Aviso

Filtro
  • Vaticano apresenta orientações para Sínodo de 2015

    cardeais-conclaveO Vaticano apresentou no dia 9 de Dezembro o documento preparatório (‘lineamenta’) para o Sínodo 2015.
  • Papa envia mensagem aos cristãos perseguidos de Mossul

    Papa Francisco_escreverO Papa enviou uma vídeo-mensagem aos cristãos perseguidos da cidade iraquiana de Mossul, actualmente em poder dos terroristas do auto-proclamado Estado Islâmico.
  • Papa cumpre tradição e presta homenagem a Virgem Maria

    Papa Francisco e Imaculada ConceicaoO Papa Francisco deslocou-se no dia 8 de Dezembro à Praça de Espanha, em Roma, para uma homenagem à Imaculada Conceição, na qual rezou para que o mundo abra espaço para a “beleza de Deus”.
  • “Tiologias – Os sobrinhos de Deus” e outros textos apresentado em Coimbra

    Goncalo CarreraA convite do “Correio de Coimbra”, o padre Gonçalo Portocarrero de Almada apresentou no passado dia 3 de Dezembro, na Casa da Escrita, a sua obra ‘Tiologias – Os sobrinhos de Deus e outros textos’, um título propositadamente “intrigante”.
  • Livro sobre Urbano Duarte apresentado dia 15 em Coimbra

    Mario Martins (1)Foi director do “Correio de Coimbra”
     
    O livro “Urbano Duarte: Crónicas dos Anos Quentes”, do jornalista Mário Martins, é apresentado no próximo dia 15 (segunda-feira), às 18h30, no Instituto Justiça e Paz, em Coimbra.
  • Confraria apresenta ao público tesouros espirituais da Rainha Santa

    Cartaz_TesourosExposição “TESOUROS ESPIRITUAIS DA RAINHA SANTA ISABEL - O património artístico do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova”
  • Meãs do campo recebe Encontro da Pastoral Juvenil

     No próximo dia 13 de Dezembro

    O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil da Diocese de Coimbra, na sequência das várias actividades que propõe para a Diocese, irá levar a cabo o primeiro Reforça-Te do Ano Pastoral, no próximo dia 13 de Dezembro.
  • Colégios São Teotónio e Rainha Santa Isabel entre as melhores médias nos exames nacionais

    Colegio de S. TeotonioOs colégios de São Teotónio  e da Rainha Santa Isabel  voltam a figurar entre as instituições com melhores médias nos exames nacionais.
  • Dia da Erradicação da Violência contra as Mulheres

    Ergue_te (1)ERGUE-TE deu mais um passo
     
    No passado dia 25 de Novembro – Dia da Erradicação para a Violência contra as Mulheres – a Equipa de Intervenção social ERGUE-TE, no âmbito da sua plataforma Estrutura de Emprego Protegido (EEP) e em parceria com o CEARTE, apresentou um novo produto, a Lancheira de marca “ergue-te”.

  • Curso de Iniciação para Acólitos

    O Serviço Diocesano de Acólitos propõe para os grupos que sintam necessidade de uma formação mais cuidada e profunda um Curso de Formação.
  • “Bem-aventurados os pobres”

    Carlos Carneiro– O que é que isto significa?
     
    Cerca de uma centena de fiéis participaram, no passado dia 27 de Novembro, no Salão Polivalente da igreja de S. José, na Conferência “Bem-aventurados os pobres”, proferida pelo Pe. Carlos Carneiro.
  • Sé Nova rezou pela Vida

    Vigilia pela Vida (1)Pelo quinto ano consecutivo, a Diocese de Coimbra assinalou o início do tempo de Advento com uma Vigília de oração pela vida dos nascituros, na Sé Nova, presidida pelo Vigário Geral da Diocese, Padre Pedro Miranda. Os cânticos estiveram a cargo do coro da Sé, dirigido pelo seminarista estagiário Nuno Fileno.
  • Casais de Santa Maria promovem Serenata a Nossa Senhora

    Igreja de S. Bartolomeu01- Na igreja de S. Bartolomeu, dia 7 de Dezembro, 21,30 horas
     
    O Movimento Familiar Diocesano dos Casais de Santa Maria vai levar a efeito no dia 7 de Dezembro, às 21,30 horas, véspera da Solenidade da Imaculada Conceição, na igreja de S. Bartolomeu, uma Serenata a Nossa Senhora.
  • Peregrinação Diocesana a Taizé 2015

    Taize1De 14 a 23 de Fevereiro de 2015
     
    - Em comunhão com a Comunidade de Taizé
    O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil volta a proporcionar aos jovens da Diocese uma Peregrinação rumo à Comunidade de Taizé, no sul de França.
  • Escuteiros: Encontro Regional da Protecção Civil

    Encontro Regional Protecao CivilRealizou-se no passado dia 30 de Novembro, na Lousã, o Encontro Regional da Protecção Civil sob o lema “Servir Salvando”.
  • Ano da Vida Consagrada

    ReligiosasProcuraremos ir dando ao longo das próximas edições algumas notícias sobre as actividades que estão previstas para o Ano da Vida Consagrada.
  • Dia do Associado do Movimento da Mensagem de Fátima

    Mensagem de FatimaO Secretariado Diocesano do Movimento da Mensagem de Fátima (MMF) realizou no dia 22 de Novembro, no auditório do Colégio de São Teotónio, o Dia do Associado do MMF.
  • Campanha da Cáritas de Coimbra sensibilizou população para a violência doméstica

    A Cáritas Diocesana de Coimbra assinalou o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres (25 de Novembro), com campanha de sensibilização junto de colaboradores, utentes e população em geral.
  • Cáritas Diocesana de Coimbra distinguida com Prémio EDP 2014

    A Cáritas Diocesana de Coimbra foi distinguida com o Prémio EDP Energia Elétrica e Ambiente 2014, na categoria “Serviços e Outras Actividades”, por ter registado melhorias de eficiência energética ou de produtividade.
  • “As mulheres na Igreja devem ser valorizadas, não clericalizadas” – afirma o Papa Francisco

    Mulher na IgrejaAo longo dos últimos meses alguns meios de comunicação social têm especulado sobre a possibilidade de o Papa vir a nomear mulheres cardeais como parte da sua reforma da Igreja.
  • Dia Mundial da Paz: Papa defende “redescoberta da fraternidade” na economia

    Francisco_ pombo_pazO Papa apela à “redescoberta da fraternidade” na economia e à mudança de “estilos de vida”, na mensagem para o Dia Mundial da Paz 2014, dedicada ao tema «Fraternidade, fundamento e caminho para a paz». “As sucessivas crises económicas devem levar a repensar adequadamente os modelos de desenvolvimento económico e a mudar os estilos de vida”, refere o documento, divulgado pela Santa Sé.
  • Cerimónias de Natal na Catedral

    O Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes preside às cerimónias de Natal na Sé Nova. No dia 24 de Dezembro, pelas 23 horas, presidirá à Missa do Galo e no dia 25 de Dezembro, pelas 11 horas à missa de Natal.
  • VATICANO II 50 ANOS DEPOIS (65)

    Na Mensagem para o Dia Mundial da Paz, o Papa Francisco apela à fraternidade trazida à humanidade pelo Verbo de Deus.

    Manuel Augusto Rodrigues
     
    1. Ao lermos os textos conciliares, nomeadamente as quatro constituições – “Dei Verbum”, “Lumen gentium”, “Sacrosanctum Concilium” e “Gaudium et spes”,
  • A nossa alegria é Cristo

    Aldo Aveiro
     
    No passado domingo, terceiro do tempo de Advento, conhecido como o domingo Gaudete (“Alegrai-vos” em latim), o Papa Francisco salientou que “a alegria do cristão é o amor fiel e inesgotável de Cristo”.
  • A massificação e a frivolidade

    Fernando Perpétua

    Hoje as pessoas deixaram de cultivar o nobre gosto de se aprimorar, o parecer bem, e tudo o que antigamente era considerado de bom-tom deixou de existir.
  • A outra face

    Manuel do Rosário Brandão

    O título acima, só por si, não é esclarecedor. No entanto considero pertinente falar da outra face da Justiça, precisamente porque não é habitual ser notícia, mesmo quando terminou há pouco uma semana em que os tribunais abriram as suas portas a quem quis conhecer melhor os recantos da Justiça que temos.
  • Noite de Natal (Conto)

    Borges de Carvalho

    Fim de férias. O ano correu bem e o pai do Gustavo preparava-se para regressar a França onde lutava pelo pão de cada dia para ele e para a família.
  • A lógica do mundo e a ilógica do Menino Jesus

     
    Jorge Cotovio

    O título é, obviamente, provocatório. Mas tem lógica, isto é, está de acordo com o que normalmente se passa na vida real.
  • Diocese colabora com o inquérito sobre a família

    O inquérito enviado a todas as dioceses do mundo para a preparação da III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos sobre o tema “Desafios Pastorais da Família no contexto da Evangelização” não foi colocado no site da Diocese de Coimbra.
  • Seminaristas dão-se a conhecer nas paróquias

    A Diocese de Coimbra tem actualmente quatro seminaristas a frequentar o último ano de estudos do curso superior de Teologia.
  • Por uma pastoral das comunicações Sociais

    Os membros do Secretariado das Comunicações Sociais vão efectuar umas visitas aos arciprestados/paróquias da diocese de modo a procederem a um levantamento exaustivo de tudo aquilo que existe em termos de plano de comunicação.
  • Cursos Gerais para catequistas

    O Secretariado Diocesano de Evangelização e Catequese informa que devido à indisponibilidade dos formadores, as datas dos Cursos Gerais de Doutrina e de Catequética tiveram que ser alteradas:
  • Na ordenação de dois novos diáconos

    Ordenacao Diaconos Andre e Manuel (1)Bispo de Coimbra convida a Diocese a uma atitude de serviço
     
    Perante uma Sé repleta de fiéis, D. Virgílio Antunes, pediu a cada cristão, uma mudança de mentalidade e de atitude – Deixarmos de ser uma Igreja virada para o nosso umbigo, para sermos uma Igreja virada para os outros, uma Igreja verdadeiramente missionária…

  • D. Virgílio Antunes abençoa 1.ª fase do Lar da Carapinheira

    Carapinheira_larNo próximo domingo, em cerimónia presidida pelo Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, a 1.ª fase das instalações do Centro Social e Paroquial da Carapinheira (CSPC) vai ter bênção e inauguração, com a presença de entidades, utentes e população.
  • Tábua: Provedor da Santa Casa da Misericórdia reeleito

    Tabua_provedor misericordiaO Capitão Ferreira Marques vai manter-se à frente da Santa Casa da Misericórdia de Tábua com uma vitória indiscutível no ato eleitoral do passado dia 30 de novembro a que concorreu apenas uma lista.
  • Concertos na Igreja do Cardal

    Pombal_concerto_11A música “invadiu” a Igreja do Cardal, que acolheu o Coral Polifónico do Oeste e Francesco Luciani, músico e professor de guitarra clássica.
  • Vicentinos promovem almoço solidário

    A Conferência São Vicente de Paulo de Pombal promove, no próximo sábado, o já tradicional almoço solidário, no Pavilhão das Actividades Económicas, em Pombal.
  • Dá-te mais e serás mais!

    Da-te maisO Grupo Sócio Caritativo da “Interparoquial Carvalho, Friúmes e Penacova”, fiel àquilo que constitui a sua missão na sociedade e atento às necessidades dos irmãos, promoveu no pretérito dia 15 de Novembro,
  • Vou (d)escrever-te um segredo

    Luís Miranda

    Há em todos nós um ‘sussurrar do coração’ que, lentamente, vai germinando um desejo muito profundo de encontro, de uma esperança nova, de um tempo novo.
  • Parar

    Maria Virgínia

    Na pressa e na agitação do corre-corre da vida, o tempo do “eu” sufoca o tempo para o “Tu”, muito necessitado e desejável para apaziguar as inerentes tribulações e afugentar tanta dispersão que a vida oferece, no tempo presente.
  • Papa destaca necessidade de silêncio para ouvir Deus

    O Papa Francisco afirmou, no passado dia 12 de Dezembro, no Vaticano que os crentes precisam de “silêncio” para poder ouvir a voz de Deus, em particular no tempo do Advento, de preparação para o Natal.
  • Tráfico de pessoas é crime contra humanidade

    O Papa Francisco afirmou no passado dia 12 de Dezembro, no Vaticano, que o tráfico de pessoas é um “crime contra a humanidade” que exige vontade política e o empenho da comunidade internacional para pôr fim a este “horrível comércio”.
  • Papa oferece presentes de Natal a pobres

    O Vaticano anunciou no início desta semana que o Papa Francisco vai oferecer nos próximos dias um “pequeno presente” de Natal aos pobres, através do esmoler pontifício, D. Konrad Krajewski.
  • Papa pede que Igreja seja «casa da alegria»

    O Papa Francisco destacou, no passado domingo, no Vaticano a importância da alegria para os católicos, em particular na preparação para a celebração do Natal, pedindo que a Igreja evite ser um “refúgio” de pessoas tristes.
  • O medo do futuro nas palavras do arcebispo de Damasco

    Samir_Nassar_Fatima4“Vivemos numa tempestade”
     
    D. Samir Nassar esteve em Portugal e consagrou o povo sírio a Nossa Senhora de Fátima. Pediu as nossas orações pela paz, mas não disfarçou o enorme receio pelos tempos apocalípticos que se vivem no Médio Oriente.
  • Revista “Time” destaca o Papa Francisco como personalidade do Ano

    A revista norte-americana “Time” considera que o Papa Francisco foi a “pessoa do ano”, sucedendo a Barack Obama.
  • Jornadas da Conferência Episcopal vão aprofundar exortação do Papa

    As próximas jornadas pastorais vão ser dedicadas ao aprofundamento e aplicação da exortação apostólica “A Alegria do Evangelho”, do Papa Francisco.
  • Bispos portugueses associam-se a campanha contra a fome

    O conselho permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) associa-se à campanha da Cáritas, que tem como mote “Uma só família, alimento para todos”.
  • Estudantes de Erasmus passam a noite de Natal com o Bispo de Bragança

    O bispo de Bragança-Miranda vai passar a noite de Natal na Casa Episcopal com os estudantes que, por qualquer motivo, não têm possibilidade de viver esta época festiva junto das suas famílias.
  • Concerto de Natal em Avô

    A Sociedade Defesa e Propaganda de Avô dedicou às gentes do Vale do Alva um magnífico Concerto de Natal que teve lugar na Igreja Matriz desta Vila. Presentes o Choral Poliphónico do Alva, agregado a esta Associação e o Coral Polifónico Municipal de Tábua que apresentaram um belíssimo repertório sobre esta época festiva.
  • Festa de Natal no Lar de Avô

    O dia 14 de Dezembro foi maravilhosamente passado com estes «Jovens da Terceira Idade» do Lar de Avô. Sentimos amor, carinho, comunhão e afectividade junto destas pessoas que já tanto deram à sociedade e que agora esperam ter uma velhice com alguma qualidade de vida.
  • Midões: Jantar solidário para aquisição de carrinha com plataforma elevatória

    Midoes_jantar solidario1Decorreu no passado sábado dia 23 de Novembro, um jantar solidário no Centro Social da paróquia de Midões, com vista à aquisição de uma carrinha de plataforma elevatória adaptada para cadeira de rodas, permitindo assim a melhoria da prestação de serviços aos seus utentes.
  • Póvoa de Midões: transmissão da missa pela Rádio Renascença

    No próximo dia 26 Janeiro, domingo, pelas 11 horas, a RR - Rádio Renascença vai transmitir em direto a Missa a partir da Igreja Paroquial de Nossa Senhora das Graças em Póvoa de Midões. Esta brilhante notícia foi divulgada pelo Padre João Dias, em nome da Fábrica da Igreja.
  • Convento de Santo António com interesse público

    O Governo classificou o Convento de Santo António, no concelho de Arganil, datado do século XVIII, como monumento de interesse público, de acordo com uma portaria publicada em Diário da República.
  • Cáritas de Coimbra assinala 20º Aniversário do Centro de Pomares

    Pomares_aniv 2A Cáritas Diocesana de Coimbra assinalou no passado dia 11 de Dezembro, o 20º Aniversário do Centro de Dia de Pomares, no concelho de Arganil.
  • Penela volta a ser vila presépio

    O Penela Presépio abriu as suas portas a 8 de Dezembro. Até 5 de Janeiro de 2014, a vila irá encher os corações de todos os visitantes com a magia desta época.
  • Pulsar do Arciprestado

    Realizou-se, no dia 28 de Novembro, uma reunião da equipa sacerdotal do Arciprestado de Chão de Couce.
  • Misericórdia e Fábrica da Igreja de Buarcos “unidas”

    A Misericórdia da Figueira da Foz e a Fábrica da Igreja da Paróquia de Buarcos assinaram recentemente um protocolo destinado a alargar a colaboração mútua, uma vez que, já o fazem há vários, primeiro informalmente e, a partir de 2008, através de outro protocolo.
  • Ao encontro das famílias de Friúmes

    No passado dia 10 de Novembro, precisamente no dia em que começava a Semana dos Seminários com o lema,“ Para que Cristo se Forme em Nós”,
  • Família são dois, três ou depois um?

    No dia 6 de Dezembro, no salão Paroquial de Penacova, realizou-se um encontro de formação, destinada aos casais da equipa da Pastoral familiar e outros casais em formação, das paróquias de Penacova, Friúmes e Carvalho.
  • São João do Campo: cristandade rima com solidariedade

    S. Joao Campo (2)Comecemos pela FESTA DA CIOGA DO CAMPO, a homenagear, com fé e entusiasmo, a Padroeira do lugar Nossa Senhora da Conceição.
  • Festa da Imaculada Conceição no Bordalo

    Festa Imaculada Conceicao1No passado dia 8 de Dezembro, a comunidade cristã do Bordalo voltou a comemorar o Dia da Imaculada Conceição, com procissão e missa solene presidida pelo nosso pároco, Pe. António Sousa.
  • Faleceu o médico Arlindo Pinto Gonçalves

    Arlindo Pinto Gonçalves, casado com Olívia da Luz Moreira Delgado Gonçalves, natural de Coimbra, faleceu no passado dia 9 de Dezembro com 83 anos.
  • Escuteiros de Antanhol comemoram 35.º aniversário

    Escuteiros_Antanhol (3)No dia 8 de Dezembro, o Agrupamento 603 de Antanhol da Região de Coimbra do Corpo Nacional de Escutas comemorou o seu 35º aniversário.
  • Investigadora da Universidade de Coimbra avaliou escritos da Irmã Lúcia

    Maria Azevedo_Vereadora da Cultura (1)Uma investigadora da Universidade de Coimbra (UC) garante que “a terceira parte do segredo de Fátima é realmente um documento autêntico”, depois de, a convite do Vaticano, ter feito o seu estudo diplomático e paleográfico.
  • Movimento Esperança e Vida

    O Movimento Esperança e Vida, associação de apostolado laical, constituído por senhoras viúvas que se sentem chamadas, em “espírito cristão e apostólico”
  • Cáritas de Coimbra desenvolve programa Mais Família, Mais Criança

    A Cáritas Diocesana de Coimbra está a desenvolver o Programa de Educação Parental – Mais Família, Mais Criança, que iniciou em Outubro deste ano e deverá terminar em Janeiro de 2014.
  • Escolas Católicas entregam alimentos a LAHUC

    Lahuc EscolasQuatro escolas católicas da Diocese de Coimbra entregaram, no passado dia 11 de Dezembro, cerca de meia tonelada de alimentos e fraldas à Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade (LAHUC), instituição que está a apoiar 50 famílias carenciadas.
  • Memórias a mil vozes no Café Santa Cruz

    memorias mil vozesA Cáritas Diocesana de Coimbra  esteve no passado dia 8 de Dezembro, presente no Café Santa Cruz, para participar na apresentação do livro Memórias a Mil Vozes, da Chiado Editora, cujos direitos de autor reverterão integralmente para a Cáritas Portuguesa.
  • Mensagem da Comissão Diocesana Justiça e Paz

    SegurancaTrabalho005Trabalho digno para todos
     
    Contexto
    A Comissão Diocesana Justiça e Paz (CDJP) de Coimbra, criada em plena propagação da atual crise (janeiro de 2010), viu-se necessariamente implicada na reflexão permanente sobre as suas consequências económicas, financeiras e sociais.
  • Banco Popular promove acções solidárias

    Campanha Banco PopularO Banco Popular lança a partir do dia 2 de Dezembro duas campanhas solidárias que visam apoiar várias Instituições de Solidariedade Social e fomentar o espírito de solidariedade e de poupança dos portugueses.
  • Bispo de Coimbra lembra vítimas da crise numa mensagem de Natal difundida na Internet

    Ordenacao Diaconos Andre e Manuel (7)O Bispo de Coimbra lembrou na sua mensagem para o próximo Natal as pessoas que são afectadas pela actual crise económico, pedindo atitudes solidárias e de “proximidade”.
  • Dois novos diáconos para a Diocese de Coimbra

    Se Nova5No próximo Domingo, dia 15 de Dezembro, pelas 16 horas, na Sé Nova, serão ordenados diáconos dois jovens da nossa diocese que se preparam para o sacerdócio.
  • André Sequeira: “quero acima de tudo ajudar as pessoas a encontrarem Cristo”

    Andre SequeiraCorreio de Coimbra (CC) – Como surgiu esta tua vocação sacerdotal?
    André Sequeira (AS) – Muito cedo. Aos sete anos comecei ajudar o meu pároco, Padre Manuel António Marques, como acólito. Vi naquela pessoa um homem serviçal, próximo das pessoas, justo e honesto, e decidi que queria ser como ele. É evidente que não basta querer ser padre. Há a questão do chamamento de Deus, a vocação…
  • Manuel Vaz Patto: “A minha vocação nasceu no seio da minha família”

    Manuel PattoCorreio de Coimbra (CC) – Vai ser ordenado no próximo domingo diácono. Qual o significado que tem para si a concretização deste momento?
    Manuel Vaz Patto (MP) – Ser Ordenado Diácono é para mim uma enorme alegria: Deus aceita para sempre a entrega que eu Lhe faço de toda a minha vida e passo a pertencer-Lhe só a Ele para o serviço dos irmãos. E ser Diácono é também uma grande responsabilidade porque implica uma disponibilidade total para o serviço da evangelização, da caridade e do culto.
  • O Mundo chora por Mandela

    Nelson Mandela (1)Faleceu o líder histórico da África do Sul e uma das figuras mais conhecidas e estimadas de todo o século XXI, e as reacções de todo o mundo não se fizeram esperar.
  • Tábua: Festa de Natal dos ATL´s da Cáritas Diocesana de Coimbra

    Nordeste_festa de Natal ATLsNo passado sábado, dia 7 de Dezembro de 2013, a Cáritas Diocesana de Coimbra juntou as crianças e pais de todos os seus ATL´s a funcionarem na Diocese de Coimbra para a sua festa de Natal, em Tábua.
  • Tábua: Renovação da Consagração da Famílias ao Imaculado Coração de Maria

    Nordeste_consagracao ao imaculada conceicaoNo passado Domingo dia 8 de Dezembro de 2013, dia da Imaculada Conceição, a paróquia de Tábua voltou a renovar a consagração das suas famílias ao Imaculado Coração de Maria.
  • Montemor-o-Velho: presépio em movimento

    A igreja da Misericórdia, em Montemor-o-Velho, volta a abrir as suas portas ao “Presépio em movimento”, que, desde 2004, não tem parado de surpreender e encantar os muitos visitantes.
  • Unidade Pastoral de Mata Mourisca, Guia e Ilha

    Neste início de Ano Pastoral várias iniciativas têm sido acontecimento feliz nas nossas comunidades.
  • Concertos de Natal na Igreja do Cardal

    O espírito de Natal deste ano irá chegar à cidade de Pombal já no próximo fim-de-semana com um adorno diferente daquele a que estamos habituados.
  • Neste Natal ofereça a revista “Audácia” aos jovens

    Pombal_audaciaA “Audácia” é a única revista missionária editada no nosso país dirigida aos adolescentes. A publicação é elaborada pelos Missionários Combonianos tendo por objectivo ajudar os jovens a perceber melhor a importância dos valores sociais defendidos pela Igreja Católica, através de relatos reais dos missionários e das histórias dos povos que lutam pela paz. Mas não é só esta a finalidade da revista.
  • Centro Paroquial de Almalaguês: luz verde para abertura do Lar de Idosos

    Lar Almalagues (1)Foi uma caminhada muito longa e um calvário muito penoso. Tudo começou por um sonho da Equipa Técnica e da actual Direcção do Centro que quiseram dotar a freguesia com um equipamento que desse resposta às necessidades das pessoas mais idosas da comunidade e não só, a viverem isoladas ou já institucionalizadas no  Centro de Dia e no Apoio Domiciliário locais ou mesmo noutras instituições fora da paróquia, obrigando-as, assim,  a mudanças substanciais e a separações indesejadas da família e da terra que sempre fora a sua.
  • Sé Velha foi o berçário do culto à Imaculada Conceição em Coimbra

    Se Velha 9Se a Imaculada Conceição é a padroeira de Portugal desde 1646, muito se deve à Sé Velha de Coimbra por essa proclamação do rei D. João IV.
  • Curso Alpha: um excelente instrumento ao serviço da Evangelização em Santa Clara

    Alpha1«Ide, pois, fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo,  ensinando-os a cumprir tudo quanto vos tenho mandado. E sabei que Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos.» (Mt 28, 19-20)

  • Assembleia da Imaculada reúne vicentinos da Diocese

    No passado sábado, dia 7 de Dezembro, representantes de 17 conferências vicentinas da Diocese reuniram-se no Instituto Justiça e Paz para a sua habitual Assembleia da Imaculada.
  • Celebração jubilar dos Cursos de Cristandade

    PassosEstá na recta final o ano de 2013, em que o Secretariado Diocesano do Movimento dos Cursos de Cristandade de Coimbra, celebrou o cinquentenário da entrada deste movimento da Igreja Católica, nesta diocese.
  • Vinde, Senhor Jesus!

     
    Aldo Aveiro
     
    Estamos em pleno Advento, tempo de vigilância, de espera e de expectativa, tendo o roxo como cor litúrgica, simbolizando a esperança na vinda do Salvador.
  • Papa decide criar comissão para proteção de menores

    Comissao Cardeais_LusaO Papa decidiu instituir uma “comissão para a protecção das crianças”, que vai coordenar o combate e prevenção de abusos sexuais na Igreja Católica.
  • Papa desafia teólogos a serem «pioneiros» do diálogo entre Igreja e Cultura

    O Papa Francisco recebeu, no passado dia 6 de Dezembro, no Vaticano os membros da Comissão Teológica Internacional aos quais pediu que sejam “pioneiros” do diálogo entre Igreja e Cultura, rejeitando qualquer forma de violência “em nome de Deus”. “Este diálogo da Igreja com as culturas é um diálogo ao mesmo tempo crítico e benévolo, que deve favorecer o acolhimento da Palavra de Deus”, disse, no discurso que proferiu perante os cerca de 30 membros do organismo.
  • Vaticano denuncia perseguição aos cristãos

    O secretário do Vaticano para as relações entre Estados alertou para a perseguição aos cristãos “motivada pelo ódio”, perante o 20.º Conselho Ministerial da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).
  • Papa diz que exemplo de Maria mostra projecto de Deus para humanidade “livre do pecado”

    Imaculada Conceicao11O Papa assinalou no passado Domingo no Vaticano a celebração da solenidade litúrgica da Imaculada Conceição de Maria, “preservada do pecado original”, e disse que este dia recorda o projecto de Deus para humanidade “livre do pecado”.
  • Diáconos Permanentes debateram «identidade e missão»

    A jornada anual dos diáconos permanentes de Portugal realizou-se, no passado dia 1 de Dezembro, sob o lema «Identidade e Missão do Diaconado Permanente na Igreja», no Seminário do Verbo Divino, em Fátima.
  • Síria: Um país que vive «no medo»

    Arcebispo_Damasco_Samir_NassarD. Samir Nassar, arcebispo de Damasco, esteve recentemente, em Portugal, onde testemunhou a realidade de um “país em guerra” onde a família é “a base da Igreja e da pátria”.
  • Jornalista português distinguido em Roma sobre Arquivo Secreto Vaticano

    O jornalista português Joaquim Franco foi distinguido, no passado dia 5 de Dezembro, em Roma com o segundo lugar, ex-áqueo, da edição inaugural do «Prémio Giuseppe De Carli», destinado a trabalhos no âmbito da informação religiosa.
  • Vítor Baía visita Lar de Jovens da Cáritas de Coimbra

    A Fundação Vítor Baía deslocou-se ao Lar de Jovens de Semide, da Cáritas Diocesana de Coimbra, para entregar presentes de natal.
  • Legião de Boa Vontade apoia cem famílias em Coimbra

    A Legião da Boa Vontade (LBV) apoia, com a campanha Natal “Solidariedade sem Fronteiras”, cem famílias de Coimbra e arredores, encaminhadas pelas juntas de freguesia, Centro Comunitário de Inserção das Cáritas Diocesana e Centro de Acolhimento João Paulo II.
  • Cáritas leva Natal ao IPO

    catl_ipo3Os Centros de ATL (CATL) de Coimbra e Condeixa da Cáritas Diocesana de Coimbra procederam à decoração do Instituto Português de Oncologia (IPO) da cidade a partir de materiais recicláveis.
  • Um sorriso para a Casa da Infância Elísio de Moura

    Duas jovens de Coimbra estão a promover uma campanha que visa angariar bens alimentares, artigos de higiene, material escolar e roupa para a Casa de Infância de Dr. Elísio de Moura, fazendo sorrir as 23 meninas, com idades entre os oito e os 20 anos, que a instituição acolhe.
  • Bispo de Coimbra convida ao “encontro pessoal com Cristo” em itinerário de Advento

    Virgilio_acolhimentoA Diocese de Coimbra disponibilizou um itinerário de preparação para o Natal, para “ser reflectido e rezado” em “pequenos grupos ou pessoalmente”, através de figuras bíblicas marcantes do tempo litúrgico do Advento.
  • Ao Calor da Fogueira (8 de Dezembro de 2013)

    - Entra, Carlos! O tempo está levado da breca!
  • Dia da Imaculada Conceição

    Celebra-se hoje a Festa da Padroeira de Portugal.
  • VATICANO II 50 ANOS DEPOIS (63)

    Na “Evangelii gaudium “ o Papa Bergoglio, entre as tensões pós-conciliares e da globalização, a primeirear”, renovar e inovar
     
    Manuel Augusto Rodrigues
     
    1. A Exortação Apostólica “Evangelii gaudium” transporta-nos aos alvores do Vaticano II (1962-1965) que constitui uma realidade desenvolvida em três fases:
  • A Alegria do Evangelho (1)

    Luís Miranda

    Estou convencido que o ‘plano pastoral’ do Papa Francisco, apresentado na Exortação “A alegria do Evangelho”, tem a sua génese nos chamados Exercícios Espirituais de Santo Inácio.
  • Jesus um ‘sem-abrigo’ no meio de nós…

    Nuno Santos

    Jesus sem abrigoRecentemente o Papa Francisco recebeu uma escultura de Jesus representado como um ‘sem-abrigo’ a dormir num banco de jardim. Esta escultura do canadiano Timothy Schmalz, recorda a original, em bronze, que foi instalada em Toronto.
  • Os pepinos

    pepinoEles são muito usados em saladas ou como picles. O seu sumo é utilizado em máscaras faciais, cremes, loções, champôs e outros cosméticos.
  • Efeito Francisco

    Francisco19O Papa Francisco, nestes meses que está à frente da Igreja Católica, chegou já ao coração e à vida do homem comum.
  • Na sua Exortação Apostólica

    Papa_ExortacaoApostolicaPapa propõe caminho de conversão pastoral e missionário

    Na sua primeira exortação apostólica desde que foi eleito Papa, Francisco repete várias das admoestações que tem feito à sociedade ao longo dos últimos meses e apela a uma constante necessidade de conversão, da qual também não se exclui.
  • O papel de Maria

    imaculadaA Solenidade da Imaculada Conceição este ano calha ao Domingo. Sendo assim e porque ela é a padroeira de Portugal, a sua festa precede mesmo a do 2.º Domingo do Advento.
  • O horizonte da esperança

    Aldo Aveiro
     
    Os crentes começaram a viver o tempo do Advento no passado Domingo.
  • Batamo-nos por “esta nobre causa”!

    Armando Duarte

    O anterior administrador da Amicor, padre Joel Antunes, numa mensagem que me endereçou, expressou-se nestes termos, referindo subscrever por inteiro a reflexão que fiz sobre o Correio de Coimbra.
  • Papa dedica 2015 à vida consagrada

    Papa Francisco_SaudacaoFormação dos candidatos à vida consagrada deve ser “espiritual, intelectual, comunitária e apostólica”, porque é necessário evitar a hipocrisia e o clericalismo através de um diálogo franco e aberto sobre todos os aspectos da vida, diz Francisco
  • Dia do Associado da Mensagem de Fátima

    Mensagem de Fátima (1)O Colégio da Rainha Santa, em Coimbra, acolheu, no dia 23 de Novembro, o Dia do Associado do Movimento da Mensagem de Fátima, cumprindo o programa anunciado neste mesmo jornal.
  • Bênção das grávidas na Sé Nova marca início do Advento

    Vigilia2Senhor da Vida, ouvi a nossa oração!
    Foi esta a prece onze vezes repetida na Sé Nova, no decorrer da Vigília de Oração pela Vida Nascente, enquanto um casal e os seus quatro filhos, diante do altar,
  • Concerto Solidário com José Cid e Amigos_(Actualizada)

    Baixo Mondego_Centro Social CarapinheiraNos dias 15 e 22 de Dezembro, o Centro Social e Paroquial da Carapinheira (CSPC) leva a efeito actividades solidárias, mo âmbito das festividades natalícias da instituição.
  • Plano Pastoral apresentado à Assembleia Arciprestal

    O Plano Pastoral da Diocese de Coimbra para o próximo triénio foi apresentado no domingo passado durante a Assembleia Arciprestal de Pombal.
  • Crianças recebem Sagrada Escritura

    Pombal_Festa da Palavra (2)As crianças que frequentam o quarto ano da catequese na cidade de Pombal receberam, no domingo passado, a sua primeira Bíblia. O livro Sagrado foi entregue durante a celebração da Eucaristia presidida pelo pároco de Pombal, Pe. João Paulo Vaz.
  • Eucaristia Jovem em Montemor-o-Velho

    No dia 7 de Dezembro, pelas 21h15, Igreja dos Anjos, em Montemor-o-Velho, o Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil de Coimbra (SDPJ) organiza a celebração da Missa Jovem, no âmbito do projecto “Reforça-te”, destinado aos jovens da Região Pastoral Beira Mar.
  • Escuteiros de Antanhol comemoram 35 anos

    Escuteiros de AntanholO Agrupamento 603 de Antanhol da Região de Coimbra do Corpo Nacional de Escutas vai comemorar no próximo dia 8 de Dezembro o seu 35º aniversário.
  • Escuteiros do Bordalo comemoram o Dia da Imaculada Conceição

    Os escuteiros do Bordalo vão comemorar no próximo fim-de-semana o dia da Imaculada Conceição, padroeira do agrupamento e daquele lugar, pertencente à paróquia de Santa Clara.
  • Tufão Haiyan deixa Filipinas em estado de choque

    Filipinas_Lusa (2)Os sobreviventes não vão esquecer mais o dia 8 de Novembro. A passagem do mortífero tufão pelas Filipinas, arrastando tudo à sua passagem, causou destruição, morte e sofrimento.
  • “Muçulmanos têm de aprender com os cristãos a dialogar”

    Os muçulmanos devem aprender com os cristãos a dialogar uns com os outros, considera o professor Idris Tawfiq.
  • Bergoglio, herói no silêncio

    Gonzalo, Alicia, Alfredo, José Luís, Ana e Juan Carlos são algumas das pessoas que o actual Papa salvou nos tempos da ditadura argentina.
  • Morreu bispo português de Itumbiara

    D. Antonio DinisMorreu no passado Domingo, no Brasil, o bispo D. António Lino da Silva Dinis.
  • Midões: escuteiros e catequese em actividade conjunta

    Escuteiros de Midoes2No passado domingo dia 24 de Novembro, escuteiros e catequese da paróquia de Midões juntaram-se para uma manhã de actividades em conjunto.
  • Reunião do Clero do Arciprestado Nordeste

    Nordeste_reuniao do CleroNo dia 22 de Novembro teve lugar mais uma reunião do clero do Arciprestado Nordeste, em Tábua.
  • Na procura de novas vocações sacerdotais

    Nos dias 6, 7 e 8 de Dezembro, as paróquias ligadas ao Arciprestado de Chão de Couce vão acolher quatro seminaristas, finalistas do Curso de Teologia, que irão promover junto dos jovens a pastoral vocacional.
  • Cozinha Económica em risco de reduzir refeições

    Cozinha EconomicaA Associação Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel, que serve diariamente centenas de refeições a pessoas em situação de carência, poderá vir a reduzir este serviço prestado pelas irmãs Criaditas dos Pobres.
  • Diálogos para uma Nova Solidariedade em S. José: Encontrar Jesus Cristo na rede

    Dialogos para uma Solidariedade (2)No passado dia 30 de Novembro, a Igreja de S. José abriu as portas ao diálogo sobre como “Criar Redes de Solidariedade”. Jovens de vários grupos, movimentos e paróquias juntaram-se a Madalena Abreu (professora do ISCAC) e Miguel Cotrim (jornalista) para falar sobre o tema.
  • EM TEMPO DE NATAL

    A. Borges de Carvalho
     
    O meu amigo Cláudio é um jovem engenheiro já empregado numa Firma de prestígio e o seu futuro apresenta-se bem promissor.
  • O burro e a vaca ameaçaram não estar

    Nuno Santos

    Este Natal ficou ‘marcado’ inesperadamente pela possível ausência do burro e da vaca no presépio. Não há quase ninguém que quando olha agora para um presépio não procure logo saber se tem ‘burro’ e ‘vaca’.
  • Descoberta na Sé Velha

    Mons. João Evangelista R. Jorge
     
    Em recente comunicação epistolar a Profª. Drª. Maria do Rosário Morujão, comunicou-nos a descoberta de uma “grande e importante novidade no âmbito do nosso património tumular”, da qual fazem parte 19 túmulos de bispos diocesanos, um dos quais era desconhecido.
  • Lembrando o fundador da ACAPO

    A. Borges de Carvalho

    Como acontece várias vezes ontem fui ver o meu amigo Pedro Marques, um jovem invisual que tem dado muito boa conta dele. Está a concluir a tese de Mestrado na Faculdade de Direito, em Coimbra, orientado pelo Prof. Pedro Caeiro de quem diz muito bem.
  • Sou vítima da minha criação

    Fernando Perpétua

    A minha mãe não foi a rua nem da rua.
  • VATICANO II 50 ANOS DEPOIS (22)

    A família na “Gaudium et spes” e na palavra de Bento XVI.
    Uma nota sobre o ISET

    Manuel Augusto Rodrigues

    1. A família ocupa em tempo natalício um lugar relevante não faltando a evocação da Sagrada Família.
  • Papa exorta os pais que se “preocupem seriamente” com a educação dos filhos

    O Papa Bento XVI pede aos pais para estarem mais presentes na educação dos seus filhos. Depois da oração do Ângelus quando se dirigia aos peregrinos que se encontravam na Praça de S. Pedro, no Vaticano, Bento XVI lembrou que a Sagrada Família deve servir de exemplo na formação das novas gerações. “Imitando a sagrada família de Nazaré, os pais devem preocupar-se seriamente com o crescimento e educação dos seus filhos, para que se tornem homens responsáveis e cidadãos honestos, sem nunca esquecer que a fé é um dom precioso para alimentar os seus filhos com o exemplo pessoal”, exortou o Papa. “O Amor, a lealdade e a dedicação de Maria e de José são um exemplo para todos os casais cristãos que não são os donos da vida dos seus filhos, mas os guardiões desse incomparável dom de Deus”, disse ainda Bento XVI.
  • Bento XVI reafirma desejo de reconciliação com todos os cristãos

    O Papa reafirmou no passado sábado o empenho da Igreja Católica na reconciliação e unidade de todos os cristãos. Bento XVI falou no final do momento de oração que partilhou com os mais de 40 mil jovens europeus que participam, em Roma, no encontro anual de Taizé. “Garanto-vos o irrevogável compromisso da Igreja Católica na procura dos caminhos da reconciliação com vista à unidade dos cristãos. Por isso, esta noite, saúdo com especial afecto os que entre vós são ortodoxos ou protestantes”, disse. O Sumo Pontífice elogiou o padre Roger, o fundador desta comunidade ecuménica que há 70 anos sonhou unir todos os cristãos e garantiu que esse é o compromisso da igreja hoje: aproximar católicos, ortodoxos e protestantes.
  • China e Síria em destaque na mensagem de Natal de Bento XVI

    O Papa recordou, no passado dia 25 de Dezembro, de forma especial o Médio Oriente na sua tradicional mensagem Urbi et Orbi, lida no Vaticano.
  • Vatileaks: Papa perdoa ex-mordomo

    Bento XVI perdoou Paolo Gabriele, o ex-mordomo do Papa que foi condenado a um ano e seis meses de prisão por ter roubado documentos confidenciais do Vaticano, num caso que ficou conhecido por “Vatileaks”. O Papa visitou-o, na manhã do dia 22 de Dezembro, na prisão para lhe dizer pessoalmente que estava perdoado. Segundo avança a Reuters, o Vaticano vai ajudar Paolo Gabriele, de 46 anos, a encontrar um novo trabalho e a começar uma nova vida. Bento XVI terá também concedido perdão a Claudio Sciarpelletti, o informático acusado de cumplicidade com o ex-mordomo no furto de documentos confidenciais.
  • Bento XVI abre caminho para beatificação de Paulo VI

    PauloVI_cadeiraBento XVI aprovou no dia 20 de Dezembro a publicação do decreto que reconhece as «virtudes heroicas» de Giovanni Battista Montini (1897-1978), Paulo VI, eleito Papa em junho de 1963 e o primeiro a visitar Portugal, em 1967.
  • Diocese de Lamego com nova organização

    O bispo de Lamego decidiu reorganizar a divisão territorial da diocese, reduzindo o número de arciprestados (conjuntos de paróquias) para menos de metade, de 14 para seis.
  • D. Manuel Martins contra submissão ao “lucro”

    O Bispo emérito de Setúbal, D. Manuel Martins, criticou o modelo económico-financeiro seguido em Portugal, afirmando que sofre com as consequências da crise na população e que a Igreja Católica está a falhar na sua missão.
  • Mais de cem mil cristãos deram a vida pela fé em 2012

    Pelo menos 105 mil cristãos morreram pela sua fé em 2012, segundo o Observatório da Liberdade Religiosa, que opera a partir de Itália.
  • Milhares de jovens participam no Encontro de Taizé

    Encontro_Taize_Roma- 750 são portugueses
    Cerca de 750 jovens portugueses participam no Encontro Ecuménico de Taizé.
  • Igreja Católica é “tábua de salvação” para famílias no limiar da sobrevivência

    A crise, o desemprego e a pobreza obrigaram a Igreja Católica a recentrar-se na sua função de solidariedade social, cada vez mais criteriosa, devido aos crescentes pedidos de ajuda, de famílias inteiras, algumas no limite de sobrevivência. Da Igreja e dos padres já não se espera apenas consolo espiritual e orientação moral.
  • Crise e apelos à solidariedade marcam mensagens de Natal dos bispos portugueses

    A situação de crise que se vive em Portugal e os apelos à solidariedade marcaram as mensagens de mais de 15 bispos diocesanos para a celebração do Natal deste ano.
  • Outil recebe encontros da Missão João Paulo II

    JP II _OutilOutil recebeu nos dias 22 e 23 de Dezembro mais um encontro de formação e convívio dos jovens voluntários que partirão no Verão para mais uma experiência missionária ao Nordeste do Brasil.
  • Coro Marquês de Pombal “ilumina” Igreja Matriz

    coro na igrejaO Coro Municipal Marquês de Pombal “iluminou” a Igreja Matriz da cidade através de um concerto natalício organizado pela Paróquia de Pombal, em parceria com o Município e os coristas. O evento decorreu no passado dia 23 de Dezembro.
  • Arciprestado de Pombal: “Passo a Passo”… a caminhada dos jovens

    passo a passoTransmitir a Palavra de Deus de uma forma dinâmica é o principal desígnio do grupo de jovens “Passo a Passo” de Pombal. O grupo nasceu em 2005 para colmatar uma lacuna sentida na paróquia: evangelizar os jovens.
  • Empresa de Coimbra envia instrumentos de voo para Mercúrio

    A empresa Active Space Technologies, sedeada em Coimbra, que se dedica ao desenvolvimento de tecnologia espacial, fechou contratos com a Agência Espacial Europeia (ESA) para o desenho e fabrico de instrumentos de voo.
  • Municípios criticam nova lei das finanças locais

    A Associação Nacional de Municípios (ANMP) não poupa nas críticas à nova lei das finanças locais, aprovada no dia 27 de Dezembro pelo Governo.
  • Autárquicas 2013: João Paulo Barbosa de Melo vai defrontar Manuel Machado

    O actual presidente da Câmara Barbosa de Melo (PSD/CDS) deverá concorrer em Outubro de 2013 pela primeira vez à liderança da autarquia, defrontando Manuel Machado, pelo PS, um histórico do município, que liderou durante vários mandatos.
  • Movimento cria loja social em Assafarge

    Assafarge tem desde do dia 23 de Dezembro uma loja social, nas imediações da igreja e destinada a ajudar pessoas desfavorecidas.
  • Igreja de Santa Justa é monumento classificado

    Santa Justa2A Igreja de Santa Justa, em Coimbra, bem como o adro e a escadaria fronteiros, foram recentemente classificados como monumentos de interesse público, por despacho do secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier.
  • Urologia do CHUC alcança certificação

    O Serviço de Urologia e Transplantação Renal dos HUC/Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) ostenta desde do passado mês de Outubro o certificado de acreditação do European Board of Urology (EBU) da União Europeia de Médicos Especialistas, que o reconhece como centro de treino para internos e especialistas de toda a Europa. O serviço candidatou-se à certificação, que chegou depois de um longo processo, com visitas de técnicos do EBU aos vários sectores (enfermaria, hospital de dia, bloco operatório, biblioteca, área de investigação, etc.), auditoria, reuniões e diversas entrevistas a profissionais, internos e especialistas. 
  • Voluntários distribuem afectos pela população da Alta

    Voluntários da Associação de Cooperação para o Desenvolvimento (ATLAS) andaram no dia 22 de Dezembro a distribuírem afectos pela população, nomeadamente os beneficiários do Projecto Alta de Coimbra. Este projecto que conta com quatro anos de existência pretende cuidar das pessoas que vivem sozinhas, nomeadamente idosos e doentes, que sofrem de carência afectiva e de solidão. A associação pretende implementar a distribuição de refeições aos fins-de-semana, e chegar à outra margem da cidade, Santa Clara e S. Martinho do Bispo.
  • Castelo Viegas distribui gratuitamente couves à cidade

    A Junta de Freguesia de Castelo de Viegas e a Confraria das Couves de Castelo de Viegas promoveu no passado dia 24 de Dezembro, na Praça 8 de Maio, uma distribuição gratuita de couves à população, provenientes da horta comunitária daquela povoação.
  • Centro João Paulo II distribuiu brinquedos e cabazes de Natal

    Crianças de famílias carenciadas apoiadas pelo Centro de Acolhimento João Paulo II receberam brinquedos na festa de Natal que a instituição recentemente lhe dedicou, com a ajuda de voluntários, particulares e entidades empresariais. O Centro de Acolhimento João Paulo II levou também a efeito, em vésperas de Natal, a entrega de 180 cabazes de Natal a famílias carenciadas, iniciática só possível graças ao donativos de particulares e empresas.
  • Músicos de rua estreiam-se em concerto no dia de Natal

    A Orquestra de Músicos de Rua de Coimbra estreou-se no passado dia 25 de Dezembro, num concerto oferecido à cidade, no Pavilhão Centro de Portugal. O coordenador da Orquestra, Luís Quintans afirmou que o objectivo principal é, através do talento de cada um, juntar todos os músicos de rua e fazer algo que possa contribuir como mais-valia para a cidade. Este projecto está a funcionar em parceria com a Orquestra Clássica do Centro, cuja directora, Emília Martins, explicou que o dia da apresentação à cidade “foi escolhido pela profunda carga de simbolismo, solidariedade e encontro que o natal tem, mas também por Natal ser sinónimo de nascimento.
  • Santos Cardoso sai do Comando de Coimbra da GNR satisfeito pelo seu trabalho

    É com um sentimento de dever cumprido que o Coronel António Marques dos Santos Cardoso cessou funções no Comando Territorial de Coimbra da Guarda Nacional Republicana para passar, a seu pedido, à situação de reserva militar (pré-aposentação). Santos Cardoso que dirigiu durante mais de dois anos a GNR de Coimbra faz um balanço positivo do seu trabalho no combate ao crime, dando lugar interinamente para o segundo comandante, tenente-coronel Seguro. 
  • Primeiro-ministro apupado em Coimbra

    Pedro Passos Coelho foi recebido, no dia 28 de Dezembro, em Coimbra, por algumas dezenas de descontentes.
  • O gengibre

    Como planta medicinal o gengibre é uma das mais antigas e populares do mundo. Suas propriedades terapêuticas são resultado da acção de várias substâncias, especialmente do óleo essencial que contém canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona.
  • Associação Cais

    A associação Cais foi distinguida na Europa pelo sucesso no desenvolvimento de projectos de empregabilidade para pessoas em risco de exclusão social. Em 2011, das 374 pessoas acolhidas, 34 encontraram emprego.
  • Educação ateísta

    O massacre ocorrido na escola primária Sandy Hook, na pequena cidade de Newtown, Connecticut, reacendeu os debates entre personalidades e políticos norte americanos acerca do controle de armas.
  • Ela deu a vida pelas crianças

    As desgraças dão-nos a conhecer muitas vezes verdadeiros heróis. Foi o caso da recente chacina de Connecticut – Estados Unidos.
  • Dia Mundial da Paz

    Bento XVI _ dircursarComo é costume, o Papa publicou uma Mensagem para o próximo Dia da Paz a celebrar a 1 de Janeiro.
  • Ao Calor da Fogueira (30 de Dezembro de 2012)

    - Faça o favor de entrar, Tio Ambrósio! Hoje sou eu que tenho o grato prazer de o receber nas minhas humildes instalações…
  • Um novo ano

     
    Estamos a chegar a mais um ano novo. E tudo se conjuga para que seja um ano muito difícil, onde as pessoas, sobretudo as das classes desfavorecidas, terão de apertar ainda mais o cinto.
  • Mensagem de Natal de 2012 do Bispo de Coimbra

    JesusUm Natal da fé
    celebrada e professada

    1. Ocorre este ano o natal enquanto vivemos o Ano da Fé. Temos, por isso, uma ocasião privilegiada para celebrar o natal da fé em Jesus Cristo, o Filho de Deus, “que foi concebido pelo poder do Espírito Santo e nasceu da Virgem Maria” (Símbolo dos Apóstolos).
  • Ao Calor da Fogueira (23 de Dezembro de 2012)

    - Entra, Carlos! E põe-me essas botas a enxugar aqui ao calor desta fogueira, que lá fora está um tempo estuporado…
  • Açafrão das Índias

    O açafrão também chamado cúrcuma é uma substância clássica das medicinas asiáticas (indiana ou chinesa), mas nos últimos anos começou a ser também muito consumido no ocidente, devido à sua acção antioxidante na prevenção do cancro.
  • Escolas agrícolas

    Cerca de dois mil jovens frequentam, neste ano, as 16 escolas profissionais agrícolas do país. O número triplicou em cinco anos. A alta taxa de empregabilidade parece explicar a aposta nos cursos ligados à terra.
  • Terras abandonadas

    As terras abandonadas vão poder ser vendidas 15 anos depois de serem consideradas como “sem dono conhecido”, segundo a lei que cria a bolsa de terras e que foi publicada há dias no “Diário da República”.
  • A fé de ateus em crise

    Sempre ouvi dizer que nos momentos de aflição todos gritam por Deus e só são ateus os que não precisam dele.
  • O mérito de Obras Católicas

    A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) congratulou-se por o Parlamento e o Governo terem distingido a Cáritas e a Obra Católica de Migrações.
  • O mistério do Natal

    Presepio de Cabral AntunesO Natal é a festa do amor. Deus faz-se homem, nasce num estábulo de animais. Pequeno e pobre no meio dos pequenos e dos pobres para nos ajudar a ver que a verdadeira felicidade não está nas riquezas do mundo mas onde há amor e desejo dos bens verdadeiros, que são mais de ordem espiritual que material.
  • NEM SÓ DE PÃO…(30 de Dezembro de 2012)

    A família em evangelização
     
    Nesta quadra de Natal a liturgia convida-nos a olhar a presença de Deus na família. Igreja doméstica lhe chamam os documentos conciliares.
  • FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA (30 de Dezembro de 2012)

    A Palavra de Deus
  • O VATICANO II 50 ANOS DEPOIS (21)

    Da “Gaudium et spes” à Mensagem de Bento XVI para o Dia Mundial da Paz
     
    Manuel Augusto Rodrigues
     
    1. A “Gaudium et Spes”, considerado um dos mais importantes textos do Concílio, revela a Igreja «ad extra» enquanto a “Dei Verbum” se aplica à Igreja «ad intra». Em quadra de Natal não será deslocado falar daquele texto conciliar que contém uma visão notável acerca dos grandes problemas da actualidade, todos eles centrados no tema do homem, o grande actor no grandioso teatro da história. As questões tratadas na “Gaudium et spes” prendem-se com a chegada de Jesus que veio dar um sentido novo ao ser humano e ao mundo na continuação da tradição hebraica. A mensagem do Papa para o Dia de Paz está estreitamente interligada com o conteúdo da “Gaudium  et spes”. De Belém de Judá ecoam ao longo dos tempos as promessas de Yhwh concretizadas pelo Nazareno que iniciou a última fase da história, a da escatologia final. Como lemos em Miqueias, de Belém «sairá para mim aquele que deve ser o dominador em Israel; as suas origens vêm da de tempos antigos, dos dias mais remotos…até que der à luz aquela que deve dar á à luz; e o resto dos teus irmãos voltará aos filhos de Israel...Habitarão em segurança, porque ele então será grande até aos extremos da terra. Ele mesmo será a Paz!» (Mq 5, 1-4). Na paz que em hebraico significa a realização total, a perfeição absoluta. Esta abrange as ideias do ser humano criado à imagem de Deus, do pecado e da redenção, da instauração de uma nova ordem moral, da renovação permanente, da esperança e da alegria e da salvação final. A “Gaudium et spes” serve-se frequentemente de outros textos conciliares e de vários discursos e encíclicas de João XXIII, Paulo VI e João Paulo II como a “Pacem in terris”, a “Mater et Magistra”, a “Redemptor hominis”, a “Ecclesiam suam”. A “Caritas in veritate” de Bento XVI e não poucos estudos de vários especialistas muito ajudam a compreender a “Gaudium et spes”. Entre eles salientamos Chénu, Congar, Pereña Vicente, J. Mourroux e de vários autores a obra “L’Église dans le monde de ce temps”. A constituição abre com alguns dados sobre a estreita solidariedade da Igreja com a família humana, os destinatários do texto e o serviço do homem. Como exposição preliminar aborda a condição do homem no mundo actual, caracterizada pela a esperança e pela angústia, pela série de mudanças profundas e com alterações psicológicas, morais e religiosas, por desequilíbrios enormes, por aspirações cada vez mais universalistas e por interrogações profundas do género humano. Heidegger denunciava a mentalidade moderna como «a essência obnubilante da técnica». A primeira parte trata da Igreja e da vocação do homem interpelado a responder aos apelos do Espírito Santo. No cap. I aborda a dignidade da pessoa como imagem de Deus (o pecado, a alma e o corpo, a inteligência, a consciência moral, a liberdade, a morte e o ateísmo). Como se lê no texto conciliar: «É por Cristo e em Cristo que se ilumina o enigma da dor e da morte que sem o seu Evangelho nos esmagam. Cristo ressuscitou: pela sua morte, venceu a morte, deu-nos a vida em abundância para que, tornados filhos no Filho, clamemos pelo Espírito: Abba, Pai!» (Rm 8, 15). S. Paulo, a  liturgia pascal bizantina e De Lubac no seu livro “Surnaturel. Études historiques” fundamentam aquela passagem. No cap. II trata da comunidade humana (interdependência entre o homem e a sociedade, o bem comum, o respeito entre todos, a igualdade fundamental, a responsabilidade e a participação), concluindo com o tema do Verbo incarnado e a solidariedade humana. Esta será consumada quando a unidade do género humano e o Reino forem realizados e nós libertados do pecado que divide.  No cap. III esclarece-nos sobre a actividade humana (seu valor, ordenação, autonomia das realidades terrenas, o pecado, o mistério pascal) encerrando com o tema “Nova Terra Novos Céus). Não haverá uma destruição total mas sim uma transformação. A fé cristã é essencialmente escatológica no seu termo final e o que permanece na eternidade é a caridade: «Cristo entregará ao Pai «um reino eterno e universal: reino de verdade e de vida, reino de santidade e de graça, reino de justiça, de amor e de paz».  No cap. 4 é exposto o assunto da Igreja e o mundo (as relações mútuas entre a Igreja e o mundo, o auxílio da Igreja à sociedade e à actividade humana e o apoio que ela recebe do mundo). Termina com o pensamento “Cristo, alpha e omega” citando o Ap 22, 12-13: «Eis que eu venho em breve e a minha retribuição é comigo, para dar a cada um segundo as suas obras. Eu sou o alpha e o omega, o primeiro e o último: o princípio e o fim». A 2.ª parte é consagrada a algumas questões premente como a dignidade do casamento e da família, o desenvolvimento da cultura (a sua importância, a suas relação com o Evangelho e a fé, o direito à cultura integral do homem e à necessidade de harmonizar a fé e a cultura. O cap. III trata da vida económico-social (ao serviço do homem e por ele controlado, as deficiências da economia, o trabalho, o destino universal dos bens, o capital, a propriedade e a actividade económica em relação a  Cristo). O cap. 4 é dedicado à comunidade política (tendências, natureza, participação dos cidadãos, relações Igreja-Estado). O cap. 5 estuda a salvaguarda da paz e da construção da comunidade das nações (desumanidade das guerras, guerra total, corrida aos armamentos, eliminação das causas das discórdias, as comunidades das nações e as instituições internacionais, a cooperação internacional, o desenvolvimento demográfico e o papel dos cristãos e da Igreja). Fecha com uma conclusão em que fala da posição dos fiéis e das Igrejas particulares, do diálogo entre todos os homens e de um mundo a construir e conduzir ao seu fim.  
     
    2. «Bem-aventurados os obreiros da paz» (Mt 5, 9) é o tema da mensagem papal para o Dia da Paz, a 1 de Janeiro. Dividida em sete pontos, nela o Papa pede «um renovado e concertado empenho na busca do bem comum, do desenvolvimento de todo o homem e do homem todo». O Pontífice faz uma referência grave aos actuais conflitos sangrentos e ameaças de guerra diz: «Causam apreensão os focos de tensão e conflito causados por crescentes desigualdades entre ricos e pobres, pelo predomínio duma mentalidade egoísta e individualista que se exprime inclusivamente por um capitalismo financeiro desregrado. Além de variadas formas de terrorismo e criminalidade internacional, põem em perigo a paz aqueles fundamentalismos e fanatismos que distorcem a verdadeira natureza da religião». Mas o homem, na verdade, é feito para a paz, que é dom de Deus. Para nos tornarmos autênticos agentes da paz, escreve o Papa, são fundamentais a atenção à dimensão transcendente e o diálogo constante com Deus. O Pontífice recorda a oração com que se pede a Deus para fazer de nós instrumentos da sua paz, a fim de levar o seu amor aonde há ódio, o seu perdão aonde há ofensa, a verdadeira fé aonde há dúvida. Na mensagem há logo no início uma referência ao Vaticano II, «que permitiu dar mais força à missão da Igreja no mundo e constatar como os cristãos, Povo de Deus em comunhão com Ele e caminhando entre os homens, se comprometem na história, compartilhando alegrias e esperanças, tristezas e angústias, anunciando a salvação de Cristo e promovendo a paz para todos». O desejo de paz corresponde a um princípio moral fundamental, ou seja, ao dever-direito de um desenvolvimento integral, social, comunitário, e isto faz parte dos desígnios que Deus tem para o homem que é feito para a paz, que é dom de Deus e pressupõe um humanismo aberto à transcendência. O Papa aborda a ética da paz que é de comunhão e de partilha, a  sua construção em termos racionais e morais da convivência fraterna, que se fundamenta num alicerce cuja medida não é criada pelo homem mas por Deus. Bento XVI afirma que todo o ser humano é envolvido pela paz na sua integridade pressupondo o empenhamento da pessoa inteira: é paz com Deus, vivendo conforme à sua vontade, é paz interior consigo mesmo e paz exterior com o próximo e com toda a criação. Recordando a encíclica “Pacem in Terris” do Beato João XXIII, «a paz implica principalmente a construção duma convivência humana baseada na verdade, na liberdade, no amor e na justiça». A paz não é um sonho, nem uma utopia; a paz é possível. Todos devem trabalhar pela paz que consiste, principalmente, na realização do bem comum a todos os níveis. Os caminhos para a implementação do bem comum são também os caminhos da paz. Os seus obreiros são aqueles que amam, defendem e promovem a vida na sua integridade. São vincados alguns aspectos importantes: o respeito pela vida humana desde a concepção, a questão da estrutura natural do matrimónio, os ordenamentos jurídicos, «a administração da justiça quando reconhecem o direito ao uso do princípio da objecção de consciência face a leis e medidas governamentais que atentem contra a dignidade humana, como o aborto e a eutanásia, os direitos humanos basilares mesmo para a vida pacífica dos povos e o direito dos indivíduos e comunidades à liberdade religiosa». Contra o liberalismo radical e a tecnocracia, convencidas de que o crescimento económico se deve conseguir mesmo à custa da erosão da função social do Estado e das redes de solidariedade da sociedade civil, bem como dos direitos e deveres sociais, há que considerar que estes direitos e deveres são fundamentais para a plena realização de outros, a começar pelos direitos civis e políticos. Entre esses direitos e deveres sociais está o direito ao trabalho: «A propósito disto, volto a afirmar que não só a dignidade do homem mas também razões económicas, sociais e políticas exigem que se continue «a perseguir como prioritário o objectivo do acesso ao trabalho para todos, ou da sua manutenção». No penúltimo ponto Bento XVI fala da educação para uma cultura da paz salientando o papel da família e das instituições e finaliza com uma alusão à necessidade de propor e promover uma pedagogia da paz que requer uma vida interior rica, referências morais claras e válidas, atitudes e estilos de vida adequados. E lembra que se deve renunciar à paz falsa, que prometem os ídolos deste mundo, e aos perigos que a acompanham. Do Vaticano II ao Dia da Paz de 2013 a mensagem do Deus Menino vivida no silêncio da fé continua a ser farol de esperança e a incutir o calor da caridade, virtudes que somos convidados a interiorizar na beleza e com o júbilo deste tempo de Natal. 
  • Por onde anda o Estado?

    A. Borges de Carvalho

    Há dias, a propósito da passagem do padre Acácio, o amigo Carlos Campos fez-me parar quando para estabelecer a diferença falava de certos padres que são assim como uma sucursal do Estado...Dizia ele que bem mais úteis noutras tarefas. Eu entendi-o mas fiquei a pensar que os homens têm caminhos diferentes e todos lindos, atraentes, salvadores.
  • O vazio das nossas vidas

    Fernando Perpétua

    Podemos pensar, ou melhor, e ter a certeza que nada acontece por acaso. Aliás, esta palavra nem sequer cabe na linguagem judaica e justificam sempre os seus acontecimentos bons com as Graças de Deus ou quando não tão bons são sempre consequência dos seus pecados.
  • Natal da esperança em ano da fé

     
    Aldo Aveiro
     
    “E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus” (Lucas 1:31).
  • O meu presépio

    Jorge Cotovio
     
    Está quase feito. Este ano decidimos, em família, construí-lo aos poucos. Ao ritmo do Advento. Ao ritmo da vida – porque as coisas boas demoram a ser feitas.
  • Papa critica atletas que recorrem ao “doping”

    Bento XVI recebeu na passada segunda-feira, no Vaticano, uma delegação do Comité Olímpico Italiano e criticou os desportistas que recorrem a substâncias ilícitas para obter melhores desempenhos. “A pressão para conseguir resultados significativos nunca deve levar à decisão de seguir por atalhos, como acontece no caso do doping”, disse, perante atletas que representaram a Itália nos Jogos Olímpicos de Londres. O Papa elogiou o “espírito de equipa” e sublinhou que este pode ser um “incentivo” para não recorrer à dopagem e um “apoio” para acolher e ajudar “aqueles que reconhecem que erraram”. Bento XVI pediu “um desporto ao serviço do homem”, frisando que qualquer actividade, neste campo, “exige lealdade, respeito pelo próprio corpo, sentido de solidariedade e altruísmo, mas também alegria, satisfação, festa”.
  • Papa defende complementaridade entre caridade e justiça social

    Bento XVI afirmou, no passado Domingo, no Vaticano, que a caridade cristã e a justiça social devem ser complementares, porque são ambas necessárias e não se “opõem” reciprocamente. “A justiça exige que se supere o desequilíbrio entre quem tem o supérfluo e aqueles a quem falta o necessário; a caridade leva a estar atento ao outro e ir ao encontro da sua necessidade, em vez de encontrar justificações para defender os seus próprios interesses”, disse o Papa, na recitação do Angelus, perante dezenas de milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro.
  • Bento XVI manifesta “profunda tristeza” após massacre em escola norte-americana

    Bento XVI manifestou, no passado Domingo, no Vaticano, a sua solidariedade às famílias afectadas pelo tiroteio numa escola primária em Newtown, no Connecticut (EUA), que no dia 14 de Dezembro provocou 27 mortes, incluindo 20 crianças. “Fiquei profundamente entristecido pela violência insensata”, confessou o Papa, perante milhares de peregrinos reunidos para a oração do Angelus, na Praça de São Pedro. Bento XVI quis mostrar a sua proximidade, em particular, aos que perderam um filho, deixando orações para que “o Deus da consolação toque os seus corações e acalme a sua dor”. Um atirador abriu fogo na escola primária de Sandy Hook e fez 27 mortos, incluindo a sua própria mãe e 20 crianças, antes de se suicidar.
  • Papa pede educação com valores para os jovens

    Bento XVI apelou no dia 14 de Dezembro a uma aposta na educação com valores para os jovens, alertando para as tentações do “sucesso fácil” e os perigos potenciados pelas novas tecnologias. “Os jovens precisam hoje mais do que nunca ser educados para o sentido do compromisso e da perseverança nas dificuldades. Eles devem saber que qualquer acto que diga respeito à pessoa humana deve ser responsável e coerente com o seu desejo de infinito e que esse acto acompanha o seu crescimento para a formação de uma humanidade cada vez mais fraterna e livre de tentações individualistas e materialistas”, disse, num discurso conjunto aos novos embaixadores da Guiné, São Vicente e Granadinas, Níger, Zâmbia, Tailândia e Sri Lanka.
  • Bento XVI convida a preparar Natal num mundo “distraído”

    Bento XVI convidou no dia 12 de Dezembro os católicos a prepararem a festa do Natal com o testemunho da “presença” de Deus, que vem “ao encontro de cada ser humano”, num mundo “distraído”. “Com a nossa fé, a nossa esperança e a nossa caridade somos chamados todos os dias a ver e testemunhar esta presença [de Deus], num mundo muitas vezes superficial e distraído, para fazer resplandecer na nossa vida a luz que iluminou a gruta de Belém”, disse o Papa, na audiência pública dessa semana, que reuniu milhares de pessoas na sala Paulo VI, do Vaticano.
  • Crentes “nunca” estão sozinhos, diz Papa no Twitter

    Bento XVI respondeu no dia 12 de Dezembro à segunda pergunta sobre a fé colocada através da rede social Twitter, afirmando que os crentes “nunca” se devem sentir sozinhos. “A pessoa crente nunca está sozinha. Deus é a rocha segura sobre a qual construir a vida, e o seu amor é sempre fiel”, escreveu o Papa, na sua conta @pontifex, em resposta à questão «Como viver a fé em Jesus Cristo em um mundo sem esperança?».
  • Bispos apelam à solidariedade na celebração do Natal

    A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) lançou no passado dia 11 de dezembro, em Fátima, um apelo à partilha com os mais pobres, numa mensagem de Natal em que deixam votos de “solidariedade e de esperança”.
  • D. Jorge Ortiga afirma que o “Aumento da natalidade depende da generosidade dos casais”

    Na celebração da bênção das grávidas, no passado Domingo, o Arcebispo primaz de Braga apelou ao Governo e à generosidade dos casais. D. Jorge Ortiga lembrou ser essencial a orientação do matrimónio para a vida mas, também, políticas mais favoráveis à natalidade.
  • Misericórdias evitam que haja fome em Portugal

    O presidente da União das Misericórdias garante que enquanto houver Misericórdias não há razão para haver fome em Portugal,  criticando a utilização deste assunto no cenário político.
  • Sé Nova acolheu Missa Rorate

    missa rorateNo passado dia 2 de Dezembro, 1º domingo de advento, pelas 21.15 a Sé Nova foi pequena para acolher todos aqueles que desejavam celebrar a Missa Rorate.
  • Catequese de Pombal solidária

    Este Natal um grupo da catequese, do 8º ano, da paróquia de Pombal decidiu desafiar os restantes grupos a oferecerem um cabaz de produtos alimentares às famílias carenciadas do concelho, em vez da habitual troca de presentes.
  • Pároco de Pombal “analisa” Natal em reunião do Rotary

    padre JPV no rotary“O Natal… festa de família ou do consumo?” A questão foi endereçada ao novo pároco de Pombal, João Paulo Vaz, pelo Rotary Club de Pombal durante a primeira reunião de Dezembro do clube de serviços.
  • Faleceu o Padre Joaquim Natário

    Joaquim NatarioFaleceu no dia 15 de Dezembro o reverendo Padre Joaquim Ribeiro Lopes Natário.
    O Padre Natário nasceu a 8 de Novembro de 1942. Depois de ter frequentado o Seminário Maior de Coimbra, foi ordenado sacerdote a 16 de Abril de 1987.
  • Miranda do Corvo: Santuário do Senhor da Serra em processo de classificação

    Senhor da SerraA Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) iniciou o processo de classificação do Santuário do Senhor da Serra e adro envolvente como monumento de interesse público, que se encontra em consulta pública até 24 de Dezembro.
  • Bispo de Coimbra com os idosos de Coja

    Bispo e idososO Bispo de Coimbra presidiu no dia 9 de Dezembro à celebração eucarística da festa dos idosos de Coja que encheu por completo o pavilhão gimnodesportivo da Casa do Povo.
  • Pampilhosa da Serra apoia jovens universitários

    Doze jovens, residentes no concelho da Pampilhosa da Serra, que este ano entraram na Universidade, receberam um presente muito especial, em tempo de Natal: a atribuição de uma bolsa de estudo no valor de 10.650 euros.
  • Centro Paroquial de Bobadela juntou família no Jantar de Natal

    O Centro Paroquial de Solidariedade Social da Bobadela, Oliveira do Hospital, juntou recentemente funcionários, colaboradores, utentes e direcção à mesma mesa que envolveu ainda uma missa presidida pelo Padre António Loureiro e animada pelo grupo de jovens daquela freguesia.
  • Centro Paroquial de Tábua tarda em ser concluído

    Seis anos depois do arranque das obras, o Centro Paroquial de Tábua continua sem data prevista para a conclusão.
  • Hospital dos Covões implanta o primeiro cardioversor-desfibrilhador comparível com ressonância magnética

    O Serviço de Cardiologia do Hospital Geral (Covões) procedeu, recentemente, à realização do primeiro implante, em Portugal, de um cardioversor-desfibrilhador compatível com a ressonância magnética.
  • CHUC quer primeiro lugar no “ranking” hospitalar de 2013

    HUC 7O Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC) considerou “motivo de entusiasmo” a classificação que alcançou no mais recente “ranking” nacional dos hospitais portugueses, com cinco áreas de “tratamento de patologias” em primeiro lugar.
  • Presépio dos Sapadores faz a delícia das crianças

    O presépio dos Bombeiros Sapadores de Coimbra está disponível até ao dia 6 de Janeiro de 2013. Ano após ano a tradição repete-se e durante alguns dias é possível apreciar arte do presépio. Todos os anos, este não é excepção, há novidades. Umas vezes maiores, outras mais pequenas, há sempre algo diferente.
  • Cáritas de Coimbra alerta para o reforço da intervenção ao nível da violência no feminino

    nascer novo 2A Cáritas Diocesana de Coimbra realizou, no passado dia 12 de Dezembro, o encontro Nascer de Novo, por ocasião do quinto aniversário da Comunidade de Inserção (CI) Renascer, no Recordatório Rainha Santa Isabel/São Rosas Bar.
  • Associação Integrar lança campanha: Vamos (todos) aquecer Coimbra

    Sem_Abrigo3A campanha de solidariedade “Vamos aquecer Coimbra” que se iniciou no início desta semana vai na sua quarta edição e vai decorrer até ao próximo dia 28 de Fevereiro.
  • Rui Rato preside à União das Misericórdias de Coimbra

    As misericórdias do distrito escolheram Rui Filipe Rato para coordenar o secretariado regional da União das Misericórdias Portuguesas (UMP). O provedor da Santa Casa de Cantanhede sucede a José Dias Coimbra, que ocupou o cargo nos últimos nove anos. Rui Rato espera “estar à altura do prestígio” que o secretariado alcançou nos últimos anos, “apresentando uma postura de parceria com o Estado e a Igreja, sem esquecer a sua própria identidade”.
  • Farmacêuticos de Coimbra têm nova presidente

    Ana Cristina Costa Ribeiro Rama é a nova presidente da Secção Regional de Coimbra da Ordem dos Farmacêuticos. Farmacêutica hospitalar e responsável do sector de Informação de Medicamentos e Dispositivos Médicos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), Ana Cristina Rama liderava a única lista apresentada a sufrágio.
  • Lurdes Cró nomeada professora coordenadora da Escola Superior de Educação

    Maria de Lurdes Cró é a nova professora coordenadora principal (cargo equivalente a professor catedrático), da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra para o sector de áreas disciplinares de Psicologia e Ciências da Educação. 
  • Médicos formados em Coimbra vão “organizar” Medicina Legal em Angola

    São 15 os médicos angolanos recém especializados no Instituto de Medicina Legal e Ciências Forenses em Portugal, que agora se preparam para regressar ao seu país e contribuir para a organização de um primeiro sistema médico-legal, que até agora só “funcionava” com dois profissionais.
  • Comerciantes do Mercado D. Pedro V oferecem sopa aos sem-abrigo

    Movidos pela vontade de ajudar a população mais carenciada e, ao mesmo tempo, de dar visibilidade aos seus produtos, os elementos da Associação do Comércio dos Mercados de Coimbra confeccionaram uma “sopa solidária”, que foi oferecida às pessoas com carências alimentares e sem-abrigo que quiseram estar presentes no Mercado de D. Pedro V, na passada segunda-feira. 
  • Alunos de EMRC da Infanta Dona Maria promoveram campanha de solidariedade

    Os alunos do 10º e 11º ano de EMRC (Educação Moral e Religiosa Católica) dinamizaram uma campanha de solidariedade com vista a ajudar o Centro de Acolhimento João Paulo II (CAJPII) a proporcionar um melhor Natal às famílias carenciadas. A comunidade escolar envolveu-se no projecto e, generosamente, conseguiu angariar géneros alimentares que já foram entregues à instituição. Conseguiu também reunir brinquedos novos para a festa de Natal das crianças apoiadas pelo CAJPII. 
  • Cárita de Coimbra e EDP em evento solidário

    A Cáritas Diocesana de Coimbra realizou no dia 14 de Dezembro uma Feira Solidária nas instalações da EDP Coimbra, com o objetivo de apoiar o Centro Comunitário de Inserção da Cáritas (CCI), que apoia adultos em situação de vulnerabilidade, muito particularmente mulheres em situação de risco e desvantagem social.
  • Feira de artigos feito por reclusos

    O Mosteiro de Santa Clara-a-Velha acolheu, no passado sábado, dia 15 de Dezembro, uma feira de artigos produzidos pelos reclusos do Estabelecimento Prisional de Coimbra. A feira foi promovida no âmbito do Projecto Património para Todos, criado pela equipa do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, e teve como objectivo dinamizar iniciativas de âmbito cultural e de formação que permitam ao conjunto da população reclusa no Estabelecimento Prisional de Coimbra ter, de alguma forma, acesso à fruição do património histórico e cultural nacionais e colaborar de forma activa para a sua promoção e divulgação.
  • Ao Calor da Fogueira (16 de Dezembro de 2012)

    - Aqui é que se está bem, Tio Ambrósio! Este calor da sua fogueira é uma verdadeira bênção, porque lá fora corre uma aragem tão fria que nos enregela até à medula dos ossos.
  • A Fé de um campeão

    Josh_DavisJosh Davis foi um dos maiores expoentes da natação norte americana. De entre os seus muitos títulos e prémios, ele chegou a ser detentor do recorde nacional de natação dos Estados Unidos, campeão do mundo nos anos de 1994 e 1998.
  • Megatemplos no Brasil

    A inauguração da maior igreja católica do Brasil e possivelmente de todo o continente sul-americano, um projecto do padre Marcelo Rossi, reacendeu a discussão sobre as mega-igrejas no país.
  • A Igreja e os idosos

    A Igreja Católica em Portugal tem de procurar novas formas de valorizar os idosos e responder às suas necessidades, alertou D. António Marcelino, bispo emérito de Aveiro.
  • Jovens devem ser apóstolos

    JMJ-Rio-2013O papa Bento XVI, numa mensagem para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), escreve que os jovens cristãos têm que ser os primeiros missionários no mundo, têm que usar a internet para divulgar o Evangelho e têm que conhecer a fé de forma tão precisa “como um especialista em informática conhece o sistema operacional de seu computador”.
  • Natal sem Jesus

    manjedoura1Cada vez fico mais espantado com certas atitudes de alguns governantes europeus. Já não bastava que proibissem a exibição pública de símbolos antiquíssimos do cristianismo como a cruz ou favorecessem uma cultura ateísta, agora até querem que não se fale de Jesus no Natal.
  • Museu Machado de Castro reabriu ao público

    Museu M. Castro (2)O Museu Nacional Machado de Castro (MNMC), em Coimbra, reabriu em pleno ao público na passada terça-feira, após um período de intervenções, iniciado em 2006 e envolvendo um investimento da ordem dos 15 milhões de euros.
  • Capela da Póvoa da Lomba foi restaurada

    D. Virgilio.Povoa_LombaD. Virgílio Antunes esteve pela primeira vez na Póvoa da Lomba, em Cantanhede, para presidir à eucaristia que marcou a reabertura da capela de Nossa Senhora das Neves, alvo de trabalhos de restauro e recuperação.
  • NEM SÓ DE PÃO… (23 de Dezembro de 2012)

    A morada de Deus entre os homens
    Entre o povo anónimo se encontram muitos valores que os avanços da era técnica e industrial só muito lentamente vão destruindo e substituindo por outros. Entre eles conta-se o profundo desejo da paz que se procura manter a todo o custo e que se não quebra por motivos de pouca importância.
  • DOMINGO IV DO ADVENTO (23 de Dezembro de 2012)

    A Palavra de Deus
  • O CONCÍLIO VATICANO II 50 ANOS DEPOIS (20)

    Manuel Augusto Rodrigues
     
    A pedagogia do Advento na caminhada para a Nova Jerusalém

    Advento (parousía), quadra litúrgica da esperança intimamente unida à fé e à caridade, convida à alegria e à felicidade, antecipação da bem-aventurança eterna.
  • O Natal e o Presépio

    Mário Nunes

    A festividade anual representativa do nascimento de Jesus Cristo ocorre até ao dia chamado de Reis ou Epifania.
  • E nós, que devemos fazer?

    Aldo Aveiro

    A “vinda” aproxima-se! O júbilo já desponta. Por isso, este terceiro domingo do Advento é chamado “Gaudete”, isto é, domingo da alegria, como que antecipando as alegrias do Natal.
  • Conta de Bento XVI no twitter não para de crescer

    BentoXVI_ipad_twitterA conta de Bento XVI na rede social twitter já tem mais de 750 mil seguidores nas oito línguas disponibilizadas, nas quais se inclui o português, com quase 20 mil pessoas.
  • Papa pede ajuda para população do Congo

    Bento XVI apelou no passado dia 5 de Dezembro a intervenção internacional no leste da República Democrática do Congo (RDC) para ajudar as pessoas que estão a ser obrigadas a deixar a região, por causa de um conflito militar. “Grande parte de população não tem os meios de subsistência primários e milhares de habitantes foram obrigados a abandonar as suas próprias casas, para procurar refúgio noutro local”, disse o Papa, durante a audiência pública desta semana, no Vaticano.
  • Bento XVI lembra que Natal é “festa do filho de Deus”

    A pouco mais de duas semanas do Natal, o Papa alertou no passado Domingo para a importância de se colocar Cristo no centro desta época festiva.
  • “A voz de Deus não se reconhece no barulho nem na agitação”, diz o Papa

    O Papa aproveitou a solenidade de Nossa Senhora da Conceição para sublinhar que a economia e a política não determinam a vida das pessoas e dos países. Em Roma, Bento XVI deixou o alerta numa época de crise.
  • Cardeal Saraiva Martins distinguido pelo trabalho em prol da “reconciliação” dos povos

    O cardeal português D. José Saraiva Martins, de 80 anos, foi distinguido em Bari (Itália) com o prémio «Caravela do Mediterrâneo».
  • Cardeal-patriarca preocupado com falta de padres e religiosos

    O cardeal-patriarca, D. José Policarpo, está apreensivo com a falta de padres e religiosos na Diocese de Lisboa e com o facto de o excesso de trabalho dos sacerdotes poder prejudicar a sua espiritualidade.
  • Bispo de Setúbal convida artistas a retratar Ano da Fé

    O Bispo de Setúbal, D. Gilberto Reis, desafiou os artistas da região a apresentarem obras sobre a relação do homem com Deus, no âmbito do Ano da Fé que a Igreja Católica celebra até Novembro de 2013.
  • Bispo da Guarda assegura total colaboração da diocese com a justiça

    O Bispo da Guarda assegura total colaboração com a justiça no caso de suspeita de abuso de menores que levou à detenção do vice-reitor do Seminário Menor do Fundão, um padre de 37 anos que está agora em prisão domiciliária com pulseira electrónica.
  • Uma nova cultura vocacional

    Teve lugar no passado dia 24 de Novembro do ano corrente, na Casa da Sagrada Família, em Coimbra, a assembleia geral da Conferência Nacional dos Institutos Seculares (CNISP).
  • Pastoral da Família enfrenta novos desafios

    O novo casal coordenador da Pastoral Familiar da Igreja Católica em Portugal considera que é preciso dar maior consistência ao trabalho realizado neste sector, para ajudar as pessoas a responderem à actual conjuntura socioeconómica.
  • “Louvor público” para Obra Católica das Migrações

    A Obra Católica Portuguesa das Migrações recebeu no dia 4 de Dezembro um “louvor público” do Governo pelo trabalho que tem levado a cabo nas últimas décadas.
  • Bispo de Coimbra fala em laicidade positiva no dia da Imaculada Conceição

    D. Virgilio. Imaculada Conceicao1No dia da Solenidade da Imaculada Conceição, o Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes caracterizou a Capela da Universidade de Coimbra, como um “lugar emblemático da nossa cultura, enraizada num comum património humanista de cariz universalista e cristão, que define a nossa matriz mais original”.
  • Adoração Eucarística permanente pelas Vocações

    O Bispo de Coimbra, conforme anunciou na sua nota pastoral para a semana dos seminários, decidiu reservar a Igreja de São Tiago, na Baixa de Coimbra, para que ali se reze constantemente e, se possível, ininterruptamente, pelas vocações.
  • Centro de Bem-Estar Social da Sagrada Família: 50 anos a educar

    Centro_Bem_Estar_Social_Conchada (4)O Centro de Bem-Estar Social do Instituto Secular da Sagrada Família comemora no próximo sábado, dia 15 de Dezembro, cinquenta anos.
  • Ano da Fé no arciprestado Coimbra Sul

    O Senhor Bispo na sua Carta Pastoral “A alegria de crer e o entusiasmo de comunicar a Fé” para o ANO DA FÉ, convidou os Arciprestados a realizarem um encontro de espiritualidade e de oração no tempo de Advento, preparando-nos para o Natal de Jesus.
  • Louriçal rejubilou com a profissão religiosa de uma nova clarissa

    irma teresa 3Irmã Teresa Maria da Imaculada Conceição é a mais recente seguidora da Madre Maria do Lado, fundadora do Convento das Clarissas do Desagravo do Louriçal, concelho de Pombal.
  • Uma visita ao presépio de Montemor

    Encontra-se patente na igreja da Misericórdia, em Montemor, um presépio com mais de 150 peças e dez metros de cumprimento, envolveu uma dúzia de voluntários…
  • Igreja da Tocha foi vandalizada

    A igreja matriz da Tocha foi vandalizada no dia 4 de Dezembro. Desconhecidos arrombaram duas secretárias, o sacrário e uma coluna de esmolas, mas nada foi levado. O alerta foi dado pelo zelador do espaço, pelas 16 horas, quando entrou na igreja e viu tudo remexido e vários estragos resultante do arrombamento. Depois de uma observação cuidada ao espólio, nada foi furtado. A GNR da Tocha tomou conta da ocorrência.
  • Miranda: Presépio Vivo

    O Parque Biológico da Serra da Lousã, na Quinta da Paiva, em Miranda do Corvo, vai apresentar, este ano, pela primeira vez, um presépio vivo, entre os dias 14 e 28 de Dezembro, celebrando assim o Natal Cristão.
  • Lousã: Bispo homologa eleições da Santa Casa

    O Bispo de Coimbra colocou um fim à polémica nas eleições para a Santa Casa da Misericórdia ao homologar o sufrágio que deu a vitória à lista do actual provedor, João da Franca.
  • Arganil inaugura loja social para apoiar carenciados

    Foi inaugurado no passado dia 3 de Dezembro a Loja Social de Arganil, a funcionar no Centro Social e Paroquial para “suprimir as necessidades imediatas de famílias carenciadas”.
  • Pampilhosa da Serra: autarquia premeia com cinco mil euros casais que tenham terceiro filho

    A Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra vai oferecer cinco mil euros aos casais que tenham um terceiro filho. Antes, a autarquia já “premiava” os nascimentos dos dois primeiros filhos, valor que também foi aumentado.
  • Oliveira do Hospital: autarquia incentiva natalidade

    A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital acaba de inscrever no próximo orçamento uma verba de 125 mil euros destinada a incentivar a natalidade do concelho. A medida foi recentemente aprovada, no âmbito de discussão e votação das Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2013, e prevê a atribuição de um valor mensal às famílias que tenham filhos a partir de 1 de Janeiro de 2012.
  • Carne consumida na região Centro é de qualidade

    Uma equipa de investigadores do Centro de Estudos Farmacêuticos da Universidade de Coimbra (UC) concluiu que a carne de suínos e aves consumida na região Centro é de qualidade, no que respeita a resíduos de medicamentos de uso veterinário.
  • Governo vai aumentar número de refeições servidas em cantinas sociais

    Cantina Social1O secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social disse, no passado dia 4 de Dezembro, que o Governo vai aumentar de 65 para 100 o volume de refeições diárias servidas em cantinas sociais, cujo número também deverá aumentar.
  • Coimbra: sobriedade do PDM em termos de expansão urbana

    A proposta de revisão do Plano Director Municipal de Coimbra (PDM) adoptada na passada segunda-feira pela Câmara contempla um aumento de três por cento do polígono urbano, assente na expansão das áreas com vocação para implantação de empresas, disse o vereador Paulo Leitão.
  • Tabuleiro inferior da ponte-açude vai ter semáforos

    O tabuleiro inferior da ponte-açude de Coimbra irá ter sentidos alternados, activados com recurso a semáforos, revelou, no início desta semana, o vereador Paulo Leitão, precisando que a medida foi autorizada pelo Instituto Nacional da Água.
  • Coimbra promove animação de Natal com recurso às entidades culturais da cidade

    A animação de Natal e Ano Novo na cidade de Coimbra será dinamizada através dos “presentes” individuais e colectivos das organizações ligadas às artes, que permitem um programa de baixo custo. 
  • Manuel Monteiro tem “muitas dúvidas” de que a coligação PSD/CDS chegue ao fim do mandato

    O antigo líder democrata-cristão Manuel Monteiro disse no passado dia 3 de Dezembro, em Coimbra, que tem “muitas dúvidas” de que a atual coligação PSD/CDS que governa o país chegue ao fim do mandato. “Acho que o CDS tem aguentado estoicamente algumas desconsiderações políticas e que há-de chegar o momento, por certo, em que terá de tomar uma posição firme, se não quiser ser arrastado para uma situação na qual, eventualmente, não quer estar”, afirmou. Manuel Monteiro, que falava à margem de uma tertúlia sobre a “Direita e Esquerda”, no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, onde participou juntamente com José Manuel Pureza, do Bloco de Esquerda.
  • Carlos Páscoa deixa Fundação Bissaya Barreto

    Carlos Páscoa anunciou a sua saída da Fundação Bissaya Barreto (FBB), por “diferenças inconciliáveis no quadro do debate interno sobre a alteração estatutária a que a nova Lei-quadro obriga as fundações”. Carlos Páscoa não quis prestar declarações sobre “os imperativos de coerência e firmeza de convicções” que evoca na missiva publicada no Diário de Coimbra para explicar o abandono. Com ele saiu também João Amaro da Luz do Conselho de Administração.
  • S. Silvestre espera 500 atletas pelas ruas de Coimbra

    A festa do atletismo está de volta às ruas de Coimbra com a realização da 35.ª edição da corrida “S. Silvestre” no dia 28 de Dezembro. Após um ano de interregno, a prova está de volta e os interessados podem inscrever-se até ao dia 26 de Dezembro, com um custo de três euros. A organização espera a participação de 500 atletas.
  • João Gouveia Monteiro recebe prémio da Gulbenkian

    O investigador e professor da Universidade de Coimbra recebeu na passada semana na Academia Portuguesa de História o Prémio Fundação Calouste Gulkbenkian – História da Europa com que foi distinguida obra “Grandes Conflitos da História da Europa. De Alexandre Magno a Guilherme´o Conquistador”, da sua autoria e editada pela Imprensa da Universidade de Coimbra.
  • Ministro da Solidariedade anuncia mais apoio à infância e juventude

    O ministro da Solidariedade e Segurança Social, Pedro Mota Soares anunciou no passado dia 4 de Dezembro, em Coimbra que o Governo vai reforçar apoios para políticas de infância e juventude, dirigidas, concretamente, a crianças e jovens em situações de risco.
  • Pedro Machado é candidato do PSD à Câmara de Montemor

    Pedro Machado, vereador da Câmara de Montemor-o-Velho e líder concelhio do PSD, é o provável candidato social-democrata à presidência daquele Município do Baixo Mondego. Luís Leal (PSD) encontra-se impedido de se recandidatar por estar a cumprir terceiro mandato consecutivo. Pedro Machado, actual presidente da entidade regional Turismo do Centro de Portugal, terá como opositor, da parte do PS, o vereador e advogado Emílio Torrão.
  • Motociclistas solidários com crianças carenciadas

    Mais de 250 motociclistas, de seis motoclubes do concelho de Coimbra, uniram esforços no sentido de protagonizar mais uma acção solidária na quadra natalícia. Os motociclistas vão desfilar, no próximo sábado, pela cidade vestidos de Pai Natal e levar presentes a 780 crianças carenciadas (identificadas pelos estabelecimentos de ensino pré-escolar e do primeiro ciclo e que se encontram no escalão A da Acção Social Escolar). A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra e da associação Melhor Educação (união das associações de pais e de encarregados de educação das escolas do concelho de Coimbra).
  • Manuel Machado é candidato do PS à Câmara de Coimbra

    A candidatura de Manuel Machado à Câmara Municipal de Coimbra é a escolha unânime entre a Federação Distrital de Coimbra do PS e a Comissão Concelhia. Para Pedro Coimbra, presidente da Federação, “este é o momento ideal” para um “candidato forte” que ajude o PS a reconquistar uma autarquia importante, perdida por Manuel Machado em 2001, para Carlos Encarnação.
     
  • Antigo presidente da ACAPO morre ao cair de muro sem proteção

    O ex-presidente da ACAPO - Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, José Adelino Guerra, morreu, no passado dia 7 de Dezembro, após de ter caído de uma altura de seis metros, ao sair do trabalho, na Biblioteca Municipal de Coimbra. Aos 60 anos, casado e com dois filhos, era coordenador do Serviço de Leitura para Deficientes Visuais. 
  • Director do Serviço de Psiquiatria dos HUC alerta para as drogas legais

    A venda de substâncias psicoactivas deve ser totalmente proibida, defende o director do serviço de psiquiatria do centro hospitalar da Universidade de Coimbra. Reis Marques diz que as drogas legais acabam por ser mais perigosas, porque em caso de emergência, os médicos não sabem como lidar com a situação. E, por isso, o médico pede legislação urgente ao Governo para proibir as chamadas drogas legais. Esta afirmação surge na sequência do registo de mortes causadas por estas substâncias.
  • Idoso encontrado morto na sua residência na Alta

    Um idoso que vivia sozinho foi encontrado morto, pelos bombeiros, no passado Domingo, na sua residência, na Alta, disse à agência Lusa, fonte da Companhia de Sapadores Bombeiros de Coimbra. Os bombeiros foram chamados pela PSP, para abrirem a porta de uma casa na rua António Vasconcelos, onde encontraram “o idoso já sem vida”, acrescentou a mesma fonte. A PSP de Coimbra foi alertada por vizinhos do idoso, que, além de não o verem há algum tempo, estranharam o facto de uma das divisões da casa se manterem, “há bastante tempo”, com a janela aberta e a luz acesa, adiantou à Lusa fonte daquela polícia.
  • DOMINGO III DO ADVENTO (16 de Dezembro de 2012)

    Entrada
        – Alegrai-vos no Senhor............................................................ CEC I 19
        – Alegrai-vos sempre no Senhor............................................. CEC I 19
        – Maranatha, Aleluia.................................................................. CEC I 31
  • Preferem ficar presos

    O Jornal de Notícias revelou há dias que, a sobrelotação das cadeias e as queixas pela falta de condições pesam pouco no momento dos reclusos optarem pela saída antecipada.
  • Luteranos padres?

    Perto dos 500 anos da Reforma Protestante, que dividiu a Igreja Católica, pode parecer estranho ouvir-se as declarações do cardeal Kurt Koch.
  • De drogado a sacerdote

    Padre Roberto DichieraO Padre Roberto Dichiera, actualmente com 37 anos de idade, percorre as ruas de Roma com a finalidade de resgatar jovens viciados em drogas, um drama que conhece bem, pois ele próprio viveu, durante dez anos, os malefícios de tão degradante dependência.
  • Solenidade da Imaculada na cidade de Coimbra

    Imaculada ConceicaoA Imaculada Conceição é padroeira da Universidade de Coimbra e uma das principais solenidades do calendário litúrgico.
    A Universidade assinala a sua padroeira com uma missa solene marcada para as 12 horas, na capela de S. Miguel, presidida pelo Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes.
  • Imaculada Conceição

    Portugal celebra este sábado, dia 8 de Dezembro, a sua Padroeira.
  • Aproveitar os ex-padres

    O bispo de Viseu, em entrevista à Agência Ecclesia, diz que já fez três encontros com padres que pediram a dispensa do exercício do sacerdócio e declara que conta com todos para reavivar a diocese.
  • NEM SÓ DE PÃO… (16 de Dezembro de 2012)

    Conversão leva à alegria
     
    Em tempo de guerra, os chefes do povo procuraram apelar para os dias de liberdade que virão a seguir. Na provação e na dificuldade faz bem trazer à consciência o ideal porque se luta.
  • DOMINGO III DO ADVENTO (16 de Dezembro de 2012)

    A Palavra de Deus
  • O VATICANO II 50 ANOS DEPOIS (19)

    Manuel Augusto Rodrigues
     
    Joseph Ratzinger entre os teólogos do Concílio

    1. A interrupção a 8 de Dezembro de 1962 dos trabalhos durou até 29 de Setembro de 1963 já com Paulo VI ao leme da Igreja. No dia da Epifania o filho de Sotto il Monte dirigiu a carta “Mirabilis ille” a todos os bispos e a outros Padres na qual enalteceu o que já se havia realizado e teceu algumas recomendações, revelando a sua ilimitada esperança em obter os melhores resultados para a Igreja e para o mundo.
  • Natal(idades)

    Jorge Cotovio
     
    O Advento e a proximidade do Natal faz-nos sempre lembrar o nascimento de uma criança. Foi por isso que a diocese, neste início do Ano litúrgico, promoveu, mais uma vez, a «vigília de oração pela vida nascente».
  • Iluminações de Natal

    Mário Nunes

    Afinal, há crise ou abundância? Ao lermos e ouvirmos as notícias sobre os milhões de euros que vão ser gastos em iluminações de Natal, ficamos deveras perplexos se será verdade o que reina neste Portugal endividado e próximo da bancarrota, em que a pobreza e a miséria chegaram a mais de dois milhões de pessoas e a classe média caminha para esse estado.
  • Aplanar os caminhos para a vinda de Cristo

    Aldo Aveiro

    Confiança e esperança resumem a mensagem do Evangelho do II Domingo do Advento. Lucas assenta o início da atividade pública de João Baptista e de Jesus num contexto histórico-geográfico do tempo, citando sete personagens contemporâneas deste acontecimento.
  • Documento reforça vigilância dos bispos sobre organizações caritativas

    O Papa assinou um novo documento em que promove uma reorganização das instituições de acção social e humanitária da Igreja Católica, reforçando o papel de vigilância dos bispos diocesanos sobre as mesmas.
  • Bento XVI ensina católicos a falar de Deus

    O Papa apontou, no passado dia 28 de Novembro, no Vaticano, as orientações que devem guiar os católicos no anúncio de Cristo a uma sociedade frequentemente impenetrável à mensagem evangélica.
  • Papa quer Igreja empenhada no combate à «ignorância religiosa»

    Bento XVI alertou no passado dia 30 de Novembro, no Vaticano, para a “ignorância religiosa prática”, que apresentou como um dos maiores problemas da Igreja Católica e da sociedade. “Trata-se, na realidade, de uma dupla ignorância: um desconhecimento da pessoa de Jesus Cristo e uma ignorância da sublimidade dos seus ensinamentos, do seu valor universal e permanente na busca do sentido da vida e da felicidade”, disse o Papa a um grupo de bispos franceses, no final da sua visita quinquenal à Santa Sé.
  • Bento XVI elogia espírito de entreajuda dos artistas de circo

    Bento XVI_leaoO Papa falou, no passado sábado, dos artistas de circo como exemplo de entreajuda e hospitalidade. Bento XVI recebeu em audiência, no Vaticano, artistas de rua e do circo, num encontro mundial que assinalou o Ano da Fé, elogiando os valores tradicionais do espectáculo itinerante.
  • Papa deixa apelo aos jovens

    O Papa Bento XVI reuniu-se no passado sábado à tarde com jovens universitários, a quem deixou um desafio: dar um testemunho de Deus.
  • Bento XVI sublinha valor das pessoas com deficiência na sociedade

    Na véspera do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, o Papa Bento XVI lembrou o valor inestimável dos deficientes na sociedade.
  • Papa adere ao Twitter

    Papa_twitterO Papa entrou no Twitter, uma das mais importantes redes sociais do mundo. O nome de Bento XVI no Twitter será @Pontifex, um nome com dois sentidos.
  • Bispo de Viseu lamenta falta de rumo

    D. Ilidio 1O bispo de Viseu mostrou-se preocupado com a falta de um rumo para Portugal e Europa, face ao atual momento de crise, confessando-se chocado com a “falta de esperança”.
  • D. António Vitalino diz que políticos devem ser responsabilizados

    O Bispo de Beja defende que aos políticos que levaram o país para a situação grave em que se encontra deviam ser chamados à responsabilidade.
  • Inaugurado o Caminho do Mar para Fátima

    peregrinos_fatimaDepois do Caminho do Tejo, do Norte e da Nazaré, o Centro Nacional de Cultura criou agora o Caminho do Mar.
  • Manuel Lemos inicia novo mandato na União das Misericórdias

    Manuel Lemos 2O presidente da União das Misericórdias Portuguesas (UMP) iniciou esta semana o seu terceiro e último mandato à frente da organização com a promessa de acção face aos “tempos muito difíceis” que o país vive.
  • Banco Contra a Fome recolheu 2914 toneladas de alimentos

    A campanha do Banco Contra a Fome que se realizou Sábado e Domingo nas principais superfícies comerciais recolheu 2914 toneladas de alimentos, revelou o site da instituição.
  • Montemor: três cantinas sociais oferecem refeições grátis

    Montemor-o-Velho já tem em funcionamento três cantinas sociais, duas na Santa Casa da Misericórdia de Pereira e na da sede do concelho e uma terceira no Centro Paroquial de Solidariedade Social de Arazede, com uma capacidade de 65 refeições diárias, sete dias por semana.
  • Paróquia Pombal: adoração das quarenta horas

    adoracao 1“Desejo ardentemente que o Ano da Fé seja um ano de graça ao Senhor, que nos convide a acolhê-lO como amigo nesta caminhada da nossa vida”. Foi com estas palavras que D. Virgílio do Nascimento Antunes, Bispo de Coimbra, abriu, no passado mês de Outubro, o Ano da Fé.
  • Covões: Casa do Povo acolhe mega presépio

    A Casa do Povo de Covões, concelho de Cantanhede vai acolher de 9 de Dezembro a 6 de Janeiro de 2013 um presépio com 110 metros quadrados, mais de uma centena de figuras e onze maquetes representativas de cenas do quotidiano.
  • Oliveira do Hospital: concelho vai continuar a envelhecer na próxima década

    É uma tendência que se acentua ano após ano, década após década, aquela que está espelhada na evolução demográfica do concelho: nos próximos 10 anos, as projecções apontam para um aumento da população idosa em Oliveira do Hospital, que terá de ser acompanhada por respostas sociais adequadas.
  • Góis: população em luta contra o encerramento nocturno do Centro de Saúde

    Cerca de uma centena de pessoas manifestaram-se no passado sábado à tarde contra o encerramento nocturno do Centro de Saúde que teve efeito a partir daquele dia.
  • Troço da A13 entre Penela e Condeixa já abriu

    Os autarcas de Penela e Condeixa receberam com agrado a notícia da abertura ao trânsito do sublanço da A13 entre as duas localidades, numa extensão de 23 quilómetros, frisando que este troço irá reforçar a união da região e permitir uma maior mobilidade à população.
  • Região Centro registou quase cem casos de sida

    Foram notificados 92 casos de infecção por VIH na região Centro, entre 1 de Janeiro e 30 de Setembro deste ano, correspondendo 69 destes casos à área de influência da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).
  • Coimbra rezou pela vida nascente

    Vigilia pela Vida (4)Coimbra rezou, no passado sábado, nas vésperas do primeiro Domingo do Advento, pela vida nascente.
  • Prostituição em Coimbra está a aumentar

    Irma Martinho- revela Maria Martinha Silva das Irmãs Adoradoras

    A prostituição tem estado a agravar-se em Portugal. Coimbra não é excepção. A prostituição tem estado a aumentar em bares, casas de alterne e apartamentos privados situados na cidade. Os anúncios são colocados nos principais jornais da cidade e encontram-se na Internet. Há para todos os gostos: portuguesas, brasileiras, ucranianas, louras, morenas, e até mesmo estudantes universitárias. Prometem verdadeiros momentos de prazer… (dizem!)
  • Voluntário de Taizé procura transmitir esperança aos jovens de Coimbra

    Pierre EsperanceChama-se Pierre de L´espérance, é voluntário permanente da Comunidade de Taizé e visitou nos dias 1 e 2 de Dezembro alguns grupos de jovens imbuídos pelo espírito de Taizé, na peregrinação de confiança que aquela Comunidade costuma fazer pelo mundo.
  • Bispo de Coimbra propõe exemplo de Cristo a um grupo de empresários cristãos

    Acege_Coimbra-Virgilio_Antunes“O cristianismo, não sendo uma doutrina de análise económica, nem um conservadorismo reacionário que se oponha ao desenvolvimento, ao progresso tecnológico ou às regras do mercado, é, sem dúvida, uma contra cultura, porventura a única contra cultura capaz de fornecer um paradigma novo e revolucionário ao propor uma civilização que privilegia os laços gratuitos em detrimento dos bens transacionados e pagos”,
  • PS de Coimbra defende plano de contingência para apoiar pessoas ameaçadas pelo frio

    O PS de Coimbra defendeu no passado dia 27 de Novembro, a necessidade de um plano de contingência para que a Câmara Municipal da cidade possa responder às situações de emergência com idosos e outros cidadãos causadas pelo frio.
  • Venda de lojas no Mercado Municipal transformado num autêntico fracasso

    Mercado MunicipalApenas dois espaços foram arrematados no leilão de 106 lojas e bancas do Mercado de D. Pedro V, realizado, no dia 29 de Novembro, no salão nobre da Câmara Municipal de Coimbra, perante uma assistência (meia dúzia de pessoas) que quase igualava o número de jornalistas.
  • Músicos de rua formam orquestra

    A “Orquestra de Músicos de Rua de Coimbra” está a dar os seus primeiros passos com a ajuda da Orquestra Clássica do Centro.
  • Unidade de Saúde Familiar Rainha santa Isabel garante médico a mais 3200 utentes

    A Unidade de Saúde Familiar (USF) Rainha Santa Isabel, instalada no Centro de Saúde de Santa Clara, já está em funcionamento, garantindo cuidados a cerca de 10.500 utentes, 3.200 dos quais não tinham, até agora, médico de família atribuído.
  • Alunos da Escola José Falcão recolhem alimentos

    Os alunos do 11º e 12º ano de EMRC (Educação Moral Religiosa Católica) da Escola Secundária José Falcão organizaram há dias uma recolha de alimentos conseguindo uma notável participação por parte da comunidade escolar. Os diversos bens angariados foram entregues à Cáritas Diocesana de Coimbra, entidade escolhida pelos alunos pelo seu reconhecido trabalho junto das famílias mais desfavorecidas.
  • Inspectora da Polícia Judiciária suspeita de ter assassinado octogenária

    Uma inspectora da Polícia Judiciária foi considerada a principal suspeita de assassínio de uma avó do marido. Ana S. foi posta, em prisão preventiva, por decisão do Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Coimbra. Ana S., 36 anos de idade, colocada na Directoria do Porto da Polícia Judiciária, natural da Figueira da Foz, é casada com um neto da vítima, Filomena Gonçalves, outrora proprietária de um talho em Coimbra. A antiga empresária foi morta, na sua residência (em Montes Claros, Celas), atingida por mais de uma dezena de balas disparadas através de uma pistola Glock (com o calibre de nove milímetros e capacidade para 15 munições).
  • Estudantes de Coimbra “testam” desafios de cegos e amblíopes

    Um jantar às escuras, nas cantinas da Universidade, foi uma das acções que um grupo de estudantes de Engenharia Física da Universidade de Coimbra (UC) realizou na passada segunda-feira, no âmbito da iniciativa “Por Coimbra às cegas”. A acção pretendeu sensibilizar para a necessidade de melhorar as acessibilidades para os cidadãos cegos e amblíopes. Para além da ceia, que decorreu nas cantinas Amarelas, realizou-se uma “oficina dos sentidos”, cujo objectivo foi, por alguns momentos, colocar a comunidade estudantil perante os desafios que, diariamente, têm de enfrentar aqueles que têm alguma deficiência relacionada com a visão.
  • Dois jovens morrem num despiste automóvel na Avenida Urbano Duarte

    Dois jovens, de 21 e 22 anos, morreram na madrugada do passado Domingo num acidente de viação dentro da cidade de Coimbra. Segundo os Bombeiros Sapadores tratou-se de um despiste seguido de capotamento, ocorrido na Avenida Urbano Duarte. As vítimas, Joaquim Cardoso, estudante da Escola de Hotelaria e Daniel Oliveira, estudante de Economia da Universidade de Coimbra. Este último era filho único de uma médica neurologista dos HUC. 
  • Coimbra acolhe jovens europeus

    Jovens de vários países da Europa, com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos, estarão a partir do próximo dia 13 até ao dia 22 de Dezembro em Coimbra para participar num intercâmbio juvenil, promovido pelo Departamento da Juventude da Câmara Municipal e da Associação Chek In. Em Coimbra, estarão jovens de Espanha, Itália e Polónia.
  • Ricardo Morgado reeleito presidente da Associação Académica de Coimbra

    Os estudantes da Universidade de Coimbra reelegeram Ricardo Morgado para presidente da direção-geral da Associação Académica de Coimbra (AAC), numas eleições, disputadas entres três candidatos. Num universo de 23 mil estudantes registou -se um decréscimo significativo de votos, para metade em comparação com as eleições de 2011. Ricardo Morgado definiu como prioridades para o seu segundo mandato: “desafios ao nível da acção social, abandono escolar, financiamento e reestruturação da rede de ensino superior”, sublinhou o estudante de Engenharia Biomédica, de 23 anos, natural de Gouveia.
  • Seis pessoas feridas em queda de elevador

    Um elevador intermédio do Centro Comercial Avenida, em Coimbra, “despenhou-se” na madrugada do dia 29 de Novembro com dez pessoas dentro. O elevador sofreu uma queda de oito metros, provavelmente, devido a um “problema técnico”. Esta é a versão adiantada pelos bombeiros, uma vez que a administração daquele Centro Comercial afirmou que o elevador ia a uma velocidade normal e ficou mobilizado a 50 centímetros mais abaixo do piso onde devia ter parado. O elevador teria deslizado e não caído em “queda livre” como adiantaram alguns meios de comunicação social. Os feridos, todos eles jovens, apresentavam queixas a nível da coluna, tendo sido transportados para os Hospitais da Universidade de Coimbra.
  • Renato Seabra foi condenado por homicídio

    Renato Seabra, natural de Cantanhede, foi no passado dia 30 de Novembro, condenado em Nova Iorque por homicídio em segundo grau, pelo assassínio confessado do cronista scial Carlos Castro, em Janeiro de 2011, num hotel da cidade. O jovem, detido há mais de um ano no estabelecimento prisional de Rikers Island, enfrenta agora uma pena mínima de prisão 15 anos a perpétua. A leitura da sentença ficou marcada para o dia 21 de Dezembro.
  • Norberto Pires é candidato à Câmara de Condeixa pelo PSD

    O professor universitário Norberto Pires deverá ser o candidato do PSD à Câmara Municipal de Condeixa nas eleições autárquicas do próximo ano. Norberto Pires liderou o Coimbra Iparque de onde saiu para presidir à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro. Norberto Pires saiu daquele cargo, pouco meses depois, em rota de colisão com o Governo, nomeadamente no que dizia respeito à reprogramação dos Fundos Comunitários que, da maneira que estava a ser feita antes do seu alerta, estava a prejudicar os autarcas.
  • “O Dever” comemora 82 anos

    Apesar dos tempos difíceis que a comunicação social atravessa, nomeadamente a imprensa, com a diminuição de receitas publicitárias, o seminário figueirense da paróquia de S. Julião “O Dever” comemorou o seu 82.º aniversário, reunindo em convívio os seus mais directos colaboradores.
  • Maiorca: Comunidade Terapêutica da Cáritas de Coimbra comemora aniversário com concentração de motos

    MotardsA Cáritas Diocesana de Coimbra comemorou no dia 2 de Dezembro 21 anos da implantação, em Maiorca, da Comunidade Terapêutica Encontro, uma unidade de tratamento e inserção social de toxicodependentes.
  • Bispo de Coimbra preside às comemorações dos 25 anos da Rádio de Santiago da Guarda

    D. Virgilio e Pe. ArmandoA Rádio Vida Nova, CRL, com sede em Santiago da Guarda – Ansião, e frequência em 105.5 Mhz, assinalou a 25 de Novembro os seus vinte e cinco anos de existência, e contou com a presença do Bispo de Coimbra e de diversas entidades.
  • Bento XVI pede apoio político às famílias e à liberdade de ensino

    Bento XVI - bracos abertosNa sua mensagem para o Dia Mundial da Paz
     
    Bento XVI pede aos responsáveis políticos de todo o mundo que “ajudem concretamente as famílias e as instituições educativas a exercerem o seu direito-dever de educar”. “Que a ninguém seja negado o acesso à instrução e que as famílias possam escolher livremente as estruturas educativas consideradas mais idóneas para o bem dos seus filhos”, escreve o Papa na sua mensagem para o Dia Mundial da Paz, divulgada em sete línguas, incluindo o português.
  • Taizé-Encontro Europeu em Berlim

    Encontro Europeu JovensJovens rumo a uma nova solidariedade

    De 28 de Dezembro a 1 de Janeiro, vão reunir-se em Berlim 30.000 jovens para a 34ª etapa da «Peregrinação de Confiança» animada pela Comunidade de Taizé. Acolhidos pelas igrejas e pelos habitantes de Berlim, os jovens vindos de toda a Europa e também dos outros continentes vão procurar incentivos para expressar novas formas de solidariedade.
  • NEM SÓ DE PÃO… (1 de Janeiro de 2012)

    Maria, Mãe de Deus

    O título de «Mãe de Deus» não se encontra tal e qual nos escritos do Novo Testamento.
  • SANTA MARIA MÃE DE DEUS (1 de Janeiro de 2012)

    A PALAVRA DE DEUS
  • A campanha do Natal...

    . Filipe DinizFilipe Diniz
     
    Todos os anos somos ‘bombardeados’ com campanhas de tudo e mais alguma coisa. São as redes telemóveis a fazerem campanhas mais baratas e a oferecer pacotes com tarifários mais baixos para gastar menos durante o período de Natal. As cadeias de hipermercados a fazerem campanhas para ajudar esta ou aquela instituição de solidariedade social.
  • Natal, Janeiras e Reis

    . Mário NunesMario Nunes
     
    O Natal simboliza o momento principal, anual, de um ciclo religioso e profano, que se inicia no Advento, assume maior densidade espiritual e humana no dia 25 de Dezembro, e prolonga-se até ao dia de Reis ou Epifania do Senhor, 6 de Janeiro.
  • Fé e Compromisso - UM MENINO QUE VIROU TUDO ÀS AVESSAS

    . José Dias da SilvaJose Dias 2

    Mesmo com dificuldades, continuamos a sentir o encanto do Natal. Para muitos, o Menino Jesus não terá grande significado, preferindo o Pai Natal. Alguns cristãos terão ido na onda. Mas mesmo esses sabem que neste dia celebramos a irrupção do nosso Deus na história: “armou a sua tenda entre nós” (Jo 1,14) pois quis “despojar-se da sua condição divina para se tornar um de nós” (Fil 2,6-7) e salvar-nos.
  • Este pode ser o melhor Natal de Sempre

    . Nuno SantosNuno Santos

    Sei que o título pode parecer estranho! Sei que muitos passam dificuldades e pensam neste Natal como um dos piores de sempre (penso especialmente nos desempregados, nos doentes e naqueles que perderam um ente querido). Mas também sei que este pode ser, para muitos, um Natal mais ‘natal’.
  • Mensagem de Natal do Bispo de Coimbra

    Natal MensagemUm Natal de fé, de esperança e de caridade


    1. Natal de fé

    A razão de ser da festa do Natal encontra-se na Pessoa de Jesus Cristo, Filho de Deus, incarnado no seio de Maria e nascido em Belém. 
    Enquanto cristãos, aprofundamos a consciência da fé que nos anima e procuramos dar sinais ao mundo de que ela nos fortalece em todos os momentos da vida, de sofrimento ou de consolação.
  • “É preciso estabelecer relação com os que estão mais sós ou necessitados” – afirma o Chefe Regional do CNE de Coimbra

     

    - No encerramento do Ano do Voluntariado


    A BA (boa acção) diária é uma das imagens de marca dos escuteiros, cuja preocupação “é deixar o mundo um pouco melhor que o encontrámos”. Em curta entrevista ao “Correio”, Pedro Monteiro, afirma que os escuteiros católicos são desafiados a tomarem atitudes activas na relação dom o outro.
  • Novena do Natal em Seixo da Beira

    Termina no sábado, 24 de Dezembro, em Lagares da Beira, a “Novena de Natal”, iniciada a 17 de Dezembro, na Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital Norte.
  • Convívio de Natal do Centro Sócio-Cultural de Nossa Senhora de Lurdes

    O Centro Sócio-Cultural de Nossa Senhora de Lurdes – Casa Cor-de-Rosa, levou a efeito o seu convívio de Natal, em dois dias. No primeiro (14 de Dezembro), ao almoço, na Quinta do Outeiro, em Tentúgal, juntou o Clube Sénior. No segundo dia (17 de Dezembro), houve festa para as crianças do berçário, creche e pré-escolar, pelas 15H00, no IPJ – Instituto Português da Juventude Coimbra e pelas 20H00 foi a vez do jantar no Hotel D. Luís, que juntou a Direcção da Instituição e os seus funcionários e colaboradores.
  • Celebrações natalícias na Sé Nova de Coimbra

    A quadra do Natal marca o início da plenitude dos tempos, em que Deus visita a nossa humanidade. Deus faz-se um de nós, para que nós possamos ser Deus.
  • Papa sublinha dimensões positivas da globalização

    Bento XVI afirmou na passada semana, no Vaticano, que a interdependência que a humanidade vive na era da globalização deve ser vista como “uma vantagem, não como ameaça”. “Somos todos responsáveis por todos e é importante ter uma concepção positiva da solidariedade”, disse o Papa a onze novos embaixadores não-residentes na Santa Sé, incluindo os representantes diplomáticos da Guiné-Bissau e Moçambique. Este discurso, divulgado pela sala de imprensa da Santa Sé, aludiu à importância dos meios de comunicação social, “que ligam todas as regiões do planeta” e à facilidade de deslocação e de criação de “laços comerciais”, que tornam as economias “interdependentes”. Segundo Bento XVI, estes factores associam-se a “desafios que assumem uma envergadura mundial de tal ordem, como a salvaguarda do ambiente, a importância dos fluxos migratórios, que os homens compreenderam que tinham, de ora em diante, um destino comum”. “Os novos desafios que os vossos países se encontram hoje a enfrentar exigem, certamente, uma mobilização de inteligências e de criatividade do homem para combater a pobreza e para uma mais eficaz e mais correcta utilização das energias e dos recursos disponíveis”, declarou aos diplomatas presentes.
  • Rio de Janeiro acolhe Jornadas Mundiais da Juventude em finais de Julho de 2012

    Bento XVI vai visitar o Rio de Janeiro entre os dias 23 e 28 de Julho de 2013, por ocasião da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), segundo revelou a Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB). O Sumo Pontífice visitou pela primeira vez o Brasil entre 9 e 14 de Maio de 2007, aquando da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e das Caraíbas. A CNBB realça que a “Jornada Mundial da Juventude é um encontro internacional de jovens para celebrar a mensagem de amor, paz e união pregada por Jesus Cristo”. A última edição JMJ realizou-se em Agosto deste ano, em Madrid, Espanha, e reuniu cerca de dois milhões de participantes. O lema da Jornada Mundial da Juventude 2013, escolhido por Bento XVI, será Ide e fazei discípulos de todos os povos – expressão baseada no evangelho segundo São Mateus. A jornada de 2012, que se assinalará em cada diocese católica, vai ser dedicada ao lema Alegrai-vos sempre no Senhor – apelo da carta de São Paulo aos Filipenses.
  • Astrónomo do Vaticano desvaloriza busca de “partícula de Deus”

    A busca do Bosão de Higgs, também conhecido como a partícula de Deus, ainda não ofereceu “qualquer sinal” que possa apontar para uma “nova física”, disse um dos membros do Observatório Astronómico do Vaticano. O padre e astrónomo Gabriele Gionti reagia, em declarações à Rádio Vaticano, ao anúncio feito na passada semana pela equipa de cientistas do Centro Europeu de Investigação Nuclear (CERN, na sigla em francês), que falaram em “passos importantes” para localizar a que é considerada a mais elementar das partículas atómicas constitutivas do universo. Para o sacerdote jesuíta, a denominação partícula de Deus explica-se pelo facto de se falar de algo “que não se consegue encontrar”, apesar de todas as tentativas feitas para identificar a partícula elementar que estaria presente dentro do núcleo dos átomos de todos os elementos. “Não percebo porque se fala numa ciência que consegue compreender tudo se os modelos teóricos que temos, sobre os quais todos parecem estar de acordo, não foram ainda verificados”, afirmou.
  • Bento XVI alerta para “drama” de ideologias sem Deus

    Bento XVI presidiu no passado dia 15 de Dezembro a um encontro de oração com os estudantes universitários de Roma, no Vaticano, alertando para o perigo de “construir o mundo sozinhos, sem ou contra Deus”. “O resultado é marcado pelo drama de ideologias que, no final, se revelaram contra o homem e a sua dignidade profunda”, disse o Papa na homilia da celebração de vésperas a que presidiu na Basílica de São Pedro. Retomando uma ideia que marcou várias intervenções do seu pontificado, Bento XVI declarou que a existência humana não está “abandonada às forças impessoais dos processos naturais e históricos”, mas assenta “na certeza de que o Deus de Jesus Cristo está presente”. A homilia papal deixou elogios, por diversas vezes, à virtude da “paciência”, chamando a “construir a história juntamente com Deus”, evitando que a mesma seja “instrumentalizada para fins ideológicos”. Neste contexto, Bento XVI convidou a “vencer a tentação de colocar toda a esperança no imediato, numa perspectiva puramente horizontal, em projectos tecnicamente perfeitos, mas afastados da realidade mais profunda”, a dimensão “transcendente”.
  • Papa visitou maior cadeia de Roma e pediu mais dignidade para quem está preso

    Bento XVI visitou no passado dia 18 de Dezembro a maior cadeia de Roma, o complexo de Rebibbia, na periferia da capital italiana, deixando críticas à “sobrelotação” destes estabelecimentos e pedindo que os presos não se tornem “excluídos”. “Sei que a sobrelotação e a degradação das prisões podem tornar ainda mais amarga a detenção: chegam-me várias cartas de presos que o sublinham. É importante que as instituições promovam uma análise atenta às situações prisionais, hoje, que verifiquem as estruturas, os meios, o pessoal, de modo que os detidos não cumpram nunca uma dupla pena”, disse, no discurso pronunciado no local. Neste sentido, Bento XVI deixou votos de que o sistema prisional seja “cada vez mais adequado às exigências da pessoa humana, no respeito pela justiça”, com recurso a penas não impliquem detenção ou a “modalidades diversas” de prisão. O sistema de detenção, frisou, visa “tutelar a sociedade de eventuais ameaças, por um lado, e por outro reintegrar quem falhou, sem afectar a sua dignidade e exclui-lo da vida social”. O Papa e 300 presos reuniram-se na capela do estabelecimento, para um momento de diálogo em que os detidos puderam colocar as suas perguntas. O encontro terminou com a recitação de uma “oração atrás das grades”, redigida e lida por um dos presos.
  • Cristãos são um terço da população mundial à frente dos muçulmanos

    Um terço da população mundial é cristã, o equivalente a 2,18 mil milhões de pessoas, revela um mega-estudo do centro de investigação norte-americano Pew, realçando que os cristãos são o primeiro grupo religioso, à frente dos muçulmanos.
  • Pastoral da Saúde afirma que o aumento das taxas moderadoras é “um mal necessário”

    O coordenador nacional da Pastoral da Saúde considera o aumento anunciado das taxas moderadoras nos hospitais e centros médicos como “um mal necessário” que visa dar sustentabilidade” ao Serviço Nacional.
  • Trabalhadores cristãos dizem-se ao lado de um povo que sofre

    Na sua tradicional mensagem de Natal
     
    A Liga Operária Católica / Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC) afirmou na passada semana que está ao lado de “um povo” a quem chegam mais notícias de “medo” do que de “esperança” e que tem razões para se rebelar.
  • D. José Policarpo diz que aprender a viver com menos “vai ser inevitável”

    D. Jose Policarpo 9O cardeal patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, disse, no passado domingo, no final da Festa de Natal dos Imigrantes, em Lisboa, que, neste contexto de crise, aprender a viver com menos “vai ser inevitável”.
  • Porto: Crianças distribuem mensagem do bispo pelas ruas

    Crianças católicas distribuem até 23 de Dezembro pelas cidades, vilas e povoações da diocese do Porto centenas de exemplares de uma mensagem do bispo local, intitulada “Aceite um presente, torne-se um presente”.
  • Bispos pedem aposta na criação de emprego

    CEP 01O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) pediu no passado dia 13 de Dezembro em Fátima uma maior “garantia” de emprego, considerando que o país se deve “mobilizar para responder prioritariamente àquilo que de modo algum pode esperar”.
  • Padre Dário Pedroso escreve reflexão sobre Fátima

    - Com prefácio de D. Virgílio Antunes
     
    Contribuindo para a reflexão sobre o tema que o Santuário de Fátima propõe para este ano pastoral de 2011-2012 – “Quereis oferecer-vos a Deus?” – o sacerdote jesuíta Dário Pedroso acaba de publicar o livro “Quereis oferecer-vos a Deus? - Apelo de Nossa Senhora em Fátima”, uma edição do Secretariado Nacional do Apostolado de Oração.
  • António José Seguro “chocado” com afirmações de Passos sobre docentes desempregados

    O secretário-geral do PS, António José Seguro, mostrou-se, no passado sábado, “profundamente chocado” com afirmações do primeiro-ministro no sentido de os professores desempregados emigrarem, considerando Passos Coelho “um primeiro-ministro demissionário”. “Significa que é um primeiro-ministro que está demissionário, que está passivo e de braços caídos”, disse o líder socialista aos jornalistas em Maiorca, concelho da Figueira da Foz, onde participou num almoço de Natal com militantes. António José Seguro frisou que “já não é a primeira vez que o Governo diz que a solução para os desempregados em Portugal é emigrar”.
  • Reforma da Segurança Social abre portas aos privados

     

    O ministro da Solidariedade e Segurança Social, Pedro Mota Soares, reafirmou que a reforma do sistema de Segurança Social prevê a participação no Sistema de entidades mutualistas e privadas. A reforma prevê o estabelecimento de “plafonds” nas deduções, mas também nos pagamentos – cujo tecto o governante se escusou sugerir – abrindo espaço à participação no sistema de operadores não públicos.

  • União Europeia oferece 600 milhões a Portugal

    A Comissão Europeia aprovou no dia 15 de Dezembro formalmente o envio para Portugal de 600 milhões de euros resultantes de uma reprogramação do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), que serão aplicados na promoção da economia e do emprego.
  • Electricidade mais cara no próximo ano

    A factura de electricidade dos portugueses vai aumentar 4% em 2012, o que representa um acréscimo de 1,75 euros numa factura média de 50 euros, divulgou a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
  • Presidente da Assembleia da República diz que a Europa está “coragem e sem rumo”

    A presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves condenou no passado dia 13 de Dezembro o “modelo soberanista” de “cada um por si” da União Europeia, que está “sem coragem e sem rumo” numa altura em que a pobreza e o desemprego alastram. A presidente do Parlamento falava durante a entrega dos Prémios de Direitos Humanos 2011 da Assembleia da República, onde a Confederação das Instituições de Solidariedade foi distinguida.
  • CP adia pagamento do salário de Dezembro

    A CP vai adiar o pagamento dos salários feito com uma semana de antecedência, mas o Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário desvalorizou a situação, considerando que se está a criar um “clima de dramatização”. Num comunicado enviados aos trabalhadores, a empresa justifica a impossibilidade de pagar os vencimentos no dia 23 de Dezembro, como tem sido prática nos últimos anos, com a grave situação financeira da empresa e “insuficiências momentâneas de tesouraria, bem como a inadiável necessidade de satisfação das suas obrigações vencidas perante o Fisco, a Segurança Social e os fornecedores”.
  • Cooperação entre as forças de segurança e judiciária

     

    O ministro da Administração Interna anunciou no início desta semana a criação de mais equipas mistas compostas pelas diversas forças de segurança e pela Polícia Judiciária para combater situações de criminalidade, que ultimamente têm causado “alarme público”. Miguel Macedo falava aos jornalistas no final de uma reunião com a ministra da Justiça, o secretário-geral de Segurança Interna, o comandante da GNR, e os directores da PSP e da Polícia Judiciária.
  • Economista José Silva Lopes diz que “Portugal precisa de mais apoio”

    O economista José Silva Lopes defendeu, dia 20 de Dezembro, a necessidade de aumentar em mais do que o previsto o apoio financeiro avançado pela 'troika' a Portugal, já que a situação piorou desde que o acordo de ajuda foi assinado. “Nós precisamos de mais apoio do que o que está previsto”, disse o economista à Lusa, considerando que a crise aprofundou-se em toda a Europa. A necessidade de apoio continuado a Portugal foi defendida na segunda-feira (19) pelo vice-director geral do FMI que sublinhou ser preciso “perseverança e determinação”, “reformas estruturais” e um “apoio europeu continuado” para que Portugal seja bem sucedido. Silva Lopes referiu que “com o estado actual da Europa, as coisas para Portugal já são muito piores do que eram quando se assinou o acordo com a 'troika'”. “Na altura estávamos convencidos que as exportações iam crescer muito, mas com a crise que também existe noutros países, já vão crescer muito menos. E se crescer muito menos, não compensam os efeitos recessivos dos cortes nas despesas públicas e particulares”, explicou Silva Lopes.
  • Bastonário da Ordem dos Médicos pede julgamento para políticos corruptos

    José Manuel Silva ao falar no passado domingo, perante 500 médicos recém-formados, criticou as políticas de saúde em Portugal e defendeu que o aumento das taxas moderadoras não é o caminho a seguir. No seu discurso, o bastonário da Ordem dos Médicos defendeu um julgamento aos “governantes da última década, para condenar os corruptos e ilibar os justos, mas sobretudo para transmitir uma mensagem de responsabilização”. Para José Manuel Silva, “não é tolerável que alguém conduza o país à bancarrota e não seja, no mínimo, julgado por crime económico”.
  • Bombeiros já cancelaram 500 contratos de trabalho

    O presidente da Liga de Bombeiros Portugueses (LBP), Duarte Caldeira, afirmou na passada segunda-feira que as associações de bombeiros voluntários já cancelaram cerca de 500 contratos com bombeiros profissionais e que esse número poderá aumentar para o dobro até Abril. Duarte Caldeira explicou que na origem do cancelamento dos contratos de trabalho estão as alterações às regras de transportes de doentes que diminuiu substancialmente desde 2007, o que representava uma fonte de rendimento para o funcionamento das associações de bombeiros voluntários.
  • Mortágua: Autarquia vai reduzir consumo de iluminação pública

    A Câmara de Mortágua decidiu reduzir os gastos com a iluminação pública, a partir do início do próximo ano, para fazer face à subida da taxa do IVA na electricidade de seis para 23 por cento.

  • Mosteiro e Câmara de Penacova cooperam na área cultural e educativa

    A Câmara Municipal de Penacova e a Direcção Regional da Cultura do Centro anunciaram no passado dia 13 de Dezembro que vão cooperar na realização de iniciativas nas áreas cultural e educativa e numa melhor utilização do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra.
  • Chão de Alvares: Natal com mais luminosidade

    A EDP Distribuição concluiu a remodelação integral da rede eléctrica que alimenta a localidade de Chão de Alvares, freguesia de Alvares, concelho de Góis, segundo anunciou a empresa, no dia 16.
  • Penela: Presépio atrai centenas de crianças

    Patente ao público, desde 8 de Dezembro, o ‘Penela Presépio’ já recebeu a visita de muitos grupos escolares de vários pontos do país, “num claro reconhecimento da mais-valia deste evento para a educação lúdica das crianças”, segundo divulgação da Câmara Municipal, no dia 19.
  • Penela: Quinta das Pontes recebe subsídio para novas valências

    O secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, Marco António Costa, assinou no passado domingo, no Espinhal, um protocolo, no âmbito do Programa de Alargamento da Rede Equipamentos Sociais (PARES), que prevê a atribuição de um subsídio de 276 mil euros à Associação Quinta das Pontes, para a construção de uma sede, com valências de residência para os seus utentes.
  • CP suprime alternativas rodoviárias ao Ramal da Figueira da Foz

    A CP – Caminhos de Ferro Portugueses anunciou que, a partir de dia 1 de Janeiro de 2012, deixará de garantir os transportes rodoviários alternativos no Ramal da Figueira da Foz, que mantinha desde que aquela linha, que liga a Figueira à Pampilhosa, foi desactivada para a realização de obras.
  • Carapinheira: alunos do agrupamento escolar elaboraram 162 presépios

     

    Carapinheira.presepios“Natal pode ser reciclagem” foi o tema nuclear do concurso de Presépios em Material Reciclado, dirigido a todos os alunos do Agrupamento de Escolas da Carapinheira.
  • Carapinheira: Junta de Freguesia assumiu serviços dos CTT

    Carapinheira.Junta FreguesiaO inevitável acabou por acontecer: a Estação dos CTT da Carapinheira encerrou no passado dia 13 de Dezembro, por imposição da empresa que tutela este serviço público, numa estratégia de entrega a privados ou a autarquias da maioria das suas atribuições e competências.
  • Cerca de 28% de trabalhadoras e estudantes universitárias deixaram de amamentar após retomar actividade

     

    - Segundo um estudo efectuado no Ensino Superior, em Coimbra
    Quase 28% das mães trabalhadoras ou estudantes do ensino superior de Coimbra deixaram de amamentar menos de um mês após regressar à actividade e mais de metade queixaram-se da falta de condições nas escolas.
  • Gémeos de São Tomenses regressam ao seu país com sonhos de uma nova vida

    As cirurgias nos membros inferiores de dois irmãos que apresentavam problemas de elefantíase foram bem sucedidas nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC).
  • “Coimbra anda a ficar porca demais”, afirma Massano Cardoso

    Massano CardosoO provedor municipal do ambiente de Coimbra, Massano Cardoso, exigiu no passado dia 15 de Dezembro medidas urgentes da autarquia contra o ruído nocturno na Alta da cidade e manifestou-se preocupado com a falta de limpeza urbana. A Câmara Municipal, por seu turno, queixa-se de falta de meios.
  • Escolas do Tovim e Solum ajudam LAHUC

    No dia 15, os alunos das escolas do Tovim e da Solum, do Agrupamento Eugénio de Castro, fizeram a entrega de ofertas de Natal à Liga de Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra (LAHUC), que as vai incorporar em cabazes a distribuir por famílias carenciadas.
  • Águas de Coimbra: Remodelação da rede abrange 10 Km de condutas

    Aguas.CondutasAs obras de remodelação da rede de abastecimento de água adjudicadas, dia 16, vão substituir condutas na “Baixa” de Coimbra com mais de 30 anos, assim como na zona da Estrada de Eiras, Pedrulha, Bairro de Santa Apolónia e Souselas.
  • Antigos Orfeonistas têm venda de Natal

    O Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra tem a decorrer uma venda de Natal, com o objectivo de apoiar instituições de solidariedade social.
  • Autarcas defendem continuação do IC3 até Coimbra

    O presidente da câmara de Coimbra, João Paulo Barbosa de Melo, defendeu no dia 18, a construção do IC3 até à zona Norte do concelho.
  • “A Magia do Natal” no Hospital Pediátrico

    No âmbito do programa alusivo ao 18.º aniversário, a Saúde em Português organizará o Espectáculo Infantil “A Magia do Natal”, que terá lugar no próximo dia 22 de Dezembro, quinta-feira, pelas 14H30, no Auditório do Hospital Pediátrico de Coimbra.
  • Escaravelho anda a matar palmeiras em Coimbra

    PalmeirasChama-se Rhynchophorus ferrugineus e está a destruir as palmeiras, principalmente as das Canárias, um pouco por toda a Europa.
  • Marco fontanário regressa ao Largo da Sé Velha

    Se Velha 9O marco fontanário que desde a década de 80 do século XX até ao ano de 2006 esteve no Largo da Sé Velha e foi destruído por um automóvel foi recolocado na passada terça-feira.
  • Centro de Saúde Militar implanta primeiro pacemaker

    O Centro de Saúde Militar de Coimbra (ex-Hospital Militar Regional n.º 2) realizou recentemente a primeira cirurgia de colocação de pacemaker.
  • Biblioteca Joanina distinguida nos EUA como das 25 mais belas do mundo

    Biblioteca JoaninaA Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra foi distinguida com o primeiro lugar na lista das 25 mais belas bibliotecas universitárias do mundo, proposta pelo portal cultural nova-iorquino Flavorwire, a subjecção de notícias culturais e crítica do guia internacional Online Flavorpill, sediado em Nova Iorque.
  • Mimosa e Estrela abrilhantam Presépio dos Sapadores de Coimbra

    A vaca Mimosa e a burra Estrela são as duas novidades do presépio dos Bombeiros Sapadores de Coimbra. Os dois animais, emprestados por criadores de Meãs do Campo e Vila Nova de Anços (respectivamente), estão no exterior do edifício e prometem ser as estrelas de uma iniciativa que, ano após ano, já se tornou obrigatória na cidade. Números exactos de visitantes não existem, mas o comandante da corporação, Avelino Dantas, acredita que milhares de crianças e adultos passam todos os anos pela estrutura que demora dois meses a ser realizada.
  • PS questiona o encerramento dos centros de novas oportunidades em Coimbra

    O deputado socialista Mário Ruivo é um dos subscritores de um requerimento ao Governo onde se questiona o encerramento dos Centros Novas Oportunidades (CNO) das Escolas de Hotelaria e Turismo, onde se inclui a de Coimbra. “O CNO da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, que contava com mais de 700 pessoas em reconhecimento de competências e formação, num orçamento de aproximadamente 180 000 euros, deixa sem formação e qualificação um sector que estava a melhorar significativamente os seus níveis de qualificação, colocando em causa a vida profissional de 10 colaboradores que ali estavam a exercer a sua actividade”, refere o parlamentar, líder distrital do PS.
  • Instituto de Medicina Legal muda de designação

     

    O Instituto Nacional de Medicina Legal (INML), o único do sistema público com sede em Coimbra, vai mudar de designação e passará a incluir os termos Ciências Forenses. A novidade foi avançada pela ministra da Justiça, numa mensagem escrita lida no dia 17 de Dezembro durante as comemorações dos dez anos do Instituto. Ausente por motivos de agenda, Paula Teixeira da Cruz enquadrou a mudança na reforma já em marcha no Ministério da Justiça, que inclui o alargamento de competências do INML, com a confiança de que “contribuirá para umas justiça mais eficiente e uma sociedade mais justa”.
  • Comandante da Polícia Municipal manda mensagem erótica aos funcionários do município

     

    O comandante da Polícia Municipal vai ser alvo de um inquérito disciplinar por ter inadvertidamente enviado a todos os funcionários da autarquia um e-mail de boas festas com fotografias de mulheres despidas. Euclides Santos deu conta do erro logo depois e ainda tentou, junto dos informáticos, anular a mensagem. Não o conseguiu e por isso escreveu primeiro um e-mail apenas a dizer “erro no anexo” e mais tarde outro a lamentar a situação. Depressa a situação espalhou-se pelas redes sociais levando o presidente da Câmara a reunir-se com a vereadora que tutela a área da Polícia Municipal. Tudo leva a crer que o comandante poderá vir a ser exonerado do cargo…
  • Antigos trabalhadores da Estaco receberam pequena parte da dívida

    Resultado da venda do recheio da Cerâmica Estaco, sobretudo máquinas, o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Cerâmica, Cimentos, Construção, Madeiras, Mármores e Similares da Região Centro entregou, no passado dia 17 de Dezembro, parte dos créditos devidos aos ex-operários. Foram cerca de 280 mil euros distribuídos por 235 antigos trabalhadores da cerâmica, outrora a laborar na zona industrial da Pedrulha, em Coimbra, que fechou portas em Outubro de 2001.
  • Morreu homem internado em Coimbra por envenenamento

    Um homem que se encontrava internado nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) devido ao envenenamento por cogumelos morreu na madrugada do dia 16 de Dezembro por insuficiência hepática. Tinha 55 anos e era um dos cinco doentes que, segundo o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), se dirigiram no dia 12 de Dezembro à noite às instalações dos Bombeiros de Sines com dores abdominais, vómitos e mal-estar generalizado. Concluiu-se que todos tinham ingerido cogumelos venenosos. Três dos homens foram encaminhados para hospital Curry Cabral, em Lisboa, um foi para Santo António, no porto, e o quinto para Coimbra.
  • Isabel Oliveira lidera enfermeiros ao Centro

    Germano Couto é o novo bastonário da Ordem dos Enfermeiros, segundo os resultados das eleições do passado dia 12 de Dezembro, enquanto Isabel Oliveira, também da Lista A, venceu a corrida para a presidência do Conselho Directivo da Secção Regional do Centro.
  • Artur Rosa Pires pode vir a presidir à CCDRC

    Artur Rosa Pires, que foi secretário de Estado no Governo de Durão Barroso, é o provável futuro presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC). A instituição é liderada, há seis anos, por Alfredo Marques, catedrático da Faculdade de Economia de Coimbra. Professor da Universidade de Aveiro, Artur Pires foi conselheiro do Presidente Cavaco Silva para as áreas de Ciência e Ambiente e vice-presidente da CCDRC sob as lideranças de Paulo Pereira Coelho (outrora líder distrital do PSD/Coimbra) e de Pedro Saraiva.
  • ACEGE: Rui Rio considera que democracia está em decadência

    O presidente da Câmara Municipal do Porto considerou, no passado dia 14 de Dezembro, em Coimbra, que a democracia está em decadência e em risco de capitular. Rui Rio defendeu que só profundas reformas tendentes a credibilizar a actividade política e a agilizar a Justiça poderão salvar o actual regime. “Há sinais claros e evidentes de que este regime está em queda e em fim de ciclo, mas o mais grave é não sabermos o que vem a seguir”, advertiu o autarca social-democrata, numa conferência do Núcleo de Coimbra da Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE). “Ou fazemos reformas profundas ou as coisas poderão piorar”, declarou, afirmando temer que o país caia numa “ditadura sem rosto de alguns poderes, como os das agências de «rating»”.
  • Professores saneados pelo Estado Novo evocados na Universidade de Coimbra

    Quatro professores da Universidade de Coimbra, demitidos pelo Estado Novo, foram homenageados no dia 19 de Dezembro. A evocação de Sílvio Lima, Aurélio Quintanilha, Mário Silva e Joaquim Ferreira Gomes insere-se num conjunto de homenagens nacionais a 42 docentes, das universidades de Coimbra, Lisboa e Porto. A cerimónia teve lugar no átrio do Museu Académico (Colégio de S. Jerónimo). Após o descerramento de uma placa com os nomes de todos os professores demitidos, usaram da palavra o reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, e os historiadores Luís Reis Torgal e Fernando Rosas.
  • Deus Existe. Eu Encontrei-o (2)

    André Frossard resumiu tudo o que lhe aconteceu na referida igreja, numa frase: «Percebi que existe uma ordem no universo e que existe Alguém no qual nos movemos e existimos e que é Deus, a quem os cristãos chamam Pai».
  • Ao calor da fogueira (18 de Dezembro de 2011)

    – Ainda mal tinha caído na cama, já o sonho me transportava de novo ao estábulo de Belém, onde o Menino dormia tranquilo sob o olhar contemplativo de sua Mãe e sob a vigilância sempre atenta do Patriarca José. Era um quadro lindo de se ver, Tio Ambrósio! Eu nem sei mesmo se alguma vez na vida terei oportunidade para desfrutar de tão maravilhoso encanto. Embora haja um sonho que eu tenho na vida, e que aqui lhe vou confessar.
  • Advento: tempo de esperança

     

    Como sabemos, o Ano Litúrgico gira em torno das duas grandes festas: o Natal e a Páscoa. No Natal celebramos a vinda do Messias Salvador. E na Páscoa a salvação operada pela morte e ressurreição de Jesus.

  • Paróquia de S. José em festa

    Igreja S. Jose 03A Paróquia de S. José vai estar em festa no ano de 2012. Trata-se da celebração das Bodas de Ouro da Sagração da Igreja, em 19 de Março, e dos 80 anos da criação da Paróquia, em 16 de Julho.
  • Paróquia de Santiago da Guarda: bênção das grávidas

    Santiago da GuardaA igreja de Santiago da Guarda recebe a 18 de Dezembro a bênção das grávidas. Numa ocasião em que a liturgia evidencia a figura de Maria, mãe de todas as mães, as progenitoras da comunidade vão receber, de Nossa Senhora, a bênção de Deus.
  • Paróquia de Santa Clara prepara Peregrinação à Terra Santa

    A Paróquia de Santa Clara vai organizar uma Peregrinação à Terra Santa de 24 a 31 de Março de 2012. A acompanhar espiritualmente irá estar o Padre Dr. Carlos José Delgado.
  • Livro da Pastoral Universitária para ajudar estudantes carenciados

    Numa iniciativa do Instituto Universitário Justiça e Paz (IUJP), a segunda edição do livro Solidário “o que ganhas quanto dás?” foi apresentada no dia 13 de Dezembro, na Livraria Almedina (S. José).
  • NEM SÓ DE PÃO… (25 de Dezembro de 2011)

    Natal: celebração da preferência de Deus pelos pobres

    Hoje, a “Palavra é Ele” –, o Verbo de Deus que se fez carne, e montou a Sua tenda entre nós. Com Ele a História da Salvação chega à plenitude. N'Ele se cumprem a Lei e os Profetas. Com a Sua vinda, Deus deixa de conduzir-nos por pedagogos, para nos conduzir pela mão de Seu próprio Filho - Caminho, Verdade e Vida. Muitas vezes ouvimos falar burlescamente acerca da outra vida: "Quem para lá vai não volta, nem escreve". De facto "a Deus ninguém jamais O viu".
  • NATAL DE JESUS CRISTO (25 de Dezembro de 2011)

    A Palavra de Deus
  • IV Domingo do Advento (18 de Dezembro de 2011)

    Entrada
       Derramai ó Céus ............................................ CEC I. 122
       Erguei-vos que vem o Senhor............................. NCT 457
       O Senhor virá no esplendor............................... CEC I 36
  • Homilia da Missa da Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria

    Capela da Universidade de Coimbra
    8 de Dezembro de 2011, 12 horas
     
    HOMILIA
     
    Nesta Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, a Liturgia proclama o sonho de Deus que, “do alto dos Céus nos abençoou com toda a espécie de bênçãos espirituais em Cristo (...) para sermos um hino de louvor da sua glória” (Primeira Leitura).
  • Homilia do III Domingo do Advento – Ordenação de um diácono permanente e de um presbítero

    SÉ NOVA DE COIMBRA
    11 de Dezembro de 2011, 16 horas
     
    A ordenação de um diácono e um presbítero para a Diocese de Coimbra reforça o sentimento de alegria próprio deste terceiro domingo do Advento.
  • Temos que gastar…*

    . Jorge CotovioJorge Cotovio 2
     
    O título é provocatório… Nos tempos que correm “gastar”, “consumir” são verbos e conceitos que causam escândalo. A sociedade do consumo e da busca rápida da felicidade, construída por (quase) todos nós ao longo das últimas décadas, só nos podia conduzir ao abismo.
  • Refundar e animar a Pastoral Vocacional

    . Aldo AveiroAldo1

    A determinação do renovado Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional em “motivar e animar as vocações”, a recente vigília de oração pelos Seminários, a eleição do nosso Bispo como presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios e as ordenações (presbiteral e diaconal) no dia 11 de Dezembro de 2011 ofereceram motivos para uma breve reflexão sobre a “pastoral do convite”.
  • Diocese de Coimbra rejubila de alegria com a ordenação de mais um padre e um diácono

    JP Silva 7Talvez, há cinquenta anos, uma ordenação fosse um acontecimento vulgar. A cerimónia presidida pelo nosso Bispo D. Virgílio Antunes, concelebrada por D. Albino Cleto, Bispo Emérito e uma centena de sacerdotes não deixa ninguém indiferente. A Sé Nova encheu no passado Domingo à tarde de fiéis. As paróquias de S. Silvestre e de Ceira, de onde é natural o Padre João Pedro da Silva e o diácono permanente Jorge Dourado Vieira, respectivamente, fizeram-se representar em grande número.

  • Três perguntas ao novo presbítero

    JP Silva-ordenacaoJoão Pedro Lopes da Silva, natural da paróquia de S. Silvestre, frequentou o Colégio de S. Teotónio até ao 9° ano de escolaridade. Fez uma caminhada de quatro anos em Pré-Seminário, três anos no Seminário Menor em Aveiro, um ano em tempo propedêutico no Seminário Diocesano de Leiria, e seis anos no Seminário Maior da Sagrada Família de Coimbra, onde colaborou pastoralmente na sua própria paróquia, no Secretariado das Vocações, no Pré-Seminário, na Pastoral Universitária, e nas Paróquias de Penacova, Carvalho e Friúmes. Está actualmente a colaborar nas Paróquias da Bobadela, Ervedal, Lagares, Lageosa, Lagos, Meruge, Seixo da Beira, eTravanca de Lagos.
  • Taizé, uma “parábola de comunidade”

    Integrado no seu Plano Pastoral 2011/2012, o Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ) propõe aos Jovens da Diocese uma peregrinação diocesana a Taizé, a realizar na semana do Carnaval, de 18 a 27 de Fevereiro de 2012.
  • Fundo Solidário do Instituto Justiça e Paz já ajudou 32 estudantes

    “Temos um aumento significativo nos pedidos de ajuda por parte dos estudantes”. A afirmação é do Padre Nuno Santos, director do Instituto Universitário Justiça e Paz (IUJP), organismo que criou o “Fundo Solidário”, no intuito de apoiar estudantes economicamente carenciados.
  • Bispo exorta crismandos a viverem a fé com alegria

    AA_crisma_27_11-2 [640x480]A Sé Nova acolheu, no Domingo, dia 27 de Novembro, uma concelebração eucarística, presidida pelo nosso Bispo, D. Virgílio Antunes, na qual administrou o sacramento do Crisma a 196 jovens e alguns adultos.
  • Membros do CADC reúnem-se em assembleia-geral

    O Centro Académico de Democracia Cristã (CADC), em dia de assembleia-geral, celebrou a sua Padroeira - Imaculada Conceição - no passado dia 8 de Dezembro.
  • Universidade de Coimbra celebra Imaculada Conceição

    Im.Conceicao_8_12_2011 015- Numa celebração presidida por D. Virgílio Antunes

    O nosso Bispo, D. Virgílio Antunes, presidiu no passado dia 8 de Dezembro à Eucaristia solene do Dia da Imaculada Conceição, padroeira de Portugal, mas também da Universidade de Coimbra e do Centro Académico da Democracia Cristã (CADC).
  • Institutos Seculares em Assembleia Geral e jornada formativa

    Fnis2No passado dia 3 de Dezembro estiveram reunidos, na sua sede em Coimbra, cerca de 40 membros dos 15 Institutos Seculares federados em Portugal.
  • Padre José Tolentino Mendonça nomeado consultor do Vaticano

    Tolentino Mendonca 5O director do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC), Pe. José Tolentino de Mendonça, foi designado pelo Papa como consultor do Conselho Pontifício para a Cultura (CPC). De acordo com uma nota publicada pela sala de imprensa da Santa Sé, este professor, biblista e poeta português partilha a lista de nomeados com figuras proeminentes da arte e das ciências, como o arquitecto espanhol Santiago Calatrava e o cientista alemão Wolf Joachim Singer, segundo noticia a Agência Ecclesia.
  • Igreja quer actos concretos em favor dos mais carenciados

    O presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana pediu na passada segunda-feira, em Fátima “comportamentos concretos de atenção aos mais carenciados”, convidando a participar na campanha de Natal da Caritas Portuguesa.
  • Vaticano reitera empenho no combate às dificuldades de pescadores e marinheiros

    O Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes reiterou o empenho na luta contra as dificuldades enfrentadas por pescadores e marinheiros. A instituição do Vaticano compromete-se “a encontrar soluções duradouras para os diversos problemas” dos marítimos, refere a mensagem de Natal dirigida à “gente do mar”. Entre as dificuldades enfrentadas pelos profissionais estão “a exploração e os abusos em âmbito de trabalho”, o “abandono em portos estrangeiros, a separação da família e o perigo cada vez mais ameaçador da pirataria”.
  • Jornada Mundial contra perseguição aos cristãos

     

    O responsável pela diplomacia do Vaticano propôs à Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) uma jornada mundial contra a “perseguição e a discriminação dos cristãos”, revelou a Santa Sé. D. Dominique Mamberti, secretário do Vaticano para as relações com os Estados, dirigiu-se à conferência ministerial da organização, que se realizou em Vilnius, Lituânia, pedindo que seja dado “um sinal importante de que os Governos querem enfrentar esta grave questão”. Na intervenção, publicada pela sala de imprensa da Santa Sé, o arcebispo marroquino afirmou que “poderiam ser mais de 200 milhões os cristãos, de diferentes confissões”, que se encontram “numa situação difícil por causa de estruturas legais e culturais que os discriminam”. “Apesar de a comunidade internacional e as constituições da maior parte dos Estados proclamarem repetidamente” o direito à liberdade religiosa, disse D. Dominique Mamberti, este “continua a ser hoje amplamente violado”.
  • Vaticano pede mais protecção da comunidade internacional

     

    A Santa Sé pediu à comunidade internacional que reforce a protecção aos refugiados e apátridas, numa intervenção sobre as Convenções relativas ao Estatuto dos Refugiados e à Redução dos Casos de Apatridia, em Genebra, Suíça. O observador permanente da Santa Sé, D. Silvano Tomasi, disse que esta é uma questão “ética”, que passa também pela redução das causas das migrações forçadas. O arcebispo italiano assinalou, num discurso enviado à Agência Ecclesia, que a criação de campos de refugiados deve ser “apenas uma condição temporária”.
  • Mensagem para o Dia Mundial da Paz vai ser apresentada na próxima sexta-feira

    O Vaticano vai apresentar na próxima sexta-feira, em conferência de imprensa, a mensagem de Bento XVI para o 45.º Dia Mundial da Paz, dedicada em 2012 ao tema “Educar os jovens para a justiça e para a paz”. O cardeal Peter Turkson, presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz, vai falar aos jornalistas, acompanhado pelo secretário deste organismo da Cúria Romana, D. Mario Toso. Segundo a Santa Sé, o tema escolhido pelo Papa aborda “uma questão urgente no mundo de hoje: escutar e valorizar as novas gerações na realização do bem comum e na afirmação de uma ordem social justa e pacífica, na qual possam ser plenamente manifestados e realizados os direitos e liberdades fundamentais do ser humano”.
  • Faleceu antigo presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais

    O cardeal norte-americano D. John Foley, antigo presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, morreu no passado domingo aos 76 anos. D. John Foley, ordenado padre em 1962, concluiu o doutoramento em Filosofia e mestrado em Jornalismo, tendo sido chamado ao Vaticano pelo Papa João Paulo II em 1984 para presidir ao Conselho da Comunicações Sociais, Centro Televisivo e Filmoteca do Vaticano. Bento XVI criou-o cardeal em 2007, nomeando-o grão-mestre da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém, cargo que deixou por motivo de doença em 2010, ano em que regressou à sua diocese de origem, Filadélfia, EUA, onde faleceu numa casa para clero idoso.
  • Presépio do Vaticano vai ser dedicado à Virgem Maria

    O presépio que a Santa Sé vai inaugurar na véspera de Natal na Praça de São Pedro, Vaticano, tem a Virgem Maria como tema central, revelou à Rádio Vaticano um dos responsáveis pela construção, o italiano Barbara Bellano. A montagem do presépio no espaço mais emblemático do Vaticano foi iniciada há 30 anos por João Paulo II, cuja beatificação a 1 de Maio motivou a escolha do tema, dado que o Papa polaco foi “intensamente devoto” da mãe de Jesus, explicou o arquitecto. As cenas bíblicas incluem a “Anunciação”, quando um anjo revela a Maria que está grávida de Jesus por acção do Espírito Santo, o encontro entre a Virgem e a sua prima Isabel, que se preparava para dar à luz João Batista, e também a apresentação de Jesus no templo de Jerusalém, dias depois do seu nascimento.
  • Papa pede respeito pelo direito à vida

    Bento XVI deixou no passado sábado um apelo em favor do respeito pela “vida”, assinalando no Vaticano o aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem, firmada a 10 de Dezembro de 1948. “O primeiro entre todos os direitos é o [direito] à vida”, disse o Papa a representantes de movimentos e associações pró-vida de países europeus, incluindo Portugal, reunidos em Roma para a entrega do prémio Madre Teresa de Calcutá, que este ano distinguiu a título póstumo Chiara Lubich, fundador do movimento dos Focolares.
  • Governo reforça parceria com instituições sociais

    O Governo vai reforçar a parceria com as instituições particulares de solidariedade social, através do lançamento de um protocolo plurianual de colaboração que permitirá agilizar a transferência de verbas para este sector. As bases do processo foram lançadas no passado dia 9 de Dezembro, em Lisboa, durante uma reunião entre o ministro da Solidariedade e Segurança Social, e representantes de diversas entidades sócio-caritativas, como a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), a União das Misericórdias e a União das Mutualidades. Em declarações à Agência Ecclesia, o presidente da CNIS elogiou a iniciativa do poder político, considerando que o novo acordo permitirá “aprofundar a actividade em favor dos mais desfavorecidos”, além de funcionar como um “reconhecimento” para a importância deste tipo de organizações.
  • Extinção do Parque Expo vai eliminar 161 empregos

    A Parque Expo, em processo de extinção, vai eliminar 161 empregos até 2013, como consta de documentação do conselho de administração entregue à comissão de trabalhadores, a que a agência Lusa teve acesso. Os vínculos laborais serão extintos através da rescisão de contratos por mútuo acordo ou do recurso ao despedimento colectivo. Serão extintos 82 postos de trabalho até fim de3 2012 e 79 em 2013, ano em que fica concluída a extinção do grupo empresarial, que gere nomeadamente os programas de reabilitação urbana e ambiental das frentes ribeirinhas, conhecidos como “Polis”.
  • Preço obrigatório nas embalagens de medicamentos

    A partir de segunda-feira, 12 de Dezembro, os medicamentos à venda nas farmácias devem trazer a indicação do preço nas embalagens, segundo uma lei publicada em Junho, mas com efeitos a partir de dia 12 deste mês, por determinação do Infarmed. No dia 16 de Junho foi publicada em Diário da República a Lei n. 25/2011 que estabelece a obrigatoriedade da indicação do preço de venda ao público (PVP) na rotulagem dos medicamentos. Os prazos definidos para escoar os fármacos sem indicação de preço eram de 30 dias para os distribuidores por grosso e 60 dias para as farmácias, a partir da data de entrada em vigor do diploma (17 de Junho). A indicação do preço de venda ao público na rotulagem dos medicamentos pode ser feita através de impressão, etiqueta ou carimbo, não sendo por isso necessária autorização do Infarmed para a aposição das etiquetas ou carimbos com a menção do PVP na rotulagem.
  • Carga horária das disciplinas de História e de Geografia vai aumentar no terceiro ciclo do Ensino Básico

     

    Fonte oficial do Ministério da Educação e Ciência (MEC) adiantou à agência Lusa que a proposta contempla um aumento da carga horária das disciplinas de História e Geografia nos 7.º e 9.º anos do 3.º ciclo do ensino básico, em um tempo lectivo semanal, no seu conjunto. A Proposta de Revisão da Estrutura Curricular foi divulgada, no dia 12, pelo Ministério da Educação. Actualmente, para estas duas disciplinas, existem quatro tempos lectivos semanais no 7.º ano e cinco tempos lectivos semanais no 9.º ano. Segundo a proposta do MEC, a partir do próximo ano lectivo haverá cinco tempos lectivos semanais no 7.º ano e seis tempos lectivos semanais no 9.º ano para as duas disciplinas. Outras disciplinas que vão ser objecto de alterações são Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e Educação Visual e Tecnológica (EVT). Antes da apresentação à comunicação social o MEC apresentou a proposta ao Conselho dos Directores de Escolas, associações de professores e sociedades científicas a proposta de Revisão da Estrutura Curricular.
  • Segurança Social corrige notificações erradas a “recibos verdes” isentos

    Depois de notificar trabalhadores independentes isentos, a Segurança Social vai notificar novamente, com informações corrigidas, todos os trabalhadores independentes que estão isentos de descontos mas que, ainda assim, foram chamados a pagar contribuições de acordo com o novo Código Contributivo. O erro já tinha sido detectado e o Instituto de Segurança Social (ISS) garante que a situação está a ser corrigida. “O ISS tem tido uma resposta pronta aos casos de incorrecções identificados, tentando responder individualmente às situações apresentadas e genericamente através do portal da Segurança Social. De qualquer forma, o ISS vai notificar de novo todos” os trabalhadores independentes “abrangidos pelas incorrecções com novas informações; saliente-se que não serão prejudicados nas suas contribuições e/ou benefícios”, disse fonte oficial do Instituto ao Diário Económico. O ISS está a apurar o número de trabalhadores notificados indevidamente.  
  • Governo mantém abono de família

    O secretário de Estado da Segurança Social esclareceu, dia 10 de Dezembro, que “não haverá corte de nenhum escalão” no acesso ao abono de família e que a intenção do Governo é “reforçar a equidade” no acesso a prestações sociais. Em declarações à agência Lusa, à margem de uma visita a um lar de idosos em Fafe, Marco António Costa deu conta que o Governo “formou um grupo de trabalho com o objectivo de garantir que o acesso às prestações sociais seja feito de forma mais equitativa”. Segundo o secretário de Estado da Segurança Social “as alterações que se farão no plano legislativo e operacional pretendem introduzir elementos de segurança na atribuição de prestações sociais de forma a não repetir o pagamento indevido dos últimos anos”.
  • Taxas moderadoras vão duplicar

    Os valores das taxas moderadoras para 2012 vão custar mais do dobro em relação aos preços actuais. As consultas nos centros de saúde passam de 2,25 euros para cinco euros, enquanto nas urgências hospitalares a taxa moderadora passa de 9,60 euros para 20 euros, anunciou o Ministro da Saúde, Paulo Macedo. Segundo o ministro, “as taxas moderadoras vão depender do facto de ser uma urgência ou de ser uma consulta de cuidados primários”. “Estamos a falar de uma consulta poder passar para 5 euros e de uma urgência polivalente passar para 20 euros. Os valores ainda não foram publicados; vão ter de ser objecto de uma portaria”, sublinhou. Com esta medida, o Governo prevê arrecadar uma receita de cerca de cem milhões de euros.
  • Muçulmano convertido ao cristianismo relata o “preço” que teve de “pagar”

    O iraquiano Joseph Fadelle, autor do livro “O preço a pagar por me tornar cristão”, relatou as perseguições a que tem estado sujeito desde que se converteu, durante a apresentação da sua obra que decorreu no passado dia 8 de Dezembro, em Lisboa.
  • Jornadas Mundiais da Juventude em Madrid geraram 354 milhões de euros

    JMJUm relatório divulgado pela organização da JMJ de Madrid mostra um impacto económico de cerca de 354 milhões de euros em Espanha. O estudo, realizado pela PwC (PricewaterhouseCoopers), apontou que os gastos feitos por estrangeiros em Madrid foram de 147 milhões de euros. Os cálculos foram baseados no gasto directo da organização da JMJ e em dados recolhidos através do Instituto de Estatística da Comunidade de Madrid e do Instituto Nacional de Estatística.
  • Portugal tenta apuramento para Mundial do Futsal em Coimbra

    Futsal_conf_imprensaA selecção nacional de futsal disputa de 15 a 18 de Dezembro, em Coimbra, o míni-torneio de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2012, que terá lugar na Tailândia.
  • Ribeira de Frades: dado o primeiro passo para o Museu da freguesia

    A Câmara Municipal de Coimbra, representada pelo presidente João Paulo Barbosa de Melo, assinou um contrato-programa com a Junta de Freguesia da Ribeira de Frades, representada pelo presidente Jorge Veloso, em que fará a concessão de uma comparticipação financeira, para aquisição de um imóvel para Museu da Freguesia.
  • Penela: Presépio regressa ao castelo

    De 8 de Dezembro a 8 de Janeiro, a vila de Penela espalha magia de Natal por todos os visitantes com mais uma edição do Penela Presépio.
  • Obra do Ramal da Lousã ajudou grupo Isidoro a resistir à crise

    Metro_2As obras do ramal ferroviário da Lousã foram nos dois últimos anos o destino prioritário dos inertes de calcário da pedreira do grupo Isidoro, em Penela, atenuando em certa medida os efeitos da crise que atinge as obras públicas.
  • Montemor: Câmara recebeu jovens munícipes

     

    No dia 9 de Dezembro, 14 alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico - e que frequentam a Academia do Saber e da Diversão – Kid’sMor –, visitaram a Câmara Municipal e estiveram à conversa com o presidente da Câmara, Luís Leal.
  • Miranda do Corvo: eleição do director do agrupamento de escolas acaba em tribunal

    O candidato derrotado na eleição para director do novo Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo anunciou que entregou no Tribunal Administrativo de Coimbra uma acção para impugnar o processo eleitoral, que, na sua opinião, apresenta “irregularidades graves”.
  • Figueira da Foz: Tribunal manda encerrar lojas da Figueirapão

    A insolvência da Figueirapão foi pedida por dois antigos trabalhadores, que reclamam várias remunerações em atraso.
  • Arganil: APPACDM vai construir um lar residencial

    A Unidade Funcional de Arganil da APPACDM -Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Coimbra - vai realizar o sonho de construir um lar residencial para os seus utentes.
    O anúncio foi feito no almoço de solidariedade da instituição, no dia 4 de Dezembro, no centro da APPACDM de Arganil, pela dirigente da instituição, Helena Albuquerque, e pelo presidente da Câmara de Arganil, Ricardo Pereira Alves.
  • Confraria da Lampreia contra a construção de barragem

    Ponte do Acude 12A Confraria da Lampreia inaugurou simbolicamente a escada de peixe no Rio Mondego, em Coimbra, e reafirmou o propósito de avançar com acções judiciais contra a construção de uma barragem na zona de Penacova, por destruir o ecossistema.
  • Livro desvenda “período auge” da doçaria conventual da cidade

    Um livro sobre a doçaria conventual de Coimbra que aborda o quotidiano da produção doceira dos conventos nos séculos XVIII e XIX, o “período auge” desta actividade, foi apresentado no passado sábado no Convento de Sant´Ana, actual quartel do Brigada de Intervenção.
  • Câmara de Coimbra lança o desafio à doação de equipamento técnico especializado

    “Banco de Ajudas Técnicas” é o título de uma campanha dinamizada pela Divisão de Acção Social da Câmara de Coimbra, dirigido a empresas e cidadãos, com o objectivo de “proporcionar apoio a pessoas em situação de dependência permanente ou temporária, cuja situação de saúde requeira a utilização de ajuda especializada”.
  • Primeiras obras da Sociedade de Reabilitação Urbana em 2012

    A Coimbra Viva – Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) de Coimbra deverá começar a fazer obra em Março do próximo ano.
  • Recuperação da Torre de Anto arranca em Março de 2012

    Torre d'Anto (2)As obras para a recuperação da Torre de Anto (interior e exterior) vão arrancar em Março de 2012. A garantia foi deixada pelo director do Gabinete para o Centro Histórico, Sidónio Simões. Recorde-se que a autarquia tem planeado para aquele espaço o futuro Museu do Fado e da Guitarra de Coimbra.
  • Água e transportes públicos aumentam em 2012

    TroleicarroAndar de autocarro em Coimbra ficará mais caro no próximo ano. O tarifário para 2012 dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), aprovado no passado dia 5 de Dezembro pela Câmara Municipal, prevê um aumento médio de cinco por cento no preço dos bilhetes e dos passes sociais.
  • Ministério Público pede pena “não inferior a 20 anos” para estudante acusado de ter matado a mãe

     

    A procuradora do Ministério Público (MP) pediu no dia 9 de Dezembro ao tribunal colectivo e de júri, em Coimbra, uma pena de prisão “não inferior a 20 anos” para o estudante acusado de ter matado a mãe adoptiva. O arguido, Luís Castanheira, de 23 anos, “agiu consciente e deliberadamente” tirando a vida à própria mãe, num acto profundamente desproporcionado”, sustentou a procuradora do MP, Ângela Bronze, no decurso das alegações finais, no Tribunal de Coimbra. Recorde-se que a médica Eugénia Madeira foi assassinada na madrugada de 7 de Setembro de 2010, na sua residência, em Coimbra, deixando a comunidade consternada com o sucedido.
  • Ricardo Morgado é o novo presidente da Associação Académica

    Ricardo_MorgadoÀ segunda foi de vez. Depois de, na primeira, volta, ter ficado a escassos votos da maioria absoluta, na segunda volta das eleições para os órgãos sociais da Associação Académica de Coimbra (AAC) a Lista L obteve nova vitória, que coroa Ricardo Morgado como o novo presidente da Direcção Geral da AAC (DG-AAC). Ricardo Morgado, 22 anos, natural de Gouveia, aluno de Engenharia Biomédica, é, assim, o novo presidente da DG-AAC.
  • Colégio de São Teotónio coordena projecto europeu sobre jardins

    O Colégio de São Teotónio será a escola coordenadora do projecto “Take a walk in the wild park” que envolverá cerca de 700 alunos e 70 professores de Portugal, Turquia, Espanha, Hungria, Eslovénia e Croácia. Luísa Nora, coordenadora do projecto, explicou que este evento abordará a temática dos parques e jardins numa perspectiva multidisciplinar e conta com o patrocínio da vice-reitora da Universidade de Coimbra Helena Freitas, igualmente directora do Jardim Botânico. A iniciativa tem por objectivo a levar os alunos a encarar o jardim como um espaço recriacional, cultural, de qualidade de vida, histórico e até matemático (sob o ponto de vista da sua construção).
  • Investigadores da Universidade de Coimbra desenvolveram tecnologia de refrigeração inovadora

    Investigadores da Universidade de Coimbra desenvolveram uma tecnologia de refrigeração inovadora que permite arrefecer alimentos e bebidas dez vezes mais rápido do que os equipamentos tradicionais, como os frigoríficos. O SuperCooling é um sistema de refrigeração rápido comparável ao aquecimento de produtos num microondas. O novo sistema de refrigeração, por vácuo, encontra-se ainda em protótipo mas os primeiros resultados são promissores para os investigadores, ao conseguirem arrefecer uma garrafa de água de 33 cl em três minutos, segundo uma nota divulgada pela Universidade de Coimbra.
  • Armando Gonsalves diz que nova entidade hospitalar é “um aborto” demasiado grande para funcionar

    Armando Gonsalves, presidente da Liga dos Amigos do Hospital dos Covões (LAHC), considera o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) “um aborto”, que será “demasiado grande para funcionar, que não é funcionável, nem viável”, ficando “mais caro” de gerir do que se a tutela optar pela manutenção dos dois hospitais centrais em Coimbra. “Um hospital com 2400 camas é um aborto”, insistiu, assumindo pessoalmente esta expressão, mas recordando, em nome da LAHC, que “as normas de gestão que imperam, desde há muitos anos, na União Europeia, mostram que a boa funcionalidade e o melhor rendimento dos hospitais se consegue com unidades que não ultrapassem as 600 a 800 camas”.
  • João Paulo Barbosa de Melo alerta para “riscos” da fusão dos hospitais da cidade

    O presidente da Câmara de Coimbra, João Paulo Barbosa de Melo, alertou no passado dia 5 de Dezembro para “os riscos” da fusão dos Hospitais da Universidade (HUC) e Centro Hospitalar (CHC), mas sem se manifestar contrário a essa possibilidade. “Temos de estar todos disponíveis para eliminar redundâncias e desperdícios”, mas sem que isso ponha “em causa o próprio sistema de saúde, a nível nacional”, sustentou o autarca, na sessão quinzenal do executivo municipal. A preconizada fusão dos HUC com o CHC (vulgarmente conhecido por Hospital dos Covões) “pode levar à destruição do pólo de saúde” que é Coimbra e isso “seria não só uma má notícia para a cidade, como também para todo o país”, advertiu o presidente da câmara (PSD). “A ideia de distribuir médicos”, designadamente clínicos “altamente especializados”, pelo território pode “parecer razoável”, mas “tem riscos” e pode mesmo “levar à destruição deste pólo de saúde”, cujas “consequências seriam muito perigosas para a saúde” em Portugal, sublinhou João Paulo Barbosa de Melo.
  • CADC celebrou Padroeira

    CADC celebrou a Imaculada Conceição

    O Centro Académico de Democracia Cristã (CADC), em dia de assembleia-geral, celebrou a sua Padroeira - Imaculada Conceição - no passado dia 8 de Dezembro.

  • Coimbra celebrou Imaculada Conceição

    Numa celebração presidida por D. Virgílio Antunes

    Universidade de Coimbra e CADC celebraram Imaculada Conceição

    O nosso Bispo, D. Virgílio Antunes, presidiu no passado dia 8 de Dezembro à Eucaristia solene do Dia da Imaculada Conceição, padroeira de Portugal, mas também da Universidade de Coimbra e do Centro Académico da Democracia Cristã (CADC).

  • Instituto Universitário Justiça e Paz

    Apresentação da 2.ª edição do livro solidário “o que ganhas quando dás?”

    Numa iniciativa do Instituto Universitário Justiça e Paz (IUJP), a segunda edição do livro Solidário “o que ganhas quanto dás?” vai ser apresentada na próxima terça-feira, dia 13 de Dezembro, às 18h30, na Livraria Almedina (S. José).

    Trata-se de um livro que conta com 29 contributos de personalidades relacionadas com o mundo universitário, que “conta histórias pessoais sobre assuntos que vão desde as redes sociais até à falta de ética das empresas”, refere o Padre Nuno Santos, em nota informativa.

    Um desses contributos é de Fernando Castro, fundador da Promundo, que morreu recentemente em missão, pelo que “esta edição do livro “o que ganhas quando dás?” é também uma homenagem a este homem”, sublinha o director do IUJP.

    As receitas do livro, que tem um custo de 14 euros, revertem para o fundo solidário do Instituto Universitário Justiça e Paz de Coimbra que, desde a sua criação, em 2010, atribuiu oito mil euros a 18 estudantes, tem sido alimentado com a venda de peças artísticas, jantares, recolhas nas missas e donativos.

    Para o sacerdote, a escrita é já um acto que “não é solitário” e abre a porta à “dimensão solidária” com os estudantes mais carenciados no ensino superior, número que está a aumentar.

    E salienta, em tom de motivação solidária: “penso que pode ser uma boa oferta de Natal (em muitos sentidos); “basta comprar e já estás a ajudar”.

    A apresentação da obra, revista e aumentada, está a cargo do Padre Nuno Santos (Director do IUJP), Cândida Malça (Provedora do IPC) e Rogério Leal (Provedor da UC).

  • CADC celebra a Padroeira

    Justica e Paz 2O Centro Académico de Democracia Cristã (CADC), à semelhança de anos anteriores, vai celebrar a sua Padroeira - Nossa Senhora da Conceição - no próximo dia 8 de Dezembro.
  • Serviço Diocesano de Acólitos promove Curso de Iniciação

    O Serviço Diocesano de Acólitos vai promover, mais uma vez, a realização de um Curso de Iniciação para Acólitos, nos dias 27, 28 e 29 de Dezembro, na Casa de Nossa Senhora das Dores, no Santuário de Fátima.
  • Arciprestados de Pombal e de Soure em jornada de reflexão

    Integrado no projecto de formação contínua delineado para estes arciprestados, realizou-se no passado sábado, dia 3 de Dezembro, na quinta de Sant’Ana, na Redinha, um dia de encontro, reflexão e oração.
  • Celebração do Crisma

    Na Sé Nova

    Bispo exorta crismandos a viverem a fé com alegria

    A Sé Nova acolheu, no Domingo, dia 27 de Novembro, uma concelebração eucarística, presidida pelo nosso Bispo, D. Virgílio Antunes, na qual administrou o sacramento do Crisma a 196 jovens e alguns adultos.

     

     

     

  • Ordenações na Sé Nova em “dia festivo”

    João Pedro Lopes da Silva e Jorge Manuel Dourado Vieira serão ordenados, respectivamente, sacerdote e diácono permanente, no próximo dia 11 de Dezembro, pelas 16h00, na Sé Nova, em cerimonial festivo presidido pelo nosso Bispo, D. Virgílio Antunes.
  • Crisma a 196 jovens e alguns adultos

    Na Sé Nova

    Bispo exorta crismandos a viverem a fé com alegria  

    A Sé Nova acolheu, no Domingo, dia 27 de Novembro, uma concelebração eucarística, presidida pelo nosso Bispo, D. Virgílio Antunes, na qual administrou o sacramento do Crisma a 196 jovens e alguns adultos.

  • Preços nos autocarros aumentam cinco por cento

    TroleicarroAndar nos autocarros públicos de Coimbra no próximo ano vai custar, em média, mais de cinco por cento. Este é o valor médio do aumento proposto pela administração dos Serviços Municipalizados dos Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) e que vai foi discutido e aprovado na passada segunda-feira em reunião de Executivo.
    Um aumento que nãos e verificava desde 2009 e que os responsáveis justificam quer com a subida da inflação quer com o aumento dos custos de exploração.
  • Saneamento é o que mais sobe na factura da água

    Entre subidas e descidas, a alteração no tarifário do abastecimento de água e saneamento representa, em 2012, para a Águas de Coimbra (AC), um aumento estimado de 3%, relativamente às receitas previstas no orçamento do ano em curso. A proposta foi aprovada na última reunião do executivo.
  • NEM SÓ DE PÃO… (18 de Dezembro de 2011)

    Com Maria que nos dá Jesus
     
    As duas primeiras semanas do Advento evocaram sobretudo a perspectiva da última vinda de Jesus.
  • IV Domingo do Advento (18 de Dezembro de 2011)

     

    A Palavra de Deus
  • O silêncio e a solidão

    Mario Nunes




    . Mário Nunes

    Como habitualmente e pondo em prática um dos princípios e exemplos do católico, assistimos e participámos na missa dominical em templo que não frequentávamos, há algum tempo.
  • Ecos da viagem de Bento XVI ao Benim

    . Manuel Augusto RodriguesManuel Augusto Rodrigues

    Na sua recente viagem ao Benim, entre 18 e 20 de Novembro passado, o Papa fez a entrega da Exortação apostólica pós-sinodal “Africae munus” elaborada na sequência da II Assembleia Especial para África do Sínodo dos Bispos, realizada em Roma de 4 a 25 de Outubro de 2009.
  • Fé e Compromisso - ESQUECIMENTO SIGNIFICATIVO

     

    . José Dias da SilvaJose Dias

     

    Fez no passado dia 30 de Novembro, quarenta anos que os bispos, reunidos em Sínodo, publicaram o documento “A Justiça no Mundo”. Aborda não só da justiça no mundo, mas também na Igreja e dá grande relevo às relações da justiça com a evangelização.
  • Papa propõe oração para mundo “fechado”

     

    Bento XVI apelou no passado dia 1 de Dezembro aos católicos, para que dediquem mais tempo à “oração”, como testemunho espiritual num “mundo frequentemente fechado ao horizonte divino”. Na audiência pública semanal, que juntou cerca de seis mil pessoas na sala Paulo VI, do Vaticano, o Papa iniciou um novo ciclo de catequeses, sobre a “oração de Jesus”, após ter tratado alguns exemplos do Antigo Testamento (os livros da Bíblia anteriores ao nascimento de Cristo), segundo relata a Agência Ecclesia. A oração, disse, atravessa “todos os momentos” da vida de Jesus, “guiando-o até ao dom total de si mesmo, segundo os desígnios de Deus Pai”. “Jesus é o nosso mestre de oração. Mas, quem o ensinou a rezar? O seu coração de homem aprendeu a rezar com a sua mãe e a tradição judaica, mas a sua oração brota duma fonte secreta, porque Ele é o filho eterno de Deus, que, na sua santa humanidade, dirige ao seu Pai a oração filial perfeita”, referiu, em português.
  • Bento XVI alerta para religiosidade sem “razão” que gera violência

    Bento XVI alertou no passado dia 2 de Dezembro para as “derivas violentas de uma religiosidade que se opõe à razão” e de uma “razão que se opõe à religião”. O Papa falava, no Vaticano, aos participantes na assembleia plenária da Comissão Teológica Internacional, que abordou o tema da “compreensão do monoteísmo” e a “questão metodológica” na Teologia moderna. Bento XVI afirmou ainda que os conflitos étnicos e religiosos no mundo tornam mais difícil acolher a “singularidade” do pensamento cristão de Deus, convidando a um diálogo entre Teologia e Filosofia para testemunharem que “o monoteísmo trinitário é a verdadeira fonte da paz pessoal e universal”. “Sem uma sã e vigorosa reflexão teológica, a Igreja arriscar-se-ia a não exprimir plenamente a harmonia entre fé e razão”, disse. Aludindo à proximidade do Natal, Bento XVI pediu que os teólogos sejam “homens do Advento”, como testemunhas da “vigilante espera que ilumina as vias da inteligência da Palavra que se fez carne”. O Papa falou da Teologia como uma “sinfonia das ciências” e agradeceu o “precioso trabalho” que os teólogos desempenham para a Igreja e em nome da Igreja.
  • Papa apela ao fim da pena de morte

    Bento XVI lançou no passado dia 30 de Novembro um apelo aos países de todo o mundo para que promovam iniciativas “legislativas e políticas” com o objectivo de “eliminar a pena de morte”. O Papa falava no Vaticano, durante a audiência pública dessa semana, na qual saudou delegações de várias nações reunidas a convite da comunidade católica de Santo Egídio na iniciativa contra a pena capital intitulada No Justice without Life (Não há justiça sem vida).
  • Vaticano pede acesso generalizado a tratamentos para os infectados

     

    O presidente do Conselho Pontifício para a Pastoral da Saúde (CPPS) apelou no passado dia 1 de Dezembro ao acesso generalizado a medicamentos anti-retrovirais, para o tratamento da SIDA, evitando mortes “injustificáveis”. No dia dedicado ao combate à doença, a nível mundial, o arcebispo polaco D. Zygmunt Zimowski assinala, em texto divulgado pelo Vaticano, que é necessário “promover o acesso universal às terapias, por parte dos contagiados”. Para este responsável, as prioridades neste campo passam pelo “impedimento da transmissão materno-infantil” e a “educação para estilos de vida que compreendam também uma abordagem realmente correcta e responsável da sexualidade”. Calcula-se que o HIV/SIDA provoque 1,8 milhões de mortes todos anos, principalmente em África, continente mais castigado pela doença, onde vivem 22,9 das 34 milhões de pessoas contaminadas no mundo.
  • Evangelizar e ouvir a população são prioridades do novo bispo de Lamego

    Aldo_D.Antonio_Couto 017O novo bispo de Lamego, D. António Couto, estabeleceu como prioridades o anúncio da mensagem cristã e a auscultação da população, antes de definir os projectos para uma diocese com cada vez menos pessoas.
  • Aveiro: alunos estrangeiros passam Natal com portugueses

     

    Os alunos estrangeiros que estudam em Aveiro, ao abrigo do programa Erasmus, estão convidados a passar o Natal junto das famílias portuguesas, através de uma iniciativa promovida pelo Centro Universitário Fé e Cultura.
    Em entrevista à Agência Ecclesia, o director do CUFC considera que o evento tem a dupla vantagem de “consciencializar a comunidade para a existência destes jovens” e concretizar o “espírito de acolhimento” que caracteriza a quadra natalícia.
    Por outro lado, trata-se de uma experiência que “corta rotinas” e “alarga a vivência” de ambas as partes, uma vez que favorece “o contacto entre diferentes culturas e religiões”, salienta o Padre Virgílio Maia.
    O evento, intitulado “Dia de Natal com…”, foi lançado pelo sacerdote em 2010, quando chegou à paróquia da Gloria, e abrange jovens das mais diversas nacionalidades e crenças.
  • Viseu: Padres vão doar subsídio de Natal

    D. LeandroO bispo de Viseu pediu aos padres da diocese para repartirem uma fatia do subsídio de Natal em favor do fundo de solidariedade diocesano, que esgotou por causa do aumento dos pedidos das famílias em dificuldades.
  • “Católicos têm por obrigação de ajudar quem precisa” - diz reitor do Santuário de Fátima

    Carlos CabecinhasO reitor do Santuário de Fátima considera que os católicos estão obrigados a responder às necessidades dos mais pobres e salienta que a instituição está a reforçar a dimensão social e caritativa.
  • Concílio Vaticano II: 50 anos depois

    O arcebispo emérito de Braga, D. Eurico Nogueira Dias, recorda ainda hoje o “entusiasmo” com que recebeu a convocação do II Concílio Ecuménico do Vaticano, pelo Papa João XXIII, há quase 50 anos.
  • Carriço: Igreja e Paróquia celebram Bodas de Ouro

    A comunidade paroquial do Carriço, no arciprestado de Pombal, está a comemorar as “bodas de ouro” da erecção da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Carriço. As diferentes manifestações religiosas e sociais iniciaram-se dia 4 e culminam DIA 8 DE DEZEMBRO com a celebração da Eucaristia, pelas 11h00, na igreja matriz, presidida por D. Albino Cleto, Bispo emérito de Coimbra, e transmitida pela TVI.
    A efeméride termina com um almoço, pelas 13h00, para toda a comunidade.
  • D. Virgílio Antunes admite necessidade de “ajustar” missão dos diáconos permanentes

    D. Virgilio_FatimaO presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios (CEVM) disse no passado dia 1 de Dezembro, em Fátima, que faltam “ajustar alguns procedimentos” para que a missão do diácono permanente esteja completamente clarificada.
  • Croácia vai ser o 28º membro da União Europeia

    O Parlamento Europeu aprovou no passado dia 1 de Dezembro, em Bruxelas, a adesão da Croácia à União Europeia, processo que deverá agora ser concluído pelos líderes dos 27, que se reúnem nos próximos hoje e amanhã. Uma vez formalmente concluído o processo, com a assinatura do Tratado de Adesão pelos líderes europeus, a Croácia tornar-se-á o 28.º Estado-membro da UE a 1 de Julho de 2013, tendo as negociações sido iniciadas em 2005.
  • Cada português fez 517 quilos de lixo em 2009

    Em Portugal foram recolhidos 517 quilos de resíduos urbanos por habitante em 2009, com Porto Santo e Albufeira a liderarem a lista por concelho, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística.
  • Actriz Eunice Muñoz comemora 70 anos de carreira

     

    A actriz Eunice Muñoz afirmou no passado dia 28 de Novembro que é “natural” que o teatro se ressinta numa situação de crise, por não ser um artigo de primeira necessidade, mas já houve épocas “muito piores” e a arte de palco sobreviveu. “Não são muito felizes mas tenhamos esperança. Eu sou uma mulher de esperança, não sou derrotista”, afirmou a actriz, que comemorou 70 anos de carreira e foi condecorada pelo Presidente da República com a Grã-Cruz da Ordem do Infante.
  • Aumento de meia hora sem concertação possível

    A UGT e a CGTP consideram que o aumento de meia hora de trabalho por dia promove o desemprego e rejeitam negociar com o Governo esta matéria, mas estão divididos quanto aos feriados.
  • Cortes nos subsídios só acima dos 600 euros

    A proposta de alteração ao Orçamento do PSD/CDS para aplicar gradualmente os cortes dos subsídios de férias e de Natal para rendimentos entre os 600 e 1.100 euros foi aprovada pela maioria com a abstenção do PS. PCP, Bloco de Esquerda e Partido Ecologista “Os Verdes” votaram contra.
  • Aumento do IVA na restauração pode incentivar economia paralela

     

    A Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) considerou que o aumento do IVA no sector da alimentação e bebidas de 13 para 20% irá levar ao encerramento de 21 mil empresas e à perda de 47 mil postos de trabalho. Além disso, a associação afirmou ainda que este aumento irá trazer “uma significativa diminuição das receitas fiscais, causando o efeito inverso desejado pelo governo”.
     
  • Orçamento para 2012 aprovado pelo Parlamento

    O Parlamento português aprovou no passado dia 30 de Novembro a proposta de lei de Orçamento do Estado (OE) para 2012, em votação final global, com os votos favoráveis dos partidos da coligação governamental, PSD e CDS-PP.
  • Misericórdias aceitam hospitais mas Estado tem de pagar o que deve

    O presidente da União das Misericórdias Portuguesas (UMP) disse que a recepção dos hospitais públicos está dependente do pagamento por parte do Estado de uma dívida que atinge os 20 milhões de euros. “É com alegria que recebemos a notícia da devolução dos hospitais (nacionalizados em 1974) às Misericórdias”, mas existe “apenas uma reserva: a situação que vivemos com os cuidados continuados e que o Estado ainda não pagou”, frisou Manuel Lemos, em declarações à agência Lusa.
  • Freguesias contra reforma da Administração Local

     

    O XIII Congresso Nacional das Freguesias rejeitou no passado sábado “claramente” a reforma da Administração Local proposta pelo Governo, porque “não preconiza um modelo adequado à realidade social portuguesa”, argumentando que não garante ganhos de eficácia e não respeita a vontade das populações. “A Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) e as freguesias entendem que o modelo de reforma do poder local deve obedecer ao princípio democrático da consulta popular e auscultar as populações”, afirma-se no documento das conclusões do congresso que decorreu em Portimão.
  • Tripulantes de traineira encontrados vivos

     

    Resgate no marOs seis tripulantes da embarcação “Virgem do Sameiro”, desaparecida desde do passado dia 20 de Dezembro no mar da Figueira da Foz, foram resgatados, no passado dia 2 de Dezembro, por um helicóptero da Força Aérea.
  • Miranda do Corvo: Junta de Freguesia impulsiona loja solidária

    A “loja solidária de Miranda do Corvo”, ao lado do café Central, na praça José Falcão, que outrora comercializou antiguidades e velharias, prepara-se agora para acolher um projecto da Junta de Freguesia de Miranda do Corvo, com o objectivo de apoiar quem mais precisa.
  • Miranda do Corvo: Vivó porco promove o concelho

    “Vivó porco” foi o mote da iniciativa que decorreu, de 1 a 4 de Dezembro, em 23 restaurantes do concelho de Miranda do Corvo, no intuito de promover “pratos da gastronomia à base da carne de suíno”, como por exemplo o sarrabulho, o bucho, os enchidos e o leitão, entre outros.
  • Penacova: APPACDM promoveu sarau solidário

     

    A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Figueira de Lorvão promoveu, dia 3, no Centro Cultural de Penacova, o sarau “De mão dada com a APPACDM”.
  • Penela: projecto inovador apresentado em Barcelona

    A Câmara de Penela foi convidada a apresentar o projecto inovador “Smart Rural Living Lab” e inerente “estratégia de desenvolvimento territorial”, na primeira edição do congresso mundial “Smart City World Congress”, que decorreu de 30 de Novembro a 2 de Dezembro, em Barcelona.
  • Montemor: APPACDM organizou convívio solidário

    A Unidade Funcional de Montemor-o-Velho, da APPACDM de Coimbra, realizou, no dia 25 de Novembro, uma noite de convívio intitulada “Fado Solidário”.
  • Figueira da Foz: petição em defesa do hospital

     

    Cerca de meia centena de pessoas participaram na reunião de sábado, dia 3, no auditório do Tubo d’Ensaio (antigas instalações da Universidade Internacional) promovida pela comissão ad-hoc de defesa do Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF).
  • Pampilhosa da Serra: órgãos autárquicos aprovam redução de freguesias

    Os órgãos autárquicos de Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, aprovaram, por unanimidade, a redução das freguesias do concelho de dez para oito, disse o vice-presidente da Câmara, Jorge Custódio.
  • Interior do distrito de Coimbra vai beneficiar de 1,9 milhões de euros para projectos sociais e turístico

    Os municípios de Arganil, Góis, Oliveira do Hospital e Tábua, no interior do distrito de Coimbra, vão beneficiar de 1,9 milhões de euros de apoios para investimentos em projectos nas áreas social e do turismo.
  • Somam-se os assaltos no distrito de Coimbra

    Dois postos de abastecimento de combustível e um café foram assaltados no distrito de Coimbra desde do passado dia 29 de Novembro, tendo os dois primeiros estabelecimentos ficado parcialmente destruídos, informou a GNR.
  • Buçaco: Fundação organiza caminhada pedagógica para assinalar Dia das Montanhas

    A Fundação Mata do Buçaco assinala o Dia Internacional das Montanhas (que se comemora a 11 de Dezembro), no próximo dia 13 de Dezembro, com uma caminhada pedagógica.
  • Casa da Escrita comemora primeiro aniversário e “acentua o carácter universalista” da cidade

    Casa da Escrita 1O presidente da Câmara de Coimbra afirmou que projectos como o da Casa da Escrita, fundada há um ano num antigo “lar” de neo-realistas, “acentuam o carácter universalista” da cidade.
  • Presépio de Cabral Antunes exposto no átrio da Câmara de Coimbra

    Presepio de Cabral AntunesO presépio da autoria do mestre Cabral Antunes vai ficar exposto no átrio da Câmara Municipal de Coimbra até ao dia 6 de Janeiro de 2012, Dia dos Reis.
    Inaugurado no passado dia 1 de Dezembro com a actuação do Coro da Capela da Universidade de Coimbra e o Grupo Coral da Casa do Pessoal dos Hospitais da Universidade de Coimbra, cuja actuação assinalou o início do ciclo de concertos Cantares ao Menino.
  • Coimbra assinala o Dia Internacional dos Direitos Humanos com um jogo de Dominó gigante

    A Associação Hemisférios Solidários, em colaboração com a população em situação de rua de Coimbra, está a criar uma obra de arte participativa intitulada “Esverdeando o azul: os Direitos Humanos não são um Jogo”.
  • Centro de Congressos pronto em 2013

    Convento S. Francisco 3O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, João Paulo Barbosa de Melo, numa visita efectuada na passada semana às obras para o futuro Centro de Congressos que decorrem no Convento de S. Francisco garantiu que não há derrapagens financeiras.
  • Manifesto contra a construção de mini-hídrica no rio Mondego levam dezenas de canoas à Praça 8 de Maio

     

    Manifesto contra mini_hidrica (4)Dezenas de canoas foram colocadas no passado dia 1 de Dezembro junto aos Paços do Concelho de Coimbra, numa acção simbólica para contestar a anunciada construção de uma mini-hídrica no rio Mondego a montante da cidade.
  • Câmara cria espaço online destinado aos imigrantes

    Um espaço dedicado ao imigrante foi dinamizado pela Rede Social de Coimbra e implementado no site da Câmara Municipal de Coimbra, em www.cm-coimbra.pt.
  • Seminário assinala centenário da protecção à infância

    No âmbito do Centenário da Protecção Judicial à Infância em Portugal (primeiro com a Lei de 1 de Janeiro de 1911, que criou a primeira Comissão de Protecção de Menores em Portugal e, depois, com a Lei de Protecção à Infância (LPI) de 14 de Junho de 1911), a  Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Coimbra e o Instituto Superior Miguel Torga (ISMT) vão realizar um Seminário intitulado: “O Centenário da Protecção à Infância.
  • Docente de Coimbra vence prémio da Academia de História

     

    Jose Pedro PaivaA obra “Baluartes da Fé e da Disciplina – o enlace entre a Inquisição e os bispos em Portugal (1536-1750)”, da autoria de José Pedro Saraiva, director do Arquivo da Universidade de Coimbra, acaba de ser galardoada com o Prémio Doutor Joaquim Veríssimo Serrão, da Academia Portuguesa de História. O prémio, instituído pela Fundação Eng. António de Almeida, na Academia Portuguesa de História, distingue estudos de investigação em História de Portugal, “homenageando assim o académico, o universitário, o autor, de uma obra histórica verdadeiramente notável, que se deseja fique com o exemplo e estímulo aos vindouros”, regista uma nota da reitoria da UC.
  • Antigo comandante da polícia municipal acusado de sete crimes

     

    O antigo comandante da Polícia Municipal de Coimbra está acusado de sete crimes e arrisca a uma pena de prisão até 21 anos, noticiou no passado dia 1 de Dezembro o “Jornal de Notícias”. O Tribunal de Instrução Criminal confirmou a acusação a António Leão de quatro crimes de difamação agravada, um de falsificação de documentos e dois de abuso de poder, noticiou o jornal. O antigo comandante da polícia de Coimbra terá assim de responder em tribunal. Ao jornal diário o acusado nega todas as acusações, afirmando serem “ridículas”.
  • Qualidade do ar na Fernão de Magalhães está melhor

    Marisa Almeida, engenheira do Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV) apresentou há dias os resultados do projecto CentrArt – Gestão da Qualidade do Ar Ambiente na Região Centro, confirmando que, apesar dos resultados positivos, a avenida Fernão de Magalhães continua a ser “o ponto mais crítico” em Coimbra.
  • Professor Rui Cunha Martins homenageado no Brasil

    O professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra Rui Cunha Martins foi homenageado no passado dia 1 de Dezembro pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, que reconheceu o seu contributo para a ciência jurídica brasileira. A Medalha da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro foi atribuída “em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à cultura jurídica, ao poder judiciário e à sociedade brasileira”, de acordo com uma nota da instituição. Docente na área da História, é vice-coordenador do Centro de Estudos do Século XX /CEIS20, onde é responsável pela linha de pesquisa «Fronteira, Democracia e Direitos Humanos». É ainda co-coordenador do Pós-Doutoramento em “Democracia e Direitos Humanos” que o CEIS20 organiza com a Faculdade de Direito de Coimbra.
  • Paulo Macedo garante a reabertura do centro de transplantes pediátricos

    Paulo_Macedo1O Ministro da Saúde, Paulo Macedo, garantiu na passada semana, no Porto, que o Governo tem intenção de activar o centro de transplantes pediátricos em Coimbra, instituição desactivada recentemente e a única que existia no país. “Activar um centro de transplantes requer pessoas muito qualificadas e portanto a nossa intenção é que seja criado um e fique em Coimbra”, disse Paulo Macedo. Sobre as razões que levaram ao encerramento do Centro, o governante não quis falar.
  • Grupo técnico defende fusão das duas maternidades em Coimbra

    “A situação existente em Coimbra com as Maternidades Daniel de Matos e Bissaya Barreto merecem ponderação e constituem um exemplo de intervenção”. A frase consta do relatório final do Grupo Técnico para a Reforma Hospitalar que se encontra, desde do passado dia 30 de Novembro, no Portal da Saúde (Internet) e aponta, claramente, para a fusão das duas unidades de Coimbra. Aquele grupo entende também que os HUC ou o futuro CHUC devem acolher o Centro Nacional de Simulação Médica uma vez que é lá que funciona o primeiro centro deste género criado em Portugal.
  • Manuel Milagre é o novo presidente da JS de Coimbra

    Manuel Milagro foi eleito no passado dia 30 de Novembro presidente da concelhia da Juventude Socialista de Coimbra, sucedendo assim a André Oliveira. Milagre, o único que se apresentou a votos, venceu, assim, as eleições com 101 votos e dois votos em branco.
  • Santos Cabral: “País precisa de reformas que renovem a confiança no sistema

     

    Portugal precisa de avançar com reformas que respondam eficazmente às reais necessidades do país, sirvam apenas o interesse público e renovem a confiança na Justiça, afirmou há dias, em Macau, Santos Cabral, juiz conselheiro do Supremo Tribunal. “O que esta crise nos diz é que é importante que não haja morosidade na Justiça e haja respostas prontas e eficazes a todos os níveis”, disse o membro da Comissão Justiça e Paz da Diocese de Coimbra Santos Cabral em declarações à agência Lusa à margem de uma conferência na Universidade de Macau.
  • Duarte Nuno Vieira homenageado no Sri Lanka

     

    Duarte Nuno Vieira foi agraciado com o título de membro honorário do Colégio de Patologias Forenses do Sri Lanka, numa cerimónia que decorreu, na semana passada, na Universidade de Colombo. A distinção atribuída ao presidente do Instituto Nacional de Medicina Legal (INML) e catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra surge pelo “contributo que este tem dado para o desenvolvimento de serviços forenses naquele país e para a formação e preparação de especialistas médico-legais”.
  • António Travassos propõe “divórcio amigável” entre HUC e Universidade

    O presidente do Conselho de Administração do Centro Cirúrgico de Coimbra (CCC), António Travassos, propôs no passado dia 29 de Novembro, no debate sobre “Perspectivas de valor para os recursos na Saúde – que fazer com o que temos?”, “o divórcio amigável” entre os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) e a Universidade de Coimbra (UC), sob pretexto de que a participação académica nos cuidados de saúde não vai mais além do nome da instituição.
  • Investigadores da Universidade de Coimbra passam Natal com pinguins

    Pela primeira vez, o Programa Polar Português (ProPolar) organiza uma campanha de investigação na Antártida com logística própria, no âmbito de projecto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, que conta com as participações de dois biólogos da Universidade de Coimbra: José Xavier e José Seco. O objectivo desta missão é estudar as implicações que as alterações climáticas representam para o planeta inteiro.
  • O chá

    Beber três ou mais xícaras de chá por dia é tão bom como tomar bastante água e pode até trazer benefícios adicionais, dizem pesquisadores.
  • Um louvor à honestidade

    Reparei que ultimamente os jornais estão a dar notícia de pessoas que acharam determinadas quantias e as devolveram.
  • Cristãos no mundo

    Segundo o relatório anual da “Situação da Missão Global”, feito em 2011, a Igreja Católica reúne 1 bilião e 160 milhões de adeptos em todo o mundo e todos os dias aderem mais 34 000 pessoas.
  • Novo Testamento em áudio

    A Sociedade Bíblica apresentou, no passado dia 28 de Novembro, em Lisboa, uma versão dramatizada em português europeu da tradução inter-confessional do Novo Testamento, com vozes de alguns artistas conhecidos pelo seu trabalho em televisão e teatro.
  • Ao calor da fogueira (4 de Dezembro de 2011)

    – Estou aqui num dilema, Tio Ambrósio!
  • A caminho do Natal

    advento2ntrámos no Advento, tempo no qual a Igreja celebra a espera do Salvador. O povo de Israel esperou pelo Seu nascimento. Sim, Ele foi esperado. E esperado ansiosamente, de modo que não é somente o Enviado do Pai, mas também o Esperado dos homens! «Mais que o vigia pela aurora, mais que a terra pelo sol nascente, mais que a flor pelo orvalho, nós o esperamos» - escreve o salmista.
  • Escuteiros de Ceira apresentam postais de Natal

    A primeira secção do Agrupamento 309 de Ceira, do Corpo Nacional de Escutas, pretende neste Natal retomar as origens no que consiste no envio das “Boas Festas” aos amigos e familiares. A alcateia do 309 produziu uma serie de postais carregados de significado desta época feitos a partir de produtos recicláveis.
  • Pastoral Operária promove Feira do Livro na Pampilhosa

    “Quem conta um conto acrescenta um ponto…”

    O Movimento de Apostolado de Adolescentes e Crianças (MAAC), a Juventude Operária Católica (JOC) e a Liga Operária Católica – Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC-MTC) irão realizar nos próximos dias 8 e 11 de Dezembro mais uma Feira do Livro, que terá lugar na igreja matriz da freguesia da Pampilhosa (Mealhada).
  • Retiro para Doentes e Deficientes Físicos em Fátima

    O Santuário de Fátima em colaboração com o Movimento da Mensagem de Fátima promove de 10 a 13 de Abril de 2012, o primeiro retiro de 2012.

Informação adicional