Aviso

Filtro
  • Mensagem para as comunicações sociais dedicada à família

    A “família é o primeiro lugar onde se aprende a comunicar”. É o que sublinha a mensagem do Papa para o próximo Dia das Comunicações Sociais, que este ano se assinala a 17 de Maio. 
  • Falta de fé pode levar a declaração de nulidade do Matrimónio

    O Papa alertou no passado dia 23 de Janeiro para a necessidade de ponderar a ligação entre a falta de fé e nulidade do Matrimónio católico, durante o encontro de abertura do ano judicial do Tribunal da Rota Romana.
  • Francisco encerra Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

    Papa presidiu, no dia 25 de Janeiro, em Roma a uma celebração de oração para encerrar a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, na qual recordou o “ecumenismo de sangue” dos que são perseguidos pela sua fé em Jesus.
  • Papa Francisco avisa: “Cardinalato não é um prémio”

    O Papa Francisco tornou pública há dias uma carta aberta aos 20 homens que vão ser elevados ao cardinalato no próximo dia 14 de Fevereiro, entre os quais se inclui D. Manuel Clemente, o Patriarca de Lisboa.
  • Papa Francisco valoriza o papel da mulher na transmissão da fé

    O Papa Francisco afirmou na passada segunda-feira na homilia da missa na capela da Casa de Santa Marta que a fé “não é negociável” de acordo com as oportunidades e que são as mulheres que a transmitem.
  • Jornadas de Formação Permanente da Diocese de Coimbra

    Jornadas Fomacao (2)Realizou-se entre os dias 20 e 22 de Janeiro, no Seminário Maior, as Jornadas de Formação Pastoral da Diocese de Coimbra. Estas Jornadas, que tiveram como tema “Ide e fazei discípulos”, reuniram cerca de 150 pessoas, entre padres, consagrados e leigos que, durante estes dias reflectiram sobre a missão da Igreja e o mandato missionário que receberam de Jesus.
  • Caminhar e namorar no Dia de S. Valentim

    Namoro3Numa organização conjunta da Pastoral Juvenil (SDPU e SDPJ) e da Pastoral Familiar (SDPF), vai levar-se a efeito,  no serão do dia 13 de Fevereiro, uma iniciativa para casais de namorados intitulada «e-namorados, caminhar & namorar».
  • Bênção das Crianças na Sé Nova

    Bencao das CriancasNo próximo dia 1 de Fevereiro, véspera da Festa da Apresentação do Menino no Templo, o Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar promove uma cerimónia da bênção das crianças no decorrer da missa das 11 horas, na Sé Nova.
  • Retiro de Quaresma: inscrições abertas!

    Quaresma_retiroA Diocese de Coimbra propõe a todos os cristãos dos diferentes grupos, paróquias, movimentos e comunidades um retiro de silêncio entre os dias 20 e 22 de Fevereiro. Este retiro será orientado pelo Pe. Humberto Martins, do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos), da comunidade de Coimbra.
  • Oficinas de Oração e Vida na Diocese

    OficinasCom caracter de escola de oração, onde se apende e aprofunda a arte de orar, as Oficinas de Oração e Vida são um eficaz programa da Nova Evangelização.
  • Seis milhões de Filipinos no adeus ao Papa

    Papa Francisco_Filipinas (1)É a segunda viagem do Papa Francisco à Ásia em menos de seis meses. Depois da Coreia do Sul em Agosto do ano passado, foi agora a vez do Sri Lanka (de 12 a 15 de Janeiro) e depois das Filipinas (de 15 a 19 de Janeiro) de receberem a visita do sucessor de Pedro.
  • Sessão promovida pela Pastoral das Vocações

    Matrimonio ginasio para amarMatrimónio: ginásio para amar?!
    O casal Rita e Pedro Gomes participou na última sessão de “Terças Com”, promovido pelo Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações e que teve lugar no Instituto Universitário Justiça e Paz.
  • Formação para catequistas

    Catequese AdolescenciaO Secretariado Diocesano de Evangelização e Catequese encontra-se empenhado num trabalho de reflexão que neste ano pastoral tem por objectivo “repensar a forma como se transmite a fé aos adolescentes”.
  • Carmelo de Santa Teresa recorda os dez anos da morte da Irmã Lúcia

    cartaz_ir.luciaO Carmelo de Santa Teresa, Coimbra, vai realizar, dia 13 de Fevereiro, um programa evocativo no 10º aniversário do falecimento da Irmã Lúcia.
  • Movimento da Mensagem propõe Dia de Reflexão

    AnjoO Secretariado Diocesano do Movimento da Mensagem de Fátima vai levar a efeito no próximo dia 14 de Fevereiro, um Dia de Reflexão, sobre o tema da Eucaristia, que terá lugar no cineteatro do Colégio de São Teotónio e será orientado pelo jesuíta Padre Dário Pedroso.
  • Papa Francisco leva mensagem de esperança ao Sri Lanka e às Filipinas

    Papa Francisco Sri Lanka (2)O Papa Francisco realizou esta semana uma viagem pastoral ao Sri Lanka e às Filipinas. Ao Sri Lanka apelou à reconciliação num país devastado pela guerra civil, para que todos se empenhem na sua “reconstrução”. Nas Filipinas levou uma mensagem de esperança, num país devastado por catástrofes naturais.
  • Paróquia de S. João Baptista: Conferencia sobre Doutrina Social da Igreja

    Virgilio Neves 1A paróquia de S. João Baptista, organiza uma sessão aberta sobre Doutrina Social da Igreja, no dia 20 de Janeiro, pelas 21h30h na igreja.
  • Papa condena atentados no jornal “Charlie Hebdo”

    O Papa Francisco expressou a sua “mais firme condenação pelo horrível atentado” que atingiu a redacção do jornal “Charlie Hebdo”, provocando 12 mortes, disse o director da Sala de Imprensa da Santa Sé.
  • “Preocupação com os pobres não é comunismo”, diz o Papa

    “Preocupar-se com os pobres não é comunismo” e “o Evangelho não condena os ricos, mas sim a idolatria da riqueza”. Os esclarecimentos são do Papa Francisco em mais uma entrevista, desta vez em forma de livro, que será publicado em Itália na próxima semana.
  • Papa Francisco batiza 33 crianças na Capela Sistina e deixa conselhos a pais e padrinhos

    O Papa Francisco recordou, no passado domingo, no Vaticano as mães que vivem o drama da fome, com os seus filhos, apelando à solidariedade da sociedade.
  • Sessão de cinema comentado por Frei Bento Domingues

    Frei-Bento1O grupo Tecer a Espiritualidade com Arte e Reflexão (TEAR) a Comunidade de Acolhimento Cristão João XXIII propõem o segundo Ciclo de Cinema e Espiritualidade.
  • Adoração na igreja de S. Tiago assinala dois anos

    S. Tiago. CoimbraTeve lugar, no passado dia 8 de Janeiro pelas 21h30, na igreja de S. Tiago, uma celebração eucarística de acção de graças que pretendeu assinalar o segundo aniversário daquele que é definido pelo Bispo de Coimbra como o “Santuário pelas Vocações da Diocese de Coimbra”.
  • Endividamento das famílias analisado pela ACEGE

    Joao Gil PedreiraO núcleo da Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE) de Coimbra vai promover no próximo dia 22 de Janeiro, pelas 20 horas, nas instalações da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, um jantar/debate sobre o tema “Endividamento das Famílias Portuguesas – Análises e Soluções”, com a presença do Dr. João Gil Pedreira, economista, fundador e presidente da empresa de Aconselhamento Bridges Advisors. 
  • Pastoral Juvenil promove Oração de Taizé

    taize1O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil de Coimbra promove um momento de oração de Taizé, no dia 27 de Janeiro, às 21 horas, no Instituto Justiça e Paz.
  • Curso Bíblico no Instituto Universitário Justiça e Paz

    Rui SantiagoNa sequência do Curso Bíblico do ano passado, o Justiça e Paz propõe uma releitura dos quatro evangelhos para a partir deles, conhecer “O Tal de Nazaré”.
  • Jovens em missão por Coimbra

    Servidores do Evangelho em missaoEntre 17 e 21 de Dezembro, as Missionárias Servidores do Evangelho e um grupo de adolescentes e jovens, viveram um tempo de Missão.
  • Há 50 anos no Luxemburgo

    A. Borges de Carvalho
     
    Tinha escrito esta crónica para a Semana dos Seminários em homenagem a um “seminarista” que repentinamente nos deixou e que eu não pude acompanhar como tanto desejava: o Carlos Bernardino.
  • ANO NOVO VIDA NOVA

    Manuel do Rosário Brandão
     
    Aforismo tão conhecido e tão pouco meditado, levou alguém, nestes dias, a escrever em jeito de interrogação: «Ano Novo Vida Nova! Mas será que realmente temos a coragem e a vontade de modificar alguma coisa na nossa vida,
  • Pastoral Juvenil promove Peregrinação Diocesana a Taizé

    Taize1O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil proporciona novamente, aos jovens da Diocese, uma Peregrinação rumo à Comunidade de Taizé, no sul de França.
  • Casa do Gaiato de Miranda do Corvo comemora 75 anos

    Casa Gaiato_MirandaA Casa do Gaiato de Miranda do Corvo, obra fundada pelo Padre Américo comemora este ano as suas bodas de diamante.
  • Próximas actividades do Secretariado Diocesano de Evangelização e Catequese

    Nos dias 6, 8, 13, 15, 20 e 22 de Janeiro realiza-se um Curso de Iniciação no Arciprestado de Pombal, em Almagreira;
  • Jornadas de Formação Permanente 2015

    Realizam-se de 20 a 22 de Janeiro, no Seminário Maior de Coimbra, as habituais Jornadas de Formação Permanente e, agora abertas aos leigos sob o tema “Ide e fazei discípulos”.
  • Bispo de Coimbra celebrou o Natal com a ERGUE-TE

    Ergue-Te“Consolai o Meu Povo”, foi dando ênfase a estas palavras que D. Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra, celebrou a Eucaristia, na festa de Natal, da equipa de intervenção social, ERGUE-TE.

  • Na sua homilia da primeira missa do novo ano

    D.Virgilio_visita_pastoralBispo de Coimbra aponta “falta de sentido de Deus”
    como “obstáculo à paz”
     
    O Bispo de Coimbra assinalou o novo ano com críticas a uma cultura actual que desvaloriza não só a dimensão humana mas também a espiritual, e que por isso nunca atinge plenamente a paz.
  • Fronteiras das dioceses de Coimbra e do Porto delineadas há 900 anos

    Associacao Figueiredo de ReyA associação Figueiredo de Rey, no concelho de Oliveira de Azeméis, assinalou no dia 30 de Dezembro, os 900 anos de uma cimeira católica que esteve na base da delimitação dos territórios das Diocese do Porto e de Coimbra.
  • Como evitar a gripe

    gripeA gripe é uma doença comum, de fácil contágio, que produz sintomas como tosse, espirros e nariz escorrendo, dor de cabeça, etc.
  • Ateu deixa fortuna a escolas católicas

    wilsonOs Evangelhos relatam que Jesus disse que muitos que consideramos pecadores nos hão-de preceder no Reino dos Céus. Talvez seja o caso de Robert W. Wilson que se considerava ateu e de quem os meios de comunicação falaram há poucos dias, a propósito da sua morte em finais de Dezembro.
  • Combate às desigualdades

    Francisco_saudarAproveitando a reunião em Davos, na Suíça, do Fórum Económico Mundial (WEF), em que se  analisam os problemas emergentes do mundo e onde se tenta encontrar soluções para as crescentes situações de desigualdade,
  • Pais e padrinhos

    batismo4No último dia 12 de Janeiro, o Papa Francisco baptizou, entre outras crianças, o filho de um casal que estava casado apenas pelo civil. Naturalmente algumas pessoas pensam que isto muda alguma coisa na Igreja.
  • Conferência Vicentina de Poiares celebra 60 anos de vida (Corrigido)

    vicentinosNo passado domingo, dia 26, a Conferência de N.ª Sr.ª das Necessidades, de Poiares, assinalou 60 anos de vida com a celebração da Missa, em que recordou vicentinos, benfeitores e assistidos já falecidos, enquanto pediu coragem e esperança para os actuais vicentinos.
  • VATICANO II 50 ANOS DEPOIS (69)

    COMUNICAÇÃO SOCIAL E CULTURA DO ENCONTRO
     
    Manuel Augusto Rodrigues
     
    1. A anunciada visita do Papa Francisco à Terra Santa, em 25-26 de Maio, será certamente um facto marcante entre as suas deslocações.
  • Vista Pastoral: o que é?

    Aldo Aveiro
     
    A Visita Pastoral é uma visita oficial do Bispo ao seu povo, com cunho pastoral e jurídico, que se realiza, periodicamente, a cada Paróquia da sua Diocese.
  • A Alegria do Evangelho (5)

    Luís Miranda
     
    Vivemos um tempo novo, a missão da Igreja hoje é essencialmente urbana!
  • Bispo de Coimbra desafia cristãos à evangelização

    jornadas  permanentes da diocese 003Perante um mundo em constante mutação surge a ideia que a Igreja se encontra a um ritmo mais lento, não acompanhando, por vezes, a sua evolução e transformação.
  • Leigos têm papel preponderante na vida da diocese

    jornadas  permanentes da diocese 004À margem das jornadas permanentes, o Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes considera que os leigos representam para a diocese “uma grande esperança na acção da Igreja” dado que são essenciais não só nas tomadas de decisões como na acção pastoral diária.
  • Centro de Aconselhamento Familiar comemora 15 anos

    CAF 1O Centro de Aconselhamento Familiar (CAF), uma valência do Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar, comemora amanhã, dia 31 de Janeiro, 15 anos de existência, com uma sessão solene que terá lugar, pelas 18 horas, na sua sede, Casa de Santa Zita (Rua Gil Vicente, n.º 2, Coimbra),
  • Retiro dos Crismandos

    pombal_crismandosOs 114 jovens e 12 adultos da paróquia de Pombal, que este ano recebem o Sacramento do Crisma, entraram na fase final da sua preparação para este grande momento de Fé.
  • Catequistas de Pombal unidos em oração

    pombal_catequese1Catequistas da Paróquia de Pombal celebraram, no passado sábado, o Dia de oração dos e pelos catequistas. A sugestão partiu da Diocese de Coimbra e foi abraçada pelo pároco de Pombal que desafiou os catequistas a reunirem-se em oração.
  • Oficinas de Oração e Vida em Arazede

    deserto arazedeNo início do mês de Outubro de 2013 e ao longo de quinze semanas, com uma sessão semanal de duas horas, iniciou-se em Arazede um curso de uma Oficina de Oração e Vida.
  • Homenagem ao Padre Abílio Duarte Simões

    abilio_2O Padre Abílio Duarte Simões, falecido a 7 de Fevereiro de 2007, vai ser homenageado no próximo dia 9 de Fevereiro pela comunidade cristã da Mealhada.
  • Rádio Renascença transmitiu em directo a Eucaristia Dominical de Póvoa de Midões

    nordeste_povoamidoesNo dia 26 de Janeiro de 2014 a Rádio Renascença transmitiu em directo a Eucaristia Dominical (III Domingo do Tempo Comum) da Igreja Matriz Nossa Senhora das Graças, Paróquia de Póvoa de Midões.
  • Semana da Liberdade de Educação

    escola e alunosEstamos em plena Semana da Liberdade de Educação. Com ela pretende-se alertar a opinião pública e os governantes para o direito constitucional que assiste os pais de escolherem a escola para os seus filhos.
  • Síria: O sofrimento terrível dos refugiados cristãos

    siria2A vida num abismo

    O olhar diz tudo. São olhares carregados de medo, cheios de memórias de sangue, de violência, de morte. São olhares também vazios, de quem está perdido, sem saber para onde ir, o que fazer da sua vida.
  • Papa considera que divisões entre cristãos são uma ferida

    O Papa Francisco disse no passado as divisões entre os cristãos são uma ferida para o mundo e que não se pode perceber a missão de Pedro sem dialogar com os que acreditam em Deus.
  • Papa diz que ciúmes, invejas e mexericos destroem a Igreja

    O Papa Francisco apontou, no passado dia 23 de Janeiro, no Vaticano os “ciúmes”, as “invejas” e os “mexericos” como sentimentos que “dividem e destroem as comunidades eclesiais”. “Os cristãos devem fechar as portas aos ciúmes, às invejas e aos mexericos que dividem e destroem as nossas comunidades”, disse o Papa na homilia da Missa a que presidiu na capela da Casa de Santa Marta.
  • Separação entre os cristãos é um escândalo, diz o Papa

    O Papa não esqueceu a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, dizendo durante a audiência geral, do passado dia 22 de Março, que a separação que ainda existe entre as diferentes confissões é um escândalo.
  • Papa poderá visitar a Coreia do Sul em Agosto

    O Papa poderá visitar a Coreia do Sul em Agosto. A possibilidade da viagem foi admitida, no passado dia 22 de Março, pelo director da sala de imprensa da Santa Sé.
  • Papa desafia Fórum Económico Mundial a defender vítimas da fome

    O Papa alertou para a fome que mata numa mensagem aos membros do Fórum Económico Mundial, reunidos em Davos, na Suíça, em que defende políticas e medidas económicas mais humanas.
  • “Juízes da Igreja não devem esquecer que antes de mais são pastores”

    O Papa Francisco defendeu, no passado dia 24 de Janeiro, no Vaticano que “a justiça da Igreja Católica deve ter uma abordagem humana, e os seus juízes não devem esquecer que, antes de mais, são pastores”.
  • Papa desafia os media a serem veículo de comunhão e não de isolamento

    Papa Francisco e N.ª Sr.ª Fatima (3)O Papa Francisco renova o alerta para os casos de exclusão social e apela aos meios de comunicação social para que abram caminho à solidariedade.
  • D. António Vitalino assinalou 15 anos de ministério episcopal

    O bispo de Beja, D. António Vitalino, que assinalou no passado sábado 15 anos de ministério episcopal na diocese alentejana, agradeceu aos fiéis que o “acolheram” e que “rezam e colaboram” consigo “na missão da Igreja”.
  • Declaração de Reconhecimento Mútuo sobre o baptismo

    O Sacramento do Baptismo passou a ser aceite pelas Igrejas Católica, Lusitana, Presbiteriana, Metodista e Ortodoxa em Portugal.
  • Cáritas ultrapassa objectivo de venda de velas solidárias

    A Cáritas Portuguesa anunciou que já vendeu 520 mil velas, ultrapassando o objectivo previsto (500 mil) para a campanha anual de Natal “10 milhões de estrelas – Um gesto pela paz”.
  • D. Alvaro del Portillo vai ser beatificado a 27 de Setembro em Madrid

    O bispo espanhol Alvaro del Portillo (1914-1994) que assumiu a liderança do Opus Dei depois da morte do fundador Josemaria Escrivá, vai ser beatificado no próximo dia 27 de Setembro.
  • Seminário do Fundão pode vir a ter uma escola para engenheiros

    O Seminário do Fundão pode vir a acolher em breve uma Escola Superior de Engenharia nas áreas do petróleo e gás.
  • Novo ordinário castrense tomou posse canónica em Fátima

    O bispo das Forças Armadas e de Segurança, D. Manuel Linda, tomou posse, no passado dia 24 de Janeiro, do cargo para o qual foi nomeado pelo Papa Francisco a 10 de Outubro de 2013, sucedendo a D. Januário Torgal Ferreira. 
  • Padre português nomeado para tribunal da Santa Sé

    O sacerdote e professor português Saturino da Costa Gomes foi nomeado auditor do Tribunal da Rota Romana, que julga processos de apelo ao Papa, anunciou a Santa Sé.
  • Faleceu o P. Jacinto Nunes

    No dia 22 de Janeiro, faleceu, aos 92 anos, nos Hospitais da Universidade de Coimbra, o Padre Jacinto Maria Gomes Nunes, da nossa Diocese de Coimbra.
  • Feira de Oportunidades em S. José

    A necessidade obriga. Não é por gosto que os vicentinos da paróquia de S. José, em Coimbra realizam até ao próximo dia 16 de Fevereiro, mais uma “feira de Oportunidades”. Há cada vez mais necessitados a recorrerem aos serviços do Centro de Acolhimento João Paulo II… 
  • Itinerário Quaresmal

    capa  caminho quaresmalA Diocese de Coimbra preparou um itinerário de lectio divina (leitura orante da Palavra de Deus), constituído por cinco momentos, um para cada semana, que propõe a todo o povo de Deus, como auxílio para essa caminhada.
  • Retiro Quaresmal

    Casa Retiros de PenacovaComo aconteceu no Advento, em resposta ao segundo objectivo do Plano Pastoral Diocesano: “Criar o dinamismo de discipulado missionário nos membros da comunidade cristã», o Secretariado Diocesano de Coordenação Pastoral e a Casa d Retiros de Penacova promovem um retiro de quaresma nos dias 7, 8 e 9 de Março.
  • Na Semana do Consagrado

    D. Virgilio Antunes21D. Virgílio destaca papel dos consagrados junto dos mais pobres
     
    O presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios (CEVM), D. Virgílio Antunes, elogia o papel desempenhado pelos membros dos Institutos Religiosos em Portugal como sinal de “alegria” e de apoio aos mais pobres.
  • Inquérito do Sínodo sobre a família revela necessidade de uma pastoral mais dinâmica

    familia7O Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, revelou que as respostas ao inquérito preparatório da terceira Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, evidenciam a necessidade da Igreja diocesana necessita de apostar mais na pastoral familiar.
  • CUMN realiza fim-de-semana para noivos

    CUMNO Centro Universitário Manuel da Nóbrega (CUMN) da comunidade jesuíta, realiza de 21 a 24 de Fevereiro, o Fim-de-semana para Noivos que consiste numa preparação para o sacramento do matrimónio. O encontro será orientado pelo Padre Gonçalo Castro Fonseca e por um grupo de casais.
  • Papa convoca todos os católicos a acção missionária

    Papa Francisco_SaudacaoO Papa Francisco afirmou, no passado dia 14 de Janeiro, no Vaticano que todos os católicos devem assumir-se como “missionários” e transmitir a fé, mesmo nos momentos de perseguição.
  • Papa condena os “mercadores de carne humana”

    Contra os “mercadores de carne humana” que querem “escravizar os imigrantes”. O Papa Francisco não deixou passar em claro a Jornada Mundial do Migrante e do Refugiado, recordando de forma especial todos os que trabalham com quem se encontra nesta situação.  
  • Papa renova comissão de cardeais que supervisionam Banco do Vaticano

    O Papa renovou, no passado dia 14 de Janeiro, a comissão de cardeais que supervisiona o Instituto das Obras Religiosas (IOR), habitualmente designado por Banco do Vaticano.
  • Papa quer cristãos sem complexos

    Os cristãos devem ser fiéis à sua opção e sem complexos.  O Papa Francisco deixou o alerta, na missa da manhã do passado dia 17 de Janeiro, porque há cristãos mundanos que preferem fazer o que está na moda e dizer o que os outros dizem.
  • “Qualidade da comunicação depende de consciências atentas”

    O Papa Francisco disse no passado sábado que uma comunicação social de qualidade depende da existência de consciências bem formadas e que cabe a cada pessoa envolvida nesse sector garantir um sentido apurado de ética.
  • Papa diz que é preciso sentir vergonha dos escândalos que abalam a Igreja

    O Papa disse no Vaticano que é preciso sentir vergonha com os vários “escândalos” que abalaram a Igreja Católica. Segundo Francisco, os casos que envolvem “padres, bispos, leigos” obrigam a uma mudança na relação com Deus para servir melhor a Igreja.
  • Vaticano confirma que Bento XVI expulsou 400 padres por abusos a menores

    Apesar de ter divulgado um comunicado a desmentir a notícia da Associated Press, a Santa Sé veio a confirmar que Bento XVI expulsou 400 padres do sacerdócio em 2011 e 2012 por abusos a menores.  
  • S. Francisco de Assis

    Fernando Perpétua

    “Os séculos XII e XIII conheceram um magnífico florescimento dos estudos académicos graças ao aparecimento das Universidades na Europa.
  • Um Papa que (me) incomoda…

    Nuno Santos
     
    Papa Francisco_APHá pequenos gestos que fazem a diferença. Um abraço pode dizer mais do que um tratado sobre a amizade. Uma presença numa hora difícil pode valer uma vida inteira.
  • A lectio divina

    Aldo Aveiro
     
    A “lectio divina” é uma expressão latina, consagrada no vocabulário católico, que significa “leitura divina”, “leitura espiritual” ou ainda “leitura orante da Bíblia”.
  • VATICANO II 50 ANOS DEPOIS (68)

    PÚRPURA EVANGÉLICA E PÚRPURA HONORÍFICA
     
    Manuel Augusto Rodrigues 

    1. A convocação do próximo consistório tem sido objecto de análises de vária ordem. Nele será analisado o problema da família e criados 19 cardeais.
  • Mais uma sessão «Família, para que te quero?»

    sessao familia 1Na sequência de uma outra efectuada em Maio no bar do Jardim da Sereia, realizou-se no passado dia 17, na loja FNAC, do Fórum Coimbra, a segunda sessão da série «Família, para que te quero?».
  • A devoção por Santo Amaro

    pombal_s.amaroA tradição continua a ser o que era em Pombal e nem a chuva dissuadiu a vontade de milhares de devotos de Santo Amaro de acompanhar a procissão entre a Igreja do Cardal e a capelinha, erguida em honra deste discípulo de São Bento.
  • D. Virgílio Antunes em Visita Pastoral

    Virgilio_multidaoAs oito comunidades paroquiais da Unidade Pastoral confiada à Congregação dos Missionários do Preciosíssimo Sangue (CPPS) – Abrunheira, Carapinheira, Ereira, Montemor-o-Velho, Reveles, Samuel, Verride e Vila Nova da Barca – vão receber a Visita Pastoral de D. Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra, entre 6 a 9 e 13 a 16 de Fevereiro.
  • Escuteiros de Coja cumprem promessa

    nordeste_escuteiros cojaFui, sou e serei sempre Escuteiro. Na Vigília e Promessa de alguns Lobitos e Exploradores do Agrupamento 695 de Coja, na Senhora da Ribeira viveram uma noite alegre, feliz e de esperança no presente e no futuro.
  • Resultados do inquérito às famílias revelam “dificuldade em transmitir a fé”

    Familias3O porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) disse no passado dia 14 de Janeiro, em Fátima, que os resultados do inquérito do Vaticano sobre a família indicam, no contexto nacional, que as famílias “têm dificuldade em transmitir a fé e até os valores morais”.
  • Parlamento aprova referendo sobre a co-adopção e adopção por homossexuais

    A questão da co-adopção e adopção por homossexuais vai muito para além de saber quem pode ou não cuidar de uma criança, tendo implicações civilizacionais, considera Manuel Braga da Cruz, ex-reitor da Universidade Católica.
  • Há mais procura dos santuários devido à crise

    A crise tem levado mais pessoas aos santuários portugueses. A conclusão foi apresentada no arranque do VIII Encontro dos Reitores dos Santuários, que se realizou na passada semana, em Fátima.
  • Peregrinação à Terra Santa

    Está a ser organizada pelas Paróquias de Coimbra Norte uma Peregrinação à Terra Santa de 30 de Abril a 7 de Maio.
  • Encontro Diocesano do Movimento da Mensagem de Fátima

    O Secretariado Diocesano de Coimbra do Movimento da Mensagem de Fátima vai realizar no próximo dia 22 de Fevereiro, no Colégio de S. Teotónio, um Encontro Inter-Paroquial, sendo um momento importante na vida do secretariado diocesano com os diversos secretariados paroquiais.
  • Bênção das Crianças

    No dia 2 de Fevereiro celebra-se a festa da Apresentação do Menino no Templo.
  • Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos na Diocese de Coimbra

    Celebra-se, uma vez mais, de 18 a 25 de Janeiro de 2014, a Semana da Unidade dos Cristãos na sequência de uma já longa tradição.
  • Semana de oração pela unidade

    unidadeDo dia 18 ao dia 25 de Janeiro, celebra-se, no hemisfério norte a que Portugal pertence, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. No hemisfério sul essa data coincide com o Pentecostes.
  • Os cominhos

    cominhosAs sementes do cominho têm muitas propriedades curativas: Um dos grandes benefícios desta especiaria  é relativo à digestão, pois contém uma substância que activa as glândulas salivares;
  • A “Irmã dos drogados”

    irma-elviraMadre Elvira Petrozzi teve uma infância sacrificada e isto foi providencial para a preparar para o serviço aos outros.
  • A beleza de ser padre

    p.fabrizioTem andado a circular pelas redes sociais uma carta que um jovem sacerdote escreveu ao Papa antes de morrer.
  • A felicidade e o dinheiro

    dinheiroSão cada vez mais os portugueses que se queixam da crise. Quase metade diz que o seu dinheiro não lhe chega para viver.
  • VATICANO II 50 ANOS DEPOIS (67)

    O Ecumenismo e o diálogo inter-religioso na diversidade de igrejas e religiões, culturas e mentalidades

    1. A Semana da Unidade dos Cristãos que anualmente se celebra de 18 a 25 de Janeiro constitui um momento alto da vida das Igrejas cristãs.
  • Baptismo: origem da fé

    Aldo Aveiro

    A solenidade do Baptismo do Senhor, no passado domingo, foi um momento propício para os cristãos recordarem o seu baptismo como origem da fé.
  • 2014: o ano da família?

    FamiliaNão foi muito noticiado, mas, a nível societário, e por determinação da Assembleia Geral das Nações Unidas, 2014 é o Ano Internacional da Agricultura Familiar. Cá está metida a «família» embora em contexto muito peculiar.
  • Padre Carlos Godinho quer alargar Pastoral do turismo às dioceses

    Pastoral Turismo (3)O padre Carlos Godinho, diretor da Obra Nacional Pastoral do Turismo, disse no passado dia 11 de Janeiro, em declarações à agência Ecclesia que o alargamento da ação neste setor a todas as dioceses, através de secretariados próprios, é uma “questão fundamental”.
  • Coimbra recebeu encontro nacional de professores de EMRC

    Encontro Professores de EMRCReuniram no passado dia 3 de Janeiro no Seminário Maior de Coimbra os responsáveis dos Secretariados Diocesanos de Educação Moral e Religiosa Católica da Região Centro.
  • Catecismos para Adultos vão estar disponíveis nas Jornadas de Formação

    Capa Catequese de adultosNas Jornadas de Formação Permanente de 21 a 23 de Janeiro, já estarão disponíveis mais dois instrumentos para ajuda das comunidades à prossecução do plano pastoral para o presente triénio: o primeiro volume do “catecismo de adultos” (tradução de um trabalho interdiocesano desenvolvido em Espanha) e o caderno com os temas para a Quaresma, “Caminho para Cristo em Igreja”.
  • Retiro sobre Eucaristia e Adoração Eucarística

    Adoracao S. Tiago (6)nimado por um padre católico inglês, David Nugent, pertencente a uma Associação que se dedica a desenvolver a adoração eucarística nas paróquias, vai realizar-se um retiro sobre a Eucaristia e a adoração eucarística, nos dias 15 e 16 de Fevereiro na Casa de Santa Zita em Coimbra. Haverá uma boa tradução simultânea para Português.
  • Igreja de São Tiago celebra um ano de oração permanente pelas vocações

    Adoracao S. Tiago (1)A Diocese de Coimbra assinalou no passado dia 9 de Janeiro um ano do serviço de adoração eucarística permanente pelas vocações ao sacerdócio, efectuado na igreja de S. Tiago.
  • Midões: Escuteiros celebram 22º aniversário

    Midoes_EscuteirosNo passado domingo, dia 12 de Janeiro, os Escuteiros de Midões assinalaram o seu 22º aniversário.
  • Tábua: Concerto de Ano Novo

    Tabua_Concerto Ano NovoNo passado domingo, dia 12 de Janeiro, o Coro Polifónico Municipal de Tábua assinalou o seu quarto aniversário com um concerto de Ano Novo na igreja paroquial de Tábua.
  • Demografia Religiosa de 2013

    A nossa Beira continua em decadência e se nada vier alterar esta situação daqui a dez anos as nossas aldeias ficarão desertas.
  • Eleições na Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Alva

    No último sábado, em Assembleia Geral, foram eleitos os Corpos Diretivos da Santa Casa da Misericórdia desta vila. Eis a sua composição:
  • Natal com a Rádio de Arganil

    Radio de Arganil - Natal 2013Por iniciativa do Padre Rodolfo, que todos os Domingos das 8h30 às 9horas nos acorda com as suas magníficas “Crónicas faladas” e da Rádio de Arganil festejou-se o “Natal dos Sós”,
  • Bispo preside à celebração do Crisma em Junho

    Pombal_Crismandos3“Nós queremos receber o Espírito Santo de Deus!”

    A afirmação tem a assinatura de 114 jovens e 12 adultos da Paróquia de Pombal que, no próximo dia 8 de Junho, vão receber o Sacramento do Crisma.
  • Papa pede que nenhum idoso seja «exilado»

    O Papa Francisco recorreu,  no passado dia 12 de Janeiro, à rede social Twitter para renovar os seus apelos em favor da integração dos mais velhos no seio das famílias. “Não deveria haver nenhum idoso «exilado» nas nossas famílias. Os idosos são um tesouro para a sociedade”, escreve, na sua conta '@pontifex', com mais de 11 milhões de seguidores em nove línguas, incluindo o português.
  • Papa quer Igreja sem “cristãos derrotados”

    O Papa Francisco disse no passado dia 10 de Janeiro, no Vaticano que as comunidades católicas devem ser fonte de “esperança” e alertou para os “cristãos derrotados” que se esquecem desta dimensão.
  • Papa alerta para perigos do narcisismo

    O Papa alertou, no passado dia 11 de Janeiro, no Vaticano para os perigos do “deus Narciso”, pedindo que os padres evitem o narcisismo e mantenham uma relação próxima com Jesus, que é a sua “força”.
  • Papa receita “suplemento de caridade” para o mundo

    O Papa Francisco pediu, no passado dia 12 de Janeiro, aos católicos de todo o mundo que ofereçam à sociedade um “suplemento de caridade” para instaurar o “grande tempo da misericórdia”.
  • Papa culpa “egoísmo, rivalidade e sede de poder” pelas tragédias de 2013

    O Papa elencou aquilo que a Igreja considera serem as principais ameaças à paz no mundo actual.
  • Papa baptizou 32 crianças na Capela Sistina

    Papa Francisco_Baptismo (1)O Papa Francisco baptizou no passado domingo 32 crianças na Capela Sistina, do Vaticano, e disse aos pais que a fé é a melhor “herança” que podem dar aos seus filhos.
  • Cardinalato “não é uma promoção nem uma honra”

    A elevação ao cardinalato não deve ser entendido como uma promoção ou uma honra, alerta o Papa Francisco.
  • Papa anuncia 19 novos cardeais

    cardeais-conclave- Patriarca de Lisboa não vai ser cardeal este ano

    O Papa anunciou no passado domingo a lista de 19 cardeais que vai criar no próximo Consistório.
  • Promessa dos Escuteiros de Coja

    Corpo Nacional de Escutas-CojaNo dia 18 de Janeiro, sábado, pelas 20h.30 na capela da Senhora da Ribeira em Coja realizar-se-á  uma vigília de oração e de compromisso onde terá lugar a promessa de alguns escuteiros deste Corpo Nacional de Escutas, Agrupamento 695 de Coja. 
  • VATICANO II 50 ANOS DEPOIS (66)

    Fonteiras do Ecumenismo na Palavra e na actuação desde Montini a Bergoglio
     
    Manuel Augusto Rodrigues
     
    1. A Epifania é uma referência especial da revelação do Evangelho à humanidade que o hino “Quicumque Christum quaeritis” do poeta cristão do séc. IV-V, Prudêncio, reflecte de forma admirável.
  • A segurelha

    segurelhaO uso da segurelha remonta há mais de dois mil anos. Já era usada como tempero por gregos e romanos. De origem mediterrânea, foi levada pelos romanos para o Norte da Europa, de onde se espalhou pelo mundo.
  • Exemplo de desprendimento

    tom-cristHá dias alguns meios de comunicação noticiaram que um homem do Canadá havia ganho um prémio de cerca de 28 milhões de euros e disse que iria dar a totalidade do prémio a instituições de solidariedade social.
  • O Segredo de Fátima foi escrito há 70 anos

    irma-luciaFez no passado dia 3 de Janeiro 70 anos que a terceira parte do Segredo de Fátima foi escrita pela Irmã Lúcia, depois de uma nova visão de Nossa Senhora que lhe mandou escrever aquilo que tinha visto.
  • Equipas de Nossa Senhora

    Foi recentemente nomeado o novo Casal Responsável do Sector Coimbra Centro, da Região Centro Litoral – Província Centro, Marisa e Paulo Tavares.
  • Retito para doentes

    O movimento da Mensagem de Fátima em colaboração com o Santuário de Fátima vai levar a efeito no ano de 2014, os seguintes retiros: o primeiro realizar-se-á de 26 a 29 de Junho (as inscrições serão efectuadas até ao dia 26 de Abril);
  • Evangélicos e a teologia da prosperidade

    O Conselho Nacional dos Evangélicos da França considera errada a chamada teologia da prosperidade, pregada por algumas igrejas protestantes. Essa falsa doutrina nasceu há quase cinco décadas nos Estados Unidos e tem sido disseminada pelo mundo.
  • Casar ou não casar, eis a questão

    casamentoA família é a pedra fundamental da sociedade e o melhor instrumento para o bem-estar dos indivíduos. Esta é uma afirmação da OCDE. Daí que é preciso valorizar as famílias.
  • Cristãos a sério

    batismoAo celebrar hoje o baptismo de Jesus, somos convidados a reflectir no sentido e significado deste sacramento.
  • Celebrar o Baptismo

    Aldo Aveiro

    A Festa do Baptismo do Senhor, celebrada no Domingo depois da Epifania, fecha o ciclo de Natal, festividade em que os cristãos solenizam o Baptismo de Jesus por São João Baptista nas águas do rio Jordão.
  • Jornadas de Formação Permanente de 21 a 23 de Janeiro

    Jorge Santos 18Diocese de Coimbra debate os desafios à nova evangelização

    O encontro de formação permanente do clero que se realiza habitualmente em Janeiro é este ano, aberto a leigos com responsabilidades nas nossas paróquias. A formação realiza-se no Salão de S. Tomás, no Seminário Maior de Coimbra, com o tema: «O mundo contemporâneo – Desafios à Evangelização».
  • Passagem de Ano Missionária

    De modo a acolher da melhor forma 2014, a família missionária voltou a reunir-se no último dia do ano.
  • Igreja de São Tiago celebra um ano de oração permanente pelas vocações

    S. Tiago. CoimbraA Pastoral das Vocações de Coimbra celebra hoje às 21 horas uma missa na igreja de São Tiago em acção de graças para assinalar um ano do serviço de adoração eucarística permanente pelas vocações ao sacerdócio.
  • Lar da Carapinheira: bênção e inauguração da 1.ª fase

    Lar_Carapinheira_2A Comunidade da Carapinheira esteve em festa no passado domingo (22/12), culminando com a bênção e inauguração da 1.ª fase do Lar Nossa Senhora das Dores, do Centro Social Paroquial da Carapinheira (CSPC), em cerimónia presidida por D. Virgílio Antunes, bispo de Coimbra.
  • Catequizandos de Pombal participam na recitação do terço da Rádio Renascença

    Pombal_catequese.FatimaUm grupo de catequizandos do 9º ano, da Paróquia de Pombal, orientado pela catequista Fátima Matos viveu, recentemente, um dia inesquecível no Santuário de Fátima.
  • Catequizandos de Vila Cã oferecem presentes originais ao Menino Jesus

    Vila Ca1Os catequizandos da Paróquia de Vila Cã sentem um carinho muito especial pelo Menino Jesus e decidiram expressar esse sentimento que os une a Deus através da oferta de presentes originais no dia em que a Igreja celebrou a Festa da Epifania do Senhor.
  • Reis Magos “ensinam-nos a não nos contentarmos com uma vida medíocre”

    O Papa Francisco apontou na passada segunda-feira o exemplo dos Reis Magos e sublinhou a santa astúcia com que foram capazes de não se deixar enganar pelas aparências nem se contentar com uma vida medíocre.
  • Papa visita a Terra Santa em Maio

    O Papa Francisco vai visitar a Terra Santa em finais de Maio. O anúncio foi feito no passado domingo de manhã, depois da oração do Angelus.
  • Vaticano acolhe Seminário sobre a Paz na Síria

    O Vaticano vai promover um seminário, a 13 de Janeiro, que pretende discutir formas de alcançar um cessar-fogo na Síria, para que a ajuda humanitária possa ser entregue á população, bem como para acabar com a perseguição de cristãos naquele país.
  • Papa fala de uma maior formação dos futuros padres e religiosos

    Papa Francisco_DiscursoO Papa até fica com “pele de galinha” só de pensar na formação deficiente dos futuros padres e religiosos. 
  • Formação de ícones no Justiça e Paz

    Bimestralmente o Instituto Universitário Justiça e Paz propõe um encontro de formação de ícones com Susana Braguês.
  • Jornadas de Formação

    Seminario - relogioO Seminário Maior de Coimbra acolhe de 21 a 23 de Janeiro de 2014, umas Jornadas de Formação sob o tema “O mundo contemporâneo – Desafios à evangelização”, destinadas a padres, diáconos, Religiosos(as) e leigos.
  • Cáritas inaugura nova residencial para idosos

    Caritas_lar na CabreiraA Cáritas Diocesana de Coimbra inaugurou no passado dia 28 de Dezembro, a Unidade Residencial Sagrada Família, na Cabreira (Góis), que tem capacidade para 54 idosos.
  • Igreja renasce na Rússia

    Quem há 30 anos profetizasse o renascimento do cristianismo na União Soviética seria considerado doido. Mas tal profecia hoje é uma realidade.
  • O valor do ensino religioso

    catequeseNos últimos anos, têm-se  feito muitos estudos, alguns deles  com conclusões muito interessantes.
  • Ano novo vida nova

    Ano 2014Entrámos num novo ano. E isto deve levar-nos a fazer um balanço do bom e do mau que aconteceu.
  • Os croissants mornos do Papa

    PapaA sala de refeições da Casa Santa Marta, outrora com pouco movimento, agora está sempre cheia. As mesas raramente têm lugares livres desde que Francisco optou por viver na famosa casa de hóspedes do Vaticano.
  • Faleceu o Padre António Dinis

    Antonio DinisFaleceu no passado dia 21 de Dezembro, com 73 anos, o Padre António Dinis, natural de Espariz, concelho de Tábua.
  • Bento XVI aponta para novos espaços de evangelização

    Redes Sociais: portais de verdade e de fé
     
    Armando Duarte

    Vem aí o 47º Dia Mundial das Comunicações Sociais, este ano reflectindo a importância das redes sociais, como uma nova agora que está a aparecer.
  • No 50.º aniversário dos Cursos de Cristandade na Diocese de Coimbra

    Conego Sertorio3Padre Sertório Martins afirma em entrevista ao “Correio” que “o aparecimento deste movimento abriu caminho para um novo estilo de evangelização”

    O Padre Sertório Baptista Martins, Director Espiritual do Movimento dos Cursos de Cristandade fala ao “Correio” sobre a importância deste instrumento na nova evangelização que se pretende incrementar na Diocese de Coimbra...
  • VATICANO II 50 ANOS DEPOIS (26)

    O judaísmo à luz da “Lumen gentium”
     
    Manuel Augusto Rodrigues
     
    1. A Declaração “Nostra aetate” sobre as relações da Igreja com as religiões não cristãs é um texto muito breve mas com uma temática muito rica.
  • Quem é o Dr. Alves de Campos?

    A. Borges de Carvalho

    Heródoto, famoso historiador grego, considerado pai da história, escreveu: “conto o que me contaram”. A partir daí as suas informações constituem um precioso monumento da Antiguidade. E ao longo dos tempos foram muitos os que desfolharam vidas e acontecimentos que hoje apreciamos e nos dão preciosos ensinamentos. 
  • Doutrina social: a pedra angular da Boa Nova

    Aldo Aveiro

     “Nenhum profeta é bem recebido na sua própria terra” (Lc 4,24). A afirmação de Jesus está no Evangelho do próximo domingo, sendo o preâmbulo da lição que quer dar à gente reunida na sinagoga e assim, abrir os seus olhos à evidência de que pelo facto de serem membros do “Povo escolhido” não têm nenhuma garantia de salvação, cura, purificação.
  • O Correio de Coimbra e a crise

    Mário Nunes

    Na intervenção proferida pelo Reverendíssimo Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, nas jornadas do Clero e a que o “Correio de Coimbra” deu realce na sua edição de 24 de Janeiro, sob o título “Reestruturação da Diocese decorre a bom ritmo”, o Prelado deixou-nos apreensivos pela afirmação expressa de que o “Correio pode estar na iminência de encerrar se não conquistar mais leitores e mais assinantes”.
  • Tornar sagrado…

    Jorge Cotovio
     
    Estamos em plena «semana do consagrado». Que significado tem ela para as nossas vidas? Quando falamos de «consagrado» a quem nos estamos a referir? Não serei eu um «consagrado»?
  • Papa invoca memória do Holocausto para pedir o fim do ódio

    No Dia Internacional das Vítimas do Holocausto, que se assinalou no passado Domingo, Bento XVI lembrou o sofrimento do povo judeu. “A memória desta tragédia, que atingiu duramente, sobretudo, o povo hebraico, deve representar para todos um aviso constante, de forma a não se repetirem os horrores do passado, para que se superem todas as formas de ódio e racismos e que se promova o respeito e a dignidade da pessoa humana”, afirmou o Papa durante a oração do Angelus. A 27 de Janeiro de 1945, os Exércitos soviéticos libertaram os prisioneiros do campo de concentração de Auschwitz, localizado no sul da actual Polónia.
  • Bento XVI lembra dificuldades das comunidades cristãs no Médio Oriente

    Bento XVI recordou no dia 25 de Janeiro, no Vaticano, as “dolorosas provações” e dificuldades das comunidades cristãs no Médio Oriente, mostrando-se “profundamente preocupado” com esta situação, para a qual pediu uma solução através do diálogo. Para Bento XVI, é fundamental que todos os cristãos “trabalhem juntos, com confiança e aceitando-se reciprocamente, para servir a causa da paz e da justiça”. O Papa falava numa audiência com os membros da Comissão Conjunta Internacional para o Diálogo Teológico entre a Igreja Católica e as Igrejas Ortodoxas Orientais. A cisão entre o Ocidente e o Oriente (Igrejas ortodoxas) deu-se no século XI. 
  • Papa altera competências relativas à formação de futuros padres na Cúria Romana

    Bento XVI passou a competência sobre os seminários, na estrutura da Cúria Romana, à Congregação para o Clero, mudança definida no documento «Ministrorum instituto», recentemente divulgado.
  • Vaticano cria “The Pope App”

    O Conselho Pontifício das Comunicações Sociais (CPCS), do Vaticano, acaba de lançar “The Pope App”, uma aplicação informática gratuita que permite acompanhar actividade de Bento XVI em telemóveis e computadores portáteis da Apple. Disponível em cinco línguas, incluindo o português, a aplicação “permite acompanhar eventos ao vivo e configurar alertas para notificar quando um evento papal começa”, refere a apresentação do CPCS. Também se oferece acesso a “todos o material oficial relacionado com o Papa em vários formatos: notícias e discursos oficiais, galerias com as últimas fotos e vídeos, acesso ao seu calendário e ligações para outros serviços da Santa Sé”.
  • Papa alerta para “falsos ídolos”

    Bento XVI alertou, no passado dia 23 de Janeiro, no Vaticano para a necessidade de os cristãos seguirem em “contracorrente” e ignorarem o que classificou como “ídolos” propostos pela sociedade. “Muitos são hoje os ídolos falsos que se levantam. Os cristãos, se querem ser fiéis, não devem ter medo de seguir em contracorrente”, escreveu o Papa na rede social Twitter, aos seus mais de 2,5 milhões de seguidores em nove línguas, incluindo o português. A mensagem sintetizou a catequese que Bento XVI apresentou durante a audiência geral dessa manhã, na sala Paulo VI, durante a qual afirmou que acreditar em Deus implica apresentar “valores que muitas vezes não coincidem com a moda e as opiniões do momento”, “adoptar critérios e assumir comportamentos que não pertencem ao modo comum de pensar”.
  • Professores de religião e moral confirmam a importância da disciplina nas escolas

    Continuar a fazer das escolas lugar de formação integral dos alunos, humana e espiritual, sobretudo nesta época de crise, é um dos desafios saídos do Fórum de Educação Moral e Religiosa Católica que terminou no passado Domingo, em Fátima.
  • Fátima acolhe simpósio sobre Teologia do Corpo

    Fátima vai acolher, entre os dias 13 e 16 de Junho, o IV Simpósio Internacional sobre Teologia do Corpo.
  • Patriarca de Lisboa pede nova evangelização com o “ardor dos grandes missionários”

    D. Jose Policarpo 9O Patriarca de Lisboa, Cardeal D. José Policarpo, exortou na passada segunda-feira os sacerdotes a responderem ao “desafio da nova evangelização”, com “o entusiasmo da época apostólica dos grandes missionários”.
  • Diocese de Coimbra procura formar líderes pastorais

    Encontro_lideres1O Secretariado de Coordenação Pastoral organizou um curso sobre liderança e programação pastoral que teve lugar no Seminário Maior de Coimbra, nos dias 21 e 22 de Janeiro, para os quais convidou os responsáveis de todos os secretariados diocesanos e os arciprestes bem como alguns outros responsáveis de serviços na Igreja Diocesana.
  • Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos marcada por gestos de fraternidade

    Celebracao ecumenica1A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos terminou no passado dia 24 de Janeiro com uma celebração conjunta realizada na igreja católica de S. José, em Coimbra, tendo sido marcada por alguns gestos de fraternidade.
  • Bispo de Coimbra diz que Portugal deve muito” aos religiosos

    D. Virgilio_8O Bispo de Coimbra considera que “Portugal deve muito daquilo que é e, portanto, da sua identidade, à incansável acção dos Consagrados que, impregnaram de Evangelho a sua história”.
  • A escuta da palavra de Deus “nos sulcos da história”

    «Olhares capazes de futuro e raízes firmes em Cristo “abraçando” com caridade as feridas do mundo e da Igreja».
    Na semana do consagrado (27 de Janeiro a 3 de Fevereiro) queremos partilhar a nossa identidade de seculares consagrados, através de um texto mensagem que nos dirigiu Bento XVI no passado mês de Julho, em Assis.
  • Um Dia com … Clara de Assis

    As Irmãs Clarissas do Louriçal organizam um dia de oração e reflexão para jovens a partir dos 18 anos.
  • Pombalenses oferecem refeições quentes em Nampula

    Pombal_Dauce dos Santos MussaMais de uma centena de cristãos do concelho de Pombal oferece diariamente uma refeição quente aos seus “afilhados” de Nampula, Moçambique. O projecto “chegou” a Pombal em 2005 e continua activo, com uma oferta monetária anual que cada "padrinho" de cá faz ao "afilhado" de lá. Em Moçambique, uma congregação de missionárias portuguesas garante que os protegidos deste grupo de pombalenses façam uma refeição quente por dia.
  • Concerto musical na Igreja de S. José com o Coro de Câmara Ançã-Ble

    A Igreja de S. José, em Coimbra, acolhe hoje, dia 3 de Fevereiro, pelas 17 horas, um concerto protagonizado pelo Coro “Ançã-Ble”, constituído por uma família de Ançã, da qual faz parte o nosso amigo Padre Pedro Miranda.
  • Comunidade Emanuel na evangelização de rua

    Comunidade EmanuelA Comunidade Emanuel realizou, uma vez mais, uma acção de evangelização de rua que decorreu no passado sábado na Baixa de Coimbra. Desta vez, o objectivo era sensibilizar os transeuntes para a adoração permanente em S. Tiago pelas vocações.
  • Banco do Tempo comemora dez de actividade em Coimbra

    “…O tempo pergunta ao tempo, quanto tempo o tempo tem. O tempo responde ao tempo que o tempo tem tanto tempo, quanto o tempo tem…”

    Todos conhecemos esta ladainha. Uma verdadeira preciosidade, nem sempre se dá o devido valor quando…não há tempo. No entanto, é no tempo que tudo se dá e se recebe.
  • Colégio dos Órfãos com mais conforto

    Os 24 jovens do Colégio dos Órfãos possuem um pouco mais de conforto e de alegria na instituição pertencente à Santa Casa da Misericórdia de Coimbra.
  • Ajudar para ser feliz

    Este é mais um dado de um estudo feito há uns tempos nos Estados Unidos e que contraria o que muita gente pensa: “Ganhar muito dinheiro é que faz as pessoas felizes”.
  • Ao Calor da Fogueira (27 de Janeiro de 2013)

    - O Tio Ambrósio é um homem cheio de sorte. Com o vento ciclónico que aí passou, o seu castanheiro continua de pé. Parece que não caiu a mais pequena arranca…
  • Ano da cidadania

    O Tratado de Maastricht, a 1 de Novembro de 1993, introduziu a cidadania da União Europeia.
  • D. Virgílio Antunes escreve mensagem para a Semana do Consagrado

    D. Virgilio 9O Bispo de Coimbra considera que “Portugal deve muito daquilo que é e, portanto, da sua identidade, à incansável acção dos Consagrados que, impregnaram de Evangelho a sua história”. “A difusão da fé cristã, o progresso nos valores humanos fundamentais, o crescimento espiritual e o desenvolvimento cultural, são, em grande parte acção destes homens e mulheres entregues a Cristo por amor dos irmãos”, escreve D. Virgílio Antunes na sua mensagem para a Semana do Consagrado.
  • Coimbra acolhe encerramento da Semana da Unidade dos Cristãos

    D. Antonio CoutoA Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que começou no passado dia 18 de Janeiro, na Igreja Católica de Portomar, termina no próximo dia 25 de Janeiro, às 21 horas, com uma celebração ecuménica a nível nacional na igreja de São José, em Coimbra, revela Frei Domenico Celebrin, responsável pela comissão diocesana para o ecumenismo.

  • VATICANO 50 ANOS DEPOIS (25)

    As relações da Igreja com as religiões não cristãs
     
    Manuel Augusto Rodrigues
     
    1. A celebração da Semana pela Unidade dos Cristãos, este ano dedicada ao tema “Que exigis de nós, Senhor”, teve no seu horizonte a situação dramática dos Dalits da Índia na qual estão profundamente empenhados muitos católicos, ortodoxos e reformados, em especial jovens universitários, que têm lutado “cor unum et anima una” pela justiça social e pela defesa dos direitos humanos à luz da mensagem bíblica.
  • A Cultura sem “Cultura” orçamental

    Mário Nunes

    O orçamento do Estado para 2013 à semelhança do aprovado para 2012, coloca a Secretaria da Cultura (pobre cultura que nem ministério já possui) numa quase valência simbólica, que ocupa, no nosso entendimento, somente espaços oficiais com muitos técnicos e funcionários, limitando-se, pela exiguidade do orçamento estatal, assim pensamos, a cumprir o registo de departamento oficial.
  • Amor e justiça social

    Aldo Aveiro

    O amor é uma das virtudes que nos une a Deus e ao próximo. Jesus encarna o amor de Deus na sua vida e missão. Aliás, para Ele, o amor é o princípio básico de uma vida em plenitude. É, na verdade, a partir de Jesus que os crentes entendem que “Deus é amor”.
  • Quando as casas são feitas de portas e janelas… de pessoas e Deus.

    Nuno Santos

    Sempre tive algum jeito para formas geométricas, para desenho, para imaginação e para cálculos…
  • Reestruturação da diocese decorre a bom ritmo

    Bispo_jornadas do CleroRevelou o Bispo de Coimbra no final das Jornadas do Clero
     
    * Falta de padres leva a reestruturação das unidades pastorais
    * Seminário acolhe Centro Pastoral
    * Uma aposta forte na formação do laicado
    *Um maior acompanhamento às instituições sociais da Diocese
    * “Correio de Coimbra” na eminência de encerrar se não conquistar mais leitores e mais assinantes.
  • Crismandos apresentados à Comunidade

     Pombal_CrismandosAo longo dos meus dias e da minha caminhada, nunca tinha parado para pensar que o próprio Jesus precisou de ser apoiado pela força do Espírito, que lhe deu coragem para levar por diante a Sua missão de nos salvar”.
  • Bênção das grávidas nas paróquias de Degracias e Santiago da Guarda

    No passado dia 6 de Janeiro na igreja paroquial de Degracias e de Santiago da Guarda procedeu-se à bênção das mulheres grávidas. Nas duas paróquias foram abençoadas oito mulheres.
  • Comissão Paroquial Justiça e Paz reflectiu sobre a vida social e económica do concelho

    A Comissão Paroquial Justiça e Paz (CPJP) de Cantanhede teve a sua primeira reunião deste ano, no passado dia 14 de Janeiro, tendo debatido o tema “vida social e económica à luz da Gaudium et Spes”, constituição do Concílio Vaticano II, sobre a Igreja no mundo contemporâneo.
  • Peregrinação a Roma com o Padre Luís Francisco

    Vaticano 4A Paróquia de Cantanhede está a organizar uma peregrinação a Roma, entre os dias 18 e 21 de Março de 2013, e que contará com a participação do Padre Luís Francisco.
  • Escuteiros de Santa Clara angariam verbas para participar em encontro mundial

    Cinco jovens de Coimbra ambicionam participar num encontro mundial de escuteiros que vai realizar-se no Canadá entre 8 e 18 de Agosto deste ano.
  • D. Dominique Rey alerta para o perigo dos cristãos se tornarem minoritários

    D. Dominique ReyRealizou-se de 14 a 17 de Janeiro, no Seminário Maior de Coimbra, as Jornadas do Clero sobre o tema da Nova Evangelização nas Paróquias, e que este ano foram abertas à participação de leigos.
  • Ateísmo na Inglaterra

    Embora a maioria das pessoas do Reino Unido mostre ter alguma forma de crença religiosa, surpreende o facto de que mesmo os ateus e pessoas que nunca frequentam cultos religiosos também se identificam como cristãos.
  • A fé é poderosa

    Um vício é sempre uma coisa má. Cria dependência e pode ter efeitos muito nocivos para a saúde e bem-estar duma pessoa. Há muita gente que tentou deixar, por exemplo, deixar o álcool, o tabaco, etc. e não conseguiu. Às vezes a força de vontade não chega.
  • Uma crise bem pior

    O ano findo terá deixado poucas saudades. No aspecto económico como no de comportamentos. E já há muito que isto se adivinhava. Duma liberdade sem peias não era de esperar outra coisa.
  • Penela: Presépio teve trinta mil visitantes

    O Penela Presépio, que decorreu durante um mês e terminou no Dia de Reis, teve cerca de trinta mil visitantes, o que para a organização “cumpriu os objectivos, também a nível da valorização do património, do comércio tradicional e da restauração local”, segundo foi comunicado no passado dia 10 de Janeiro.
  • “É urgente relançar a Evangelização” – afirma Mons. Dominique Rey nas Jornadas do Clero

    Jornadas do Clero (2)Decorrem de 14 a 17 de Janeiro, no Seminário Maior de Coimbra as Jornadas do Clero, este ano e pela primeira vez, abertas a leigos com a orientação do Bispo de Toulon, Monsenhor Dominique Rey. Ao todo mais de 250 pessoas participam nas conferências e nos trabalhos de grupo sob o tema “O despertar missionário das paróquias no desafio da Nova Evangelização” com a presença do Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes.
  • D. António Marcelino recorda Obra do Padre Américo nos seus 125 anos de nascimento

    Bispo D. Antonio MarcelinoO Bispo emérito de Aveiro definiu, no passado dia 11 de Janeiro, o Padre Américo como “um modelo evangelizador” à semelhança de Frederico Ozanam, Teresa de Calcutá, todos servidores da caridade.
  • Igreja de S. Tiago acolhe oração pelas vocações

    S. Tiago.bispoO Bispo de Coimbra presidiu no passado dia 10 de Janeiro, na igreja de S. Tiago, na Baixa de Coimbra à missa que assinalou o início da adoração eucarística a fim de pedir mais vocações para a sua diocese.
  • Cultura solidária em Pombal

    O próximo mês de Fevereiro é sinónimo de solidariedade em Pombal. A Filarmónica Artística Pombalense e o Teatro Amador de Pombal irão subir ao palco do Teatro-Cine para apresentarem espectáculos a favor de causas sociais.
  • Comerciantes “rendidos” ao Santo Amaro

    Pombal_santo amaroOs comerciantes da zona histórica da cidade de Pombal organizaram, no fim-de-semana passado, as festas em honra do Santo Amaro. As expectativas foram de tal forma superadas que os organizadores pretendem repetir a experiência no próximo ano…
  • Bispo de Coimbra vai presidir à Via-Sacra de Dornes

    Dornes_Via SacraO Bispo de Coimbra D. Virgílio Antunes acaba de confirmar a sua presença na tradicional Via-Sacra “Uma vela a Jesus” que decorrerá no próximo dia 24 de Março, Domingo de Ramos, nos cruzeiros de Dornes, Ferreira do Zêzere, em direcção ao Santuário de Nossa Senhora do Pranto.
  • Santiago da Guarda recebe encontro vocacional

    Encontro Vocacional_Santiago_GuardaO Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional da Diocese de Coimbra realizou no passado sábado em Santiago da Guarda um Encontro Vocacional.
  • Paróquia de Santiago da Guarda aposta na Pastoral da Família

    Encontro de casais_chao_CouceA Equipa da Pastoral da Família da paróquia de Santiago da Guarda promoveu recentemente um encontro de casais, onde os participantes (ao todo foram oito casais) renovaram os seus compromissos matrimoniais e procederam à bênção das alianças numa eucaristia de acção de graças presidida pelo Padre Fernando Carvalho.
  • Cantanhede: Conferência com Bernardino Soares e Jorge Wemans para comemorar a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

    O líder da bancada parlamentar do PCP, Bernardino Soares e o jornalista Jorge Wemans estão no próximo dia 24 em Cantanhede para participarem na conferência “Em que crê, quem crê e em que crê quem não crê”, promovida pela paróquia de Cantanhede no âmbito da semana de oração pela unidade dos cristãos. O evento vai decorrer no auditório do Centro Paroquial de Cantanhede, às 21 horas, com entrada livre.
  • Seixo de Mira recriou auto dos Reis Magos

    Cortejo_Reis_Seixo4A comunidade paroquial do seixo de Mira encerrou os festejos natalícios com o cortejo dos Reis Magos, uma iniciativa cultural que se realiza pelas ruas da freguesia há mais de 90 anos de forma quase ininterrupta.
  • Centro Social e Paroquial de Taveiro assinalou 25 anos

    O Centro Social e Paroquial de Taveiro comemorou no passado Domingo os seus 25 anos de existência, com uma missa de acção de graças presida pelo seu responsável, Pe. Manuel Ferrão, à qual se seguiu um almoço convívio onde reuniu voluntários, utentes e funcionários da instituição.
  • Penacova: Júlia Barreirinhas comemora cem anos

    O Lar da Santa Casa da Misericórdia de Penacova comemorou no passado dia 10 de Janeiro os cem anos da sua utente Júlia Barreirinhas.
  • Centro Sócio-Cultural Nossa Senhora de Lurdes abre Loja Solidária

    O Centro Sócio-Cultural de Nossa Senhora de Lurdes recebe para dar. Recebe o que cada um tiver a mais, seja roupa, louça, electrodomésticos e tudo o resto que existe numa casa, para dar a quem precisa e não tem. Essa é a missão da Loja Solidária Casa Cor de Rosa, da instituição, que foi inaugurada no dia 10 de Janeiro.
  • Cáritas reabre gabinete de apoio a toxicodependentes

    O Gabinete de Apoio a Toxicodependentes (GAT) da Cáritas Diocesana de Coimbra, que encerrou no Terreiro da Erva por ter terminado, no final do ano, o projecto que assegurava o seu funcionamento, reabriu na passada semana, depois de uma reunião entre a direcção da instituição e responsáveis do serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD) para discutir o assunto.
  • Que é dos direitos do nascituro?

    “Se o aborto é uma questão de direitos da mulher, onde estavam os meus?” Esta pergunta já foi feita milhares de vezes por Gianna Jessen e muitas vezes diante de grupos numerosos que se reúnem para a escutar.
  • 300 idosos abandonados

    idoso1Não é um problema só de hoje, mas são cada vez mais os idosos que chegam aos hospitais com problemas de saúde e ali são abandonados a ocupar camas e a sofrer com este abandono que, em alguns casos, só acaba com a morte.
  • Ao Calor da Fogueira (13 de Janeiro de 2013)

    - Lá fora, encostado ao muro do seu quintal, está um soalheiro que é de um homem se regalar! Venha daí, que a fogueira não perde o calor antes do anoitecer!
  • O nosso Baptismo

    Hoje celebramos a festa do Baptismo de Jesus e todos sabemos que Jesus mandou aos seus apóstolos que fossem pelo mundo pregar a Sua Boa Nova e depois baptizassem todos os que a aceitassem.
  • O VATICANO II 50 ANOS DEPOIS (23)

    IDENTIDADE CULTURAL E INCULTURAÇÃO DA BOA NOVA  
     
    Manuel Augusto Rodrigues

    1. Ainda dentro do espírito da Epifania e no contexto do Ano da Fé e da Nova Evangelização, escolhemos para tema de hoje o Vaticano II na parte respeitante à missionação que tem no decreto “A actividade missionária da Igreja” (Ad gentes) o seu ponto alto. Dada a sua dimensão tentaremos desenvolver o assunto no próximo número.
  • Baptismo convoca ao anúncio da Boa Nova

    Aldo Aveiro

    Encerrando as festas de Natal, no próximo domingo, a Igreja celebra o Baptismo de Jesus. Após ter sido baptizado por João, Jesus pôs-se em oração.
  • Sé Nova brilha “mais” com o coro

    Mário Nunes

    A Catedral de Coimbra, a Sé Nova, por si, é um monumento de exuberante beleza arquitectónica e um templo repleto de património artístico de incomensurável riqueza, templo que todos devem conhecer e estimar.
  • Adorações (e ações)

    Jorge Cotovio
    Em boa hora a diocese de Coimbra decidiu rezar profundamente pelas vocações sacerdotais (e outras vocações consagradas).
  • Escuteiros de Santa Apolónia inauguram Campo Escutista

    O agrupamento do Corpo Nacional de Escutas (CNE) 1199 de Santa Apolónia inaugura no próximo dia 13 de Janeiro, domingo, pelas 15 horas, no Bairro de Santa Apolónia o seu novo Campo Escutista.
  • Oração de Taizé no Instituto Justiça e Paz

    O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil promove no próximo dia 14 de Janeiro, pelas 21,30 horas, na capela do Instituto Justiça e Paz mais uma Oração de Taizé.
  • Unidade Pastoral de Mata Mourisca-Ilha e Guia

    Mata Mourisca_CatequeseDepois de uma caminhada Catequética  de 10 anos, um grupo de jovens viveu no passado sábado em Fátima - um dia intenso de reflexão - Retiro, preparando assim a Celebração do Santo Crisma que será no dia 20 de Janeiro.
  • Festa de Santo Amaro anima Pombal

    As tradicionais festas em honra de Santo Amaro regressam no próximo fim-de-semana à cidade de Pombal.
  • Padre Rodolfo assume a paroquialidade de Piódão e de Moura da Serra

    No passado dia 1 de Janeiro, Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus e Dia Mundial da Paz, o Padre Rodolfo Leite assumiu a paroquialidade do Piódão e da Moura da Serra.
  • Ampliadas as áreas classificadas dos mosteiros de Santa Clara

    Santa Clara_a_Velha 9O Governo acaba de ampliar as áreas classificadas dos mosteiros de Santa Clara-a-Nova e de Santa Clara-a-Velha.
  • Igreja de S. José acolhe concerto musical

    A igreja de S. José, em Coimbra, acolhe no próximo dia 12 de Janeiro, pelas 21 horas um concerto musical protagonizado pelo Coro D. Inês de Castro.
  • Paróquia de Santa Clara promove formação Bíblica

    A Paróquia de Santa Clara está a promover ao longo do ano pastoral, reuniões de formação sobre a Sagrada Escritura e sobre o Ando da Fé.
  • Paróquia de Santo António dos Olivais inicia sessões de catequeses para adultos

    Em linha com o Ano da Fé e também em sequência aos apelos feitos pelo nosso Bispo D. Virgílio na necessidade da Nova Evangelização, vão iniciar catequeses para adultos e jovens (a partir dos 13 anos) na Paróquia de Santo António dos Olivais.
  • Adoração permanente pelas vocações na igreja de S. Tiago

    S. Tiago. CoimbraHá muito que é sentida a falta de vocações na Igreja, especialmente as vocações de consagração e, particularmente, as vocações sacerdotais.
  • Marco Daniel Duarte dedica a sua investigação “aos peregrinos do Belo”

    Marco Daniel_doutoramentoA 2 de Janeiro, com base na investigação que intitulou “Fátima e a criação artística (1917-2007): o Santuário e a Iconografia – a arte como cenário e como protagonista de uma específica mensagem”, Marco Daniel Duarte defendeu na Sala dos Capelos da Universidade de Coimbra a sua dissertação de doutoramento.
  • Ano novo “casa nova”… para a catequese de Pombal

    Pombal_catequeseAno novo… vida nova… e uma casa nova para catequizandos da cidade de Pombal.
    A paróquia decidiu investir na requalificação das velhas instalações da paróquia e da antiga residência paroquial em espaços modernos e práticos. As obras foram alargadas aos serviços de apoio da paróquia, cartório, salão paroquial e residência do pároco.
  • Paróquia do Bom Sucesso inaugura novo órgão de tubos

    Igreja Bom Sucesso_Orgao tubosA comunidade paroquial de Bom Sucesso (Figueira da Foz) reuniu-se no passado dia 30 de Dezembro para celebrar a Festa da Sagrada Família e a bênção do seu novo órgão.
  • Servas do Apostolado comemoram 60 anos

    Servas ApostoladoEste ano o instituto secular missionário servas do apostolado, celebra 60 anos de aprovação. Por isso estamos em festa. É um ano para a criatividade e para o louvor e desejamos que seja o tempo para regenerar e afirmar a nossa identidade de servas do apostolado.
  • Padre Alberto da Conceição homenageado pelos seus paroquianos

    Alberto_4No dia 29 de Janeiro, a igreja de Santa Eulália da Ferreira-a-Nova encheu-se de paroquianos e muitos amigos para participarem na celebração da Eucaristia de acção de graças pelas bodas de ouro de sacerdócio do padre Alberto Carlos da Conceição.
  • A Bíblia foi o livro mais vendido na Noruega

    O topo das vendas de livros no Reino Unido no ano passado poderia ter sido dominada por cortesia culinária, de Jamie Oliver, e romance, cortesia de David Nicholls, mas os leitores noruegueses preferiram outro tipo de livro no ano passado: a Bíblia.
  • Bento XVI apela a novo “ecossistema” mediático que integre espaços de silêncio

    Bento XVI defendeu no passado dia 24 de Janeiro que a Igreja Católica deve “olhar com interesse” para o mundo da Internet e promover “uma espécie de ecossistema” mediático capaz de equilibrar “silêncio, palavra, imagens e sons”. “Quando as mensagens e a informação são abundantes, torna-se essencial o silêncio para discernir o que é importante daquilo que é inútil ou acessório”, escreve o Papa na mensagem para o 46.º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que se celebra a 20 de Maio, este ano dedicada ao tema Silêncio e Palavra: caminho de evangelização. O documento convida os responsáveis católicos a analisarem “as várias formas de sítios, aplicações e redes sociais que possam ajudar o homem actual” a encontrar “espaços de silêncio, ocasiões de oração, meditação ou partilha da Palavra de Deus”.
  • Papa apela à unidade dos cristãos para lutar contra injustiças

    Bento XVI afirmou, no passado dia 25 de Janeiro, em Roma que a unidade entre os cristãos é fundamental para levar “esperança” a um mundo dominado pela “injustiça, o ódio e o desespero”. O Papa falava na Basílica de São Paulo fora dos Muros, durante uma celebração com a presença de representantes de todas as Igrejas e comunidades eclesiais da capital italiana, assinalando o final da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.
  • Bento XVI pretende Igreja mais missionária

    Bento XVI apelou no dia 25 de Janeiro a uma maior dinâmica de evangelização da Igreja Católica num momento em que aumenta o número dos que não conhecem a mensagem cristã, elogiando a acção dos missionários em todo o mundo. Na mensagem para o Dia das Missões, que a Igreja Católica vai celebrar a 21 de Outubro, o Papa fala numa “crise de fé, não só no mundo ocidental, mas em grande parte da humanidade”.
  • Agenda do Papa para o mês de Fevereiro

    O Vaticano divulgou há dias o calendário oficial das celebrações e viagens de Bento XVI até à Páscoa, celebrada a 8 de Abril, incluindo a viagem ao México e a Cuba, no final de Março. A primeira cerimónia, no dia 2 de Fevereiro, é um encontro de oração com religiosos e religiosas na Basílica de São Pedro, no Vaticano, às 17h30 (hora local, menos uma em Lisboa), na XVI Jornada da Vida Consagrada. Nos dias 18 e 19 do mesmo mês, o Papa preside no Vaticano ao consistório para a criação de 22 novos cardeais, incluindo o português D. Manuel Monteiro de Castro. O início da Quaresma, tempo litúrgico que antecede a Páscoa, é celebrado a 22 de Fevereiro, com a tradicional procissão entre as Basílicas de Santo Anselmo e Santa Sabina, em Roma, na quarta-feira de Cinzas.
  • Papa pede paz para Terra Santa

    Bento XVI pediu no passado dia 29 de Janeiro no Vaticano o “dom da paz” para Terra Santa, libertando simbolicamente duas pombas brancas desde a janela do seu apartamento, sobre a Praça de São Pedro. O gesto ocorreu diante de cerca de 25 mil pessoas, reunidas para a oração do Angelus, e foi apresentado pelo Papa como “um sinal de paz para a cidade de Roma e para o mundo inteiro”. As pombas foram transportadas por duas crianças da Acção Católica romana, seguindo uma tradição iniciada em 1985, e a sua libertação não correu conforme o previsto, num momento inicial, o que levou Bento XVI a comentar que as aves não queriam deixar “a casa do Papa”.
  • Igreja Católica quer ver respeitada liberdade de culto dentro das prisões

    A Igreja Católica quer ver respeitada a “liberdade de consciência, de religião e de culto” de todos os que se encontram na prisão, apelando à promoção das formas de “concretização desses direitos fundamentais”.
  • EMRC: Responsáveis reclamam mudanças

    As equipas diocesanas de coordenação da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) querem reforçar a identidade da disciplina na sociedade e reclamam mudanças para a legislação “obsoleta” que está em vigor neste sector.
  • D. António Couto toma posse da diocese de Lamego

    D. Antonio CoutoO novo bispo de Lamego, D. António Couto, tomou no passado domingo posse da diocese, afirmando que conta com todos os membros da comunidade católica para desempenhar o seu papel, “entre Deus e o povo”, noticiou a Agência Ecclesia.
  • Congresso Nacional da Juventude Popular realiza-se em Coimbra

    A cidade de Coimbra será palco, no próximo dia 25 de Fevereiro, do XIX Congresso Nacional da Juventude Popular (JP). Os trabalhos decorrerão no novo Conservatório de Música de Coimbra, no Vale das Flores, e constituirão mais uma oportunidade para os jovens populares reflectirem sobre as matérias mais importantes da sua estrutura interna e para debaterem os temas que marcam a actualidade nacional.
  • Isabel Jonet é a personalidade europeia do ano para o Reader´s Digest

    Isabel Jonet, presidente do Banco Alimentar Contra a Fome, foi escolhida como “personalidade europeia” de 2012 pelos directores das 21 edições da revista Reader's Digest no continente. O prémio é um reconhecimento pelo trabalho na direcção daquela organização humanitária que este ano vai ajudar a combater a fome e a subnutrição de cerca de 300 mil pessoas em Portugal, refere a RR. O prémio, que inclui um donativo de cinco mil euros, será entregue a Isabel Jonet no próximo dia 16 de Fevereiro.
  • Concorrência aprova compra do BPN pelo BIC

    A Autoridade de Concorrência aprovou no passado dia 24 de Janeiro a aquisição pelo BIC da totalidade das acções do BPN, concluindo que esta concentração não cria ou reforça uma posição dominante que provoque entraves de concorrência nos sectores da banca e seguros.
  • Comissão luso-espanhola luta contra portagens na A22

    Uma comissão transfronteiriça de protesto contra a cobrança de portagens na Via Infante de Sagres vai ser criada na próxima sexta-feira, num encontro em Ayamonte que junta empresários e condutores dos dois lados da fronteira.
  • Ministério Público investiga morte dos três trabalhadores na Barragem do Tua

    O Ministério Público de Carrazeda de Ansiães vai investigar o acidente na Barragem de Foz do Tua que provocou a morte de três trabalhadores, disse à agência Lusa a Procuradoria Geral da República. Ao início da tarde de 26 de Janeiro, numa altura em que muitos trabalhadores se encontravam a almoçar, verificou-se um deslizamento de terras na margem esquerda do rio Tua. Três operários foram atingidos e ficaram soterrados.
  • Dívidas das autarquias rondam os 60 milhões de euros

    As dívidas das autarquias aos operadores de transportes rondam os 60 milhões de euros, segundo o levantamento feito pela Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Passageiros (ANTROP).
  • Arménio Carlos eleito secretário-geral da CGTP

    Arménio Carlos foi eleito no passado dia 28 de Janeiro, secretário-geral da CGTP para o próximo quadriénio, com 113 votos a favor e 28 brancos, sucedendo a Manuel Carvalho da Silva, que abandonou o cargo por limite de idade.
  • Comerciantes obrigados a facturação certificada

    Os comerciantes que, em 2011, tenham vendido mais de 125 mil euros terão que usar programas certificados de facturação já a partir de Abril, o que implicará a actualização de muitas das máquinas registadoras actualmente em operação.
  • Portugal pode enfrentar seca extrema em Fevereiro

    Portugal continental poderá enfrentar uma situação de seca extrema em Fevereiro, caso se mantenha a falta de precipitação verificada em Janeiro, disse à agência Lusa o meteorologista Manuel Costa Alves.
  • Independência e República fora dos feriados obrigatórios

    O Governo vai propor aos parceiros sociais a eliminação do 5 de Outubro (Implantação da República) e do 1.º Dezembro (Restauração da Independência) e de dois outros feriados religiosos, anunciou o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira. Quanto aos religiosos serão definidos pela Comissão Paritária da Igreja que depois transmitirá a decisão, no âmbito da Concordata, ao Governo, salientou o ministro aos jornalistas.
  • Governo pretende extinguir cerca de 50 tribunais/juízos

    O Ministério da Justiça quer extinguir 47 tribunais/juízos com menos de 250 processos, de acordo com a proposta de reorganização do mapa judiciário a que a agência Lusa teve acesso. O documento de trabalho, segundo a ministra da Justiça, já foi entregue à “troika” e propõe, entre outras medidas, a extinção de tribunais/juízos em todos os distritos do continente à excepção do Porto, e nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira. No distrito de Coimbra estão previstos seis encerramentos: Mira, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure e Tábua.
  • Encontradas já este ano 18 pessoas mortas em casa

    O presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade pediu mais atenção aos idosos que vivem sozinhos, criando mecanismos sociais que vigem o seu estado, seja através da família, vizinhos ou estratégias de “apadrinhamento” por jovens. Desde o inicio do ano foram já encontradas 18 pessoas mortas em casa, quatro delas só no passado sábado, duas em Lisboa, uma em Viseu e outra em Espinho. Para o Padre Lino Maia, sempre que é descoberto um idoso morto em casa é porque houve algo que falhou no apoio social e que tem de mudar: “é importante que os nossos idosos mereçam maior atenção por parte de todos, da respectiva família, que lhe devem muito, e de toda a comunidade que tem deveres para com eles”.
  • Leiria: Surdos vão ter missas traduzidas em língua gestual

    A Sé de Leiria estreou no passado sábado a celebração regular de eucaristias com recurso à tradução em língua gestual portuguesa, permitindo aos surdos uma participação mais consciente nas missas, disse à agência Lusa o vigário paroquial, José Augusto Rodrigues.
  • Comunidades intermunicipais descontentes com encerramento da delegação da Lusa

    A Comunidade Intermunicipal do Baixo Mondego (CIM-BM) aprovou no passado dia 26 de Janeiro uma moção em que demonstra a sua preocupação com o encerramento da delegação da Agência Lusa em Coimbra.
  • Cantanhede: Álvaro Santos Pereira visitou as instalações do Biocant

    Cantanhede_ministro_BiocantO ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, esteve no passado dia 27 de Janeiro, em Cantanhede e visitou as instalações do Biocant. Durante a visita, teve a oportunidade de conhecer o edifício sede, onde está instalado o Centro de Ciência Júnior, ao Biocant – Centro de I&D.
  • Montemor-o-Velho: Europeu de Canoagem vai reunir mais de mil atletas de 35 países

    O Centro de Alto Rendimento (CAR) de Montemor-o-Velho, no rio Mondego, vai receber de 9 a 15 de Julho o Campeonato Europeu de canoagem em sub-23 e juniores, que vai reunir mais de mil atletas de 35 países.
  • Penacova: Câmara isenta de taxas empresas que se instalem no concelho

    As empresas que se instalarem no Parque Industrial de Alagoa, em Penacova, vão ter isenção de taxas de licenciamento e da derrama, apoios que a Câmara criou com o objectivo de estimular a criação de emprego no concelho.
  • Montemor: Escola Profissional solidária com carenciados

    Montemor Escola_Profissional solidaria_carenciadosA Associação Diogo de Azambuja (ADA), através da sua Escola Profissional (EPM) distribuiu, dia 25 de Janeiro, o produto da campanha de solidariedade “Por um sorriso” que decorreu de 9 de Dezembro de 2011 a 12 de Janeiro de 2012.
  • Ramal da Lousã: Movimento Cívico promove exposição de memórias e da luta em defesa da ferrovia

    O Movimento Cívico de Miranda do Corvo, Lousã, Coimbra e Góis anunciou no passado dia 25 de Janeiro que vai realizar uma exposição sobre as memórias do ramal da Lousã, o projecto Metro Mondego e a luta desenvolvida pelas populações em defesa da ferrovia.
  • Santuário da Senhora do Círculo: sacerdote desiste da queixa mediante o pedido de desculpas

    Santuario_CirculoComo muitos leitores estarão lembrados, alguns membros do Santuário da Senhora do Círculo da paróquia de Furadouro - Condeixa lançaram calúnias graves sobre a honestidade do então pároco, Pe. Amílcar dos Santos Neves, o que o levou a recorrer aos tribunais para que a sua honra fosse reposta.
  • Vida e Obra de Mário Dionísio expostas na Biblioteca Municipal

    No dia 2 de Fevereiro, quinta-feira, é inaugurada na Biblioteca Municipal de Coimbra (BMC) a exposição “Mário Dionísio – Vida e Obra”, organizada pela Casa da Achada – Centro Mário Dionísio e do Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra, com o apoio da BMC e do CEIS20 – Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX.
  • Condeixa: Sinais de trânsito georreferenciados

    A Câmara Municipal de Condeixa elaborou um Plano de Segurança Rodoviário que prioriza, entre outras medidas, a georreferenciação de toda a sinalização rodoviária existente no Concelho.
  • Utentes dos transportes públicos de Coimbra em protesto amanhã

    Utentes dos transportes públicos de Coimbra deverão concentrar-se em frente à Câmara Municipal, amanhã, dia 3 de Fevereiro, pelas 17h00. Trata-se de uma acção definida na última semana, durante um plenário organizado pelo movimento de cidadania Acampada de Coimbra.
  • Estudantes manifestaram-se contra aumento de preço do passe escolar

    Manif_estudantes (4)Algumas centenas de alunos manifestaram-se no passado dia 27 de Janeiro em Coimbra contra o aumento do preço do ‘Passe Escolar 4-18’ e entregaram na Câmara Municipal um documento, assinado por cerca de 1.600 estudantes, contestando a medida.
  • Tribunal de Contas detecta derrapagem nos custos do novo Pediátrico

    Hospital Pediatrico 6O relatório da auditoria feita pelo Tribunal de Contas à construção do novo Hospital Pediátrico de Coimbra concluiu que existem ilegalidades no ajuste directo de trabalhos a mais, no valor de 8,4 milhões de contos.
  • Corrida Mundial da Harmonia passa por Coimbra

    A Corrida Mundial da Harmonia passa por Coimbra no próximo dia 24 de Fevereiro.
  • Universidade de Coimbra vai divulgar o primeiro medicamento que desenvolveu

    O reitor da Universidade de Coimbra anunciou que a instituição vai divulgar um novo medicamento, que desenvolveu, e que representará “grandes ganhos para o país e para o Serviço Nacional de Saúde”.
  • Reitor da Universidade de Coimbra promete não aumentar propinas

    Joao GabrielO reitor da Universidade de Coimbra (UC) prometeu aos estudantes que não aumentará as propinas, respondendo ao repto lançado pelo novo presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC), no acto de posse deste.
  • Ateliê de contos para avós e netos

    Uma tarde por semana, a associação “Prazer em Conhecer”, situada no Centro Comercial Girassolum, terceiro piso, Estúdio 330, propõe no mês de Fevereiro um ateliê de contos para avós e netos.
    Este ateliê irá decorrer às terças-feiras entre as 17 e as 18 horas e a narração e dramatização estará a cargo da actriz Mónica Gomes.
  • Inventos de Leonardo Da Vinci expostos no Colégio da Graça

    Nos claustros do Colégio da Graça, na sede do Núcleo de Coimbra da Liga dos Combatentes (Rua da Sofia), está patente desde da passada segunda-feira uma exposição com duas dezenas e meia de maquetas das fantásticas máquinas inventadas por Leonardo Da Vinci.
  • João Gabriel Silva defende maior financiamento para sector enquanto gerador de riqueza

    O reitor da Universidade de Coimbra (UC), João Gabriel Silva, defendeu no passado dia 24 de Janeiro um maior financiamento para as universidades enquanto sector capaz de gerar riqueza e apelou à coesão como forma de ultrapassar as dificuldades. “Enquanto nós, sector universitário, formos tratados muito bem em palavras mas igual aos outros em orçamento não atingimos o ponto em convencer a sociedade de que deve apostar mais nos sectores que trazem a promessa de sair das dificuldades e menos nos que não trazem essa promessa”, afirmou o reitor, na tomada de posse do novo director da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC), Luís José Proença de Figueiredo Neves.
  • Luzio Vaz perpetuado nos jardins da Associação Académica

    O nome do falecido António Luzio Vaz, que durante 30 anos foi administrador dos Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra, foi dado aos Jardins da Associação Académica. Na véspera do dia em que Luzio Vaz faria 71 anos, a Direcção-Geral da Associação Académica de Coimbra (AAC) entendeu prestar homenagem ao seu sócio-honorário, numa cerimónia que decorreu mo dia 26 de Janeiro nos jardins da sede da associação.
  • Docente da Faculdade de Economia diz que classe média poderá desaparecer

    A classe média como a conhecemos em Portugal pode desaparecer como consequência da crise económica que o país atravessa, disse à agência Lusa o sociólogo Elísio Estanque, no lançamento do seu livro “A Classe Média: Ascensão e Declínio”. A classe média “está em risco de um empobrecimento muito rápido” que pode levar a um “descontentamento mais amplo na sociedade portuguesa” e ao “enfraquecimento do sistema económico e do sistema democrático”, explica o docente e investigador da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra no mais recente seu livro.
  • Ministro da Solidariedade de visita a Coimbra

    O ministro da Solidariedade e Segurança Social, Luís Pedro da Mota Soares esteva na passada semana em Coimbra. No seu périplo pela cidade, visitou a Fundação Beatriz dos Santos, em Lordemão, onde se procedeu ao lançamento da primeira pedra do Lar de Idosos, presidiu à cerimónia de inauguração da Creche-Berçário da Previdência Portuguesa, na Rua Gonte do Castanheiro, Arregaça, e participou na sessão solene evocativa do 512.º aniversário da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra, numa cerimónia presidida pelo Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes. Pedro Mota Soares realçou a necessidade de “mudar o paradigma” da relação entre o Estado e as instituições sociais, deixando o primeiro de olhar para as segundas com “desconfiança ou superioridade” mas com “confiança” e como “parceiras com objectivos comuns”.
  • Situação económica e social de Portugal e da Europa debatida em Coimbra

    “Há luz ao Fundo do Túnel? Este é o mote de um ciclo de conferências que se inicia amanhã em Coimbra, numa organização do economista Miguel Fonseca e do Clube MBA da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). O primeiro convidado, é António Lobo Xavier, com o ex-ministro das Finanças António Teixeira dos Santos a encerrar o ciclo de 2012, a 15 de Junho. O objectivo, explicam os responsáveis, “é que se fale dos desafios de Portugal e que a economia portuguesa tem de ultrapassar para chegar a bom porto”.
  • Mário Soares diz que Portugal não pode obedecer à troika como se fosse um “criado”

    O antigo presidente da República Mário Soares no passado dia 26 de Janeiro, em Coimbra, que Portugal não pode “aceitar cegamente” o que diz a troika e obedecer como se “fossemos uns criados”. Mário Soares, que falou sobre “A crise da Europa e Portugal”, numa conferência promovida pela Fundação Inês de Castro, criticou as medidas de “destruição” do Serviço Nacional de Saúde, a falta de financiamento das universidades e a forma como o Governo trata os sindicatos e os militares. Para Mário Soares, o mais importante neste momento, “é promover o aumento do crescimento e fazer com que o desemprego diminua acentuadamente”. Segundo o fundador do PS, se a União Europeia não mudar o paradigma de desenvolvimento vai entrar em colapso. Mostrando-se esperançado numa mudança europeia, o antigo presidente da República disse ser necessário que o Banco Central Europeu (BCE) emita moeda, como faz o banco central de Inglaterra, “que quando está aflito fabrica notas”. “Porque não havemos de fabricar euros, quando isso acontecer o problema desaparece. Agora estarmos a receber dinheiro de uma empresa que quer ganhar dinheiro à nossa custa com empréstimos a juros de 6, 7, 8 e 10 por cento”, enfatizou Mário Soares.
  • Sugestões para o Ano da Fé

    Foi publicado um documento da Congregação romana para a doutrina da fé que apresenta sugestões práticas para viver o Ano da Fé, proclamado por Bento XVI na carta apostólica «Porta da fé», de 11 de Outubro passado.
  • A vitamina C

    As vitaminas são substâncias que o organismo humano não é capaz de formar, pelo que têm de ser fornecidas através da alimentação.
  • Bênção das crianças em Ansião

    Como já é costume desde há bastantes anos, a Equipa da Pastoral Familiar de Ansião vai promover no próximo dia 5 de Fevereiro uma festa com as crianças dos 3 aos 6 anos, que ainda não entraram na catequese ou no 1.º ciclo da Escola.
  • Encontro Vocacional - Alterações

    Chegou a estar planeada pelo Secretariado Diocesano de Catequese uma Peregrinação Catequético/Vocacional a pé a Fátima, mas por razões de logística de última hora teve que ser cancelada.
  • Santuário da Senhora do Círculo: sacerdote desiste da queixa mediante o pedido de desculpas

    Como muitos leitores estarão lembrados, alguns membros do Santuário da Senhora do Círculo da paróquia de Furadouro - Condeixa lançaram calúnias graves sobre a honestidade do então pároco, Pe. Amílcar dos Santos Neves, o que o levou a recorrer aos tribunais para que a sua honra fosse reposta.
  • Apóstolo dos leprosos chineses

    padre Ruiz SuarezAcabei de saber que faleceu há pouco tempo o Padre Luiz Ruiz Suarez, cujo testemunho de entrega aos leprosos já aqui publiquei.
  • Trabalho religioso

    O Supremo Tribunal dos Estados Unidos estabeleceu que “as igrejas — e não os tribunais — são os melhores juízes para decidir que funcionários e outros trabalhadores religiosos elas devem contratar ou demitir”. De acordo com o tribunal não é competência do Judiciário julgar disputas de trabalho que envolvam as igrejas.
  • Orientação Familiar

    Um estudo recente indica que 80 por cento dos matrimónios que vão aos Centros de Orientação Familiar (COF) da Igreja Católica conseguem superar seus problemas, conforme assinala a perita em Psicoterapia Breve e orientadora familiar Marta Pedraz no número deste mês da revista “Palavra”, diante do aumento de 3,9 por cento em 2010 das rupturas matrimoniais na Espanha, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE) da Espanha.
  • Dia Mundial dos Leprosos

    LeprososDomingo, dia 29 de Janeiro, celebra-se o Dia Mundial dos Leprosos, o qual foi instituído pela ONU, em 1954, a pedido de Raoul Follereau, o Apóstolo dos Leprosos do século XX.
  • Ao calor da fogueira (29 de Janeiro de 2012)

    – O Tio Ambrósio também não ficou muito contente com aquele desabafo de Sua Excelência o Senhor Presidente da República, Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva…
  • As crianças e a tv

    TvTêm sido feitos muitos estudos sobre a TV e as crianças e todos estão de acordo em dizer que os pais têm de dosear a mesma para os seus filhos. Há crianças que passam horas e horas diante de um ecrã a ver todo o género de coisas. Será que o cérebro humano tolera esta sobrecarga de estímulos?
  • Domingo V do Tempo Comum (5 de Fevereiro de 2012)

    Entrada
        Vinde, prostemo-nos em terra     CEC II. 25
        Eu sou a salvação do meu povo    CEC II 118
        Deus vive na sua morada Santa    NCT 217/CEC II 83
  • Diocese de Coimbra prepara celebrações jubilares de São Teotónio

    Anselmo Gaspar“Vão ser evidenciados os aspectos pelos quais o primeiro Prior de Santa Cruz mais se preocupou ao longo da sua vida: a espiritualidade e a cultura” – afirmou ao nosso jornal o Padre Anselmo Gaspar, Pároco de Santa Cruz.
    . A Diocese de Coimbra e três das suas instituições (a Paróquia de Santa Cruz, o Colégio de S. Teotónio e o Instituto Superior de Estudos Teológicos) vão promover um vasto programa celebrativo dos 850 anos da morte do primeiro santo português, São Teotónio. Do programa, o destaque é para o Pontifical a celebrar, em Santa Cruz, no dia 19 de Fevereiro, sob a presidência do Bispo de Coimbra.
  • D. Virgílio na Formação Permanente do Clero

    D. Virgilio_Mira“Temos que valorizar a Palavra de Deus na liturgia, na catequese e na vida pessoal”

    Durante quatro dias cerca de uma centena de padres participaram, na Praia de Mira, no Encontro de Formação do Clero, este ano sobre a Palavra de Deus e a Evangelização. Na conferência final, o Bispo de Coimbra pediu uma valorização da Palavra de Deus nos diversos sectores da vida da Igreja.
  • No âmbito das comemorações dos cinquenta anos dia Igreja de S. José

    Frei Fernando Ventura2Frei Fernando Ventura diz que é preciso criar redes de solidariedade

    Frei Fernando Ventura pediu na passada sexta-feira à comunidade paroquial de S. José para iniciarem uma “revolução em Coimbra” de modo a que possam dizer à toda agente que é possível mudar de atitude.
  • Pastoral Juvenil prepara Grande Encontro de Jovens

    “Vede como eles se amam”: Eu gosto!” é o lema escolhido pelo Secretariado da Pastoral Juvenil (SDPJ) para celebrar o III Grande Encontro dos Jovens da Diocese de Coimbra, a realizar no Seminário de Coimbra, nos dias 2 e 3 de Junho 2012.
  • NEM SÓ DE PÃO…(5 de Fevereiro de 2012)


    Todos te procuram, Senhor!Reunimo-nos como comunidade de Jesus Cristo presente num mundo cheio de problemas e de carências. O nosso mundo precisa de libertação.
  • Domingo V do Tempo Comum (5 de Fevereiro de 2012)


    A Palavra de Deus
  • Fé e Compromisso - UMA SOCIEDADE IMORAL

     

    . José Dias da SilvaJose Dias 2

    Depois de ter falado da necessidade de um diálogo sério entre todos para construirmos uma sociedade mais justa, passo a uma outra exigência: a da conversão ou mudança do estilo de vida.
  • Evocação de António de Vasconcelos no 70.º aniversário da sua morte

    . Manuel Augusto RodriguesManuel Augusto Rodrigues

    A “Revista Portuguesa de História” dedica o seu vol. 42 ao centenário da Faculdade de Letras e aos 70 anos da fundação da mesma revista e do falecimento do Doutor António Garcia Ribeiro de Vasconcelos. A apresentação terá lugar no dia 25 de Janeiro de 2012, às 17 horas, na Sala Gama Barros da FLUC.
  • Barrigas de Aluguer

    . Catarina Nicolau Campos

    Assim como chove lá fora, hoje também chove no meu coração.
  • Uma vida a preto e branco

    . Nuno Santos Nuno Santos

    Há vidas assim – a preto e branco. Vidas sem cor, apenas com contrastes. Vidas, gestos, ritos, celebrações… que são inflexíveis e completamente previsíveis… sem alegrias e com muita ‘etiqueta’. Há vidas, gestos e palavras que nem sequer têm a humildade do cinzento, da indefinição, do inacabado, do ‘a caminho’.
  • As obras na Sé Velha

    . João Evangelista R. JorgeJoao Evangelista R. Jorge

    Se integrarmos na designação genérica de obras todos as necessidades de manutenção e restauros podemos afirmar que assim as obras nunca acabam. Algumas atrasam-se mais e há demoras que agravam os problemas, simples no princípio, mas penosos e complicados no fim. Todos os dias somos perguntados sobre o andamento das obras da Sé Velha.
  • Maternidade para substituição

    . Daniel Serrão

    Por esta designação — mais adequada que a vulgar “barriga de aluguer” — entende-se a indução de gravidez numa mulher, pelo processo de transferência de um embrião constituído em laboratório, com o compromisso, contratualizado, de que a criança que venha a nascer será entregue a outrem.
  • Nigéria: mais de 200 pessoas vítimas de ataques de fundamentalistas islâmicos

    O bispo da cidade nigeriana de Kano, D. John Namaza Niyiring, disse no passado dia 23 de Janeiro que a população está ainda em “choque” após os ataques de fundamentalistas islâmicos que provocaram mais de 200 mortes desde do passado dia 21.
  • Governo distingue 50 anos da Obra Católica das Migrações

    O Governo irá distinguir a Obra Católica Portuguesa das Migrações para reconhecer “de forma mais solene” o trabalho realizado ao longo das últimas décadas, disse Feliciano Barreiras Duarte.
  • Imagem resgatada do navio Costa Concordia é de Nossa Senhora de Fátima

    Imagem N.Sra_Fatima_ConcordiaO Santuário de Fátima confirmou, em comunicado, que a imagem da Virgem Maria resgatada intacta no passado sábado do navio Costa Concordia, naufragado junto da ilha de Giglio, Itália, é “uma réplica da imagem da Capelinha das Aparições”.
  • Igreja felicita Guimarães por ser Capital Europeia da Cultura

    O Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura divulgou no passado dia 20 de Janeiro um documento onde saúda Guimarães Capital Europeia da Cultura e afirma que Portugal “precisa dos artistas” e deve valorizar o seu trabalho, mesmo em tempo de crise.
  • Bispo de Bragança quer contrariar abandono de jovens e idosos nos hospitais da região

    O bispo da diocese de Bragança-Miranda prometeu no passado dia 21 de Janeiro o empenho da Igreja Católica para contrariar o abandono de jovens e idosos nos hospitais, identificado como um dos principais problemas sociais que afectam a região.
  • Concertação social: Governo vai reduzir feriados civis e religiosos em número igual

    O Governo português vai “manter a simetria entre feriados civis e religiosos” a eliminar no calendário nacional.
  • Director do Instituto Geográfico demite-se com duras críticas a Assunção Cristas

    O director do Instituto Geográfico Português demitiu-se manifestando “estranheza” e “desencanto” com a ministra Assunção Cristas e alegando nunca ter sido ouvido sobre a nova orgânica do Ministério da Agricultura, que considera “redutora” e “minimalista”. Na carta enviada na semana passada a Assunção Cristas, a que a Agência Lusa teve acesso, Mourato Nunes, tenente-general e também ex-comandante geral da GNR, considera mesmo que a nova orgânica do Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território (MAMAOT) - onde o Instituto Geográfico Português (IGP) é extinto e integrado na Direcção-Geral do Território - representa “uma oportunidade perdida” e “não serve os interesses do país”.
  • População residente em Portugal diminuiu pela primeira vez desde anos 90

    A mudança de comportamentos sociais e o aumento da longevidade explica, em parte, diminuição da população, revela o Anuário Estatístico de Portugal 2010. O relatório também conclui que desceram os casamentos e aumentaram os divórcios. O documento divulgado esta segunda-feira informa que “a população estimada é ligeiramente inferior à de 2009, o que se traduz pela taxa de crescimento efectivo de -0,01%”.
  • Farmácias podem vender o mesmo medicamento a preços diferentes

    As farmácias estão a vender, em alguns casos, o mesmo medicamento a preços diferentes, um mais barato para as novas embalagens com os novos preços e outro mais caro para as embalagens que ainda têm afixado o preço antigo.
  • Cavaco Silva condecora arquitecto Souto Moura

    O presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, condecorou no passado dia 20 de Janeiro , no Porto, o arquitecto Eduardo Souto de Moura, prémio Pritzker 2011, com o título de Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada.
  • Exército regista maior número de saídas desde 2007

    O Exército Português registou 333 passagens à reserva em 2011, o número mais elevado desde 2007, e no conjunto dos três ramos houve 1193 militares a abandonar as Forças Armadas. As 333 passagens à situação de reserva distribuíram-se por 116 oficiais, 216 sargentos e 1 praça, segundo dados enviados à Agência Lusa.
  • Mais de 5700 exames para saber quem é o pai da criança

    Mais de 5700 exames de paternidade foram realizadas no Instituto Nacional de Medicina Legal, em 2011, a esmagadora maioria dos quais a pedido dos tribunais. No ano passado, foram realizados 5709 exames de investigação biológica de parentesco, relativos a 1217 processos, segundo Francisco Corte-Real, do Instituto Nacional de Medicina Legal.
  • Subsídio de desemprego reduzido para 18 meses

    O Governo aprovou, no passado dia 19 de Janeiro, em Conselho de Ministros, as novas regras para a atribuição do subsídio de desemprego que reduzem a prestação para 18 meses, mas admitem o alargamento até aos 26 meses para quem tenha mais de 50 anos.
  • Transportes aumentam a partir do dia 1 de Fevereiro

    Os preços dos transportes públicos vão aumentar, a partir de 1 de Fevereiro, em média cinco por cento e os privados quatro por cento, anunciou o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro. De fora destes aumentos ficam os passes mensais dos autocarros e metros de Lisboa e Porto.
  • Guimarães é Capital Europeia da Cultura

    Guimarães Capital Europeia da Cultura arrancou no passado dia 21 de Janeiro com uma cerimónia de abertura marcada pela actuação de vários músicos e por um espectáculo de rua dos Fura del Baus, na Praça do Toural. A abertura contou com a presença do Presidente da República, Cavaco Silva, com o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso e da Assembleia da República, Assunção Esteves.
  • Governo quer desburocratizar o voluntariado

    O ministro da Solidariedade e Segurança Social, Pedro Mota Soares, anunciou no passado dia 20 de Janeiro a intenção do Estado de “desburocratizar” o voluntariado, permitindo que mais instituições possam usufruir do “valor acrescentado” que estas pessoas representam para a sociedade. Pedro Mota Soares falava na cerimónia de comemoração do quinto aniversário da Confederação Portuguesa do Voluntariado (CPV), que teve lugar na sede nacional do Corpo Nacional de Escutas, em Lisboa. Pedro Mota Soares considera que a “legislação com 13 anos” que o nosso país tem deve ser actualizada, apesar de ainda “estar à frente de muitos países europeus que nem sequer têm legislação sobre o voluntariado”.
  • Há menos 11 mil crianças no IRS de 2011

    Desde que, em 2011, passou a ser obrigatório número de contribuinte para que filhos constassem da declaração de rendimentos, desapareceram 111.400 dependentes das declarações de IRS. Os contribuintes que declararem dados incorrectos ao fisco, como filhos inexistentes ou filhos a dobrar, vão ter de devolver o dinheiro do IRS ganho indevidamente, acrescido das devidas penalizações, de acordo com o fiscalista Nuno Sampayo Ribeiro. O Jornal de Negócios adianta na sua edição de 23 de Janeiro que a “autoridade tributária verificou que desapareceram [em 2010], 111 mil crianças, sendo que uma boa parte destas servia para reduzir a factura de IRS da família”.
  • Mortágua: Envio Missionário do Padre Marcelo

    Marcelo_EnvioMissionarioO Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes presidiu no dia 8 de Janeiro deste ano, na igreja paroquial do Sobral, concelho de Mortágua ao envio missionário do Padre Marcelo Fonseca Oliveira.
    O Padre Marcelo Fonseca Oliveira nasceu no Luxemburgo. Desde os dois anos e meio viveu em Vila Nova, Sobral.
  • Miranda do Corvo: Nasceram três bebés de ursos pardos no Parque Biológico da Serra da Lousã

    Ursos pardosA fêmea “Berta”, do casal de ursos pardos, deu à luz no dia 12 Janeiro três pequenas crias que “vão atrair as atenções de miúdos e graúdos que visitem o Parque Biológico da Serra da Lousã, em Miranda do Corvo”, acreditam os responsáveis pelo espaço.
  • Carapinheira: Cruz Vermelha tem mais 13 voluntários

    carapinheira_voluntariosCVPA delegação da Carapinheira da Cruz Vermelha Portuguesa, no dia 22 de Janeiro, esteve em festa. Em causa esteve a cerimónia de compromisso de honra de 13 novos voluntários e a inauguração das obras de recuperação da sede.
  • Cantanhede: Expofacic 2012 realiza-se de 25 de Julho a 5 de Agosto

    A XXII Expofacic decorre de 25 de Julho a 5 de Agosto, aumentando assim a duração em dois dias relativamente às últimas edições.
  • Louriçal: Junta de Freguesia quer homenagear o biscoito

    Perpetuar o “ícone da gastronomia local na consciência colectiva concelhia e nacional” é o objectivo da Junta de Freguesia do Louriçal ao promover um concurso de ideias para um monumento ao biscoito.
  • Ansião: Governo inaugura Praça do Município

    O ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, e o secretário de Estado da Administração Local, Paulo Júlio, vão presidir à inauguração da renovada Praça do Município em Ansião.
  • Lixo vai gerar energia eléctrica em Vil de Matos

    O Centro integrado de tratamento de resíduos sólidos urbanos de Vil de Matos, em Coimbra, um dos dois que a ERSUC está a construir na região Centro, deverá estar em fase de ensaios ainda este trimestre.
  • Transplantes hepáticos pediátricos vão ser retomados em Coimbra a partir de Março

    Hospital Pediatrico 6O ministro de Saúde lamentou a morte da bebé portuguesa que fez um transplante de fígado em Espanha e garantiu que há condições para reactivar em Março, em Coimbra, o programa de transplantes hepáticos pediátricos.
  • Obras na Ponte-Açude provocam cancelamento de viagens de autocarros

    Ponte_AcudeAs obras na Ponte Açude, no IC2, em Coimbra, estão a provocar atrasos em toda a rede de transportes urbanos, anulando mensalmente 130 a 140 viagens dos SMTUC, afectando também autocarros da rede expresso.
  • Teatro Académico de Gil Vicente cria Centro de Dramaturgia Contemporânea

    Teatro Gil VicenteO Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) criou um Centro de Dramaturgia Contemporânea ligado à Universidade de Coimbra (UC), para promover a formação, criação, divulgação e reflexão sobre o teatro.
  • Câmara de Coimbra promove esterilização de animais vadios para travar abandono

    A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) lançou uma campanha de esterilização de animais vadios adoptados, para estancar o aumento do número de cães e gatos que chegam ao centro de recolha municipal, cerca de 1.700 o ano passado.
  • Saúde em Português atribui Tributo de Mérito a Carmona da Mota

    A Saúde em Português – Associação de Profissionais de Cuidados de Saúde dos Países de Língua Portuguesa vai atribuir o Tributo de Mérito a Carmona da Mota. A cerimónia terá lugar amanhã, dia 27 de Janeiro de 2012, pelas 18H15, no auditório do Hospital Pediátrico Carmona da Mota, em Coimbra. O Tributo de Mérito Saúde em Português é um louvor e prémio não pecuniário, atribuído por Saúde em Português, dedicado a personalidades e instituições que têm ou tiveram papel importante no âmbito das acções desenvolvidas por esta organização ao longo dos 18 anos de existência da Saúde em Português. A associação vai distinguir o médico pediatra “pelo seu perfil científico, humanitário e de solidariedade”, revela em nota à imprensa. Henrique Carmona da Mota foi director de serviço do Hospital Pediátrico de Coimbra e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
  • Abílio Hernandez Cardoso diz que Coimbra não fez nada para ser capital europeia da cultura

    O presidente da Capital Nacional da Cultura (CNC) Coimbra2003, Abílio Hernadez Cardoso, classifica como “excelente” a escolha de Guimarães para capital europeia da cultura deste ano. Coimbra “sabia, desde 1999, que em 2012 uma cidade portuguesa iria ser capital europeia da cultura”, e, “para minha surpresa, não fez nada para merecer” ser seleccionada, lamentou. “Nem sequer tirou partido do facto de ter sido CNC”, sublinhou Abílio Hernandez, que não compreende, por isso, a razão pela qual “Coimbra ficou surpreendida e indignada, quando soube da escolha de Guimarães”.
  • Universidade de Coimbra tem cerca de 21 mil cartas de curso por emitir

    A Universidade de Coimbra (UC) tem actualmente cerca de 21 mil cartas de curso por emitir, com o processo de elaboração dos “canudos” atrasado desde 2003, revelou a vice-reitora Madalena Alarcão. “É um processo moroso e muito caro”, disse Madalena Alarcão à agência Lusa. Antigos estudantes da UC licenciados em 2003/2004 criaram um movimento no Facebook e têm protestado nesta rede social por lhes terem sido enviado, entretanto, cartas de curso segundo o modelo simplificado.
  • Farmacêutica dos HUC condenada por tráfico e peculato

    A farmacêutica dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) que roubou cocaína da instituição foi condenada no passado dia 18 de Janeiro a uma pena de prisão de cinco anos, que ficará suspensa por igual período. Acusada pela prática de um crime de tráfico de droga qualificado e de outro de peculato na forma continuada, a arguida, de 47 anos, viu o Tribunal de Coimbra condená-la pelo crime e tráfico “simples” e de peculato. O tribunal deu assim como provado que a farmacêutica subtraiu, durante cerca de um mês, 40 gramas de cocaína. Quantidade essa que daria para 217 doses e que seria humanamente impossível de ser usada, naquele período, apenas para consumo. Daí a condenação por tráfico.
  • Mário Soares debate a crise na Quinta das Lágrimas

    O antigo Presidente da República é o convidado da próximoa quinta-feira à noite da Fundação Inês de Castro. “A crise europeia e Portugal” é o tema que Mário Soares vai abordar no jantar-conferência que se realiza na Quinta das Lágrimas. Além de fundador do Partido Socialista, Soares dói ministro dos Negócios Estrangeiros, deputado, primeiro-ministro, Presidente da República e ainda deputado do parlamento Europeu. Apesar de não ter sido apoiante do António José Seguro na última eleição dos socialistas, Mário Soares tem se desdobrado em intervenções na defesa da unidade do partido.
  • Bombeiros Voluntários pedem apoio para a construção do novo quartel

    Atendendo às dificuldades com que se debatem e ao contexto sócio-económico da corporação, os Bombeiros Voluntários de Coimbra apelam ao apoio da população da cidade para a construção do novo quartel. Para o efeito lançaram uma declaração de apoio à iniciativa para subscrição pública e que se encontra disponível na sede da associação, na Avenida Fernão de Magalhães. Os interessados podem igualmente manifestar a vontade de assinar aquela declaração através do correio electrónico para  email: bombvolcoimbra@gmail.com; http://www.causes.com/causes/64671-novo-quartel-dos-bombeiros-volunt-rios-de-coimbra.
  • Antigo director da Judiciária de Coimbra candidata-se à Associação Sindical de Juízes

    Mouraz Lopes, antigo director da Polícia Judiciária de Coimbra, é candidato à Associação Sindical de Juízes Portugueses (ASJP) com o propósito de restabelecer a confiança dos cidadãos na Justiça. O magistrado que apresentou o seu programa eleitoral na passada sexta-feira, na Quinta das Lágrimas, defende a criação de um observatório dos direitos humanos e a elaboração de uma Carta dos Direitos dos Cidadãos perante a Justiça. As eleições decorrem no dia 24 de Março.
  • Gonçalo M. Tavares vence prémio literário Fundação Inês de Castro

    O escritor Gonçalo M. Tavares venceu a quinta edição do prémio literário Fundação Inês de Castro, de Coimbra, com o romance “Uma Viagem à Índia”. O júri do prémio atribuiu ainda um Tributo de Consagração a Fernando Echevarría, 82 anos, pelo conjunto da obra literária. O júri do prémio Fundação Inês de Castro integrou José Carlos Seabra Pereira, Mário Cláudio, Fernando Guimarães, Frederico Lourenço e Pedro Mexia. O romance “Uma Viagem à Índia”, editado em 2010, tem por referência “Os Lusíadas”, mas é “uma narrativa de uma viagem contemporânea, no século XXI”, como explicou o autor à agência Lusa quando o livro foi lançado. O escritor receberá o prémio, que inclui uma escultura de João Cutileiro, a 4 de Fevereiro na Quinta das Lágrimas. Gonçalo M. Tavares nasceu em Angola, em 1970, e já recebeu vários prémios, nomeadamente o Prémio José Saramago 2005 e o Prémio LER/Millennium BCP 2004, ambos para o romance “Jerusalém”.
  • O fim do mundo

    maiaHá coisas que não me cabem na cabeça. Uma delas é que haja seitas ditas cristãs que volta e meia anunciem o fim do mundo e mesmo depois de os anúncios não terem dado certo, insistam no mesmo erro. Se a Bíblia não nos dissesse nada sobre esse assunto, ainda se podia compreender.
  • O mel

    O mel foi o principal adoçante na Europa até o século XVI. Depois apareceu o açúcar que se foi popularizando, embora com características terapêuticas pobres. O mel líquido mais comum é centrifugado (para ser removido o favo), pasteurizado, coado, filtrado e e engarrafado.
  • Um Natal diferente

    Durante a Missa de Natal, o sacerdote italiano Maurizio de Sanctis, pároco na igreja Santa Rosa da cidade de Livorno (Itália), anunciou que tinha salvado uma criança de ser abortada e a “adoptou” oferecendo ajuda económica aos pais.
  • Opus Dei

    O vigário regional em Portugal da Opus Dei afirma que no Parlamento “só um deputado”, Mota Amaral, do Partido Social Democrata, pertence a esta instituição da Igreja Católica.
  • Falta de água

    A falta de acesso a água potável causa, em todo o mundo, mais de um milhão de mortes por ano.
  • Novos pobres em Portugal

    A Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN, sigla em inglês) defendeu a adopção de medidas estruturais que permitam travar o “crescimento do risco de pobreza” em Portugal, sobretudo entre as camadas mais jovens.
  • ISET organiza um congresso sobre a vida e o tempo de S. Teotónio

     

    - “Um homem, mesmo que seja um santo, tem sempre que ser situado na época em que viveu” – afirmou ao nosso jornal o Padre A. Jesus Ramos, director do ISET e professor de História da Igreja no mesmo Instituto.
  • Domingo IV do Tempo Comum (29 de Janeiro de 2012)

    Entrada
       Salvai-nos, Senhor ............................................ CEC II. 23
       Alegre-se o Coração........................................ CEC II 134
       Ao Deus do universo............................................ NCT 280
  • Semana da Unidade dos Cristãos

    Manuel Augusto Rodrigues




    . Manuel Augusto Rodrigues

    Como já vem sendo costume, a Semana da Unidade dos Cristãos de 2012 decorre de 18 a 25 de Janeiro segundo a proposta feita por Paul Wattson em 1908. Este ano o tema escolhido reporta-se a uma passagem do texto da 1.ª Carta de S. Paulo aos Coríntios, 15, 51-58 onde se lê: «Todos seremos transformados (“allagesómetha”) pela vitória de Nosso Senhor Jesus Cristo» O livro-guia da celebração contém partes litúrgicas, musicais, históricas e parenéticas, e momentos de oração, de reflexão e de interpelação espiritual. Podemos considerá-lo um excelente compêndio de doutrinação dominado pela exploração de muitos textos escriturísticos aos quais os seus autores souberam dar grande unidade e admiráveis pontos de meditação.
  • Mensagem do Presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios para a Semana do Consagrado 2012

    A Vida Consagrada no coração da evangelização - 50 anos depois do começo do Concílio Vaticano II
  • Homilia do bispo de Coimbra na solenidade de Santa Maria Mãe de Deus - Dia Mundial da Paz

    A Igreja dedica o primeiro dia do ano a Santa Maria, Mãe de Deus, a rainha da Paz e Mãe do Príncipe da Paz. Em ambiente natalício, recordamos o anúncio dos Anjos na noite de Belém e o seu canto de glória a Deus no Céu e paz na terra aos homens.
  • Homilia dos Mil e cem anos da Fundação da Igreja Paroquial de S. Pedro de Lourosa

    II DOMINGO COMUM B
  • Missa deve ser o “ponto mais alto” da oração cristã, diz Papa

     

    Bento XVI afirmou no passado dia 11 de Janeiro, no Vaticano, que a missa é fundamental para o cristianismo e alertou para a necessidade de a comunhão eucarística ser preparada com a confissão das faltas. A participação na eucaristia é “indispensável para a vida cristã” e deve constituir o “ponto mais alto” da oração, mas exige que os fiéis estejam “devidamente preparados, também com o sacramento da Penitência”, disse o Papa na audiência geral da passada semana. A catequese de Bento XVI incidiu sobre o momento “particularmente solene” da oração que Jesus, segundo a Bíblia, rezou durante a sua última ceia, refeição que marca a instituição da eucaristia, o mais importante dos sete sacramentos do catolicismo.
  • Próximo consistório com rito simplificado

    O Departamento para as Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice, organismo da santa Sé, anunciou que o próximo consistório, para a criação de 22 novos cardeais, vai ter um rito “simplificado”. As celebrações vão decorrer nos dias 18 e 19 de Fevereiro, incluindo a imposição do barrete e a entrega do anel cardinalício, bem como a atribuição de um título a cada cardeal, momentos que são unificados numa única cerimónia. Segundo o Vaticano, o consistório “não foi nunca considerado, historicamente, como um rito litúrgico, mas como uma reunião do Papa com os cardeais relativa ao governo da Igreja”. Além do consistório de dia 18, Bento XVI vai celebrar uma missa com os novos cardeais, entre os quais se inclui o português D. Manuel Monteiro de Castro, no dia seguinte. A partir do próximo mês, o colégio cardinalício passará a ter representantes de 70 países, 51 dos quais com cardeais eleitores, ou seja, com menos de 80 anos e, por isso, com direito a voto na eleição de um novo Papa (conclave).
  • Museus com 5 milhões de visitantes em 2011

     

    Os Museus do Vaticano superaram em 2011 a barreira dos cinco milhões de visitantes, um número “objectivamente impressionante”, afirma o seu director, Antonio Paolucci, em texto divulgado pelo portal de notícias ‘news.va’. Estes dados fazem com que o Vaticano tenha os quintos museus mais visitados da Europa, atrás do Louvre (Paris, França), do Museu Britânico (Londres, Reino Unido), do Hermitage (São Petersburgo, Rússia) e do Prado (Madrid, Espanha). “Cinco milhões de visitantes significam dez milhões de mãos que tocam ou podem tocar, dez milhões de pés que, dia após dia, consomem os pavimentos policromáticos e os mosaicos arqueológicos mais famosos do mundo”, escreve Paolucci.
  • Papa pede “renovação” social

    Bento XVI afirmou no passado dia 12 de Janeiro no Vaticano que a actual crise económica e financeira global pode ser ocasião para promover uma “verdadeira renovação da sociedade” que defenda o “bem integral da pessoa”. O Papa falava aos administradores da província de Roma, na Itália, que apresentaram os seus cumprimentos de Ano Novo, pedindo que a prioridade dos governantes não seja apenas a “retoma económica”, mas a criação de uma “sociedade mais justa, equitativa e solidária”.
  • Bento XVI condena violência e intolerância contra cristãos

    Bento XVI lamentou no passado dia 13 de Janeiro os episódios de “violência e intolerância” contra cristãos, em 2011, num discurso aos membros da Inspecção Geral de Segurança no Vaticano. “Muitas vezes, em várias partes do mundo, os cristãos foram objecto de represálias e atentados e pagaram com a vida a sua pertença a Cristo e à Igreja”, disse. Neste sentido, apelou ao “respeito recíproco”, desejando que “nenhum acto de violência seja levado a cabo em nome de Deus”. O Papa recordou ainda a mensagem que escreveu para o Dia Mundial da Paz 2012, celebrado a 1 de Janeiro, sublinhando a “importância da educação dos jovens para a justiça e a paz”.
  • Papa diz que migrantes são mais do que “números”

    Bento XVI recordou no passado domingo, no Vaticano, os “milhões de pessoas” que fazem parte do fenómeno das migrações, no mundo actual, sublinhando que as mesmas são mais do que “números”. “São homens e mulheres crianças, jovens e idosos que procuram um lugar para viver em paz”, disse o Papa, a respeito do Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, que a Igreja Católica celebrou, ao dirigir-se aos peregrinos reunidos na Praça de São Pedro, para a oração do Angelus.
  • NEM SÓ DE PÃO…(29 de Janeiro de 2012)

    Jesus ensina

    Da Liturgia da Palavra de hoje ressalta, como ideia primeira, a autoridade do ensino de Jesus. Já antes, no Antigo Testamento, os profetas tinham autoridade pata falar em nome do Senhor. E, depois de Jesus, os seus discípulos (como acontece com S. Paulo) darão continuidade à pregação da sua doutrina.
  • Domingo IV do Tempo Comum (29 de Janeiro de 2012)

     

    A Palavra de Deus
  • Fé e Compromisso - NO PRINCÍPIO ESTÁ A PALAVRA

     

    Jose Dias 2




    . José Dias da Silva

    As palavras têm sido usadas ultimamente apenas para queixas e lamentos estéreis. Nisto ficamos, meio autistas, sem ver a história a passar. Mas não pode ser. Temos que reagir.

  • NEM SÓ DE PÃO… (22 de Janeiro de 2012)

    Arrependei-vos e acreditai

    As leituras deste domingo são um apelo à conversão interior. A uma conversão que é sempre possível. Devemos, então, escutar a voz de Deus (como os Ninivitas). A Palavra bíblica quer hoje ensinar-nos os rectos caminhos (“vinde após Mim”...) e convertei-nos duma vida distraída e superficial a uma vida nova (“O reino de Deus está próximo).
  • Domingo III do Tempo Comum (22 de Janeiro de 2012)

    (22 de Janeiro de 2012)
    A Palavra de Deus
  • Esperança em Deus vai proporcionar um Bom 2012

     

    Aldo1



    . Aldo Aveiro

    A mensagem a desejar votos de um “próspero ano de 2012” cheio de “amor, solidariedade e esperança”, emergente dos versículos 6: 24-26, do Livro dos Números - “O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; o Senhor levante sobre ti o seu rosto, e te dê a paz” – que, neste “virar de ano” se espalhou pelo mundo cristão, motivou uma curta reflexão sobre a vida, o amor do Pai, as fraquezas do homem.
  • Mãe, há só duas…

    Jorge Cotovio 2




    . Jorge Cotovio
    Está em debate a legalização mais ou menos facilitada da “maternidade de substituição”, ou seja, a possibilidade de uma mulher, incapaz de engravidar, alugar, gratuitamente, uma barriga a uma outra mulher (a mãe de substituição), que se dispõe a suportar a gravidez.
  • Nos mil e cem anos da igreja moçárabe de Lourosa (Oliveira do Hospital)

    Lourosa_Comemoracoes_ 1100 anos 087 (5)“Precisamos de passar das igrejas, porventura antigas e belas, às comunidades ou igrejas de pessoas” – afirmou o Bispo de Coimbra
     
    O Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes presidiu no passado domingo às comemorações dos mil e cem anos da igreja paroquial de S. Pedro de Lourosa. Um marco histórico da fé cristã para a região de Oliveira do Hospital, mas também para a Diocese de Coimbra e do nosso país.
  • Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

    De 18 a 25 de Janeiro

    A Semana de Oração, que decorre de  amanhã, quarta-feira até ao dia 25 de Janeiro, é dedicada ao tema “Todos seremos transformados pelas vitórias de nosso Senhor Jesus Cristo”, frase apoiada na carta bíblica de São Paulo aos Coríntios.
  • Conferências Quaresmais de S. José “Da crise à Esperança”

    S. Jose- IgrejaAs Conferências Quaresmais da Paróquia de S. José, em Coimbra, vão decorrer às quintas-feiras, durante o mês de Março, tendo como tema central “Da crise à Esperança”.
  • Padre José Luís Morgado Ferreira reeleito à frente da Congregação dos Missionários do Preciosíssimo Sangue

     

    Padre Jose Luis FerreiraO Padre José Luís Morgado Ferreira foi reeleito provincial da Congregação dos Missionários do Preciosíssimo Sangue no decorrer da Assembleia que teve lugar de 27 a 29 de Dezembro, em Espanha.
  • Pastoral Juvenil em peregrinação diocesana a Taizé

     

    Integrado no seu Plano Pastoral 2011/2012, o Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ) propõe aos jovens uma peregrinação diocesana a Taizé, a realizar na semana do Carnaval, de 18 a 27 de Fevereiro de 2012.
  • Paróquia de Soure acolhe Eucaristia Jovem

    A paróquia de Soure vai acolher a Eucaristia Jovem, na Igreja Paroquial, pelas 22h30, no dia 28 de Janeiro, promovida pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ).
  • Igreja precisa do testemunho dos religiosos

    Lourosa_Comemoracoes_ 1100 anos 087 (2)O presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios (CEVM) afirmou que a Igreja Católica tem uma “necessidade imperiosa” dos membros de institutos religiosos para “evangelizar o mundo”.
  • Portugal recebe relíquias de São João Bosco em Setembro

    Dom Bosco. reliquiasAs relíquias de São João Bosco, fundador dos Salesianos, congregação católica dedicada à educação da infância e juventude, vão passar por Portugal de 1 a 18 de Setembro para serem veneradas.
  • Patriarca critica Maçonaria na política

    Cardeal PatriarcaO presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. José Policarpo, criticou no passado dia 10 de Janeiro em Fátima a “influência directa” da Maçonaria em “coisas políticas”, mas descartou a exigência de que os políticos se assumam como maçons, noticia a Agência Ecclesia.
  • Feriados: Igreja tem de respeitar decisões do Governo

    O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. José Policarpo, afirmou no passado dia 10 de Janeiro em Fátima que a extinção de feriados religiosos, no calendário nacional, é uma competência do Estado prevista na Concordata.
  • Lei do Aborto pode ser “redimensionada”

    O presidente da Conferência Episcopal, D. José Policarpo, afirmou no passado dia 10 de Janeiro em Fátima que a actual lei do aborto pode ser “redimensionada” e que não é só a Igreja Católica que se preocupa “com as questões da vida”.
     Em declarações aos jornalistas, após a reunião do Conselho Permanente da CEP, este responsável disse que os bispos analisaram “um pedido de um grupo que está a reflectir e a movimentar-se para as questões ligadas à vida não morram no esquecimento”. “É importante que esses movimentos sejam movimentos cívicos alargados, penso que não é o momento de fazer crer à sociedade que só a Igreja Católica se preocupa com as questões da vida”, assinalou.
    Entre as preocupações actuais, D. José Policarpo elencou ainda a “violência que se está a implantar” na sociedade e a necessidade de “respeito pelas crianças”.
    Um movimento de cidadãos está a recolher assinaturas para um referendo que visa garantir a “inviolabilidade da vida humana” na legislação portuguesa.
    Os promotores manifestam a sua intenção de “banir o aborto a pedido” e atalhar a eutanásia.
  • ANMP reclama ao Estado dívida de 66 milhões

    O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) apelou ao Governo para regularizar as dívidas da Segurança Social em atraso relativas ao ensino pré-escolar de todo o ano de 2011, reclamando um montante de 66 milhões de euros.
  • Contratos a termo certo renovados até 18 meses

    Os contratos a termo certo vão poder ser renovados até a um máximo de 18 meses, uma media excepcional publicada na passada semana em Diário da República para os contratos com termo até 30 de Junho de 2013. A medida visa travar o aumento de desemprego ao possibilitar a renovação dos contratos que expiram em 2013 e que, segundo o Código do Trabalho, não podiam ser renovados.
  • Salvador Caetano avança com despedimentos

    O Grupo Salvador Caetano já despediu, a nível nacional, dezenas de trabalhadores, denunciaram os sindicatos à agência Lusa, situação confirmada pela empresa que se recusou a divulgar o número certo de funcionários abrangidos pela medida.
  • Demitidos 800 formadores das Novas Oportunidades

    Mais de 800 formadores e 214 técnicos que trabalhavam nos Centros Novas Oportunidades (CNO) afectos ao Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) foram demitidos, revelou a Associação Nacional de Profissionais de Educação e Formação de Adultos.
  • Alunos do Ensino recorrente obrigados aos mesmos exames

    O Governo aprovou no passado dia 12 de Janeiro, em Conselho de Ministros, a obrigatoriedade de os alunos do ensino recorrente fazerem os mesmos exames que os colegas da via normal do secundário, se pretendem concorrer ao ensino superior.
  • Desmantelado grupo que falsificava contratos de trabalho

    O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) desmantelou, em Torres Novas, um grupo que se dedicava à falsificação de documentos, nomeadamente contratos de trabalho, que vendiam a cidadãos estrangeiros que necessitavam de legalizar ou regularizar a sua situação.
  • ASAE aprendeu 240 mil litros de leite em hipermercados

    A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 240 mil litros de leite numa operação de fiscalização relacionada com o preço do produto e que decorreu nem vários supermercados, segundo uma fonte daquele órgão policial. A mesma fonte disse à agência lusa que durante a acção de fiscalização verificou-se que o leite estava a ser vendido abaixo do preço de custo, pré configurando um “ilícito concorrencial”, pelo que a ASAE vai depois remeter o assunto para a Autoridade da Concorrência.
  • Empresas passam a poder descontar pontes nas férias

    O Governo dá às empresas a possibilidade de encerrarem nas “pontes”, sendo estes dias descontados no total anual de férias, sem que seja necessária a autorização do trabalhador, de acordo com a proposta do Governo enviada aos parceiros sociais.
  • Salário acumulável com metade do subsídio de desemprego

    O Governo admite que os desempregados possam acumular uma parte do subsídio de desemprego com um salário, num período máximo de um ano, para acelerar o regresso ao mercado de trabalho.
  • Navio naufragou em Itália com 11 portugueses a bordo

    Um navio de cruzeiro italiano, o “Costa Concordia”, com mais de quatro mil pessoas a bordo, entre as quais 11 portugueses, encalhou no passado sábado num banco de areia ao largo da Toscânia. Os onzes portugueses saíram todos com vida, continuando, entretanto (até ao fecho desta nossa edição), 11 desaparecidos. A bordo do “Costa Concordia” seguiam 4.231 pessoas, incluindo passageiros e tripulação. Já foram registados cinco mortos. O comandante do navio cruzeiro foi detido e acusado de homicídio e abandono do navio.
  • Funcionários da Caixa Geral de Depósitos perdem subsídios de férias e de Natal

    A Caixa Geral de Depósitos (CGD) anunciou aos trabalhadores, através de um comunicado interno, que vai avançar com cortes nos subsídios de Natal e de férias dos funcionários que ganhem acima de 600 euros, cumprindo a lei do Orçamento do Estado para 2012.
  • GNR identificou mais de quinze mil idosos a viver sozinhos

    A GNR identificou no ano passado 15.596 idosos a viver sozinhos ou isolados, número que a força de segurança vai voltar a actualizar com uma campanha que teve início esta semana. A GNR adianta que do registo consta a identificação de cada idoso, idade, contacto e identificação dos familiares mais próximos.
  • Turismo dividido em cinco regiões

    - Região Centro alarga área de intervenção

    O Governo anunciou, no passado dia 16 de Janeiro, uma reorganização do sector do turismo, com a criação de cinco novas regiões, sem capacidade de endividamento, acabando os organismos anteriormente existentes.
  • Penela: Presépio 2011 encerrou com balanço positivo

    Mais de 40.000 pessoas, de todas as idades e de todo o país, passaram pelo maior presépio animado de Portugal instalado no Castelo de Penela, passando ainda por um roteiro de presépios, dos mais tradicionais aos mais alternativos, com destaque para o grandioso presépio do Espinhal, com cerca de 230 metros quadrados.
  • Penacova: Jornal Nova Esperança suspende publicação

    O Jornal Nova Esperança, publicação mensal da Fábrica da Igreja de Oliveira do Mondego, Penacova, suspendeu a publicação, por tempo indeterminado, ao fim de 32 anos.
  • Pampilhosa da Serra vai sofrer “apagão analógico e digital”

    O presidente da Câmara da Pampilhosa disse que o concelho vai sofrer “um apagão analógico e um apagão digital” causados pela deficiente cobertura da Televisão Digital Terrestre (TDT). “Em finais de Abril vai passar-se algo que considero uma enorme falta de consideração por este concelho e pelo interior”, declarou Brito Dias.
  • Montemor-o-Velho: construção de ascensor deve ficar concluída em Setembro

    cmmv_ascensor_3A construção de um ascensor mecânico em Montemor-o-Velho é a mais recente iniciativa que visa trazer uma nova dinâmica à zona histórica da vila do Baixo Mondego. “Esta era uma oportunidade única para devolver ao centro histórico e ao castelo um novo pulsar, e que vai beneficiar, não só, os actuais moradores e é expectável que, quando a obra estiver concluída, possa atrair mais residentes, bem como possa ser criada uma nova dinâmica ao nível turístico”, garante Luís Leal, presidente da autarquia.
  • EDP avança com parque eólico na Tocha

    A Câmara Municipal de Cantanhede e a EDP Renováveis Portugal, S.A. formalizaram o protocolo relativo à instalação do Parque Eólico da Tocha, com uma potência total instalada de 9 MW.
  • Cantanhede: defesa do ramal ferroviário Pampilhosa-Figueira juntou apenas 20 pessoas

    Manif_ramal_pampilhosaUma manifestação em defesa da reabertura do ramal ferroviário Pampilhosa-Figueira da Foz juntou no passado sábado apenas cerca de 20 pessoas e o reduzido número de participantes levou ao cancelamento de um desfile pelas ruas de Cantanhede.
  • Praia Fluvial de Palheiros e Zorro é candidata às 7 Maravilhas

    A Praia Fluvial de Palheiros e Zorro é candidata às “7 Maravilhas – Praias de Portugal 2012” e a Junta de Freguesia de Torres do Mondego, responsável pela candidatura, tem grandes expectativas de que esta possa estar nas 21 praias de rio que, a partir de Maio, serão colocadas à votação dos portugueses.
  • Jardins do Mondego: Tribunal Administrativo e Fiscal de Coimbra declara a nulidade total do loteamento

     

    - Câmara de Coimbra recorre da decisão
     
    A Câmara de Coimbra anunciou no passado dia 13 de Janeiro que vai recorrer da decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal de Coimbra que declarou a nulidade total do loteamento Jardins do Mondego, por entender que contraria um acórdão de instância superior.
  • Carlos Encarnação e João Rebelo publicam livro sobre o Metro Mondego

    Joao  Rebelo e Carlos Encarnacao (1)Carlos Encarnação e João Rebelo lançaram na passada segunda-feira, em Coimbra, uma obra em conjunta que é um “olhar crítico sobre o projecto Metro Mondego”.
  • Museu Machado de Castro

    Museu Nacional Machado de Castro (81)“A Última Ceia” de Hodart exibida ao público

    Considerada uma “obra incontornável na história da escultura portuguesa”, “A Última Ceia”, de Hodart, é um dos tesouros a exibir no renovado Museu Nacional Machado de Castro (MNMC), sendo apresentado também o restauro a que foi sujeita.
  • Reabertura do Museu Machado de Castro terá impacto internacional

    Ana AlcoforadoA reabertura em pleno, em breve, do Museu Nacional Machado de Castro (MNMC), alvo de um profundo projecto de requalificação e ampliação, vai ter “um impacto muito grande” a nível nacional e internacional, prevê a sua directora.
  • Museu Académico vai integrar roteiro turístico da Universidade

     

    A partir da Páscoa, o Museu Académico de Coimbra (MAC) vai passar a fazer parte do roteiro turístico da Universidade, que se encontra em reestruturação.
  • Idosos da Alta melhor nutridos e protegidos

    Começaram a olhar pelos idosos desamparados de Coimbra há três anos, levando refeições aos fins-de-semana a quatro famílias. A pouco e pouco, os voluntários da Atlas foram sinalizando mais casos e hoje apoiam 14 famílias só na Alta de Coimbra, admitindo alargar a ajuda a outras zonas do município ou mesmo a replicação em outras cidades.
  • Aumentam furtos no interior de automóveis em Coimbra

    Acontecem todos os dias e em vários locais da cidade. Mais de cinco furtos em interior de veículo estão a ocorrer em Coimbra. Se primeiro estavam mais focalizados na zona da Alta, nos últimos tempos têm sido por diversos locais da cidade do Mondego.
  • Incêndio desaloja três mulheres em Coimbra

    Três mulheres ficaram na passada segunda-feira de madrugada desalojadas devido a um incêndio que destruiu parcialmente uma casa em Coimbra, revelou fonte dos Bombeiros Sapadores.
  • Produtos alimentares deitados para o lixo!?

    Mandar alimentos em boas condições para o lixo é, em qualquer momento, condenável. Então numa situação de crise como a que vivemos só pode ser de alguém inconsciente, ou a quem a vida não custa a ganhar. Na conchada, junto a um contentor de lixo, foram detectados vários quilos de arroz (mais de 15, contou quem viu) massa e farinha.
  • Confraria da Rainha Santa pede ajuda para restauro do andor

    Rainha Santa 3A Confraria da Rainha Santa Isabel iniciou esta semana uma campanha de angariação de fundos para restauro do andor, antes das próximas festas, em Julho.
  • Manuel Oliveira volta a recandidatar-se à Concelhia do PSD

    Manuel Oliveira vai perfilar-se pela terceira vez consecutiva para a liderança concelhia do PSD/Coimbra. Ex-vereador e administrador-delegado dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos, o gestor antecipou em três meses o termo do seu segundo mandato partidário na expectativa de o próximo acto eleitoral ser convocado para 11 de Fevereiro.
  • Homenagem póstuma ao antigo guarda do Campo de Santa Cruz

     

    A Direcção-Geral da Associação Académica de Coimbra (AAC) promoveu no dia 14 de Janeiro, uma homenagem evocativa de José Freixo, no Campo de Santa Cruz, figura que durante décadas marcou várias gerações de estudantes e atletas como guarda daquele recinto desportivo. Francisco José Galeguinho Freixo, que faleceu em 10 de Janeiro de 2004, quando contava 76 anos, era natural de Elvas e residia em Évora quando, em finais da década de 50, veio trabalhar para Coimbra, acompanhando na mudança o treinador Otto Bundeel quando este assumiu a liderança técnica da Briosa. O “Senhor Freixo”, como era conhecido na Academia de Coimbra, privou com todos os grandes jogadores, residindo no Campo de Santa Cruz com a mulher e os seus quatro filhos. Agora, o recinto que data de 1918, reinaugurado no dia 18 de Outubro de 2008, após uma profunda intervenção de requalificação, tem um campo de Futebol de 11 (dividido em dois campos de futebol de 7) de relva sintética de última geração, certificados pela FIFA destinado para a prática de futebol de 7 e de 11, rugby e basebol, e um campo polidesportivo de piso sintético, adequado para futsal, basquetebol, voleibol e ténis.
  • Cirurgia cardíaca junta especialistas em Coimbra

    O Grupo de Válvulas Aórticas Percutâneas da Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (Sociedade Portuguesa de Cardiologia) escolheu Coimbra para realizar a sua primeira reunião. O encontro, marcado para dia 20 de Janeiro, no Hotel Vila Galé, contará com a presença de cem especialistas nacionais na área da Cardiologia de Intervenção e da Cirurgia Cardíaca.
  • Rui Marqueiro demite-se do CEFA

    Rui Marqueiro demitiu-se do cargo de presidente do Conselho de Administração do Centro de Estudos e Formação Autárquica (CEFA) por não ter condições mínimas para se manter no cargo. Com o pedido de demissão do ex-presidente da Câmara Municipal da Mealhada, seguiu o de Joaquim Cândido, vogal da administração da fundação, designado pela Associação Nacional de Freguesias, depois da saída, há cerca de três meses, do social-democrata Narciso Mota, presidente da Câmara de Pombal. Após reunir, com Paulo Júlio, secretário de Estado da Administração Local, dando-lhe conta da “gravidade da situação” económico-financeira do CEFA, Rui Marqueiro, face à ausência de respostas, entendeu, no dia 3 de Janeiro, apresentar o pedido de demissão, mantendo-se em funções, se o Governo assim o entender, at+e 29 de Fevereiro.
  • Luís Neves reconduzido na direcção da Faculdade de Ciências e Tecnologias

    Luís José Proença de Figueiredo foi eleito director da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra, cargo que já desempenhava desde a eleição de João Gabriel Silva para reitor.
  • Paulo Rangel pede ao Governo cuidado com as nomeações para cargos de dirigentes

    O eurodeputado social-democrata defendeu no passado dia 13 de Janeiro, em Coimbra, que o Governo deve ter o máximo de cuidado nas nomeações, sob pena de afectar a sua credibilidade e legitimidade para impor sacrifícios aos portugueses.
  • Professor do Conservatório Regional distinguido com menção honrosa em concurso de composição

    Nuno Alexandre Sousa Figueiredo, professor do Conservatório Regional de Coimbra foi o único compositor distinguido no primeiro Concurso de Composição “Caravelas” com uma menção honrosa. O trabalho intitulado “Zoey: duas imagens poéticas”, com texto de Fernando Pessoa vai ser apresentado no próximo dia 11 de Fevereiro, às 21 horas, no concerto de encerramento do Congresso Internacional “A Língua Portuguesa em Música”.
  • Joaquim Murta eleito director de Medicina

     

    Joaquim Murta foi eleito no passado dia 12 de Janeiro director da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, derrotando a recandidatura de Manuel Santos Rosa por dez votos contra cinco, informou António Meliço Silvestre, presidente da Assembleia de Faculdade. Especialista em Oftalmologia, Joaquim Carlos Neto Murta é professor associado com agregação à Faculdade de Medicina e director do Serviço de Oftalmologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra (recentemente integrados no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra).
  • Cunha Vaz desafia a cidade a assumir a área da Saúde

    José Guilherme Fernandes e Cunha-Vaz, actual responsável da Associação para a Investigação Biomédica e Inovação da Luz e da Imagem (AIBILI) lançou um desafio à cidade e à região: “Coimbra tem de assumir a área da Saúde”. “Este é o momento certo, porque a situação da crise deve ser aproveitada como uma oportunidade para as pessoas se juntarem e aproveitarem o que têm de melhor. Sem guerras e sem receios”, afirma o oftalmologista numa entrevista cedida ao Diário de Coimbra.
  • Vigília de Oração pelos Catequistas e pela Catequese em todas as paróquias

    Uma “Vigília de oração pelos catequistas e a catequese” é uma actividade de destaque a nível diocesano, a realizar dia 25 de Janeiro, em todas as paróquias, numa proposta do Secretariado Diocesano de Evangelização e Catequese (SDEC), no âmbito do seu programa de actividades para o Ano Pastoral 2011/2012.
  • Obra de Frei Gil realiza jantar de angariação de fundos

    A direcção da Obra do Frei Gil e o Grupo de Amigos da Obra estão a organizar mais um jantar a favor da Casa da Criança da Praia de Mira. O evento solidário está agendado para dia 14 de Janeiro, pelas 20 horas, na Quinta da Pintoura, em Cantanhede.
  • Paróquia de Cantanhede reflecte sobre a ética na política e na economia

    A paróquia de Cantanhede realiza no dia 13 de Janeiro, peles 21 horas, no seu Centro Paroquial, mais uma sessão de uma “Ponte com e para o Desassossego” com a participação de Luís Campos e Cunha e António Pinto Leite.
  • Bodas de Ouro da igreja de S. José: Conferência com o Frei Fernando Ventura

    No próximo dia 20 de Janeiro, pelas 21,15 horas, realizar-se-á, no âmbito das comemorações das Bodas de Ouro da igreja de S. José, uma conferência com o Frei Fernando Ventura. O capuchinho irá falar de Igreja e Solidariedade, uma igreja aberta aos outros, preocupada com os mais pobres, disposta a unir esforços para deixar, neste ano de festa, uma marca: a compra de uma carrinha para transporte alimentos confeccionados, de forma a que os vicentinos possam continuar a servir a sopa aos sem-abrigo.
  • Concerto de Janeiro na igreja de S. José

    A Paróquia de S. José vai continuar a sua aposta na cultura com a realização de mais um concerto agendado para o dia 14 de Janeiro, às 21,30 horas, com o coro ADVOCAL, dirigido pelo maestro Augusto Mesquita.
  • Dia Diocesano dos Doentes

    O Secretariado Diocesano do Movimento da Mensagem de Fátima promove no dia 24 de Março do quarto Dia Diocesano dos Doentes, que decorrerá na igreja de Nossa Senhora de Lurdes, Montes Claros, em Coimbra, com o seguinte programa:
  • Movimento da Mensagem de Fátima organiza Peregrinação a Lourdes

    O Secretariado Diocesano do Movimento da Mensagem de Fátima organiza de 10 a 14 de Abril uma peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de Lourdes com o seguinte programa: visita à catedral de Burgos, visita à Basílica de Loyola e da casa natal de Santo Inácio.
  • Paróquia de São João Baptista propõe 24 horas de Adoração Eucarística

    “A evangelização para dar fruto precisa da graça divina que deve ser pedida na oração”. Afirmação do padre Jorge Santos, sacerdote na paróquia de São João Baptista.
  • Há cada vez mais paróquias da Diocese a aderirem ao Curso Alpha

    Na paróquia de São João Baptista realizou-se, no dia 6 de Janeiro, um jantar festivo de acolhimento aos convidados que os participantes trariam consigo para apresentação do Curso Alpha.
  • Centro de Acolhimento João Paulo II: Feira de Oportunidades apela à solidariedade

    O Centro de Acolhimento João Paulo II promove até dia 19 de Janeiro, a Feira de Oportunidades, no Salão polivalente da Igreja de São José, junto ao Estádio Cidade de Coimbra.
  • Pastoral Juvenil acolhe dois jovens voluntários de Taizé

    Nos dias 15 e 16 de Janeiro, o Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ) recebe a visita de dois jovens voluntários de Taizé. Um dos momentos altos deste encontro será a “Oração de Taizé”, na capela do Justiça e Paz, pelas 21h30.
  • Colóquio em Roma sobre Caridade Justiça e Paz

    A evangelização, diz Paulo VI, é uma tarefa complexa e não tem uma só vertente. Não pode confinar-se à “salvação das almas”, pois assim esqueceríamos o homem na sua totalidade. O anúncio do evangelho deve permitir a Cristo entrar em todas as dimensões da vida incluindo a dimensão económica, social, e política.
  • Movimento de Espiritualidade da Sagrada Família comemora 5.º aniversário

    O Movimento de Espiritualidade da Sagrada Família (MESF) celebra no dia 15 de Janeiro o seu quinto aniversário. Os Seguidores desta família espiritual, fundada em Fátima em 21 Janeiro de 2007 e hoje estendida pelas quatro Regiões Pastorais da Diocese de Coimbra e já alargada a outras dioceses, celebram o seu aniversário com grande alegria, em clima de oração e de profunda acção de graças.
  • Na festa celebrativa dos padroeiros do Seminário Maior

    Ministerio_leitorD. Virgílio Antunes presidiu à Instituição de Ministérios

    No dia em que o Seminário Maior de Coimbra celebrou a solenidade da Sagrada Família, honrando os seus padroeiros, o nosso bispo, D. Virgílio Antunes, instituiu dois dos seus seminaristas nos ministérios de serviço à Palavra de Deus e à Eucaristia. Rúben Abreu Fonseca, da paróquia de Aguda, e Manuel Vaz Patto, da paróquia de Nogueira do Cravo, foram instituídos, respectivamente, nos ministérios do acolitado e do leitorado.
  • Vaticano alerta para fome causada pela seca na região subsariana

    O Vaticano lançou no passado dia 4 de Janeiro um alerta para o risco de fome e subnutrição que atinge a região africana do Sahel, a sul do deserto do Sara, atingindo uma população estimada em 11 milhões de pessoas. O secretário da Fundação João Paulo II para o Sahel, da Santa Sé, referiu à Rádio Vaticano que a situação de carestia no Corno de África se estendeu a outros países, que sentem dificuldades “pela falta de água, pela falta de chuvas e, por isso, pela dificuldade de cultivo e de colheita, que este ano se faz sentir de forma particularmente forte”. D. Giampietro Dal Toso, também secretário do Conselho Pontifício Cor Unum, fala numa “situação crítica” que nos próximos meses poderá provocar a “fome a muitos milhões de pessoas”. Os países mais afectados são o Burquina-Faso, Chade, Gâmbia, Mali, Mauritânia, Níger e Senegal. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) refere que “mais de um milhão de crianças estão em risco de ficar gravemente desnutridas” nesta região.
  • Papa quer católicos mais conscientes das suas responsabilidades

    Bento XVI cumpriu no passado dia 4 de Janeiro, no Vaticano, a primeira audiência geral de 2012, tendo convidado os católicos a ganharem “uma consciência mais viva” da sua “missão” e “responsabilidade perante o mundo” para “testemunhar” a mensagem evangélica.
  • Bento XVI diz que há “narcóticos muito eficazes” para fugir a Deus

    O Papa afirmou no passado dia 6 de Janeiro que a humanidade procura fugir à questão de Deus através de “narcóticos muito eficazes”, durante a missa da Epifania celebrada no Vaticano, na data popularmente conhecida como Dia de Reis. “O nosso coração vive inquieto relativamente a Deus, e não pode ser doutro modo, embora hoje se procure, com narcóticos muito eficazes, libertar o homem desta inquietação, disse Bento XVI na sua homilia. Na celebração realizada na basílica de São Pedro, o Papa sublinhou que não são só os seres humanos que vivem “inquietos relativamente a Deus”: “Também o coração de Deus vive inquieto relativamente ao homem. Deus espera-nos. Anda à nossa procura. Também Ele não descansa enquanto não nos tiver encontrado”.
  • Bento XVI sublinha importância do “testemunho” e da fé na educação

    Bento XVI baptizou no passado dia 8 de Janeiro 16 bebés na Capela Sistina, do Vaticano, tendo destacado a importância do “testemunho” pessoal e da transmissão da fé de pais e padrinhos na educação das crianças.
  • Papa apela ao “fim do derramamento de sangue” na Síria

    Bento XVI apelou no passado dia 9 de Janeiro no Vaticano ao fim do “derramamento de sangue” na Síria, manifestando “grande preocupação” pelas populações dos países que sofrem “tensões e violência”. O Papa falava durante o encontro anual com os membros do corpo diplomático acreditados junto da Santa Sé, durante o qual pediu um “diálogo frutuoso” entre os “actores políticos” na Síria, “favorecido pela presença de observadores independentes”. A ONU calcula que cerca de 5000 sírios tenham morrido desde o início da repressão ao movimento de contestação contra o presidente Bashar Al Assad, em meados de Março de 2011.
  • Bento XVI diz que a crise financeira deve levar a reforma ética

    Bento XVI lamentou no passado dia 9 de Janeiro, no Vaticano, as “graves e preocupantes consequências” da crise económica e financeira mundial, afirmando que este momento deve levar à valorização da “dimensão ética”. O Papa falava durante o encontro anual com os membros do corpo diplomático acreditados junto da Santa Sé, no qual aludiu a uma actualidade “lamentavelmente marcada por um profundo mal-estar e por diversas crises: económicas, políticas e sociais, que são a sua expressão dramática”. Segundo Bento XVI, essa situação deve levar à reflexão sobre a “existência humana e a importância da sua dimensão ética”, antes mesmo de um debate sobre os “mecanismos que governam a vida económica”, promovendo “novas regras que assegurem a todos a possibilidade de viver dignamente”. A crise, disse o Papa, atingiu não só “as famílias e as empresas dos países economicamente mais desenvolvidos, na qual teve origem” mas também “marcou profundamente a vida dos países em vias de desenvolvimento” e levou a que “muitos, sobretudo jovens, se tenham sentido desorientados e frustrados”. “Não devemos desanimar, mas retomar com decisão o nosso caminho, com novas formas de compromisso”, prosseguiu.
  • Indicações pastorais para o Ano da Fé recuperam documentos do Concílio Vaticano II

    A Congregação para a Doutrina da Fé (CDF), organismo da Santa Sé, publicou no passado dia 7 de Janeiro uma nota com “indicações pastorais” para a celebração do Ano da Fé convocado por Bento XVI.
  • O novo cardeal Monteiro de Castro vai liderar tribunal da Cúria Romana

    D. Manuel MonteiroBento XVI nomeou no passado dia 5 de Janeiro o arcebispo português D. Manuel Monteiro de Castro, de 73 anos, como penitenciário-mor, passando assim a chefiar um dos três tribunais da Cúria Romana.
  • Pescadores de Caxinas ofereceram terço a Nossa Senhora

    Pescadores_CaxinasNa manhã de 7 de Janeiro, os seis pescadores de Caxinas resgatados do mar a 2 de Dezembro de 2011 peregrinaram ao Santuário de Fátima, cumprindo assim a promessa de agradecer as suas vidas a Nossa Senhora.
  • Linha de crédito às pequenas e médias empresas

    O ministro da Economia anunciou no passado dia 4 de Janeiro o lançamento de uma linha de crédito para pequenas e médias empresas (PME), no valor global de 1,5 mil milhões de euros, para dotar as empresas de uma “melhor saúde económica e competitividade”.
  • Ministério Público abre inquérito a declarações de Otelo

    O Ministério Público abriu um inquérito relacionado com as declarações de Otelo Saraiva de Carvalho, que, numa recente entrevista à agência Lusa, falou na possibilidade de haver um golpe militar, caso fossem “ultrapassados os limites”.
  • Transportes e comunicações marcam greve para 2 de Fevereiro

    Os sindicatos que representam os trabalhadores das empresas de transportes e comunicações agendaram para 2 de Fevereiro um dia de luta com greves nos dois sectores, disse à agência Lusa o coordenador da FECTRANS, José Manuel Oliveira.
  • Governo vai apertar mais a lei do tabaco para espaços fechados

    O Governo quer tornar a lei do tabaco mais restritiva, o que passa pela proibição total do fumo em locais públicos, nomeadamente restaurantes, bares e salas de jogo.
  • Portugal é o quarto país da União Europeia com mais desemprego

    A taxa de desemprego em Portugal subiu para 13,2% em Novembro, e permanece a quarta maior da União Europeia do total dos países dos quais o Eurostat disponibiliza números.
  • Taxas moderadoras podem voltar a aumentar no fim do ano

    As taxas moderadoras, que nalguns casos aumentaram para mais do dobro no dia 1, poderão subir novamente no fim deste ano, admitiu o presidente da Administração Central do Sistema de Saúde. Objectivo: cumprir o objectivo da troika de aumento das receitas.
  • Sargentos indignados com despacho que faz recuar salários a valores de 2009

    A Associação Nacional de Sargentos está indignada com o despacho que determina que quatro mil militares regressem ao salário de 2009, considerando que os visados estão a ser penalizados por um erro que não cometeram.
  • Turistas encontradas mortas na ilha da Madeira

    A Polícia Judiciária admite que a morte das duas turistas dinamarquesas (de 73 e 76 anos sucessivamente) desaparecidas desde do passado dia 1 de Janeiro na Madeira e encontradas no dia 5 de Janeiro na zona da levada dos Piornais poderá ter tido origem num acidente.
  • Portugal recebeu 5,5 milhões por dia

    A economia portuguesa recebeu uma injecção financeira proveniente de Bruxelas no valor total de 2.024 milhões de euros em 2011, valor a que corresponde uma média de 5,5 milhões de euros por dia.
  • Faleceu o Maestro Pedro Osório

    O maestro e compositor Pedro Osório, natural do Porto, morreu no passado dia 5 de Janeiro, no Hospital S. Francisco de Xavier, em Lisboa. Orquestrador, chefe de orquestra, director musical e compositor, Pedro Osório, nascido em 1839, trabalhou com vários artistas, nomeadamente Sérgio Godinho, Fernando Tordo, Carlos do Carmo, Carlos Paredes, Rui Veloso, Carlos Mendes, Lúcia Moniz, Herman José. Venceu várias vezes, como autor e orquestrador, o Festival RTP da Canção.
  • Agricultores lutam pelos produtos nacionais

    Centenas de agricultores e dezenas de tractores participaram no passado dia 7 de Janeiro, numa marcha em defesa dos produtos nacionais, que depois de se ter concentrado junto à Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte seguiu à sede da Sonae.
  • Farmácias da Madeira suspendem comparticipação de medicamentos

    Responsáveis das farmácias da Madeira decidiram suspender no início desta semana a venda a crédito de medicamentos por incumprimento do Governo Regional do plano de pagamentos da dívida às farmácias, de 77 milhões de euros.
  • Estado assegura substituição de implantes mamários

     

    O Ministério da Saúde vai assegurar a substituição dos implantes mamários com problemas nas mulheres que os tenham colocado nos serviços públicos e por razões de saúde. O anúncio foi feito, na passada segunda-feira, pelo secretário de Estado e Adjunto da Saúde, Fernando Leal da Costa, à margem da Conferência sobre Procriação Medicamente Assistida (PMA), que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
  • Portugal regista menos divórcios

    Contrariamente ao que vem acontecendo desde 2000, no ano passado houve menos casais a divorciarem-se. A explicação científica só daqui a uns anos será conhecida, mas os sociólogos apontam o dedo à crise e a um menor número de casamentos.
  • Penela: Miguel Relvas quer Portugal a “olhar menos” para Europa

    O ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, defendeu no passado dia 6 de Janeiro que Portugal deve “olhar para outros mundos” e menos para a Europa e valorizou a existência de uma nova emigração protagonizada por uma “juventude bem preparada”.
  • Figueiró dos Vinhos: Associação de Defesa do Património valoriza “espaços do sagrado”

    A Al-Baiäz – Associação de Defesa do Património, sedeada em Alvaiázere, está a dinamizar uma actividade denominada “espaços do sagrado”. Esta iniciativa tem o objectivo de dar a conhecer o valioso património, de cariz religioso, existente nos concelhos do norte de Leiria (Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande).
  • Figueiró dos Vinhos: faleceu vice-presidente da Câmara

    O vice-presidente da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, Álvaro Henriques Gonçalves, faleceu, n passado dia 3 de Janeiro, vítima de cancro da próstata.
  • Sazes e Figueira de Lorvão têm novo pároco

    Laudo3No passado Domingo, dia 8 de Janeiro, o Padre Laudo Corrêa acumulou a paroquialidade de Sazes e de Figueira de Lorvão, continuando a acompanhar pastoralmente as comunidades de Penacova, Carvalho e Friúmes, no arciprestado de Penacova.
  • Souselas: escuteiros já estão filiados

    A Igreja Paroquial de Souselas acolheu no passado Domingo a cerimónia de filiação do Agrupamento 1360 Souselas. Escuteiros Souselas
  • Montemor-o-Velho: Seixo encena visita dos Reis Magos

    A comunidade do Seixo (Montemor-o-Velho) reviveu, no dia 9, o espírito natalício, com a encenação do Cortejo de Reis Magos, manifestação de raiz cristã que ali se realiza desde 1966.
  • Penacova: autarquia avança com a construção da Escola do Ensino Básico de Lorvão

    A Câmara Municipal de Penacova iniciou na passada semana a construção da Escola do Ensino Básico de Lorvão. Orçadas em quase um milhão e meio de euros, as obras deverão prolongar-se por oito meses.
  • Góis presta homenagem a José Cabeças e Girão Vitorino

    O executivo da Câmara Municipal de Góis e a Assembleia Municipal aprovaram, por unanimidade, prestar homenagem a Girão Vitorino (a título póstumo) e a José Cabeças, atribuindo-lhes as medalhas de ouro do município.
  • Condeixa: município disponibiliza à população dez contentores para recolha de roupa usada

    O município de Condeixa-a-Nova acaba de instalar dez contentores para a deposição de roupa e calçado, na sequência de uma parceria celebrada com a empresa UlTriplo, que ficará encarregue da recolha do material depositado.
  • Ramal da Lousã: Cerca de mil pessoas em Lisboa foram “Cantar as Janeiras” ao ministro da Economia

     

    Cerca de mil pessoas dos municípios de Miranda do Corvo, Lousã, Coimbra e Góis, bem como os respectivos autarcas, foram no passado dia 7 de Janeiro cantar as Janeiras ao ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, em Lisboa, numa iniciativa do movimento cívico destes municípios. O movimento reuniu com o ministro e com o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, para obter informações concretas sobre a continuação das obras no Ramal da Lousã, de modo a garantir a existência de um sistema de transporte público de passageiros sobre carris de preferência eléctrico, entre Serpins e Estação Velha (Coimbra). Os manifestantes exigiram a continuação das obras do metro, ou então a recolocação dos carris para permitir o regresso do comboio.
  • Grupos Alexandre de Almeida e Lágrimas avançam com fusão até final de Janeiro

    Os grupos portugueses Alexandre de Almeida e Lágrimas anunciaram no passado dia 7 de Janeiro a fusão da gestão das suas unidades de hotelaria e restauração, através da criação de uma nova sociedade que terá receitas superiores a 20 milhões de euros.
  • Saúde em Português promove iniciativa de sensibilização sobre tráfico de seres humanos

    Um projecto de sensibilização sobre tráfico de seres humanos está a ser desenvolvido no distrito de Coimbra pela organização Saúde em Português, tendo como alvo prioritário os profissionais de saúde e estudantes, informou recentemente uma responsável pela iniciativa.
  • Investigação: Primeiro estudo mundial sobre os efeitos do ecstasy na visão foi desenvolvido na Universidade de Coimbra

    Até aqui, a ciência desconhecia se o ecstasy, uma droga psicotrópica do grupo das anfetaminas, afectava a visão, nomeadamente a função da retina. Um estudo pioneiro a nível mundial, desenvolvido por uma equipa de investigadores do Instituto Biomédico de Investigação da Luz e Imagem (IBILI), da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (UC), demonstrou, em modelo animal (rato), que o ecstasy pode provocar alterações na percepção e acuidade visual durante, pelo menos, 24 horas.
    Sabendo que esta droga causa toxicidade no cérebro, por que razão nunca foram estudados os efeitos do ecstasy na função da retina, que também faz parte do sistema nervoso central? Pode ou não ser afectada? E em que medida? Este foi o ponto de partida para a investigação centrada na actividade eléctrica da retina desenvolvida nos últimos quatro anos e cujos resultados acabam de ser publicados na revista científica americana, PloS One.
    Este estudo, explica o coordenador da equipa, Francisco Ambrósio, “é um primeiro passo para, no futuro, se perceber que efeitos poderá ter o consumo continuado de ecstasy na fisiologia da retina”. Por isso, os investigadores pretendem “mimetizar, também em modelo animal, o uso continuado de ecstasy segundo dois paradigmas: o consumidor jovem que vai passar uma semana de férias em grupo e toma diariamente ecstasy, e o consumidor jovem de fim-de-semana. O objectivo consiste em avaliar as alterações causadas na fisiologia da retina”.
    Por outro lado, este estudo inicial revela que “além dos danos que o ecstasy provoca no cérebro, que podem ser irreversíveis, há um potencial problema adicional: danos na visão”, conclui o especialista em ciências da visão da Universidade de Coimbra.
  • Medicina Preventiva em debate

    “Medicina Preventiva” é o tema que marca a estreia das sessões do Café Saúde na Livraria Almedina. Com moderação do médico Luíz Miguel Santiago e participação dos médicos Paula Miranda, Luís Monteiro e Ana Marta Garcia, a palestra realiza-se no próximo dia 26 de Janeiro, pelas 21 horas. A entrada é livre.
  • Centro Hospitalar Universitário de Coimbra vai acompanhar utentes que se submeteram a implantes mamários franceses

     O Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC) vai proceder a uma avaliação dos pacientes que receberam implantes mamários de silicone do fabricante Poly Implant Prothese (PIP), na sequência da polémica sobre os riscos de ruptura e outras complicações detectadas nestas próteses.

  • Porta da Rosa regressa ao mosteiro de Santa Clara-a-Velha

    Convento Santa Clara-a-Velha 17Em 1995, com o início das obras do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, o antigo portão, próximo do Portugal dos Pequenitos, foi desmontado. Depois, com a construção do Centro Interpretativo, o acesso ao espaço foi transferido para a porta da cerca.
  • Nova fase de candidaturas para bolsas no ensino superior

    A contestação continuada dos estudantes parece agora ter dado frutos. Na passada sexta-feira, o Ministério da Educação e Ciência decidiu proceder à abertura de uma nova fase de candidatura a bolsas de estudo para estudantes que ingressaram pela primeira vez no ensino superior público e privado (1.º ano de licenciaturas ou mestrados integrados) no presente ano lectivo.
  • Até 5 de Fevereiro de 2012

    Ordem Terceira de S. Francisco abre arquivo ao público

    Foi inaugurado a 6 de Janeiro, na sede da Venerável Ordem Terceira de S. Francisco, em Coimbra, uma exposição documental baseada no rico acervo da instituição que tem vindo a ser reordenado pela Dr.ª Ana Margarida Dias da Silva, técnica superiora de arquivos.
  • Confraria Rainha Santa admite 39 novos confrades

    Realizou-se no passado Domingo, na igreja da Rainha Santa Isabel, a cerimónia de admissão de 39 novos membros à Confraria, onde se incluíam pela primeira vez, 11 senhoras.
  • Câmara de Coimbra vai investir um milhão de euros na requalificação de pavimentos

    A Câmara Municipal de Coimbra vai passar a dispor de um sistema inteligente para a gestão de pavimentos das estradas do concelho, que permite retardar a degradação dos tapetes e poupar nos custos de reparação.
  • Elevador do Mercado gratuito durante o mês de Janeiro

    Elevador do MercadoOs Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) decidiram proporcionar aos seus clientes acesso gratuito ao Elevador do Mercado durante o mês de Janeiro de 2012.
  • Medalha da Cidade para António Arnaut

    A Câmara Municipal de Coimbra vai atribuir a Medalha da Cidade a António Arnaut. A proposta, feita na última reunião do executivo pelo PS, foi aprovada por unanimidade, segundo refere a Concelhia de Coimbra do PS.
  • Comandante da Polícia Municipal punido com 45 dias de suspensão

    Euclides Santos, comandante da Polícia Municipal, será suspenso por 45 dias. O processo disciplinar instaurado pela Câmara de Coimbra na sequência de e-mail de Boas Festas, com mulheres em trajes menores e em que fazia votos de “relações sexuais incríveis”, enviado, por engano, a todos os funcionários da autarquia foi votado, na última reunião do executivo, pelos vereadores presentes, à excepção de Luís Providência que faltou.
  • Rui Duarte assume o lugar de deputado na Assembleia da República

    Rui Duarte entregou o pedido de suspensão por 365 dias do mandato de vereador da Câmara Municipal de Coimbra. O presidente da Federação Distrital da JS de Coimbra assumiu, no final da semana passada, o cargo de deputado na Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Coimbra. A ascensão do jovem socialista aconteceu depois de Ana Jorge, antiga ministra da Saúde do Governo de José Sócrates, ter renunciado ao cargo de deputada. O vereador Rui Duarte, recorde-se, chegou à autarquia conimbricense em Dezembro de 2009, em virtude da renúncia de Fernanda Maças (número dois da lista do PS encabeçada por Álvaro Maia Seco nas eleições autárquicas de 2009) e da escusa de Ana Cristina Pimentel (número cinco).
  • Jaime Soares é o novo presidente da Liga dos Bombeiros de Portugal

    Jaime Soares, dos Bombeiros de Poiares, tomou posse, no passado sábado, como presidente da Liga dos Bombeiros de Portugal (LBP), em cerimónia realizada nas Caldas da Rainha e presidida pelo secretário de Estado da Protecção Civil, Filipe Lobo D’Avila. A tomada de posse ficou marcada pelo envio de “recados” do novo presidente da LBP, Jaime Soares, ao Governo ao qual vai exigir “a imediata criação de comissões permanentes” nos ministérios da Administração Interna e da Saúde, com vista à revisão da legislação em vigor e a revisão do protocolos com o INEM. O Governo está a preparar incentivos para a elaboração de cartas de risco municipais que vão interferir no modelo de financiamento das corporações de bombeiros em 2013. “O nosso objectivo é que esse processo possa estar concluído ao longo deste ano”, disse à Lusa Filipe Lobo D’Avila, no final da tomada de posse dos órgãos sociais da LBP, uma vez que o Governo quer cartas de risco concluídas até ao final do ano para rever apoios a bombeiros.
  • Mário Nunes reeleito à frente da Previdência Portuguesa

    Mário Nunes foi recentemente reeleito presidente da Previdência Portuguesa e exortou, na sua tomada de posse, o pessoal administrativo e do Jardim-de-Infância e Creche-Berçário a ser “dinâmico” e a aproveitar a “crise para ampliar capacidades”.
  • Pina Prata foi eleito vice-presidente da Associação dos Movimentos Autárquicos Independentes

    Horácio Pina Prata, ex-candidato à liderança do Município de Coimbra, foi eleito, no passado dia 7 de Janeiro, vice-presidente da Associação dos Movimentos Autárquicos Independentes (AMAI). Antigo vereador (PSD) e outrora líder da Associação Comercial e Industrial de Coimbra, Pina Prata foi opositor, em 2009, à reeleição para a presidência do município conimbricense de Carlos Encarnação.
  • Associação Novos Paradigmas defende que a Segurança Social deve ser financiada por quem mais produz

    A Associação Novos Paradigmas apresentou na passada semana, em Coimbra, propostas para a sustentabilidade da Segurança Social. Para os membros desta associação, os descontos devem ser contabilizados consoante a produção de riqueza das empresas. “Quem mais riqueza cria, mais paga. É assim que tem de ser”, defende José Veludo, presidente da direcção da associação, certo de que “não há nenhuma hipótese de o país ir para a frente com este sistema fiscal”.
  • Pedro Amaro nomeado delegado do Instituto de Emprego e Formação Profissional

    Pedro Miguel Amaro será o futuro delegado na região Centro do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), sucedendo a Nunes da Silva. Antigo professor do ISEC, Amaro dirigiu, nos últimos dois anos, o Centro de Formação Profissional de Coimbra.
  • Curso para leitores

    Vai realizar-se um Curso para Leitores, durante sete semanas, às sextas-feiras, a começar no dia 27 de Janeiro, das 21.15 h às 22.30 h.
    O referido Curso, orientado pelo Padre Luís Ribeiro, terá lugar na Biblioteca da Casa do Clero, dentro da cerca do Seminário Maior de Coimbra.
  • Saudação da Diocese de Coimbra ao seu novo bispo

     

    A Diocese de Coimbra recebe com indizível alegria e fervorosa acção de graças a comunicação de que o seu novo Bispo é o Senhor D. Virgílio do Nascimento Antunes, Sacerdote da Diocese de Leiria-Fátima, Reitor do Santuário de Fátima.
  • Saudação de D. Virgílio do Nascimento Antunes à Diocese de Coimbra

    O Santo Padre Bento XVI acaba de me nomear bispo de Coimbra. A Sua Santidade o Papa asseguro a comunhão no ministério e a cooperação fiel em ordem à construção da Igreja de Jesus Cristo, de cuja unidade é o sinal visível, e peço que me confirme na fé católica e apostólica.
  • PALAVRA NO FINAL DA ORDENAÇÃO EPISCOPAL

    IGREJA DA SANTÍSSIMA TRINDADE
    SANTUÁRIO DE FÁTIMA
  • Lema, Insígnias e Brasão de D. Virgílio Antunes

    Brasao Dom VirgilioLema Episcopal e Insígnias
     
     “Anunciamos Cristo crucificado, sabedoria de Deus” é o título do lema episcopal de D. Virgílio Antunes, escolhido a partir da Primeira Epístola de S. Paulo aos Coríntios (1, 23-24), espelhado na Cruz Peitoral, Anel e Báculo.
  • ENTRADA SOLENE NA DIOCESE DE COIMBRA - Homilia

    HOMILIA
  • ENTRADA SOLENE NA DIOCESE DE COIMBRA - Saudação Final

    SAUDAÇÃO NO FINAL DA MISSA
  • Currículo de D. Virgílio Antunes

     

    D. VIRGÍLIO DO NASCIMENTO ANTUNES
    CURRÍCULO
  • Bulla SE Antunes

    BENTO, BISPO
    Servo dos servos de Deus
     
    Ao nosso dilecto filho, Virgílio do Nascimento Antunes, até agora Reitor do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, na Diocese de Leiria-Fátima, Bispo eleito da Diocese Conimbricense, saúde e Bênção Apostólica.
  • Saudação ao Senhor D. Virgílio feita por Mons. Leal Pedrosa em nome do presbitério de Coimbra

    Coimbra rejubila e canta a Deus hinos de louvor e acção de graças pelo dom do seu novo bispo, senhor D. Virgílio do Nascimento Antunes, que hoje entra solenemente e toma posse desta diocese, de que passa a ser o seu pastor.
  • Padre Marcelo Oliveira parte em missão para a República Democrática do Congo

    No próximo dia 8 de Janeiro, pelas 16 horas, na igreja do Sobral, em Mortágua será enviado para a República Democrática do Congo (África), o Padre missionário comboniano Marcelo Oliveira, pelo Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes.
  • NEM SÓ DE PÃO… (15 de Janeiro de 2012)

    Todos somos chamados

    Depois de celebrarmos o Tempo do Natal e a Epifania, voltamos ao Tempo Comum. E, como tema deste domingo, a Liturgia apresenta-nos a vocação.
  • Domingo II do Tempo Comum (15 de Janeiro de 2012)

    A Palavra de Deus
  • AS GRANDES ANTÍFONAS DO ADVENTO NA QUADRA DA EPIFANIA

    . Manuel Augusto RodriguesManuel Augusto Rodrigues


    Embora já fora da ocasião apropriada, lembramos ainda as Antífonas Ó, que se recitam no Magnificat das vésperas do Advento e noutros momentos nas várias tradições cristãs entre 17 e 23 de Dezembro.

  • Fado de Coimbra e Património da Humanidade

    Mario Nunes

    . Mário Nunes

    Nos primeiros dias a seguir à notícia de que o fado fora reconhecido Património Imaterial da Humanidade, Coimbra “acordou?” pela voz e escritos de alguns conimbricenses, opinando sobre a realidade que se divulgou pelo mundo, lastimando que o fado de Coimbra não tenha apanhado o “comboio” e viajado no mesmo compartimento. Embora, todos ficassem honrados e orgulhosos pela decisão da Unesco, entendemos que, um certo desconforto se instalou nos verdadeiros cultores do fado de Coimbra, regressando o eterno debate: “fado ou Canção de Coimbra?”
  • Ano de 2011 foi muito “intenso” para Bento XVI, disse o porta-voz do Vaticano

    O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, afirmou que 2011 foi muito “intenso” e “positivo” para Bento XVI, destacando as viagens internacionais, a beatificação de João Paulo II e o encontro inter-religioso pela paz em Assis (Itália). “Diria que, em relação a outros anos precedentes — mais perturbados por fenómenos de crises ou de tensão —, este ano foi muito belo, positivo, de grande mensagens que nos fazem olhar em frente”, referiu o sacerdote italiano, em entrevista à Rádio Vaticano. Bento XVI viajou à Croácia, Espanha (Jornada Mundial da Juventude de Madrid), Alemanha e Benim, momentos que o padre Lombardi classifica como “pontos de referência”. O director da sala de imprensa da Santa Sé diz que a terceira viagem à Alemanha neste pontificado (22-25 de Setembro) “destacou a preocupação do Papa de falar sobre Deus e fazer referência ao primado de Deus na sociedade, em vias de secularização, no contexto europeu e, em particular, no seu país”. Quanto à passagem pela capital espanhola (18-21 de Agosto), o porta-voz do Vaticano diz que “houve a grande experiência da vitalidade da fé, do seu futuro”, o “lado positivo da presença anunciadora e viva da Igreja no mundo de hoje”. No Benim (18 a 20 de Novembro), o Papa entregou a exortação apostólica que encerrou o Sínodo para a África, “um documento que é belíssimo, claro e simples”. A 27 de Outubro, o Papa encontrou-se em Assis com representantes de religiões mundiais e do mundo académico, numa jornada pela paz que juntou também não-crentes. “Isso foi um elemento muito importante, que fez sentir a comunhão que já existe entre aqueles que se referem a um Deus pessoal, mas fez sentir o mesmo também com relação àqueles que buscam — honestamente — a verdade”, indicou o sacerdote jesuíta. A celebração que levou a beatificação de João Paulo II (1920-2005), a 1 de Maio, marcou os primeiros meses do ano, num momento “vivido espontaneamente por uma enorme quantidade de fiéis, que, depois, vieram também encontrá-lo — simbolicamente — visitando a sua sepultura em São Pedro [basílica do Vaticano]”. Num ano em que Bento XVI visitou a maior prisão de Roma e se ligou à Estação Espacial Internacional, além de mais quatro viagens dentro da Itália (Aquileia-Veneza, diocese de São Marino-Montefeltro, Ancona e Calábria), o Papa publicou ainda o segundo volume da obra Jesus de Nazaré, que o padre Lombardi apresenta como um “testamento do seu amor por Cristo, do seu amor pessoal, da sua busca pessoal pelo rosto de Cristo”.
  • Papa ofereceu 3 milhões de euros para situações de emergência em 2011

    Bento XVI ofereceu mais de três milhões de euros para ajudar os afectados por situações de emergência em todo o mundo, em 2011, anunciou o Conselho Pontifício 'Cor Unum' (CPUC), organismo da Santa Sé. Em entrevista ao jornal do Vaticano, L'Osservatore Romano, D. Giampietro Dal Toso, secretário do Conselho, diz que a estes números devem ser somados mais de 1,62 milhões de euros para os projectos da fundação pontifícia para a América Latina e outros 1,43 milhões para a região do Sahel (África). “Não são números exorbitantes, mas o seu valor consiste, sobretudo, no facto de manifestarem como o Papa quer estar próximo dos muitos pobres da terra”, disse o secretário do CPUC. Entre as situações de emergência atendidas estiveram o terramoto e o tsunami seguido de desastre nuclear em Fukushima, Japão; as inundações no sudeste asiático, América Central e Filipinas; a reconstrução do Haiti após o sismo de 2010; a crise alimentar no Corno de África…
  • Viagem do Papa ao México e Cuba com data marcada

    A viagem de Bento XVI ao México e Cuba vai decorrer entre 23 e 28 de Março, anunciaram as respectivas Conferências Episcopais, que vão receber a primeira visita do actual Papa aos dois países. A deslocação conta com passagens pela cidade mexicana de León (23 a 26), Santiago de Cuba e Havana (26 a 28).
  • Bento XVI deseja futuro “com esperança”

    Bento XVI convidou no passado dia 1 de Janeiro a comunidade internacional a “renovar o compromisso pela promoção da paz”, apelando, em particular, aos mais jovens, que desafiou a “olhar para o futuro com esperança”. O Papa presidia à missa no Vaticano, no 45.º Dia Mundial da Paz, que marcava o início de 2012, este ano dedicado ao tema “'Educar os jovens para a justiça e para a paz”. Durante a sua homilia, Bento XVI disse que “os jovens e as jovens de hoje crescem num mundo que se tornou, por assim dizer, mais pequeno, no qual os contactos entre as diferentes culturas e tradições são constantes”. “Para eles, hoje mais do que nunca, é indispensável a aprendizagem do valor e do método da convivência pacífica, do respeito recíproco, do diálogo e da compreensão”, prosseguiu. O Papa destacou que a educação dos mais novos para a paz é “uma tarefa que diz respeito a cada geração”, agradecendo pelo caminho realizado “após as tragédias das duas grandes guerras mundiais” com a afirmação, por parte dos próprios jovens, “de muitas formas de compromisso social neste campo”. Bento XVI evocou ainda a figura de Maria, que a liturgia católica celebrou no primeiro dia do ano, e disse que, tal como ela, “a Igreja é mediadora da bênção de Deus para o mundo”, oferecendo Jesus como “a misericórdia e a paz”. Nas preces dirigidas durante a celebração, foi pedido, em português, que “o Senhor conceda à Igreja um amor cada vez maior à Palavra de Deus, para que a guarde com solicitude, encarne fielmente e comunique com generosidade”. Mais tarde, na recitação da oração do Angelus, o Papa fez votos de “reconciliação e perdão para as áreas de conflito” no mundo, pedindo ainda “uma distribuição mais justa e equitativa dos recursos”. Bento XVI deixou uma saudação aos peregrinos de língua portuguesa, às suas famílias e nações: “Desejo um Ano Novo feliz e santo, na paz de Cristo”.
  • Igreja de Lourosa comemora 1100 anos

    Lourosa. igreja 1Tem início no próximo dia 15 de Janeiro, o início das comemorações dos 1100 anos da igreja moçárabe de Lourosa. A comissão constituída para o efeito preparou um conjunto de actividades que irão decorrer até ao dia 14 de Setembro onde se incluem conferências, concertos e uma feira moçárabe…
  • Paróquia de S. José: uma comunidade viva há oitenta anos

    S. Jose- IgrejaJá começaram as festividades que vão marcar as Bodas de Ouro da Igreja de S. José. Já foram colocadas as faixas a anunciar que a Paróquia de S. José – Igreja de Pedras Vivas – está em festa. Mais visível, é o da torre. Também suficientemente visível para quem desce a Rua dos Combatentes, a da parede da igreja.
  • Festa das Famílias em Nogueirinha

    A Festa Inter-Paroquial das Famílias de Bobadela, Ervedal, Lagares, Lageosa, Lagos, Meruge, Seixo e Travanca vai realizar-se no próximo dia 15 de Janeiro, no Salão da Associação de N.ª Sr.ª do Rosário, em Nogueirinha.
  • Arciprestado da Beira Mar homenageou o Padre Alberto da Conceição

    AlbertoO Arciprestado da Região Pastoral da Beira Mar prestou homenagem ao Padre Alberto Carlos da Conceição, que se encontra a paroquiar a freguesia de Ferreira-a-Nova há mais de quatro décadas (faz 44 anos, a 4 de Fevereiro de 2012), com uma entrega total ao sacerdócio.
  • Servidores do Evangelho ensinaram estudantes um modo diferente de viver o Natal

    Missionarios Servidores do EvangelhoA comunidade Missionária Servidores do Evangelho lançou, como é habitual todos os anos, por esta altura, o desafio a adolescentes e jovens universitários para preparem um Natal diferente, mais fraterno e humano.
  • Novos membros da Confraria da Rainha Santa Isabel tomam posse no dia 8 de Janeiro

    Trinta e nove novos membros da Confraria da Rainha Santa Isabel tomam posse no próximo dia 8 de Janeiro, às 11h00, na Igreja da Rainha Santa Isabel. Entre eles conta-se, pela primeira vez, onze mulheres.
  • Bispo do Funchal promete Igreja atenta à austeridade

    O bispo do Funchal manifestou “grande preocupação e apreensão” perante as medidas de austeridade anunciadas para a Região Autónoma da Madeira, afirmando que a Igreja Católica vai responder com “sentido de responsabilidade”.
  • Cardeal-patriarca de Lisboa antevê “ano difícil”

     

    D. Jose PolicarpoO cardeal-patriarca de Lisboa assinalou no passado dia 1 de Janeiro o início de 2012, afirmando que este ano “vai ser difícil” e que os católicos não têm prestado suficiente atenção à doutrina social da Igreja.
  • Encontro Europeu de Jovens em Berlim

     

    Jovens em Berlim30 mil participantes entraram em 2012 a rezar

    Mais de 30 mil jovens, incluindo dezenas de portugueses, receberam o novo ano em Berlim, capital da Alemanha, com uma vigília pela paz e uma “festa dos povos”, inserida no encontro europeu promovido pela comunidade ecuménica de Taizé.

  • D. Manuel Clemente no Vaticano

    D. Manuel Clemente 14O Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, foi no passado dia 29 de Dezembro nomeado por Bento XVI como membro do Conselho Pontifício das Comunicações Sociais, revelou a Santa Sé, em comunicado.
  • No Dia Mundial da Paz

     

    Bispo de Coimbra sustenta que “ a guerra surda contra a vida humana continua a ser a que deixa atrás de si maior rasto de violência e de morte”

    O Bispo de Coimbra afirmou no passado Domingo, Dia Mundial da Paz, que o crescimento do défice do Estado também é uma guerra que provoca vítimas, a par do aborto, fundamentalismo, desregulamento económico, pobreza e falta de trabalho.

  • Conselho Nacional de Educação alerta para alto número de chumbos

     

    O Conselho Nacional de Educação (CNE) alertou para o elevado número de repetentes em todos os graus do sistema educativo português, defendendo que não se deve poupar no apoio aos alunos para evitar chumbos.

  • Acordo Ortográfico aplicado nos documentos oficiais a partir de 1 de Janeiro

     

    O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa passou, a partir de 1 de Janeiro, a ser aplicado nos documentos do Estado. A decisão foi tomada em Conselho de Ministros a 25 de Janeiro de 2011 e teve efeitos a partir do primeiro de Janeiro de 2012. O acordo foi assinado, em Lisboa, em 1990, começou a ser aplicado em 2009, e tem um período de adaptação até 2015, durante o qual são aceites as duas grafias. A resolução do Conselho de Ministros (n.º8/2011) adopta ainda o Vocabulário Ortográfico do Português e o conversor Lince como ferramentas de suporte à nova grafia. Ambos estão disponíveis gratuitamente em www.portaldalinguaportuguesa.org e nos sítios de Internet de “todos os departamentos governamentais”, de acordo com o texto publicado há quase um ano.
  • Segurança Social aumentou pensões no dia 1

    O ministro da Solidariedade e Segurança Social, lembrou a diminuição do poder de compra para um milhão de portugueses, ao anunciar, no dia 1, o aumento de cerca de sete euros mensais nas pensões mínimas, rurais e sociais, que entrou em vigor no dia primeiro de Janeiro. De acordo com Pedro Mota Soares, será aplicado com os 70 milhões de poupança no Rendimento Social de Inserção (RSI).
  • Bombeiros revoltados com ministro

    O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Duarte Caldeira, considerou, no dia 1 de Janeiro, ao Correio da Manhã, serem “absolutamente inaceitáveis” as declarações do ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, que afirmou que algumas situações de corporações em dificuldade financeira “são casos de polícia e de tribunal”. “O ministro inverteu as coisas. Não é devido a casos de polícia que os bombeiros estão em dificuldades, mas sim porque os governos não viabilizaram um regime de financiamento adequado”, afirmou, frisando que “os bombeiros são maioritariamente gente honesta” e que “as excepções devem ser punidas”. Duarte Caldeira não poupou críticas: “Ainda não vimos nada do Governo em relação aos bombeiros. Diz-se que deu 10 milhões de euros, mas só reembolsou despesas já feitas no combate a incêndios. E tirou a isenção de taxa moderadora nos hospitais.” Os bombeiros temem que muitas corporações fechem devido a mudanças no transporte de doentes não urgentes, que reduziu a facturação em 70%.
  • Cáritas reclama mais ajuda para pessoas carenciadas

    O presidente da Cárita Portuguesa, Eugénio Fonseca, defendeu no passado dia 26 de Dezembro que a Segurança Social devia ajudar mais as pessoas carenciadas face às dificuldades anunciadas para 2012, mas desconfia dessa possibilidade face à redução dos apoios sociais nos últimos anos.
  • Taxa de natalidade cresceu em 2010

    A taxa de natalidade voltou a crescer em Portugal em 2010, registando-se mais 1.931 nascimentos em relação ao ano anterior, segundo o estudo Natalidade, Mortalidade infantil, fetal e perinatal 2006/2010 da Direcção-Geral de Saúde (DGS).
  • Hospitais desperdiçam dois milhões por dia

    Os hospitais do Serviço Nacional de Saúde desperdiçam dois milhões de euros por dia, revela uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas que aponta para um desperdício de 745 milhões de euros em 2008.
  • Taxas Moderadoras: Ministério vai contactar utentes que têm isenção

    Os utentes até agora isentos de pagamento de taxa moderadora serão contactados até ao final do mês de Fevereiro pelo Ministério da Saúde para saberem se mantêm a isenção, ao abrigo dos novos parâmetros para determinar insuficiência económica.
  • Governo cria Balcão de arrendamento para agilizar processo de despejo

    O Governo vai criar um balcão nacional de arrendamento para agilizar processos de incumprimento dos contratos, nomeadamente por falta de pagamento durante três meses, mas, ao contrário do memorando de entendimento com a “troika”, fica salvaguardada uma eventual decisão judicial. Em conferência de imprensa, a ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Assunção Cristas explicou que um senhorio poderá dirigir-se ao balcão para reaver a casa por o contrato cessar ou por incumprimento. Esse balcão notifica o inquilino e em caso de litígio “está salvaguardada a decisão a ser tomada por um juiz”, conforme a Constituição Portuguesa.
  • Extintos nove Centros Novas Oportunidades

    O Governo extinguiu nove centros do programa Novas Oportunidades, depois de ter divulgado no dia 28 de Dezembro que estava a analisar as candidaturas apresentadas ao financiamento intercalar que se prolonga até Agosto de 2012. Segundo o Diário da República, na Região Centro foram extintos os centros Novas Oportunidades promovidas pelo Instituto Politécnico de Leiria, pela Escola Secundária de Montemor-o-Novo e pelo Agrupamento de Escolas de Pampilhosa (Mealhada).
  • CTT reforçam indicações para identificar clientes

    Os CTT reforçaram a informação, junto balcões dos correios, da obrigatoriedade dos funcionários pedirem a identificação aos clientes que pretendam recibos detalhados sobre a circulação dos automóveis nas antigas auto-estradas sem custos para utilizador (ex-SCUT). Este reforço, avança à Lusa por fonte oficial dos CTT, vem na sequência da notícia do semanário Expresso, que destaca que “o pós-pagamento das SCUT permite violação da lei dos dados pessoais”.
  • Chineses formalizaram entrada na EDP

    A China Three Gorges assinou no passado dia 30 de Dezembro o acordo para a compra da participação do Estado de 21,35 por cento do capital da eléctrica por 2,7 mil milhões de euros, tornando-se na maior accionista da empresa. A China Three Gorges, que venceu o concurso internacional para a aquisição da participação do Estado português na EDP, esteve representada ao mais alto nível pelo presidente, Cao Guangjing, e pelo vice-presidente executivo, Lin Chuxue. A venda da participação pública na EDP foi anunciada pelo Governo português no dia 29 de Dezembro, vencendo as propostas da alemã E-On e das brasileiras Eletobras e Cemig.
  • Presidente da República antevê 2012 como um ano com muitas dificuldades para os portugueses

    O Presidente da República, Cavaco Silva, afirmou no passado dia 1 de Janeiro que a resolução das dificuldades nacionais exige, além de rigor orçamental, uma agenda para o crescimento e emprego, sem a qual “a situação social poderá tornar-se insustentável”. Na sua mensagem de Ano Novo, transmitida pela RTP, Cavaco Silva apelou ao “diálogo construtivo entre o Governo e a oposição” e ao “aprofundamento da concertação social”, alertando para a necessidade de preservação da “coesão nacional” e da “coesão social”. Cavaco Silva antevê o ano de 2012 como um ano em que “se irão exigir grandes sacrifícios ao comum dos portugueses”, em que “as dificuldades se farão sentir de forma mais acentuada no dia a dia”, mas manifestou-se confiante na resposta dos portugueses.
  • Mata do Buçaco recebeu mais de 200 mil visitas no ano de 2011

     

    A Mata Nacional do Buçaco teve mais de 200 mil visitas no ano de 2011, dos quais cerca de metade serão oriundos de fora do país, estima a Fundação responsável pelo espaço.
  • Ramal da Figueira da Foz já foi desactivado

     

    O Governo encerrou, logo no primeiro dia de 2012, cerca de metade dos 622 quilómetros de linha ferroviária que pretende suprimir no próximo ano, no âmbito do Plano Estratégico dos Transportes (PET). O Ramal da Figueira da Foz é um dos que vão ser desactivados.

  • Miranda: sete famílias beneficiadas com programa de incentivo à natalidade

     

    Miranda do Corvo continua a premiar famílias pelo nascimento de bebés, no âmbito do programa de incentivo à natalidade lançado pela autarquia.

  • Miranda do Corvo: Câmara pretende “desbravar” caminhos de Santiago

     

    Caminho S_TiagoO projecto surgiu em 2008, sendo lançado oficialmente após a visita a Santiago de Compostela de várias autarquias atravessadas pelos Caminhos de Santiago, onde foram recebidas pelo conselheiro da Inovação e Indústria do Governo da Galiza.

  • Alvaiázere: Autarquia entregou habitações a oito das famílias mais carenciadas do concelho

    Vila de AlvaiazereA Câmara de Alvaiázere entregou nas vésperas de Natal a oito das famílias mais carenciadas do concelho habitações sociais que custaram 420 mil euros, 188 mil dos quais comparticipados pelo Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).
  • Pampilhosa da Serra: Câmara instala reguladores na iluminação pública

    Pamp.Serra-VistaCâmara de Pampilhosa da Serra está a instalar reguladores de fluxo luminoso na iluminação pública do concelho, esperando com a medida poupar 25 por cento na factura energética, disse hoje à agência Lusa o presidente da autarquia.

  • Cantanhede: Manifestação pela defesa do Ramal Pampilhosa-Figueira da Foz

    A Plataforma Nacional pela Defesa da Ferrovia, em colaboração com o Movimento de Defesa do Ramal Pampilhosa – Figueira da Foz (de Cantanhede) e do Projecto Cultura e Cidadania (de Mira), vai organizar, dia 14 de Janeiro, pelas 14H30, em Cantanhede, uma manifestação pela defesa do ramal ferroviário Pampilhosa – Figueira da Foz.
  • Coimbra: Aprovado orçamento da autarquia para 2012

    Apesar das críticas da oposição, as Grandes Opções do Plano (GOP) e o Orçamento da Câmara Municipal de Coimbra foi esta tarde aprovado pela Assembleia Municipal.
  • Coimbra contra extinção de freguesias

    A Assembleia Municipal de Coimbra aprovou no passado dia 27 de Dezembro uma moção contra a extinção ou fusão de freguesias.
  • Candidatura da Universidade de Coimbra à Património Mundial vai ser formalizada este mês

    A candidatura da Universidade de Coimbra (UC) a Património da Humanidade pela UNESCO será formalizada em Janeiro, valorizando o papel da instituição de ensino na promoção da cultura portuguesa no mundo ao longo dos séculos, anunciou hoje o reitor.
  • Equipa com investigadores de Coimbra alcança “avanço considerável” para insulina por via oral

    Uma equipa internacional de investigadores coordenada por dois professores da Universidade de Coimbra (UC) alcançou “um avanço considerável” para que a administração da insulina por via oral possa ser uma realidade terapêutica, revelou a instituição universitária em comunicado de imprensa.
  • Jovens universitários ensinam idosos a descobrir o mundo da informática

    aula informaticaEstudantes do terceiro ano de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra transformaram-se durante algumas semanas em ‘professores’ de idosos utentes de um centro de dia, mostrando-lhes o mundo dos computadores e da Internet.

  • Estudantes evacuados em mais um simulacro na Universidade de Coimbra

    Os Bombeiros Sapadores receberam o alerta para o “incêndio” num edifício da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, situado nos antigos hospitais, por volta das 11H00 de 28 de Dezembro último.
  • Novo centro hospitalar universitário trará benefícios e eficiência

    O ministro da Saúde defendeu no passado dia 20 de Dezembro que o novo Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC), que congrega oito hospitais, trará “benefícios para os doentes e maior eficiência” aos serviços.
  • Pedidos de habitação social duplicaram em Coimbra

    Predios 02Os novos pedidos de habitação entrados este ano na Câmara de Coimbra duplicaram em relação a 2009 e, “a cada dia que passa, há mais famílias” a procurar este apoio, revelou o vereador Francisco Queirós.
  • SEF vai ocupar edifício do Governo Civil

    Governo Civil1O Ministério da Administração Interna já definiu as novas funcionalidades para os edifícios até agora utilizados pelos Governos Civis. Desta forma, indicou à Lusa fonte do MAI, os edifícios ocupados pelos Governos Civis de Braga, Portalegre e Setúbal passarão para os respectivos comandos distritais da PSP.
  • Sindicato ferroviário critica obras na estação Coimbra-B

    Estacao Coimbra-AO Sindicato Independente Nacional dos Ferroviários (SINFB) contestou no passado dia 31 de Dezembro as obras em curso na estação Coimbra B, considerando-as “uma trapalhada”, e pediu esclarecimentos ao governo.
  • Segurança na Ponte Açude, em obras, foi reforçada

    Ponte_AcudeA Estradas de Portugal (EP) reforçou esta semana a segurança do tráfego na Ponte Açude, no IC2, em Coimbra, durante a segunda fase das obras, que se iniciou na passada terça-feira, no tabuleiro sul/norte.
    Os trabalhos de “reabilitação e reforço estrutural” da ponte e viadutos de acesso, no IC2, iniciaram-se há três meses, no tabuleiro norte/sul, e prolongam-se até Março de 2013.
  • Filipe Albuquerque eleito piloto do ano 2011 pela Revista Turbo

    A Turbo elegeu Filipe Albuquerque como piloto do ano 2011. O piloto português tornou-se piloto oficial da Audi no início do ano depois de ter sido Campeão dos Campeões no Race of Champions onde bateu Sebastian Vettel e Sebastien Loeb. Ingressou no DTM, um dos mais competitivos campeonatos de carro de turismo, tendo conseguido um feito notável para o nosso país ao ser o primeiro luso a subir ao pódio naquela modalidade com o segundo lugar na corrida de Valência. Em paralelo disputou o Blancpain Endurance Series onde terminou no terceiro lugar. Este prémio deixou Filipe Albuquerque surpreendido mas muito satisfeito: “Devo agradecer à Turbo por me ter eleito piloto do ano mas sobretudo por ter tido a capacidade de analisar o trabalho dos pilotos ao longo do ano e não apenas basear-se nos resultados desportivos. Esta época foi muito dura e intensa para mim. Este reconhecimento mostra que o esforço compensa. Obrigado por esta distinção que tanto me orgulha”, disse o piloto de Coimbra.
  • Estudante que matou a mãe adoptiva condenado a 17 anos e meio de prisão

    O estudante de Medicina que matou a mãe adoptiva, em Setembro de 2010, na sua residência em Coimbra, foi condenado no passado dia 21 de Dezembro a 17 anos e seis meses de prisão. O tribunal colectivo e de júri considerou que se tratou de um homicídio qualificado (passível de uma pena entre 12 e 25 anos de prisão), mas sem ter ficado demonstrado que o crime foi premeditado e cometido por motivo fútil. O acórdão, proferido no Tribunal de Coimbra, pelo juiz presidente do colectivo Luís Cravo, sustenta que o homicida agiu de forma “traiçoeira, perante a vítima indefesa”, que se encontrava sozinha, na cama, a dormir, quando o filho, pelas 4:00 da madrugada de 07 de Setembro de 2010, entrou, silencioso, em casa e atacou a mãe com uma faca de cozinha.
  • Mais de cem agentes da PSP com pagamento de gratificados em atraso

    Os gratificados referentes a Outubro de 110 agentes da PSP de Coimbra, que deveriam ter sido processados no dia 21 com os ordenados, ainda não foram pagos, alertou no passado dia 28 de Dezembro a Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP). Segundo João Oliveira, secretário da região Centro da ASPP/PSP, as verbas referentes aos gratificados (serviços de segurança requisitados e remunerados por entidades externas) costumam ser pagas dois meses após a sua execução, mas os agentes e chefes não receberam o montante referente a Outubro e que, globalmente, ascende a cerca de 42 mil euros. De acordo com o delegado sindical, os serviços em questão foram prestados a entidades como o Banco de Portugal, Hospitais da Universidade e Associação Académica de Coimbra, a esta última no âmbito da Latada, a festa de recepção aos caloiros.
  • Ana Jorge renuncia ao mandato de deputada do PS

    A ex-ministra da Saúde Ana Jorge renunciou ao seu mandato de deputada do PS a partir de Janeiro, regressando à sua actividade de médica no Hospital Garcia da Horta. Nas duas últimas eleições legislativas, em 2009 e 2011, Ana Jorge encabeçou a lista de candidatos a deputados do PS pelo círculo eleitoral de Coimbra. Em declarações à agência Lusa, Ana Jorge disse que nos últimos anos fez “uma incursão na vida política” de primeira linha quando aceitou o convite do ex-chefe do Governo José Sócrates para ser ministra da Saúde, substituindo nesta pasta Correia de Campos em 2008. “Não estou desiludida com a política, nem com o Parlamento – respeito muito o que é a Assembleia da República como casa da democracia -, nem com o PS”, afirmou. Neste contexto, a ex-ministra da Saúde salientou que exerce o seu mandato de deputada do PS como independente, embora há vários anos “faça parte da família socialista”. “Neste momento, sinto que sou mais importante se voltar ao terreno, continuando na minha carreira profissional”, reforçou.
  • Alfarrabista alerta para saída de “livros importantes” para o estrangeiro

    Um alfarrabista de Coimbra, Miguel Carvalho, revelou no passado dia 26 de Dezembro que alguns “livros importantes” estão a ser levados do país por estrangeiros com especial interesse pela cultura portuguesa. “Há um interesse muito grande pela nossa cultura. Por outro lado, as nossas edições têm tiragens muito pequenas, o que dá um apetite ao bibliófilo”, disse Miguel Carvalho à agência Lusa. Entre os livros antigos mais procurados por clientes de outros países, designadamente Estados Unidos e Bélgica, estão obras literárias de “autores que marcaram uma posição imponente no modernismo português”, como Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro. A Livraria Alfarrabista Miguel Carvalho, que este ano se instalou num novo espaço, junto à Igreja de São Bartolomeu, na Baixa de Coimbra, vende alfarrábios ao balcão, mas também através da sua loja virtual na Internet (www.livro-antigo.com).
  • António Simões preside à Federação de Bombeiros do Distrito

    António Simões foi eleito presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Coimbra (FBDC), sucedendo a Jaime Soares, que liderava a estrutura desde 1981. Na direcção da FBDC, António Simões (comandante dos Bombeiros Voluntários de Penacova) é acompanhado por dois vice-presidentes, Mário Loureiro e Fernando Jorge, segundo uma nota de imprensa sobre a eleição. No plenário que elegeu os novos órgãos sociais da Federação para o triénio 2012-2014, e em que foi apresentada uma única lista, foi atribuído o título de presidente honorário a Jaime Soares, bombeiro voluntário há cerca de 50 anos e eleito recentemente para a presidência do conselho executivo da Liga de Bombeiros Portugueses
  • Cristina Robalo Cordeiro em Marrocos para dirigir a representação da Agência Universitária da Francofonia

    A antiga vice-reitora da Universidade de Coimbra Cristina Robalo Cordeiro vai dirigir a representação da Agência Universitária da Francofonia (AUF) no Magrebe, um novo pólo da maior associação universitária do mundo, disse à Agência Lusa. A Agência “é a maior associação de universidades do mundo. Tem como grande objectivo criar uma comunidade científica de referência no mundo da língua francesa”, adiantou. Especialista em estudos francófonos, a catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra vai liderar o décimo pólo regional que a associação criou, em Marrocos, com sede em Rabat, e que vai abranger os três países do Magrebe (Marrocos, Tunísia e Argélia), como é especificado em nota de imprensa. Com quase 800 universidades de cerca de uma centena de países, a AUF tem sedes institucionais no Canadá e em França e está presente em 40 nações. Esta é a primeira vez que é escolhida uma figura de um país que não é francófono para este tipo de cargo, tendo a selecção ocorrido por concurso internacional, com 23 candidaturas de vários países. Cristina Robalo Cordeiro, que foi a primeira mulher a candidatar-se ao cargo de reitor da Universidade de Coimbra, inicia funções em Rabat no início de Janeiro, por um período de dois anos.

Informação adicional