Aviso

Filtro
  • O Ano da Vida Consagrada

    ano_vida_consagrada_logoO Papa Francisco proclamou o ano de 2015 como o Ano da Vida Consagrada, com início no primeiro domingo do Advento (30 de Novembro).
  • Conselho de Presbíteros

    Conselho PresbiteralNos dias 18 e 19 deste mês reuniu o conselho de Presbíteros da Diocese na casa de Retiros de Penacova. Três questões principais estavam agendadas para reflexão e ponderação do Conselho
  • Levar a todos o Evangelho da vida…

    Jorge Cotovio
     
    Vida nascenteO calendário litúrgico suscita coisas curiosas: há mais ou menos um mês falávamos da morte; agora, com a proximidade do Natal, falamos da Vida (nascente)…
  • Coimbra recebeu Encontro Nacional dos Institutos Seculares

    CNISP (1)Decorreu com muita alegria e dinamismo o Encontro Nacional dos Institutos Seculares, realizado em Coimbra, no dia 22 deste mês de Novembro, organizado pela CNISP (Conferência Nacional dos Institutos Seculares de Portugal). Estiveram presentes 70 membros de 13 institutos.
  • Coimbra realizou colóquio de Teologias Feministas em Lisboa

    Anne-Marie Pelletier“Francisco, vai e reconstrói a minha Igreja que está em ruínas” foi este o tema do IV Colóquio de Teologias Feministas, organizado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, nas suas instalações de Lisboa, que decorreu nos dias 14 e 15 de Novembro.
  • Alpha: um caminho de encontro com Deus!

    Alpha Poiares e S. J. BaptistaA paróquia de Poiares decidiu responder ao apelo do nosso Papa Francisco, e tornar-se “Igreja em saída”.
  • ANO DA VIDA CONSAGRADA

    HumbertoHomens e mulheres capazes de despertar o mundo
     
    De 30 de Novembro a 2 de Fevereiro de 2016, a Igreja  vive o Ano da Vida Consagrada, convocado pelo Papa Francisco, para quem “os religiosos devem ser homens e mulheres capazes de despertar o mundo”.
  • Francisco canonizou religiosos da Índia e da Itália

    Francisco canonizou religiosos da India e da Italia- Foram exemplo de amor a Deus e ao próximo
     
    O Papa Francisco presidiu no passado Domingo no Vaticano à canonização de seis religiosos, novos santos da Igreja, que apresentou como exemplos de amor a Deus e ao próximo que devem inspirar os católicos a superar os interesses “terrenos”.
  • Igreja tem de ser pobre para manter-se fiel à sua missão, diz o Papa

     O Papa disse no passado dia 24 de Novembro que a Igreja tem de ser pobre para manter-se “fiel” à sua missão de dedicação a Deus e ao próximo.
  • Papa nomeia cardeal africano como prefeito da Congregação para o Culto Divino

    Cardeal-Robert-SarahO Papa nomeou como prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos o cardeal Robert Sarah, até agora presidente do Conselho Pontifício ‘Cor Unum’, sucedendo ao cardeal Antonio Cañizares, actual arcebispo de Valência.
  • Ordenado novo Bispo Coadjutor de Beja

    Foi ordenado no passado Domingo o novo Bispo Coadjutor de Beja. A cerimónia decorreu no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, diocese onde era até agora sacerdote, e foi presidida pelo Patriarca D. Manuel Clemente.
  • Apresentação da conclusão da edição da Obra Completa do Padre António Vieira em 30 volumes

    Obra Compl. Padre Antonio VieiraA edição das obras completas do padre António Vieira vai ser apresentada no dia 3 de Dezembro, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa, concluindo a publicação, em 30 volumes, dos escritos do jesuíta português.
  • Fé e oração no mundo digital

    Click To Pray (2)O Apostolado de Oração promoveu no dia 21 de Novembro umas Jornadas Práticas sobre Comunicação Digital com três “especialistas internacionais” que explicaram “as chaves da Nova Evangelização” à luz das últimas tendências e inovações do mundo digital.
  • MOV´it – Mosteiro de Oração Vocacional Itinerante

    MovitO Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações (SDPV) pretende unir os cristãos de todas as idades na oração pelas vocações em comunhão com o Santuário Vocacional da Diocese, a igreja de São Tiago (Coimbra).
  • Encontro de Advento das Equipas de Nossa Senhora

    Vai ter lugar no dia 6 de Dezembro, a partir das 16,30 horas, no auditório do Instituto Universitário Justiça e Paz (IUJP) o Encontro de Advento do movimento das Equipas de Nossa Senhora.
  • Vigília de Oração pela Vida

    A Diocese de Coimbra assinala no próximo dia 29 de Novembro, na Sé Nova, pelas 21 horas, uma Vigília de Oração pela Vida dos nascituros.
  • Fátima recorda primeira Guerra Mundial

    I Guerra MundialO Santuário de Fátima vai contar com uma exposição que pretende ser um alerta contra a guerra. “Neste vale de Lágrimas” evoca dois períodos importantes da história do país e do mundo: a República e a Primeira Guerra Mundial e ficará patente até final de Outubro de 2015.
  • VOCAÇÕES SACERDOTAIS

    Virgilio_acolhimentoD. Virgílio Antunes pede mudança de atitude
     
    Na homilia da Vigília de Oração pela Vocações Sacerdotais, na Sé Nova, no dia 13 de novembro, D. Virgílio Antunes denunciou uma diocese de Coimbra que “ainda não está a viver um dinamismo profundo, envolvente, no que diz respeito às vocações sacerdotais:
  • XVI FÓRUM ECUMÉNICO JOVEM EM COIMBRA

    FEJ14Está na hora… de ser Cristão
     
    ´Para tudo há um momento e um tempo’ (Ecl 3,1-8) foi o tema que reuniu cerca de 300 jovens no Seminário Dehoniano em Coimbra, a 15 de Novembro.
  • Viagens do Papa Francisco

    Francisco-malaO Papa Francisco anunciou no início desta semana que vai deslocar-se aos Estados Unidos no próximo ano. Será a sua primeira viagem como chefe da Igreja Católica ao país.
  • Francisco rejeita aborto e eutanásia

    Francisco_tristeO Papa disse, no passado sábado, no Vaticano que o aborto, a eutanásia e a “produção” de filhos mostram uma “falsa compaixão” que põe em causa a dignidade da pessoa, pedindo que nenhum ser humana seja uma “cobaia”.
  • Papa manda instalar duches na praça de S. Pedro para os sem-abrigo

    vatic21O Papa Francisco mandou instalar três duches no interior das casas de banho, que existem por baixo das colunas da basílica de S. Pedro, para que os sem-abrigo da região do Vaticano possam lavar-se e trocar de roupa.
  • Francisco quer bispos humildes e colaboradores com o povo

    Papa_bisposO Papa Francisco não quer pastores autoritários, vaidosos nem arrogantes, mas humildes e colaboradores com o seu povo. Na audiência geral do dia 12 de Novembro, em Roma, o Papa dedicou, pela segunda semana consecutiva, a sua catequese a este assunto. 
  • Astrónomo jesuíta vence medalha Carl Sagan

    Guy-Consolmagno-2O jesuíta americano Guy Consolmagno venceu a medalha Carl Sagan, atribuída pela Divisão de Ciências Planetárias da Sociedade Astronómica Americana.
  • Eugénio Fonseca inicia novo mandato com alertas para consequências do desemprego

    Eugenio FonsecaO presidente da Cáritas Portuguesa alertou na passada semana, em Fátima, no Conselho Geral com alerta contra o discurso de recuperação económica que ignora as consequências da crise e do desemprego.
  • Padre Vítor Coutinho é o novo vice-reitor do Santuário de Fátima

    Vitor CoutinhoO bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, nomeou no passado dia 13 de Novembro um novo vice-reitor do Santuário de Fátima. O padre Vítor Coutinho, que desde Setembro era capelão do Santuário, entra imediatamente em funções e auxiliará o actual reitor, padre Carlos Cabecinhas. 
  • ERGUE-TE

    Ergue-te_LançamentoA Estrutura de Emprego Protegido (EEP) da Equipa ERGUE-TE (Fundação Madre Sacramento das Irmãs Adoradoras), em parceria com o CEARTE, criou um novo produto de marca 'ergue-te': uma manufactura de excelência, de grande utilidade, com matéria-prima portuguesa, produzida por mulheres em percurso de inclusão social.
  • RETIRO DE ADVENTO 2014

    Casa Retiros de PenacovaA Diocese de Coimbra vai realizar um retiro de silêncio de 5 a 7 de Dezembro, na Casa de Retiros de Penacova.
  • Bispos reflectem sobre o Sínodo

    D. Manuel Clemente admite que a Igreja está disponível para conciliar a tradição católica com as respostas a dar relativamente a casos como os casamentos que terminam em divórcio. 
  • José Carlos Seabra Pereira é novo director do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura

    Jose Carlos Seabra Pereira (1)José Carlos Seabra Pereira, professor associado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, é o novo director do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC), sucedendo a José Tolentino Mendonça.
  • Retiro de Doentes em Fátima

    Retiro de Doentes (3)Decorreu, em Fátima, de 10 a 13 de Novembro de 2014, mais um Retiro para Doentes da Diocese de Coimbra.
  • Cáritas de Coimbra associa-se à Campanha 10 Milhões de Estrelas

    Cartaz_estrelasA Cáritas Diocesana de Coimbra associa-se à Cáritas Portuguesa que lança mais uma vez a Operação 10 Milhões de Estrelas – Um gesto pela paz, sendo este o 12º aniversário de uma campanha que tem vindo a crescer de ano para ano.

  • Reitor do seminário acalenta o sonho de Coimbra voltar a formar sacerdotes

    Seminario_Subsidios_ Aurelio Campos (5)A Semana dos Seminários na Diocese de Coimbra não podia ter começado da melhor forma. O Salão de S. Tomás encheu, no passado domingo à tarde, de antigos alunos, professores, funcionários e amigos para a apresentação do livro de Monsenhor Aurélio Campos “Seminário de Coimbra – Subsídios para a sua História”,
  • Papa pediu aos escuteiros para “eliminar o desperdício”

    Papa_lenco_EscuteitoO Papa Francisco pediu no dia 8 de Novembro aos escuteiros adultos católicos de Itália que contribuam para “eliminar o desperdício”, oferecendo produtos “ainda utilizáveis” a quem precisa.
  • Papa nomeia Cardeal Burke para a Ordem de Malta

    Cardeal BurkeO Papa nomeou, no passado dia 7 de Novembro, o cardeal americano Raymond Burke para o cargo de patrono da Ordem de Malta.  O cardeal Burke abandona assim o cargo de prefeito da Assinatura Apostólica, o supremo tribunal da Igreja.
  • O Papa que conquista ateus e agnósticos

    Após elogios ao líder do Vaticano, que chamou de “herói” e “um santo”, Elton John junta-se ao extenso leque de admiradores do Papa argentino, muitos deles improváveis.
  • “Click to pray”

    Click to prayO Apostolado da Oração vai lançar uma nova App que ajuda a rezar. Click to pray é uma app móvel disponível em Android e IOS e no site www.clicktopray.org, que fornece, em três momentos do dia, propostas de oração simples e breves, para além de convidar os seus utilizadores a fazerem parte de uma rede social de oração. Propostas que criam uma novidade em cada dia, contando que “cada dia é diferente”! 
  • Primeira Bíblia para crianças

    passa-a-palavra-a-tua-primeira-bibliaMaria Teresa Maia Gonzalez apresentou, há dias, o livro “Passa a palavra – A tua primeira Bíblia”, onde “reconta” alguns episódios da Bíblia com linguagem para crianças a partir dos oito anos, acompanhados por ilustrações de Raquel Pinheiro.
  • Irmãs Carmelitas Descalças gravam CD com músicas de Natal

    As Carmelitas Descalças, do Carmelo de São José, em Fátima, editaram um CD de Natal intitulado “Quem vistes, Pastores? | Os nossos Cânticos ao Menino Jesus”, com 24 cânticos e um livro com as letras das músicas.
  • O anúncio do Evangelho no mundo actual

    Aldo Aveiro

    Com a celebração da Festa de Cristo Rei, no passado domingo, a Igreja Católica, no mundo inteiro, uniu-se, de modo especial, ao Papa Francisco, no encerramento do Ano da Fé, vivência catequética iniciada em 11 de Outubro de 2012, quando se celebrava o cinquentenário da abertura do Concílio Ecuménico Vaticano II.
  • Ter um amigo é bom!

    Armando Duarte
             Secretariado Diocesano das Comunicações Sociais
                                 paroduarte@gmail.com

    Nos tempos de juventude, participando em encontros e assembleias de jovens, muitas vezes usei uma canção, que assim começava: “Ter um amigo é bom! Vê-lo partir faz sofrer!”.
  • O rabanete

    rabaneteO rabanete é parente próximo do repolho, da couve, do nabo e da couve-flor. Apesar de não ser especialmente rico em nutrientes essenciais, o rabanete é pouco calórico e ideal como complemento picante para saladas, sopas e acompanhamentos.
  • Uma jovem sem “respeitos humanos”

    missChama-se de “respeito humano” o pecado de ter vergonha de assumir a posição de cristão, em ambientes menos favoráveis, com medo de zombaria e coisas semelhantes.
  • Como ter filhos responsáveis

    filhosQualquer pessoa que lida com gente nova facilmente se dá conta de que alguns têm o sentido da responsabilidade e outros não.
  • À espera do Senhor

    advento352Entramos hoje no Advento, tempo no qual a Igreja celebra a espera do Salvador. Sim, porque ele foi esperado.
  • VATICANO II 50 ANOS DEPOIS (62)

    As esperanças do Concílio vividas na esperança do Advento

    Manuel Augusto Rodrigues

    1. As esperanças que o Concílio trouxe à Igreja e aos povos em geral encontram nesta quadra litúrgica do Advento, que é de esperança, um tempo privilegiado para a interiorização.
  • Rezar pela vida… Porquê?

     
    Jorge Cotovio
     
    Será que no meio de tanta solicitação e de tantos problemas, vale a pena promovermos vigílias de oração pela vida? Não serão vigílias a mais? E ademais por uma causa tão abrangente que parece não tocar em nada?
  • Advento

    No próximo domingo entramos no tempo do Advento, início de um novo Ano Litúrgico (Ano A).
  • “Entremos pela porta da fé e ajudemos os nossos irmãos a entrar” – afirmou o Bispo de Coimbra

    Encerramento do Ano da Fé (4)O Ano da Fé que foi celebrado em comunhão com toda a Igreja foi para o Bispo de Coimbra, “um dom de Deus”.
  • Padre Carlos Cabecinhas fala da importância do Ministério Laical no encerramento do Ano da Fé

    Encerramento do Ano da Fé (2)Antes da apresentação do Plano Pastoral da Diocese de Coimbra, coube ao Padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima reflectir sobre a importância do ministério laical.
  • Ano da Fé abriu caminho à chamada “Nova Evangelização”

    Encerramento do Ano da Fé (5)O Ano da Fé que terminou no passado domingo vai continuar a ser vivido. Sente-se uma nova atitude dos cristãos de Coimbra perante as propostas apresentadas para o próximo triénio.
  • Coimbra presta justa homenagem ao Padre António Vieira

    Homenagem Pe. Antonio Vieira2O Padre António Vieira, um dos pilares da cultura e da literatura portuguesa, ao lado de outros vultos como Camões e Fernando Pessoa, recebeu no passado dia 25 de novembro a grandiosa e reparadora homenagem que Coimbra lhe devia há 350 anos.
  • Padre António Loureiro: um peregrino de Santiago de Compostela

    Livro Padre Antonio LoureiroAo concluir o Ano da Fé, queremos recordar que, no passado dia 17 de Julho, pelas 21h30, na sala de eventos da Livraria Bertrand, no Centro Comercial Dolce Vita, em Coimbra, foi apresentado o livro De Coimbra a Santiago“, do Pe. António Loureiro, num ambiente alegre, descontraído e com alguma dose de humor.
  • Leitores receberam formação

    Pombal_LeitoresO leitor tem um papel fundamental na liturgia.
    Para ser leitor não basta ler bem!
  • Reunião do Conselho Pastoral do Arciprestado

    Nordeste_Reuniao Cons. Pastoral ArciprestalNo dia 23 de Novembro reuniu em Arganil, pela primeira vez, o Conselho Pastoral do Arciprestado Nordeste, presidido pelo Arcipreste Padre João Fernando e pelo Vigário Episcopal, Cónego Manuel Martins.
  • Escuteiros da Tocha relembram tradições

    O Agrupamento de Escuteiros da Tocha recriou na sua sede em Barrins, uma matança do porco “à moda antiga”, aberta à comunidade, seguindo-se a sua preparação e desmancha.
  • Escuteiros de Arganil plantam duzentas árvores na Mata das Misericórdias

    Escuteiros de Arganil_arvores(5)No âmbito do projecto do Corpo Nacional de Escutas (CNE) intitulado “90 anos a semear”, mais de uma centena de jovens do Agrupamento de Escuteiros 874 de Arganil, estiveram na Mata das Misericórdias, onde plantaram cerca de 200 árvores.
  • Criar redes de solidariedade

    No dia 30 de Novembro, pelas 18 horas, o Coro Alto da igreja de S. José recebe mais um “Diálogos para uma Nova Solidariedade”.
  • Faleceu o antigo Director do “Correio”

    Cardozo Duarte (2)Padre Doutor Joaquim Cardozo Duarte
     
    Na manhã do dia 26 de Novembro faleceu aos 72 anos, em Lisboa, onde residia, o Padre Doutor Joaquim Cardozo Duarte que foi Chefe de Redacção, primeiro, e depois Director do “Correio de Coimbra” entre 1978 e 1983.
  • Vinicio recorda do seu encontra com o Papa

    Papa Francisco e Vinicio(1)O homem gravemente desfigurado que foi abraçado pelo Papa Francisco no início do mês deu uma entrevista em que recordou esse momento.
  • Papa defende mais solidariedade e menos mercado face à crise

    O Papa destacou a importância da Doutrina Social da Igreja (DSI) para fazer face ao actual momento de crise económica e apelou à “solidariedade” para contrariar uma visão “funcional” da sociedade e do mercado.
  • Papa e presidente russo apelam à «via negocial» para ultrapassar guerra na Síria

    Papa Francisco e PutinO Papa recebeu, na passada segunda-feira, no Vaticano o presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, numa audiência privada da qual saiu um apelo em favor da “via negocial” para ultrapassar o conflito na Síria.
  • Bispo de Bagdade descreve situação “dramática” no Médio Oriente

    shlemon_warduni_IraqueO bispo auxiliar de Bagdade (Iraque), D. Shlemon Warduni, afirmou, na passada segunda-feira, que a situação no Médio Oriente é “dramática” e desafia os políticos de todo o mundo a colocar o interesse desses países à frente dos “próprios”.
  • Jovem paquistanesa volta a defender o direito à educação

    Malala Yousafzai2A paquistanesa Malala Yousafzai recebeu, no dia 20 de Novembro, o Prémio Sakharov para a liberdade de pensamento que lhe foi atribuído pelos eurodeputados e emocionou o Parlamento Europeu.
  • Cáritas confia na generosidade dos portugueses

    A Campanha de Natal  da Cáritas“10 milhões de estrelas – um gesto pela paz” pretende ajudar os mais carenciados em Portugal e a população da Síria.
  • Papa concluiu Ano da Fé e apresenta exortação apostólica sobre a alegra do Evangelho

    O Papa presidiu, no passado domingo, no Vaticano, à missa conclusiva do Ano da Fé, iniciativa lançada por Bento XVI, e disse que as comunidades católicas têm de apresentar Jesus como “centro da história da humanidade e de cada homem”.
  • Ançã com Vida

    Festa do Acolhimento
    No passado Domingo, dia 3 de Novembro, as crianças do 1º ano de Catequese, da Paróquia,  foram acolhidas, na Missa Dominical, duma forma muito simples e bela.
  • Casa dos Pobres com lista de espera

    Casa dos Pobres 3Fundada em 1935, a Casa dos Pobres completou 78 anos em Maio mas comemorou no passado sábado o seu aniversário com um convívio onde estiveram cerca de duas centenas de pessoas, entre utentes, familiares e convidados.
  • Cáritas de Coimbra reúne perto de 500 idosos no seu IV Encontro anual

    O pavilhão desportivo do Regibó recebeu o IV Encontro de Idosos da Cáritas Diocesana de Coimbra.
  • Projectos tradicionais com nova roupagem fomentam emprego

    A Cáritas Diocesana de Coimbra promove os projetos 'Coimbra Dá SABOR à Tradição' e 'Coimbra Dá COR à Tradição' como elementos de “formação e fomento da empregabilidade” dos seus utentes.
  • Cáritas de Coimbra presente na Conferência Global Health 2013

    A Cáritas Diocesana de Coimbra participou no passado dia 20 de Novembro, na GLOBAL HEALTH 2013 - Segunda Conferência Internacional sobre os Desafios Globais da Saúde, em Lisboa.
  • Encerramento do Ano da Fé na Diocese de Coimbra

    Encerramento do Ano da FéEstá a terminar o Ano da Fé, proposto pelo Papa Emérito Bento XVI. A Igreja de Coimbra procurou e bem lançar diversas iniciativas ao longo do ano, procurando sintonizar-se com a Igreja Universal, vivendo com mais intensidade a ligação a Deus e à Igreja.
  • Os medronhos

    Estes frutos são comestíveis mas um pouco indigestos, pois contêm muitos taninos. Se estão muito maduros podem dar origem a ligeiras intoxicações alcoólicas. São utilizados para fazer aguardente, licores, vinagres, bolachas e compotas.
  • E se isto acontecesse connosco?!

    mendigo2Li num “site” da internet que Jeremias Steepek (na foto) foi nomeado pastor duma comunidade e resolveu, quando tomou posse do cargo, disfarçar-se de mendigo.
  • Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil promove formação de animadores

    Vai ter lugar no próximo 30 de Novembro a primeira formação de animadores deste ano pastoral, o “Anima”, para a qual o SDPJ convida todos os animadores da Diocese de Coimbra a participar.
  • Portugal nas estatísticas

    criancas2Pela primeira vez, em 2012, Portugal registou menos de 90 mil nascimentos num ano. Agora, em 2013, o país vai  ficar abaixo dos 80 mil.  Pelo menos é essa a estimativa, caso se mantenha o nível de queda, próximo dos 12 por cento, que aconteceu de Janeiro a Julho.
  • Evangelizar a família

    familia5A moral cristã é vista muitas vezes, mesmo pelos católicos, como um conjunto de preceitos mais ou menos restritivos,
  • VATICANO II 50 ANOS DEPOIS (61)

    DO ÉDITO DE MILÃO AO DIÁLOGO ECUMÉNICO E INTER-RELIGIOSO EM TEMPO DE CRESCENTE CRISTIANOFOBIA
     
    Manuel Augusto Rodrigues

    1. A passagem dos 1 700 anos do Édito de Milão de que se falou no artigo anterior representa uma excelente oportunidade para lembrar muitos aspectos do cristianismo primitivo e, ao mesmo tempo, para transpor para o presente questões muito actuais como a liberdade religiosa e os diálogo ecuménico e inter-religioso perante a cristianofobia crescente, o laicismo, a indiferença religiosa, o ateísmo, etc.
  • Vigília pela vida nascente na Sé Nova

    Vida nascenteO Papa João Paulo II, em 1995, na Encíclica Evangelium Vitae, denunciava o crescente desrespeito pela vida humana e afirmava “é urgente uma grande oração pela vida que atravesse o mundo inteiro. Que do coração de cada crente se eleve uma súplica veemente a Deus, Criador e amante da vida”.
  • Encerramento do Ano da Fé

    Está a terminar o Ano da Fé, proposto pelo Papa Emérito Bento XVI. A Igreja de Coimbra procurou e bem lançar diversas iniciativas ao longo do ano, procurando sintonizar-se com a Igreja Universal, vivendo com mais intensidade a ligação a Deus e à Igreja.
  • Liberdade de escol(h)a

     
    Jorge Cotovio

    Somos realmente um país «fraco».
  • Papa prescreve «medicamento espiritual»

    O Papa Francisco surpreendeu hoje as dezenas de milhares de pessoas reunidas no Vaticano para a oração do ângelus com a sugestão de um “medicamento espiritual” para as suas vidas, distribuído numa caixa própria, a “Misericordina”.
  • Papa convoca Sínodo dos Bispos sobre a Família

    familia8O Papa Francisco convocou um Sínodo dos Bispos para debater “os desafios da evangelização”.
  • Papa Francisco escreve exortação apostólica sobre a evangelização

    Francisco_saudarO Papa Francisco assinou um novo documento dedicado ao “anúncio do Evangelho no mundo actual”, que vai ser apresentado no próximo dia 26 de Novembro.
  • Oficinas de Oração e Vida: uma ferramenta para a nova evangelização

    Oficinas_oracao_vida (1)Era o ano de 1984. Por esta época, já tinha desenvolvido durante 10 anos os Encontros de Experiência de Deus perante multidões famintas e delirantes por um Deus vivo e verdadeiro, gentes vindas de todas as partes, com grandes sacrifícios e longas viagens.
  • Escolas católicas recolhem comida para a Cáritas

    A Associação Portuguesa de Escolas Católicas conseguiu recolher 50 toneladas de comida para ajudar a Cáritas portuguesa.
  • Leigos em Coimbra debatem a “Cultura do Encontro”

    Encontro_nacional_leigosOs movimentos de leigos esperam ter uma maior intervenção na vida da Igreja mas também na vida da sociedade portuguesa.
     
    O mundo mudou muito ao longo das últimas décadas e o modelo de Igreja dos anos 60, centrado na paróquia, já não se enquadra na realidade da “primeira geração que gagueja quando se pergunta de onde é”, explica D. Manuel Clemente.
  • “Sempr’Abrir” venceu o Festival Diocesano da Canção Religiosa

    Festival Cancao2Dezasseis grupos de jovens da Diocese aceitaram o desafio lançado pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil de Coimbra e participaram, a 16 de Novembro, no XVIII Festival Diocesano da Canção Religiosa.
  • Centro Social da Paróquia de Midões

    No passado dia 9 de Outubro de 2013 a creche do Centro Social da Paróquia de Midões comemorou o sétimo aniversário.
  • Escuteiros plantam árvores na Serra da Estrela

    Escuteiros Midoes1Escuteiros da paróquia de Midões assinalam os 90 anos de escutismo em Portugal com plantação de árvores na Serra da Estrela.
  • Pampilhosa da Serra: Frei Nuno vai fazer votos perpétuos

    Frei Nuno Mendes, jovem carmelita, de 31 anos, natural do lugar dos Lobatos, Pampilhosa da Serra, vai fazer, no próximo dia 30 de Novembro, na casa de São Nuno, em Fátima, às 11 horas, os seus votos perpétuos.
  • Comunidade em formação

    Pombal_fomacao adultosAs comemorações do Ano da Fé, que encerra no próximo domingo, serviram de inspiração à formação de adultos que o Arciprestado de Pombal preparou para este ano Litúrgico.
  • Paróquia de Santa Clara aposta na formação

    Santa Clara_Formacao BibliaFormação Bíblica
    O que poderei fazer para melhor compreender e viver a minha cristã? Como posso apreender mais sobre a Bíblia?
  • Universidade de Coimbra apresenta obra do Padre António Vieira

    Padre Antonio VieiraNo próximo dia 25 de Novembro, pelas 17 horas, no auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra realiza-se a sessão de apresentação da Obra Completa do Padre António Vieira, com a participação, entre outros, do Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes e do reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva,
  • Conferência de formação Alpha

    Alpha2O Secretariado Nacional vai organizar uma conferência de formação Alpha no próximo dia 7 de Dezembro, no Colégio de S. Teotónio.
  • “Totus tuus!”

    Luís Miranda

    «Com o ‘coração de Maria’ no coração da Igreja» talvez se possa resumir assim, nesta frase breve mas densa, a presença e passagem da imagem de Nossa Senhora de Fátima nos dias 12 e 13 de Outubro pelo Vaticano.
  • Pecadores sim, corruptos não

    Aldo Aveiro

    De catequese em catequese, o Papa Francisco, com humildade e sapiência, num sentido lato e profundo, mostra o seu pragmatismo como anunciador da Palavra, denunciando o pecado e os prevaricadores, defendendo os pobres e injustiçados.
  • Sobre o Ano da Fé

    Manuel do Rosário Brandão

    Foi no decurso deste ano da Fé que, duas pessoas que conheci especialmente através dos seus escritos, tiveram o condão de me impressionar vivamente.
  • Papa quer acelerar processos de declaração de nulidade

    O Papa Francisco está ciente de que é necessário facilitar e acelerar os processos de declaração de nulidade de casamentos. A garantia é dada por monsenhor Vincenzo Paglia, presidente do Conselho Pontifício para a Família, em entrevista à revista portuguesa “Família Cristã”.
  • Síria e Filipinas no coração do Papa

    O Papa Francisco recordou, no passado dia 13 de Novembro, a situação dramática que se vive nas Filipinas e os jovens estudantes mortos em Damasco, quando o seu transporte escolar foi atingido por um morteiro. Pelo menos quatro crianças morreram e seis ficaram feridas.
  • Papa pede maior esforço para combater desemprego

    O Papa Francisco visitou no passado dia 14 de Novembro, o Presidente da Itália, Giorgio Napolitano, perante o qual manifestou preocupação com o arrastar da crise económica, com efeitos “dolorosos” nas famílias e nos desempregados.
  • Papa lembra vítimas nas estradas

    O Papa Francisco associou-se no Vaticano ao Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada, que se assinalou no passado Domingo, pedindo respeito pelas regras de trânsito.
  • Bispos preocupados com o desemprego

    CEP 01A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) considera que “são de evitar políticas de criação de emprego pelo corte dos justos direitos dos trabalhadores”. 
  • Jovens em Braga convidados a revelar a sua fé “fora da caixa”

    O Grupo de Peregrinos da Arquidiocese de Braga desafia os jovens a “saírem da caixa” e revelarem a sua fé, muitas vezes, envergonhada.
  • Vendas de Natal

    Irmãs da Rainha Santa – As Irmãs da Rainha Santa Isabel promovem até ao dia 30 deste mês, uma venda de Natal, no Centro Comercial Arnado.
  • Cáritas de Coimbra ensina Química Divertida

    A Cáritas Diocesana de Coimbra tem vindo a ensinar Química Divertida às crianças do Bairro da Rosa, com o projecto As Experiências da Anabela.
  • Câmara de Coimbra protege sem-abrigo do frio

    Coimbra vai accionar um “plano de Contingência para Vagas de Frio”, dirigido a pessoas desprotegidas, nomeadamente sem-abrigo e de idade avançada.
  • Vigília pela vida nascente

    Como habitualmente no início do Advento, o Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar (SDPF) vai promover a “Vigília pela Vida Nascente”, no próximo dia 30 de Novembro, pelas 21 horas, na igreja da Sé Nova, em Coimbra.
  • Festa da Sagrada Família

    No dia 29 de Dezembro celebra-se a Festa da Sagrada Família. Como é costume, o Secretariado Diocesano da Pastoral da Família (SDPF) propõe que neste dia se realize a “Festa dos jubilados”.
  • Retiro de Advento

    Para dar resposta a um dos objectivos do Plano Pastoral Diocesano – “Criar dinamismo de discipulado missionário nos membros da comunidade cristã” – o Secretariado Diocesano de Coordenação Pastoral vai promover um retiro de advento em conjunto com a Casa Diocesana de Retiros de Penacova.
  • Retiro de Jovens em Fátima

    O Instituto Secular das Cooperadoras da Família vai organizar um retiro em Fátima, para jovens (maiores de 18 anos), de 13 a 15 de Dezembro, numa das suas casas (rua Monsenhor Joaquim Alves Brás).
  • CNISP (Conferência Nacional dos Institutos Seculares em Portugal) em Assembleia

    No próximo sábado dia 23 de Novembro 2013 vão reunir os responsáveis dos Institutos Seculares em Assembleia, aberta a todos os membros dos Institutos que as Responsáveis considerem poderem ajudar numa reflexão sobre os caminhos a percorrer pela CNISP. Terá lugar na sua sede social, rua Dr. Fernando de Melo, nº 9 em Coimbra e inicia às 10,30h e a terminar pelas 17,30h.
  • Colóquio relembra contexto histórico do Édito de Milão

    Justica e Paz 2O Centro Académico de Democracia Cristã (CADC) e a Confraria da Rainha Santa Isabel promovem um colóquio sobre o contexto histórico do Édito de Milão, na segunda-feira, em Coimbra.
  • Cáritas Coimbra encerra ciclo Visões sobre... falando de suicídio

    Cartaz-Droga-Debate-NovembroA Cáritas Diocesana de Coimbra vai realizar a última tertúlia deste ano do Ciclo VISÕES sobre… subordinada ao tema Suicídio, dinamizada pelo Prof. Doutor Carlos Braz Saraiva, no próximo dia 20 de Novembro, pelas 18 horas, na Livraria Almedina – Estádio.
  • No centenário da morte de um Prelado ilustre

    Bastos Pina-bustoD. Manuel Correia de Bastos Pina: um Bispo que marcou profundamente a Diocese de Coimbra durante meio século
     
    Completam-se, no próximo dia 19 de Novembro, cem anos sobre a morte de D. Manuel Correia de Bastos Pina que foi Vigário Geral e Governador do Bispado de 1863 a 1869 (durante o pontificado e a incapacidade física de D. José Manuel de Lemos), Vigário Capitular de 1869 a 1871 e Bispo de Coimbra de 1872 a 1913.
  • Jovem surfista pode ser beatificado

    Jovem surfista_beatificadoA Canção Nova entrevistou Maria Nazareth, mãe de Guido Schäffer, um jovem médico do Rio de Janeiro, surfista e seminarista, cujo processo de beatificação vai será aberto oficialmente em maio de 2014.
  • Dez milhões de estrelas

    A Cáritas Portuguesa lançou mais uma vez a "Operação 10 milhões de estrelas". Este é já o décimo primeiro aniversário de uma campanha que tem vindo a crescer de ano para ano.
  • Desafios pastorais da família

    Familias3A Comissão que prepara um Sínodo extraordinário sobre a família enviou às conferências episcopais de todo o mundo um inquérito sobre o que pensam os católicos sobre diversas situações em que vivem muitas famílias hoje.
  • À espera do Reino

    Cristo_ascensaoHá dias tive ocasião de ver um vídeo, onde uma criança com cancro de apenas 4 anos falava da sua alegria de ir viver com Deus e Jesus. No céu já não iria ter mais nenhum sofrimento, pois lá há apenas alegria.
  • O que faria Jesus no meu lugar

    Maria Virgínia

    Está a terminar, no calendário, o Ano da Fé. Muito foi dito e escrito, da adesão pessoal e livre à pessoa do Senhor Jesus Cristo.
  • O Doce, Doce Papa Francisco

    Fernando Perpétua

    Ler ou escutar atentamente as palavras do nosso Papa Francisco é entrar num mundo de misericórdia, sublimidade e sabedoria.
  • A necessidade de um jornal diocesano

    Manuel do Rosário Brandão

    O Correio de Coimbra, para onde envio estas despretensiosas linhas, é um órgão que, semanalmente, nos dá notícia dos principais eventos da Igreja de Coimbra, como parte integrante da universalidade da Igreja Católica que integra todos os batizados.
  • Paróquias evangelizadoras na Unidade Pastoral de Tábua

    No passado domingo, dia 10 de Novembro, reuniram-se no salão paroquial de Tábua os representantes das 15 paróquias desta Unidade Pastoral para dar continuidade ao trabalho que vem a ser desenvolvido intitulado “Paróquias evangelizadoras”.
  • São Martinho festejado em Pombal

    Pombal_festival sopasDesde a década de 60 que o município de Pombal institui como feriado municipal o dia de São Martinho. Os autarcas da altura escolheram esta data por ser o padroeiro da Paróquia de Pombal.
  • Visita Pastoral: Cantanhede Outil e Portunhos

    Cantanhede_Visita PastoralEncontros da fé na totalidade da vida

    D. Virgílio Antunes iniciou, na passada quinta-feira, em Cantanhede, Outil e Portunhos, a primeira das 10 visitas que irá concretizar nos Arciprestrados da Diocese até 2018.
  • S. João do Campo em festas…

    S. Joao do Campo_ Grupo Crisma1Procissão do Santíssimo – A primeira foi a Procissão do Santíssimo. Quase a chegar ao fim do Ano da Fé, impunha-se a oportunidade para que os Sanjoanenses pudessem manifestar publicamente a sua crença , louvando e adorando o Senhor Sacramentado e dizendo-Lhe, pelas ruas da Vila, que acreditavam, mas que aumentasse a sua fé.
  • Encontro de Grupos Corais em Assafarge

    AssafargeO canto é a arte na qual a melhor expressão do corpo humano - a voz – mais é capaz de nos transportar à sublimidade da alma.
  • Evocação da Sagração da Sé Velha

    Se Velha 9A Paróquia da Sé Velha vai assinalar, no próximo sábado, dia 16 de Novembro, a partir das 18 horas, o Dia da Solenidade da Dedicação da Catedral da Sé Velha.
  • Ministério Extraordinário da Comunhão e Ministério dos Leitores

    Início dos cursos de preparação

    No próximo sábado, dia 16 de Novembro, a Escola de Teologia e Ministérios iniciará o Curso para o Ministério Extraordinário da Comunhão e o Curso para o Ministério dos Leitores.
  • Apresentado percurso catequético de adultos para toda a diocese

    Catequese Adultos_Equipa diocesanaDando continuidade ao Plano Pastoral para a Diocese de Coimbra, o Secretariado Diocesano de Coordenação Pastoral, encontra-se empenhado em colocar em prática os objectivos desse plano através de propostas concretas, como a Catequese de Adultos.
  • Chá de tília

    Esta árvore tinha tal importância na farmacopeia de antanho que um decreto real mandou que fosse plantada na beira dos caminhos e se reservasse a colheita para uso exclusivo dos hospitais.
  • Um Testemunho na Semana dos Seminários (3)

    Joao NicoUm projecto vocacional sacerdotal

    “Dar-vos-ei pastores segundo o Meu coração” ( Jr 3, 15). Esta é a promessa de Deus ao seu Povo. Tal como chamou os Seus discípulos, Jesus continua a chamar para si jovens rapazes dizendo-lhes: “Vem e segue-Me, farei de ti pescador de homens” (Mt 4, 19), para continuar o grande projeto do Seu coração: dar a vida em favor os homens (cf. Jo 15, 13).
  • VATICANO II 50 ANOS DEPOIS (60)

    DO ÉDITO DE MILÃO (313) À LIBERDADE RELIGIOSA PROPOSTA PELO CONCÍLIO
     
    Manuel Augusto Rodrigues

    1. A efeméride dos 1700 anos do chamado Édito de Milão tem sido celebrada com a realização de congressos, exposições e a edição de livros e artigos.
  • A missão sacerdotal

    Aldo Aveiro

    “Para que Cristo se forme em nós” é o tema escolhido pela Igreja Católica de Portugal a realização da Semana dos Seminários, de 10 a 17 de Novembro.
  • Uma observação sobre o túmulo da Rainha Santa

    Diogo Teixeira Dias (*)

    É lamentável que alguém que se assume como historiadora desconheça completamente o contexto histórico, cultural, político e religioso da transferência de património material e imaterial do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha para o Mosteiro de Santa Clara-a-Nova.
  • Papa escolhe temas das três próximas Jornadas Mundiais da Juventude

    O Vaticano divulgou os temas que o Papa escolheu para as três próximas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), nas quais Francisco propõe as bem-aventuranças como um “programa de vida” para as novas gerações.
  • Papa vai receber Vladimir Putin a 25 de Novembro

    O Papa vai receber em audiência o presidente da Rússia, Vladimir Putin. O encontro está marcado para 25 de Novembro, à tarde. Putin esteve no Vaticano para encontrar-se com Bento XVI, em 2007, e com João Paulo II, por duas ocasiões.
  • Papa defende papel da diplomacia

    O Papa Francisco defende o papel da diplomacia para enfrentar a crise e combater uma “globalização negativa e paralisante”, no prefácio de um livro dedicado ao cardeal Tarcisio Bertone, antigo secretário de Estado do Vaticano.
  • Papa diz que deficientes são “um tesouro precioso da Igreja”

    O Papa pede aos deficientes mentais e físicos que não tenham vergonha de ser “um tesouro precioso da Igreja”.
  • Papa envia mais de cem mil euros para ajudar filipinos

    O Papa Francisco decidiu enviar 112 mil euros para ajudar a população das Filipinas, afectada pelo tufão Haiyan. Trata-se de um primeiro contributo que será entregue pelo Conselho Pontifício Cor Unum à Igreja local, para que a ajuda chegue às regiões mais afectadas pela calamidade.
  • Bispos do Iraque e da Síria vão falar da situação da perseguição aos cristãos

    A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) vai trazer a Portugal D. Shlemon Warduni, bispo auxiliar de Bagdade, no Iraque, e de D. Samir Nassar, arcebispo de Damasco, na Síria, para relatar a vida dos cristãos nesses países.
  • Bispos preocupados com “imerecida penúria de muitos”

    Os bispos portugueses estão preocupados com a realidade laboral em Portugal e com a “imerecida penúria” de partes significativas da população.
  • Encontro de formação dos Centros de Preparação para o Matrimónio

    A Federação Portuguesa dos Centros de Preparação para o Matrimónio promoveu um dia de formação nacional com o tema “Fazer a Paz — o conflito como ocasião de crescimento”, no passado sábado no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima.
  • Diocese de Coimbra apresenta itinerário para a vivência do Advento

    Na sequência de uma das actividades propostas pelo plano pastoral diocesano para a realização do segundo objectivo do mesmo plano: “criar o dinamismo de discipulado missionário nos membros da comunidade cristã”, o Secretariado da Coordenação Pastoral publica um itinerário espiritual para a vivência do tempo do Advento.
  • Obra de João Paulo II sobre a «Teologia do Corpo» apresentado em Coimbra

    Foi lançado, pela editora Aletheia, em Coimbra, no passado dia 5 de Novembro, o livro «Teologia do Corpo», sobre a sexualidade e o amor humano, de João Paulo II.
  • Encontro Nacional das Equipas de Nossa Senhora reuniu 1.200 casais em Fátima

    ENS1Mais de 1200 equipistas de todo o País estiveram reunidos em Fátima, nos dias 2 e 3 de Novembro, num encontro que se realizou sob o tema: «A Transmissão da Fé em Família».
  • Um Testemunho na Semana dos Seminários (2)

    Jorge GermanoA beleza de ser Padre

    Chamo-me Jorge Germano Dias de Brito, tenho 26 anos e pertenço à Paroquia de Nogueira do Cravo, do Conselho de Oliveira do Hospital, ainda que toda a minha caminhada de encontro, confronto e discernimento fosse acontecendo na Comunidade de Galizes.
  • Semana Solidária no Justiça e Paz

    O Instituto Universitário Justiça e Paz em Coimbra (IUJP) vai organizar, de 11 a 16 de Novembro, a IV Semana Solidária, integrada no Projecto Fundo Solidário, que tem por lema “Existir para ninguém desistir!” e a finalidade de ajudar estudantes em dificuldades.
  • Um Testemunho na Semana dos Seminários (1)

    Rodolfo MiguelE tu…? Atreves-te?
     
    Chamo-me Rodolfo Miguel. Nasci no dia 29 de Setembro de 1989. Cresci num contexto familiar simples, de trabalho, onde se vive a simplicidade da fé e a disponibilidade para ajudar o outro. Sou da paróquia de Póvoa de Midões, terra de que tanto gosto, recordando com grande amizade todos os que me ajudaram a crescer na fé (párocos, catequistas, etc.).
  • De 10 a 17 de Novembro - Semana dos Seminários

    Se Nova5- Vigília de Oração na Sé Nova no dia 14 de Novembro
     
    “Para que Cristo se forme em nós” - é o tema da Semana de Oração pelos Seminários que se inicia hoje. Ao longo desta semana vamos apresentar aqui diversos testemunhos, do Padre Pedro Santos, responsável pelo projecto vocacional sacerdotal, dos seminaristas Jorge Germano e Rodolfo Albuquerque, e de um jovem em acompanhamento vocacional, João Nico. Não perca e siga-nos através da amicor.pt
  • Semana dos Seminários: “É sempre doloroso olharmos para o espaço do Seminário Maior e vê-lo sem seminaristas"

    Pedro Santos9- afirmou em entrevista o Padre Pedro Santos

    A Igreja celebra a Semana dos Seminários de 10 a 17 de Novembro, este ano subordinado ao tema “Para que Cristo se forme em nós”.
  • Uma oportunidade para acolher Jesus Cristo

    Virgilio_acolhimentoD. Virgílio Antunes, presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, afirmou que a semana dos seminários “constitui uma grande oportunidade para que todas as comunidades cristãs reavivem a consciência de que hão-de estar sempre abertas a acolher Cristo e a permitir que Ele se forme nelas”.
  • Semana dos Seminários 2013

    Seminario MaiorInicia-se hoje, terminando no próximo domingo, a Semana dos Seminários.
    Encarecer a importância de tal celebração parece-nos escusado já que está em causa a primeira obra da Diocese, a que se chama mesmo o coração da Diocese.
  • Diálogos para uma nova solidariedade

    Hoje, dia 9 de Novembro, pelas 19 horas, na igreja de S. José, em Coimbra, decorrerá mais um encontro no âmbito dos “Diálogos para uma Nova Solidariedade”.
  • Larrañaga: o Apóstolo da Oração

    inacioConheci-o já há muitos anos. Num dos chamados “Encontros de Experiência de Deus”. Tornei a ouvir falar nele a propósito das “Oficinas de Oração e Vida”, que sei por muitas experiências alheias que são uma bênção de Deus.
  • Festival Diocesano da Canção Jovem

    O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil da Diocese de Coimbra vai realizar no próximo dia 16 de Novembro pelas 21h00, o Festival Jovem Diocesano da Canção, em Alvaiázere.
  • Os iluminados

    secularismoO tema central dos textos bíblicos lidos nas Missas deste Domingo é a fé na ressurreição e a esperança na vida eterna.
  • Diocese de Coimbra apresenta itinerário para a Catequese de Adultos

    Seminario - relogioDando cumprimento ao previsto no Plano Pastoral Diocesano, o Secretariado Diocesano de Coordenação Pastoral vai realizar no próximo dia 10 de Novembro, no Seminário Maior de Coimbra, entre as 15 e as 17 horas, um encontro para animadores da Catequese de Adultos.
  • Despertar Religioso: Quando e onde “nasce” a fé?

    Despertar Religioso1As crianças entram na catequese por volta dos seus 6/7 anos de idade. Nessa altura integram o primeiro ano de catequese nas suas paróquias e começam, formalmente, a sua caminhada pessoal de encontro com Cristo e de relação com o Pai.
  • Viver a fidelidade da fé

    Aldo Aveiro
     
    Com a Solenidade de Cristo Rei, no próximo dia 24, “termina” o “Ano da Fé”.
  • A Igreja e os custos com a saúde…

    Jorge Cotovio

    Há dias fui confrontado com a provocação de um amigo, batizado mas navegando na periferia da fé (ou até da indiferença religiosa).
  • Padre Celestino Ferreira Brás homenageado nos 50 anos de sacerdote

    O Padre Celestino Ferreira Brás, pároco de Alvaiázere e Maçãs de Caminho, foi recentemente homenageado por estas comunidades paroquiais, por ocasião da ocorrência das suas Bodas de Ouro Sacerdotais.
  • Grupo de Jovens de Portomar comemora 37.º aniversário

    O Grupo de Jovens Cristãos de Portomar (Mira) está a completar 37 anos de existência e vai assinalar a efeméride nos próximos dias 8, 9 e 10 de Novembro, com algumas iniciativas dedicadas aos jovens, aos pais e à comunidade local.
  • Sopas “aquecem” São Martinho

    S. Martinho_Igr. CardalA Paróquia de Pombal está a preparar uma festa em honra do seu orago: São Martinho. O padroeiro da paróquia será evocado durante uma celebração eucarística, prevista para a manhã do próximo dia 11 de Novembro, dia de São Martinho e feriado municipal.
  • Santa Casa da Misericórdia de Coimbra comemorou 513 anos

    Virgilio_palmasO provedor da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra sublinhou, no passado dia 30 de Outubro, a importância cada vez maior, do papel que a instituição desempenha na sociedade.
  • Inaugurada igreja de S. Pedro do Planalto do Ingote

    Igreja de S. Pedro Planalto do IngoteO Bispo de Coimbra presidiu no passado domingo à missa e bênção da nova igreja de S. Pedro do Planalto do Ingote. O ambiente era de festa e de felicidade após vinte anos de luta levada a cabo pela comunidade, onde o antigo espaço, uma garagem, já não comportava as condições mínimas para celebrarem a fé.
  • O alecrim

    alecrimEstudiosos americanos encontraram novas propriedades medicinais no alecrim. Aperceberam-se que ele é um grande aliado para a agilidade mental e pode ser usado para combater e tratar a Doença de Alzheimer, forma mais comum de demência, que atinge mais de 5 milhões de pessoas em todo o mundo.
  • Escola Diocesana de Música Sacra abre novo curso

    Continuando a sua missão de apoio às paróquias e comunidades religiosas da diocese, a EDMS decidiu promover mais um Curso de Iniciação à Linguagem Musical, no contexto do Canto Litúrgico e também à Prática Organística.
  • VATICANO II 50 ANOS DEPOIS (59)

    A FAMÍLIA EM SÍNODO EXTRAORDINÁRIO DOS BISPOS
     
    Manuel Augusto Rodrigues

    1. A instituição permanente criada pelo Papa Paulo VI a 15 de Setembro de 1965 surgiu como resposta ao desejo dos Padres do Vaticano II para manter vivo o autêntico espírito formado pela experiência conciliar.
  • Papa é o quarto líder mais poderoso do mundo para a revista Forbes

    O Papa Francisco foi considerado o quarto líder mundial “mais poderoso em 2013”, pela revista Forbes numa seleção de 74 pessoas. “A eleição do Papa Francisco, em Março de 2013, trouxe uma nova energia para a maior religião do mundo com 1,2 bilhão de seguidores”, considerou a revista norte-americana Forbes.
  • Papa convoca consistório para criar cardeais

    Sinodo 2012(1)O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé anunciou, na passada semana, no Vaticano, que o Papa Francisco vai convocar um consistório para a criação de cardeais no dia 22 de Fevereiro de 2014.
  • Papa envia inquérito às paróquias de todo o mundo para preparar Sínodo da Família

    Francisco_familias_baloes_lusaO Papa Francisco enviou às paróquias de todo o mundo o “Documento Preparatório” para o próximo Sínodo dos Bispos, com 35 questões sobre “Os desafios pastorais da família, no contexto da evangelização”, explicou o secretário da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), padre Manuel Morujão.
  • Santuário expõe manuscrito da terceira parte do Segredo de Fátima

    Santuario (3)O Santuário de Fátima vai expor o manuscrito da terceira parte do segredo de Fátima a partir do dia 30 de Novembro, na zona da reconciliação, na Basílica da Santíssima Trindade.
  • Jornadas da Pastoral do Turismo em 2014

    A Obra Nacional da Pastoral do Turismo (ONPT) vai realizar as primeiras Jornadas Nacionais da Pastoral do Turismo nos dias 10 e 11 de Janeiro de 2013, em Fátima, sobre o tema “Igreja e Turismo”.
  • Bispo de Beja pretende que as paróquias apoiem mais os escuteiros

    D. António Vitalino, Bispo de Beja, pretende que as paróquias e os párocos da sua diocese apoiem mais o escutismo porque é um movimento com vitalidade, diferenciador na formação dos jovens e “na construção de uma sociedade mais fraterna”.
  • Santuário indiano produz filme sobre São João de Brito

    A vida de são João de Brito, o português que no século XVII evangelizou na Índia, vai dar um filme.

  • Visita à Pousada de Vila Pouca da Beira

    Coja4Continuamos, em dias de SOL, a conhecer melhor a nossa região da Beira Serra com os nossos JOVENS.
  • Pelos lares de Coja

    Vila Pouca da Beira2O Verão de São Martinho instalou-se e há que aproveitar! Nas escolas preparam-se para viver e festejar amanhã o Dia das Bruxas e nos Lares de Coja também. A Dra Telma Gama anima os trabalhos manuais, depois de ter lido algumas histórias referentes às bruxas.
  • Piódão recorda os seus mortos

    Piodao1Todas as dez paróquias do Alto Concelho de Arganil celebraram com fé, respeito e dignidade o Dia dos Fiéis Defuntos com a romagem a todos os cemitérios (lugar de repouso).
  • Leigos debatem a cultura do Encontro na Igreja e no mundo

    A Conferência Nacional das Associações de Apostolado dos Leigos (CNAL) promove a iniciativa “Cultura do Encontro na Igreja e no Mundo Contemporâneo”, dia 16 de Novembro, no Conservatório de Música de Coimbra.
  • Cáritas Diocesana ensina a criar e reconverter roupa

    A Cáritas Diocesana de Coimbra vai promover, este mês, um Curso Prático de Criação de Roupa que, no dia 21, será aberto ao público em geral.
  • Cáritas de Coimbra debate alcoolismo e problemas associados

    Caritas_visoes_alcoolismoNo passado dia 30 de Outubro, a Cáritas Diocesana de Coimbra realizou a segunda sessão do II Ciclo Visões sobre Saúde Mental e Dependências, em parceria com a Divisão de Juventude da Câmara Municipal de Coimbra e diversas entidades de Coimbra, no âmbito da Rede Coimbra Ger(A)ções.
  • Padre António Coelho de luto pela morte do irmão

    Encontra-se de luto o Padre António Coelho de Carvalho, pároco de Penela, Espinhal, Podentes, Pombalinho e Rabaçal, pela morte do seu irmão Carlos Manuel Coelho de Carvalho, Bombeiro Sapador de Coimbra. Carlos Manuel Coelho não resistiu aos ferimentos provocados pelo rodado traseiro do tractor, perto da sua residência.
  • Faleceu o Padre Ignacio Larrañaga fundador das Oficinas de Oração

    Frei Ignacio LarranagaO padre Ignacio Larrañaga faleceu, no passado dia 28 de Outubro, aos 84 anos, no México onde se encontrava a orientar retiros espirituais informaram os Franciscanos Capuchinhos do Chile.
  • Encontro Europeu de Jovens

    Vai realizar-se de 26 de Dezembro a 2 de Janeiro, em Estrasburgo, o Encontro Europeu de Jovens promovido pela comunidade ecuménica de Taizé.
  • Coimbra recebe Encontro Nacional de Leigos

    A Conferência Nacional de Associações de Apostolado dos Leigos (CNAL) promove a 16 de Novembro, em Coimbra, o primeiro Encontro Nacional de Leigos, dedicado ao tema «Cultura do Encontro na Igreja e no Mundo Contemporâneo».
  • Grato pelo apoio aos países pobres

    bonoO famoso músico irlandês Bono, vocalista da banda U2, esteve no Vaticano para agradecer o papel da Igreja Católica na campanha pela redução da dívida dos países pobres.
  • Sentido do Advento

    advento2Este número de "O Amigo do Povo" vai ser distribuído no primeiro Domingo do Advento. Quer dizer que já começamos a preparar o Natal.
  • Natalidade em queda

    gravidezDe acordo com os meios de comunicação social, a taxa de natalidade deverá diminuir este ano cerca de 20%. Entre janeiro e setembro de 2012 foram feitos cerca de 67 mil testes do pezinho, menos 6500 que em igual período de 2011. Quer isto dizer que 2012, desde que há registos, é o ano com menos bebés.
  • O que é a gripe?

    Por vezes as pessoas confundem uma constipação com a gripe: ambas as doenças causam-nos um mal estar semelhante. No entanto, são causadas por vírus diferentes.
  • Gravidez e álcool

    Os filhos de mulheres que consumiram entre uma a seis bebidas alcoólicas, por semana, durante a gravidez, têm em média um quociente de inteligência dois pontos mais baixo do que os das mães que se mantiveram abstinentes, concluíram investigadores de universidades de Oxford e de Bristol.
  • Personalidade europeia

    Isabel Jonet, presidente do Banco Alimentar Contra a Fome, foi considerada a personalidade europeia de 2012 pela revista Reader's Digest, tornando-se a primeira portuguesa a merecer esta distinção.
  • Ao Calor da Fogueira (2 de Dezembro de 2012)

    – O Tio Ambrósio acha mesmo que no presépio onde Jesus nasceu estavam uma vaca e um jumento, como nós imaginamos e vemos representados em todas as nossa casa e nas nossas igrejas?
  • NEM SÓ DE PÃO… (09 de Dezembro de 2012)

    O maior de todos os profetas
     
    Do trecho do evangelho de S. Lucas, sobressaem duas ideias fundamentais: a força da Palavra de Deus e o Amor que brota dessa Palavra como condição indispensável de salvação.
  • DOMINGO II DO ADVENTO (09 de Dezembro de 2012)

    A Palavra de Deus
     
    Leitura do Livro de Baruc (Bar 5,1-9)
    Jerusalém, deixa a tua veste de luto e aflição e reveste para sempre a beleza da glória que vem de Deus. Cobre-te com o manto da justiça que vem de Deus e coloca sobre a cabeça o diadema da glória do eterno. Deus vai mostrar-te o esplendor a toda a criatura que há debaixo do céu; Deus te dará para sempre este nome: «Paz da justiça e glória da piedade». Levanta-te, Jerusalém, sol ao alto e olha para o Oriente: vê os teus filhos reunidos desde o Poente ao Nascente, por ordem do Deus Santo, felizes por Deus Se ter lembrado deles. Tinham-te deixado, caminhando a pé, levados pelos inimigos; mas agora é Deus que os reconduz a ti, trazidos em triunfo, como filhos de reis. Deus decidiu abater todos os altos montes e as colinas seculares e encher os vales para se aplanar a terra, a fim de que Israel possa caminhar em segurança, na glória de Deus. Também os bosques e todas as árvores aromáticas darão sombra a Israel, por ordem de Deus, porque Deus conduzirá Israel na alegria, luz da sua glória, com a misericórdia e a justiça que d'Ele procedem. - Palavra do Senhor.
     
    Salmo responsorial (Salmo 125)
     
    O Senhor fez maravilhas em favor do seu povo.
     
    Quando o Senhor fez regressar os cativos de Sião,
    parecia-nos viver um sonho.
    Da nossa boca brotavam expressões de alegria e de nossos lábios cânticos de júbilo.
     
    Diziam então os pagãos:
    «O Senhor fez por eles grandes coisas».
    Sim, grandes coisas fez por nós o Senhor,
    estamos exultantes de alegria.
     
    Fazei regressar, Senhor, os nossos cativos,
    como as torrentes do deserto.
    Os que semeiam em lágrimas recolhem com alegria.
     
    À ida, vão a chorar,
    levando as sementes;
    à volta, vêm a cantar,
    trazendo os molhos de espigas.
     
    Leitura da Ep. de São Paulo aos Filipenses (Filip 1.4-11)
    Irmãos: Em todas as minhas orações, peço sempre com alegria por todos vós, recordando-me da parte que tomastes na causa do Evangelho, desde primeiro dia até ao presente. Tenho plena confiança de que Aquele que começou em vós tão boa obra há-de levá-la a bom termo até ao dia de Cristo Jesus. Deus é testemunha de que vos amo a todos no coração de Cristo Jesus. Por isso Lhe peço que a vossa caridade cresça cada vez mais em ciência e discernimento para que possais distinguir o que é melhor e vos torneis puros e irrepreensíveis para o dia de Cristo, na plenitude dos frutos de justiça que se obtêm por Jesus Cristo, para louvor e glória de Deus. - Palavra do Senhor.
     
    ALELUIA
    Preparai o caminho do Senhor,
    endireitai as suas veredas
    e toda a criatura verá a salvação de Deus.
     
    Evangelho de N. S. Jesus Cristo São Lucas (Lc 3,1)
    No décimo quinto ano do reinado do imperador Tibério, quando Pôncio Pilatos era governador da Judeia, Elerodes tetrarca da Galileia, seu irmão Filipe tetrarca da região da Itureia e Traconítide e Lisânias, tetrarca de Abilen no pontificado de Anás e Caifás, foi dirigida a palavra de Deus a João, filho de Zacarias, no deserto. E ele percorreu toda a zona do rio Jordão, pregando o baptismo de penitência para a remissão dos pecados, como está escrito no livro dos oráculos do profeta Isaías: «Uma voz clama no deserto: 'Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. Sejam alteados todos os vales abatidos os montes e as colinas; endireitem-se os caminhos tortuosos e aplanem-se as veredas escarpadas; e toda a criatura verá a salvação de Deus'» - Palavra da salvação.
  • VATICANO II 50 ANOS DEPOIS (18)

    Manuel Augusto Rodrigues
     
    A DESPEDIDA DE JOÃO XXIII NO  DIA DA IMACULADA AO ENCERRAR A PRIMEIRA SESSÃO
     
    1. A primeira parte do Vaticano II terminou a 8 de Dezembro de 1962, dia da Imaculada, faz agora 50 anos.
  • Génesis e mulheres na antiguidade

    Fernando Perpétua
     
    O texto do Génesis descreve como Deus formou o homem e o colocou num jardim delicioso no meio de plantas e de animais e nos versículos (2, 18-24) a criação dos animais e da mulher.
  • Vigiai e orai em todo o tempo

    Aldo Aveiro
     
    No próximo fim-de-semana, o Advento dá início a um novo ciclo litúrgico – o ano C, cuja leitura principal é o Evangelho de São Lucas. Evangelho quer dizer Boa Nova. E é com o Advento que a Igreja prepara a celebração do nascimento de Deus feito homem, a Boa Nova para os crentes.
  • Papa terminou trilogia sobre a vida de Jesus

    O novo livro do Papa Bento XVI, intitulado “A Infância de Jesus”, divide em quatro capítulos o arco histórico que começa na sua genealogia e termina na separação e reencontro com os pais, em Jerusalém.
  • A Igreja é Igreja de todos os povos, diz o Papa

    Bento XVI presidiu no passado sábado, pela quinta vez, a um Consistório público para a criação de seis cardeais, incluindo o patriarca libanês.
  • Bento XVI diz que “Reino de Deus é um reino de verdade e não de poder”

    Bento XVI lembra que os Evangelhos mostram que Jesus nunca teve “nenhuma ambição política”. Na missa que celebrou no passado Domingo, no Vaticano, na presença de seis novos cardeais, o Papa sublinhou que o reino de Deus é um reino de verdade e não um reino de poder. “Ser discípulo de Jesus significa não se deixar fascinar pela lógica mundana do poder, mas levar ao mundo a luz da verdade e do amor de Deus. É um vigoroso convite dirigido a todos e cada um: converter-se sem cessar ao reino de Deus, ao domínio de Deus, da Verdade, na nossa vida”, disse o Santo Padre. “Dar testemunho do reino de Deus, da verdade. Isso significa fazer sobressair sempre a prioridade de Deus e da sua vontade face aos interesses do mundo e dos seus poderes. Fazei-vos imitadores de Jesus, que diante de Pilatos, na situação humilhante descrita pelo Evangelho, manifestou a sua glória: a glória de amar até ao fim, dando a própria vida pelas pessoas amadas”, completou Bento XVI.

  • Papa pede “autêntico respeito” para promover a paz no mundo

    O Papa Bento XVI encorajou, na passada segunda-feira, durante uma audiência com os novos cardeais, a presença de cristãos no Médio Oriente e pediu “autêntico respeito” para se promover a paz no mundo.
  • “Não tenhais medo!” é o tema do novo ano pastoral em Fátima

    Fatima“Não tenhais medo!” é o tema do novo ano pastoral no Santuário de Fátima. Uma exortação inspirada na segunda aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos e que propõe a esperança e a confiança como chaves para enfrentar tempos de crise.
  • Semana Social

    semana_social-Guilherme OliveiraÉ preciso encontrar “sinais de esperança”
     
    É preciso “encontrar sinais e iniciativas de esperança que se contraponham à crise” e a Igreja tem um papel fundamental nesse esforço, refere o comunicado final da Semana Social, que decorreu nos dias 23, 24 e 25 de Novembro, no Porto.
  • Fundações da Igreja não temem cortes

    As fundações ligadas à Igreja Católica Portuguesa não temem um cenário de cortes ou a revisão do actual regime de isenções fiscais, caso seja esta a decisão do Governo depois da avaliação que será feita.
  • Congregações religiosas temem efeitos do aumento da carga fiscal

    A presidente da Conferencia dos Institutos Religiosos de Portugal diz que a intenção do Governo de passar a cobrar impostos a estas instituições é uma injustiça.
  • Escolas Católicas contestam possíveis cortes nos apoios do Estado

    A Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC) espera que a revisão que o Governo pretende fazer ao financiamento do ensino particular não ponha em causa o acesso das famílias à educação que desejam para os filhos.
  • Igreja possui os mesmo preconceitos que a sociedade em relação aos ciganos

    ciganos2A Igreja tem “os mesmos estereótipos e preconceitos” da sociedade portuguesa em relação aos ciganos, sublinham as conclusões do 39.º Encontro Nacional da Pastoral dos Ciganos.
  • Plano de atividades para 2013 do CNE inspira-se na figura do Papa João Paulo II

    Papa Joao PauloO plano de actividades do Corpo Nacional de Escutas (CNE) para 2013-2014 quer ajudar os responsáveis do movimento a serem “verdadeiros exemplos de vida” para os mais novos, segundo o modelo de João Paulo II.
  • Igreja destaca importância de promover visitas qualificadas aos seus espaços

    tavira_visitar_igreja2012O Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja (SNBCI) promoveu no passado sábado, em Tavira, a acção de formação «Como visitar uma igreja», reunindo guias e agentes de turismo da região do Algarve, para qualificar a intervenção nestes espaços.
  • Soure: João Gouveia homenageado pelos Bombeiros Voluntários

    Ao longo dos seus 18 anos como presidente da Câmara Municipal de Soure, muitas foram as iniciativas e os projectos que João Gouveia desenvolveu em prol dos Bombeiros Voluntários.
  • Mealhada: Loja Social muda para novo espaço

    Uma nova casa, um novo horário e, acima de tudo, mais e melhores condições que permitem servir de forma mais eficaz e efectiva quem mais precisa.
  • Pombal: professor desenvolve jogo para exaltar glória do país

    Um jovem professor de Pombal desenvolveu, durante cerca de um ano, e está a lançar no mercado, um jogo educativo e pedagógico sobre a história e a cultura de Portugal. David Mendes afirma que se trata de um jogo que pretende exaltar a “glória e a riqueza deste povo e deste país que tem mais de 900 anos de história”.
  • Refeições gratuitas servidas diariamente pela Unidade Paroquial de Apoio Social da Praia de Mira

    Cantina Social1A Unidade Paroquial de Apoio Social da Praia de Mira (UPAS) entrou no programa de Emergência Alimentar criado pelo Governo, o qual permite assegurar às famílias que mais necessitam o acesso a refeições diárias gratuitas ou de baixo custo (um euro).
  • Poiares: Carlos Henriques é candidato do PSD à Câmara Municipal

    O candidato do PSD à Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares nas autárquicas do próximo ano vai ser Carlos Henriques, presidente da Assembleia Municipal, anunciou o partido.
  • Cáritas de Coimbra lança campanha de bens alimentares em toda a diocese

    A Cáritas Diocesana de Coimbra lançou, no passado dia 21 de Novembro, a iniciativa «Eu Conheço, Eu Ajudo», uma campanha de angariação de bens a realizar em toda a diocese.
  • Rosário Virgílio eleita presidente da Conferência Nacional dos Institutos Seculares

    Maria Rosario Virgilio1Rosário Virgílio, responsável pelas Servas do Apostolado foi recentemente eleita presidente da Conferência Nacional dos Institutos Seculares, organismo de ligação entre os diversos Institutos Seculares existentes em Portugal.
  • Associação Cristã de Empresários e Gestores de Coimbra retoma actividades

    A nova direcção da Associação Cristã de Empresários e Gestores de Coimbra (ACEGE) vai retomar no próximo dia 29 de Novembro as suas actividades.
  • Pastoral Universitária lança campanha para a construção de uma escola e uma unidade de saúde na Guiné Bissau

    Justica e Paz 2A “Building 4 Humnanity, de Coimbra para a Guiné Bissau”, projecto que nasceu no Instituto Universitário Justiça e Paz vai levar a efeito no dia 29 de Novembro, nas suas instalações, mais um evento solidário e inserido no âmbito da operação de projecto e construção de uma escola e uma unidade de saúde na Guiné Bissau, na paróquia de Brá, a pedido da comunidade local.
  • Banco Alimentar Contra a Fome recolhe alimentos nos dias 1 e 2 de Dezembro

    A caridade que praticamos ao dar alimentos para o Banco Alimentar Contra a Fome não é caridadezinha.
  • Unidade Pastoral de Mata Mourisca homenageia catequistas com 60 anos de Serviço

    Na Festa Litúrgica de Cristo Rei, a Unidade Pastoral de Mata Mourisca, Ilha e Guia realizou na igreja de Nossa Senhora da Guia a 1ª Comunhão de 34 crianças que frequentam a 4ª classe das Catequeses Paroquiais.
  • Antigo aluno do ISET de Cabo Verde vai ser ordenado diácono

    No dia 2 de Dezembro, primeiro Domingo do Advento, vai ser ordenado Diácono Elias Borges, antigo aluno do Instituto de Estudos Teológicos de Coimbra, e natural da Diocese de Santiago, Cabo Verde e que colaborou no ano passado com a paróquia de S. José no sector da Pastoral Juvenil.
  • Encontros de divulgação sobre Taizé

    Vão decorrer nos dias 1 e 2 de Dezembro encontros de divulgação sobre a experiência de Taizé, com a presença de um jovem voluntário francês permanente naquela comunidade.
  • Legião da Boa Vontade reforça programa “Sorriso Feliz”

    A Legião da Boa Vontade (LBV) apresentou, na última semana, a mais recente de três viaturas que servem de apoio ao programa “Sorriso Feliz”, um projecto pioneiro que a instituição desenvolve em Portugal, há 11 anos.
  • SMTUC perderam passageiros no primeiro semestre do ano

    smtuc3Os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) perderam passageiros no primeiro semestre do ano, revela o relatório da empresa, que foi debatido, na última reunião quinzenal do executivo camarário.
  • Piscinas de Celas sob gestão municipal

    As piscinas de Celas, pertencentes ao Instituto do Desporto e Juventude, irão ser geridas pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC), durante dez anos, revelou a autarquia.
  • Gémeos transplantados no Pediátrico foram baptizados

    Gemeos baptizadosOs gémeos William e Wilson naturais de Cabo Verde receberam transplantes de fígado em Coimbra.
  • CHUC vai perder 40 médicos a partir de Janeiro

    A partir do dia 1 de Janeiro, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) deverá contar com menos de 40 médicos. Os profissionais concluíram recentemente a sua especialidade e já receberam as cartas de cessação de contrato de trabalho em funções públicas.
  • Serviços de Acção Social da Universidade comercializam comida para fora

    Os Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra (SASUC) acabam de alargar a sua actividade. A partir de agora, os membros da comunidade universitária podem comprar o jantar num espaço contíguo à Cantina Amarela e tomar a refeição em casa.
  • Universidade de Coimbra vai reforçar ajudas a estudantes carenciados em 2013

    “A Universidade de Coimbra tem reservado algum do dinheiro disponível para ajuda de emergência aos estudantes, o que vem fazendo há muito tempo.

  • Bluepharma prevê expansão para Alemanha e Estados Unidos

    A farmacêutica Bluepharma espera expandir-se para a Alemanha e Estados Unidos da América e obter um volume de negócios de 26 milhões de euros este ano e crescer 30 a 40 por cento em 2013, disse o presidente do conselho de administração.
  • Governo vai reduzir 40 por cento das repartições de finanças

    O secretário de Estado da Administração Local e Reforma Administrativa, Paulo Júlio, anunciou no passado sábado, em Coimbra, que o Governo vai reduzir 40 por cento das repartições de finanças do país até ao final de 2013.
  • Estado deverá abrir vagas na Função Pública até 2014

    O Estado terá, até 2014, de abrir vagas na Administração Pública (AP) para “satisfazer as necessidades prementes”, criadas com a saída em 2011/2012 de 26 mil funcionários, em áreas em que a idade média dos trabalhadores é elevada. Foi assim optimista a mensagem deixada por David Ferraz, chefe de Recrutamento e Selecção da Direcção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas, aos estudantes do curso de Administração Público-Privada que participaram no Fórum do Empreendedorismo, realizado no dia 20 de Novembro, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
  • Manuel Alegre exorta portugueses a resistirem a “perdas de soberania” nacional

    O antigo candidato à Presidência da República, Manuel Alegre, recusou, no passado dia 20 de Novembro, “um Portugal de joelhos” perante instâncias de poder internacionais. O poeta exortou os cidadãos a resistirem “às perdas de soberania”, no decorrer da apresentação do livro “A foto e o reencontro meio século depois”, escrito por oito antigos estudantes de Coimbra envolvidos na oposição à ditadura de Salazar.
  • Onze pessoas já mudaram de sexo nos Hospitais de Coimbra no último ano

    Onze pessoas mudaram de sexo, desde Outubro de 2011, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), dez das quais de mulher para homem, revelou, na semana passada, Celso Cruzeiro, director da Unidade responsável pelo tratamento. 
  • Empresários da noite querem pagar à PSP segurança na Sé Velha

    Um grupo de empresários de espaços nocturnos da zona da Sé Velha avançou com um pedido à PSP para patrulhamento pago nas noites de maior concentração, às terças e quintas-feiras. Além da questão da segurança, os empresários querem igualmente soluções para a higiene do espaço emblemático de Coimbra, que é frequentemente varrido, e que precisa de ser também lavado.
  • Helena Freitas sugere ligação entre espaços verdes

    A vice-reitora da Universidade de Coimbra sugeriu a criação de uma ligação pedonal entre o Parque Verde do Mondego, o Jardim da Sereia, a Quinta das Lágrimas e o Jardim Botânico. Na abertura do Forum Nacional Inquire que teve lugar no dia 21 de Novembro, no auditório da Universidade, Helena Freitas acredita que o Jardim Botânico pode melhorar e oferecer essa ligação através de um percurso pedonal, numa área que se encontra vedada ao público.
  • Pneumologista alerta para o aumento do consumo do tabaco nas mulheres

    O pneumologista João Rui Almeida deixou alertas aos estudantes da escola Maria Alice Gouveia para os riscos do tabaco. O cancro do pulmão é a consequência mais preocupante do fumo do tabaco e a sua incidência tem vindo a aumentar nos últimos anos, sobretudo nas mulheres, alertou o pneumologista. 
  • Terminaram (finalmente) as obras na Ponte Açude

    As obras na Ponte Açude estão terminadas e no passado dia 21 de Novembro foram levantados os condicionamentos que durante cerca de um ano foram afectando a circulação rodoviária na cidade e a vida dos conimbricenses. Com custo total de 4,2 milhões de euros, a Estradas de Portugal antecipou em cinco meses a sua conclusão, como refere um comunicado enviado à nossa redacção. 
  • Octogenária de Coimbra atingida mortalmente com 14 tiros

    Uma idosa de 80 anos de idade foi atingida mortalmente com 14 tiros na noite de 21 de Novembro, em Coimbra, havendo suspeitas de crime, segundo fonte da PSP. O caso ocorreu numa residência situada na rua António José de Almeida, na zona de Celas, adiantou a mesma fonte, indicando que a investigação passou para a alçada da Polícia Judiciária (PJ). 
  • Estudantes invadem reitoria da Universidade de Coimbra

    Vários estudantes do Conselho das Repúblicas da Universidade de Coimbra invadiram o edifício da Reitoria, no passado dia 22 de Novembro. Estava a decorrer desde as 14,30 horas uma concentração de estudantes no pátio das escolas da Universidade de Coimbra, com cerca de 300 alunos. Durante o protesto, parte dos estudantes subiu a escadaria, começou a bater nas portas, tendo conseguido entrar no edifício da reitoria. Subiram ao primeiro piso, com o grupo da frente a carregar um caixão que simboliza a morte do ensino superior. Ali deixaram o caixão, com velas, e ficaram a manifestar-se, gritando “chamem o reitor”. O reitor reuniu-se depois com o presidente da direção-geral da Associação Académica de Coimbra e com representantes dos núcleos de estudantes das diversas faculdades. 
  • Joaquim Canotilho diz que refundação do Estado só com referendo

    A refundação do Estado, defendida recentemente por Pedro Passos Coelho, deve passar por um referendo. A ideia foi deixada expressa por Joaquim Gomes Canotilho na última das quatro Conferências Políticas organizadas pela Câmara de Coimbra e que se realizou no passado sábado na Casa Municipal da Cultura.
  • DOMINGO I DO ADVENTO (2 de Dezembro de 2012)

    Entrada
        – A Vós, Senhor elevo.................................................................. CEC I 9
        – A Vós elevo a minha alma....................................................... CEC I 9
        – Erguei-vos que vem o Senhor.............................................. NCT 457
  • Bispo de Coimbra reuniu com padres novos

    O Bispo de Coimbra reuniu-se na passada terça-feira, na Casa de Repouso, em Penacova com um grupo de sacerdotes que foram ordenados nos últimos dez anos.
  • Dois livros para viver o Ano da Fé apresentados em Coimbra

    Livros_Ano_da-Fe (2)D. Virgílio Antunes apresentou no passado dia 20 de Novembro, na Livraria Bertrand do Centro Comercial Dolce Vita, duas obras que o Secretariado de Coordenação Pastoral da Diocese de Coimbra decidiu publicar para uma melhor vivência do Ano da Fé, proposta do Papa Bento XVI e que teve início no dia 11 de Outubro.
  • Ao Calor da Fogueira (25 de Novembro de 2012)

    - Estamos a um mês certinho do Natal, Tio Ambrósio! Vossemecê, por certo, já anda a magicar como vai construir o seu presépio! Sim! Que isto de Natal sem presépio não tem piada nenhuma! Lá em casa, a minha pequenada já não pensa noutra coisa!
  • A equinácea

    EquinaceaOriginária da América do Norte, a equinácea é uma das plantas medicinais mais populares nos Estados Unidos, sendo usada na prevenção e cura das constipações vulgares, gripes e outras infecções.
  • A austeridade

    A austeridade pode ensinar os portugueses a viver com o essencial e de uma forma mais solidária, disse há dias à agência Lusa o arcebispo de Braga, Jorge Ortiga.
  • Católicos em Portugal

    Os Açores são a região mais católica de Portugal, segundo os resultados finais do inquérito sobre ‘Identidades Religiosas’ promovido pela Conferência Episcopal, divulgados há dias em Fátima.
  • Uma vida ao serviço dos pobres

    Abbe PierreJá não está entre nós pois faleceu há cinco anos mas não o devemos esquecer. Os franceses consideraram-no durante 17 anos o Homem mais querido e admirado do seu país – a França.
  • Oração pelas vocações sacerdotais

    Padres5A oração é a primeira expressão da fé em Deus que não nos esquece e o caminho para que os nossos corações se abram ao seu chamamento.
  • Valorizar o Domingo

    Missa_CruzO presidente da Comissão Episcopal do Laicado e da Família, da Igreja Católica em Portugal, afirmou que a “debilidade da fé” afecta o Domingo e a coesão do tecido familiar.
  • NEM SÓ DE PÃO… (2 de Dezembro de 2012)

    O Senhor é a nossa justiça
    Na primeira leitura deste Domingo, é-nos apresentado o profeta Jeremias que amaldiçoara o rei de Jerusalém só de m, Joaquim e seu filho Jeconias.
  • DOMINGO I DO ADVENTO (2 de Dezembro de 2012)

    A Palavra de Deus
  • VATICANO II 50 ANOS DEPOIS (17)

    Manuel Augusto Rodrigues
     
    DO ATEÍSMO CLÁSSICO AO NEO-ATEÍSMO DITATORIAL. A METAFÍSICA COMO GARANTE DA LIBERDADE 
     
    1. A vinda do Átrio dos Gentios a Portugal constituiu um evento altamente significativo, desde logo pelo tema escolhido:
  • Guardiães da Sé Velha festejam 20 anos

    Mário Nunes
     
    Volvidos 20 anos, os Guardiães da Sé Velha mostraram aos muitos fiéis que encheram os bancos do templo, que valeu a pena percorrer um caminho de coragem e mesmo de aventura, para enobrecer e revitalizar o maior monumento português em estilo românico e prestar-lhe as honras que lhe devem ser ofertadas.
  • Uma construção ‘inacabada’

    Nuno Santos
     
    Escrever é sempre correr riscos, dizer o que vai dentro na certeza de que fica sempre muito por dizer, é estabelecer relações ‘não controladas’ entre quem escreve e quem lê.
  • A César o que é César

    Fernando Perpétua
     
    Diz-se que o povo português é sereno de brandos costumes etc.etc..  Só que na sua calma maneira de ser parece que, talvez por comodismo, gosta pouco de olhar para o passado e meditar sobre ele.
  • Saúde não pode ser uma “mercadoria” diz Bento XVI

    O Papa alertou, no passado dia 17 de Novembro, para o facto de a saúde não se pode tornar numa simples mercadoria. Numa intervenção durante o encontro anual da Pastoral da Saúde, em Roma, Bento XVI pediu redobrada atenção para com quem sofre. “Hospitais e estruturas de assistência devem repensar o seu papel, para evitar que a saúde, que é um bem universal a assegurar e defender, se torne numa simples mercadoria, sujeita às leis do mercado, e assim um bem reservado a poucos", advertiu. “Nunca pode ser esquecida uma atenção particular à dignidade da pessoa que sofre, aplicando, também no âmbito de políticas de saúde, o princípio de subsidiariedade e da solidariedade”, afirmou ainda o Papa.
  • Papa desvaloriza previsões apocalípticas sobre o fim do mundo

    O Papa desvalorizou, no passado domingo, no Vaticano, as previsões sobre o fim do mundo e lembrou que Jesus evitou agir como um “vidente”, mesmo quando usava imagens apocalípticas nos seus discursos.
  • Bento XVI desafia jovens a serem portadores da esperança de Deus

    Bento XVI desafiou, no passado dia 16 de Novembro, os jovens a participarem no esforço evangelizador da Igreja Católica e a serem portadores da esperança de Deus junto dos colegas e no meio das “dificuldades do mundo contemporâneo”.
  • Algarve: Pedidos de apoio à Cáritas subiram 40 por cento

    A Cáritas Diocesana do Algarve apoiou entre Janeiro e Outubro deste ano “2665 pessoas”, o que representa uma subida de 40 por cento relativamente a igual período do ano passado.
  • Bispo de Lamego preocupado com a desertificação da diocese

    O Bispo de Lamego continua muito preocupado com a desertificação da diocese. D. António Couto diz que existe uma população desequilibrada, o que condiciona muitas vezes o trabalho que é feito em termos pastorais. Quando tomou posse no início deste ano como novo Bispo de Lamego, D. António Couto demonstrou preocupação com a desertificação da diocese e com a camada mais idosa. Preocupação que se mantém. “Seguramente a desertificação intensa da parte jovem, temos uma população desequilibrada, muitos idosos, poucos jovens, sobretudo a partir da idade dos universitários até aos 30 ou 40 anos”, afirma D. António Couto. Este desequilíbrio condiciona por exemplo, o trabalho que é feito em termos pastorais: “Em termos pastorais também isso é importante, não se consegue fazer a pastoral que se faz noutros lugares com mais gente, aqui temos de a fazer com o que há”, alerta. 
  • Bispo de Beja diz que resposta “assistencialista” é insuficiente

    O bispo de Beja afirmou na sua nota semanal que a resposta assistencialista, no actual momento de crise, é insuficiente para ajudar os pobres e que estes podem “contribuir para a mudança”.
  • Presidente da Cáritas diz que a refundação do país está na mudança de estilo de vida

    O presidente da Cáritas Portuguesa considerou, no passado dia 16 de Novembro, em Fátima, que a superação da crise “reclama novos estilos de vida” e “talvez esteja aí a verdadeira refundação para o país”.
  • Baixa taxa de natalidade preocupa Igreja

    O secretário da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) disse, na passada semana, em Fátima, que a baixa taxa de natalidade no país coloca um problema de “sobrevivência” ao seu povo, pedindo mudanças políticas que favoreçam as famílias.
  • Bispo de Bragança quer “pôr em ordem” as contas da diocese

    O bispo de Bragança-Miranda quer uniformizar os critérios de gestão da diocese, para promover uma aplicação mais sustentável e equitativa dos bens financeiros angariados em nome da Igreja.
  • Paulo Aido publica trabalho sobre a última vidente de Fátima

    Irma Lucia Capa 2Em “O Segredo da Irmã Lúcia”, obra que o Cardeal Saraiva Martins considera como “imprescindível livro de cabeceira”, o leitor tem a síntese dos mistérios de Fátima, a histórias das Aparições, as orações do Anjo e de Nossa Senhora,
  • D. Carlos Azevedo defende que Igreja adopte uma nova linguagem

    O delegado do Conselho Pontifício da Cultura (CPC), o bispo português Carlos Azevedo, defendeu, no passado dia 17 de Novembro, em Braga, que a Igreja tem necessidade de se adaptar à linguagem contemporânea.
  • D. José Policarpo: “A nossa missão é estar com as famílias”

    D. José Policarpo, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) e cardeal patriarca de Lisboa, mostrou-se no início da assembleia plenária dos bispos, preocupado com as análises do momento, que consideram “que é sobretudo a família que é mais atingida pelas exigências da austeridade”.
  • Bispos desafiam escuteiros a serem sinal de esperança

    A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) desafiou os membros do Corpo Nacional de Escutas (CNE) a serem um sinal de “esperança” para a sociedade num tempo de crise e dificuldades.
  • Reunidos, em Fátima, de 13 a 15 de Novembro

    Bispos defendem bem comum acima de individualismos pessoais
     
    A Conferência Episcopal pede aos políticos mais diálogo e procura do bem-comum para que se ultrapasse a actual crise, frisou no final o vice-presidente da CEP, D. Manuel Clemente.
  • Cáritas de Coimbra promove campanha de recolha de bens em Penela

    A Cáritas Diocesana de Coimbra vai realizar no próximo sábado, 24 de Novembro, uma campanha de recolha de bens na Loja Minipreço de Penela.
  • Figueira da Foz: escuteiros colaboram nas hortas comunitárias

    São quatro os agrupamentos de escuteiros que vão cooperar na criação de melhores infra-estruturas nas hortas comunitárias e pedagógicas na Várzea de Tavarede.
  • S. Silvestre ganha capela mortuária

    A reivindicação era antiga por parte da população. Depois de alguns avanços e recuos, S. Silvestre tem, finalmente, uma capela mortuária onde pode velar pelos seus mortos.
  • Bispo de Coimbra apresenta livros para uma maior vivência do ano da fé

    Vai ser apresentado, hoje (terça-feira), pelas 18 horas,  pelo Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, na Livraria Bertrand, no Centro Comercial Dolce Vita, os livros “Ano da Fé. 15 temas de reflexão” e “Ano da Fé. Itinerário semanal de oração”, recentemente publicados pelo Secretariado de Coordenação Pastoral da Diocese. 
  • Cáritas Diocesana de Coimbra organiza mais um Seminário para Líderes Sociais

    A Cáritas Diocesana de Coimbra vai realizar, no próximo dia 21 de Novembro, o terceiro seminário do programa LÍDERES SOCIAIS - + FINANCIAMENTO - projectos e estratégias inovadoras.
  • Cáritas e Câmara de Coimbra lançam programa de ajuda alimentar

    O “Restaurante Solidário”, projecto-piloto que tem por finalidade ajudar famílias em situação de pobreza iminente ou exclusão social, arrancou oficialmente a 13 de Novembro, com a assinatura de protocolos entre a Cáritas Diocesana de Coimbra e a Câmara Municipal e dois estabelecimentos comerciais aderentes.
  • Obras nos Claustros da Sé Velha estarão prontas em Abril de 2013

    Visita_obras nos claustros4As obras de requalificação dos Claustros da Sé Velha, interrompidas em Maio deste ano, devido à falência da empresa construtora que venceu o concurso, deverão estar concluídas na Primavera de 2013, estando entregues, após lançamento de novo concurso, à empresa que foi responsável pelo restauro da Torre da Universidade.
  • Arquivo Municipal muda-se para Eiras

    O programa preliminar da construção de um novo edifício para o arquivo municipal foi analisado e aprovado, na passada segunda-feira pelo executivo de Coimbra.
  • Faleceu o Professor Joaquim Domingos

    Faleceu, no passado dia 19 de Novembro, no Instituto de Oncologia de Coimbra, aos 83 anos de idade, Joaquim Maria Domingos, Professor Catedrático do Departamento de Física da Universidade de Coimbra. Joaquim Domingos, natural de Coimbra era casado com a pintora, Susan Mary Harrison e doutorou-se em Oxford, Inglaterra. O físico Carlos Fiolhais considerou que Joaquim Maria Domingos foi um dos professores que mais o marcou. “Pessoa muito sábia e muito humana, é daqueles professores que nos marcam”, concretizou, enfatizando que a “Universidade está de luto”.
  • Manifestantes pedem apenas ligação sobre carris

    Cerca de 250 pessoas participaram no passado sábado de manhã numa manifestação organizada pelo Movimento Cívico de Coimbra, Góis, Lousã e Mirando do Corvo para exigir obras no Ramal da Lousã. A chuva impediu que de deslocassem a pé do Largo da Portagem até Coimbra B, como estava previsto, ficando os manifestantes pela Estação Nova, onde os autarcas voltaram a deixar recados ao Governo.
  • Pinto Balsemão admite que será necessário “limitar desinformação” da Internet

    O papel da Internet e das redes sociais na configuração do espaço público foi no passado sábado questionado num debate em Coimbra, tendo o empresário Pinto Balsemão admitido a necessidade de limitar o que for “desinformação”.
  • Alunos de mestrado da Universidade de Coimbra vão estagiar no Laboratório da Polícia Judiciária

    Os alunos de mestrado de Química Forense da Universidade de Coimbra vão poder realizar estágios no Laboratório de Polícia Científica da Polícia Judiciária (PJ), em Lisboa, ao abrigo de um protocolo que foi celebrado entre as duas instituições na passada segunda-feira.
  • Câmara de Coimbra evoca Aristides de Sousa Mendes

    Aristides Sousa MendesA Câmara Municipal de Coimbra recordou no passado dia 16 de Novembro “um homem normal, que teve um gesto heróico” ou, para o presidente da autarquia, “um homem extraordinário, um português de excepção”, que não hesitou quando teve de decidir entre a sua carreira e a vida de milhares de pessoas.
  • Bispo de Coimbra quer implementar “cultura vocacional” na Diocese

    O Bispo de Coimbra reconheceu que o facto de o Seminário ter deixado de funcionar na nossa diocese não é motivo de alegria, mas também, não podemos entender como uma “desgraça”, mas sim, “como uma oportunidade para se poder criar uma verdadeira cultura vocacional”.
  • Bispo de Coimbra apela à participação na Vigília de Oração pelos Seminários

    A Diocese de Coimbra organiza esta noite, uma Vigília de Oração pelos Seminários. Esta vigília que será celebrada na Sé Nova e presidida pelo Bispo de Coimbra, às 21h30, insere-se dentro da Semana de Oração pelos Seminários, vivido em toda a Igreja Católica.
  • DOMINGO XXXIV DO TEMPO COMUM- CRISTO REI DO UNIVERSO (25 de Novembro de 2012)

    Entrada
        – O Cordeiro que foi imolado.............................................. CEC II 144
        – Sobre um trono.................................................................... CEC II 147
        – Cristo ontem, Cristo hoje, Cristo sempre.............. Hino do Jubileu
  • Seminário de Coimbra: 250 anos de história

    Seminario MaiorO Seminário de Coimbra foi mandado construir por D. Miguel da Anunciação, começando as obras em 1748. Dez anos depois albergava os primeiros candidatos ao sacerdócio, sob a direcção dos Padres Pios Operários.
  • Ao Calor da Fogueira (18 de Novembro de 2012)

    - O Tio Ambrósio, hoje, foi à missa como eu, e ouviu a homilia, sempre simples e em linguagem clara, do nosso Padre Feliciano. Que lhe parece aquela novidade de os nossos seminaristas de Coimbra terem ido estudar para o Porto?
  • O grão-de-bico

    Esta leguminosa contém muito triptofano, um aminoácido essencial para a produção da serotonina a substância que traz sensações agradáveis, a mesma substância que faz do chocolate uma óptima fonte de bem-estar.
  • Oficinas a ganhar

    O mal de uns é muitas vezes o bem de outros. As oficinas e empresas que comercializam componentes e acessórios estão a lucrar com a crise na venda de carros novos, disseram profissionais da área no dia de estreia da Expoauto – Salão Automóvel e da Mecânica.
  • Desnutrição de crianças

    O crescimento e o desenvolvimento de milhões e milhões de crianças asiáticas, com menos de cinco anos, está irremediavelmente comprometido.
  • Mulher de coragem e fé

    Asia Bibi1Já aqui falei nesta cristã paquistanesa, presa há dois anos sob acusação de blasfémia. No primeiro julgamento, Asia Bibi foi condenada à morte, mas devido às diversas manifestações internacionais em variadas esferas, a pena não lhe foi ainda aplicada e aguarda a realização de um novo julgamento que lhe aplique uma sentença justa.
  • Os pobres e a crise

    Fala-se muito nos problemas que a classe média hoje atravessa mas a classe baixa e os pobres são os que mais sofrem.
  • NEM SÓ DE PÃO… (25 de Novembro de 2012)

     
    “Tu o dizes: Eu sou Rei”
     
    A celebração da Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, fecha o Ano Litúrgico onde meditamos, sobretudo, no mistério da sua vida, pregação e anúncio do Reino de Deus.
  • VATICANO II 50 ANOS DEPOIS (16)

    Manuel Augusto Rodrigues
     
    1. A realização de mais um Átrio dos Gentios, desta vez em Portugal (Braga e Guimarães) nos dias 16 e 17 do corrente sobre “O Valor da vida. O estilo de vida e salvaguarda do universo”, proporciona o ensejo para falar de alguns aspectos do Vaticano II relacionados com o ateísmo e a aproximação com os não crentes.
  • Ter (ou não) hábitos de trabalho

    Manuel do Rosário Brandão
     
    Este título ocorreu-me quando, recentemente, presenciei um espectáculo em Coimbra e em que os actores eram os rapazes de Casas do Gaiato. Isto aconteceu aquando do 125º aniversário do nascimento de Padre Américo, que fundou a Obra da Rua.
  • A moeda que foi rejeitada

    A. Borges de Carvalho
                   
    Alguém me despertou: A Susana tem três filhos por baptizar e passa martírios com eles. Lá fui com uma vizinha interessada em trazer luz para aquela situação.
  • A Igreja Católica e as seitas

    Fernando Perpétua
     
    Num linguarejar fácil, num assumir de grande convicção, hoje tudo se justifica, sobretudo quando está em causa o melhor dos nossos comodismos que cada um se acha no direito de ter.
  • Sejamos crentes e embaixadores da fé!

    Aldo Aveiro
     
    Jesus é a origem da fé. Aliás, a profissão de fé dos crentes começa por Deus, porque Deus é “o Primeiro e o Último” (Is 44, 6), o Princípio e o Fim de tudo. Assim, a oração do Credo começa por Deus Pai, porque o Pai é a Primeira Pessoa divina da Santíssima Trindade, e nisso os crentes devem ajuizar, aprofundar e testemunhar a sua fé.
  • Os degraus do seminário

    Jorge Cotovio
     
    Eles não falam. Mas quando os vemos sentimos bem quantos terão sido os pés que os pisaram ao longo dos tempos.
  • Um desafio às famílias cristãs, na Semana dos Seminários

    Joaquim Ribeiro Jorge
     
    Fiz sessenta anos de padre, no passado mês de Agosto! Com a alma em festa, a vibrar de alegria, presidi a uma solene Concelebração Eucarística, na qual participamos os nove sacerdotes que restam dos trinta e quatro nascidos na Paróquia de Calvão, durante o século XX!...
  • Novo livro do Papa chega à Portugal no dia 21 de Novembro

    O novo livro de Bento XVI, que conclui a sua trilogia sobre Jesus de Nazaré, vai chegar às livrarias portuguesas no dia 21 de Novembro. Na obra, o Papa defende que a figura de Cristo se distingue das personagens da mitologia e apela à “seriedade” da pesquisa histórica. “Jesus não nasceu nem apareceu publicamente no vago outrora do mito. Ele pertence a um tempo datável exatamente e a um ambiente geográfico indicado com clareza”, escreve Bento XVI no volume intitulado «A infância da Jesus». O livro vai abordar os chamados “evangelhos de infância”, sobre os primeiros anos de vida de Cristo, e é apresentado pelo próprio Papa como uma introdução aos dois livros precedentes sobre a figura e a mensagem de Cristo.
  • Bento XVI recusa que universo resulte do “caos”

    O Papa afirmou, no passado dia 8 de Novembro, no Vaticano que “o universo não é um caos ou o resultado do caos”, mas uma “complexidade ordenada” que manifesta a “unidade”. A abordagem “interdisciplinar da complexidade” mostra que as ciências “estão interligadas entre si e vocacionadas ao estudo da natureza como uma realidade unificada, inteligível e harmoniosa”, afirmou aos 60 participantes na assembleia plenária da Academia Pontifícia das Ciências.
  • Papa alerta para “slogans” que desvirtuam a realidade

    Bento XVI alertou, no passado dia 11 de Novembro, para a necessidade de ver para lá das aparências e evitar que estas condicionem a relação “com Deus e com os outros”. “Muitas vezes, deixamo-nos impressionar e condicionar pelas aparências e os ‘slogans’ que desnaturam as coisas. Procuremos ver, para lá do que parece, a centelha de bondade que ali está depositada e que poderá iluminar o nosso juízo”, disse o Papa, perante milhares de pessoas reunidas no Vaticano para a oração do Angelus, debaixo de chuva. Segundo Bento XVI, esta atitude permitirá que as pessoas tenham relações mais verdadeiras e sejam “mais livres”. Na sua habitual catequese dominical, o Papa aludiu às figuras das viúvas na Bíblia, que viviam numa situação de particular dificuldade material, para afirmar que “ninguém é tão pobre que não possa dar alguma coisa” pelo bem dos outros.
  • Bento XVI diz que “a oração dos idosos protege o mundo”

    O Papa visitou, no passado dia 12 de Novembro, um centro de acolhimento de idosos em Roma e aproveitou para dar alento aos que, como ele, já estão no Outono da vida. Para Bento XVI, esta fase da vida é bela e nunca deve dar lugar à tristeza: “É belo ser idoso! Em cada idade, é preciso descobrir a presença e a bênção do Senhor e as riquezas que contém. Nunca nos devemos entregar à tristeza. Recebemos o dom de uma vida longa. Viver é belo, mesmo na nossa idade, apesar de alguns achaques e limitações. Que no nosso rosto haja sempre a alegria de nos sentirmos amados por Deus e nunca a tristeza”.  Aos 85 anos, o Papa falou com os idosos de igual para igual, apresentando-se como bispo de Roma, e lembrou  o exemplo do seu antecessor: “O exemplo do Beato João Paulo II foi e continua a ser iluminador para todos. Não esqueçam que, entre os recursos preciosos que tendes, está o da oração, que é essencial: tornem-se intercessores junto de Deus, rezando com fé e constância”.
  • Música sacra é um instrumento de fé e pode ajudar Nova Evangelização

    Bento XVI considerou, no passado dia 10 de Novembro, que a música sacra não é um elemento decorativo ou acessório, mas é “a própria liturgia”, sendo por isso um instrumento de fé. O Papa recebeu cerca de seis mil participantes do Encontro promovido pela Associação Italiana Santa Cecília, que este domingo vão atuar na Basílica de São Pedro, na celebração presidida pelo Cardeal-arcipreste Angelo Comastri. Para Bento XVI a música sacra pode favorecer a fé e cooperar com a Nova Evangelização. “Quantos não foram tocados, no profundo das suas almas, ao ouvir música sacra”, considerou o Papa para quem o canto ajuda a “conferir à recitação dos salmos uma maior força comunicativa”. No seu discurso aos participantes no encontro na sala Paulo VI, Bento XVI fez votos para que a música litúrgica “tenda sempre mais ao alto, para louvar dignamente o Senhor e mostrar que a Igreja é o lugar onde a beleza «é de casa»”.
  • Papa cria nova Academia Pontifícia para promover o latim

    Bento XVI criou, no passado sábado, uma nova Academia Pontifícia para a promoção do latim, sublinhando assim a estima que a Igreja Católica tem dedicado ao longo dos séculos à sua língua oficial. “A língua latina sempre foi tida em altíssima consideração pela Igreja Católica e pelos Romanos Pontífices [Papas], os quais assiduamente promovem o seu conhecimento e difusão, tendo-a assumido como língua oficial, capaz de transmitir universalmente a mensagem do Evangelho”, escreve Bento XVI. Segundo o Papa, é “urgente apoiar o compromisso para um maior conhecimento e um uso mais competente da língua latina, tanto no âmbito eclesial como no mais vasto mundo da cultura”.
  • Uma vela por cada desempregado

    O presidente da Cáritas lançou um apelo à participação dos portugueses na campanha de Natal da organização católica, pedindo que seja adquirida uma vela por cada pessoa desempregada como gesto de “pedagogia do próximo”.
  • Operação “10 Milhões de Estrelas” apoia famílias carenciadas

    vela_caritasA Cáritas Portuguesa lançou na passada semana a operação “10 Milhões de Estrelas — Um Gesto pela Paz”, cujas receitas se destinam este ano a famílias carenciadas e a um projecto de desenvolvimento rural na Amazónia.
  • Livro lembra importância de Concílio Vaticano II

    Foi lançado, no passado domingo, em Lamego, um livro que quer acabar com a ignorância sobre o Concílio Vaticano II. São muitos os que desconhecem a importância do acontecimento que assinala 50 anos.
  • Padre Tony Neves estranha contraste entre fome e riqueza em Angola

    JCF_4092É estranho que haja situações de fome num país com tantos recursos como Angola. A preocupação foi sublinhada pelo padre Tony Neves, à margem do lançamento do livro “Angola, Justiça e Paz (1989-2002)”, obra que traz ao grande público a tese de doutoramento do sacerdote espiritano.
  • XIV FÓRUM ECUMÉNICO JOVEM

    JCF_4175Carta da Esperança
     
    Mais de 200 jovens, vindos de todo o país, responderam ao convite das Igrejas Católica, Lusitana, Metodista e Presbiteriana e participaram no XIV FEJ, realizado no Colégio Salesiano do Porto, a 10 de Novembro.
  • Diminuição da natalidade vai implicar mais instâncias de solidariedade

    O decréscimo da taxa de natalidade em Portugal vai implicar o surgimento de novas instâncias de solidariedade e diminuir o papel do Estado na Segurança Social, prevê o sociólogo Alfredo Teixeira, da Universidade Católica Portuguesa.
  • Vigília pela vida nascente

    Bento XVI e bebePelo terceiro ano consecutivo, a Diocese de Coimbra vai assinalar o início do Tempo de Advento com uma vigília de oração pela vida dos nascituros, correspondendo, assim, ao convite que o Papa formulou, há três anos, aos bispos, sacerdotes e fiéis do mundo inteiro, no sentido de realizarem celebrações e iniciativas de oração para reforçar o compromisso e promover o testemunho eclesial em favor de uma cultura da Vida e do Amor.
  • No centenário da Paróquia de São Caetano

    S. Caetano (1)D. Virgílio Antunes apelou à oração familiar e ao apoio dos catequistas para aumentarem as vocações na diocese
     
    Centenas de pessoas encheram a igreja matriz, na noite de 6 de Novembro, para participarem na missa de acção de graças pelos cem anos da paróquia de São Caetano. A comunidade estava em festa, não só por assinalar a efeméride, mas também por receber, pela primeira vez, a visita de D. Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra.
  • Semana Bíblica em Soure

    Soure_Semana_BiblicaA paróquia de Soure, do (novo) arciprestado do Baixo Mondego, em conjunto com as paróquias do antigo arciprestado de Alfarelos e Soure, realizou mais uma edição da sua Semana Bíblica, entre os dias 5 e 9 de Novembro.
  • Associação Cultural e Recreativa do Seixo comemora 32.º aniversário

    acr 3Mais de cem pessoas (apesar da noite chuvosa) assistiram e participaram no concerto pelo Grupo Vocal Canticus Camerae, da Figueira da Foz, no Salão Paroquial do Seixo, espectáculo no âmbito do Festival de Música de Coimbra e que integrou as comemorações do 32º aniversário da Associação Cultural e Recreativa do Seixo de Mira, terminando em coro com a musica Happy day cantada efusivamente por todos os participantes.
  • Pampilhosa da Serra inaugura unidade hoteleira de quatro estrelas

    Hotel PampilhosaA Pampilhosa da Serra inaugurou no passado dia 9 de Novembro o Villa Pampilhosa Hotel, uma unidade de quatro estrelas, que representa o maior investimento privado de sempre no concelho.
  • Distrito de Coimbra perde meia centena de freguesias

    - Concelho de Coimbra pode perder 13 das 31 freguesias
     
    A Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território propõe uma redução de 52 freguesias no distrito de Coimbra. A proposta elaborada (faltando ainda a resolução do concelho de Penela), foi entregue na Assembleia da República e a decisão é agora política, como assumiu Manuel Lopes Porto, que liderou aquele grupo de trabalho.
  • Coimbra: Movimento Cívico manifesta-se pela continuidade das obras no Ramal da Lousã

    Movimento Cívico de Miranda do Corvo, Lousã, Coimbra e Góis vai manifestar-se no dia 17 de Novembro, em Coimbra, exigindo o retomar das obras no Ramal da Lousã, estrutura ferroviária inactiva desde 2010.
  • Câmara de Coimbra aprova instalação de unidade da IKEA no Planalto de Santa Clara

    A Câmara de Coimbra aprovou no passado dia 5 de Novembro, por unanimidade, o pedido de informação prévia da IKEA, para a instalação de uma unidade da multinacional no planalto de Santa Clara, na margem esquerda do Mondego.
  • LAHUC lança campanha para recolher bens alimentares

    “Gestos que Alimentam” é o mote de uma campanha de solidariedade que a Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra (LAHUC) está a promover.
  • Colégio de São José comemora noventa anos

    Colegio S. JoseO Colégio de São José vai comemorar de 22 de Novembro a 7 de Dezembro os seus noventa anos. O programa foi dado a conhecer nas suas instalações, situado na Conchada e pertencente à congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, cuja continuidade chegou recentemente a estar em causa.
  • Comunidade timorense em Coimbra evoca o Massacre de Santa Cruz

    Missa Timor fig 5A comunidade timorense a residir em Coimbra evocou, no passado Domingo, à noite, o Massacre de Santa Cruz, em Díli (Timor-Leste), 12 de Novembro de 1991.
  • Capela da Universidade encerrada para obras

    Capela_UniversidadeA Capela da Universidade de Coimbra (UC) encontra-se encerrada ao público desde do início deste mês, tendo já sido cancelado todas as cerimónias religiosas, casamentos e alguns concertos agendados para aquele local.
  • Sujidade e barulho preocupam pároco da Sé Velha

    O pároco da Sé Velha, monsenhor João Evangelista Ribeiro Jorge aproveitou o lançamento da Comissão Social da freguesia de Almedina para lamentar, uma vez mais, os problemas relacionados com a sujidade nas escadarias daquele templo e o barulho nocturno naquela zona da cidade. A nova comissão que reúne uma vez por mês todas as instituições da freguesia de Almedina não pretende apenas resolver os problemas sociais existentes, mas sim os problemas que enfrentam os moradores. Para além da Junta, fazem parte da Comissão, as Criaditas dos Pobres, a Casa de Infância Elísio de Moura, Centro Paroquial da Sé Velha, Ateneu de Coimbra, associações Atlas e Sentido, Escola EB1 de Almedina, Agrupamento de Escuteiros da Sé Velha e a Casa de Formação Cristã. 
  • João Rebelo eleito presidente da Metro Mondego

    Depois de um vazio directivo que durou meses, João Rebelo foi (finalmente) eleito presidente da Metro Mondego (MM), em Assembleia-Geral. O antigo vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra foi eleito por unanimidade, numa reunião em que estiveram todos os accionistas presentes (Estado, Câmaras de Coimbra, Miranda e Lousã, Refer e CP). Em simultâneo, a Assembleia aprovou a alteração de estatutos, nomeadamente o artigo 16.º referente à composição do Conselho de Administração, até aqui composto por três executivos e quatro não executivos. Daqui em diante haverá apenas um administrador executivo e dois administradores não executivos: Carlos Ferreira e Leonel Nunes Pedro. Luís Antunes, presidente da Câmara da Lousã ocupa a presidência da Assembleia-Geral, sendo acompanhado por Paulo Leitão e Sónia Serrano Pujalrás.
  • Reitor apela a “todos” para que digam aos deputados “chega” de cortes

    O reitor da Universidade de Coimbra (UC), João Gabriel Silva, afirmou no passado dia 9 de Novembro que “chega” de cortes orçamentais para as universidades e apelou a “todos” para que façam chegar essa mensagem aos deputados na Assembleia da República. Após a leitura da declaração dos reitores das universidades públicas portuguesas, que teve lugar, no dia 9 de Novembro, João Gabriel Silva propôs que “todos, por e-mail, telefone, redes sociais, correio” e outros meios, “digam aos deputados que chega”. Discordando de quem diz “mal dos políticos”, o reitor da UC argumentou que “somos nós quem os elegemos” e, por isso, “a responsabilidade é nossa – não vamos daí lavar as mãos” –, mas, advertiu, “são eles quem nos representam”.
  • Adriano Moreira preocupado com o Estado Social

    O Professo Adriano Moreira afirmou, no passado sábado, em Coimbra, que “o Estado Social está, hoje, a ser posto em causa” assumindo o ineditismo do momento actual. “Nunca vi uma situação tão severa na vida portuguesa como a de hoje”, declarou o antigo líder do CDS-PP. A situação “gravíssima” que o país vive “neste momento” levou Adriano Moreira a assumir: “o meu problema não é com o Estado, é com o estado a que isto chegou”. O antigo ministro de Oliveira Salazar considerou que a “situação, neste momento, exige uma unidade nacional”, até porque, reforçou, “a situação para à qual estamos a caminhar é inquietante”. Adriano Moreira foi um dos intervenientes na segunda sessão, intitulada “Direitos Sociais e Democracia Económica”, da iniciativa da Câmara Municipal de Coimbra e da Fundação Bissaya Barreto. Neste debate, participaram ainda José Miguel Júdice e Carvalho da Silva.
  • Investigadores de Coimbra desenvolvem vacina oral para a hepatite B

    Investigadores da Universidade de Coimbra (UC) desenvolveram uma vacina oral para a hepatite B, “mais eficaz e potencialmente mais estável” que a vacina injectável. A vacina oral para a hepatite B, descoberta por uma equipa de cinco investigadores do Centro de Neurociências (CNC) e da Faculdade de Farmácia da UC (FFUC), “já foi testada ‘in vivo’ (em ratinhos) com sucesso”, adianta uma nota da reitoria da Universidade. A hepatite B, “a mais perigosa das hepatites”, é, segundo dados da OMS, responsável pela morte de 600 mil pessoas por ano, em todo o mundo.
  • Líder da CGTP pede intervenção de Cavaco Silva

    O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, exortou no passado dia 8 de Novembro, em Coimbra, o Presidente da República a assumir as suas responsabilidades na proposta de Orçamento do Estado para 2013, enviando o documento para o Tribunal Constitucional. O líder da CGTP reafirmou que o Governo “merece um veto político” da parte do Presidente da República “porque está a afundar o país”. Por outro lado, Arménio Carlos exigiu, “no mínimo”, que Cavaco Silva “analise, reflita e de acordo com a sua consciência não deixe de ter presente o sofrimento com que a esmagadora maioria do povo português está a ser confrontado”.
  • Empresários da restauração queixam-se a João Paulo Barbosa de Melo da subida do IVA

    Um grupo de empresários da restauração sensibilizou na semana passada o presidente da Câmara Municipal de Coimbra para os problemas que afectam o sector. Os proprietários dos restaurantes expuseram a João Paulo Barbosa de Melo a difícil situação em que se encontram na sequência da subida da taxa do IVA, agravada pela notória diminuição de clientela. Muitos empresários ponderam o despedimento de alguns dos seus funcionários…
  • Diocese de Coimbra cria novos arciprestados

    Fruto de um trabalho que se tem vindo a desenvolver nos últimos anos, coordenado pelo Padre Idalino Simões, foi tornado público, no dia 9 de Novembro, a nova constituição dos arciprestados da Diocese de Coimbra. 
  • Nota Pastoral do Bispo de Coimbra para a Semana dos Seminários

    Brasao Dom Virgilio1.Semana Nacional dos Seminários
    De 11 a 18 de Novembro de 2012 celebramos a Semana dos Seminários, subordinada ao tema: “O sacerdote, irmão na fé e servidor da fé dos irmãos”.
  • DOMINGO XXXIII DO TEMPO COMUM (18 de Novembro de 2012

    Entrada
        – Eu darei ao meu povo a salvação.................................... CEC II 119
        – Dai a paz, Senhor................................................................. CEC II 111
        – Lembrai-vos, Senhor da Vossa Aliança............................. CEC II 96
  • Abertas inscrições para experiência missionária

    Estão abertas as inscrições, até dia 14 de Novembro, para jovens (a partir dos 18 anos) que queiram integrar o projecto missionário da Diocese conhecido como “Grupo Missionário João Paulo II”.
  • Raiz da salsa

    Raiza da SalsaAs raízes de salsa comidas como nabos têm sido usadas em doenças renais e inflamações da próstata porque activam o aparelho urinário.
  • Será ético?

    Várias escolas britânicas submeteram meninas entre os 13 e os 16 anos a tratamentos com contraceptivos sem conhecimento dos seus pais, segundo revelou um inquérito realizado pelo jornal "The Daily Mail".
  • O preço do ensino

    O Tribunal de Contas acaba de divulgar um estudo sobre o custo dos alunos no ensino obrigatório, que lhe foi pedido pelo grupo parlamentar do PSD quando na oposição.
  • Um novo “cura de Ars”

    P. Michel MarieUm sacerdote está a dar que falar em Marselha, cidade do Sul de França. E pelos melhores motivos.
  • Ao Calor da Fogueira (11 de Novembro de 2012)

    – Estava eu ali, ainda agora, em conversa com o Sanguessuga, e ele garantiu-me que não vendeu, no seu estabelecimento, castanhas tão saborosas como as suas!
  • Semana dos Seminários

    Seminario MaiorA Igreja Católica em Portugal vai promover de 11 a 18 de Novembro a Semana dos Seminários, procurando chamar mais jovens ao sacerdócio no contexto do Ano da Fé convocado por Bento XVI.
  • Desempregados

    DesempregoO Conselho Económico e Social (CES) prevê que “no final do terceiro ano do programa de ajustamento (PAEF), Portugal terá menos 428 mil empregos do que no início do PAEF (-4,3% em 2012 e -1,7% em 2013)”.
  • VATICANO II 50 ANOS DEPOIS (15)

    “Pauperes Evangelizantur”
     
    Manuel Augusto Rodrigues
     
    1. As publicações e iniciativas sobre o Vaticano II multiplicam-se e com resultados muito positivos.
  • De Papa para Papa, saudações e votos de reunificação

    “Foi com muita alegria que soube da sua eleição enquanto Papa de Alexandria e Patriarca da Sé de São Marcos”.
  • Atenção ao próximo é marca da fé católica

    A reflexão papal partiu de uma passagem do Evangelho segundo São Marcos, lida nas igrejas de todo o mundo este domingo, sobre o “mandamento do amor que é duplo: amar a Deus e amar o próximo”.
  • Papa explica a importância da Fé

    papa8Na audiência-geral do passado dia 31 de Outubro, o Papa falou da fé, considerando que apenas faz sentido viver esse dom de Deus no contexto da Igreja.
  • Bispo do Porto apela ao envolvimento de todos para salvaguardar o Estado social

    D. Manuel Clemente 14O Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, defendeu no passado dia 2 de Novembro a salvaguarda do Estado social, afirmando tratar-se de “uma temática em que ninguém pode ficar de fora”.
  • Surgimento de novas vocações depende de uma fé “formada e constantemente alimentada”

    Conego Emanuel 6O secretário da Comissão Episcopal de Vocações e Ministérios (CEVM) diz que a falta de candidatos à vida consagrada é um sinal de que a Igreja precisa de reforçar a sua acção evangelizadora junto das comunidades.
  • Igreja esclarece que feriados religiosos estão apenas suspensos

    Padre Manuel Morujao1Os dois feriados religiosos do Corpo de Deus e do Dia de Todos os Santos, vão ser suspensos durante cinco anos e não suprimidos, garante o porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).
  • D. José Policarpo pede sociedade mais justa

    D. Jose Policarpo 12A necessidade de uma sociedade “mais transparente e justa” foi uma das conclusões da iniciativa, «Portugal: O país que queremos ser», promovida pela Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP) e realizada, no passado dia 3 de Novembro, em Lisboa.
  • D. Jorge Ortiga pede atenção aos portugueses que emigram

    Jorge OrtigaO presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade diz que as instituições da Igreja na diáspora precisam de “criatividade” para ir ao encontro dos portugueses que emigram.
  • Bispo de Beja critica os políticos por “fazerem leis para se protegerem”

    D. Antonio VitalinoO Bispo de Beja acusou os políticos de fazerem leis para se “protegerem” e de se deixarem “dominar por lobbies poderosos” quando estão no poder, o que tem levado “muita gente” a deixar de “acreditar e confiar” neles.
  • Há 85 mil pedidos de bolsa à espera de deferimento

    Quase dez mil pedidos de bolsa de estudo para o ensino superior foram deferidos e cerca de 3.500 rejeitados até 29 de Outubro, numa altura em que estavam pendentes perto de 85 mil outras situações, indica uma informação da Direcção-Geral do Ensino Superior.
  • Louçã deixa coordenação do Bloco de Esquerda

    Francisco Louçã abandona no próximo fim-de-semana a liderança do Bloco de Esquerda (BE), onde ao longo de 13 anos conduziu o partido em “vitórias” na legislação de costumes e no combate à corrupção, mas também viveu derrotas eleitorais pesadas, como sucedeu em 2011.
  • Chanceler alemã visita Portugal

    A chanceler alemã Angela Merkel desloca-se a Portugal no dia 12 de Novembro e irá visitar com o primeiro-ministro português a Autoeuropa, em Palmela, e abrir um fórum económico no Centro Cultural de Belém. Nesta visita, a chanceler ainda irá reunir-se com Cavaco Silva e Pedro Passos Coelho. Esta visita é vista por ambos os governos, como uma manifestação de solidariedade, de confiança e de apoio, por parte da Alemanha, aos esforços de Portugal no cumprimento do programa de ajustamento assinado com a “troika”.
  • Utentes sem ida ao médico vão ser contactados

    Os utentes que não têm consultas com o médico de família há três anos começaram esta semana a ser contactados pelos centros de saúde, para dizerem se pretendem manter o lugar na lista do médico.
  • Levantamento recorde nos depósitos a prazo

    As famílias portuguesas levantaram 725 mil euros de depósitos a prazo, durante o passado mês de Setembro, o que corresponde ao valor mais elevado no espaço de três anos e meio e poderá representar uma inversão de tendência.
  • Mensagem de D. Virgílio para a Semana dos Seminários

    D. Virgilio Antunes21SACERDOTE, IRMÃO NA FÉ E SERVIDOR DA FÉ DOS IRMÃOS
     
    1. A Semana dos Seminários, de 11 a 18 de Novembro de 2012, oferece aos fiéis uma oportunidade de aprofundamento sobre o mistério do padre e sobre o ministério que ele realiza na Igreja.
  • Encontro Europeu de Taizé em Roma

    Vaticano 4Jovens de Coimbra ao encontro com o Papa
     
    Estão já abertas as inscrições para a participação no encontro europeu de Jovens organizado em Roma pela comunidade de Taizé no final do ano.
  • Pombeiro da Beira: Capela da Rainha Santa Isabel classificada como monumento de interesse público

    A capela da Rainha Santa Isabel, situada na Póvoa da Tainha Santa, freguesia de Pombeiro da Beira, foi recentemente considerada como monumento de interesse público.
  • Conversas e memórias com gentes de Lorvão e Penacova

    Os utentes do Centro Social e Paroquial de Lorvão e do Cantinho dos Meus Velhos participaram em mais uma sessão de “Conversas e Memórias”, na Biblioteca Municipal de Penacova.
  • Cantanhede: Carlos Fiolhais em “Pontes do desassossego”

    “Partículas, genes e Deus: A ciência moderna e o divino”, é o tema do segundo ciclo “Pontes do desassossego” promovido pela paróquia de Cantanhede.
  • Soure: Jovens vão partilhar experiência vivida em Taizé

    Soure. igreja da misericordiaNuma organização do arciprestado de Soure realiza-se no próximo sábado, dia 10 de Outubro, a partir das 15 horas naquela vila, um encontro no qual os jovens daquela região que estiveram em Taizé no Verão procurarão partilhar a sua experiência, com o objectivo de dar a conhecer melhor aquela comunidade ecuménica e desafiar os participantes a participar no Encontro europeu de Roma ou em futuras peregrinações a Aldeia da Borgonha.
  • Santiago da Guarda: Rádio Vida Nova FM comemora aniversário

    Radio Vida_NovaA Rádio Vida Nova, CRL, com sede em Santiago da Guarda – Ansião e frequência em 105.05 Mhz, iniciou a 26 de Fevereiro as comemorações dos seus vinte e cinco anos de existência.
  • Lousã: ARCIL ajuda a criar oportunidades de trabalho

    É com o objectivo de preparar pessoas para aproveitarem melhor as poucas oportunidades de trabalho existentes num mercado em crise que a ARCIL (Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã) actua, desde 1986, na área da formação profissional de pessoas com deficiência ou incapacidade.
  • Oliveira do Hospital: refeições gratuitas para os carenciados

    A Fundação Aurélio Amaro Dinis (FAAD) e o Centro Social de Aldeia das Dez são as duas instituições oliveirenses que vão poder disponibilizar refeições quentes aos mais necessitados, no âmbito do programa de criação das cantinas sociais, lançado pelo Ministério da Segurança Social.
  • Ourentã: Centro Social cria projecto “bebé solidário”

    Não deite fora aquelas roupas que os seus filhos já não usam nem aqueles brinquedos e livros que já colocou no sótão. Pense nas famílias carenciadas, que têm crianças que podem usar essas mesmas roupas, brinquedos e livros.
  • Igreja de Assafarge acolheu concerto de grupos corais

    AssafargeNa falta de salas para concertos públicos que correspondessem às necessidades para apresentação do canto coral e dos seus valores formativos, musicais e humanos, as igrejas pela sua volumetria e configuração tem dado um grande contributo para a sua divulgação.
  • Pastoral Juvenil promove formação para animadores

    O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil de Coimbra (SDPJ) promove no próximo dia 17 de Novembro, uma formação dirigida a animadores de grupos de jovens.
  • Pastoral Universitária promove Semana Solidária

    Justica e PazDe 12 a 17 de Novembro, realiza-se na cidade de Coimbra a terceira edição da “Semana Solidária”. Este ano, a feira vai estar disponível em três locais: no Instituto Justiça e Paz, no Bloco Central das Cantinas SAS da Universidade de Coimbra e na Cantina A da Escola Agrária. Parte das vendas dos produtos desta feira (na sua maioria oferta de artesãos de Coimbra) reverterá para o projecto «Fundo Solidário».
  • Pedidos de apoio junto da Cáritas não param de aumentar

    A campanha de recolhas de bens alimentares realizada pela Cáritas Diocesana de Coimbra no passado fim-de-semana foi mais um sinal muito positivo do espírito solidário que se vive em Portugal.
  • Cáritas de Coimbra distribui mais 130 refeições diárias em cantina social

    A Cáritas Diocesana de Coimbra celebrou mais um protocolo no âmbito das cantinas sociais, reforçando o número de refeições disponibilizadas para as pessoas mais carenciadas.
  • Festival Caminhos do Cinema Português teme acabar por falta de apoios financeiros

    A 19.ª edição do Festival Caminhos do Cinema Português começa amanhã, dia 9 de Outubro, em Coimbra, com esperança de não ser a última dado a falta de apoios financeiros ao sector, afirmou o director do certame. Promovido pelo Centro de Estudos Cinematográficos da Associação Académica de Coimbra, o festival decorre até 17 de Novembro e apresenta cerca de 200 obras inscritas, um terço das quais (66) na secção competitiva.
  • Associação Académica de Coimbra celebra 125 anos com a missão de ajudar estudantes em tempo de crise

    Associacao Academica 1A Associação Académica de Coimbra (AAC) assinalou, no passado sábado, 125 anos de existência, com uma gala no Teatro Académico de Gil Vicente, continuando a apostar na ajuda aos estudantes nos “tempos incertos que se avizinham”, com políticas de maior proximidade aos 23 mil associados.
  • Equipamento para medir o som tenta explicar queda de um brasão no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha

    Vários dispositivos que medem o impacto do som exterior e interior no mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, estão instalados no edifício medieval para tentar perceber a causa da queda de um brasão em pedra ocorrida recentemente.
  • Investigador da Universidade de Coimbra desenvolve interface cérebro-computador para pessoas com limitações motoras graves

    Gabriel-Pires_1O investigador Gabriel Pires, do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) da Universidade de Coimbra (UC), criou um interface cérebro-computador para pessoas com limitações motoras graves, nomeadamente doentes com esclerose lateral amiotrófica (ELA), pessoas tetraplégicas e com paralisia cerebral, já validado clinicamente.
  • Duzentos antigos trabalhadores da Estaco reúnem-se em convívio

    Antigos funcionários juntaram-se num almoço de confraternização e lembraram aquela que foi uma das maiores fábricas a nível nacional.
  • NEM SÓ DE PÃO… (18 de Novembro de 2012)

    A vinda do Filho do Homem
     
    Estamos a chegar ao fim do Ano Litúrgico que é, como todos nos damos conta, não apenas um resumo de um tempo já concluído (a revelação do Antigo e Novo Testamentos), mas também o símbolo de toda a história – a história de cada um de nós, a própria história universal.
  • Manuela Ferreira Leite critica política do Governo em relação aos reformados

    A ex-líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, criticou a política do Governo em relação aos reformados, considerando-a “inimaginável numa sociedade que quer manter a classe média”. “Uma política neste sentido não resolve os problemas das pessoas e aniquila a classe média”, afirmou, não tendo dúvidas de que esta “é um perigo para a democracia”. A ex-ministra das Finanças foi, no passado dia 3 de Novembro, uma das oradoras da primeira sessão das Conferências Políticas, organizadas pela Câmara Municipal de Coimbra e Fundação Bissaya Barreto e que, até ao dia 24, acolhem, na Casa da Escrita, personalidades para debater o tema: “A Democracia e o Futuro”.
  • Reitor espera que os anunciados cortes orçamentais nas universidades não se concretizem

    O reitor da Universidade de Coimbra (UC), João Gabriel Silva, espera que “o bom senso prevaleça” e que os anunciados cortes orçamentais nas universidades para o próximo ano não se concretizem. “Vamos intensificar todos os esforços para explicar ao Governo” que o caminho que está a seguir “é uma via insustentável para o ensino superior” e que os cortes para 2013 deixarão “todas as universidades portuguesas abaixo da linha de água”, afirma João Gabriel Silva.
  • Joaquim Murta afirma que a situação da Faculdade de Medicina será “catastrófica” com cortes orçamentais

    O director da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) afirmou que a situação desta escola no atual contexto de crise “é péssima” e antecipou um cenário “catastrófico” caso se confirme o corte orçamental da UC. “Hoje em dia, a gestão corrente da faculdade é muito difícil, não há dinheiro para nada”, disse Joaquim Murta, adiantando que a gestão corrente desta escola “é muito difícil” e que “não há dinheiro para nada”, mesmo para “as coisas mais básicas”. Falta de verba para toners das impressoras onde são impressos os exames dos alunos, para o papel higiénico ou para as rações dos animais do biotério foram alguns dos exemplos dados por Joaquim Murta.
  • Paulo Trincão vai ser o novo director do Jardim Botânico

    Paulo Trincão, antigo director do Museu do Museu da Ciência e da Técnica, vai ser o novo director do Jardim Botânico de Coimbra. A informação foi avançada pela actual responsável daquele espaço, Helena Freitas no âmbito da visita da Governadora do Distrito 1970 do Rotary Internacional. A vice-reitora da Universidade de Coimbra esclareceu que só em Janeiro de 2013 é que Paulo Trincão assumirá formalmente funções e estará a tempo inteiro.  
  • Pedro Machado foi reeleito presidente da Turismo do Centro

    Pedro Machado foi reeleito no passado dia 2 de Novembro presidente da Turismo do Centro (TC). O vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho está preocupado em promover o melhor possível a Região Centro em 2013. Uma das suas grandes apostas será no marketing e nas vendas. Outro desafio é a integração das áreas Leiria/Fátima e da Serra da Estrela na Turismo do Centro, assim que for aprovada a nova lei.
  • Estudantes de Coimbra anunciam protestos para Novembro

    Os estudantes da Universidade de Coimbra promovem, em Novembro, dois protestos contra o corte de verbas previstas no Orçamento do Estado 2013 para o ensino superior, segundo uma nota da Associação Académica de Coimbra (AAC). Reunidos em assembleia magna, no passado dia 30 de Outubro, os estudantes decidiram associar-se, no próximo dia 14, aos protestos ibéricos contra a austeridade, com o encerramento da Porta Férrea e a utilização de faixas pretas em diversos locais da Alta Universitária. Para o dia 22, a estrutura juvenil agendou uma acção de protesto de “forte mobilização”, em moldes que ainda vão ser definidos pela AAC e pelos núcleos de estudantes.
  • Pedro Vaz Serra acusado de burla qualificada

    Pedro Vaz Serra, antigo gestor no Banco Privado Português (BPP), acaba de ser acusado, pelo Ministério Público (MP), de autoria de 12 crimes de burla qualificada, segundo o jornal “Campeão das Províncias”. Ao arguido, acrescenta o semanário, “foi imputada, ainda, a prática de 12 crimes de falsificação de documento”.
  • José Mattoso e João Salaviza distinguidos pela Fundação Bissaya Barreto

    Instituído pela Fundação Bissaya Barreto para homenagear aquele que foi seu presidente entre 1981 e 2008, o Prémio Nuno Viegas Nascimento é este ano atribuído na área da Cultura e distingue, em ex-aequo, o historiador José Mattoso e o jovem cineasta João Salaviza. O prémio será entregue numa cerimónia pública a ter lugar, dia 26 de Novembro, no Campus do Conhecimento e da Cidadania da Fundação, em Bencanta.
  • Maria da Conceição distinguida como “Profissional do Ano”

    O Rotary Clube de Coimbra/Olivais elegeu como “Profissional do Ano 2012” a directora da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Maria da Conceição Bento. O elogio de Maria da Conceição Bento foi feito por Agostinho Almeida Santos e por Amílcar Carvalho. O antigo presidente dos Hospitais da Universidade de Coimbra destacou para além das suas qualidades profissionais e académicas, o inestimável contributo que deu para a fusão das duas escolas de enfermagem de Coimbra (Bissaya Barreto e Ângelo da Fonseca) num único estabelecimento de ensino: a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.
  • Honoris causa para Robert Alexy

    A Universidade de Coimbra atribuiu no passado dia 31 de Outubro o título de “honoris causa” a Robert Alexy, um dos mais conceituados filósofos contemporâneos do Direito. O novo Doutor honoris causa considerou uma “grande honra” a atribuição do grau académico e resumiu a essência do seu trabalho, consubstanciada na sobras Theorie der Juristischen Argumentation (Teoria da Argumentação Jurídica, Frankfurt/M.1978 “extensão” da sua tese de Doutoramento) e Theorie der Grundrechte (Teoria dos Direitos Fundamentais, Baden, Baden, 1985).
  • A Diocese vai ter um novo sacerdote

     - O diácono João Pedro é ordenado presbítero a 11 de Dezembro

    A propósito da ordenação de um novo sacerdote (João Pedro Lopes da Silva, na foto) e de um diácono permanente (Jorge Dourado Vieira, de Ceira) o Bispo de Coimbra enviou aos seus diocesanos a nota pastoral que publicamos.
  • Comissão Justiça e Paz de Coimbra diz que é preciso retomar “luta” por uma sociedade mais equitativa

    A Comissão Justiça e Paz de Coimbra incentiva os fiéis a retomarem a “luta” por uma sociedade mais equitativa, preconizada há 40 anos pelo documento “A Justiça no Mundo”, saído do II Sínodo dos Bispos.
  • NEM SÓ DE PÃO… (11 de Dezembro de 2011)

    Alegrai-vos no Senhor
     
    A liturgia deste domingo traz consigo um veemente convite à alegria. «Alegrai-vos sempre no Senhor», lemos logo no Cântico de Entrada, enquanto no Salmo Responsorial, cantamos com Maria que «o meu espírito exulta em Deus meu salvador».
  • III DOMINGO DO ADVENTO (11 de Dezembro de 2011)

     A Palavra de Deus

  • As (minhas) notas da Semana 01.12.11

    . A. Jesus RamosA. Jesus Ramos 1

    1. Começo a escrever estas notas em dia de greve. Não o faço, como é óbvio, em tom de protesto, nem a favor nem contra os que aderiram ou deixaram de aderir.
  • Orientações e descoordenações

    . Jorge CotovioJorge Cotovio 2
     
    As palavras do nosso bispo nas jornadas pastorais para o clero continuam a merecer a minha especial atenção. Como discurso “pedagógico” (e teológico, e teleológico), assinala fragilidades e aponta pistas.
  • D. Virgílio Antunes convida a sermos “arautos da cultura da vida”

    Vigilia1O Bispo de Coimbra desafiou no passado dia 26 de Novembro, na Sé Nova, os participantes da Vigília pela Vida Nascente a serem “arautos da cultura da vida”.
  • Bispo de Coimbra dialoga com a Universidade

    A capela da Universidade de Coimbra acolheu, no dia 24 de Novembro, um encontro entre o nosso Bispo e os docentes e investigadores da Universidade de Coimbra.
  • A Mensagem de Fátima tem que ser um movimento da esperança

    Senra CoelhoO Padre Senra Coelho, convidado do “Dia do Associado” desafiou os membros do movimento da Mensagem de Fátima a ser um movimento da esperança, num ano em que se iniciaram as comemorações do primeiro centenário das aparições de Fátima
  • Anselmo Borges fala das incongruências do “Último Segredo” no Instituto Justiça e Paz

    Numa iniciativa do Instituto Universitário Justiça e Paz (IUJP), realiza-se, no próximo dia 29 de Novembro, pelas 21h15, uma conferência com o Prof. Anselmo Borges (FLUC), que terá lugar no IUJP.
  • Concerto de Natal oferecido pelo INATEL

    É a mais antiga tradição de Concertos musicais na Igreja de S. José. Dizem-me que há mais de vinte anos que o Inatel nos oferece o Concerto de Natal, sem qualquer interrupção. Mais uma vez, no próximo dia 3 de Dezembro, pelas 21,45 horas, na igreja, a instituição organiza mais um concerto de Natal com a participação do Coro dos Pequenos Cantores de Coimbra, do Choral Poliphonico de Coimbra e da Orquestra de Sopros de Coimbra.
  • Centro de Acolhimento João Paulo vive tempos difíceis II

    O “Centro de Acolhimento” vive tempos difíceis, dado o número e a gravidade dos pedidos de apoio que todos os dias vão chegando.
  • Pastoral das Vocações promove “experiência de oração e silêncio”

    “Um pouco de céu” é o tema fulcral da dinamização de uma “experiência de oração e silêncio”, organizada pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional (SDPV), destinada a com mais de 18 anos e com menos de 35.
  • Reunião do conselho de Presbíteros

    Nos dias 17 e 18 de Novembro realizou-se, na Praia de Mira, a reunião do Conselho de Presbíteros, agendada para esta data.
  • Papa Bento XVI defende normas “exigentes” para lidar com a pedofilia

    O Papa Bento XVI insistiu, no passado sábado, que todas as instituições da sociedade devem ter normas “exigentes” na resposta ao abuso sexual de crianças e destacou os esforços da Igreja para enfrentar o problema. Bento XVI fez estas declarações no âmbito de uma audiência com bispos dos Estados Unidos, no Vaticano, em que afirmou que a pedofilia é um “flagelo” para a sociedade e que décadas de escândalos sobre abusos a crianças por membros do clero deixaram os católicos norte-americanos desorientados.
  • Papa escreve às crianças sobre Maria, a mãe de Deus

    Bento XVI acaba de lançar um livro sobre Maria, a mãe de Jesus, onde convida as crianças a descobrirem os ensinamentos da Virgem e a colocarem nas suas mãos as alegrias e dificuldades do dia-a-dia. Ao longo de 48 páginas, os ensinamentos do Papa ilustram os principais episódios da vida de Maria e explicam o significado das festas litúrgicas que foram instituídas pela Igreja Católica, em sua homenagem.
  • Bento XVI convida menina sequestrada na Colômbia para missa pela América Latina

    Bento XVI convidou Nohra Valentina Muños, a criança de dez anos sequestrada durante 19 dias em Arauca, na Colômbia, a participar na missa pela América Latina de 12 de Dezembro, na basílica de São Pedro. Segundo a Rádio Vaticano, o convite foi apresentado através do embaixador colombiano junto da Santa Sé, César Mauricio Velásquez. O diplomata entregou à criança uma medalha do beato João Paulo II, um crucifixo e um convite para visitar o Vaticano. Nohra Valentina e a sua família vão estar na cerimónia que se associa à comemoração do bicentenário da independência de vários países sul-americanos, entre eles a Colômbia.
  • Papa nomeia português como bispo de Guarulhos, São Paulo

    Bento XVI nomeou no passado dia 24 de Novembro o prelado português D. Joaquim Justino Carreira, de 61 anos, até agora auxiliar da arquidiocese de São Paulo, Brasil, como bispo de Guarulhos, no mesmo Estado. Nascido na freguesia de Santa Catarina da Serra, em Leiria, D. Joaquim Justino Carreira emigrou com a sua família para o Brasil, ainda criança, tendo sido ordenado padre em 1977, em São Paulo, arquidiocese para a qual foi nomeado auxiliar em Março de 2005, por João Paulo II.
  • Papa vai à América Latina

    A notícia de que o Papa está a preparar uma viagem à América Latina está a despertar grande entusiasmo em muitos círculos católicos. Em Roma, o anúncio foi recebido com júbilo pela Comissão Pontifícia para a América Latina, que já tinha organizado um dia de reflexão sobre a Nova Evangelização no continente americano.

  • Bento XVI visitará maior prisão de Roma

    Bento XVI vai visitar, no próximo dia 18 de Dezembro, a maior prisão de Roma, o complexo de Rebibbia. O Papa e 300 presos vão reunir-se na capela do estabelecimento para um momento de diálogo em que os detidos podem colocar perguntas, noticia a Agência Ecclesia. Antes de deixar Rebibbia, regressando ao Vaticano para a recitação da oração do Angelus, o Papa benzerá uma árvore que vai ser plantada, como recordação pela sua visita. O calendário das próximas semanas, divulgado pela Santa Sé, inclui a tradicional Missa do Galo, a 24 de Dezembro, e a bênção Urbi et Orbi, no dia de Natal. No último dia de 2011, Bento XVI celebra a tradicional cerimónia de agradecimento a Deus pelo fim do ano, na basílica de São Pedro. O Papa preside à missa a 1 de Janeiro de 2012, por ocasião do Dia Mundial da Paz, e a outras duas cerimónias tradicionais desse mês: a solenidade da Epifania (dia 6) e a festa do Baptismo do Senhor (dia 8), em que o Papa baptiza algumas crianças.
  • Vaticano quer igrejas mais bonitas

    O Vaticano está prestes a criar uma comissão para supervisionar a arquitectura das igrejas, procurando impedir a construção de mais locais de culto que sejam visualmente feios ou desadequados à liturgia católica. A informação é avançada pelo jornalista italiano Andrea Tornielli, respeitado vaticanista do jornal La Stampa, citado pela Rádio Renascença. Segundo Tornielli a comissão integrará a Congregação do Culto Divino, chefiado pelo Cardeal Llovera e será ainda responsável por promover a música e a arte litúrgica nas igrejas.
  • Papa pede resposta “responsável e credível” para reduzir gases de efeito de estufa

    O Papa Bento XVI pediu, no passado Domingo, aos participantes na Convenção das Alterações Climáticas da ONU que encontrem uma resposta “responsável e credível” para reduzir os gases de efeito de estufa, que tenha em conta as necessidades dos mais pobres. O Papa referiu também que a paz mundial depende da salvaguarda da criação de Deus, demonstrando mais uma vez preocupação com a protecção do ambiente. Sob a direcção de Bento XVI, o Vaticano instalou células fotovoltaicas no seu auditório principal para assim converter a luz solar em electricidade. O Vaticano juntou-se também a um projecto de reflorestamento que visa compensar as suas emissões de CO2.Para o Papa, esta é uma questão moral, pois o “ensinamento da Igreja afirma que o homem deve respeitar a criação”.

  • Governo do Paquistão proíbe referência ao nome “Jesus Cristo” nas SMS

    A Autoridade das Telecomunicações do Paquistão proibiu a utilização do nome “Jesus Cristo” nas mensagens de texto enviadas pelos telemóveis (SMS), revelou a Rádio Vaticano.
  • Padres têm dificuldade em transpor Bíblia para a actualidade – afirma a escritora Lídia Jorge

    A escritora Lídia Jorge considera que a maior dificuldade na relação da Igreja com a cultura reside na incapacidade de os padres transporem para os dias de hoje o sentido das leituras bíblicas proclamadas nas celebrações litúrgicas. “O principal obstáculo talvez resida na dificuldade que os sacerdotes encontram em passar das narrativas bíblicas e da leitura do Evangelho, altamente metaforizadas, para as parábolas da actualidade”, escreve a autora na edição de Novembro do “Observatório da Cultura”.
  • Menos posses no Natal pode ser “melhor”

    O corte nos rendimentos de muitos trabalhadores portugueses e a crise económica que afecta o país vão fazer com que o Natal deste ano seja celebrado «com menos», mas, para frei Fernando Ventura, podem tornar a festa “melhor”.
  • Cortes salariais no privado desastrosos para comércio

    A confederação que representa os empresários do comércio e dos serviços “não simpatiza” com a ideia de cortes salariais no privado, considerando que uma diminuição no rendimento disponível das famílias seria “desastroso” para estes sectores.
  • Capitalização da banca aprovada no Parlamento

    O ministro das Finanças garantiu que a proposta de lei para a capitalização a banca, aprovada no passado dia 22 de Novembro na generalidade, “salvaguarda o dinheiro dos contribuintes” e mostrou-se disponível para fazer alterações ao diploma na especialidade.
  • Floresta nacional sem donos

    O abandono de milhão e meio de hectares de floresta deve-se à muito pequena dimensão dos terrenos, idade dos donos e fraca hipótese de retirar rendimentos dela, consideram especialistas e decisores. E dizem ser preciso mudar a situação.
  • Portugueses vão cortar “significativamente” custos com Net e telefone

    As medidas de austeridade vão levar os portugueses a cortar “significativamente” nas despesas nos serviços de telecomunicações, como Internet de banda larga e chamadas telefónicas, revela um estudo recentemente divulgado.
  • Bastonários dos médicos e enfermeiros denunciam falta de material clínico

    Os bastonários das ordens dos médicos e dos enfermeiros denunciaram, no passado dia 24 de Novembro, que falta material clínico e medicação nas unidades de saúde e temem que os cortes orçamentais possam agravar a situação.
  • Quase metade do empréstimo da troika é para juros e comissões

    Portugal vai pagar um total de 34400 milhões de euros em juros pelo empréstimo de 78 mil milhões do programa de ajuda da “troika”. Segundo dados do Governo, quase metade do que é emprestado pela Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional é para pagar à “troika”.
  • Governo quer usar programa da “troika” para pagar dívidas do SNS

     

    O Governo quer que parte das verbas do programa de ajuda externa sirva para regularizar a dívida a fornecedores do Sistema Nacional de Saúde que, no final do ano, chegará aos três mil milhões de euros. “O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai dever, no final do ano, 3 mil milhões de euros aos fornecedores”, avançou fonte oficial do ministério da Saúde, admitindo que os valores das dívidas estão a causar problemas nos fornecimentos, nomeadamente de medicamentos, aos hospitais.
  • Violência doméstica: vítimas arriscam em acreditar na mudança do agressor

    A nova campanha nacional contra a violência doméstica pretende alertar as vítimas para o risco de continuar a acreditar na alteração de comportamentos por parte dos agressores, avançou, na passada sexta-feira, a secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade. “Esta campanha pretende alertar as mulheres para o risco que correm ao continuarem a acreditar que o agressor muda, porque na maioria dos casos ele não muda”, disse a secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, Teresa Morais.
  • Governo diz que hospitais endividados têm de “fazer o trabalho de casa”

    O secretário de Estado Adjunto da Saúde, Fernando Leal da Costa, disse, no passado sábado, que mais importante que injectar capital em hospitais endividados “é fazer o trabalho de casa bem feito” para “adaptar a despesa à capacidade económica” do país.
  • Conselho Português de Ressuscitação quer primeiros socorros nas escolas

    O presidente do Conselho Português de Ressuscitação, Miguel Félix, anunciou, no passado Domingo, que vai propor “a curto prazo” ao Ministério da Educação que as escolas passem a ensinar primeiros socorros. “Está nos nossos planos fazer um contacto específico, e no curto prazo, com o Ministério da Educação para demonstrar o que se passa noutros países europeus”, disse, acrescentando que a ideia é “conseguir que o Suporte Básico de Vida (SBV) faça parte do ensino de qualquer jovem que passe numa escola do ensino básico ou secundário de Portugal”. Segundo Miguel Félix, que falava à Lusa a propósito do Congresso Português de Ressuscitação, que se realizou no Porto, qualquer cidadão em geral pode ter uma boa formação de base em SBV e em países como a Noruega e Reino Unido os programas estão instalados nas escolas.
  • Fado já é Património da Humanidade

    O Comité Internacional da UNESCO, constituído por 24 países, anunciou, no passado Domingo, em Bali, na Indonésia, o Fado como Património Imaterial da Humanidade. O antigo presidente da Câmara de Lisboa Pedro Santana Lopes lançou a ideia de candidatar o fado a Património Imaterial da Humanidade e escolheu os fadistas Mariza e Carlos do Carmo para embaixadores da candidatura. A candidatura foi aprovada por unanimidade pela Câmara de Municipal de Lisboa no dia 12 de Maio de 2010 e apresentada publicamente na Assembleia Municipal, no dia 1 de Junho, tendo sido aclamada por todas as bancadas partidárias. No dia 28 de Junho de 2010, foi apresentada ao Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e formalizada junto da Comissão Nacional da UNESCO. Em Agosto desse ano, deu entrada na sede da organização, em Paris. A candidatura portuguesa foi considerada como exemplar pelos peritos da UNESCO, tal como o Paraguai e Espanha.
  • Paróquia do Carriço celebra Bodas de Ouro

    Ig[1]. CarricoA comunidade paroquial do Carriço, no arciprestado de Pombal, vai estar em festa de 4 a 8 de Dezembro. Em causa está a comemoração das “bodas de ouro” da erecção da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Carriço, estando convidada a participar nas actividades desta efeméride a população, autoridades, movimentos litúrgicos, associações culturais e sociais.
  • Cantanhede: roubaram o busto do Arcebispo D. João Crisóstomo

     

    O busto de bronze em homenagem ao arcebispo D. João Crisóstomo, que dá nome ao largo do Agueiro foi roubado na madrugada de 22 de Novembro. A GNR de Cantanhede tomou conta da ocorrência.
  • Figueira da Foz: praia candidata às “7 Maravilhas” de Portugal

    Ainda agora abriram as inscrições e a Figueira da Foz já é candidata às “7 Maravilhas – Praias de Portugal”. “Temos todo o interessem em concorrer, embora as nossas praias, apesar de serem de excelente qualidade e com águas de bons parâmetros, vigilância e segurança necessária, não sejam de uma beleza excepcional”, explicou o vereador do ambiente, que considera existirem praias por esse país fora: “muito mais bonitas que a nossa”.
  • Figueira da Foz: Farol do Cabo Mondego aberto para visitas gratuitas ao público

     

    Figueira da Foz - Farol 3O Farol do Cabo Mondego é dos 50 faróis nacionais que vão estar abertos ao público todas as quartas-feiras, para visitas guiadas gratuitas, numa iniciativa da Marinha portuguesa para dar a conhecer a missão e as funções dos faroleiros.
  • Góis: Câmara organiza caça ao javali

    O Município de Góis, em colaboração com a Associação Florestal do Concelho de Góis, programou duas montarias nas zonas de caça municipais.
  • Miranda do Corvo: Parque Biológico da Serra da Lousã sugere adopção de animais como prenda de Natal

    O Parque Biológico da Serra da Lousã sugere para este Natal uma prenda singular, como símbolo de solidariedade: apadrinhar um dos animais do parque. “Animais para apadrinhar não faltam, o difícil será certamente escolher”, garante a Fundação ADFP, responsável pelo espaço.
  • Penacova: Autarquia promove concurso de decoração exterior de Natal

    A Câmara Municipal de Penacova promove, pelo segundo ano consecutivo, o Concurso de Decoração Exterior de Natal, iniciativa que, em 2011, é extensível às onze freguesias do concelho. Este ano serão atribuídos prémios pecuniários em duas categorias: vila de Penacova e freguesias.
  • Penela: Inscrições abertas concurso presépios 2011

    O Natal está aí e o Penela Presépio também e, tal como em edições anteriores, o Município de Penela lança mais um Concurso de Presépios, desafiando toda a população a participar.
  • Lousã: bombeiros promovem recolha de roupa, brinquedos e alimentos

    Os Bombeiros Municipais da Lousã têm em marcha a campanha “Ajuda a Sorrir!”, que se repete pela sexta vez consecutiva e pretende ser “mais uma forma humanitária e solidária para com a sociedade civil, com vista a transformar o Natal dos mais desfavorecidos e necessitados um pouco mais feliz”, pode-se ler num comunicado.
    As roupas, brinquedos e alimentos recolhidos, serão depois distribuídos por instituições humanitárias de cariz social, explicando os bombeiros que “o nosso objectivo foca-se no sorriso das crianças, mas, a altura que ultrapassamos leva-nos sempre a estender a campanha aos adultos”.
  • Lousã: Medalha de Mérito Concelhio para Fernando Carvalho

    Fernando CarvalhoO Executivo Municipal da Lousã aprovou à atribuição de Medalha de Mérito Concelhio a Fernando Carvalho, ex-presidente da Câmara Municipal e que recentemente renunciou ao mandato.

  • Eiras: Roda Pedaleira faz passeio solidário de pais-Natal

    A Roda Pedaleira, associação de ciclismo BTT sediada na freguesia de Eiras, em Coimbra, está a promover uma campanha de recolha de donativos, os quais serão distribuídos por várias instituições durante o passeio de pais-Natal solidários, a 18 de Dezembro.
  • Coimbra: Derrapagem da Ponte Europa chega (finalmente) a tribunal

    Ponte Rainha Santa4Estradas de Portugal quer ser indemnizada por prejuízos. Obra custou mais 288% do que o previsto
     
    A Ponte Europa foi inaugurada há cinco anos, com uma gigantesca derrapagem financeira, e a Estradas de Portugal, há dois meses apenas, avançou com um processo judicial contra o projectista. Quer ser indemnizada por prejuízos.
  • Historiador Luís Reis Torgal defende a abolição do feriado de 5 de Outubro

    Reis Torgal 1O historiador Luís Reis Torgal considera que a implantação da República em 1910 foi “apenas uma mudança de regime”, não de “sistema político”, como fez o 25 de Abril, defendendo a abolição do feriado do 5 de Outubro.
  • Crianças em risco: Novo modelo de intervenção em famílias problemáticas desenvolvido em Coimbra

    O apoio a famílias multi-problemáticas com crianças em risco, centrado nas potencialidades de mudança e não nos problemas, está na base de um novo modelo de intervenção desenvolvido por uma investigadora da Universidade de Coimbra (UC).
  • Coimbra acolhe Primeira Semana Europeia de Robótica

    Durante uma semana, de 28 de Novembro a 4 de Dezembro, Universidades, Centros de Investigação e empresas vão mostrar os impactos que a robótica tem actualmente na sociedade e virá a ter no futuro.
  • Homens são os primeiros aprendizes de cozinha solidária

    Oito homens, antigos sem-abrigo, são os primeiros utilizadores de uma cozinha solidária inaugurado no passado dia 26 de Novembro em Coimbra, onde irão aprender a preparar refeições e a gerir e poupar no orçamento familiar.
  • Académica associa-se à campanha “Vamos ajudar o Gustavo”

    Carlos MartinsComo é do conhecimento de todos, o filho do futebolista, Carlos Martins, o pequeno Gustavo, de 3 anos, sofre de uma doença grave – Aplasia da Medula Óssea – só superável com um transplante de medula óssea. Uma campanha de solidariedade foi gerada em torno desta causa, a que a sua terra natal (Oliveira do Hospital) e a Académica de Coimbra (seu antigo clube) não ficaram indiferentes.
  • IdealMed abre hospital em Coimbra no primeiro trimestre de 2012

    O hospital que a sociedade IdealMed está a construir em Coselhas, Coimbra, deverá entrar em funcionamento no primeiro trimestre de 2012.
  • Clínica de Montes Claros muda parcialmente de mãos e de instalações

    A Clínica de Montes Claros, de Coimbra, acaba de mudar, parcialmente, de co-proprietários e de instalações.
    Sociedade por quotas, a empresa detentora da Clínica de Montes Claros tem como novos membros, entre outros, o cirurgião Abel Nascimento e a otorrinolaringologista Maria do Carmo Miguéis.
  • Acreditar recebe Prémio Nuno Viegas do Nascimento

    Passos-Coelho-1-PRA instituição de apoio a crianças com cancro que apoiou cerca de 500 famílias em 2010, recebeu no passado sábado 50 mil euros do Prémio Nuno Viegas do Nascimento, atribuído pela Fundação Bissaya Barreto. No próximo ano, o prémio será atribuído na área da Cultura.
  • Mercado de Natal nos claustros do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova

     

    A Confraria da Rainha Santa Isabel e a Câmara Municipal de Coimbra estão a preparar a realização de um Mercado de Natal nos claustros do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, para os dias 10 e 11 de Dezembro.
  • Falta de transportes públicos e recolha de lixo marcaram o dia de greve em Coimbra

    Os transportes e a recolha do lixo foram as áreas mais afectadas com a greve geral do dia 24 de Novembro. Nas ruas da cidade eram muito poucos os autocarros em circulação, e em contrapartida era bastante o lixo espalhado pelos passeios. Também foram várias as escolas a fechar portas, muito delas por falta de funcionários que assegurassem os “mínimos” para que as crianças entrassem nos estabelecimentos.
    Quanto à verdadeira dimensão da adesão, os números revelados nunca coincidem entre as entidades patronais e os sindicatos. Tanto a nível nacional como a nível local.
  • CHUC: Primeiro presidente deverá ser, afinal, José Martins Nunes

    O primeiro presidente do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC) deverá ser, afinal, o médico José Martins Nunes, ex-secretário de Estado da Saúde. Anestesiologista, Martins Nunes, 61 anos de idade, coadjuvou o então ministro de Saúde Arlindo de Carvalho (no último Governo de Cavaco Silva, 1992/95).
  • Crianças enfeitam pinheiros na Baixa

    Os alunos das escolas de EBI de Almedina, Santa Cruz, S. Bartolomeu e do Jardim-de-Infância 25 de Abril aderiram ao repto lançado pela Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra - ajudar e enfeitar alguns pinheiros colocados nalgumas ruas daquela zona da cidade – de forma a oferecer aos visitantes um ambiente natalício. Para o efeito, utilizaram estrelas, bonecos e velas, construídos a partir de materiais recicláveis como pacotes de leite, jornais, latas, pratos de papel, etc.
  • Equipa com investigador da FCTUC descobre como se alimentam as células com falta de oxigénio

    Uma equipa de investigadores internacionais, que integra o português Paulo Gameiro, ligado à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), descobriu como se alimentam as células cancerígenas quando escasseia o oxigénio, abrindo assim novas perspectivas ao tratamento do cancro. “Esta descoberta revela-se importante para desenvolver terapias contra células cancerígenas que experienciem falta de oxigénio (tal como no interior do tumor) e que ainda assim crescem descontroladamente”, explicou o investigador à agência Lusa. A divulgação da descoberta foi feita no dia 23 de Novembro num artigo publicado na revista científica Nature, em resultado de dois anos e meio de investigação com culturas de células, que terá como próximo passo o aprofundamento das pesquisas in vivo, nos próprios tumores.
  • António Arnaut critica medidas para combater a crise e defende nova “ordem internacional”

     

    O fundador do Partido Socialista (PS) e do Serviço Nacional de Saúde (SNS) criticou no passado dia 23 de Novembro as medidas para combater a crise. Convidado da iniciática “Café com História” na Livraria Almedina, o advogado salientou que “estaria de acordo com os sacrifícios que são pedidos aos portugueses, se não fossem excessivos, desproporcionados, se os que têm mais suportassem esses sacrifícios”, afirmou o antigo ministro da Saúde. Para António Arnaut é preciso “resistir à resignação colectiva”. As pessoas perderam capacidade de reagir, lamentou ao recordar a sua luta constante pela democracia. O histórico do PS diz mesmo que vivemos actualmente “tempos de desesperança”, defendendo uma “nova ordem internacional, de forma a acabar com o “capitalismo desregulado, selvagem, sem açaime, que morde e ataca”.
  • Directora Regional da Cultura pretende museus abertos todos os dias

    A directora regional de Cultura apelou no passado dia 24 de Novembro às câmaras municipais e também às misericórdias que alterassem os horários dos museus que têm sob a sua tutela, de modo a que deixassem de estar encerrados aos fins-de-semana, feriados e Semana Santa. Na apresentação do “Roteiro dos Museus e Espaços Museológicos da Região Centro” – obra da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Celeste Amaro salientou que, agora, em altura de crise, mais do que nunca, “temos de ter as portas abertas”.
  • Reitor da Universidade critica o corte de cem milhões de euros no orçamento das universidades

    O reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva considera que é preciso “conseguir compreender” a crise para definir a melhor estratégia para a combater. “Desiludam-se os que pensam que a crise vai durar um anito ou dois de depois se resolve, salientou João Gabriel Silva, com a convicção de que é nas universidades que poderá estar boa parte da solução para alavancar o país, porque é lá que está o “conhecimento avançado”, que tem dado origem às empresas que mais exportam. “Quando o Governo toma decisões sobre os recursos tem de fazer escolhas conscientes”, sublinhou João Gabriel Silva, criticando o corte de cem milhões de euros no orçamento das universidades em 2012, que, para a UC representa 8 milhões. “Estamos a ficar completamente no limite”, referiu o reitor, em mais uma conferência-jantar “Quintas na Quinta”, promovido pela Fundação Inês de Castro.
  • Passos Coelho disse em Coimbra estar aberto a discutir com PS “alguma modelação” na aplicação de medidas do OE

    O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, disse no passado sábado, em Coimbra, que “o Governo mantém abertura se houver evolução do PS” para fazer “alguma modelação” na aplicação de medidas de austeridade com “impacto social mais pesado”. O Governo “não põe em causa a necessidade de adopção destas medidas”, mas “está disponível para poder graduar a maneira como elas serão aplicadas”, mas isso, advertiu Passos Coelho, “exige que se encontre do lado da receita a compensação necessária de modo a que o nosso valor do défice para o próximo ano” não fique comprometido.
  • A calêndula

    calendulaEsta planta ornamental pertence à mesma família das margaridas e curiosamente deu origem à palavra calendário. É que esta florzinha abre as suas pétalas assim que o sol nasce e fecha-as na hora em que ele se vai.
  • Apostola nas ruas de Manhattan

    Irma MoraesRecentemente, a CBN News entrevistou uma mulher de 84 anos que já há mais de 40 anos aproveita a grande movimentação das pessoas na Times Square de Nova Yorque para distribuir todo o género de material formativo para levar a Mensagem de Cristo às pessoas.
  • Prostituição

    Cuba pretende seguir o exemplo da Suécia no combate à prostituição, ao penalizar os clientes em vez dos trabalhadores sexuais, afirmou a sexóloga cubana, Mariela Castro, que dirige o Centro Nacional de Educação Sexual.
  • Escassez de mulheres

    Num momento em que a população cruza a barreira dos sete biliões de habitantes, os especialistas temem que o desequilíbrio de sexos favoreça o surgimento de países inteiros de solteiros em busca de uma esposa.
  • Retrato da identidade católica

    DemografiaO Centro de Estudos de Religiões e Culturas, da Universidade Católica Portuguesa, está a desenvolver uma investigação sobre “identidades religiosas em Portugal” que vai permitir avaliar o grau de importância da Igreja na sociedade actual.
  • Ao calor da fogueira (27 de Novembro de 2011)

    – Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
  • Superprotecção

    SuperprotecaoA educação requer uma dose incalculável de amor, mas um amor consciente e maduro, que proporciona muito afecto e cuidado, mas que é também capaz de impor limites, regras e de dizer não.
  • NEM SÓ DE PÃO… (4 de Dezembro de 2011)

    O profeta João
    Da Liturgia da Palavra de hoje sobressai a figura austera do grande profeta João Baptista. A ele aplica o evangelista Marcos as palavras de Isaías: «Preparai o caminho do Senhor, endireitai-Lhe as veredas». De facto, possuindo a estatura profética de Isaías, João «apareceu no deserto a pregar um baptismo de arrependimento para a remissão dos pecados». Alimentando-se do que lhe é dado pelo deserto, não possui nada.
  • II DOMINGO DO ADVENTO (4 de Dezembro de 2011)

    Entrada
        Povo de Sião................................................................... CEC I. 14-15-16
        Preparai os caminhos do Senhor....................................... NCT 28/CEC I 30
        Levanta-te Jerusalém..........................................................CEC I 17
  • II DOMINGO DO ADVENTO (4 de Dezembro de 2011)

     A Palavra de Deus

  • Culto à Catedral

    . João Evangelista R. JorgeJoao Evangelista R. Jorge
     
    Está escrito e faz parte da tradição da Igreja que haja em cada diocese uma igreja catedral ou Sé Catedral e que esta igreja seja honrada com uma festa litúrgica no dia aniversário da sua sagração. Todos os anos o temos feito na Sé Velha no dia 16.11 ou no domingo mais próximo. Também, este o fizemos com a presença de muitos amigos.
  • Fé e Compromisso - O TERCEIRO TALENTO

    . José Dias da Silva

    A parábola dos talentos não é apenas um texto para crentes. É uma parábola muito actual tendo em conta a crise que vivemos. Aliás, as parábolas e a mensagem de Jesus não são apenas “religiosas”. O seu substrato fundamental é “fazer a vontade do Pai”, é apresentar e pôr em prática os valores do Reino de Deus. E basta ler os Evangelhos para perceber que a tal “vontade do Pai” é um mundo mais justo: não manda fazer igrejas de pedra, mas tornar os homens felizes; não aponta regimes políticos, mas propõe uma sociedade mais justa e mais fraterna.
  • Movimento da Mensagem de Fátima de Coimbra realizou Retiro para Doentes

    Organizado pelo Movimento da Mensagem de Fátima MMF), de Coimbra, de 10 a 13 de Novembro de 2011, teve lugar mais um Retiro, em Fátima, para Doentes da Diocese.
  • Movimento da Mensagem Fátima de Coimbra assinala Dia do Associado

    No próximo dia 26 de Novembro de 2011, no Colégio Rainha Santa, em Coimbra, realiza-se um encontro “de reflexão e oração”, no âmbito da comemoração do “Dia do Associado” do Movimento da Mensagem de Fátima (MMF).
  • Concerto de Solidariedade

    A Equipa de Intervenção Social ERGUE-TE, da IPSS Fundação Madre Sacramento das Irmãs Adoradoras, está a organizar um Concerto Solidário para angariação de fundos, com o objectivo de melhorar e alargar o âmbito da sua intervenção. Esta equipa tem como população-alvo pessoas que se prostituem, especialmente mulheres, e respectivos agregados familiares, e intervém em todo o distrito de Coimbra.
  • Ilha: Festas do Perdão e da 1.ª Comunhão

    A igreja paroquial de S. José da Ilha (arciprestado de Pombal) acolheu a celebração da festa do “Perdão”, no dia 23 de Novembro, Domingo de Cristo-Rei, depois da caminhada de 3 anos de apoio da Catequese e famílias.
  • SDPJ: “Caminhos de Advento 2011”

    O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ) faz uma proposta aos Grupos de Jovens da Diocese para a vivência do Tempo do Advento, intitulada “Caminhos de Advento 2011”.
  • Curso de Iniciação de Acólitos

    O Serviço Diocesano de Acólitos vai promover, mais uma vez, a realização de um Curso de Iniciação para Acólitos, nos dias 27, 28 e 29 de Dezembro, na Casa de Nossa Senhora das Dores, no Santuário de Fátima.
    Durante o Curso, uma equipa orientará os vários temas, que serão ajuda para melhor coordenação e vivência do Serviço do Altar, desenvolvido pelos Acólitos.
  • Padres Novos: encontro com o Bispo

    No dia 21 de Novembro, onze dos catorze padres novos da diocese reuniram-se com o Bispo, no seminário da Figueira da Foz.
  • Bispo de Coimbra preside à vigília pela Vida

    Vigilia pela Vida 1O Bispo de Coimbra, D. Virgílio do Nascimento Antunes, unindo-se ao Papa, irá presidir no próximo dia 26 de Novembro, pelas 21 horas, na Sé Nova, à “Vigília pela Vida Nascente”.
  • Vaticano contra campanha publicitária que envolve o Papa

    O porta-voz do Vaticano criticou no passado dia 17 de Novembro o uso “inaceitável” da imagem de Bento XVI numa campanha publicitária da marca italiana Benetton, que classificou como “uma grave falta de respeito”. O Papa alemão foi apresentado, numa fotomontagem, a beijar um imã da mesquita de Al-Azhar, no Egipto.
  • D. António Couto nomeado Bispo de Lamego

    D. Antonio CoutoBento XVI nomeou no passado dia 18 de Novembro como novo bispo de Lamego D. António Couto, até agora auxiliar de Braga.
  • Patriarca ordenou novo bispo

    D. Nuno_Bras2
    D. José Policarpo, cardeal-patriarca de Lisboa, presidiu no passado Domingo à ordenação episcopal de D. Nuno Brás, nomeado por Bento XVI como novo auxiliar do patriarcado, deixando votos de que exista entre todos “comunhão de fé e de caridade”. “O bispo é sacramento de Cristo Bom Pastor, o que transforma toda a nossa vida. Somos chamados a ser dom sem hesitação e sem limites, a tomar a sério as Palavras de Jesus: o que fizeres ao mais pequenino dos meus irmãos é a Mim que o fazeis”, disse, na homilia da celebração a que presidiu, no Mosteiro dos Jerónimos.
  • Cónego João Aguiar assume Comunicações Sociais

    Joao Aguiar 2O cónego João Aguiar, presidente do Conselho de Gerência do Grupo Renascença desde 2005, é o novo director do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja (SNCS), segundo o anúncio do novo presidente da Comissão Episcopal responsável pelo sector.  
  • Caritas quer a contribuição de “um milhão de portugueses”

    O presidente da Caritas Portuguesa espera que a campanha de Natal '10 milhões de estrelas — um gesto para a paz' tenha este ano a contribuição de, pelo menos, “um milhão de portugueses”.
  • Presidente da República reúne-se com Instituições de Solidariedade

    Pres.Inst.Solid.
     
    O presidente da República enalteceu na passada segunda-feira o “esforço extraordinário” das Instituições de Solidariedade no sentido de “responderem ao aumento significativo das solicitações que lhes são dirigidas”, refere uma nota informativa da Presidência.
  • Campanha do Banco Alimentar

    A campanha do Banco Alimentar contra à Fome que vai estar presente no próximo fim-de-semana nos hiper e supermercados do país, vai contar com uma novidade: recolha através da internet.
  • Centro de Preparação para o Matrimónio de Oliveira do Hospital assinala 30 anos

    São já mais de mil casais que terão passado pelo Centro de preparação para o Matrimónio, em Oliveira do Hospital, nos últimos 30 anos. Um projecto já implantado em diversos paróquias da nossa diocese, que foi iniciado no concelho de Oliveira do Hospital há três décadas, pelo casal Artur e Isabel Almeida, que ainda hoje se mantém na equipa, a partilhar a sua “experiência” com os novos candidatos a constituir família.
  • Diocese de Coimbra promove encontros de incentivo vocacional

    Vocacoes_MeasO Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional (SDPV) está a realizar alguns encontros com grupos de jovens, catequizandos e catequistas, em alguns arciprestados da diocese, procurando motivar o “despertar de vocações”.
  • Comunidade Religiosa na Casa Episcopal

     

    Após cinquenta e nove anos ao serviço dos bispos de Coimbra, as Irmãs da Divina Providência e Sagrada Família acabam de deixar a Casa Episcopal.

  • Irmãs da Aliança de Santa Maria entram para a Casa Episcopal

    Ir. Alianca MariaPara o lugar das Irmãs Congregação da Divina Providência e Sagrada Família, entraram três Irmãs da Congregação da Aliança de Santa Maria. A Irmã Maria Glória Carvalho Taveira que será a superiora local, a Irmã Cidália Maria Martins e a Irmã Cátia Sofia Pereira Mendes.
  • Irmãs da Divina Providência e Sagrada Família despedem-se da Diocese de Coimbra

    Ir. Divina Providencia SFAs religiosas da Congregação da Divina Providência e Sagrada Família, após 59 anos de serviço contínuo, deixaram na passada segunda-feira, o Paço Episcopal da Diocese de Coimbra.
  • Comissão Nacional Justiça e Paz critica governação de Passos Coelho

    A Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP) considera que a governação dos últimos meses não corresponde ao discurso proferido pelo primeiro-ministro na apresentação do programa do Governo e que o executivo se tem ocupado “quase exclusivamente do défice orçamental e da dívida”.
  • Instituto Justiça e Paz comemorou 40 anos de vida

    FDUC (4)- Gomes Canotilho afirma que o Estado de Direito em que vivemos “nem sempre pressupõe a justiça que desejaríamos que existisse”

    Um Colóquio promovido pelo Instituto Universitário Justiça e paz (IUJP), em parceria com a Comissão Diocesana Justiça e Paz, que decorreu no passado sábado, no auditório da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (UC) reuniu diversos especialistas onde debateram formas de “Superar (in)Justiças” da sociedade.
  • Mondego: Movimento contra mini hídrica promove petição e prepara manifestação em Coimbra

    Penacova_vista sobre o rioUma petição contra a construção da mini hídrica do Mondego no concelho de Penacova está a ser promovida por um movimento de cidadãos e instituições, que agendou uma manifestação para 1 de Dezembro, em Coimbra.
  • Enoturismo em debate na Região Centro

    Marcadas para 6 e 7 de Dezembro, as primeiras Jornadas de Enoturismo-O Centro de Portugal como destino de Enoturismo, organizadas pela Turismo Centro de Portugal, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e Associação Rota da Bairrada, constituem um fórum de debate do papel do enoturismo no desenvolvimento dos destinos turísticos e particularmente das potencialidades deste produto no Centro do país.
  • Soure: autarcas constituídos arguidos por peculato

    O presidente da Câmara de Soure, um vereador e um ex-autarca do mesmo município foram constituídos arguidos, acusados do crime de peculato, que terá lesado a autarquia em mais de 15 mil euros, informou hoje fonte policial.
  • Oliveira do Hospital produz biocombustível através de plantas espontâneas

    Camara Ol. HospitalA Plataforma para o Desenvolvimento da Região Interior Centro (BLC3), com sede em Oliveira do Hospital, acaba de fabricar biocrude proveniente da giesta, “em laboratório e pela primeira vez no mundo”.

  • Cantanhede: vereador renuncia ao mandato

    António Pinheiro, vereador da Câmara Municipal de Cantanhede, renunciou ao mandato. João Moura, presidente da Câmara de Cantanhede, comunicou o facto na última reunião do executivo realizada a 15 de Novembro.
  • Mira: roubado o sacrário da capela de Nossa Senhora dos Leitões

    A capela de Nossa Senhora dos Leitões, em Mira, foi assaltada entre a noite do passado sábado e a madrugada do passado Domingo, tendo os assaltantes furtado o sacrário, informou à Agência Lusa fonte da GNR.
  • Festas da Rainha Santa Isabel com novidades

     

     

    Confraria Rainha SantaA Confraria da Rainha Santa Isabel apresentou no passado dia 18 de Novembro, em conferência de imprensa, as principais novidades das festas religiosas da padroeira da Cidade e da Diocese. A Igreja do Mosteiro de Santa Cruz recebe, como foi tradição durante muitos séculos, a imagem da Rainha Santa. O Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, que preside a maior parte das cerimónias, autorizou a veneração e exposição, aos fiéis cristãos, da mão da Rainha Santa Isabel.

  • Basófias devolvido às águas do Mondego

    BasofiasO Basófias regressou, no passado dia 16 de Novembro, às águas do Rio Mondego, depois de uma avaria o ter obrigado a parar no dia 23 de Setembro. Contas feitas, “entre o que gastámos e o que facturámos, o prejuízo ainda na ordem dos 50 mil euros”, garantiu Renato Ladeiro, director comercial da Odabarca, empresa que gere o barco turístico.
  • Turismo: Coimbra representada na Feira de Valladolid

    A Turismo de Coimbra vai participar na INTUR, Feira Internacional de Turismo do Interior, que terá lugar em Valladolid, entre os dias 24 e 28 de Novembro.
  • Freguesias do distrito de Coimbra podem fechar na última semana do ano

    As freguesias do distrito de Coimbra ponderam fechar as portas na última semana do ano. Em causa está a proposta governamental que visa “a extinção ou fusão de freguesias”.
  • iParque tem “importância estruturante” para a região e país

    O secretário de Estado do Empreendedorismo, Carlos Oliveira, disse na passada segunda-feira que o iParque, enquanto parque de inovação e tecnologia de Coimbra, tem uma “importância estruturante” para a região e para o país.
  • Antiga fábrica têxtil vai dar lugar a hotel “low cost”

    ideal2A antiga fábrica têxtil Ideal, em ruínas na Baixa de Coimbra, vai ser reconvertida num hotel “low cost”, com 124 quartos, projecto que mantém a arquitectura do edifício, incluindo um pátio interior.
  • Hospitais da Universidade de Coimbra estreiam nova técnica para tratar hipertensos

    HUC 7Os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) iniciaram uma nova técnica no tratamento de doentes com hipertensão arterial não controlada por medicamentos, com uma paciente de 49 anos, anunciou a instituição.
  • Venda de Natal a favor da Cozinha Económica

    A tradicional venda natalícia da Associação das Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel – Cozinha Económica, teve início a 21 de Novembro, na Rua Adelino Veiga, n.º 48, e está aberta de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas.
  • Centro de Artes Visuais mostra obras de Mauro Cerqueira e Pedro Medeiros

    O Centro de Artes Visuais (CAV), em Coimbra, inaugura sábado a exposição “Senhor dos Aflitos”, de Mauro Cerqueira, realizada a partir do espólio de uma tipografia centenária do centro da cidade do Porto.
  • Estudantes estrangeiros podem ser o futuro da Baixa de Coimbra

    Em 2013, meio milhar de alunos estrangeiros estarão a morar na Baixa de Coimbra, que será transformada num pólo de atracção para estudantes. É, pelo menos, esse o objectivo da empresa be Coimbra, que acredita que o futuro da zona histórica da cidade depende do dinamismo dos jovens estrangeiros. O projecto prevê ainda a criação de oito espaços de animação nocturna e de uma sala de ciber estudo, que sirvam de ponto de encontro aos estudantes. Isto porque a ideia é que a Baixa seja transformada numa espécie de complexo para os jovens.
  • Primeiro curso a distância na Universidade de Coimbra forma mais de 300 docentes

    O primeiro curso à distância ministrado pela Universidade de Coimbra (UC) formou mais de 300 docentes de escolas básicas e secundárias de todo o país, ao abrigo de um protocolo entre a UC e o Ministério da Educação. O curso “Violência e Gestão de Conflitos na Escola” começou no passado ano lectivo. O êxito levou a que o protocolo tenha sido renovado, estando prevista a formação de mais 150 docentes em 2011/12. Estes são os primeiros dados de um projecto relativamente recente na Universidade de Coimbra.
  • Comissão Cívica contra eventual extinção do feriado do 5 de Outubro

    A Comissão Cívica de Coimbra que promoveu várias comemorações do centenário da República na Região Centro rejeitou a eventual extinção do feriado do 5 de Outubro, por constituir a “pedra basilar” da democracia portuguesa. “A simples aceitação da possibilidade de tal ofensa à história e à cidadania seria apagar uma data das mais gloriosas da História de Portugal e ultrajar os heróis da Rotunda”, refere a comissão num manifesto enviado à agência Lusa. Recorde-se que o Governo vai acabar com quatro feriados, dois civis e dois católicos, com o objectivo de aumentar a competitividade e a produtividade das empresas, tendo já comunicado esta intenção aos parceiros sociais. Esta matéria será debatida na próxima reunião de concertação social, a 28 de Novembro. Quanto aos dois feriados religiosos a eliminar, resultarão de um acordo com a Igreja Católica.
  • Autarcas de Coimbra contra extinção ou fusão de freguesias

    Os presidentes de Juntas de Freguesias do distrito de Coimbra estão contra a Reforma da Administração Local, na parte que prevê a extinção e fusão das juntas, e vão avançar com medidas de protesto. Reunidos no passado sábado em Souselas para prepara o próximo congresso da ANAFRE (Associação Nacional de Freguesias), os autarcas aprovaram um documento em que manifestam “a sua total discordância e recusa da Reforma Administrativa Local em curso que visa a extinção ou fusão das freguesias, por ser injusta, discriminatória e errada, por ignorar a melhoria das condições de vida das populações e dos serviços prestados pelas freguesias”.
  • PS desafia PSD para consenso orçamental

    Os vereadores socialistas na Câmara de Coimbra desafiaram, segunda-feira, o presidente, João Paulo Barbosa de Melo (PSD), a promover “um esforço de consensualização” em torno do orçamento municipal e das Grandes Opções do Plano (GOP) para 2012. Para o vereador socialista Rui Duarte, o orçamento deverá contemplar “a recolocação de verbas para acções de assistência social com carácter extraordinário”, sem perder de vista outras necessidades do Município. Na reunião camarária, os vereadores eleitos pelo PS pediram que o conteúdo do orçamento e o teor das GOP lhes sejam transmitidos uma semana antes da sessão camarária em que serão aprovados aqueles instrumentos. Recomendaram ainda a realização de um estudo para regulação da velocidade a permitir na avenida de Gouveia Monteiro, e voltaram a recomendar que a Câmara se empenhe em melhorar a circulação automóvel na passagem inferior da ponte-açude. Francisco Queirós (CDU) alertou para “a necessidade” de melhoria da sinalização rodoviária junto à ponte-açude (cujo tabuleiro está a ser alvo de obras), frisando que, “com frequência, têm ocorrido acidentes”.
  • André Sardet desiste de concerto de solidariedade devido à ausência de resposta do município

    Andre SardetAndré Sardet foi obrigado a desistir da realização de um concerto de Natal em Coimbra devido à ausência de resposta por parte da Câmara Municipal de Coimbra a uma proposta entregue pelo cantor para a inclusão da cidade na sua tournée solidária, através de um espectáculo aberto às crianças e jovens de todas as instituições da cidade. A crítica foi feita pelo próprio André Sardet, na apresentação Mercado Solidário das Confrarias, iniciativa que se realiza no próximo sábado, na Praça 8 de Maio e que tem o cantor como padrinho. Na sessão, o artista de Coimbra deixou bem claro a “falta de apoio” que tem sentido da parte do executivo em relação a todas as iniciativas promovidas por si “nos últimos anos”.
  • Portugal encerra sete embaixadas

    Portugal vai encerrar sete embaixadas, quatro vice-consulados e um escritório consular, estando prevista a abertura “muito proximamente” de uma representação diplomática no Qatar, anunciou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, no Parlamento. Esta reforma vai permitir poupar 12 milhões de euros em 2012, afirmou. As embaixadas portuguesas que vão ser desactivadas são Andorra, Bósnia-Herzegovina, Estónia, Letónia, Lituânia, Malta e Quénia.
  • Taxa de desemprego aumenta pata 12,4%

    A taxa de desemprego entre os jovens em Portugal continua a subir e chegou no terceiro trimestre aos 30%, afectando já 138,3 mil pessoas entre os 15 e os 24 anos, segundo o INE. No segundo trimestre de 2011, a taxa de desemprego nesta faixa etária era de 27% com 115,5 mil jovens desempregados contabilizados pelo Instituto Nacional de Estatística.
  • Jovens bebem mais e começam mais cedo

    Os jovens portugueses começam a experimentar cada vez mais cedo o consumo de álcool, bebem em maiores quantidades e embriagam-se mais vezes, revela um estudo do Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT) recentemente divulgado.
  • Câmaras encaixam 146 milhões com corte dos subsídios

    O presidente da Associação Nacional dos Municípios afirmou que as câmaras vão encaixar 146 milhões de euros com a retenção dos subsídios de férias e de Natal dos funcionários, menos cem milhões do indicado pelo secretário de Estado do Poder Local que quantificou em 245 milhões esse valor.
  • Fraude ao BPN origina detenção de Duarte Lima

    O advogado e ex-deputado do PSD Duarte Lima foi detido no passado dia 17 de Novembro no âmbito de uma investigação judicial onde é suspeito de envolvimento em fraudes ao banco BPN de quase 50 milhões de euros
  • Grande Parte dos funcionários “recebeu” ontem corte do subsídio de Natal

    Grande parte dos funcionários públicos começaram a sentir esta semana redução nos vencimentos relativos ao mês de Dezembro, com o corte de 50 por cento no subsídio de Natal e as contribuições adicionais para a ADSE. Os primeiros a receber os salários e a constatar nas suas contas bancárias o emagrecimento dos seus vencimentos foram os funcionários do Estado.
  • Mário Soares alerta que a democracia pode vir a ser posta em causa

     

    O antigo Presidente da República e líder histórico do PS, Mário Soares admite que Portugal nunca viveu “uma crise tão grave como a actual” e alerta que a democracia “pode vir a ser posta em causa”. O aviso é deixado no livro “Um político assume-se”. Nunca como antes, escreve, estiveram tão em causa as “conquistas sociais” da Revolução dos Cravos: “O Serviço Nacional de Saúde, as pensões sociais, a dignidade do trabalho, a tendencial gratuidade do ensino”.
  • Estradas “mataram” duas pessoas por dia

    Duas pessoas morreram por dia este ano nas estradas portuguesas em consequência de acidentes rodoviários, segundo dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR). Os acidentes nas estradas portuguesas provocaram 601 mortos entre 1 de Janeiro e 15 de Novembro, o que faz uma média de duas pessoas mortas por dia este ano, revelam os números da ANSR, quando se assinala o Dia Mundial em Memória das Vítimas das Estradas.
  • Natal com menos luzes um pouco por todo o país

    Em tempo de contenção financeira, somam-se os municípios que vão diminuir os gastos com iluminações de Natal e na maioria as percentagens de redução têm dois dígitos. Noutros concelhos, as contas nem precisam ser feitas: as luzes não vão sequer acender-se. A excepção vai para o Funchal, onde o Governo Regional investiu cerca de dois milhões de euros para iluminar Porto Santo e o Carnaval de 2012.
  • Adultos forçados a abandonar os estudos pela segunda vez

    Muitos adultos estão a abandonar os estudos pela segunda vez na vida porque já não conseguem suportar as despesas. No ensino superior privado é neste segmento que mais se notam os efeitos da crise.
  • Universitários estão pouco informados sobre sexo seguro

    Mais de metade dos jovens universitários portugueses não se sentem devidamente informados sobre sexo seguro e contracepção, razão pela qual a Associação para o Planeamento da Família (APF) vai arrancar com uma campanha de sensibilização junto desta população.
  • Jardim diz que receitas e cortes são da responsabilidade da Região

    O presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, disse que as receitas e os cortes no âmbito do programa de recuperação económico-financeiro da Madeira serão da responsabilidade da Região. 
  • António Costa quer taxa sobre as bombas de combustível para financiar transporte público

    O presidente da Câmara Municipal de Lisboa defende uma taxa sobre bombas de combustível da Grande Lisboa e um encaixe de parte das portagens cobradas à entrada da capital para obter receitas para solucionar o financiamento das empresas de transporte público.
  • Governo vai regularizar dívidas e devolver 15 hospitais às Misericórdias

    O Governo vai, até ao final do primeiro trimestre de 2012, regularizar as dívidas consideradas mais prioritárias às misericórdias e devolver os 15 hospitais públicos que pertencem a estas instituições. O Hospital de Cantanhede será um dos que foi nacionalizado em 1974 e agora deverá regressar para às mãos da Misericórdia local.
  • I Domingo do Advento (27 de Novembro de 2011)

    Entrada

        A Vós, Senhor, elevo.................................................................... CEC I. 9
        O Senhor vem e não tardará.......................................................... NCT 24
        O Senhor, nosso Deus virá............................................................ CEC II 149

  • Café e depressão

    cafeTêm-se desenvolvido vários estudos sobre o café e todos têm dado a conhecer aspectos positivos desta bebida.
  • Não há mal que sempre dure...

    Hoje há muita gente que vive desanimada. As causas são muitas e variadas: desemprego; falta de dinheiro; dificuldade de educar os filhos; doenças; mortes, etc..
  • Dados estatísticos

    Portugal vai ter nos próximos quatro anos a segunda mais baixa taxa de fecundidade do mundo, com apenas 1,3 filhos por mulher, apenas ultrapassado pela Bósnia-Herzegovina (1,1), de acordo com um relatório há dias divulgado pelas Nações Unidas.
  • O melhor azeite do mundo

    O grupo espanhol Innoliva investiu desde 2007 no Alentejo e na Andaluzia cerca de 126 milhões de euros na aquisição de 5000 hectares de terras, na preparação dos solos, sistemas de rega, equipamentos agrícolas e na instalação de um lagar.
  • Ao Calor da Fogueira (20 de Novembro de 2011)

    – Entra, Carlos! Trazes as botas encharcadas, e tens oportunidade de as secar e de aquecer os pés aqui ao calor da minha fogueira.
  • Casar ou juntar-se

    AliancasChegou-me há dias às mãos uma revista das Testemunhas de Jeová com um artigo em que se focavam os princípios morais da sexualidade que guiam aquela Comunidade religiosa. E reparei que eram basicamente iguais aos que norteiam a doutrina da Igreja Católica. Acentuo aqui o que se refere à abstenção sexual antes do casamento: nada de relações pré-matrimoniais ou ajuntamentos.
  • NEM SÓ DE PÃO… (27 de Novembro de 2011)

    Vigilantes e firmes até ao fim
    Começamos hoje um novo Ano Litúrgico. Neste tempo do Advento, a Igreja relembra o grande mistério da Encarnação. E continua: «A eterna Luz da verdade penetrou as trevas do nosso mundo derrotando o pecado e a morte». Este é o mistério que celebramos no Advento, enquanto aguardamos a vinda final de Cristo glorioso.
  • I Domingo do Advento (27 de Novembro de 2011)

    A PALAVRA DE DEUS
  • A pobreza atinge já estratos da classe média alta

    Mario Nunes


    . Mário Nunes


    Os pobres caminham para a miséria, a classe média vai ocupando o lugar dos pobres e os ricos multiplicam as suas riquezas. Portugal empobrece, cada dia, mendiga na Europa e no mundo os euros para sobreviver, e caminha, dolorosamente, para o pessimismo, a tristeza, o inconformismo e a desesperança.
  • Falar verdade sobre a educação…

    Jorge Cotovio 2

     



    . Jorge Cotovio

    Finalmente, um ministro da educação diz a verdade! Nuno Crato considera que “é altura de se falar verdade e começar a ver que tudo isto tem um efeito brutal sobre o contribuinte”. Ao ouvirmos este comentário de um governante desconfiamos que até agora se ocultava propositadamente a verdade ou, em última análise, até se mentia… (E às tantas estou mesmo a dizer…  “a verdade”.)
  • Fidúcia, Dinheiro, Lixo

    Joao Evangelista R. Jorge


    . João Evangelista R. Jorge
     
    Três palavras que exprimem realidades diferentes, mas se encontram bem ligadas na crise que veio pôr à prova a nossa capacidade de sobreviver em paz.
  • Formação de acólitos no Centro Paroquial de Cantanhede

    No passado sábado, dia 12 de Novembro, iniciou-se no Centro Paroquial de São Pedro, em Cantanhede, um Curso de Formação Inicial de Acólitos, previsto no programa pastoral da paróquia e orientado pelo professor Carlos Catarino.
  • Fim-de-semana Alpha em Fátima

    Nos dias 19 e 20 de Novembro, uma centena de pessoas que frequenta o curso Alpha, em Cantanhede, vai participar no habitual retiro, em Fátima.
  • Crisma em Cantanhede

    Cerca de 40 jovens e adultos vão receber o sacramento da Confirmação, no próximo sábado, pelas 21h00, na igreja matriz de Cantanhede.
  • “Do Eu Solitário ao Nós Solidário” apresentado no Centro Paroquial

    - Frei Fernando Ventura e Joaquim Franco em Cantanhede para falar do livro
     
    Eu solitario_Nos solidarioDois homens de fé, um religioso e um leigo, abraçaram o desafio de escrever um livro que mobilizasse o indivíduo para as causas solidárias, acessível a todos os humanos e não só a especialistas.
  • Horácio Firmino preside a Associação Europeia de Psiquiatria Geriátrica

    O médico dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) Horácio Firmino é o novo presidente da Associação Europeia de Psiquiatria Geriátrica. “Esta eleição representa o reconhecimento do trabalho que a nível científico vem fazendo para que os níveis de investigação e de actuação clínica sejam reconhecidas como a de alta qualidade”, refere uma nota de imprensa divulgada pelos HUC. Horácio Firmino, coordenador da Unidade de Gerontopsiquiatria do Serviço de Psiquiatria dos HUC, era desde alguns anos membro da Associação Internacional de Psicogeriatria.
  • Victor Lobo distinguido pela Academia de Ciências Russa

    Victor Lobo, professor catedrático do Departamento de Química da Universidade de Coimbra (UC), foi distinguido pela Academia de Ciências Russa com a Medalha Professor Nicolai M. Emanuel. “É uma honra receber tão importante distinção”, comentou o cientista que, desde 1980 colabora com aquela instituição científica. Uma cooperação que teve início, recorda o professor, “quando a então Academia de Ciências da União Soviética me contactou para resolver um problema de difusão de polímeros”. Doutorado pela Universidade de Cambridge, Victor Lobo desenvolveu uma nova célula (aparelhagem) de difusão isotérmica, que lhe valeu uma medalha de ouro na “XV Exposição Internacional de Invenções e Novas Técnicas”, realizada em Genebra, Suíça, em 1987. Um invento com aplicação prática, por exemplo, no desenvolvimento de novas baterias para automóveis eléctricos, em estudos de corrosão e no tratamento de águas residuais.
  • Marisa Matias nomeada para os “MEP Awards 2011″

     

    Marisa Matias, eurodeputada de Coimbra eleita pelo Bloco de Esquerda, está nomeada para os “MEP Awards 2011″, na área da saúde. Os prémios, organizados pela The Parliament Magazine, uma publicação bi-semanal dedicada à política europeia, visam distinguir o trabalho dos eurodeputados durante este ano. Na categoria da saúde concorrem, além de Marisa Matias, a irlandesa Nessa Childers e a inglesa Liz Lynne. Segundo os responsáveis do prémio, a conimbricense “tem estado bastante envolvida em várias áreas da saúde e é muito activa em múltiplos campos, com foco particular nas doenças crónicas, como a diabetes, saúde mental e Alzheimer”. A The Parliament Magazine destaca ainda que Marisa Matias “tem  sido fundamental na elaboração de propostas para controlar a venda de medicamentos falsificados, que parecem estar em crescendo na Europa” e que “conseguiu obter consenso geral de todas as partes, o que significa que os Estados-Membros terão agora que adoptar medidas para recuperar qualquer medicamento falsificado que chegue à cadeia legal de abastecimento”.
  • Madonna em Coimbra a 24 de Junho do próximo ano

     

    Madonna deverá actuar no Estádio Cidade de Coimbra no dia 24 de Junho de 2012. A notícia ainda não foi avançada oficialmente, mas várias páginas de fãs da “rainha da pop” na Internet divulgaram nos últimos dias um link que, apesar de ainda não estar visível, já estará alojado no site da cantora, onde se podem ver as datas da Madonna European Tour, que incluirá a passagem por Coimbra no dia 24 de Junho. Além da cidade dos estudantes, a digressão europeia da artista deverá ainda passar por Zagreb, na Croácia, Milão, na Itália, Zurique, na Suíça, Barcelona, em Espanha, e Berlim e Hamburgo, na Alemanha, todas durante o mês de Junho.
  • Investigadores da Universidade de Coimbra dizem que Portugal pouparia com pavimentos mais espessos

    O recurso a pavimentos mais espessos do que os habitualmente usados em Portugal acaba por ser mais económico a longo prazo, defendem investigadores da Universidade de Coimbra, que desenvolveram um sistema de análise económica de estruturas de pavimentos rodoviários. O software, designado por OPTIPAV (OPTImização de PAVimentos) foi criado por João Santos e Adelino Ferreira, do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra (UC) e consta de um artigo publicado no Internacional Journal of Pavement Engineering. Na análise económica feita a partir do sistema, são tidos em conta factores com os custos de construção, de conservação e para os utentes e o valor residual da estrada no seu fim de vida (40 anos), disse à agência Lusa Adelino Ferreira, que dirige o Laboratório de Pavimentos Rodoviários daquele departamento.
  • Carlos Cidade “envia refeições” para o Tribunal de Contas

     

    Carlos Cidade vai enviar o processo do concurso das refeições nas escolas do concelho de Coimbra para o Tribunal de Contas. O Vereador do PS justificou a atitude com o “incumprimento” do caderno de encargos por parte da Gertal. Em causa está a recolha das verbas das refeições dos alunos do I.º Ciclo do Ensino Básico e das crianças dos jardins-de-infância, que devia ser feita pela empresa, mas que será efectuada pela Câmara de Coimbra.
  • Graciano Paulo foi eleito presidente da federação europeia da radiologia e radioterapia

    O vice-presidente da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC), Graciano Paulo, foi eleito, em Paris, presidente da Eurpean Federation of Radiographers Societies. A aposta no reforço da cooperação europeia nas áreas da radiologia, radioterapia e medicina nuclear e o desenvolvimento de projectos de investigação transnacionais são algumas das linhas de intervenção propostas por Graciano Paulo para este mandato de três anos na EFRS.
  • Bluepharma assina contrato de genéricos no valor de dois milhões de euros

    A empresa farmacêutica Bluepharma, instalada em Coimbra, assinou um contrato com uma multinacional para o desenvolvimento de dez medicamentos genéricos, que a preços actuais representam um valor superior a dois milhões de euros.
  • Bombeiros Voluntários de Coimbra promovem campanha de recolha de fundos

    Bombeiros Voluntarios 2A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Coimbra apela à população, instituições e empresas da cidade para que a ajudem a minorar as dificuldades que enfrenta. Os donativos podem ser enviados por cheque ou transferência bancária para o NIB 00350225500001090883230, conta n.º 025501090832 da Caixa Geral de Depósitos (Agência Praça 8 de Maio).
  • Co-incineração: Contestatários querem “solução política” contra queima de resíduos perigosos

    O Grupo de Cidadãos de Coimbra, que contesta a co-incineração de resíduos perigosos nas cimenteiras, anunciou no passado dia 9 de Novembro ter pedido uma audiência ao primeiro-ministro e à ministra do Ambiente, para encontrar “uma solução política” para o problema.

  • Feira Internacional de Minerais reúne coleccionadores e comerciantes

    Realiza-se, nos próximos dias 25, 26 e 27 de Novembro, a XVII Feira Internacional de Minerais, Gemas e Fósseis de Coimbra. Pela sua dimensão e adesão de público, este certame é um dos principais a serem realizados anualmente no país, na área dos minerais, rochas e fósseis e respectivo artesanato e joalharia.
  • Antigos alunos da Universidade de Coimbra criam nova rede social através do Google Earth

    Uma empresa recém-constituída por ex-alunos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra criou uma nova rede social, a youbeQ, a primeira a correr no Google Earth, que permite aos utilizadores interagirem numa plataforma a três dimensões.
  • Reitor da Universidade de Coimbra diz que a instituição poderá fechar em 2013

    O Reitor da Universidade de Coimbra afirmou no passado dia 9 de Novembro que a instituição encerrará em 2013 se o Governo continuar os cortes orçamentais, e que retirar autonomia universitária significa agravar o défice do Estado, por não poderem angariar receitas próprias.
  • Hospital Pediátrico com falta de recursos humanos

    Hospital Pediatrico 6A funcionar desde Fevereiro deste ano, o novo Hospital Pediátrico de Coimbra continua a deparar-se com falta de recursos humanos.
  • Coimbra: câmara aprova projecto da ciclovia do Mondego

    Baixo Mondego. RegadioA Câmara de Coimbra aprovou, por unanimidade, o trajecto da ciclovia do Mondego, projecto que envolve também os municípios de Montemor-o-Velho e Figueira da Foz, implicando um investimento da ordem dos seis milhões de euros.

  • Antanhol: escuteiros e populares limparam a freguesia

    No âmbito do projecto 48 Horas de Voluntariado que decorreu no passado sábado um pouco por todo o país por iniciativa do Corpo Nacional de Escutas, o Agrupamento 603 Antanhol identificou alguns pontos que necessitavam de limpeza urgente.
  • Semana Bíblica do Arciprestado de Alfarelos e Soure

    Jornada BiblicaNo Centro Paroquial de Soure, entre os dias 7 e 11 de Novembro, decorreu mais uma edição da Semana Bíblica do Arciprestado de Alfarelos e Soure, este ano titulada “Palavra do Senhor” e tendo como pano de fundo a Exortação Apostólica Pós-Sinodal “Verbum Domini”, de Bento XVI.
  • Figueira da Foz: Câmara exige intervenção do Casino depois da queda de mais dois vidros na rua

    A autarquia da Figueira da Foz exige que o Casino local proceda a uma intervenção na fachada do edifício, por forma a garantir a segurança pública, após mais dois vidros terem caído na rua.
  • Mealhada: Turismo de habitação na Mata do Buçaco

    A Fundação Mata do Buçaco vai reconverter as casas dos antigos guardas florestais em turismo de habitação, prevendo a abertura das primeiras no próximo ano, disse à agência Lusa o presidente da instituição, António Jorge Franco.
  • Governo mantém verbas para cheque-dentista

    O Governo vai manter as verbas para o programa dos cheques-dentista e está a estudar a possibilidade de alargar esta medida ao cancro oral, uma doença que está a aumentar em Portugal.
  • Médicos querem deixar de passar baixas

    No decorrer deste ano, 44.549 baixas foram levantadas por juntas médicas. A estatística é alarmante para a Ordem dos Médicos que vai constituir uma comissão para propor à tutela a alteração total do sistema. Basicamente, os médicos querem deixar de passar baixas. Os médicos querem deixar de passar baixas nos centros de saúde, remetendo essa tarefa para um organismo especializado, totalmente independente. Com isto, os clínicos pretendem afastar o estigma das baixas fraudulentas, quando muitas vezes foram só baixas que por várias outras razões não subsistiram e cuja estatística tem vindo a diminuir.
  • Há mais de 500 crianças à espera de serem adoptadas

    Há mais de 500 crianças à espera de ser adoptadas em Portugal, mas o número de candidatos é quatro vezes maior ao de crianças e jovens que aguardam por uma família. A maior parte dos candidatos em lista de espera, prefere adoptar apenas uma criança até aos três anos. Sem problemas de saúde ou deficiências. Os dados do Instituto de Segurança Social mostram que, em Junho, eram 567 as crianças em situação de adoptabilidade jurídica. Destas, seis tinham sido adoptadas, em Agosto, e 64 tinham já proposta de família. 500 estavam em fase de pré-adopção.
  • ACOP esclarece sobre pagamento de imposto automóvel

    A Associação de Consumidores de Portugal (ACOP) alertou que o Imposto Automóvel (IA) pode ser pago até ao final do mês (e não ao dia) do registo da matrícula. Em comunicado, a ACOP refere que teve conhecimento de que alguns contribuintes estão a ser notificados pela Direcção-Geral dos Impostos para pagamento de coima por não terem pago o IA até à data concreta do registo da matrícula. Segundo a ACOP, pela actual legislação o imposto pode “ser liquidado até ao termo do mês” a que se reporta o registo de matrícula “e não até ao dia do registo ou da matrícula”.
  • Governo transferiu 6,8 milhões de euros para Fundo de Pensões Militares

    José Pedro Aguiar Branco, ministro da Defesa, acusou, na passada segunda-feira, o anterior Governo de deixar o Fundo de Pensões dos Militares numa “situação bastante problemática” e não assegurar verbas necessárias, revelando que foram transferidos 6,8 milhões de euros para assegurar a sua sustentabilidade.Esta afirmação foi proferida durante a discussão na especialidade da proposta de Orçamento do Estado para a Defesa Nacional, no Parlamento, tendo Aguiar-Branco adiantado que “hoje mesmo” (dia 14 de Novembro) foram transferidos 6,8 milhões para o Fundo, “garantindo a sua sustentabilidade até ao final do ano”. O Ministro da Defesa acrescentou que, no entanto, “a questão de fundo”, ou seja, a sustentabilidade financeira do fundo de pensões “vai-se manter”, e que por isso o seu Ministério está a formar uma equipa de trabalho para este tema.
  • OE 2012: Proposta do Governo aprovada na generalidade

    A proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2012 apresentada pelo Governo foi aprovada na generalidade pelo Parlamento, com os votos favoráveis da maioria PSD/CDS-PP e abstenção do PS. Os restantes partidos, PCP, BE e PEV, votaram contra a proposta do Governo, que nas próximas duas semanas vai ser discutida na especialidade. Entre outras medidas, o OE para 2012 prevê o corte dos subsídios de férias e de Natal de funcionários públicos e pensionistas, bem como a expansão do horário de trabalho no sector privado em meia hora por dia.
  • Bispo de Coimbra preside às comemorações das Bodas de Ouro do jornal “Voz de Serpins”

    Voz SerpinsA efeméride foi assinalada no passado dia 5 de Novembro com uma Eucaristia na Igreja Paroquial de Serpins, presidida pelo Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, coadjuvado pelo seu secretário, Padre Pedro Santos e pelo Pároco de Serpins, Padre Luís Pinho.
  • D. Virgílio Antunes diz que o problema das Vocações é “grave” e tem tendência para agravar

    O novo presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios, D. Virgílio Antunes, considera que a realidade no sector é grave e que, tal como está, não pode piorar.
  • Na vigília de oração pela Semana dos Seminários

    Vigilia Semana SeminariosBispo de Coimbra afirma que “a causa das vocações é prioritária na Igreja diocesana”
    “A descoberta vocacional deve envolver toda a comunidade diocesana (…), por via da atitude orante pelos Seminários e Vocações”, disse D. Virgílio Antunes.
  • Papa destaca trabalho dos voluntários

    Bento XVI recebeu no passado dia 11 de Novembro, no Vaticano, um grupo de voluntários de 25 países, por ocasião do Ano Europeu do Voluntariado, classificando o trabalho destas pessoas como um sinal de “confiança” num momento de “crise e incerteza”.
  • D. Carlos Azevedo nomeado delegado do Conselho Pontifício para a Cultura

    D. Carlos Azevedo foi nomeado por Bento XVI como “delegado do Conselho Pontifício para a Cultura” (CPC), organismo da Santa Sé. Historiador de formação e membro da Academia Portuguesa de História, nasceu em Milheirós de Poiares, Santa Maria da Feira, a 4 de Setembro de 1953.
  • Imprensa cristã aponta ao digital

    A Associação de Imprensa de Inspiração Cristã (AIC) defendeu no final do seu 8.º congresso nacional que “reinventar os jornais”, para evitar o seu fecho, passa “pela formação profissional, pela aposta no marketing e pelas novas plataformas digitais”.
  • Diáconos permanentes portugueses juntos em Fátima

    Os diáconos permanentes de Portugal terão uma jornada de pastoral, em Fátima, dia 1 de Dezembro, para aprofundarem a sua identidade e missão nestes “tempos exigentes e estimulantes”.
  • Há cada vez mais famílias a pedir apoio da Cáritas

    O presidente da Cáritas Portuguesa revelou, no passado domingo, que desde o início de 2011 surgiram 4645 novos agregados familiares a pedirem ajuda à instituição, uma média mensal de 516 novas famílias carenciadas.
  • Bispos portugueses divulgam mensagem de esperança em tempo de crise

    Os bispos portugueses que estiveram reunidos na passada semana em Assembleia Plenária, em Fátima, divulgaram a mensagem «Esperança em tempo de crise».
  • Igreja não abdica do feriado de 8 de Dezembro

    O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. José Policarpo, afirmou que “gostava” que o feriado de 8 de Dezembro fosse “intocável”, referindo-se às negociações que irão acontecer entre a Santa Sé e o Governo português, afirmando que as preferências do episcopado português vão para o Corpo de Deus e a Assunção de Nossa Senhora.
  • Centenário das Aparições de Fátima

    Os bispos reunidos em Fátima aceitaram a proposta do reitor do Santuário de Fátima, Pe. Carlos Cabecinhas, de receber a Imagem Peregrina de Nossa senhora de Fátima nas suas dioceses no ano pastoral de 2015-2016, como forma de preparar o centenário que se irá celebrar em 2017.
  • Encontro Jovem sobre a Jornada Mundial da Juventude

    Vai realizar-se no próximo sábado, 19 de Novembro, pelas 15 horas, mais um encontro dos jovens que participaram nas Jornadas Mundiais da Juventude em Madrid.
  • Pastoral Juvenil realiza missa Jovem em Pussos

    A paróquia de Pussos, arciprestado de Alvaiázere, na Região Pastoral Sul, acolhe no dia 26 de Novembro, pelas 21h00, na Associação Cultural Recreativa e Social de Pussos, a celebração da Eucaristia Jovem, numa iniciativa do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ).
  • Secretariado Diocesano da Catequese promove Fórum

    Como abordar a morte e o sofrimento às crianças na catequese?” é o tema de um fórum que o Secretariado Diocesano da Evangelização e Catequese (SDEC) vai promover, no dia 19 de Novembro.
  • Venda de Natal na Paróquia de S. José

     

    Como é propício nesta altura do ano, várias paróquias, movimentos e instituições promovem vendas de natal, de forma ir ao encontro daqueles que mais precisam.
  • Venda de Natal na Ordem Terceira de S. Francisco

    Encontra-se patente na Ordem Terceira de S. Francisco, até ao dia 7 de Dezembro uma exposição/Venda de Natal de trabalhos elaborados pelos utentes da instituição. As pessoas poderão encontrar objectos variados, livros, trabalhos manuais, bordados, roupa, entre outros.
  • O Centro de Acolhimento João Paulo II campanha de solidariedade

    “Um Cobertor Por um Sorriso” é o mote de uma campanha de solidariedade que o CAJPII (Centro de Acolhimento João Paulo II - Coimbra) está a dinamizar, com o intuito de “minorar o frio e aconchegar quem vive em situação de extrema vulnerabilidade social.”
  • Sessão de esclarecimento sobre a Lei da Imigração

     

    O Centro de Acolhimento João Paulo II e a Rede Social, em parceria com a Divisão de Acção Social da Câmara Municipal de Coimbra, promovem uma sessão de esclarecimento sobre a Lei da Imigração.
    A iniciativa terá lugar no próximo dia 25 de Novembro, pelas 10h00, na Casa Municipal da Cultura, em Coimbra.
  • Sé Nova: Vigília de Advento pela Vida Nascente com Bênção das Grávidas

    Vigilia pela Vida 1 No ano passado, o Papa Bento XVI assinalou o início do Tempo de Advento com uma vigília de oração pela vida dos nascituros e convidou todos os Bispos, sacerdotes e fiéis do mundo inteiro a promoverem, nas suas Igrejas locais, celebrações e iniciativas de oração para promover o compromisso e o testemunho eclesial por uma cultura da Vida e do Amor.
  • “Superar (in)Justiças”

    - Colóquio em Coimbra reúne vários especialistas da área
     
    “Superar (in)Justiças” foi o mote escolhido para a dinamização de um colóquio a realizar dia 19 de Novembro, no Auditório da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
  • RTP sem publicidade e canais temáticos

    O Grupo de Trabalho encarregue de definir o conceito de serviço público de comunicação social defende que não haja qualquer tipo de publicidade nestes serviços, segundo o relatório final entregue ao Governo e a que a Lusa teve acesso. O relatório do grupo de trabalho recomenda também o fim da RTP Informação, Memória e a fusão da RTP África e Internacional. A comissão é coordenada pelo economista da Universidade Católica, João Duque.
  • Aposta no ensino profissional reduz Novas Oportunidades

     

    O Governo vai direccionar a rede de Centros de Novas Oportunidades e parte do seu financiamento para o Ensino Profissional, mantendo apenas alguns destes centros com as actuais funções e com financiamento limitado aos que tiverem melhores notas. De acordo com dados do Ministério da Economia, o Executivo pretende transformar estes Centros de Novas Oportunidades (CNO) em Centros Nacionais para o Ensino Profissional, no âmbito de um plano mais vasto para apostar no ensino profissional, que elege como “uma nova prioridade” em Portugal.
  • Lousã: Centro Interpretativo do Mel arranca em Dezembro

    O projecto foi apresentado no lançamento do Festival Gastronómico Sabores de Outono e Feira do Mel e da Castanha, pela directora da Lousãmel, Ana Paula Sançana, e parece avançar a velocidade de cruzeiro, com o arranque das obras de construção previsto para o próximo mês, sendo que se estima a sua conclusão ainda no primeiro trimestre de 2012.
  • Ordem do Romeiro do Divino Senhor da Serra

    A Ordem dos Romeiros do Divino Senhor da Serra, em conformidade com os seus estatutos, e como vem sendo habitual todos os anos, por esta altura, vai mandar celebrar uma Eucaristia, no Santuário do Divino Senhor da Serra, pelas 12 horas, do dia 20 de Novembro por alma dos romeiros falecidos e em acção de graças pelos vivos.
  • Associação de Defesa e Apoio da Vida solicita bens realojar famílias

    A Associação de Defesa e Apoio da Vida (ADAV) precisa de bens para realojar famílias na zona de Coimbra. A lista que nos foi facultada, inclui: dois beliches; dois armários para roupa; armário para cozinha; mesa e cadeiras de sala; dois guarda-vestidos; sofá; mobília de quarto; mobília de sala; cómoda; secretária, aquecedor.  

  • Irmãs Adoradoras organizam Concerto Solidário

    A Equipa de Intervenção Social ERGUE-TE, da IPSS Fundação Madre Sacramento das Irmãs Adoradoras, está a organizar um Concerto Solidário para angariação de fundos, com o objectivo de melhorar e alargar o âmbito da sua intervenção.
  • Nas Comemorações do Armistício da Grande Guerra 1914-1918 em Coimbra

     

    Padre Ramos destaca actos heróicos dos que morreram
    “É pois aqui, neste lugar, que hoje queremos fazer memorial não apenas dos caíram trespassados pelas balas nas trincheiras da Flandres, mas de todos quantos, ao longo de quase nove séculos de história comum pretenderam conservar, como património inalienável, a terra e as suas fronteiras, e terçaram armas em defesa dos valores e dos ideais que nos identificam como povo e nos fazem sentir cidadãos de uma pátria de que nos orgulhamos”, destacou o Pe. Doutor A. Jesus Ramos na sua conferência que assinalou as cerimónias do 93.º aniversário do Armistício da Grande Guerra 1914-1918, que decorreu no passado dia 10 de Novembro, junto ao monumento que preserva a memória dos que morreram, a meio da Avenida Sá da Bandeira, em Coimbra.
  • Nota Pastoral do Bispo de Coimbra sobre a Semana dos Seminários

    D. Virgilio 9A Semana dos Seminários, de 6 a 13 de Novembro, traz à vida da Igreja Diocesana um dos mais importantes temas de reflexão, acção pastoral e oração: o sacerdócio ministerial.

Informação adicional