Aviso

Filtro
  • A casca de nozes

    nozesA casca de nozes é cada vez mais conhecido como um excelente aliado para a nossa saúde. As nozes e, em especial, a sua casca são ricas em antioxidantes, especialmente vitamina
  • A acção misteriosa de Deus

    RonHá dias um antigo cristão luterano que se converteu ao catolicismo deu uma entrevista ao site ‘Why I am catholic?’ (Porque sou católico?), onde contou a sua conversão.
  • Uma experiência de Taizé

    taizeO Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil de Coimbra peregrinou, uma vez mais, de 1 a 10 de Março a Taizé.
  • Oração sem fé não tem valor

    orarDiz-nos os Actos dos Apóstolos que os primeiros cristãos eram assíduos às orações, ao ensino dos apóstolos, ao partir do pão (Missa) e à comunhão. E tudo isto fazia com que eles fossem muito unidos e se ajudassem mutuamente.
  • Os sacramentos

    sacramentosO Evangelho deste 4.º Domingo da Quaresma põe-nos perante o poder de Jesus de curar um cego de nascença. Primeiro ungiu-o com lodo e depois mandou que fosse lavar-se na piscina de Siloé. Jesus podia-o curar sem intermediários mas usa aquilo que podíamos chamar de "sinais sacramentais" – os ritos e palavras – e no fim o cego começa a ver.
  • NÃO AO MUNDANISMO ESPIRITUAL

    (Meditando a exortação Apostólica do Papa francisco – nº 4)
                                      
    “O mundanismo espiritual, que se esconde por detrás de aparências de religiosidade e até mesmo de amor à Igreja, é buscar, em vez da glória do Senhor, a glória humana e o bem-estar pessoal. É aquilo que o Senhor censurava aos fariseus:
  • VATICANO II 50 ANOS DEPOIS (78)

    A canonização de José de Anchieta, o “Canário de Coimbra”, grande humanista, missionário em Terras da Vera Cruz e defensor dos índios.
     
    Manuel Augusto Rodrigues
     
    1. A canonização do padre José de Anchieta no próximo dia 2 de Abril mediante uma “canonização equivalente” suscitou, como é natural, grande júbilo em especial nas Ilhas Canárias e no Brasil.
  • Eu creio, Senhor

    Aldo Aveiro
     
    No período quaresmal, as leituras do ano A tendem a actualizar a celebração da Morte-Ressurreição de Cristo. Esta celebração é como o tecido de fundo de todas as leituras, constituindo a melhor preparação aos “Sacramentos da iniciação cristã”.
  • A Igreja dos nãos…

    Jorge Cotovio
     
    Não tenho qualquer dúvida de que a Igreja foi perdendo adeptos e impacto na sociedade pelo facto de (sobretudo) reagir, em vez de agir.
  • Ajudar a (re)construir

    Ergue-te_Marta NevesSou cristã, procuro conhecer Deus através de Jesus Cristo e vivo todos os dias um encontro íntimo com Ele, que me torna feliz pois dá sentido à minha vida. Vivo a vida de uma forma agradecida e procuro servir Deus na co-construção do Reino.
  • Reportagem: Irmãs Adoradoras combatem a prostituição

    Ergue-te (5)A renúncia quaresmal deste ano destina-se ao projecto “ERGUE-TE”, da Fundação Madre Sacramento das Irmãs Adoradoras, que lidera em Coimbra uma Estrutura de Emprego Protegido para mulheres que abandonam a prostituição.
  • Dia do Pai no Lar de Avô

    Dia da Festa de São José, que se viveu com fé, alegria, saudades e gratidão pensando no Chefe de Família – o PAI.
  • Misericórdia de Semide abre Cantina Social

    A Santa Casa da Misericórdia de Semide vai inaugurar a 1 de Abril, uma nova valência, fruto de um protocolo com a Segurança Social, vai abranger quarenta pessoas com carências alimentares na freguesia de Semide e Rio de Vide – uma Cantina Social.
  • Unidade Pastoral de Ançã

    O Pároco continua doente, embora vá recuperando gradualmente, por graça de Deus. Mas a vida pastoral vai-se mantendo, não ao ritmo que ele lhe imprimiria em normal estado de saúde, mas da forma que é possível aos colegas que o ajudam e às catequistas que,
  • Carapinheira celebra Passos do Senhor

    Passos_CarapinheiraA centenária procissão do Senhor dos Passos, uma manifestação religiosa de grande devoção popular na comunidade da Carapinheira, vai, como habitualmente, percorrer as ruas da vila no quarto domingo da Quaresma, este ano a 30 de Março.
  • D. Virgílio visita Granja do Ulmeiro

    Bispo na GranjaO Senhor Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, no âmbito da visita pastoral que está a efectuar às comunidades paroquiais do Arciprestado do Baixo Mondego, visita a paróquia da Granja do Ulmeiro no próximo fim-de-semana.
  • Quaresma sob o olhar de Maria

    Mata Mourisca_N.ª Senhora (1)Celebrando os 60 anos da primeira visita da imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, cerca de 400 pessoas peregrinaram até Fátima no passado dia 15 de Março.
  • Vamos arregaçar as mangas e vamos evangelizar

    Pombal_Conf. Quaresmais_Jorge SantosO Vigário Episcopal para a Pastoral, na nossa Diocese, esteve em Pombal, na passada sexta-feira, para “desafiar” a comunidade do Arciprestado a ir para o terreno evangelizar.
  • Papa nomeia vítima de abusos para grupo de combate à pedofilia

    O Papa Francisco nomeou, no passado dia 22 de Março, uma vítima de abuso sexual por um membro da Igreja para fazer parte do grupo encarregado de atacar o problema da pedofilia. 
  • Revista “Fortune” elege Papa como líder mundial do ano

    A revista “Fortune” nomeou o Papa Francisco o líder mundial do ano, na listagem anual.
  • Papa pede conversão dos mafiosos

    Papa Francisco_vitimas mafiaNo dia em que se assinalou a memória das vítimas da Máfia (21 de Março), o Papa Francisco pediu, de joelhos, a conversão dos criminosos ligados à Máfia. 
  • Papa pede alegria no encontro com Jesus

    O Papa Francisco pediu aos cristãos para, neste tempo de Quaresma, não terem medo de ir ao encontro de Jesus. Na oração do Angelus, de domingo passado, o Papa falou do exemplo da Boa Samaritana. 
  • Vaticano espera milhões de peregrinos para a canonização dos Papas João Paulo II e João XXIII

    Joao Paulo II_saudarO Vaticano espera mais de cinco milhões de peregrinos para as canonizações de João Paulo II e João XXIII a 27 de Abril, primeiro domingo após a Páscoa.
  • “Temos demasiado a perder se o projecto europeu descarrilar” - afirmam bispos da União Europeia

    A Comissão dos Episcopados Católicos da União Europeia (COMECE) publicou recentemente uma declaração para as próximas eleições europeias, que vão decorrer em Maio, pedindo a participação dos cidadãos e a defesa do “projecto” comunitário. 
  • Arcebispo filipino veio a Portugal falar dos desafios reconstrução do seu país

    D. John Forrosuelo DuO arcebispo filipino D. John Forrosuelo Du concluiu, na passada segunda-feira, uma visita a Portugal, a convite da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), para agradecer a ajuda portuguesa na reconstrução do país, atingido pelo tufão Haiyan em Novembro.
  • Morreu o Patriarca da Igreja Ortodoxa Siríaca

    Inacio Zakka I IwasMorreu no passado dia 21 de Março, o Patriarca da Igreja Ortodoxa Siríaca, Inácio Zakka I Iwas. 
  • Missionários da Consolata lançam projecto para tirar crianças dos campos

    “Inspirit” é o mais recente projecto dos Missionários da Consolata para atrair colaboradores para as suas missões de assistência social. O ponto de partida é uma aldeia da Costa do Marfim, onde vão alfabetizar as crianças que não vão à escola porque têm de trabalhar. 
  • Promover a humanização no cuidar dos doentes

    Simposio-CHUCA Coordenação das Capelanias dos Hospitais de Coimbra reuniu profissionais e especialistas para um debate alargado sobre a importância de “Comunicar com Rosto”.
  • Células Paroquiais de Evangelização

    Mario St PierreA Diocese de Coimbra vai apresentar nos próximos dias 28 (padres) e 29 (leigos) de Março um sistema de células paroquiais de evangelização (CPE) com a presença do Padre Mário Saint- Pierre, teólogo e pastoralista.
  • Cáritas de Coimbra recolhe 30 mil euros na campanha nacional

    Caritas_peditorio_3A Cáritas Diocesana de Coimbra angariou no peditório nacional cerca de 30 mil euros, mais 15 por cento do que o recolhido no ano passado, sendo agora este valor canalizado para o Centro de Apoio Social da instituição.
  • Dia Diocesano dos Doentes 2014

    O Secretariado Diocesano do Movimento da Mensagem de Fátima promove no dia 5 de Abril, o sexto dia Diocesano dos Doentes, destinado a todos que já tenham participado num Retiro de Doentes, em Fátima, e que tenham feito parte das respectivas equipas de apoio.
  • VATICANO II 50 ANOS DEPOIS (77)

    A Igreja Samaritana entre o esplendor da verdade e a caridade na verdade
     
    Manuel Augusto Rodrigues
     
    1. A celebração de mais um dia da Cáritas reveste-se particular significado e importância.
  • NÃO AO PESSIMISMO ESTÉRIL

    (Meditando a Exortação Apostólica do Papa Francisco –nº 3)
     
    “A alegria do Evangelho é tal que nada e ninguém no-la poderá tirar (cf. Jo 16, 22). Os males do nosso mundo – e os da Igreja – não deveriam servir como desculpa para reduzir a nossa entrega e o nosso ardor. Vejamo-los como desafios para crescer.
  • O que é uma deusa da antiguidade?

    Fernando Perpétua
     
    Desde todos os tempos o homem sempre teve necessidade pela sua fragilidade, perante o universo, de crer e acreditar em alguma coisa para seu equilíbrio para o seu apoio.
  • Caminhada Quaresmal

    Manuel Rosário Brandão
     
    Na linha da vivência quaresmal de 20l4, que estamos a celebrar, a Diocese de Coimbra anunciou que a habitual renúncia quaresmal se destina, este ano, para ajudar o Projecto «ERGUE-TE», das Irmãs Adoradoras instaladas em Coimbra.
  • O segredo mais profundo

    Paulo Aido
     
    A Mensagem de Fátima tem seduzido milhares e milhares de pessoas no mundo inteiro.
  • A proximidade de Francisco

    Aldo Aveiro
     
    O Papa Francisco tem adoptado uma postura de proximidade a todos os que acreditam e dão testemunho da fé.
  • S. Teresa de Jesus, 500 anos depois

    Ecstasy of Saint Theresa“Determinei-me, com determinada determinação a fazer o pouquinho que estava em minhas mãos”, foi a grande decisão de uma mulher que não era de fazer as coisas a meio, nem de se entregar por metades.
  • Os nabos

    nabo598Os tubérculos de nabo são ricos em vitamina C, fibras e minerais como o potássio, sódio, cálcio e fósforo.
  • A Cozinha Económica pede ajuda

    Cozinha economicaA Associação das Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel, normalmente designada por “Cozinha Económica” funciona no edifício do Paço do Conde, na rua Terreiro do Mendonça n°.7, em Coimbra.
  • Pastor protestante converte-se ao Catolicismo

    Ulf-EkmanUm influente pastor protestante da Suécia anunciou há dias que se vai converter ao Catolicismo, juntamente com a sua mulher. 
  • Deus abençoe os pais maus

    O Dr. Carlos Hecktheuer, Médico Psiquiatra, escreveu um texto sobre a necessidade de em muitos casos dizer “não” aos filhos. Eles um dia irão compreender e agradecer. Eis parte do texto:
  • A confissão

    confissao598Todos nós aprendemos que nos devíamos confessar ao menos uma vez cada ano. Mas hoje muitos cristãos acham que não têm pecados e que, por isso, não precisam de se confessar.
  • A Água da Vida

    samaritana598Vindo de Jerusalém, Jesus parou junto a um antigo poço próximo da cidade samaritana de Sicar. E quando uma mulher veio tirar água do poço, Jesus pediu-lhe água.
  • Todos os caminhos foram dar ao Convento do Louriçal

    Lourical_adoracaoO Arciprestado de Pombal promoveu, durante uma semana sem interrupção, a Adoração Eucarística, no Convento do Louriçal.
  • Ser Igreja hoje é estar apaixonado por Cristo

    Pombal_Conf.Quaresmais_Juan AmbrosioA paixão por Cristo deve ser assumida por todos os cristãos católicos como a sua própria missão de discípulo na Terra.
  • Centro Social de Meãs assinalou bodas de prata

    C_Social_measA comunidade de Meãs do Campo esteve em festa no passado fim-de-semana, com a realização de actividades comemorativas das Bodas de Prata do Centro Social e Paroquial (CSPMC). “25 anos a servir gerações”
  • Papa deu entrevista a rádio argentina

    O Papa Francisco concedeu uma entrevista à estação «FM Bajo Flores», nos bairros pobres da capital argentina, elogiando o trabalho dos padres católicos nas chamadas ‘villas miserias’ de Buenos Aires.
  • Francisco recebeu visita dos bispos timorenses

    O Papa recebeu, na passada segunda-feira, os três bispos que compõem a Conferência Episcopal de Timor Leste, em visita “ad limina”, e desafiou-os a serem “consciência crítica da nação” e guardiões do “bem-comum”.
  • Papa visitou paróquia dos subúrbios

    O Papa visitou no passado domingo pela quinta vez uma paróquia de Roma, desta feita a de Santa Maria da Oração, na periferia norte da capital italiana.
  • Papa convida a “descer da montanha” em encontro aos mais necessitados

    O Papa desafiou no passado domingo os católicos a saber combinar uma vida de “oração”, de momentos diários de recolhimento e leitura do Evangelho, com a acção concreta em favor dos necessitados.
  • Líderes religiosos juntam-se contra a escravatura

    Representantes das religiões católica, anglicana e islâmica assinaram na passada segunda-feira, no Vaticano, um acordo para erradicar até 2020 a escravatura moderna e os maus-tratos a seres humanos.
  • “Unidos no Amor, Juntos contra a Fome” - É a Semana Nacional da Cáritas

    caritas_viseuA Semana Nacional da Cáritas decorre até ao próximo domingo, com várias iniciativas por todo o país, com destaque para o habitual peditório nacional entre hoje e sábado.
  • Bispos apelam ao voto nas eleições europeias

    Os bispos portugueses apelam ao voto nas eleições europeias, marcadas para 25 de Maio deste ano.
  • Unidade Pastoral de Tábua prepara a Primeira Comunhão

    Nordeste (1)No passado sábado dia 15 de Março, as crianças do terceiro volume de catequese de todas as paróquias da Unidade Pastoral de Tábua que se preparam para fazer a Primeira Comunhão, juntaram-se na paróquia de Vila Nova de Oliveirinha para um dia de retiro.
  • Cáritas combate desemprego

    DesempregoEstá desempregado, habilitado com carta de condução e tem a perspectiva de se tornar motorista, mesmo sem carro, para conduzir outras pessoas, com viatura própria, que não têm condições de dirigir, mas pretendem continuar a ir aos locais onde sempre foram.
  • Colégio Rainha Santa recolhe tampinhas

    A ideia partiu da Associação de Pai do Colégio Rainha Santa Isabel (APCRSI), satisfeita com o resultado da campanha de recolha de tampinhas que começou no final do ano passado e que tem duplo objectivo, de sensibilização para o meio ambiente e de solidariedade.
  • Pais vão à escola

    Escola de Pais 4Ninguém nasce ensinado. É um facto. Ser pai ou mãe, por vezes, não é tarefa fácil, mas se porventura puderem partilhar dúvidas, angústias, problemas ou soluções entre si é ima grande conquista.
  • Visitas oferecem um outro olhar sobre Coimbra

    Igreja Santo Antonio 3A Câmara Municipal iniciou na passada semana mais uma edição de visitas guiadas pelo concelho, dando a Conhecer, até Outubro, aspectos histórico-culturais, socio-económicos, naturais, literários, etnográficos e até toponímica da cidade,
  • Um albergue para peregrinos no mosteiro de Santa Clara

    Convento Santa-Clara-aNova_ Albergue (1)A Confraria Rainha Santa Isabel inaugurou no passado sábado, em Coimbra, um albergue que pode alojar até 14 peregrinos e, apesar de estar focado nos peregrinos do Caminho de Santiago de Compostela, também está ao “dispor” dos de Fátima.
  • Vicentinos da diocese desejam preservar espírito jovem

    Vicentinos_CoimbraFoi num espírito de salutar convívio eclesial que cerca de uma centena de vicentinos oriundos das quatro regiões pastorais da Diocese de Coimbra se reuniu, no Instituto “Justiça e Paz”, para a sua habitual Assembleia da Quaresma.
  • Formação de células de evangelização

    Mario St PierreVai ter lugar na paróquia de S. João Baptista, em Coimbra, nos dias 28 de Março (para padres) e 29 (para leigos), um encontro com o Padre Mário Saint-Pierre, do Québec, um especialista no Documento da Aparecida, cuja ideia chave, o Papa Francisco utiliza na sua exortação apostólica Evangelii Gaudium.
  • Morreu D. José Policarpo, Patriarca Emérito der Lisboa

    D. Jose Policarpo 4O cardeal Patriarca Emérito de Lisboa, D. José Policarpo morreu no passado dia 12 de Março com 78 anos, na sequência de uma operação a um aneurisma na aorta.
  • O que será no amor?

    Fernando Perpétua
     
    Muito se tem escrito e muito mais se tem falado acerca do amor.
  • VATICANO II 50 ANOS DEPOIS (76)

    Reformas da Igreja ao serviço da evangelização
     
    Manuel Augusto Rodrigues
     
    1. A actuação de Bergoglio a quem alguns chamam o Papa da revolução ou viragem da Igreja tem sido objecto de análises e críticas provenientes de diversos ângulos.
  • ENCONTRO PESSOAL COM CRISTO

    (meditando a Exortação Apostólica do Papa Francisco – nº2)
     
    “Convido todo o cristão, em qualquer lugar e situação em que se encontre, a renovar hoje mesmo o seu encontro pessoal com Jesus Cristo ou, pelo menos, a tomar a decisão de se deixar encontrar por Ele, de O procurar dia a dia sem cessar.
  • A Transfiguração do Senhor

    transfiguracaoO Evangelho da Missa de hoje fala-nos da Transfiguração do Senhor. Jesus tinha falado antes aos discípulos da Sua paixão e morte e eles teriam ficado desanimados e frustrados ao verem no que daria a sua aposta em seguir o Mestre.
  • As provocações de Francisco

    Jorge Cotovio
     
    Papa em AssisFrancisco está constantemente a provocar-nos, a inquietar-nos. Tem sido um ano sem descanso! Cada vez que abre a boca ou escreve umas linhas, desafia-nos, inquieta-nos.
  • Beringela e limão

    beringela-limaoA água de beringela e limão é conhecida como “água milagrosa”, pois quem bebe essa água garante que, além da rápida perda de peso, obtêm-se mais saúde e boa disposição.
  • Papa Francisco: um ano de pontificado marcado pela proximidade

    Papa Francisco_sorridenteFaz hoje (dia 13 de Março) um ano, que o Papa Francisco iniciou o seu pontificado, com o sonho de “uma Igreja pobre e para os pobres”, inspirado em São Francisco de Assis.
  • Juan Ambrósio abre Conferências Quaresmais

    Juan Ambrosio2O professor de Teologia, Juan Ambrósio, é o primeiro convidado das Conferências Quaresmais de Pombal. O ciclo de conferências, sob o tema “Comunidade de discípulos para o anúncio do Evangelho, como caminho de encontro pessoal com Cristo, único Salvador, e com a sua Igreja” começa sexta-feira, pelas 21h00, no auditório da Biblioteca Municipal de Pombal.
  • D. Virgílio Antunes abre jornadas quaresmais de Soure

    Alargadas ao Arciprestado do Baixo Mondego, as Jornadas Quaresmais de Soure realizam-se nos dias 14 e 28 de Março e 4 de Abril, tendo como fonte inspiradora a primeira exortação apostólica do Papa Francisco, “Evangelli Gaudium”.
  • Visita pastoral continua no Baixo Mondego

    Virgilio_SoureD. Virgílio Antunes estará, no âmbito do seu múnus episcopal, de 14 a 16 e 21 a 23 de Março, no arciprestado do Baixo Mondego, em visita pastoral às comunidades de Gesteira, Tapéus e Soure, confiadas ao P. José Cunha.
  • Escuteiros de Figueira de Lorvão comemoram dez anos de existência

    Escuteiros Fig. Lorvao (2)O Agrupamento 1316 de Figueira de Lorvão, do Corpo Nacional de Escutas, celebrou no passado fim-de-semana de 1 e 2 de Março o seu 10º Aniversário. A festa decorreu em Figueira de Lorvão e juntou os actuais escuteiros, antigos elementos, pais e amigos e mais de 350 pessoas que se quiseram associar ao momento!
  • Retiro para casais na Casa Santa Zita

    Em parceria com o Instituto Secular das Cooperadoras da Família e o Movimento por um Lar Cristão (MLC), o Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar vai promover no próximo dia 30 de Março, um retiro para casais da diocese, para melhor vivência da Quaresma.
  • Tempo de oração para a Quaresma

    O Centro Académico de Santo António (CASA) propôs aos jovens universitários um tempo de oração quaresmal diário.
  • No Dia da Universidade de Coimbra

    Universidade-TorreBispo de Coimbra apela à construção de um mundo mais justo e unido
     
    D. Virgílio Antunes pediu à Universidade de Coimbra que promova um “amadurecimento cultural” capaz de contrariar “assimetrias, divisões, atentados à liberdade e ao respeito pelo ser humano” e conduza à “justiça e à paz”.
  • D. Virgílio lamenta a indiferença perante o pecado

    Virgilio_cinzas(1)O Bispo de Coimbra lembrou durante a celebração de Quarta-feira de Cinzas que a Quaresma é um “tempo forte de conversão” e abordou as dificuldades atuais da sociedade, em torno da confissão e do perdão.
  • Centro de Acolhimento João Paulo II não consegue dar respostas aos pedidos de ajuda

    Centro JP II (1)São cada vez mais os pedidos que chegam ao Centro de Acolhimento João Paulo II, onde a instituição já não tem capacidade de resposta à quantidade de pedidos de ajuda de famílias em dificuldade.
  • Cáritas anima zona da Solum com desfile carnavalesco

    Carnaval_caritasA Cáritas Diocesana de Coimbra realizou na passada semana um desfile de Carnaval que levou até à zona da Solum, junto ao Centro Comercial Dolce Vita, cerca de um milhar de participantes, entre crianças e jovens dos Centros de Actividades de Tempos Livres (CATL) da instituição.
  • Santuário de Fátima promoveu reflexão sobre o pecado

    O Santuário de Fátima promoveu no passado domingo uma reflexão à volta da realidade do pecado, com a teóloga Teresa Messias, inserida no ciclo de conferências intitulado “Envolvidos no amor de Deus pelo mundo”.
  • Aveiro homenageia D. António Francisco dos Santos

    As comunidades católicas de Aveiro realizaram no passado domingo uma celebração de acção de graças pelo ministério episcopal de D. António Francisco dos Santos, que vai iniciar uma nova etapa ao serviço da Diocese do Porto.
  • Comissão Nacional Justiça e Paz alerta para “cultura económica” sem dimensão humana

    A Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP) publicou hoje a sua mensagem para a Quaresma 2014, na qual alerta para a difusão de uma “cultura económica” e um “discurso político” sem “dimensão humana”.
  • Síria: Extremistas islâmicos impõem severas condições aos Cristãos

    Siria_3Entre a espada e a parede
     
    Os cristãos que ainda vivem na cidade de Raqqa têm de pagar um imposto, em ouro, aos radicais islâmicos que controlam a cidade, não podem exibir quaisquer símbolos religiosos ou rezar em público. Nem os sinos se podem voltar a fazer ouvir.
  • D. Walter Kasper lança livro “O Evangelho da Família”

    Cardeal KasperO cardeal Walter Kasper, que introduziu os trabalhos do consistório de 21 e 22 de Fevereiro, apresentou no início desta semana, na Itália a obra ‘O Evangelho da Família’, na qual explica, entre outras, as propostas sobre a pastoral dos divorciados.
  • Papa emérito recorda João Paulo II em véspera da sua canonização

    Bento XVI e Joao Paulo II (2)O Papa emérito Bento XVI concedeu a sua primeira entrevista após ter renunciado ao pontificado, em Fevereiro de 2013, para recordar o seu predecessor, João Paulo II que vai ser canonizado a 27 de Abril.
  • Papa destaca a importância da renúncia Quaresmal

    Francisco_roxoNa missa de Quarta-feira de Cinzas, o Papa Francisco alertou para o risco de “esquecer” os sofrimentos dos outros.
  • Vaticano assinala pontificado do Papa Francisco com um livro digital

    O Vaticano publicou um livro digital, com 36 fotos e citações de Francisco, para assinalar o primeiro aniversário de pontificado do Papa argentino.
  • Papa alerta para a indiferença dos católicos face à pobreza

    O Papa Francisco disse, no passado dia 5 de Março, no Vaticano que a humanidade se habituou a situações de miséria ou sofrimento humano e questionou os católicos sobre a “indiferença” da sociedade face a Deus.
  • Papa desafia padres a estarem ao lado das pessoas

    O Papa Francisco encontrou-se no passado dia 6 de Março, no Vaticano, com o clero de Roma, a quem desafiou a estarem perto das pessoas com uma atitude de “misericórdia” e de perdão.
  • Tanzânia: Será este o novo alvo dos radicais islâmicos?

    Tanzania_D. ZanzibarDias de medo em Zanzibar
    Ataques com motivação religiosa começam a ser cada vez mais frequentes na Tanzânia, especialmente no arquipélago de Zanzibar, onde um grupo terrorista quer implantar um Estado islâmico. Alvo principal das ameaças: a comunidade cristã.
  • Eu sei muito bem quem ela é!

    Uma das coisas que nos é pedida todo o ano, mas sobretudo na Quaresma, é que façamos obras de caridade. E  a caridade deve começar em casa.
  • Carta do Papa às famílias

    Papa Francisco_escreverFoi há dias tornada pública uma Carta do Papa às famílias do mundo inteiro, para lhes falar do próximo Sínodo extraordinário dos Bispos que terá por tema “os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização” e pedir-lhes oração para o seu bom êxito.
  • Tentações e conversão

    tentacoesO tempo de Quaresma iniciou-se com a Quarta-Feira de cinzas, em que a Igreja nos recorda a nossa fragilidade humana. “Lembra-te, ó homem que és pó”.
  • A ALEGRIA DO EVANGELHO

    (meditando o texto da Exortação Apostólica do Papa Francisco – nº 1)
     
    “A ALEGRIA DO EVANGELHO enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Quantos se deixam salvar por Ele são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo, renasce sem cessar a alegria.
  • VATICANO II 50 ANOS DEPOIS (75)

    De Trento à actualidade: os bispos Bartolomeu dos Mártires e Óscar Romero
     
    Manuel Augusto Rodrigues
     
    1. A efeméride do centenário do nascimento do Beato D. Frei Bartolomeu dos Mártires (1514-1590) vai ser celebrada este ano com a realização de vários actos.
  • Eco do Dia dos Namorados

    Manuel do Rosário Brandão
     
    A Paróquia de S. João Baptista organizou um jantar exclusivamente para casais no chamado dia dos namorados. Minha esposa e eu marcámos presença, à semelhança do que já aconteceu no ano passado. Já instalados no local, tive a tentação de imaginar que dada a nossa idade, quase cinquenta e oito anos de casados, já tínhamos idade para ter juízo.
  • Entre o papel e o digital

    Aldo Aveiro
     
    A missão da Igreja é evangelizar o mundo, é levar a Boa Nova de Jesus Cristo a todos os confins da terra, porque “a Igreja é a coluna e o fundamento da verdade”(1Tm 3,15) e “Deus quer que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade”(1 Tm 2,4).
  • Francisco e a cultura do encontro

    Luís Subtil
     
    Há um ano atrás, a Igreja Católica vivia um misto de reflexão e expetativa. Reflexão porque ainda se meditava sobre o gesto de Bento XVI, anunciado em pleno Dia do Doente (11 de fevereiro), num período que não fazia esperar tal iniciativa que deixou muitos surpreendidos para não dizer atónitos.
  • O Ginkgo (2)

    ginkgo2O Ginkgo biloba encontra-se à venda nas farmácias e é óptimo para combater o frio dos pés e mãos, pois melhora a circulação sanguínea.
  • D. Virgílio prossegue visita pastoral pelo Baixo Mondego

    D.Virgilio_visita_pastoralO Bispo de Coimbra prossegue, no âmbito do seu múnus episcopal, as visitas pastorais à “porção do povo de Deus” que lhe foi confiada. Continuando por terras do arciprestado do Baixo Mondego, D. Virgílio estará, de 14 a 16 e 21 a 23 de Março, com as comunidades de Gesteira, Tapéus e Soure, confiadas ao P. José Cunha.
  • Jornadas Quaresmais em Soure

    Virgilio_Soure“Evangelli Gaudium”, a primeira exortação apostólica do Papa Francisco, é a fonte das reflexões que vão ser apresentadas nas jornadas quaresmais de Soure, alargadas ao Arciprestado do Baixo Mondego, nos dias 14 e 28 de Março e 4 de Abril.
  • Homenagem a D. Eurico Dias Nogueira promovida pelo CADC

    D. Eurico Dias Nogueira 3Promovida pelo CADC (Centro Académico de Democracia Cristã), realizou-se no dia 21 de Fevereiro, uma homenagem a D. Eurico Dias Nogueira, arcebispo emérito de Braga.
  • Inquéritos revelam necessidade anunciar o Evangelho da família

    O Vaticano revelou que já foi feita uma versão preliminar do documento que resume as respostas às questões do inquérito sobre a evangelização no contexto das famílias.
  • Papa pede para não condenar casais que se divorciam

    O Papa Francisco destacou, no passado dia 28 de Fevereiro, a importância de “acompanhar” e “não condenar” os casais separados ou divorciados.
  • Papa nomeia secretário pessoal para a nova estrutura coordenadora da administração financeira

    D. Alfred Xuereb (1)O Papa nomeou, na passada segunda-feira, o seu secretário pessoal, D. Alfred Xuereb, como secretário-geral da nova Secretaria para a Economia, presidida pelo cardeal australiano D. George Pell.
  • Papa fala da Providência divina e na necessidade de confiar em Deus

    “Pensando nas muitas pessoas que vivem em condições precárias, ou mesmo na miséria que ofende a sua dignidade, estas palavras de Jesus poderiam parecer abstrata, ilusórias.
  • Papa Francisco apela à paz na Ucrânia

    O Papa Francisco apelou, no passado domingo, à paz na Ucrânia e pediu que a comunidade internacional ajude a resolver uma “situação delicada”, para a qual solicitou a oração de todos os católicos.
  • Papa traça perfil dos bispos

    Papa_bisposO Papa Francisco presidiu, no passado dia 27 de Fevereiro, no Vaticano, à reunião da Congregação para os Bispos, organismo da Cúria Romana, e disse que quer ver “pastores” que respondam às necessidades das dioceses.
  • Papa escreveu às famílias sobre o próximo Sínodo dos Bispos

    Francisco_familias_baloes_lusa“Queridas famílias, apresento-me à porta da vossa casa para vos falar de um acontecimento”. O Papa escreveu às famílias do mundo inteiro para lhes falar do Sínodo dos Bispos marcado para Outubro.
  • Uma semana de adoração no Convento do Louriçal

    Lourical_adoracaoAs doze paróquias do Arciprestado de Pombal “uniram-se” numa acção inédita: uma semana sem interrupção de Adoração Eucarística no Convento do Louriçal.
  • Cáritas apresenta projecto para acabar com o desemprego

    A Cáritas Portuguesa vai apresentar no dia 12 de Março em Coimbra um projecto orientado para o combate ao desemprego, através “da criação de micro negócios e actividades por conta própria”.
  • Bispo de Coimbra convida a apoiar projecto das mulheres que abandonam prostituição

    Ergue-te (3)A renúncia quaresmal dos católicos da Diocese de Coimbra vai apoiar este ano o ‘Projecto Ergue-te’, da Fundação Madre Sacramento das Irmãs Adoradoras, que lidera uma estrutura de emprego protegido para mulheres que abandonam a prostituição.
  • Encontro dos Secretariados Paroquiais do Movimento da Mensagem de Fátima

    Encontro Secretariados MMFTeve lugar mais um Encontro no passado dia 22 de Fevereiro de 2014.
  • Cursos de Cristandade na Diocese de Coimbra

    Curso Cristandade (3)O Secretariado Diocesano de Coimbra dos Cursos de Cristandade, levou a efeito um Curso de homens e outro de senhoras, em finais de Fevereiro último, cujos encerramentos tiveram lugar no Salão de S. Tomas, no Seminário Maior, sendo o último presidido pelo Senhor D. Virgílio Antunes.
  • Paróquias preparam as celebrações dos Passos do Senhor

    Carapinheira_Via SacraNo Arciprestado do Baixo Mondego, as comunidades paroquiais de Carapinheira, Tentúgal e Montemor, mantendo a tradição, celebram o Senhor dos Passos, festividade quaresmal de preparação para a celebração da Páscoa.
  • Cáritas Diocesana de Coimbra: Faleceu a D. Teresa Lourenço

    Teresa LourencoFaleceu hoje, dia 26 de Março, após longo sofrimento, faleceu, no CHUC, com 87 anos D. Teresa Lourenço, que dedicou toda a sua vida ao voluntariado na Cáritas Diocesana de Coimbra e nos Servitas de Fátima. O seu funeral realiza-se amanhã às 10 horas, com missa de corpo presente, na igreja de Nossa Senhora de Lurdes, Montes Claros, presidida pelo Monsenhor Cunha, de onde sairá em cortejo fúnebre para o cemitério da Conchada.
  • VATICANO II 50 ANOS DEPOIS (33)

    O DIÁLOGO RELIGIOSO, A FRATERNIDADE E A PAZ
    NO ALELUIA PASCAL DO PAPA FRANCISCO
     
    Manuel Augusto Rodrigues

    1. A participação do Papa Francisco na Semana Santa deste ano assume um significado especial e todos aguardam a sua palavra com grande expectativa.
  • A alegria de Crer, contra ventos e marés

    Manuel do Rosário Brandão

    Quando, em Fevereiro findo, li um artigo com o título «a queda de um anjo», da autoria de um habitual colunista de um jornal citadino,
  • As artimanhas nas tentações de Satanás

    Fernando Perpétua

    O Sr. Friedrich Nietzsche escreveu ”Deus está morto mas o seu cadáver permanece insepulto”. Hoje estaria mais à vontade para fazer esta afirmação em face de tudo o que acontece no mundo.
  • Viu e acreditou

    Aldo Aveiro

    É Páscoa! Cristo ressuscitou! Aleluia! É tempo de O encontrar e testemunhar a sua Palavra. Descobrir Jesus ressuscitado é dever dos crentes.
  • O Papa Francisco é um profeta na sua terra

    Nuno Santos

    Francisco é mais do que um nome é um projecto de vida e uma provocação de Deus. Há pessoas, acontecimentos e nomes que marcam a vida e que podem mudar a nossa história para sempre. Há pessoas que nos incomodam pela sua coerência, pela sua autenticidade e pela sua alegria.
  • Papa diz que jesuítas são o “fermento evangélico” da Igreja

    O Papa Francisco considerou os jesuítas o “fermento evangélico” da Igreja, pedindo, numa carta enviada à Companhia de Jesus, que Deus “ilumine e acompanhe” todos os religiosos da congregação.
  • Papa quer pontes com o Islão e dá “um abraço ao mundo”

    "O abraço do Papa ao mundo”, é assim que o Papa Francisco descreve o encontro que teve, no passado dia 22 de Março, com o corpo diplomático acreditado à Santa Sé.
  • Ceia do Senhor celebrada com delinquentes juvenis em Roma

    O Papa Francisco preside, hoje à noite, a celebração da Eucaristia, onde é recordado a Última Ceia de Jesus e a instituição da Eucaristia, numa prisão juvenil em Roma. Esta é a primeira vez na história moderna em que um Papa dá início às celebrações pascais fora do Vaticano. Tradicionalmente, estas cerimónias decorrem sempre na Basílica de São Pedro ou em São João de Latrão. Esta decisão do Papa é o mais recente gesto de um pontificado que tem sido marcado pela surpresa e pela simplicidade, mas pode ser entendido como continuidade em relação ao seu tempo enquanto arcebispo de Buenos Aires, durante o qual costumava celebrar a quinta-feira Santa com os pobres, os doentes ou os presos. 
  • Papa Francisco fala da alegria de ser cristão e convida jovens a prepararem-se para as Jornadas Mundiais

    O Papa Francisco celebrou a missa de Domingo de Ramos, na Praça de São Pedro, em Roma. Na homilia, destacou a alegria e a cruz, e falou ainda aos jovens.
  • Francisco e Bento XVI: um encontro entre dois irmãos

    Papa_Francisco_BentoXVINinguém consegue ficar indiferente ao abraço comovente entre o Papa Francisco e Papa Emérito Bento XVI, no passado sábado, em Castel Gandolfo.
  • Morreu o “pai do escutismo” português

    Próximo dos jovens, o Monsenhor Américo Ferreira Alves foi um dos impulsionadores do escutismo em Braga e no país.
  • Diocese nigeriana já só tem duas igrejas católicas

    O grupo terrorista Boko Haram destruiu 50 igrejas na diocese de Maiduguri, na Nigéria, ao longo dos últimos anos.
  • Viseu é o distrito com mais idosos a viverem sozinhos

    A GNR identificou 28 197 idosos a viverem sozinhos ou isolados em todo o País, mais 5196 do que na operação “Censos Sénior” realizada no ano passado.
  • Capela da Senhora da Lapa devolvida à cidade do Porto

    D. Manuel Clemente presidiu, no passado Domingo à tarde, à bênção e inauguração da Capela da Senhora da Lapa, dia em que celebrou seis anos à frente dos destinos da Diocese do Porto.
  • Faleceu o “Padre motard”

    Padre MotardO padre José Fernando Lambelho, conhecido como “padre motard”, morreu no passado Domingo à noite na unidade de cuidados paliativos do Hospital do Fundão, disse à agência Lusa fonte hospitalar.
  • Teresa Salgueiro dá voz ao “poder da palavra” de Cristo

    Teresa Salgueiro e Luís Represas dão voz ao “Passo-a-rezar” da Semana Santa, que começou no passado Domingo, com textos de José Mattoso.
  • Encontro de Preparação para o matrimónio

    Arciprestado_CPMRealizou-se nos passados dias 16 e 17 de Março o 76º Encontro de Preparação para o Matrimónio na Igreja de S. Julião, conduzido pela equipa do Centro de Preparação para o Matrimónio da Figueira da Foz.
  • Centenas de peregrinos na Via-Sacra de Dornes

    Dornes_4Centenas de peregrinos de toda a região cumpriram a tradicional Via Sacra do Domingo de Ramos nos cruzeiros de Dornes, Ferreira do Zêzere.
  • Jovens da Unidade Pastoral de Tábua vivem um dia de Missão

    No passado sábado dia 16 de Março, na paróquia do Sinde, os jovens e catequistas das 15 paróquias da Unidade Pastoral de Tábua que frequentam o 10º volume de catequese, viveram um dia de missão orientado pelas Irmãs de São José de Clunny e pelos dois párocos desta Unidade Pastoral.
  • Paróquias da Mata Mourisca, Ilha e Guia

    O trabalho pastoral conjunto vai avançando, mantendo a identidade de cada comunidade, agora assombrado pela tentativa política de união de freguesias em que os “pobres” são quase sempre espezinhados dos seus direitos e da sua autonomia…e os ricos ficam intocáveis.
  • Conferência S. Vicente de Paulo tem novos dirigentes

    Arciprestado Pombal_conf.S VicenteOs novos órgãos sociais da Conferência S. Vicente de Paulo de Pombal foram empossados, recentemente, das suas novas funções durante uma assembleia geral da instituição na sala multiusos da Biblioteca Municipal.
  • Jovens partilham a Fé

    Arciprestado Pombal_DMJ“Tenho de viver a Fé para aqueles que me rodeiam perceberem como é bom sentir o Amor de Cristo por nós”.
  • D. António Moiteiro Ramos fala da importância da fé como sinal do amor ao próximo

    D. Antonio MoiteiroFalar de Nova Evangelização só faz sentido se fizermos a experiência de Jesus Cristo Ressuscitado, realçou o Bispo Auxiliar de Braga, D. António Moiteiro Ramos na última conferência quaresmal deste ano, subordinadas ao tema “A Alegria de Crer”.
  • Paróquia de S. João Baptista lança vários percursos de fé

    A paróquia de S. João Baptista propõe, como é sabido, o percurso Alpha como meio para possibilitar a todos o primeiro anúncio, através do qual se pode fazer o encontro pessoal com Deus, por Cristo no Espírito Santo.
  • Semana Santa na Catedral de Coimbra

    Se Nova5A Igreja de Coimbra celebra, na Catedral, o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.
    As celebrações são presididas por D. Virgílio Antunes.
  • A Festa da Páscoa

    ramosHoje com a Celebração dos Ramos inicia-se a Semana Santa, também conhecida por Semana Maior, que vai culminar com a celebração da maior festa dos cristãos: a Páscoa da Ressurreição.
  • Homenagem ao Prof. Aníbal Pinto de Castro

    Foi inaugurado, ontem, quarta-feira, no claustro do Colégio da Sapiência (Santa Casa da Misericórdia de Coimbra) o busto do Prof. Aníbal Pinto de Castro.
  • Bispo e Coimbra preside à missa de acção de graças pela eleição do papa Francisco

    A Sé Nova de Coimbra encheu-se de fiéis, no dia 19 de Março, para celebrar uma missa de acção de graças pela eleição do Santo Padre, o Papa Francisco.
  • O ómega 3

    omega3O ómega 3 é um tipo de gordura muito importante para uma boa saúde e que o corpo humano não é capaz de produzir, tendo que obtê-lo da alimentação.
  • Uma nova oportunidade na vida

    Duarte Lucena é bisneto de banqueiro e filho de diplomata. Tinha tudo na vida, até mesmo o exemplo de Fé dos pais, mas na adolescência, após a morte do pai, começou a deixar a igreja e a andar com más companhias.
  • Aproximar jovens dos idosos

    Uma “oficina do brinquedo” e um “encontro para partilha de saberes” são duas propostas que a Cáritas Diocesana de Coimbra está a preparar para promover o convívio entre jovens e idosos durante as férias da Páscoa.
  • Dia Mundial da Juventude

    Este dia é celebrado em toda a Igreja Universal no Domingo de Ramos. Este ano o Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ) da Diocese de Coimbra propôs aos jovens da Diocese a vivência deste Dia em cada uma das Regiões Pastorais.
  • Igreja jovem na África e América

    Por ocasião da eleição do Papa Francisco, natural da Argentina, foi referido que o maior número de católicos está hoje na América do Sul, à qual pertence aquele país.
  • Ao Calor da Fogueira (24.03.13)

    - Como vão essas forças, Tio Ambrósio?
  • Peregrinação ao monte do Colcurinho (Arganil)

    Na noite do dia 22 para 23 de Março, de Sexta-Feira para Sábado de Ramos, as Comunidades Paroquiais do Alto Concelho de Arganil irão realizar uma caminhada a pé, de Coja até ao Monte do Colcurinho.
  • Dia Mundial da Juventude em Pombal

    Apesar de este ser ano de Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, o Dia Mundial da Juventude será celebrado no próximo fim-de-semana, em Pombal.
  • Francisco: simplicidade, empatia e renovação

    Aldo Aveiro
     
    Em pleno período quaresmal, em que os crentes são motivados a testemunhar uma vida simples, de entrega a Deus e aos irmãos, de desprendimento e misericórdia para com os pobres, de humildade e amor, os católicos viveram dias de emoção, alegria, entusiasmo e, sobretudo, esperança num novo apostolado, com a eleição do papa Francisco.
  • VATICANO II 50 ANOS DEPOIS (32)

    FRANCISCO I, ILUMINADO PELA LUZ DE LOIOLA E DE ASSIS,
    O NOVO MENSAGEIRO DA IGREJA PÓS-CONCILIAR
     
    Manuel Augusto Rodrigues
     
    1. A passagem de testemunho de Bento XVI para Francisco I inaugura uma nova etapa da história da Igreja.
  • Dez gestos de um Papa surpreendente

    Francisco, o Papa, não tem só no nome uma grande e inesperada originalidade. Em muitos dos seus gestos vem provando ser radicalmente diferente de outros Papas e, sobretudo, muito informal e com um grande à-vontade.
  • A Igreja sem Cristo “torna-se uma ONG piedosa”

    Da primeira homilia do recém-eleito Papa Francisco, proferida na Capela Sistina durante a missa solene de encerramento do Conclave, ficam três palavras-chave: caminhar, edificar, confessar. “Podemos caminhar o que quisermos, edificar o que queremos, mas se não confessarmos Jesus Cristo, as coisas não avançam. Tornamo-nos como uma ONG piedosa, mas não Igreja esposa de Cristo. Quando não se edifica, o que acontece? Acontece o que acontece com as crianças na praia - criam castelos na areia, tudo vem abaixo, sem consistência”, apontou o Papa. 
  • Papa pede para não ceder ao pessimismo

    No discurso proferido durante o encontro com os cardeais, na sala clementina do Vaticano, o Sumo Pontífice disse que não se deve ceder ao pessimismo e à amargura. 
  • Brasão do Papa Francisco

    BrasaoFoi divulgado no início desta semana o brasão do Papa Francisco, que vai ser o seu símbolo oficial durante todo o pontificado.
  • Papa pede ao poder político e económico para proteger todos os homens

    Francisco3Na homilia da missa inaugural do pontificado, o Papa recentemente eleito pelo colégio cardinalício, revisitou o tema da “ecologia humana”, já explorada por Bento XVI, e convidou os homens e as mulheres “a não terem medo” da bondade e da ternura. “O ódio, a inveja, o orgulho sujam a vida”, referiu.
  • Encontro de Movimentos em Coimbra pedem uma maior aposta na pastoral familiar

    Encontro_Movimentos3O desejo de ter os movimentos com muito maior visibilidade na Igreja local, diocesana e universal foi manifestado pelo Bispo de Coimbra no encontro de “Juntos pela Europa” que reuniu alguns movimentos no passado Domingo, no Almegue, em Coimbra.
  • Mensagem de Fátima pretende apostar na juventude

    Dia Diocesano do Doente 2013 (6)Realizou-se no dia 16 de Março, na Paróquia de S. José, em Coimbra, o quarto Encontro Diocesano do Doente, promovido pelo Secretariado Diocesano do Movimento da Mensagem de Fátima (MMF). Participaram cerca de 400 doentes, com os seus acompanhantes, provenientes de muitas paróquias da nossa diocese.
  • Peregrinação à Itália

    O Arciprestado do Nordeste, que abrange os concelhos de Arganil, Góis, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra e Tábua está a organizar uma visita à Itália de 24 a 31 de Julho deste ano. Visitar-se-á Milão, Verona, Pádua, Veneza, Florença, Pisa, Siena, Assis e Roma. Esta peregrinação à Itália integra-se na celebração do ANO DA FÉ.
    Informações e Inscrições a fazer junto do Arcipreste Padre João Fernando – 919024894; Padre António Dinis – 939992333; Padre João Prior – 966040724; Prof. Manuel Fernandes – 966478183.
  • Unidade Pastoral de Tábua prepara os seus adolescentes para a Profissão de Fé

    No passado sábado dia 9 de Março, na paróquia do Covêlo, os adolescentes e catequistas das 15 paróquias da Unidade Pastoral de Tábua que frequentam o 6º volume de catequese, juntaram-se para um dia de retiro como preparação para a Profissão de Fé.
    Do programa constou a realização de trabalhos de grupos, almoço conjunto, uma celebração e um lanche para todos com a presença dos pais.
  • Recolecção Quaresmal em Arganil

    Arganil.Rec.QuaresmalNo sábado dia 9 de Março, das 14h30 às 17h30, cerca duma centena de leigos dos quatro concelhos concentraram-se em Arganil para uma recolecção quaresmal, que foi orientada pelo Padre Rolando. Neste mesmo dia, o Vigário desta zona pastoral, Sr. Cónego Manuel da Silva Martins reconduziu dezenas de cristãos nos Ministérios Laicais.
    Esta concentração terminou com a celebração eucarística na Igreja Matriz de Arganil.
  • Via-sacra inter-paroquial de Samuel à Carapinheira

    Carapinheira.V.sacraAs oito comunidades cristãs confiadas aos padres José Luís Ferreira e António Joaquim Domingues, do Instituto Missionário do Preciosíssimo Sangue, sedeado em Verride, voltaram a unir-se nesta Quaresma 2013, com a realização da Via-sacra entre comunidades, realizada dia 17 de Março.
  • Tentúgal celebrou Paixão de Cristo

    No passado fim-de-semana, a comunidade cristã de Tentúgal celebrou a solenidade da Paixão de Cristo, manifestação de fé e misericórdia.
  • O amor de Cristo é que nos impele a evangelizar o mundo

    Soure_Jornada_Quaresmal_D.Virgilio“A alegria de crer e o entusiasmo de comunicar a fé” são as motivações que levaram Bento XVI a proclamar o Ano da Fé, implícitas no tema “O amor de Cristo nos impele” (Porta Fidei,7), disse o Bispo de Coimbra, D, Virgílio Antunes, na sua comunicação que encerrou, dia 15, as Jornadas Quaresmais de Soure.
  • Centro da Guia fez 14 anos

    O Centro Paroquial “Maris Stella” da Guia comemorou, recentemente, 14 anos ao serviço da comunidade local. A cerimónia festiva foi antecedida por uma cerimónia eucarística onde foram empossados os novos dirigentes da instituição.
  • Porta a porta… a Cantar as Almas

    pombal_camtar as almas1A tradição ainda é o que era… nos lugares de Casal Fernão João, Degolaço, Casal Velho, Cotrofe e Roussa.
  • Pereira e Taveiro viveram a Festa dos “Passos do Senhor”

    Pereira_Passos2Estas duas paróquias da margem sul do Mondego celebraram respectivamente nos fim-de-semana 9 -10 e 16-17 de Março as celebrações quaresmais que recordam os “Passos” de Jesus.

  • Bispo de Coimbra alerta para a necessidade de uma fé esclarecida, celebrada, comprometida e vivida

    D. Virgilio_Conf.S.Jose3Bento XVI considerou a fé como uma questão fundamental porque tem sido posta em causa a partir do início do século XX, realçou o Bispo de Coimbra na quarta conferência quaresmal que teve lugar no passado dia 14 de Março, no Salão Polivalente da igreja de S. José.
  • Cáritas de Coimbra assinalou dia da Mulher

    A Cáritas Diocesana de Coimbra assinalou o Dia internacional da Mulher na Comunidade de Inserção Renascer com diversos “mimos” às residentes.
  • Obras revelam fresco no tecto da capela do Colégio do Carmo

    Ordem Terceira de S. Francisco manifesta “grande vontade em recuperar o tecto agora descoberto”, mas reconhece não ter condições financeiras para realizar os trabalhos
  • Uma comovente história de vida

    Missionarias da CaridadeLembro-me de ler a história de dois meninos que foram encontrados em caixas de sapatos pelas Irmãs da Caridade da Madre Teresa de Calcutá, em zona de guerra do Iraque, mas só atentei bem no seu valor de testemunho quando há dias alguém me enviou um vídeo, onde um destes irmãos interpretava uma canção de John Lennon no programa Factor X.
  • Formação Catequética para o clero

    O Secretariado Diocesano da Catequese vai realizar no dia 29 de Abril uma jornada de Formação Catequética para os sacerdotes. Esta jornada irá ser orientada pelo Secretariado Nacional da Educação Cristã para reflectir sobre os novos projectos catequéticos, nomeadamente, o Despertar Religioso das crianças e a Escola Paroquial de Pais.
  • Ao Calor da Fogueira (17 de Março de 2013)

    O Tio Ambrósio está aí todo equipado, como quem vai para seguir viagem. Não me diga que eu adivinhei os seus pensamentos e vossemecê só estava à espera que eu o viesse convidar para ir com o Liberato e comigo a uma das muitas procissões de Passos que hoje se realizam um pouco por toda a Diocese…
  • Um Deus connosco

    Deus_connoscoUma das novidades mais importantes do cristianismo é a que está presente nas leituras da Missa deste Domingo.
  • Curso de Iniciação na EDMS

    EDMSConsistiu numa breve iniciação à linguagem musical em contexto de canto litúrgico. Participaram cerca de 50 alunos de 16 paróquias, nas manhãs de 8 sábados, desde 12 de Janeiro a 9 de Março.
  • Institutos Seculares em Jornada Formativa

    Ser secular consagrado é ser profeta do diálogo e da esperança!
     
    Cerca de meia centena de seculares consagrados dos vários institutos presentes em Portugal, no dia 9 de Março de 2013, estiveram num encontro de formação, em Coimbra, na sede da CNISP (Conferência Nacional dos Institutos Seculares em Portugal).
  • Novo Papa escolhe o nome de Francisco

    Papa FranciscoO novo Papa foi escolhido ao quinto escrutínio pelo colégio cardinalício, no passado dia 13 de Março. Jorge Mario Bergoglio nasceu há 76 anos na Argentina, filho de emigrantes italianos do Piemonte e era até a sua eleição arcebispo de Buenos Aires.
  • Os tremoços

    O tremoço é uma leguminosa da mesma família da ervilha e da fava e bastante rico nutricionalmente: possui três vezes mais proteínas e duas vezes mais fósforo do que o leite de vaca, uma quantidade elevada de cálcio, vitaminas E do complexo B, fósforo, potássio, ácidos gordos insaturados (ómega 3 e 6), ferro e fibras.
  • Dar poder às mulheres

    Segundo um alto funcionário da ONU para o direito à alimentação, a melhor estratégia para reduzir a fome no mundo é aumentar a educação e os direitos das mulheres: “Partilhar o poder com as mulheres é um atalho para reduzir a fome e a má nutrição e é o passo mais eficaz para concretizar o direito à alimentação”.
  • Um mundo cão

    Um japonês, de 75 anos, morreu depois de 25 hospitais se terem recusado a admiti-lo nas suas salas de urgência por 36 vezes, alegando falta de camas e de médicos.

  • Jornada de estudo sobre a Constituição Dogmática “Lumen Gentium”

    O Secretariado Diocesano da Catequese (SDEC) vai levar a efeito no próximo dia 16 de Março o terceiro encontro diocesano sobre o tema: “A Fé da Igreja”. Esta jornada que tem início pelas 10 horas, no Salão de S. Tomás, no Seminário Maior de Coimbra, vai versar sobre a terceira Constituição Dogmática «Lumen Gentium».
  • Recolha de roupa no Instituto Justiça e Paz para o projecto “Coimbra Abrigo”

    O projecto “Coimbra Abrigo”, desenvolvido pelo Rotaract Club de Coimbra, visa uma recolha de bens para a população sem-abrigo, nomeadamente, roupa e sapatos de homem (tamanhos grandes) e cobertores.
  • Celebração do perdão na igreja de S. Tiago

    O Secretariado Diocesano da Pastoral Universitária (SPDU) convida todos os cristãos para uma Celebração do Perdão, a ter lugar na igreja de S. Tiago (Baixa), no dia 18 de Março, pelas 21 horas. Esta celebração é a festa da misericórdia de Deus, maior que todas as nossas infidelidades. Quem quiser poderá aproveitar a oportunidade para se confessar a um sacerdote.
  • Adoração Eucarística com crianças e adolescentes

    O Secretariado Diocesano da Mensagem de Fátima vai realizar no próximo dia 23 de Março, na igreja de Nossa Senhora de Lurdes, em Coimbra, uma adoração eucarística com crianças e adolescentes que será orientado por Maria Emília Sousa Carreira, responsável nacional pela Adoração Eucarística a nível do movimento.
  • Dia Diocesano do Doente comemorado em Coimbra

    O Secretariado Diocesano do Movimento da Mensagem de Fátima realiza no próximo dia 16 de Março o Dia Diocesano dos Doentes da Diocese de Coimbra que já tenham feito um Retiro para Doentes, em Fátima, extensivo a todas as pessoas que já colaboraram nas respectivas Equipas de Apoio.
  • Cáritas de Coimbra inicia projecto “Cuidar é Amar”

    cuidar e amarA Cáritas Diocesana de Coimbra vai assinalar o quinto aniversário da Unidade de Longa Duração e Manutenção (ULDM) Farol com o projeto Cuidar é Amar, sensibilizando os mais novos para a importância de cuidar.
  • Portugueses “mais sensíveis” para ajudar os outros

    O presidente da Cáritas Diocesana de Coimbra, Padre Luís Costa, disse esta semana que os portugueses estão actualmente “mais sensíveis” para ajudar os outros com donativos em tempo de crise.
  • Agir (ou não) de boa-fé

    Manuel do Rosário Brandão

    Recentemente, falando ao telefone com pessoa profissional do Direito, neste caso falávamos de questões enquadráveis no direito civil, quando eu abordava factos antigos cujas decisões teriam ocorrido de boa-fé, pela sequência lógica da conversa, fiquei com a convicção de que, o meu interlocutor, desvalorizou o termo por mim aplicado.
  • Vai e não voltes a pecar

    Aldo Aveiro

    Em plena quaresma, urge que os baptizados se comprometam a testemunhar a Palavra. Isto é, que abram o seu coração para anunciar os valores cristãos que proporcionam uma plenitude de fé e de perdão.
  • Segunda oportunidade

    Gonçalo Lobo Xavier*

    No âmbito das funções que desempenho no Conselho Económico e Social Europeu, fui indicado como relator de um parecer sobre uma comunicação da Comissão Europeia, relacionada com o “Plano de Acção Empreendedorismo 2020 – Relançar o Espírito Empresarial na Europa”.
  • Igreja jovem e cheia de vigor em África

    Em 1910 a população católica na África Subsaariana era de 1 milhão e 220 mil, o que correspondia a menos de 1% da população católica a nível global.
  • Mais de 150 casas de cristãos incendiadas no Paquistão

    Uma discussão entre um cristão e um barbeiro que se recusou a atendê-lo terá estado na origem da mais recente onda de perseguição que levou à destruição de pelo menos 178 casas de cristãos na cidade paquistanesa de Lahore.
  • Escolas como veículos da “cultura” cristã

    Reforçar a educação católica enquanto “proposta credível” para a sociedade e implementar uma “economia de comunhão” entre os seus membros são dois dos principais objectivos da nova direcção da Associação de Escolas Católicas.
  • Crise económica dificulta fidelidade ao cristianismo

    - afirma o coordenador da Pastoral da Saúde

    Monsenhor Feytor Pinto, coordenador da Pastoral da Saúde, considera que “uma família em crise económico-social fica em grande em ruptura” e experimenta “grande dificuldade em ser fiel aos valores do Evangelho”.
  • Proximidade com leitores é trunfo da imprensa regional católica

    A proximidade com leitores é trunfo da imprensa regional católica, e deve ser aproveitado.
  • Pastoral do Turismo quer criar serviços em todas as dioceses

    A Obra Nacional da Pastoral do Turismo (ONPT), reunida na passada segunda-feira, em Fátima, definiu como “prioritária” a constituição de serviços dedicados a esta área em todas as dioceses do país.
  • Miranda do Corvo acolheu 700 alunos de EMRC

    Encontro EMRC (2)Realizou-se no passado dia 8 de Março, em Miranda do Corvo, o VI Encontro de alunos inscritos na disciplina de Educação Moral Religiosa Católica (EMRC) na Diocese de Coimbra. Estiveram presentes cerca de 700 alunos e professores que encheram aquela comunidade de vida e alegria.
  • O amor como critério de gestão

    Joao Pedro TavaresFalar de amor no mundo dos negócios parece utópico, mas não é! João Pedro Tavares, vice-presidente da Accenture veio a Coimbra comprovar a sua teoria. Convidado do Padre João Castelhano, do ciclo de Conferências Quaresmais da paróquia de S. José deu o seu belo testemunho de fé no mundo empresarial.
  • Paróquia de Santiago da Guarda: Dá-te + ao serviço

    Santiago da Guarda_Da-te +O grupo de voluntariado Dá-te + da paróquia de Santiago da Guarda realiza um serviço de voluntariado direcionado quase exclusivamente para as visitas aos idosos da freguesia de Santiago da Guarda.
  • Tentúgal celebra Paixão de Cristo

    No próximo fim-de-semana, Tentúgal celebra a solenidade da Paixão de cristo ou dos Passos do Senhor.
  • Carapinheira celebrou Senhor dos Passos

    Carapinheira_Via SacraAs cerimónias dos Passos do Senhor realizaram-se na Igreja Paroquial, devido ao mau tempo que impediu a realização da procissão.
  • A morte não é o fim da vida

    Isabel VarandaA segunda sessão das Jornadas Quaresmais da Paróquia de Soure realizou-se, dia 8 de Março, com a reflexão do tema “Mistério, Morte e Ressurreição”, apresentada por Isabel Varanda, professora da Universidade Católica de Braga.
  • Jovens em Dia de Missão

    No próximo sábado dia 16 de Março, na paróquia de Sinde, os jovens do 10º volume de catequese das 15 paróquias da Unidade Pastoral de Tábua, que se preparam para receberem o Crisma, vão viver um dia de Missão.
  • Celebrações da Semana Santa

    Mais uma vez as 15 paróquias da Unidade Pastoral de Tábua voltam a celebrar em conjunto a Semana Santa na igreja paroquial de Tábua.
  • Tábua: Reunião de Ministros da Celebração da Palavra

    Arciprestado Nordeste_ministros da PalavraNo passado sábado dia 2 de Março, em Tábua, reuniram-se com os seus dois párocos, os Ministros da Celebração da Palavra das 15 paróquias da Unidade Pastoral de Tábua para agendamento e distribuição do serviço para os próximos 2 meses.
  • Arganil: Peregrinação ao monte do Colcurinho

    Na noite do dia 22 para 23 de Março, de Sexta-Feira para Sábado de Ramos, as Comunidades Paroquiais do Alto Concelho de Arganil irão realizar uma caminhada a pé, de Coja até ao Monte do Colcurinho.
  • Escuteiros de Midões: Reunião com os pais

    No passado sábado dia 2 de Março, em Midões, os dirigentes do agrupamento de escuteiros de Midões reuniram com os pais. Como principal ponto da agenda teve a análise das possíveis formas de angariação de fundos para acabar de pagar a construção da sede.
  • Exploradores do arciprestado em actividade

    Arciprestado Nordeste _exploradores2No passado sábado dia 2 de Março, em Arganil, exploradores dos quatro agrupamentos de escuteiros da zona nordeste, São Paio de Gramaços, Côja, Arganil e Midões encontraram-se em Arganil para uma actividade conjunta intitulada “ Um risco do Arco – Íris para…”
  • Passo a Passo… a caminho da Páscoa

    Arciprestado Pombal_Passo a passoA Família Missionária Verbum Dei e a Rede Passo a Passo convidam todos os jovens com mais de 14 anos a viver uma Páscoa diferente.
  • Dia do Doente comemorado na Ilha

    Arciprestado_Pombal_ Dia do Doente 1A Paróquia da Ilha recebeu no sábado passado mais de uma centena de idosos do Arciprestado de Pombal para comemorar o Dia do Doente.
  • Conversas Quaresmais com D. António Couto e Madalena Abreu

    Desta vez, o Diálogo na Fé convidou a rezar e a falar da verdadeira oração. «A relação no “segredo” e o “segredo” da relação» foi o desafio lançado pelo Padre Luís Marques aos últimos convidados: D. António Couto, Bispo de Lamego e Madalena Abreu, professora do ISCAC e especialista em Marketing.
  • 48 horas de voluntariado em Figueira de Lorvão

    O Agrupamento de Escuteiros de Figueira de Lorvão realizou, no dia 23 de Fevereiro, a requalificação de um terreno paroquial, iniciando a construção de um parque de lazer na sede da freguesia.
  • Ao Calor da Fogueira (10 de Março de 2013)

    - Com estas modernices todas, agora já é difícil o carteiro bater-me à porta! Quase só o vejo uma vez por semana, quando vem entregar-me o “Amigo do Povo”, cuja leitura eu não dispenso, nem te digo há quantos anos…
  • Sacrifícios a mais

    O presidente da Cáritas Portuguesa disse há dias à agência Lusa que o Governo tem de dizer à “troika” que o “povo português não pode suportar mais sacrifícios” e que é urgente a criação de postos de trabalho em Portugal.
  • Um sem-abrigo honesto

    Um sem-abrigo devolveu um anel de diamantes que por descuido lhe caiu no copo de esmolas. A boa acção já lhe valeu uma recompensa suficiente para comprar casa. E a tendência é para aumentar...
  • Um Anjo enviado por Deus

    Foi em julho de 1996 que tudo começou. Numa viagem de férias às Filipinas, Jane Walker de 32 anos da cadeia de imprensa britânica Reed quis conhecer os bairros pobres de Manila.
  • Razões para amar a Igreja

    Hoje vou escrever sobre as razões que me levam a amar a Igreja. Sei que ao fazê-lo não estou muito na moda, porque agora o habitual é ouvir falar mal dela.
  • Um Deus Pai

    Filho prodigoNeste 4.º Domingo da Quaresma é lida nas Missas a parábola do filho pródigo (Lucas 15). Trata-se de um dos textos mais ricos e interessantes da Bíblia.
  • VATICANO II 50 ANOS DEPOIS (30)

    O CONCLAVE EM “MON CONCILE VATICAN II” DO PAPA EMÉRITO BENTO XVI
     
    Manuel Augusto Rodrigues
     
    1. As portas de Castelgandolfo fecharam-se exactamente às 20 horas do dia 28, cumprindo-se à risca o programa estabelecido, sem atrasos nem quartos de hora académicos! O Papa Emérito Bento XVI continua a sua peregrinação, mas de outra forma.
  • Conversão e misericórdia

    Aldo Aveiro

    Os cristãos são diariamente convocados a viverem uma vida em plenitude, em comunhão com Deus.
  • Caminhar para o essencial

    Jorge Cotovio
     
    O bispo de Bragança, em recente entrevista, referiu, na esteira de Bento XVI, que a Igreja tem de «caminhar para o essencial».
  • LOC/MTC promove encontros inter-diocesanos de formação

    Com o objectivo de aprofundar, debater e procurar respostas para os principais problemas com que se debatem hoje os trabalhadores e o mundo do trabalho, a LOC/MTC vai promover no dia 10 de Março, na Casa da Sagrada Família, em Coimbra, um dos três encontros interdiocesanos agendados, este, para a zona Centro.
  • Convívio Fraterno na Diocese de Coimbra

    O próximo Convívio Fraterno na Diocese de Coimbra vai ter lugar na Casa ComVida (Cáritas), na praia de Quiaios, de 24 a 27 de Abril de 2013.
  • Incoerências da nova lei do álcool

    Aires Gameiro
     
    Quando me pediram o meu comentário às novas alterações surgiu-me o termo incoerência e supremacia do poder da indústria do álcool sobre a saúde dos cidadãos.
  • Para a história…

    Fernando Perpétua

    Com o 25 de Abril de 1974, o dia da liberdade, toda a nossa sociedade sofreu profundas alterações em toda a maneira de ser, de estar e servir.
  • “Povo português não pode suportar mais sacrifícios” – alerta o presidente da Cáritas

    O presidente da Cáritas Portuguesa disse na passada semana à agência Lusa que o Governo tem de dizer à “troika” que o  “povo português não pode suportar mais sacrifícios” e que é urgente a criação de postos de trabalho em Portugal.
  • Igreja do Porto propõe alternativa para quem não pode ir às Jornadas Mundiais da Juventude

    Os jovens que não podem ir em Julho ao Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) estão a ser convidados pela Diocese do Porto a participar no «Rio in Douro».
  • Patriarca alerta para “perspetivas individuais” na afirmação da fé

    A terceira catequese quaresmal do cardeal-patriarca de Lisboa, lida no passado sábado pelo bispo auxiliar D. Joaquim Mendes, alertou para o risco de sobrepor “perspectivas individuais” à própria Igreja na afirmação da fé.
  • Bispo das Forças Armadas pede resignação

    O Bispo das Forças Armadas e de Segurança, D. Januário Torgal Ferreira, completou no dia 28 de Fevereiro 75 anos de idade e apresentou a sua renúncia ao cargo, conforme determina o Código de Direito Canónico. O prelado revelou que fez o pedido no dia 18 de Dezembro e já teve a indicação de que o mesmo foi “aceite”, embora tenha de esperar pela confirmação oficial da decisão do novo Papa.
  • Estamos em “Sede Vacante”

    Papa Bento adeusEstamos desde do dia 28 de Fevereiro, sem pastor supremo.
  • O último adeus de Bento XVI

    Bento XVI. adeusNo seu último adeus enquanto Papa, Bento XVI comoveu-se na varanda de Castel Gandolfo e prometeu que vai rezar pela Igreja.
  • Sé de Coimbra encheu-se para celebração de acção de graças

    A Catedral de Coimbra encheu-se em celebração de acção de graças pelo Papa Bento XVI e pelo seu pontificado.
  • Via Sacra de Dornes

    O Bispo de Coimbra, D, Virgílio Antunes vai presidir, no dia 24 de Março, à Via Sacra de Dornes (Ferreira do Zêzere), um percurso de quatro quilómetros, que se inicia nos Cruzeiros e termina no Santuário de Nossa Senhora do Pranto.
  • Festa de Carnaval

    Tabua. velhinhasNo passado dia 11 de Fevereiro, à tarde, realizou-se no Lar S. José da Santa Casa da Misericórdia de Tábua, a Festa de Carnaval.
  • 80º Aniversário da Santa Casa da Misericórdia de Tábua

    Tabua. Santa Casa da MisericordiaA Santa Casa da Misericórdia de Tábua, celebra no próximo dia 18 de Abril de 2013 o seu Aniversário comemorando 80 anos ao serviço das populações de Tábua no combate à pobreza, à exclusão social, às desigualdades sociais, sem descorar a moral e os bons costumes da doutrina cristã.
  • Dia do Doente

    No próximo sábado, dia 9 de Março, será celebrado o dia do Doente para o Arciprestado de Pombal. Será na Igreja de S. José da Ilha com início às 10 horas.
  • Crianças preparam a primeira Reconciliação

    Pombal_Catequese2A primeira Reconciliação das crianças da paróquia de Pombal irá realizar-se sábado de manhã na Igreja do Cardal. Os meninos e meninas que, no próximo dia 14 de Abril, irão fazer a sua primeira Comunhão estão conscientes dos pecados desagradam ao Senhor e preparam-se para os confessar ao sacerdote que os irá assistir na sua Festa do Perdão.
  • Via-sacra interparoquial: de Samuel à Carapinheira

    As oito comunidades cristãs confiadas aos padres José Luís Ferreira e António Joaquim Domingues, do Instituto Missionário do Preciosíssimo Sangue, sedeado em Verride, voltam a unir-se nesta Quaresma 2013, com a realização da Via-sacra entre comunidades.
  • Torre venerou Nossa Senhora da Piedade

    A comunidade cristã da Torre, freguesia de Montemor-o-Velho, venerou Nossa Senhora da Piedade, com fé e devoção, no passado fim-de-semana.
  • Comunidade de Soure convidada a sorrir em tempo de crise

    Soure_Juan_AmbrosioAs Jornadas Quaresmais do Arciprestado do Baixo Mondego iniciaram na sexta-feira passada, no salão Paroquial de Soure, com uma proposta de vida: “Fé Feliz”. Juan Ambrósio, professor de Teologia, “amigo” da comunidade de Soure, é o seu autor.
  • Paróquias comemoram Passos do Senhor

    Senhor dos PassosAs comunidades paroquiais de Carapinheira, Tentúgal e Montemor, mantendo a tradição, celebram o Senhor dos Passos, festividade quaresmal de preparação para a celebração da Páscoa.
  • Arazede: celebração ecuménica

    DMO 2013 (95)“Era forasteiro e me hospedastes” foi o tema central do Encontro Ecuménico do Dia Mundial de Oração, realizado dia 1, na Igreja Matriz de Arazede.
  • Imagem da Rainha Santa exposta à veneração dos fiéis

    Rainha santa 04-07-2012 (3)A imagem da Rainha Santa Isabel, obra do escultor Teixeira Lopes, que havia sido retirada para o Coro Baixo como medida cautelar, encontra-se novamente exposta à veneração do público, resguardada, junto às grades do Coro Baixo, ao fundo da Igreja da Rainha Santa.
  • Saúde em Português coopera com Cabo Verde

    A associação conimbricense Saúde em Português concluiu, com êxito, a instalação de um projecto de promoção para a segurança alimentar e nutricional, em Cabo Verde.
  • Cáritas recolhe 26 mil euros em quatro dias

    Caritas_peditorio_3A Cáritas Diocesana de Coimbra recolheu 26 mil euros, no peditório público realizado de 28 de Fevereiro a 3 de Março, anunciou a instituição liderada pelo Padre Luís Costa.
  • Medicamento em rede solidária

    “Devido à escassez de recursos económicos, as pessoas em situação de maior dificuldade não têm conseguido manter os seus gastos com os cuidados de saúde, optando por dar prioridade a outros bens, nomeadamente os bens alimentares, renda da habitação, educação dos filhos, entre outros”, lê-se na informação da Divisão de Desenvolvimento Social e Família.
  • Domingo de Páscoa (8 de Abril de 2012)

     

    Entrada
        Ressuscitado e Eis-me............................................................ CEC I 125
        O Senhor Ressuscitou verdadeiramente............................. CEC I 126
        O Senhor Ressuscitou............................................................. CEC I 176
        Ressuscitou o bom pastor...................................................... CEC I 140
  • CONFERÊNCIA QUARESMAL DE SOURE - NOVA EVANGELIZAÇÃO - ANÚNCIO E EXPERIÊNCIA


    1. OBSTÁCULOS PARA A EVANGELIZAÇÃO
  • Semana Santa na Catedral de Coimbra

     

    Lava-pes

    A Igreja de Coimbra celebra, na Catedral, o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.
    As celebrações são presididas por D. Virgílio Antunes.

  • Código Europeu contra o cancro

    Um estilo de vida mais saudável permite evitar certas formas de cancro e beneficiar a saúde em geral.
  • Um dia de retiro

    O Instituto Servas do Apostolado da Diocese de Coimbra, leva a efeito um Retiro, no Sábado, dia 14 de Abril de 2012, das 9:30 até às 17:30 horas, na Quinta de Santo António, Almegue.
  • Faleceu o Padre Carlos Furtado

    No passado dia 17 de Março, faleceu o Padre Carlos Manuel Furtado dos Santos, natural da freguesia de Pussos do concelho de Alvaiázere, vítima de desastre de viação.
  • Deus encontrou-o (2)

    “O senhor lembra-se do que me disse na última aula?!”
  • À sombra do castanheiro (1 de Abril de 2012)

    – Santas tardes, Tio Ambrósio!
    – Vem com Deus, Carlos! Pelos vistos, boa disposição é coisa que não te falta. Com esse sorriso, de orelha a orelha, não consegues enganar ninguém.
  • CNE: Cenáculo promoveu debate e reflexão

    Cerca de setenta jovens provenientes de 17 agrupamentos da diocese participaram nos dias 16 e 17 de Março, no Colégio da Imaculada Conceição, em Cernache, no Cenáculo Regional de Coimbra.
  • Alunos de EMRC e da Catequese partilham experiências

    - Direcionado aos alunos de EMRC do Agrupamento de Escolas de Castanheira de Pera, Escolas Secundárias D. Dinis em Coimbra e Catequese da Paróquia de S. Salvador em Miranda do Corvo

  • NEM SÓ DE PÃO… (8 de Abril de 2012)

    Ressuscitou verdadeiramente

    Estamos em Domingo de Páscoa, o Dia que o Senhor fez. Estamos a celebrar o maior acontecimento da História humana e da nossa fé: a ressurreição de Jesus Cristo. Há que manifestar a nossa alegria cantando Aleluias!
  • Domingo de Páscoa (8 de Abril de 2012)

    A Palavra de Deus
  • Viver e celebrar a Semana Santa

     

    . Aldo Aveiro

    No próximo Domingo, os crentes celebram o Domingo de Ramos (VI Domingo da Quaresma), início da Semana Santa que vai culminar com a Páscoa do Senhor. Os Ramos santos fazem-nos lembrar que somos baptizados, filhos de Deus, membros de Cristo, participantes da Igreja, defensores da fé católica. Neste dia, a Igreja celebra a entrada de Cristo em Jerusalém, para cumprir o seu mistério pascal.
  • A Paixão de (por) Cristo

    . Jorge Cotovio
     
    Os acontecimentos da “paixão” e morte de Cristo, que vamos reviver na próxima semana, são de uma riqueza extraordinária. Perante tal cenário assombroso, vou procurar olhar para este quadro de amor numa ótica talvez não muito comum, na fidelidade à mensagem evangélica e à minha consciência de “filho muito amado” deste Deus.
  • Papa no México pede liberdade religiosa

    Bento XVI_mexicoBento XVI concluiu no passado Domingo a sua primeira visita ao México, maior país católico de língua hispânica, onde deixou vários alertas contra a criminalidade, a violência e o narcotráfico que provocaram dezenas de milhares de mortes.
  • Processos de declaração de nulidade de matrimónio têm vindo a crescer nas dioceses do sul

    O número de processos de declaração de nulidade de matrimónio interposto por católicos das dioceses do Sul de Portugal tem vindo a “crescer constantemente”, segundo o vice-presidente do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Évora, Beja e Algarve.
  • Viseu regista quebra de 40 por cento na prática dominical

    A Diocese de Viseu registou uma quebra de 40 por cento no número de participantes nas missas dominicais ao longo das últimas duas décadas em 20 anos, segundo os dados dos últimos recenseamentos ali realizados.
  • Crise: Comissão Nacional Justiça e Paz defende mudança colectiva

    A Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP), da Igreja Católica, lançou no passado dia 16 de Março um apelo à “mudança de vida” pessoal e coletiva para remover as causas que conduziram à atual crise e evitar novas crises semelhantes.
  • Fátima: presidente do Conselho Pontifício da Cultura vai presidir à peregrinação de Maio

    Gianfranco_RavasiO presidente do Conselho Pontifício da Cultura (CPC), organismo da Santa Sé, vai presidir à peregrinação internacional dos dias 12 e 13 de Maio, em Fátima, revelou o bispo da diocese.
  • Pastoral dos Ciganos apela a maior integração da comunidade

    ciganos2A Igreja quer mais ciganos integrados na sociedade portuguesa e o director da Obra Nacional da Pastoral dos Ciganos, Frei Sales Dinis, sublinha que a mudança de mentalidades deve estender-se à própria Igreja.
  • Cardeal-Patriarca valoriza tradição dos feriados

    O cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, afirmou que a importância dos feriados religiosos decorre da sua importância histórica e tradição no país.
  • Presidente das Misericórdias: “Quando cairmos para o lado, é Portugal que cai”

    Manuel Lemos 2“Quando cairmos para o lado, é Portugal que cai”, advertiu na passada segunda-feira, o presidente da União das Misericórdias Portuguesas (UMP) referindo-se ao estrangulamento de que se queixam muitas das 392 instituições que integram a organização.
  • Casas voltam a perder valor

    Os bancos voltaram a cortar no valor médio da avaliação das casas. O preço por metro quadrado situou-se em Fevereiro nos 1055 euros, traduzindo uma quebra de 0,8% em relação ao mês anterior.
  • Passos Coelho diz que há “boas notícias” quanto ao endividamento e défice

    O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, quis deixar no passado Domingo “uma palavra de esperança” aos portugueses no encerramento do Congresso do PSD e disse que há “boas notícias” quanto à evolução do endividamento, do défice interno e do défice externo. Segundo o primeiro-ministro e presidente do PSD, Portugal está a reduzir as suas necessidades de endividamento, não devendo precisar de “financiamento adicional” em 2013, ano que voltou a apontar também como o da “retoma da economia” portuguesa. Quanto ao défice externo, o primeiro-ministro referiu que “graças às empresas, aos seus trabalhadores e administradores”, este diminuiu para “cerca de 8 por cento do produto em 2012”.
  • Fraude de 270 milhões em obras nas escolas

    A auditoria do Tribunal de Contas (TC) à Parque Escolar detetou 270 milhões de despesas ilegalmente autorizadas. O relatório já está no Ministério Público, que vai investigar as eventuais infrações financeiras.
  • Medicamentos vão ficar mais baratos

    Os medicamentos de marca vão ficar mais baratos a partir de 1 de Abril e, no mês seguinte, será a vez dos remédios genéricos descerem de preço. “Os remédios de marca devem ficar, em média, cerca de 4% mais baratos” e “um mês de pois, a 1 de Maio, será a vez dos genéricos. Neste caso, a descida de preços deverá ser bem mais significativa podendo chegar, em média, aos 20%”, refere o Diário Económico.
  • Seca em Portugal vai ser discutida em Bruxelas em Abril

    Está marcada para dia 19 de abril uma reunião com o comissário europeu da agricultura, Dacìan Ciolos, para debater o “ponto de situação” sobre a seca, segundo revelou, na passada segunda-feira, a ministra da cultura, Assunção Cristas.
  • Aumenta o número de casais desempregados

    O número de casais com ambos os cônjuges desempregados disparou 73,2% em Fevereiro face a igual período do ano passado e já atinge os 7.192 casais, o valor mais elevado desde que esta informação é divulgada.
  • Manuela Eanes denuncia problemas das crianças mal tratadas

    Os técnicos do Instituto de Apoio à Criança (IAC) encontram no ano passado mais de 110 crianças nas ruas de Lisboa e receberam outras 49 denúncias de menores que tinham fugido das instituições ou simplesmente deambulavam pela cidade. As denúncias partiram da presidente da IAC, Manuela Eanes, que relatou a situação actual, onde muitas crianças continuam a ser mal tratadas e abusadas sexualmente.
  • Desempregados têm descontos e entradas gratuitas em museus e teatros a partir de hoje

    Os desempregados podem, a partir desta semana, entrar de graça nos museus, monumentos e palácios tutelados pelo Governo e ter descontos para espetáculos nos teatros nacionais. A Secretaria de Estado da Cultura (SEC) revelou a medida, justificando que, desta forma, pretende que as pessoas que têm hábitos culturais não tenham “o seu acesso à cultura limitado por se encontrarem numa situação de desemprego”.
  • Alunos do 4º ano terão provas finais nacionais em 2013

    Os alunos do quarto ano de escolaridade passarão a realizar provas finais nacionais no final do ano lectivo, anunciou na passada segunda-feira, em conferência de imprensa, o ministro da Educação, Nuno Crato. A medida, que será aplicada pela primeira vez no próximo ano lectivo, é uma das novidades anunciadas pelo governante. De acordo com o ministro, que apresentou a versão final da revisão da estrutura curricular do ensino básico e secundário, as notas daquelas provas deverão valer cerca de 30 por cento na classificação do aluno no fim do ano letivo. Nuno Crato afirmou que esta decisão ainda não está tomada, mas que deverá ser “muito provavelmente” idêntica à estabelecida para o 6º ano.
  • Alunos com dificuldades terão mais apoio mas serão separados das turmas

    As escolas do ensino básico vão poder organizar os alunos em função do seu nível de conhecimentos e dificuldades, anunciou o ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato. A promoção da homogeneidade das aprendizagens figura entre as medidas que o ministério pretende implementar para garantir um melhor acompanhamento dos alunos, refere esta terça-feira o jornal Público.
  • Ministério da Saúde quer eliminar das listas utentes que já morreram e duplas inscrições

    Os centros de saúde vão contactar os utentes que não vão ao médico de família há mais de três anos. O objetivo é eliminar os utentes que já faleceram e as duplas inscrições. Quem não responder ficará sem médico de família.
  • Electricidade vai aumentar a cada três meses

    A partir de Julho, a factura da luz vai aumentar, a cada três meses, para 950 mil consumidores, que vão ter de escolher um fornecedor de energia ao abrigo da liberação do mercado energético imposto pela troika. Não há limite máximo para o aumento das tarifas de transição.
  • Prestação da casa vai ficar mais barata

    A queda das taxas de juro no mercado traz boas notícias para quem está a pagar um crédito à habitação ao banco. Segundo o Jornal de Negócios, a prestação da casa vai descer nos empréstimos com taxas variáveis de seis em seis meses, e pela segunda vez nos contratos de mais curto prazo. A margem para novas descidas é, no entanto, agora mais reduzida.
  • Bispo de Coimbra alerta para a necessidade de uma nova evangelização

    D. Virgilio 9- Nas jornadas Quaresmais dos Arciprestados de Alfarelos e Soure
     
    A Igreja institucionalizou-se, os cristãos deixaram de ter interesse por Deus. O Bispo de Coimbra fez na última sessão das jornadas quaresmais do arciprestado de Alfarelos e Soure, um retrato da situação actual, alertando para a necessidade de uma nova evangelização.
  • Jornadas Quaresmais

    Lino Maia 1Igreja deve ser “estalagem” para tratar as pessoas
     
    Recordando as palavras proferidas por Bento XVI, a 13 de Maio de 2010, num encontro com os agentes da Pastoral Social em Portugal, em Fátima, o Padre Lino Maia afirmou que a “Igreja é chamada a ser uma estalagem onde as pessoas possam ser tratadas, para depois poderem ser restituídas à sociedade”. Esta afirmação foi proferida, no dia 23 de Março à noite, nas Conferências Quaresmais de S. José, subordinadas ao tema “Da Crise à esperança”.
  • Assembleia Diocesana da Cáritas de Coimbra

    Marcelo Rebelo de Sousa (12)- Marcelo Rebelo de Sousa sugere que se dê maior importância às famílias
     
    O conhecido comentador político da televisão, Marcelo Rebelo de Sousa, sugeriu, em Coimbra, na presença de centenas de pessoas, que se dê uma maior relevância às famílias, porque essas, nem a melhor escola pode substituir
  • Embaixadora de Cabo Verde de visita a Coimbra

    A nova embaixadora de Cabo Verde em Portugal fez hoje no passado dia 20 de Março, ao consulado em Coimbra, a primeira visita oficial fora de Lisboa, tomando contacto com o trabalho desenvolvido junto de mais de meio milhar de cabo-verdianos aqui a estudar e a residir. A embaixadora Madalena Neves foi recebida pelo cônsul honorário de Cabo Verde em Coimbra, o professor universitário Agostinho Almeida Santos, com quem teve uma reunião de trabalho, tendo descerrado nas instalações do consulado a fotografia do Presidente da República daquele país lusófono.
  • Associação de Defesa e Apoio da Vida recebe esmolas do Presépio de Cabral Antunes

    Maria José Azevedo, vice-presidente da Câmara, entregou, no passado dia 23 de Março, à presidente da Associação de Defesa e Apoio da Vida (ADAV), Ana Maria Ramalheira, um cheque no valor de 548 euros e 80 cêntimos. Receita proveniente dos donativos deixados junto do Presépio de Cabral Antunes, que esteve exposto no átrio da Câmara Municipal de Coimbra durante a época natalícia. A ADAV que nascei em 1999, foi logo reconhecida como entidade IPSS, com estatuto de utilidade pública, presta apoio a cerca de 400 famílias.
  • Olimpíadas de Matemática: Dois estudantes de Coimbra conquistaram a medalha de ouro

    Dois estudantes de Coimbra conquistaram a medalha de ouro na 30.ª edição das Olimpíadas da Matemática, que se realizou de 23 a 25 de Março, na Escola Secundária Domingos Sequeira, em Leiria. Frederico Miguel Almeida Simões, aluno do 6.º ano, da Escola Básica Eugénio de Castro, e Henrique Cravo Esteves dos Santos, do 9.º ano da Escola Básica 2,3 Martim de Freitas, conquistaram o prémio respectivamente na Categria Júnior (6.º e 7.º anos) e na Categoria A (8.º e 9.º ano). O objectivo é incentivar o gosto pela matemática e mostrar que os números não são um “papão”, referiu o ministro da Educação, Nuno Crato, na cerimónia da entrega dos prémios.
  • Jovens rotários limpam os grafittis da Alta

    Um grupo constituído por 23 jovens muniu-se de tintas, rolos e trinchas nas mãos e começaram a limpar os grafittis que se encontram nas paredes dos departamentos de Física e Química, no Colégio de S. Jerónimo e nas traseiras da Faculdade de Direito. Eduardo Martins, responsável pela organização, diz que foram cobertos 85 por cento dos grafittis que existiam no Pólo I da Universidade, com uma tinta primária. No próximo sábado, o grupo regressam ao trabalho, para deixar as paredes totalmente limpas e devolver a boa imagem ao nosso património.
  • Advogado de Coimbra morre em queda de aeronave

    O advogado de Coimbra António Vieira Conde, de 51 anos, é a vítima mortal da queda de um motoplanador, que ocorreu no passado Domingo, numa localidade do concelho de Águeda. O piloto, praticante de voo à vela, deslocou da Pista do Casarão, do Aeroclube de Águeda, e despenhou-se, aparentemente a pique, numa zona agrícola, quando já preparava a aterragem. António José Vieira Conde era licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa e geria uma sociedade de advogados no Edifício Arnado, em Coimbra.
  • Pacheco Pereira dá aula sobre “Educação para os Media”

    José Pacheco Pereira protagoniza uma aula sobre “Educação para os Media” na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), a convite do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20). A sessão decorre a 16 de Abril e é aberta ao público em geral.
  • Marinho Pinto acusa, em Coimbra, polícia de ter “tiques de ditadura”

    O bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho Pinto, acusou no passado dia 23 de Março a polícia de “continuar com tiques de ditadura” e pediu a responsabilização dos agentes que terão agredido dois jornalistas, na manifestação de 22 de Março, em Lisboa. “Não houve actos de violência que se justificassem a violência policial”, criticou o bastonário, após ter falado sobre “Cidadania, Justiça e Estado de Direito”, aos alunos da Escola Secundária Infanta D. Maria.
  • Jovem de 16 anos recebeu transplante de fígado em Coimbra

    O primeiro transplante hepático pediátrico realizado desde a reabertura deste serviço em Coimbra foi realizado, na passada segunda-feira de madrugada, a uma jovem de 16 anos. Fonte do Ministério da Saúde revelou à agência Lusa que a operação correu dentro do esperado e a rapariga encontra-se a recuperar do transplante de fígado. Os transplantes hepáticos pediátricos foram suspensos em Julho de 2011, devido à saída do único cirurgião especialista nesta área em Portugal, Emanuel Furtado, dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC-CHUC), tendo o serviço sido reativado em meados deste mês.
  • Convívio Fraterno: 23 jovens dizem “sim” a Cristo

    Convivio FraternoCerca de 23 os jovens participaram de 22 a 35 de Março num Convívio Fraterno, que teve lugar, na casa ComVida, na Praia de Quiaios. E porque o Amor do Pai não tem fronteiras, aos jovens provenientes das várias paróquias da nossa Diocese, juntaram-se jovens da Missão Católica Portuguesa de Londres.
  • Coimbra recebeu encontro nacional do Movimento de Apostolado de Adolescentes e Crianças

    ENCA3O MAAC (Movimento de Apostolado de Adolescentes e Crianças) realizou no dia 25 de Março de 2012, no Instituto Missionário Sagrado Coração (Padres Dehonianos) em Coimbra, o seu Encontro Nacional de Crianças e Adolescentes (ENCA).
  • “É urgente refazer em toda a parte o tecido cristão da sociedade”

    Jose Carlos Carvalho- Afirmou José Carlos Carvalho aos consagrados dos institutos seculares reunidos em Coimbra
     
    “Só uma nova evangelização poderá garantir o crescimento de uma fé límpida e profunda, capaz de converter as tradições de piedade e de religiosidade popular cristã, património moral e espiritual que ainda restam, numa força de liberdade autêntica.
  • Encontro Diocesano da Mensagem de Fátima (Act.)

    Mons. Luciano GuerraMons. Luciano Guerra fala sobre o sofrimento
     
    A Igreja de Nossa Senhora de Lurdes, em Montes Claros, Coimbra, acolheu no passado dia 24 de Março, o quarto Encontro Diocesano da Mensagem de Fátima. Este ano inscreveram-se cerca de 434 pessoas, entre doentes e seus familiares que já participaram em retiros para doentes que o Santuário de Fátima promove todos os anos.
  • Conhecer Jesus

    Ontem como hoje há um sem-número de pessoas que desejam conhecer Jesus, como aqueles gregos do Evangelho de hoje. Na Europa e nos países de tradição cristã a grande parte das pessoas podem achar que já o conhecem suficientemente, embora isso poucas vezes seja realidade. Há muita gente que o procura apenas por interesse egoísta mas não pratica os seus mandamentos.
  • A rúcula

    A rúcula pertence à família das crucíferas a mesma do nabo, repolho, brócolos, etc.. Quando cultivada durante os meses frios, possui um sabor mais picante.
  • Aborto e sexo do bebé

    Algumas clínicas privadas britânicas praticam abortos em grávidas que ao saberem o sexo do bebé desistem da gravidez principalmente quando são fetos femininos, avançou o diário britânico The Daily Telegraph.
  • Ciência converte ateu

    O ex-ateu Antony Flew, que faleceu em 2010 aos 87 anos, era conhecido por seu activismo contra a fé.
  • Número de católicos

    O Vaticano acaba de anunciar que o número de católicos aumentou 15 milhões em todo o mundo em 2010 face a 2009, para se cifrar em 1,196 mil milhões, graças a aumentos registados em África e na Ásia.
  • Ao calor da fogueira (25 de Março de 2012)

    – A Joana prometeu voltar, Tio Ambrósio!
  • Domingo de Ramos (1 de Abril de 2012)

    PROCISSÃO
    (Se houver)
  • NEM SÓ DE PÃO… (1 de Abril de 2012)

    Era o Filho de Deus

    Jesus não é só a revelação de Deus, é também a revelação do homem. Ele é, na verdade o Filho do Homem, o Homem na plena realização do desígnio de Deus, aceitando livremente a condição de criatura respondendo ao amor do Pai por uma entrega incondicional na obediência. Como não é possível amar O Pai sem envolver no mesmo amor todos os filhos, assim vemos Jesus quebrar todas as barreiras que privilegiavam uns em detrimento de outros. Já na Antiga Aliança o mandamento que resumia toda a Lei e os profetas, ou seja, toda a Palavra era amar a Deus, com todo o coração e ao próximo como a si mesmo. A grande novidade consiste em saber quem é o próximo. Na Antiga Aliança, o próximo era obviamente aquele que estava perto, o membro do mesmo povo, da mesma raça, súbdito da mesma lei. Na Nova Aliança, próximo é aquele de quem nos aproximamos.
    Amar assim é amar como Jesus amou. Pois, amar quem me, ama, quem me faz bem, quem é simpático, isso é de qualquer pagão. Agora amar quem me ofende, quem me persegue, amar o meu inimigo... isso é de Deus e de quem deve ser perfeito como é perfeito o Pai do céu. Perante tamanha exigência, compreendemos a insistência de Marcos em sublinhar dois aspectos da Paixão de Jesus: a sua solidão e o seu silêncio.
     
    A SOLIDÃO
    Na «hora» as multidões abandonaram-n'O. Os discípulos, incapazes de O acompanharem, adormecem e depois fogem. Diante do Sinédrio ninguém se apresenta para O defender mas é possível encontrar duas testemunhas que depõem contra Ele. O próprio Pai parece ausente...
    Situações análogas encontramo-las na vida de qualquer cristão que queira manter-se fiel à verdade e à justiça num mundo marcado pela inverdade e pela injustiça.
    E possível que nos encontremos sós, abandonados de todos, até de amigos e familiares. Podemos chegar a duvidar se estamos a trilhar o caminho certo, se Deus estará do nosso lado. É o momento de nos entregarmos ao mistério incompreensível de Deus, não um Deus à nossa medida, mas um Deus capaz de resolver no infinito do seu amor todas as perguntas que se levantam no nosso coração angustiado. «Sei que não ficarei envergonhado» (1." Leitura).
    O SILÊNCIO
    Perante o Sinédrio só abre a boca quando o sumo sacerdote o intima com autoridade a que diga se é o Messias. Perante Pilatos, nada responde a não ser quando este lhe pergunta se é o rei dos Judeus. Que sim. Agora já não há perigo que o aclamem como aos outros senhores que dominam sobre os súbditos. É Rei, sim, mas ao divino, para servir: rei-escravo. Na cruz, a única palavra que Marcos põe na boca de Jesus é a temível pergunta que exprime o supremo abandono: meu Deus porque me abandonaste? Resta apenas a palavra silenciosa que resume toda uma vida que se entrega na total confiança.
     
    O FILHO DE DEUS
    Quando surgir a tentação de nos escandalizarmos com o silêncio de Deus perante a injustiça de tantas situações, a mentira de tantos poderes constituídos, a inutilidade aparente de tantas vidas, e mais ainda quando isto nos diz respeito podemos lembrar-nos de olhar para Jesus como para mais um escravo que morre crucificado, em vez de se rir de um Deus que não vem salvar quem n'Ele confiou, exclama: «Na verdade, este homem era o Filho de Deus».
  • Domingo de Ramos (1 de Abril de 2012)

    A Palavra de Deus
  • Pára, escuta e olha …para agir!

    . Aldo Aveiro
     
    As dimensões baptismal e penitencial estão presentes no espaço quaresmal para fortalecer a Vida através do jejum, oração e caridade, e, assim, motivar os crentes a crescerem na fé e no compromisso cristão.
  • Trabalho, Emprego e Profissionalismo

    . Mário Nunes

    Nas nossas actividades mutualistas deslocamo-nos, periodicamente, para fora de Coimbra, viajando para outras regiões do país em missão de trabalho com dirigentes de mutualidades e com agentes do mutualismo, representando a A Previdência Portuguesa. Um trabalho agradável e de empenhado sentido social, económico e cultural.
  • Fé e Compromisso - É muito bom estar vivo

    . José Dias da Silva

    Nestes dias, em que sem perceber bem o que isso seja, faço setenta anos, a tentação é olhar para o passado, que já cristalizou e ninguém pode mudar, em vez de olhar para o futuro, única coisa que podemos ajudar a construir.
  • Bispo de Coimbra precede às nomeações dos Diáconos Permanentes

     

    O Bispo de Coimbra, D. Virgílio do Nascimento Antunes, procedeu à nomeação de todos os diáconos permanentes da Diocese.
  • Nova direção da Casa de Repouso de Penacova

    O Bispo de Coimbra procedeu à nomeação de uma nova direção da Casa de Repouso de Penacova. Será o seu novo diretor o Padre Pedro Alexandre Pinto dos Santos, actualmente chefe de Gabinete Episcopal. Colaborará nesse trabalho o Diácono Jorge Manuel Dourado Vieira
  • Cónego Sertório Martins é o novo presidente do Cabido

    O Cabido da Sé de Coimbra procedeu a eleições para os seus diversos cargos dirigentes. O Cónego Sertório Baptista Martins foi eleito presidente do Cabido, tendo substituído o Monsenhor Cónego Manuel Leal Pedrosa, até agora o Deão da Catedral;
  • “Esta é a hora dos cristãos”, diz Núncio Apostólico na Síria

    O Núncio Apostólico na Síria considera que está chegada a altura dos cristãos se mobilizarem no país. O estado de desagregação a que chegou a nação exige um testemunho de caridade, considera monsenhor Mario Zenari.
  • Liberdade religiosa mais precária na Europa

    A liberdade de acção dos cristãos na Europa é cada mais precária, alerta a Comissão das Conferências Episcopais da Europa (COMECE) a propósito do relatório de 2011 do Observatório sobre a Intolerância e Discriminação Religiosa na Europa, conhecido esta segunda-feira.
  • Bento XVI realiza viagem apostólica a Cuba

     

    Bento_XVIUma viagem de 22 mil quilómetros vai levar Bento XVI pela primeira vez ao México e Cuba, entre os próximos dias 23 e 28 de Março, visitando respectivamente o segundo maior país católico do mundo e um bastião do comunismo.

  • Bento XVI vai ao Líbano em Setembro

    O papa Bento XVI vai visitar o Líbano de 14 a 16 de Setembro com uma mensagem de paz e unidade para os cristãos do Oriente, assegurou hoje o chefe da Igreja Melquita, o Patriarca Gregório III Laham. “O papa vem visitar-nos para reforçar os cristãos, para que estejam unidos, declarou o patriarca sírio, que foi recebido na passada quinta-feira por Bento XVI, segundo a agência de informações religiosas I.MEDIA. Bento XVI, afirmou o Patriarca, será também “um mensageiro de paz no Médio Oriente” numa altura em que a região é sacudida pelo violento conflito interno na Síria e que o diferendo israelo-palestiniano continua sem solução. Laham, que confirmava assim um projecto já referido várias vezes no Vaticano mas que não foi concretizado, explicou que será o primeiro a acolher Bento XVI a 14 de Setembro na basílica de São Paulo em Harissa, no alto da cidade costeira de Junieh. O Papa encontrar-se-á também certamente com o Patriarca Beshara Rai, da Igreja Maronita, uma das maiores igrejas católicas orientais, que tem a sua sede precisamente no Líbano. Bento XVI deverá encontrar-se com os jovens, os religiosos e as pessoas consagradas. Além de um encontro com as autoridades politicas, o Papa deverá encontrar-se também com líderes religiosos não cristãos e fazer breves visitas a certas igrejas cristãs.
    A 16 de Setembro, Bento XVI celebrará uma missa durante a qual entregará “a exortação apostólica” emitida nos trabalhos do Sínodo dos bispos em Outubro de 2010 consagrado à situação dos cristãos no Médio Oriente. O patriarca, que reside em Damasco, chefia a segunda maior comunidade católica do Oriente. Os melquitas são cristãos orientais de rito bizantino ligados a Roma desde 1724. Esta viagem ao Líbano vai ser a segunda de Bento XVI à região, depois da visita histórica que efectuou em maio de 2009 à Jordânia, a Israel e aos territórios ocupados. A visita ao Líbano já era esperada mas só agora foi confirmada. As maiores comunidades católicas do Médio Oriente encontram-se no Líbano, na Síria e no Iraque, mas por condições de segurança os dois últimos países estão fora de questão para uma visita Papal.
  • Vaticano coloca a bola novamente no campo dos “lefebvrianos”

    Santa Sé considera insuficientes os esclarecimentos prestados pela Sociedade de São Pio X, mas não fecha as portas a um futuro entendimento. O Vaticano respondeu à Sociedade Sacerdotal de São Pio X (SSPX), que reúne os seguidores do Arcebispo Lefebvre, dizendo que ainda não estão reunidas as condições para sanar a ruptura entre as duas entidades e convidando o superior da Sociedade a voltar a clarificar a sua posição até ao dia 15 de Abril. Os tradicionalistas da Sociedade de São Pio X estão em ruptura com Roma desde que Lefebvre ordenou quatro bispos sem autorização do Papa, tendo sido excomungado. Há vários anos que a Santa Sé e a Sociedade estão em conversações para tentar sanar a ruptura, algo que o Papa deseja muito, pode-se ler na nota, publicada no site do Vaticano. Depois de vários encontros a Santa Sé apresentou à SSPX em Setembro de 2011 a proposta de uma estrutura autónoma dentro da Igreja Católica caso aceitasse um preâmbulo doutrinal, cujo conteúdo foi mantido em sigilo. A Sociedade respondeu em Janeiro de 2012, mas segundo fontes citadas na altura pela imprensa italiana, em vez de um sim ou não claro, limitou-se a enviar documentação para clarificar as suas posições. Essa resposta foi agora considerada insuficiente pelo Vaticano que, todavia, não fecha as portas a um futuro entendimento, pedindo à SSPX que reveja a sua resposta. A Sociedade de São Pio X é composta por algumas centenas de milhares de fiéis, milhares de padres e seminaristas e quatro bispos. Os seus membros rejeitam muitas das inovações do Concílio Vaticano II, sobretudo a reforma litúrgica, a abertura ao diálogo inter-religioso e ecuménico e a aceitação do princípio da liberdade religiosa.
  • Congregação para Doutrina da Fé cria site para colocar documentos

    A Congregação para a Doutrina da Fé (CDF) anunciou a criação de um novo site para divulgar os documentos por ela emitidos. Segundo a nota publicada estes documentos são demasiado importantes para passarem despercebidos aos fiéis, “Os Documentos da CD são aprovados explicitamente pelo Santo Padre participam do Magistério ordinário do Sucessor de Pedro. Isto explica a importância de uma recepção atenciosa de tais pronunciamentos por parte dos fiéis e especialmente por aqueles que, em nome da Igreja, são responsáveis no âmbito teológico e pastoral”. A CDF anuncia que vai manter os seus documentos também no site oficial do Vaticano, mas que a sua consulta será mais fácil em www.doctrinafidei.va. As principais notícias, anuncia a Congregação, chefiada pelo Cardeal americano William Levada, estarão disponíveis em oito línguas diferentes, incluindo o português.
  • Papa convida a rezar para além dos seus “problemas pessoais”

    Bento XVI convidou, no passado dia 14 de Março, os católicos a rezarem sempre, para lá das suas “situações de dificuldade” ou “problemas pessoais”, durante a primeira catequese de um novo ciclo, dedicado à primeira comunidade cristã. O Papa dirigia-se a milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro, no Vaticano, para a audiência pública desta semana. Admitindo que são as dificuldades a levar, “muitas vezes”, os fiéis a procurarem “luz, conforto e ajuda” na oração. Maria ensina-nos a necessidade da oração e indica como apenas com uma ligação constante, íntima, plena de amor com o seu Filho podemos sair da nossa casa com coragem”, afirmou.
  • Vaticano condena discriminação de minorias étnicas e religiosas

    A Santa Sé manifestou-se, no passado dia 14 de Março, contra a discriminação de minorias étnicas e religiosas, que considera levaram a “manipulações” e “abusos” contra as populações. “A consciência dos seus próprios direitos cresceu enormemente entre as pessoas que pertencem a minorias étnicas, religiosas e linguísticas, mas, ao mesmo tempo, as violações desses direitos não cessaram”, indicou o arcebispo Silvano Tomasi, representante do Vaticano no Conselho dos Direitos Humanos da ONU, em Genebra, Suíça.
  • Papa recorda 22 crianças que morreram na Suíça

    O Papa lembrou no passado Domingo as vítimas do acidente na Suíça que provocou a morte de 28 pessoas, incluindo 22 crianças. Bento XVI dirigiu uma palavra de solidariedade às famílias das vítimas. “Que este tempo de Quaresma recentre as nossas vidas em Cristo, que tomou sobre si mesmo os nossos sofrimentos e as nossas tristezas. Confio-Lhe a dor dos pais belgas que, por causa do trágico acidente na Suíça, perderam os seus filhos, e aqueles que foram privados de estar com os seus entes queridos. Asseguro-lhes a minha solidariedade e a minha oração”, disse o Papa. Na oração do Angelus, Bento XVI, lembrou que na próxima quinta-feira se assinala o dia mundial da Água sublinhando a importância de permitir o de todos acesso a este bem precioso e limitado. “Espero que estas iniciativas ajudem a garantir o acesso equitativo de todos à água, de forma segura e suficiente, promovendo assim o direito à vida e à nutrição de todos os seres humanos e um uso responsável e solidário dos bens da terra, em benefício das gerações presentes e futuras”, disse ainda o Papa. Bento XVI pediu ainda a oração de todos pela viagem apostólica que inicia na próxima sexta-feira a Cuba e ao México: “Peço que rezem pela viagem Apostólica ao México e a Cuba na próxima sexta-feira. Confiemos à intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, tão amada e venerada nestes dois países que vou visitar.”
  • “Quaresma é toda a vida” – afirma António Pinto Leite

    A preparação para a celebração da Páscoa, ao longo do tempo da Quaresma, é uma referência na vida de António Pinto Leite, presidente da Associação Cristã de Empresários e Gestores, que procura um “propósito” para estes 40 dias.
  • Pedidos de ajuda à Cáritas aumentaram 90%

    A Cáritas Portuguesa vai avançar com ações de sensibilização para a poupança. O anúncio foi feito no dia 18 de Março, no final do Conselho Geral que se realizou em Leiria e onde o presidente da instituição também se manifestou preocupado com a situação dos emigrantes portugueses.
  • D. José Policarpo: “A caridade é luz para a fé”

    O Cardeal Patriarca diz que a solidariedade é uma palavra bonita, que hoje se usa a propósito de tudo, até às grandes experiências de caridade, mas lembra que “a caridade é uma forma sublime de solidariedade”.
  • 200 jovens combonianos sonham partir em missão

    Decorreu no passado fim-de-semana em Viseu o Encerramento do Ano Vocacional Comboniano. Um dos dias foi dedicado ao JIM - movimento juvenil comboniano, composto por jovens que sonham um dia partir em missão.
  • Viseu: Exposição dedicada a São Teotónio já ultrapassou as três mil visitas

    A exposição narrativa lançada pela Diocese de Viseu, para assinalar o 850º aniversário da morte do seu padroeiro, São Teotónio, já atingiu mais de três mil visitantes desde que foi inaugurada, há cerca de quatro semanas.
  • Coro de Santo Inácio lança “Fátima e a Eucaristia”

    - O CD tem um total de 15 faixas sobre a Mensagem de Fátima na sua íntima relação com a Eucaristia.
  • Novo responsável da Pastoral Juvenil quer fazer “mais e melhor”

    Responder aos desafios que a Nova Evangelização representa para a Pastoral Juvenil é o objetivo do Conselho Nacional da Pastoral Juvenil que se realizou no passado fim-de-semana em Fátima.
  • Guarda vai criar fundo diocesano de solidariedade

    O bispo da Guarda, D. Manuel Felício, considera que é necessário desenvolver o interior, promover a economia e politicas que aproximem as populações locais.
  • Governo quer proibir venda de álcool a menores

    O Governo está a ponderar proibir a venda de álcool a menores de idade, mesmo aos que têm mais de 16 anos, e pretende ainda baixar o limite máximo da taxa de alcoolemia para os recém encartados e para os condutores mais jovens, segundo revelou o secretário de Estado da Saúde, Fernando Leal da Costa, em entrevista à Antena 1.
  • Desempregados com entradas gratuitas nos museus

    Os desempregados podem, a partir de 27 de Março, entrar de graça nos museus, monumentos e palácios tutelados pelo Governo e ter descontos para espetáculos nos teatros nacionais, revelou a secretaria de Estado da Cultura.
  • Mais de metade do continente está em seca extrema

    A seca extrema já atinge mais de metade do território continental (53%), enquanto os restantes 47% estão em situação de seca severa, revelou o Observatório de Secas do Instituto de Meteorologia. No seu boletim quinzenal referente ao ponto de situação a 15 de março, o Observatório de Secas do Instituto de Meteorologia (IM) afirma que se trata de um “agravamento face à situação registada no final de fevereiro”, quando 68% do território continental estava em seca severa e 32% em seca extrema.
  • Subsídio de desemprego um ano mais longe dos trabalhadores independentes

    Os trabalhadores independentes vão ser obrigados a descontar durante dois anos para terem direito a receber subsídio de desemprego e não apenas um. As novas regras foram publicadas no passado dia 15 de Março, em Diário da República. O diploma estabelece o prazo de 48 meses consecutivos de descontos para acesso à prestação, por parte de quem trabalha a recibos verdes, ou seja, mais um ano do que o previsto. As novas regras entram em vigor a 1 de Julho.
  • Cáritas quer criar Linha de Apoio ao Emigrante

    O presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca, anunciou que irá ser criada uma linha de apoio aos emigrantes, capaz de auxiliar os portugueses no novo país de acolhimento. Esta é uma das ideias que consta das conclusões do Conselho Geral da Cáritas, que esteve reunido em Leiria no passado fim-de-semana.
  • Portugal à beira de um “tsunami” demográfico

    A presidente da Comissão Nacional do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, Joaquina Madeira, disse, no passado Domingo, que Portugal está à beira de “um tsunami” demográfico. “Esta questão da demografia é um “tsunami” e andamos um bocadinho distraídos. No Norte da Europa já se estão a tomar medidas e nós, povos do Sul, estamos à espera de ver a cara ao mau tempo para agir”, criticou Joaquina Madeira, no decorrer de uma conferência organizada pela Cáritas, cujo Conselho Geral esteve reunido em Leiria. “Temos que ter mais filhos e os jovens têm que ter estabilidade para se reproduzirem”, defendeu a presidente da Comissão Nacional do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações.
  • CTT com serviços mínimos no dia da greve geral

    O tribunal arbitral do Conselho Económico e Social fixou serviços mínimos para os CTT durante a greve geral de quinta-feira, que incluem a abertura de uma estação de correios por município e o tratamento de encomendas com medicamentos.
  • Combustíveis devem continuar a subir

    O preço dos combustíveis deverá voltar a aumentar esta semana, reflectindo a cotação média da gasolina e do gasóleo nos mercados internacionais. Ainda assim, o valor do aumento deverá ser inferior ao registado no início desta semana, isto porque a cotações médias da gasolina e do gasóleo nos mercados internacionais registaram subidas menores.
  • Portunhos: Fundação Ferreira Freire comemora Bodas de Ouro

    Completa no dia 30 de Março, meio século de vida, a Fundação Ferreira Freire, sedeada na freguesia de Portunhos, concelho de Cantanhede.
  • Miranda acolhe Unidade de Cuidados na Comunidade

    A nova Unidade de Cuidados na Comunidade “Torre de Sinos” de Miranda do Corvo foi, na passada terça-feira, apresentada à população, numa cerimónia que decorreu no Centro de Saúde daquela localidade.
  • Pedrógão: monumento presta “justa homenagem” aos bombeiros

    O secretário de Estado da Administração Interna presidiu, no passado Domingo, em Pedrógão Grande, à inauguração de um monumento aos bombeiros. “Uma justa homenagem a toda uma vida dedicada ao socorro da população”, afirmou Filipe Lobo d´Ávila.
  • Bispo de Coimbra em Cantanhede com mil e duzentos alunos de EMRC em Cantanhede

    Virgilio_emrc“Estou muito feliz por saber que há muitos meninos inscritos na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC)”, afirmou D. Virgílio Antunes aos alunos do 5º 6º anos inscritos na disciplina, que participavam no terceiro encontro inter-escolas, que teve lugar na passa segunda-feira, em Cantanhede.
  • Num encontro em Coimbra

    Filólogo critica acordo ortográfico por recorrer à pronúncia para criar regras

    O filólogo Fernando Paulo Baptista considera que o acordo ortográfico da Língua Portuguesa incorre “no absurdo” de recorrer à pronúncia para regulamentar os usos escritos, afastando-se da raiz greco-latina e das grandes línguas mundiais.
  • Encerramento da Urgência dos Covões vai ser decidido em Abril

    O Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) deverá tomar, no próximo mês, uma decisão quanto ao possível encerramento da Urgência do Hospital dos Covões durante a noite, estando, neste momento, a ser concluídos os estudos técnicos sobre o funcionamento futuro das urgências dos dois hospitais centrais que compõem o CHUC, que deverão ser apresentados no final deste mês.
  • Transplantes hepáticos foram reactivados no Pediátrico

    As oito crianças que estão à espera de um fígado em Portugal já não vão precisar de viajar para Espanha, graças ao regresso dos transplantes hepáticos pediátricos em Coimbra.
  • Sociedade de São Vicente de Paulo realizou Assembleia Diocesana e Plenário Nacional em Coimbra

    Vicentinos2A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), movimento de leigos fundado em 1833 pelo Beato Frederico Ozanam, realizou recentemente, na cidade de Coimbra, a sua Assembleia Diocesana e o seu Plenário Nacional.
  • Simpósio sobre a morte procura desmitificar preconceitos

    O auditório dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) acolheu nos dias 15 e 16 de Março o simpósio «Paradoxos do Corpo que Morre», iniciativa que confronta o medo da “degradação” com a perspectiva cristã de “plenitude”.
  • “Dar aos problemas do mundo moderno a verdadeira resposta da Igreja”

    Clemente_Cantanhede

    A Constituição pastoral sobre a Igreja no Mundo Contemporâneo (“Gaudium et Spes”, em português) foi tema de reflexão de mais uma Conferência Quaresmal do arciprestrado de Mira e Cantanhede. Os oradores convidados para abrirem a reflexão sobre a fé e a cultura na perspetiva do Concílio Vaticano II foram D. Manuel Clemente, bispo do Porto, e António Marujo, jornalista com larga experiência na divulgação de temas religiosos. Ambos mostraram nas respetivas intervenções a atualidade e pertinência da informação e das questões levantadas na “Gaudium et Spes”.
  • “A caridade cristã deve ser imediata, independente e gratuita”

    D. Manuel Clemente_S. Jose1- afirmou D. Manuel Clemente nas Conferências Quaresmais de S. José

    O Bispo do Porto provocou os participantes da terceira sessão das conferências quaresmais de S. José a irem mais longe do que a solidariedade. A caridade é muito mais forte que a solidariedade, realçou o prelado portuense ao longo da sua reflexão. Todo o cristão é corresponsável pela vida em sociedade, já que é cidadão. Mas há outra razão, bem mais forte, para assumir a sua responsabilidade: pelo Baptismo, o cristão é chamado a viver em comunhão com todos os outros. É chamado a realizar não só o seu próprio bem, como o bem comum.
  • No quinquagésimo aniversário da igreja de S. José

    D. Virgílio Antunes afirma que “a paróquia tem o dever de ser mensageira da cultura da vida”

    Virgilio_Bodas_Ouro_S.Jose 1“Esta igreja de São José, situada numa zona tão densamente povoada da cidade de Coimbra e rodeada por uma população tão rica de potencialidades humanas, é farol a alumiar muitas noites escuras de fé, é consolação para muitos corações amargurados pelo sofrimento, é sinal de esperança para muitas almas cansadas e é acolhimento para muitas vidas vazias sedentas de amor”, afirmou o Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes na homilia da missa que assinalou o quinquagésimo aniversário da dedicação da igreja de São José, em Coimbra.
  • Com estudantes da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

    Alvaro Santos PereiraMinistro da Economia garante combate aos “interesses instalados”

    O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, participou no passado Domingo, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), na sessão de encerramento do XII Encontro Nacional de Estudantes de Economia (ENEEC).
  • Oficinas de Oração e Vida

    Diariamente, tanto quanto o corpo, o Espírito também necessita de alimentar-se. Hoje, em dia, há muita preocupação em escolher os alimentos que fazem bem à saúde.
  • Seminário acolhe Encontro Diocesano de Acólitos

    Seminario Maiorão esperados centenas de crianças e jovens no Encontro Diocesano de Acólitos deste ano, que terá lugar no próximo dia 24 de Março, no Seminário Maior de Coimbra.
  • Assembleia Diocesana da Cáritas vai reflectir sobre o bem comum

    Professor Rebelo Sousa- Com a participação do Prof. Marcelo Rebelo de Sousa

    No âmbito da celebração do Dia Nacional da Cáritas, Coimbra vai acolher no próximo dia 24 de Março, a sua assembleia diocesana, com duas acções distintas, mas complementares, refere um comunicado de imprensa, enviado à nossa redacção.
  • Pastoral Universitária elogia aumento de propinas para quem pode

    Nuno Santos 8Dinheiro será utilizado para ajudar os mais carenciados, o que o Padre Nuno Miguel Santos considera justo.

  • UGT/Coimbra: Desempregados têm gabinete de aconselhamento

    A UGT/Coimbra e o Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Vocacional e Social da Universidade de Coimbra criaram um gabinete destinado a apoiar os desempregados nas vertentes individual e familiar, com vista o ouvir, orientar e ter em conta os problemas sociais, um projecto que é considerado “original e pioneiro”.
  • 70 famílias vão ser apoiadas pela associação Atlas

    No dia da entrega da distinção “Amigos do Atlas e da Cidade 2012” a 15 entidades (11 empresas e quatro instituições”, que “contribuíram positivamente para tornar possível o projecto Alta de Coimbra”, Maria do Rosário Almeida e Sousa, presidente da Direcção do Atlas – Associação de Cooperação para o Desenvolvimento, anunciou que o “alargamento” do projecto Alta de Coimbra “será uma realidade noutras duas zonas geográficas da cidade, consolidando o projecto em três núcleos”, mas, acrescentou a responsável, só “se tivermos financiamento”.
  • Francisco Veiga é o novo director da Faculdade de Farmácia

    Francisco José de Baptista Veiga sucedeu a Amílcar Falcão à frente dos destinos da Faculdade de Farmácia. Francisco Veiga é professor associado com agregação, de nomeação científica, da Faculdade de Farmácia e investigador do Centro de Estudos Farmacêuticos. Foi vogal da Administração Regional de Saúde de Coimbra de Janeiro de 1992 a Janeiro de 1994 e pró-reitor da Universidade de Coimbra desde de Outubro de 2004 a Março de 2007.
  • Faleceu o médico Alberto Queirós

    Faleceu no passado dia 14 de Março com 82 anos o médico Alberto Vilar Pereira de Queirós, que entre 1987 e 1999 dirigiu o Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Entre 1981 e 1988, dirigiu o Serviço de Urgência dos HUC. Alberto Queirós foi presidente da Secção regional do Centro da Ordem dos Médicos de 1993 a 1998, tendo sido distinguido em 2003 com a Medalha de Mérito desta ordem profissional. Natural de Favaios (Alijó, Vila Real), onde foi sepultado, Alberto Queirós formou-se em Medicina em 1960 na Universidade de Coimbra.
  • Morreu Alexandre Silva Marques, antigo gerente do Café de Santa Cruz

    O empresário Alexandre da Silva Marques, que durante quase três décadas foi gerente do Café de Santa Cruz, faleceu no passado dia 15 de Março, com 76 anos nos Hospitais da Universidade de Coimbra. Alexandre da Silva Marques assumiu a gerência do Café Santa Cruz (então em dificuldades de sobrevivência) em Abril de 1974 e dez anos depois associou-se a Arnaldo Gonçalves e José Marcelino pestana para constituírem a empresa “Marques, Gonçalves e Pestana”, detentora do estabelecimento da Praça 8 de Maio. O seu funeral realizou-se no dia 16 de Março, do Centro Funerário de Nossa Senhora de Lourdes (Capela da Ressureição) para o complexo funerário da Figueira da Foz, onde o corpo foi cremado.
  • Associação defende proibição da publicidade dirigida às crianças

    A Associação Portuguesa de Direito do Consumo (apDC) defendeu há dias a proibição, “à semelhança do que ocorre nos países mais desenvolvidos”, da publicidade dirigida a crianças até aos 12 anos. Paulo Morais, presidente da Comissão Criança e Consumo da apDC, afirmou que cerca de 40% das compras familiares directas (excluindo a renda de casa e os carros) são influenciados pelas crianças e sublinhou que há 610 mil créditos ao consumo em atraso em Portugal, dos quais 250 mil são resultado da publicidade infantil.
  • Investigadores da Universidade de Coimbra testam tecnologia alemã de aquecimento radiante

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra (UC) está a testar o desempenho de uma tecnologia alemã de aquecimento radiante, desenvolvida pelo grupo empresarial Zehnder, o maior fabricante europeu de painéis radiantes. Os sistemas de aquecimento/arrefecimento que estão a ser testados pela equipa do Departamento de Engenharia Mecânica têm como principal fonte de transmissão a energia por radiação, distribuída normalmente por um circuito de água, a mesma fonte de energia usada num sistema de aquecimento central.
  • Regina Bento sucede a Gouveia Monteiro na Acção Social da Universidade de Coimbra

    Jorge Gouveia Monteiro cessou funções, no passado dia 20 de Março, como administrador dos Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra (SASUC), tendo sido substituído por Regina Bento. Vereador da Câmara conimbricense entre 1998 e 2009 (eleito pela CDU), o jurista assumiu o cargo de que agora se desliga na fase final do segundo mandato do anterior reitor, Fernando Seabra Santos. Regina Bento, que tem estado na carreira de gestora hospitalar (ex-vogal do Conselho Directivo da Administração Regional de Saúde do Centro), exerceu funções na Administração da Universidade de Coimbra entre 1998 e 2004.
  • Palheira quer autocarro dos SMTUC

    Uma delegação de moradores da Palheira, na freguesia de Assafarge, deslocou-se à Praça 8 de Maio, para participar na última reunião quinzenal do executivo, a fim de pedir um autocarro dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC). A cinco quilómetros de Coimbra, os moradores da Palheira, que fizeram chegar ao executivo três baixos-assinados, não se conformam verem passar os autocarros para Almalaguês e não pararem à porta.
  • António Arnaut afirma que há mais mortes por causa das taxas

    O fundador do Serviço Nacional de Saúde (SNS), António Arnaut, afirmou no passado sábado, em Coimbra, que “em Janeiro deste ano, houve menos 58 mil urgências hospitalares”, devido às novas taxas moderadoras, e, “apesar de terem aumentando as consultas, é lícito admitir que mais de metade daquelas urgências goradas eram casos graves, que poderão ter causado a morte” de um “número inusitado de idosos”, advertiu António Arnaut. Aqueles números, salientou, são um “aviso, somado a outros casos recentes, de morte por falta de assistência ou de transporte, que o Ministério da Saúde deve escutar”, antes que “sinos toquem a rebate”. António Arnaut participou no fórum “SNS com futuro” que se realizou, no passado sábado, no auditório do Hospital Pediátrico, no âmbito da “Semana em Defesa da Saúde”. O líder do PS, António José Seguro, que encerrou o fórum, disse, por seu turno, que “não pode faltar dinheiro à saúde aos portugueses que mais necessitam e, em particular, aqueles que têm menos rendimentos”.
  • Cantanhede recebe Encontro Inter-Escolas de EMRC

    EMRC2- Organização espera 1.200 crianças de toda a Diocese
     
    A Diocese de Coimbra vai realizar, no próximo dia 19 de Março, o quinto Encontro Inter-Escolas de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), em Cantanhede, destinado aos alunos da disciplina que frequentam o 5.º e o 6.º ano de escolaridade.
  • D. Manuel Clemente em Coimbra e Cantanhede

    D. Manuel Clemente5O Bispo do Porto vai participar nas conferências quaresmais de Coimbra e de Cantanhede.
  • CNE: Guias e sub-guias dos Lobitos da Beira-Mar recebem formação

    lobitos 1Cerca de 100 crianças da Zona de Apoio Pedagógico da Beira-Mar, com idades entre os seis e os dez anos, participaram, no dia 10 de Março, numa actividade escutista destinada a guias e sub-guias da I Secção (Lobitos).
  • Paróquia de Santa Ovaia acolhe Eucaristia Jovem

    A paróquia de Santa Ovaia vai acolher a Eucaristia Jovem, na Igreja Paroquial, pelas 22h00, no dia 17 de Março, promovida pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ).
  • NEM SÓ DE PÃO… (25 de Março de 2012)

    Queremos ver Jesus

    Neste domingo, a Palavra de Deus é incentivo a encontrarmos em Jesus a resposta para as nossas dúvidas, mesmo perante o sofrimento e a dor.
  • V Domingo da Quaresma (25 de Março de 2012)

    A Palavra de Deus
  • A gramática do amor nos caminhos da história

    . Luís Subtil
     
    Falar ou escrever sobre a ação social e caritativa é tarefa sempre difícil, porquanto a mesma é uma realidade mais prática do que teórica.
  • Palavras proféticas

    . Jorge Cotovio
    Cada vez me convenço mais que as pessoas leem pouco, e o pouco que leem é pela rama. Ver TV confortavelmente sentado num sofá (até adormecer) ou navegar na NET (ou ler o jornal), saltitando de título em título, requer menos esforço…
  • “Que todos tenham vida em plenitude”

    . Aldo Aveiro

    Estamos precisamente a meio do tempo quaresmal 2012. Para os cristãos, isto é, para os que acreditam, a quaresma é tempo de reflexão e conversão. É tempo de consultar a consciência e anotar as ofensas cometidas por palavras, actos e omissões.
  • “A Igreja deve estar sempre presente na opção pelos mais pobres”, defendeu Souto Moura nas Conferências Quaresmais de S. José

    Souto MouraO ex-procurador Geral da República, José Adriano Machado Souto de Moura, apelou aos participantes das Conferências Quaresmais de S. José, no dia 8 de Março, aos deveres dos valores de cidadania. Para Souto Mora, “os cristãos devem falar verdade”. “É bom estarmos numa sociedade, onde houver concórdia, mas também é necessário que haja discórdia e confiança. Mas, para isso não pode haver mentira”, recorda o actual juiz do Supremo Tribunal de Justiça (STJ).
  • Expressar a fé através da arte no contexto do “Sacrosanctum Concílium”

    Joao NortonA arte, a beleza, a simbologia dos gestos e das narrativas, como se foram moldando e moldaram ao longo dos tempos; os diferentes modos de receber e expressar a fé, na liturgia e dentro do templo igreja.
  • P. Jacinto Nunes completou 91 anos

    Jacinto NunesNasceu na freguesia da Pelmá em 07 de Março de 1921. Oriundo de uma família profundamente cristã, como eram quase todas as famílias daquela região na primeira metade do Sec. XX, entrou para o Seminário de Coimbra em Outubro de 1935.
  • Bispo de Coimbra procura o diálogo com professores universitários

    D. Virgilio e reitor da UCO Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, vai dialogar, em três sessões, com professores universitários daquela cidade sobre o tema “Deus, ciência, cultura, fé, pessoa e sociedade”.
  • Igreja analisa possível segundo milagre de João Paulo II

    A Igreja católica está a avaliar um alegado segundo milagre de João Paulo II que, a confirmar-se, poderá levar à canonização do papa, noticiou a imprensa italiana, que cita documentos recebidos pelo Vaticano.
  • Desde a revolução que França não tinha tão poucos seminaristas

    Existem cerca de 710 seminaristas em França neste momento, revelou um inquérito promovido pela Conferência Episcopal daquele país. Trata-se do número mais baixo desde os tempos da Revolução Francesa, em que a Igreja Católica foi duramente perseguida.
  • Bento XVI visita Cuba de 26 a 28 de Março

    Bento XVI vai visitar Cuba, de 26 a 28 deste mês, em pleno Ano Jubilar mariano que celebra quatro séculos da descoberta e presença da Virgem da Caridade, padroeira da ilha. A imagem Virgem da Caridade do Cobre foi descoberta há 400 anos por três trabalhadores, numa canoa, quando estavam em busca de sal e viram um pequeno vulto branco a flutuar, em cima de um pequeno pedaço de madeira. Segundo a tradição, as suas vestes estariam secas, apesar de se encontrar na água, e junto da imagem encontrava-se uma inscrição, 'Eu sou a Virgem da Caridade'. A devoção estendeu-se rapidamente desde o santuário, na localidade de Cobre, Santiago, para toda a ilha, onde é conhecido popularmente por “Virgem Mambisa”. A denominação, transmitida oralmente de geração em geração, não tem uma explicação unânime, mas havia a “certeza popular” de que Nossa Senhora acompanhava e protegia os cubanos na sua luta pela independência, como sublinha a nota histórica disponibilizada pelo Santuário da Virgem da Caridade.
  • Papa destaca importância da reconciliação

    O Papa recebeu, no passado dia 8 de Março, no Vaticano o cardeal português D. Manuel Monteiro de Castro, penitenciário-mor da Santa Sé, e os mais de mais de 700 participantes num curso sobre a confissão promovido pela Penitenciaria Apostólica, noticia a Agência Ecclesia. Bento XVI afirmou que o esforço da “nova evangelização” da Igreja “parte também do confessionário” ao dar uma resposta à “necessidade humana de infinito”. “A conversão real dos corações, que é abrir-se à ação transformadora e renovadora de Deus, é o motor de qualquer reforma e traduz-se numa verdadeira força evangelizadora”, disse o sucessor de Pedro que referiu ainda que os cristãos são chamados a anunciar a “possibilidade de encontro entre o homem de hoje e Jesus Cristo”, particularmente numa época que considerou de “emergência educativa” e relativismo. No seu discurso, Bento XVI sublinhou também a “importância para a vida da fé” do sacramento da Reconciliação, realçando a necessidade de uma “adequada preparação teológica, espiritual e canónica” dos confessores. Esta sessão de estudos promovida pelo tribunal da Penitenciaria Apostólica foi a primeira presidida pelo cardeal Monteiro de Castro.
  • Vaticano repudia privatização da água

    O Vaticano apelou na passada segunda-feira à ação “urgente” da comunidade internacional para assegurar o acesso à água por parte da população mundial, sublinhando que este não é “um bem meramente mercantil”, mas “público”. Na abertura do sexto Fórum Mundial da Água que decorre até sábado, em Marselha (França), o Conselho Pontifício Justiça e Paz (CPJP), organismo que representa a Santa Sé no encontro, divulgou o documento Água, um elemento essencial para a vida. “Se é compreensível e lógico que os atores privados tendam a desenvolver atividades rentáveis, eles não devem esquecer que a água tem um valor social e deve ser acessível para todos”, refere o texto. O Dia Mundial da Água celebra-se anualmente a 22 de março, por iniciativa da Conferência da ONU sobre o Ambiente e o Desenvolvimento de 1992 (Rio de Janeiro).

  • Papa encoraja bispos americanos a defender casamento tradicional

    Bento XVI encorajou, no passado dia 9 de Março, os bispos americanos a prosseguirem a sua defesa do casamento tradicional, entendido como sendo entre um homem e uma mulher e orientado para a procriação. O Papa falava com um grupo de bispos de dioceses do ocidente do país que se encontram em Roma para a sua visita ad limina, que se realiza de cinco em cinco anos. É frequente, para países com muitos bispos, dividir estas visitas por zonas geográficas. Bento XVI agradeceu aos bispos os esforços que têm feito para contrariar “correntes culturais e políticas poderosas” que procuram legalizar o chamado casamento homossexual. “As diferenças de sexo não podem ser consideradas irrelevantes para a definição do casamento”, afirmou o Papa durante a audiência desse dia, acrescentando que a noção tradicional de casamento deve ser defendida uma vez que aquilo que fere a família, fere a sociedade.
    Neste momento há oito estados na América que reconhecem o “casamento” entre pessoas do mesmo sexo, com outros dois em vias de o fazer. Curiosamente, em todos os estados em que a proposta foi colocada em referendo o eleitorado votou contra, incluindo na Califórnia, um caso que está agora nos tribunais.
  • Segundo dados do Vaticano: os católicos a crescer

    Dados do Vaticano são do final de 2010 e mostram um crescimento de 15 milhões. O número de católicos cresceu em 2010. Segundo o anuário pontifício apresentado, no passado dia 10 de Março, no Vaticano, há mais 15 milhões. Em 2010, o número de católicos era de 1200 milhões em todo o mundo. O número de católicos diminuiu na América Latina e na Europa, mas aumentou em África e no sudeste asiático.
  • Papa diz que a “violência nunca serve a humanidade, mas desumaniza-a”

    Bento XVI rejeitou, no passado dia 11 de Março, a violência classificando-a como um fenómeno que não serve a humanidade. “A violência é contrária ao Reino de Deus. É um instrumento do anticristo. A violência nunca serve a humanidade, mas desumaniza-a”, disse na Praça de S. Pedro, em Roma, durante o Angelus. Saudando os presentes, em várias línguas, Bento XVI convidou os católicos a renunciaram às “obras do mal”, mudando “hábitos” e “comportamentos”. Lembrou ainda as vítimas provocadas pela passagem do ciclone “Irina” em Madagáscar, que deixou cerca de 70 mortos e 80 mil desalojados na maior ilha africana: “O meu pensamento vai antes de mais para as queridas populações de Madagáscar, recentemente atingidas por violentas calamidades naturais, com graves danos para as pessoas, estruturas e campos cultivados”. “Ao assegurar a minha oração pelas vítimas e pelas famílias mais atingidas, desejo e encorajo um auxílio corajoso por parte da comunidade internacional”, disse o Papa.
  • Fundação Fé e Cooperação cria cadernos de preparação para a Páscoa

    A Quaresma é o tempo de preparação para a Páscoa, e com a Internet há cada vez mais projectos que ajudam os cristãos a fazer este caminho.
  • Capela Árvore da Vida vence prémio de arquitectura religiosa

    capela Arvore da Vida_BragaA Capela Árvore da Vida, localizada no interior do Seminário Conciliar de São Pedro e São Paulo, em Braga, venceu o prémio ArchDaily 2011 para o edifício religioso com a melhor arquitectura.
  • Conferência Episcopal Portuguesa apela à dádiva de sangue

    O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) apelou na passada terça-feira, em comunicado, à dádiva de sangue, após os alertas deixados neste sentido pelos responsáveis nacionais.
  • Cardeal alerta para o perigo de a cultura perder a matriz cristã

    O Cardeal Patriarca de Lisboa alertou, no passado domingo, para o perigo de a cultura perder a matriz cristã. Na catequese quaresmal, dedicada ao mundo da Cultura, D. José Policarpo apelou aos cristãos que vivam a sério a sua fé e tenham uma intervenção na cultura enquanto sabedoria colectiva.
  • Bispo de Beja lamenta falta de orações a pedir chuva

    O bispo de Beja está descontente com a inexistência de orações pelo fim da seca e sublinha que os agricultores têm mais esperança nos subsídios da União Europeia do que em Deus.
  • D. Eurico Dias Nogueira, Bispo de Braga e do mundo

    D. Eurico Dias Nogueira 3A Arquidiocese de Braga promoveu, no passado dia 6 de Março, uma cerimónia de “memória e gratidão” a D. Eurico Dias Nogueira, arcebispo emérito, que assinalou o seu 89.º aniversário natalício. Além de uma missa, a arquidiocese de Braga promoveu ainda uma mostra alusiva à vida do prelado, nascido em Dornelas do Zêzere, Diocese de Coimbra, na qual foi ordenado padre e bispo, após ter sido nomeado para a diocese moçambicana de Vila Cabral, em 1964, o que lhe permitiu participar no Concílio Vaticano II. Oito anos depois, D. Eurico Dias Nogueira seria transferido para a Diocese de Sá da Bandeira, em Angola, voltando a Portugal em 1977, sendo nomeado arcebispo primaz de Braga, cargo que ocupou até 1999. Numa entrevista concedida ao jornalista Luís Santos, da agência Ecclesia, o arcebispo recorda com emoção os seus anos em África, admitindo que “criticava algumas posições do governo” e que, então, “não dizer bem do governo era, automaticamente, «ser comunista»”. “Era um exagero. São histórias sem fundamento…”, sublinha. Como arcebispo emérito, o prelado diz estar “disponível para ajudar”, trabalhando em particular no Tribunal Eclesiástico, como juiz de segunda instância.
  • Igreja vai colaborar com o Governo para prevenir emigração precária

    A Obra Católica Portuguesa das Migrações vai unir esforços com o Governo para prevenir a emigração precária e responder às dificuldades que atingem milhares de pessoas que saíram do país em busca de um futuro melhor. Em entrevista concedida no passado dia 9 de Março, à agência Ecclesia, o diretor da OCPM, frei Francisco Sales, sublinha que “muita gente foi para fora iludida, ficou sem nada e não tem sequer a possibilidade de regressar a Portugal”. Outras “lançaram-se à aventura sem dinheiro, sem terem contrato de trabalho ou pelo menos uma relação familiar no sítio para onde foram e sem saberem falar a língua local”, aponta aquele responsável, para quem é preciso “apostar mais na informação”.
  • Empresários cristãos admitem despedir este ano

    Mais de um terço dos empresários cristãos admite proceder a despedimentos até ao final do ano, revela o último barómetro mensal da Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE), em parceria com a Renascença, jornal Oje e Netsonda. Segundo os dados adiantados pela RR, 37% dos empresários e gestores admitem dispensar trabalhadores até ao final do ano, contra 40% que afastam essa possibilidade; 22%, dos inquiridos não sabem ou não respondem. Cerca de metade (51%) do barómetro defende que Portugal está demasiado focado na austeridade e a deixar para trás o crescimento.
  • Lusoponte aceita devolver dinheiro ao Estado

    A Lusoponte aceitou devolver ao Estado a verba que reteve em Agosto, bem como o pagamento dos juros exigidos pelo Governo. Em causa, as portagens de Agosto do ano passado cobradas na ponte 25 de Abril, acrescidas da compensação que, mediante o contrato de concessão, o Governo tinha de dar. A concessionária recebeu, assim, a dobrar.
  • Reorganização das autarquias não vai “diminuir apoio às populações”

    O secretário de Estado da Administração Local e Reforma Administrativa disse no passado domingo que se o protesto das freguesias for “uma manifestação pela manifestação, os portugueses não vão interpretar bem” a iniciativa. Paulo Júlio defende que os serviços à população estão assegurados. “Aquilo que é essencial continuar a sublinhar é que esta reorganização administrativa e redução de autarquias não conduzem a nenhuma diminuição do serviço público às populações”, disse o secretário de Estado da Administração na Batalha. A Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) tem defendido que “a reorganização administrativa é importante, só que tem de se ouvir as populações. Mas as populações têm sido ouvidas”, frisou o governante, lembrando que nos últimos seis anos realizou mais de 60 sessões de esclarecimento em todo o país. A ANAFRE convocou uma manifestação a realizar em Lisboa, a 31 de Março, defendendo que esta deve ser vista pelos partidos do Governo e do PS como um sinal de que a reforma administrativa deve ser “profundamente alterada”.
  • Cavaco Silva acusa Sócrates de deslealdade histórica

    A ausência de diálogo com a oposição ditou “o destino” do Governo minoritário socialista, conclui o Presidente da República num texto divulgado na passada sexta-feira, onde fala também de como foi “impedido” de evitar o deflagrar da crise política de 2011. Mais, Cavaco Silva acusa mesmo José Sócrates de uma deslealdade histórica, chegando mesmo a insinuar que em alguns momentos teria sido enganado pelo primeiro-ministro. Num longo prefácio do livro “Roteiros VI”, que reúne as suas principais intervenções públicas, o chefe de Estado recua até Outubro de 2009, descrevendo os principais acontecimentos que marcaram a vida política portuguesa desde essa altura, quando tomou posse o Governo minoritário socialista de José Sócrates, até à realização das eleições legislativas antecipadas de Junho de 2011.
  • Crise agrava-se na Madeira

    Na Madeira, há famílias a passar fome, idosos cada vez mais abandonados à sua solidão e famílias inteiras no desemprego, alerta o padre José Luís Rodrigues, em declarações à Rádio Renascença. O pároco de São Roque e São José, uma das paróquias mais pobres do Funchal, teme um agravamento da situação com as novas medidas de austeridade, como aumento do IVA nos bens de primeira necessidade. A resposta à crise “terá de passar por medidas de apoio as famílias”, defende. O orçamento regional “tem de olhar para a situação dos mais pobres”, em vez de “gastos com festas como aconteceu no passado”, apela o padre José Luís Rodrigues. “Tendo em conta que temos uma população com cerca de 20 mil desempregados, o orçamento regional devia ter medidas bem concretas de apoio às famílias.
  • Diretor das clínicas Dental Group expulso da Ordem dos Médicos Dentistas

    O diretor das clínicas dentárias Dental Group, onde em setembro foram detetadas irregularidades, foi expulso da Ordem dos Médicos Dentistas, uma ação inédita em Portugal. A informação foi avançada à Lusa pela Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), que anunciou ter expulso Adriano Lívio de Castro, após deliberação do Conselho Deontológico e de Disciplina da Ordem, que "propôs a medida mais grave prevista no código da profissão". A rede de clínicas Dental Group foi alvo de uma ação de fiscalização, em setembro do ano passado, por parte da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) e do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), com a colaboração da OMD. Entre as irregularidades detetadas contam-se material não embalado, medicamentos e produtos fora de prazo, deficiências na cadeia de esterilização, realização de tratamentos dentários por profissionais não habilitados em todas as clínicas do grupo, fabrico e realização de tratamentos com dispositivos médicos ilegais (implantes dentários), sem critério de segurança e qualidade, e falta de continuidade de assistência médica aos utentes.
  • Médicos alertam ministro para degradação da Saúde no país

    Várias organizações de médicos expressaram ao ministro da Saúde a sua preocupação com "a grave degradação da saúde em Portugal" e "as consequências que daí podem advir para os doentes e para o país". Numa carta dirigida a Paulo Macedo, subscrita pela Ordem dos Médicos, Federação Nacional dos Médicos (FNAM), Sindicato Independente dos Médicos (SIM) e Movimento Médicos Unidos, estes profissionais dão conta do resultado de três reuniões que aconteceram em Lisboa, Coimbra e Porto. "Os profissionais presentes nestas três assembleias traçaram um cenário pessimista sobre o futuro da medicina e a prestação de cuidados de saúde com qualidade e humanidade aos portugueses", lê-se na missiva.
  • Taxa moderadora não se aplica às consultas de infertilidade

    As consultas de infertilidade estão dispensadas do pagamento de taxas moderadoras, mas a maioria dos serviços que as prestam estão a cobrar aos utentes, que poderão ser ressarcidos do valor pago, segundo fonte oficial. Desde o início do ano, com o novo modelo de pagamento de taxas moderadoras, que as consultas de infertilidade não implicam este pagamento. Isso mesmo ficou definido numa circular da Administração Central dos Sistemas de Saúde (ACSS), segundo a qual as consultas de planeamento familiar e atos complementares prescritos no decurso destas dispensam o pagamento de taxas moderadoras.
  • Há 23 mil idosos a viver sozinhos ou isolados em todo o país

    A GNR identificou 23 mil idosos a viver sozinhos ou isolados, mais 7.405 do que na "Operação Censos Sénior" realizada no ano passado. Segundo dados fornecidos à agência Lusa esta terça-feira, dos 23.001 idosos identificados pela GNR, 18.082 vivem sozinhos e 2.483 residem em locais isolados. A Guarda Nacional Republicana registou ainda 2.436 idosos que vivem sozinhos e isolados. A segunda edição da "Operação Censos Sénior" decorreu entre 15 de janeiro e 29 de fevereiro e teve como objetivo registar todos os idosos que vivem sozinhos ou em locais isolados na área de responsabilidade da GNR, o que corresponde a cerca de 94% do território nacional e a 54% da população residente.
  • Dornes prepara Semana Santa

    “Uma vela a Jesus” a tradicional Via-sacra de quatro quilómetros no percurso dos cruzeiros de Dornes, em Ferreira do Zêzere, em direção ao Santuário de Nossa Senhora do Pranto, vai este ano realizar-se no dia 1 de Abril, Domingo de Ramos, às 18h30 no primeiro cruzeiro.
  • Cantanhede: Escuteiros recebem louvor nacional

    No dia em que comemoraram os 39 anos de reactivação, o Agrupamento 382 de Cantanhede recebeu um louvor nacional pelo “revelante serviço prestado ao Corpo Nacional de Escutas (CNE)”, por ocasião do tornado em Ferreira do Zêzere, em Dezembro de 2010.
  • Regional do Centro lança programa radiofónico para deficientes visuais

    É um programa de rádio, chama-se “O Som das Histórias” e pretende levar aos cegos e amblíopes as histórias, contos ou lendas que estes estão impossibilitados de ler nos livros sem edição em braille.
  • Governo suspende mini-hidrícas

    O Governo vai suspender os projectos das mini-hídricas lançado pelo anterior executivo. Os secretários de Estado da Energia e do Ambiente deram instruções às autoridades competentes nas áreas  dos recursos hídricos para emitirem “informações prévias desfavoráveis ou indeferimentos liminares”, consoante os casos, “aos pedidos e requerimentos de atribuição de novos títulos de utilização dos recursos hídricos para fins de produção de energia a partir de centrais mini -hídricas”.
  • A título póstumo

    Luzio Vaz 01Luzio Vaz sócio honorário do Coro dos Antigos Orfeonistas
     
    O Coro dos Antigos Orfeonistas realiza, no dia 23 de Março, no Centro Cultural D. Dinis, às 18H45, a entrega do diploma de sócio honorário, a título póstumo, a António Luzio Vaz.
  • Obras condicionam acesso à Ponte-Açude pelo viaduto norte

    Ponte do Acude 12O trânsito no IC2 junto à Ponte-Açude voltou esta semana a ser alterado e provocou logo no primeiro dia enormes filas de trânsito, devido às obras que decorrem no tabuleiro e nos viadutos de acesso.
  • Nova Lei do Arrendamento pode pôr em causa subsistência das Repúblicas de estudantes

    O deputado do PS na Assembleia da República, Rui Duarte, alertou o Governo para o facto de a nova Lei do Arrendamento poder “pôr em causa a subsistência das Repúblicas” de Coimbra e anunciou que vai apresentar uma proposta de alteração na especialidade à lei n.º 38/XII apresentada pelo governo, “no sentido de garantir a preservação das repúblicas como propriedade inaliável da candidatura da Alta Coimbrã a património mundial da Humanidade”.
  • Bombeiros Voluntários promovem Feira do Bota-Abaixo

    Venda e/ou troca de objectos em desuso, artigos semi-novos, artesanato urbano, flores e curiosidades são algumas das vertentes da Feira do Bota-Abaixo que a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Coimbra (AHBVC) irá promover, aos domingos, das 09h00 às 18h00.
  • Abaixo-assinado para acabar com parceria da Universidade com academia de anti-terrorismo israelita

    O Comité de Solidariedade com a Palestina acusa a Universidade de Coimbra (UC) de ser parceira de uma academia de anti-terrorismo israelita – International Security and Counter-Terrorism Academy (ISCA) – e já lançou um abaixo-assinado a pedir o fim dessa parceria.
  • Aumento de crianças em situação de perigo

    A Comissão Nacional de Protecção das Crianças e Jovens em Risco tinha em mãos, no final de 2010, 68 mil processos de crianças consideradas em perigo, por se encontrarem em situação de negligência, maus-tratos ou abusos.
  • Cáritas Diocesana de Coimbra intervém junto de mais de seis mil utentes

    A Cáritas Diocesana de Coimbra intervém junto de mais de seis mil utentes e de outras pessoas que a ela acorrem. A Igreja assinalou no passado domingo, o Dia da Cáritas, como uma oportunidade de reflexão sobre as exigências da caridade. Este ano foi trazido ao debate o tema “Edificar o bem comum: tarefa de todos e de cada um”.
  • Comandante da Polícia Municipal despedido por ter enviado mensagem erótica

    Euclides Santos, comandante da Polícia Municipal (PM) de Coimbra, foi punido com a cessação da comissão de serviço. Esta foi a pena acessória constante no relatório do instrutor do processo disciplinar, Fernando Soares de Carvalho, uma vez que a principal corresponde a uma multa pecuniária de 58,36 euros equivalente a um dia de salário. As conclusões do procedimento disciplinar mereceram oito votos a favor, um branco e um nulo por parte do executivo municipal. Mara João Castelo Branco, vereadora com o pelouro da PM, não esteve presente na reunião da passada segunda-feira. O comandante da PM de Coimbra encontrava-se suspenso de funções, depois de ter enviado um e-mail de Boas Festas, com mulheres em trajes menores e em que fazia votos de “relações sexuais incríveis”, a todos os funcionários da Câmara. Agora, com a decisão da última reunião do executivo, Euclides Santos estará de regresso à PSP, cerca de dez meses antes do termo da comissão de serviço.
  • João Gabiel pede justiça ao Governo na Lei dos Compromissos

    O reitor da Universidade de Coimbra exortou, no passado dia 7 de Março, o Governo, a eliminar injustiças na Lei dos Compromissos, retirando restrições a quem tem boa gestão, porque “senão paga o justo pelo pecador”. João Gabriel entende que instituições com as contas em dia, caso da Universidade de Coimbra, não deviam ser penalizadas.
  • Presidente de Lisboa lança livro em Coimbra

    António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, irá lançar em Coimbra, a 19 de Março, o seu mais recente livro, intitulado “Caminho aberto” (textos de intervenção política). O evento realizar-se-á, pelas 18h30 do Dia do Pai, na Livraria Bertrand do centro comercial Dolce Vita, e a apresentação estará a cargo do sociólogo Boaventura de Sousa Santos. António Costa (PS) foi ministro dos Assuntos Parlamentares, Justiça e Administração Interna e deputado à Assembleia da República e ao Parlamento Europeu.
  • 400 doentes dos CHUC aguardam por transplante renal

    Em Coimbra, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, cerca de 400 doentes aguardam por transplante renal. Estima-se que em Portugal são cerca de 800 mil pessoas que sofrem de doença renal crónica e que mais 16 mil dependem de terapias substitutiva renal para sobreviver como a hemodiálise, diálise peritoneal (uma forma de diálise feita diariamente e pelo próprio doente no seu domicílio) ou transplante renal. Esta última é a terapêutica que melhores resultados apresenta e Portugal ocupa um dos lugares cimeiros na transplantação renal, mas a necessidade de órgãos continua a ultrapassar a oferta. Os dados foram apresentados, em conferência de imprensa, pelos directores dos serviços de Nefrologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra e do Hospital Geral, Mário Campos e Armando Carreira, respectivamente, e pelo regente da cadeira de Nefrologia na Faculdade de Medicina, Rui Alves no Dia Mundial do Rim, assinalado a 8 de Março.
  • Encontro Nacional de Estudantes de Economia realiza-se em Coimbra

    Entre 15 e 18 de março, Coimbra irá acolher pela primeira vez o Encontro Nacional de Estudantes de Economia. A iniciativa, que vai já na sua 12.ª edição, volta a reunir os estudantes de Economia e Gestão de todo o país e grandes nomes da economia. O presidente do Núcleo de Estudantes de Economia da Associação Académica de Coimbra (NEE/AAC) considera que este evento é “uma grande oportunidade para projectar a Faculdade de Economia da UC enquanto escola de qualidade e excelência, sendo um momento alto de formação e aprendizagem para todos os estudantes envolvidos. Dino Alves acrescenta ainda que “Coimbra não poderia ficar de fora da rota do ENEEC, tendo sido fácil conciliar a qualidade dos painéis de oradores com a animação e divertimento únicos da cidade dos estudantes”.
  • Estudantes estrangeiros com matrículas facilitadas

    O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e a Universidade de Coimbra assinaram, no passado dia 6 de Março, um protocolo que formaliza o funcionamento de uma plataforma que permite a troca de informação célere para regularizar a situação dos estudantes estrangeiros (oriundos de países que não pertencem à União Europeia) que frequentam a instituição. No final da assinatura do protocolo, Manuel Palos explicou que o próprio sistema faz uma consulta aos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras quando a Universidade de Coimbra digita o nome do cidadão estrangeiro que se pretende inscrever. “Se houver um problema não deixa fazer a matrícula e a pessoa tem que ir ao SEF”, concretizou.
  • Estudantes reivindicam cantina aberta aos fins-de-semana

    “Os estudantes não podem esperar mais”. Foi a palavra de ordem de Ricardo Morgado, presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC), ao liderar um grupo de dirigentes académicos e perto de uma centena de estudantes que ocuparam, na passada sexta-feira à noite, uma das cantinas universitárias da cidade, para exigirem que um destes estabelecimentos volte a funcionar aos fins-de-semana. Os cerca de 23 mil alunos da UC deixaram de ter, desde o início deste ano lectivo, uma cantina aberta ao fim de semana, “por razões de ordem económica e financeira”, explicou o dirigente associativo. A situação, acrescentou, cria dificuldades, por vezes “extremas”, aos estudantes que não têm capacidade económica para irem aos restaurantes nem condições para cozinharem nos locais onde residem.
  • Rotários homenageiam Mário Mendes

    O Rotary Clube de Coimbra promove hoje, dia 15 de Março, uma jornada de homenagem a Mário Mendes, Governador do Distrito 1981-82. Do programa constam uma missa na Capela da Universidade, pelo Pe. Anselmo Borges, às 18 horas, seguindo-se, às 19 horas, no Hotel Dona Inês a apresentação do livro/fotobiografia “Mário Mendes: O Médico que foi Mestre e Cidadão”. O programa termina com um Jantar Festivo, às 20H30, também no Hotel Dona Inês, com a presença do Governador do Distrito 1970, António Goes Madeira, e com intervenções de António Meliço-Silvestre, António Arnaut e da viúva, Dulce Mendes.
  • Deus encontrou-o (1)

    O professor jesuíta da Universidade de Chicago, John Powell, contou acerca de um seu aluno chamado Tommy o seguinte:
  • As nêsperas

    Diferentemente das outras frutas, as nêsperas criam-se no inverno e começam a amadurecer agora. A polpa é suculenta e doce ou ácida, dependendo da variedade e maturação da fruta. Cada fruta contém de 3 a 5 sementes de cor marrom. A nêspera deve ser preferencialmente descascada para o consumo: a casca é fina e pode ser facilmente puxada quando a fruta está madura.
  • Deixaram-nos na miséria

    Há uns pares de anos, bateu-me à porta um casal de idosos para desabafar um pouco comigo e contar as suas mágoas. Naturalmente não os vou identificar, pois isso não seria curial da minha parte. Não eram das minhas paróquias mas de um concelho vizinho.
  • O valor do jejum

    Um estudo realizado pelo National Institute on Ageing (NIA), nos EUA, afirma que fazer jejum um ou dois dias por semana pode proteger o cérebro contra doenças degenerativas tal como o Alzheimer e o Parkinson.
  • A psicóloga e a fé

    Após terminar, no passado dia 24 de Fevereiro, o prazo imposto pelo Conselho Regional de Psicologia do estado do Paraná (CRP/PR), à psicóloga Marisa Lobo, para que ela retirasse das redes sociais todas as menções à sua fé cristã, ela afirmou que nunca negará sua fé em Cristo.
  • Ao calor da fogueira (11 de Março de 2012)

    – Se o Tio Ambrósio me der licença, um domingo destes, ainda antes da Páscoa, trago comigo a minha Joana, porque ela anda farta de me dizer que, já que vossemecê vai tão pouco a nossa casa, vem ela até aqui, porque tem saudades suas.
  • A confissão dos pecados

    O Novo Testamento diz-nos que, quando João Baptista estava a baptizar no rio Jordão, vinham pessoas de todos os lados e de todas as classes e confessavam publicamente os seus pecados.
  • Vendilhões do templo

    vendilhoesO episódio do Evangelho que é lido neste terceiro Domingo da Quaresma pode mesmo escandalizar alguns mais pacifistas.
  • NEM SÓ DE PÃO… (18 de Março de 2012)

    Deus amou tanto o mundo
    que lhe deu o Seu Filho
     
    Ao longo da História da Salvação, quando os filhos da Aliança multiplicam as suas infidelidades (1.ª leitura), Deus revela a sua imutável fidelidade (“Deus rico em misericórdia”).
  • IV Domingo da Quaresma (18 de Março de 2012)

     A Palavra de Deus

  • Quaresma: a Via-sacra da Vida

    Aldo1




    . Aldo Aveiro

    “Viver a quaresma” é confirmar, em cada um de nós, a presença de Deus na caminhada diária: na oração, no trabalho, na comunidade e na dor da vida. A vida dos crentes é muito parecida com a vida de Jesus. Aliás, nada nos separa da vida d´Ele.
  • Fé e Compromisso - A Austeridade da nossa esperança

    Jose Dias 2



    . José Dias da Silva
     
    Acho que já é mais do que altura para gritarmos “basta!” a esta degradação da alma nacional. Basta de discursos dos políticos e de fazedores de opinião que raramente passam das lamentações: discurso derrotista: “emigrem”; fatalista: “temos que empobrecer”, sem esperança: vêem aí mais dificuldades; “passa-culpas”: nisto são pouco imaginativos, pois já Adão culpou Eva, que culpou a serpente que não pode culpar o pai (“se não foste tu, foi o teu pai” dizia o lobo ao cordeiro), esquecendo que todos temos uma parte variável de responsabilidades.
  • Ordem do Romeiro do Divino Senhor da Serra manda celebrar missa

    A Ordem do Romeiro do Divino Senhor da Serra, vai mandar celebrar uma Eucaristia, no próximo dia 11 de Março, pelas 12 horas, no Santuário do Divino Senhor da Serra, concelho de Miranda do Corvo, por alma do Dr. Juiz Conselheiro Armando Pinto Bastos, por ocasião do sétimo aniversário da sua morte.
  • Jornada formativa da Federação Nacional dos Institutos Seculares

    Vai ter lugar no próximo dia 17 de Março, na sua sede em Coimbra, a jornada formativa da Federação Nacional dos Institutos Seculares (FNIS), subordinado ao tema “À escuta de Deus nos sulcos da história – a secularidade fala à consagração (50 anos após o Concílio Vaticano II)”.
  • Vicentinos realizam Assembleia da Quaresma

    No próximo sábado, dia 10 de Março, a partir das 10 horas da manhã, decorrerá no Instituto Universitário “Justiça e Paz” a Assembleia da Quaresma da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP).
  • Dia Catequístico Diocesano

    Vai ter lugar a 22 de Abril, na vila de Penela, o “Dia Catequístico”. Este ano, o Secretariado Diocesano da Educação Cristã vai proporcionar a todos os agentes da Catequese Diocesana (Crianças, catequistas e pais), um dia de festa, convívio e sensibilização da importância da caridade no “ser e viver em Igreja”, no mundo.
  • Santa Sé luta contra a desertificação em África

    A Santa Sé apoiou no último ano mais de 200 projectos contra a desertificação na região africana do Sahel, revelou o Vaticano. No total foram distribuídos mais de 1,5 milhões de euros em países como Burquina-Faso, Chade, Gâmbia, Mali, Mauritânia, Níger ou Senegal. De acordo com a “Fundação João Paulo II para o Sahel”, criada há 28 anos, trata-se de uma ajuda que se destina a prevenir o risco de uma crise humanitária na sequência da seca naquela região do continente africano.
  • Vaticano pede a católicos que ajudem cristãos da Terra Santa

    O Vaticano apela à solidariedade para com a Terra Santa nesta Quaresma. Em Carta publicada no passado dia 1 de Março, o Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais lembra que a falta de paz na região obriga cada vez mais cristãos a deixarem os seus países de origem. Tem sido o caso na Terra Santa, na Líbia, no Iraque e no Egipto, sublinha Monsenhor Leonardo Sandri, que apela à generosidade de todos no peditório de Sexta-feira Santa. “A emigração de cristãos tem-se agravado pela falta de paz, que tenta empobrecer a esperança, transformando-se em medo de estar sozinho perante um futuro que parece não existir, senão como um abandono da própria pátria”, escreve o monsenhor Sandri. O que for recolhido nas várias comunidades pelo mundo inteiro será canalizado para apoiar as escolas, os programas de saúde e de habitação nos vários países em confronto. Os cristãos são uma pequena minoria no Médio Oriente, mas com raízes profundas. A maioria dos cristãos no mundo árabe são ortodoxos mas uma grande proporção são católicos. A Igreja Católica mantém, porém, uma rede de escolas, hospitais e outros serviços desproporcional em relação ao tamanho da comunidade.
  • Bento XVI encerra retiro espiritual de Quaresma com agradecimentos ao cardeal Laurent Pasinya

    No fim do retiro quaresmal, o Papa dirigiu algumas palavras de agradecimento ao cardeal da República Democrática do Congo, D. Laurent Monsengwo Pasinya, que este ano foi o autor das meditações, com o tema “A comunhão com Deus”. Evocando o testemunho de fé do continente africano, transmitido pela presença e pelo estilo do cardeal, Bento XVI sublinhou que se trata de “um património espiritual que constitui uma grande riqueza para todo o Povo de Deus e para o mundo inteiro, especialmente na perspectiva da nova evangelização”.
  • Papa lamenta “analfabetismo religioso”

    Bento XVI afirmou no passado dia 4 de Março, em Roma, que os católicos devem empenhar-se para “superar o analfabetismo religioso” que classificou como um dos maiores problemas da sociedade actual. O Papa falava na visita à paróquia de São João Baptista de La Salle, na região sul da capital italiana, o seu primeiro compromisso público após uma semana de retiro quaresmal, no Vaticano. Manifestando “grande alegria” por ver tantas crianças nesta comunidade católica, o Papa recordou, na homilia da missa a que presidiu, a missão de cada família na educação para a fé. Já de regresso ao Vaticano, para a recitação da oração do Angelus, o Papa regressou a este tema, referindo que “Jesus é a noite que nunca se apaga, mesmo na noite mais escura”. Bento XVI desafiou os presentes a não terem “vergonha” de ser cristãos e a viver a Quaresma, tempo de preparação para a Páscoa que a Igreja Católica está a assinalar, em todos os seus “lugares de vida”.
  • Jesuítas dedicam ‘webzine’ à esperança

     

    Edição especial do quarto aniversário do Essejota conta com contribuições de personalidades com diferentes perspectivas sobre um só tema.

  • Fátima: Universidade Católica renova a sua consagração a Maria

    D. Jose PolicarpoPatriarca de Lisboa pede aos membros da instituição que sejam “anúncio do Reino dos Céus”.
  • Cáritas do Algarve esgotou os recursos de ajuda

    O presidente da Cáritas do Algarve apelou esta semana à participação dos portugueses no peditório nacional de 8 a 11 de março, numa altura em que a organização católica diocesana “esgotou” os recursos de ajuda disponíveis.
  • Na Semana da Cáritas que se realiza de 4 a 10 de Março

    CEP 7D. Jorge Ortiga desafia cristãos a pensar nos marginalizados

    O presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social, D. Jorge Ortiga, desafiou os cristãos a ousarem pensar nos marginalizados.
  • Igreja não garante fim do feriado do Corpo de Deus já este ano

    A Igreja Católica não dá ainda como certo que seja já este ano, que o Corpo de Deus deixe de ser feriado religioso.
  • Ministro da Economia destaca papel do Turismo Religioso para a recuperação do país

    O ministro da Economia e do Emprego acredita que o Turismo Religioso pode desempenhar um papel “importantíssimo” na recuperação económica do país nos “próximos anos”.
  • Paróquia de S. José a caminho do jubileu

     

    Joao_Castelhano_1


    Há 37 anos na paróquia de S. José, o Cónego João Castelhano prepara com algum entusiasmo as comemorações dos 75 anos da paróquia e dos 50 da igreja. Caracterizando as diversas valências pela qual é constituída, não deixa nesta entrevista concedida ao jornalista do “Correio”, de referir o empenho de todos os seus colaboradores, que constituem as pedras vivas da sua igreja…

  • Bispo de Coimbra exorta cristãos a ler a Bíblia

    D. Virgilio_Conf.Quaresmal_Cant“A ignorância das escrituras é a ignorância de Cristo”
     
    A Bíblia adquiriu um lugar muito privilegiado ao longo da história do cristianismo sobretudo na liturgia e na catequese. Ela fornece os elementos essenciais para a nossa oração e identidade dos cristãos. Mas, também tem estado no centro de muitas polémicas; Há quem pense que a Bíblia se opõe à ciência; Há quem julga que os textos são frutos da imaginação dos seus autores; Discute-se se as personagens existiram ou não; Se a Bíblia é um livro de mistérios ou de intrigas…
  • Bruxelas adverte Portugal por portagens nas ex-Scut

    A Comissão Europeia (CE) advertiu o Estado português para alterar normas nacionais relativas à introdução de portagens nas ex-SCUT que são contrárias à legislação comunitária, após a análise de uma queixa da Câmara de Aveiro.
  • Governo apresenta medidas contra o desemprego jovem

    O primeiro-ministro confirmou em Bruxelas que o Governo português apresentou à Comissão Europeia um programa de medidas de combate ao desemprego entre os jovens, que gostaria de ver em andamento já dentro de dois meses. Falando no final da cimeira de chefes de Estado e de Governo da EU, Passos Coelho explicou que se trata de “uma iniciativa que vinha já sendo preparada em Portugal há algum tempo”, tendo o Governo aproveitado o facto de em Janeiro o executivo comunitário ter proposto uma acção concertada cm os oito estados-membros com taxas de desemprego juvenil mais elevado para “acelerar esses trabalhos”, comunicando a Bruxelas as intenções “quanto ao desenvolvimento de um programa que responda ao problema”.
  • Morreram seis mil portugueses nas duas últimas semanas

    Mortalidade “por todas as causas” atingiu na semana passada 3080 óbitos, subindo para 6110 a cifra das duas últimas semanas. Principais vítimas são os idosos. Em declarações à agência Lusa, Baltazar Nunes, técnico do Departamento de Epidemiologia do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), disse que na última semana, de 20 a 26 de Fevereiro, a mortalidade “por todas as causas”, com valores acima do esperado e observada principalmente entre idosos com 75 ou mais anos, fixou-se nos 3080 óbitos.
  • Militares da GNR em protesto tentaram invadir edifício do Governo

    Os militares da GNR que, no passado dia 1 de Março, participaram no “passeio contra as injustiças” derrubaram as barreiras de protecção montadas na Praça do Comércio, em Lisboa, conseguindo assim chegar à porta do Ministério da Administração Interna. Gritando “invasão, invasão”, os militares derrubaram a barreira enquanto uma delegação da Associação dos Profissionais da Guarda (APG) e da Associação Nacional de Sargentos da Guarda (ANSG) entregava um documento reivindicativo. Na origem do protesto, promovido pela APG e ANSG, está a forma como foi aplicado o novo regime remuneratório, a anunciada extinção do subsistema de saúde da GNR e os problemas relacionados com a passagem à reforma.
  • Situação de seca é menos grave que em 2005

    A actual seca é menos grave que a última ocorrência do fenómeno, em 2005, segundo o primeiro relatório do Ministério da Agricultura, que não prevê limitações no abastecimento de água e na rega dos principais terrenos de regadio público.
  • Dadores de sangue querem isenção das taxas moderadoras discutida na AR

    As associações de dadores de sangue decidiram, no passado sábado, pedir uma audição à comissão parlamentar de saúde para insistir na discussão parlamentar da petição que exige a isenção das taxas moderadoras para os dadores.
  • Justiça entregou 48 mil euros ao Banco Alimentar

    O Banco Alimentar Contra a fome recebeu da Justiça portuguesa 48 mil euros em 2011. Trata-se de verbas oriundas das indemnizações de arguidos que cometeram pequenos delitos e que viram o processo suspenso mediante o pagamento de uma multa e de trabalho voluntário.
  • Funcionários das Finanças agredidos quase todos os dias

    As repartições de finanças e os trabalhadores dos impostos estão a sofrer agressões quase diárias, que há uma semana culminaram no espancamento de uma funcionária que fotografava na zona de Viseu um imóvel para penhora.
  • Mais de dez mil interessados nas 300 vagas existentes na PSP

    Mais de dez mil candidatos concorreram às 300 vagas para o curso de agente da PSP, número recorde dos últimos anos, disse à agência Lusa fonte daquela força de segurança. Segundo a direcção nacional da PSP, candidataram-se ao curso de formação de novos agentes 10.415 pessoas, mais 30% do que no último concurso, realizado em 2010, quando concorreram cerca de sete mil.
  • Miranda do Corvo: associação aposta na agricultura e cria nove postos de trabalho

    Num momento de crise, quando cresce o desemprego, a ADFP decidiu investir numa Empresa de Inserção,  para criar nove postos de trabalho em actividades agrícolas e de jardinagem, podendo em casos pontuais e prestar outros serviços auxiliares, nomeadamente em limpezas.
  • Poiares: incêndio fragilizou comunidade juvenil de S. Francisco

    Um velho computador com dificuldades de refrigeração terá aquecido em demasia, o calor transformou-se em fogo e as chamas deram origem à destruição.
  • Hospital de Lorvão deverá encerrar até final do mês

    O Hospital de Lorvão deverá encerrar definitivamente portas até ao final do mês de Março. A decisão, que já vinha tomando forma há algum tempo, foi anunciada na Assembleia Municipal (AM) de Penacova, segundo informou o município em comunicado enviado à nossa redacção.
  • Penacova: autarca recusa pagar caudal mínimo de água para a rede

    O presidente da Câmara de Penacova, Humberto Oliveira, devolveu às Águas do Mondego (AM) facturas referentes a caudais mínimos não consumidos nos últimos dois anos, mas a empresa argumenta que está a aplicar uma norma legal.

  • Praia de Mira transforma-se em “Cidade do Cristo Jovem”

    Mira_Cidade_Cristo_Jovem- Jovens podem inscrever-se através do blogue www.eaj-cm.blogspot.com ou nas paróquias, até 17 de março

    O 7.º Encontro Arciprestal de Jovens de Cantanhede e Mira (EAJ-CM) está cheio de novidades. Pela primeira vez organizado pela equipa arciprestal da Pastoral Juvenil, o encontro vai ter lugar no parque de campismo, que se transformará na “Cidade do Cristo Jovem”.
  • Nos mil e cem anos da igreja moçárabe de Lourosa

    S.Pedro_LourosaComunidade reavive a celebração da Cadeira S. Pedro de Antioquia

    A igreja moçárabe de Lourosa acolheu, no Domingo, 26 de Fevereiro, as celebrações da Festa do Padroeiro. O orago desta igreja matriz é a Cadeira de S. Pedro de Antioquia, que se celebra a 22 de Fevereiro.
  • Carapinheira: Procissão do Senhor dos Passos marca tempo de Quaresma

    Como vem sendo hábito, o tempo quaresmal, na paróquia da Carapinheira, é vivido de uma maneira peculiar, numa manifestação de pura piedade.
  • Empresário de Castelo Viegas reabre “A Brasileira”

    A_BrasileiraO empresário Lúcio Borges, de Castelo Viegas, devolveu aos conimbricenses “A Brasileira”, emblemático café da cidade de Coimbra. Localizado na rua Ferreira Borges, o espaço que em tempos foi palco de tertúlias reabriu como padaria, pastelaria e restaurante.
  • Camilo Pessanha dá nome a arruamento do novo Hospital Pediátrico

    Camilo Pessanha foi homenageado no passado sábado pela autarquia de Coimbra com a inclusão do nome do escritor na toponímia da cidade, mais concretamente no arruamento do novo Hospital Pediátrico de Coimbra (artéria que parte da avenida Afonso Romão para norte, sem saída).
  • Doce crúzio tenta conquistar Coimbra

    - A apresentação desta nova iguaria teve a bênção do cónego José Bento
     
    O doce crúzio, embalado numa caixa com ilustração inspirada num dos vitrais da igreja de Santa Cruz pretende conquistar a boca dos conimbricenses.
  • Hospitais da Universidade de Coimbra confirmam aumento de problemas respiratórios nos idosos

    O Serviço de Pneumologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) está a registar um aumento significativo de doentes, na ordem dos 130%.
  • Sem-abrigo em Coimbra chegam às duas centenas

    Sem_abrigo2A população de Coimbra doou nos últimos três meses duas centenas de cobertores, cerca de 180 frascos de café e 171 quilos de açúcar para os sem-abrigo da cidade, que actualmente rondam as 200 pessoas.
  • Cáritas Diocesana de Coimbra apoia famílias em dificuldades

    Padre Luis Costa 1Crescem os pedidos de auxílio junto da Cáritas Diocesana de Coimbra. Só até Setembro de 2011, através do Centro de Atendimento Social (CAS), a Cáritas Diocesana de Coimbra prestou um apoio correspondente a 70 mil euros, maioritariamente a famílias que ficaram sem direito a subsídio de desemprego ou rendimento social de inserção.
  • CCDRC anunciou início da nova presidência

    A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) assinalou no dia 1 de Março a entrada em funções da nova presidência deste organismo, passando o professor universitário Norberto Pires a exercer a liderança, em substituição de Alfredo Marques. A vice-presidência da CCDRC é partilhada por José Ferreira e Luís Caetano, assumindo também Norberto Pires, por inerência, as funções de gestor do Programa Mais Centro, cujas vogais executivas: Ana Abrunhosa (professora da Faculdade de Economia da UC) e Isabel Damasceno (economista e ex-presidente da Câmara de Leiria), se mantêm nos cargos que já desempenhavam.
  • Medalha de Ouro para António Arnaut

    A atribuição da medalha de ouro da cidade a António Arnaut foi aprovada por unanimidade, na última reunião da Assembleia Municipal, ratificando a decisão do executivo camarário. “Verdadeiramente, o acto de hoje consagra e cristaliza, em ouro de lei, um sentimento comum a gentes de Coimbra que se revêem nas qualidades humanas e cívicas” do homenageado, sublinhou o socialista Luís Marinho. Na opinião do deputado municipal pelo PS, nem só Coimbra se congratula com distinção ao pai do Serviço Nacional de Saúde (SNS). “Por todo o país, muitos portugueses, se não mesmo a maioria, comungam dos nossos sentimentos e reconhecem em Arnaut a figura do justo, do comprometido, do cidadão que usou dos poderes que o voto popular confere para fazer algo para todos, universal, geral e gratuito”, que é o SNS, também ele homenageado.
  • António Pinho Vargas recebe Prémio Universidade de Coimbra

    O compositor, intérprete e investigador António Pinho Vargas recebeu o Prémio Universidade de Coimbra, na sessão solene do dia da instituição (dia 1 de Março) tendo sido previamente apresentado pelo músico e director do Conservatório de Música de Coimbra Manuel Pires da Rocha. Em moldes diferentes do que vem acontecendo em outros anos, o premiado teve, a oportunidade de discursar e partilhar com os presentes o objeto da investigação que realizou no âmbito do doutoramento, numa conferência intitulada “Desafios da música portuguesa hoje face à problemática geral da ausência no contexto europeu”.
  • Deputado do CDS-PP por Coimbra questiona Governo sobre Metro Mondego

    João de Serpa Oliva, deputado do CDS-PP, endereçou no passado dia 1 de Março uma pergunta ao Ministério da Economia e do Emprego, inquirindo qual é a posição actualmente do XIX Governo Constitucional face ao projecto Metro Mondego e, no âmbito da reprogramação do QREN, que parcela de fundos comunitários está destinada a este projecto. No documento, assinado também por outros deputados democratas-cristãos, João de Serpa Oliva recorda que o projecto do Metro Mondego nasceu nos anos 90, com uma estimativa original de investimento de cerca de 55 milhões de euros. Porém, sucessivas alterações ao âmbito do projecto conduziram à sua versão actual, orçada em perto de 450 milhões.
  • EDP investiu nove milhões de euros no concelho de Coimbra

    A EDP Distribuição anunciou, no passado dia 28 de Fevereiro, que investiu no concelho de Coimbra, só no ano de 2011, mais de nove milhões de euros. De acordo com a empresa eléctrica, desse montante, cerca de oito milhões de euros refere-se a investimento efectuado nas redes de alta tensão, média tensão, baixa tensão, postos de transformação e iluminação pública e mais de um milhão de euros foi aplicado na manutenção dessas mesmas redes. Ainda segundo a EDP Distribuição, o investimento efectuado em 2011 “é bem elucidativo do esforço que tem vindo a desenvolver ao longo dos anos, no sentido de assegurar um serviço de qualidade a toda a população do concelho de Coimbra”.
  • Investigadores de Coimbra recebem bolsa para estudo da doença de Parkinson

    Dois investigadores da Universidade e do Centro de Neurociências de Coimbra foram distinguidos com uma bolsa da Fundação Michael J. Fox, destinada a financiar projectos altamente inovadores e que revelem grande potencial de compreensão e tratamento da doença de Parkinson. Com o financiamento concedido pela instituição norte-americana, Carlos Palmeira e Rodrigo Cunha podem agora aprofundar os seus estudos sobre a doença de Parkinson e acção benéfica que a berberina, uma substância natural alcaloide muito usada na medicina tradicional chinesa, poderá ter na prevenção e no tratamento daquela doença degenerativa.
  • Centenas na rua contra a reforma do Governo que extingue as freguesias

    Desafiadas pela Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) – Delegação Distrital de Coimbra, centenas de pessoas, entre populares e autarcas, manifestaram-se, no passado sábado, contra a extinção das freguesias, ou o que designam de mais um atentado ao povo e aos menos favorecidos. A praça 8 de Maio encheu com a presença de delações provenientes de Oliveira do Hospital, Vila Franca da Beira, Casal Ermio, Ameal, Castelo Viegas…
  • Casa de Formação Cristã tem nova direcção

    Decorreu, recentemente, na Casa de formação Cristã da Rainha Santa, na Quinta das Varandas (junto à sede do Clube dos Empresários de Coimbra), a tomada de posse dos novos corpos gerentes para o triénio 2011/2014. Maria Teresa Ribeiro Batista de Almeida preside à direcção da instituição, que tem como presidente da assembleia-geral Manuel Carvalhão Mendes Teixeira Santos. A Casa de Formação Cristã é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, de orientação católica, que tem por objectivo reeducar jovens do sexo feminino que tenham caído em degradação moral e social, como também preservar e amparar jovens que se encontram em risco.
  • “Missa com Arte” no Centro Universitário Manuel da Nóbrega

    O Centro Universitário Manuel da Nóbrega, em Coimbra, celebra às quintas-feiras a “Missa com arte”. Trata-se de uma celebração eucarística em que a homilia é um tempo de reflexão baseado numa peça artística.
  • “Portugal tem que ganhar confiança para superar a crise”

    Conf.S.Jose_Antonio_Barreto4
    - a afirmação é de António Barreto nas Conferências Quaresmais de S. José
     
    O sociólogo António Barreto reconheceu que para sairmos da crise, a única solução é “ganhar confiança interna e externa e depois investir”. António Barreto foi o primeiro convidado, deste ano, das conferências quaresmais da cidade de Coimbra, subordinadas ao tema “Da crise à Esperança”, que se realizam sempre às quintas-feiras.
  • Ançã: paróquia propõe itinerário quaresmal sobre S. Marcos

    À semelhança dos anos anteriores, a paróquia de Ançã propôs os seus paroquianos um itinerário de Formação Quaresmal, bem como às paróquias de Antuzede e S. João do Campo, também elas sob a responsabilidade do pároco Manuel de Jesus e que tem como tema central “S. Marcos, o Evangelista do ano”.
  • O aloé

    aloe-vera-plantO aloé é uma planta de folhas carnosas, perene, encontrada com alguma frequência em Portugal.
    Dizem alguns autores antigos que Alexandre o Grande invadiu a ilha de Socotra, no Oceano Índico, para se abastecer de aloe vera, para curar os soldados feridos. Contam também que a rainha Nefertiti e Cleópatra a utilizavam em tratamentos de beleza.
  • Emprego na Alemanha

    A cidade de Schwabisch Hall, na Alemanha, quer contratar profissionais portugueses, num total de 2.700 empregos disponíveis.
  • A esmola nem sempre ajuda

    sem abrigoIHoje apresentamos o testemunho de um homem que viveu na rua mais de 20 anos e desde 1991 ajuda os seus ex-colegas a sair desse inferno.
  • Custo da educação

    Portugal gasta cerca de 46 mil euros com a educação de um aluno dos seis aos 15 anos de idade, segundo um relatório da OCDE divulgado há dias, com dados do PISA de 2009, programa internacional de avaliação de alunos.
  • Ao calor da fogueira (4 de Março de 2012)

     

    – Tira-me essa cara de preocupação e põe um sorriso nos lábios, que é assim que nos manda o Evangelho, Carlos! É que vens aí tão ensimesmado que até parece que tens razões para andar de mal com a vida.
  • A Transfiguração de Jesus

    transfiguracaoNo segundo Domingo da Quaresma, a Igreja propõe-nos a meditação da Transfiguração do Senhor, manifestando Cristo a Sua divindade diante dos discípulos para os alentar à hora da Cruz.

Informação adicional