Aviso

Filtro
  • Igreja assinalou dia da Vida Consagrada

    carmelo_15-10-2011Igreja Católica em Portugal encerrou no passado dia 2 de Fevereiro a ‘Semana do Consagrado’ 2015, dedicada aos membros dos institutos religiosos e seculares, para sublinhar o desafio que esta opção de vida representa na sociedade actual.
  • Bênção das crianças na Sé Nova promovido pela Pastoral da Família

    Bencao das CriancasNo passado Domingo, véspera da Festa da Apresentação do Menino no Templo, foram muitas as comunidades que promoveram a cerimónia da bênção das crianças.
  • Papa alerta para “ausência” generalizada dos pais nas famílias de hoje

    O Papa alertou, no dia 28 de Novembro, no Vaticano para as consequências de uma crise da paternidade nas famílias e na sociedade civil que leva a um “sentimento de orfandade”.
  • Papa deixa de impor pálio a arcebispos metropolitas

    O mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, monsenhor Guido Marini, revelou que o Papa decidiu modificar a celebração de entrega dos pálios aos novos arcebispos metropolitas, deixando de impor esta insígnia no Vaticano.
  • Depois dos duches, chega uma barbearia para os sem-abrigo de Roma

    Os sem-abrigo que dormem nos arredores da Praça de São Pedro vão ter ao seu dispor, a partir de 16 de Fevereiro, um serviço de barbearia oferecido pelo Vaticano com o apoio de voluntários.
  • Papa anuncia viagem a Sarajevo em nome da paz e do diálogo entre religiões

    O Papa Francisco anunciou, no passado Domingo, no Vaticano, que vai visitar a cidade de Sarajevo, capital da Bósnia-Herzegovina, no próximo dia 6 de Junho, para ajudar na “consolidação” da paz.
  • Simpósio sobre o Sofrimento

    À semelhança dos anos anteriores, o Núcleo Diocesano da Associação dos Médicos Católicos Portugueses, em parceria com a Associação de Humanização em Saúde de Coimbra (AHSC), o Serviço de Assistência Espiritual e Religiosa (SAER) do CHUC, a Comissão Diocesana da Pastoral da Saúde e o Secretariado da Pastoral do Ensino Superior (SPES) – Saúde vão realizar nos dias 19 e 20 de Março, no auditório do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC) um Simpósio sobre o tema “Dizer-se NU SOFRIMENTO”.
  • Cerca de uma centena de participantes no Curso para Catequistas de Adolescentes

    Catequese (3)No dia 31 de Janeiro, no Seminário Maior de Coimbra, 90 catequistas estiveram reunidos a reflectir sobre a Adolescência. Este trabalho foi orientado pela psicóloga Drª. Teresa Domingos, membro da equipa salesiana do Porto, que soube dar “dicas” práticas para o trabalho dos catequistas.
  • Equipa dos Convívios Fraternos reuniu

    A equipa coordenadora do Movimento dos Convívios Fraternos da Diocese de Coimbra esteve reunida nos dias 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro no Seminário da Figueira da Foz, para avaliar o ano transacto e prepara o próximo ano. Estando já programado o próximo convívio fraterno de 24 a 26 de Abril e ainda a peregrinação anual dos convívios a Fátima nos dias 5 e 6 de Setembro.
  • Celebrar o Dia de S. Valentim

    S ValentimNuma organização conjunta da Pastoral Juvenil (SDPU e SDPJ) e da Pastoral Familiar (SDPF), vai levar-se a efeito,  no serão do dia 13 de Fevereiro, uma iniciativa para casais de namorados intitulada «e-namorados, caminhar & namorar».
  • S. Pedro de Alva acolhe Encontro Regional da Pastoral Juvenil

    maos“Reforça-te” é o nome da actividade do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil para as regiões pastorais. O objectivo é congregar todos os grupos de jovens de uma região pastoral e com eles celebrar a mesma fé em Jesus Cristo.
  • Dia Diocesano do Acólito

    acolitosO Secretariado Diocesano de Liturgia da nossa diocese vai assinalar no próximo dia 14 de Fevereiro, em Coimbra, o Dia Diocesano de Acólitos.
  • VATICANO II 50 ANOS DEPOIS (74)

    - Do Haiti à Coreia do Sul a Igreja mais universalizada com a nomeação dos novos cardeais
     
    Manuel Augusto Rodrigues
     
    1. A criação de mais 19 cardeais para o Colégio cardinalício no primeiro consistório convocado pelo actual Papa ocupou as atenções dos observadores e analistas por vários motivos.
  • O novo Bispo do Porto

    A. Borges de Carvalho
     
    D. Antonio Francisco dos SantosComo já se disse Dom Hélder Câmara era, antes de mais nada, um homem religioso. Religioso do século lhe chamaram.
  • Homilias: qual o interesse e quem as escuta?

    Nuno Santos
     
    Francisco_homilia1Num tempo cheio de imagens, de publicidade e de estímulos visuais; num tempo cheio de interactividade na internet, na televisão e nos telemóveis; num tempo em que se comunica com ‘toques’, com twitter’s (140 caracteres) e sms (serviço de mensagens curtas - service message short)… é interessante pensar no que significa uma homilia.
  • A Alegria do Evangelho (6)

    Luís Miranda
     
    «Uma das tentações mais sérias que sufoca o fervor e a ousadia é a sensação de derrota que nos transforma em pessimistas lamurientos e desencantados com cara de vinagre (…)
  • Ginkgo Biloba (1)

    ginkgo_bilobaÉ uma árvore antiga, que já foi dada como extinta, mas redescoberta no século XVII no Japão. Sementes foram levadas para a Europa e mais tarde, para a América do Norte e hoje é possível encontrar árvores de ginkgo biloba no mundo inteiro.
  • Um gesto de amor simples e eficaz

    floresÀs vezes não é preciso muito para ajudar as pessoas. Podemos até ter gra­ves deficiências físicas, andar  em cadeiras de rodas ou de cana­dianas, mas, quando existe um co­ração generoso, uma vontade forte de fazer o bem, este aparece.
  • A grandeza de servir o Pobre

    Ir. LucindaFaleceu há dias a Irmã Lucinda das Criaditas dos Pobres, que foi superiora da congregação durante mais de duas dezenas de anos. Natural de S. Pedro de Alva, a Irmã Lucinda Figueiredo de Almeida dedicou toda a sua vida ao serviço dos mais desfavorecidos.
  • Mensagem do Papa para a Quaresma

    papa_sorrisoComo é costume, o Papa escreveu uma Mensagem para ajudar os cristãos a viverem melhor a Quaresma que se avizinha. Nela fala na miséria material, moral e espiritual que devemos ajudar a combater.
  • Vem aí a quaresma

    quaresmaNo próximo dia 5 de Março é o Dia de Cinzas, entrando assim a Igreja na Quaresma. É um tempo de treino para enfrentar os sacrifícios, renúncias ou sofrimentos que a vida cristã exige.
  • China recolhe bebés abandonados

    Cerca de dez mil bebés são abandonados anualmente na China. Agora o governo daquele país está a montar novos postos de recepção onde as pessoas podem depositar as crianças que não possam ou queiram criar.
  • Visitas Pastorais continuam até Maio

    D. Virgílio Antunes, depois dos encontros com as comunidades confiadas aos padres da Congregação do Preciosíssimo Sangue,
  • D. Virgílio abençoou os 82 anos dos Bombeiros de Montemor

    Bispo_bombeiros-montemor(3)A Associação dos Bombeiros Voluntários de Lousada assinalou, no passado fim-de-semana, o 82.º aniversário da corporação, cujo programa comemorativo incluiu, no domingo, uma Missa de acção de graças por mais um aniversário, tendo também como intenção a memória de todos os sócios, directores e bombeiros já falecidos.
  • Escuteiros espalham “sal” no Carriço

    Pombal_Dia BP(1)“Somos sal”. A mensagem esteve patente ao público, durante um dia, em frente à Igreja Matriz do Carriço.
  • Catequizandos de Pombal visitam Convento do Louriçal

    Pombal_catequese  convento do louricalO Convento das Clarissas do Desagravo, do Louriçal, recebeu, no sábado passado, a visita de catequizandos da Paróquia de Pombal.
  • Midões: escuteiros assinalam o dia do seu fundador

    No passado sábado, dia 22 de Fevereiro, os escuteiros assinalaram o dia do seu fundador com um conjunto de actividades de onde se destaca a visita ao Centro Social Paroquial de Midões.Um momento de encontro dos jovens de hoje com os jovens de há alguns anos. 
  • Tábua: apresentação do Plano Pastoral da Unidade Pastoral de Tábua 2013/2014

    Tabua-Apres. Programa PastoralNo passado domingo, dia 23 de Fevereiro de 2014, reuniu em Tábua, o Conselho Pastoral da Unidade Pastoral de Tábua composta pelas 15 paróquias deste concelho.
  • Aldeia das Dez: restauro de esculturas da Última Ceia gera polémica

    Ultima Ceia_Oliveira HospitalO restauro efectuado a 13 esculturas do Santuário de Nossa Senhora das Preces, na localidade de Aldeia das Dez, concelho de Oliveira do Hospital, tem provocado grande polémica nas redes sociais.
  • Escuteiros do Núcleo Norte comemoram o dia do seu fundador

    Escuteiros_cursoguias01Realizou-se no passado fim-de-semana, de 21 a 23 de Fevereiro, na cidade da Mealhada, mais uma edição do Curso de Guias do Núcleo Centro-Norte do Corpo Nacional de Escutas - Escutismo Católico Português. A iniciativa, que se realiza nos anos pares, contou, nesta edição com um número recorde de participantes, cerca de 300 escuteiros.
  • Festa do Pai-Nosso em S. João do Campo

    S. Joao do Campo-festa do Pai NossoEntre as muitas e variadas festas da catequese, adequadas a todos os dez volumes dos catecismos de infância e adolescência, conta-se a festa do Pai-nosso.
  • Estado de saúde do Padre Manuel de Jesus

    Manuel de JesusO Padre Manuel de Jesus, pároco de Ançã, S. João do Campo e Antuzede, foi submetido a uma operação cardíaca na primeira quinzena de Janeiro.
  • Papa pede aos novos cardeais que sejam homens santos

    O Papa Francisco lembrou no passado domingo aos novos cardeais que se pede que sejam homens santos. Na homilia da missa desta manhã, na Basílica de São Pedro, o Papa sublinhou também, uma vez mais, que a Igreja não deseja a intriga. 
  • Cardeais “não devem considerar-se proprietários de poderes especiais”

    O Papa Francisco sublinhou, no passado domingo, na oração do Angelus, o que se espera dos novos cardeais. 
  • Bento XVI acompanha celebração presidida pelo Papa Francisco

    Bento XVI acompanhou, no passado dia 22 de Fevereiro, pela primeira vez, o Papa Francisco numa celebração na Basílica de São Pedro, o consistório para a criação de 19 cardeais, incluindo 16 eleitores.
  • Papa pede aos novos cardeais que sejam homens de paz

    Numa cerimónia realizada na Basílica de S. Pedro para a criação de 19 novos cardeais, o Papa Francisco pediu para que sejam homens de paz.
  • Cardeal australiano nomeado “ministro das finanças” do Vaticano

    Cardeal George PellO Papa criou no início desta semana um novo departamento que fica encarregue de supervisionar toda a actividade económica e administrativa do Vaticano. 
  • Papa considera que ainda há muito por fazer no campo litúrgico

    O Papa enviou uma carta ao prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, a propósito dos 50 anos da constituição conciliar ‘Sacrossanctum Concilium’, considerando que há ainda muito a fazer no campo litúrgico.
  • D. António Francisco dos Santos foi nomeado novo bispo do Porto

    D. Antonio Francisco (3)D. António Francisco dos Santos, de 65 anos, foi nomeado pelo Papa Francisco como novo bispo do Porto, sucedendo a D. Manuel Clemente, que em Julho de 2013 deixou a diocese para assumir o cargo de patriarca de Lisboa.
  • Curso Litúrgico-Musical na EDMS

    EDMS (2)Decorreu ao longo de oito manhãs de sábado e contou com 33 alunos a segunda edição do Curso de Iniciação à linguagem musical, no contexto do canto litúrgico e o I Curso de prática organística.
  • Cáritas de Coimbra lança campanha para apoiar pessoas em dificuldade

    A Cáritas Diocesana de Coimbra vai lançar a campanha ‘há pessoas de carne e osso’, que está associada ao peditório público da Cáritas, que se vai realizar de 20 a 23 de Março.
  • Colégio de São Teotónio: Sessão Solene assinala 50 anos da instituição

    Numa sessão solene que assinalou os cinquenta anos do Colégio de São Teotónio, no dia 18 de Fevereiro (dia do padroeiro daquela instituição), o director, Padre Manuel Carvalheiro criticou a forma como o Estado organiza a educação e as escolas.
  • Movimento Esperança e Vida

    No dia 8 deste mês, a presidente nacional do Movimento Esperança e Vida (MEV), Manuel carvalhão, deslocou-se a Braga, a convite do núcleo do MEV daquela diocese, uma vez que, com o falecimento, em Janeiro, da presidente daquele núcleo, haviam surgido alguns problemas que era urgente resolver.
  • Fátima: Retiro para Doentes

    O Santuário de Fátima em colaboração com o Movimento da Mensagem de Fátima promove o primeiro retiro de 2014 de 26 a 29 de Junho.
  • Mira recebe Encontro Regional de Exploradores

    A Junta Regional de Coimbra do Corpo Nacional de Escutas vai organizar nos dias 12 e 13 de Abril, em Mira, uma grande actividade para Exploradores e Moços da Região de Coimbra. 
  • Vem aí mais um Convívio Fraterno

    A Diocese de Coimbra vai realizar de 24 a 27 de Abril, no Seminário dos Dehonianos, em Coimbra, um Convívio Fraterno.
  • Retiro das Equipas de Nossa Senhora

    Vai celebrar-se no dia 8 de Março (sábado), pelas 19,30 horas, na igreja dos Franciscanos, na Avenida Dias da Silva, a Eucaristia mensal do sector.
  • Peregrinação a Fátima

    O Serviço Pastoral do Ensino Superior (SPES) vai realizar dos dias 28 de Fevereiro, 1 e 2 de Março, uma Peregrinação a Pé à Fátima, dirigida a toda a comunidade do Ensino Superior.
  • Ecos da reunião do Conselho Pastoral Diocesano

    Recentemente realizou-se a segunda reunião do Conselho Pastoral Diocesano (CPD) do ano pastoral em curso, presidido pelo Senhor D. Virgílio Antunes.
  • VATICANO II 50 ANOS DEPOIS (73)

    - Nacionalidade portuguesa concedida aos descendentes sefarditas dos judeus expulsos de Portugal no séc. XVI
  • Confirmar os irmãos com novo ardor

    Aldo Aveiro
     
    A 10 de Julho de 2011, a diocese de Coimbra acolhia “com expectativa, entusiasmo e esperança”, o seu novo bispo, D. Virgílio Antunes.
  • Visita Pastoral motiva Nova Evangelização

    Bispo_visita pastoral_Baixo MondegoO caráter pastoral, o espírito paterno e o fim eclesial do múnus do Bispo foram evidenciados, de modo peculiar, pela simplicidade, prudência, afabilidade, piedade, empatia, escuta e diálogo com o seu povo,
  • Acólitos de S. Julião comemoram aniversário

    Acolitos_S.Juliao (1)O Grupo de Acólitos de São Julião celebrou no passado dia 10 de Fevereiro o seu 29.º aniversário, ao lançar uma página no facebook (facebook.com/acólitos.sjuliao) de forma a dar a conhecer um pouco a sua história,
  • Midões: Exploradores constroem a sua base

    Midoes_escuteiros_expCheios de entusiasmo e com a ajuda dos chefes, os exploradores da expedição 58 do agrupamento 972 de Midões têm dado asas à sua imaginação para construir a sua base de expedição.
  • Unidade Pastoral de Mata Mourisca, Ilha e Guia vai viver a Quaresma sob a protecção de Maria

    Paroquia Ilha_Sr. FatimaEm Março de 1954, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima entrava solenemente na Diocese de Coimbra e na Paróquia de Mata Mourisca.
  • Monsenhor João Evangelista comemora noventa anos

    Padres de CoimbraOs padres do arciprestado de Coimbra Urbana festejaram, na sua última reunião, os 90 anos de vida do Pároco da Sé Velha, num almoço em que participaram outros amigos do aniversariante. O “Correio”, que sempre teve em Mons. João Evangelista um bom amigo, junta-se a esta data festiva, enviando-lhe um apertado abraço.
  • Colégio de São Teotónio: uma escola diocesana de referência a nível nacional

    CST-miudosO Colégio de S. Teotónio que comemora este ano 50 anos de existência é uma referência em Coimbra, seja pela excelência do aprender a conhecer, do aprender a fazer, do aprender a viver juntos e, consequentemente do aprender a ser.
  • Faleceu a Irmã Lucinda das Criaditas dos Pobres

    Ir. LucindaNo dia 14 de Fevereiro faleceu, na casa das Criaditas, na Rua da Ilha, de modo repentino, a Irmã Lucinda, que foi superiora da congregação durante quase duas dezenas de anos.
  • Para que serve a Igreja?

    Entender a missão da Igreja na terra nos ajuda a entender nossa própria missão como batizados no mundo
  • Um Papa apaixonado

    Luís Miranda
     
    Sim, é verdade. O Papa Francisco está enamorado. Não viram isso no dia de S. Valentim? Eu vi! Lia-se nos seus olhos, sentia-se no entusiasmo com que falava, que estava mesmo ‘muito apaixonado’.
  • Para eu meditar

    Manuel do Rosário Brandão
     
    Recentemente, numa conversa em contexto de dificuldades de vária ordem mas também da prática da solidariedade, da condescendência e da tolerância,
  • Papa desafia escolas católicas ao diálogo

    Papa desafiou, no passado dia 13 de Fevereiro, no Vaticano, as escolas católicas a apresentar Jesus como o “sentido” da vida, em diálogo com todos, num contexto histórico e cultural em “constante transformação”.
  • Papa quer viajar com documentos argentinos

    O Papa Francisco não pretende usufruir de passaporte diplomático durante as suas próximas viagens, como teria direito, na qualidade de chefe de Estado da Cidade Estado do Vaticano.
  • Papa vai a Turim para a exposição do Santo Sudário

    O Papa Francisco tenciona ir a Turim no próximo ano para ver a exposição do Santo Sudário, que está guardado na catedral daquela diocese. 
  • Papa prepara sínodo da família com os cardeais

    O Papa tem tido esta semana muito trabalho, com diversas reuniões com o Conselho Consultivo dos Cardeais, para, hoje e amanhã, receber todos os cardeais do mundo, para dois dias de consistório.
  • Papa lembra aos noivos que “viver juntos é uma arte” e não há famílias perfeitas

    Papa-namoradosNeste Dia dos Namorados, o Papa recebeu no Vaticano 30 mil casais de 30 países diferentes. Durante a cerimónia na Praça de São Pedro, no Vaticano, três casais colocaram dúvidas ao Papa sobre o matrimónio. 
  • Papa Francisco explica o sentido da Eucaristia

    Papa Francisco_Eucaristia1O Papa Francisco questionou a atitude dos que vão à Missa, mas esquecem a exigência de ajudar necessitados, pedindo “coerência” entre a liturgia e a vida das comunidades católicas.
  • Imprensa Cristã entre o papel e o digital

    A Associação de Imprensa de Inspiração Cristã (AIC) reuniu-se no passado dia 14 de Fevereiro, em Fátima, em assembleia geral, para uma reflexão sobre a relação entre a publicação em papel e a aposta no digital, que visa criar uma “marca”.
  • Cardeal Bertone tentou demover Bento XVI de resignar

    O Cardeal Bertone, secretário de Estado de Bento XVI, foi informado pelo Papa da sua vontade de resignar vários meses antes de o ter anunciado publicamente. 
  • Católicos contra a ditadura

    - José Dias modera tertúlia
     
    A intervenção dos católicos na luta contra a ditadura é tema para uma tertúlia a efectuar, sábado (22), em Lisboa (Convento dos Dominicanos), cuja moderação estará a cargo de José Dias (ex-activista do movimento associativo estudantil de Coimbra).
  • Semana Cultural no Colégio da Rainha Santa

    Colegio Rainha SantaO Colégio Rainha Santa Isabel em Coimbra promove esta semana uma Semana Cultural que promete ser “rica em actividades”.
  • Capela da Universidade de Coimbra fechada devido a queda de peças do tecto

    Segundo o gabinete de comunicação da Universidade de Coimbra, a situação “não é grave”, tendo sido vedado o acesso à capela como “medida de precaução”
  • Aniversário do Movimento Esperança e Vida

    MEVO Núcleo do Movimento Esperança e Vida (MEV) da Diocese de Coimbra promoveu mais um encontro de senhoras viúvas, no passado dia 12 deste mês, na Casa de Formação Cristã da Rainha Santa, para assinalar o 46.º aniversário do Movimento Esperança e Vida em Coimbra.
  • CNISP em assembleia: experiência e desafio de comunhão

    CNIS (4)A Conferência Nacional dos Institutos Seculares em Portugal (CNISP), reuniu em Assembleia Geral, no dia 8 de Fevereiro de 2014, na sua sede em Coimbra.
  • A anona

    anonaA anona, também é conhecida como a fruta do conde ou graviola, no Brasil. Além de ser um fruto delicioso, com   excelentes propriedades nutricionais, tem inúmeros benefícios para a saúde, de entre os quais se  destacam os efeitos anti-cancerígenos.
  • Ano da Vida Consagrada

    religiosasO Papa Francisco anunciou, através da Prefeitura da Congregação dos Institutos para a Vida Consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica, que o Ano de 2015 vai ser dedicado à Vida Consagrada.
  • A Internet e o Evangelho

    internetEscrevo no dia em que o Facebook faz dez anos. Este faz parte das redes sociais que conseguem pôr em comunicação pessoas de diversos países e culturas. Se bem usado pode ser um magnífico meio de aproximar as pessoas e de lhes levar a mensagem de Cristo.
  • O Bispo, Pastor da diocese

    Aldo Aveiro
     
    O Bispo, no exercício do seu ministério de “pai e pastor”, no meio dos seus fiéis, é um fiel servidor do seu povo, sob o olhar e exemplo do Bom Pastor, Cristo, que veio não para ser servido, mas para servir (cf. Mt 20, 28; Mc 10, 45) e dar a sua vida pelas ovelhas.
  • Concerto pelo Coro da Casa do Pessoal dos HUC

    Sob a orientação do Maestro Jorge Pratas, o Coro da Casa do Pessoal dos HUC oferecu à comunidade de S. João do Campo um belíssimo concerto, levado a efeito na igreja paroquial, após a celebração da Eucaristia dominical.
  • Bênção das crianças em S. João do Campo

    S. Joao do Campo- Bencao das criancas (1)Foi uma festa! Celebrava-se, nesse dia, a Apresentação do Menino Jesus no Templo e era o primeiro contacto que muitas crianças tinham com aquele espaço e naquele ambiente.
  • Mealhada Prestou homenagem póstuma ao padre Abílio Duarte Simões

    Abilio Simoes_bustoA Paróquia da Mealhada prestou no passado dia 9 de Fevereiro uma homenagem póstuma ao seu antigo pároco – Padre Abílio Duarte Simões, que faleceu há sete anos, em circunstâncias inesperadas, deixando uma comunidade “órfã” e com um legado bem pesado.
  • Família Verbum Dei cresce em Pombal

    Pombal_Verbum Dei (2)A Família Missionária Verbum Dei está a crescer em Pombal. A comunidade, composta na sua maioria por jovens, registou um crescimento, na sequência dos retiros de preparação para o Crisma, orientados pelo Pe. Félix, missionário da Verbum Dei,
  • “Comunidade de discípulos para o anúncio do Evangelho” em tema na Quaresma

    O Arciprestado de Pombal preparou, para o próximo mês de março, um ciclo de conferências, sob o tema “Comunidade de discípulos para o anúncio do Evangelho, como caminho de encontro pessoal com Cristo, único Salvador, e com a sua Igreja”.

  • Encontro com lideranças autárquicas e inauguração da restauração de pinturas artísticas

    D. Virgílio Antunes volta à Unidade Pastoral do Preciosíssimo Sangue, no dia 13, visita que se prolonga até 16 de Fevereiro, destacando-se, entre outras acções, uma recepção na Câmara Municipal e o encontro com os idosos das IPSS’s e a inauguração do restauro de pinturas artísticas em Reveles.
  • D. Virgílio Antunes crismou em Montemor e Carapinheira

    Baixo Mondego_ Carapinheira_CrismaA primeira parte da visita pastoral que o bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, está a realizar ao arciprestado do Baixo Mondego, culminou, dia 9, com a celebração da Eucaristia e administração do Crisma na paróquia de Montemor (15 adolescentes a frequentar o 10.º ano da catequese) e na Carapinheira (39 fiéis, entre adultos e grupo de adolescentes que já completou o 10.º ano de catequese).
  • Promessas nos Escuteiros de Serpins

    O Agrupamento de Escuteiros de Serpins – 1367 vai estar em festa no próximo dia 15 de Fevereiro com a Promessa dos Lobitos e Exploradores.
  • Voluntários substituem soalho da igreja paroquial de Vilarinho

    Cerca de quarenta voluntários responderam ao apelo do pároco, Padre Orlando Carrasqueira Martins, para a substituição do soalho da igreja de Vilarinho, que se encontrava em mau estado de conservação.
  • Universitários em missão pelo país: quarenta são de Coimbra

    Universitarios em missao (2)A Missão País 2014 já está no terreno. Todos os anos centenas de jovens universitários partem em Missão em todo o país para testemunhar a fé em Jesus e mostrar como ela se vive através da caridade e do serviço.
  • De muçulmano a sacerdote católico

    imaÉ uma história de fé e coragem. Mário Joseph era imã muçulmano aos 18 anos, comparado a padre católico, e, ao converter-se ao cristianismo, sofreu até uma tentativa de assassinato do seu pai.
  • Tábua assinala dia de S. Brás

    Nordeste_S Bras 2No passado domingo, dia 9 de Fevereiro, o lugar da Barrosa da paróquia de Tábua assinalou o dia de São Brás, seu padroeiro, com a celebração da Eucaristia presidida pelo pároco Manuel Paiva.
  • Coja prestou homenagem ao Padre António Dinis

    Antonio DinisUm ano após a sua inauguração, foi atribuído à estrutura residencial para idosos do Centro Social e Paroquial de Coja o nome do seu fundador e principal impulsionador – Padre António Dinis, passando a denominar-se Lar Padre António Dinis.
  • VATICANO II 50 ANOS DEPOIS (72)

    Habermas- A candidatura de Lampedusa a Prémio Nobel da Paz e o seu simbolismo para a humanidade
     
    1. Ainda está bem presente na memória de todos a deslocação do Papa a Lampedusa, ilha do Mediterrâneo que pertence à Itália e que é o território mais meridional da União Europeia.
  • “O EVANGELHO É SAL, mas vós tornaste-lo açúcar”

    Luís Miranda

    É famosa a tentação do coração humano em ‘fazer rotundas’ para andar um pouco à volta das coisas e ter sempre ‘todas as possibilidades em aberto’.
  • Vista Pastoral

    Jorge Cotovio
     
    Há gralhas que originam erros ortográficos, frases sem sentido, ou simplesmente nos fazem (sor)rir. Outras há que nem damos por elas… E outras que nos fazem refletir.
  • Paquistão: Um país sequestrado pela lei da blasfémia

    Paquistao- Viver no meio do terror
     
    A lei da blasfémia permite, lançando falsas acusações, incriminar qualquer pessoa condenando-a à prisão ou até à morte. Os Cristãos são, provavelmente, a minoria religiosa que mais tem sofrido com este sistema. Asia Bibi ou Shahbaz Bhatti são exemplo disso.
  • Papa diz a jovens para não terem medo de “ir contra a corrente”

    Ter a coragem de “ir contra a corrente” e não procurar a felicidade no sucesso, no prazer, ou na riqueza é um dos desafios deixados pelo Papa na sua mensagem para o Dia Mundial da Juventude.
  • Leilão de "Harley Papal” rende 240 mil euros à Cáritas

    Uma Harley-Davidson que foi oferecida ao Papa Francisco, em Junho do ano passado, rendeu 210 mil euros num leilão realizado no passado dia 6 de Fevereiro. 
  • Papa pede maior atenção na preparação para o casamento

    O Papa Francisco pediu, no passado dia 7 de Fevereiro, aos bispos polacos, em visita “ad limina” a Roma, que centrem a sua atenção na família e na melhor preparação dos jovens para o casamento. 
  • Papa destaca a importância da Eucaristia

    É importante ir à missa ao Domingo. 
  • Francisco vai encontrar-se com 17 mil noivos no Dia dos Namorados

    O Papa vai encontrar-se amanhã, dia 14 de Fevereiro, Dia dos Namorados, com cerca de 17 mil noivos para celebrar no Vaticano “A alegria do sim para sempre”.
  • Na sua primeira mensagem para a Quaresma

    Francisco_roxoPapa Francisco desconfia da esmola que não dói
     
    A primeira mensagem para a Quaresma do Papa Francisco quer orientar os cristãos no sentido da vivência da pobreza, fonte de enriquecimento para a vida.
  • Dalai Lama elogia trabalho de missionários cristãos

    Dalai LamaO líder espiritual dos budistas tibetanos elogiou o trabalho desenvolvido por missionários cristãos em favor dos mais desfavorecidos. 
  • Evangelizar através da música

    Desde 1997 que a música é a principal actividade da Associação Cultural Kerygma, de inspiração cristã. Tem sido o veículo encontrado para evangelizar e proclamar. 
  • Um pedido ignorado, um legado preservado e um país dividido

    A Polónia está dividida acerca da publicação de um livro contendo as notas pessoais de João Paulo II. 
  • Obama atribui família e carreira política à sua fé cristã

    ObamaBarack Obama atribui a sua carreira política e vida familiar à fé cristã.
  • Um samurai a caminho dos altares

    SamuraiA conferência episcopal do Japão já enviou para Roma o processo de beatificação de Takayama Ukon, um samurai japonês que morreu no exílio por se ter recusado a renunciar ao Cristianismo.
  • Santa Sé lamenta ingerência da ONU nos seus ensinamentos

    A Santa Sé toma nota de todas as recomendações feitas pelo Comité dos Direitos da Criança no relatório publicado no passado dia 5 de Fevereiro, e compromete-se a considerá-las, mas lamenta que o comité tenha procurado interferir nos ensinamentos da Igreja noutros campos.
  • A Herança Judaica na Universidade de Coimbra

    Univer. Faculdade de LetrasUma Bíblia do século XV ou algumas notas do então estudante Aristides de Sousa Mendes são documentos que fazem parte do acervo divulgado no roteiro “A Herança Judaica na Universidade de Coimbra”.
  • Cáritas lança projecto “Escola de Pais”

    familia5A Cárias Diocesana de Coimbra vai lançar, no final do mês de Fevereiro, o projecto Escola de Pais, dirigido aos encarregados de educação das suas creches e jardins-de-infância.
  • Campanha de recolha de bens da Cáritas Coimbra supera expectativas

    A Cáritas Diocesana de Coimbra realizou no passado fim-de-semana (dias 7 e 8 de Fevereiro) a primeira “Campanha de Recolha de Bens” de 2014, em quatro estabelecimentos comerciais da Diocese – Continente Fórum, Modelo de Cantanhede e nas lojas Pingo Doce do Calhabé e de Celas, em Coimbra.
  • Peregrinação Diocesana a Taizé

    O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil volta a proporcionar aos jovens da Diocese uma Peregrinação rumo à Comunidade de Taizé, no sul de França.
  • Formação para Animadores

    O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil convida todos os animadores de grupos de jovens a participarem no dia 22 de Fevereiro no “ANIMA”, uma formação para animadores com o tema “Tu ANIMA(S)?”.
  • Oficina de Oração e Vida

    Vai iniciar-se a partir do dia 17 de Fevereiro, pelas 20 horas, na sala B, do Instituto Justiça e Paz, mais ima Oficina de Oração e Vida dirigida a todas as paróquias de Coimbra.
  • Pastoral Juvenil promove encontro com jovens em S. Silvestre

    O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil vai promover no próximo dia 15 de Fevereiro mais um encontro de jovens que tem por objectivo o encontro, a partilha da alegria e da fé, e o convívio dos grupos uns com os outros sempre à volta da mesa com Jesus Cristo.
  • Cursilhos de Cristandade

    Vai realizar-se na Diocese de Coimbra, na Casa da Sagrada Família, na Praia de Mira, dois Cursilhos de Cristandade, de 13 a 16 de Fevereiro de homens e de 20 a 23 de Fevereiro de Senhoras.
  • Colégio de S. Teotónio inicia comemorações dos 50 anos com “Jesus Cristo Super Star”

    Colegio de S. TeotonioO Colégio de São Teotónio, em Coimbra, inicia amanhã, dia 11 de Fevereiro, as suas comemorações dos seus cinquenta anos com um musical no Teatro Académico Gil Vicente.
  • E eu, também vou para o céu?

    carmelitaQuando, no dia 13 de Maio de 1917, Nossa Senhora disse à pequena Lúcia: “Tu ficas cá mais algum tempo”, pensava no dia 13 de Fevereiro de 2005.
  • Rapa cabelo para evitar bullying

    professorO caso chegou às redes sociais e o professor já é um herói mundial. Ao perceber que um de seus alunos estava sofrendo “bullying” por ter perdido o cabelo por causa de uma doença desconhecida, o professor iraniano Ali Mohammadian decidiu rapar a cabeça para mostrar solidariedade.
  • Oficinas de Oração e Vida: um método para a nova evangelização

    Oficinas“Aprender a orar para aprender a viver” – frei Inácio de Larrañaga
     
    As Oficinas de Oração e Vida são uma associação internacional privada de fiéis, de direito pontifício, que ensina os participantes a orar de uma forma experimental e progressiva apoiados na Palavra de Deus e mediante variadas modalidades de oração.
  • Dia Mundial do Doente 2014

    doentesÉ já no dia 11 de Fevereiro, dia de Nossa Senhora de Lurdes, que a Igreja celebra o Dia Mundial do Doente, este ano subordinado ao tema ‘Fé e Caridade: Nós também devemos dar a nossa vida pelos irmãos’, proposto pelo Papa Francisco.
  • Dia dos namorados

    14 de Fevereiro é o dia de S. Valentim, o Dia dos Namorados. Porque é que este santo é o padroeiro dos namorados?
  • VATICANO II, 50 ANOS DEPOIS (70)

    O DIÁLOGO COM AS IGREJAS ORIENTAIS COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A PAZ
     
    Manuel Augusto Rodrigues
     
    1. A Exortação Apostólica “Evangeliigaudium” do Papa Francisco tem sido objecto de análises, encontros e reflexões, o que é altamente louvável.
  • Acolhimento ou praxe

    Fernando Perpétua
     
    Não há dúvida que as pessoas hoje são diferentes. Parece haver uma variante quer no aspecto exterior como interior que modificou geneticamente e endogenamente as pessoas.
  • Confirmação na fé

    Aldo Aveiro
     
    A Crisma é a Confirmação do Baptismo que fortalece a Graça de pertencermos à Igreja. Se o Baptismo nos imerge no Espírito Santo, a Crisma torna os fiéis “fortes e vigorosos” no mesmo Espírito.
  • Haiti: Terramoto de 2010 ainda provoca muitas lágrimas

    HaitiVidas em ruína
     
    Quatro anos depois, os prédios por reconstruir não permitem que se esqueça a tragédia de Janeiro de 2010. Quatro anos depois, milhares de pessoas continuam a precisar de ajuda para sobreviverem. Mas nem tudo é trágico: quatro anos depois, há cada vez mais candidatos ao sacerdócio.
  • Faleceu o Padre Adriano António Tomás Garcia

    Adriano Garcia 1- Foi administrador do jornal diocesano “Correio de Coimbra”


    Faleceu no dia 5 de Fevereiro, no Hospital da Universidade de Coimbra, o Padre Adriano António Tomás Garcia, antigo administrador do jornal diocesano “Correio de Coimbra”.
  • Encontro de novas equipas do movimento “Equipas de Nossa Senhora”

    ENS_Coimbra46Foi no passado fim-de-semana, 1 e 2 de Fevereiro, que se realizou o encontro de equipas novas (EEN),   no seminário diocesano de Leiria.
  • Vista Pastoral: vamos acolher o nosso Pastor

    D.Virgilio_visita_pastoralSua Excelência Reverendíssima o Senhor Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, no âmbito das anunciadas visitas pastorais por toda a diocese, visita a Unidade Pastoral confiada à Congregação do Preciosismo Sangue (CPPS)
  • CAF - «uma experiência exemplar»

    Caf (1)No passado dia 31 de janeiro, o Centro de Aconselhamento Familiar de Coimbra (CAF), afeto ao Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar, celebrou o 15º aniversário de funcionamento, numa sessão solene às 18 horas, na Casa de Santa Zita, com a presença do bispo diocesano, D. Virgílio Antunes,
  • Dia de BP

    Escuteiros2A Fraternidade de Nuno Álvares, Associação dos Antigos Filiados do Corpo Nacional de Escutas (Escuteiros Católicos Portugueses), seguindo o exemplo do ano passado, irá homenagear o seu fundador, Baden Powell.
  • Cursos de Cristandade na diocese

    Vai realizar-se de 13 a 16 de Fevereiro, um Curso de Cristandade para Homens, e de 20 a 23 de Fevereiro para Mulheres.
  • Encontro Oração de Taizé

    Taize1A experiência de oração e simplicidade que em conjunto com o outro proporciona uma vivência única e especial da presença de Cristo.
  • Retiro da Mensagem de Fátima

    Mensagem de Fátima (2)O Movimento da Mensagem de Fátima vai realizar, em 2014, os seguintes retiros: - de 26 a 29 de Junho (Inscrições até ao dia 26 de Abril); - de 10 a 13 de Novembro (Inscrições até ao dia 10 de Setembro).
  • Aniversário da morte da Irmã Lúcia

    Irma_luciaAssinala-se no próximo dia 13 de Fevereiro o nono aniversário da morte da Irmã Lúcia. Em Coimbra, no Convento do Carmelo de Santa Teresa, onde a última vidente de Fátima viveu durante mais de meio século, a data é assinalada com a celebração de uma Eucaristia às 18 horas, presidida pelo Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes.
  • Papa diz que é absurdo ser cristão sem a Igreja

    O Papa Francisco criticou, há dias, no Vaticano a “dicotomia absurda” que leva algumas pessoas a aceitar Jesus e a recusar a Igreja, afirmando que a fé cristã exige uma dimensão comunitária.
  • Francisco diz que a Igreja dever “sair em vez de “gerir”

    O Papa Francisco sustentou que a Igreja deve “sair” em vez de “gerir”, numa dinâmica missionária que leve às pessoas “a luz da fé e a alegria do Evangelho”.
  • Papa diz que a unidade é mais importante que as regras

    O Papa Francisco disse no passado sábado que a unidade na Igreja é mais importante que as regras particulares dos movimentos.  
  • Papa realça a importância da vida consagrada

    O Papa falou este domingo da importância da vida consagrada. No dia em que se celebrou a apresentação de Jesus no Templo, a Igreja recordou de forma especial aqueles que oferecem a vida em serviço à Igreja e a Deus.  
  • Obra Católica das Migrações está preocupada com quem parte sem garantias de emprego

    Emigrantes2A Obra Católica das Migrações (OCM), uma dependência da Conferência Episcopal Portuguesa, pretende chamar a atenção para as situações mais delicadas que afectam quem pretende emigrar ou já emigrou.
  • Rota das Catedrais

    Se Velha. ZimborioOs responsáveis da Igreja Católica e do Estado português envolvidos na “Rota das Catedrais” encontraram-se na passada semana, em Fátima, para fazerem um ponto da situação acerca do projecto e “renovar dinâmicas já existentes”.
  • Fátima lança Itinerário do peregrino

    O Santuário de Fátima volta este ano a propor o Itinerário do Peregrino, um programa de oração e de reflexão.
  • Candidatos ao Diaconado Permanente reunidos no Seminário

    Encontro DiaconosRealizou-se no passado dia 1 de Fevereiro, no Seminário Maior de Coimbra, um encontro com os candidatos ao diaconado permanente da diocese.
  • Sé Nova encheu para bênção das crianças

    Bencao das Criancas 2No passado domingo, Festa da Apresentação do Menino no Templo, foram muitas as comunidades que promoveram a cerimónia da bênção das crianças.
  • Retiro no Centro Bíblico dos Capuchinhos em Fátima

    Realiza-se de 23 a 27 de Março, no Centro Bíblico dos Capuchinhos, em Fátima um retiro com “Seder” Pascal.
  • Orégãos

    Esta pequena planta pode adicionar um sabor quente, balsâmico e aromático aos mais variados pratos, especialmente os da cozinha mediterrânica.
  • Deficiente é exemplo de Fé

    nick-vujicicHá pouco mais de um ano (6 de Novembro de 2011) falei aqui de um jovem que nasceu sem pernas nem braços e que conseguiu superar este desaire, com a ajuda dos pais.
  • Confissão dos pecados

    Sabemos que há por parte de muitos cristãos uma grande dificuldade de se reconhecer pecador.
  • A figueira estéril

    Hoje temos, no Evangelho deste III Domingo da Quaresma, um forte apelo de Jesus à conversão e à necessidade de fazermos boas obras.
  • Ao Calor da Fogueira (03 de Março de 2013)

    - Hoje vens mesmo apanhado do gorgomilo, Carlos! Fazia-te bem gargarejar um chá de diabelha, aquela erva de que falámos aqui na passada semana.
  • ACEGE de Coimbra realiza almoço/conferência com António Pinto Leite

    O núcleo da Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE) de Coimbra realiza a 18 de Março, pelas 13 horas, nas instalações da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, um almoço/debate com a presença do Dr. António Pinto Leite, presidente da ACEGE.
  • Formação de Animadores

    O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil realiza no próximo dia 9 de Março, a partir das 9,30 horas, no Instituto Justiça e Paz, em Coimbra, o segundo curso de formação, o ANIMA, para animadores de grupos de jovens da diocese.
  • Cáritas comemora Dia Internacional da Mulher

    Este ano, a Cáritas de Coimbra irá assinalar o Dia Internacional da Mulher com um jantar intimista e de convívio no ComVida Quiaios.
  • VI Encontro de alunos de EMRC

    O concelho de Miranda do Corvo vai acolher no próximo dia 8 de Março o VI Encontro de Alunos de Educação Moral Religiosa Católica da Diocese de Coimbra.
  • Convertei-vos e crede no evangelho

    Aldo Aveiro

    A grande mensagem da liturgia do próximo domingo é o convite à conversão. Para esta mudança “de vida, de atitude” Jesus convida o Seu povo a ser tolerante, solidário, justo e a recriar formas de viver em plena fraternidade. Aliás, ensina os cristãos à prática do amor e da misericórdia e a “renunciarem à hipocrisia”.
  • Cavalo Azul: carinho, solidariedade e amor

    Mário Nunes

    O sonho, a fantasia, a evasão, a liberdade, a solidariedade, o amor… estão em cada um de nós, simbolizados no Cavalo Azul, um projecto relevante agarrado pela Associação de Famílias Solidárias com Deficiência, e que começou a animar-se, mais solidamente, na passada semana.
  • Maioria propõe ao Governo que Turismo Religioso seja um dos “produtos estratégicos” do sector

    Deputados do PSD e do CDS/PP, partidos da maioria parlamentar, propuseram ao Governo que o Turismo Religioso seja considerado “um dos produtos estratégicos” a incluir no plano nacional para o sector.
  • Soluções para a crise devem inspirar-se na Doutrina Social da Igreja

    O economista António Borges considera que a Doutrina Social da Igreja é “muito inspiradora” para o momento de crise que se vive em Portugal.
  • 400 mil cartazes dizem «obrigado» a Bento XVI

    Um grupo de leigos católicos do Patriarcado de Lisboa financiou a distribuição gratuita de 400 mil cartazes de agradecimento ao Papa Bento XVI.
  • Igreja não beatificou pastorinhos porque viram Virgem Maria mas porque mudaram de vida

    O reitor do Santuário de Fátima afirmou, no passado dia 20 de Fevereiro, que a beatificação de Francisco e Jacinta Marto não se deveu aos seus encontros com a Virgem Maria mas porque mudaram de vida a partir de então.
  • Bento XVI pode ser tratado por “Santidade” depois de renúncia

    O presidente do Conselho Pontifício para os Textos Legislativos explicou que Bento XVI, depois de renunciar ao pontificado, não voltará a ser cardeal, e será bispo emérito de Roma, podendo continuar a ser tratado por Santidade.
  • Papa agradece aos cardeais colaboração prestada

    O Papa Bento XVI agradeceu, no passado sábado de manhã, aos cardeais, a sua colaboração nos últimos oito anos de pontificado. Foi o fim dos exercícios espirituais a que o Sumo Pontífice se dedicou, durante uma semana, no Vaticano.
  • No Último Angelus de Bento XVI

    Resignar “não significa abandonar a Igreja”
    Foi uma Praça de São Pedro cheia que ouviu o último Angelus do actual Papa. Bento XVI justificou a decisão de resignar e fez questão de lembrar que tal não significa isolar-se da Igreja.
  • Relatório do Vatileaks só será lido pelo próximo Papa

    O relatório sobre o escândalo Vatileaks que o Papa recebeu em Dezembro vai continuar sob segredo pontifício, segundo decidiu Bento XVI.
  • Convite à oração

    A Santa Sé convida os mosteiros de clausura à oração pela Igreja. Numa carta, o Secretário de Estado do Vaticano, o Cardeal Bertonne, pede aos religiosos que rezem pelo Ministério Petrino. 
  • Conclave pode ser antecipado

    Bento XVI abriu a possibilidade de os cardeais anteciparem o início do próximo Conclave, num documento publicado na passada segunda-feira pela Santa Sé e apresentado aos jornalistas pelo arcebispo Pier Luigi Celata, vice-camarlengo do Colégio dos Cardeais.
  • Paróquias celebram Passos do Senhor

    As comunidades paroquiais de Carapinheira, Montemor e Tentúgal, no arciprestado do Baixo Mondego, mantendo a tradição, celebram o Senhor dos Passos, festividade de preparação para a celebração da Páscoa.
  • Edição especial do Correio de Coimbra

    Papa Bento adeusNo dia em que o Papa Bento XVI renuncia ao Pontificado Romano, para se recolher em oração e em mais profunda contemplação dos mistérios da fé, o “Correio” dedica a sua edição a alguns aspectos do magistério deste Pontífice, que marcou a Igreja com a clareza da sua reflexão teológica e abriu novas perspectivas para a Evangelização do Mundo. 
  • Todos os caminhos dos escuteiros foram dar à Guia

    escuteiros pombal 2Os quatro Agrupamentos de Escuteiros do Arciprestado de Pombal comemoraram o dia do seu fundador Baden Powell na Guia. O criador do movimento do escutismo no mundo nasceu a 22 de Fevereiro de 1857, em Londres.
  • Meia centena de escuteiros comemoram o dia de BP com acampamento

    ACASECNUC1Montemor-o-Velho acolheu no passado fim-de-semana, o IV ACASECNUC (Acampamento de secções do Núcleo Centro Norte da Região de Coimbra do Corpo Nacional de Escutas).
  • Peregrinação a Taizé

    Peregrinacao TaizeTaizé foi o destino da peregrinação anual do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil de Coimbra de 9 a 18 de Fevereiro de 2013.
  • Encontro de Movimentos de Coimbra - “Juntos pela Europa”

    Vai realizar-se no dia 17 de Março, das 10 às 18 horas, no Centro de Formação Laical, na Quinta de S. António, no Almegue (Santa Clara), o segundo Encontro de Movimentos de Coimbra, conhecido por “Juntos pela Europa”.
  • Nas conferências Quaresmais de S. José

    Zita SeabraZita Seabra aconselha católicos a não seguir a religião “à la carte”

    Zita Seabra reconhece que “falar de fé é sempre uma coisa complicada”. Para a antiga deputada do PSD, a “fé sem razão é uma fezada”, disse no passado dia 21 de Fevereiro perante um auditório constituído por cerca de duas centenas de pessoas.
  • Conselho Pastoral reuniu para preparar o Dia da Igreja Diocesana

    Arciprestado Coimbra_Urbana_Conselho_Pastoral1O Conselho Pastoral do arciprestado de Coimbra Urbana reuniu no passado dia 20 de Fevereiro, pelas 21 horas, na igreja de Nossa Senhora de Lurdes com vista a preparar o Dia da Igreja Diocesana que será celebrado, este ano, por cada arciprestado da diocese.
  • Reflexões Quaresmais em Ançã

    A paróquia de Ançã, no âmbito do Ano da Fé, organiza um ciclo de conferências, aberto a todos os interessados, correspondendo à sugestão de Bento XVI:
  • Unidade Pastoral de Tábua prepara a Primeira Comunhão das suas crianças

    No passado dia 23 de Fevereiro, na paróquia de Midões, as crianças das quinze paróquias da Unidade Pastoral de Tábua, e que frequentam o terceiro volume da catequese nas várias paróquias, tiveram um dia cheio de actividades como preparação para a primeira comunhão.
  • Arazede: Dia Mundial de Oração

    Com o tema “Era forasteiro e me hospedastes”, mulheres cristãs de diversos países do mundo vão unir-se para celebrar o Dia Mundial de Oração (DMO) 2013.
  • Soure promove jornadas quaresmais

    “O Ano da Fé” é o tema central das jornadas quaresmais organizadas pela paróquia de Soure, no Arciprestado do Baixo Mondego, a realizar nos dias 1, 8 e 15 de Março.
  • Reveles: Leilões da Quaresma

    A Confraria do Santíssimo Sacramento da Igreja Nossa Senhora do Ó, de Reveles, a semelhança de anos anteriores, está a realizar os “Leilões da Quaresma”.
  • Encontro de pais e padrinhos das crianças da Primeira Comunhão

    O Centro Paroquial de Soure recebeu, no dia 8 de Fevereiro, o “encontro de pais e padrinhos” das crianças que estão a ser preparadas para fazer, este ano, a Primeira Comunhão.
  • Carapinheira recebeu Encontro de Leigos com Ministério

    Carapinheira_leigos_ministeriosO salão polivalente do Pavilhão Multiusos da Carapinheira recebeu, no dia 23 de Fevereiro, encontro de Leigos com Ministérios, que decorreu das 10 às 16 horas.
  • Encontro sobre a violência reuniu mais de cem pessoas na sede da Cáritas

    Caritas_violenciaRealizou-se no dia 21 de Fevereiro, na sede da Cáritas Diocesana de Coimbra, o Encontro “Coimbra Sem Violência” Abuso e Negligência a Pessoas Idosas.
  • Cáritas de Coimbra preocupada com a comercialização de drogas legais

    Nos dois últimos anos Portugal tem estado a assistir a um fenómeno no consumo de drogas e, quem trabalha na área das toxicodependências, nunca viu “nada assim”.
  • Mensagem do Pe. Luís Costa para o Dia da Cáritas, 3 de Março

    «Vejam como eles se amam»
     
    «Enquanto celebravam a ceia, Jesus, sabendo perfeitamente que o Pai tudo lhe pusera nas mãos, e que saíra de Deus e para Deus voltava, levantou-se da mesa, tirou o manto, tomou uma toalha e atou-a à cintura. Depois deitou água na bacia e começou a lavar os pés aos discípulos e a enxugá-los com a toalha que atara à cintura.
  • Ao Calor da Fogueira (24 de Fevereiro de 2013)

    - O Tio Ambrósio está a chá? Isso é maleita que o traz doente, com catarro ou dor de cabeça? É que a minha Joana, estes dias, não se tem fartado de beber um cozimento de limonete. Diz ela que, além de fazer bem ao estômago, como já apareceu no “Amigo do Povo”, também serve para aliviar a catarreira…
  • O chá de menta

    Se sofre de asma e alergias, está na hora de experimentar beber chá de menta. Pelo menos é o que revelam estudos recentes que relacionam o chá de menta a elementos benéficos no tratamento da asma e alergias.
  • O poder da Fé

    Tenho escrito muito, aqui no “Amigo do Povo”, sobre o poder da fé. Daí que não é de estranhar que os nossos leitores queiram também testemunhar essas maravilhas.
  • Transfiguração de Jesus

    transfiguracaoNo segundo Domingo da Quaresma, a Igreja propõe-nos a meditação da Transfiguração do Senhor.
  • JESUS DISPONÍVEL

    Descobrir cada vez mais Jesus disponível ao Pai e à sua vontade ajudar-nos-á a crescer na fé e a viver com mais profundidade este Ano da Fé. Só disponíveis para com o Pai somos verdadeiros cristãos e a nossa fé é mais adulta.
  • VATICANO II 50 ANOS DEPOIS (29)

    O DIVINO MISTÉRIO LIBERTADOR NO HINDUISMO
     
    Manuel Augusto Rodrigues

    1. A “Nostra Aetate” que foi tão cara a Bento XVI fala do hinduísmo nestes termos: «Assim, no hinduísmo, os homens perscrutam o mistério divino e exprimem-no com a fecundidade inexaurível dos mitos e os esforços da penetração filosófica,
  • Escutai o que Ele diz

    Aldo Aveiro
     
    Os cristãos vivem a quaresma como tempo de conversão e oração para, “transfigurados”, celebrar, com dignidade, a grande festa da páscoa. Ao longo destes 40 dias (estamos no 2.º Domingo), Cristo convida os crentes a mudar de vida: escutando a palavra de Deus, orando, perdoando, partilhando e praticando boas obras.
  • Na hora de retirar os andaimes

    A. Borges de Carvalho

    É a segunda estrutura que se encontra a funcionar para responder às necessidades de crianças e idosos na comunidade de Coja.
  • Os três poderes

    Jorge Cotovio

    O início da Quaresma, em termos litúrgicos, é marcado pelo episódio das tentações. Ainda retenho as imagens dos catecismos da minha infância, com o diabo muito mal-encarado (e pintado de vermelho), asas abertas à volta de Jesus.
  • Um Papa que volta a surpreender

    Bento XVI_Chorar«Renuncio ao ministério de Bispo de Roma» - foram estas as palavras inesperadas que Bento XVI disse no passado dia 11 de Fevereiro.
  • Bispos elogiam a coragem do Papa pela sua renúncia ao pontificado

    O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) reagiu no início desta semana em comunicado à renúncia de Bento XVI ao pontificado, anunciada no último dia 11 de Fevereiro, elogiando a “corajosa lucidez” do Papa alemão.
  • Licenciatura em Ciências Religiosas em Fátima frequentada por professores de Coimbra

    O curso superior em Ciências Religiosas, ministrado pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, conta este ano pela primeira vez com uma turma em Fátima, factor que está a contribuir para atrair mais alunos à licenciatura.
  • Milhares de escuteiros e voluntários envolvidos numa maratona de solidariedade

    Cerca de 6000 mil escuteiros e 1200 voluntários de todo o país vão estar envolvidos entre 23 e 24 de Fevereiro numa “maratona” de solidariedade integrada na comemoração dos 90 anos do Corpo Nacional de Escutas.
  • Juventude Hospitaleira está há 25 anos junto das pessoas que sofrem

    Juventude HospitaleiraAs Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus e os Irmãos de S. João de Deus criaram a Juventude Hospitaleira em 1988. Um sonho que cresceu e tocou muitos jovens ao longo de 25 anos.
  • Na Celebração de Quarta-feira de Cinzas

    Cinzas_Bispo (1)Bispo de Coimbra faz um convite à conversão

    A celebração das cinzas abre solenemente o tempo da Quaresma. Na homilia da celebração da Catedral, D. Virgílio Antunes fez um convite à conversão, referindo-se a este apelo como “a mensagem central de Deus à humanidade”.
  • Renúncia de Bento XVI foi uma “atitude enérgica”, disse D. Virgílio Antunes

    Cinzas_Bispo (4)O Bispo de Coimbra encara a renúncia de Bento XVI como uma “atitude enérgica e lúcida” tomada em “circunstâncias difíceis”, de doença e debilidade física, e pediu aos fiéis para que continuem a rezar pelo Papa.
  • Bispo de Coimbra apela a uma “grande caminhada” de fé

    Cinzas_Bispo (3)A mensagem do Bispo de Coimbra para a Quaresma destaca este tempo litúrgico como uma oportunidade dos fiéis tomarem parte com “renovada consciência” nas iniciativas propostas pela Igreja Católica.
  • Retiro para doentes

    A Equipa Diocesana de Coimbra do Movimento da Mensagem de Fátima (MMF), em parceria com o Santuário de Fátima, está a organizar “Retiros para doentes e diminuídos físicos”, a decorrer em Fátima.
  • Padre João Paulo Vaz solidário

    Joao Paulo Vaz4O Padre João Paulo Vaz e a Banda Jovens em Movimento, de Avanca, ofereceram um espectáculo “memorável” à Associação de Desenvolvimento e Bem Estar Social da Freguesia da Barreira, no concelho de Leiria. O concerto realizou-se no Teatro José Lúcio da Silva no domingo passado.
  • Comunidade repete Adoração de 40 horas

    A Paróquia de Pombal reuniu, pela segunda vez, a comunidade e os seus principais “activos”, na Igreja do Cardal, para um dos momentos mais marcantes do Ano da Fé na cidade de Pombal: 40 horas de adoração seguidas ao Santíssimo Sacramento.
  • Promessas nos escuteiros de Midões

    No passado dia 10 de Fevereiro, perante os chefes e a presença de pais, irmãos, avós e outros familiares e amigos, e acompanhados pelos padrinhos, Lobitos, Exploradores, Pioneiros e Caminheiros fizeram as suas promessas escutistas.
  • Arciprestado Nordeste reúne o seu Conselho Pastoral

    Nos dias 19 de Janeiro e 9 Fevereiro o novo Arciprestado Nordeste reuniu o seu Conselho Pastoral em Arganil pela primeira vez.
  • Conselho Pastoral do Arciprestado

    No passado dia 24 de Janeiro realizou-se a 1.ª reunião do Conselho Pastoral do Arciprestado do Baixo Mondego, presidida pelo Pró-Vigário da Diocese, Cónego Aníbal Castelhano, com a presença de padres, diáconos e leigos representantes de todas as paróquias. Neste primeiro encontro reflectiu-se sobre o papel e função do Conselho, e foram definidas as tarefas próprias de cada conselheiro em ordem a iniciar um trabalho contínuo de diagnóstico e programação pastoral.
  • Retiro de Catequistas e encontro de acólitos

    No dia 16, na Casa de Nossa Senhora das Dores em Fátima, catequistas e acólitos do arciprestado do Baixo Mondego participaram num retiro que teve como tema principal “A Fé e o Sacramento da Reconciliação”, apresentado pelo Pe. Emanuel Silva.
  • Encontro de Leigos com Ministério

    No dia 23 de Fevereiro, na Carapinheira, o Cónego Aníbal Castelhano orienta um encontro de Leigos com Ministérios, com vista à formação contínua destes e que será uma oportunidade para o encontro de todos os que, no Arciprestado, assumem tão importantes responsabilidades.
  • Paróquia de Soure promove jornadas quaresmais

    “O Ano da Fé” é o tema central das jornadas quaresmais organizadas pela paróquia de Soure, no Arciprestado do Baixo Mondego, a realizar nos dias 1, 8 e 15 de Março.
  • Condeixa recebe Encontros sobre a Experiência da Fé

    O Arciprestado de Coimbra Sul propõe nesta Quaresma, aos cristãos, uma caminhada sobre as várias experiências de fé. Para isso convidou a dar testemunho: uma jovem, um bispo, um casal, uma religiosa e um doente.
  • Escuteiros limparam Casa dos Repuxos em Conímbriga

    A Casa dos Repuxos, um dos “ex libris” das Ruínas de Conímbriga ficou um verdadeiro “brinquinho” depois da acção desenvolvida por um grupo de escuteiros do Agrupamento 355 de Montes Claros, Coimbra.
  • Cáritas de Coimbra pede voluntários para peditório

    A Cáritas Diocesana de Coimbra está a solicitar a colaboração de voluntários para participarem no peditório que irá realizar-se de 28 de Fevereiro a 3 de Março, cuja receita destina-se a ajudar pessoas em dificuldades, através do Centro de Apoio Social.
  • Sócios da Casa Cor-de-Rosa não aceitam decisão do Bispo de Coimbra

    Os sócios do Centro Sócio-Cultural de Nossa Senhora de Lurdes, em Coimbra, decidiram, no dia 16 de Fevereiro, em assembleia geral extraordinária, nas instalações da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, repor “a legalidade estatutária”, posta em causa pela decisão do Bispo da diocese de exonerar a direcção.
  • Associação Acreditar pede mais apoios

    A casa de Coimbra da associação Acreditar esteve na passada sexta-feira de portas abertas. A ideia pretendeu dar a conhecer o serviço que presta à comunidade e cativar novos apoios, no dia em que se assinalou o Dia Internacional da Criança com Cancro.
  • Ao Calor da Fogueira (17 de Fevereiro de 2013)

    - Deixe-me entrar e aquecer os pés aqui ao borralho da sua fogueira! Está lá fora um vento estrelão que até adivinha uma nevada daquelas de deixar a gente retida em casa pelo menos durante uma semana…
  • A alface

    Todos conhecemos a alface. Geralmente é consumida crua, pois possui um sabor muito agradável e suave, além de ser ideal para consumir em saladas.
  • Drogas legais

    Já muito foi dito e escrito sobre drogas legais mas que têm efeitos nefastos para a saúde.
  • Ansiolíticos

    Cerca de 250 mil portugueses são dependentes de ansiolíticos ou seja, de medicamentos para dormir, e quatro em cada 10 já tomaram algum destes remédios pelo menos uma vez na vida. Esta é a principal conclusão de um inquérito hoje divulgado pela Deco.
  • A fé faz maravilhas

    Vanessa LopesChegou à nossa redacção um testemunho impressionante de uma doente que se “curou” após a experiência de um retiro efectuado no Santuário de Fátima. Não falamos de cura física, mas sim espiritual que transformou por completo a Vanessa Helena Lopes, residente na Varziela, concelho de Cantanhede.
  • Tempo de Quaresma

    bento_XVI_quaresmaNa sua Mensagem para a Quaresma 2013, Bento XVI afirma que a “caridade” é uma das marcas mais importantes da fé católica e deve ser vista como mais do que “ajuda humanitária” ou “activismo moralista”.
  • As tentações

    tentacoes3O primeiro desejo de Jesus foi transformar as pedras em pão: é a “concupiscência da carne”, o pensar só no corpo e no seu bem-estar, quando "nem só de pão vive o homem". É ainda a tentação de servir-se do poder divino para uso próprio.
  • JESUS E AS CRIATURAS

    Dário Pedroso, S.J.
     
    Mergulhados no mundo, como Jesus, ao longo do Ano da Fé e sempre, precisamos de O contemplar para aprender com Ele a relacionar-nos com as coisas que nos rodeiam.
  • O VATICANO II 50 ANOS DEPOIS (28)

    O BUDISMO COMO SUPREMA ILUMINAÇÃO
     
    Manuel Augusto Rodrigues

    1. A notícia da renúncia de Bento XVI no passado dia 11 gerou uma onda de comentários marcados pelas mais variadas interpretações. Ainda é cedo para avaliar o pontificado de Ratzinger em toda a sua dimensão,
  • O problema dos católicos

    Carlos Neves
    (Comissão Diocesana Justiça e Paz)

    No cinquentenário da iniciativa mais marcante da Igreja de Roma nos últimos séculos – o Concílio Vaticano II – Bento XVI convocou os católicos para a celebração de um Ano da Fé, que decorre desde Outubro. Mas, claro, o cinquentenário é só pretexto!
  • Insensibilidade social esquece os pobres e sem-abrigo

    Mário Nunes

    Uma parte significativa da população portuguesa, onde nos integramos, deve estar magoada com as palavras proferidas, recentemente, em duas e mais duas intervenções separadas no tempo, mas semelhantes ou com intenções idênticas, dos ricos: banqueiro Ulrich e economista Borges.
  • Quaresma: caminho de fé e caridade

    Aldo Aveiro
     
    Ontem começou a Quaresma. Tempo litúrgico de reflexão, de penitência, de conversão, em que os crentes, através da oração e da misericórdia, se devem preparar para acolher Jesus no seu coração e ter com Ele um autêntico e afectivo encontro pessoal, no qual, os fiéis são convidados a recuperar a prática, o modelo e o testemunho de verdadeiros cristãos.
  • As (minhas) notas da semana (14.02.2013)

    A. Jesus Ramos
     
    1. O Papa Bento XVI anunciou que terminará o seu pontificado às 20 horas do dia 28 de Fevereiro, dando assim lugar à convocação de um Conclave que irá eleger o novo Bispo de Roma e Pastor da Igreja Universal.
  • A Igreja deve acolher os jovens sem preconceitos

    As comunidades católicas devem “acolher de braços abertos os jovens tais como são, sem preconceitos e juízos moralistas”, sublinham as conclusões da assembleia plenária do Conselho Pontifício da Cultura, que terminou no passado dia 9 de Fevereiro, em Roma.
  • Documentos que marcaram um pontificado

    O mais recente documento de peso publicado por Bento XVI aborda novamente um tema que tem atravessado todo o seu pontificado. Em “Porta Fidei”, ou “A Porta da Fé”, o Papa introduz o “Ano da Fé”, que decorre entre Outubro de 2012 e Novembro de 2013.
  • Moedas, selos e armas papais

    O período de sede vacante faz-se acompanhar de uma série de curiosidades, que são particularmente aguardados por filatelistas e colecionadores de moedas.
  • Quem manda na Igreja depois da resignação de Bento XVI?

    Com a resignação de Bento XVI a Igreja entrará numa fase conhecida como “sede vacante”, o que significa que a Cátedra da Sé de Roma ficará temporariamente vazia.
    Isto não significa, todavia, que haja um vazio de autoridade.
  • O que diz a lei da Igreja sobre a resignação do Papa?

    Apesar de ser extremamente raro, a lei da Igreja prevê que um Papa possa resignar ao cargo.
  • Papa resigna ao pontificado a 28 de Fevereiro

    Bento XVI_renuncia- “As minhas forças, devido à idade avançada, já não são idóneas”

    A notícia apanhou o mundo de surpresa, uma vez que não havia indicações neste sentido nos últimos tempos. Cardeal Angelo Sodano, actual número dois do Vaticano, disse mesmo que o anúncio foi como um “raio fulminante num céu sereno”.
  • Oficinas de Oração e Vida ensinam a rezar

    Oficinas_oracao_vida (2)_BispoA oração é um instrumento privilegiado para o encontro com Deus.
    Centenas de fiéis da Diocese de Coimbra já experimentaram as “Oficinas de Oração e Vida”. No dia 10 de Fevereiro, no Seminário Maior de Coimbra, decorreu o encerramento de cinco oficinas realizadas nas paróquias de Ceira, Semide, Santa Clara, Meãs do Campo e de Santo António dos Olivais.
  • Testemunho de uma vivência em casal nas Oficinas de Oração

    Oficinas_Oracao (5)_casal CastanheiraSomos um casal e fizemos parte dum grupo de leigos que acabou de fazer a caminhada das Oficinas de Oração e Vida na paróquia de Santa Clara.
  • Formação para cristãos leigos

    Vamos conhecer o Concílio Vaticano II (por dentro) – 2º semestre

    No próximo dia 19, terça-feira, começará o segundo semestre da Escola Diocesana de Leigos que está a desenvolver, no âmbito do Ano da Fé, um curso de aprofundamento da doutrina conciliar, a partir da leitura das suas quatro constituições.
  • Filarmónica “oferece” concerto à Associação Alzheimer

    A Filarmónica Artística Pombalense ofereceu as receitas do concerto de Carnaval à Associação Alzheimer de Portugal – Delegação Centro.
  • Cardal recebeu “Família” das crianças da Primeira Comunhão

    Pombal_Catequese1O Secretariado Diocesano de Evangelização e Catequese (SEDC) de Coimbra decidiu “incendiar” a consciência das famílias do Arciprestado de Pombal. Assim, nada melhor que fazê-lo com as famílias dos mais pequeninos: as crianças da Primeira Comunhão.
  • Ansião: Bênção das crianças

    Ansiao_Bencao das criancas (1)Continuando uma tradição já com muitos anos, a Equipa da Pastoral Familiar da Paróquia de Ansião promoveu mais uma Festa da Apresentação das Criancinhas na Igreja, imitando a família de Jesus que o levou ao Templo.

  • Arciprestado de Cantanhede prepara Dia da Igreja Diocesana

    Cantanhede_reuniao_arciprestadoEste ano, cada arciprestado organizará localmente as festividades, agendadas para 26 de Maio. Febres foi o local escolhido.
  • Missa do 8.º aniversário da morte da Irmã Lúcia

    O Carmelo de Santa Teresa, em Coimbra, informa que a missa de aniversário da morte da Irmã Lúcia não se realizará este ano a 13 de Fevereiro, em virtude de ser Quarta-feira de Cinzas (Primeiro dia da Quaresma), mas sim no dia 16 de Fevereiro, às 16 horas, presidida pelo Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes. 
  • Ano da Fé na Paróquia de Santa Clara

    Prosseguem os encontros sobre o Ano da Fé na paróquia de Santa Clara orientados pelo padre Carlos Delgado, arcipreste da área de Coimbra Urbana e pároco de Nossa Senhora de Lurdes. No dia 28 de Fevereiro às 21 horas, no Centro Pastoral Rainha Santa Isabel, vai ser reflectido o tema “Ressureição”. Também no âmbito do Ano da Fé, está a decorrer o 6.º Curso Alpha com três dezenas de participantes que se propuseram a redescobrir Jesus Cristo.
  • Encontro de Estudo sobre o Catecismo da Igreja em S. José

    A Paróquia de S. José vai realizar no próximo dia 17 de Fevereiro, às 16 horas, no Salão Paroquial, o segundo encontro sobre o Catecismo da Igreja Católica. Este encontro que vai debruçar-se sobre a primeira parte do Catecismo – “A Profissão de Fé: «Eu Creio» - «Nós Cremos»” - vai ser orientado pelo padre Orlando Carrasqueira que depois de obter uma licenciatura em Psicologia em Chicago, Estados Unidos, é pároco da Lousã.
  • Universidade de Coimbra celebra 500 anos da Biblioteca com aposta na lusofonia

    Biblioteca Joanina2A comemoração dos 500 anos da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC) vai ser uma oportunidade para a instituição valorizar o seu papel na afirmação da língua e no reforço da lusofonia.
  • Lançada primeira pedra de lar para deficientes em Marco dos Pereiros

    A primeira pedra foi lançada no Domingo passado, mas as máquinas já estão a operar no terreno cedido pela Câmara Municipal de Coimbra desde o início do ano.
  • Cáritas Diocesana de Coimbra assinalou o Dia da Internet Segura

    A Cáritas Diocesana de Coimbra respondeu ao desafio da Microsoft, organizando e dinamizando uma acção de sensibilização junto da comunidade, com o objectivo de promover uma navegação segura e consciente da Internet.
  • TEAR junta crentes e não crentes no Instituto Justiça e Paz

    O Instituto Universitário Justiça e Paz, em Coimbra, promoveu no dia 4 de Fevereiro a quarta sessão do projecto “Tecer a Espiritualidade com Arte e Reflexão” (TEAR), que visa juntar personalidades com diferentes posições relativamente à fé e à religião.
  • A experiência de um jornalista nos Caminhos de Santiago de Compostela

    Carlos Ferreira_Santiago_Compostela (2)Carlos Ferreira, antigo jornalista do “Correio da Manhã” passou para a escrita a experiência da sua peregrinação a pé a Santiago de Compostela.
  • Concerto na igreja da Rainha Santa

    A Confraria da Rainha Santa acaba de anunciar o próximo concerto a ter lugar no próximo dia 21 de Fevereiro, pelas 21,30 horas, na igreja da Rainha Santa, no Mosteiro de Santa Clara-a-Nova.
  • Capelão da Universidade de Coimbra anuncia reabertura da capela de S. Miguel

    O Padre Paulo Simões, capelão da Universidade de Coimbra, acaba de anunciar a reabertura da capela de S. Miguel que esteve encerrada ao público por motivo de obras. A comunidade universitária, constituída na sua maioria por alunos, professores e funcionários da instituição, celebra todos os domingos, às 12 horas, a eucaristia. 
  • A linhaça

    A linhaça é uma semente proveniente do linho rica em ácidos graxos essenciais, os hoje muito falados ómega 3, ómega 6 e ómega 9, responsáveis pela protecção contra doenças cardiovasculares, entre outras funções.
  • Cuba devolve propriedades

    As autoridades da província de Granma, no sudeste de Cuba, devolveram à Igreja Católica dois edifícios e um terreno, como parte de uma política do presidente Raul Castro de restituir bens da instituição nacionalizados pelo regime revolucionário em 1961.
  • Declaração de IRS

    Acabo de ler que todos os reformados que em 2012 receberam uma pensão mensal acima dos 293 euros vão ter de entregar a declaração de IRS, este ano. Até agora, esta obrigação fiscal era apenas exigida a reformas acima dos 428 euros brutos por mês.
  • O sonho de Ryan

    RyanRyan, hoje com 22 anos, nasceu no Canadá. Quando frequentava a escola primária ouviu uma professora dizer que havia muitos meninos na África que nem água potável tinham para beber e que muitas crianças morriam por causa disso.
  • 11 de Fevereiro: Dia Mundial do Doente

    Dia Mundial do DoenteComo é habitual, em 11 de Fevereiro, celebra-se o Dia Mundial do Doente, ocasião propícia para reflectir sobre o sentido do sofrimento e sobre o dever cristão de visitar e ajudar os doentes.
  • Entrevista de Eanes

    Ramalho EanesEm entrevista ao “Expresso”, Ramalho Eanes declarou que dada a situação difícil que o país atravessa “é indispensável que haja solidariedade” entre os que mais têm e os que têm menos, defendendo que “deve cortar-se nos que mais recebem”.
  • Ao Calor da Fogueira (10 de Fevereiro de 2013)

    - Pensava que já não vinhas, Carlos! Depois daquela tarde inteira a correr as ruas do Cabeço, fazendo carnavaladas, era de esperar que o cansaço tomasse conta de ti e fosses direitinho para vale de lençóis…
  • Conferências Quaresmais em S. José (Coimbra)

    S. Jose- IgrejaA paróquia de S. José, em Coimbra, decidiu neste Ano da Fé, apresentar ao longo da Quaresma, testemunhos de fé, vividos nas mais diversas situações sociais.
  • Ministros extraordinários da Palavra reuniram na Redinha

    Ministros_PalavraOs Ministros Extraordinários do Arciprestado de Pombal reuniram, no passado dia 2 de fevereiro, na Igreja da Redinha, numa acção de formação realizada no âmbito da celebração do Ano da Fé.
  • Jovens preparam surpresa para a Quaresma

    Jovens_Verbum_DeiA equipa responsável pela Família Missonária Verbum Dei reuniu no fim-de-semana passado em Pombal e preparam-se para organizar um evento que irá marcar a próxima Quaresma.
  • VATICANO II 50 ANOS DEPOIS (27)

    O Islão na declaração “Nostra Aetate”
     
    Manuel Augusto Rodrigues
     
    1. A declaração “Nostra aetate” refere-se ao Islão no seu c. 3 e fá-lo em termos altamente positivos,  apresentando sinteticamente os pontos dominantes de uma religião com características singulares,
  • Pescadores de homens

    Aldo Aveiro

    A liturgia do próximo domingo fala-nos “da pesca milagrosa” e do “chamamento dos discípulos”. Para os crentes é o louvor da sua vocação: seguir Jesus, como discípulos, anunciadores da fé e da Boa Nova.
  • Simples contraste?

    Manuel do Rosário Brandão

    Num dos últimos dias do mês Janeiro findo, foi a minha sensibilidade posta à prova, em face de dois factos de sinal contrário. No mesmo dia em que meditava a leitura antecipada da Liturgia do Domingo 3 de Fevereiro-quarto Domingo do tempo comum, fiquei inebriado com o vigor, a eloquência e o ardor apostólico com que S. Paulo fala da caridade cristã, como a mais sublime das virtudes (S. Paulo aos Coríntios).
  • Bento XVI dá catequese sobre o poder de Deus

    O Papa afirmou, no passado dia 30 de Janeiro, no Vaticano que a força de Deus não se torna visível nas aflições da humanidade, mas manifesta-se numa vontade firme e constante de reconciliação e reencontro com cada ser humano. “Diante do mal e do sofrimento, para muitos torna-se problemático crer num Deus pai e crê-lo omnipotente; alguns procuram refúgios em ídolos, cedendo à tentação de encontrar resposta numa presumível omnipotência mágica e nas suas promessas ilusórias”, disse Bento XVI na audiência geral que concede às quartas-feiras, citado pela Agência Ecclesia.
      
  • Papa reforça papel da família na luta contra a crise

    O Papa reafirmou, no passado Domingo, a importância da aposta na vida e na família como forma de combate à crise com que a Europa se confronta. “Associo-me aos bispos italianos que, na sua mensagem, convidam a investir na vida e na família como resposta eficaz, também, à actual crise. Saúdo o movimento pela vida e desejo sucesso à iniciativa designada ‘Um de nós’, para que a Europa seja sempre lugar onde cada ser humano seja respeitado na sua dignidade”, afirmou Bento XVI, ao final da manhã, no Vaticano, depois da oração do Angelus. No passado Domingo, em Itália, decorreu uma jornada pela vida, promovida pela Igreja Católica.
  • Vaticano atento a jovens “nativos digitais”

    O Conselho Pontifício da Cultura (CPC), da Santa Sé, apresentou, no passado dia 31 de Janeiro, a sua assembleia plenária anual, destacando a importância de compreender os jovens como “nativos digitais” na sua comunicação.
  • Mensagem do Papa para a Quaresma apela à evangelização

    Bento XVI afirma na sua mensagem para a Quaresma 2013, recentemente divulgada, que a “caridade” é uma das marcas mais importantes da fé católica e deve ser vista como mais do que “ajuda humanitária” ou “activismo moralista”.
  • Cardeal-patriarca apela a lucidez e prudência na tomada de decisões

    O cardeal-patriarca de Lisboa e magno chanceler da Universidade Católica Portuguesa (UCP) afirmou no passado dia 1 de Fevereiro que é necessária “lucidez” para a tomada de decisões na conjunctura que Portugal atravessa.
  • No 50.º aniversário dos Cursos de Cristandade

    Cursos de CristandadeBispo de Coimbra convida a trabalhar arduamente na evangelização

     

    Ao comemorarem 50 anos de existência, na Diocese de Coimbra, os Cursos de Cristandade têm uma necessidade de rejuvenescer, “chamando os mais novos ao movimento”, realçou o presidente do secretariado diocesano do movimento,

  • Secretariado das Comunicações Sociais reúne com directores de jornais e boletins paroquiais

    Realizou-se no passado dia 30 de Janeiro de 2013, pelas 10,30 horas, na sala de reuniões, da Casa Nova, no Seminário Maior de Coimbra, uma reunião com os responsáveis dos jornais e boletins paroquiais convocado pelo Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Coimbra.
  • CAF de Coimbra alerta para agravamento dos problemas conjugais e familiares

    CAF 1O Centro de Aconselhamento Familiar de Coimbra (CAF), afecto ao Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar, celebrou no passado dia 31 de Janeiro, na sua sede, na Casa de Santa Zita, o 14º aniversário de funcionamento. Como habitual, houve uma reunião de avaliação com os colaboradores, que contou, tal como no ano transacto, com a presença do bispo da diocese, D. Virgílio Antunes.
  • Centro Paroquial de Coja inaugura residencial para idosos

    Coja6O Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes presidiu, no passado sábado, à bênção e inauguração da nova Residencial para Idosos, projecto desenvolvido pelo Centro Social e Paroquial de Coja.
  • Rotary de Ansião homenageou Cónego Adriano Santo

    Adriano Santo_rotaryO Rotary Club de Ansião homenageou, recentemente, o Cónego Adriano Simões Santo, antigo administrador do “Correio de Coimbra” e antigo director do “Amigo do Povo”. O cónego de 87 anos é natural de Lameiras, freguesia de Chão de Couce, concelho de Ansião e foi distinguido pelo clube de serviços, presidido por Maria do Carmo Costa, com o título rotário de “Profissional de Mérito”.
  • Jorge Cotovio apresenta estudo sobre o Ensino Privado em Leiria

    Depois da apresentação em Coimbra e Lisboa, o livro de Jorge Cotovio, “O Ensino Privado nas décadas de 50, 60 e 70 do séc. XX – o contributo das Escolas Católicas”, vai ser apresentado em Leiria, no próximo dia 15 de Fevereiro, pelas 18 horas, no auditório do Colégio Conciliar de Maria Imaculada (Cruz da Areia). A sessão será presidida pelo Bispo Emérito de Aveiro e membro da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, D. António Marcelino, e a apresentação da obra estará a cargo do Professor Doutor José Manuel Silva, vice-presidente do Instituto Politécnico de Leiria. Intervêm, igualmente, o eurodeputado Paulo Rangel, do PSD, assim como a deputada do PS na Comissão e Educação, Odete João.
  • Colégio de S. José: “Tertúlia de pais” debruça-se sobre saídas profissionais

    A próxima edição da “Tertúlia de pais” do Colégio de S. José, em Coimbra, a realizar amanhã, sexta-feira dia 8 de Fevereiro, pelas 19 horas, irá debruçar-se sobre as saídas profissionais. A preparação das crianças para o mundo do trabalho, a questão do ensino e do treino e a importância do binómio Escola / família nos futuros desafios profissionais são alguns dos aspectos a abordar por Luís Alcoforado e Sónia Ferreira, docentes da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
  • Cáritas de Coimbra dá formação de costura

    cci 1A Cáritas Diocesana de Coimbra deu início, no passado sábado, a mais um evento Coimbra dá COR à Tradição, com um Workshop de Costura que irá decorrer até ao final do mês de Fevereiro.
  • Câmara entrega receita do Presépio de Cabral Antunes às “Criaditas dos Pobres”

    A vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Maria José Azevedo Santos, deslocou-se, no passado dia 4 de Fevereiro, à casa mãe da Congregação das “Criaditas dos Pobres”, para entregar à Superiora Geral da Congregação, irmã Maria de Fátima Chichorro de Medeiros e à Superiora da Casa, irmã Maria Manuela Reis, a receita resultante dos donativos recolhidos junto do presépio de autoria de Cabral Antunes, exposto no hall de entrada dos Paços do Concelho, na passada quadra natalícia.
  • Pároco da Sé Velha contra a remoção do poço

    Se Velha 9A remoção do poço instalado no centro do jardim dos claustros da Sé Velha está a merecer duras críticas do pároco da Sé Velha, que alerta para o carácter “histórico” daquela estrutura, ali colocada há vários séculos para abastecer o templo de água.
  • Bispo exonerou Direcção do Centro Social Nossa Senhora de Lurdes

    O Bispo de Coimbra exonerou a direcção da Casa Cor-de-Rosa, Centro Sócio Cultural de Nossa Senhora de Lourdes.
  • Festa paroquial de S. José da Ilha

    Do Natal ao Carnaval e com o calendário litúrgico mais apertado, todos os Domingos temos tido as festas tradicionais dedicadas a Nossa Senhora com várias invocações…
  • Mensagem de Fátima cria Secretariado Paroquial de Condeixa

    O Movimento da Mensagem de Fátima ficou enriquecido com a fundação de mais um Secretariado Paroquial, ficando o dia  24 de Janeiro de 2013 a  assinalar a fundação do Secretariado Paroquial  de Condeixa.
  • Paróquia de Cantanhede cria espaço de reflexão no Facebook

    Como resposta ao desafio do Papa Bento XVI e da mensagem para o 47.º Dia Mundial das Comunicações Sociais, o pároco de Cantanhede, Pe. Luís Francisco, criou no passado dia 25 de Janeiro, uma página na rede social Facebook intitulada “O mundo por uma janela entreaberta”.
  • Mortágua: Misericórdia inaugura lar para deficientes em Março

    A Santa Casa da Misericórdia de Mortágua tem em curso a construção de um lar/residência para deficientes, orçado em 1,2 milhões de euros, que estará concluído em Março, informou o provedor da instituição, José Júlio Norte.
  • População contra classificação do Santuário do Senhor da Serra

    Senhor da SerraUm grupo de moradores do Senhor da Serra está contra a classificação do Santuário como imóvel de interesse público, assim como da criação da obrigatória Zona Especial de Protecção (ZEP), com as condicionantes legais, em termos de construção.
  • Ao Calor da Fogueira (03 de Fevereiro de 2013)

    - Hoje não posso demorar-me muito…
    - Tanta pressa, Carlos?
  • Acidentes ao Domingo

    Segundo os dados provisórios da sinistralidade rodoviária da GNR, força policial que cobre 98% da rede viária nacional, o domingo foi o dia da semana em que se registaram mais acidentes graves no país, em 2012, totalizando 18% do total.
  • Criança especialista

    Pranav Kalyan, de nacionalidade indiana e com 9 anos, converteu-se na pessoa mais jovem capaz de superar o exame necessário para obter o certificado do gigante Redmond e tornar-se especialista tecnológico da Microsoft.
  • Outro sobrevivente do aborto

    Há 3 semanas trouxe para aqui o caso de Gianna Jessen, uma americana sobrevivente de tentativa de aborto. Hoje, pela mão do nosso colaborador Miguel Cotrim, tive conhecimento de um outro rapaz salvo do aborto, e que agora lidera a luta pró-vida na Hungria.
  • Dia do Doente

    Vamos celebrar, no próximo dia 11 de Fevereiro, mais um Dia Mundial do Doente. E para reflexão, o Papa coloca-nos perante a figura do Bom Samaritano que soube cuidar do judeu assaltado na estrada de Jerusalém para Jericó.
  • A fé e a doença

    A influência da fé na cura das mais diversas doenças é uma realidade admitida pela maior parte dos médicos de todo mundo.
  • Padre José António Afonso Pais em entrevista ao “Correio”

    Jose Afonso Pais (1)“Só seremos capazes de educar para a vida, se também formos capazes de educar para a morte”
     
    O capelão do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) fala do Simpósio sobre o tema “Paradoxos de um corpo que morre”, que terá lugar nos dias 15 e 16 de Março.
     
    Correio de Coimbra (CC) - Vai ter lugar a 15 e 16 de Março, no auditório dos Hospitais da Universidade de Coimbra, um simpósio subordinado ao tema “Paradoxos de um Corpo que Morre”. O que vão procurar reflectir ao longo desses dias?
    Padre José António Afonso Pais (JP) - Ao longo dos dias 15 e 16 de Março iremos reflectir sobre os paradoxos deste corpo que habitamos, pelo qual nos reconhecemos e diferenciamos de todos os outros; mas que é um corpo que se vai deteriorando, que vai morrendo que vai perdendo capacidades e autonomia físicas. Um corpo que, apesar de tudo, pode ter, seja em que idade e situação for a sua “beleza”, a sua poesia e a sua mística. Já reparámos na beleza de um rosto cheio de rugas?
  • NEM SÓ DE PÃO… (11 de Março de 2012)

    Um sentido novo
     
    No grande sinal da Aliança, cuja iniciativa é tomada por Deus, o Senhor revela a gratuidade do seu dom e a força libertadora do seu amor que se manifesta de modo bem visível e por formas muito concretas.
  • Domingo III Domingo da Quaresma (11 de Março de 2012)

     

    A Palavra de Deus
  • Esperança aos oprimidos e angustiados

    Aldo1
    . Aldo Aveiro
     
    O Papa Bento VI, na encíclica Spe Salvi, sobre a “esperança cristã”, citando Santo Agostinho, aponta-nos um panorama repleto de sinais, exemplos e “gestos de esperança” que os cristãos devem entender como dinâmicas potenciadoras de testemunho, de comunhão e de esperança.
  • As cinzas

    Jorge Cotovio 2
    . Jorge Cotovio*
     
    Creio que a Quaresma não será dos períodos litúrgicos mais simpáticos para a generalidade dos cristãos (muito menos para os que o não são, ou sendo, não praticam). Ainda por cima começamos este tempo com a apologia das cinzas, para nos recordar que somos “pó” e ao “pó” tornaremos…
  • O amola-tesouras e a lei

    Mario Nunes
    . Mário Nunes
                               
    Dia de Carnaval. No bairro onde resido ouve-se o estridente, característico e inconfundível som da gaita do amola-tesouras. Vou à janela. Um trabalhador artesanal com a sua bicicleta a pedais (enfeitada com velhos guarda-chuvas e um cilindro de esmeril) atendia uma senhora que lhe facultara uma tesoura para afiar.
  • No início da Quaresma

    bento_XVI_quaresmaBento XVI critica cultura materialista
     
    Bento XVI assinalou no dia 22 de Fevereiro o início da Quaresma na Igreja Católica, alertando para as consequências do “secularismo” e da “cultura materialista” que impedem na sociedade contemporânea “qualquer referência ao transcendente”. O Papa falava na audiência geral desta semana, diante de milhares de pessoas reunidas no Vaticano, aludindo a um “céu escuro, coberto pelas nuvens do egoísmo, da incompreensão e do engano”. “Apesar disso, também para a Igreja o tempo do deserto pode transformar-se em tempo de graça, porque temos a certeza de que também da rocha dura Deus faz brotar a água viva”, referiu.
    Em português, Bento XVI convidou os fiéis a empreenderem “um caminho de conversão e renovação espiritual”. “O gesto da imposição das cinzas, que assinala o início da Quaresma, convida-nos a olhar com mais humildade para nós mesmos e recentrar a nossa vida em Deus”, observou.
    A Quaresma é um período de 40 dias - exceptuando os domingos -, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário dos cristãos. Para o Papa, este deve ser “um tempo propício para uma experiência mais profunda de Deus, que torne forte o espírito, confirme a fé, alimente a esperança e anime a caridade”. “Poderemos assim ver e recordar tudo aquilo que Ele fez por nós. Daí concluiremos que só o Senhor nos merece; e, sem mais adiamentos nem hesitações, entregar-nos-emos nas suas mãos”, prosseguiu.
    Neste contexto, Bento XVI desafiou os fiéis a “aceitar, com fé e paciência, todas as dificuldades, aflições e provações da vida, sabendo que, das trevas, o Senhor fará surgir a alvorada nova da ressurreição”. O Papa deixou uma “saudação amiga” aos peregrinos presentes de língua portuguesa, entre os quais se encontrava um grupo escolar da Lourinhã, Patriarcado de Lisboa. “A Virgem Maria tome cada um pela mão e vos acompanhe durante os próximos quarenta dias que servem para vos conformar ao Senhor ressuscitado. A todos, desejo uma boa e frutuosa Quaresma”, disse.
  • Papa alerta para “tentação” de construir mundo sem Deus

    Bento XVI alertou no passado dia 26 de Fevereiro no Vaticano para a “tentação” de eliminar Deus da construção da sociedade, que considera estar “sempre presente” na história da humanidade. O Papa falava a milhares de peregrinos reunidos na Praça de São Pedro, para a recitação da oração do Angelus, comentando uma passagem do Evangelho que relata as “tentações” a que Jesus foi submetido no deserto, um lugar que pode servir como “refúgio”. Para Bento XVI, muitos procuram construir a sua vida “fora” de Deus ou como “se Ele não existisse”, contando apenas com as suas próprias capacidades para “colocar ordem em si próprios e no mundo”. Nesse contexto, apelou à “paciência e humildade” para seguir Jesus, “fonte da verdadeira vida”. No primeiro domingo após o início da Quaresma, em preparação para a Páscoa, o Papa disse que este tempo litúrgico é “exigente” porque convida os católicos a “voltarem para Deus”, orientando pensamentos e acções para o bem.
  • Bento XVI pede orações para semana de retiro com os seus colaboradores

    Bento XVI e os seus colaboradores na Cúria Romana iniciaram no passado dia 26 de Fevereiro no Vaticano uma semana dedicada à reflexão, sem outros compromissos oficiais, iniciativa para a qual o Papa pediu a “oração” dos fiéis. Estes dias vão ser orientados pelo cardeal africano D. Laurent Monsengwo Pasinya, de 72 anos. O arcebispo de Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, foi escolhido devido ao seu compromisso com a paz no país e por ter sido uma voz importante na defesa dos direitos humanos, especialmente durante a ditadura de Mobutu Sese Seko. “A comunhão do cristão com Deus” vai ser o tema das pregações do especialista na Bíblia que em 2008 foi secretário especial do Sínodo dos bispos sobre a Palavra de Deus, e que em Novembro de 2010 foi criado cardeal por Bento XVI.
  • Papa pede respostas moralmente válidas sobre o problema da infertilidade

    Bento XVI encontrou-se, no passado dia 25 de Fevereiro, no Vaticano, com os membros da Academia Pontifícia pela Vida e pediu respostas moralmente válidas sobre o problema da infertilidade e a não cedência “à lógica do lucro”. Aos membros da academia que estiveram reunidos em assembleia-geral de 23 a 25 de Fevereiro, Bento XVI pediu-lhes para continuarem “no caminho empreendido de uma ciência intelectualmente honesta e fascinada pela procura contínua do bem do homem”.
  • Bento XVI vai ter conta no twitter

    Bento XVI vai ter “em breve” uma conta na rede social twitter, anunciou o presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais (CPCS), organismo da Santa Sé. O arcebispo Cláudio Maria Celli disse à Rádio Vaticano que o “canal” do Papa vai apresentar, no formato de pequenas mensagens, as intervenções na recitação do Angelus (habitualmente aos domingos), em viagens ao estrangeiro e outros discursos e mensagens.
  • Cardeal-patriarca pede “fidelidade” aos cristãos

    D. Jose Policarpo 12O cardeal-patriarca de Lisboa desafiou a comunidade cristã a uma relação de “fidelidade” com Deus, durante a sua primeira catequese quaresmal, proferida no passado domingo e dedicada a todos quantos se preparam para receber o baptismo.
  • Frei Fernando Ventura cria “Banco de Leite” para ajudar São Tomé e Príncipe

    freiSão Tomé e Príncipe vai ter, a curto prazo, um “Banco de Leite” para combater a “miséria confrangedora” que se vive naquele país lusófono, revelam um dos responsáveis pelo projecto.
  • Bispo de Portalegre-Castelo Branco preocupado com situação das famílias na região

    O bispo de Portalegre-Castelo Branco aponta a desagregação do tecido familiar e o abandono dos idosos como dois problemas prioritários a combater pela Igreja Católica na região.
  • Bispo do Algarve destaca importância humana e cristã dos escuteiros

    O bispo do Algarve elogiou no passado sábado, em Portimão, o papel que os escuteiros têm desempenhado na região, como portadores de “valores profundamente humanos e cristãos”, quer no meio dos jovens quer da restante comunidade.
  • Bispos preparam texto sobre a Europa

    CEP 01A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) está a preparar dois novos documentos, um dedicado à Europa e outro aos 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II (1962-65), revelou na passada segunda-feira o secretário do organismo.
  • Bispo de Bragança quer aproveitar a “irreverência” dos jovens

    Jose CordeiroD. José Cordeiro exortou os membros do Conselho da Pastoral Juvenil e Vocacional da Diocese de Bragança-Miranda que aproveitem os dons da juventude, para não “enfrentar o futuro com respostas do passado”. 
  • Igrejas portuguesas finalistas

    capela Arvore da Vida_BragaTrês igrejas portuguesas estão entre os cinco finalistas da categoria de espaços religiosos nos prémios internacionais de arquitectura ArchDaily, promovidos pelo prestigiado portal com o mesmo nome, um dos mais visitados da área.
  • Imprensa cristã aprofunda o jornalismo de proximidade

    A Associação de Imprensa de Inspiração Cristã (AIC) realiza a sua assembleia-geral a 2 de Março, em Fátima, onde escolherá os órgãos sociais para o triénio de 2012/14. Para além da votação será feita a apresentação da proposta de formação «Novas plataformas e linguagens para o jornalismo de proximidade» por Alexandre Gamela, refere um comunicado enviado à nossa redacção.
  • PS questiona apoios à Imprensa Regional

    O Grupo Parlamentar do PS questionou na passada segunda-feira o Governo sobre qual é a percentagem de publicidade institucional da administração central e desconcentrada do Estado que tem sido canalizada para a imprensa regional e como tem sido feita essa monitorização. O Decreto-Lei 231/2004 determina a atribuição de 25% da publicidade institucional às rádios locais e à imprensa regional em suporte de papel ou electrónico. Reconhecendo as dificuldades que as rádios locais e a imprensa regional atravessam, os parlamentares socialistas pretendem conhecer a percentagem de publicidade institucional destinada a estes órgãos de comunicação social regionais.
  • Municípios vão receber cinco milhões da EDP

    Mais de 60 municípios portugueses ganharam uma receita anual extraordinária da EDP como compensação pelas barragens que existem nos seus territórios, valor que o ministro-adjunto Miguel Relvas avisa para ser bem aplicado.
  • Caritas alerta para emergência social

    A Caritas Portuguesa alertou na passada semana para o aumento das situações de “exclusão social”, revelando que recebeu, em média, mais de 250 pedidos de ajuda por dia em 2011, ou seja, mais de 93 mil casos. Estes registos, que se referem a 13 das 20 dioceses da Igreja Católica, indicam ainda que “mais de 38 mil famílias”. “Só no primeiro trimestre do ano passado (…) a instituição registava um aumento das situações de emergência social na ordem dos 40%, número que aumentou consideravelmente nos últimos meses de 2011”, assinala a organização católica, em comunicado enviado à nossa redacção.
  • Crianças tomam medicamentos a mais

    Um estudo inédito em Portugal identificou um “elevado” consumo de medicamentos nas crianças e casos em que os cuidadores administraram fármacos que foram vendidos sem a obrigatória receita médica e cujos efeitos secundários poderiam ter consequências mais graves.
  • Ovos-moles de Aveiro vão ser exportados

    Os ovos-moles de Aveiro vão, agora, poder chegar aos quatro cantos do mundo. Um estudo encomendado pela Associação de Produtores de Ovos-Moles (APOMA) à Universidade de Aveiro concluiu que o doce conventual pode ser ultracongelado durante quatro meses sem perder qualidades e a exportação é o próximo objectivo.
  • Desempregados vão ter gestor de carreira

    Os desempregados inscritos nos centros de emprego vão ter um gestor de carreira para facilitar o regresso ao mercado de trabalho, anunciou o ministro da Economia, no final da reunião do Conselho de Ministros.
  • Portugal é dos países com maiores desigualdades

    Portugal está no grupo de países com maiores desigualdades em termos de rendimento disponível das famílias, sendo o terceiro com maior desigualdade em rendimento de trabalhadores a tempo inteiro, diz a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico.
  • Retiro para casais

    Em parceria com o Instituto Secular das Cooperadoras da Família e o Movimento por um Lar Cristão (MLC), o Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar vai promover um retiro para casais da diocese, para melhor vivência da Quaresma.
  • Oração de Vésperas em S. José

    Escutando a voz do Apóstolo, a paróquia de S. José celebrará, na tarde de cada domingo da Quaresma, a Oração de Vésperas, parte integrante da Liturgia da Igreja.
  • Leigos para o Desenvolvimento assinalam 25 anos em Coimbra

    A organização Leigos para o Desenvolvimento assinalou no passado sábado, no Museu Nacional Machado de Castro, o seu 25.º aniversário com a apresentação do livro “Estamos juntos: 25 anos, 25 contos”.
  • D. Virgílio Antunes nas Conferências Quaresmais do Arciprestado de Cantanhede e Mira

    Dando continuidade ao itinerário proposto pelos padres do arciprestado de Cantanhede e Mira, sobre os cinquenta anos da convocação do Concílio Vaticano II, o Bispo de Coimbra vai apresentar amanhã, dia 2 de Março, às 21 horas, no Centro Paroquial de Cantanhede, o tema “Palavra criadora e criativa: o contexto da “Dei Verbum”.
  • Bispos de Coimbra em retiro

    D. Virgílio Antunes tem estado esta semana reunido em Fátima com outros bispos portugueses para um “retiro espiritual”, orientado pelo provincial da Companhia de Jesus, Padre Alberto Brito. Esta iniciativa anual difere das assembleias plenárias, dedicadas à discussão dos temas mais importantes da vida da Igreja. A realização de um retiro anual, com o qual se procura deixar de lado a rotina diária para aprofundar e progredir na vida espiritual é preconizada pelo Directório do Ministério e Vida dos Presbíteros.
  • D. Virgílio Antunes apela à caridade ao longo de toda a Quaresma

    D. Virgilio_Quaresma2O Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, na sua mensagem de Quaresma, publicada na íntegra neste site, pede que os cristãos da sua diocese renunciem ao supérfluo em favor dos mais desfavorecidos.
  • Bispo de Coimbra inicia a Quaresma com a imposição das Cinzas na Sé Nova

    D. Virgilio_Quaresma1D. Virgílio Antunes assinalou o início da Quaresma, alertando para a situação em que se encontra a nossa sociedade, “carente de esperança e de futuro, consequência das erradas escolhas, da incapacidade de reconhecimento dos seus erros e pecados”.
  • Jovens da Diocese peregrinaram a Taizé

    TaizeDe 18 a 27 de Fevereiro, cerca de 50 jovens da Diocese de Coimbra estiveram em Taizé, comunidade ecuménica no sul de França, respondendo à proposta lançada pela pastoral juvenil (SDPJ): celebrar o inicio da quaresma de uma forma diferente do habitual.
  • Escola de Leigos continua a proporcionar um maior conhecimento sobre as Sagradas Escrituras

    Poesia bíblica: o amor e a fé em forma de cântico
     
    A Escola Diocesana de Leigos vai dar início a uma nova unidade temática que ocupará o segundo semestre deste ano. Depois da abordagem à “Génese e formação do Povo de Deus”, numa releitura histórico-crítica do Pentateuco, no primeiro semestre, a escola continua a proporcionar um maior conhecimento da Sagrada Escritura, área a que devemos dar cuidada atenção.
  • Arciprestado de Alfarelos e Soure promove jornadas quaresmais

    SoureA nova evangelização para a transmissão da fé cristã” é o tema abrangente das jornadas quaresmais organizadas pelo Arciprestado de Alfarelos e Soure, a realizar nos dias 9, 16 e 23 de Março.
  • Faleceu Armando Tomaz Acúrcio

    Armando Tomaz Acurcio- pertencia à Província Portuguesa da Companhia de Jesus
     
    Faleceu no passado dia 23 de Fevereiro, vítima de doença prolongada, Armando Tomaz Acúrcio, da Comunidade do Colégio da Imaculada Conceição, Cernache (Coimbra).
  • Comunidades do Baixo Mondego realizam Via-sacra em conjunto

    Via_SacraOs paroquianos das sete comunidades cristãs confiadas aos padres José Luís Ferreira e António Joaquim Domingues, do Instituto Missionário do Preciosíssimo Sangue, sedeado em Verride, voltam a irmanar-se nesta Quaresma 2012, para realizarem a Via-sacra, caminhada de penitência e oração.
  • Condeixa: Câmara iniciou orçamento participativo jovem

    A Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova iniciou o processo de debate com os jovens do orçamento participativo para 2013, em que os mais novos irão decidir onde aplicar uma dotação de 100 000 euros.
  • Lousã: pais partilham experiências

    O primeiro encontro de pais, organizado pela Associação de Desenvolvimento Social e Cultural dos Cinco Lugares (ADSCCL), foi um sucesso, com oito famílias a partilhar as suas próprias experiências e preocupações em relação à educação dos filhos, no que respeita às emoções na parentalidade.
  • Conferências Quaresmais do Arciprestado de Cantanhede e Mira

    conf_cantanhedeO Concílio Vaticano II, um tempo que é ainda

    O auditório do Centro Paroquial de Cantanhede foi pequeno para acolher tanta gente que quis assistir à primeira conferência quaresmal proferida por D. António Marcelino, Bispo Emérito de Aveiro e por Luís Umbelino, Professor de Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
  • Penacova: Bombeiros apelam à solidariedade para aquisição de nova viatura

    A comemorar 82 anos, os Bombeiros Voluntários de Penacova estão a levar a efeito uma campanha que visa a angariação de fundos para a aquisição de uma nova viatura.
  • Semide: misericórdia quer abrir portas à comunidade

    A Santa Casa da Misericórdia de Semide elaborou há dia um jantar-dançante com o intuito de angariar verbas para os seus projectos.
  • Tábua Cria Banco de Voluntariado

    O município de Tábua acaba de dar mais um passo importante na área da acção social, com a criação do Banco Local de Voluntariado.
  • Góis: Festival da Truta valoriza potencialidades do concelho

    GoisA truta, através da pesca desportiva e da gastronomia, é destaque num festival que decorre entre os dias 1 e 4 de Março em Góis, destinado a valorizar as potencialidades do concelho.
  • Montemor-o-Velho: Festival do Arroz e da Lampreia de 02 a 11 de Março

    Conf.Imprensa.LampreiaA X edição do Festival do Arroz e da Lampreia, em Montemor-o-Velho, irá decorrer nos fins-de-semana de 02 a 04 e 09 a 11 de Março, no Centro de Alto de Rendimento de desportos náuticos e com entradas gratuitas, atendendo às dificuldades económicas das famílias.
  • Miranda do Corvo: supressão do 5 de Outubro e 1 de Dezembro é “apagamento da memória histórica”

    Amadeu Carvalho1O historiador e professor universitário Amadeu Carvalho Homem considerou, em Miranda do Corvo, que a supressão dos feriados de 5 de Outubro e 1 de Dezembro constitui um “apagamento da memória histórica” inaceitável.
  • Já está disponível o portal do IP3

    Já está disponível, em ip3.estradas.pt, o portal da Estradas de Portugal dedicado ao IP3. Com esta iniciativa, a EP pretende “dar a conhecer o relevante trabalho de substituição, reabilitação e reforço das obras de arte que está a ser realizado” nesta via, que liga Coimbra a Viseu.
  • Velocidade já baixou na Av. Gouveia Monteiro

    Paulo LeitaoDuas semanas após a entrada em funcionamento do sistema sinalizador de velocidade instalado na Avenida Gouveia Monteiro, a Câmara Municipal de Coimbra anuncia que, “tendo em conta a avaliação das leituras efectuadas pelo dispositivo, os resultados obtidos vão de encontro às expectativas do município”.
  • Aprovada estratégia para a reabilitação da Alta

    Coimbra_AltaA Câmara Municipal de Coimbra aprovou na passada segunda-feira, na reunião do executivo, o documento “Estratégia de Reabilitação Urbana da Alta de Coimbra”, um estudo que define uma visão de conjunto e integradora para aquela zona da cidade, centrando-se na Área de Reabilitação Urbana (ARU) da Alta de Coimbra.
  • Tribunal de Contas detecta despesas ilegais nos Hospitais da Universidade de Coimbra

    HUC 7Uma auditoria do Tribunal de Contas (TC) ao sector empresarial na área da Saúde apurou que cinco hospitais, entre os quais os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), não promoviam a fiscalização prévia dos contratos por este organismo, alegadamente por acharem que tal não era necessário.
  • Câmara de Coimbra mantém empresa que fornece refeições escolares mas reforça maior vigilância

    A Câmara de Coimbra decidiu manter as refeições escolares a cargo da empresa com que tinha contratualizado este serviço, mas vai ter “equipas reforçadas” para fiscalizarem, de surpresa, a qualidade da alimentação fornecidas às escolas.
  • Centenas de crianças correram pela harmonia

    Corrida pela harmoniaCentenas de crianças de várias escolas de Coimbra começaram na manhã do dia 24 de Fevereiro a correr ou a caminhar pela paz no mundo.
  • Um olhar sobre os sem-abrigo

    O Centro de Acolhimento João Paulo II, em Coimbra, vai levar a efeito nos dias 17 e 24 de Março, na Casa Municipal da Cultura, na Sala Sá de Miranda, sita na Rua Pedro Monteiro, umas jornadas sobre o tema “Um Olhar Sobre o Sem-Abrigo e o Papel Interventivo das Equipas de Rua”.
  • Médicos preocupados com carreiras e desemprego

    As carreiras e o desemprego preocupam os médicos, que se têm mobilizado de norte a sul do país em reuniões promovidas pelo Movimento Médicos Unidos. Mais de 300 médicos participaram no debate que decorreu no passado dia 23 de Fevereiro na Secção Regional da Ordem dos Médicos. Os médicos com contrato individual de trabalho estão fora da hierarquia hospitalar, figurando como assistentes hospitalares, independentemente de estarem a trabalhar há semanas ou há nove anos. A possibilidade de evolução na carreira, o incentivo ao aperfeiçoamento profissional e a organização equilibrada das equipas nos serviços são algumas das razões que sustentam a exigência de carreiras médicas que abranjam todos os profissionais, com respectivo impacto na qualidade dos serviços, explicou Carlos Cortes, do Médicos Unidos.
  • Paula Teixeira da Cruz pretende acabar com “uma justiça para ricos e outra para pobres”

    As alterações intercalares ao Código Penal e ao Código do Processo Penal deverão entrar em processo legislativo dentro de um mês para evitar os expedientes dilatórios, responsáveis, segundo a ministra da Justiça, pela “morosidade” na resolução dos processos judiciais em Portugal, situação que beneficia os cidadãos mais ricos. Paula Teixeira da Cruz, que participou na conferência “Quintas na Quinta” promovida pela Fundação Inês de Castro subordinada ao tema “Reformas Empreendonárias da Justiça”, revelou, por exemplo, que, “revisão pontual, teremos alterações quanto à aplicação das medidas de coação, à possibilidade das declarações dos arguidos prestadas perante advogado e magistrado do Ministério Público ou judicial serem válidas em julgamento, ao regime de prescrição, aos efeitos dos recursos e à eliminação da aclaração”.
  • Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra apoia famílias com enxovais para bebés

    São cada vez mais as famílias que batem à porta da Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra (LAHUC) a pedirem bens alimentares ou enxovais para bebés. A presidente da LAHUC, Isabel Garcia afirmou que aquilo que a instituição possuía já se esgotou, e tiveram que proceder a uma campanha, no passado fim-de-semana, junto ao hipermercado Jumbo, para a angariação de papas e artigos de higiene para bebé. Um casal de Cadima, que teve recentemente duas meninas na Maternidade Daniel de Matos, foi a última família beneficiada por esta instituição.
  • Mais de 300 pessoas divertiram-se na Gala Solidária da Associação Cavalo Azul

    O Teatro Gil Vicente, em Coimbra, encheu-se no passado domingo à tarde de sorrisos num espectáculo solidário que pretendeu ajudar a associação Cavalo Azul (Famílias Solidárias com a Deficiência). O objectivo era angariar fundos para o lar e centro de actividades ocupacionais para jovens com deficiência, que a associação quer construir em Castelo de Viegas e onde mais de 300 pessoas fizeram questão de colaborar.
  • Expedição humanitária a caminho da Guiné-bissau

    Já se encontra a caminho da Guiné-bissau a expedição humanitária da organização não governamental (ONG) “Memórias e Gentes”. Roupa, livros escolares, material didáctico, brinquedos e até algum equipamento hospitalar são alguns dos bens que o grupo de Coimbra leva na bagagem, num gesto de solidariedade com os guineenses, particularmente com as crianças de localidades mais desfavorecidas. O grupo constituído por antigos combatentes da guerra colonial vão percorrer cerca de 4900 quilómetros em três jipes carregados de material. A chegada a Bissau está prevista para o dia 6 de Março, dia em que serão abertos os contentores de 40 toneladas que já foram despachados de barco.
  • Padre Anselmo Borges fala das religiões monoteístas como contributo para a paz mundial em encontro de rotários

    Anselmo BorgesO Padre Anselmo Borges considera que “não haverá paz entre as nações enquanto não houver paz entre as religiões” e convida as pessoas a conhecerem o “facto religioso” se quiserem evitar fundamentalismos. As religiões não caem, do céu”, são “respostas humanas” a determinados factores políticos, sociais e económicos, defendeu o professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
  • Homilia de Quarta-feira de Cinzas

    “Convertei-vos a mim de todo o coração”, diz-nos o Senhor no início deste tempo sagrado tempo da Quaresma.
  • Mensagem da Quaresma do Bispo de Coimbra

    Brasao Dom VirgilioA fé cristã centra-se na Páscoa de Jesus Cristo, na sua paixão, morte e ressurreição, que polarizam o ritmo de cada ano que passa. Temos de novo a oportunidade de entrar no mistério desses acontecimentos da vida do Senhor, sinal de amor e salvação.
  • Ter fé é também agradecer

    Antonio SalaTinha estado comigo havia poucos dias. Estava à espera do primeiro filho. Agora vi-a já a sair da Missa. Que teria acontecido?

  • O maracujá

    O maracujá é uma fruta de alto valor nutritivo. Rico em vitamina C e vitaminas do Complexo B (B2 e B5), contém também quantidades razoáveis de sais minerais como Ferro, Cálcio e Fósforo.
  • Paradoxos de um corpo que morre

    Um Simpósio sobre este tema terá lugar a 15 e 16 de Março 2012, no Auditório dos HUC-CHUC – Coimbra. Horário: Quinta-feira, 15 de Março de 2012 às 9:00 até Sexta-feira, 16 de Março de 2012 às 18:30
  • Estudo sobre o aborto

    1. Desde 2007 realizaram-se em Portugal mais de 80 mil abortos legais “por opção da mulher”;
  • Genética salvará irmão

    Nasceu em Espanha uma bebé especial. Chama-se Estrella e é a segunda criança fruto de uma selecção genética a nascer no país vizinho.
  • Ao calor da fogueira (26 de Fevereiro de 2012)

    – O Tio Ambrósio é muitas vezes apoquentado pelas tentações, ou consegue viver sem que nada lhe torture nem o corpo nem a alma?
  • Como vencer as tentações?

    TentacaoJesusO Evangelho deste primeiro Domingo da Quaresma apresenta-nos as tentações de Jesus como paradigma das nossas próprias tentações.
  • A pessoa humana

    Num tempo em que, um pouco por todo o lado, se organizam grupos de pessoas para defender os direitos dos animais, pareceria que as pessoas humanas já são por todos reconhecidas como seres respeitados na sua dignidade, acima de qualquer outro ser terreno.
  • NEM SÓ DE PÃO… (04 Março de 2012)

    A experiência da fé

    As leituras de hoje apresentam-nos três experiências de Fé: Abraão, Paulo e Pedro. Todas elas com um ponto comum – a adesão pessoal e vivida ao Deus em quem se acreditou.
  • II Domingo da Quaresma (04 Março de 2012)

    A Palavra de Deus
  • Homilia - Solenidade de São Teotónio, no 85.º aniversário da sua morte

    Igreja de Santa Cruz de Coimbra
     
    Assinalar os 850 anos da morte de São Teotónio constitui um acontecimento relevante para a cidade e para a diocese de Coimbra.
  • Paróquias e dioceses, grandes ou pequenas. Que problemas para a Igreja?

    D. António Marcelino*

    A realidade ai está. Não se pode iludir. Tempos houve com muitos padres, criavam-se paróquias para lhes dar lugar. Agora, diminuiu a população, há paróquias desertas, que permanecem entidades canónicas, mal servidas por padres que correm, porque o seu número diminuiu.
  • Quaresma: (re)encontrar as razões da vida

    Aldo1





    . Aldo Aveiro

    Quando este apontamento chegar às mãos do leitor, já estamos a viver e a celebrar o “tempo quaresmal”. É, por isso, que me proponho elencar algumas notas sobre “este tempo de renovação interior, no intuito de promover uma reflexão para encontrar ou reencontrar as razões da vida”.
  • O tempo de se fazer ao caminho

    Nuno Santos





    . Nuno Santos

    O Caminho é a possibilidade de existir e de ser eu próprio. Não dois caminhos iguais, há caminhos que se percorrem. Sempre que eu volto ao caminho ele já não é o mesmo, desde logo, porque eu próprio sou diferente.
  • Fé e Compromisso - Respostas a perguntas não formuladas

    Jose Dias 2





    . José Dias da Silva*

    Quem me lê sabe que, para mim, um dos graves problemas da Igreja hoje, está, na sua dificuldade em “falar” e dialogar com as culturas, quer pela linguagem pouco adaptado a estes tempos, quer pela “auto-suficiência” com que aborda muitos dos actuais desafios.
  • No Pontifical, com Santa Cruz repleta de fiéis

    Missa Pontifical_D. Virgilio3D. Virgílio Antunes afirmou que S. Teotónio deixou marcas nas pessoas e instituições
     
    “Assinalar os 850 anos da morte de São Teotónio constitui um acontecimento relevante para a cidade e para a Diocese de Coimbra”, destacou o Bispo de Coimbra na celebração eucarística que assinalou o enceramento das comemorações dos 850 anos da morte de S. Teotónio.
  • Congresso promovido pelo ISET deu a conhecer a comunidade medieval de Santa Cruz e o seu primeiro Prior, São Teotónio

    Missa Pontifical_D. Virgilio2Ocorrendo, a 18 de Fevereiro de 2012, o 850.º aniversário da morte de São Teotónio, primeiro Prior do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, a Diocese, a paróquia, o colégio diocesano e o ISET desenvolveram um vasto programa comemorativo, de que já destacámos, na edição anterior, a apresentação da nova edição da tradução da “Vida de S. Teotónio” pela Prof.ª Doutora Maria Helena da Rocha Pereira e a realização de um concerto com a Orquestra Clássica do Centro e a participação de vários alunos da Escola de Música do Colégio de São Teotónio. Na presente edição pomos em destaque duas outras iniciativas, uma cultural e outra litúrgica: um congresso teotoniano, no dia 18, organizado pelo ISET e, no dia 19, um solene pontifical em santa Cruz, presidido pelo Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes.
  • Diálogos de Coimbra na Biblioteca Joanina

    Biblioteca Joanina2A Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra vai acolher três encontros inéditos entre Deus, Ciência, Cultura, Fé, Pessoa e Sociedade. Ao estilo do “pátio dos gentios”, estes encontros pretendem ser sobretudo de diálogos entre os intervenientes. Estes três diálogos vão se basear em três cidades que dizem muito do que a Europa é (ou deveria ser): Atenas, Jerusalém e Roma.
  • Pastoral Juvenil propõe Caminhada Quaresmal

    “Que sejas uma árvore com muitos frutos!” é a proposta que o Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ) aponta aos jovens, através da “caminhada quaresmal 2012”, procurando, através da reflexão e da acção, viver o “crescimento” de uma árvore.
  • Conferências Quaresmais do Arciprestado de Cantanhede e Mira

    Concilio_VaticanoO Arciprestado de Cantanhede e Mira vai propor um itinerário ao longo da Quaresma, onde todos são convidados a revisitar os cinquenta anos da convocação do Concílio Vaticano II pelo Papa João XXIII.
  • Encontro Arciprestal de Jovens de Cantanhede e Mira

    Cartaz_EAPJDe 30 de Março a 1 de Abril, a Equipa Arciprestal Juvenil de Cantanhede e Mira, vai levar a efeito, no Parque de Campismo Municipal da Praia de Mira, o sétimo encontro arciprestal de jovens.
  • Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital promove Semana de Liturgia

    Cartaz Semana de LiturgiaA Unidade Pastoral de Oliveira Norte vai promover, uma vez mais, a Semana de Liturgia em Ervedal da Beira, de 14 a 16 de Março. Este ano, a Semana de Liturgia é dedicada à música na Igreja, com o tema “Cristo é o nosso canto”, partindo da frase de S. Paulino de Nola: “A nossa única arte é a fé e Cristo é o nosso canto”.
  • D. Virgílio Antunes destaca a importância da oração para a nova evangelização

    No Seminário Maior de Coimbra, realizou-se no passado dia 12 de Fevereiro pelas 15h30, uma celebração eucarística presidida pelo Bispo de Coimbra, Senhor D. Virgílio Antunes, com carácter de Missa de Envio de quatro novas Guias, que terminaram a Escola de Formação das Oficinas de Oração e Vida.
  • Bispo de Coimbra visitou obras do Centro Paroquial de Condeixa

    D. Virgílio Antunes visitou recentemente as obras de construção do novo Centro Paroquial de Condeixa. A visita foi conduzida, a pedido do pároco, Pe. Isalino Simões e do arquitecto responsável pela obra, Luís Flório.
  • Bento XVI anuncia sete canonizações para Outubro

    Bento XVI anunciou, na passada segunda-feira, no Vaticano, a canonização de sete novos santos, no próximo dia 21 de Outubro, entre os quais a primeira beata indígena norte-americana, Kateri Tekakwitha, nascida em 1656 e falecida em 1680, no Canadá. A futura santa Tekakwitha nasceu numa localidade dos EUA hoje denominada Auriesville, e foi beatificada por João Paulo II em Junho de 1980. Entre os outros novos santos estão dois mártires: Giacomo Berthieu (1838-1896), jesuíta morto em Madagáscar, e o catequista filipino Pedro Calungsod (1654-1672), assassinado em Guam. O padre italiano Giovanni Battista Piamarta (1841-1913), a religiosa espanhola Maria Carmela Sallés y Barangueras (Maria del Monte Carmelo, 1848-1911), a norte-americana Maria Anna Cope (Mother Marianne of Molokai, 1838-1918) e a leiga alemã Anna Schäffer, (1882-1925) são os outros nomes anunciados pelo Papa. O processo para a canonização tem uma primeira etapa na diocese em que faleceu o fiel católico e uma segunda etapa tem lugar em Roma, onde se examina toda a documentação enviada pelo bispo diocesano.
     
  • Vaticano e Grã-Bretanha unem-se em apelo pela liberdade religiosa

    A Santa Sé e o Governo britânico lançaram, no passado dia 15 de Fevereiro, um apelo conjunto em favor da liberdade religiosa como um “direito humano fundamental”, pedindo ainda respeito pelas religiões “em todos os países”. A posição é assumida no final de dois dias de conversações entre a Santa Sé, sob a presidência do arcebispo Dominique Mamberti, secretário do Vaticano para as relações com os Estados, e uma delegação ministerial da Grã-Bretanha, liderada pela baronesa Sayeeda Hussain Warsi. O comunicado final do encontro, divulgado pela sala de imprensa da Santa Sé, fala na “necessidade urgente” de fortalecer o “compromisso universal” na defesa da liberdade religiosa e no combate à “intolerância e discriminação com base na religião”.
  • Bento XVI elogia famílias numerosas

    Bento XVI saudou no passado dia 15 de Fevereiro, no Vaticano, as associações de famílias numerosas, afirmando que estas são, no actual contexto social, um “testemunho de fé, coragem e optimismo”. “Sem filhos não há futuro”, afirmou o Papa, na intervenção final da audiência pública desta semana, que decorreu na sala Paulo VI, perante cerca de seis mil pessoas. Neste contexto, Bento XVI deixou votos de que sejam “promovidas intervenções sociais e legislativas adequadas
  • Papa pede aposta na família e cultura para contrariar hedonismo e indiferença religiosa

    O Papa pediu no passado dia 16 de Fevereiro aos bispos europeus e africanos reunidos no Vaticano para apostarem na família e na cultura como meio de contrariar o avanço do hedonismo e da indiferença religiosa. Na audiência aos participantes no simpósio «A evangelização hoje: comunhão e cooperação pastoral entre África e Europa», que se realizou na passada semana, Bento XVI sublinhou que a família é “a garantia mais sólida para a renovação da sociedade”, refere o Serviço de Informação do Vaticano.
  • Contas do Vaticano atingidas pela crise mundial

    Os cardeais do Conselho para os Problemas Organizativos e Económicos da Santa Sé reconheceram no passado dia 17 de Fevereiro, em comunicado, a sua “preocupação” perante as consequências da crise nas finanças do Vaticano. Após uma reunião de dois dias, os membros desta instituição de supervisão manifestaram “apreço” pelos resultados apresentados, mas admitiram que a “crise geral” tem também consequências sobre o “sistema económico do Vaticano no seu conjunto”.
  • D. Manuel Monteiro elevado a cardeal pelo Papa

    Cardeal D. Monteiro- Bento XVI pede aos cardeais para “renunciar ao poder mundano”
     
    D. Manuel Monteiro de Castro foi elevado pelo Papa, no passado sábado de manhã, no Vaticano, a cardeal. Natural de Santa Eufémia de Prazins, Guimarães, o novo e terceiro cardeal português foi ordenado padre em 1961 e bispo em 1985.
  • Santuário de Fátima celebrou festa dos beatos Francisco e Jacinta Marto

    O Santuário de Fátima assinalou na passada segunda-feira a festa litúrgica dos beatos Francisco e Jacinta Marto, durante a qual foi aprovada pelo bispo diocesano a oração oficial dos mais novos dos três pastorinhos.
  • Santuário de Fátima produz azeite da Cova da Iria

    A Igreja Católica está a produzir azeite naquele que é considerado o “Pulmão do Santuário de Fátima”, uma zona protegida no Monte dos Valinhos e Aljustrel, próximo da Cova da Iria.
  • Bispo de Leiria quer responsabilidade no acolhimento a peregrinos e turistas

    D. Antonio Marto 1O bispo de Leiria-Fátima espera que os agentes que trabalham diariamente no acolhimento a peregrinos e turistas, no Santuário de Fátima, se destaquem pela sua responsabilidade cristã e profissional.
  • Cavaco Silva felicita cineastas premiados em Berlim

    O Presidente da República felicitou os cineastas João Salaviza e Miguel Gomes pelos prémios conquistados no Festival de Cinema de Berlim, sublinhando que as distinções comprovam “a vitalidade do cinema português”.
  • Pedro Passos Coelho vaiado em Gouveia

    Pedro Passos Coelho, disse aos jornalistas ter enfrentado “com naturalidade” o grupo de manifestantes que contestou as políticas do Governo, durante a visita à feira do queijo da Serra da Estrela e de artesanato, em Gouveia, onde foi vaiado por sindicalistas, elementos de uma comissão de utentes contra as portagens nas auto-estradas da região e alguns populares.
  • Mangualde: Peugeot-Citroen despede 350 trabalhadores

    As condições adversas do mercado europeu são a justificação da PSA-Peugeot Citroen de Mangualde para o cancelamento do terceiro turno de produção e o despedimento de 350 pessoas, mas a Comissão de Trabalhadores diz que havia alternativas.
  • Governantes sem direito a cartão de crédito

    Miguel Relvas, ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares, garantiu, dia 17, em resposta à polémica sobre eventuais complementos de ordenado de governantes, que (no actual governo) nenhum ministro ou secretário de Estado tem direito a cartão de crédito pago pelo orçamento dos ministérios. Numa auditoria realizada aos gabinetes ministeriais, em 2007, o Tribunal de Contas considerou não existir um quadro legal que regulamentasse o uso de cartões de crédito por parte de membros do governo.
  • Suspeito de triplo homicídio de Beja enforcou-se na cela

    O homem suspeito de ter assassinado a mulher, a filha e a neta, em Beja, foi encontro morto, no passado dia 17 de Fevereiro, enforcado com os lençóis na cela onde estava detido no Estabelecimento Prisional de Lisboa. Francisco Esperança, um antigo bancário de Beja de 59 anos, foi detido por suspeitas de ter assassinado à catanada a mulher, a filha e a neta e mantido os corpos em casa durante uma semana. O homem, que já tinha cumprido pena de prisão por um desfalque no banco onde trabalhou, incorria numa pena entre 12 e 25 anos de prisão por cada um dos três crimes de homicídio. O alegado homicida foi detido a 13 de Fevereiro na sua casa, em Beja, depois de se ter entregado à PSP, sem oferecer resistência. Após a detenção, a PSP entrou em casa, onde encontrou os cadáveres da mulher, de 53 anos, da filha, de 28 d da neta, de quatro, cujos funerais realizam-se no dia 16. Fontes policiais confirmaram à Lusa que as vítimas foram degoladas com “golpes profundos” na zona do pescoço, efectuados com uma catana.
  • Famílias de crianças com cancro vivem situações dramáticas

    A crise económica tem agravado as dificuldades das famílias de crianças com cancro que, devido à morosidade da doença, ficam em risco de perder emprego e cada vez mais têm de pedir ajuda. A denúncia partiu de Margarida Cruz, directora geral da Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro (Acreditar).
  • Bombeiros sem dinheiro para combater fogos florestais

    A Liga dos Bombeiros Portugueses revelou que muitas corporações de bombeiros estão sem dinheiro para responder aos actuais incêndios florestais, alertando para a possibilidade de os carros deixarem de combater os fogos por falta de verba para combustível.
  • Governo vai criar Centro Nacional de Cibersegurança

    O Governo vai criar um Centro Nacional de Cibersegurança, integrado na revisão da Estratégia Nacional de Segurança da Informação (ENSI) que deverá estar concluída no prazo de seis meses e em marcha daqui a um ano.
  • Portugal nunca teve tantos desempregados

    A taxa de desemprego disparou no quarto trimestre para os 14%, face aos 12,4% observados no trimestre anterior, o que representa um aumento de 1,6 pontos percentuais. Com o número de desempregados a ultrapassar os 770 mil, divulgou o Instituto Nacional de Estatística.
  • CGTP convoca nova greve geral

    O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, anunciou a realização de uma greve geral para 22 de Março, contra o agravamento da legislação laboral. A última greve teve lugar a 24 de Novembro de 2011, com a participação da UGT.
  • Portugal no grupo da frente das famílias com um só filho

    Portugal está entre os países ocidentais onde mais mulheres têm pelo menos um filho, mas baixa bastante, quando aumenta o número de descendentes, de acordo com dados apresentados na passada sexta-feira numa conferência organizada pela Presidência da República.
  • Daniel Serrão defende novo referendo sobre o aborto

    O catedrático de Anatomia Patológica Daniel Serrão defendeu, na passada sexta-feira, a realização de um terceiro referendo sobre o aborto, considerando que os dois anteriores, de resultados antagónicos, só expressaram a posição de uma parte dos portugueses. “Tivemos dois referendos. Num deles, achou-se que a vida merecia respeito absoluto, noutro achou-se que a vida merecia um respeito relativo e, portanto, permitiu-se que uma mulher possa mandar matar o seu filho até às dez semanas de vida. Acho que é necessário fazer um novo referendo”, disse.
  • No Casino da Figueira da Foz

    Mário Soares disse ter convencido Sócrates a pedir ajuda externa

    O antigo Presidente da República Mário Soares disse, na noite de quinta-feira, 16 Fevereiro, que José Sócrates acabou por ceder “à evidência” de ter de pedir ajuda externa, depois de com ele ter tido uma “gravíssima” discussão.
  • Buarcos: Carnaval com critica à política local e nacional e com rei Futre preocupado com desemprego

    Carnaval_BuarcosMilhares de foliões encheram no passado domingo, a avenida do Brasil, na Figueira da Foz, no corso do Carnaval de Buarcos, onde sobressaiu a crise como mote de piadas e disfarces, mas também a critica à política local.
  • Pessegueiro homenageia Padre Ramiro

    RamiroA Liga de Melhoramentos da Freguesia de Pessegueiro, homenageou no seu 73.º aniversário, realizado no dia 4 de Fevereiro, o Padre Ramiro Moreira.
  • Oliveira do Hospital: lar para pessoas com deficiência foi adjudicado

    A Misericórdia de Galizes (Oliveira do Hospital) arranca com um investimento de mais de dois milhões de euros. Trata-se do novo lar residencial para pessoas com deficiência e deverá arrancar ainda este mês na localidade de Galizes, onde a Santa Casa vem prestando um importante apoio social nesta área.
  • Alvaiázere: trabalho em rede permite respostas sociais

    Com as obras em curso e os projectos a aguardarem “luz verde” do poder central, o concelho de Alvaiázere irá, num futuro que se espera próximo, responder com qualidade a algumas das necessidades sociais mais prementes de crianças, idosos e deficientes.
  • Encontro de Saúde Mental na Escola Superior de Enfermagem

    A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) vai organizar, de 29 de Fevereiro a 2 de Março de 2012, o I Encontro Internacional de Saúde Mental, que terá lugar no Polo B da instituição (São Martinho do Bispo).
  • José Afonso: Memória do cantor resiste em Coimbra 25 anos depois

    Zeca AfonsoAssinala-se no próximo dia 23 de Fevereiro, os 25 anos do falecimento de Zeca Afonso, figura incontornável da nossa sociedade, que marcou os anos de opressão e de falta de liberdade de expressão. O jornalista Casimiro Simões entrevistou diversas personalidades do mundo da política e da música, que tiveram o privilégio de o conhecer.
  • Segundo um estudo da Universidade de Coimbra

    Semáforos resolveriam o caos na rotunda do Almegue

    A semaforização parece se a melhor opção para facilitar o escoamento de trânsito no Almegue, tanto para quem chega à rotunda vindo de Taveiro como em sentido contrário.
  • Idoso encontrado morto em casa e a sua mulher debilitada na cama

    Um idoso foi encontrado morto em casa no Bairro Norton de Matos, em Coimbra, e a sua mulher estava inconsciente na cama.

  • Há comerciantes da Baixa a passar fome!

    Baixa_comercianteO conhecido comerciante da Baixa, Luís Quintan, deslocou-se no passado dia 13 de Fevereiro à reunião do executivo para dar conta dia situação complicada que vivem, neste momento, alguns dos empresários com estabelecimentos abertos naquela zona da cidade.
  • Autores de actos de vandalismo no Jardim da Sereia pediram desculpa na Câmara

    Os três indivíduos que foram os autores de actos de vandalismo no Jardim da Sereia, partindo cinco pináculos em diferentes pontos daquele espaço histórico da cidade, acabando por ser apanhados, em flagrante, por um agente da PSP, que se encontrava nas imediações, estiveram na última reunião do executivo para fazer um pedido de desculpas público pelos danos causados ao património, cumprindo, assim, uma deliberação judicial.
  • Recusa de bolsas tem vindo a subir em Coimbra

    Cerca de 40 por cento dos pedidos de bolsa já apurados, feitos pelos estudantes da Universidade de Coimbra no ano lectivo em curso, foram recusados pelos Serviços de Acção Social. O administrador dos Serviços de Acção Social (SASUC), Jorge Gouveia Monteiro, disse à agência Lusa que estes números se verificam porque os actuais critérios para a concessão de bolsas só beneficiam “os muito pobres”. Até à data, este ano foram atribuídas 1500 bolsas e indeferidas 1176.
  • João Gabriel diz que a Universidade não suportará novos cortes

    A Universidade de Coimbra conseguirá este ano garantir o essencial do ensino e investigação, mas não suportará novos cortes nas transferências do Estado em 2013, avisou o reitor da instituição, eleito há um ano.
  • Vice-presidente da Câmara elogia trabalho da Promundo

    Maria Azevedo_Vereadora da Cultura (1)A vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra elogiou, na última sessão do executivo, a actividade da Promundo garantindo que há intenção da autarquia de, num futuro próximo, vir a homenagear e apoiar esta associação juvenil, com sede na Escola Secundária Avelar Brotero e com projectos em vários países como o Ghana, o Haiti e especialmente a Guiné-Bissau. Maria José Azevedo Santos referiu-se, na sua intervenção, ao espectáculo promovido pela Promundo, mo Teatro Gil Vicente que pretendeu homenagear Fernando Castro, o fundador da associação, falecido em Agosto do ano passado, numa missão humanitária na Guiné Bissau.
  • Criança do IPO de Coimbra concretizou sonho

    Igor, um rapaz de 12 anos, doente oncológico no IPO de Coimbra, concretizou o desejo de conhecer jogadores e equipa técnica do Sport Lisboa e Benfica. A Make-a-Wish Portugal, instituição de solidariedade social, tornou possível este sonho e Igor esteve no centro de estágio dos “encarnados”, no Seixal, passando a tarde unto dos seus ídolos.
  • Associação de Coimbra cria grupo para intervir em situações de crise

    Ass.Hemisferios_Solidarios_logoA associação de Coimbra Hemisférios Solidários criou um grupo destinado a apoiar pessoas em situação de crise, desde os sem-abrigo aos imigrantes e desempregados, revelou o presidente, Eduardo Marques. “Verificámos um aumento da pobreza, da exclusão social e dos problemas na cidade e a falta de resposta de que as pessoas se queixam”, disse o presidente da associação, ao explicar a criação do Grupo de Intervenção em Crise. O grupo é composto por assistentes sociais, psicólogos, um médico e uma enfermeira, todos voluntários e estão já no terrenos a fazer um levantamento de todas as situações de sem-abrigo de forma a proceder a uma intervenção ou encaminha-los para as instituições que dêem resposta.
  • Manuel Rebanda defende adaptação das leis laborais “às necessidades”

    Manuel RebandaO Estado “tem dois pesos e duas medidas” em matéria laboral: se, por um lado, corta subsídio aos trabalhadores da função pública, por outro, não permite aos privados algumas estratégias de redução de custos, mesmo quando os trabalhadores estariam de acordo, alertou o advogado Manuel Rebanda. Na conferência “Acordo de Concertação Social e suas implicações na legislação laboral”, o advogado defendeu uma maior “adaptação da lei às necessidades”, nesta fase de crise económica, deixando às associações empresariais uma sugestão para que exerçam “alguma pressão sobre o governo e os parceiros sociais. Uma das medidas seria, por exemplo, reduzir salários, com a concordância do trabalhador, se tal for a única solução para a sobrevivência da empresa.
  • Vilaça Ramos defende a permanência do idoso no seu lar como a melhor solução

    Vilaca Ramos“O maior problema que Portugal tem, neste momento, é o envelhecimento da população. O problema de gerações é gravíssimo”, afirmou Henrique Vilaça Ramos na comunicação que proferiu no encontro mensal do Movimento de Solidariedade de Assafarge. O professor catedrático aposentado da Universidade de Coimbra defendeu ainda que “o idoso protegido no seu domicílio, no seu lar, é a melhor solução” . “Se o lar não tiver condições, colocar lá um idoso é uma violência”, sublinhou o médico, apesar que “existem muitos lares onde os idosos se sentem felizes”. Vilaça Ramos alertou, no fim da sua conferência, para a existência urgente de uma “política natalista”.            
  • Escuteiros de luto

    Liberto Gil Braga e MaiaMorreu o Chefe Liberto

    Liberto Gil Braga e Maia, chefe do Núcleo Centro Norte do Corpo Nacional de Escutas (CNE), faleceu, vítima de doença prolongada, no dia 20 de Fevereiro, aos 64 anos.
  • I DOMINGO DA QUARESMA (26 de Fevereiro de 2012)

    Entrada
       Eu sou a salvação do Meu povo ....................... CEC I 81
       Lembrai-vos, Senhor.......................... NCT 89/CEC II 96
       Diz o senhor, nosso Deus................................... CEC I 82
  • O álcool na gravidez

    As crianças de mães que beberam álcool, mesmo em pequenas quantidades, no início da gravidez, são, em média, mais pequenas e pesam menos até aos 14 anos, em comparação com os filhos de mães abstémias, refere um estudo norte-americano.
  • Dar ou não dar dinheiro?

    O testemunho desta semana chegou-me por duas vias: através de carta assinada por Cláudia Abrantes, de Coimbra, e através da internet, por alguém que assina só com as iniciais A. F. O espaço do jornal é pequeno e por isso condenso o que escrevem.
  • As maiores religiões do mundo

    A revista Superinteressante publicou em seu site um breve panorama sobre as oito religiões com maior número de seguidores no mundo, trazendo detalhes curiosos e interessantes sobre cada uma delas. Na lista o cristianismo figura em primeiro lugar, seguido pelo islamismo.
  • Abandono escolar

    A União Europeia arrisca falhar o objectivo de baixar para 10% a taxa de abandono escolar precoce, até 2020, sendo Malta, Portugal e Espanha os países que apresentam as piores taxas.
  • Música litúrgica na internet

    Desde o início do ano que já se pode aceder a um sítio na internet que pretende ser mais uma ajuda na preparação dos cânticos das Missas. Ao digitar o www.canticos.org na barra de endereços de qualquer programa de navegação na internet, consegue-se aceder à letra de centenas de cânticos litúrgicos e às respectivas partituras, bem como ouvi-los através de versões vídeo ou áudio.
  • Mensagem do Papa para a Quaresma

    Irmãos e irmãs!

    A Quaresma oferece-nos a oportunidade de reflectir mais uma vez sobre o cerne da vida cristã: o amor.
    Com efeito este é um tempo propício para renovarmos, com a ajuda da Palavra de Deus e dos Sacramentos, o nosso caminho pessoal e comunitário de fé. Trata-se de um percurso marcado pela oração e a partilha, pelo silêncio e o jejum, com a esperança de viver a alegria pascal.
  • Quaresma 2012

    bento_XVI_quaresma«Prestemos atenção uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras.» (Heb 10, 24)
     
    Este é o tema da Mensagem de Bento XVI para a Quaresma deste ano. Logo a começar a sua Mensagem, o Papa diz-nos que «esta frase aparece inserida numa passagem onde o escritor sagrado exorta a ter confiança em Jesus Cristo como Sumo Sacerdote, que nos obteve o perdão e o acesso a Deus.
  • NEM SÓ DE PÃO… (26 de Fevereiro de 2012)

     É este o “tempo favorável”

     
    A Quaresma, iniciada na passada Quarta-Feira, com a liturgia da bênção e imposição das Cinzas, é uma etapa nova no decorrer do Ano Litúrgico. É este o «tempo favorável» para a conversão interior.
  • I DOMINGO DA QUARESMA (26 de Fevereiro de 2012)

    A Palavra de Deus
  • In Memoriam

    Giacomo MartinaPadre Giacomo Martina (1924-2012),
    um mestre que deixou marcas
     
    No dia 6 de Fevereiro faleceu, na residência S. Pedro Canísio, contígua à casa generalícia da Companhia de Jesus, o Padre Giacomo Martina, professor, durante trinta anos (1964-1994) na Universidade Gregoriana e autor “da mais ampla e credível reconstrução do Pontificado de Pio IX, publicada em três volumes, com cerca de três mil páginas (1974-1990) e de inúmeros estudos sobre a ordem fundada por Inácio de Loila”.
  • Evocar a santidade e a Cultura

    Mario Nunes





    . Mário Nunes

    Iniciou-se no passado dia 9, no Pavilhão Centro de Portugal, a evocação dos 850 anos da morte de São Teotónio, o primeiro santo português e padroeiro de Coimbra.
  • Sonhar e fazer

    Jorge Cotovio 2
    . Jorge Cotovio

    Seis meses depois da sua morte, recordámos mais uma vez, em apoteose, com emoção, o Fernando Castro, agora no TAGV.
  • Homilia da missa do sétimo aniversário da morte da Irmã Lúcia

    Carmelo de Santa Teresa / Coimbra
     
    Caríssimas irmãs Carmelitas, irmãos e irmãs na fé em Cristo!
  • Jovens de Covões (Cantanhede) vencem Festival Diocesano da Canção

    jovens covoes 3A canção “Senhor, vem habitar nesta morada” pelo Grupo de Jovens “Voz” da paróquia de Covões (Cantanhede) foi a vencedora do XVI Festival Jovem Diocesano da Canção, subordinada ao tema “Vede como eles se amam”, que se realizou no dia 11 de Fevereiro, pelas 21 horas, no gimnodesportivo de Condeixa, num ambiente bem juvenil e num clima de festa.
  • Bispo de Coimbra recorda a Irmã Lúcia no sétimo aniversário da sua morte

    missa_irma_lucia1No sétimo aniversário da Irmã Lúcia, dia 13 de Fevereiro, o Carmelo de Santa Teresa, em Coimbra, recordou a vidente de Fátima. A Eucaristia foi presidida por D. Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra e concelebrada por mais de uma dúzia de sacerdotes.
  • Coimbra inicia as comemorações dos 850 anos da morte de S. Teotónio

    S. Teotonio_livroMais do que celebrar a memória e o exemplo de S. Teotónio, o importante é “perceber quais são as intuições que podem ter relevância para a nossa vida espiritual dos tempos presentes”.
  • Encontros da Nova Evangelização para jovens e adultos

    Desde do dia 13 de Fevereiro, às segundas e terças-feiras, no rés-do-chão da nova igreja da Paróquia de Nossa Senhora de Lurdes, em Montes Claros, Coimbra vão decorrer encontros sobre a Nova Evangelização dirigidos a jovens e adultos, promovidos pelas comunidades do Caminho Neocatecumenal.
  • Conferências Quaresmais de S. José : Da crise à Esperança

    Toda a gente fala da crise. Das mais diversas maneiras. Quase sempre, em busca de culpados. Quase sempre, sem apontar caminhos. Sem esperança. É certo que temos de partir da realidade. Mas procuramos encará-la dentro das perspectivas de solução. Será o estado social a solução?
  • Arciprestado de Alfarelos e Soure promove jornadas quaresmais

    “A nova evangelização para a transmissão da fé cristã” é o tema abrangente das jornadas quaresmais organizadas pelo Arciprestado de Alfarelos e Soure, a realizar nos dias 9, 16 e 23 de Março.
  • Encerramento de Curso na EDMS

    EDMS-7A Escola Diocesana de Música Sacra, EDMS, já a cumprir o seu XXI ano de trabalhos, levou a cabo o III Curso de Direcção Coral.
  • Vaticano nega conspiração para matar o Papa

    O Vaticano nega peremptoriamente o conteúdo de uma notícia avançada no passado dia 10 de Fevereiro pela imprensa italiana, dando conta de uma alegada conspiração para matar o Papa.
  • Papa pede a Damasco que ouça o povo e acabe com a violência

    O Papa apelou, no passado domingo, ao Governo sírio que reconheça as legítimas aspirações do seu povo. Bento XVI pediu a Damasco mais diálogo e o fim da violência, que já matou milhares de pessoas desde Março do ano passado.
  • Consistório vai mostrar “vitalidade da Igreja portuguesa”

    D. Jose Policarpo 4- Cardeal Patriarca de Lisboa realça o significado da nomeação do cardeal D. Manuel Monteiro de Castro.
  • Bispo do Porto afirma

    D. Manuel Clemente5Aborto “foi convertido em método contraceptivo”
     
    O bispo do Porto, Manuel Clemente, considerou no passado dia 10 de Fevereiro que a Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG) em hospitais públicos “foi convertida em método contraceptivo”, deixando o problema humano por resolver.
  • Milhares de ciclistas foram pedir a bênção a Fátima

    Perto de quatro mil ciclistas de todos os pontos do país foram no passado domingo a Fátima pedir a bênção de Nossa Senhora. Um gesto importante para quem enfrenta cada vez mais perigos nas estradas e que, este ano teve a participação de várias personalidades do mundo do ciclismo.
  • Segundo um estudo da Universidade de Coimbra

    Adolescentes dos meios rurais vêem mais televisão do que os da cidade
     
    Os adolescentes que vivem em meio rural são mais sedentários e passam mais horas em frente ao televisor do que os adolescentes de proveniência urbana, mas, em contrapartida, apresentam um nível superior de aptidão cardiorrespiratória, revela um estudo realizado por uma equipa multidisciplinar da Universidade de Coimbra (UC).
  • Saúde em Português regista carências nos campos de refugiados da Etiópia

    Uma missão da associação Saúde em Português, com sede em Coimbra, esteve nos campos de refugiados somalis, na Etiópia, onde fez o levantamento das necessidades e teve reuniões institucionais que permitirão preparar uma missão mais sustentada num futuro próximo, tendo ainda prestado cuidados de saúde.
  • Linha Nacional de Emergência Social recebeu mais de 21 mil chamadas

    Mais de 21 mil pessoas, a maioria mulheres, ligaram em 2011 para a Linha Nacional de Emergência Social, muitas vezes para denunciar situações de perigo de crianças, jovens e idosos, relacionadas com violência doméstica. Os dados avançados à agência Lusa pelo Instituto de Segurança Social (ISS) indicam que Linha Nacional de Emergência Social recebeu 21023 contactos em 2011, mais 1193 do que no ano anterior. Em 2009, foram atendidas 20958 chamadas.
  • Derrocada de parede provoca cinco mortos em Setúbal

    Cinco pessoas morreram soterradas devido à derrocada de uma parede do Mercado Municipal do Livramento, Setúbal, onde estavam a decorrer obras de ampliação nas traseiras do edifício.
  • Enfermeiros jovens optam pela emigração

    O novo bastonário da Ordem dos Enfermeiros denunciou que mais de 1700 enfermeiros emigraram no ano passado e que só nas primeiras três semanas deste ano 200 destes profissionais solicitaram declarações para sair do país.
  • Defeitos das estradas causam mais de metades dos acidentes

    Mais de metade dos acidentes rodoviários estão relacionados com a construção das estradas, que têm “defeitos gravíssimos” e influenciam negativamente o comportamento dos condutores, alertou há dias o Observatório da Segurança das Estradas e Cidades.
  • Aprovados textos finais sobre enriquecimento ilícito

    O plenário da Assembleia da República aprovou no passado dia 10 de Fevereiro com os votos contra do PS os textos finais de várias propostas para a criação do crime de enriquecimento ilícito.
  • Veículos de transporte de mercadorias com descontos em todas as ex-scut

    Os veículos de transporte de mercadorias passam a usufruir, desde do dia 11 de Fevereiro, de descontos entre 10 e os 25 por cento em todas as ex-SCUT do país. Esta medida abrange os veículos das classes 2, 3 e 4, registados em Portugal e fora do país, que estejam “afectos ao transporte rodoviário de mercadorias por conta de outrem ou público”, segundo uma portaria publicada em Diário da República.
  • Maquinistas da CP em greve geral no Carnaval

    Os maquinistas da CP cumprem mais um dia de paralisação na terça-feira de Carnaval no âmbito da greve ao trabalho em horas extraordinárias, dias de descanso semanal e feriados, devido ao facto do acordo de empresa considerar o dia como feriado.
  • Cirurgias não estão em risco por falta de sangue

    O ministro da Saúde esclareceu que as cirurgias nos hospitais não estão em risco por falta de sangue e rejeitou que a quebra de “stock” se deva ao fim das isenções nas taxas moderadoras.
  • 80 mil abortos realizados em cinco anos

    Mais de 80 mil abortos “por opção da mulher” foram realizados em Portugal desde 2007, indica um estudo realizado a propósito dos cinco anos do referendo da despenalização do aborto, que foi assinalado no passado sábado. Segundo um estudo da Federação Portuguesa Pela Vida, destes 80 mil perto de 13.500 foram repetições e a reincidência “tem vindo a aumentar consideravelmente”.
  • Milhares de pessoas contra a pobreza numa manifestação conduzida pela CGTP

    Centenas de milhares de pessoas manifestaram-se no passado sábado em Lisboa, num protesto promovido pela CGTP. Os organizadores referiram a presença de mais de 300 mil pessoas, número que as autoridades policiais não confirmaram. Na primeira manifestação de Arménio Carlos como secretário-geral da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP), o dirigente encabeçava a coluna segurando uma faixa onde se lia: «Não à exploração, às desigualdades e ao desemprego». A CGTP exige a actualização do salário mínimo porque sem esse aumento cerca de 400 mil trabalhadores continuarão a viver abaixo do limiar da pobreza.
  • Soure: presidente da Câmara, vereador e secretário acusados de peculato

    O Ministério Público de Soure deduziu a acusação contra João Gouveia, presidente da Câmara de Soure, Américo Nogueira, vereador da autarquia e Aurélio da Mota Leite, secretário deste.
  • Oliveira do Hospital: Projecto aposta em biocombustíveis a partir de vegetação espontânea

    O Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) vai apoiar aquele que é considerado o maior projecto nacional na área dos biocombustíveis de segunda e terceira geração, o BioREFINA-Ter. Promovido pela BLC 3 (Plataforma para o Desenvolvimento da Região Interior Centro), o projecto é considerado pioneiro e vai permitir que o país diminua a sua dependência energética dos combustíveis fósseis.
  • Penela: visitar o concelho no mundo virtual

    Os principais pontos de interesse de Penela já podem ser descobertos online, numa iniciativa disponibilizada pelo município local.
  • Penela presta homenagem a António Arnaut

    O fundador do Serviço Nacional de Saúde e histórico do Partido Socialista António Arnaut vai ser homenageado no próximo dia 21 de Abril, em Penela.
  • Museu de Conímbriga mostra novos “tesouros” das escavações

    Retratos singulares de Agripina e de Nero, antes de se tornar imperador, e um conjunto de moedas árabes de prata, vão integrar a exposição permanente do Museu Monográfico de Conímbriga, que este ano assinala cinquenta anos.
  • Miranda do Corvo: Junta de Freguesia prepara lotes da horta comunitária

    Os funcionários da Junta de Freguesia de Miranda do Corvo “já iniciaram os trabalhos de divisão de lotes” da horta comunitária, um projecto que se prevê que arranque já em Março e que surge na sequência de outros já lançados no âmbito da aposta ao apoio social.
  • Pampilhosa da Serra: José Brito Dias contra o fecho do tribunal

    O texto sobre a reorganização da estrutura judiciária assinala a vermelho o Tribunal da Pampilhosa da Serra, um dos cinco no distrito de Coimbra com “ordem para fechar”.
  • Ilha: Carnaval história e arte

    O Centro Social da Ilha (Pombal) promove, no próximo dia 19 de Fevereiro, domingo de Carnaval, um desfile carnavalesco, a fim de angariar fundos para a construção do Lar Social que a Instituição tem em fase de acabamentos e que abrirá brevemente.
  • Arazede tem novo pároco

    Arazede_FabioNo domingo, 12 de Fevereiro, como anunciamos na edição anterior, a igreja de Nossa Senhora do Pranto de Arazede encheu-se de fiéis para receber o novo pároco, Padre Fabio Muniz.
  • Coimbra é uma cidade com muito barulho nocturno

    Ruído e poluição levou um grupo de cidadãos a constituir uma associação para defender, entre outras coisas, o direito ao sossego.
  • Retirados do rio 35 carrinhos de supermercado

    Mergulhadores dos Bombeiros Sapadores de Coimbra retiraram na semana passada do rio Mondego 35 carrinhos de supermercado, um contentor do lixo grande e uma enxada. A “Acção de limpeza” solicitada pela Câmara Municipal de Coimbra decorreu entre a Ponte pedonal e o cais do Basófias, numa extensão de 400 metros.
  • Vereador da Educação diz não haver falta de quantidade e qualidade nas refeições escolares

    O vereador João Orvalho, da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), emitiu no passado dia 9 de Fevereiro uma informação sobre as refeições escolares, onde refere a não existência de “indicadores que evidenciem a falta de quantidade de comida ou falta de qualidade microbiológica”, baseando-se nos “múltiplos contributos e relatórios” que têm chegado à autarquia. João Orvalho esclarece que “as alterações logísticas de confecção ocorridas no início de Janeiro deram origem a ocorrências de “falta de prato” em duas escolas, que, pela perturbação do quotidiano escolar, se encontram sujeitas a uma penalidade contratual, cuja proposta será analisada na reunião da CMC de 13 de Fevereiro”.
  • Investigadora de Coimbra recebe prémio internacional

    Um novo método de auxílio de diagnóstico de determinadas doenças, especialmente da diabetes, foi premiado com o “Best Student Paper Award”, na conferência internacional Bioinformatics 2012, anunciou a Reitoria da Universidade de Coimbra (UC). O prémio de melhor artigo científico foi atribuído a Edite Figueiras, doutoranda em engenharia biomédica, no âmbito de uma investigação iniciada, há quatro anos, no Centro de Instrumentação da UC, em colaboração com investigadores internacionais e financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
  • Manuel Oliveira reeleito presidente da Comissão Política Concelhia de Coimbra do PSD

    Manuel Oliveira foi reeleito, no passado sábado, presidente da Comissão Política Concelhia de Coimbra do PSD, com 279 votos a favor e dois brancos, num universo de 902 militantes com quotas em dia. Manter a maioria na Câmara Municipal de Coimbra, não perder juntas de freguesia governadas pela coligação e conquistar as que estão na posse do PS e da CDU são as prioridades de Manuel Oliveira que inicia o seu terceiro mandato à frente da concelhia do PSD.
  • Luís Santiago eleito presidente dos Antigos Orfeonistas

    O médico Luís Miguel Santiago foi eleito, na passada sexta-feira, presidente da direcção dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra, sucedendo a Manuel Rebanda, que, depois de dois mandatos à frente da associação, passa a presidente da Mesa da Assembleia Geral. Um dos primeiros projectos desta nova direcção será a realização do concerto de homenagem a António Luzio Vaz, o único que, até hoje, teve direito a ser distinguido, em vida, com o título de sócio honorário do Coro Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra. Também é intenção desta direcção gravar um CD ao vivo de forma a levar a música por esse mundo fora…
  • Norberto Pires vai ser o novo presidente da CCDR Centro

     

    O professor universitário Norberto Pires é o escolhido para suceder a Alfredo Marques na presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro). Investigador na área da robótica é professor associado da Universidade de Coimbra, Norberto Pires foi o homem escolhido por Carlos Encarnação para conduzir o processo do Coimbra iParque.

     

  • Festival Jovem Diocesano da Canção

    No próximo dia 11 de Fevereiro, o Pavilhão Gimnodesportivo de Condeixa acolhe a 16.ª edição do Festival Jovem Diocesano da Canção, organizada pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ).
  • Celebrações Jubilares de S. Teotónio

    S. Teotonio 2Como temos estado a anunciar, iniciam-se hoje, dia 9 de Fevereiro as celebrações dos 850 anos da morte do primeiro santo português e padroeiro da Diocese de Coimbra: S. Teotónio. A abertura oficial realiza-se, pelas 21 horas, no Pavilhão Centro de Portugal com um concerto protagonizado pela Orquestra Clássica do Centro e pelos alunos da Escola de Música do Colégio de S. Teotónio.
  • Dia Diocesano de Acólitos

    O Serviço Diocesano de Acólitos promove no próximo dia 24 de Março, no Salão de S. Tomás, no Seminário Maior de Coimbra, o seu Dia Diocesano com uma reflexão orientada pelo Padre Rodolfo Leite, sob o tema “Chamados a servir”. À tarde haverá um encontro/diálogo com o Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes. Às 16 horas, D. Virgílio Antunes presidirá à Eucaristia, na capela do Seminário. O encontro terminará com um lanche e convívio.
  • Clero de Coimbra em retiro

    Os padres da Diocese de Coimbra vão estar em retiro, cuja participação pode ocorrer em dois turnos. Assim, o primeiro, de 27 de Fevereiro a 2 de Março, a realizar em parceria com a diocese de Portalegre e Castelo Branco, na casa de Retiros de Mem Soares, será orientado pelo Padre Joaquim Ganhão da Diocese de Santarém.
  • Curso de métodos naturais de planeamento familiar

    A Associação Família e Sociedade, em parceria com o Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar e o CAF, vai promover em Coimbra, na Casa de Santa Zita, nos dias 25 de Fevereiro e 3 de Março, das 14,30 às 19 horas, um curso de Métodos Naturais de Planeamento Familiar dirigido a casais, noivos e profissionais de saúde.
  • Sumo de frutas

    Os sumos de frutas e de verduras podem ser uma excelente forma de evitar os problemas do mal de Alzheimer, diz um estudo publicado na revista “The American Journal of Medicine”.
  • Um hino à fé cristã

    Foi lançado em Portugal há mais de um mês, mas só agora tive ocasião de o ler. E recomendo-o aos meus leitores. O “Preço a Pagar” é uma história verídica, contada por quem ainda hoje a vive.
  • Subsídios da Segurança

    O Instituto de Segurança Social está sem dinheiro para atribuir subsídios eventuais a pessoas em situação de grave carência.
  • Missionária resgatada

    Jessica Buchanan, de 32 anos, é uma missionária norte-americana que actua em trabalhos voluntários no continente africano. Ela trabalhava como voluntária na organização Danish Demining Group, que pertence ao Conselho Dinamarquês para os Refugiados, onde era conselheira regional de educação.
  • Apoio a idosos solitários

    idoso1Este ano está a repetir-se o que se passou em 2011 por esta altura. Muitos idosos têm aparecido mortos sozinhos na habitação e lá ficam durante dias e semanas.
  • Ao Calor da Fogueira (12 de Fevereiro de 2012)

    – O Liberato anda a pressionar-me para eu ir com ele àquele congresso que vai realizar-se no dia 18, ou seja no próximo Sábado, em Coimbra, sobre a figura e os tempos de São Teotónio que, como vossemecê já aqui me explicou, foi o primeiro santo português. Vossemecê que me diz?
  • A crise e as drogas

    jovens_drogaAlguém me chamou a atenção para o aumento do consumo do álcool e mesmo da droga entre os adolescentes das nossas escolas. E a facilidade que parece haver para os vendedores desses produtos.
  • NEM SÓ DE PÃO… (19 de Fevereiro de 2012)

    Deus actua na nossa história

    A primeira leitura deste domingo recorda a mensagem de Libertação e de Consolação que Deus ensinou ao Seu Povo no séc. VI A.C. Nem sequer conhecemos o nome do Profeta – chamamos-lhe Deutero-Isaías – mas sabemos qual era a situação histórica em que desempenhou a sua missão.
  • Domingo VII do Tempo Comum (19 de Fevereiro de 2012)

    Entrada
        Eu confio, Senhor     CEC II. 39
        Por Vossa imensa bondade    CEC II 41
        Deus amou de tal modo o mundo    CEC II 34
  • Domingo VII do Tempo Comum (19 de Fevereiro de 2012)


    A Palavra de Deus
  • SÃO TEOTÓNIO E O MOSTEIRO MEDIEVAL DE SANTA CRUZ

    Manuel Augusto Rodrigues
    . Manuel Augusto Rodrigues

    Na passagem dos 850 anos da morte de S. Teotónio vai ser evocada a memória da personalidade cimeira daquela ilustre personalidade que viveu entre 1082 e 18 de Fevereiro de 1162 e foi o primeiro D. Prior do Mosteiro de Santa Cruz.
  • Impressões de Roma (2)

    Joao Caetano
    . João Relvão Caetano
    (Reflexões sobre a minha participação no VI Simpósio subordinado ao tema “Caridade, Justiça e Paz: um Desafio para a Evangelização”, que decorreu em Roma entre 26 e 28 de janeiro de 2012)

    Ficámos, o P. Jorge e eu, no Pontifício Colégio Português de Roma, o que se revelou uma escolha acertada, pelo contacto que mantivemos com os padres da nossa diocese que lá residem.
  • Fé e Compromisso - QUE TENS TU A VER CONNOSCO, JESUS DE NAZARÉ?

    Jose Dias 2
    . José Dias da Silva

    Ao falar na última crónica de “uma sociedade imoral”, não quis acusar ninguém. Estava a pensar em tantas atitudes inadmissíveis na sociedade humana. Mas, olhando bem, como qualificar uma sociedade, podre de rica, que mata por dia milhares de pessoas à fome?
  • Na sua mensagem para a Quaresma

    bento_XVI_quaresmaPapa pede atenção aos mais necessitados

    Bento XVI publicou hoje a sua mensagem para a Quaresma 2012, pedindo aos católicos de todo o mundo que façam deste tempo uma oportunidade para “prestar atenção ao outro”, com “preocupação concreta pelos mais pobres”.
  • Papa apela à defesa da vida humana

    Bento XVI apelou no passado dia 5 de Fevereiro no Vaticano à defesa da vida humana, “em todas as fases e condições da existência”, associando-se à jornada convocada pelos bispos italianos, por esta causa. “A verdadeira juventude realiza-se no acolhimento, no amor e no serviço à vida”, disse o Papa, após a oração do Angelus, desde a janela do seu apartamento, sobre a Praça de São Pedro. A iniciativa da Conferência Episcopal Italiana teve como tema, este ano, «Jovens abertos à vida».
  • Responsáveis pela governação do Estado rejeitam acusações de corrupção

    Os responsáveis pelo Governatorato da Cidade do Vaticano rejeitaram no passado sábado as acusações de corrupção e má gestão do Estado, falando em suspeitas “infundadas”. Em comunicado, o antigo e o actual presidente desta instituição, bem como o seu secretário e subsecretário reagiam com “amargura” à publicação, na comunicação social de duas cartas que dirigidas ao Papa pelo arcebispo Carlo Maria Viganò, secretário-geral do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano entre Julho de 2009 e Outubro de 2011, altura em que foi nomeado núncio [embaixador] nos Estados Unidos da América. A presidência do Governatorato exprime “plena confiança” nos membros do comité de finanças e gestão, bem como nas várias direcções e colaboradores, qualificando como “infundadas” as suspeitas e acusações recentemente lançadas.
  • Missão urbana de nova evangelização estende-se a 72 cidades europeias

    O presidente do Conselho Pontifício para a Nova Evangelização (CPPNE), da Santa Sé, revelou no passado dia 3 de Fevereiro que a chamada “missão metrópole” se vai alargar, em 2013, a 72 cidades da Europa. A iniciativa vai decorrer este ano em 12 cidades, incluindo Lisboa, durante a Quaresma, tempo litúrgico da Igreja Católica que se inicia a 22 de Fevereiro (quarta-feira de Cinzas), em preparação para a Páscoa. Em entrevista ao jornal do Vaticano, L'Osservatore Romano, D. Salvatore Fisichella indicou que a proposta de alargamento foi aprovada de forma “unânime”. A Missão Metrópole acontece poucos meses antes do próximo Sínodo dos Bispos, dedicado ao tema da nova evangelização, que vai decorrer em Outubro, no Vaticano. O presidente do CPPNE adianta que os participantes neste encontro vão participar na abertura do “ano da fé”, convocado por Bento XVI, a 11 de Outubro, assinalando o 50.º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II (1962-1965).
  • Jornal do Vaticano elogia “simetria” na eliminação de feriados

    O jornal do Vaticano destaca na sua última edição, a “simetria” na eliminação de feriados religiosos e civis, em Portugal, decisão confirmada pelo Governo após a última reunião de Conselho de Ministros. “Trata-se de cooperar, Estado e Igreja, para o bem do país numa fase particularmente difícil na vida social”, indica o artigo do Osservatore Romano. Segundo o quotidiano, “o aumento do número de dias de trabalho é uma necessidade imposta pela crise económica internacional, que colocou Portugal entre os países europeus mais expostos”.
  • Bento XVI convida religiosos a participação especial no “ano da fé”

    Bento XVI convidou no passado dia 2 de Fevereiro os religiosos e religiosas da Igreja Católica a participarem de forma particular no “ano da fé”, que se inicia em Outubro, assinalando o 50.º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II (1962-1965). “Deixo votos de que vivam o ano da fé como um tempo favorável para a renovação interior, com um aprofundamento dos valores essenciais e das exigências da própria consagração”, disse durante a oração de vésperas, na Basílica de São Pedro, com representantes dos Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica. O Papa adiantou que a Santa Sé vai disponibilizar propostas para que os religiosos vivam esta iniciativa como “um ano de renovação e fidelidade” e se “empenhem com entusiasmo na nova evangelização”.
  • Papa desafia cristãos a privilegiarem relação filial com Deus

    Bento XVI desafiou no passado dia 1 de Fevereiro os cristãos a privilegiarem uma relação filial com Deus, fonte de “esperança” contra as situações de sofrimento que se verificam no mundo, durante a audiência geral no Vaticano. O Papa recorda o exemplo deixado por Jesus Cristo no Jardim de Getsemani, onde mesmo perante a ameaça da morte, ele foi capaz de confiar os seus problemas ao Pai, num registo de “ternura, de afecto, de confiança e abandono”. “Também nós devemos ser capazes de entregar a Deus, na oração, os nossos sofrimentos e projectos, o nosso empenho em segui-lo, em sermos cristãos, e até mesmo o peso do mal que vemos em nós e à nossa volta, porque ele nos dá esperança”, realçou.
  • Abusos sexuais: Bento XVI fala em “tragédia”

    Bento XVI considera que os casos de abusos sexuais que envolveram membros do clero ou instituições eclesiais são uma “tragédia” para a Igreja Católica, que exige uma “salvaguarda efectiva” e apoio às vítimas. “A atenção pelas vítimas deve ser uma preocupação prioritária na comunidade cristã e deve andar lado a lado com uma profunda renovação da Igreja, a todos os níveis”, indica uma mensagem papal, enviada na passada segunda-feira pelo Secretário de Estado aos participantes no simpósio sobre os casos de abusos sexuais na Igreja que decorre em Roma, até quinta-feira, com representantes de 110 conferências episcopais, incluindo a portuguesa, e 30 ordens religiosas. A iniciativa é organizada pela Universidade Pontifícia Gregoriana, de Roma, contando com o apoio da Santa Sé, em particular da Congregação da Doutrina da Fé (CDF), que em 2011 solicitou aos episcopados católicos de todo o mundo a elaboração de directivas próprias para tratar os casos de abusos sexuais, a serem entregues até final de Maio deste ano.
  • No primeiro encontro de movimentos

    D. Virgilio_movimentos1Bispo de Coimbra pede maior visibilidade aos cristãos

    “A Igreja está hoje muito escondida, com pouca visibilidade. Qualquer dia, os cristãos precisam de pedir licença para saírem à rua”. As palavras são de D. Virgílio Antunes e foram proferidas no encerramento do encontro de movimentos que se realizou no passado domingo, no salão polivalente da igreja de S. José.
  • Bispo de Coimbra alerta religiosos para perigos da perda de espiritualidade

    O Bispo de Coimbra alertou no passado dia 2 de Fevereiro os religiosos para os perigos da perda da sua espiritualidade quando impõem as intenções pessoais em detrimento das de Deus e se dedicam mais ao trabalho do que à oração.
  • D. Virgílio Antunes no 13º aniversário do CAF

    CafNo passado dia 31 de Janeiro, o Centro de Aconselhamento Familiar de Coimbra (CAF), afecto ao Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar, celebrou o seu 13º aniversário de funcionamento.
  • No Dia Mundial do Doente

    - Igreja pede aos católicos para visitarem os doentes que estão sozinhos

    A Igreja está a pedir aos católicos para visitarem os doentes que estão sozinhos em casa e quer valorizar a celebração do último dos sete sacramentos, a Unção dos Enfermos.
  • Igreja Católica defende revisão nos apoios aos alunos mais carenciados

    O Serviço Nacional de Pastoral do Ensino Superior (SNPES) revelou à Agência Ecclesia que vai apresentar ao Governo um conjunto de propostas para simplificar o processo de concessão de apoios sociais aos estudantes mais carenciados.
  • Caritas: 500 mil velas vendidas durante campanha “10 milhões de estrelas”

    O balanço provisório da campanha “10 milhões de estrelas”, lançada pela Caritas Portuguesa durante esta quadra natalícia, aponta para um resultado “muito acima da meta traçada”, com um total de 500 mil velas vendidas. Em comunicado enviado às redacções, a entidade organizadora considera que “a operação superou”, uma vez mais, a meta traçada, que no início do evento era de “300 mil velas”, número que correspondia ao total das vendas em 2010. Para o presidente da Caritas Portuguesa, isto significa que a campanha solidária, criada há nove anos, faz “cada vez mais parte da vida” dos cidadãos, afirmando-se também como “um contributo de extrema relevância” para a organização, que assim pode fazer face aos “muitos” pedidos de ajuda que vão surgindo.
  • CNIS: Padre Lino Maia reeleito para novo mandato

    O padre Lino Maia foi reeleito, no passado fim-de-semana, em Fátima para um terceiro mandato na presidência da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), que se prolonga até 2014.
  • Novo estatuto do aluno dará mais autoridade aos professores

    O novo Estatuto do Aluno, que está a ser preparado no Ministério da Educação e da Ciência, dará “mais autoridade aos professores e às escolas” como forma de “reforçar a segurança e a tranquilidade” nos estabelecimentos de ensino do país, confirmou aos jornalistas Nuno Crato.
  • Portugueses vão continuar a “apertar o cinto” até 2013

    Os portugueses estão a consumir menos desde o início do passado e é provável que continuem a “apertar o cinto” pelo menos até 2013, segundo estatísticas oficiais.
  • Associação Portuguesa de Famílias Numerosas passa a instituição de utilidade pública

    A Associação Portuguesa de Famílias Numerosas foi declarada, no dia 2 de Fevereiro, instituição de utilidade pública devido aos “relevantes e continuados serviços à comunidade”, um anúncio recebido com surpresa pelo presidente da instituição, que considerou “um reconhecimento do Governo”.
  • Forças Armadas não são sustentáveis

    José Pedro Aguiar-Branco considerou que tal como existem as Forças Armadas não são sustentáveis e defendeu a realização de reformas estruturais, depois de ter recebido avisos de “prudência” nesta matéria por parte de antigos chefes militares.
  • Banco de horas compensado com dinheiro ou descanso

    Os trabalhadores com banco de horas vão passar a ser compensados com tempo de descanso ou retribuição mas não poderão acumular ambas as compensações, de acordo com a proposta legislativa que o Governo apresentou aos parceiros sociais.
  • Linha de crédito para instituições sociais

    O Governo vai criar uma linha de crédito de 50 milhões de euros para ajudar instituições sociais com dificuldades financeiras, permitindo-lhes uma resposta social “muito mais abrangente”, anunciou o ministro da Solidariedade e da Segurança Social.
  • Doentes não pagam transporte em tratamentos prolongados

    O ministro da Saúde anunciou na passada semana que os doentes que realizam tratamentos prolongados, como quimioterapia, deverão ficar isentos de pagamento do transporte para as unidades de saúde, mesmo quando não abrangidos pela classificação de insuficiência económica.
  • Empresas da China e Omã ficam com 40% da REN

    O Estado acordou a venda de 40% do capital da REN por 592,21 milhões de euros, o que representa um prémio de 150 milhões face ao preço do mercado, anunciou a secretaria de Estado do Tesouro. Em conferência de imprensa no final do Conselho de Ministros, Maria Luís Albuquerque afirmou que, como se esperava, a chinesa State Grid Internacional e a Oman Oil Company, de Omã, foram as seleccionadas, e ficarão com 25 e 15% da empresa.
  • Governo prevê extinguir 1300 freguesias

    O secretário de Estado da Presidência, Luís Marques Guedes, afirmou que deverão ser entregues entre 1300 e 1400 das actuais 4259 freguesias, se o Parlamento aprovar as regras propostas pelo Governo para a reorganização autárquica.
  • Dia de Carnaval: escolas abertas mas sem alunos

    O fim da tolerância de ponto do Carnaval levará as escolas públicas a abrirem as portas, mas não haverá alunos nem actividades lectivas e os funcionários deverão ser menos do que o habitual, disse à agência Lusa, o presidente da Associação Nacional de Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP).
  • António José Seguro critica em Coimbra fim da tolerância de ponto no Carnaval

    O secretário-geral do PS, António José Seguro, disse no passado sábado, em Coimbra, discordar da intenção do Governo de não dar tolerância de ponto aos funcionários públicos no Carnaval, defendendo “um respeito muito grande pelos dinamismos locais”. “Acho que esta paixão pela austeridade e pelo corte (…) depois dá nisto. Considero que é importante que haja sensibilidade, que haja bom senso e neste caso concreto acho que é necessário um respeito muito grande por aquilo que são os dinamismos locais, pelo próprio contributo que isso traz para muitas das regiões do nosso país em termos económicos e por respeito por uma tradição no nosso país”, afirmou. António José Seguro falava aos jornalistas no final do congresso autárquico “Coimbra…Construir o Futuro”.
  • Terça-feira de Carnaval sem tolerância de ponto

    Pedro Passos Coelho anunciou que o Governo não dará “tolerância de ponto” aos funcionários públicos no Carnaval, argumentando que “ninguém perceberia” que tal acontecesse. “Julgo que ninguém perceberia em Portugal, num altura em que nos estamos a propor acabar com feriados como o 5 de Outubro ou o 1.º Dezembro ou até feriados religiosos, que o Governo pensasse sequer em dar tolerância de ponto, institucionalizando a partir de agora o Carnaval como um feriado em Portugal”, anunciou o primeiro-ministro.
  • Frio chegou a Coimbra

    Gelo. gelo- Instituições de solidariedade unidas para ajudar os sem-abrigo

    A vaga de frio que já fez dezenas de vítimas mortais na Europa chegou na passada sexta-feira a Portugal e as temperaturas desceram acentuadamente no distrito de Coimbra.
  • Pampilhosa da Serra: jovens aprendem a gerir e a poupar

    “Saber gerir e poupar…é o que está a dar” foi o tema do último debate juvenil, integrado na actividade “Conversa Comigo”, dinamizado no âmbito do projecto Trilhos Inova, do programa Escolhas.
  • Mira: unidade da CerciMira à espera de ordens para abrir

    Três anos depois de lançada a primeira pedra (26 de Janeiro de 2009), está concluída e entregue à CerciMira – Cooperativa que desenvolve a sua actividade na área da inserção e promove a inclusão social de pessoas com deficiência – a nova Unidade Residencial Bem-Estar (URBE), que vai acolher 17 utentes.
  • Intervenção concluída nas dunas da Praia de Mira

    DunasOs moradores do bairro piscatório da Praia de Mira já dormem descansados. O cordão dunar ameaçado pelo mar está, agora, protegido com uma “parede” de sacos de areia.
  • Miranda do Corvo: loja solidária torna-se num caso de sucesso

    De portas abertas às quartas-feiras e sábados à tarde, a Loja Solidária de Miranda do Corvo está a tornar-se um verdadeiro caso de sucesso, consubstanciando um espaço de partilha, não só de vestuário, que ali se dá a quem precisa, mas também de afectos e da própria hombridade de quem sabe que hoje está a dar, mas amanhã pode não ter de receber.
  • Pedrógão Grande: antigos autarcas vão ser homenageados

    Mário Fernandes e Manuel Coelho, que presidiram à Câmara Municipal de Pedrógão Grande após o 25 de Abril, vão ser distinguidos com a Medalha de Honra (ouro) e homenageados com o seu nome na toponímia da vila.
  • Tábua: Assembleia Municipal pede ao Governo para recuar no fecho do tribunal

    A Assembleia Municipal de Tábua, no distrito de Coimbra, rejeitou no passado dia 1 de Fevereiro o encerramento do tribunal local, manifestando o seu “maior repúdio e indignação” e propondo ao Governo que reveja a proposta.
  • Soure: Misericórdia inaugurou lar de idosos e creche

    Soure_pms2O investimento social custou dois milhões de euros e contou com o apoio do Estado, da Câmara e da Instituição.
  • Ramal da Lousã: Movimento Cívico quer deputados à procura “do tesouro perdido”

    manif_ramal_lousaUma delegação do Movimento Cívico de Defesa do Ramal da Lousã irá deslocar-se à Assembleia da República, onde será recebida pela Comissão de Economia e Obras Publicas e por vários grupos parlamentares.
  • Arazede: apresentação de novo pároco

    Fabio 2O Padre Fábio Muniz, sjs, do Instituto Missionário dos Servos de Jesus Salvador (Brasil), também conhecido por “Instituto Salvista”, a colaborar na Diocese de Coimbra, sedeado na paróquia de Meãs, arciprestado da Carapinheira, vai assumir a paroquialidade de Arazede, no próximo domingo, 12 de Fevereiro.
  • Alvaiázere: Instalação de painéis solares permitiu Câmara poupar 18 mil euros por mês

    A instalação de painéis fotovoltaicos em edifícios da Câmara de Alvaiázere já permitiram poupar na factura da electricidade em 18 mil euros mensais, revelou fonte da autarquia.
  • Culto nas igrejas da Baixa resiste à desertificação

    A afluência de católicos às igrejas da Baixa de Coimbra tem-se mantido em níveis que não desagradam aos párocos, apesar das perdas de população dos últimos anos.
  • Comerciantes da Baixa enfrentam a mais grave crise das últimas décadas

    Baixa 1Os comerciantes da Baixa de Coimbra enfrentam a mais grave crise das últimas décadas, com quebra de vendas e encerramentos que acentuam a desertificação do centro histórico.
  • Sem-abrigo encontram no teatro terapia para nova vida

    Cerca de uma dezena de pessoas sem-abrigo iniciaram no passado sábado, em Coimbra, um projecto de análise e exteriorização dos seus problemas através do teatro, com vista a aumentarem a auto-estima e a mudar de vida.
  • Assafarge rejeita extinção ou fusão

    A Assembleia de Freguesia de Assafarge manifestou-se contra a extinção ou fusão desta freguesia do concelho de Coimbra, segundo uma moção divulgada na passada semana.
  • Hoteleiros do Centro preocupados com o IVA

    A Associação de Hoteleiros do Centro teme que o novo regime do IVA crie problemas “muito graves” ao sector, preocupação que transmitiu aos deputados do PSD eleitos por Aveiro.
  • Segundo álbum de originais dos Anaquim é lançado dia 13

    O segundo álbum de originais dos Anaquim, banda originária de Coimbra e uma das revelações do panorama musical nacional, intitulado “Desnecessariamente Complicado”, contém 14 temas e é lançado a 13 de Fevereiro.
  • Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Almedina concebe colecção didáctica sobre autores portugueses

    O Centro de Literatura Portuguesa (CLP) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e a editora Almedina instituíram uma parceria para “criar uma colecção de obras didácticas de escritores portugueses”, destinada a estudantes e professores do ensino secundário.
  • APSI exige responsabilidades do acidente com baliza

    A Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI) exigiu, no passado dia 31 de Janeiro, o apuramento de responsabilidades no caso do acidente com uma baliza que vitimou uma criança de 12 anos, em Brasfemes, Coimbra, e defendeu a verificação regular da segurança destes espaços.
  • Novos cartões para viajar nos SMTUC já estão disponíveis

    smtuc3Os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) “implementaram um novo sistema de bilhética que, através de novas tecnologias, permite optimizar recursos e melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados à população do concelho de Coimbra”, anunciaram ontem os SMTUC.
  • Tecnologia da Universidade de Coimbra vence desafio internacional de Fotónica

    Três minutos para provar a criação de uma tecnologia inovadora que facilmente se transforma em negócio. O desafio foi lançado no Photonics West 2012, um dos maiores encontros científicos do mundo na área da fotónica, promovido pela  Sociedade Internacional de Fotónica (SPIE).
  • Produção de fármaco em Coimbra é “momento relevante” na história da saúde portuguesa

    Medicamento_UCO ministro da Saúde, Paulo Macedo, disse no passado dia 3 de Fevereiro que o lançamento no mercado de um rádio fármaco pela Universidade de Coimbra (UC) constitui um “momento muito relevante” na história da saúde em Portugal.
  • Doentes oncológicos receberam visita de voluntários da Liga Portuguesa Contra o Cancro

    LPCC_CoimbraO Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC.LPCC) assinalou no passado dia 4 de Fevereiro, o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro, com a distribuição de um marcador e de uma flor a cerca de 250 doentes oncológicos internados no Instituto Português de Oncologia e nos Serviços de Oncologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).
  • Transplantes hepáticos em crianças voltam a realizar-se em Coimbra em Março

    O Ministério da Saúde anunciou, no passado dia 21 de Janeiro, a reactivação do programa de transplantes hepáticos em crianças no Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC), que deverá iniciar as intervenções a partir de 15 de Março.
  • No velho Teatro Sousa Bastos vai nascer um centro habitacional

    Teatro Sousa Bastos 1O antigo Teatro Sousa Bastos, a degradar-se no coração da Alta histórica de Coimbra, vai ser reconvertido num espaço habitacional com 32 apartamentos T0, investimento que ultrapassará os 2,5 milhões de euros.
  • Câmara instala semáforos cronometrados

    Coimbra vai passar a ter semáforos cronometrados, um temporizador que avisa peões e condutores dos segundos que faltam até surgir o verde ou o vermelho. A funcionalidade visa garantir uma maior segurança, tanto para transeuntes, como também para os automobilistas.
    O sistema foi apresentado pelo vereador Paulo Leitão no dia 6 de Fevereiro, junto aos semáforos da Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes, nas imediações da Câmara Municipal de Coimbra.
  • Vereador do PS apresenta queixa por violação do concurso para refeições escolares

    O vereador do PS na Câmara de Coimbra, Carlos Cidade, revelou há dias ter apresentado queixa à Inspecção-Geral de Administração Local (IGAL) por violação do concurso para confecção e fornecimento de refeições escolares.
  • Madonna actua em Coimbra a 24 de Junho

    Está confirmado. Madonna vai mesmo actuar no Estádio Cidade de Coimbra a 24 de Junho deste ano. Depois de George Michael, Rolling Stones e U2, o recinto desportivo volta assim a receber um grande concerto. Tal como aconteceu com o conjunto de Bono Vox, é de esperar que a cantora americana leve a Coimbra milhares de pessoas de todo o país.
  • Gonçalo M. Tavares dedica Prémio Inês de Castro à Faculdade de Letras

    O escritor Gonçalo M. Tavares recebeu no passado sábado, em Coimbra, o Prémio Literário Fundação Inês de Castro, que dedicou à Faculdade de Letras Universidade de Coimbra como forma de valorizar o trabalho de todas as instituições similares. O Prémio Literário Fundação Inês de Castro visa distinguir uma obra que aborde o mito ineseano, sobre o drama amoroso entre D. Pedro e Inês de Castro, que acabaria degolada, em 1355, por ordem do sogro, o rei D. Afonso IV. Nas edições anteriores, foram distinguidos Pedro Tamen, Teolinda Gersão, José Tolentino de Mendonça e Hélia Correia. O júri do prémio atribuiu ainda um Tributo de Consagração a Fernando Echevarría, 82 anos, pelo conjunto da obra literária.
  • CHUC: Director clínico garante que não houve falhas no tratamento de doentes com VIH

    O director clínico do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC), José Pedro Figueiredo garantiu no passado dia 3 de Fevereiro que em nenhum momento foi interrompido o tratamento dos doentes adultos infectados com o Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), por alegada inexistência do medicamento habitualmente utilizado. O administrador hospitalar respondeu desta forma às questões colocadas pelo PCP, na Assembleia da República.
  • Francisco Braga lidera Direcção Regional de Economia

    Francisco Braga, que até aqui desempenhava o papel de Director de Marketing Corporativo da AIP – Feiras, Congressos e Eventos é o novo líder da Direcção Regional de Economia (DRE). O gestor aveirense vai substituir o socialista Armando França, que foi nomeado por José Sócrates para presidir aos destinos da DRE, estrutura que se encontra sedeada em Aveiro, mas que mantém ainda serviços em Coimbra.
  • Miguel Pinheiro é o novo responsável pela empresa municipal de turismo

     

    Miguel Pinheiro, de 31 anos e natural de Coimbra é o novo directo executivo da empresa municipal de turismo. Licenciado em gestão e Planeamento em Turismo, pela Universidade de Aveiro, trabalho até há bem pouco tempo no Grupo Solverde, tendo ocupado o cargo de director adjunto de jogos nas três unidades do Algarve (casino de Monte Gordo, Vilamoura e Praia da Rocha).

     

  • António Pinho Vargas vai receber Prémio Universidade de Coimbra

    O músico e investigador António Pinho Vargas é o vencedor da nona edição do Prémio Universidade de Coimbra (UC). O galardão, no valor de 25 mil euros, vai ser entregue ao laureado no próximo dia 1 de Março, Dia da Universidade. António Pinho Vargas nasceu em Vila Nova de Gaia, em 1951, e licenciou-se em História pela Faculdade de Letras do Porto. Desde 1991, exerce as funções de professor de composição na Escola Superior de Música de Lisboa.
  • Comerciantes da Baixa fazem peditório para ajudar colega vítima de assalto

    Um grupo de comerciantes da Baixa de Coimbra está a realizar um peditório para ajudar o dono de uma perfumaria que foi assaltada e teve 30 mil euros de prejuízo. O peditório reverte a favor de Armindo Gaspar, proprietário da perfumaria e presidente da Agência de Promoção da Baixa de Coimbra, que já se encontrava a passar por muitas dificuldades.
  • Homenagem a Fernando Castro

    Fernando Castro_haitiA Promundo (associação juvenil humanitária) vai homenagear no próximo dia 11 de Fevereiro à noite, no Teatro Gil Vicente, o seu fundador Fernando Castro que faleceu em Agosto de 2011, durante uma missão humanitária na Guiné-Bissau. Diogo Bhovan, responsável por este evento, garantiu, pala além da música, muitas surpresas… Os lucros revertem a favor da associação que tem em cursos muitos projectos humanitários, nomeadamente, na Guiné-Bissau e no Haiti.
  • José Tereso vai se debruçar sobre o problema da toxicodependência

    O presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, José Tereso, foi nomeado responsável por um grupo de trabalho para a toxicodependência nas administrações regionais.
  • Boaventura Sousa Santos distinguido na Colômbia

    A Faculdade de Direito da Universidade de los Andes, uma das mais Boaventura Sousa Santos 1prestigiadas universidades da Colômbia, distinguiu no dia 1 de Fevereiro o sociólogo Boaventura Sousa Santos, da Universidade de Coimbra com o galardão “Sócrates”, entregue a juristas ou investigadores cuja obra e vida tenham contribuído para “promover a cultura jurídica universal”.
  • Lobo Xavier aponta caminhos para a saída da crise

    Lobo XavierDirecto e eloquente, Lobo Xavier, convidado da primeira sessão o ciclo de debates “Há luz ao fundo do túnel?”, apontou um caminho a Portugal: a mudança de atitudes e de comportamentos. Natural de Coimbra, onde se licenciou e deu aulas e Direito, Lobo Xavier disse que Portugal “tem de mudar o desperdício, o tamanho do Estado, o paradigma da Economia, os amigos do Estado, a rede dos amigos do Estado…” O jurista que foi o convidado de economista Miguel Fonseca transmitiu a sua análise sobre a crise económica em Portugal e na Europa numa conferência que teve lugar no passado dia 3 de Fevereiro, na Quinta da Lágrimas.
  • Faleceu o Padre João Maria Real

    Joao Maria RealFaleceu no passado dia 2 de Fevereiro, com 90 anos de idade, nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), o Padre João Maria Real.
  • Impressões de Roma (1)

    Joao Caetano
    . João Relvão Caetano

    Na semana passada participei, com o P. Jorge da Silva Santos, da nossa diocese, no Sexto Simpósio internacional subordinado ao tema “Caridade, Justiça e Paz: um Desafio para a Evangelização”, que decorreu em Roma, numa organização conjunta da Comunidade Emanuel, Fidesco e Instituto Universitário Pierre Goursat, em colaboração com o Instituto Pontifício Redemptor Hominis e a Linha de Investigação em Doutrina Social da Igreja sobre a Encíclica “Caritas in Veritate” (do Papa Bento XVI) da Universidade Pontifícia Lateranense, de Roma.
  • Todos unidos pela Europa

    Unidos pela EuropaRealiza-se no próximo dia 5 de Fevereiro, das 10 às 18 horas, no Salão Polivalente da Igreja de S. José, em Coimbra, um encontro de movimentos. Este encontro pretende ser o “trampolim” para o grande encontro europeu em Bruxelas, que terá lugar a 12 de Maio e com ligação, via satélite, à maior parte das cidades europeias.
  • Ao calor da fogueira (05 de Fevereiro de 2012)

    - Entra, Carlos! Tu nem precisas de bater ao ferrolho. Esta casa é como se fosse tua. Pelo menos é assim que eu quero que tu te sintas aqui, cada vez que vens dar dois dedos de conversa comigo.
  • Os bróculos

    broculosEsta verdura é uma excelente fonte de vitamina C, vitamina A e de folato. Possui grandes quantidades de proteínas, cálcio, ferro e outros minerais;
  • O bem mais precioso

    Reconciliacao_amorosaO testemunho desta semana chega-nos através da internet, pela mão de Maria do Rosário Gomes.
  • Meios de Comunicação

    A Igreja Católica promoveu um debate sobre as comunicações em massa durante o qual o Papa Bento XVI “abençoou” os meios de comunicação digital.
  • Testamento de Martín Vigil

    Martin VigilO boletim “Bellavista” dos antigos Jesuítas de Vigo deu a conhecer o emocionante Testamento do espanhol José Luis Martín Vigil, que abandonou, há muitos anos, a Companhia de Jesus e se tornou num famoso escritor.
  • Dia Mundial do Doente

    Bento XVI_doentesÉ já no dia 11 de Fevereiro, dia de Nossa Senhora de Lurdes, que a Igreja celebra o Dia Mundial do Doente. Desde 1993 que a Igreja propõe a todas as suas comunidades a celebração de um dia dedicado aos doentes. Foi uma iniciativa de João Paulo II, poucos anos após a instituição da Comissão Pontifícia para o Apostolado dos Profissionais de Saúde.
  • Idosos mais activos

    Idosos_activosO Parlamento Europeu e a Comissão Europeia declararam 2012 como o Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade Intergeracional, pretendendo, com esta iniciativa, que os nossos idosos tenham maior qualidade de vida.
  • NEM SÓ DE PÃO (12 de Fevereiro de 2012)

    Da lepra, à sida e à droga

    Jesus veio derrubar as barreiras que existiam entre os homens. Alguns não ficaram muito contentes com isso.
  • Domingo VI do Tempo Comum (12 de Fevereiro de 2012)

    Entrada
        Sede a rocha     CEC II. 33
        Deus vem em meu auxílio    CEC II 81
        Chegue até vós, Senhor    CEC II 142/NCT213
  • Domingo VI do Tempo Comum (12 de Fevereiro de 2012)

    A Palavra de Deus
  • As (minhas) notas da semana 02.02.12

    1. Um dos temas mais badalados, nestas últimas semanas, na comunicação social, é o da ligação de uma boa parte dos homens e mulheres que exercem o poder à maçonaria.
  • A Bíblia perspectivada como o “grande código” do Ocidente

    Manuel Augusto Rodrigues
    . Manuel Augusto Rodrigues

    Foi o título em epígrafe que o Cardeal Gianfranco Ravasi, presidente dos Pontifícios Conselhos para a Cultura e para os Bens Culturais da Igreja e presidente da Pontifícia Comissão de Arqueologia Sacra, que é um conceituado biblista, deu a um notável estudo em que faz uma acurada análise do papel da Bíblia na formação da alma europeia. Lembremos para já que a escritora Marilynne Robinson, Premio Pulitzer 2006 pelo seu livro “Gilead”, escreveu no “New York Times” de 22 de Dezembro passado um interessante trabalho sobre a importância que a Bíblia, considerada «o livro mais influente na literatura», teve ao longo da história. Foi ela o precursor de grandes obras da literatura moderna, desde “O Paraíso perdido” de John Milton (1667) até ao “O Som e a Fúria de William Faulkner” (1929), prémio Nobel da literatura em 1949.
  • O pessimismo e a esperança em 2012

    . Mário Nunes
    Mario Nunes
    O ano de 2012, atendendo ao teor das intervenções dos responsáveis pela “res publica”, nacionais e estrangeiros, dos comentadores e analistas políticos, dos especialistas em matéria económica, financeira e de outras áreas da economia, da cultura, da religião e do social, será um ano altamente sombrio e deveras preocupante para a população mundial, embora com expressão mais dolorosa nos países de débil estrutura de produção e desenvolvimento e ou detentores de avultadas dívidas soberanas.
  • Juntos (pela Europa)!

    Juntos pela Europa1Não tenho dúvida que o grande desafio que se coloca à Igreja (e à sociedade) nos tempos atuais assenta na comunhão.
  • Mensagem de Bento XVI para o Dia Mundial das Comunicações Sociais

    Bento XVI 13Silêncio e palavra: caminho de evangelização

    A 24 de Janeiro, memória de S. Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas, foi publicada a mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial das Comunicações Sociais. Ela faz um particular apelo à relação silêncio e palavra, no «ecossistema» da comunicação.
  • Festival da Canção Religiosa

    O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil tem marcado para 11 de Fevereiro próximo o XVI Festival da Canção Religiosa, pelas 21 horas, no Pavilhão Gimnodesportivo de Condeixa.
  • Cursos de Cristandade em Coimbra

    O Movimento Curso de Cristandade nasceu a 3 de Novembro de 1960, em Palma de Maiorca, fundado por Eduardo Borim e um grupo de amigos.
  • Convívios Fraternos

     

    A Equipa Coordenadora dos Convívios Fraternos na Diocese de Coimbra vai levar a efeito o segundo e último Convívio deste ano pastoral.
  • Pastoral Juvenil prepara Grande Encontro dos Jovens

    “Vede como eles se amam”: Eu gosto!” é o lema escolhido pelo Secretariado da Pastoral Juvenil (SDPJ) para celebrar o III Grande Encontro dos Jovens da Diocese de Coimbra, a realizar no Seminário de Coimbra, nos dias 2 e 3 de Junho 2012.
  • Paróquias de Abiul e Vila Cã entregam géneros alimentares na Casa do Gaiato de Miranda

    No passado dia 14 de Janeiro 2012, as paróquias de Abiul e Vila Cã, representadas pelo seu Pároco Pe. Manuel Nobre, membros da Fábrica da Igreja, Catequistas, e Catequisandos deslocaram-se à Casa do Gaiato da Diocese de Coimbra, em Miranda do Corvo, a fim de entregarem géneros alimentícios e algumas roupas.
  • Paróquia de Santa Clara: Curso Alpha

    A Paróquia de Santa Clara inicia no próximo dia 17 de Fevereiro o quinto Curso Alpha. Ainda estão abertas as inscrições, por isso, quem pretender fazê-lo, poderá entrar em contacto com o pároco de Santa Clara: Pe. António Sousa,  através do telemóvel 96 1322770.
  • Paróquia de Santa Clara: Curso para noivos

    A Paróquia de Santa Clara, em Coimbra, está a levar a efeito, ao longo do ano de 2012, um Curso para Noivos que se realiza às 21,30 horas, no Centro Pastoral. As primeiras sessões têm tido uma boa adesão. A terceira sessão terá lugar a 17 de Fevereiro com o tema “O Diálogo no Casal”, privilegiando a comunicação entre homem e mulher, sob a responsabilidade do psicólogo Dr. Luís Marques. 
  • Curso Alpha de Cantanhede

    Decorrerá no próximo dia 2 de Fevereiro, a sessão de apresentação do 13.º Curso Alpha de Cantanhede.
  • Bispo de Coimbra dá início à Semana dos Consagrados no Carmelo de Santa Teresa

    Vigilia_CarmeloNa Diocese de Coimbra, a Semana dos Consagrados teve no inicio na noite do dia 28 de Janeiro, no Carmelo de Santa Teresa, em Coimbra, com uma Vigília de Oração, por todos os Consagrados, à qual presidiu o nosso Bispo, D. Virgílio Antunes, estando presente um significativo número de Religiosos, Leigos Consagrados e Sacerdotes.
  • Sétimo aniversário da morte da Irmã Lúcia

    Irma_luciaO Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes preside, no próximo dia 13 de Fevereiro, às 18 horas, no Carmelo de Santa Teresa, à celebração eucarística que assinala o sétimo aniversário da morte da Irmã Lúcia.
  • D. Virgílio Antunes apela à salvaguarda da “justa ordem social”

    O Bispo de Coimbra, D. Virgílio do Nascimento Antunes, considera que a reabilitação económica de Portugal será “impossível de realizar” se não estiver alicerçada em valores como a partilha e a ética social.

Informação adicional