colégio de S. José muda de proprietário

    Colegio S. Jose- Irmãs dominicanas continuarão a prestar o apoio religioso
     
    O Colégio de São José, em Coimbra, vai manter-se em funcionamento, segundo um “projecto de continuidade”, embora passe a pertencer a outra entidade.
  • Teresa Almeida Santos preside à Sociedade de Medicina de Reprodução

    Ana Teresa Almeida Santos é a nova presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina da Reprodução, mandatada para o cargo até 2015, tendo sido eleita nas últimas Jornadas da Sociedade Portuguesa de Medicina da Reprodução, em Cascais. A especialista é directora do Serviço de Reprodução Humana dos Hospitais da Universidade do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Vai agora acumular o novo cargo com o de secretaria-geral-adjunta da Sociedade Europeia de Ginecologia, que deve assumir no próximo congresso do órgão europeu, a decorrer em Bruxelas, em Setembro.
  • Júdice critica Governo por falta de apoio ao Festival das Artes

    O advogado José Miguel Júdice criticou a falta de apoio estatal ao Festival das Artes de Coimbra, que decorre em Julho, acusando o Governo de esquecer o país fora de Lisboa e Porto. O evento decorre entre 14 e 31 de julho e contará com a atuação de Chistoph Prégardien, um dos mais destacados tenores líricos da atualidade. Contudo, o ex-bastonário da Ordem dos Advogados lamenta que até ao momento não tenha obtido resposta da secretaria de Estado do Turismo ao pedido formulado (primeiros contactos em outubro passado) nem sido informado oficialmente de que apenas serão apoiados este ano cinco eventos, dois em Lisboa, dois no Porto e um no Algarve. O programa do Festival das Artes de Coimbra, que será apresentado em finais de Maio, incluirá cinema, música, exposições, teatro e gastronomia.
  • Investigadores de Coimbra estudam formigas para criar rotas eficientes na Internet

    Investigadores de Coimbra estão a desenvolver uma solução informática, baseada na organização dos formigueiros, capaz de recriar e adaptar automaticamente estes métodos de optimização para gerar rotas em que se alcança o destino pelo caminho mais curto. As técnicas de optimização baseadas em colónias de formigas foram criadas por um investigador italiano, Marco Dorigo, na década de 1990. Tomando como ponto de partida as propostas iniciais, uma equipa de investigação do Centro Informático e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC) está a desenvolver uma solução informática capaz de recriar e adaptar, automaticamente, estes métodos de optimização para dar resposta a problemas como a distribuição de tráfego na Internet.
  • Reitor da UC lamenta desvalorização da produção local

    O reitor da Universidade de Coimbra (UC) sublinhou no passado dia 30 de Abril que as bases de qualquer economia são a produção e o consumo locais. Por isso, João Gabriel Silva lamentou que a agricultura de base familiar tenha sido destruída ao longo dos anos devido a políticas incorrectas. O dirigente falava na conferência “Portugal – A Soma das Partes – As economias regionais como fator de desenvolvimento”, organizada em Coimbra pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, pela rádio TSF e pelo Jornal de Notícias. O reitor da UC salientou que um dos símbolos da má política seguida foi a exigência da calibragem da fruta, mas também a imposição das mesmas regras de produção industrial à produção doméstica. Para João Gabriel Silva, a promoção da agricultura seria uma forma de evitar a importação dos bens mais básicos.
  • Promoção do Pingo Doce gerou confusão nas lojas de Coimbra

    A campanha de promoções do Pingo Doce levou no passado dia 1 de Maio milhares de portugueses a uma corrida aos supermercados, o que conduziu a incidentes entre clientes e ao encerramento de alguns pontos de venda. Tal como no resto do país, em Coimbra, as várias lojas da cadeia de supermercados registaram uma afluência significativa. O fenómeno verificou-se em todas as unidades da empresa na cidade, com centenas de clientes a acotovelarem-se nas caixas, transportando carrinhos de supermercado carregados de compras, aproveitando um inesperado desconto de 50 por cento em todos os produtos.
  • Bombeiros de Coimbra receiam vir a não ter dinheiro para gasóleo

    As dificuldades económicas dos Bombeiros Voluntários de Coimbra já não são novidade e a crise financeira que o país atravessa só veio agudizá-las. O presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Coimbra (AHBVC), João Silva disse que estão ali as piores instalações do país. “O estudo prévio do novo quartel já foi aprovado pela Câmara, mas agora é preciso dinheiro para os projectos de especialidade”, numa altura em as verbas da associação mão cobrem “o gasóleo, equipamentos e pagamentos de meia dúzia de funcionários”, refere.
  • Jorge Alves reeleito presidente da Integrar

    Jorge Alves foi reeleito presidente da Direcção da Associação Integrar em assembleia-geral realizada na passada semana para determinar os corpos gerentes para o triénio 2012-2014. A lista “Inovar para Intervir”, além de Jorge Alves, elegeu Pedro Vaz Serra como presidente da Mesa da Assembleia-geral e Joaquim Costa como presidente do Conselho Fiscal.
  • Médicos avaliados pela primeira vez

    A avaliação dos médicos que exercem no sector público começa este ano, estando em curso a constituição dos órgãos de avaliação. Na área da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) foi já constituída a Comissão de Avaliação, que será presidida por Fernando Almeida, e, esta semana, os médicos escolheram, entre os pares, os representantes dos trabalhadores noutra comissão que integra o processo, no caso para a Comissão Paritária de Avaliação.
  • Urgência dos Covões fecha dentro de 15 dias

    O Hospital dos Covões deixará de ter atendimento nocturno urgente a partir de 21 de Maio, segundo a edição digital do “Campeão das Províncias”, que cita fontes da unidade hospitalar. A decisão de encerrar a Urgência do hospital da margem esquerda tem motivado muitas reservas. Os 20 presidentes de câmara do Baixo Mondego e o bastonário da Ordem dos Médicos foram algumas das individualidades que criticaram a medida, que se enquadra no propósito do Governo de racionalizar serviços e obter poupanças.
  • Secretariado Diocesano das Comunicações Sociais com nova equipa

    A nova equipa do Secretariado Diocesano das Comunicações Sociais, liderado pelo Padre Armando, reuniu pela primeira vez no dia 26 de Abril, no Instituto Justiça e Paz. Esta equipa constituída pelo Padre Carlos Delgado (Paróquia de N.ª Sr.ª de Lurdes); Padre Pedro Santos (Responsável pelo Serviço de Informação Diocesano); Aldo Aveiro (jornal “Paróquia a Caminho”); Mirla Rodrigues (Jornal “Boa Nova” de Cantanhede); Luís Santos (Jornal “Campeão das Províncias”) e Miguel Cotrim (Jornal “Correio de Coimbra”), estatornou a reunir ontem, dia 2 de Maio, de modo a preparar o Dia Mundial das Comunicações Sociais que se celebra a 20 de Maio.
  • Centro de Acolhimento João Paulo II recolhe artigos para bebés e mães grávidas

    No próximo fim-de-semana, 5 e 6 de Maio, lembrando o Dia da Mãe, o Centro de Acolhimento João Paulo II recolherá todo o tipo de artigos para bebés e mães grávidas, para depois distribuírem por famílias necessitadas, que pouco ou nada têm para darem a seus bebés. Entre os alimentos mais precisos, são salientados o leite, bolachas, papas e cereais…
  • Baptismo de adultos na Paróquia de S. José

    Quatro homens e uma mulher têm vindo a fazer a sua preparação nos grupos de formação cristã de adultos e que vão ser baptizados no próximo sábado, dia 5 de Maio. Depois de um caminho de discernimento, de tomar consciência do que significa ser cristão, decidiram pedir à Igreja que os receba como seus membros.
  • Colégio de S. José celebra Festas da Catequese em conjunto cm a paróquia de N.ª Srª de Lurdes

    O Colégio de S. José, orientado pelas Irmãs Dominicanas, este ano, celebra todas as Festas da Catequese em conjunto com a Paróquia de Nª Srª de Lurdes, de que faz parte.
  • Peregrinação à Polónia - De 21 a 27 de Agosto

    A Paróquia de Nª Srª de Lurdes – Montes Claros – Coimbra, com o Pe. Carlos José Delgado, apoiado pela Geostar, organizou uma Peregrinação à Polónia, terra do beato João Paulo II nos dias 21 a 27 de Agosto de 2012.
  • Antioxidantes

    O consumo de milho, cerejas, aveia e vinho tinto adia o envelhecimento devido ao seu alto conteúdo de melatonina, substância produzida em pequenas quantidades pelo corpo, que tem propriedades antioxidantes e atrasa a degeneração neuronial. Esta a conclusão de um estudo da Rede Nacional de Pesquisa do Envelhecimento da Espanha do qual participaram investigadores do Instituto de Biotecnologia da Universidade de Granada.
  • Escravatura

    Um casal de indianos foi preso após ter mantido a sua empregada de 13 anos de idade em cárcere privado, sem alimentos, na casa deles, em Nova Deli, durante a semana em que estavam de férias na Tailândia.
  • O livro mais antigo

    O livro mais antigo da Europa foi vendido recentemente por cerca de 11 milhões de euros . Trata-se de um manuscrito do Evangelho de S. João, uma cópia escrita em latim e que foi encontrada junto ao corpo de São Cuthbert, em Lindsfarne, aproximadamente no ano de 698 da era cristã.
  • Ama enquanto é tempo...

    Alguém me enviou este comovente relato, dizendo que é real!
  • Os nossos adolescentes

    Dados do estudo sobre comportamentos de jovens em idade escolar feito no âmbito da Organização Mundial de Saúde e em que participam mais 43 países dão-nos a conhecer muito da realidade dos nossos adolescentes.
  • Ao calor da fogueira (6 de Maio de 2012)

    – O Liberato, hoje, tinha combinado vir comigo, para termos uma conversa a três. Mas a vida não deu. Parece que teve lá um pequeno problema de saúde, chegando mesmo a recorrer ao senhor doutor Secundino, que é o médico em que ele confia mais…
  • Casar-se ou juntar-se?

    Um dia uma jovem de uns 18 anos desabafou comigo que não concordava nada com o que a Igreja ensinava sobre as relações sexuais antes do casamento. Disse-lhe que isso era o que prescrevia a Bíblia e mostrei-lhe alguns textos do novo Testamento: 1 Coríntios, 6, 18; Hebreus 11,25; Colossenses 3,5. E disse-lhe que esse era o ensinamento não só da Igreja Católica, mas também das outras Igrejas Cristãs.
  • NEM SÓ DE PÃO (13 de Maio de 2012)

    Permanecer no Amor de Deus
     
    Deus quis santificar e salvar os homens, não individualmente excluindo toda a relação entre eles, mas em comunidade, em povo.
  • VI DOMINGO DE PÁSCOA (13 de Maio de 2012)

     A Palavra de Deus

  • O Concílio Vaticano II – 40 anos depois (2)

    Manuel Augusto Rodrigues
     
    Para compreender melhor o significado do Vaticano II convém recuar no tempo, salientando alguns aspectos da sua pré-história.
  • Igreja una e universal

    Aldo Aveiro
     
    A Igreja fundada por Jesus, sobre Pedro e os Apóstolos, é universal, católica. Este foi o desiderato do Senhor ao enviar os apóstolos a todos os povos: “Ide, pois, e ensinai a todas as nações” (Mt 28,19) e “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,16).
  • Fé e Compromisso - ABENÇOADO ALICATE

    José Dias da Silva
     
    Os acontecimentos não existem se não forem publicitados. Isto é, existirem, existem, mas só para quem os sofre. Mas não existem, pois não chegam ao conhecimento da opinião pública.
  • As (minhas) notas da semana (03.05.12)

    A. Jesus Ramos
     
    1. De vários lados me chegaram pedidos para aderir e assinar uma petição pública, dirigida à Assembleia da República e outros poderes instituídos, e com voto na matéria, para se evitar o encerramento da delegação da Agência Lusa em Coimbra.
  • Irmãs Clarissas do Louriçal realizaram tarde de reflexão e de oração

    A comunidade contemplativa  das irmãs Clarissas do Louriçal, por ocasião do aniversário da morte da Madre Maria do Lado e da Semana de Oração pelas Vocações, organizaram no Mosteiro, no passado sábado, 28 de Abril, uma tarde de reflexão e oração.
  • D. Virgílio Antunes preside à Peregrinação das Crianças

    D. Virgílio do Nacimento Antunes preside este ano à Peregrinação das Crianças a Fátima, nos próximos dias 9 e 10 de Junho.
  • No Encontro de Preparação do 3º Grande Encontro dos Jovens da Diocese

    Grande Encontro2No passado dia 25 de Abril, cerca de 40 elementos da equipa de organização, dos voluntários e dos colaboradores do 3º Grande Encontro dos Jovens da Diocese de Coimbra reuniram-se no Seminário Maior de Coimbra em encontro de preparação desse grande momento para a Igreja diocesana que vai acontecer em Coimbra nos dias 2 e 3 de Junho.
  • Diálogos de Coimbra na Biblioteca Joanina

    Biblioteca Joanina2A Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra vai acolher três encontros inéditos entre Deus, Ciência, Cultura, Fé, Pessoa e Sociedade. Ao estilo do “pátio dos gentios”, estes encontros pretendem ser sobretudo de diálogos entre os intervenientes.
  • Comissão Diocesana Justiça e Paz diz que o “Desemprego uma violência insustentável”

    A Comissão Diocesana Justiça e Paz acaba de publicar uma nota, estruturada em três partes, intitulada “Desemprego e Confiança”, a qual aborda a situação atual, apresenta alguns princípios basilares e faz sugestões concretas a todos os âmbitos da sociedade no sentido de contribuir para a superação ou melhoramento da atual crise. Além dos diagnósticos, importa apontar caminhos e soluções.
  • Padre Lino Maia: “As IPSS são a grande almofada social e de coesão social”

    Lino Maia 1O presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), padre Lino Maia, considerou, no passado dia 27 de Abril, à Agência Ecclesia que as instituições que representa “são a grande almofada social e de coesão social”.
  • Santuário de Fátima oferece semana de descanso para pais de pessoas com deficiência

    O Santuário de Fátima vai oferecer, pelo sétimo ano consecutivo, uma semana de descanso a pais de pessoas com deficiência, que podem deixar os seus filhos entregues aos cuidados da instituição católica.
  • Menos carros nas estradas mas mais contraordenações

    Todos os indicadores revelam que há menos carros a circular nas estradas. Mas nem por isso as infrações estão a baixar: as contraordenações levantadas pela GNR aumentaram 8,7%. A falta de seguro disparou.
  • Eduardo Lourenço preocupado com vaga de emigração dos jovens

    O ensaísta Eduardo Lourenço mostrou-se, no passado sábado, no lançamento do seu livro “Obras Completas de Eduardo Lourenço: I – Heterodoxias”, na Guarda, preocupado com a nova vaga de emigração, que atinge particularmente os jovens, considerando que “defraudam, sem querer”, o país onde se formaram.
  • Casais de desempregados aumentaram

    O número de casais de desempregados que têm o conjugue inscrito num centro de emprego aumentou 61,4% em Março, para um total de 15.098 pessoas, de acordo com os dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Assim, o número de casais em que ambos os cônjugues estão registados como desempregados foi, no final de Março de 2012, de 7.549, mais 61,4% do que o registado no mesmo mês de 2011, com mais 2.873 casais inscritos.
  • Governo aprovou taxa de segurança alimentar

    O valor da nova taxa alimentar vai situar-se entre os cinco e oito euros por metro quadrado, aplicando-se apenas às grandes superfícies, anunciou a ministra da Agricultura, Assunção Cristas.
  • D. Manuel Clemente, cidadão honorário de Vila Nova de Gaia

    O Município de Gaia distinguiu, no passado dia 24 de Abril, D. Manuel Clemente, bispo do Porto, com a medalha de honra “Cidadão Honorário de Vila Nova de Gaia”. A homenagem é apresentada pela página da Câmara Municipal na internet como “um gesto de reconhecimento público e gratidão por tudo quanto tem feito pela comunidade”.
  • Finanças rejeitaram um terço dos pedidos

    Quase um quarto dos portugueses está isento das taxas moderadoras, por razões económicas. Ao todo foram atribuídas quase 2,4 milhões de isenções, mais 580 mil que no ano passado e, mesmo assim, o Fisco rejeitou quase um terço de todos os pedidos de isenção.
  • Acabar com a Brigada Fiscal foi um erro, disse o ministro da Administração Interna

    O ministro da Administração Interna disse no passado sábado que “foi um erro” terminar com a Brigada Fiscal e garantiu que a “reestruturação das forças policiais” em curso permitirá “maior capacidade operacional” reafirmando também o “regresso” da Brigada de Trânsito.
  • Portalegre: Entrega da casa salda dívida ao banco

    Uma decisão do tribunal de Portalegre está a fazer correr muita tinta e pode representar a salvação de muitas famílias. Um juiz do referido tribunal decidiu que, em casos de incumprimento relativos ao empréstimo à habitação, a entrega do imóvel em causa ao banco credor salda a dívida em questão por completo.
  • Faleceu Miguel Portas

    O eurodeputado e fundador do Bloco de Esquerda (BE), Miguel Portas faleceu no passado dia 24 de Abril no Hospital ZNA Middelheim, em Antuérpia, vítima de doença prolongada. Miguel Portas foi o primeiro deputado eleito pelo BE para o Parlamento Europeu, onde trabalhou ao longo dos últimos oito anos, mas a sua carreira fica também marcada pela escrita e pelo jornalismo. Licenciado em Economia, era irmão mais velho do ministro dos Negócios Estrangeiros e líder do CDS-PP, Paulo Portas.
  • Cavaco Silva visitou Penela num roteiro dedicado à cultura e às empresas da região Centro

    Cavaco_Penela1O Presidente da República expressou em Penela a esperança de que a economia portuguesa comece a dar sinais de crescimento até ao final do ano.
  • Hotel junto da universidade foi chumbado

    A Câmara Municipal de Coimbra “chumbou” no passado dia 26 de Abril o licenciamento de um hotel de charme no Bairro Sousa Pinto/Rua Castro Matoso, junto à universidade.
  • “Cantar Abril” encheu Pavilhão de Portugal

    “O 25 de Abril foi uma revolução feita com música, por isso não há melhor forma de comemorar esta data do que a ouvir as músicas que Abril nos ensinou” afirmou o General Monteiro Valente, Capitão de Abril e responsável da Associação 25 de Abril, ontem, 25, no concerto “Cantar Abril” organizado em conjunto pela Orquestra Clássica do Centro (OCC) e pela Associação 25 de Abril.
  • Cadeia de Coimbra ampliada para receber mais de 152 reclusos

    PenitenciariaO Estabelecimento Prisional de Coimbra vai sofrer obras de modo a poder receber mais de uma centena e meia de reclusos. Uma ampliação que está orçamentada em 300 mil euros e que “num contexto de reinserção profissional será utilizada mão-de-obra prisional”, como referiu fonte do gabinete da Ministra da Justiça.
  • Cinco escolas de Coimbra fecham no próximo ano lectivo

    São cinco escolas primárias que encerrarão em Coimbra no próximo ano lectivo.
  • Passagem por Coimbra marcou obra literária de Eduardo Lourenço

    A passagem de Eduardo Lourenço por Coimbra num período em que a Universidade era “uma força motora intelectual e cultural em Portugal” acabou por marcar a obra do ensaísta, realçou a vice-reitora da Universidade de Coimbra, Clara Almeida. O ensaísta e filósofo esteve no passado dia 26 de Abril, em Coimbra, onde participou num colóquio intitulado “Eduardo Lourenço: as paisagens matriciais e os tempos de Coimbra”, com a presença de Maria Hena da Rocha Pereira, João Tiago Pedroso de Lima e Fernando Rodriguez de la Flor.
  • Comandante António Martins diz que o dispositivo de combate a incêndios mantém-se apesar da crise

    O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais, referente ao ano de 2012, para o distrito de Coimbra representa uma dotação orçamental de 70,2 milhões de euros 45 milhões destinados a meios aéreos e 17 milhões para despesas de pessoal. Depois há uma estimativa de 1,7 milhões de euros para combustíveis e 6,5 milhões para despesas extraordinárias, anunciou António Martins, considerando que o dispositivo para este ano é “o possível, tendo em conta as dificuldades financeiras” do país.
  • Faleceu Jorge Costa, presidente da Secção de Natação da AAC

    Jorge Costa, presidente da Secção de Natação da Associação Académica de Coimbra, faleceu no passado sábado, vítima de doença súbita. Dirigente da Secção de Natação desde 1998, Jorge Costa cumpria o terceiro mandato como presidente da direcção, sendo o responsável pelo excelente momento da natação da Académica, reconhecido em 2011 pelo Prémio Secção dos Prémios Salgado Zenha – AAC.
  • Faleceu o antigo proprietário da taberna “O Pratas”

    Durante quatro décadas foi uma figura conhecida da cidade, muito especialmente da comunidade universitária. Armando Prata do Reis, o dono “Pratas”, a tasca da velha Alta que ficou célebre por fazer parte do imaginário de sucessivas gerações de estudantes, faleceu no passado dia 26 de Abril, aos 77 anos, nos Hospitais da Universidade de Coimbra.
  • Estudantes criam plataforma de voluntariado

    A Associação Académica de Coimbra (AAC) anunciou a criação de uma plataforma, destinada aos estudantes universitários da cidade interessados em prestar serviço voluntário em três associações parceiras do projecto. Nesta primeira fase, a plataforma de voluntariado abrange a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) e duas associações sediadas em Coimbra: a Recriar Caminhos, estrutura que presta apoio ao desenvolvimento vocacional, formação e inclusão de pessoas com esquizofrenia, e a Promundo, entidade criada no âmbito da escola secundária Avelar Brotero e dedicada à intervenção comunitária e cooperação internacional.
  • Grupo de cidadãos contra o fecho da delegação da Agência Lusa

    Um grupo de cidadãos, encabeçado por António Arnaut, com ligações à cidade de Coimbra e à região Centro tomaram recentemente uma posição pública contra o encerramento da delegação da Agência Lusa anunciada para o próximo dia 1 de Junho.
  • Almeida Santos defende a federação da Europa e uma globalização das políticas

    António Almeida Santos defendeu, no passado dia 26 Abril, num jantar-debate do ciclo “Quintas na Quinta”, uma profunda reforma no regime administrativo e político em Portugal. O antigo presidente da Assembleia da República defendeu mesmo uma federação da Europa de forma a resolver os problemas económicos. Para o histórico do PS, importa “completar a globalização” e extrair as “consequências” que a revolução tecnológica teve na sequência da 2.ª Guerra Mundial. Seguiram-se as globalizações da comunicação, ad economia e das finanças e com elas deixaram de existir regras para a competição, com o “o rico a poder esmagar o fraco”. Estão a faltar as globalizações política, social, fiscal ou militar, porque importa “partilhar riqueza com mais justeza”, adianta Almeida Santos.

Informação adicional