Aviso

Filtro
  • Concerto Pascal na Igreja Matriz

    No dia 3 de Maio, Sábado, às 21h30 na Igreja matriz de Avô o CHORAL POLIPHÓNICO DO ALVA dará um concerto pascal.
  • Boas Festas no Lar

    Visita Pascal ao LarDomingo de Páscoa! Dia de Aleluias e de alegria no coração das pessoas. Um pouco de sofrimento psicológico…longe das suas casinhas que tantas vezes abriram ao Senhor neste dia.
  • Páscoa Alegre e Feliz

    Cristo Ressuscitado - Avo (1)A saudação pascal, como outras, é um costume e tradição que, embora se insista na frase de que, “A tradição já não é o que era!”,  as pessoas, razão da nossa existência, personificam a verdadeira tradição, em vidas mais ou menos longas e repletas de vivências e ensinamentos!
  • Centro Paroquial de Solidariedade de Alvares: 32 anos ao serviço da comunidade

    Lar S.MateusO Centro Paroquial de Solidariedade Social da Freguesia de Alvares é uma IPSS, erecta canonicamente por Decreto Diocesano de Coimbra, registada na Direcção Geral de Acção Social, com Estatutos e regulamentos próprios aprovados.
  • Concerto de Páscoa na Granja do Ulmeiro

    Concerto_igreja do UlmeiroNo próximo domingo, 4 de Maio, a Igreja Paroquial da Granja do Ulmeiro, arciprestado do Baixo Mondego, recebe, a partir das 18h00, um “Concerto de Páscoa”.
  • “Cantata a Maria” em Arazede

    CantataA Igreja Paroquial de Nossa Senhora do Pranto de Arazede, arciprestado do Baixo Mondego, acolhe, no próximo dia 3 de Maio, pelas 21h30, a “Cantata a Maria”, numa iniciativa do Grupo “Alfa Jovem”.
  • Visita Pascal cumpre a tradição

    Visita Pascal (2)A cerimónia anual da “bênção da casa ou da família” é uma tradição católica muito antiga e bem arreigada nas comunidades paroquiais no atual arciprestado do Baixo Mondego, rito que se realiza no domingo de Páscoa, segunda-feira de Páscoa e domingo de Pascoela.
  • Jovens “encontram-se” com Cristo Ressuscitado

    Verbum DeiMais de uma centena e meia de jovens e duas dezenas de animadores “encontraram-se” com Cristo Ressuscitado. O “encontro” foi tão forte que os jovens transpiram “alegria”.
  • A Páscoa em Ançã e S. João do Campo

    Pascoa_AncaPalavras mais ouvidas em todas as Pascoas: Aleluia...Feliz Páscoa! Tudo muito belo, mas só o é se, cá por dentro, corresponder ao que afirmamos.
  • D. Virgílio e jovens missionários de Coimbra estiveram presentes na canonização

    Jovens missionários “João Paulo II”, da Diocese de Coimbra, acompanhado pelo nosso Bispo D. Virgílio Antunes, esteve presente no Vaticano para acompanhar a canonização da figura “inspiradora” que deu nome e impulso às suas actividades.
  • Papa elogia “homens corajosos”

    canonizacao 4O Papa Francisco evocou, no passado domingo, no Vaticano a determinação perante as “tragédias” do século XX dos dois novos santos da Igreja Católica, João Paulo II e João XXIII, que canonizou durante uma Missa na Praça de São Pedro.
  • João XXIII e João Paulo II, novos santos

    canonizacao 2O Papa Francisco canonizou no passado domingo os Papas João Paulo II e João XXIII, última etapa no reconhecimento como santo na Igreja Católica, gesto sublinhado por palmas da multidão presente no Vaticano.
  • Novos Bispos auxiliares para Braga e Porto

    D. Jose TraquinaO Papa Francisco nomeou, no passado dia 17 de Abril, dois novos bispos D. Senra_Coelhopara Portugal. O Cónego Francisco José Senra Coelho, da arquidiocese de Évora, foi nomeado bispo auxiliar de Braga, enquanto o Cónego José Augusto Traquina Maria, do Patriarcado de Lisboa, foi nomeado bispo auxiliar de Lisboa.
  • Trabalhadores cristãos denunciam «precariedade laboral e familiar»

    O Movimento Mundial de Trabalhadores Cristãos (MMTC) divulga uma mensagem para o 1.º de Maio deste ano, dia internacional dos trabalhadores, onde denuncia a “precariedade laboral e familiar”.
  • Capelães prisionais ibéricos reúnem-se em Fátima

    Realiza-se no próximo dia 1 a 4 de Maio o primeiro Congresso Ibérico da Pastoral Prisional. 
  • Santuário de Fátima acolhe pessoas com deficiência

    O Serviço de Doentes do Santuário de Fátima (SEDO) vai oferecer, no mês de Agosto, uma semana de repouso a pais que tenham filhos com deficiência acolhendo-os.
  • Peregrinação à Terra Santa

    O Arciprestado do Nordeste está a organizar uma peregrinação a Israel de 24 de Julho a 1 de Agosto de 2014. Para se inscrever ou saber mais informações, contacte o Sr. Manuel Fernandes: 96 6478183.
  • ENCONTRO COM O AMOR DE JESUS

    Meditação sobre a Exortação “Alegria do Evangelho - 7
     
    «A primeira motivação para evangelizar é o amor que recebemos de Jesus, aquela experiência de sermos salvos por Ele que nos impele a amá-Lo cada vez mais.
  • Palavras que não se conjugam com «Ressurreição»

    Nuno Santos
     
    A primeira e a mais evidente é «PESSIMISMO». Não só o pessimismo não se conjuga com a ressurreição como devemos desconfiar das pessoas pessimistas.
  • A Festa das festas

    Aldo Aveiro
     
    Para os cristãos, a Páscoa não é simplesmente uma festa entre outras festas litúrgicas. Páscoa é a “Festa das festas”, a “Solenidade das solenidades”.
  • Lúcia de Jesus: uma Carmelita no Coração Imaculado de Maria

    Ir. Ângela de Fátima Coelho, asm(*)
     
    Nas palavras do poeta Daniel Faria há os que nascem para escolher e os que nascem para serem escolhidos. Lúcia de Jesus estaria entre os últimos.
  • VATICANO II 50 ANOS DEPOIS (81)

    - “FACE DE CRISTO, FACE DO HOMEM” - A PÁSCOA DO RESSUSCITADO

     Manuel Augusto Rodrigues

    1. A Semana Santa encerra em si a história da salvação, desde a criação à escatologia final.
  • Pela Unidade Pastoral de Tábua

    Nordeste_Bençao dos Ramos (1)Domingo de Ramos
    Neste domingo, as paróquias da Unidade Pastoral de Tábua celebraram o Domingo de Ramos.
  • Pelo Piódão

    Nordeste-escuteiros no PiodaoEscuteiros entre nós
    Entre nós estiveram os Escuteiros de Carnide e de Albergaria dos Doze, do concelho de Pombal, que durante dois dias exploraram e viveram as belas aventuras desta zona serrana. No domingo participaram e viveram com fé e alegria a Liturgia Eucarística.
  • Pela vila de Cova Alva

    Nordeste_Teto  da Igreja de Vila Cova de Alva (1)Restauro da Igreja Matriz
    Já temos a nossa linda Igreja ao serviço da comunidade cristã desta freguesia. Todo o seu exterior e grande parte do interior sofreu reparações, encontrando-se agora um templo acolhedor e belo.
  • Pela vila de Coja

    Nordeste_Via Sacra de Coja (1)Via Sacra
     No domingo da Paixão às 16h. a vila de Coja foi palco duma VIA SACRA que saiu da capela da Senhora da Ribeira em direção à Igreja Matriz. Centenas de pessoas  participaram neste acontecimento de fé.
  • Via-Sacra Jovem em Arazede

    Via Sacra_Arazede (Arquivo)O Movimento “a-Jovem” de Arazede, arciprestado do Baixo Mondego, vai promover mais uma iniciativa, desta vez destinada a assinalar o espírito da quadra Pascal.
  • Bons amigos

    Rodolfo Leite
     
    Desde de sempre, entre a vida e a morte trava-se uma «luta» interminável! Ela trava-se no mundo, na mente e no coração de cada pessoa…
  • A HIPERPÁSCOA BULLDOZER

    Martinho Soares
     
    A medida parece inocente e inócua. Não levanta ondas nem gera contestação. No entanto, de todas as ofensas que se podem fazer ao catolicismo, à cultura nacional e à própria dignidade humana esta é das mais cruéis e perversas:
  • Papa recusa “cristianismo sem cruz”

    O Papa Francisco afirmou, há dias, no Vaticano que “não existe um Cristianismo sem cruz” e destacou a necessidade de uma referência constante a Jesus Cristo na vida de fé.
  • Francisco iniciou ciclo de catequeses dedicado ao Espírito Santo

    O Papa Francisco convidou os católicos a ver o mundo com os “olhos de Deus”, no início de um novo ciclo de catequeses, dedicado aos “dons” do Espírito Santo.
  • Papa decide manter “Banco do Vaticano”

    O Papa Francisco aprovou uma proposta para a manutenção em funcionamento do Instituto para as Obras Religiosas (IOR), conhecido como Banco do vaticano, cujo futuro tem estado em equação.
  • Papa escreve aos jovens

    Francisco e jovensO Papa Francisco incitou os jovens a rejeitar as “ofertas de baixo preço” e a preferir rumar “à verdadeira felicidade” em Jesus Cristo, na mensagem para o Dia Mundial da Juventude que se celebrou no passado domingo.
  • ACEGE diz que salário mínimo é insuficiente

    Antonio Pinto Leite 2presidente da Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE) afirmou que o actual salário mínimo nacional em Portugal é baixo e “não sabe como se vive com 485 euros”.
  • Mons. João Gonçalves Gaspar eleito administrador da diocese de Aveiro

    O Colégio de Consultores da Diocese de Aveiro elegeu, no passado dia 7 de Abril, o monsenhor João Gonçalves Gaspar como administrador diocesano, depois de D. António Francisco dos Santos ter tomado posse como bispo do Porto.
  • Bispo das Forças Armadas promete atenção à realidade na sua tomada de posse

    D. Manuel Linda 1Ao tomar posse do cargo de capelão-chefe da Igreja Católica, o novo bispo das Forças Armadas e de Segurança disse que vai estar atento à realidade do sector, fazendo o seu “caminho próprio”, pregando a “mesma fé” de forma atenta à realidade, numa “grande estrutura” que continua a assegurar os valores indispensáveis da “segurança e a paz”.
  • Interior da Basílica de Fátima vai para obras

    Santuario (3)Começam a 14 de Maio as obras na Basílica do Rosário, em Fátima, mas apenas o interior vai ser alvo de requalificação.
  • Encontro regional de Exploradores com forte adesão

    Exploradores-mira (2)Também, na Praia de Mira, a Junta Regional de Coimbra do Corpo Nacional de Escutas juntou mais de quinhentos exploradores/moços e dirigentes de vinte e oito agrupamentos da diocese.
  • Dia Diocesano da Juventude comemorado nas Regiões Pastorais

    Exploradores_miraO Dia Mundial da Juventude que se celebra sempre no Domingo de Ramos, comemorou-se este ano a nível das regiões pastorais da Diocese, por iniciativa do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil.
  • Creche e Jardim de Infância da Cáritas de Coimbra

    Estão abertas as inscrições para Creche e Jardim de Infância da Cáritas Diocesana de Coimbra.
  • Encontro Diocesano de doentes do Movimento da Mensagem de Fátima

    doentes do MMFRealizou-se no dia 6 de Abril, como foi anunciado, no salão polivalente da igreja de S. José, em Coimbra, o sexto Encontro Diocesano de Doentes promovido pelo Movimento da Mensagem de Fátima.
  • 928 Anos do Cabido da Catedral de Coimbra

    Se Velha 9O cabido da Catedral é uma entidade canónica com personalidade jurídica própria criada para promover na igreja Catedral um culto mais solene e é também um órgão de administração eclesiástica diocesana.
  • A cruz

    Jesus na CruzEstou perante um dos símbolos que mais tem mexido comigo nas últimas décadas. Digamos que é um símbolo especial, estranho, contraditório e tantas vezes polémico.
  • A Via-sacra da Vida

    Aldo Aveiro
     
    No tempo quaresmal, a Igreja procura que a dinâmica baptismal (morte para a vida) seja vivida com profundidade. Por isso, “viver a quaresma” significa confirmar, em cada um de nós, a presença de Deus na caminhada diária: na oração, no trabalho, na comunidade.
  • O salmo do Domingo de Ramos

    Fernando Perpétua
     
    Ao escutarmos ou lermos de uma forma linear, digamos a frio, sem o sentir devido, o Salmo do Domingo de Ramos, o último Domingo da Quaresma, com o qual se inicia a Semana Santa,
  • VATICANO II 50 ANOS DEPOIS (80)

    Bom SamaritanoO Papa Francisco na fidelidade à consciência eclesial do Concílio meditado à do Evangelho e dos sinais do tempo
     
    Manuel Augusto Rodrigues
     
    1. A um ano de distância da eleição do Papa Bergoglio, analistas, observadores de diversos quadrantes, os fiéis do Povo de Deus e o público em geral têm-se multiplicado na avaliação do seu pontificado.
  • RENOVADO IMPULSO MISSIONÁRIO

    Meditação do texto da “Alegria do Evangelho” – nº. 6
     
    «Evangelizador com espírito quer dizer evangelizadores que rezam e trabalham.
  • Faleceu o Dr. Jorge Biscaia

    Jorge Biscaia1Faleceu, no passado dia 8 de Abril, o Dr. Jorge Alberto Biscaia da Silva Pinto, antigo colaborador do “Correio”. Médico pediatra, Jorge Biscaia foi igualmente um dos pioneiros da bioética em Portugal, tendo criado em 1988, a primeira instituição portuguesa neste domínio, o Centro de Estudos de Bioética.
  • À Sombra do Castanheiro (13 de Abril de 2014)

    - O Tio Ambrósio havia de deixar-me cortar ali um dos ramos mais viçosos do loureiro do seu quintal…
  • O agrião e o cancro

    agriaoInvestigadores portugueses estão a estudar as vantagens fortificantes e antioxidantes do agrião de água nos doentes com cancro, tornando as células saudáveis mais resistentes e abrandando o crescimento das malignas, disse uma das autoras do estudo, Paula Ravasco.
  • Da cruz à glória!

    Cruz2Um relatório sobre intolerância religiosa divulgado há tempos pela Fundação para a Análise e Estudos Sociais (FAES) apresentou um dado alarmante: mais de 20 cristãos morrem diariamente vítimas de perseguição por outros grupos religiosos.
  • Padre Anchieta foi estudante em Coimbra

    Anchieta2Foi publicado no passado dia 3 de Abril, o decreto que proclama santo o padre Anchieta. O jesuíta nascido em Espanha foi aluno da Universidade de Coimbra e fundador da cidade de São Paulo, no Brasil, no século XVI. 
  • Vem aí o Fátima Jovem 2014

    Vai realizar-se nos dias 3 e 4 de Maio, em Fátima, um grande encontro nacional de jovens.
  • Abertas as inscrições para o Campo de Férias do SDPJ

    O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil de Coimbra tem vindo a promover desde há dois anos a esta parte esta actividade para jovens dos 15 aos 18 anos.
  • O memorial da Páscoa de Cristo

    eucaristiaSabemos todos que Jesus na Sua última Ceia instituiu a Eucaristia, dando a comer aos seus discípulos o Seu Corpo e a beber do cálice do Seu Sangue.
  • Sentido da Páscoa

    ressurreicaoLeio nos jornais que uma norte-americana de 74 anos, encarcerada durante 32 anos por um crime que não cometeu, acaba de ser libertada, pois provou-se que não tinha nada a ver com o crime que a tinha levado à condenação.
  • Miranda do Corvo celebrou os Passos

    Miranda_Senhor dos PassosNo V Domingo da Quaresma, de dois em dois anos, Miranda do Corvo organiza e celebra a Procissão do Senhor dos Passos. Em terras do Centro é das mais concorridas e bem estruturadas.
  • A corresponsabilidade…segundo D. Virgílio do Nascimento Antunes

    Pombal_Conf- Quaresmal (2)Um dos mais notáveis ensinamentos do Concílio Vaticano II consistiu em propor e desenvolver a teologia relativa à Igreja, Povo de Deus, constituído por muitos membros, a viver a fé em Comunhão com Cristo e uns com os outros,
  • Via-sacra entre as comunidades

    Baixo Mondego_Via Sacra JovemAs oito comunidades cristãs confiadas aos padres do Instituto Missionário do Preciosíssimo Sangue, José Luís Ferreira e António Domingues, voltam a unir-se nesta Quaresma 2014,
  • Comunidades de S. João do Campo e Ançã

    S. Joao e Anca_festa da palavraApesar das enfermidades dos pastores que servem estas comunidades, a vida cristã continua. Pe. Joel, estimado e precioso colaborador das mesmas, recentemente operado,
  • Peregrinação de antigos militares do ultramar

    Foi-nos pedido que fosse divulgada a peregrinação dos militares que cumpriram serviço militar no ultramar.
  • Encontro de animadores de catequese de adultos

    O Serviço de Catequese de Adultos, do Secretariado Diocesano de Evangelização e Catequese promoveu no passado domingo, pelas 15 horas, no Seminário Maior de Coimbra,
  • Retiro Quaresmal de casais

    Retiro QuaresmalEm sintonia com o plano pastoral da Diocese de Coimbra e com o objectivo de proporcionar um encontro interpessoal com Jesus Cristo, teve lugar no passado dia 30 de Março,
  • Luso acolheu encontro regional de Guias de Bando

    Encontro regional de guias- “Não avalies um herói pelo tamanho da sua capa”
     
    Oitenta crianças dos 6 aos 10 anos, lobitos da região de Coimbra do Corpo Nacional de Escutas - Escutismo Católico Português, participaram no passado fim-de-semana, 5 e 6 de Abril, na vila de Luso, no concelho da Mealhada, na primeira edição do “ERGue-te! - Encontro Regional de Guias de Bando”.
  • “Os pobres não podem esperar”, afirma o novo Bispo do Porto ao entrar na Diocese

    Antonio Francisco dos Santos_Entrada na Se (8)Na sua primeira homilia, no passado domingo, o novo Bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, lembrou que há necessidades que não podem esperar como a alimentação, a saúde, a habitação e os recursos mínimos.
  • D. António Marto pede política amiga da família

    O bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, pediu no passado domingo, aos políticos portugueses que promovam medidas que respondam às necessidades das famílias “em todas as dimensões”.
  • Apresentada plataforma “Dar e Receber”

    A Cáritas Portuguesa vai implementar ao longo deste ano uma “plataforma de partilha de bens doados”, um projecto que pretende reforçar o leque de valências destinadas a ajudar as populações mais atingidas pela crise.
  • Índia: A história improvável da carmelita Christine Kapadia

    Cristaos na India (1)- Conhecer Deus numa pastelaria
     
    Christine Kapadia tem 35 anos, olhar doce e sorriso franco. É uma rapariga normal. Tal como 90 por cento dos 60 milhões de habitantes deste estado indiano, Christine nasceu em Gujarat, na Índia, numa família de forte tradição hindu. Mas, com ela, tudo isso mudou…
  • II Concílio do Vaticano: Um cardeal que investigou com livros proibidos

    Cardeal Saraiva Martins 1O cardeal português José Saraiva Martins estava na capital italiana no decorrer dos trabalhos conciliares (1962-65) e conseguiu assistir às discussões desta assembleia magna nos últimos três dias, “embora não tivesse qualquer direito a isso”, mas pediu autorização a monsenhor Pericle Felici, o futuro cardeal, que era secretário-geral do Concílio.
  • Papa convida crentes e não crentes a lutarem por uma sociedade centrada no Homem

    Francisco_roxoO Papa Francisco convidou crentes e não crentes a um compromisso conjunto pela construção de um mundo em que cada ser humano esteja no centro, em vez do “poder” ou do “dinheiro”, numa entrevista a jovens belgas.
  • Papa pede oração pelas famílias em dificuldade

    Papa Francisco_OrandoO Papa Francisco apelou à oração pelas famílias em dificuldade, no passado dia 2 de Abril, no Vaticano, encerrando desta forma, o ciclo de catequeses sobre os sacramentos com uma reflexão dedicada ao matrimónio.
  • Papa Francisco recebe Rainha de Inglaterra

    Papa Francisco e Rainha Isabel IIO Papa Francisco recebeu, na passada sexta-feira à tarde, tarde a rainha Isabel II e o seu marido, Duque de Edimburgo. 

  • Papa oferece Evangelho de bolso

    evangelho bolso-vaticanoDepois da oração do Ângelus, no passado domingo, na Praça de São Pedro, no Vaticano, o Papa anunciou a prometida distribuição aos peregrinos de um Evangelho de bolso.
  • Papa Francisco vai visitar cidade símbolo da Máfia

    O Papa Francisco vai visitar a 21 de Junho a cidade de Cassano, na região da Calábria, sul da Itália, local visto como um símbolo da Mafia, anunciou este sábado o Vaticano.
  • VATICANO II 50 ANOS DEPOIS (79)

    Dialética da liberdade cristã e lógica da necessidade à margem de Deus
     
    Manuel Augusto Rodrigues
     
    K. Adenauer1. A Boa Nova do Vaticano II proclamada à Igreja e ao mundo graças à inspiração de João XXIII e ao empenho de Paulo VI, secundados pelos pontífices seguintes e pelo povo de Deus em geral, foi sendo assimilada e adquirindo novos contornos.
  • A diferença entre miséria e pobreza

    Nuno Santos
     
    miseriaPobreza e miséria serão a mesma coisa ou, pelo menos, terão alguma coisa em comum? O que é ser pobre? Será importante distinguir entre miséria e pobreza?
  • A Igreja do Sim

    Paula Marques
     
    Igreja do Sim“A César o que é de César e a Deus o que é de Deus” (Lc 20, 25-26). Lembrei-me desta passagem bíblica a propósito de uma multa por excesso de velocidade.
  • Células Paroquiais: um novo método de evangelização

    Mario Saint Pierre (2)Apesar das Células Paroquiais de Evangelização não terem tido tanto sucesso nalguns países da Europa, ao contrário da China, onde já houve mais de 400 mil conversões, o Padre Mário Saint Pierre acredita na eficácia deste instrumento como forma de renovação de toda a Igreja.
  • A vinca

    vinca«As propriedades antioxidantes descobertas por uma equipa de investigadores portugueses e espanhóis numa vulgar planta de jardim, já conhecida pelos compostos anticancerígenos,
  • À Sombra do Castanheiro (6 de Abril de 2014)

    - Eu quase tenho a certeza de que o Tio Ambrósio vai aceitar a minha sugestão. Minha, do Acácio e até do Liberato!
  • Um amigo é um tesouro

    Há tempos encontrei uma moça já formada há uns anos e que tinha sido minha aluna. Quis saber várias coisas da sua vida, pois havia sido muito boa aluna,
  • Acordo contra o tráfico

    A Igreja Católica, a Igreja da Inglaterra e a Universidade Al Azhar, sede da academia muçulmana sunita no Cairo, juntaram-se numa iniciativa inter-religiosa e assinaram um acordo que prevê a erradicação do tráfico e da escravidão até 2020.
  • Fé e conduta moral

    feA pergunta já é antiga e as opiniões dividem-se. Talvez que o que se passa hoje ajude a uma resposta mais abalizada. A pergunta é a seguinte: “A crença em Deus é essencial à moralidade?”.
  • Tempo de renascer

    renascerNeste Domingo, o Evangelho narra a ressurreição de Lázaro. Este milagre suscita a admiração de toda a gente. Como pode Jesus dar vida a quem está morto?!
  • D. Virgílio Antunes confirma na fé

    Bispo_Granja_UlmeiroA visita pastoral de D. Virgílio Antunes, bispo de Coimbra, às comunidades cristãs de Alfarelos, Brunhós, Granja do Ulmeiro e Vila Nova de Anços, no arciprestado do Baixo Mondego, confiadas ao padre Afonso Makiadi dos Santos, culminou, domingo, com a celebração da Eucaristia e administração do sacramento da Crisma
  • Paróquias de Luso e Pampilhosa promovem via-sacra no Buçaco

    via sacra_Bussaco2No próximo Domingo, dia 6 de Abril, a Unidade Pastoral da Mealhada (Paróquias de Barcouço, Casal Comba, Luso, Mealhada, Pampilhosa, Vacariça e Ventosa do Bairro) vai realizar a habitual VIA-SACRA, no Buçaco. O horário é o seguinte:
  • Miranda do Corvo volta a celebrar os Passos do Senhor

    Miranda. Via Sacra de Nunes PereiraÉ já esta semana, de 3 a 6 de Abril, que Miranda do Corvo renova a tradição dos Passos do Senhor. A capela dos Passos, no alto do Calvário, testemunha a continuidade duma solenidade, transmitida de geração em geração, que anima a vida da comunidade cristã local, sensibiliza mesmo os mais indiferentes, e faz deslocar a Miranda inclusive forasteiros doutras regiões.
  • O encontro com Cristo

    Maria Angeles de los RiosA comunidade do Arciprestado de Pombal continua a sua caminhada quaresmal, com conferências que nos convidam a reflectir sobre a nossa vida enquanto cristãos comprometidos, que vivem em comunidade, predispostos a anunciar o Evangelho.
  • O ANÚNCIO DO EVANGELHO

    (meditação de textos da Exortação “A alegria do Evangelho - 5)
     
    “A evangelização é dever da Igreja. Este sujeito da evangelização, porém, é mais do que uma instituição orgânica e hierárquica;
  • O que a vida é…

    Manuel do Rosário Brandão
     
    Bento XVI_Malta 10Vai decorrido pouco mais de um ano, após o momento em que Bento XVI renunciou ao cargo, momento aproveitado por uma pessoa que apenas conheço pelos seus escritos e em que ele próprio se intitula de ateu e que logo se apressou a tentar denegrir a Igreja Católica.
  • Papa reúne-se com jovens deficientes e refugiados sírios

    Franco_doentesVai decorrer entre 24 e 26 de Maio, a visita do papa Francisco á Terra Santa que inclui passagens por Amã, Belém, Telavive e Jerusalém, além de um encontro com refugiados da Síria e jovens deficientes junto ao rio Jordão, o local de baptismo de Jesus.
  • Papa aceita a renúncia do bispo alemão despesista

    D. Franz-Peter Tebartz-van ElstO Papa Francisco aceitou a renúncia ao cargo do bispo de Limburgo (Alemanha), D. Franz-Peter Tebartz-van Elst, envolto em polémico por causa dos gastos com a nova residência episcopal.
  • Papa pede santificação de bispos e padres

    Francisco e PadresO Papa Francisco pediu, no passado dia 27 de Março, no Vaticano as orações de todos os católicos pela “santificação” de bispos e padres, para que estes reforcem a sua vida espiritual e evitem a “mediocridade”.
  • Papa Francisco recebe Barack Obama

    Francisco e ObamaTerminou sem discursos, mas cheio de sorrisos, o encontro entre o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o Papa Francisco, no Vaticano, no passado dia 27 de Março. 
  • Confessionário não é “tribunal de condenação”, diz o Papa

    Francisco_confissaoO Papa Francisco disse, na passada sexta-feira, no Vaticano que os padres devem ter uma atitude de “misericórdia” perante as pessoas que se vão confessar e pediu que evitem fazer do confessionário um “tribunal”.
  • Vida e obra da irmã Lúcia devem ser mais reconhecidas

    Irma_luciaO director do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima disse na semana passada que a dimensão da vida e obra da irmã Lúcia “é comparável à das grandes mulheres da História”, lamentando a falta de “reconhecimento”.
  • Retiro dos adolescentes do 6º volume da Unidade Pastoral de Tábua

    Retiro de adolescentesNo passado sábado dia 29 de Março, juntaram-se em retiro, na paróquia de Candosa, todos os adolescentes do 6º volume da catequese de todas as paróquias da Unidade Pastoral de Tábua.
  • Escuteiros de Midões fazem promessas

    Escuteiros midoes_agrup. 1No passado sábado dia 29 de Março, os escuteiros da paróquia de Midões realizaram as promessas de mais 7 Lobitos, 12 Exploradores, 8 Pioneiros e 1 Caminheira.
  • Festa do Pai Nosso em Portela de Tentúgal

    Portela_Festa do Pai NossoFoi na Comunidade, da Portela de Tentúgal, que no passado dia 16 de Março, as crianças do 2º ano de Catequese, tiveram a festa do Pai Nosso na Eucaristia Dominical.
  • Casais da Portela (Tentúgal) fizeram retiro de três dias

    Tentugal_familiasQuinze casais da paróquia de Tentúgal realizaram um retiro de 21 a 23 de Março, na Casa do Povo daquela localidade sob a orientação do Padre Elcio.
  • Dia Diocesano do Doente 2014

    Doentes5No próximo dia 5 de Abril, será celebrado o 6º Dia Diocesano dos Doentes. Este dia, é promovido pelo Secretariado Diocesano do Movimento da Mensagem de Fátima e decorrerá no Salão Polivalente da Igreja de São José, em Coimbra.
  • Alunos de Educação Moral e Religiosa enchem o Pavilhão de Alvaiázere

    Encontro de EMRC_Alvaiazere (3)- O tema do encontro foi “Pelos caminhos de Francisco”, centrado na figura do Papa
     
    No âmbito da Semana da Disciplina realizou-se em Alvaiázere o VII Encontro de Alunos de EMRC, tendo este ano como destinatários os alunos do 2º ciclo.
  • Dia da Cáritas nas paróquias da Diocese

    Dia caritas-seixoA Cáritas Diocesana de Coimbra celebrou este ano o seu Dia Cáritas (23 de Março) com a presença de colaboradores nas comunidades paroquiais que se disponibilizaram para receber o seu testemunho.
  • Peregrinação Diocesana a Fátima 2014

    Santuario Fatima2Como consta do programa da Diocese iremos ter a Peregrinação Diocesana a Fátima a 28 de Junho. Deixamos aqui já um programa para facilitar o eventual aluguer de autocarros.
  • Nigéria: Milícia islâmica quer impor a ‘sharia’ no país

    Nigeria 4- “Nós estamos a morrer”
     
    A milícia islâmica Boko Haram pretende impor a sharia no norte da Nigéria. Desde 2009 já se contabilizaram milhares de mortos. Os cristãos são o alvo principal. O mundo parece ignorar esta chacina.
  • Bispo de Coimbra preside à Eucaristia que assinala os 50 anos da Maternidade Bissaya Barreto

    Virgilio_IPO (2)O Bispo de Coimbra enalteceu, no passado Domingo, todos aqueles que assumem a missão de pais/mães e todos aqueles que colaboram no projecto central de Deus: que é a vida - os profissionais de saúde, na sua relação de serviço ao próximo.
  • Coimbra e Pádua na rota do turismo religioso

    Basilica de PaduaA aposta está definida e aponta ao turismo religioso. O projecto envolve as cidades de Coimbra, Pádua (Itália), Zara (Croácia) e Iasci (Roménia).
  • Faleceu a Irmã Maria do Rosário, das Criaditas dos Pobres

    Irma RosarioA Irmã Maria do Rosário (Aurora da Fonseca e Silva, nome de Baptismo), da Congregação das Criaditas dos Pobres, faleceu no passado dia 23 de Abril, aos 93 anos, vítima de doença.
  • Cáritas procura padrinhos para ajudar alunos carenciados

    “Sementes do Saber 2013” é uma campanha de angariação de padrinhos promovida pela Cáritas de Coimbra e que decorrerá entre Maio e Outubro, tendo como objectivo permitir que crianças carenciadas continuem a estudar.
  • Febres prepara-se para receber o Dia da Igreja Diocesana

    Joao Pedro_FebresMais de duas mil pessoas são esperadas, no próximo dia 26 de Maio, em Febres, local escolhido pelo arciprestado de Cantanhede e Mira para a celebração que assinala o Dia da Igreja Diocesana.
  • Tábua: Crianças recebem a Primeira Comunhão

    Arciprestado_Tabua_ComunhaoNo passado Domingo dia 28 de Abril, as crianças do terceiro volume das catequeses das paróquias de Tábua, São João da Boavista, Espariz e Pinheiro de Coja receberam a Primeira Comunhão.
  • Midões: Escuteiros assinalam primeiro aniversário da sede

    No passado domingo, dia 21 de Abril, os escuteiros de Midões assinalaram o 1º aniversário da sua nova sede.
  • Dia da Mãe celebrado no Santuário do Montalto

    No próximo dia 4 de Maio (Sábado) as unidades pastorais de Arganil e de Coja irão celebrar o Dia da Mãe com uma caminhada matinal no Santuário do Mont´Alto.
  • Encontro de grupos corais em Avô

    No sábado, dia 4 de Maio, na nobre vila de Avô, o Choral Poliphónico do Alva dará um concerto primaveril, como vem sendo hábito todos os anos, juntamente com dois Corais de renome pelas suas actuações e pelas suas histórias: o Grupo Coral de Proença-a-Nova e o Grupo Coral Polifónico de Vilar Formoso.
  • Primavera musical em avô

    No Domingo, dia 21 de Abril a Tuna Cantares de Avô fazia os seus três anos de existência.
  • Bispo de Coimbra enaltece obra da Madre Maria do Lado

    Arciprestado Pombal_bispo no louricalO Bispo de Coimbra, D. Virgílio do Nascimento Antunes, presidiu, no sábado passado, às cerimónias evocativas do aniversário da morte da Madre Maria do Lado, fundadora do Convento do Louriçal, no concelho de Pombal.
  • “Fé-licidade” da Páscoa Missionária regressa a Pombal

    Arciprestado Pombal_jovens passo a passoA “Fé-licidade” que contagiou Pombal durante o Tríduo Pascal regressa este sábado à cidade. O grupo de jovens da Paróquia de Pombal “Passo a Passo”, membro da família missionária “Verbum Dei”, decidiu chamar, de novo, os 140 jovens que participaram nesta iniciativa inesquecível para lhes lembrar que o caminho da Fé ainda só agora começou.
  • “Pela fé somos testemunhas do Ressuscitado”

    No dia em que a Igreja exalta a solenidade da Santíssima Trindade, 26 de Maio próximo, o Arciprestado do Baixo Mondego, em comunhão com a Diocese, celebra o Dia da Igreja Diocesana, inspirado no tema “Pela fé somos testemunhas do Ressuscitado”, retirado da ‘Porta Fidei’.
  • Escuteiros de Meãs realizaram “promessas 2013”

    Arciprestado Baixo Mondego_Escuteiros_MeasO Agrupamento de Escuteiro 1366 de Meãs do Campo esteve em festa no dia 21 de Abril. Em causa esteve a realização das “promessas 2013”, cerimónia realizada inspirada no tema “Na verdade com Pedro”, que se realizou na Igreja Paroquial ode, na véspera, teve lugar uma Vigília/Velada de Armas.
  • Ao Calor da Fogueira (28 de Abril de 2013)

    – Santas tardes, Tio Ambrósio!

    – Vem com Deus, Carlos! Ah! És tu Liberato…

  • A graviola

    A gravioleira é uma árvore que pode atingir de 6 a 8 metros de altura, de folhas grandes e verdes na face superior e esbranquiçadas na inferior.
  • Chefe Carreira: 56 anos ao serviço do CNE

    Chefe CarreiraO CNE (escutismo católico português) foi fundado em 1923 e está implementado na Diocese de Coimbra há 86 anos.
  • Creio na vida eterna

    feTodos os domingos o cristão que participa da missa é convidado a renovar a fé nas principais verdades da sua religião.
  • O Papa Francisco

    Francisco_Ordenacao_padres (7)Como era de esperar, a comunicação social deu e continua a dar um grande relevo à eleição do novo Papa.
  • No Bicentenário de Frederico Ozanam (I)

    Ozanam2«Abraçar o mundo numa rede de caridade»
     
    Luís Subtil *

    Por estes dias, mais concretamente no dia 23, completaram-se 200 anos após o nascimento de António Frederico Ozanam, principal fundador das Conferências de São Vicente de Paulo, beatificado pelo Papa João Paulo II, quando das jornadas mundiais da juventude que se realizaram em Agosto de 1997 na cidade de Paris, onde nasceu a primeira conferência vicentina, no bairro de Saint-Sulpice.
  • VATICANO II 50 ANOS DEPOIS (36)

    O Papa Francisco sobre o Concílio:
    “Não se pode voltar atrás” - De Ozanam a Hélder Câmara
     
    Manuel Augusto Rodrigues

    1. Ao Vaticano II já se referiu o Papa Francisco mais do que uma vez, tendo afirmado que a palavra de ordem é prossegui-lo.
  • O Amor é a marca do cristão

    Aldo Aveiro
     
    A vivência de um amor recíproco é a marca do cristianismo, pois emerge do “mandamento novo” que Jesus instituiu e ensinou aos seus discípulos, pouco antes de ser entregue para capitular por todos os crentes.
  • O sofrimento é desumano…

    Nuno Santos

    O sofrimento é desumano. Ou melhor - só o amor é verdadeiramente humano.
  • O emblemático Café de Santa Cruz festeja 90 anos

    Mário Nunes

    O cenário interior (arquitetura) e o ambiente social e cultural que se respira, saudavelmente, no Café de Santa Cruz, adquiriu maior acuidade desde o restauro operado entre 2000/2002 e a reabertura ao público em 10 de Março daquele ano.
  • Chamamentos…

    Jorge Cotovio

    Aprendemos com o magistério da Igreja que todos nós, batizados, somos chamados a sermos santos…
  • Papa ordena dez padres e pede que sejam “pastores” em vez de “funcionários”

    Francisco_Ordenacao_padres (11)O apelo foi deixado pelo Papa Francisco, na missa que presidiu na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Um pedido feito aos dez novos padres da diocese de Roma, ordenados no passado Domingo. “Exercitai na alegria e na caridade sincera a obra sacerdotal de Cristo, determinados unicamente a agradar a Deus e não a vós mesmos.
  • Bónus dos funcionários do Vaticano podem reverter para a caridade

    O Papa Francisco acompanha os tempos de contenção devido à crise e, por isso, os funcionários do Vaticano não devem receber a gratificação extraordinária que é tradicionalmente recebida quando há a morte e a sucessão de um Papa. Em vez disso, uma parte da soma prevista para esses prémios, que iriam contemplar quatro mil trabalhadores, terá como destino uma instituição de caridade.
  • Francisco afirma que “cristãos mornos” não fazem a Igreja crescer

    O Papa afirmou no passado sábado que “cristãos mornos são aqueles que querem construir uma Igreja à sua medida, mas esta não é a Igreja de Jesus”.
  • Papa mostrou “total disponibilidade” para visitar Portugal

    O Papa recebeu no passado dia 18 de Maio, o novo embaixador de Portugal junto da Santa Sé, António Almeida Ribeiro, ao qual manifestou “total disponibilidade” para visitar o País, tendo em vista o centenário das aparições de Fátima, em 2017.
  • “A Igreja não pode ser uma babysitter para os cristãos”

    O Papa Francisco rejeita uma Igreja feita de rotinas, em que os fiéis se contentam com o baptismo e que seria apenas uma simples “babysitter”, cuja missão seria adormecer as crianças que lhe foram confiadas. “Por vezes, pensamos: fui baptizado, fiz a primeira comunhão, a confirmação, o meu bilhete de identidade está em ordem. Agora posso dormir tranquilo: sou cristão”, começou por dizer durante a missa celebra a 17 de Abril último, na casa de Santa Marta, no seu estilo simples e cheio de imagens. “Mas onde está a força do Espírito que te faz avançar?”, prosseguiu, pedindo uma Igreja “mãe” cujas crianças se sentem levadas a transmitir a mensagem que receberam. Quando isto não é feito, afirmou o Papa Francisco, a Igreja não se transforma numa mãe, mas numa “babysitter” cuja função é adormecer a criança.
  • Arcebispo Bukavu vem a Portugal falar sobre a perseguição dos cristãos

    Arcebispo BukavuQuando a perseguição aos cristãos “não pára de aumentar”, D. François-Xavier Maroy Rusengo, arcebispo de Bukavu e administrador apostólico de Uvira (R.D.Congo), vem a Portugal, em Maio, falar sobre o sofrimento dos cristãos perseguidos.
  • Arcebispo do Rio de Janeiro preside à Peregrinação Internacional de Maio

    D. Orani J. TempestaD. Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, Brasil, vai presidir à Peregrinação Internacional Aniversária dos 96 anos da primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima, nos dias 12 e 13 de Maio.
  • Escuteiros escolhem futuros dirigentes para a Junta Regional de Coimbra

    Os escuteiros pertencentes ao Corpo Nacional de Escutas da Região de Coimbra vão a votos no próximo dia 12 de Maio.
  • Estudantes de Coimbra passam noite com Cristo

    Noite com Cristo“A Noite CC – Cristo em Coimbra – acontece de dois em dois anos e pretende ser um encontro da fé com a cultura, de Cristo com a cidade. A caminhada nocturna revela-nos a cada paragem facetas de uma cidade cuja profundidade não atingimos no quotidiano.”
  • Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil: Campo de Férias

    O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ) de Coimbra está a preparar mais um “Campo de Férias”, de 29 de Julho a 4 de Agosto, em Benfeita, Côja.
  • Recondução dos Ministérios Laicais na Região Pastoral Sul

    Decorreu no passado sábado, dia 20 de Abril, no Centro Pastoral de Chão de Couce, uma formação e recondução dos Ministros Extraordinários da Comunhão, dos Ministros da Celebração da Palavra na ausência de sacerdotes e dos Ministros das Exéquias.
  • Peregrinação Diocesana a Fátima

    A Diocese de Coimbra encontra-se empenhada em organizar uma grande Peregrinação Diocesana que irá ter lugar a 22 de Junho.
  • Dia da Igreja Diocesana celebrada nos Arciprestados

    O Dia da Igreja Diocesana, festa da Santíssima Trindade, é este ano celebrada em cada um dos dez arciprestados, no Domingo, 26 de Maio.
  • Adolescentes proclamam a sua Fé

    Arciprestado Pombal.profissao de fe 2135 adolescentes da Paróquia de Pombal proclamaram a sua Fé e gritaram bem alto que são Baptizados em Cristo e que aceitam viver com Ele.
  • Padre ofereceu espectáculo de solidariedade

    Arciprestado Pombal.concerto nos claustrosO padre e músico, João Paulo Vaz, cantou e encantou o público que assistiu a um concerto de angariação de fundos para ajudar as famílias mais carenciadas
  • Peregrinação à Turquia nos passos de São Paulo

    A Paróquia de Pombal vai realizar de 21 a 28 de Agosto de 2013, uma peregrinação à Turquia, acompanhada pelo seu pároco, Pe. João Paulo Vaz. Mais informações poderão ser obtidas no Cartório.
  • Ministros em formação

    Ministros de todo o Arciprestado de Pombal estiveram no passado Sábado em formação teológica e Litúrgica.
  • Passos de vida sempre em Caminhada

    Somos peregrinos e aproxima-se a Celebração do 13 de Maio e algumas das nossas paróquias, localizadas na rota dos Peregrinos preparam-se para os acolher e ajudar.
    Estamos também a preparar com força a festa Arciprestal do Dia da Igreja Diocesana.  
    Antonius
  • Tábua: Santa Casa da Misericórdia assinala 80º aniversário com lançamento de livro

    Arciprestado Nordeste.Tabua.misericordiaNo passado dia 18 de Abril de 2013, a Santa Casa da Misericórdia de Tábua celebrou o 80º aniversário pretendendo uma demonstração de gratidão a todos os que conseguiram erguer uma obra que teve no Hospital a sua maior expressão, até à constatação do que representa, presentemente, o funcionamento das suas valências, nos aspectos materiais, assistenciais e sociais.
  • Tábua: Crianças do 2º volume da catequese celebram a festa do Pai-Nosso.

    No passado domingo dia 7 de Abril, as crianças do 2º volume da catequese da paróquia de Tábua celebraram a Festa do Pai Nosso
  • Tábua: Crianças, adolescentes e jovens em vigília vocacional

    Na passada sexta-feira dia 19 de Abril, crianças adolescentes e jovens da catequese das 15 paróquias da Unidade Pastoral de Tábua
  • Febres recebe comemorações do Dia de São Jorge

    No âmbito das comemorações de São Jorge, patrono mundial do Escutismo, vai realizar-se em Febres, nos dias 27 e 28 de Abril, o São Jorge 2013.
  • Paróquia de Santa Clara: encerramento do 7.º Curso Alpha

    A Paróquia de Santa Clara procede no próximo dia 28 de Abril ao encerramento do 7.º Curso Alpha, com uma missa na capela do Bordalo, às 15,30 horas, presidida pelo pároco, Pe. António Sousa, onde serão entregues os respectivos certificados.
  • Paróquia de S. José festeja aniversário do seu pároco

    Joao Castelhano4A paróquia de S. José, em Coimbra, vai realizar nos dias 24 e 25 de Maio, uma homenagem ao Cónego João Castelhano pelo seu 80.º aniversário.
  • Cáritas lança “sementes do Saber”

    A Cáritas Diocesana de Coimbra lançou novamente o projecto “Sementes do Saber”.
  • Papa alerta contra quem quer regressar ao período pré-conciliar

    Francisco_homilia1O Papa Francisco alertou no passado dia 16 de Abril contra a “teimosia” e a “insensatez” de quem procura resistir à influência do Espírito Santo, dando como exemplo as pessoas que procuram regressar ao período pré-conciliar. 
  • O cansaço

    O actual estilo de vida, pautado por um ritmo acelerado e por elevados níveis de stress, leva a que muitos portugueses tenham uma alimentação pouco cuidada no que se refere à qualidade e quantidade de nutrientes ingeridos, realidade que, a longo prazo, acarreta deficiências no desempenho físico e cognitivo.
  • O último cume

    Ultimo CimaTem sido um êxito extraordinário um filme espanhol intitulado La última cimaO último cume em português.
  • O Jesus de Diogo Morgado

    Diogo-MorgadoEsta semana decidi falar do nosso actor português, Diogo Morgado que se destacou na série norte-americana “A Bíblia”, onde encarna o papel de Jesus Cristo. Esta série produzida pelo casal Mark Burnett e Roma Downey, contando com várias passagens da Bíblia, estreou-se nos EUA no início de Março e na Páscoa em Portugal.
  • A família em tempo de crise

    Familia4A Conferência Episcopal Portuguesa acaba de publicar uma nota sobre a família, que acho importante dar a conhecer aos nossos leitores. A nota tem seis pontos. Hoje resumo os três primeiros, usando tanto quanto possível as palavras dos nossos Bispos.
  • Dia das vocações

    vocacoesFaz agora 50 anos que o Papa Paulo VI instituiu o Dia Mundial de Oração pelas Vocações Consagradas, a celebrar no IV Domingo da Quaresma.
  • VATICANO II 50 ANOS DEPOIS (35)

    HELDER CÂMARA EM “AS NOITES DE UM PROFETA”

    Manuel Augusto Rodrigues

    1. A presença de Hélder Pessoa Câmara no Vaticano II é considerada como das mais carismáticas na magna assembleia da Igreja entre 1962-1965. Missionário, místico e poeta, era natural de Fortaleza (1909) e foi nomeado bispo auxiliar (depois arcebispo!) do Rio de Janeiro (1952), donde por divergências com o cardeal Jaime Câmara passou em 1964 para Olinda e Recife, que pastoreou até 1985. Faleceu aos 90 anos de idade no Recife, a 27 de Agosto de 1999.
    Na sua formação teve papel relevante o director espiritual, o padre jesuíta Leonel Franca (1893-1948), criador e reitor da primeira Universidade Católica do Brasil, no Rio de Janeiro. Também a leitura de Maritain e Mounier e os contactos com alguns leigos empenhados na renovação da sociedade e da Igreja muito contribuíram para a sua formação intelectual e espiritual, que o livro “Les conversions d’un évêque” mostra claramente. Maritain apropriou os aspectos da democracia que favoreceram o crescimento da liberdade pessoal e a dignidade humana. Já Cícero no seu “De officiis” havia escrito: «Nós não nascemos somente para nós [...] tudo o que a terra produz é criado para o nosso uso, e nós mesmos como seres humanos nascemos para outros a fim de podermos ajudar os outros como nós mesmos. Portanto devemos tomar a natureza como guia e contribuir para o bem comum da humanidade por actos recíprocos de bondade, dando e recebendo de uns e outros e, assim, pelas nossas aptidões, capacidades e talentos trabalhamos para construir uma sociedade em paz e harmonia».
    Alguém escreveu acerca dele que é caminhando sobre a estreita linha dum cume em que se confundem e se distinguem ao mesmo tempo a história e a eternidade que Hélder Câmara atravessou o séc. XX. A história está em cada instante presente na sua vida. É a história do gigante brasileiro,  do paiol latino-americano, do desafio lançado aos impérios garantidos pela  Internacional  dos oprimidos. A eternidade é mais discreta e aparece no encontro da "véspera" que, todas as noites, depois do seu recolhimento, Hélder consagrava à oração. Na charneira da história e da eternidade, sem nunca  esconder os erros cometidos e as conversões necessárias, Hélder é um daqueles que mais fizeram para libertar o catolicismo».

    2. Brilhante, entre as muitas iniciativas do bispo Hélder, foi o contributo dado para a criação em 1952 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com sede no Rio de Janeiro e em 1955 do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) com sede em Bogotá. Para a fundação de ambas as assembleias foram decisivos os estreitos contactos de Câmara, a partir de 1950, com Montini, então subsecretário de Estado do Vaticano e futuro papa Paulo VI. No Vaticano funcionam a Congregação da Evangelização dos Povos e a Pontifícia Comissão para a América Latina.
    Desde os anos 50 do séc. XX assistiu-se na  América Latina e Caraíbas a um extraordinário empenho  por parte da Igreja na defesa dos direitos humanos, nomeadamente na luta contra a pobreza, o analfabetismo e todas as formas de injustiças. O CELAM presta serviços de contacto, comunhão, formação, pesquisa e reflexão às 22 conferências episcopais que se situam desde o México até o Cabo de Hornos, incluíndo as Caraíbas e as Antilhas. Até ao presente já se realizaram cinco conferências gerais: Rio de Janeiro (1955), Medellín (1968), Puebla (1979), Santo Domingo (1992) e Aparecida (2007).

    3. Câmara foi um grande promotor da colegialidade dos bispos e das reformas na Igreja, fortalecendo a dimensão do compromisso social, como revelou à saciedade no Vaticano II. Seria longo enumerar todas as  realizações em que interveio activamente, limitando-nos à fundação da Cruzada São Sebastião para dar habitação às pessoas das favelas e do Banco da Providência para aqueles que viviam em condições desumanas. Pregava uma Igreja simples, voltada para os pobres e a não-violência, pelo que foi chamado pelos seus opositores “arcebispo vermelho” e acusado de ser conivente com o marxismo, tendo tido grandes atritos com o poder político. Entre tantos pensamentos escolhemos este: «Mas enquanto dois terços da humanidade são subdesenvolvidos, como vamos gastar grandes quantidades de dinheiro na construção de templos de pedra esquecendo o Cristo vivo, presente na pessoa dos pobres?». Pregava dentro e fora do Brasil uma fé cristã comprometida com os anseios dos empobrecidos. Fez frequentes viagens ao estrangeiro, onde divulgou amplamente as suas ideias e denunciou as violações dos direitos humanos. Foi adepto e promotor do movimento da não-violência activa. À ideologia de certa teologia da libertação opunha a verdade do Evangelho.
    Câmara é autor e objecto de vários livros e estudos, todos eles reveladores das suas preocupações sociais, com um profundo sentido eclesial e uma grande espiritualidade. Alguns deles foram escritos ou traduzidos para diversas línguas. Lembramos “Prier pour les riches” (Zurique, 1972) em que fala dos problemas criados pela corrida às riquezas desenfreadas, resultado de falta de inteligência, lucidez e sensibilidade social dos ricos que, afinal, são os verdadeiros pobres.

    4. Dedicou-se um programa condigno aquando do centenário do nascimento de Hélder. De destacar ainda o Prémio Hélder Câmara de Imprensa instituído pela Assessoria de Imprensa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em 2002, por ocasião dos 50 anos da sua fundação, o qual premeia profissionais e trabalhos jornalísticos sobre a promoção do bem comum e dos valores humanos, cristãos e éticos. A Comenda de Direitos Humanos Hélder Câmara, do Senado Federal, foi criada em 2010, e destina-se a agraciar personalidades que tenham oferecido contribuição relevante para a defesa dos direitos humanos no Brasil.
    Mas já ao longo da vida, Hélder havia recebido várias distinções: em 1969, a de doutor “honoris causa” pela Universidade de Saint Louis, Estados Unidos, o mesmo tendo sucedido noutras universidades brasileiras e estrangeiras, somando um total de 32 títulos, o que é deveras significativo.
    Foi intitulado Cidadão Honorário de 28 cidades brasileiras e da cidade de São Nicolau na Suíça e Rocamadour na França. Recebeu o Prémio Martin Luther King nos Estados Unidos e o Prémio Popular da Paz na Noruega. Por quatro vezes teve o Prémio Nobel da Paz à vista, o que não se verificou devido a intervenções contrárias dos seus adversários. 
    5. Em “As noites de um profeta” de José de Broucker podemos conhecer a intensa actividade de Hélder no Concílio. Deste livro podemos extrair dados deveras interessantes e apaixonantes sobre o seu trabalho em Roma. Quando um homem fora do comum, Hélder Câmara, tem a fortuna de viver um acontecimento excepcional como foi o Concílio Vaticano II, vale a pena ser contada a história que os participantes escrevem juntos, afirmou um autor.
    O pequeno arcebispo de Olinda e Recife, que ainda não era a mundialmente célebre “voz dos sem voz”, não cessou de “consciencializar” e de “articular”, nos bastidores, os actores do Concílio, teólogos e bispos, e até o próprio Papa, acerca de um programa claro: a edificação de uma outra Igreja, servidora e pobre, ao serviço dum outro mundo, mais justo, mais humano, mais fraterno. Como escreve Juan Maria Laboa na introdução àquele livro: «Neste sentido, Hélder Câmara foi um voz sonora de reclamação e de acusação a uma Igreja demasiado europeia, demasiado acomodada, pouco sensível à situação dos outros mundos, que sofriam a extrema miséria e em que vivia a maioria dos católicos». A Europa do chamado Primeiro Mundo que outrora missionou os outros continentes recorre agora aos evangelizadores de fora para ser recristianizada. Exausta e já sem a seiva da fé, perdeu o vigor de outrora.

    6. Foi incansável durante o Vaticano II não esquecendo o seu povo. Dirigiu 290 cartas circulares aos seus mais directos colaboradores. São testemunhos eloquentes, escritos quase sempre de noite, que incluem conferências, mensagens radiofónicas, meditações espirituais e poéticas, reflexões e documentos de acção social e pastoral, constituindo um verdadeiro tesouro.
    Em 2003, o IDHec (Instituto Dom Hélder Câmara propôs-se concretizar um programa, chamado “Opera omnia”, que incluem 2. 122 diários endereçados aos seus colaboradores mais próximos e que se estendem de 1962 a 1982. Voltaremos a este assunto. Câmara defende a sacramentalidade episcopal, o colégio e as conferências episcopais, que deviam participar activamente no governo universal da Igreja, pois todos os bispos são igualmente responsáveis. Por isso ficou desapontado pelo facto de Paulo VI em 1965 ter criado o Sínodo episcopal apenas como órgão consultivo e de reflexão. Câmara comenta que se perdeu mais uma vez uma excelente ocasião de proceder às tão desejadas reformas da Igreja.
    Hélder comenta, por exemplo que a doutrina social da Igreja não se pode limitar às encíclicas “Mater et magistra” e “Pacem in terris”, pesem embora os seus méritos. Elas foram escritas por europeus, pelo que é necessário uma outra encíclica dirigida ao Terceiro Mundo e uma maior atenção e proximidade para com os mais necessitados. À distância de 50 anos, mas já noutra época, e agora em Ano da Fé e da Nova Evangelização e com o novo Papa, filho da América Latina, Câmara emerge como uma personalidade maior do séc. XX que nos deixou uma preciosa mensagem, prenhe de actualidade.  
  • Os motivos do Ano Sabático

    Fernando Perpétua

    O homem que na sua índole tem a ânsia do poder não soube controlar a avidez dos seus quereres transformando os seus desejos numa ganância absolutamente atroz.
  • Eu e o Pai somos Um

     
    Aldo Aveiro
     
    O Domingo IV da Páscoa, no calendário litúrgico, marca o meio do tempo pascal, da Ressurreição ao Pentecostes.
  • Situação dos refugiados cristãos na Síria é “dramática”

    A Fundação Ajuda a Igreja que Sofre (AIS), organização católica dependente da Santa Sé, diz que a situação das populações sírias deslocadas devido à guerra civil é “dramática”, sobretudo entre a comunidade cristã.
  • Papa: os gestos da Nova Evangelização

    D. António Couto, Bispo de Lamego e presidente da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização, considera que o Papa Francisco não precisa de estratégias ou discursos para falar de Nova Evangelização.
  • Pontificado do Papa vai ser consagrado a Nossa Senhora de Fátima

    O pontificado do Papa vai ser consagrado a Nossa Senhora de Fátima a 13 de Maio no santuário da Cova da Iria, cumprindo o pedido que Francisco dirigiu ao cardeal-patriarca de Lisboa.
  • Francisco alerta para a incoerência dos católicos

    Incoerência entre o que os católicos dizem e fazem mina a credibilidade da Igreja. O alerta foi deixado no passado Domingo, pelo Papa Francisco durante a homilia da missa a que presidiu na Basílica de São Paulo Fora de Muros, onde celebrou missa pela primeira vez, desde que foi eleito.
  • Papa desafia cristãos a dar testemunho de Cristo com coragem

    O Papa desafiou, no passado Domingo, os cristãos a dar testemunho de Cristo, independentemente das adversidades e incompreensões que encontrem.
  • Papa nomeia conselho de consultores para reformar a Cúria

    O Papa Francisco constituiu um grupo de cardeais para o ajudar rever a Constituição Apostólica que regula o funcionamento da Cúria Romana. O anúncio surge no dia em que se completa um mês de pontificado.
  • Tempo Pascal em Aveiro marcado pela ordenação de três novos diáconos

    O início do Tempo Pascal na comunidade católica de Aveiro foi marcado pela “alegria” da ordenação de três novos diáconos rumo ao sacerdócio, número que segundo o bispo diocesano “há muito” que não era atingido na mesma celebração.
  • Diocese de Leiria-Fátima junta os dois jornais num só título

    A Diocese de Leiria-Fátima vai unir num só título os jornais “A Voz do Domingo” e “O Mensageiro”, decisão com efeito no fim de Maio e acompanhada por nova linha editorial e melhoria da presença na internet.
  • Estátua de João Paulo II inaugurada em Czestochowa

    Uma estátua do beato João Paulo II, com 14 metros de altura, foi inaugurada, no passado dia 13 de Abril, em Czestochowa, na Polónia, país natal do Papa que viveu entre 1920 e 2005.
  • Portugal obrigado a “importar” padres de Angola

    - afirma D. Virgílio Antunes

    A carência de sacerdotes em Portugal está a obrigar a Igreja Católica a “importar” padres estrangeiros, sobretudo de Angola e do Brasil, afirmou à agência Lusa o Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes.
  • Mais de uma centena de Leigos da Diocese instituídos em diversos ministérios laicais _Actualizado

    “Levai aos outros a alegria sincera da nossa fé pessoal em Jesus Cristo”

    - Pediu o Bispo de Coimbra aos novos ministros-extraordinários

    Ministerios3A Semana de Oração pelas Vocações na Diocese de Coimbra não poderia ter iniciado da melhor forma com a instituição de mais de uma centena de leigos para os seguintes serviços: ministros extraordinários da Comunhão; animadores da Celebração da Palavra na ausência de sacerdotes e ministros das exéquias.
  • Páscoa Social em Fátima

    Pascoa Social_FatimaOrganizado pelas direcções e Técnicas de todas as IPSS´s do Concelho de Pombal realizou-se na passada semana a décima Páscoa Social.
  • Padre João Paulo solidário

    O padre e músico João Paulo Vaz e o Coro Municipal de Pombal promovem amanhã um concerto de solidariedade a favor das famílias mais carenciadas do concelho.
  • 131 crianças celebram Festa da Primeira Comunhão

     Arciprestado Pombal_primeira comunhao“Pai nós te pedimos perdão… concede-nos a refeição especial que Cristo nos deixou”. Foi com palavras como estas que 131 crianças da Paróquia de Pombal se apresentaram junto ao altar preparado para receber a celebração da Festa da Primeira Comunhão.
  • Tábua: Vigília vocacional pela catequese

    Na próxima sexta-feira dia 19 de Abril, pelas 21 horas na igreja paroquial de Tábua, vai realizar-se uma vigília vocacional promovida pelo secretariado de catequese desta unidade pastoral.
  • Póvoa de Midões: A tradição de beijar a Cruz na ponte

    Arciprestado Nordeste_Encontro de cruzesA Ponte Rui Sanches, que liga os concelhos de Carregal do Sal e Tábua, sobre o Rio Mondego, e à qual ficou associado o nome do professor Nicolau Firmino como lutador pela construção da mesma, voltou a ser local de encontro de fiéis e romeiros, participantes no “Beijar da Cruz na Ponte“, tradição que se mantém viva há quatro décadas, sempre no Domingo de Pascoela, iniciada pelo saudoso padre José Afonso.
  • Carapinheira: Festa ao Divino Espírito Santo

    A comunidade da Carapinheira, no lugar de Bolêta, vai estar em festa de 12 a 19 de Maio, celebrando o Divino Espírito Santo.
  • Santiago da Guarda: Encontro Alpha Jovem

    Numa iniciativa da paróquia de Santiago da Guarda, realizou-se nos dias 22, 23 e 24 de Março, na Praia de Mira, o segundo Encontro Fraterno, agora introduzindo a dinâmica Alpha Jovem que está implementada na paróquia.
  • Igreja de Maçãs Dona Maria foi restaurada

    A igreja paroquial de Maçãs de Dona Maria apresenta-se com nova imagem. Foram feitos os rebocos das paredes exteriores e interiores com respectiva pintura, procedeu-se ao restauro e douramento do Altar-Mor e a aplicação de um altar lateral.
  • Encontro Vocacional em Ansião

    A paróquia de Ansião promoveu no dia 23 de Março um encontro vocacional em que teve a participação do seminarista Nuno Fileno que se encontra a frequentar o quinto ano de Curso de Teologia na Universidade Católica do Porto.
  • Centro Paroquial de Solidariedade Social de Ribeira de Frades ambiciona por casa nova

    Há muito que a direcção do Centro Paroquial de Solidariedade Social de Ribeira de Frades sonha concentrar, no mesmo edifício, todas as suas valências.
  • Bispos prometem “presença activa” na resposta aos problemas do país

    Os bispos apelam aos responsáveis políticos e sociais para que encontrem consensos para bem da sociedade e em especial dos mais desfavorecidos e prometem ter uma “presença activa” na resposta aos problemas do país.
  • “Sem família, a sociedade não pode existir”

    Antonino Dias3- afirma D. Antonino Dias
    D. Antonino Dias, presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família, em entrevista à Família Cristã, fala sobre a Nota Pastoral «A força da família em tempos de crise».
  • Bispos querem mais apoio à família

    Antonio Morujao1O porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), Pe. Manuel Morujão, afirmou que é preciso mudar a “cultura da família” e procurar uma “primavera demográfica” que se siga a este “inverno” que a sociedade portuguesa vive.
  • Instituição de Ministérios laicais

    O Bispo de Coimbra preside no próximo Domingo, à instituição de ministérios laicais em ordem ao sacerdócio.
  • Semana de Oração pelas Vocações

    Vamos celebrar de 14 a 21 de Abril de 2013 a 50.ª Semana de Oração pelas Vocações subordinada ao tema: «As vocações sinal de esperança, fundadas na fé».
  • Lixo que recupera pessoas

    emausJá aqui falei, nesta secção, no sacerdote católico Abbé Pierre, falecido há poucos anos em França e que instituiu os Companheiros de Emaús, para ajudar os rejeitados da sociedade.
  • Creio na Igreja Católica

    igreja2Os meios de comunicação social anunciaram que o novo papa seria o 266.º. E houve mesmo quem publicasse a lista completa desses papas, com nomes de datas de início e fim do seu pontificado.
  • Cultura da morte

     
    armaSegundo o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI), em 2012 registou-se um decréscimo de 7,8% no total da criminalidade violenta e grave.
  • Ao Calor da Fogueira (14 de Abril de 2013)

    – O sábio voltou, Tio Ambrósio!
  • O magnésio

    O papel do mineral chamado magnésio na saúde é variado.

  • Vinho do Porto para o Papa

    O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto decidiu homenagear o Papa Francisco pela sua eleição como Bispo de Roma e sucessor de Pedro e enviou-lhe uma garrafa de Vinho do Porto com 20 anos.
  • Vinho e conservas

    Portugal produz vinho e conservas de peixe suficientes para satisfazer o consumo interno, mas está fortemente dependente da importação de cereais e oleaginosas, revela um estudo do Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre o abastecimento alimentar.
  • VATICANO II 50 ANOS DEPOIS (34)

    A IGREJA DOS POBRES NA PALAVRA DO PAPA FRANCISCO

    Manuel Augusto Rodrigues
     
    1. A palavra e a actuação do Papa Francisco ao longo de menos de um mês após a sua eleição têm proporcionado reflexões muito oportunas sobre vários temas, como os relativos à pobreza, à misericórdia e à caridade. A doutrina de Inácio de Loyola conjuga-se com a mensagem do do Poverello, que abriu horizontes novos na apreciação da pobreza do Evangelho.
    O bispo emérito de Ivrea (Turim) e presidente “Pax Christi” em Itália e do Centro de Estudos Económico-Sociais, Luigi Bettazzi, que participou no Vaticano II, fornece-nos uma síntese do interesse que o tema da pobreza mereceu aos Padres conciliares. Aquele prelado, a 4 de Outubro de 1965, citou o filósofo Antonio Rosmini, autor da obra “Cinco chagas da Santa Igreja”, editada no longínquo 1848, mas que então estava ainda no Índice dos livros proibidos. Rosmini propunha profeticamente uma profunda renovação da Igreja, espécie de “aggiornamento”. Como escreveu Bettazzi, um dos assuntos mais solicitados por muitos bispos era o da «Igreja dos pobres». Não era um tema proposto oficialmente, ainda que o Papa João XXIII tivesse falado do «mistério de Cristo na Igreja de sempre, mas sobretudo de hoje, do mistério de Cristo nos pobres, porque a Igreja é Igreja de todos, mas sobretudo dos pobres». A Igreja da Europa e de Roma em concreto dirigia-se prevalentemente à Europa e só depois para a Igreja universal com a anexação da América do Norte, ficando praticamente todos os outros territórios, o Terceiro Mundo, como beneficiários do Primeiro Mundo, uma espécie de parentes pobres, chamados primeiro países subdesenvolvidos e depois países em desenvolvimento. Hélder da Câmara ao qual dedicaremos um artigo especial foi a voz mais em evidência na defesa da Igreja dos pobres. Na França salientou-se, entre outros, Paul Gauthier que tinha fundado em Nazaré o grupo dos “Companheiros de Jesus” e foi um dos precursores da teologia da libertação.
    Importantes foram as assembleias da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em Medellin (1968) e na Aparecida no ano passado, 50 anos após a primeira reunião em 1962. Todos os anos os bispos brasileiros reúnem-se para discutir assuntos pastorais de ordem espiritual e temporal, e ainda problemas emergentes para a vida das pessoas e da sociedade, na perspectiva da evangelização. Lembramos ainda a teologia da libertação que se desenvolveu na América Latina pelos teólogos Gustavo Gutiérrez, Leonardo Boff e outros mais.
     
    2. Bem-vinda foi a adesão de Lercaro, arcebispo de Bolonha, que sempre se preocupou pelos pobres, pela liturgia e pela pastoral, e que convidou para seu teólogo conciliar a grande figura de Dossetti que se notabilizou como sacerdote muito activo, e jurista, político e teólogo italiano de grande reputação. O livro de Corrado Lorefice, “Dossetti e Lercaro. La Chiesa povera e dei poveri nella prospettiva del Concilio Vaticano II”, elucida-nos sobre a intensa e frutuosa actividade apostólica de ambos.
    Gauthier foi bastante activo durante o Concílio tendo redigido a mensagem dos bispos do Terceiro Mundo aos seus povos que foi assinado por 15 bispos. Mas foi só durante a 3.ª sessão que este combate deu os seus frutos e em 1975 o Papa afirmava: «A Igreja, repetiram os bispos, tem o dever de anunciar a libertação de milhões de seres humanos, sendo muitos deles  os seus próprios filhos; o dever de ajudar a nascer esta libertação; de testemunhar para ela, de fazer que ela seja total. Isto não é estranho à evangelização» (“Evangelii nuntiandi”, de 8 de Agosto de 1975).
     
    3. Célebre ficou a intervenção conciliar de Lercaro a 6 de Dezembro de 1962 em que lançou um veemente alerta sobre a Igreja pobre e dos pobres. O arcebispo pediu que o esquema “De Ecclesia” (depois “Lumen gentium”) fosse revisto a partir do mistério de Cristo pobre e que a pobreza da Igreja fosse o tema de todo o Concílio. Povos e pessoas constituindo 2/3 da humanidade que tinham consciência dos seus direitos, mas que se sentiam ultrajados com as imensas riquezas de uma minoria que domina e explora; com a evolução do tempo a pobreza inspirava às massas um horror diário cada vez maior ao mesmo tempo que o homem carnal conhecia a sede das riquezas e vivia exclusivamente para elas. O cardeal não pedia que a evangelização dos pobres fosse acrescentada como um tema ulterior do Concílio, mas que iluminasse a abordagem dos vários argumentos que o Concílio trataria; pedia que se sublinhasse a eminente dignidade dos pobres como membros privilegiados da Igreja. Os sinais dos tempos apontavam para uma viragem de mentalidades. O mundo devia deixar de ser uma fábrica de produzir pobres.
     
    4. Dentro e fora da aula conciliar as palavras de Lercaro encontraram enorme eco na “Lumen gentium”, c. I, sobre o mistério da Igrejas, n. 8. Aí se lê: «Mas, assim como Cristo realizou a obra da redenção na pobreza e na perseguição, assim a Igreja é chamada a seguir pelo mesmo caminho para comunicar aos homens os frutos da salvação. Cristo Jesus «que era de condição divina…despojou-se de si próprio tomando a condição de escravo (Fil 2, 6-7) e por nós, «sendo rico, fez-se pobre» (2 Cor 8, 9): assim também a Igreja, embora necessite dos meios humanos para o prosseguimento da sua missão, não foi constituída para alcançar a glória terrestre, mas para divulgar a humildade e abnegação, também com o seu exemplo. Cristo foi enviado pelo Pai «a evangelizar os pobres…a sarar os contritos de coração» (Lc 4, 18), «a procurar e salvar o que perecera» (Lc 19, 10). De igual modo, a Igreja abraça com amor todos os afligidos pela enfermidade humana; mais ainda, reconhece nos pobres e nos que sofrem a imagem do seu fundador pobre e sofredor, procura aliviar as suas necessidades, e intenta servir neles a Cristo». Também noutros documentos conciliares há referências aos pobres e aos mais debilitados com o convite a uma identificação com Cristo e como motivo de solidariedade e de justiça na promoção da dignidade da pessoa humana. É um imperativo cristão lutar pela paz e actuar contra a fome e as calamidades, o analfabetismo e a pobreza, a falta de habitação e a inadequada distribuição dos bens. O texto da intervenção de Lercaro é digno de uma leitura atenta pelo seu conteúdo e actualidade.
     
    5. Embora muitos aguardassem um documento específico sobre a Igreja dos pobres tal não viria a acontecer. É certo que diversos bispos da Europa central (alemães, franceses, holandeses, belgas), países desenvolvidos, se mostraram altamente empenhados, mas nem sempre manifestaram estar envolvidos nas culturas e nas situações sociais dos outros países. A América Latina era o Continente mais católico mas também mais provado por injustiças e pela pobreza).
    Foi bem aceite a ideia de que grande parte dos bispos estavam convencidos de que deviam dar o exemplo e empenhar-se com um estilo de maior pobreza. Chamou-se ao documento esquema 14 pois já havia 13 em discussão. A 16 de Novembro de 1965, foi celebrada uma missa na Basílica de Domitila, sobre as catacumbas homónimas, presidida pelo bispo belga Himmer e 40 colegas, pelo que o texto elaborado ficou conhecido por “Pacto das Catacumbas” que foi assinado por mais de 500 prelados que o fizeram chegar ao Papa.
    Em 13 capítulos insiste-se no empenho de uma vida mais simples nem aparência de riqueza, com a renúncia a privilégios, confiando-se a gestão financeira a leigos competentes e conscientes da responsabilidade apostólica. Apela-se à entrega ao “serviço apostólico e pastoral das pessoas e dos grupos de trabalhadores, dos economicamente débeis e dos subdesenvolvidos”, com o apoio de leigos, religiosos, diáconos, os sacerdotes que o Senhor chama a evangelizar os pobres e os operários participando na vida operária e no trabalho, procurando transformar as obras de beneficência em obras sociais fundadas na caridade e na justiça”, fazendo tudo para que os responsáveis dos governos e dos serviços públicos “decidam e coloquem em prática as leis, as estruturas e as instituições sociais necessárias à justiça, à igualdade e ao organizado e total de cada homem e, por isso, à realização de uma ordem social nova”. Conclui o texto o apelo à solidariedade, quer no plano internacional como interno das próprias nações e das próprias dioceses. Estes fermentos e estes empenhos não tiveram na realidade toda a sua vitalidade e os frutos esperados.
    Conclui Bettazzi a sua brilhante análise: «Confiamos que o 50.º aniversário do início do Concílio seja uma ocasião de reflexão e de relançamento, também porque a nova evangelização, tão cara ao coração do Papa e à Igreja italiana, não exige muitas fórmulas novas ou novos programas, mas sim um amor e uma actuação mais convencida e mais voltada para a simplicidade e a pobreza, a todos os níveis. Paulo VI admoestava que o mundo de hoje, mais do que mestres, procura testemunhos!» como diz Bento XVI na “Caritas in veritate”.  
  • O Papa Francisco e a Igreja Católica

    Mário Nunes

    Estamos muito contentes com a eleição do novo Papa Francisco, por três motivos: porque exemplar portador da mensagem que Cristo trouxe aos homens e porque o seu nome invoca o nome de meu pai, Francisco; porque somos devotos de S. Francisco de Assis pela exemplaridade da sua acção humanística em favor dos pobres, oprimidos, doentes e abandonados e pela sua devoção à natureza (animais, aves, árvores …);
  • A Páscoa é a Festa das festas

    Aldo Aveiro
     
    Ao contrário do que (até) muitos crentes pensam, o Domingo de Páscoa não fecha um período litúrgico. A Páscoa constitui, dentro da Igreja, o “grande dia” do tempo pascal que vai do Domingo da Ressurreição até Domingo de Pentecostes.
  • Gestos que valem por (muitas) palavras

    Jorge Cotovio

    Graças a Deus, o Papa Francisco não se cansa de nos surpreender. É óbvio que ainda está na fase do «encantamento», mas estas primeiras impressões, positivas e carregadas de esperança, são fundamentais (e promissoras!).
  • Papa disponibiliza 40 mil euros aos desalojados nas cheias argentinas

    O Papa Francisco disponibilizou cerca de 40 mil euros para ajudar os desalojados resultantes das fortes chuvas e inundações na cidade argentina de La Plata.
  • Papa insiste no combate aos abusos sexuais

    O Papa Francisco quer que a Igreja aja decisivamente para acabar com o problema dos abusos sexuais por membros do clero.
  • Conta do Papa Francisco supera cinco milhões de seguidores no Twitter

    A conta do Papa Francisco na rede social Twitter já ultrapassou os cinco milhões de seguidores, nas nove línguas disponíveis, incluindo mais de 185 mil em português.
  • Papa pede aos católicos para não terem medo de viver a sua fé

    Durante a recitação do Regina Caeli, a oração que substitui o tradicional Angelus durante o tempo pascal, p Papa Francisco pediu aos católicos que não tenham receio de viver a sua fé: “Não tenhamos medo de ser cristãos e de viver como cristãos”.
  • Na sua tomada de posse da Basílica de São João de Latrão

    Francisco 11Papa Francisco afirma: “Para Deus não somos números!”
     
    Os homens são importantes para Deus, independentemente dos pecados que tenham cometido. A mensagem foi sublinhada este, Domingo, pelo Papa Francisco durante a homilia de tomada de posse da Basílica de São João de Latrão, em Roma.
  • Peditório da Cáritas angariou quase 300 mil euros

    O peditório da Cáritas angariou cerca de 296 mil euros, menos 0,7% face a 2012, havendo, contudo, casos de dioceses em que os montantes aumentaram quase sete vezes, revelou à agência Lusa o presidente da instituição. 
  • Turismo Religioso é “produto estratégico”

    A Igreja Católica está satisfeita com o facto de o Turismo Religioso passar a ser um “produto estratégico” no âmbito do novo Plano Nacional de Turismo, apresentado, em Lisboa, pelo ministro da Economia e do Emprego.
  • Encontro Nacional do Ensino Secundário

    Beja acolheu no passado fim-de-semana o terceiro Encontro Nacional do Ensino Secundário, iniciativa da Igreja Católica que reuniu mais de mil participantes desde sexta-feira em volta do tema: «Encontro muitas razões para conviver».
  • Vítor Melícias aposta no “apoio aos pobres” e na “presença missionária”

    “Apoio aos pobres” e uma “presença missionária” marcada pela nova evangelização são as prioridades assumidas pelo padre Vítor Melícias, reeleito ministro da Província Portuguesa dos Franciscanos, no capítulo que decorreu no Convento de São Boaventura, em Montariol, Braga.
  • Caminho Neocatecumenal sai à rua

    A diminuição de fiéis nas eucaristias vai levar centenas de católicos a ocuparem espaços públicos de várias cidades do país, nos próximos cinco domingos para anunciarem a fé cristã e estimularem a aproximação à Igreja.
  • D. Manuel Pelino comemorou Bodas de Prata Episcopais

    D.PelinoD. Manuel Pelino, natural de Lentisqueira (Mira), celebrou no passado dia 13 de Março 25 anos de bispo. Nascido em 7 de Outubro de 1941, foi ordenado sacerdote na Sé de Coimbra em 15 de Agosto de 1965. A sua ordenação episcopal decorreu em 13 de Março de 1988, também em Coimbra. É Bispo de Santarém desde 27 de Janeiro de 1998.
  • Bispo de Coimbra pede uma fé mais profunda

    D. Virgílio Antunes ao presidir à celebração eucarística de Domingo de Páscoa, apelou aos fiéis, para verem “melhor os sinais de Deus para melhor acreditarem Nele” e, por consequência, terem “uma fé mais profunda”. Segundo o bispo de Coimbra, “precisamos ler os sinais de Deus, presentes em nós e no mundo, para acreditar Nele”. “Nesta Páscoa, mo ano da fé, importa relançar-nos na aventura de amar o Senhor e não buscar as coisas perecíveis, mas as coisas que são eternas”, afirmou ainda perante um bom número de fiéis presentes.
  • Diocese de Coimbra em peregrinação a Fátima

    Santuario Fatima2O Papa Bento XVI num grande desejo de que seja renovada a fé dos crentes, pois só uma fé vivida com alegria e entusiasmo dá sentido à vida e se torna testemunho para o mundo, decidiu proclamar o ano de 2012-2013 ano da fé.
  • Câmara Municipal de Góis distingue “O Varzeense” com ouro

    A Câmara Municipal de Góis deliberou, por unanimidade, atribuir a Medalha de Ouro do Município ao jornal “O Varzeense”.
  • Recital de Órgão

    No Sábado, 20 de Abril às 21h30 na Igreja matriz de Arganil terá lugar um recital de órgão com a participação de João Henriques, André Antunes, Jaime Marques e grupo Vocal Ad Libitum. Este recital tem o apoio do Conservatório de Música de Coimbra (Classes de Órgão da Profª. Rosa Amorim e de Flauta da Profª. Meglena Carvalho), da Paróquia de Arganil e do Grupo Vocal Ad Libitum.
  • Eleição dos delegados da Unidade Pastoral

    No dia 4 deste mês na Biblioteca de Coja reuniram-se os leigos da Unidade Pastoral de Arganil, Góis e Coja para elegerem quatro delegados para o Conselho Pastoral do Arciprestado.
  • Ano da Fé

    O Dia da Igreja Diocesana neste Arciprestado será no Domingo, dia 26 de Maio em Arganil, nas modernas instalações da Cerâmica. Uma equipa está já no terreno a preparar este encontro que irá marcar certamente toda a Beira Serra.
  • Reunião de presbíteros e diáconos da região

    Arciprestado Nordeste_reuniao padres1No dia 5 de Abril em Coja reuniram-se presbíteros e diáconos deste grande arciprestado que conta com 68 Paróquias da Beira Serra, presidindo o Arcipreste Padre João Fernando.
  • Caminhada Coja-Monte do Colcurinho

    Como foi anunciado realizou-se na noite de 22 para 23 de Março a caminhada quaresmal de Coja para o monte do Colcurinho com 125 participantes vindos de Coja (74 pessoas), Cerdeira (27), Benfeita (14), Arganil (9), Sarzedo (8), Barril (2), Secarias (2), Vila Cova – Vinhó (2), Anseriz e Galizes uma cada, Piódão (8), Moura da serra ((5), 3 de Aldeia das Dez e 3 de Coimbra (Criaditas dos Pobres).
  • Festa Diocesana Arciprestal

    O Conselho Pastoral Arciprestal do Baixo Mondego, de acordo com as directizes diocesanas, está a organizar a realização do Dia Diocesano Arciprestal, a realizar dia 26 de Maio no Castelo de Montemor-o-Velho.
  • Gatões festeja S. Jorge

    A comunidade de Gatões vai estar em festa, de 23 a 28 de Abril, celebrando São Jorge. Trata-se de um ponto de encontro da população da freguesia e de grande número de visitantes, atraídos pela religiosidade popular e pelos momentos de animação e convívio.
  • Visita Pascal cumpriu a tradição

    Arciprestado Baixo Mondego_Pascoela1Muitas comunidades católicas “ainda” vivem a Páscoa “à semelhança” de uma enraizada tradição antiquíssima: a cruz paroquial “visita” todos os paroquianos no Domingo da Ressurreição.
  • Carapinheira: Igreja Paroquial tem nova mesa da celebração

    Carapinheira_altarA Igreja Paroquial de Santa Susana da Carapinheira, o maior templo católico do Baixo Mondego, foi, recentemente, alvo de importantes intervenções, que lhe conferem uma nova imagem, tendo em vista proporcionar uma maior dignidade às celebrações litúrgicas.
  • Encontro Arciprestal de Acólitos

    Os Acólitos do Arciprestado de Pombal encontraram-se recentemente para partilhar experiências. O encontro foi orientado pelo padre António Nogueira, pároco da Ilha, Guia e Mata Mourisca e realizou-se em Pombal.
  • Páscoa Missionária contagiou comunidade com “Fé-licidade”

    Pombal_Pascoa missionariaO grupo de jovens da Paróquia de Pombal “Passo a Passo”, membro da família missionária “Verbum Dei”, decidiu contagiar a comunidade que os rodeia com “Fé-licidade” e o resultado foi surpreendente: 140 jovens viveram momentos de comunhão permanente com o Senhor.
  • Utente da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra comemora 103 anos

    Ascensão Ferreira Cardoso, utente do Centro de Apoio à Terceira Idade (CATI) da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra, comemorou no passado Domingo 103 anos.
  • Queima das Fitas vai colaborar com o Fundo Solidário do Instituto Justiça e Paz

    Justica e Paz 2A Comissão organizadora da Queima das Fitas apela à solidariedade de todas as entidades que costumam receber convites para participarem nos vários eventos pagos da festa dos estudantes.
  • Bispo de Coimbra visitou Ordem Terceira

    Ordem S. FranciscoCorrespondendo amavelmente ao convite feito pelo Conselho, o Senhor Bispo de Coimbra visitou a Ordem Terceira de S. Francisco no passado dia 22 de Março.
  • Cáritas de Coimbra confirma equipa de rua para a Baixa

    A Cáritas Diocesana de Coimbra tem garantindo o financiamento de uma equipa de rua para a Baixa, que ficará responsável pelo Gabinete de Apoio a Toxicodependentes (GAT), no Terreiro da Erva (na Baixa de Coimbra), durante o período de um ano.
  • Universidade apoia instituições sociais da cidade

    A ADAV – Associação de Defesa e Apoio da Vida, o Centro de Acolhimento João Paulo II e a Equipa Ergue-Te da Fundação Madre Sacramento receberam no das mãos do reitor da Universidade de Coimbra cheques no valor de 1.650 euros.
  • D. Nuno Brás fala sobre a urgência da Nova Evangelização

    D. Nuno BrasA questão sobre a urgência da Nova Evangelização é objecto de reflexão por parte da Associação de Estudantes de Teologia de Coimbra, num ciclo de conferências que teve o seu início no passado dia 26 de Abril, no Salão de S. Tomás, do Seminário Maior de Coimbra, com a presença do novo bispo auxiliar de Lisboa, D. Nuno Brás Martins.
  • Padre Tony Neves é o novo provincial dos espiritanos

    Tony_NevesAos 50 anos, o padre Tony diz-se “disponível para continuar ao serviço da Igreja, dos Espiritanos e das comunidades”.
  • Fátima prepara chegada dos peregrinos a 13 de Maio

    Obras em curso levam autarquia de Ourém  a desenvolver novo plano de segurança.
  • Exposição sensibiliza para necessidade do Metro Mondego

    “Da Realidade à Miragem?” é como se intitula a exposição sobre o projecto Metro Mondego, que foi inaugurada no dia 26 de Abril, no Átrio da Câmara Municipal de Coimbra.
  • Câmara investe 500 mil euros para reduzir sinistralidade na circular interna

    A Câmara de Coimbra aprovou na sua última reunião, por unanimidade, uma intervenção na avenida Gouveia Monteiro, estimada em cerca de 500 mil euros, que pretende reduzir a sinistralidade rodoviária neste lanço da circular interna da cidade.
  • Coimbra: Franciscanos evocam espírito de Assis nas comemorações do dia 25 de Abril

    Vitor MeliciasA Família Franciscana Portuguesa reuniu-se, no passado dia 25 de Abril, em Coimbra, para o seu segundo “Capítulo das Esteiras”, evocando os “800 anos da vocação de Francisco e Clara de Assis”.
  • Jantar de angariação de fundos para o Grande Encontro de Jovens

    O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil de Coimbra (SDPJ) vai realizar no próximo dia 18 de Maio, pelas 20 horas, no Instituto Justiça e Paz, um jantar para angariação de fundos para a sua principal actividade do ano pastoral, o terceiro Grande Encontro de Jovens (de 2 a 3 de Junho).
  • Comemorações da Rádio Vida Nova

    No ano em que completa vinte e cinco anos de existência, a Rádio Vida Nova promove a 5 de Maio um concerto com o Pe. João Paulo Vaz, sacerdote da Diocese de Coimbra e que foi durante vários anos o responsável pela Pastoral Juvenil.
  • Bispo de Coimbra realça a urgência de vocações consagradas e sacerdotais

    Viglia_VocacoesAo presidir à vigília de Oração pelas Vocações que este ano se realizou, no passado dia 25 de Abril, na igreja de S. José, em Coimbra, D. Virgílio Antunes disse que a “Igreja precisa urgentemente, como de pão para a boca e de água para a sua sede, de vocações consagradas e sacerdotais”.
  • Bispo de Coimbra recebeu Deputados do PSD em audiência

    Deputados do PSD à Assembleia da República, eleitos por Coimbra, foram recebidos no passado dia 24 de Abril, pelo Bispo de Coimbra.
  • Formação Catequética do Clero

    O SDEC vai promover no Seminário da Figueira da Foz o «III Encontro de Formação Catequética do Clero», no dia 30 de Abril, das 10:30 às 17:00 horas, e no dia 1 de Maio, das 10:00 até ao almoço.
  • A malva

    Cultivada como planta ornamental pela beleza das suas flores, a malva é muito usada na medicina popular tanto nas pessoas como nos animais.
  • A fé em Deus

    Os filipinos e chilenos são as pessoas mais religiosas do mundo, com os escandinavos e moradores dos antigos países do bloco comunista europeu na outra ponta, afirma um estudo americano.
  • Uma reportagem de “O Correio da Manhã”

    Neste Domingo do Bom Pastor em que a Igreja celebra o Dia Mundial de Oração pelas Vocações deixo aqui, sem mais comentários, um excerto de uma reportagem de “O Correio da Manhã”, publicada em 15 de Abril último, versando o tema da vocação sacerdotal e também o do celibato:
  • Dia Mundial das Vocações

    “É importante que se criem, na Igreja, as condições favoráveis para poderem desabrochar muitos ‘sins’, respostas generosas ao amoroso chamamento de Deus”, escreve o Papa, na mensagem para o 49.º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, que hoje se celebra. Essa mensagem papal tem como tema ‘As vocações, dom do amor de Deus’.
  • Ao calor da fogueira (29 de Abril de 2012)

    – O Tio Ambrósio, por certo, tem uma posição mais moderada que a do nosso comum amigo Liberato.
  • V Domingo de Páscoa (6 de Maio de 2012)

    Entrada
        – Cantai ao Senhor................................................... CEC I 144-145
        – Deus amou de tal modo o mundo.......................... CEC II 34
        – O Senhor me afrontará.................................... CEC II 140-141
  • NEM SÓ DE PÃO… (6 de Maio de 2012)

    União de vida a Jesus Cristo

    A Liturgia da Palavra de hoje é um convite a vivermos unidos a Cristo. Por mais técnicas que se utilizem, é infrutífero todo o aposto lado que não assenta numa verdadeira união de vida a Jesus Cristo.
  • V Domingo de Páscoa (6 de Maio de 2012)

     

    A Palavra de Deus
  • Mensagem do presidente da CEVM Semana das Vocações

     

    1. As vocações, dom para a Igreja

    A Igreja volta a ter a possibilidade de reconhecer as vocações com que Deus a enriquece e a agradecê-las de todo o coração. Olha, de modo particular, nesta semana, para as vocações de consagração, tanto no sacerdócio, como na vida religiosa ou nos institutos seculares.
  • O CONCÍLIO VATICANO II 40 ANOS DEPOIS (1)

    . Manuel Augusto Rodrigues
     
    Pretende-se dedicar este ano a uma reflexão especial sobre o Vaticano II, o 21º concílio da história da Igreja, que foi aberto pelo Papa João XIII em Outubro de 1962 com o fim de “aggiornare” e renovar a Igreja vindo a ser encerrado pelo seu sucessor Paulo VI a 8 de Dezembro de 1965.
  • Manhãs de Páscoa…

    . Nuno Santos
     
    Há dias que parece que não têm manhãs e casas que parece que não têm janelas… Há vidas assim, cheias de ‘medos’, cheias de ‘anoitecer’, cheias de ‘sexta-feira-santa’. De facto, há muitos medos.
  • Quando uma escola católica morre…

    . Jorge Cotovio
     
    A falta de visão da sociedade dos homens, associada a outras coisas, arrastou-nos para a atual situação de crise profunda. Mas a falta de visão estratégica da Igreja hierárquica levou-nos, igualmente, para um cenário nada animador, aliás como revelam os números recentemente publicados.
  • Concurso para novos confrades da Confraria da Rainha Santa Isabel

    A Confraria da Rainha Santa Isabel acaba de tornar público a abertura de concurso para o provimento de 20 vagas de Confrades.
  • Nota do Bispo de Coimbra sobre a Semana de Oração pelas Vocações

     

    D. Virgilio 9Na Semana de Oração pelas Vocações, de 22 a 29 de Abril, as comunidades cristãs dirigem uma súplica ao amor de Deus, para que encha a Igreja com a alegria e a generosidade dos seus servidores.

  • Bispos da Guiné “repudiam” o golpe militar

    Documento do episcopado pede ajuda à comunidade internacional para ajudar a Guiné a encontrar soluções para os problemas que afligem a população
  • Peter Stilwell é o novo reitor da Universidade Católica de Macau

    Peter StiwellO padre Peter Stilwell vai ser o novo reitor da Universidade Católica de Macau. O até agora vice-reitor da Católica em Lisboa foi indigitado para o cargo pelo Cardeal Patriarca, magno chanceler das duas universidades.
  • Igreja Católica quer mudar paradigma da pessoa com deficiência

    A Igreja Católica em Portugal defende uma mudança de paradigma em relação às pessoas com deficiência, para superar preconceitos e integrar esta população, pedindo “medidas de acompanhamento adequadas”.
  • Marcelo Rebelo de Sousa lamenta esquecimento em tempo de crise

    O comentador político Marcelo Rebelo de Sousa afirmou no passado dia 17 de Abril, em Lisboa, que o principal desafio que se coloca às famílias é de “cultura cívica”, frisando que as mesmas têm uma “responsabilidade acrescida” na actual situação económica do país.
  • Vicentinos: há mais pedidos de ajuda

    Os pedidos de ajuda à Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) aumentaram 40% no período entre Novembro e Março face aos cinco meses anteriores, revelou à Agência Ecclesia o presidente da instituição de solidariedade católica.
  • Bancos alimentares com menor capacidade de resposta

    A presidente do Banco Alimentar contra a Fome afirmou que as instituições têm cada vez menos capacidade de resposta para o crescente número de pedidos de ajuda de famílias. “Há mais pedidos, o que penso é que não há mais capacidade de apoio”, referiu Isabel Jonet, à TSF. Segundo esta responsável, as dificuldades notam-se “sobretudo através do canal das Instituições de Solidariedade Social, que já não podem ajudar mais nenhuma família, porque não têm recursos humanos, físicos e financeiros”. Por esta razão, Jonet entende que se está a “atingir o limite daquilo que é possível de apoio, muito embora tenha a certeza de que apesar de a crise ser grande a solidariedade dos portugueses é ainda maior”.
  • Bispos aprovam normas de conduta em casos de abusos sexuais

    CEP 9Código de Direito Canónico define duras sanções contra um clérigo que abuse sexualmente de menores, que podem chegar à suspensão do exercício do sacerdócio e à demissão do estado clerical
  • Igreja admite que preferia não mexer nos feriados

    Nunca foi vontade dos bispos portugueses avançar para a eliminação de dois feriados religiosos, garante o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).
  • Igreja aposta nos jovens para aumentar número de católicos

    Em 10 anos, o número de católicos caiu mais de 7%, segundo dados apresentados pela Universidade Católica.
  • Quatro em cada cinco portugueses continuam a identificar-se como católicos

    CEP 8- Católicos diminuíram, mas continuam a ser a maioria. Protestantes e pessoas sem religião aumentaram significativamente.
     
    Os portugueses continuam a ser maioritariamente católicos, mas já são menos que há 11 anos. O número de pessoas que se identifica como católica passou de 86,9% para 79,5% - uma diminuição de 7,4 pontos percentuais.
  • União das Misericórdias acusa Governo de não pagar dívidas

    Manuel Lemos 2- A situação mais grave é registada na Região Centro
     
    O presidente da União das Misericórdias Portuguesas acusou, no passado sábado, o Ministério da Saúde de não honrar as suas obrigações e sublinhou que há instituições em situação de ruptura e com salários em atraso.
  • Em Coimbra: Ministro aposta na sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde

    O ministro da Saúde, Paulo Macedo, disse, no passado dia 19 de Abril, que o Governo aposta na sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde, para que “o mais importante” nesta área seja assegurado no futuro.
    “Tudo faremos para que essa sustentabilidade seja atingida e que depois o mais importante possa ser mantido”, declarou Paulo Macedo, em Coimbra, ao intervir na abertura do 16º Congresso Nacional de Medicina, cujo programa inclui o 7º Congresso Nacional do Médico Interno.
    Para o governante, que usou da palavra depois do bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, “não há uma segunda via, para além do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que possa assegurar o essencial a quem mais precisa” dos cuidados de saúde.
    “Em nome da transparência, importa afirmar que a sustentabilidade do SNS ainda não está garantida”, apesar de o Governo ter feito “um esforço enorme” nesse sentido, acrescentou.
    Paulo Macedo lamentou as “dívidas acumuladas” pelo SNS nos últimos anos, alegando que elas radicam, designadamente, “na incapacidade de enfrentar um sistema com virtudes, mas também (...) com desperdícios e interesses que os portugueses não podem sustentar”.
    Ao afirmar que “muitos são os estudos nacionais e internacionais que apontam para desperdícios no setor da saúde até 25%”, salientou ser “a este nível” que o Governo pretende atuar.
    “É com este nível de ganho que podemos contribuir positivamente para a sustentabilidade do SNS”, referiu o ministro da Saúde, admitindo que, “por vezes, é difícil mudar o que perdura há décadas”.
    Contudo, “sem mudança, o nosso sistema de saúde não poderá evoluir”, disse.
    Paulo Macedo desafiou ainda os médicos “a continuarem a ser coautores da mudança” e apelou aos cidadãos para optarem por hábitos de vida saudável, como evitar fumar e consumir bebidas alcoólicas, não comer em excesso e combater o sedentarismo.
    “Se não reduzirmos a nossa carga de doença, então o sistema será claramente insustentável”, advertiu.
    Promovidos pela Ordem dos Médicos, o 16º Congresso Nacional de Medicina e o 7º Congresso Nacional do Médico Interno, subordinados ao tema “Qualidade em Medicina”, decorreu nos dias 19 e 20 de Abril, no auditório principal dos Hospitais da Universidade de Coimbra.
  • Prisões vão ser ampliadas para ter mais dois mil lugares

    A ministra da Justiça afirmou que estão garantidas verbas para a ampliação de estabelecimentos prisionais, intervenções que vão permitir criar “mais de dois mil lugares” nas cadeias.
  • Maioria dos portugueses desconfia do Governo

    O Governo é a instituição em que os portugueses menos confiam, mas, no último ano, a confiança no Executivo aumentou, de 9 para 29 por cento, a maior subida entre 25 países inquiridos pelo Edelman Trust Barometer 2012.
  • Cancro mata mais de 20 mil pessoas em Portugal

    Mais de 40 mil novos casos de cancro surgem em Portugal, todos os anos, e mais de 20 mil pessoas morrem devido a esta doença, revelou um especialista, alertando para a importância do diagnóstico precoce.
  • Aborto clandestino é residual mas as repetições têm aumentado

    Cinco anos após a entrada em vigor da lei que descriminaliza a interrupção voluntária da gravidez, o aborto clandestino já é residual, mas o número de mulheres que recorrem ao hospital para abortar repetidas vezes tem vindo a aumentar.
  • Linha da Criança recebeu 158 queixas de maus-tratos e negligência

    A Linha da Criança da Provedoria de Justiça recebeu 158 chamadas devido a maus-tratos e negligência em 2011, de um total de 740 apelos, a maioria por questões relacionadas com o exercício das responsabilidades parentais.
  • Reserva de ouro em Portugal são das maiores do mundo

    As reservas de ouro do Banco de Portugal (BdP) ascendem a 38,5 toneladas e valem actualmente 16.300 milhões de euros, o equivalente a 7,5% da dívida pública. Segundo números do World Gold Council (WGC, organização internacional de empresas do sector do ouro), com base em dados do Fundo Monetário Internacional (FMI), as reservas de ouro de Portugal são actualmente as 14 maiores do mundo.
  • Autoridade de Segurança Rodoviária quer carta de condução por pontos

    A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária defende a introdução da carta de condução por pontos na proposta que está a elaborar de alterações ao Código da Estrada, disse, esta quinta-feira, o presidente daquela entidade.
  • Fisco não dá prazo para reembolso do IRS

    O Ministério das Finanças não se compromete a devolver o IRS no prazo de 20 dias, como aconteceu nos últimos dois anos. O gabinete de Vítor Gaspar esclarece que o prazo estipulado por lei para o reembolso decorre até 31 de Julho, sublinhando que as declarações entregues pela Internet se mantêm prioritárias.
  • Novos desempregados isentos do pagamento de taxas moderadoras na saúde

    Os novos desempregados inscritos nos centros de emprego, os seus cônjuges e dependentes menores estão isentos do pagamento de taxas moderadoras, tendo para tal de provar a sua situação no centro de saúde, segundo fonte oficial.
  • Indemnizações de 6 a 10 dias de trabalho por cada ano de trabalho

    O Governo comprometeu-se no acordo de concertação social a descer as indemnizações por despedimento para o valor médio da União Europeia, o que segundo um estudo do próprio executivo coloca estas indemnizações entre os 6 e 10 dias.
  • Makro de Aveiro fecha em Julho. Empresa leva sede para Madrid

    A Makro vai fechar a loja de Aveiro a partir de Julho. A medida foi anunciada no dia 19 de Abril em comunicado pelo grupo Metro, do qual a Makro Portugal faz parte. O grupo grossista revela que o processo de reestruturação implicou a dispensa de mais de duzentos trabalhadores, que voluntariamente rescindiram por mútuo acordo. Mas o processo de reestruturação tem mais uma consequência: a Makro portuguesa vai passar a ser gerida a partir de Espanha, deixando de ter direcção em Portugal.
  • Clima económico melhorou pela primeira vez em 18 meses

    O indicador de clima económico do Instituto Nacional de Estatística (INE) aumentou ligeiramente em Março, registando a primeira melhoria desde Outubro de 2010. Já o indicador de actividade económica, que mede o crescimento da economia, acentuou a variação negativa. As famílias portuguesas continuam pessimistas em relação ao futuro, mas menos do que no final do ano passado.
  • Novos pobres podem tornar-se nos novos sem-abrigo

    A pobreza está a crescer em Portugal e há um risco elevado de muitos destes novos pobres passarem a ser também sem-abrigo. O director executivo da CAIS, Henrique Pinto, que realizou no dia 19 de Abril, mais um congresso, na Universidade Católica Portuguesa, admite que a situação é preocupante.
  • Quatro mil pessoas, em Penela, no Dia Catequístico Diocesano

    “Este dia foi maravilhoso”
    Dia Catequistico1Dia Catequistico 4
    - afirmou o Bispo de Coimbra no encerramento do encontro
     
    “Este dia foi maravilhoso”, destacou o Bispo de Coimbra no encerramento do Dia Catequístico Diocesano, que este ano teve como cenário, a bela vila de Penela. A organização não podia estar mais bem-sucedida por este encontro que albergou cerca de quatro mil pessoas, entre as quais crianças, catequistas e pais que teve como finalidade reunir em convívio toda a comunidade cristã da Diocese de Coimbra e mostrar aos cépticos que somos uma “Igreja Viva”.
  • D. Virgílio inaugura novo Centro de Actividades Juvenis de Midões

    Centro de Actividades Juvenis de Midoes2O Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes inaugurou no passado sábado à tarde, o novo Centro de Actividades Juvenis, em Midões que, foi construído numa parceria inédita entre a fábrica da igreja, Centro Social e Paroquial Caeiro da Mata e Agrupamento de Escuteiros daquela localidade.

  • Pampilhosa da Serra: Jovem que matou o pai à catanada condenado a nove anos e meio de prisão

    Um jovem de 17 anos que matou o pai em Janeiro do ano passado, no concelho da Pampilhosa da Serra, foi condenado no passado dia 17 de Abril a nove anos e seis meses de prisão.
  • Penela: Presidente da República visita concelho

    O Presidente da República visita o Município de Penela no âmbito da promoção do Empreendedorismo de Base Local, no próximo dia 27 de Abril.
  • Lousã: ARCIL recupera lentamente das dificuldades financeiras

    Depois de ter iniciado um processo de reestruturação das várias unidades de produção e de reabilitação para fazer face à crise económica que começava a estrangular a ARCIL (Associação de Recuperação dos Cidadãos Inadaptados da Lousã), a instituição começa a sentir já algumas melhorias, com o primeiro trimestre do ano a fechar com uma leve subida nos indicadores económicos da IPSS.
  • Miranda do Corvo: escavações descobrem necrópole da Idade Média

    Miranda. Escavacoes.Ventura_LusaUma necrópole da Idade Média foi descoberta em Miranda do Corvo durante as escavações arqueológicas do projeto da Rede Urbana dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego.
  • Penacova: Barca Serrana volta ao Mondego para viagens de recreio

    A barca serrana, que antigamente transportava pessoas e bens pelo rio Mondego até à Figueira da Foz, vai voltar a navegar em Penacova.
  • Projecto Condado Conimbricense/Reino de Portugal arranca em Conimbriga

    A Fundação Concelho de Condeixa vai, em dois sábados seguidos, a 28 de Abril e 5 de Maio, sempre às 15 horas, marcar, em parceria com o Museu Monográfico de Conimbriga o arranque do Projecto Condado Conimbricense/Reino de Portugal no Auditório do Museu Monográfico de Conimbriga, um lugar certamente emblemático para um tal evento.
  • Capela do Bordalo em obras de restauro

    Capela do BordaloA Capela de Nossa Senhora da Conceição, no Bordalo, freguesia de Santa Clara (Coimbra) está a ser beneficiada com obras de restauro e conservação, com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra e da comunidade paroquial de Santa Clara.
  • Festa da Laranja na Baixa

    Coimbra.laranjasO Departamento de Cultura da Câmara Municipal de Coimbra vai realizar, no próximo dia 28 de Abril de 2012, a I Festa da Laranja de Coimbra, que decorrerá entre as 10H00 e as 18H00, na Rua Ferreira Borges, Rua Visconde da Luz e Praça 8 de Maio.
  • Jantar solidário com repórter fotográfico

    Sensibilizados com o infortúnio do repórter fotográfico António Figueiredo, do “Diário de Coimbra”, Francisco Andrade, José Belo e Carlos Páscoa resolveram promover um jantar solidário no próximo dia 2 de Maio, num restaurante ainda a designar em Santo António dos Olivais.
  • Estudantes voltam a ter cantina ao fim-de-semana

    A partir do próximo mês de Maio, os Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra (SASUC) voltam a disponibilizar aos estudantes uma cantina ao fim-de-semana.
  • Cozinha Económica recebe donativos da Junta de Freguesia de S. Bartolomeu

    O presidente da Junta de Freguesia de S. Bartolomeu desafiou há dias os restantes autarcas do concelho de Coimbra a seguirem o seu exemplo. Ou seja, a ajudarem a Cozinha Económica com géneros alimentares, uma vez que aquela instituição presta auxílio a pessoas das trinta e uma freguesias.
  • Equipa de rua da Cáritas de Coimbra acompanha 160 utentes no Ingote

    A “Equipa In-realidades”, uma equipa de rua da Cáritas Diocesana de Coimbra, trabalha há três anos no Planalto do Ingote para reduzir danos e minimizar os riscos de toxicodependência, apoiando pessoas com problemáticas aditivas (drogas e álcool) e em risco de exclusão social.
  • Carlos Robalo Cordeiro eleito Personalidade do Ano de 2011

    Robalo CordeiroO pneumologista dos Hospitais da Universidade de Coimbra e professor da Faculdade de Medicina, Carlos Robalo Cordeiro foi a figura eleita pela Fundação Portuguesa de Pneumologia (FPP) como Personalidade do Ano 2011. A homenagem decorreu no passado dia 20 de Abril, no Hotel Vila Galé, numa cerimónia que integrou ainda a atribuição do título de membro de honra da fundação a António Arnaut e a Helena Freitas, outras duas figuras destacas de Coimbra. O trabalho na liderança da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, o incentivo ao conhecimento e à investigação científica, o empenho na educação e formação de profissionais de saúde foram factores que pesaram na escolha do nome de Carlos Robalo Cordeiro.
  • Fernando Almeida Baptista é o novo presidente do CEFA

    O advogado de Coimbra Fernando Pedro Almeida Baptista será o novo presidente da Fundação para os Estudos e Formação Autárquica (CEFA). Este foi o nome escolhido pelo Governo para ultrapassar o impasse em que se encontrava aquela fundação a funcionar em Coimbra após a demissão dos anteriores dirigentes, nomeadamente do seu presidente no início de Janeiro.
  • Universidade notifica cerca de 500 antigos alunos para pagarem propina em dívida

    A Universidade de Coimbra está a notificar cerca de 500 antigos alunos para pagarem as propinas do ano lectivo de 2003/04, que rendam os 500 mil euros, mas a Associação Académica (AAC) defende o perdão de juros.
  • Estudantes guineenses em Coimbra desfilaram pela paz

    Seis dezenas de pessoas, a maioria dos quais estudantes guineenses, desfilaram no passado sábado pelas ruas de Coimbra a apelar ao entendimento dos militares e políticos da Guiné-Bissau, para a paz e o progresso do país. “Somos jovens, temos sonhos e queremos realizá-los no nosso país, e assim não teremos futuro”, declarou à agência Lusa Inácio Junior, porta-voz daqueles que desfilaram em Coimbra, com cartazes, e entoando cânticos e palavras de ordem pela paz no país.
  • Presidente do Politécnico pede ao Governo que ajude a captar alunos estrangeiros

    O presidente do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), Rui Antunes, defendeu no passado sábado que o Governo deve envolver-se na captação de estudantes estrangeiros para as instituições de ensino superior, em vez de pensar em encerrar algumas delas. Ao intervir na sessão solene das comemorações dos 125 anos da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), que integra o IPC, o responsável advertiu que “não se pode desmantelar esta rede que custou tanto ao país e aos portugueses”.
  • Fernando Rebelo adverte que toda a costa portuguesa está exposta a tsunamis

    O antigo reitor da Universidade de Coimbra Fernando Rebelo defendeu no passado dia 18 de Abril que toda a costa portuguesa está sujeita ao risco de tsunami, e não apenas a zona a sul de Peniche, como consta no Mapa Oficial de Riscos. O especialista falava em Aveiro, no Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, sobre o tema “o Litoral e riscos naturais”, no VII Encontro Nacional de Riscos e I Fórum sobre Riscos e Segurança, em que teceu várias críticas ao Mapa Oficial de Riscos de 2006. Embora reconhecendo que o risco é maior na costa alentejana e no Algarve, Fernando Rebelo considerou que um mapa de riscos de tsunami tem de ser bem pensado para Portugal. Para Fernando Rebelo, o risco estende-se a toda a costa portuguesa.
  • José Belo com os pelouros da Protecção Civil e feiras e mercados

    Ao novo vereador da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), José Belo (PSD), foram atribuídos, pelo presidente, os pelouros da Protecção Civil e feiras e mercados. Jurista, Belo sucedeu a João Orvalho, que renunciou ao mandato autárquico depois de admitir falta de condições politicas para continuar a responder por pelouros ao ser desautorizado pela Câmara acerca de uma iniciativa relacionada com a empresa fornecedora das refeições escolares. A Orvalho tinham sido confiados os pelouros da Administração Geral, incluindo o financeiro e o dos recursos humanos, Educação e feiras e mercados.
  • David Lloyd é o novo maestro da Orquestra Clássica do Centro

    O músico David Lloyd, professor da Universidade de Aveiro, foi convidado para director artístico e maestro titular da Orquestra Clássica do Centro (OCC), sucedendo a Artur Pinho Maria, e orientou já o ensaio da passada segunda-feira. O novo maestro da OCC é um músico inglês (instrumentista de viola d´arco) com uma intensa carreira.
  • Pacheco Pereira defende Educação para os media

    O historiador José Pacheco Pereira defendeu em Coimbra em que a escola não deve apenas ensinar as crianças a ler, escrever e contar, mas também educa-las para os media, desde a pré-primária. Ao participar, no passado dia 16 de Abril, num seminário de doutoramento com a comunicação “Educação para os Media”, na Faculdade de Letras, o orador realçou que, quando as crianças ingressam no ensino pré-primário, “já têm milhares de horas de televisão”, e que é preciso dar atenção a este fenómeno ainda relativamente recente.
  • Joaquim Romero Magalhães profere a sua última lição

     

     

     

    O Professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Joaquim Romero Magalhães, proferiu no passado dia 18 de Abril a sua última lição, assinalando a sua jubilação. “Deixo uma Universidade que não é a que sonhei, nem tão pouco aquela em que entrei”, revelou o professor jubilado perante um auditório repleto de familiares, amigos, professores e alunos da Faculdade de Economia. Na hora de despedida, o docente não esconde a sua frustração. “Tenta-se, agora, afirmar a Universidade pelos grandes números. Uma universidade onde os professores não aprendem, não ensinam, apenas pontuam”, lamenta.

     

     

     

  • IV Domingo de Páscoa (29 de Abril de 2012)

    Entrada
       – A bondade do Senhor................................. CEC I 139
       – Cristo Ressuscitou........................................... CT 334
       – Ressuscitou o Bom Pastor........................... CEC I 140
  • A laranja

    Que as frutas e verduras fazem bem à saúde já se sabia. E que a laranja ajuda na prevenção de diversas doenças, pois é rica em vitamina C, também não é novidade.
  • Grande Encontro de Jovens

    “Vede como eles se amam” é o tema do terceiro Grande Encontro dos Jovens, que irá decorrer nos dias 2 e 3 de Junho de 2012, nos jardins do Seminário Maior de Coimbra.
  • Religião e felicidade

    Um estudo americano realizado pela organização Gallup, com mais de 300.000 americanos durante o ano de 2011, descobriu que as pessoas que vão à igreja com frequência, relatam experimentar emoções mais positivas e menos negativas em geral do que aquelas que frequentam menos a igreja.
  • 75 anos da Renascença

    A Rádio Renascença (RR) celebrou esta terça-feira (11 de Abril) as suas bodas de diamante, numa sessão solene acolhida pela Universidade Católica de Lisboa.
  • Menina com cancro converte pessoas

    Gloria StraussSempre me impressionou o testemunho de fé de algumas pessoas. Sobretudo quando, sujeitas a grande sofrimento e em risco de morte prematura, não esquecem que a morte é passagem para Deus.
  • Ao calor da fogueira (22 de Abril de 2012)

    – Aquilo foi uma barafunda do caneco, o que se passou na última reunião da nossa assembleia de freguesia.
  • Rezemos pelas vocações

    Cartaz_VocacoesDe 22 a 29 de Abril, somos todos convidados a orar pelas Vocações. O mundo precisa de pessoas que se consagrem ao serviço de Deus e do próximo e o Papa Bento XVI, na sua mensagem para o Dia Mundial das Vocações, convida-nos a reflectir sobre o tema «As vocações, dom do amor de Deus».
  • A ressurreição

    Jesus Cristo RessuscitadoQue os Apóstolos e muitas pessoas desse tempo acreditaram que Jesus tinha vencido a morte não tenho qualquer dúvida. Os escritos do Novo Testamento são prova evidente disso. Mas agora um grupo de arqueólogos apresentou em Nova York as conclusões de um estudo que apresenta indícios dessa fé a partir de um túmulo localizado em Jerusalém há três décadas.
  • NEM SÓ DE PÃO… (29 de Abril de 2012)

     

    Consagrados para servir

  • IV Domingo de Páscoa (29 de Abril de 2012)

    A Palavra de Deus
  • Desassossegar os baptizados

    . Aldo Aveiro
     
    A manifesta falta de padres e de consagrados em Portugal, nos dias de hoje, deve constituir um imperativo eclesial no sentido de “desassossegar os baptizados” e ajudá-los a assumirem a sua verdadeira vocação.
  • Igreja de São José magnífica (também) em arte sacra

    . Mário Nunes
     
    Quantos tesouros de arte e quantas outras riquezas culturais, humanas e naturais convivem connosco e jamais as olhámos com o devido respeito ou lhe demos o valor que as tornam diferentes? Por isso, lhe lembramos, hoje, a existência de um conjunto fabuloso de arte na nossa cidade e lhe deixamos a curiosidade para o ver e apreciar, sustentando a nossa sugestão com as interrogações: 
  • Fé e Compromisso - A Ressurreição que muda o mundo

    . José Dias da Silva
     
    Se Jesus morto não tivesse ressuscitado nenhum mal viria ao mundo, pois poucos dariam por isso. Os pobres explorados da Galileia continuariam o seu calvário histórico de pobreza transmitido de pais para filhos numa terra onde não corria leite e mel.
  • D. Virgílio pede-nos para sermos testemunhas da Ressurreição de Cristo

    “Precisamos de voltar a entrar no sepulcro e de levar connosco os homens e mulheres que queiram ver mais longe: lá, veremos os sinais da vida e do Ressuscitado que nos abre as portas da esperança; acreditaremos, renovaremos a fé e entenderemos o significado da Escritura, Palavra de vida eterna”, afirmou o Bispo de Coimbra na celebração do Domingo de Páscoa.
  • “A fé cristã, nascida no baptismo, leva sempre ao compromisso de renovação interior” - afirma o Bispo de Coimbra

    Baptismo_seA celebração da Vigília Pascal presidida pelo Bispo de Coimbra, no Sábado Santo foi marcada por um baptismo de uma jovem.
    Esta celebração assinala a ressurreição de Jesus e é mais longa que o habitual porque são proclamados mais textos da Bíblia do que as três habitualmente lidas aos Domingos, continuando com a celebração baptismal e a comunhão.
  • O anúncio da Boa Nova como resposta às dificuldades da vida

    Na celebração da Paixão, a que D. Virgílio Antunes presidiu na Sexta-feira Santa, na Sé, foi pedido para que se mantivesse um olhar para as cruzes dos homens, tanto para as daqueles que na fé cristã vislumbram o seu sentido, como para as de todos aqueles que, privados da fé, as têm de carregar sem liberdade, sem esperança e sem sentido.
  • A Igreja tem que se converter ao amor de Jesus Cristo

    Lava_pesO Bispo de Coimbra também presidiu à missa vespertina da Ceia do Senhor, dando início ao Tríduo Pascal da Paixão, Morte e Ressureição do Senhor. Nesta celebração comemora-se a instituição dos Sacramentos da Eucaristia e da Ordem, evocando a Última Ceia de Jesus com os apóstolos, e repete, simbolicamente, o gesto do lava-pés que, segundo o relato do Evangelho de São João, foi feito pelo próprio Cristo.
  • D. Virgílio exorta cristãos a investir na evangelização em tempos de crise

    Missa crismalO presbitério de Coimbra esteve reunido na manhã do dia 5 de Abril (Quinta-feira Santa), na Sé, em volta do seu Bispo, D. Virgílio Antunes para a celebração da chamada Missa Crismal. A celebração também teve a presença do Bispo Emérito de Coimbra, D. Albino Cleto, muitos leigos, religiosos e religiosas.
  • Na abertura da Assembleia Plenária da CEP

    Cardeal-patriarca pede realismo e equidade em defesa do “bem comum”
     
    O cardeal-patriarca de Lisboa apelou na passada segunda-feira, em Fátima, à “justiça” na resposta à actual crise económica em Portugal, sublinhando que o “realismo das situações” deve ter sempre em conta “a equidade”.
  • Portugal tem menos católicos e mais protestantes/evangélicos

    Há cada vez menos católicos em Portugal e cada vez mais protestantes/evangélicos e Testemunhas de Jeová, revela um estudo do Centro de Estudos de Religiões e Culturas da Universidade Católica Portuguesa.
  • Igreja quer mais ajuda para universitários

    O Serviço Nacional da Pastoral do Ensino Superior (SNPES) quer um Estado mais atento aos alunos carenciados e mudanças nas condições de acesso à educação, para evitar que esta se transforme num privilégio de poucos.
  • Cáritas de Aveiro sem dinheiro para ajudar quem precisa

    Meio milhar de voluntários estão no terreno para tentar encontrar novas soluções para as necessidades, que não param de aumentar.
  • Pais e professores contra aumento do número de alunos por turma

    Representantes de associações nacionais de pais e de professores lamentaram, no passado dia 13 de Abril, a medida do governo de aumentar o número de alunos por turma entre o 5.º e o 12.º anos, dos actuais 28 para 30 estudantes.
  • Governo assina mais de 100 contratos para duplicar cantinas sociais

    O Ministério da Solidariedade e Segurança Social vai assinar, esta semana, mais de 100 contratos com instituições sociais de várias zonas do país que irão permitir “mais do que duplicar” o número de cantinas sociais.
  • Liga vai apresentar proposta para travar rutura financeira dos bombeiros

    A Liga dos Bombeiros Portugueses vai apresentar ao Ministério da Administração Interna uma proposta de Lei de Financiamento para as corporações, a maioria em ruptura financeira e em risco de não conseguirem prestar socorro às populações. “Das 456 corporações de bombeiros, mais de metade está em ruptura financeira. Depois poderá haver 10 ou 20% com as contas equilibradas, mas as restantes 30% também têm debilidades financeiras”, disse Jaime Marta Soares, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), citado pela Agência Lusa.
  • Bancos aumentaram pedidos de financiamento

    O financiamento dos bancos nacionais junto do Banco Central Europeu (BCE) teve um forte crescimento no mês de Março e atingiu um máximo histórico, superando os 56 mil milhões de euros.
  • Crédito malparado atinge novos máximos

    O crédito malparado às famílias e às empresas voltou a atingir novos máximos no segundo mês do ano, depois de ter aumentado 746 milhões de euros, no total, entre Janeiro e Fevereiro.
  • Venda dos combustíveis em queda acentuada

    O consumo de combustíveis rodoviários continuou em queda em Janeiro, com uma redução de 6,7% em relação ao período homólogo, atingindo o valor mais baixo dos últimos dois anos, de acordo com a Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEC).
  • Proibido de fumar em veículos com crianças

    O ministro da Saúde anunciou no dia 11 de Abril no Parlamento que o Governo vai proibir o fumo do tabaco nos veículos que transportem crianças, no âmbito do reforço das restrições ao tabagismo.
  • Casais com filhos recebem mais subsídio de desemprego

    Mais de sete mil casais com filhos terão um aumento de 10% no subsídio de desemprego ao abrigo de uma medida do Programa de Emergência Social (PES) que permite esta majoração quando ambos estão sem trabalho.
  • Número de desempregados aumentou cerca de 20 por cento em Março

    O número de desempregados inscritos nos centros de emprego do país em Março aumentou 19,8 por cento face ao mesmo mês do ano passado, penalizando sobretudo os jovens, de acordo com um boletim mensal recentemente divulgado do Instituto do Emprego e Formação Profissional.
  • Arguidos do caso Portucale foram todos absolvidos

    Os 11 arguidos do caso Portucale foram absolvidos de todos os crimes de que estavam acusados. O caso tinha como principal arguido o ex-dirigente do CDS-PP Abel Pinheiro e relaciona-se com o abate de sobreiros na herdade da Vargem Fresca, em Benavente, para a construção de um projecto turístico-imobiliário da empresa Portucale, do Grupo Espírito Santo, por força de um despacho conjunto dos ministros do então Governo PSD/CDS Nobre Guedes (Ambiente), Telmo Correia (Turismo) e Costa Neves (Agricultura).
  • Rendimento Social de Inserção vedado a quem tiver 25 mil euros no banco

    As regras do Rendimento Social de inserção (RSI) foram significativamente alteradas pelo Governo, que restringiu os futuros beneficiários a um limite máximo de depósitos bancários para os 25 mil euros, contra 100 mil euros até aqui.
  • Baixa médica reduzida no primeiro mês

    O Governo aprovou um conjunto de alterações ao subsídio de doença, estabelecendo uma diferenciação nas baixas conforme a sua duração, e introduziu “correcções pontuais” ao subsídio de maternidade, “não tocando” no valor da prestação.
  • Estado poderá vender terras abandonadas

    As terras sem dono conhecido e sem utilização agrícola vão ser administradas pelo Estado e podem ser vendidas dez anos depois de disponibilizadas no banco de terras que o Governo quer criar.
  • Aprovada lei que levará à redução de freguesias

    Os partidos da maioria aprovaram no passado dia 13 de Abril no Parlamento, sob o protesto da oposição, a lei do regime jurídico da reorganização administrativa territorial autárquica, que vai levar à redução de mais de mil freguesias até Setembro.
  • Encontro em Penela vai servir para sensibilizar pais para a importância da catequese

    Teresa Costa- afirma em entrevista a coordenadora do Secretariado Diocesano de Evangelização e Catequese
     
    No próximo Domingo Penela recebe o Dia Catequístico Diocesano. São esperados centenas de catequistas e crianças. Para falar deste encontro, o “Correio” entrevistou a coordenadora geral do Secretariado Diocesano de Evangelização e Catequese (SDEC), Teresa Costa. Há mais de trinta anos que esta leiga dedica grande parte do seu tempo à missão eclesial de transmitir a fé. A sua experiência e formação nesta área, associada à sua paixão pela catequese, faz dela uma voz respeitada nesta matéria.
  • Pastoral Juvenil vai participar no Fátima Jovem

    À semelhança dos anos anteriores, o Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil de Coimbra vai participar na peregrinação nacional dos jovens a Fátima que vai ter lugar nos dias 5 e 6 de Maio e tem como tema “Alegrai-vos sempre no Senhor” (Fl 4,4).
  • Estudantes de Teologia reflectem sobre a urgência da nova Evangelização

    A Associação de Estudantes de Teologia de Coimbra vai levar a efeito no dia 26 de Abril, pelas 21,15 horas, no Salão de S. Tomás do seminário Maior de Coimbra, uma conferência subordinada ao tema: “Nova no seu ardor, nos seus métodos, nas suas expressões: A Nova Evangelização para a transmissão da Fé” que será desenvolvida pelo Bispo auxiliar de Lisboa, D. Nuno Brás Martins.
  • Centro Académico de Democracia Cristã debate “maternidade de substituição”

    O Centro Académico de Democracia Cristã (CADC) vai levar a efeito no próximo dia 23 de Abril, pelas 20,15 horas, na sua sede, Edifício do Instituto Justiça e Paz, situado na Couraça de Lisboa, n.º 30, em Coimbra, um jantar-conferência subordinado ao tema “Maternidade de Substituição” e que terão como oradores convidados os Professores Doutores Henrique Vilaça Ramos (Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra) e João Loureiro (Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra).
  • Jubileu da Paróquia de S. José

    Na continuação das comemorações dos oitenta anos da paróquia de S. José, em Coimbra, vai realizar-se no próximo dia 27 de Abril, às 21,15 horas, no Salão Polivalente mais uma conferência, desta vez subordinada ao tema “O Cristão, testemunha de Cristo no mundo”, proferida pelo Padre Vítor Feytor Pinto.
  • Penela quer reflorestar área ardida com espécies autóctones

    A Câmara Municipal de Penela está a preparar um plano para a recuperação dos cerca de 1.700 hectares de floresta destruídos pelos incêndios de há três semanas propondo aos proprietários privados o regresso às espécies autóctones.
  • Mira: Câmara quer reactivar casas florestais

    Estão há muitos anos abandonadas pelo Estado e actualmente servem de refúgio de delinquentes, marginais e toxicodependentes. Estamos a falar de 11 casas florestais existentes no concelho de Mira e estão completamente ao abandono…
  • Figueira da Foz: proibida apanha e comercialização de bivalves

    A apanha e comercialização de bivalves foi proibida no estuário do rio Mondego e no litoral da Figueira da Foz.
  • Escuteiros de Figueira de Lorvão realizaram Acampamento de Agrupamento e Promessas

    Lorvao.promessasO Agrupamento de Escuteiros 1316 - Figueira de Lorvão realizou o seu Acampamento de Agrupamento nestas férias da Páscoa, com a duração de seis dias, na Base Verde de Quiaios.
  • Soure recebe Festa Diocesana das Famílias

    SoureÀ semelhança dos anos transactos, o Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar (SDPF) vai promover a XVIII Festa das Famílias no próximo dia 20 de Maio, em Soure, no encerramento da Semana da Vida, tendo cabido ao arciprestado local, a sua organização.
    Subordinado ao tema Família: o trabalho e a festa, o encontro terá o seguinte programa:
  • Padres Jorge Arcanjo e Joaquim Natário assinalam 25 anos de ordenação

    Jorge ArcanjoNo dia 27 de Abril de 1987, a comunidade de Casais, na freguesia de S. Martinho do Bispo (Coimbra) saiu à rua para receber o novo padre da terra: o padre Jorge Manuel Monteiro Arcanjo. “O sacerdote foi recebido com muitas flores e com palmas pelos cristãos da sua terra”, relatava na altura o “Correio de Coimbra” na sua edição de 30 de Abril de 1987.
  • Instituto Secular Missionário Servas do Apostolado em celebração festiva

    Neste ano, o Instituto Secular Missionário Servas do Apostolado encontra-se em celebração festiva pelos 60 anos de aprovação, com esperança, alegria e entusiasmo. Têm sido feitos encontros de adolescentes e jovens em algumas paróquias, motivando-os para a beleza da vocação cristã.
  • Grupo Missionário João Paulo II promove noite solidária para com a cidade de Chapadinha (Nordeste do Brasil)

    O Grupo Missionário João Paulo II, projecto Missionário da Diocese de Coimbra, desenvolve desde 2010 na Paróquia de Nossa Senhora das Dores, na cidade de Chapadinha (Nordeste do Brasil), um projecto solidário chamado “Caras Limpas”.
  • Na Semana de Oração pelas Vocações

    Cartaz_VocacoesDiocese de Coimbra desafia paróquias a rezarem 24 horas por dia pelas Vocações

    A quarta semana da Páscoa, entre o terceiro e o quarto domingo, do dia 22 ao dia 29 de Abril, é dedicada à oração pelas vocações.
  • Engenheiros Informáticos saídos da Universidade Coimbra sem dificuldades em encontrar emprego

    Perto de metade (47.03 por cento) dos alunos que frequentam o curso de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) inicia a sua actividade profissional compatível com formação académica antes de terminar o curso, revela um inquérito sobre empregabilidade, realizado aos antigos estudantes do Departamento de Engenharia Informática (DEI).
  • Especialistas receiam aumento das doenças hepáticas por álcool em jovens

    A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) receia que se dê um aumento das doenças hepáticas por álcool em pessoas jovens dentro de uma década devido ao consumo deste tipo de bebidas que é cada vez mais precoce e mais intenso.
  • Escola de Santa Cruz vai entrar em obras

    Escola Primaria de Santa CruzA Câmara Municipal de Coimbra aprovou na passada segunda-feira, durante a reunião quinzenal, a remodelação e ampliação do edifício da Escola de Santa Cruz, empreendimento que envolverá cerca de 750 mil euros.
  • Biblioteca Municipal de Coimbra comemora 90 anos

    A Biblioteca Municipal de Coimbra celebra os seus 90 anos durante o mês de Abril com uma exposição onde evoca figuras das artes e das letras nascidas em 1922, ano da sua fundação.
  • Maternidades de Coimbra poderão ser integradas no edifício dos HUC

    Um grupo de trabalho com profissionais das duas maternidades de Coimbra es

    HUC 7

    tá estudar a instalação de ambos os estabelecimentos no edifício principal dos ex-Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC).
  • Prémio de Saúde distingue carreira de Linhares Furtado

    Premio Linhares Furtado2Linhares Furtado, conhecido como o “pai dos transplantes” em Portugal, recebeu no passado dia 9 de Abril, em Lisboa, o Prémio Nacional de Saúde 2011, que visa distinguir, anualmente, pela “relevância e excelência no âmbito das Ciências da Saúde, uma personalidade que tenha contribuído para a obtenção de ganhos na saúde ou para o prestígio das organizações de saúde no âmbito do Serviço Nacional de Saúde”.
  • Norberto Pires é o novo presidente do Comité de Investimento JESSICA

    O presidente da Comissão Diretiva do Mais Centro, Norberto Pires, é o novo presidente do Comité de Investimento Jessica Holding Fund Portugal e Coordenador das Autoridades de Gestão dos Programas Operacionais envolvidos. A iniciativa JESSICA (Joint European Support for Sustainable Investment in City Áreas), lançada pela Comissão Europeia e pelo Banco Europeu de Investimentos, visa apoiar, no contexto da Política de Coesão, as autoridades dos Estados Membros da União Europeia na utilização de instrumentos de engenharia financeira para financiamento dos investimentos em desenvolvimento urbano sustentável.
  • Provedor do Ambiente contra proibição de animais domésticos em espaços públicos

    O provedor do Ambiente de Coimbra, Massano Cardoso, entende que a Câmara Municipal não deve proibir a presença de animais domésticos em espaços verdes ou públicos, bastando que faça cumprir a legislação nesta área. “Alguns seres humanos são muito mais perigosos para a saúde pública”, refere Massano Cardoso criticando a proposta da Câmara de Coimbra.
  • Administrador do Parque Verde pede videovigilância nos estacionamentos

    António Silva defende a instalação de um circuito de videovigilância nos parques de estacionamento do Parque Verde do Mondego e na Ponte Pedro e Inês, considerando esta a forma mais eficaz de prevenir situações de insegurança que, “esporadicamente”, acontecem naquela zona da cidade, com maior evidência no período nocturno.
  • Universidade distribui 6.200 euros por quatro instituições de solidariedade

    A Fundação Cultural da Universidade de Coimbra (UC) conseguiu angariar na sua primeira gala de solidariedade cerca de 6.200 euros. Foi na semana cultural da UC, que decorreu uma gala solidária levando muita gente ao Teatro Académico Gil Vicente, que fizeram questão de apoiar, com o dinheiro do espectáculo, quatro instituições de solidariedade da cidade. As instituições contempladas foram a Associação de Defesa e Apoio à Vida (ADAV); Associação Nacional de Apoio ao Idoso (ANAI), Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra (LAHUC) e a Liga Portuguesa de Luta contra o Cancro.
  • Investigadores encontram composto natural para o tratamento da osteoartrose

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra (UC) identificou um composto natural, extraído do zimbro, com elevado potencial para o tratamento da osteoartrose, a principal causa da incapacidade motora e laboral a partir dos 50 anos. Segundo uma nota da UC, o composto de óleo essencial foi extraído do zimbro que está também presente no eucalipto e no pinheiro.
  • Investigadores da Universidade estudam bactérias resistentes a múltiplos antibióticos

    Uma equipa multidisciplinar de investigadores da Universidade de Coimbra (UC), constituída por farmacêuticos, biólogos, técnicos de saúde pública e veterinários, está a estudar bactérias de origem hospitalar, animal e ambiental, resistentes a vários grupos de antibióticos, nomeadamente derivados da penicilina.
  • Pedro Coimbra é candidato à Federação Distrital do Partido Socialista

    Pedro Coimbra apresentou, no passado Domingo, no Pavilhão Centro Portugal, a sua candidatura à presidência da Federação conimbricense do PS. Com eleições marcadas para o dia 16 de Junho, Pedro Coimbra prometeu unir o partido no sentido de conquistar o maior número possível de câmaras municipais do distrito. Mário Ruivo, outrora coadjuvado por Pedro Coimbra no Centro Distrital da Segurança Social, irá também brevemente, apresentar a sua recandidatura à liderança.
  • Centenas de manifestantes contra cortes no Serviço Nacional de Saúde

    Centenas de pessoas manifestaram-se no passado sábado em Coimbra contra o que consideram ser a “asfixia lenta” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), formando um cordão humano frente aos Hospitais da Universidade.
  • Reitor da Universidade de Coimbra considera violência na praxe como “inaceitável”

    João Gabriel Silva, reitor da Universidade de Coimbra, considerou, na passada segunda-feira, “completamente inaceitável qualquer tipo de violência” na praxe académica. Os docentes da Universidade mais antiga do país defendem a criação de um gabinete de apoio aos alunos visados. “Os relatos que tenho visto são no sentido de ter havido actos de violência”", lamentou o reitor. Depois das queixas de alguns alunos, o Conselho de Veteranos abriu um inquérito e a suspendeu, “por tempo indeterminado”, a chamada “Praxe de Gozo e de Mobilização”, ou seja, a interacção dos “doutores” com os caloiros.
  • Medalha de Mérito Cultural para João Fernandes

    A Câmara Municipal de Coimbra decidiu atribuir a Medalha de Mérito Cultural – Grau Ouro a João Fernandes. Na proposta, Maria José Azevedo Santos, vereadora da Cultura, refere-se ao medalhado como “detentor de um percurso ímpar no seio do INATEL”, além de ser “um prestígio cidadão ligado, fundamentalmente, à acção cívico-cultural”. O trabalho desenvolvido por João Fernandes nas áreas da música, teatro, etnografia e folclore é mencionado pela vereadora da Cultura, que não se esquece de referir a realização de cursos nas mais variadas áreas e a concretização de algumas homenagens, como as feitas a Carlos Paredes e a Miguel Torga, e de várias exposições.
  • Cristo ressuscitou!

    Jesus Cristo RessuscitadoOs Apóstolos e discípulos testemunharam este grande acontecimento, o maior da História. O Senhor apareceu-lhes vivo, e não só a eles.
  • D. Virgílio Antunes pede que vivamos as celebrações da Páscoa com intensidade interior

    D. Virgilio_ramos1D. Virgílio Antunes pediu, no passado Domingo, na Sé Nova, aos cristãos da diocese para viverem as celebrações pascais com intensidade interior. “Nesta celebração da Páscoa do Senhor, entremos com alegria no mistério da sua entrega ao pai, da cruz e ressurreição, do seu amor.
  • Bispo de Coimbra pede reconfiguração do modelo paroquial

    D. Virgilio_Conf._Quaresmais_S.JoseO Bispo de Coimbra encerrou o ciclo de conferências quaresmais da paróquia de São José, nessa cidade, afirmando que a Igreja Católica deve estar “consciente de que a civilização paroquial terminou”.
  • Nova gerência da Gráfica de Coimbra

    No dia 20 de Março, a Diocese de Coimbra nomeou o Padre Manuel Carvalheiro Dias, o Dr. Luís Coimbra e o Dr. Filipe Ramos como nova Gerência da Gráfica de Coimbra.
  • João Paulo II: Canonização à espera de novo milagre

    Papa Joao PauloO responsável causa de canonização de João Paulo II (1920-2005), Papa falecido há sete anos, revelou na passada segunda-feira, que o processo está dependente da confirmação de um “novo milagre” para que se possa concluir.
  • 1,3 milhões de euros para o Dalai Lama

    O mais famoso monge budista do mundo recebeu o prémio em reconhecimento da sua afirmação da dimensão espiritual da vida humana.
  • Sudão: Milhares de Cristãos em fuga

    Sudao_cristaosCalcula-se que possam ser 700 mil. Os cristãos do Sudão do Sul que vivem no norte, no Sudão, receberam um ultimato governamental. Ou deixam o país ou passam a ser tratados como estrangeiros. A ameaça não podia ser mais terrível para os cristãos.
  • Não era dia de recordar um passado que divide

    Papa_Fidel_Castro1A visita de Bento XVI a Cuba ficará sempre ligada às imagens do encontro com Fidel Castro. Quem vê as fotografias do Papa a agarrar a mão de Fidel com as suas duas, enquanto conversam calma e simpaticamente sobre os mais diversos assuntos, dificilmente compreenderá a dimensão do fosso ideológico que separa os dois homens.
  • Pastoral da Saúde pede aos católicos que se empenhem na dádiva de sangue

    A Pastoral da Saúde pede aos católicos para se empenharem na dádiva de sangue. Num comunicado recentemente divulgado, o coordenador nacional deste sector da Igreja sugere às paróquias que se organizem para resolver casos urgentes de falta de sangue.
  • LOC: Empresários devem renunciar ao “quero, posso e mando”

    A Liga Operária Católica (LOC) defende que os empresários devem renunciar ao estilo do “quero, posso e mando”, substituindo-o por uma maior participação aos trabalhadores na gestão das empresas, atitude que atenuaria o recurso aos despedimentos.
  • D. Manuel Clemente sublinha que o desemprego é problema de todos

    D. Manuel Clemente 14Este é um problema transversal, considera o bispo do Porto, e todos devem trabalhar para que na sociedade e em tudo aquilo que é o mundo empresarial e de iniciativa surjam novas oportunidades de emprego e trabalho”.
  • Viseu: Cáritas obrigada a comprar alimentos para responder a pedidos de ajuda

    caritas_viseuA Cáritas Diocesana de Viseu viu-se obrigada a comprar alimentos para conseguir dar resposta aos pedidos de ajuda das famílias, que são cada vez mais, esgotando os produtos que estavam armazenados.
  • Exposição sobre São Teotónio está a superar expectativas

    Viseu_Exp.S. TeotonioA exposição dedicada a S. Teotónio no âmbito das celebrações jubilares do primeiro santo português está a ser um sucesso. A mostra temporária, e gratuita, do também padroeiro da cidade de Viseu registou em seis semanas cerca de 5000 visitantes.
  • Lourosa: passado e futuro da igreja moçárabe esteve em debate

    Lourosa_ConferenciasNo âmbito das comemorações jubilares dos 1100 anos da Igreja Moçárabe de Lourosa, Oliveira do Hospital, realizou-se no passado sábado a primeira sessão das conferências sobre este templo religioso ímpar no país.
  • Novas regras do subsídio de desemprego já estão em vigor

    As novas regras para atribuição do subsídio de desemprego aos trabalhadores dependentes entram, este domingo, em vigor, apesar de a legislação que abrange os trabalhadores independentes entrar em vigor apenas a 1 de julho. Eis as principais alterações para a atribuição desta prestação social:
  • Doentes oncológicos não são todos tratados da mesma forma

    O director-geral da Saúde reconheceu há dias que os portugueses com cancro não todos tratados da mesma forma e que os rastreios oncológicos não funcionam na mesma forma ao longo do país.
  • Agregação se freguesias não significa menos serviço público

    O secretário de Estado da Administração Local e Reforma Administrativa reiterou que a agregação de juntas não vai implicar uma “perda de serviço público”, acusando a associação de freguesias de ter recusado debater a proposta do Governo.
  • Beneficiários de RSI obrigados a procurar emprego de forma activa

    O Governo pretende rever o regime do rendimento social de inserção (RSI), reforçando o seu carácter transitório e a natureza contratual da prestação, nomeadamente reforçando a obrigatoriedade de procura activa de emprego.
  • Seca deixa agricultores isentos de pagamento durante seis meses

    A ministra da Agricultura, Assunção Cristas, disse na passada segunda-feira que os agricultores vão ter uma redução de seis meses nos pagamentos à Segurança Social, uma medida inscrita no pacote de decisões para mitigar os efeitos da seca.
  • Estado gastou 2000 milhões em 12 anos na promoção de emprego

    O Estado gastou cerca de dois mil milhões de euros nos últimos 12 anos em medidas ativas de emprego, em que participaram mais de 500 mil pessoas com o objetivo de encontrarem um posto de trabalho.
  • Banco de Portugal prevê ainda mais austeridade

    O Governo poderá ter de adoptar mais medidas de austeridade caso a evolução da economia continue a degradar-se, considera o Banco de Portugal (BdP) no seu Boletim Económico, recentemente divulgado.
  • Governo quer reduzir subsídios das baixas médicas de curta e média duração

    O Governo quer reduzir o valor de subsídio de doença pago nas baixas de curta e média duração. A medida insere-se num pacote que prevê alterações no Rendimento Social de Inserção, subsídio de maternidade e por morte. A medida, a ser aprovada, penalizará quem ficar de baixa por menos de 90 dias, escreve a edição do dia 2 de Abril, do “Jornal de Negócios”.
  • Desemprego em Portugal aumentou em Fevereiro

    Portugal chegou ao final de Fevereiro com uma taxa de desemprego de 15%, uma subida de 0,2% face a Janeiro e a terceira mais elevada da União Europeia, revelou, no início desta semana, o Eurostat.

  • Escaravelho vermelho está a destruir palmeiras portuguesas

    A praga do escaravelho vermelho está a contaminar rapidamente as palmeiras portuguesas e a falta de uma estratégia de combate à doença está a alarmar os especialistas, que temem a destruição irreversível de milhares de plantas em todo o país.
  • Revisão do Código do Trabalho aprovada na generalidade

    A proposta de lei do Governo que altera o Código do Trabalho foi na passada sexta-feira aprovada na Assembleia da República com os votos da maioria PSD/CDS-PP e com a abstenção da bancada socialista.
  • Penela: incêndio aflige população

    Penela_incendioO concelho de Penela viveu ao longo de dois dias um autêntico inferno de chamas que ameaçou várias aldeias da Serra do Espinhal, obrigando mesmo à evacuação de pessoas. Mais de 300 bombeiros da região Centro combateram o incêndio que depressa atingiu várias localidades, com a ajuda do vento.
  • Praia de Mira: 400 jovens enraizados na vivência com Jesus Cristo

    Jovens_miraÀ espera de chuva no passado fim-de-semana, o sétimo Encontro Arciprestal de Jovens de Cantanhede e Mira (EAJ-CM) decorreu da melhor maneira, com bom tempo à mistura e grandes convívios entre os 400 jovens que participaram este ano, na Praia de Mira.
  • Dornes: Via-Sacra reúne centenas de fiéis

    Dornes_via_sacraCentenas de peregrinos de toda a região cumpriram a tradicional Via Sacra do Domingo de Ramos nos cruzeiros de Dornes.
  • Buçaco: jovens da Cáritas limpam Mata

    Um grupo de crianças e jovens da Cáritas Diocesana de Coimbra vai proceder, hoje, a uma acção de limpeza na Mata Nacional do Buçaco, no âmbito do projecto BRIGHT – Bussaco´s Recovery of Invasions Generating Habitat Threats.
  • Mealhada: igreja de Sant´Ana comemorou 20 anos de sagração

    MealhadaA igreja paroquial de Sant´Ana, na Mealhada, comemorou no passado dia 29 de Março, 20 anos de sagração.
  • Senhor dos Passos celebrado em Montemor

    A ancestral tradição do Senhor dos Passos voltou a cumprir-se em Montemor-o-Velho com a realização de procissões nocturnas e diurnas, que percorreram as principais ruas do centro histórico da localidade.
  • Maiorca vive com intensidade época Pascal

    O Conselho Económico da Paróquia do Santíssimo S. Salvador de Maiorca tem previstas inúmeras acções religiosas nesta época de Semana Santa, que teve início no passado Domingo com a missa da bênção dos ramos.
  • Gráfica de Coimbra com nova gerência

    Valentim (2)- Padre Valentim Marques serviu a empresa durante quase cinquenta anos

    Pelo comunicado que publicamos noutro local deste número do “Correio”, fomos informados que, no pretérito 20 de Março, tomou posse a nova Gerência da Gráfica de Coimbra, presidida pelo Padre Dr. Manuel Carvalheiro Dias e integrando ainda os Drs. Luís Coimbra e Filipe Ramos.
  • Colégio de S. José vai encerrar portas no fim do ano lectivo

    Colegio S. JoseA Congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina, que é proprietária do Colégio de S. José, em Coimbra, comunicou recentemente aos pais, o encerramento do estabelecimento de ensino no fim do ano lectivo.
  • Empresa de Coimbra desenvolve telescópio para satélite espanhol

    A empresa portuguesa Active Space Technologies, de Coimbra, está envolvida no desenvolvimento de um telescópio que vai equipar o satélite espanhol de observação da terra SEOSAT, que será lançado em 2013.
  • Criminalidade violenta aumentou em Coimbra

    A redução de 1,3% em 2011 da criminalidade violenta e grave em Portugal, segundo o relatório anual de segurança interna, não foi acompanhada no distrito de Coimbra, que registou um aumento de 6,3% em relação a 2010.
  • Câmara quer criar museu judaico

    A Câmara Municipal de Coimbra aprovou a proposta de criação do Núcleo Coimbra Judaica no Museu Municipal de Coimbra, com a informação dos serviços camarários a merecer a concordância de Maria José Azevedo Santos, vereadora da Cultura, por se tratar de um “projecto de elevado interesse estratégico e cultural”.
  • Praxe suspensa na Universidade na sequência de agressões a duas “caloiras”

    A praxe está suspensa na Universidade de Coimbra. A decisão foi tomada pelo Conselho de Veteranos que, em comunicado, lamenta “atitudes desviantes” que conduziram a esta medida.
  • Norberto Pires defende mais competências para a Comissão de Coordenação

    Norberto PiresO presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Norberto Pires, defende que esta entidade, tal como as suas homólogas, deve passar a integrar os serviços de Educação, Cultura e Desporto, entre outros.
  • Faleceu o professor Walter Medeiros

    Walter Medeiros, catedrático jubilado da Faculdade de Letras de Coimbra, natural dos Açores, faleceu, no passado 29 de Março, aos 89 anos de idade. O corpo do especialista em Estudos Clássicos esteve em câmara ardente, na capela da Universidade, de onde, pelas 10 horas do dia 31, saiu em cortejo fúnebre para o Complexo Funerário da Figueira da Foz.
  • Faleceu director espiritual do Colégio de Cernache

    O Padre João Costa e Silva, director espiritual do Colégio da Imaculada Conceição, em Cernache, Coimbra, faleceu no passado dia 29 de Março em Braga, dia em que fazia 69 anos. João Costa e Silva, natural de Casegas, Covilhã, entrou para a Companhia de Jesus a 7 de Julho de 1959 e foi ordenado sacerdote a 20 de Julho de 1974. Era desde 2001 o director espiritual daquele estabelecimento de ensino. Padre João Costa e Silva doou o seu corpo à Faculdade de Medicina do Porto e a missa de corpo presente celebrou-se no dia 30 de Março, na igreja de S. Barnabé, em Braga.
  • Aberto inquérito à fuga de presos em Coimbra

    A Direcção-Geral dos Serviços Prisionais abriu inquérito à fuga da cadeia de Coimbra. Um dia depois da ocorrência, a Direcção-Geral dos Serviços Prisionais confirma que, no final da tarde do passado Domingo, se registou uma evasão do estabelecimento prisional de Coimbra que envolveu três reclusos. Os evadidos, com idades entre os 34 e os 37 anos, são autores de crimes de furto, ofensas à integridade física e homicídio. Estão condenados a penas entre os quatro e os 22 anos de prisão. Os serviços dirigidos por Rui Sá Gomes dizem que continuam a envidar todos os esforços para capturar os três evadidos.
  • Director de serviços da Direcção Regional de Economia acusado de enganar empresas

    Adelino de Sousa, de 62 anos, é acusado de um conjunto de crimes que terá cometido ao longo dos últimos vinte anos. O engenheiro electrotécnico terá assumido uma conduta ilícita, usando as suas funções de director de serviços na Direcção Regional de Economia para responder às mais diversas solicitações de empresas, algumas das quais foram enganadas, pois pagavam sem ter uma solução. Idêntica acusação recai sobre outro funcionário público, A. Carvalho, a prestar serviço em Lisboa.
  • Carlos Cidade quer ser candidato à Câmara

    Carlos Cidade não esconde que quer ser candidato socialista à presidência da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) nas eleições autárquicas de Outubro de 2013, embora não o tenha assumido directamente, recordando que são “os militantes e os órgãos do partido a decidir o candidato”, considera que o PS “não está em condições de desbaratar todo o trabalho que tem sido desenvolvido”, na concelhia de Coimbra e na oposição na autarquia, ambas lideradas por si.
  • João Orvalho renuncia ao mandato na Câmara de Coimbra

    João Orvalho renunciou, no passado dia 28 de Março, ao seu mandato de vereador na Câmara Municipal de Coimbra depois de na véspera o presidente João Paulo Barbosa de Melo lhe ter tirado o pelouro da Educação. Uma saída que está relacionada com o polémico processo das refeições escolares, uma mudança que assumiu contornos políticos e cujo desfecho se traduz numa vitória quer das IPSS que viram a autarquia retirar-lhe o serviço das refeições quer do vereador Carlos Cidade que cedo assumiu contra aquela mudança que permitia uma forte poupança por parte dos cofres do município. José Belo deverá suceder a João Orvalho. Antigo futebolista da Académica, licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra, esteve em Macau onde trabalhou para o Governo, e chegou a deputado. De regresso a Portugal, foi secretário-geral da Provedoria da Justiça tendo depois rumado à Inspecção-Geral do Trabalho.
  • Luís Lavrador dirige cantinas universitárias

    O Chefe Luís Lavrador iniciou, no passado dia 28 de Março, funções como chefe de Divisão de Alimentação dos Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra (SASUC), ficando, portanto, responsável pela gestão das cantinas universitárias. O sub-chefe de Cozinha da Selecção Nacional de Futebol deixou a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, onde era responsável pela secção de cozinha.
  • Símbolos Pascais

    O cordeiro
     
    O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa.
  • Pela cruz até à luz

    Cruz2Iniciamos hoje a chamada Semana Santa. Nela vamos recordar a paixão e morte de Cristo. Mas esta celebração não pretende ser apenas uma memória do que no passado aconteceu a Jesus. Vai mais longe: prepara-nos para sermos também capazes de abraçar a nossa cruz e, se possível, sermos “Cirineus” e “Verónicas” dos que hoje são vítimas do sofrimento.

Informação adicional